SóProvas



Questões de Termologia/Termometria


ID
542149
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma garrafa de refrigerante é colocada em um freezer, cuja temperatura é constante. A temperatura da garrafa T(t), dada em graus Celsius, é modelada por T(t) = 4 + 20. e −0,02.t , onde t é o tempo, dado em minutos, contado a partir do momento em que a garrafa foi colocada no freezer.
De acordo com o modelo proposto para T(t), a temperatura

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais o tempo aumenta ,mais a exponencial diminui , com isso o resultado de um numero cada vez menor por 20 vai dar um número tendendo a zero e somado com 4, teremos aproximadamente 4.

    Podemos pensar tambem em limite de quanto o tempo tende ao infinito a exponencial tende a zero e o resultado de um numero cada vez menor multiplicado por 20 nos dara praticamente zero.


ID
546139
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O gráfico Volume x Temperatura (°C) que representa adequadamente o comportamento da água, quando aquecida de 0° até 80 °C, é

Alternativas
Comentários
  • A água de 0º a 4º ela comprime, logo vamos ter uma reta descrente. A água acima de 4º ela se expande, logo temo uma reta crescente.


ID
546187
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma parede de aço possui 10 cm de espessura e uma seção reta de 10 cm por 20 cm. Considerando-se que a condutividade térmica do aço é dada por 46 W/(m.K), a resistência térmica dessa parede é dada, em K/W, por

Alternativas
Comentários
  • Lei de Fourier (fluxo de calor Φ) - Φ = ΔQ/ Δt (J/s)

    Φ = (constante de condutividade térmica* ÁREA * ΔT)/ espessura

    Notar que a condutividade térmica é dada por 46 W/(m.K) e ele solicita uma variável em K/W. Então n precisa da fórmula, é só eliminar a variável m (metros). No caso seria 0,1/0,1*0,2*46 = 1/9,2...

    Dá pra imaginar pq a espessura está no numerador (qt maior a espessura mais díficil entrar o calor) e a área está no denominador (quanto maior a área da parede maior a supefície de contato c o fluxo de calor).


ID
555547
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Existe uma coincidência em que o valor numérico de uma determinada temperatura dada na escala Celsius é o mesmo da escala Fahrenheit. Tal valor de temperatura, fornecido tanto em ºC quanto em °F, é

Alternativas

ID
563521
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os termômetros de uso doméstico ou de uso em laboratório são dispositivos cilíndricos, fechados, dotados de um bulbo na parte inferior contendo mercúrio. Na parte interna, o bulbo tem comunicação com uma cânula e, na parte externa do termômetro, há uma escala, dita termométrica, onde é feita a leitura da temperatura. O princípio de funcionamento do termômetro está relacionado a que propriedade do mercúrio?

Alternativas
Comentários
  • e) Coeficiente de dilatação térmica.

     

     

    O mercúrio dilata-se com o aumento da temperatura, aumentando assim o volume à menor variação de temperatura. Com essa expansão do mercúrio, ele vai enchendo o tubo capilar, ou seja, quanto mais alta a temperatura mais cheio o tubo.

  • Falar em calor latente significa falar em mudança de estado, o que não ocorre no termômetro. Logo, A e B estão erradas.

    Tanto ponto de fusão quanto de ebulição são valores fixos de temperatura, seriam um dos valores do termômetro. Com isso C e D estão erradas.

    Na opção E está correta.


ID
567256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um jovem brasileiro que passava seis meses na cidade de Toronto, no Canadá, em um programa de intercâmbio estudantil, decide aprender a esquiar. Para tal, comprou equipamentos e roupas a fim de se preparar para o rigoroso inverno da cidade. Dentre os itens, adquiriu uma roupa especial que possui 2,7 m2 de área total e 9 mm de espessura. Sabendo que tal roupa foi confeccionada com um material de condutibilidade térmica igual a 6, 0 x 10–5 cal.s–1 .cm–1 . °C–1 , que a temperatura corporal, no dia da atividade esportiva, era 37°C e a temperatura ambiente era –13 °C, a quantidade de calor, em calorias, conduzida através do tecido durante 5 minutos, nesse dia, foi de

Alternativas

ID
568882
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma chapa isolante de 3 cm de espessura e cuja condutividade térmica é igual a 0,03 W/m °C é colocada sobre a parede externa de um forno industrial. Admite-se que a temperatura da parede interna do forno é 525 °C e que a temperatura na superfície livre da chapa é 25 °C. Supondo-se que a taxa de transferência de calor desse processo seja igual a 250 W/m2 e que a espessura da parede seja de 10 cm, a condutividade térmica da parede, em W/m °C, vale

Alternativas
Comentários
  • Li=0.03 m ; ki=0.03W/mC ; T1=525 C; T2=25C ; Q= 250W/m2, Lp=0.1 m

    250=0,03/0.03*(Tint-25) => Tint=275C

    250=kp/0.1*(525-275) => kp=25/250=0.1

  • Para esse tipo de questão o ideal é usar a lei das resistências térmicas

    Q = DeltaT/Somatório das Rts

    Rts = Rcondução + Rconvecção + Rradiação

    Rconvecção = 0 para o problema em questão

    Rradiação = 0, idem da Rconvecção

    Rconducão = Rcondução chapa + Rcondução parede

    Rcondução = L/K1.A + L/K2.A

    Rcondução = 0,03/0,03 + 0,1/K2

    Inserindo as informações na formula

    250 = 500/(1 + 0,1/K2)

    Resolvendo o sistema K2 = 0,1


ID
568963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um aquecedor ideal, que opera segundo um ciclo reversível, é usado para aquecer e manter o interior de um tanque de armazenamento a 600K. Uma análise com base na primeira lei da termodinâmica revela que o tanque perde energia sob a forma de calor à taxa de 3600 kJ/h, por grau de diferença de temperatura entre o ambiente interno e o externo ao tanque. Se a temperatura do ambiente externo é 300K, então a potência mínima necessária para o funcionamento do aquecedor (kW) e o seu coeficiente de desempenho são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Q=3600j/(60*Kelvin) = 1kw/Kelvin > 1kw*300Kelvin = 300kw

    COPbc = 1/(1-Tf/tq) = 2

    COPbc = (calor removido)/(trabalho consumido) = 300kw/2 = 150kw


ID
568966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, referentes ao processo de condução de calor em regime permanente ao longo da direção radial em um cilindro maciço de raio “a”, no qual a condutividade térmica é constante e a temperatura de superfície é conhecida. Suponha, ainda, que exista uma geração volumétrica uniforme de calor atuando no interior do cilindro.

I - A distribuição de temperatura é função do quadrado da posição radial.
II - A temperatura máxima encontra-se na posição r = a/2.
III - A distribuição de temperatura é diretamente proporcional à condutividade térmica.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bem complexaaaaa, um verdadeiro outlier das questões de transferência de calor da Cesgranrio.

    Para resolver essa questão demandaria conhecimento de formulas complexas, mas especificamente, o Teorema de Laplace, sem chance de o candidato desembolar isso na hora de prova... Então só vou justificar as alternativas.

    I - A distribuição de temperatura é função do quadrado da posição radial. [CERTO]

    II - A temperatura máxima encontra-se na posição r = a/2. [ERRADO]

    O fluxo de calor é nulo na linha central e, como decorrência, também pode-se afirmar que a máxima temperaturaTmáx ocorre nessa linha. 

    III - A distribuição de temperatura é diretamente proporcional à condutividade térmica.[ERRADO]

    A distribuição de temperatura é INVERSAMENTE proporcional à condutividade térmica.

    Se alguém quiser se aprofundar mais no assunto:

    http://www.usp.br/sisea/wp-content/uploads/2017/11/Apostila-PME3361-Aulas-1-a-25.pdf

    LETRA A

  • eu respondi de outra maneira. A III estava errada, o que já eliminava letras C, D e E. Logo, como nas letras A e B tinha que I estava correta, eu tomei ela como certa. Assim, para saber se II estava certa ou errada foi simples: a temperatura máxima é dada quando dT/dr = 0 (cálculo), logo como na opção I falava que era função do quadrado, T(r) seria uma equação de segundo grau do tipo ar^2+b, logo a derivada daria 2a, e nao a/2


ID
655261
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20 ºC. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60 ºC e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era

Alternativas
Comentários
  •  d) maior do que 60 ºC e a indicação é menor principalmente por causa da perda de calor para o termômetro.
  • O termômetro absorve calor do líquido contido no tubo de ensaio e, em seguida, o conjunto termômetro, água e tubo de ensaio perde calor para o ambiente.

    http://asfacetasdafisica.blogspot.com/2016/10/unifesp-2008-questao_16.html

  • O termômetro tem uma temperatura menor do que da água, então ele entra no tubo de ensaio com água e o calor sai do corpo de maior temperatura ( no caso a água ) para o de menor de temperatura ( termômetro) até atingirem o equilíbrio térmico e, em seguida, ambos perdem calor para o ambiente.

    LETRA D

    APMBB


ID
667432
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Suponha que se definiu uma nova unidade de medida de comprimentos, o tetro. Para isso, foi usada como padrão uma barra metálica, mantida a temperatura constante, na cidade X. Para usar a nova convenção, três pessoas, uma em cada cidade, mediram um objeto de mesmo comprimento. As cidades onde as medições foram realizadas são X, A e B. Sabe-se que as cidades A e B possuem uma temperatura média menor e maior do que X, respectivamente. Se a medida do objeto em X, comparada ao padrão, é de 0,5 tetro, a alternativa correta será:

Alternativas

ID
821530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do estado físico da matéria e da termologia.

A matéria pode assumir três fases ou estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso, e os fatores que determinam a fase na qual uma substância se encontra são a pressão e a temperatura.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Basicamente a matéria e suas respectivas moléculas possuem o comportamento de acordo com a temperatura e pressão (o que, por sua vez, determina seu estado físico)


ID
821536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do estado físico da matéria e da termologia.

Ao se utilizar uma estufa para esterilizar óleos, pós e caixas de instrumental, devem-se ajustar o tempo de exposição e a temperatura para cada tipo de material.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Pois, cada material exige uma temperatura diferente.


ID
834328
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um técnico mediu a temperatura de um mesmo líquido simultaneamente com dois termômetros: um, graduado na escala Celsius, e o outro, na escala Fahrenheit. O valor indicado na escala Celsius foi numericamente a metade do valor indicado na escala Fahrenheit.
Qual a temperatura do líquido?

Alternativas
Comentários
  • Tf (Temperatura Fahrenheit)

    Tc (Temperatura Celsius)

    Tf/2 = Tc => Tf = 2Tc

    Tc/5 = 2Tc-32/9    (Aplicando a fórmula)

    9Tc = 10Tc-160

    Tc = 160

    Resposta: 160°C

  • C = F/2; F = 2C

    FÓRMULA DE CONVERSÃO DE °C PARA °F

    C/5 = (F - 32)/9;

    C/5 = (2C - 32)/9; 10C - 160 = 9C; C = 160°C

    GABARITO: C

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)


ID
873841
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O forno de micro-ondas é um aparelho muito utilizado nos dias atuais para aquecer alimentos. Como o próprio nome sugere, este forno utiliza ondas eletromagnéticas com comprimento de onda na região das micro-ondas. Com relação ao funcionamento desses fornos, qual das opções abaixo está correta?

