SóProvas



Questões de Machine Learning


ID
396664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

E-readers são dispositivos tecnológicos que proporcionam a leitura dos livros em formato eletrônico, os quais são comumente denominados e-books.

Alternativas
Comentários
  • Leitor de livros digitais (e-Reader, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de mídia digital. Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico,[1] nas telas desses leitores, isso os aproximou muito da sensação de se ler um livro convencional por não utilizar iluminação, como as telas de cristal líquido (LCD), o que tem impulsionado a venda desses aparelhos em todo o mundo. O mais famoso deles é o Kindle, criado pela empresa estadunidense Amazon, que teve seu primeiro modelo lançado nos Estados Unidos, em 19 de Novembro de 2007; e no Brasil em outubro de 2009.[2]


ID
550897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao tratarem da relação entre o espaço, as organizações e a gestão empresarial, muitos autores reconhecem que, na última década, novas formas organizacionais foram popularizadas, tais como: sistemas de rede e organização virtual. Ao mesmo tempo, ocorreram alterações no local de trabalho. O desenvolvimento de escritórios virtuais e de ferramentas nômades (telefone celular, computador pessoal, Palm, Blackberry, iPhone) permitiu uma fragmentação do espaço organizacional e uma flexibilização das estruturas.
O impacto dessas alterações, especialmente quanto ao local de realização das tarefas, tem como consequência explícita a expansão do(a)

Alternativas
Comentários
  • Como caráter informativo, segue:

    LEI Nº 12.551, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

    Altera o art. 6o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, para equiparar os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados à exercida por meios pessoais e diretos


ID
834196
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quais as características da internet 3.0?

Alternativas
Comentários

ID
1256158
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A rede impôs aos demais meios de comunicação uma nova lógica em termos de ordenamento, linguagem, layout . Nesse sent ido, entende-se que a comunicação digital soma-se aos demais veículos de comunicação criando um ambiente que depende da utilização e do contexto que cada usuário faz. A web, em suma, permite:

Alternativas
Comentários
  • A_ www.revistas.usp.br/caligrama/article/download/64420/67082


ID
1488340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às especificidades do jornalismo na Internet, julgue o item subsecutivo.

A reportagem assistida por computador (computer-assisted reporting) é uma técnica do jornalismo online que não é utilizada na produção de conteúdo para as demais mídias devido ao alto custo de sua adaptação.

Alternativas
Comentários
  • "A reportagem com auxílio do computador é mais conhecida pelas siglas que a representam: RAC ou CAR (em inglês, de computer-assisted reporting).

    Filha do jornalismo de precisão, trata-se de um conjunto de técnicas de reportagem que usam o computador como ferramenta principal. O objetivo é ganhar velocidade e precisão na apuração e análise de grandes quantidades de dados quando se escreve uma reportagem. Entre essas técnicas destacam-se pesquisa avançada na internet, uso de planilhas eletrônicas, desenvolvimento de bancos de dados -além de conceitos estatísticos emprestados às Ciências Sociais.

    O RAC foi desenvolvimento originalmente nos EUA e seu pioneiro foi Philip Meyer [1], que usou um computador mainframe para analisar dados de uma pesquisa sobre moradores de Detroit que participaram das revoltas de 1967. A técnica se popularizou nos anos 80 com a implantação de microcomputadores nas redações norte-americanas. O primeiro Prêmio Pulitzer, o mais prestigioso entre jornalistas nos EUA, veio em 1988, para uma reportagem que usou técnicas de RAC para desvendar a discriminação na liberação de financiamentos habitacionais em Atlanta.

    No Brasil, a técnica começou a ser usada a partir de 1995, com a difusão da internet comercial. As primeiras reportagens mais aprofundadas começaram a ganhar espaços nobres na primeira página da Folha de S.Paulo, realizadas por jornalistas como Jose Roberto de Toledo e Fernando Rodrigues.

    O primeiro Prêmio Esso foi conquistado por jornalistas de O Globo em 2005, com uma investigação sobre o enriquecimento de políticos do Estado do Rio de Janeiro.
    A entidade que mais promove as técnicas de RAC no Brasil é a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem_com_aux%C3%ADlio_do_computador

  • A RAC tem BAIXO CUSTO, uma vez que utiliza bancos de dados e recursos digitais disponíveis.


ID
2082478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à utilização de web semântica, aplicativos, algoritmos e bancos de dados, bem como a manifestações ciberculturais que alteram as formas de comunicação e o jornalismo contemporâneos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    "Jeffrey Herbst, presidente do site Newseum, afirmou que em nosso mundo digital o algoritmo é um editor porque muitas vezes determina, num plano personalizado, quais as matérias jornalísticas os usuários devem ver. Para Herbst, esta revolução levanta questões sobre como os sites da mídia social negociam sua condição essencial de buscar o lucro com seus novos papéis de fornecedores de informação e a responsabilidade social que isso acarreta em sociedades democráticas."

