- 
                                Assertiva A    sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. 
- 
                                Inexistindo fator atrativo de próclise (p.ex. palavras negativas e partícula "que"), pode-se posicionar o pronome encliticamente, isto é, após o verbo. Na primeira alternativa, não há impedimento algum.   Letra A 
- 
                                Usa-se a próclise de forma obrigatória quando há elementos atrativos A - Não temos fator atrativo de próclise, portanto também podemos usar a ênclise   B- Verbo precedido de QUE atrai a próclise   C- A Conjunção subordinada SE atrai a próclise   D- Pronome relativo QUE atrai a próclise   E -Palavra de sentido negativo atrai a próclise   Corrija-me caso eu esteja errada 
- 
                                #Dúvida   Qto à alternativa E --->>> A colocação não seria facultativa tendo em vista que verbo está no infinitivo? Tenho anotado que será facultativa ainda que haja expressões atrativas.     A professora ainda cita que por questão estilística preferencialmente teremos ênclise (mas nesse caso não é regra, reforçando que gramatica admite próclise e ênclise indistintamente). 
- 
                                Questão passível de anulação.    Com verbos no infinitivo impessoal a regra preconiza a ênclise, mas, havendo palavra atrativa, a próclise torna-se facultativa. Alternativa E também está correta.    ...não se dar conta... ...não dar-se conta...    Ambas possibilidades são aceitas e estão corretas.  
- 
                                Girl Concursista, no caso da letra E faz-se necessária a próclise por conta da palavra "não", que é atrativa. 
- 
                                O gabarito parece estar errado!   O gabarito parece ser a letra E.   Quando uma oração tem o verbo no INFINITIVO, pode-se fazer ênclise, mesmo que haja fator de próclise. Neste caso é OPCIONAL.   Quanto à alternativa A, os colegas que comentaram a questão não chamaram atenção para o fato de a oração ser subordinada, introduzida pela conjunção integrante QUE, o que é um fator de próclise. Neste caso, a próclise não é opcional.   Ademais, é errôneo pensar que por não ter fator de próclise, seja opcional o uso da ênclise. Se não houver fator de próclise, é obrigatório o uso de ênclise (regra geral).   Usa-se próclise obrigatoriamente:       
- 
                                Bruno Henrique Sarruge, com verbos no INFINITIVO IMPESSOAL, precedidos de fator atrativo de próclise, a colocação pronominal é facultativa. Você está aplicando a regra geral em uma regra especifica/exceção. Sugiro que busque uma gramatica de língua portuguesa para esclarecer melhor sua confusão.    Ademais , como muito bem percebido pelo colega Francisco Freire, a alternativa A possui uma oração subordinada substantiva, o que por si só torna a próclise obrigatória. O que torna apenas a afirmativa E correta.    
- 
                                Se não for a letra "E" , então estou estudando errado! 
- 
                                GABARITO = A      LETRA (E) NÃO PODE SER, HAJA VISTA O NÃO ATRAI O PRONOME.     BORA CACETE, ACABAR COM TUDO C@RAI.  
- 
                                a questão pede o verbo que a colocação fica depois, e não os pronomes atrativos. 
- 
                                a questão pede o verbo que a colocação fica depois, e não os pronomes atrativos. 
- 
                                As palavras atrativas atraem a próclise: conjunções, advérbios e afins. Porém, o caso de próclise facultativa se dá quando o sujeito está próximo, como acontece na letra A - nossos atributos.    Portanto, GAB A  
- 
                                idade em que me considerava (bem) distante da juventude.                                                 adverbio?   alguem explica, por favor? 
- 
                                Resposta para yan chiarelli:   O advérbio "em que" atrai o pronome oblíquo átono fazendo a próclise ser obrigatória.   A próclise é opcional quando o verbo não inicia a oração e não há palavra atrativa que obrigue o seu uso.   Outra situação de próclise opcional é quando o verbo está no infinitivo não flexionado.   Ex: Espero não te magoar.       Espero não magoar-te.   Repare que, neste caso, a existência da palavra atrativa "não" é indiferente, pois a regra do verbo no infinitivo é a que vale. 
- 
                                GABARITO A   DICA:Um evento que percebi ao resolver várias provas da vunesp de coloção pronominal é que ela não aceita A FACULTATIVIDADE DA ÊNCLISE com verbo no infinitivo perante uma atração da próclise, ou seja, quando tiver uma atração de próclise essa prevalece para a VUNESP.   ...não se dar SOMENTE ESSA FORMA É CORRETA PARA VUNESP   SEI QUE SE TORNA MUITO RUIM TER QUE APRENDER A MATÉRIA E AINDA SABER O QUE A BANCA ADOTA, MAS DE NADA ADIANTA BRIGAR COM A BANCA. QUEREMOS MARCAR O X CORRETO, ENTÃO DEVEMOS CONHECER A BANCA. 