Alternativas

ID
1070260
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O local onde se renne o sistema de propulsão de um navio é chamado de praça de máquinas . A caldeira é um dos equipamentos mais comuns nas embarcações como os porta-aviões. Um operador desse tipo de sistema aferiu a temperatura de uma caldeira em 842° F. Qual o valor dessa temperatura na escala Celsius?

Alternativas
Comentários
  • TC/5 =TF-32/9

    TC/5 = 842-32/9

    9TC= +4210-160

    9TC=4050

    TC=450


ID
1075078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um conhecimento preciso das propriedades físicas dos líquidos por vezes é essencial para a sua comercialização. Considere, por exemplo, que certo volume de hidrocarbonetos líquidos tenha sido adquirido e que será entregue por meio de caminhões tanque. Em relação a essa situação, julgue se os itens a seguir.

A temperatura do hidrocarboneto é uma grandeza física importante a ser checada no seu recebimento para avaliar o volume de líquido que foi entregue.

Alternativas

ID
1192741
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere dois objetos metálicos idênticos. Durante um longo período de tempo, um deles fica em contato térmico com água em ebulição, enquanto o outro permanece em contato com gelo em fusão. Imediatamente ao serem separados do contato térmico, os dois objetos diferem na quantidade de

Alternativas

ID
1201963
Banca
OBJETIVA
Órgão
CBM-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma das marcas do início do inverno de 2013 foi a variabilidade térmica. Ao fim do mês de junho, após calor intenso, a entrada de massa de ar polar derrubou a temperatura em todo o Rio Grande do Sul e em áreas mais elevadas de Santa Catarina e no sul do Paraná. A temperatura caiu de 5 a 10 graus em relação ao dia anterior, no mesmo horário, nessas áreas. Considerando esse contexto e o conceito de calor, assinalar a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Temperatura -------------> Nível de agitação

    Calor------------> Energia térmica

    A alternativa C é o gabarito! Pois ao transferir calor (energia) para áreas mais frias a temperatura diminui.


ID
1216477
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma escala termométrica X foi construída atribuindo - 20 o X para gelo fundente a 1 atm e 160 X °para água fervente a 1 atm.

A temperatura em que a indicação na escala X é a mesma da indicação na escala Celsius é

Alternativas
Comentários
  • Tc-0/ 100 = x- (-20)/ 160- (-20)

    Tc/100= 20 + x/  180

    180x= 100 (20+x)

    180x= 2000+ 100x

    180x- 100x= 2000

    80x= 2000/80

    x=25

     

    Tc= temperatura em ºc , 100 é o ponto de ebulição e zero o ponto mínimo

    x = é a temperatura que a qustão pede


ID
1287778
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma determinada escala de temperatura, denominada A, é graduada de tal forma que se baseia nos seguintes pontos fixos:

- ponto de fusão do gelo (que, na escala Celsius, corresponde a 0 °C) vale 100 °A;
- ponto de ebulição da água (que, na escala Celsius, coresponde a 100 °C) vale 1.000 °A.

Quanto vale, na escala A, a temperatura de 30 °C?

Alternativas
Comentários
  • (C-0)/100-0 = x-100/1000-100

    30/100=x-100/900

    x-100=270

    x=370

  • (Tc - 0)/100-0 = x-100/1000-100

    30/100= x-100/900

    100x-10.000 = 27.000

    100x = 37.000

    x = 37.000/100

    x = 370


ID
1291411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As escalas de temperatura Fahrenheit e Celsius têm a mesma leitura numérica na temperatura de

Alternativas

ID
1354354
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um turista desembarcando em Nova York constatou no aeroporto que a temperatura era de aproximadamente 46,4 0F. Qual seria a temperatura se a leitura fosse feita na escala Celsius?

Alternativas
Comentários
  • c) 8 C


    Fahrenheit é dada por 46,4 °F


    9 C = 5 (F - 32)

    9 C = 5 (46,4 - 32)

    9 C = 5 . 14,4

    9 C = 72

    C = 72

           9

    C = 8 ºC


ID
1354357
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao derramar 100 cm3 de café a 80 0C num copo de leite morno a 40 0C, obtêm-se 200 cm3 de café com leite, cuja temperatura aproximada será de:

Alternativas
Comentários
  • Q1 + Q2 = 0

    m.c.AT + m1.c1.AT = 0

    100.(Tf - 80) + 100(Tf - 40) = 0

    simplificando:

    Tf - 80 + Tf - 40 =0

    2 Tf = 120

    Tf = 60


ID
1362040
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma variável de um processo muito comum a ser monitorada numa planta petroquímica é a temperatura que, num ponto específico, é geralmente medida utilizando-se termopares, que são dispositivos elétricos compostos por qualquer par de materiais condutores elétricos com diferentes características térmicas acoplados numa interface.

A consequência da união dos termopares para completar um circuito é que, com

Alternativas

ID
1381267
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dentre os instrumentos medidores de temperatura caracterizados, respectivamente, como termômetros de dilatação e sistemas termoelétricos têm-se o

Alternativas

ID
1381276
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A medida da temperatura em determinado ponto de um processo é de 60°C.
Desejando expressar essa temperatura na escala Kelvin, o operador do processo realizou a operação

Alternativas
Comentários
  • K= T em celsius + 273


ID
1385158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A menor temperatura em que a matéria que se queima para produzir energia térmica inicia a emanação de vapores que, ao fazerem contato com alguma fonte externa de calor, podem incendiar-se, é identificada como ponto de

Alternativas
Comentários
  • Ponto de fulgor - é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor.


ID
1386253
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um pesquisador inventou uma escala termométrica X, fixando em 0 o X a temperatura de 2.000 K e, em 100 o X, a temperatura de 6.000 K.

Qual é, em o X, a temperatura de 3.500 K?

Alternativas
Comentários
  • (C - 0)/(100 - 0) = (K - 2000)/(6000-2000)

    C/100=(3500-2000)/(4000)
    C/100=0,375
    C=37,5°C

  • Se o 0º é 2.000 e 100º é 6.000 a variação da escala é de 4.000 sendo assim a taxa de converção é a divisão de 4.000/100.

    Pra converter 3500 em escala Celsius é só (3500 - 2000)/40 = 37,5º


ID
1400782
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Por que sentimos frio no inverno?

(...) Quando pressionadas por uma resposta para
"Por que sentimos frio no inverno," muitas vezes as
pessoas respondem que é pelo fato de a Terra estar mais
distante do Sol no "inverno", recebendo assim menos luz e
tornando-se mais fria. Isso está errado. (...) Se
considerarmos que a variação da distância orbital entre a
Terra e o Sol, durante o ano, é de cerca de 5.000.000
quilômetros, o que é cerca de 800 vezes maior que o raio
da Terra, podemos ver que todas as regiões da Terra são
afetadas praticamente da mesma forma por esta
variação. Portanto, não é a causa de mudanças sazonais.
No entanto, o fato de as estações serem diferentes
entre os hemisférios sul e norte sugere que a inclinação do
eixo de rotação Terra é a razão para as estações do ano. E
isso é verdade. Uma vez que a inclinação da Terra
permanece constante, durante o inverno do hemisfério
norte, o hemisfério norte aponta para longe do Sol. Este
ângulo faz com que o Sol seja mais baixo no céu, aqueça o
solo de forma menos eficiente e reduza os dias, causando
o frio. Mas a resposta "inclinação da Terra" sempre me
pareceu um pouco superficial, já que ela não responde à
pergunta mais interessante: por que sentimos frio?
A resposta mais direta é que nós não sentimos o
frio. De fato, os seres humanos e outros animais não
sentem a temperatura das coisas. O que nós realmente
sentimos é o fluxo de calor causada por diferenças de
temperatura. Sentimos "a transferência de calor." Isso
não é uma distinção trivial. Tudo num forno aquecido está
à mesma temperatura, mas tocar uma forma de bolo
metálica causará mais dor que tocar o ar circundante,
porque a transferência de calor a partir da forma é rápida
e intensa, enquanto que a troca de calor com o ar é lenta
e pouco intensa. (...)

Traduzido de: http://www.michigandaily.com/opinion/11barry-
belmont-being-cold14 . Acesso em 25.07.14.

Em uma manhã de inverno, a sensação de frio ao tocar um metal, como uma parte de uma bicicleta, é maior do que ao tocarmos uma madeira, como uma árvore, porque

Alternativas
Comentários
  • a resposta esta no texto...

    ....por que sentimos frio?

    A resposta mais direta é que nós não sentimos o

    frio. De fato, os seres humanos e outros animais não

    sentem a temperatura das coisas. O que nós realmente

    sentimos é o fluxo de calor causada por diferenças de

    temperatura. Sentimos "a transferência de calor."....

    se lessem, saberiam esta resposta.

  • é um mito a ideia de que os metais são mais frios que a madeira, por exemplo. a questão é que, por serem bons condutores de energia, ao tocarmos neles, transferimos a energia do nosso corpo mais rapidamente do que para a madeira, que é uma péssima condutora de energia. por isso sentimos os metais frios. letra c


ID
1402660
Banca
PUC-MINAS
Órgão
PUC-MINAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao nível do mar, quando se fornece calor à água, sua temperatura atinge no máximo o valor de 100°C. É CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1486912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O coeficiente de transferência de calor por convecção h presente na lei do resfriamento de Newton

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Em geral, h é função de um grande número de variáveis, tais como as propriedades de transporte do fluido (viscosidade, densidade, condutividade térmica), velocidade do fluido, geometria de contato, entre outras.

    q = A.h. (Ts -T∞)

    onde, Ts, T∞ – temperatura da superfície aquecida e do fluido ao longe;

    A – área de troca de calor, isto é, a área de contato do fluido com a superfície;

    h = coeficiente de transferência de calor por convecção.


ID
1528384
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A escala de temperatura Fahrenheit (usada em alguns países de língua inglesa) define a temperatura do ponto de gelo como 32 ºF e a temperatura do ponto de vapor como 212 ºF. Já a escala de temperatura Celsius (centígrada) define a temperatura do ponto de gelo como 0 ºC e a do ponto de vapor como 100 ºC. A respeito dessas escalas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Montando a equação da diferença:
    ºC - 0º/100-0 = ºF - 32º/212 - 32

    Simplificando:


    ºC/5 = ºF - 32/9


    Observando as alternativas: 

    Letra A, ERRADA.

    Letra B, CERTA. Basta substituir o 41ºF na fórmula que acharemos o 5ºC.

    Letra C, ERRADA. 37ºC são 98,6ºF.