     

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornalismo-na-internet/robos-eletronicos-como-ombudsman-na-imprensa/

  • Execução das regras das ontologias exige avaliar a correção do conteudo da a internet, a qual não possui nenhum controle obrigatório de autenticidade. Qualquer um pode falar qualquer coisa, independentemente de qualquer que seja o assunto na web; todo e qualquer tipo de informação pode ser disponibilizado na web. Uma solução possível é assinaturas digitais

  • Também pensei assim.


ID
2082493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em decorrência da reestruturação e da incorporação das tecnologias digitais de comunicação, os processos de apuração, produção, circulação e consumo de informações no jornalismo têm sido modificados, de maneira a se contribuir para a adoção da convergência jornalística digital. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    "A convergência jornalística é um processo multidimensional que, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais de telecomunicação, afeta o âmbito tecnológico, empresarial, profissional e editorial dos meios de comunicação, propiciando uma integração de ferramentas, espaços, métodos de trabalho e linguagens anteriormente separadas, de modo que os jornalistas elaboram conteúdos que se distribuem através de múltiplas plataformas, respeitando a linguagem própria de cada uma." 

     

    Livro: A revista e seu jornalismo. Frederico de Mello B. Tavares, Reges Schwaab (orgs.). Porto Alegre: Penso, 2013. p.254


ID
2113450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de criação e produção de projetos gráficos, cibercultura, produção digital, ilustração, web design e softwares de editoração eletrônica, julgue o próximo item.


Cibercultura refere-se ao advento de novas mídias e seus impactos na sociedade.

Alternativas
Comentários
  • "Novas mídias" é extrapolação. Alguém pode inventar uma nova mídia analógica, fisicamente fora do campo digital - WEB -, de internet, e não poderá ser enquadrada em Cibercultura. O conceito de mídia vai além da cultura 'ciber'.

  • Termo criado por Pierre Levy, "cibercultura" significa as mudanças ocorridas no campo cultural por meio do advento e disseminação das novas mídias. É cibercultura o surgimento de novas manifestações artísticas, novos costumes, novos hábitos e novas formas de pensar manifestadas no ciberespaço.

    A cibercultura não é um marco zero na cultura

  • certa

    O ciberespaço pode ser considerado a condição de existência da cibercultura, que abriga a rede de computadores interconectados, ou que dela se utilizam e de sua produção.


ID
2278879
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conjunto de ferramentas e procedimentos de organização e design do conteúdo que tornam a navegação lúdica, estimulando os usuários a se engajar, de modo a seguir caminhos de navegação desejados e/ou resolver problemas com a mínima distração possível, é a técnica chamada

Alternativas
Comentários
  • O que é “gamification”?
    Respondido por Leandro Kenski, especialista em marketing digital

    Gamification é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica.

    Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca.

    A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento. As recompensas pelas interações dos usuários podem variar desde incentivos virtuais, como medalhas (ou “badges”, como é mais usual), até prêmios físicos.

    Um exemplo interessante é a plataforma GetGlue, em que os participantes recebem “prêmios” por suas atividades culturais, como leitura de livros e filmes ou programas de TV assistidos. Além de receber adesivos virtuais que identificam seus “gostos”, os usuários também passam a contar com descontos e acesso a promoções ligadas aos produtos culturais que mais consomem no mundo físico.

    A vantagem do modelo é que ele instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

  • Crossmedia (também conhecida como cross media ou cross-media) é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. O conceito surgiu originalmente na Publicidade na década de 90 para se referir a uma ação mercadológica transmitida em múltiplos meios (por exemplo: tv, revista, jornal, etc).

    A área de Narratologia e Storytelling também se utilizam do termo para se referir a uma história (narrativa) que é replicada em outro meio (mídia) e/ou uma nova narrativa mantendo-se o mesmo universo criativo original.

    A evolução do conceito é a Narrativa transmídia, que envolve múltiplas narrativas que mantém o mesmo universo criativo e cuja história cruza em um ou mais momentos, influenciando ou sendo influenciada pela narrativa anterior.[1]

  • Hipertextualidade

    Produção coletiva do conhecimento, ele se fundamenta na participação de diferentes autores e de equipes interdisciplinares que realizam uma atividade cooperativa.

    Fóruns de discussão, páginas pessoais, blogs são exemplos de hipertextualidade.

  • O jornalismo passou a usar “destaques interativos” para conseguir leitores. Ou seja, as publicações se adaptaram à era digital oferecendo testes e jogos, como notícias, como alternativas populares e irresistíveis para o público.

    O The New York Times conseguiu em janeiro o maior dia de tráfego da sua história, com 3,8 milhões visitantes únicos, quando publicou um teste de “dialeto interativo “como notícia. A estratégia permite cobrar mais por publicidade, porque os resultados estão baseados nas tabelas de visitantes mensais.

    É a “gamificação do conteúdo” explicou o professor Joshua Benton, de Harvard: “pegue a mesma dinâmica que faz dos jogos e do compartilhamento social algo viciante e use-o de maneira que se conecta com conteúdo”. A análise foi publicada em artigo do próprio The New York Times, assinado por Leslie Kauffamn , traduzido pelo Estadão na edição de 10/03, pg B17.

