SóProvas



Prova UFBA - 2013 - UFBA - Biomédico


ID
1059145
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

          Um determinado servidor tem a responsabilidade da medição da entrega de obras públicas durante um processo de liquidação de um gasto fe i to pelo órgão a que esta vinculado. Esse órgão havia contratado uma empresa de construção civil para realizar algumas obras de reforma em determinados prédios. Para efetuação do pagamento, o funcionário deveria atestar que o estabelecido no contrato havia sido cumprido. O diretor da empresa, por não te r cumprido o que estava estabelecido e estar necessitando de recursos, prometeu ao servidor que cumpriria o previsto no contrato, mas que se impunha a necessidade de ele atestar como concluída a obra, para que o pagamento pudesse ser efetuado. Para tal, ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.

Com base na análise dessa situação, pode-se afirmar:

Se o funcionário aceitar essa gratificação estará ferindo o Código de Ética do servidor público e praticando um ato de improbidade administrativa.

Alternativas
Comentários
  • Correto pois caracteriza improbidade na modalidade Enriquecimento ilícito. Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    VI - receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declaração falsa sobre medição ou avaliação em obras públicas ou qualquer outro serviço, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou característica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei;


  • Ainda bem que acreditamos na teoria. rs

  • GAB: CERTO!
     

    ''ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.''
     

     

    Código de ética

    Dos Principais Deveres do Servidor Público. 

    I) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes interessados[...]

     

    Lei de Improbidade ADM. 

    Enriquecimento ilicito.

    Art. 9 I - receber para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente [...]
     


    Galera fica colocando comentários desnecessários prejudicando quem erra  questão e tem duvida na respota. 

  • Incido XV, alínea g - Código de Ética.

  • Correto, gera infração ao código de ética e improbidade administrativa na modalidade de enriquecimento ilícito

  • GABARITO: CERTO

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     VI - receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declaração falsa sobre medição ou avaliação em obras públicas ou qualquer outro serviço, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou característica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei;

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.


ID
1059151
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

O marco normativo da UFBA, que fundamenta seu Estatuto e Regimento, ressignifica a função Conhecimento, ampliando seu conceito para Ciência - Arte - Cultura.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    Em primeiro lugar, dentro desse referencial, uma dasinovações mais significativas do novo marco normativo da UFBA é a ampliaçãodos conceitos de produção acadêmica. Por um lado, foi consensual aaprovação de nossa proposta, desde a primeira minuta, no sentido de superar avelha concepção de conhecimento exclusivamente como produto intelectualresultante de processo sistemático e metódico, classicamente designado comopesquisa científica.Ao incorporar na missão da UFBA, a fórmula mais ampla “conhecimentos e saberes”, pudemos agregar às competências, objetivosinstitucionais e designativos dos órgãos e instâncias deliberativas,valorizando-as, as categorias de produção artística e cultural e de desenvolvimentotecnológico.A função Conhecimento torna-se, dessa maneira,ressignificada como Ciência-Arte-Cultura. Por outro lado, a expressãoPesquisa-Criação-Inovação merece um comentário adicional: aqui, é proposital a escolhados significantes ‘criação’ e ‘inovação,’ justamente pelo sentido duplo, diferenciado na literatura economicista de Ciência & Tecnologia de herançaschumpeteriana, e por seu uso nos estudos culturais e em análises da produçãoartística.

    https://www.ufba.br/sites/devportal.ufba.br/files/Estatuto_Regimento_UFBA_0.pdf


  • A função Conhecimento torna-se, dessa maneira, ressignificada como Ciência-Arte-Cultura.

     

    Pág.11

    Estatuto UFBA


ID
1059154
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

       Um pesquisador da área de saúde buscou fazer alguns experimentos que envolviam pessoas, para a descoberta de nova medicação. Para tal, adotou os procedimentos acadêmicos e administrativos necessários, a fim de ver o seu projeto aprovado e iniciar o seu estudo.

Entre os trâmites desse projeto, está seu encaminhamento para a Comissão de Ética da UFBA, que tem, entre suas funções, a de acompanhar as atividades de pesquisa em humanos e animais.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Estatuto e REGIMENto GERaL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


    Art. 58. A Comissão Central de Ética tem como função:

    I - supervisionar e zelar pelo cumprimento das normas deconduta ética na Universidade;

    II - acompanhar as atividades dos Comitês de Ética emPesquisa (CEPs)em humanos e animais, conforme a legislação pertinente; 

    III - promover estudos e pesquisas pertinentes ao tema daética acadêmica, institucional e de gestão da Universidade Federal da Bahia;

    IV - propor à Reitoria e demais órgãos deliberativos açõesque promovam a ética acadêmica e profissional e a integridade científica nacomunidade universitária;

    V - elaborar códigos de ética científica, profissional,estudantil e de gestão institucional, a serem aprovados pelos ConselhosSuperiores da Universidade Federal da Bahia;

    VI - assessorar e apoiar, quando solicitada, os ConselhosSuperiores, a Reitoria, as Unidades Universitárias e outras instânciasacadêmicas no encaminhamento de questões referentes à ética acadêmica e profissionale à integridade científica e estética.


  • O que o Regimento geral da ufba tá fazendo o meu filtro?? Acorda, QC!!!


ID
1059157
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Constitui falta grave do servidor público a omissão do dever de comunicar seu próprio impedimento de atuar em processo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Correto pois fere o código de ética - moralidade.

  • O impedimento deriva de uma situação objetiva e gera presunção absoluta de incapacidade. Uma vez configurada uma das hipóteses de impedimento, não há possibilidade de refutação pelo próprio impedido ou pela autoridade a quem se destina a alegação. Daí, o integrante da comissão fica proibido de atuar no processo, devendo obrigatoriamente comunicar o fato à autoridade instauradora. 



    Já a suspeição deriva de uma situação subjetiva e gera uma  de incapacidade. Ao contrário do impedimento, não há obrigatoriedade de sua manifestação à autoridade instauradora. Assim, o vício fica sanado se não for argüido pelo acusado ou pelo próprio membro suspeito. Além disso, ainda que configurada uma das hipóteses de suspeição, há possibilidade de refutação pelo próprio suspeito ou pela autoridade instauradora, visto que as alegações de suspeição apresentadas pelo próprio membro da comissão são apreciadas pela autoridade instauradora e as apresentadas pelo acusado, representante ou denunciante são avaliadas pela comissão e remetidas à autoridade instauradora.

    http://www.cgu.gov.br/Correicao/PerguntasFrequentes/Fases_Proced_Disciplinar.asp#10


  • A Lei nº 8.112/90 elenca apenas duas hipóteses de impedimento para o integrante de comissão: a primeira, referente a ele próprio, por não ser estável; e a segunda, referente ao acusado, por ser seu cônjuge, parente ou afim de até 3º grau.

    E como as hipóteses de impedimento elencadas na Lei nº 9.784, de 29/01/99, não afrontam as hipóteses da Lei nº 8.112/90, podem ser consideradas, em caráter subsidiário, também para o integrante da comissão, a saber:

    “Lei nº 9784/99 - Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:
    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;
    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;
    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.
    Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato a autoridade competente, abstendo-se de atuar.
    Parágrafo único. A omissão do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. ” 


    No que se refere a suspeição, verificamos que cabe aplicação subsidiária da Lei nº 9.784/99, já que a Lei nº 8.112/90, não tratou do assunto. Assim, pode ser apontada como principal causa de suspeição de integrante de comissão, com relação tanto ao acusado quanto ao representante ou denunciante: ter com eles, ou com seus cônjuges, parentes ou afins de até 3º grau, relação de amizade íntima ou de inimizade notória:

    “Lei nº 9784/99 - Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.
    Art. 21. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.”