    Letra D, ERRADA. Não sei se foi de propósito mas os próprios dados se confundem "-20ºC na escala Fahrenheit" o.O

    Letra E, ERRADA.

    Grande abraço o/ 



ID
1528387
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um laboratório importa uma estufa elétrica e o manual do produto destaca que é um equipamento indicado para uso em consultórios médicos e odontológicos, clínicas de estética, laboratórios em geral, farmácias de manipulação etc. No manual, ainda consta que a estufa opera com uma temperatura regulável até 473 K (Kelvin), aproximadamente.

Com base nesse caso hipotético, o valor aproximado da temperatura de 473 K, na escala Celsius, é igual a

Alternativas
Comentários
  • 400 K - 273 = 200 ºC

  • GABARITO A

    Escala de temperatura

    °C      °K      °F

    100    373    212

    0       273      32      

    Esses são os valores, tomando como base a escala em CELSIUS, observe que a gradação da escala em CELSIUS e KELVIN é a mesma, ou seja, se sobe 10 graus em Celsius também irá subir 10 graus em Kelvin, assim no caso da questão subiu 100 graus em Kelvin, logo teremos mais 100 graus em Celsius e atingiremos 200 graus Celsius. Gabarito A.

  • Tk = 273 + Tºc

    473 - 273 = Tc --- Tc = 200 200 ºC

  • Tc = Tk - 273

    Tc = 473-273

    Tc = 200°C


ID
1528927
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nos lagos ocorre a estratificação térmica onde existe uma camada superior, mais quente e menos densa, que é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Epilimnion ou epilímnio - a camada superficial do corpo de água, menos densa.

    Metalimnion ou metalímnio (em geral referida simplesmente por termoclina) - a zona de transição entre a camada superficial e a camada profunda, caracterizada por fraca espessura e rápida variação de temperatura.

    Hypolimnion ou hipolímnio - a camada mais profunda, mais densa.


ID
1559455
Banca
BIO-RIO
Órgão
ETAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um turista americano, ao desembarcar no aeroporto do Rio de Janeiro para assistir à Copa do Mundo de Futebol de 2014, verificou que a temperatura local era de 40 °C. O valor desta temperatura na escala Fahrenheit é:

Alternativas
Comentários
  • 0°C equivale a 32°F e 100ºC equivale a 212°F

    Logo, (212ºF-32°F)/100ºC = 1,8ºF por 1ºC, ou seja, 40ºCx1,8=72°+32°F (ajuste) =104ºF
    O ajuste é necessário, pois a escala °F não começa no zero.
  • C=F-32/1,8 Só usar a fórmula para ambas situações.

    40=(F-32)/1,8

    10x1,8=F-32

    72+32=F

    104=F

  • TC/5 = TF-32/9

    40/5= TF-32/9

    8=TF-32/9

    TF-32= 72

    TF= 104

    LETRA E

    APMBB

  • TC/5 = TF - 32 / 9

    5TF - 32 = 360

    TF - 32 = 360 / 5

    TF - 32 = 72

    TF = 72 + 32

    TF = 104


ID
1601476
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um recipiente termicamente isolado, de capacidade térmica desprezível, introduz-se um cubo de gelo a 0ºC, de massa igual a 135 g. Depois, calor é fornecido ao gelo, até que ele apresente-se completamente liquefeito e a uma temperatura de 4ºC. Quais são a variação aproximada do volume e a quantidade total de calor fornecido? Considere que todo o calor fornecido foi absorvido exclusivamente pela água nos estados sólido e líquido. 

Dados: dágua = 1,0 g/cm3 ; dgelo = 0,9 g/cm3 ;  
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g;
calor específico da água = 1 cal/gºC  e
pressão atmosférica = 1 atm.

Alternativas
Comentários
  • Dgelo=M/V = 150 cm3

    Dagua=M/V= 135 cm3

    Variacao Volume= 150-135 = 15 cm3


    Quantidade de calor

    De 0C solido ate 0Cliquido é o calor latente

    Q=mL = 10800cal

    De 0C ate 4C

    Q=mcT= 540 cal


    Total= 11.340 cal

  • Dilatação volumétrica no estado líquido em função da variação de 4 graus celsius não considerada.

    Apenas a variação de volume do estado sólido em 0 graus para o estado líquido em 0 graus é considerada.


ID
1635961
Banca
Aeronáutica
Órgão
ITA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No espaço sideral, luz incide perpendicular e uniformemente numa placa de gelo inicialmente a -10 oC e em repouso, sendo 99% refletida e 1% absorvida. O gelo então derrete pelo aquecimento,permanecendo a água aderida á placa. Determine a velocidade desta após a fusão de 10% do gelo.

Alternativas

ID
1678591
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere que um grupo de pesquisadores vem tentando gerar trabalho útil a partir da diferença de temperatura do oceano, utilizando um ciclo de Carnot. Sabendo que a fonte quente, a superfície do mar, encontra-se a 27°C e que a temperatura da água do mar diminui a uma taxa de 0,1K/m, a que profundidade estará a fonte fria para que o sistema tenha uma eficiência de 25%?

Alternativas
Comentários
  • Por Carnot, temos: 25%=1-Tf/(273+27) [Kelvin], logo, Tf:0,75*300: 225K. Como há uma taxa de variação de temperatura pela profundidade, o que nos interessa é a diferença de temperatura: 300-225 --> 75K.

    Finalmente, 75K/(0,1K/m)=750m.

    Alternativa A.


ID
1765288
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma sonda espacial está se aproximando do Sol para efetuar pesquisas. A exatos 6.000.000 km do centro do Sol, a temperatura média da sonda é de 1.000 ºC. Suponha que tal temperatura média aumente 1 ºC a cada 1.500 km aproximados na direção ao centro do Sol. Qual a distância máxima que a sonda, cujo ponto de fusão (para a pressão nas condições que ela se encontra) é 1.773 K, poderia se aproximar do Sol, sem derreter? Considere 0 ºC = 273 K e, para fins de simplificação, que o material no ponto de fusão não derreta.

Alternativas

ID
1765303
Banca
UCS
Órgão
UCS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Churros é uma composição que normalmente consiste em um tubo de massa de farinha de trigo recheado com um doce. Suponha que a mãe prepara para a filha, no forno, churros com recheio de doce de leite. O churros é servido no prato e a menina consegue pegar a parte da massa com a mão, mas ao abocanhar o churros, afasta-o rapidamente da boca porque sente que o recheio de doce de leite está bem mais quente que a massa. Assumindo que no instante da retirada de dentro do forno todas as partes do churros estavam na mesma temperatura, que a parte do doce de leite e a parte da massa possuem a mesma quantidade de gramas, e que houve fluxo de calor para fora do churros desse instante até o momento que a menina é servida, a diferença de temperatura entre massa e recheio, quando a menina mordeu, ocorreu porque o

Alternativas

ID
1873903
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As máquinas térmicas são muito utilizadas pelo homem e estão presentes desde a Antiguidade em seu cotidiano. E uma das primeiras máquinas inventadas, de que se tem registro, foi a máquina de Heron, do século I d.C. A Segunda Lei da Termodinâmica aplicada às máquinas térmicas que operam em ciclo é uma das leis que regem o funcionamento dessas máquinas.

Segundo essa lei, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Taxa de Metabolismo Basal é a quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso (McARDLE e col., 1992 ).

  • A) "Uma máquina térmica pode ter um rendimento de até 80%".

    ERRADA >>> Uma máquina térmica pode ter rendimento de até 100% (situação perfeita, hipotética e impossível de operar para uma máquina térmica).


    B) "Uma máquina térmica sempre converte todo o calor retirado da fonte quente em trabalho".

    ERRADA >>> Isso seria o mesmo que ter uma máquina térmica operando com rendimento de 100%, o que, como explicado na alternativa A, é impossível.


    C) "Uma máquina térmica sempre rejeita parte do calor retirado da fonte quente para a fonte fria".

    CORRETA >>> Exatamente. Como as máquinas térmicas jamais operam com rendimento a 100% (transformando todo calor recebido da fonte quente em trabalho), parte desse calor é sempre rejeitado para a fonte fria.


    D) "Uma máquina térmica possui um ciclo cujo calor retirado da fonte quente é sempre igual à soma do trabalho e do calor rejeitado à fonte fria".

    ERRADA >>> O trabalho de uma máquina térmica, conforme a 2ª Lei da Termodinâmica, é igual à diferença entre os módulos do calor recebido da fonte quente e rejeitado para a fonte fria. Assim, matematicamente, o calor retirado da fonte quente pode ser igual à soma ou à diferença entre o trabalho realizado pela máquina térmica e o calor desperdiçado à fonte fria.


ID
1934992
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.

A precisão da medida de temperatura, a qualidade e a rapidez com que ela pode ser feita depende da aplicação e do tipo de instrumento empregado. Os princípios físicos básicos que permitem verificar a temperatura são os seguintes:

I - a expansão de um líquido, de um gás ou de um sólido;

II - a tensão de vapor de um sólido;

III- o potencial elétrico produzido por metais de mesmas características em contato;

IV - a alteração na resistência elétrica;

V - a intensidade da radiação total ou da radiação de uma faixa particular de comprimento de onda mantida por um corpo aquecido.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1976380
Banca
Aeronáutica
Órgão
AFA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois termômetros idênticos, cuja substância termométrica é o álcool etílico, um deles graduado na escala Celsius e o outro graduado na escala Fahrenheit, estão sendo usados simultaneamente por um aluno para medir a temperatura de um mesmo sistema físico no laboratório de sua escola. Nessas condições, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • A-) Eles registrarão valores iguais em -40° , que será -40 em Celsius e Fahrenheit (nome dificil ashuashua)

    B-) a partir da fórmula da variação

    C/5=F/9

    fazemos os valores e fica

    F=1,8C

    sendo assim, letra B


ID
1978414
Banca
Aeronáutica
Órgão
AFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando usamos um termômetro clínico de mercúrio para medir a nossa temperatura, esperamos um certo tempo para que o mesmo possa indicar a temperatura correta do nosso corpo. Com base nisso, analise as proposições a seguir.

I) Ao indicar a temperatura do nosso corpo, o termômetro entra em equilíbrio térmico com ele, o que demora algum tempo para acontecer.

II) Inicialmente, a indicação do termômetro irá baixar pois o vidro transmite mal o calor e se aquece primeiro que o mercúrio, o tubo capilar de vidro se dilata e o nível do líquido desce.

III) Após algum tempo, como o mercúrio se dilata mais que o vidro do tubo, a indicação começa a subir até estabilizar, quando o termômetro indica a temperatura do nosso corpo.

Podemos afirmar que são corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D!

  • É a B, o site está errado creio eu. Já que a II e a III se anulam, ou seja, dentre essas duas só uma está certa. Junto com a I, gabarito letra B.
  • I) VERDADEIRO, o fundamento do termômetro de mercúrio é que ele entre em equilíbrio térmico com o corpo que vai medir, fazendo com que o liquido dilate e marque uma valor na escala. Porém esse movimento demanda um tempo pois depende do fluxo de calor.