    Fonte: http://notaalta.espm.br/o-assunto-do-dia/gamificacao-do-conteudo-chegou-aos-jornais/

  • letra c

    A gamificação nas empresas pode ser utilizada como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado de colaboradores, algo já utilizado por companhias de diversos portes e segmentos.

    Gamificação é a utilização de mecânicas de jogos para resolver problemas práticos ou despertar engajamento entre um público específico. Também pode ser aplicada para despertar ou motivar comportamentos, prevenindo impactos negativos durante um processo de mudança, ou, ainda, para lidar com assuntos delicados, como cobranças de desempenho profissional.

  • ATENÇÃO NO ENUNCIADO

    O conjunto de ferramentas e procedimentos de organização e design do conteúdo que tornam a navegação lúdica (PALAVRA CHAVE DA GAMIFICAÇÃO - conteúdo informativo em forma de game/jogo) , estimulando os usuários a se engajar (...)

     

  • Gamificação: conjunto de ferramentas e procedimentos de organização e design do conteúdo que tornam a navegação lúdica, estimulando os usuários a se engajar, de modo a seguir caminhos de navegação desejados e/ou resolver problemas com a mínima distração possível.


ID
2490925
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Eventualmente, jornalistas precisam processar grande volume de dados para subsidiar reportagens especiais multimídia. Assim, um sistema que possibilite consultar de forma automatizada o material em questão, a formação de uma equipe de profissionais para se dedicar exclusivamente à função e a existência de ferramentas que possibilitem a chamada “apuração distribuída”, isto é, com a participação da sociedade no uso de plataforma aberta de dados, são procedimentos que resultam em conteúdo jornalístico diferenciado e de qualidade.


Com relação ao chamado jornalismo de dados, infere-se que:

Alternativas
Comentários
  • “apuração distribuída” O conceito é apresentado e exemplificado através de um estudo de caso do jornal britânico The Guardian. O caso sugere que a apuração distribuída pode ser uma alternativa viável para manter a qualidade do jornalismo em um contexto de crise financeira. Este trabalho debruça-se sobre uma prática surgida da mescla do potencial colaborativo dos microcomputadores da audiência unidos em rede mundial e do webjornalismo participativo

     

    FONTE: https://pt.scribd.com/doc/20558167/A-apuracao-distribuida-como-tecnica-de-webjornalismo-participativo


ID
2640832
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da cibercultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra e

    Willian Gibson, o termo designa todo conjunto de rede de computadores nas quais circulam todo tipo de informação. É o espaço não físico constituído pelas redes digitais.

     

    Como afirma Lévy (1999, p. 17), o ciberespaço é "o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores".

     

    fonte; http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

  • O termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo, seja por meio da construção colaborativa, das multimodalidades e/ou da hipertextualidade. Em decorrência disso, em 2000, o pesquisador Pierre Lévy detalha a ideia da conexão planetária

  • ITEM E (O enunciado pedi CIBERCULTURA, quem trata essa abordagem no ciberespaço é Pierre Lévy)

     

    Para Gibson, ciberespaço é um espaço não físico no qual uma alucinação consensual pode ser experimentada diariamente pelos usuários. Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea.

     

    http://www.pedagogia.com.br/artigos/ciberespaco_cibercultura/index.php?pagina=1

     

     

    O escritor americano William Gibson inventou o termo ciberespaço em 1982, para se referir ao ambiente virtual criado pelas redes de computadores. Dois anos depois, publicou seu romance de estréia, Neuromancer, que influenciou a trilogia Matrix e se tornou o trabalho mais conhecido do subgênero da ficção científica chamado cyberpunk.


    (https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sdH0dNeOp6oJ:https://link.estadao.com.br/blogs/renato-cruz/william-gibson-o-ciberespaco-e-aqui/+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b-ab)

     


ID
2643178
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Novas tecnologias a serviço do jornalismo, da divulgação do conhecimento científico e da comunicação social como um todo vêm abrindo frentes inéditas para tornar mais eficaz a transmissão de informações, de maneira clara e agradável. Produzir novas experiências sem a perda de qualidade de conteúdo é um desafio que a RV (realidade virtual) pretende vencer. O objetivo central básico da RV, com a criação de cenas tridimensionais e condições acessíveis de interatividade, é fundamentalmente descrito em uma única palavra, para aquilo a que se propõe. Assinale a alternativa que apresenta essa palavra.

Alternativas
Comentários
  • Realidade Virtual é uma tecnologia de interface capaz de enganar os sentidos de um usuário, por meio de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

     

    Fetichismo: admiração exagerada, irrestrita, incondicional por uma pessoa ou coisa; veneração. 

  • Realidade virtual só pode ter como objetivo a imersão (numa realidade fictícia, mas que é sentida como real - algo parecido ao que ocorre num sonho).


ID
2643187
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a justificativa para os pesquisadores da área de produção digital utilizarem o termo topologia ao se referirem à pesquisa teórica das Redes Sociais.

