SóProvas



Prova UFPR - 2019 - UFPR - Médico Veterinário


ID
3775669
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:

Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.

No trecho sublinhado, estabelece-se uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.

    O se é uma conjunção subordinativa adverbial condicional que introduz uma oração subordinada adverbial condicional, expressa condição para que determinado fato venha a ocorrer.

    GABARITO. E

  • ✅ Gabarito: E

    Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.

    ➥ Temos o "se" sendo uma conjunção subordinativa condicional, ela expressa um valor semântico de possibilidade, condição, hipótese. Equivale a "caso" e dá início a uma oração subordinada adverbial condicional.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Faça uma troca rápida:

    Caso / o que eles publicassem fosse muito lido.

    Funciona na maioria dos casos.

  • Leiamos o trecho:

    "Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado (...)"

    Pede-se análise da partícula "se", que pode desempenhar uma miríade de papéis. Aqui, importa-nos um: o de conjunção; entretanto, tal elemento porta-se ora como conjunção condicional, ora como conjunção causal.

    Leia atentamente a estrutura a fim de notar que para ganhar dinheiro é preciso que o conteúdo dos donos seja lido, comentado ou compartilhado. Esteia-se essa possibilidade de obter dinheiro na natureza condicional. Logo, a partícula em destaque, cujo sentido equivale às locuções conjuntivas "desde que", "contanto que", encerra o sentido de condicionalidade.

    a) proporcionalidade.

    Incorreto. Para conferir esse sentido, há outros elementos: à medida que, à proporção que, etc.;

    b) causalidade.

    Incorreto. É mesmo possível a referida conjunção atribuir à estrutura sentido causal, no entanto, nessa circunstância, poderá ser substituída por elementos análogos a "já que", "como (encetando a oração)", "porque", etc.;

    c) continuidade.

    Incorreto. Não há nenhum apontamento de continuidade encerrado pela conjunção "se";

    d) finalidade.

    Incorreto. Para conferir esse sentido, há outros elementos: para que, a fim de, etc.;

    e) condicionalidade.

    Correto. Regresse ao início do comentário.

    Letra E

  • melzinnho na pepeta
  • GAB E

    se o que eles publicam 

  • PCPR, ansiosos curtem aí. rs

  • Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.

    Esse verbo SER no indicativo é o que leva o aluno ao erro. Se fosse trocado pelo FOR, facilitaria ainda mais o entendimento.

    Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam for muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.

  • Discordo do gabarito.. Donos de sites podem ganhar dinheiro se o que eles publicam é muito lido....

    Na minha interpretaçãpio estaria mais para causa

    Donos de sites podem ganhar dinheiro PORQUE / POIS / JÁ QUE o que eles publicam é (ideia de certeza) muito lido...

    Não tem sentido isso...???????

  • Acertei, mas fiquei confuso.. porque a causa deles ganharem dinheiro foram as publicações etc
  • SE = CONDIÇÃO

  • É NÓS FELIPE!!

  • LETRA E

    CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CONDICIONAIS: É oposta à da concessão. Um fato sempre vai depender do outro: SE, CASO, A NÃO SER QUE, A MENOS QUE, CONTANTO QUE.

    Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.

    EX: Contanto que não chova, vou à praia.

    EX: Comprarei o carro desde que não seja caro.

    EX: Não sairás daqui, sem que termine o estudo.

    EX: Poderão ganhar o campeonato, salvo se acontecer algum imprevisto.

  • A dica é sempre observar primeiro a particula "se"

    BIZU -> O FATO DE(CAUSA) PUBLICAR MUITTO FAZ COM QUE(CONSEQUENCIA) Donos de sites GANHEM MUITO DINHEIRO.

  • se o SE poderá ser substituído pelo CASO, então será CONDICIONAL.

  • PC-PR 2021

  • Donos de sites podem ganhar dinheiro COM UMA CONDIÇÃO,  se o que eles publicam é muito lido, comentado ou compartilhado, e isso estimula a multiplicação de páginas com conteúdo sensacionalista, ou até falso, mas que atraem o público.


ID
3775672
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Abaixo, segue um trecho da entrevista que Erick Newman, produtor do seriado Narcos, concedeu para a revista Super Interessante. Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. Por que o México, e por que agora?
2. Mas que tipo de reações, efetivamente, você espera?
3. Durante a produção das temporadas, você teve contato com traficantes. Já rolou alguma situação de tensão ou ameaça?
4. E há planos para ir a outros países? Podemos esperar uma temporada no Brasil?


( ) Uma coisa da qual eu me orgulho é que diferentes grupos possuem diferentes interpretações do programa. Você pode encarar a morte de Escobar como uma vitória. Outros focam no ponto de que matálo não ajudou em nada: o tráfico e a cocaína continuam por aí. Eu mesmo me enquadro no segundo grupo. O que eu quero é gerar discussões, não importa qual o viés dos participantes.

( ) Principalmente pela geografia. Isso aproxima muito a trama do público americano e, consequentemente, gera algumas discussões. Não importa o tamanho do muro que querem construir, a situação é muito delicada.

( ) Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça.

( ) Na verdade, eles ficaram felizes. Óbvio que vamos retratá-los como criminosos. Mas o simples fato de mostrarmos erros policiais os agrada. As coisas não são preto no branco, há uma complexidade que a gente tem que exibir.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    2. Mas que tipo de reações, efetivamente, você espera? Uma coisa da qual eu me orgulho é que diferentes grupos possuem diferentes interpretações do programa. Você pode encarar a morte de Escobar como uma vitória. Outros focam no ponto de que matá-lo não ajudou em nada: o tráfico e a cocaína continuam por aí. Eu mesmo me enquadro no segundo grupo. O que eu quero é gerar discussões, não importa qual o viés dos participantes.

    1. Por que o México, e por que agora? Principalmente pela geografia. Isso aproxima muito a trama do público americano e, consequentemente, gera algumas discussões. Não importa o tamanho do muro que querem construir, a situação é muito delicada.

    4. E há planos para ir a outros países? Podemos esperar uma temporada no Brasil? Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça.

    3. Durante a produção das temporadas, você teve contato com traficantes. Já rolou alguma situação de tensão ou ameaça? Na verdade, eles ficaram felizes. Óbvio que vamos retratá-los como criminosos. Mas o simples fato de mostrarmos erros policiais os agrada. As coisas não são preto no branco, há uma complexidade que a gente tem que exibir.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: D

    2. Mas que tipo de reações, efetivamente, você espera? 

    (2) Uma coisa da qual eu me orgulho é que diferentes grupos possuem diferentes interpretações do programa. Você pode encarar a morte de Escobar como uma vitória. Outros focam no ponto de que matálo não ajudou em nada: o tráfico e a cocaína continuam por aí. Eu mesmo me enquadro no segundo grupo. O que eu quero é gerar discussões, não importa qual o viés dos participantes. 

     

    1. Por que o México, e por que agora? 

    (1) Principalmente pela geografia. Isso aproxima muito a trama do público americano e, consequentemente, gera algumas discussões. Não importa o tamanho do muro que querem construir, a situação é muito delicada. 

     

    4. E há planos para ir a outros países? Podemos esperar uma temporada no Brasil? 

    (4) Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça. 

     

    3. Durante a produção das temporadas, você teve contato com traficantes. Já rolou alguma situação de tensão ou ameaça? 

    (3) Na verdade, eles ficaram felizes. Óbvio que vamos retratá-los como criminosos. Mas o simples fato de mostrarmos erros policiais os agrada. As coisas não são preto no branco, há uma complexidade que a gente tem que exibir. 

     

  • gabarito letra D

    ligue-se nos termos referenciais das respostas que retomam elementos feitos nas perguntas

    2. Mas que tipo de reações, efetivamente, você espera?

    ( ) Uma coisa da qual eu me orgulho é que diferentes grupos possuem diferentes interpretações do programa.(tipos) Você pode encarar a morte de Escobar como uma vitória. Outros focam no ponto de que matálo não ajudou em nada: o tráfico e a cocaína continuam por aí. Eu mesmo me enquadro no segundo grupo. O que eu quero é gerar discussões, não importa qual o viés dos participantes. (essa é a reação que ele quer causar)

    1. Por que o México, e por que agora?

    ( ) Principalmente pela geografia ( do México). Isso aproxima muito a trama do público americano e, consequentemente, gera algumas discussões. Não importa o tamanho do muro que querem construir, a situação é muito delicada. (requer intertextualidade, ele cita os Muros fronteiriços entre Estados Unidos-México pela questão de imigrações ilegais)

    4. E há planos para ir a outros países? Podemos esperar uma temporada no Brasil?

    ( ) Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça. (essa estava gratuita ahahaha)

     3. Durante a produção das temporadas, você teve contato com traficantes. Já rolou alguma situação de tensão ou ameaça? 

    ( ) Na verdade, eles ficaram felizes (traficantes). Óbvio que vamos retratá-los como criminosos (traficantes). Mas o simples fato de mostrarmos erros policiais os agrada (traficantes). As coisas não são preto no branco, há uma complexidade que a gente tem que exibir.

    bons estudos

    https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

  • Achando a 4, se acha todas! é só analisar pela própria alternativa, e ver se "casa".

  • Fator essencial na resolução desse tipo de questão ( típica da UFPR ) é a observação dos modalizadores ou conectivos que ligam uma oração a outra.

    EXEMPLO:

    Mas que tipo dreações, efetivamente, você espera?

    Uma coisa da qual eu me orgulho é que diferentes grupos possuem diferentes interpretações do programa.(tipos) Você pode encarar a morte de Escobar como uma vitória. Outros focam no ponto de que matálo não ajudou em nada: o tráfico e a cocaína continuam por aí. Eu mesmo me enquadro no segundo grupo. O que eu quero é gerar discussões, não importa qual o viés dos participantes.