ID
1059163
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O Código Tributário Nacional estabelece normas para a cobrança dos tributos, que se classificam em impostos, taxas e contribuições de melhoria, sendo que as taxas se diferenciam dos impostos porque são incidentes sobre a circulação de bens ou valores, a exemplo da produção de bens.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    Em termos gerais classificam-se cinco espécies de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições parafiscais, as quais se identificam como segue:

    a) Impostos: incidem, por exemplo, sobre  a propriedade de  imóvel urbano  (IPTU),  a  disponibilidade  de  renda  (Imposto  sobre  a  Renda),  a propriedade de veículo automotor  (IPVA), entre outros.

    b) Taxas: as taxas decorrem de atividades estatais, tais como os serviços públicos ou do exercício do poder de polícia. Exemplos: custas  judiciais e a  taxa de  licenciamento de veículos.

    c) Contribuições de Melhoria: as contribuições de melhoria se originam da realização de obra pública que implique valorização de imóvel do contribuinte. Por exemplo: benfeitorias no entorno do imóvel residencial.

    d) Empréstimos compulsórios: têm por finalidade buscar receitas para o Estado a  fim  de  promover  o  financiamento  de  despesas  extraordinárias ou urgentes, quando o  interesse nacional esteja presente e;

    e) Contribuições Parafiscais: são tributos instituídos para promover o financiamento de atividades públicas. São, portanto, tributos finalísticos, ou seja, a sua essência pode ser encontrada no destino dado, pela lei, ao que foi arrecadado.


  • ERRADO.  Segundo CTN, Art. 77 :  As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
    Parágrafo único. A taxa não pode ter base de cálculo ou fato gerador idênticos aos que correspondam a impôsto nem ser calculada em função do capital das emprêsas. (Vide Ato Complementar nº 34, de 1967)

  • O Código Tributário Nacional, em seu art. 5º, adotou a teoria tripartida, veja-se:

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    fonte: https://fbalsan.jusbrasil.com.br/artigos/321973634/resumo-teorias-sobre-as-especies-tributarias.

    TODAVIA/;

    A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 145, e o Código Tributário Nacional em seu artigo 5º, dispõem que cabe aos entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) instituir: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Ocorre que a doutrina e a jurisprudência assumem a teoria pentapartida (também conhecida como quinquepartite, quinquepartida ou pentapartite) que incluem ao rol, elencado pelos artigos supracitados, o empréstimo compulsório e as contribuições especiais, respectivamente citadas nos artigos 148 e 149 e 149-A da Carta Magna.

    Portanto, a teoria quintepartite adota como tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e as contribuições especiais.

    fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2238104/o-que-se-entende-por-teoria-quinquipartite-ou-pentapartida-wellington-catta-preta-costa

     

     

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que as taxas são incidentes sobre a circulação de bens ou valores, a exemplo da produção de bens. já que trata de hipótese de incidência do ICMS.

    Uma vez que o art. 77 CTN diz que elas têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

    Gente a questão ta perguntado conforme o CTN, então é a teoria tripartite que vocês devem oberservar, e não a posição do STF.

    Abraços.


ID
1059172
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A função administrativa do controle foi enfatizada pela Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988, objetivando preservar o patrimônio público. São exercidos dois tipos de controles no setor público: interno e externo.

É responsabilidade de cada poder a estruturação de controles internos que observarão a legalidade dos atos e o cumprimento do programa de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Constituição Federal de 1988

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.


  • Questão correta!

    A CF/88 cita em seu Art. 74, inciso II que:

    Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

  • Na verdade, o erro está na palavra "órgão", afinal nenhum órgão tem personalidade jurídica. Se no lugar tivesse a palavra"entidade" a questão estaria perfeita.

  • Na verdade, o erro está na palavra "órgão", afinal nenhum órgão tem personalidade jurídica. Se no lugar tivesse a palavra"entidade" a questão estaria perfeita.

  • Na verdade, o erro está na palavra "órgão", afinal nenhum órgão tem personalidade jurídica. Se no lugar tivesse a palavra"entidade" a questão estaria perfeita.


ID
1059187
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas Windows, a hierarquia de diretórios é indicada no prompt de comando com uso da barra invertida ( \ ). Por exemplo, “c:\exemplo\arquivo.txt” indica o arquivo “arquivo.txt” no diretório “exemplo” , armazenado no dispositivo referenciado pela letra “c” .

Alternativas
Comentários
  • Correto. O caminho apresentado está correto, formado pela unidade de disco (C:), diretório raiz (\), diretório exemplo, arquivo.txt (documento de texto).

  • Apenas a palavra "dispositivo" se referindo à unidade C que causa uma desconfiaça na questão. Acho que se fosse a CESPE o gabarito seria diferente

  • Fiquei na dúvida se a barra era invertida, fui no diretorio do pc para conferir, questão para não errar mais.

    As barras só não são invertidas em endereços URL.

  • MACETE: 

    \ - forma o W de Windows \/\/

    / - forma o L de Linux /

     

    fonte: nao lembro


ID
1059196
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que haja números armazenados nas células A1, A2, A3 e A4 de uma planilha Excel, versão em português.
Para armazenar a soma desses valores na célula A5, pode-se escrever, nessa célula, a expressão “=SOMA(A1:A4)” (sem as aspas).

Alternativas
Comentários
  • E dar um enter ao final, claro!

  • =SOMA(A1:A4) ---> Com essa fórmula haverá a soma dos valores das células A1 ATÉ A4

    =SOMA(A1;A4) ---> Com essa fórmula haverá a soma dos valores das células A1 E A4 

     

    GAB: CERTO

     

  • Bizú:

    Ponto E vírgula =>   uma célula outra célula

    Dois pontos =>   uma célula ATÉ outra célula

  • Não entendi esse: '(sem as aspas)'?

  • Camila Gabriela, é para o povo não entrar com recurso dizendo que confundiu aspas como sendo parte da fórmula. 

    por exemplo: "=soma(a1:a4) não é possível

  • A questão aborda conhecimentos acerca da função responsável por realizar a soma de um intervalo de células, bem como das formas de referenciação de um intervalo de células. 

     

    A função “Soma” somará um intervalo de células determinado pelo usuário e, para realizar a referência de um intervalo de células, o usuário poderá utilizar os dois pontos ou ponto e vírgula, sendo a diferença entre eles a seguinte:  

    Os dois pontos (:) são utilizados para fazer referência a um intervalo contínuo de células, ou seja, de uma célula a outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1:B2”, as células entre A1 a B2 estarão inclusas, logo as células A1, A2, B1 e B2 estão inclusas no intervalo.  

    O ponto e vírgula (;) é utilizado para fazer a referência entre células intercaladas, ou seja, uma célula e outra. Para exemplificar, caso um usuário faça a referência “A1;B2;C3”, apenas as células A1, B2 e C3 serão inclusas no intervalo. 

     

    Portanto, a função “=SOMA(A1:A4)” é a função correta para somar o intervalo de células de A1 a A4, ou seja, somar as células A1, A2, A3 e A4. 

     

    Gabarito – Certo.  


ID
1059208
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A W W W (World Wide Web) é o nome que se dá a um computador servidor que armazena e gerencia páginas em formato de hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • A World Wide Web (termo da língua inglesa que, em português, se traduz literalmente por "teia mundial"), também conhecida como Web e WWW, é um sistema de documentos em hipermídia (hipermédia) que são interligados e executados na Internet.

    Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa de computador chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web (ou "sítios") e mostrá-los na tela do usuário (no ecrã do utilizador, em português de Portugal). O usuário (utilizador) pode então seguir as hiperligações na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir hiperligações é, comumente, chamado "navegar" ou "surfar" na Web.


  • Errado.

    A www é a rede mundial de computadores, formada por incontáveis servidores.

    Um servidor é um computador que armazena informações para serem acessadas pelos clientes (nós).


    Exemplo correto:

    Um site é o nome que se dá a um computador servidor que armazena e gerencia páginas em formato de hipertexto.


  • Nossa gostei da atitude do QC contratou um excelente professor de Informática o nosso amigo Fernando Nishimura de Aragao

  • É um sistema de documentos, que estão na interntet, esse sistema nos ajuda a ter acesso as informações em hipertexto, e para a gente acessar essas informações usamos os navegadores.

  •  A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.

  • Errado

    A www é a rede mundial de computadores, formada por incontáveis servidores.

    Um servidor é um computador que armazena informações para serem acessadas pelos clientes (nós).

    Exemplo correto:

    Um site é o nome que se dá a um computador servidor que armazena e gerencia páginas em formato de hipertexto.


ID
1059211
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

HTTPS é utilizado em navegadores para se fazer acesso seguro a servidores web.

Alternativas
Comentários
  • HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure - protocolo de transferência de hipertexto seguro) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

  • certo!!!é só lembrar do S (seguro) no final.

  • Gabarito: CORRETO.


    HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”. (Isso o colega já disse lá em baixo, mas agora segue a parte como complemento...)


    Atualmente, esta é a versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.


    O HTTPS é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers, em inglês).


    Fonte: http://www.significados.com.br/https/



    Bons estudos! Feliz ano novo!!

  • HTTP NÃO TEM CRIPTOGRAFIA.

    HTTPS TEM CRIPTOGRAFIA.

  • O protocolo HTTPS é a junção do protocolo HTTP + SSL, essa junção é utilizada para realizar a transferências de hipertexto de uma forma mais segura, tornando a navegação do usuário segura. 

     

    Gabarito – Certo. 


ID
1059214
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gmail oferece uma funcionalidade que permite que usuários marquem mensagens utilizando um ícone em forma de estrela, para que estas mensagens sejam sempre exibidas antes das demais na lista de mensagens do usuário.

Alternativas
Comentários
  • A intenção não é exibi-las antes das demais, senão vejamos:

    "Use estrelas para marcar facilmente determinadas mensagens como importantes ou para indicar que você precisa respondê-las mais tarde. As estrelas aparecem à esquerda do nome do remetente em sua caixa de entrada, e as mensagens marcadas com estrela só podem ser visualizadas por você."

    https://support.google.com/mail/answer/5904?hl=pt-BR


  • Não acredito que a banca cobrou um provedor de e-mails especificamente...

  • Questão sem noção! Fazendo propaganda pra conta específica ...

  • Correto. Função específica do correio eletrônico da Google, para sinalizar a mensagem com Estrela, e a partir desta marcação, poder trabalhar com elas organizadas na pasta ‘Com Estrela’.

  • o comentário do prof tá errado


ID
2282464
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

CATEGORIAS DE AGENTES PÚBLICOS

1. Agentes Políticos

2. Agentes Administrativos

3. Agentes Honoríficos

         4. Agentes Delegados        

Os Agentes Honoríficos prestam serviços públicos relevantes, exercendo, por exemplo, a função de jurados, mesários eleitorais, comissários de menores, dentre outros da mesma natureza.

Alternativas
Comentários
  • Agentes Honoríficos: são os agentes convocados ou nomeados para prestarem serviços de natureza transitória, sem vínculo empregatício, e em geral, sem remuneração. Constituem os munus publicos (serviços relevantes). Exs.: jurados, comissários de menores, mesários eleitorais;  

  • A noção de agentes públicos é bastante ampla. Trata-se, na verdade, de gênero, que abrange várias espécies: a) agentes políticos; b) agentes administrativos; c) agentes honoríficos; d) agentes delegados; e) agentes credenciados.

    Agentes honoríficos são pessoas requisitadas ou designadas para desempenharem, transitoriamente, uma função pública. Exemplos: Jurados, mesários eleitorais etc.

    Moisés Moreira. P.concursos


ID
2282467
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

CATEGORIAS DE AGENTES PÚBLICOS

1. Agentes Políticos

2. Agentes Administrativos

3. Agentes Honoríficos

                            4. Agentes Delegados                             

Os Agentes Políticos são particulares que recebem a incumbência de executar determinados serviços, segundo as normas do Estado e sob permanente fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado: 2.1. Agentes políticos
    Consideram-se agentes políticos aqueles que constituem a vontade superior do Estado, que são os titulares de cargos estruturais da organização política do país, integrando o arcabouço constitucional do Estado, formando a estrutura fundamental do Poder[3].
    O regime jurídico desses agentes, os direitos e deveres aplicáveis a eles estão previstos em lei ou, em alguns casos, na própria Constituição Federal, afastando assim a natureza contratual da relação. Por essa razão, são denominados estatutários, submetendo-se a um regime legal ou institucional. Dessa forma, reconhece-se a possibilidade de modificá-los independente da anuência ou oposição do agente, bastando uma simples mudança do diploma legal, ficando somente resguardados os direitos adquiridos.
    Encontram-se nesse conceito: os chefes do Poder Executivo, os seus auxiliares imediatos (o Presidente da República, os Governadores de Estado, os Prefeitos e os seus respectivos Vices, bem como os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais) e os membros do Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores).
    O vínculo jurídico desses agentes é, em regra, de natureza política. Podem ser nomeados, mas, em sua maioria, são escolhidos por eleição popular, e o que os qualifica não é a aptidão técnica, e, sim, a qualidade de cidadão com capacidade de conduzir a sociedade.
    Por fim, ressalte-se a situação dos Magistrados e membros do Ministério Público, que contam com um vínculo de natureza profissional, cujo objeto de qualificação é a habilitação profissional, a sua aptidão técnica. Em regra geral, submetem-se a concurso público, tendo, assim, uma escolha meritória. Para alguns doutrinadores, eles devem ser incluídos na categoria de agentes políticos[4] em razão da sua importante atuação no Estado. Todavia, hoje a posição da maioria dos doutrinadores[5] é a de qualificá-los como servidores públicos, titulares de cargos públicos (regime tratado em tópico seguinte).

     

     

    Marinela (2015)

  • agente político é aquele detentor de cargo eletivo, eleito por mandatos transitórios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, além de cargos de Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.

  • A questão trata de agentes delegados.

  • Consideram-se agentes políticos aqueles que constituem a vontade superior do Estado, que são os titulares de cargos estruturais da organização política do país, integrando o arcabouço constitucional do Estado, formando a estrutura fundamental do Poder.

  • NÃO SÃO PARTICULARES.

  • GABARITO A


    CLASSIFICAÇÃO DE AGENTE PÚBLICO NA DOUTRINA MODERNA.

    AGENTE POLÍTICO

    No Poder Executivo: Presidente, Vice-Presidente, Governadores, Vice-Governadores,Prefeitos, Vice-Prefeitos.