    II) VERDADEIRO, o vidro é um mal condutor térmico o que faz com que ele dilate a si próprio antes que passe o calor para o mercúrio.

    III) VERDADEIRO, após o calor "chegar" ao mercúrio ele irá dilatar mais que o vidro e por fim marcará a temperatura de equilibro entre o corpo e o termômetro.

    Obs.: As afirmativas II e III não se anulam pois cada uma das afirmativas trata de momentos diferentes do mesmo acontecimento físico. II ocorre em t1 enquanto III ocorre em t2, t1<t2.


ID
1986289
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A termologia é a parte da Física que estuda os fenômenos determinados por energia térmica, que é a forma de energia relacionada á agitação das partículas de um corpo.

Com relação á termologia, analise as afirmativas abaixo.

I - Quanto maior a energia cinética média das partículas, menor a temperatura do corpo.

II - Para que haja transferência de calor entre dois corpos, eles devem estar a temperaturas diferentes.

III - Quanto maior o calor específico de um material, menor a quantidade de calor necessária para o material ser aquecido até determinada temperatura.

IV - No Sistema Internacional de Unidades, a quantidade de calor transferida de um corpo para outro é medida em joules.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:

    I - Quanto maior a energia cinética média das partículas, menor a temperatura do corpo. Falso, pois quanto maior a agitação das partículas, maior energia cinética elas terão e maior será a temperatura do corpo.


    II - Para que haja transferência de calor entre dois corpos, eles devem estar a temperaturas diferentes.Verdadeiro, pois na transferência de calor, obrigatoriamente um corpo cede calor ao outro, até as temperaturas se igualarem.

    III - Quanto maior o calor específico de um material, menor a quantidade de calor necessária para o material ser aquecido até determinada temperatura.Falso, pois o calor específico é a grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor; sendo assim, existe uma relação direta de proporcionalidade.

    IV - No Sistema Internacional de Unidades, a quantidade de calor transferida de um corpo para outro é medida em joules. Verdadeiro.


    Gabarito do professor: D


  • Quanto mais as partículas se movimentam maior será sua temperatura

    tendo em vista que energia cinética está diretamente relacionada a movimento

    nos indica que a afirmação I está incorreta

    apenas por isso descobrimos que a resposta correta é a letra D

  • Só eliminando a primeira já deu pra chegar ao gabarito, letra D.


ID
2010517
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um experimento existem três recipientes E1, E2 e E3. Um termômetro graduado numa escala X assinala 10 °X quando imerso no recipiente E1, contendo uma massa M1 de água a 41 °F. O termômetro, quando imerso no recipiente E2 contendo uma massa M2 de água a 293 K, assinala 19 °X. No recipiente E3 existe inicialmente uma massa de água M3 a 10 °C. As massas de água M1 e M2, dos recipientes E1 e E2, são transferidas para o recipiente E3 e, no equilíbrio, a temperatura assinalada pelo termômetro é de 13 °X. Considerando que existe somente troca de calor entre as massas de água, a razão M1/ M2 é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    Resposta: 2

    Explicação:

    Primeiro vamos calcular o "Q" de cada recipiente. (Q= m.c.t)

    m= massa

    c= coeficiente (nesse caso vamos usar igual a 1)

    t = variação de temperatura

    Como as temperaturas estão em escalas diferentes, temos que coverter todas para celcius.

    TE1= 41° F  = 5° C

    TE2= 243°K = 20° C

    TE3= 10° C

    E1: Q = M1 . 1 . 5

    E2: Q = M2 . 1 .20

    E3: Q = M3 . 1 .10

    Na última parte do exercício, é dito que "As massa de água M₁ e M₂, dos recipientes E₁ e E₂, são transferidas para o recipiente E₃" e o resultado é "no equilíbrio, a temperatura assinalada pelo termômetro é de 13°X. "

    Primeiro vamos converte 13°X para celcius, para isso vamos montar os termometros de cada um:

    19°X -- 20°C

     13°X  -- C

    10°X -- 5°C

    Resolvendo: 13° - 10°/ 9° = C - 5° / 15

               3/9 = C - 5 / 15

                C = 10 °

    Como foram juntadas as massa de E1, E2 e E3:

    QE4= (M1 + M2 + M3) . 1 . 10°C

    Assim: QE1 + QE2 + QE3 = QE4

        M1 . 1 . 5 + M2 . 1 .20 + M3 . 1 .10 = (M1 + M2 + M3) . 1 . 10

        5 M1 + 20 M2 + 10 M3 = 10 M1 + 10 M2 + 10 M3 (simplificando por 5:

        M1 + 4 M2 + 2 M3 = 2 M1 + 2 M2+ 2 M3   (simplificando M3)

        M1 + 4 M2 = 2 M1 + 2 M2 ( Passando M2 pra equerda e M1 pra direita

        4 M2 - 2 M2 = 2 M1 - M1

        2 M2 = M1

        2 = M1/ M2

           

    Portanto a razão de M1/ M2 é 2.

    Da like se ajudou, deu muito trabalho ( resolução própria, questão sinistra)


ID
2031850
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Dois corpos tiveram suas temperaturas registradas por termômetros diferentes, sendo um deles graduado na escala Kelvin e o outro na escala Celsius. Em seguida, esses corpos foram colocados em um ambiente cuja temperatura é de 57°C. Ao atingirem o equilíbrio térmico com o ambiente o corpo cuja temperatura havia sido registrada na escala Kelvin apresentou um aumento de 10% no valor de sua temperatura e o outro corpo cuja temperatura havia sido registrada na escala Celsius apresentou uma redução na sua temperatura de 62%. A diferença de temperatura apresentada inicialmente por esses corpos expressa na escala Celsius corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • 57ºC=330K                

    Tk+0,1Tk=330

    1,1Tk=330

    Tk=300K 

    300k=27ºC 

     

    Tc-0,62Tc=57

    0,38Tc=57

    Tc=150ºC

    dT=150-27=123ºC

     

  • oi Gilvani, de onde é esse 330K?


ID
2112121
Banca
FGV
Órgão
CBM-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Tendo em conta os diversos modos de propagação do calor, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando há um incêndio próximo a um reservatório metálico de combustível, joga-se água fria na parede do reservatório do lado oposto ao do incêndio.

II. Se um grupo de pessoas tenta se evadir de uma loja em chamas é recomendável que saiam abaixadas, o mais próximo possível do chão.

III. A placa utilizada, na construção de um painel solar, é escura para absorver melhor a energia radiante do Sol.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • letra e / todas corretas


ID
2116354
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Considere duas garrafas idênticas, uma contendo 1 kg de leite e outra contendo 1 kg de água, ambas inicialmente a 15 °C e expostas à temperatura ambiente de 21 °C. A capacidade térmica do leite integral é, aproximadamente, 3,93 kJ·K-1 ·kg-1 e da água é 4,19 kJ·K-1 ·kg-1 . Considere que a condutividade e a emissividade térmica sejam as mesmas para os dois líquidos. Com base nessas informações, é correto afirmar que, ao atingir o equilíbrio térmico com o ambiente,

Alternativas
Comentários
  • Capacidade térmica: a  que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1 °C

    Logo, como a capacidade térmica do leite é menor que a da água, chegamos a conclusão que o leite absorve menos calor para variar sua temperatura, logo consegue atingir uma certa temperatura mais rápido que a da água, que necessita de mais.

    Letra B!


ID
2118472
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-RO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um turista brasileiro, ao desembarcar no aeroporto JFK, em Nova York, observou que a temperatura indicada em graus Fahrenheit a quarta parte do valor correspondente em graus Celsius. Portanto, o valor observado dessa temperatura foi de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão é necessário que se teste os valores que estão nas alternativas. Como já sei que a resposta é a alternativa D (-5,2), pois errei a questão (kkkk),vamos direto nela.

    Tc=(Tf-32)/1,8

    Tc=(-5,2-32)/1,8

    Tc=-37,2/1,8 multiplicando em cima e embaixo por 10 e simplificando por 6, tem-se que:

    Tc=-62/3 que dá aproximadamente Tc=-20,667

    Como o enunciado nos diz que a tempera em Fahrenheit é a quarta parte da temperatura em Celsius, então basta dividir a temperatura em Celsius para encontrar o resultado.

    Tc/4=Tf

    -20,667/4=-5,16675 aproximadamente -5,2

  • Tc/5 = (Tf-32)/9

    Tc/4=Tf --> Tc = 4Tf

    Sabendo disso:

    4Tf/5 = Tf/9 - 32/9

    Calcular e encontrar Tf ~= 5,2

  • 4f/5=f-32/9

    36f=5f-160

    31f=-160

    f=-160/31

    f=-5.16 Aproximando fica - 5,2

  • F = C/4; C = 4F

    C/5 = (F – 32)/9; 4F/5 = (F – 32)/9; 36F = 5F – 160; 31F = -160; F = -160/5; F = -5,16 (aproximadamente -5,2°F).

    GABARITO: D

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)


ID
2120950
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Deseja-se minimizar a taxa de transferência de calor em uma parede feita de um determinado material, de espessura conhecida, submetendo-a a um diferencial de temperatura. Isso é feito adicionando-se uma camada isolante refratária de 15% da espessura da parede, de forma que cuidadosas medidas experimentais indicam que a taxa de transferência de calor passa a ser 40% em relação à situação original. Supondo que o diferencial de temperatura entre as extremidades livres da parede original e da parede composta seja o mesmo, pode-se afirmar que a condutividade térmica do material refratário é numericamente igual a  

Alternativas

ID
2156791
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado e conforme a segunda atividade proposta pelo professor, a taxa de derretimento do gelo será maior, no material que possuir maior condutividade térmica, que entre o plástico e o alumínio, é o segundo.

    Resposta A)




  • Resposta A

    ------------------------

    O tato percebe o fluxo de calor da pele para a bandeja. O alumínio retira o calor com fluxo maior que o plástico, daí a sensação térmica diferente para sistemas com temperaturas iguais. A condutividade térmica do alumínio é maior que a do plástico e, por isso, a bandeja metálica promoverá uma perda de calor para o gelo mais rápida o que provoca um derretimento mais rápido.

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2821

  • Resolução da questão pelo canal Stoodi no YouTube:

     

    https://youtu.be/eIOU-XLG0Zc

  • Maior condutividade térmica: mais facilidade para absorver e ceder calor. 

  • Se simplesmente for pela ideia de que corpos num mesmo ambiente apresentam a mesma temperatura(e está certo), pode acabar escorregando na Letra E. Porém, não devemos esquecer de uma propriedade chamada de Condutividade térmica, responsável por quão facilitado ocorre a troca de calor entre o corpo e outro. Se o alumínio "está mais frio", significa que perdemos calor mais facilmente para ele, o que implica que ele possui maior condutividade térmica.