  • QUESTÃO BOA! INVESTIGADOR PARANÁ A VAGA É NOSSA

  • Gabarito: D.

    A melhor forma, ao meu ver, de chegar ao gabarito é pelas perguntas 1 e 4.

    A primeira pergunta tem um questionamento sobre o México. Se você perceber, há um item que, de maneira disfarçada, ele responde até citando a questão da fronteira EUA/MEX.

    (1) Principalmente pela geografia. Isso aproxima muito a trama do público americano e, consequentemente, gera algumas discussões. Não importa o tamanho do muro que querem construir, a situação é muito delicada.

    A pergunta 4 faz menção ao Brasil, então temos que procurar respostas nesse sentido.

    (4) Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça.

    Com essas duas você já mata a questão.

    Minha dica: Ao invés de caçar as alternativas na ordem que são dadas, procure por palavras-chave ou contexto-chave. Quando você acha duas, você, geralmente, já consegue responder a questão.

    Bons estudos!

  • México - geografia

  • Quando eu digo que essa banca é de esquerda......

  • UFPR fzd prova de pulícia deve tá adorando kkkkkkkk

  • GAB D

    Achei as 2 ultimas e já matei a questão

    2 – 1 – 4 – 3.

    4. E há planos para ir a outros países? Podemos esperar uma temporada no Brasil?

    • Já pensei nisso. Eu particularmente me sinto atraído pela história do Nem da Rocinha. É incrível. E tem uma coisa muito curiosa: a forma como os traficantes brasileiros agem é bem particular. Não é um mercado de bilionários, como na Colômbia – eu nunca vi isso em lugar nenhum do planeta. Contar esse tipo de história, definitivamente, é algo que está na minha cabeça.

     3. Durante a produção das temporadas, você teve contato com traficantes. Já rolou alguma situação de tensão ou ameaça? 

    • Na verdade, eles ficaram felizes. Óbvio que vamos retratá-los como criminosos. Mas o simples fato de mostrarmos erros policiais os agrada. As coisas não são preto no branco, há uma complexidade que a gente tem que exibir.

ID
3775675
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Já ouviu falar que a “cura do câncer” estaria sendo escondida por governos, institutos privados ou cientistas? Já recebeu vídeos sobre uma vacina contra a gripe que seria a causa de muitas mortes? Já viu postagens nas redes sociais afirmando que o planeta Terra na verdade é plano, e que sua esfericidade seria um complô da NASA e de cientistas do mundo inteiro? Pois, bem-vindos ao turvo mar da desinformação contemporânea.[…]
    Um outro aspecto alarmante na difusão das fake news é a ineficácia do chamado debunking, isto é, da demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa. A desmistificação da desinformação funciona pouco. As pessoas que consomem notícias falsas não acessam os sites de checagem. E, como mostram estudos – como o de David Z. Hambrick e Madeline Marquardt, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Science – algumas pessoas têm dificuldades cognitivas em atualizar sua opinião à luz dos fatos. Além disso, de acordo com pesquisas da Sociedade Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, podemos ser influenciados por ela. Portanto, espalhar, como muitos fazem, insinuações, boatos, mentiras, pode destruir a legitimidade de pessoas, teorias, instituições, mesmo quando é evidente a falta de fundamento.
(Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/noticias-falsas-na-ciencia/. Acesso em 25 fev. 2019).

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Por causa da alta credibilidade dada às fake news, vivemos um momento de desinformação.
2. O texto apresenta resultados de pesquisas científicas para comprovar que as fake news influenciam nosso pensamento, mesmo depois de serem refutadas.
3. O aumento na difusão de fake news é diretamente proporcional à comprovação da inveracidade dos fatos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    1. Por causa da alta credibilidade dada às fake news, vivemos um momento de desinformação → CORRETO. De acordo com o texto: Já viu postagens nas redes sociais afirmando que o planeta Terra na verdade é plano, e que sua esfericidade seria um complô da NASA e de cientistas do mundo inteiro? Pois, bem-vindos ao turvo mar da desinformação contemporânea […].

    2. O texto apresenta resultados de pesquisas científicas para comprovar que as fake news influenciam nosso pensamento, mesmo depois de serem refutadas → CORRETO. De acordo com o texto: [...] E, como mostram estudos – como o de David Z. Hambrick e Madeline Marquardt, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Science – algumas pessoas têm dificuldades cognitivas em atualizar sua opinião à luz dos fatos. Além disso, de acordo com pesquisas da Sociedade Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, podemos ser influenciados por ela [...].

    3. O aumento na difusão de fake news é diretamente proporcional à comprovação da inveracidade dos fatos → INCORRETO. O texto passa a ideia de algo que ocorre inversamente proporcional, as fake news aumentam à medida que a comprovação da inveracidade dos fatos diminui, vejam o que fala no texto:  Um outro aspecto alarmante na difusão das fake news é a ineficácia do chamado debunking, isto é, da demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa. A desmistificação da desinformação funciona pouco.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Em nenhuma parte do texto há menção de que as Fake news possuem credibilidade.

  • tb achei extrapolação esse item 1

  • gabarito da banca B

    também achei forçado o termo "alta credibilidade", mas, enfim. por dedução vemos que a alternativa 2 é a "mais correta" e se confirma em ➡ quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, podemos ser influenciados por ela.

    sabendo também que a 3 é falsa, pois dizer que é diretamente proporcional é o mesmo que dizer que continua na mesma frequência, conforme aumentam os casos aumenta o controle, sendo que isso é uma inverdade, eu consideraria inversamente proporcional, portanto, quanto mais casos, menos fake news seriam desmentidas, o texto corrobora a tese em ➡ Um outro aspecto alarmante na difusão das fake news é a ineficácia do chamado debunking,

    sabendo isso, que a 3 é errada e que não há apenas a alternativa 2 para marcar ficamos com a "menos errada" na minha opinião cabe recurso, MAS, federal é federal hahahaha boa sorte pra quem forte interpô-lo

    bons estudos

    insta https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

  • 1 - resposta no primeiro parágrafo.

    2 - os dois estudos científicos comprovam a influência que tem as fakes news mesmo à luz dos fatos.

    3 - inversamente proporcional

  • eu também estranhei o item 1, dai analisei as demais e percebi a partir daí que a 3 estava absolutamente errada... com isso eliminei as alternativas que continham 3, ficaram apenas a A e a B, as duas com o item 1... a conclusão é que necessariamente o item 1 deveria ser avaliado como correto.

  • Para mim claramente a banca extrapolou, mas como a 3 está verticalmente errada e a 2 tem embasamento claro no texto, a única alternativa sem a assertiva 3 com a assertiva 2 é a letra B. Por eliminação, letra B, mesmo a banca tendo extrapolado dá pra marcar a correta. Nesse caso eu acho que é até proposital pra verificar a sagacidade do candidato.

  • pensei, pensei, pensei, demorei uns 10 minutos e acertei. até que enfim
  • Só Deus para nos ajudar !!!

  • Achei bem difícil essa questão de interpretação.

  • 1. Por causa da alta credibilidade dada às fake news, vivemos um momento de desinformação. 

    (O TEXTO INFORMA QUE AS PESSOAS NÃO CONFRONTAM AS INFORMAÇÕES, NÃO CHECAM AS NOTÍCIAS). CORRETA

    2. O texto apresenta resultados de pesquisas científicas para comprovar que as fake news influenciam nosso pensamento, mesmo depois de serem refutadas. (O TEXTO INFORMA QUE MESMO UMA PESSOA INSTRUÍDA PODE SER INFLUENCIADA POR NOTICIAS FALSA). CORRETO

    3. O aumento na difusão de fake news é diretamente proporcional à comprovação da inveracidade dos fatos. (ERRADO) AS FAKE NEWS EM SENTIDO AMPLO É MUITO MAIOR, ALÉM DISSO O TEMPO QUE DEMANDA PARA PROVAR A VERDADE. ERRADO

    GABARITO= B

  • O texto não afirma que foram pesquisas científicas, e sim pesquisas que foram publicadas em uma revista científica, não concordo com o gabarito.

  •  ineficácia : qualidade do que é ineficaz; insuficiência, inutilidade.

    Inveracidade. Ausência de verdade, de veracidade; mentira, inverdade

  • Pensa numa Banca...

  • A banca extrapola e vocês passam pano porque acertaram às pressas.

  • Banca Funpar é a unica que terá sempre questões de interpretações anuladas. kkkkk

  • Questões da UFPR sendo questões da UFPR, português muito sugado, mais de 3 minutos por questão

  • muito mimimi sobre a banca

    preparem-se guerreiros! treino duro jogo fácil piázada

  • Mas informações eles tinham. . . Agora se era falsas ou não, é outra assunto.

    Passivo de anulação pq a I está incorreta.

  • Vou mais além... (procurando pelo em ovo, óbvio que errei)

    O texto diz: a pesquisa científica concluiu que lgumas pessoas têm dificuldades cognitivas...

    foi a pesquisa psicolólica que definiu que "quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa,..."

  • Quem acerta uma questão dessa, não acerta Cespe

  • Errei, mas relendo e relendo acabei compreendendo - essa banca é osso...

    Na 1 - O fato de existir tanta fake news ( existe tanto porque as pessoas compartilham, repassam, consumem = dão credibilidade ), resulta num momento atual de desinformação.

  •  ALTERNATIVA.

    O texto apresenta resultados de pesquisas científicas para comprovar que as fake news INFLUENCIAM nosso pensamento, mesmo depois de serem refutadas...(CERTEZA)

    TEXTO.