Alternativas
Comentários
  • "Augusto de Franco (2008) aponta que as topologias são essenciais para a compreensão das redes sociais. Para ele, assim como para outros autores, a metáfora da rede é essencial justamente por possibilitar a percepção de topologias mais ou menos eficientes para a ação dos grupos sociais. Franco parte de um memorando de Paul Baran (1964) para discutir que as redes sociais possuem três topologias básicas possíveis: distribuída, centralizada e descentralizada "


    Fonte: http://www.ichca.ufal.br/graduacao/biblioteconomia/v1/wp-content/uploads/redessociaisnainternetrecuero.pdf


ID
2681734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Podemos dizer que a imagem é narrativa. Por mais estática que ela seja, outras tantas são desencadeadas em nossa mente, num movimento frenético de associações. Nossas ideias se constroem a partir de imagens. A imagem é questionadora e sempre tentaremos encontrar uma resposta diante dela. Por último, em uma perspectiva subjetiva e até um pouco poética, ela é o próprio espelho, na lente da câmera, na tela, nos olhos de outro alguém. A imagem é a linguagem da alma.

Márcia Nogueira Alves et al Mídia e produção audiovisual: uma introdução Curitiba: IBPEX, 2008 (com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à teoria da imagem.


As novas tecnologias têm investido em experiências estéticas que sejam simulacros da realidade, incluindo-se entre elas a realidade aumentada, que insere objetos virtuais em ambientes reais.

Alternativas
Comentários
  • Realidade aumentada, que não deve ser confundida com realidade virtual - ambas simulacros da realidade possibilitados pelas novas tecnologias.

  • Designa-se realidade aumentada (RA) ou (AR) a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma camera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. O uso mais popular da realidade aumentada é o entretenimento através dos filtros para fotos em aplicativos móveis de redes sociais e games como o Pokemon Go, porém atualmente a realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais. O uso de vídeos transmitidos ao vivo digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador também podem ser considerados como um tipo de realidade aumentada.

  • Realidade aumentada: você enxerga objetos virtuais num ambiente real. Ex.: Pokemon GO

    Realidade virtual: ambiente 100% virtual. Ex.: Sword Art Online

  • Isso é algo que está bombando atualmente. Há aplicativos, por exemplo, em que você aponta a câmera do celular para o seu pé e ele lhe mostra uma simulação de como este tênis ficaria calçado em você. 

    Resposta: Certo

  • GAB C

    Assim como vem acontecendo com diversas outras tecnologias, a realidade aumentada (AR) deixou de estar presente apenas na ficção científica. Com a transformação digital, ferramentas inovadoras são cada vez mais comuns em nossas vidas.

    A realidade aumentada é utilizada de muitas formas tais como no ensino, design de produtos, ações de marketing ou em treinamento e suporte em plantas industriais

  • Isso é algo que está bombando atualmente. Há aplicativos, por exemplo, em que você aponta a câmera do celular para o seu pé e ele lhe mostra uma simulação de como este tênis ficaria calçado em você

    Fonte: Victor Dalton | Direção Concursos

  • Kinnect do Xbox


ID
2727751
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os laços sociais estabelecidos pelas redes sociais foram classificados pelo sociólogo americano, Mark Granovetter (apud Martino, 2015), em laços fortes, fracos e ausentes, dependendo da quantidade de tempo que se despende com essa pessoa; da intensidade emocional do vínculo; da intimidade, confiança mútua e reciprocidade.


Com base nessas premissas, identifique cada afirmativa a seguir como Verdadeira ou Falsa.


I. Laços fortes são mais importantes porque, quanto maior o vínculo emocional e afetivo, maior a quantidade de informações que são trocadas entre seus pares.

II. Laços fracos são mais importantes, porque eles se espalham em várias direções, justamente porque não possuem vínculos diretos, atingindo um número maior de pessoas e ampliando a capacidade de distribuição da informação.

III. A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede.


Então, assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Linha de raciocínio pra acertar essa (levando em consideração princípios não de Jornalismo mas de "Provologia"):


    1) Os itens I e II são antagônicos, logo ficam descartadas as alternativas B e D, que os consideram ou ambos verdadeiros ou ambos falsos.

    2) Sobrando as alternativas A e C, constata-se que em ambas o terceiro item é V - portanto o terceiro item com certeza está correto.

    3) Estando correto o terceiro item e ele dizendo que "A força dos laços fracos está ligada..." isso revela que os laços fracos são mais importantes - portanto o item II está correto e o item I está errado.


    Assim, FVV: alternativa C

  • "Embora, em geral, a tendência na vida cotidiana seja dar mais importância aos laços fortes, o autor propõe, em seu modelo, que os laços fracos podem ter uma importância maior na dinâmica de funcionamento das redes por conta de seu tamanho - quantitativamente, o número de 'conhecidos' é maior do que o de 'amigos' e 'familiares', aumentando a amplitude de divulgação de dados existentes nesse tipo de contato. [...] A força dos laços fracos está ligada à distância existente entre pontos de uma rede".