    Letra A

  • O alumínio possui maior condutividade térmica por ser um metal-que são classificados como cátions na tabela periódica,ou seja tendem a perder com facilidade elétrons pela ação de uma pequena energia de ionização,por sua vez quando esses elétrons ficam exitados pulam de um nível interno para outro mais externo,quando retorna ao seu local de origem libera fótons(luz) e energia térmica(que faz com que aumente a temperatura do corpo na percepção do tato).Assim na questão abordada o plástico e o alumínio foram exposto a uma mesma quantidade de calor.Entretanto o alumínio possui condutividade térmica maior que o plástico fazendo com que o gelo derreta com maior velocidade nessa superfície metálica.

  • Letra A

    A questão trata de taxa de crescimento do material. E isso está relacionado à taxa de transferência de calor ou condutividade térmica determinada pela equação de Fourier Se a questão quisesse qual material derrete mais gelo, a questão se preocuparia com a quantidade de calor, portanto a resposta seria baixo calor especifico.

  • Só lembrar da panela no fogo, latinha de refrigerante etc. Alumínio ótimo condutor térmico

  • A questão trata de taxa de aquecimento do material e isso está relacionado à taxa de transferência de calor ou condutividade térmica determinada pela equação de Fourier. Se a questão quisesse qual material derrete mais gelo, a questão se preocuparia com a quantidade de calor, portanto a resposta seria baixo calor específico.


ID
2174029
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Segundo Bonjorno & Clinton, em seu livro Física, História e Cotidiano, “O nível de energia interna de um corpo depende da velocidade com que as partículas se movimentam. Se o movimento é rápido, o corpo possui um alto nível de energia interna. Se o movimento é lento, o corpo tem um nível de energia interna baixo”. Investigando-se microscopicamente um corpo, com foco no grau de agitação de suas partículas, podemos medir indiretamente seu (sua) _________________, que será obtido (a) com o uso de um ____________________.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado e utilizando os conceitos de Calorimetria, tem-se que:
    temperatura é uma grandeza física associada ao estado de movimentação das moléculas. Através de um termômetro pode ser medida em três escalas termométricas: Celsius, Farenheit e Kelvin.

    Resposta B)


  • Simplificando:

     

    "...com foco no grau de agitação de suas partículas,..."

     

    Temperatura = Associada ao grau de agitação das partículas.

     

                             Diferença entre Termômetro e Calorímetro

     

    Termômetro = é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura

     

    Calorímetro =  é um aparelho que serve para medir a quantidade de calor
     

    Gabarito: LETRA B


ID
2195812
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um técnico de laboratório construiu um termômetro utilizando uma escala termométrica X. Ele atribuiu ao ponto de gelo 40ºX e ao ponto de vapor 120ºX.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a equação de relação entre a escala Celsius (tC) e a escala X (tX).

Alternativas

ID
2231059
Banca
BIO-RIO
Órgão
ETAM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um termômetro marca 1º na escala S quando a temperatura é a da fusão do gelo ao nível do mar e marca 96º , também na escala S, no ponto de ebulição da água, também ao nível do mar. A temperatura lida na escala S coincide com a temperatura lida na escala Celsius quando for:

Alternativas
Comentários
  • DEVE-SE COLOCAR UM EM FUNÇÃO DO OUTRO.

    TC/100 =TC-1/95 (LEMBRANDO QUE O 95 É A DIFERENÇA ENTRE 1 E 96)

    MULTIPLICANDO EM CRUZ

    95TC = 100 TC-100

    AGORA SO RESOLVER A EQUAÇÃO

    100TC - 95TC= 100

    5TC=100

    TC=100/5

    TC=20... BOA SORTE A TODOS


ID
2236582
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.

A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, a utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o calor é considerado uma energia que se transfere espontaneamente do corpo quente para o corpo frio, e não característica de um corpo.

    Resposta D)
  • Resposta D

    ---------------------------------------------

    D) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. Essa alternativa explica os dois casos, tanto a roupa que impede o trânsito do calor, quanto a diminuição da temperatura da sala. Essa é a resposta certa!

    E) calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio. Calor não é uma forma de temperatura em trânsito! Calor é energia em trânsito!

     

    https://dicasdaprofe.wordpress.com/2017/09/04/questao-resolvida-enem-2016-temperatura-e-calor/

  • O Calor não está contido no corpo da pessoa, o calor é produzido constantemente pelo nosso corpo...
    A roupa não é um isolante porque mesmo com ela a gente "sente frio", um isolante faria com que não houvesse perda nenhuma de calor, "prendendo" todo o calor no nosso corpo.
    De fato o frio não entra e sim o calor sai...

  • Salve galera! Bora julgar uma a uma!

    a) A roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela. INCORRETA! roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa? A temperatura é uma grandeza que mede o agito das moléculas.

    B roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela. Mais uma vez: a temperatura é uma GRANDEZA que mede o agito das moléculas. Então não tem como a temperatura 'sair'.

    C roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela. o calor é uma forma de energia em trânsito, assim, não está contido em nada, ele apenas transita do corpo de > temperatura para o de menor.

    D calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura. Correta! Essa afirmação tanto explica o primeiro caso "roupa quentinha", como o segundo caso "frio entrar pela janela".

    E calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio. Calor é uma energia EM TRÂNSITO! Portanto, não tem como ele estar 'contido' em um corpo.

  • a) Não existe esse termo: "roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa..." temperatura é o grau de agitação das partículas de um corpo portanto não existe trânsito de temperatura de um corpo para outro.

    b) "roupa não fornece calor por ser um isolante térmico," isso esta errado pois não existe isolante térmico perfeito, todo corpo pode trocar calor com outro de temperatura diferente. "pois é a temperatura da sala que sai por ela." não existe fluxo de temperatura e sim de energia que chamamos de calor.

    c)"pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela." calor não pode estar contido em nada, calor é energia em trânsito portanto não podemos armazenar calor.

    e) "calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio." calor não pode estar contido em nada, calor é energia em trânsito portanto não podemos armazenar calor. Temperatura é o grau de agitação das partículas de um corpo portanto não existe trânsito de temperatura.

  • os comentários dos usuários são melhores do que os dos professores do qconcursos. MDS......


ID
2277646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um fio de cobre de 40 cm de comprimento e área de seção transversal desprezível, a uma temperatura inicial de 30 ºC (ou 18 ºX, em que ºX é outra escala termométrica), foi aquecido até atingir uma temperatura de 100 ºC (60 ºX).

Com base nessas informações, julgue o seguinte item, considerando o coeficiente de dilatação linear do cobre igual a 17 × 10-6 / ºC, e considerando também os princípios relacionados a escalas termométricas, equilíbrio térmico e dilatação térmica.

Após o aquecimento, o aumento sofrido pelo fio de cobre será menor que 1 mm.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Dilatação linear

     ΔL = Lo . α . ΔT   ---->  ΔL = (400 mm) . (17 × 10-6 / ºC) . (70 ºC)  ----> ΔL = 0,476 mm

     


ID
2277649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um fio de cobre de 40 cm de comprimento e área de seção transversal desprezível, a uma temperatura inicial de 30 ºC (ou 18 ºX, em que ºX é outra escala termométrica), foi aquecido até atingir uma temperatura de 100 ºC (60 ºX).

Com base nessas informações, julgue o seguinte item, considerando o coeficiente de dilatação linear do cobre igual a 17 × 10-6 / ºC, e considerando também os princípios relacionados a escalas termométricas, equilíbrio térmico e dilatação térmica.

0 ºC corresponde a 0 ºX.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    100 ºC  -----   60 ºX

    30  ºC  ------  18  ºX

    0   ºC ---------    T

     

    (100 - 0) / (30 - 0) = (60 - T) / (18 - T)

    10(18 - T) = 3(60 - T)

    180 - 10T = 180 - 3T   ----->   T = 0 ºX

  • Para substituir o algebrismo convencional que toma tempo.

    Os 30 ºC correspondem a 30% da escala ºC. Se 18 ºX correponderem a 18% da escala ºX, então, os "zeros" das escalas coincidem.

    Assim, 60 x 0,3 = 18.

    Ou seja, 0 ºC corresponde a 0 ºX.

    CERTO

  • Douglas, 18 ºX correpondem a 30% da escala ºX, e não 18% como você falou. Acredito que tenha pensado certo e escrito errado, porque embaixo multiplicou 60 por 0,3 provando que é 18ºX.


ID
2309425
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As taxas de evaporação das superfícies abertas de água variam com a temperatura ou pressão do vapor d’água e o ar em contato com as mesmas. Elas também variam com a velocidade, pressão barométrica e qualidade da água. Como esses fatores em hipótese alguma são independentes, os efeitos individuais são óbvios. Em geral, a evaporação e a transferência de gases têm muito em comum, como:

Alternativas
Comentários
  • https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/pressao-e-temperatura-pressao-interfere-no-ponto-de-ebulicao.htm


ID
2335279
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ao derramar 100 cm3 de café a 80 °C num copo de leite morno a 40 °C, obtêm-se 200 cm3 de café com leite, cuja temperatura aproximada será de:

Alternativas
Comentários
  • a massa do leite tbm é 100g

    calor cedido + calor recebido = 0

    m.c.ΔT + m.c.ΔT = 0

    100.1.(Tf-80) + 100.1. (Tf-40) = 0

    100tf-8000+100tf-4000=0

    200tf=12000

    tf=60


ID
2339890
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma máquina térmica cujo rendimento é de 25% opera de acordo com o ciclo de Carnot rejeitando para a fonte fria em cada ciclo 450 cal. Sendo a temperatura da fonte fria de 27°C, então a temperatura da fonte quente e a quantidade de calor fornecida à máquina em cada ciclo são, respectivamente, iguais a:

Alternativas
Comentários
  • Rendimento de uma máquina de Carnot:

    N = 1 - Tf/Tq

    1/4 = 1 - 300/Tq

    300/Tq = 1 - 1/4

    300/Tq = 3/4

    3Tq = 1200

    Tq = 400K

    Agora temos que encontrar a quantidade de calor fornecida.

    N = T/Qq

    1/4 = T/Qq

    Qq = 4T

    T = Qq/4

    T = Qq - Qf

    Qq/4 = Qq - 450

    Qq = 4Qq - 1800

    3Qq = 1800

    Qq = 600 cal

    GABARITO: LETRA A

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite


ID
2386546
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Analise as afirmativas que seguem tendo como base o tema “termodinâmica”
I. É impossível construir uma máquina térmica que, operando em ciclo, extraia calor de uma fonte e o transforme integralmente em trabalho.
II. Em um sistema fechado, não há troca de massa com a vizinhança, mas é permitida passagem de calor e trabalho por sua fronteira.
III. Sistema isolado é um sistema que não troca energia nem massa com a sua vizinhança.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Certo, é o enunciado da 2º lei.

    II. Certo, em um sistema fechado, também chamado de massa de controle (MC), é permitido apenas a troca de energia com a vizinhança.

    III. Certo, sistemas isolados são completamente isolados do ambiente, não trocam calor, trabalho ou matéria e/ou energia com a vizinhança.