    ...quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, PODEMOS SER INFLUENCIADOS por ela. (HIPÓTESE)

    QUEM DÁ MAIS? RS

  • GAB B

    •  desmistificação da desinformação funciona pouco. As pessoas que consomem notícias falsas não acessam os sites de checagem.
    • quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, podemos ser influenciados por ela. Portanto, espalhar, como muitos fazem, insinuações, boatos, mentiras, pode destruir a legitimidade de pessoas, teorias, instituições, mesmo quando é evidente a falta de fundamento.
  • 2. O texto apresenta resultados de pesquisas científicas para comprovar que as fake news influenciam nosso pensamento, mesmo depois de serem refutadas

    O texto afirma que pode influenciar, implicando uma possibilidade; diferente da afirmativa dada correta.

  • Já comentei em outro post: o problema é a falta de padrão.

    Nessa questão, a interpretação necessitava de uma extrapolação para o item 1. Em outras questões deve-se seguir à risca. Eu nunca marco com confiança.

    Era isso.


ID
3775678
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Já ouviu falar que a “cura do câncer” estaria sendo escondida por governos, institutos privados ou cientistas? Já recebeu vídeos sobre uma vacina contra a gripe que seria a causa de muitas mortes? Já viu postagens nas redes sociais afirmando que o planeta Terra na verdade é plano, e que sua esfericidade seria um complô da NASA e de cientistas do mundo inteiro? Pois, bem-vindos ao turvo mar da desinformação contemporânea.[…]
    Um outro aspecto alarmante na difusão das fake news é a ineficácia do chamado debunking, isto é, da demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa. A desmistificação da desinformação funciona pouco. As pessoas que consomem notícias falsas não acessam os sites de checagem. E, como mostram estudos – como o de David Z. Hambrick e Madeline Marquardt, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Science – algumas pessoas têm dificuldades cognitivas em atualizar sua opinião à luz dos fatos. Além disso, de acordo com pesquisas da Sociedade Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), quando somos expostos repetidamente a uma afirmação, mesmo sabendo que é falsa, podemos ser influenciados por ela. Portanto, espalhar, como muitos fazem, insinuações, boatos, mentiras, pode destruir a legitimidade de pessoas, teorias, instituições, mesmo quando é evidente a falta de fundamento.
(Disponível em: http://cienciahoje.org.br/artigo/noticias-falsas-na-ciencia/. Acesso em 25 fev. 2019).

O trecho “...da demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa” faz referência a:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    Um outro aspecto alarmante na difusão das fake news é a ineficácia do chamado debunking, isto é, da demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa

     A expressão "isto é" está expressa no sentido de 'quer dizer', 'ou melhor', 'ou seja', é usada entre duas palavras ou frases, a segunda das quais explica, ou retifica, ou restringe o sentido da primeira. A expressão dá início a uma explicação sobre o termo debunking (=demonstração, com evidências rigorosas, de que um fato nunca aconteceu ou de que uma notícia é falsa).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Arthur, obrigado irmão.

  • GABARITO: E

    "... chamado debunking, isto é, ..."

    O trecho destacado conceitual debunking.

  • debunking

  • debunk = desmascarar


ID
3775681
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com a língua padrão escrita.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    A) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento, a partir de abril de 2019 → CORRETO. As vírgulas foram todas bem utilizadas, elas estão separando os apostos explicativos.

    B) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador, formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia, pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest – empresa especializada em aplicações em fundos de investimento – a partir de abril de 2019 → INCORRETO.Vírgula separando incorretamente o adjunto adnominal (=uso incorreto de pontuação).

    C) Comunicamos, aos senhores clientes que, o senhor Paulo Barbosa administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá, o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento, a partir de abril de 2019 → INCORRETO. Os dois-pontos estão separando incorretamente o objeto indireto do verbo (=uso incorreto de pontuação).

    D) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado, e doutorado, em Economia pela Unicamp, e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo, de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento; a partir de abril de 2019 → INCORRETO. Doutorado EM alguma coisa; vírgula separando incorretamente o complemento nominal (=uso incorreto de pontuação).

    E) Comunicamos aos senhores clientes: que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento – a partir de abril de 2019 → INCORRETO. Os dois-pontos estão separando incorretamente o objeto direto do verbo (=uso incorreto de pontuação).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Analise comigo a assertiva:

    I) Não podemos separar os seguintes elementos por vírgulas : sujeito do verbo, verbo do complemento .

    Vejamos :

    B) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa(, ) assumirá o cargo de Diretor do FunInvest – empresa especializada em aplicações em fundos de investimento – a partir de abril de 2019.

    (Não usamos vírgulas entre sujeito e verbo)

    C) Não separamos os elementos básicos ( verbo dos complemento(nós ) comunicamos algo -OD= que, o senhor Paulo Barbosa administrador

    A alguém = OI= , aos senhores clientes

    D) Novamente ..não separarmos os elementos básicos por vírgulas.. veja:

    (...) doutorado, em Economia (..)

    E) Comunicamos aos senhores clientes: que o senhor Paulo Barbosa

    analise :

    temos una oração subordinada substantiva objetiva direta.

    nas subordinadas substantivas só a apostiva

    são demarcadas com vírgulas ou dois pontos.

    Exemplo: só há uma saída : fugir

  • Grosso modo, basta inspecionar a vírgula. Frisa-se que há casos em que será obrigatória, facultativa ou proibida. Vejamos cada alternativa a fim de encontrar a que apresenta escorreita pontuação:

    a) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento, a partir de abril de 2019.

    Correto. Todas as vírgulas são genuínas;

    b) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador, formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia, pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest – empresa especializada em aplicações em fundos de investimento – a partir de abril de 2019.

    Incorreto. Deve-se suprimir a vírgula depois de "administrador" e a que se acha após "economia";

    c) Comunicamos, aos senhores clientes que, o senhor Paulo Barbosa administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá, o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento, a partir de abril de 2019.

    Incorreto. A virgulação carece de ajuste: não se deve isolar o segmento "aos senhores clientes que", porque é um objeto indireto em ordem, ou seja, após o verbo. Não se acolhem, pois, as vírgulas; à frente, a vírgula após "assumirá" deve ser retirada;

    d) Comunicamos aos senhores clientes que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado, e doutorado, em Economia pela Unicamp, e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo, de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento; a partir de abril de 2019.

    Incorreto. Há três vírgulas que precisam ser abolidas: após "mestrado", "doutorado" e "Unicamp". Em boa hora, é oportuno citar a necessidade de substituir o ponto e vírgula após "investimento" por vírgula ou travessão;

    e) Comunicamos aos senhores clientes: que o senhor Paulo Barbosa, administrador formado pela USP, com mestrado e doutorado em Economia pela Unicamp e com mais de 20 anos de experiência na área, assumirá o cargo de Diretor do FunInvest, empresa especializada em aplicações em fundos de investimento – a partir de abril de 2019.

    Incorreto. Utilizaram-se inadvertidamente os dois-pontos após "clientes", situação que não convém.

    Letra A

  • Não pode ser a letra A, está sem ponto final. Isso é um erro gramatical.

    Se não fosse isso, seria perfeita.

  • Justo a única opção que está sem ponto final, foi a primeira que eliminei...

  • Para mim gabarito errado ou erro de edição, a letra A falta ponto final!!!.

  • Caro Mateus Oliveira sua explicação da alternativa B elimina a alternativa A também

  • Pão,Pão,queijo,queijo.

  • Comunicamos aos senhores que o ...

    Comunicamos aos senhores Isto

    Não é possível separar pois temos um verbo e seu complemento

    Comunica Algo a Alguém

    Comunicamos ISTO aos senhores

  • PC-PR 2021

  • AVANTE PM PR!!!

  • AVANTE PM PR !!


ID
3775684
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte início de um texto retirado do jornal eletrônico El País (13/02/2019):


A NASA anunciou nesta quarta-feira que seus esforços para estabelecer contato com o robô Opportunity em Marte não tiveram sucesso, o que significa o final de uma das mais bem sucedidas missões já enviadas ao planeta vermelho.

Numere os parênteses, identificando a ordem das ideias para que o texto apresente lógica textual.

( ) Uma das maiores contribuições do Oppy foi encontrar alguns compostos químicos nas rochas marcianas que demonstram que o planeta já abrigou grandes massas de água, onde alguma vida poderia ter surgido.

( ) O robô Opportunity chegou a Marte em 2004, três semanas depois de outro veículo idêntico, chamado Spirit, destinado ao lado oposto do planeta. Sua missão deveria durar três meses, mas acabou se prolongado por 15 anos.

( ) Em maio do ano passado, uma grande tempestade nublou o céu sobre o Opportunity, o que o impediu de seguir adiante, já que seus painéis solares não conseguiam captar energia suficiente. O último sinal do robô foi enviado em 10 de junho de 2018.

( ) Desde então, a NASA fez mais de mil tentativas frustradas de recuperação segundo John Callas, responsável pela missão. “Supunha-se que tínhamos que chegar ao ponto final da missão em algum momento, mas nunca esperamos que durasse tanto tempo”, ressaltou.

( ) Durante esse tempo, o Opportunity realizou manobras que nunca haviam sido tentadas, como subir até a beira da cratera Victoria, lançar-se no seu interior e conseguir sair de novo em 2008, ou ficar atolado na areia e conseguir se safar graças a movimentos que os engenheiros na Terra ensaiaram usando uma réplica exata do veículo.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ➥ Esse tipo de questão demanda estratégia, resolvemos a questão devido a dois itens que estão ligados:

    (1) O robô Opportunity chegou a Marte em 2004, três semanas depois de outro veículo idêntico, chamado Spirit, destinado ao lado oposto do planeta. Sua missão deveria durar três meses, mas acabou se prolongado por 15 anos (=TEMPO) → (2) Durante esse tempo, o Opportunity realizou manobras que nunca haviam sido tentadas, como subir até a beira da cratera Victoria, lançar-se no seu interior e conseguir sair de novo em 2008, ou ficar atolado na areia e conseguir se safar graças a movimentos que os engenheiros na Terra ensaiaram usando uma réplica exata do veículo.