- 
                                Segunda questão em que aparece verbo no infinitivo e facultaria a utilização de próclise.  Provavelmente a Vunesp não está aceitando essa regra, porém é cabível recurso. 
- 
                                ... sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. 
- 
                                Se vc acertou essa questão, precisa estudar mais... 
- 
                                Fiquei confusa com esta questão. Vamos pedir o comentário do professor. 
- 
                                @Taciana Veríssimo Silva, ACREDITO QUE AS REGRAS SERIAM ESSAS:   A - TEMOS FATOR DE próclise, PORQUE SE TIVERMOS CONJUNÇÃO ANTES DO SUJEITO EXPRESSO (NOSSOS ATRIBUTOS), ELA SERÁ UM CASO ATRATIVO DE PRÓCLISE, portanto NÃO podemos usar a ênclise DEPOIS DO VERBO MODIFICAR,   B- Verbo precedido de QUE atrai a próclise C- A Conjunção subordinada SE atrai a próclise D- Pronome relativo QUE atrai a próclise   E -Palavra de sentido negativo atrai a próclise - NEM SEMPRE, POIS EM VERBOS NO INFINITIVO, PODE-SE USAR A ÊNCLISE MESMO HAVENDO FATOR DE PRÓCLISE. ESSA É UMA EXCEÇÃO À REGRA. Acredito que seja isso, e LOGO a alternativa "E" seria a correta. Se errado, corrijam-me 
- 
                                A - ... sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. Errado. Só seria facultativo se o sujeito fosse explícito em orações não subordinadas! ex: As crianças se abraçavam durante o intervalo. (sujeito as crianças, porém não é oração subor. pode ser abraçavam se ou se abraçavam)   Agora quando o sujeito está explícito em uma oração subordinada, somente a próclise é aceita. ex: Ele disse que as crianças se abraçavam durante o intervalo   Ele disse isso.   Nesse caso as crianças é o sujeito porém em uma oração subordinada substantiva. Apenas a próclise poderá ser usada.   fonte: Aula 47 - Elias Santana - GranCursos - Português do BRB.     alguém sabe se esse gabarito é o final? 
- 
                                LETRA  A A) nessa alternativa pode ser usada próclise ênclise.  B) Pronome relativo (usa próclise) C) Conjunção Integrante (Usa próclise) D) Pronome Relativo (usa próclise ) E) Palavra negativa (próclise)     
- 
                                CREIO QUE A NÃO ESCOLHA DA ALTERNATIVA "E" COMO CORRETA SE DÁ PELO FATO DE SER FACULTATIVO APENAS SE ACOMPANHADO DA "PREPOSIÇÃO PARA"  DESDE QUE SEJA COM FATOR ATRATIVO "NEGATIVO".   EX.:    PARA  SE EQUILIBRAR           PARA EQUILIBRAR-SE           PARA NÃO SE EQUILIBRAR           PARA NÃO EQUILIBRAR-SE     EX.:  ....não se dar conta.../    "NÃO É ACOMPANHADO DO PARA" PORTANTO, NÃO É FACULTATIVO. É OBRIGATÓRIO.    EX.:  ....PARA não se dar conta.../    " É ACOMPANHADO DO PARA" PORTANTO, É FACULTATIVO SEU DESLOCAMENTO.    EX.:  ....PARA não dar-se conta... "CORRETO, TAMBÉM.     
- 
                                Pode usar proclise ou enclise , pela ausencia da palavra atrativa ... ou seja tanto enclise quanto proclise esta correto .  
- 
                                Questão passível de anulação.   A alternativa E também está correta. 
- 
                                Jayson Pereira Godinho, a alternativa "E" está errada, pois o "não" exige próclise. 
- 
                                Verbos no infinitivo impessoal precedidos de palavra negativa ou preposição, cabe PRÓCLISE e ÊNCLISE. Recurso na certa!! 