  • Sistema Isolado é diferente de sistema fechadoo


ID
2386552
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Gás perfeito confinado em um recipiente de volume invariável”.
I. A energia cinética de um gás equivale ao somatório das energias cinéticas de suas moléculas.
II. A energia cinética média por molécula de um gás não depende de sua natureza, e sim de sua temperatura.
III. A energia cinética média por molécula de um gás depende de sua natureza e também de sua temperatura.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta Letra C

  • Energia interna

    A energia interna do gás existe quando o gás for constituído por moléculas de apenas um átomo e nesse gás estiver a soma das energias cinéticas dessas moléculas que o constituem, fornecendo assim o valor total da energia desse gás.
    energia cinética média das moléculas é directamente proporcional à temperatura

    E = 3nRT/2

    Onde:

    n=número molar do gás (nº de mols)

    R=constante universal dos gases perfeitos (R=8,31J/mol.K)

    T=temperatura absoluta (em Kelvin)

  • Na  questão  a afirmação III está incorreta, pois a energia cinética média por molécula que é dada por  e_c = 3/2KT, onde podemos concluir que a energia cinética média por molécula não depende da natureza específica do gás. Portanto a alternativa correta é a sentença  I e II, letra b.

  • GABARITO OFICIAL APÓS RECURSOS – LETRA C

  • levei em conta U = 3/2 nRT


ID
2386558
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem com base no seguinte experimento: “O aquecimento da água a pressão constante em um cilindro com pistão sem atrito”.
I. À medida que mais calor for acrescentado, mais vapor será produzido.
II. Quando a mistura é totalmente vaporizada, tem vapor saturado.
III. Desde que a pressão de mistura seja mantida constante, a temperatura vai aumentar gradualmente.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. CERTO: À medida que mais calor for acrescentado, mais vapor será produzido.

    II. CERTO:  Quando a mistura é totalmente vaporizada, tem vapor saturado.

    III.  ERRADO: Na mudança de fase o aumento de temperatura não é gradual.

  • Fiquei na dúvida, pensei que para manter a pressão constante não poderia ter aumento de vapor.

  • Acredito que o gabarito está incorreto. Para o Item I, se a água estiver na região de líquido comprimido, haverá aumento de temperatura sem formação de vapor.

  • creio q o erro no item III seja pelo fato de estar falando "pressão de mistura"e a água + vapor não

    é mistura e sim uma substância pura.

  • A III está errada porque para a mudança de estado temos não só o calor sensível, mas também o calor latente.

  • Questão mal elaborada, merecia ser anulada. Desde que não conhecemos a região em que se encontra o processo descrito (região de líquido comprimido ou de mudança de fase) não se pode concluir nada das afirmativas. Outro problema é mencionar água e mistura: a evaporação de de uma substância pura é diferente de uma mistura.

  • III Assegurando-se que se trata de uma mistura, a temperatura e a pressão não podem sofrer variação se alguma for mantida cte , quando o estado de vapor superaquecido ou de liquido comprimido for atingido essas grandezas podem e deverão sofrer alteração .Essas duas propriedade intensivas são dependentes em uma mistura e não formam de maneira alguma um estado definido , se uma muda a outra muda , mas caso uma seja mantida cte a outra também será .

    logo, item errado

  • esse negócio de produzido as vezes é meio estranho na banca


ID
2386573
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema “Fundamentos e mecanismos de transmissão de calor”.
I. Existem três mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação.
II. O mecanismo de transferência de calor por condução se caracteriza pela transferência de energia térmica em um meio material sólido ou fluido, causada pela transferência de um gradiente de temperatura.
III. A densidade de fluxo de calor é diretamente proporcional ao gradiente de temperatura e inversamente proporcional ao gradiente de pressão.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta Letra A

  • II A condução térmica é um processo de transferência de calor que ocorre principalmente nos sólidos e só acontece em meios materiais.

    III errada 

    Definimos fluxo de calor (Φ) que a fonte fornece de maneira constante como o quociente entre a quantidade de calor (Q) e o intervalo de tempo de exposição (Δt)

    Q=mc(delta T)

  • esse principalmente nos sólidos da colega me levou ao erro

  • Condução não seria em todos os tipos? Sólido, Líquido e gasoso....Se sim, a II estaria errado...


ID
2386576
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem tendo como base o tema “Fundamentos e mecanismos de transmissão de calor”.
I. O mecanismo de convecção se caracteriza pela transferência de calor causada pelo deslocamento de massa fuida.
II. Na convecção natural ou livre, o escoamento é causado por forças de empuxo devidas aos gradientes de massa específca produzidos pelas diferenças de temperatura no fuido.
III. O número de Prandtl indica a intensidade relativa entre os processos de transporte difusivo de momento linear e de calor.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2390167
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O líquido contido por um recipiente de volume V está na iminência de transbordar quando sua temperatura é de 15° C. Aquecendo-se o conjunto a 30° C, transborda uma quantidade X desse líquido. Medindo o volume transbordado pode-se obter a seguinte informação:

Alternativas
Comentários
  • dilatação real= coeficiente de dilatacao mais dilatacao aparende do líquido.

  • ΔV = Vo.(γ_real_líquido - γ_real_vidro).ΔT

    γ_aparente_líquido = γ_real_líquido - γ_real_vidro


ID
2390206
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

 Um experimento para medir o calor específico da água utiliza o seguinte material:

Um copo de alumínio recoberto externamente por isopor, uma resistência elétrica (para fornecer o calor), uma fonte de corrente com leitura de tensão e corrente, um termômetro e um cronômetro digital.

Numa primeira experiência, utilizando 50 gramas de água, o técnico do laboratório encontrou, para o calor específico da água 4,30 J/(g ⁰C).

Num segundo experimento, desta vez utilizando 100 gramas de água, encontrou 4,24 J/(g ⁰C).

A hipótese feita pelo técnico é de que o copo de alumínio não é ideal, pois tem uma capacidade térmica que não é desprezível. Escolha a opção que melhor estima a capacidade térmica do copo de alumínio utilizado nos experimentos, sabendo que o calor específico da água é 4,18 J/(g ⁰C). Despreze a possibilidade de trocas de calor com o ambiente:  

Alternativas
Comentários
  • Deveria ter uma explicação do próprio site para maior desempenho ao realizar os exercícios. Pois muitas da respostas dadas pelos próprios estudantes não são bem explicadas.

  • A capacidade térmica se por massa x calor específico, C=m.c

    Para 50 gramas se tem calor específico de 4,3 J/g°C, logo C=215 J/°C

    Para 100 gramas se tem calor específico de 4,24 J/g°C, logo C=424 J/°C

    Mas para o dobro de massa deveria se ter o dobro de capacidade térmica, mas não há uma diferença, essa diferença é a capacidade térmica do copo.

    C(do copo)= (215*2) - 424= 6 J/°C

  • Maria para ficar mais clara a explicação o Alexsandro.

    vamos escrever uma equação para cada situação (Q = m c T)

    como a capacidade térmica depende da massa, devemos deixar as massas iguais, e sabemos que o copo de alumínio não tem alteração em sua massa, logo,

    agora, é matemática, basta resolver o sistema,

    C = 6 J/°C


ID
2400418
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Numa noite fria, preferimos usar cobertores de lã para nos cobrir, no entanto, antes de deitarmos, mesmo que existam vários cobertores sobre a cama, percebemos que ela está fria, e somente nos aquecemos depois que estamos sob os cobertores há algum tempo. Isso se explica, porque

Alternativas
Comentários
  • cobertor de lã é isolante térmico


ID
2411119
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Certa escala termométrica X foi criada escolhendo-se o ponto de ebulição do etanol à pressão normal como 0 °X e o ponto de ebulição da água à pressão normal como 100°X. Sabendo-se que, na escala Celsius, a temperatura média da cidade de Curitiba no mês de julho é de 12, 9°C e o ponto de ebulição do etanol à pressão normal é de 78,4°C, pode-se afirmar que a temperatura média, em °X, da capital paranaense em julho é:

Alternativas

ID
2422264
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um mol de um gás monoatômico ideal, que está inicialmente a uma temperatura To, sofre uma transformação isovolumétrica, de modo que a sua pressão triplica. Em seguida, o gás sofre uma nova transformação isotérmica, de modo que o seu volume dobra de valor nesta transformação. A quantidade de calor que o gás recebeu ao longo de todo o processo é igual a: Obs.: considere R a constante geral dos gases.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode ajudar?

  • letra d)

    dQ1 = dW1 + dU1

    ΔQ1 = 0 + 1,5.n.R.(3To - To) = 3.n.R.To

    dQ2 = dW2 + dU2

    dQ2 = p.dV + 0

    dQ2 = (1/V).n.R.T.dV

    dQ2 = (1/V).3.n.R.To.dV

    dQ2 = 3.n.R.To.(1/V).dV

    ΔQ2 = 3.n.R.To.[ln2V - lnV]

    ΔQ2 = 3.n.R.To.ln2

    ΔQ = ΔQ1 + ΔQ2 = 3.n.R.To.(1+ ln2)


ID
2422345
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um mol de um gás monoatômico ideal se encontra dentro de um recipiente inicialmente a uma temperatura To e sofre uma transformação isobárica, de modo que o seu volume dobra de valor. A quantidade de calor que o gás recebeu nesta transformação é dado por:
Obs.: considere R como a constante geral dos gases.

Alternativas
Comentários
  • letra e)

    V/To=2V/Tf => Tf=2To => dU = 1,5 nR dT - 1,5RTo

    dW=pdV => dW = p(2V-V) = pV => dW = nRTo = RTo

    dQ = dW+dU = RTo + 1,5RTo = 2,5RTo

  • P/Calcular o calor a P=cte, utiliza-se a seguinte fórmula:

    Qp= n x Cp x dt

    onde Cp é tabelado como 5R/2 para gás monoatômico. Logo:

    Qp = 1 x (5R/2 ) x To

    Qp = 5R/2 x To

    Qp = 2,5 x R x To

    Qp= 2,5 R To


ID
2428369
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Ondas sonoras se propagam longitudinalmente no interior dos gases a partir de sucessivas e rápidas compressões e expansões do fluido. No ar, esses processos podem ser considerados como transformações adiabáticas, principalmente devido à rapidez com que ocorrem e também à baixa condutividade térmica deste meio. Por aproximação, considerando-se que o ar se comporte como um gás ideal, a energia interna de uma determinada massa de ar sofrendo compressão adiabática _________; portanto, o _________ trocado com as vizinhanças da massa de ar seria responsável pela transferência de energia.



Alternativas
Comentários
  • A questão diz que a onda sonora é transmitida por meio de compressão e expansão do fluido, ou seja, a transmissão é por trabalho.

    Se é adiabática:

    Q = T + ΔU

    Se a massa de ar sofre compressão, seu trabalho diminui, consequentemente, a energia interna aumenta.


ID
2429557
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sabemos que a temperatura do corpo humano pode ser considerada normal se estiver entre 36°C e 37,5°C.