    ➥ A única alternativa que liga os dois itens é a letra "b", logo temos a nossa resposta.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA B

     

    O primeiro parágrafo tem de ser o segundo item do enunciado.

    Nele o robô é introduzido, sua chegada a Marte é mencionada e o tempo previsto de sua missão bem como o prolongamento dela por muitos anos mais são tocados pela primeira vez. Trata-se de um típico parágrafo introdutório de uma história a ser contada. 

     

    Isso já nos limita a duas alternativas preliminarmente possíveis: letras ou E.

     

    A seguir, A expressão "durante esse tempo" no início do quinto item do enunciado indica a retomada de uma ideia anterior (pronome demonstrativo "esse" a exercer coesão referencial anafórica). O parágrafo narra feitos do robô ao longo dos vários anos de permanência estendida nem Marte. Assim, tal parágrafo é o desbobramento sequencial do abordado acima.

     

    Isso nos permite eliminar a letra E.

     

    No mais, confirma-se que o desenvolvimento flui coerentemente na ordem da alternativa B.

     

    LETRA A: ERRADA

     

    Ordem inteiramente inadequada. Subverte a sequência temporal e a coerência do enredo.

     

    LETRA C: ERRADA

     

    Apenas o parágrafo 5 está correto. No mais, o texto não teria a correta e coerente concatenação de ideias.

     

    LETRA D: ERRADA

     

    Itens 3 e 2 em posição correta. As demais posições dos parágrafos estão erradas. 

     

    LETRA E: ERRADA

     

    Itens 1 e 4 em posição corrreta. As demais posições dos parágrafos estão erradas. 

    Prof. Fernando Calvacanti

  • gabarito letra B, questão típica da UFPR

    resolvemos nos apoiando nos conectores que "costuram" o texto, ligando um trecho ao outro por referenciação anafórica

    ( ) O robô Opportunity chegou a Marte em 2004, (inicio de um fato) três semanas depois de outro veículo idêntico, chamado Spirit, destinado ao lado oposto do planeta. Sua missão deveria durar três meses, mas acabou se prolongado por 15 anos.

    ( ) Durante esse tempo (15 anos - retomada anafórica), o Opportunity realizou manobras que nunca haviam sido tentadas, como subir até a beira da cratera Victoria, lançar-se no seu interior e conseguir sair de novo em 2008, ou ficar atolado na areia e conseguir se safar graças a movimentos que os engenheiros na Terra ensaiaram usando uma réplica exata do veículo. (fim de um fato)

    ( ) Em maio do ano passado, uma grande tempestade nublou o céu sobre o Opportunity (inicio de um fato posterior a chegada do robô) , o que o impediu de seguir adiante, já que seus painéis solares não conseguiam captar energia suficiente. O último sinal do robô foi enviado em 10 de junho de 2018.

    ( ) Desde então (após o robô ficar impedido - retomada anafórica), a NASA fez mais de mil tentativas frustradas de recuperação segundo John Callas, responsável pela missão. “Supunha-se que tínhamos que chegar ao ponto final da missão em algum momento, mas nunca esperamos que durasse tanto tempo”, ressaltou.

    ( ) Uma das maiores contribuições do Oppy foi encontrar alguns compostos químicos nas rochas marcianas que demonstram que o planeta já abrigou grandes massas de água, onde alguma vida poderia ter surgido. (conclusão de uma tese)

    percebeu a sequência lógica??

    bons estudos

    insta https://www.instagram.com/concurseiro_pmpr/

  • amei sua explicação Felipe PM-PR

  • https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/13/ciencia/1550082547_731433.html

    mais uma vez a banca cobrando um texto fora de ordem do original...

  • Aleluia Jesus que o Qconcursos formatou corretamente esse tradicional tipo de questão da UFPR... Até verifiquei em provas anteriores e a banca espaça os parágrafos pra facilitar a visualização, aí na hora de transferir pra cá o digitador emendava tudo, virava uma bagunça... Tomara que continuem assim...

  • Eu odeio essas questões da UFPR, na boa.

  • Só me ferro neste tipo de questão....ptqp

  • to pegando o jeito da coisa..

  • Pessoal, uma dica legal para resolver esse tipo de questão é tentar encontrar pelo menos uma sequência entre duas dois parágrafos. Nesta, por exemplo, ao saber que o segundo e o ultimo item são a sequência correta já é possível matar a questão.

  • tomara que venham umas 4 dessas na prova kkkkkkkk

  • PCPR , uma bela Opportunyt !!! Vamo que vamo!

  • Que caia muitasssss dessas na PMPR!! Amém rsrs

  • Com o maior respeito às discordâncias, mas dava para se fazer outra sequência lógica e coerente gramaticalmente e estaria certa.


ID
3775687
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Dos crimes contra a administração pública, há capítulo específico, no código penal, que trata dos crimes praticados por funcionário público contra a administração pública em geral. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    a) Peculato (art. 312)

    b) Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (art. 313-B)

    c) Condescendência criminosa (art. 320)

    d) Advocacia administrativa (art. 321)

    e) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado (art. 324)

  • GABARITO: C

    a) Corrupção passiva é solicitar.

    b) Prevaricação é retardar ou deixar de praticar...

    c) Certo

    d)Concussão é exigir vantagem.

    e) Excesso de Exação é exigir tributo ou contribuição.

  • GABARITO: LETRA C

    Condescendência Criminosa:

    É um dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração. Consiste em deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.

    Pena: Detenção de 15 dias a um mês, ou multa (artigo 320 do Código Penal).

  • A) errada. A alternativa descreve o crime de peculato:

    Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio:

    Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa.

     § 1º - Aplica-se a mesma pena, se o funcionário público, embora não tendo a posse do dinheiro, valor ou bem, o subtrai, ou concorre para que seja subtraído, em proveito próprio ou alheio, valendo-se de facilidade que lhe proporciona a qualidade de funcionário.

    b) errada. A alternativa descreve o crime de modificação ou alteração não autorizada de sistema de informação:

    Art. 313-B. Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente:

    Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa. 

    Parágrafo único. As penas são aumentadas de um terço até a metade se da modificação ou alteração resulta dano para a Administração Pública ou para o administrado.

    c) correta:

    Condescendência criminosa

    Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

    d) errada. A alternativa descreve o crime de advocacia administrativa:

    Art. 321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário:

    Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

    Parágrafo único - Se o interesse é ilegítimo:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, além da multa.

    e) errada. A alternativa descreve o crime de exercício ilegalmente antecipado ou prolongado:

    Art. 324 - Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso:

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • Assertiva C

    Se o funcionário público deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar a conhecimento da autoridade competente, cometerá o crime tipificado como condescendência criminosa.

    ->O agente público que deixa de responsabilizar, por indulgência, subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência para tal, não leva o fato ao conhecimento da autoridade competente, comete crime de condescendência criminosa

    Repare.

    Importante notar que, para ficar configurado o crime de condescendência criminosa, deve necessariamente existir uma conexão entre a irregularidade praticada pelo funcionário e o efetivo exercício do seu cargo. Se a infração, por exemplo, tiver relação apenas com a vida privada do sujeito, não será caso para aplicação do art. 320 do Código Penal.

  • Condescendência criminosa

           Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • Da-lhe Ctrl C Ctrl V

    Condescendência criminosa

    Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • GAB: C

    Falou em ''indulgência'' já sabe que é condescendência criminosa

     Condescendência criminosa

       

    Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício

    do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

        

    Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • a) Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheirovalor ou qualquer outro bem móvelpúblico ou particular, de que tem a posse em razão do cargoou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio: Pena - reclusão, de dois a doze anos, e multa

    b) Art313-B. Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 2 (dois) anos, e multa

    c) Art320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

    d) Art321 - Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário: Pena - detenção, de um a três meses, ou multa.

    e) Art324 - Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso: Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • Obs:

    O crime de condescendência criminosa prevê como agente ativo o superior que deixar de responsabilizar o subordinado infrator por indulgência, bem como aquele agente que embora tenha status de superior não tem competência para punir, entretanto tem a obrigação de informar a autoridade competente os atos praticados por aquele funcionário público. Portanto, este crime visa punir o agente superior hierárquico que não responsabilizou subordinado que cometeu a infração, não se aplicando ao subalterno ou funcionário de mesma hierarquia que não levou o fato ao conhecimento da autoridade competente. Faz-se necessária a ascendência hierárquica.

  • Condescendência criminosa

           Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  • A) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio, corresponde a Peculato

    B) Modificação ou alteação não autorizada de sistemas de informações ocorre quando funcionário público modifica ou altera sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente.

    C) Se o funcionário público deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar a conhecimento da autoridade competente, cometerá o crime tipificado como condescendência criminosa.

    D) Advocacia Administrativa ocorre quando funcionário público patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da sua qualidade de funcionário público.

    E) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado ocorre quando o sujeito entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso.