    No Poder Legislativo: Senador, deputados e vereadores

    No Poder Judiciário: juízes, desembargadores e ministros

    Ministério Público : procuradores e promotores

    Tribunais de Contas: ministros

    MILITARES

    SERVIDOR PÚBLICO

    *** Servidor Público Estatutário ( tem cargo público, regido pela lei 8.112)

    Pode ser efetivo - concurso - ou em comissão --> não exige concurso e pode ser dado a estranhos. Nesse caso a relação estatutária é mitigada. Possui RGPS. Não tem direito à estabilidade.

    *** Empregado público

    Faz concurso público e é regido pela CLT

    *** Servidor Temporário

    é uma função pública; não possui cargo. A relação é regida por um contrato por tempo determinado. Não é o contrato da CLT; é um contrato regido por normas de direito público. 

    PARTICULARES EM COLABORAÇÃO COM O PODER PÚBLICO

    ++++++ AGENTES:

    1. Honorífico (Exemplo: mesário da justiça eleitoral, jurado no tribunal de juri)

    2. Delegado --> é um particular delegatário de serviço público (concessionário, permissionário e autorizatário) (descentralização do serviço público)

    3. Credenciado --> é uma pessoa que representa o poder público. 


    bons estudos

  • GABARITO: ERRADO

    O agente político é aquele detentor de cargo eletivo, eleito por mandatos transitórios, como os Chefes de Poder Executivo e membros do Poder Legislativo, além de cargos de Ministros de Estado e de Secretários nas Unidades da Federação, os quais não se sujeitam ao processo administrativo disciplinar.  

    FONTE: CFA.ORG.BR

  • Agentes delegados

    São particulares – aqui podem ser pessoas FÍSICAS OU JURÍDICAS

     

    - recebem a incumbência da execução de determinada atividade, obra ou Serviço público e o realizam em nome próprio.

     

    - Fiscalização do estado

     

    - Remuneração deles NÃO É PAGA PELO ESTADO, e sim pelos usuários dos serviços

     

    - Para fins penais, são equiparados a “funcionários públicos”

     

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento acerca de agentes públicos, em especial dos ditos agentes políticos.

    A fim de bem entender o tema, inicialmente, leiamos a definição de agente público, presente no texto da Lei n.º 8.429/1992, também denominada Lei de Improbidade Administrativa, que assim afirma:

    Art. 1º Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta Lei.

    Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

    A nomenclatura AGENTE PÚBLICO deve ser compreendida da maneira mais ampla possível, incluindo todas as pessoas que tenham qualquer vínculo com o Estado, mesmo que essa relação seja transitória e sem remuneração.

    A presente questão trata especialmente dos chamados agentes políticos. Tais cargos são estruturais e se relacionam diretamente com a organização estatal. Os agentes políticos atuam no exercício da função política do Estado, externando e executando as vontades superiores estatais. Mas quem seriam os agentes políticos?

    Segundo a doutrina majoritária, seriam os detentores de mandatos eletivos (Presidente da República e seu vice, Governadores e seus vices, Prefeitos e seus vices e parlamentares no geral), auxiliares do chefe Executivo (Ministros de Estado e Secretários de Estado), magistrados e membros do Ministério Público.

    Então, quem seriam os particulares que recebem a incumbência de executar determinados serviços, segundo as normas do Estado e sob permanente fiscalização?

    A resposta correta seriam agentes delegados. Agentes delegados são aqueles que atuam em concessionárias ou permissionárias de serviços públicos. Tais agentes atuam em nome próprio, porém, segundo as normas do Estado e sob permanente fiscalização. Não se tratam de servidores públicos, tampouco representantes do Estado, mas apenas colaboradores do Poder Público.

    Gabarito: ERRADO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.

  • Seria, agente administrativo?


ID
2282476
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Um determinado servidor tem a responsabilidade da medição da entrega de obras públicas durante um processo de liquidação de um gasto feito pelo órgão a que está vinculado. Esse órgão havia contratado uma empresa de construção civil para realizar algumas obras de reforma em determinados prédios. Para efetuação do pagamento, o funcionário deveria atestar que o estabelecido no contrato havia sido cumprido. O diretor da empresa, por não ter cumprido o que estava estabelecido e estar necessitando de recursos, prometeu ao servidor que cumpriria o previsto no contrato, mas que se impunha a necessidade de ele atestar como concluída a obra, para que o pagamento pudesse ser efetuado. Para tal, ofereceu ao funcionário uma gratificação no valor de 10% do montante a ser recebido. O servidor prometeu pensar se aceitaria ou não a proposta.

Com base na análise dessa situação, pode-se afirmar:

A liquidação é um estágio da execução da despesa orçamentária, no qual o agente público emite um documento denominado Nota de Empenho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.
    --------------------------

    A liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e
    documentos comprobatórios do respectivo crédito, inclusive a nota de empenho (que pode ser, em casos especiais previstos em legislação específica, dispensada).
    A nota de empenho é a materialização do estágio denominado EMPENHO.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A liquidação tem por finalidade reconhecer ou apurar:
    • a origem e o objeto do que se deve pagar;
    • a importância exata a pagar; e
    • a quem se deve pagar a importância para extinguir a obrigação
    ----------------
    Fonte: Resumos pessoais baseados nos materiais de AFO do Prof. Sérgio Mendes

  • A liquidação é um estágio da execução da despesa orçamentária, no qual o agente público emite um documento denominado Nota de Empenho. ETAPA


ID
2282494
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de licitação “pregão” é aquela que pode ser realizada por meio da utilização de recursos da tecnologia da informação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

     

     

    LEI 10520

     

    ARTIGO 2°, § 1º  Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

  • CERTO. É o chamado " Pregão eletrônico".

  • CERTO

    Art. 2º

    § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10520.htm

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada.

    Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 10.520/2002, que assim afirma:

    Art. 2º, §1º § 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

    O conhecimento deste artigo, que trata do pregão eletrônico, seria o suficiente para a resolução da presente questão. No entanto, a fim de complementação, importante frisarmos que o pregão apresenta dupla finalidade: trazer maior celeridade ao procedimento licitatório e garantir contratações por menores preços, e, em razão disso, obrigatoriamente utiliza o tipo menor preço.

    Esta modalidade pode vir a ser adotada para a aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor envolvido na futura contratação. Sendo que podem ser considerados bens e serviços comuns aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam a ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    Porém, o pregão não poderá ser utilizado para alienações em geral, locação de imóveis e execução de obras públicas.

    Resumindo, o pregão apresenta as seguintes características:

    1.    Aquisição;

    2.    Bens e serviços comuns;

    3.    Adota o tipo menor preço;

    4.    Procedimento licitatório mais célere;

    5.    Independe do valor da futura contratação.

    Gabarito: CERTO.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.


ID
2282497
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n° 8.666, de 21/06/1993, estabelece que, para a habilitação nas licitações,será exigido dos interessados, exclusivamente, documentação relativa: I - à habilitação jurídica; II - à qualificação técnica; III - à qualificação econômico-financeira; IV - à regularidade fiscal; V – ao cumprimento do disposto no Inciso XXXIII do Art. 7o da Constituição Federal.

A habilitação jurídica diz respeito à comprovação, pelos interessados, de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto da licitação, indicação das instalações adequadas e de pessoal técnico capaz, que se responsabilizará pelos trabalhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado -  São cinco os aspectos que medem a habilitação do candidato:
    1.habilitação jurídica;
    2.qualificação técnica;
    3.qualificação econômico-financeira;
    4.fiscal e trabalhista;137 e
    5.cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7º da CF (art.27 do Estatuto, sendo que este último requisito foi acrescentado pela Lei nº 9.854, de 27.10.1999).


