-
De uma forma bem simples, Internet das Coisas é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de . Como se fosse um grande sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.
O resultado disso é um planeta mais inteligente e responsivo. Agora podemos entender melhor como essas coisas funcionam, e como funcionam juntas para melhor nos servir.
Mas de que “coisa” estamos falando? A resposta é qualquer coisa.
Desde um relógio ou uma geladeira, até carros, máquinas, computadores e smartphones. Qualquer utensílio que você consiga imaginar pode, teoricamente, entrar para o mundo da Internet das Coisas.
Eles conversam entre si para nos dar mais conforto, produtividade, informação e praticidade em geral, e seus usos podem abranger monitoramento de saúde, fornecimento de informação em tempo real sobre o trânsito da cidade ou o número de vagas disponíveis em um estacionamento e em que direção elas estão, até recomendação de atividades, lembretes, ou conteúdo em seus dispositivos conectados.
Coisas do cotidiano se tornam inteligentes e têm suas funções ampliadas por cruzamento de dados. É o que acontece quando um assistente virtual cruza dados dos seus dispositivos conectados para te informar, mesmo que você não tenha pedido, o tempo que você levará para chegar ao trabalho quando você senta no seu carro para sair de casa.
Disponível em: <https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/>. Acesso em: 01 de set. 2019.
-
Alternativa correta – Como exemplo de Internet das Coisas, é correto citar um dispositivo que mede a temperatura ambiente interna de um escritório e envia essa informação pela internet.
Justificativa: segundo Sandro Santos, em seu livro Introdução à IoT: Desvendando a Internet das Coisas, Internet das Coisas significa dispositivos que podem detectar aspectos do mundo real, como temperatura, iluminação, presença ou ausência de objetos, e relatar dados do mundo real ou agir sobre isso. A situação descrita na alternativa encaixa-se nessa definição.
-
A internet das coisas envolve um conjunto de objetos físicos podem estar conectados entre si e com o usuário, por meio de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede. Com base nesse conhecimento, analisando os itens:
a) Iot não está relacionada com economia de acesso à internet;
b) Exemplo correto de IoT!
c) Bitcoin é uma moeda virtual, não está ligada ao conceito de Iot;
d) Que frase sem sentido. Naturalmente, informações colhidas po IoT podem ser enviadas para a nuvem;
e) Iot tem aplicação em todo lugar, inclusive em ambientes industriais.
Resposta certa, alternativa b).
-
Adendo: a conexão da IoT é um exemplo de rede PAN (personal área network), pois tudo se conecta ao usuário em uso.
-
GAB B
Um dispositivo com tecnologia IoT nada mais é do que um eletrônico que consegue se comunicar com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless).
Em outras palavras, o aparelho é capaz de transmitir dados para uma solução digital, da mesma forma que acontece entre dispositivos conectados à Internet. Faz a união do mundo físico com o mundo virtual.
PDF FOCUS
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
(a) Errado, não há relação com economia de custos, geladeiras não vão oferecer internet – vão acessar à internet, e não dispensam a aquisição de um roteador;
(b) Correto;
(c) Errado, não há nenhuma relação entre bitcoin e IoT;
(d) Errado, opera em conjunto e permite – sim – enviar dados para nuvem;
(e) Errado, tem aplicação em ambientes industriais.
Gabarito: Letra B