  • A fim de responder à questão, faz-se necessária a análise das assertivas contidas em cada um dos itens e cotejá-las com a norma penal correspondente.
    Item (A) - A conduta descrita neste item corresponde ao delito de peculato, que se encontra tipificado no artigo 312 do Código Penal. Não se trata de corrupção ativa, sendo essa alternativa falsa.
    Item (B) - O crime de prevaricação está previsto no artigo 319 do Código Penal, que tem a seguinte redação: "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal". A conduta narrada neste item corresponde ao crime ao crime de “modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações" que está tipificado no artigo 313 - B, do Código Penal. Logo, a presente alternativa e falsa.
    Item (C) - O crime de condescendência criminosa está previsto no artigo 320 do Código Penal, que assim dispõe: "Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente". Logo, a conduta descrita neste item corresponde de modo exato ao crime nele também mencionado, sendo a presente alternativa verdadeira.
    Item (D) - A conduta descrita neste item corresponde ao crime de advocacia administrativa previsto noa artigo 320 do Código Penal. Já o crime de concussão está previsto no artigo 316 do Código Penal, que tem a seguinte redação:  "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". Sendo assim, a presente alternativa é falsa.
    Item (E) - O crime de excesso de exação está tipificado no artigo artigo 316, § 1º, do Código Penal, configura-se quando o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza. A conduta descrita neste item corresponde ao crime de "exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado", que está tipificado no artigo 324 do Código Penal. Com efeito, a presente alternativa é falsa.
    Gabarito do professor: (C)

  • ☠️ GABARITO C ☠️

    a) Peculato (art. 312)

    b) Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (art. 313-B)

    c) Condescendência criminosa (art. 320)

    d) Advocacia administrativa (art. 321)

    e) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado (art. 324)

  • INDULGÊNCIA >> CONDESCENDÊNCIA

  • A questão exige conhecimento da Parte Especial do Código Penal (CP), especificamente do Título XI – Dos crimes contra a Administração Pública, Capítulo I – Dos crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral (arts. 312 a 327, do CP).

    Passamos às alternativas.

    Letra A: incorreta. “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”, corresponde ao crime de peculato (art. 312, do CP), e não corrupção passiva.

    Letra B: incorreta. “Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente”, corresponde ao crime de Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (art. 313-B, do CP), e não prevaricação.

    Letra C: correta. Exatamente! A alternativa trouxe a literalidade do art. 320, do CP, que trata do crime de condescendência criminosa: “Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente”.

    Letra D: incorreta. “Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário”, corresponde ao crime de advocacia administrativa (art. 321, do CP), e não concussão.

    Letra E: incorreta. “Entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso”, corresponde ao delito de exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado (art. 324, do CP), e não excesso de exação.

    Gabarito: Letra C.

  • IndulGÊNCIA

    CondescendÊNCIA

  • Gabarito: C.

    ----------------

    A) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio, corresponde a (Peculato) corrupção passiva.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    B) Prevaricação (Modificação ou alteração não autorizada de Sistema de Informações) ocorre quando funcionário público modifica ou altera sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    C) Se o funcionário público deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar a conhecimento da autoridade competente, cometerá o crime tipificado como condescendência criminosa. CERTO.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    D) Concussão (Advocacia Administrativa) ocorre quando funcionário público patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da sua qualidade de funcionário público.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    E) Excesso de exação (Exercício Funcional ilegalmente antecipado ou prolongado) ocorre quando o sujeito entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso.

  • A)     Peculato – Art. 132 CP. A corrupção passiva ocorre quando “SOLICITAR ou RECEBER, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou ACEITAR promessa de tal vantagem. ” Art. 317.

    B)     Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações – Art. 313 B.

    A prevaricação ocorre quando “RETARDAR ou DEIXAR de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou PRATICA-LO contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Art. 319.

    C)     CERTA – Condescendência criminosa - Art. 320.

    D)     Advocacia administrativa – A concursão ocorre quando EXIGIR, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida. Art. 316.

    E)     Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado – Art. 324. O Excesso de exação ocorre quando “Se o funcionário EXIGE tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza. ” Art. 316, § 1º.

  • legal, legal, legal

  • GAB C

     Condescendência criminosa

           Art. 320 - Deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente:

           Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa.

  •  A- Peculato

    B- Na prevaricação você deixa de fazer algo motivado por um sentimento pessoal, preguiça, compaixão, etc.

    Para quem estuda focado em carreiras policiais, é um crime fácil de ocorrer quando o policial deixa de agir e não consegue fundamentar legalmente essa decisão. Uma coisa é não agir por motivos de segurança, outra coisa é não agir porque estava conversando com a namoradinha.

    C- (certo) Indulgência significa disposição para perdoar culpas ou erros; clemência, misericórdia. Lembre do princípio da legalidade no âmbito da coisa pública, só é possível fazer o que a lei determina, e a regra legalmente determinada é apuração e responsabilização. Quem perdoa é Deus, ou o particular que pode dispor do bem jurídico ofendido.

    Ou você possui capacidade para responsabilizar o subordinado, ou vai levar ao conhecimento de alguém competente (x9vagem necessária), caso contrário estará praticando o crime previsto no art. 320 do CP.

    D- A concussão nada mais é do que a corrupção passiva, mas com o verbo exigir. O “pacote anticrime faz de conta” até igualou as penas, antes a concussão tinha a pena menor, exemplo de anomalia que ainda encontramos diariamente no ordenamento jurídico brasileiro.

    E- O excesso de exação é uma forma qualificada de concussão, mas aqui o funcionário exige tributo indevido ou então emprega um meio vexatório.

  • -Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. – Peculato

    - Quando funcionário público modifica ou altera sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente.-Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações

    -Se o funcionário público deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar a conhecimento da autoridade competente, cometerá o crime tipificado como condescendência criminosa.

     

    -Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário. – advocacia administrativa

     -Quando o sujeito entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso. - Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

  • Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. – Peculato

    - Quando funcionário público modifica ou altera sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente.-Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações

    -Se o funcionário público deixar, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar a conhecimento da autoridade competente, cometerá o crime tipificado como condescendência criminosa.

     

    -Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário. – advocacia administrativa

     -Quando o sujeito entrar no exercício de função pública antes de satisfeitas as exigências legais, ou continuar a exercê-la, sem autorização, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substituído ou suspenso. - Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado

  • a) Peculato (art. 312)

    b) Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (art. 313-B)

    c) Condescendência criminosa (art. 320)

    d) Advocacia administrativa (art. 321)

    e) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado (art. 324)


ID
3775690
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme artigo 5° caput da Constituição Federal todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    a) XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    b) § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    c) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    d) LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    e) LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

    Fonte: CF/88.

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    b) ERRADO: § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    c) ERRADO: XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    d) ERRADO: LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    e) CERTO: LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • Gabarito: E.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    a) XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    b) § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    c) XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

    d) LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    e) LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • Imprescritíveis apenas

    AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS , CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO;

    RACISMO

    Mais recentemente, o Superior Tribunal de Justiça, No AREsp 686.965/DF, decidiu que a injúria racial deve ser considerada imprescritível.

  • Um breve resumo sobre a diferença entre Ação Popular x Ação Civil Pública cobrada no item D:

    Ação Popularpermite ao cidadão recorrer à Justiça na defesa da coletividade para prevenir ou reformar atos lesivos que forem cometidos por agentes públicos ou a eles equiparados por lei ou delegação. Há também a possibilidade de uma ação popular ser aberta quando a administração pública for omissa em relação a atos que deveria praticar. Todos os eleitores brasileiros, incluindo os menores de 18 anos, têm legitimidade para propor uma ação desse tipo. Há, no entanto, a necessidade de se demonstrar a lesividade ou ameaça ao direito provocada pelo ato da administração pública ou pela omissão desta.

    Ação Civil Pública – Regida pela Lei 7.347, de 24 de julho de 1985, a Ação Civil Pública pode ser proposta pelo Ministério Público, pela Defensoria Pública, pela União, os estados, municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações interessadas, desde que constituídas há pelo menos um ano. Conforme a lei, a ação civil pública, da mesma forma que a ação popular, busca proteger os interesses da coletividade. Um dos diferenciais é que nela podem figurar como réus não apenas a administração pública, mas qualquer pessoa física ou jurídica que cause danos ao meio ambiente, aos consumidores em geral, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

    BONS ESTUDOS!!!

  • Vamos simplificar!!

    A) Hipóteses de violação de domicílio:

    I) Flagrante delito

    II) Desastre

    III) Prestação de socorro.

    Nesses casos, não tem dia e não tem hora.

    IV) Ordem judicial - Durante o dia.

    Entendimentos Do STF:

    1) Boleia do caminhão não é considerada residência para fins do art.12 da lei 10.826/03

    2) Busca em veículos é equiparada a busca pessoal.

    B) Aplicação imediata

    C) São inafiançáveis : RAGA - 3TH

    São imprescritíveis: RA GA

    Racismo

    Grupos armados

    São insuscetíveis: 3TH

    Tortura

    Tráfico

    Terrorismo

    Hediondos

    D) Ação popular.

    E) Brasileiro nato = Não pode ser extraditado

    Naturalizado = Crime comum - Antes da naturalização

    Ou COMPROVADO ENVOLVIMENTO EM TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES

    ANTES OU DEPOIS DA NATURALIZAÇÃO

    Bons estudos!

  • A questão em tela versa sobre o assunto de Direitos e Garantias Fundamentais, o qual tem previsão na Constituição Federal, em seu artigo 5º até o 17.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a)  Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o inciso XI, do artigo 5º, da Constituição Federal, a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Conclui-se que a casa pode ser adentrada, sem o consentimento do morador, no caso de flagrante delito, para prestar socorro, e, durante o dia, por determinação judicial. Neste último caso, é importante destacar que é somente durante o dia, não podendo ser à noite.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o § 1º, do artigo 5º, da Constituição Federal, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Além disso, mesmo as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais que dependam de lei regulamentadora possuem aplicação mediata, seguindo o que foi abordado nesta alternativa.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com os incisos XLII, XLIII e XLIV do artigo 5º, da Constituição Federal, a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei, a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem, e constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    ESQUEMATIZANDO

    - Crimes Inafiançáveis e Insuscetíveis de graça ou anistia = 3T (Tortura, Tráfico e Terrorismo) + 1H (Crimes Hediondos).