    O primeiro aspecto diz respeito à regularidade formal do candidato, sobretudo no que diz respeito à sua personalidade jurídica. Então, urge
    exibir, conforme o caso, a carteira de identidade, o contrato social, sua inscrição no registro próprio etc. Na habilitação jurídica se discute também a questão da possibilidade jurídica de participar do certame; sob esse aspecto, foi vedada a participação de cooperativas de mão de obra por caracterizar-se a hipótese como recrutamento de pessoal dissimulado e ilegal.138 Depois, temos a capacidade técnica, que é o meio de verificar-se a aptidão profissional e operacional do licitante para a execução do que vier a ser contratado, e pode ser genérica, específica e operativa. A primeira diz respeito à inscrição no órgão de classe (o CREA, por exemplo); a segunda serve para comprovar que o candidato já prestou serviço idêntico a terceiros, o que é feito através de atestados fornecidos por pessoas de direito público ou privado, devidamente  egistrados nas entidades profissionais competentes (art. 30, § 1º, do Estatuto); e a terceira, para comprovar que a estrutura da empresa é compatível com o vulto e a complexidade do objeto do contrato. 

     

  • GABARITO : ERRADO

    A assertiva ficaria correta: " A qualificação tecnica a diz respeito à comprovação, pelos interessados, de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto da licitação, indicação das instalações adequadas e de pessoal técnico capaz, que se responsabilizará pelos trabalhos."

  • Gabarito: ERRADO

     

    Lei 8.666/93

     

     

    Art. 28.  A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:

     

    I - cédula de identidade;

     

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

     

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

     

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

     

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

     

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

     

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

    III - comprovação, fornecida pelo órgão licitante, de que recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto da licitação;

    IV - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.

  • A aptidão de desempenho de atividades refere-se à qualificação técnica.

    De acordo com o artigo 30, II da lei nº 8.666/93: "A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;"

    A habilitação jurídica, por sua vez, refere-se às inscrições e registros da empresa ou da pessoa física. De acordo com o artigo 28 da referida lei, ela será demonstrada por meio de:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

    GABARITO: ERRADO.

  • A aptidão de desempenho de atividades refere-se à qualificação técnica.

    De acordo com o artigo 30, II da lei nº 8.666/93: "A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;"

    A habilitação jurídica, por sua vez, refere-se às inscrições e registros da empresa ou da pessoa física. De acordo com o artigo 28 da referida lei, ela será demonstrada por meio de:

    I - cédula de identidade;

    II - registro comercial, no caso de empresa individual;

    III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

    IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

    V - decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2282503
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Entre as funções de um sistema operacional estão a de gerenciar a execução de programas e o controle de acesso a periféricos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa.

    Bons estudos!

  • Gabarito: certo

    --

    Sistema operacional ( SO ) é um programa que executa softwares e controla o hardware. É como se fosse um intermediador entre o que o usuário quer e o que o hardware disponibiliza. Sem o SO, não seria possível usar quase nada no computador, muito menos qualquer programa.

  • Reformulando para fixar: Entre as funções de um sistema operacional estão a de gerenciar a execução de APLICATIVOS, como navegador, e o controle de acesso a periféricos.

    ERRADO!

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos softwares operacionais.

     

    Sistemas operacionais são softwares, cuja função, basicamente, é gerenciar os recursos do sistema (hardware e software). Dentre as atividades do sistema operacional, pode-se destacar o fornecimento da interface com o usuário, compartilhamento de dados, interpretação dos comandos realizados pelo usuário, inicialização e gerenciamento do hardware, gerenciamento de tarefas, execução de programas, segurança de arquivos etc.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2282506
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Memória cache se refere a uma área do disco rígido reservada para auxiliar no processo de backup de um computador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. 

  • É um hardware, a memória do processador.

  • ERRADO.


    1.     Memória cache: sua finalidade é reter os blocos de instruções mais utilizados próximos ao processador, diminuindo a necessidade de acesso à memória RAM.


    a.     Memória intermediária.


    b.     Situada entre o processador e a RAM.


    c.      Fisicamente, pode ficar dentro ou fora do processador.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade da memória cache.

     

    A memória cache é um tipo de memória volátil que trabalha junto com o processador, guardando dados temporários que são acessados frequentemente. Dessa forma, quanto mais memória cache um processador tiver, mais rápido será o acesso a determinadas informações, uma vez que os dados estarão armazenados próximo ao processador.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2282509
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um driver de dispositivo é um componente de software que controla o acesso ao dispositivo por programas

Alternativas
Comentários
  • gab. CERTO 

     

    Drivers são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional de computador e o hardware conectado a ele. Este hardware pode ser uma impressora, um mouse, placas de vídeo e rede, caixas de som, monitor, pen drives etc. Já a plataforma deve ser o Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OS X, entre outros.

  • Drivers - Dirigem

    Os softwares dirigem, ou controlam a comunicação com os hardwares.

  • ATENÇÃO

    DRIVE e DRIVER

    DRIVE é um componente FÍSICO da sua máquina que serve como uma unidade DE ARMAZENAMENTO. Internamente, temos os clássicos drives de CD, DVD e Blu-ray, assim como alguns que caíram ou estão caindo em desuso, como o compartimento de disquete. Isso sem se esquecer do mais importante de todos: o disco rígido (HD).

    DRIVER Em uma tradução ao pé da letra, “driver” significa motorista — e é essa mesmo a função de um driver em um computador. Ele atua como um verdadeiro controlador, transmitindo e interpretando dados entre o sistema operacional e uma peça de hardware.

    Gab: c

     

  • GABARITO: CERTO Drivers são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional de computador e o hardware conectado a ele. Este hardware pode ser uma impressora, um mouse, placas de vídeo e rede, caixas de som, monitor, pen drives etc.
  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade dos drivers.

     

    Drivers são softwares de hardwares utilizados para permitir a comunicação entre o sistema operacional e o dispositivo. A título de exemplo, ao conectar um mouse novo no computador, novos drivers serão baixados para que o sistema operacional consiga interpretar os comandos realizados por esse dispositivo.

     

    Gabarito – Certo.


ID
2282512
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas Windows, é possível digitar comandos do sistema operacional utilizando‑se, para isso, o prompt de comando. Exemplos de comandos que podem ser utilizados, com suas respectivas funções, são: cd, para mudar de diretório; mkdir, para criar um novo diretório; e del, para apagar um arquivo.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    CD--->Change Directory 

    Mkdir--->Make Directory

    Del--->Delete

  • CERTO

     

    Prompt de Comando: abre uma janela para dar comandos ao Windows em interface textual (como se fazia no DOS)

  • Certo.


    Para complemento dos estudos:


    cd - Muda para um diretório. Se você não especificar nada ele muda para seu diretório HOME. 

    chmod - Muda as permissões para acesso aos arquivos e diretórios (Escrita, Leitura, etc..)

    chown - Muda o propritário e grupo de um arquivo ou diretório. 

    chgrp - Muda o grupo de um arquivo ou diretório.

    cp - Copia os arquivos de um diretório/pasta para outro diretório/pasta. 

    dir - Lista o conteúdo de um diretório (preferir o comando "ls"). 

    find - Procura arquivos com determinadas características na árvore de diretórios.

    ln - Cria um link simbólico para um arquivo. 

    ls - Lista os arquivos de um diretório.

    mc - Midinght Commander. Um gerenciador de arquivos completo para o console. MUITO BOM!

    mkdir - Cria um diretório. 

    mv - Move ou renomeia um arquivo. 

    rm - Exclui arquivos. 

    rmdir - Exclui um diretório vazio. 

    vdir - Lista o conteúdo de um diretório. 

    wheris - Localiza o executável, código fonte e manual de um comando.