- 
                                questão totalmente equivocada. questão que não é passiva de retificação,mas sim de anulação mesmo. Embora o gabarito,que é o item "A", da questão esteja errado,pois conjunção integrante atrai a próclise, ela teria que ser anulada, uma vez que existem duas possibilidades corretas. Os itens "D" e "E" Se analisarmos o item "D", também está correto, porque essa expressão "É QUE" ,se puder ser suprimida da oração e continuar a ter sentido,consequentemente será de realce, ou seja, não desempenhará função alguma na oração a não ser de realce,somente. E não vi,em nenhuma gramática, dizer que expressões expletivas são fatores de próclise.Portanto, fica facultada a colocação pronominal.  exemplo: ...É ele QUE  nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças... ele nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças... ou ...É ele QUE traz-nos a aceitação das ambiguidades, das diferenças... ele traz-nos a aceitação das ambiguidades, das diferenças... E no item "E" também seria facultativa a colocação pronominal antes ou depois do verbo, haja vista ele estar no infinitivo não flexionado, independentemente da palavra atrativa, no caso , a palavra "NÃO"     ATÉ AONDE VAI ESSAS LOUCURAS DESSAS BANCAS. QUEREM FERRAR COM OS CANDIDATOS, PORÉM ELAS PRÓPRIAS CAEM NAS ARMADILHAS MAL FEITAS. É BOLA PRA FRENTE! E SÓ UM CONSELHO A QUEM ACERTOU A QUESTÃO: ESTUDEM MAIS!!! 
- 
                                Alguém pode tirar uma dúvida? Na letra C, o for e o dado não estão como auxiliar e particípio respectivamente? nesse caso caberia proclise e enclise no auxiliar for. 
- 
                                Alexssandro,    creio que apenas a próclise, pois o "se" é conjunção subordinativa.     
- 
                                Usa-se a próclise de forma obrigatória quando há elementos atrativos A - Não temos fator atrativo de próclise, portanto também podemos usar a ênclise B- Verbo precedido de QUE atrai a próclise C- A Conjunção subordinada SE atrai a próclise D- Pronome relativo QUE atrai a próclise E -Palavra de sentido negativo atrai a próclise Corrija-me caso eu esteja errada 
- 
                                Comentário do Mestre Fernando Pestana sobre esta questão:    "A banca errou. A letra A é contestável entre os gramáticos. .... A letra É é incontestável, pois, diante de infinitivo impessoal (não flexionado, portanto), por mais que haja uma palavra atrativa, como o "não", a colocação pronominal é facultativa."   portanto: QUESTÃO DEVERIA SER  ANULADA 
- 
                                Pessoal, todas estão erradas! 
- 
                                Piada isso. A letra E é única que pode levar ênclise. Na letra A temos uma oração subordinada, e ela obriga a próclise, independente de ter conjunção ou da distância entre conjunção e pronome. 
- 
                                Questão chula!!!   O enunciado dá o comando: Assinale a alternativa em que é possível, segundo a norma-padrão, a colocação do pronome destacado também depois do verbo a que se vincula.   Entende-se que é possível ocorrer a ênclise e a próclise de acordo com a NORMA-PADRÃO, certo??   A letra (E) é a única que pode ocorrer os dois ao mesmo tempo: próclise e ênclise, pois há a regra do infinitivo.  
- 
                                
                            
- 
                                Na letra E não pode ocorrer o uso da ênclise pelo simples motivo de não ter a estrutura: para não + verbo no infinitivo, de  acordo com alguns gramáticos. Outros gramáticos pensam diferente, quando há apenas o infinitivo acompanhado de não, a ênclise e proclise são facultativos. O bizu é não se limitar a apenas um gramático e dar um espaço para o opinião de outros gramáticos 
                            
- 
                                Fundamento. Explico.   Questão passível de anulação. GABARITO é a letra e).   e) Julgar, aos 80 anos, que os melhores foram aqueles dos 15 aos 25 é não se dar conta de que.   Se o verbo estivesse no futuro do subjuntivo, a alternativa estaria errada. Contudo, o verbo está no infinitivo, caso em que se trata de regra especial, o que enseja, pois, tanto a próclise como a ênclise.   Logo, gabarito é a E.    
- 
                                A) ... sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos.   B) idade em que me considerava bem distante da juventude    Idade NA QUAL me considerava bem distante da juventude - Pronome relativo   C) Se me for dado o privilégio de chegar aos noventa...   CASO me for dado o privilégio- Conjunção subordinada condicional, verbo está no Futuro do subjuntivo    D) ... é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças...- Pronome relativo   E) Julgar, aos 80 anos, que os melhores foram aqueles dos 15 aos 25 é não se dar conta de que a memória é editora autoritária   DAR está no infinitivo pessoal- Julgar é VOCÊ não se dar conta [...]  
- 
                                PRECISO ESTUDAR COLOCAÇÃO PRONOMINAL URGENTE, SEMPRE ERRO. 
- 
                                PRECISO ESTUDAR COLOCAÇÃO PRONOMINAL URGENTE, SEMPRE ERRO. 
- 
                                Mas a letra A tem um "que", não entendi  
- 
                                Se me for dado o privilégio de chegar aos noventa, o se é conjunção subordinativa condicional, não conjunção integrante. Portanto, cabe questão, apesar da A ser bem mais perceptível.  
- 
                                SE LASQUEI!