    - Crimes Inafiançáveis e Imprescritíveis = Racismo + Ação de Grupos Armados

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, de acordo com o inciso LXXIII, do artigo 5º, da Constituição Federal, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, de acordo com o inciso LI, do artigo 5º, da Constituição Federal, nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. Esta assertiva transcreveu literalmente o dispositivo acima. Por isso, a alternativa "e" está certa.

    GABARITO: LETRA "E".

  • XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; 

  • LETRA A - A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem o consentimento do morador, salvo nos casos de flagrante delito, desastre e determinação judicial, sendo que nesta última hipótese o ingresso no período noturno dependerá de autorização judicial expressa.

    LETRA B - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais que dependam de lei regulamentadora têm aplicação contida.

    LETRA C - A lei considerará crimes imprescritíveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes e os executores.

    LETRA D - Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação civil pública que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou entidade de que o estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e ônus de sucumbência.

    LETRA E - Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

  • A) XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial

    B) § 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.

    C)   XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

    D) LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    E) LI - nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei;

  • Gabarito: E.

    Sobre a alternativa C:

    RAção + 3TH (Racismo, Ação de Grupos Armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático + Tortura, Tráfico, Terrorismo, Crimes Hediondos)

    Inafiançáveis: RAção + 3TH (todos os mencionados acima)

    Imprescritíveis: RAção

    Insuscetíveis de graça ou anistia: 3TH

    Fonte: CF/88 (art. 5º, incisos XLII, XLIII e XLIV)

  • A nova lei de abuso de autoridade trouxe uma previsão para tal inciso do artigo 5° (Sobre o horário para penetrar na casa do indivíduo.) Com autorização judicial não pode antes das 5h e depois das 21h.
  • gab E

    segue erro da alternativa d

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

  • Ação popular só em caso de lesão ao PPMM.

    Patrimonio público ou de entidade que o estado participe;

    Patrimonio histórico ou cultural;

    Meio ambiente;

    Moralidade administrativa.

  • PC-PR 2021

  • GABARITO: E

    Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

    CRIME COMUM - Antes <-

    TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES - Antes <- ou Depois ->


ID
3775693
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A partir do disposto na Lei 9.784 de 1999, que estabelece as normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    a) Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    ....

    b) Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    c) Art. 63. O recurso não será conhecido quando interposto:

    I - fora do prazo;

    II - perante órgão incompetente;

    III - por quem não seja legitimado;

    IV - após exaurida a esfera administrativa.

    d) Art. 40. Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo.

    e) Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • GABARITO: E

    a) ERRADO: Art. 56. § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    b) ERRADO: Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    c) ERRADO: Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada.

    d) ERRADO: Art. 40. Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo.

    e) CERTO: ATOS QUE NÃO PODEM SER OBJETO DE DELEGAÇÃO (art. 13 da Lei n° 9.784/1999): CENORA

    - matérias de Competência Exclusiva

    - edição de atos de caráter NOrmativo

    - decisão de Recursos Administrativos

  • A questão em tela versa sobre a lei 9.784 de 1999 (regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 56 da citada lei, das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito, sendo que o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior. Portanto, o recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão para que este possa a reconsiderar.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 54 da citada lei, o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos (prazo decadencial), contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. Além disso, no caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 63 da citada lei, o recurso não será conhecido quando interposto fora do prazo, mas o não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa. Logo, a expressão "impede a revisão do ato" torna esta assertiva errada.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 40 da citada lei, quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela Administração para a respectiva apresentação implicará arquivamento do processo. Logo, a expressão "implicará a improcedência do pedido por falta de provas, não impedindo, no entanto, a formulação de novo pedido, com os documentos faltantes" não está de acordo com o que prevê a legislação em tela.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o artigo 13 da citada lei, não podem ser objeto de delegação a edição de atos de caráter normativo, a decisão de recursos administrativos e as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade. A alternativa "e" transcreveu o disposto no dispositivo acima e, por isso, esta assertiva está correta.

    GABARITO: LETRA "E".

  • E) não podem ser delegados CENORA Art.13 III - Competência Exclusiva II - atos NOrmativos I- Recursos Administrativos
  • art13 lei. 9.784/99
  • Mnemônico CENORA na resolução da questão...


ID
3775696
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o que dispõe a Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAb.C

    Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

    § 6o Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

  • GABARITO: C

    a) ERRADO: Tipos de licitação: Mnemônico: MMM’S e Trufa

    Melhor técnica;

    Melhor preço

    Maior Lance ou oferta (Leilão)

    Técnica e preço

    b) ERRADO: Inexigibilidade de licitação: FAS

    Fornecedor exclusivo

    Atividades artísticas

    Serviços técnicos especializados

    c) CERTO: Art. 43. § 6o Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.

    d) ERRADO: Art. 59. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos.

    e) ERRADO: Art. 71. § 2o A Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato, nos termos do art. 31 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.

  • Pegadinha...isto que da querer acordar 5h da madrugada para resolver questão... atenção zero!

  • A questão em tela versa sobre a lei de licitações (lei 8.666 de 1993).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 45, da lei 8.666, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso, a de menor preço, a de melhor técnica, a de técnica e preço e a de maior lance ou oferta. O descrito, nesta assertiva, corresponde a modalidades de licitação.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o inciso III, do artigo 25, da lei 8.666 de 1993, é inexigível a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. Cabe acrescentar que a dispensa de licitação são casos em que a própria lei dispensa a Administração Pública de realizar o processo licitatório, ou seja, trata-se de um ato discricionário, ao passo que a inexigibilidade de licitação são situações em que não há a viabilidade de se realizar a licitação, portanto, neste caso, não é possível fazer um processo licitatório, podendo-se até enquadrar a inexigibilidade como um ato vinculado, por a lei não dar margem de escolha à Administração Pública acerca de se realizar ou não um processo licitatório.

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o § 6º, do artigo 43, da lei 8.666 de 1993, após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão. Esta assertiva transcreveu exatamente o que consta na lei citada acima e, por isso, está certa.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 59, da lei 8.666 de 1993, a declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos. Logo, os efeitos dos negócios firmados anteriormente à sua nulidade não serão mantidos. Logo, os efeitos não são produzidos a partir de sua publicação, já que estes retroagem. Além disso, cabe destacar que não há previsão acerca de que novos negócios não poderão ser realizados. Logo, esta assertiva se encontra totalmente em desacordo com a legislação.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 71, da lei 8.666 de 1993, a Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato, nos termos do art. 31 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Nesse sentido, cabe ressaltar que, em síntese, a culpa in vigilando se trata da situação em que aqueles que têm obrigação de vigiar tornam-se civilmente responsáveis pelos atos daqueles que deixam de vigiar adequadamente. Já a culpa in eligendo se trata da situação em que uma empresa passa a ter a culpa e a responsabilidade por ter escolhido determinado funcionário e este acaba cometendo um erro.

    GABARITO: LETRA "C".

  • Modalidades de licitação

    Art. 22.  São modalidades de licitação: 

    I - concorrência; 

    II - tomada de preços; 

    III - convite; 

    IV - concurso; 

    V - leilão

    Vl- Pregão (previsto em lei específica)

    Tipos de licitação

    1  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:           

    I - a de menor preço 

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta                     

  • Não leu modalidades né meu filho...

  • vc botou a A né kkkk, errou fihhh

  • § 6  Após a fase de habilitação, não cabe desistência [regra] de proposta, salvo [exceção] por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.


ID
3775699
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A partir do que disciplina a Lei 8.112/90, que institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 127.  São penalidades disciplinares:      

      I - advertência;

           II - suspensão;

           III - demissão;

           IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;    

           V - destituição de cargo em comissão;

           VI - destituição de função comissionada.

  • GABARITO: D

    a) ERRADO: Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    b) ERRADO: Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. Art. 60-E. No caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

    c) ERRADO: Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    d) CERTO: Art. 127. São penalidades disciplinares: I - advertência; II - suspensão; III - demissão; IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade; V - destituição de cargo em comissão; VI - destituição de função comissionada.

    e) ERRADO: Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

  • GABARITO - D

    Lei 8.112/90

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. 

    Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Art 37, CF § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

        

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada.

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão

  • A questão em tela versa sobre a lei 8.112 de 1900 (Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 28 da citada lei, a reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 60-E da citada lei, no caso de falecimento, exoneração, colocação de imóvel funcional à disposição do servidor ou aquisição de imóvel, o auxílio-moradia continuará sendo pago por um mês.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 68 da citada lei, os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo. Logo, a expressão "eventual" torna esta assertiva errada.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o artigo 127 da citada lei, são penalidades disciplinares a advertência, a suspensão, a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão e a destituição de função comissionada.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 122 da citada lei, a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. Logo, a expressão "apenas se agir com dolo" torna esta assertiva errada, já que, no caso de culpa, também é possível ingressar com uma ação de regresso contra o servidor que causou o dano.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Questão está listada como questões de constitucional, mas é mais de 8.112.

  • Sobre a assertiva A, cuidado para não confundir reintegração com recondução; em ambas há o "retorno" do servidor a cargo anteriormente ocupado, porém na reintegração, a reinvestidura (não retorno) ocorre em virtude de sua demissão ter sido invalidada por decisão judicial, por ter sido ilegal;

    na recondução, aquele que ocupou o cargo do demitido, é que volta para o cargo que ocupava; ou quando o servidor não obtém nota satisfatória em estágio probatório num cargo e retorna para o cargo que ocupava antes.