ID
2282518
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dá-se o nome de boot ao procedimento de início de execução de cada programa em um sistema operacional. Esse procedimento é, portanto, realizado cada vez que se inicia a execução de um aplicativo, como o Microsoft Word, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • https://canaltech.com.br/o-que-e/o-que-e/Voce-sabe-o-que-e-boot/ 

     

    Errado.

  • Alternativa errada.

    Bons estudos!

  • ERRADO.

     

    O Boot serve par o processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. O erro foi afirmar que ele é realizado cada vez que se inicia a execução de um aplicativo.

  • ERRADO

     

    O boot inicia-se com a ligação propriamente dita do computador, que passa a receber energia elétrica para sua alimentação.

  • Gab. E


    Dá-se o nome de boot ao procedimento de início de execução de cada programa em um sistema operacional. Esse procedimento é, portanto, realizado cada vez que se inicia a execução de um aplicativo, como o Microsoft Word, por exemplo.


    O boot é um processo de inicialização do computador (o que é diferente do S.O, pois quem inicializa o S.O é o "MBR")

  • Item Errado.

    Boot diz respeito à inicialização do sistema.

    Bons estudos.

  • Quando vc sabe o que é boot, mas o "pela lógica" te trai. ¬¬


ID
2282521
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para edição de texto.

Alternativas
Comentários
  • Certo: https://www.tecmundo.com.br/software/3953-dicas-do-windows-7-como-substituir-o-bloco-de-notas.htm

  • O Wordpad é tipo um "mini word", com poucas funções. Veja a definição do wikipedia:

     

    "O WordPad é um processador de texto incluído na instalação dos sistemas operativos Microsoft Windows desde o Windows 95 até às versões mais atuais, substituindo o "Microsoft Write" fornecido com as versões mais antigas"

  • CERTO

     

    Pequeno programa classificado como editor de textos que acompanha o Windows. O Bloco de notas é classificado como editor de textos porque permite uma forma bem simples de edição, apenas escreve e apaga caracteres puros (em código ASCII). Nesse aplicativo não há formatação (negrito, itálico, sublinhado, fontes, cores etc.) nem recursos extras (tabelas, figuras, marcadores, numeração etc.) como no Word.

     

    Prof João Carvalho

  • Não seriam acessórios? Fiquei nessa por isso.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da dos recursos e funcionalidades presentes, por padrão, no sistema operacional Windows.

     

    O Wordpad e o bloco de notas são editores de textos incluídos no Windows, sendo o primeiro utilizado para editar textos que exijam recursos de formatação e o segundo utilizado para a criação de scripts de comandos e edição de textos sem formatação.   

     

    Gabarito – Certo.


ID
2282527
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere que, em uma planilha Excel, haja números nas células A1, A2, B1 e B2 e a expressão “=A1+A2” (sem as aspas) na célula A3.

Se um usuário, utilizando o Excel sobre um sistema Windows, usar a combinação de teclas Ctrl+C na célula A3 e a combinação de teclas Ctrl+V na célula B3, essa última conterá também a soma de A1 e A2.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra ajudar?  

     

  • Indiquei para comentário.

  • Pessoal, sugiro resolver essas questões de excel com uma planilha aberta ao lado, para ir testando as fórmulas...

    Nesse caso, a questão está errada pois o valor que aparecerá na célula B3 será a soma de B1+B2. 

  • A questão está errada pois muda o referencial.

    Para que a formula fosse copiada e nada se alterasse, teria que ser colocado o $ na original.

     

  • Não tô entendo o auê de vocês.

     

    O gabarito é 101% errado.

    Teria a soma dos valores da célula A1 e A2 caso a fórmula estivesse com referência absoluta ($) e fosse colada na célula B3, porém, a referência é relativa, ela adaptar-se-á à nova célula a qual foi inserida.

  • É o seguinte pessoal, se a fórmula está na célula A3  =A1+A2, você copiar e colar na B3, as referências também mudarão. 

    Nesse caso, na célula B3 ficaria =B1+B2.  

    Isso não aconteceria - conforme bem citado pela Raísa - se houvesse referência ABSOLUTA, ou seja, se a fórmula fosse =$A$1 + $A$2 

    Nesse caso supracitado você pode copiar e colar em qualquer célula que a referência não muda.


    Grande abraço

     

    Juntos somos fortes

     

  • GABARITO: ERRADO

    COPIAR e COLAR: MUDAM as referências.

    RECORTAR (Mover): NÃO mudam as referências. Leia sempre com muita atenção o enunciado para não confundir! Façam o teste no Excel!

    Dá-se o nome de ENDEREÇO RELATIVO ao fato de que quando se atribui, por exemplo, " =A1+A2", na célula "A3" e se COPIA a fórmula para a célula "B3", esta irá referenciar o valor "=B1+B2". O mesmo pode ser feito através da Alça de Preenchimento, que copia a fórmula, mas a incrementa conforme você arrasta no sentido Linha ou Coluna....ou até mesmo dando dois cliques na Alça de Preenchimento.

    Agora vou explicar do jeito que aprendi rsrs.

    Da célula A3 para B3 muda de linha? não! 

    Da célula A3 para B3 muda de coluna? sim! Quantas vezes? 1vez. Depois do A qual próxima letra? B ( mudou uma vez).

    Já que não mudou a linha (número)...mantém o número e troca o A por B. RESPOSTA: =B1+B2

     

    E se fosse para COPIAR na célula D3, qual seria a resposta?

    Da célula A3 para D3 muda de linha? não!

    Da célula A3 para D3 muda de coluna? sim! quantas vezes? 3 , sendo: B(1); C(2); D(3).

    Já que não mudou a linha (número)...mantém o número e troca o A por D . RESPOSTA = D1+D2

     

    Para complicar mais um pouco rs....e se fosse para COPIAR da célula A3 para célula A5?

    Da célula A3 para A4 muda de coluna? não! Então mantém a letra.

    Da célula A3 para A5 muda de linha? sim! quantas vezes? 2 vezes. O que era A1 passa a ser A3...e o que era A2 passa a ser A4. RESPOSTA = =A3+A4

     

    Espero ter ajudado! rsrs....ah! odeeeeeeio informática! 

     

     

  • Só se houvesse referência ABSOLUTA

  • Cntrl C + Cntrl V copia a formula porém muda as referencias. Vai ficar B1 + B2.

    ERRADO

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do recurso de atualização de células do Excel.

     

    A fórmula “=A1+A2” somará as células A1 e A2. Porém, vale destacar que ao copiar ou arrastar essa fórmula, aplicada na célula A3, o Excel atualizará a função de acordo com a movimentação do usuário, ou seja, ao copiar e colar, por exemplo, o conteúdo da célula A3 na célula B3, o Excel adicionará mais 1 coluna no intervalo de células utilizado pela fórmula “=A1+A2”, uma vez houve a movimentação de 1 coluna para a direita, portanto a célula B3 ficará com a seguinte fórmula “B1+B2”. Vale destacar também que essa atualização do intervalo de células de uma função acontece na movimentação entre linhas.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2282530
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gerenciador de Tarefas é um programa disponível em sistemas Windows, cujo objetivo é permitir ao usuário definir itens de sua agenda para os compartilhar com outros usuários em uma mesma rede.