     

    -Teoria das Mídias Digitais, Luís M.S. Martino

  • Laços Fraco

    Os laços fracos tendem a ter um menor vínculo no ambiente social, pois compõem uma variedade de experiências e formações distintas. Segundo Mark Granovetter, os laços fracos conectam diversos grupos devido sua característica intrínseca de heterogeneidade. Neste caso, os indivíduos da rede se comunicam sem criar proximidade, ou seja, não demanda interações para ser mantido, é uma relação mais fluida e menos conectada, na qual não há intimidade, reciprocidade ou mesmo confiança.

     

    Laços fracos como coloca Granovetter são definidos pela comunicação que surge ao redor da informação naquele exato momento. Um indivíduo está mais propenso a ouvir o que provém de um laço fraco do que aquilo que vem de laços fortes.

     

    A mais provável explicação para este apontamento é de que os laços fracos são mais eficazes em atingir outros indivíduos. Dessa forma, eles se tornam relevantes por serem propensos a criar mais pontes do que os laços fortes, além do esperado.

     

    Granovetter constata que indivíduos escassos de “Laços Fracos” carecem de informações de partes mais distantes dentro do seu próprio meio social, sem essas ligações há uma maior disposição ao isolamento, retida em seus clusters Nesse sentido, se tornam essenciais para a inclusão dos seres à sociedade. Quanto menos laços fracos houver, há maior dificuldade de circular novos saberes e maior fragmentação dos grupos.


ID
2795140
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversos termos que podem ser associados ao universo da cibercultura, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Letra E

  • Centralizada algo amarrado;descentralizada algo livre,solto.Na internet geralmente tudo é livre,solto.

  • "A lógica hierárquica, centralizada e fechada persiste nos bancos de dados como serviços comerciais independentes ou como arquivos dos periódicos em papel disponíveis para consulta pública, enquanto que o jornal digital permite um modelo horizontal e descentralizado de armazenamento das notícias.(Gonçalves, 2002, p. 53)"

    GONÇALVES, Elias M. O jornal digital como epicentro das redes de circulação das notícias. Pauta Geral, ano 9, n.4, Ed. Calandra, 2002a


ID
2795143
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as comunidades no espaço virtual, leia o texto a seguir.

O sentido de comunidade se __________no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam ___________ em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades ___________. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do ____________. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação ___________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • reforça – livremente – virtuais – indivíduo – momentânea.


    O sentido de comunidade se REFORÇA no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam LIVREMENTE em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se uma troca de bits e bytes de identidades VIRTUAIS. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do INDIVÍDUO. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação MOMENTÂNEA.

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais." (MARTINO, p.125)

    Fonte: Comunicação e Identidade: quem você pensa que é? Luís Mauro Sá Martino

  • "Nesse sentido, o sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca. O espaço da comunidade deixa de ter limites geográficos e torna-se a troca de bits e bytes de identidades virtuais. Essa independência da participação virtual altera o sentido de comunidade: trata-se de uma participação efêmera, regida pelo interesse imediato e pela vontade do indivíduo. Os laços são criados e se desfazem quase imediatamente. Enquanto uma pessoa acessa uma página, ainda que por alguns segundos, faz parte da comunidade virtual de leitores. Depois disso pode nunca mais voltar, o que faz com que o sentido de comunidade nesse contexto, seja o de identificação momentânea " (MARTINO, p. 276)

    Fonte: Teorias da comunicação: Ideias, conceitos e métodos, Luís Mauro Sá Martino


ID
2889160
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Araguari - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De modo geral, as novas tecnologias de comunicação e informação estão associadas à interatividade e a quebra com o modelo comunicacional um-todos, onde a informação é transmitida de modo unidirecional, adotando o modelo todos-todos, em que aqueles que integram redes de conexão operacionalizadas por meio das NTIC fazem parte do envio e do recebimento das informações. Aponte a caracaterística (de um sistema, equipamento, programa, etc.) que deve funcionar em interação com o usuário, ou seja, com a participação deste a cada etapa, por meio de comandos diante do repertório de opções disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • O termo "interatividade" em geral ressalta a participação ativa do beneficiário de uma transação de informação. De fato, seria trivial mostrar que um receptor de informação, a menos que esteja morto, nunca é passivo.

    Cibercultura, Pierre Lévy


ID
2932441
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Itaquaquecetuba - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A mesa da Câmara convocou os jornalistas contratados para que apresentassem uma proposta de mídia que facilitasse a interatividade dos munícipes e, com isso, permitisse que a edilidade tivesse mais agilidade na resposta aos anseios dos moradores. Os profissionais sugeriram a criação de um jornal online que permitisse que a notícia fosse apropriada, lida, modificada, distribuída e referenciada, sem nenhum custo para o leitor. Isto é, foi apresentada uma proposta de Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo Open Source (código fonte aberto) é também é conhecido Jornalismo Cidadão (citizen journalism), Jornalismo Colaborativo ou Jornalismo Democrático.