  • Só acrescentando um "pequeno detalhe" aos excelentes comentários dos colegas:

    A DISPONIBILIDADE, em si, não é uma penalidade. Pois é uma das possibilidades do servidor estável ser "aproveitado" no caso da invalidação da demissão de outro servidor também estável.

    O que configura penalidade é a cassação da disponibilidade   

    Art 127,

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;  

    Esforça-te, e tem bom ânimo!

  • GABARITO - D

    Lei 8.112/90

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor. 

    Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    Art 37, CF § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceirosassegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

        

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada.

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão

    ESTE COMENTÁRIO FOI DA COLEGA ABAIXO. AMANDA FERREIRA.

  • Gabarito D

    a) Provimento: - preenchimento de cargo, atribuindo as funções a ele inerentes a uma determinada pessoa;

    - pode ser: originário (nomeação); derivado (promoção , readaptação, reversão, reintegração, recondução, aproveitamento);

    Recondução: ocorre no caso de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo e no caso de reintegração do anterior ocupante .

    b) Auxílio moradia: pago a servidor público que tenha sido deslocado para exercer cargos em comissão ou cargos de natureza especial ou cargos de ministro de estado.

    - pago no valor comprovado de aluguel ou de hotel;

    - valor não pode ultrapassar 25% do valor do cargo em comissão;

    Requisitos cumulativos para a concessão:

    - onde não exista imóvel funcional disponível para uso pelo servidor;

    - cônjuge ou companheiro não ocupe imóvel funcional;

    - servidor ou cônjuge/companheiro não seja ou tenha sido proprietário, promitente comprador, cessionário ou promitente cessionário de imóvel no Município;

    - ninguém que more com o servidor receba auxílio-moradia;

    - o Município não se enquadre dentro da mesma região metropolitana, aglomeração urbana ou microrregião;

    - servidor não tenha sido domiciliado ou tenha residido no Município, nos últimos doze meses;

    - deslocamento não tenha sido por força de alteração de lotação ou nomeação para cargo efetivo;

    - não há prazo máximo de percepção.

    c) Adicionais: - pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    * insalubres-> prejudiciais à saúde;

    * perigosas -> com risco de vida;

    * penosas -> exijam esforço demasiado;

    - pela prestação de serviço extraordinário (hora extra);

    - adicional noturno;

    - adicional de férias.

    d) Penalidades disciplinares: - demissão; cassação de aposentadoria; cassação de disponibilidade; suspensão; destituição de cargo em comissão; destituição de função de confiança; advertência.

    e) Art. 37, § 6º - CF/1988: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

    Lei 8112/1990: - Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. - Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

  • Essa questão está desatualizada porque o auxíio moradia não tem mais prazo para ser fixado.

  • Gabarito: alternativa D.

    Erros:

    a) refere-se à reintegração;

    b) será pago por 1 mês ainda;

    c) somente aos que trabalham de forma permanente nesses locais;

    d) gabarito;

    e) responde em ação regressiva se agir com dolo ou culpa.

  • Gaba: C 

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:     

    Mnemônico:

    ADVERSUS DECAS DESDES

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;   

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada.

    Bons estudos!!

  • Sobre a B) Lembre-se que pode morar em HOTEL SIM, e ainda que conquista a sonhada moradia, para garantir o bolso, terá mais uma parcela a contar da aquisição.

  • Em 26/08/21 às 10:30, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 05/07/21 às 20:38, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 29/04/21 às 15:43, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 14/04/21 às 18:29, você respondeu a opção B. Você errou!

    Em 06/01/21 às 23:50, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 01/07/20 às 14:09, você respondeu a opção B. Você errou!

    PCPR

  • CAS + D3

    - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

     - advertência;

    - suspensão;

     - demissão;

     - destituição de cargo em comissão;

    - destituição de função comissionada.


ID
3844519
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em 2015, o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA) publicou a Resolução nº 25, apresentando a introdução geral do guia brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica. Levando em consideração questões gerais sobre bem-estar animal da referida introdução, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A - Correta

    B - É diretamente uma questão legal - existem regras, sanções e punições referente ao bem-estar animal.

    C - O benefício ao ser humano não é o valor de maior peso.

    D - O projeto é submetido a uma comissão ética ANTES de qualquer experimento.

    E - Os 3R's são: do inglês: Replacement - Substituição , Reduction - Redução e Refinement - Refinamento


ID
3844522
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As enfermidades causadas por bactérias do gênero Salmonella são as mais frequentemente relatadas em cobaias e, em razão da sua letalidade e dos riscos de transmissão tanto para humanos quanto para outros animais, a salmonelose talvez seja a doença infecciosa que mais exija atenção do médico veterinário bioterista. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os sorotipos isolados com maior frequência de colônias contaminadas são S. typhimurium e S. enteritidis, que podem ser introduzidos na colônia por alimentos, água ou cama contaminados com excreta de outros animais.
( ) A utilização de alimentos pasteurizados, cama autoclavada, controle das fezes e destruição/inutilização das gaiolas são medidas eficazes para retardar a reinfecção.
( ) O diagnóstico positivo depende do isolamento e da identificação do agente, que, nos casos agudos, pode ser identificado na urina, sendo o fígado o órgão de eleição para isolamento na necropsia.
( ) Em colônias de cobaias com infecção estabelecida, a solução conveniente é a eliminação de todos os animais, sanitização do ambiente e equipamentos e repovoamento com animais isentos de Salmonella.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
3844525
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A manutenção de boas condições de bem-estar em um biotério é essencial para garantir a homeostase dos animais de laboratório. Tais condições evitam estresse e proporcionam resultados científicos confiáveis. Levando em consideração as condições ideais de alojamento de ratos e camundongos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3844528
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O enriquecimento ambiental é um recurso que deve ser utilizado para promover o bem-estar dos animais de laboratório, melhorando sua qualidade de vida tanto na produção quanto na experimentação. Esse enriquecimento ambiental passou a ser recomendado por Russel e Burch, em 1959, como uma maneira de refinar os experimentos. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Russel e Burch criaram o princípio dos “Rs” para incentivar o refinamento dos experimentos, a redução e a reutilização dos animais, a fim de reduzir o número de animais de laboratório a serem utilizados nos experimentos científicos. Replacement (substituição), Reduction (redução) e Refinement (refinamento):

    B) As gaiolas devem ser mantidas livres de componentes acessórios, com oferta de água e ração comercial, a fim de assegurar melhores resultados científicos. As gaiolas devem ter componentes acessórios.

    C) Apesar de necessária, a limpeza das gaiolas pode perturbar a hierarquia social, pois remove as marcas olfatórias, de modo que, havendo ninhada, recomenda-se transferir uma pequena porção do ninho para a gaiola limpa. CORRETA

    D) A escolha do método de enriquecimento ambiental deve levar em consideração aspectos técnicos, como permitir descontaminação ou esterilização, e, além da higiene, devem ser evitados materiais como algodão e papel picado, por serem absorventes de fezes e urina.

    E) O enriquecimento ambiental deve ser evitado em experimentos nutricionais ou quando implicar aumento do número de animais, já que o benefício ético não supera o benefício científico. Beneficio ético supera o científico.


ID
3844531
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito da eutanásia de animais em laboratório e de acordo com a Resolução Normativa nº 37/2018, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Os métodos de eutanásia podem ser classificados como recomendados, aceitos com restrições ou inaceitáveis: a exanguinação por punção cardíaca, por exemplo, mesmo após anestesia geral, é considerada inaceitável.
( ) A utilização de micro-ondas não é recomendável para nenhuma espécie, mas pode ser utilizada com restrição em camundongos e ratos quando o objetivo for manter a integridade anatômica cerebral.
( ) Para suínos, um dos métodos recomendados inclui sedação, seguida da administração intravenosa de barbitúricos, podendo ser assegurada a morte pela administração de cloreto de potássio por via intravenosa.
( ) A participação ou exposição constante aos procedimentos de eutanásia pode provocar alterações na saúde física e mental dos envolvidos, motivo pelo qual há necessidade de se estabelecer um programa institucional para minimizar o problema, como o acompanhamento periódico dos profissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B (F,V,V,V) Primeira alternativa está errada, já que a punção direta no coração é um método aceitável, desde que feita após anestesia.

ID
3844534
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 33, de 18 de novembro de 2016, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, procedimento cirúrgico é definido como uma intervenção que requer acesso a um tecido vivo. A respeito do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3844537
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Coelhos, em virtude de algumas particularidades anatômicas e fisiológicas, são animais amplamente utilizados em experimentação científica. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3844540
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008, também conhecida como Lei Arouca, considera como pesquisa científica as atividades relacionadas com ciência básica, ciência aplicada e desenvolvimento tecnológico de produtos. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3844543
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Conhecer o status sanitário de animais de laboratório é importante para otimizar a utilização de animais em pesquisa científica. A respeito do assunto, é correto afirmar que animais que foram intencionalmente contaminados com um, dois ou mais microrganismos ou parasitos específicos são animais:

Alternativas

ID
3844546
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Resolução Normativa nº 17, de 03 de julho de 2014, do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal, dispõe sobre o reconhecimento, no país, de métodos alternativos no uso de animais em atividades de pesquisa. A respeito dessa resolução, considere as seguintes afirmativas:
1. Métodos alternativos são quaisquer métodos que possam ser utilizados para substituir, reduzir ou refinar o uso de animais em atividades de pesquisa, e a sua validação requer que as instituições de pesquisa estejam associadas à Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA).
2. Métodos alternativos validados são métodos cuja confiabilidade e relevância para um determinado propósito foram determinadas por meio de um processo que envolve estágio de desenvolvimento, pré-validação, validação e revisão por especialistas, o qual está em conformidade com os procedimentos realizados por centros de validação de métodos alternativos ou por estudos colaborativos internacionais.
3. Métodos alternativos reconhecidos são métodos alternativos validados pelo CONCEA, que pode fazê-lo considerando deliberação plenária do próprio CONCEA com base no parecer da câmara de métodos alternativos, ouvidos os órgãos oficiais pertinentes.
4. Após a validação do método alternativo, fica estabelecido o prazo de até 5 anos como limite para substituição obrigatória do método original pelo método alternativo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1 e 2 verdadeiras
  • após o reconhecimento pelo concea do método alternativo, fica estabelecido o prazo de até 5 anos como limite para a substituição obrigatória do método original pelo método alternativo.