Imagine que você esteja viajando ao exterior, num país onde a temperatura utilizada é o °F (Fahrenheit), e utiliza um termômetro nesta escala para medir sua temperatura corporal. Analise as afirmativas a seguir:

(2) Se sua temperatura for 104°F, você está com uma temperatura considerada normal.

(4) Se sua temperatura for 104°F, você está com uma temperatura de 40°C (elevada).

(8) Se sua temperatura for 97°F, você está com uma temperatura considerada normal.

(16) Se sua temperatura for 97°F, você está com uma temperatura muito elevada.

(32) Se sua temperatura for 98,6°F, você está com uma temperatura de 37°C (normal).

Assinale a alternativa que contém o somatório das afirmativas INCORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Incorretas:2 + 16 = 18

  • Assinale a alternativa que contém o somatório das afirmativas INCORRETAS.


ID
2437726
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

A termologia é a parte da física que estuda os fenômenos ligados à energia térmica. Dentre os conceitos relacionados aos fenômenos térmicos, marque a opção INCORRETA :

Alternativas
Comentários
  • CALOR --- É Energia Térmica em transito que vai do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura .


ID
2444761
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Vários turistas frequentemente têm tido a oportunidade de viajar para países que utilizam a escala Fahrenheit como referência para medidas da temperatura. Considerando-se que quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit assinala 32 oF, essa temperatura corresponde ao ponto de gelo, e quando assinala 212 oF, trata-se do ponto de vapor. Em um desses países, um turista observou que um termômetro assinalava temperatura de 74,3 oF. Assinale a alternativa que apresenta a temperatura, na escala Celsius, correspondente à temperatura observada pelo turista. 

Alternativas
Comentários
  • F - 32/180 = C/5, para F= 74,3, temos C = 23,5°.

  • Tc/5 = Tf - 32/9

    Tc/5 = 74,3 - 32/9

    Tc/5 = 42,3/9

    Tc/5 = 4,7

    Tc = 4,7 x 5

    Tc = 23,5°C

  • Tc/5=Tf-32/9=Tk-274/5


ID
2457382
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

 Um edifício de 15 andares desabou após um incêndio nesta quinta-feira (19) em Teerã. Pelo menos 20 bombeiros morreram no desabamento, segundo o prefeito Mohamad Bagher Ghalibaf.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2017/01/19/edificio-de-15-andares-em-teera-desaba-apos-incendio.htm, acessado em: 20/03/17.


Em um incêndio desse tipo, o desabamento do prédio pode ser associado à transferência de calor entre os objetos que estão queimando e seus materiais de construção. Utilizando os conhecimentos básicos acerca de Calor e Fenômenos Térmicos, é CORRETO afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • O principal motivo pelo qual a água é utilizada no resfriamento de superfícies e no combate a incêndios reside na sua alta capacidade calorífica.

    APMBB


ID
2457388
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis, como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal, acessado em: 20/03/17.


Tal recomendação ainda é válida para áreas de ocupação urbana com encostas e barrancos, comuns a muitas cidades brasileiras. Durante as chuvas, tem-se um aumento do risco de deslizamento nessas áreas, quando elas não recebem tratamentos de prevenção de acidentes adequados. Utilizando os conhecimentos básicos acerca da Mecânica, dos Fenômenos Térmicos e dos Fenômenos Climáticos relacionados ao Ciclo da Água, é CORRETO afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A


    Comentário:

    a) a presença de vegetação em uma encosta atua também como uma espécie de “coeficiente de atrito cinético”, reduzindo a velocidade de escoamento da água e diminuindo o arrasto de material junto a ela. (CORRETA)

    A água que cai da chuva em uma região com a presença de vegetação não vai correr livremente, ou seja, a vegetação serve como um labirinto para água. Consequentemente os materiais em sua superfície vão sentir os efeitos dessa diminuição de velocidade implicando na atenuação de seu arrasto.


    b) a pressão atmosférica não é capaz de influenciar na quantidade de vapor de água, produzido durante a fase de transpiração do ciclo da água. (ERRADA)

    Se há um coluna maior de ar sob determinado reservatório hídrico, haverá uma maior dificuldade do vapor d'água completar o seu ciclo.


    c) com uma mesma quantidade de água em precipitação, as enxurradas são mais comuns em regiões rurais, onde a urbanização não promoveu uma selagem do solo. (ERRADA)

    Em regiões rurais a água é absorvida mais facilmente do que nas regiões urbanas, logo, com uma mesma quantidade de precipitação, nas enxurradas nas regiões urbanas.


    d) a umidade relativa do ar está associada à evaporação de água dos oceanos, lagos e rios, sendo independente da altitude da região em relação ao nível do mar. (ERRADA)

    O grande erro da assertiva é o termo independente da altitude.


    e) o processo de convecção, do calor do Sol para a Terra, é o principal responsável pelo processo de evaporação no ciclo da água. (ERRADA)

    O termo correto para o principal responsável pelo processo de evaporação é a evaporação.


    Bons estudos!!!

  • resolvi essa questão mais com conhecimendo de geografia do que de física


ID
2581363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

O controle de um determinado processo industrial exige o monitoramento de um pequeno intervalo de temperaturas. Para isto, foi construído um termômetro com uma escala linear X. Nesta escala, 0 °X corresponde a 20,000 °C, e 100,00 °X corresponde a 20,500 oC.


O valor em °X correspondente a 20,150 °C é

Alternativas
Comentários
  • Interpolação, resposta 30, letra D

  • regra de três

  • Tem que calcular através do orelinha dividido por orelhão.

    ºX ºC

    | |

    100 20,5

    | |

    x 20,15

    | |

    0 20

    | |

    (x-0)/(100-0) = (20,15-20)/(20,5-20)

    x/100 = 0,15/0,5

    x = 100.0,3 = 30ºX

    @prof.biancamargato


ID
2603965
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No processo de extração de petróleo, o óleo é retirado do poço a uma temperatura média de 65ºC, enquanto a água do mar se encontra a 2ºC.


Qual é a diferença de temperatura entre o petróleo e a água, em Kelvin e Farenheit, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • A DIFERENÇA de temperatura entre as escalas Celsius e Kelvin é a mesma:

    ΔºC = ΔK  ----> ΔK = 65 - 2 = 63

    Entre Celsius e Farenheit utilizamos a seguinte fórmula:

    ΔC/5 = ΔF/9   ---> 63/5 = ΔF/9  ----> ΔF = 113,4

    Letra C

  • KELVIN:

    K=TEMPERATURA +273

     

    FARENHEIT:

    F=1,8.TEMPERATURA+32

     

     

    k=65+273=338                                            f=1,8*65+32=149

     

    k=2+273=275                                              f=1,8*2+32=35,6

     

    338-275=63                      e                           149-35,6=113,4

     

    gab;c


ID
2654062
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No final do século XVIII, a natureza do calor estava em discussão. Dois pontos de vista congregavam a opinião dos físicos: de um lado, a hipótese do calórico de Lavoisier; do outro, a hipótese do movimento vibratório das partículas do corpo, endossada por Francis Bacon e Robert Hooke. Nesse cenário, as experiências bastante precisas realizadas por Benjamim Thomson (Conde de Rumford), enquanto supervisionava a perfuração de canhões nas oficinas do arsenal militar de Munich, levaram à conclusão de que 

Alternativas

ID
2654077
Banca
CS-UFG
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

De acordo com a segunda lei da termodinâmica, nenhuma máquina térmica pode possuir eficiência de 100%. Então, qual seria a eficiência máxima de uma máquina térmica? Esta pergunta foi respondida em 1824 pelo engenheiro francês Sadi Carnot, que desenvolveu uma máquina hipotética que fornece a eficiência máxima permitida pela segunda lei. Sendo QH o calor fornecido ao sistema e |QC| o calor rejeitado, o ciclo dessa máquina, conhecido como ciclo de Carnot, é representado, em um diagrama pV, por

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de Carnot é composto por: Duas curvas isotérmicas e duas curvas adiabáticas.

  • Pela sequência: Carnot,Otto, Stirling e Diesel.


ID
2667136
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um centro de pesquisa de alimentos, um técnico efetuou a determinação do valor calórico de determinados alimentos da seguinte forma: colocou uma massa conhecida de água em um recipiente termicamente isolado. Em seguida, dentro desse recipiente, foi queimada uma determinada massa do alimento. Como o calor liberado por essa queima é fornecido para a água, o técnico calculou a quantidade de calor que cada grama do alimento libera.


Para a realização desse teste, qual aparelho de medida é essencial?

Alternativas
Comentários
  •  Para a determinação da variação da temperatura é necessário um termômetro.

    Equipe Descomplica

     

  • O termômetro serve para calcular a quantidade de calor de algo que é constituído de matéria.

  • Termômetro não mede quantidade de calor, mas grau de agitação das moléculas. No entanto, de fato, ele não diz que o aparelho medirá a quantidade de calor. Ele pergunta qual aparelho é ESSENCIAL. Pois bem, sabendo que a fórmula para aquecer é:

    Q = m . c . (Tf - Ti)

    Sendo Q -> Quantidade de calor, e levando em conta que já sabemos o valor da massa e que c é uma constante, só nos resta saber as temperaturas, para aí sim aplicar na fórmula e descobrir a quantidade de calor Q. E para saber as temperaturas, necessitamos do termômetro.


ID
2730715
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Roberto, empolgado com as aulas de Física, decide construir um termômetro que trabalhe com uma escala escolhida por ele, a qual chamou de escala R. Para tanto, definiu -20°R como ponto de fusão do gelo e 80°R como temperatura de ebulição da água, sendo estes os pontos fixos desta escala. Sendo R a temperatura na escala criada por Roberto e C a temperatura na escala Celsius, e considerando que o experimento seja realizado ao nível do mar, a expressão que relaciona corretamente as duas escalas será:

Alternativas
Comentários
  • 1. Montando as escalas termométricas a relação fica assim: 

    R - (-20) / 80 -(-20) = C/100

    2. Depois:

    R - (-20)/100 = C/100

    3. Corta os dois 100 e teremos: 

    R + 20 = C 

    LETRA B

  • como seriam as escalas?

  • 100-C/100 = 80-R/100

    100= 80-R+C

    100-80+R=C

    C= R+20

  • Bom para montar a razão de escala.

    Temos que pegar primeiro a letra correspondente da escala escolhida e subtrair pelo ponto fixo do gelo escolhido.

    isso tudo só no numerador.

    Depois no denominador a gente tem que pegar o ponto fixo da evaporação e subtrair pelo ponto fixo do gelo.

    ficando assim.

    Razão escala= R-(-20)/80-(-20)

    >>R+20/100. Pronto essa é a razão de escala que o cara criou.

    Agora pegamos a do Celsius que é Razão escala= C/100.

    Relacionando as duas escalas, vai ficar:

    R+20/100=C/100

    100R+2000/100=C

    100R/100+2000/100=C

    R+20=C

  • O jogo de sinal que é a incógnita da questão

    [...]