    GAB D


ID
2938480
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em novembro de 2017, o jornalista Jeferson Martinho publicou um artigo no Observatório da Imprensa sintetizando a opinião de vários estudiosos sobre “a internet da conexão permanente, do celular conectado, do acesso fácil que liga em redes (sociais) indivíduos de todo o planeta e faz com que eles se agrupem segundo seus interesses, gostos, opiniões e similaridades”. Segundo o autor, paralelamente desenvolveu-se uma tecnologia que permite o conhecimento da opção dos indivíduos por determinados conteúdos e opiniões. Isto é, nas plataformas digitais foram criados filtros que retroalimentam as mesmas escolhas, criando um círculo vicioso. Com o uso dessa tecnologia, os usuários

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do artigo O beco sem saída do pensamento binário e sua relação com os algoritmos

    O fenômeno foi abordado a partir do conceito que ficou conhecido como filtros-bolha: a opção dos indivíduos por determinados conteúdos e opiniões apenas reforçaria aquilo que eles já sentem, fazem ou pensam. Nas plataformas digitais, isso cria filtros que retroalimentam as mesmas escolhas, criando um círculo vicioso. Os usuários são menos expostos a pontos de vista conflitantes com os seus, e por isso são isolados intelectualmente em suas bolhas de informação e cultura. No entanto, o problema é bem maior. Os filtros-bolha são apenas um efeito, não a causa.

    Fonte: http://observatoriodaimprensa.com.br/novas-tecnologias/o-beco-sem-saida-do-pensamento-binario-e-sua-relacao-com-os-algoritmos/

  • GABARITO: E. Não acho correto as bancas pegarem artigos de jornalistas e colocarem estes como se fossem teóricos da comunicação, a não ser que de fato eles tenham teorias criadas e respaldadas cientificamente e que eles de fato sejam teóricos da comunicação, senão as questões ficam muito abrangentes e por mais que a gente estude "Teorias da comunicação e do jornalismo", nunca bastará! É evidente que não foi o caso dessa questão, porém, vi muitas questões assim. Mas, essa é uma humilde opinião de uma concurseira!


ID
2988862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de press release e outras produções de assessorias de imprensa, julgue o item seguinte.


As novas tecnologias direcionadas para o acompanhamento de tendências facilitam o trabalho das assessorias na elaboração do clipping e dos respectivos relatórios, devido aos sistemas automatizados de busca e monitoramento de notícias por assunto.

Alternativas
Comentários
  • “Por que investir dinheiro em uma ferramenta de monitoramento se posso usar o site de buscas (Google) para fazer o clipping?”. assessordeimprensa.com.br

  • Certo

    Existem inúmeras ferramentas tecnológicas, como o Google Trends, que permitem o monitoramento dos assuntos que estão sendo discutidos em uma sociedade. Esse tipo de plataforma auxilia o trabalho da assessoria de imprensa ao realizar o clipping ou escrever releases relevantes para os veículos de comunicação. 

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

  • JUSTIFICATIVA - CERTO. Houve um grande salto qualitativo em relação à facilidade e à velocidade com que podem ser obtidos indicadores de tendências de opinião do público — providência que antes dependia com frequência de grandes esforços metodológicos e, por vezes, de contratações de empresas especializadas. Sem prejuízo de eventuais terceirizações, as ferramentas de busca disponíveis na Internet possibilitam a elaboração de relatórios de tendências quase imediatos.


ID
2988892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à atividade do gatekeeper e do processo de gatekeeping no âmbito jornalístico, julgue o item a seguir.


O rastreamento de conteúdos mediante palavras-chave por robôs eletrônicos otimiza a busca online e serve de auxílio para o assessor de imprensa avaliar as palavras-chave mais adequadas para seus textos e releases a serem enviados aos veículos de divulgação e, dessa forma, atuar no processo de gatekeeping.

Alternativas
Comentários
  • Bastante sinistra essa realidade.

  • também não entendi essa realidade..

    acredito que não vai ser com a busca por palavras-chave que o assessor vai ter um texto publicado na imprensa. o foco maior é o interesse público do conteúdo do seu assessorado

  • A questão quer que o candidato relacione conhecimentos sobre motores de busca (google e congêneres), com estratégias de melhor aproveitamento de releases. Neste caso a alternativa está correta, uma vez que o assessor poderia, em tese, influenciar no processo de gatekeeping ao escolher palavras-chave com elevados critérios de noticiabilidade.

    Imagine que você é dono de uma start-up de tecnologia. Sua equipe desenvolveu um software que ajuda empresas a participarem de licitações, uma vez que ela compara preços de licitações anteriores, e contratos em todo o país, e oferece a melhor média estimada, auxiliando os empresários a não fugirem das propostas dos seus concorrentes. Ocorre que o assessor de imprensa enxerga na ferramenta um poderoso instrumento de combate a fraudes, já que ela poderá apontar superfaturamentos e preços fora da realidade, além de poder ser utilizada por ógãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal. O que antes poderia ser "Start-up cria ferramenta acertiva para licitações", agora poderá ser "Nova tecnologia combate corrupção de órgãos públicos".

    Imagina qual título chama mais a atenção dos pauteiros e editores? Se você publicar o mesmo título na internet, a chance de algum jornalista que estiver escrevendo uma matéria sobre corrupção e tecnologia achar o seu material também poderá ser grande.

    Veja que o processo de gatekeeping é sempre dos jornalistas e, principalmente, dos editores, por isso o mais correto seria o termo influenciar no processo de gatekeeping, ao invés do termo "atuar", conforme fez a banca.