ID
3844549
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A seleção de agentes farmacológicos apropriados para a espécie e suas vias de administração é essencial para o controle da dor durante procedimentos invasivos, sendo responsabilidade do médico veterinário desenvolver um plano de controle da dor e avaliação da sua eficácia. Considerando que será realizado um procedimento com grau de invasividade 3, segundo as definições do CONCEA, assinale a alternativa que apresenta o protocolo indicado para esse procedimento em ratos.

Alternativas

ID
3844552
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A utilização de animais de laboratório é fundamental em diversas áreas, sendo essencial que a equipe conheça a anatomia e a fisiologia da espécie que vai ser usada. Levando em consideração características anatômicas e fisiológicas de roedores e lagomorfos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3844555
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao modelo animal com as seguintes características biológicas: nasce pesando 4 a 6 g, desmama entre 18 e 24 dias, atinge a puberdade aos 50 dias, consome, na idade adulta, aproximadamente 25 g de ração e 50 mL de água por dia e as fêmeas possuem gestação de 19 a 21 dias.

Alternativas

ID
3844558
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O controle da dor é indispensável para evitar alterações fisiológicas, bioquímicas e comportamentais incompatíveis com o bem-estar animal e os estudos científicos. Para tanto, devem ser considerados alguns fatores antes da seleção do protocolo analgésico e anestésico, tais como espécie, grau de invasividade e duração da dor ou estresse. Para isso, devem ser utilizados agentes anestésicos, analgésicos e sedativos apropriados ao estudo e consistentes com as práticas médico-veterinárias atuais. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A anestesia inalatória pode ser induzida pela introdução do animal numa caixa onde é colocado algodão embebido do líquido anestésico, podendo ser mantida com máscara facial ou tubo endotraqueal com oxigênio e menor concentração do anestésico.
( ) Em procedimentos com grau de invasividade 3, recomenda-se a administração pós-operatória de analgésico sistêmico por 72 horas – meloxicam é um exemplo, cuja dosagem deve ser de 1 mg/kg via SC a cada 24 horas.
( ) Nos casos em que haja necessidade de anestesia dissociativa em um procedimento cirúrgico como laparotomia, um bom protocolo para anestesia em coelho é midazolam 4 mg/kg IV associado com cetamina 10 mg/kg IM.
( ) As vias IM e IP são as mais empregadas em pequenos roedores: em ratos adultos, a administração do fármaco por via IM no músculo quadríceps não deve exceder 0,3 mL por sítio; caso os volumes utilizados sejam maiores, a via IP no quadrante abdominal inferior direito permite aplicação de até 10 mL de solução.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3844561
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) publicou, em 23 de março de 2018, a Resolução nº 18, na qual são apresentados os níveis de biossegurança (NB) e a classificação de riscos de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) a serem aplicados em atividades de contenção. Nessa Resolução, o art. 3º define biotério como uma instalação física para criação, manutenção e manipulação de animais de laboratório. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E) INCORRETA - Classe de risco 1 no NB-1

    ...devem conter antessala, sala de materiais, sala para animais e sala de experimentação. - NB-3


ID
3844564
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os animais de laboratório podem ser classificados em dois grandes grupos: não consanguíneos, outbred ou heterogênicos, e consanguíneos, inbred ou isogênicos. As características genéticas são controladas pelo sistema de acasalamento apropriado para a colônia, cujo principal objetivo é preservar ou controlar o genótipo para uma determinada característica fenotípica. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) No método de acasalamento Poiley, a colônia é subdividida em 3 a 12 grupos, e quanto menor o número de unidades reprodutivas, maior será o número de grupos formados.
( ) O sistema rotacional é o mais utilizado em colônias com 25 a 100 unidades reprodutivas.
( ) Em grandes populações, o acasalamento ao acaso preserva os genes e suas frequências ao longo das gerações, desde que não ocorra seleção ou mutação.
( ) O método de acasalamento Falconer é um sistema rotacional no qual a colônia é subdividida em grupos e, ao invés de serem misturados novos grupos, fixa-se um dos sexos e promove-se a rotação do outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
3844567
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os resíduos resultantes da rotina operacional em biotérios que exigem tratamento específico antes do descarte são oriundos, principalmente, dos animais. Há várias opções efetivas para descarte de resíduos, entre elas o contrato com empresas especializadas que atendem às recomendações de segurança e trabalham de acordo com a legislação vigente. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3844570
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os animais de laboratório representam um risco para quem os maneja, pois, mesmo que não estejam experimentalmente infectados, podem estar carreando microrganismos patogênicos, inclusive zoonóticos, que contaminam as instalações do biotério, especialmente superfícies e objetos que estão em contato direto com os animais. Assim, para evitar a transmissão de doenças, deve haver desinfecção e esterilização adequadas antes e após a execução de tarefas, por meio de aplicação de agentes físicos ou químicos. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Tem muitos, Renato. É o que chamamos de linguagem de 4 quarta geração. Onde existem componentes prontos que se integram aos demais módulos e formam softwares de baixo acoplamento. Como são prontos, eles já passaram por testes unitários e homologação de acordo com suas funcionalidades.

    Eles precisam de passar por testes de integração, e diminui sim defeitos no produto final.

    Ex: Wordpress e Plugins, Bubble, Deplhi

  • B) A amônia quaternária é bastante efetiva contra diversas bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, mas não são eficazes contra os esporos bacterianos e tampouco contra vírus não envelopados (SPINOSA et al., 2006).


ID
3844573
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As barreiras sanitárias visam impedir que agentes indesejáveis presentes no meio ambiente tenham acesso às áreas de criação ou experimentação animal, além de que impedem que agentes patógenos inoculados em animais venham a se dispersar para o exterior do prédio. As barreiras de proteção de um biotério compreendem vários elementos, desde os materiais usados na construção até equipamentos sofisticados, para filtração de ar e esterilização. A respeito do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Autoclave utiliza o calor úmido, assim envolve calor, pressão e umidade.

  • Calor umido, 121°C.


ID
3844576
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No Brasil, é comum que os biotérios recebam linhagens de camundongos e ratos de diferentes fontes. Muitas dessas fontes, no entanto, não possuem ou apresentam programas sanitários pouco eficazes, inviabilizando o fornecimento de matrizes de animais com qualidade sanitária comprovada. Quando se dispõe de matrizes apenas dessas fontes, a equipe do biotério pode utilizar técnicas isoladas ou combinadas, com o intuito de buscar a melhoria do padrão sanitário dos animais recebidos. Com relação ao uso de técnicas para a limpeza de linhagens de animais de biotério, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Concordo

  • Concordo


ID
3844579
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Syphacia obvelata e Aspiculuris tetraptera são enteroparasitos oxiúricos comuns numa colônia de criação e manutenção de roedores de biotério convencional. De um modo geral, os parasitos são apatogênicos, mas em infestações altas podem ocasionar enterites, desidratação, prurido na região perianal e prolapso retal. Isso ocasiona problemas no desenvolvimento dos animais. Mediante essa situação, o médico veterinário deverá diagnosticar se há infestação pelos enteroparasitos com base na identificação morfológica dos ovos. Nesse sentido, os ovos de:

Alternativas

ID
3844582
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Numa instalação como biotério, é necessário realizar monitoramento sanitário para garantir a sanidade animal que, consequentemente, reflete nos resultados dos experimentos. Um dos monitoramentos é o parasitológico, no qual são aplicadas medidas de prevenção. É uma medida de prevenção:

Alternativas

ID
3844585
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os aspectos clínicos podem indicar enfermidades de diferentes sistemas orgânicos do animal. Considerando que a prática clínica em todas as suas modalidades e a assistência médica aos animais em medicina experimental é prática privativa do médico veterinário, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3844588
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O controle de qualidade de animais de laboratório é regulado por diretrizes e procedimentos técnicos com o objetivo de produzir e de manter animais com qualidade comprovada para o uso em pesquisa científica. O veterinário é um dos profissionais responsáveis pela implantação e/ou acompanhamento de metodologias que compõem o controle de qualidade do criatório animal. Diante o exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3844591
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para criar animais de laboratório, as instalações onde esses animais são criados (biotérios) devem possuir equipamentos especializados para manter a integridade das barreiras do local. Além disso, o local deve manter sob controle temperatura, umidade, ventilação e pressão, de acordo com a finalidade do biotério, considerando ainda a espécie de animal a ser criada/mantida no local. De acordo com essas necessidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) piso deve ser liso, polido, não escorregadio, impermeável, não absorvente, resistente a substancias químicas.

    b) as paredes devem ser lisas, impermeáveis e sem fendas.

    c) somente uma espécie por sala.

    d)

    e) separada de forma a não causar estresse nos animais e técnicos.