Alternativas
Comentários
  • Função usualmente buscada quando dos momentos de travamentos do computador pelo famoso atalho:
    CTRL+ALT+DEL

    Através do gerenciador temos acesso aos processos e seus respectivos requisitos ao nosso sistema operacional, inclusive facilitando a tarefa de finalizar processos, na esperança de "destravar" em certas ocasiões.

  • (E)

    O que é: O Gerenciador de Tarefas é um programa que permite ao usuário ter maiores informações e controle sobre o que roda no seu computador.Ele dá informações valiosas como o uso de RAM, memória paginada, entre outros.

    Executando o Gerenciador: O jeito mais fácil de rodar o Gerenciador de Tarefas é apertando e segurando CTRL e SHIFT enquanto se aperta ESC: 

    http://hiperconectado.blogspot.com.br/2008/05/o-que-gerenciador-de-tarefas.html

  • Como iniciar o Gerenciador de tarefas

    Para iniciar o Gerenciador de tarefas, tome qualquer uma das seguintes ações:

    Pressione CTRL+ALT+DELETE e clique em Gerenciador de tarefas.

    Pressione CTRL+SHIFT+ESC.

    Clique com o botão direito em uma área vazia da barra de tarefas e clique em Gerenciador de tarefas.

  • ERRADO

     

    O Gerenciador de Tarefas é um utilitário, pertencente ao Windows, que permite manusear, entre outras coisas, os programas em execução no computador (programas que estão abertos na memória RAM). É possível, inclusive, excluir um programa da RAM forçadamente (se ele estiver travado, por exemplo, ou seja, “não estiver respondendo”).

  • confundi com AGENDADOR DE TAREFAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mas fica a dica que tem esse trem aí..

    pertencelemos!

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do recurso “Gerenciador de Tarefas” do sistema operacional Windows.

     

    O gerenciador de tarefas é um recurso, onde é possível visualizar os processos, serviços e aplicativos em execução, desempenho da máquina, dados sobre a rede e usuários do computador. O atalho para acessar o gerenciador de tarefas é o CTRL + SHIFT + ESC.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2282533
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Spam é o nome que se dá a um tipo de vírus que infecta um computador quando um usuário abre uma mensagem eletrônica contaminada com esse vírus.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Spam não é tipo de vírus. Refere-se aos e-mails enviados em massa, sem autorização dos destinatários.

  • ERRADO

     

    O erro consiste em afirmar que o spam é um tipo de vírus, fato que não é verdade. O Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).

  • Spam é um tipo de ataque. Portanto, não é um vírus.

  • Gab. E


    SPAM não é vírus. É uma mensagem recebida não desejada, porém, pode vir carregada de algum malware.

  • SPAM NÃO É VÍRUS!

  • Spam: São emails não solicitados que possui finalidade comercial. Que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Não são vírus, no entanto, podem conter vírus junto a mensagem enviada.

  • SPAMS são aquelas mensagens indesejadas de cursinhos querendo vender produtos.

  • Spam não é vírus, porém pode TRANSMITIR

    ➥ Algumas mensagens de SPAM carregam consigo vários tipos de vírus, como cavalos de tróia, worms, backdoors, dentre outros. O objetivo deste tipo de SPAM é infectar a máquina do usuário para conseguir alguns tipos de informações do usuário.

    [...]

    Bons Estudos.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da definição de “SPAM”.

     

    Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc. Vale destacar que o SPAM não está relacionado a um código malicioso (malware), como, por exemplo, o vírus, mas sim a uma prática.

     

    Gabarito – Errado.


ID
2282545
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um firewall é um programa instalado em um computador para permitir o acesso à Internet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

     

    Firewall é um filtro que aplica uma política de segurança a um ponto da rede. Alguns de seus objetivos:

     

    Restringir o acesso lógico de pessoas a ambientes controlados

    Impedir que eventuais atacantes cheguem muito perto das defesas internas

    Impedir que as pessoas passem por um ponto controlado sem que tenham autorização para tanto

  • GABARITO ERRADO


    FIREWALL

    Para que ladrões não entrem em sua casa, você deve trancar suas portas e janelas, ou instalar grades, alarmes e sistemas de segurança, dificultando o acesso ao interior do imóvel. O Firewall tem função similar, pois “tranca” todas as portas e janelas do seu computador para que só os autorizados possam entrar e sair. Os Firewalls já são instalados com pré-definições de quais portas poderão permanecer abertas para que os programas as usem, mas o usuário pode adicionar permissões conforme a necessidade. 


    OBS.: O firewall pode ser um software ou um hardware. Ativando o software, dispensamos o uso do hardware. Instalando um hardware, dispensamos o uso do software.


    Resumindo:

    - É para filtrar as portas de conexão

                - Não é antivírus

                - Não analisa o conteúdo de mensagens de email 

                - Não criptografa mensagem 


    bons estudos

  • GABARITO: ERRADO Um firewall (em português: parede de fogo) é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP... FONTE: WIKIPÉDIA
  • ERRADO

    Um navegador de rede, navegador web, navegador da internet ou simplesmente navegador (em inglês: Web browser, browser), é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos HTML hospedados em um servidor da rede.

    Na verdade, um firewall não tem o objetivo de permitir acesso à internet – ele tem o objetivo de controlar, analisar, registrar, policiar, monitorar, regular e filtrar o tráfego ou movimentação da entrada/saída de dados, detectando ameaças e bloqueando o acesso que não esteja em conformidade com a política de segurança da organização.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade do sistema de segurança “Firewall”.

     

    O Firewall é um sistema de segurança que tem como função monitorar a entrada e saída de dados e bloquear acessos externos não autorizados à rede de computadores. 

     

    Gabarito – Errado.


ID
2282548
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Para uma proteína, epítopo ou determinante antigênico é um agrupamento de aminoácidos no qual o anticorpo se liga especificamente.

Alternativas

ID
2282551
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A imuno-histoquímica baseia-se na sensibilidade e especificidade da reação antígeno‑anticorpo.

Alternativas

ID
2282554
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Anticorpos policlonais podem ser mais sensíveis, mas menos específicos que anticorpos monoclonais, o que se explica pelo fato de os anticorpos policlonais poderem reconhecer diferentes locais de ligação em uma única proteína, enquanto os monoclonais reconhecem apenas um único local de ligação.

Alternativas

ID
2282557
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O grau de susceptibilidade de uma enzima à desnaturação e à inativação varia durante o processo de fixação, sendo a peroxidase preservada somente em secções teciduais parafinadas.

Alternativas

ID
2282560
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O bloqueio da peroxidase endógena pode ser executado depois da adição do reagente secundário marcado com a enzima.

Alternativas

ID
2282563
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O bloqueio da atividade de peroxidase endógena primariamente produz resultados satisfatórios ao combinar soluções de H₂O₂ (peróxido de hidrogênio) e metanol.

Alternativas

ID
2282566
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Azida sódica a 0.1% misturada com H₂O₂ também pode ser uma técnica efetiva no bloqueio da peroxidase endógena.

Alternativas

ID
2282569
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No método peroxidase-antiperoxidase (PAP), o anticorpo primário e o anticorpo terciário devem ser da mesma espécie animal. O anticorpo secundário deverá se ligar especificamente às porções FC dos anticorpos primário e terciário e, necessita, portanto, ser produzido em espécie animal diferente, e, nesse caso, o anticorpo primário poderia ser produzido a partir de um coelho, o secundário, a partir de uma cabra, e o terciário (do reagente PAP) a partir do coelho e contra a molécula de peroxidase (horseradish).