     

  • gatekeeping quem faz é o jornalista do veículo- a ponta final - e não o assessor. Como o colega disse, o assessor poderá influenciar nesse processo, e não atuar

  • certa

    JUSTIFICATIVA - CERTO. É importante que o assessor de imprensa conheça ferramentas que o auxiliem a encontrar as palavras-chave mais adequadas para utilizar em seus textos e releases a serem enviados às mídias online, além de monitorar a posição desses textos nos sites de busca. Um exemplo dessa ferramenta é o SEO (search engine optimization), ou otimização para mecanismos de busca, que é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tirar proveito dos mecanismos de busca, como Google e Bing, por exemplo, via palavras-chave selecionadas no conteúdo do site.

  • técnicas de SEO hoje em dia são essenciais pra qualquer um que trabalha com jornalismo (isso inclui assessoria, já que no Brasil assessor entra no campo do jornalismo).

  • O monitoramento de redes sociais, o recebimento de notícias de outros sites via sistema RSS, a manutenção de uma rede de comunicação informal com o público interno da organização, o Google Trends e os Trending Topics do Twitter são alguns exemplos dos meios que podem servir de subsídio informativo para o assessor elaborar sugestoes de pautas/releases que podem atrair a atenção dos jornalistas. O cuidado para que o release seja bem aproveitado começa desde a reunião de pauta, passa pelo tratamento do conteúdo/texto do release e termina ns sua forma de distribuição que deve seguir alguns cuidados

  • Desculpa, mas quem atua no processo de gatekeeping é o gatekeeper. Assessor de imprensa não é gatekeeper, logo o gabarito é muito questionável.

  • Gatekeeping é um conceito jornalístico para edição. Gatekeeper é aquele que define o que será noticiado de acordo como valor-notícia, linha editorial e outros critérios. Gatekeeper também pode ser entendido como o "porteiro" da redação

ID
3022069
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para o desenvolvimento da ciência e de inovações tecnológicas a pesquisa é um instrumento fundamental. De acordo com a metodologia científica, existem diversas técnicas para a realização de uma pesquisa. Sobre as técnicas de pesquisa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3028732
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Web, na visão de alguns pesquisadores, alterou as relações de leitura e, por esse motivo, o discurso jornalístico também está sendo mudado de acordo com a plataforma de veiculação das notícias. No chamado “Jornalismo Online”, segundo a professora Silvana Monteiro, os jornalistas podem usar de um recurso que se configura não só como um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura, alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite __________, _____________ sem limites de espaço físico e de margens.

(http://twixar.me /TFHK. Adaptado)


Os conceitos que completam a declaração da docente são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a professora Silvana Monteiro,

    (...) trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e de margens.

    Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204433/4101395/estudos1.pdf


ID
3037192
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Juazeiro do Norte - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a disseminação das informações nas plataformas digitais 24h por dia, de domingo a domingo, houve uma grande abertura para que a sociedade, como um todo, pudesse mostrar seu lado jornalístico e contribuir com sugestões de pautas sobre diversos assuntos. Essa proposta de enviar/receber informações, fotos, vídeos ou mesmo mostrar a opinião em fóruns e transmissões ao vivo categoriza Jornalismo

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA B

  • Chave da questão: "contribuir com sugestões de pautas sobre diversos assuntos".


ID
3052432
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da Internet das Coisas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de . Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.

    O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.

    Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é qualquer coisa.

    Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.

    Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.

    Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para te informar, mesmo que você não tenha pedido, o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.

    Disponível em: <https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em: 01 de set. 2019.

  • Alternativa correta – Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.

    Justificativa: segundo Sandro Santos, em seu livro Introdução à IoT: Desvendando a Internet das Coisas, Internet das Coisas significa dispositivos que podem detectar aspectos do mundo real, como temperatura, iluminação, presença ou ausência de objetos, e relatar dados do mundo real ou agir sobre isso. A situação descrita na alternativa encaixa-se nessa definição.

  • A internet das coisas envolve um conjunto de objetos físicos podem estar conectados entre si e com o usuário, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Com base nesse conhecimento, analisando os itens:

    a) Iot não está relacionada com economia de acesso à internet;

    b) Exemplo correto de IoT!

    c) Bitcoin é uma moeda virtual, não está ligada ao conceito de Iot;

    d) Que frase sem sentido. Naturalmente, informações colhidas po IoT podem ser enviadas para a nuvem;

    e) Iot tem aplicação em todo lugar, inclusive em ambientes industriais.

    Resposta certa, alternativa b).

  • Adendo: a conexão da IoT é um exemplo de rede PAN (personal área network), pois tudo se conecta ao usuário em uso.

  • GAB B

    Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless).

    Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet. Faz a união do mundo físico com o mundo virtual.

    PDF FOCUS

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, não há relação com economia de custos, geladeiras não vão oferecer internet – vão acessar à internet, e não dispensam a aquisição de um roteador;

    (b) Correto;

    (c) Errado, não há nenhuma relação entre bitcoin e IoT;

    (d) Errado, opera em conjunto e permite – sim – enviar dados para nuvem;

    (e) Errado, tem aplicação em ambientes industriais.