    C-0/100 = R-(-20)/80-(-20)

    C/100= R+20/100 ( Corta os denominadores )

    C= R+20

    LETRA B

    APMBB

  • Nem precisa montar razão de escala! TEMPO É OURO, CANDIDATO!!!

    Temperatura de fusão da água

    Em Celsius = 0°

    Em R = -20

    Temperatura de ebulição da água

    Em Celsius = 100°

    Em R = 80

    Note que a escala R sempre tem 20 unidades a menos em relação a escala Celsius, ou seja

    R = C - 20

    C = R + 20

    GABARITO: LETRA B


ID
2741911
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um pequeno aquecedor elétrico de imersão de 200 watts de potência foi usado para aquecer 240g de água durante 4 minutos. A variação da temperatura dessa quantidade de água, neste intervalo de tempo foi de: (Dados: Calor específico da água igual a 1 cal/g°C, 1 cal = 4 J).

Alternativas
Comentários
  • Usando  Q=m.c.ΔT

    Q= calor trocado

    m= massa-> 240g

    c= calor especifico da água-> 1cal g°c= 4j

    Para encontrar o calor trocado -> Lembre-se 200w = 200j/s , como o temo e 4min então 240 segundos, logo 200x240= 48000

     Q=m.c.ΔT

    48000=240.4.ΔT --> 

    48000=960.ΔT -->

    48000/960=ΔT-->

    ΔT=50

     

  • Olá, venho compartilhar com todos vocês esté método, que me fez obter um rendimento insano em pouco tempo.

     é do Professor Marlon Souza, Especialista em técnica de estudos e métodos de aprendizagem acelerada.

    https://go.hotmart.com/Q8744867J

    Confiram, eu comprei e vale muitoooo a pena.

  • IGUALANDO AS ENERGIAS:

     E = E

    P.t = m.c.T

    200*240/4 = 240T

    1200 = 240T

    T = 1200/240   = 50

  • Essa pegadinha das unidades de medida e ferrou pela ultima vez não dá pra usar Watts e Caloria juntos


ID
2761318
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

    O Polo Sul é bem mais gelado que o Polo Norte. Por lá, a temperatura média no verão não costuma passar dos -35 °C. O Norte é mais "quentinho", registrando médias de 0 °C nos períodos de calor. Há vários motivos para essa diferença.


Internet: <https://mundoestranho.abril.com.br> (com adaptações).


Um glaciologista do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) utiliza, para registrar as temperaturas, um termômetro calibrado em uma escala desconhecida X. Os valores do ponto de fusão e de ebulição desse termômetro são, respectivamente, 20 °X e 110 °X.


Com base no texto e no caso hipotético acima apresentados, assinale a alternativa que apresenta a equação de conversão entre uma dada temperatura na escala X (tx), uma temperatura na escala Celsius e o valor da temperatura de -35 °C na escala X.

Alternativas
Comentários
  • Sabendo o ponto de fusão e ebulição montamos a equação.

    °C temos, Ponto de Fusão = 0°C e Ponto de Ebulição = 100°C

    °X temos, Ponto de Fusão = 20°X e Ponto de Ebulição = 110°X


    (Tc - 0) / (100 - 0) = (Tx - 20)/110 -20)

    Tc /100 = (Tx - 20) / 90

    Tx = Tc (90/100) + 20

    Tx = Tc (9/10) + 20

    Substitui -35°C em Tc

    Tx = (-35) . (9/10) + 20

    Tx = -11,5°X


    Letra D

  • Essa vai ficar na minha historia como 3x quase duas horas pra resolver por falta de atenção e cuidado


ID
2791006
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sobre calor, luz, som, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta o conceito correto.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada - É a medida do grau de agitação de suas moléculas.

    b) Certa.

    c)Errada-Luz não se propaga em meios opacos

    d)Errada-Só a velocidade é alterada dependendo o índice de refração

    e)Errada-O Som não se propaga no vácuo pois é uma onda mecânica

  • isso , pela materialidade.


ID
3239545
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um chuveiro é aquecido de 20 °C para 60 °C. A variação de temperatura sofrida pelo chuveiro, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:

Alternativas
Comentários
  • Fórmulas que relacionam variações de temperaturas entre as escalas termométricas:

    Variação em ºC / 5 = Variação em ºF / 9 = Variação em K / 5

    Logo:

    Variação em ºC => VºC = t2 - t1 => VºC = 60 - 20 => VºC = 40 ºC

    Variação em ºF => 40/5 = VºF/9 => 8 = VºF/9 => 8*9 = VºF => VºF = 72 ºF

    Variação em K => 40/5 = VK/5 => 8 = VK/5 => 8*5 = VK => VK = 40 K

  • Nesta questão só bastava saber passar de Celsius p/ Kelvin (somar) e depois subtrair os resultados de K.

    273+20=293

    273+60=333

    Variação em Kelvin = 333-293= 40 K

    • Primeiro passo é descobrir quanto valem as variações de temperatura em Kelvin e depois em Fahrenheit:

    Para 20ºC

    K= ºC + 273

    K= 20 + 273

    K=293

    Para 60ºC

    K=ºC + 273

    K=60 + 273

    K=333

    • Agora que já sabemos os valores das respectivas temperaturas em Kelvin, podemos saber qual a variação de temperatura sofrida pela chuveiro. Para isso, basta fazer a subtração dos valores:

    Variação em Kelvin será: 333 - 293 = 40K

    • Perceba que com esse valor nem precisaríamos continuar resolvendo, pois, já temos uma resposta. Mas para aprendizagem, vamos verificar a variação de temperatura também em Fahrenheit:

    Para 20ºC

    F=1,8.ºC + 32

    F = 68

    Para 60ºC

    F = 1,8.ºC +32

    F = 140

    • Da mesma forma, vamos subtrair os valores para saber a variação da temperatura em Fahrenheit:

    Variação em Fahrenheit será: 140 - 68 = 72ºF

    Resposta: Letra C.


ID
3810976
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um termômetro graduado em uma escala Y associa os valores 50ºY e − 30ºY, quando um outro termômetro graduado em uma outra escala arbitrária W registra 30ºW e − 10ºW, respectivamente.

Com base nessas informações, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3900382
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os termômetros são equipamentos construídos para realizar medidas de temperatura de forma indireta. O termômetro é montado para utilizar uma propriedade física cujas variações estão associadas à temperatura, chamada de propriedade termométrica. O valor da temperatura é determinado e indicado em função da situação física detectada, sendo que, para efeitos de calibração, se faz necessário o uso de referências ou de padrões.

Qual das alternativas possui propriedades físicas que podem ser utilizadas para construção de termômetros para realizar medidas de variações de temperaturas?

Alternativas
Comentários
  • alguém explica porque a alternativa A?

  • Para se medir a temperatura sem depender da percepção fisiológicas existem alguns métodos:

    1. Volume de um líquido (termômetro).
    2. Comprimento de uma barra.
    3. Resistência elétrica de um fio.
    4. Pressão de um gás a um volume constante.

ID
4048471
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma escala termométrica A adota para a temperatura da água em ebulição à pressão normal, de 70ºA, e para a temperatura de fusão do gelo à pressão normal, de 20ºA. Outra escala termométrica B adota para a temperatura da água em ebulição à pressão normal, de 90ºB, e para a temperatura de fusão do gelo à pressão normal, de 10ºB. A expressão que relaciona a temperatura das escalas A(θA) e B(θB) é

Alternativas
Comentários
  • 70 90

    θA θB

    20 10

    Escolher um padrão e aplicar dos dois lados

    10 - θB / 90 - 10 = 20 - θA / 70 - 20

    10 - θB / 80 = 20 - θA / 50

    Multiplica cruzado

    500 - 50.θB = 1600 - 80.θA

    50 - 5.θB = 160 - 8.θA

    Isolando ''θB''

    -5.θB = 110 - 8.θA

    θB = 1,6θA - 22

    GABARITO: LETRA C


ID
4067434
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20 °C. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60 °C e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era:

Alternativas

ID
4073710
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma experiência de laboratório, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de água contida em um tubo de ensaio (a água e o tubo foram previamente aquecidos e estão em equilíbrio térmico). Para isso, imerge nessa água um termômetro de mercúrio em vidro que, antes da imersão, marcava a temperatura ambiente: 20 °C. Assim que todo o bulbo do termômetro é imerso na água, a coluna de mercúrio sobe durante alguns segundos até atingir 60 °C e logo começa a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da água no instante em que o termômetro nela foi imerso era:

Alternativas

ID
4985965
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Sobre o estudo de Termologia, assinale a alternativa que corresponde a um conceito correto.

Alternativas
Comentários
  • Em uma transformação isobárica, o volume ocupado por uma determinada massa gasosa é diretamente proporcional à temperatura.

    APMBB


ID
5070118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os lasers (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação) utilizados em termômetros podem ser desligados sem prejuízo da medição de temperatura. Isso deve-se ao fato de que a luz emitida serve apenas para indicar ao operador do termômetro qual região da superfície do corpo está sendo medida: o laser opera, portanto, apenas como a mira para indicar a região de interesse cuja temperatura avaliada.

Pergunte ao CREF (Centro de Referência para o Ensino de Física)
Internet: <www.if.ufrgs.br/novocref/> (com adaptações).


Acerca do termômetro infravermelho e sua utilização com laser, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Errado: o laser serve apenas de mira para indicar a região de interesse de medição, ele trabalha em frequências não nocivas ao ser humano.

    B - Certo: todo corpo emite radiação e por meio dela podemos medir sua temperatura.

    C - Errado: o laser em nada tem a ver com a medição, como já explicado no texto, serve apenas para apontar o local de medição.

    D - Errado: radiações ionizantes são nocivas ao ser humano.

    E - Errado: o correto funcionamento do termômetro independe do laser, ele serve apenas de "mira".

  • Valeuu!


ID
5338225
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os satélites artificiais em órbita da Terra são expostos a ciclos severos de temperatura, pois durante metade da órbita recebem os raios solares intensos e na outra metade não recebem a radiação solar. Portanto, os satélites estão a uma temperatura muito alta na primeira metade da órbita e muito baixa na segunda metade.
Para simular as condições em que ficarão em órbita e verificar o funcionamento dos satélites nessas condições, são realizados testes em câmaras térmicas que, em baixa pressão, os expõem a muitos ciclos de temperatura.
Um determinado satélite foi testado em vários ciclos de -90°C a +90°C.
Essa variação de temperatura corresponde a uma faixa de _____ °F.

Alternativas
Comentários
  • ΔF = 1,8.ΔC

    ΔF = 1,8 (90 -(-90))

    ΔF = 1,8.180

    ΔF = 324

    GABARITO: LETRA D

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • ele quer saber a variação lembrem-se sempre que a variação tem a formula diferente da de temperatura específica

    ΔC/5=ΔF/9 dado essa formula é só fazer a conta e você achara a resposta

    180/5=ΔF/9 =324