Alternativas

ID
2282572
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O sistema de detecção, com base no método indireto do complexo avidina-biotina-peroxidase (ABC), consiste em adicionar um anticorpo primário, seguido de um anticorpo secundário biotinilado e, finalmente, adicionar o complexo peroxidase-avidina-biotina.

Alternativas

ID
2282575
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O formaldeído a 10% não tamponado é preferível ao formaldeído tamponado a 10%, pois produz menos ligações cruzadas.

Alternativas

ID
2282578
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto menor o tempo de fixação menor a formação de ligações cruzadas e, por isso, é preferível um menor tempo de fixação para o emprego de métodos imuno-histoquímicos, razão pela qual a fase pré-analítica é muito importante nesses métodos.

Alternativas

ID
2282581
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Enzimas, como tripsina e pepsina, constituem um método enzimático para recuperação antigênica.

Alternativas

ID
2282584
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Banho-maria e micro-ondas não representam métodos de recuperação antigênica pelo método físico-químico por calor.

Alternativas

ID
2282587
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As soluções de tampão fosfato (PBS) ou tampão tris (TBS) podem ser também utilizadas para recobrir os cortes entre as passagens de um passo para outro.

Alternativas

ID
2282590
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O controle negativo da reação imuno-histoquímica pode ser realizado omitindo-se o anticorpo primário nas lâminas testadas.

Alternativas

ID
2282593
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O método da fosfatase alcalina-antifosfatase alcalina (APAAP) tem três aplicações principais, isto é, serve para marcar tecidos com altos níveis de peroxidase endógena, para dupla imunomarcação aliada à peroxidase e para imunomarcação de tipos celulares específicos que se beneficiam da cor vermelha resultante da atividade enzimática sobre o substrato.

Alternativas

ID
2282596
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De um modo geral, as considerações técnicas para o método peroxidase antiperoxidase (PAP) não se aplicam ao método da fosfatase alcalina-antifosfatase (APAAP).

Alternativas

ID
2282599
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O uso do método da fosfatase alcalina como segunda marcação tem a vantagem de evitar a reatividade cruzada, que pode ocorrer quando dois procedimentos de imunoperoxidase são utilizados em conjunto.

Alternativas

ID
2282602
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Dupla imunomarcação com o método de fosfatase alcalina pode produzir excelente contraste com uso do Fast red como cromógeno.

Alternativas

ID
2282605
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

New fuchsin é um cromógeno que produz a cor vermelha e pode ser utilizado com o método da fosfatase alcalina.

Alternativas

ID
2282608
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Atualmente, na prática imuno-histoquímica, o que se pretende não é a simplificação de múltiplas etapas, produzindo protocolos mais curtos sem comprometer a sensibilidade de detecção.

Alternativas

ID
2282611
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os sistemas de detecção, com base em polímeros, foram introduzidos há alguns anos, na prática imuno-histoquímica com o objetivo de simplificação das múltiplas etapas, produzindo protocolos mais curtos com a vantagem de melhorar a sensibilidade de detecção.

Alternativas

ID
2282614
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Uma grande vantagem dos sistemas poliméricos de detecção é que eles eliminam o problema da biotina endógena por evitar o anticorpo secundário biotinilado.

Alternativas

ID
2282617
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No sistema EnVision, inicialmente, o tecido é incubado com o anticorpo primário, seguido pelo conjugado polimérico.

Alternativas

ID
2282620
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quanto mais enzimas HRP (horseradish) no polímero, mais cromógeno diaminobenzidina (DAB) é ativado, resultando em uma imunomarcação mais sensível e mais visível.

Alternativas

ID
2282623
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Nos sistemas poliméricos de imunomarcação, o bloqueio da biotina é necessário.

Alternativas

ID
2282626
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os controles de reações imuno-histoquímica podem ser internos e/ou externos.

Alternativas

ID
2282629
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A parafina utilizada no processamento tecidual não deve exceder 60°C.

Alternativas

ID
2282632
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Deve-se incluir controles positivos e negativos em cada reação imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282635
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De um modo geral, a imunomarcação é somente de intensidade forte a muito forte.

Alternativas

ID
2282638
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A preparação tecidual consiste, sequencialmente, em fixação, desidratação e inclusão em parafina.

Alternativas

ID
2282641
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os fixadores coagulantes, como o álcool, e aqueles de ligação cruzada, como o formaldeído, podem causar alterações na configuração de proteínas, mascarando os determinantes antigênicos e, consequentemente, afetando a ligação do anticorpo.

Alternativas

ID
2282644
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O pH e a composição química das soluções usadas para recuperação antigênica não são importantes na reação imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282647
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O tempo de incubação depende da sensibilidade e concentração do anticorpo primário, bem como da qualidade do tecido.

Alternativas

ID
2282650
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A incubação das lâminas em uma câmara úmida é aconselhável em qualquer temperatura, pois, se uma lâmina tratada com o anticorpo primário ficar seca, tem-se como resultado uma coloração de fundo.

Alternativas

ID
2282653
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Qualquer coloração que não é resultado da reação antígeno/anticorpo é denominada de coloração de fundo específica.

Alternativas

ID
2282656
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A remoção incompleta de parafina não representa uma causa de coloração de fundo.

Alternativas

ID
2282659
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A silanização das lâminas é uma forma de preparo das lâminas antes dos cortes serem submetidos à técnica imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282662
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A contracoloração com eosina é frequentemente utilizada na técnica imuno-histoquímica

Alternativas

ID
2282665
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Tris.HCl (tris(hydroxymethyl)aminomethane) é uma das soluções-tampão rotineiramente usadas na técnica imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282668
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Tampão citrato pH 6.0 jamais pode ser utilizado na técnica imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282671
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A omissão do anticorpo primário, a substituição do anticorpo primário por um soro não imune, a substituição do anticorpo primário por outro anticorpo dirigido para um antígeno diverso ao que está em estudo e a inclusão da vimentina no painel representam controles importantes da reação imuno-histoquímica.

Alternativas

ID
2282674
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A desparafinização não deve ser realizada no tecido que passará pela reação imuno‑histoquímica.

Alternativas

ID
2282677
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Deve-se iniciar a otimização de um anticorpo com base na experiência, sem levar em consideração o que o fabricante recomenda.

Alternativas

ID
2282680
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Existem, no mercado, de um modo geral, vários fabricantes para um mesmo anticorpo.

Alternativas

ID
2282683
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O EDTA (ethylenediamine tetra-acetic acid ) é um ácido que tem sido utilizado, com frequência, para descalcificar tecidos mineralizados que passarão por métodos imuno-histoquímicos.

Alternativas

ID
2282686
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Quando se recebe um anticorpo no laboratório, que foi comprado de determinado fabricante, ele deve vir devidamente acondicionado com gelo seco ou gelo eutético.

Alternativas
Comentários
  • Existe diversas marcas e fabricantes, que inclusive pode ter produtos acondicionado em temperaturas mais elevadas, como 4 grau positivos, que seriam refrigeradores comuns


ID
2282689
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A reação imuno-histoquímica não pode ser automatizada.

Alternativas

ID
2282692
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sem considerar erros de pipetagem, a recomendação do fabricante para concentração de trabalho inicial de um anticorpo primário é 1:25, e, nesse caso, supondo-se que se tenha 50 lâminas, com corte tecidual médio, é preciso utilizar 2400 microlitros do diluente e 100 microlitros do anticorpo primário concentrado, ou seja, 2500 microlitros de volume final.

Alternativas

ID
2282695
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O bloqueio dos sítios inespecíficos é uma etapa importante e deve ser realizada antes da incubação do anticorpo primário.

Alternativas