    Gabarito: Letra B


ID
3475255
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

São consideradas ferramentas de Inbound Marketing:

Alternativas
Comentários
  • Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.

    Fonte: Wikepédia

  • Alternativa A. Certo. Todas as ferramentas descritas buscam atrair os clientes, por isso são consideradas ferramentas de inbound marketing.

    Alternativa B. Errado. Flyers (panfletos), outdoors e mala-direta (carta de propaganda) são exemplos de ferramentas de Outbound marketing, isto é, ferramentas que são intrusivas (não pedem permissão do destinatário) e, nas quais a empresa está correndo atrás do cliente, em vez de atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

    Alternativa C. Errado. Propaganda em rádio, mala-direta e prospecção em empresas são ferramentas de Outbound marketing. É a empresa correndo atrás do cliente.

    Alternativa D. Errado. Com exceção da análise de métricas, a qual pode ser útil tanto para inbound marketing, quando para o Outbound marketing, as demais ferramentas descrevem ferramentas de Outbound marketing.

    Alternativa E. Errado. O telemarketing é uma ferramenta de Outbound marketing.

    Gabarito: A

  • Alternativa A. Certo. Todas as ferramentas descritas buscam atrair os clientes, por isso são consideradas ferramentas de inbound marketing.

    Alternativa B. Errado. Flyers (panfletos), outdoors e mala-direta (carta de propaganda) são exemplos de ferramentas de Outbound marketing, isto é, ferramentas que são intrusivas (não pedem permissão do destinatário) e, nas quais a empresa está correndo atrás do cliente, em vez de atraí-lo por meio de conteúdo relevante.

    Alternativa C. Errado. Propaganda em rádio, mala-direta e prospecção em empresas são ferramentas de Outbound marketing. É a empresa correndo atrás do cliente.

    Alternativa D. Errado. Com exceção da análise de métricas, a qual pode ser útil tanto para inbound marketing, quando para o Outbound marketing, as demais ferramentas descrevem ferramentas de Outbound marketing.

    Alternativa E. Errado. O telemarketing é uma ferramenta de Outbound marketing.

    Gabarito: A

    Fonte: Marcelo Soares| Direção Concursos

    "Fé no pai, que o inimigo cai!"


ID
3475258
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A otimização para mecanismos de busca, conhecida também como SEO (do inglês Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog. Sobre o uso e as estratégias de SEO, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O tamanho influencia diretamente nos rankings do Google.

    Em uma pesquisa feita pela Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que figuram nas primeiras posições era de, aproximadamente, 2.500 palavras.

    Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores.

    Mas isso não é uma regra!

    Tudo depende de como a sua  reage ao tamanho dos seus conteúdos e, principalmente, como o seu conteúdo responde de maneira completa a dúvida que levou à sua persona até ele.

    Independentemente do tamanho do texto, o seu cliente ideal precisa ler o conteúdo e ter todas as suas dúvidas resolvidas. Caso contrário, procurará outro texto que esclareça melhor os seus questionamentos.

    Fonte: https://ecommercenapratica.com/tecnicas-de-seo/

  • Sobre o Google Ads (antigo Google AdWords)

    O Google Ads é "a plataforma de anúncios do Google" e permite "criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store". "Por meio desse serviço, empresas têm a possibilidade de, grosso modo, pagar ao Google para se destacarem na internet" para uma "audiência qualificada".

    Os anúncios na rede de pesquisa são aqueles "exibidos nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Eles ficam em destaque no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page) e com um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado".

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/o-que-e-google-ads/


ID
3509356
Banca
COPS-UEL
Órgão
Prefeitura de Londrina - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O Google oferece uma ferramenta para entender os termos que as pessoas estão pesquisando ou já pesquisaram referentes a um tema ou assunto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome dessa ferramenta.

Alternativas
Comentários
  • Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

    Trends (Tendências)

  • (E)

    (A) Não existe , ainda , tal ferramenta.

    (B) É uma equipe global do Google cuja missão é "colaborar com jornalistas e empresários para ajudar a construir o futuro da mídia".

    (C)É um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google. Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros.

    (D)É um aplicativo para smartphones e acessível pelo navegador na web. O serviço, como o nome sugere, permite traduzir diversas palavras e sentenças em 103 idiomas diferentes.

    (E)É uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

  • DEVE SEGUIR A MESMA IDEIA DO TWITTER COM OS como tendências

  • DEVE SEGUIR A MESMA IDEIA DO TWITTER COM OS trending topics como tendências


ID
3768304
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Jenkins (2014), existem alguns conjuntos de considerações que podem ajudar os produtores a criar conteúdos que tenham ressonância com o público. Ou seja, conteúdos disponibilizados de modo que o público tenha maior probabilidade de achar útil e queira fazer circular.


São conteúdos mais suscetíveis ao compartilhamento em ambiente vrtual, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Público específico = Público de nicho. Se você deseja que o seu conteúdo circule e se propague pela rede é preciso que ele tenha características universais, nas quais o público se identifique e queira compartilhar.