SóProvas



Questões de Coordenação e Orientação Educacional


ID
90601
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Escreve Milton Santos (2001):

Não se pode dizer que a globalização seja semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova qualidade da técnica, providenciada pelo que se está chamando de técnica informacional. Chegamos a um outro século e o homem, por meio dos avanços da ciência, produz um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação. Estas passam a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando a presença planetária desse novo sistema técnico.

Diante dessa realidade, o autor vê a globalização

Alternativas

ID
90637
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo educativo, realizado a partir de um projeto educacional, pressupõe que todas as atividades sejam desenvolvidas em função de uma mesma intencionalidade. Nesse processo, os Supervisores ocupam lugar fundamental, não podendo perder de vista alguns pressupostos relacionados com o processo total da Educação:

I. a educação formal é um processo que deve objetivar principalmente a inserção dos sujeitos educandos no universo da cultura simbólica e do trabalho profissional.
II. o projeto educacional se viabiliza mesmo quando o projeto político global da sociedade se contrapõe aos valores universalizados da democracia e da cidadania.
III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.
IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.
V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformação.

Está de acordo com as idéias de Severino, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania (1994), apenas o contido em

Alternativas
Comentários
  • III. ensino e pesquisa são processos epistêmicos permanentemente vinculados entre si, de tal modo que um não se faça sem o outro.

    IV. o pedagógico deve ser fundamentalmente mediação do político, expressão-síntese da condição de cidadania e de democracia.

    V. o Supervisor de Ensino, comprometido com a consolidação da força centrífuga do projeto educacional, deve atuar como força de resistência e de transformaçã


ID
90661
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de

I. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
II. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
III. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, idéias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
IV. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
V. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em

Alternativas

ID
90745
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Helena é Supervisora de Ensino em uma escola pública da periferia de um Município da Grande São Paulo. Procura programar suas visitas às escolas de modo a poder participar, pelo menos mensalmente, de reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Numa dessas ocasiões, em outubro de 2007, visitando a Escola Estadual Vila Nova, Helena participa de HTPC do Ciclo I do Ensino Fundamental e ouve o desabafo angustiado de Teresa: "Eu sou professora há quinze anos e adoro meu trabalho; sempre alfabetizei. Lá na minha cidade, alfabetizei durante doze anos com essa mesma cartilha. Até maio, quase todos já tinham dado o "estalinho"; em outubro eu tinha terminado a cartilha e fazia a festa de entrega do primeiro livro. Em classes com trinta e cinco alunos, um ano ou outro, dois ou três alunos, no máximo, repetiam. Aqui, não sei o que está acontecendo. Faço como fazia lá. Trabalho mais, venho mais cedo, fico até mais tarde para atender alunos individualmente e estou com a metade da classe que não sabe ler. (Caiu no choro!). Colegas tentam consolar. Júlia diz que a classe dela está na mesma; que ninguém a está culpando. Rute arrisca: "As crianças daqui são diferentes das de lá, quem sabe se você tentar outras coisas?" A professora- coordenadora intervém: "Vamos tomar um cafezinho e, em seguida, faremos o levantamento da situação dos alunos, turma por turma, que marcamos para hoje". Depois do café, antes do grupo reiniciar a tarefa do dia, Helena sugeriu seminários quinzenais sobre a psicogênese da leitura e da escrita, em HTPC, com estudo das produções de alunos, o que foi prontamente aceito. Ela comprometeu-se a assessorar a professora-coordenadora para elaborar o projeto e a convidar o assistente técnico pedagógico de Alfabetização da Oficina Pedagógica para participar.

A proposta de formação profissional docente sugerida corresponde ao defendido por Imbernón (2004) em relação a quais dos itens abaixo?

I. Tem despontado como promissora a criação de espaço de reflexão e participação, nos quais o profissional da educação faça surgir a teoria subjacente a sua prática com o objetivo de recompô- la, justificá-la ou destruí-la.
II. Quando a formação se relaciona com o "contexto educativo concreto", as características do conhecimento profissional se enriquecem com infinidades de matizes que não se manifestam em um contexto padronizado.
III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos.
IV. As assessorias de formação devem intervir a partir das demandas dos professores ou das instituições educativas.
V. A maneira mais eficaz de realizar a formação permanente é mediante o estudo de forma cooperativa, por parte dos próprios docentes, dos problemas e temas que integram sua intenção de realizar uma prática coerente com seus valores educativos.

Corresponde ao pensamento do autor o contido nos itens

Alternativas
Comentários
  • III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos. - Não é o único modelo, pois pode haver outros exeplos de modelos.


ID
90772
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Muramoto (2002), em seu texto sobre Formação de Supervisores, destaca que

Alternativas

ID
90775
Banca
CETRO
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Celestino Alves da Silva Júnior (1994), em seus estudos sobre a práxis supervisora, na coletânea Escola: espaço de construção da cidadania, propôs alguns pontos fundamentais para a reordenação do processo de formação e de atuação profissional do Supervisor, dentre os quais é preciso considerar

Alternativas
Comentários
  • Segundo Celestino Alves da Silva, a educação é incompatível com o capitalismo.
  • Autor com uma visão de ideologia marxista.
  • Para este autor educação d verdade acontece em regimes comunistas. É uma piada isso!


ID
213865
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Acredita-se que o Supervisor Escolar tem a possibilidade de transformar a escola no exercício de uma função realmente comprometida com uma proposta política e não com o cumprimento de um papel alienado assumido.

    Deve antes de tudo, estar envolvido nos movimentos e lutas justas e necessárias aos educadores. Semear boas sementes, onde a educação se faz presente e acreditar veemente que estas surtirão bons frutos.

    A caracterização da Supervisão precisa ser definida e assumida pelo Educador e pelo Supervisor. É uma opção que lhe confere responsabilidade e a tranqüilidade de poder. O Supervisor Educacional deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e daí gerar estratégias para a ação; deverá ser capaz de desenvolver e adotar esquemas conceituais autônomos e não dependentes, diversos de muitos daqueles que vem sendo empregados como modelo, pois um modelo de Supervisão não serve a todas as realidades.

    O Supervisor possui uma função globalizadora do conhecimento através da integração dos diferentes componentes curriculares. Sem esta ação integradora, o aluno recebe informações soltas, sem relação uma das outras, muitas vezes inócua.

    Para que o conhecimento ganhe sentido transformador para o aluno é necessário ter relação com a realidade por ele conhecida, e que os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento sejam referidos à totalidade de conhecimento.

    Assim, acredita-se que uma das funções específicas do Supervisor Escolar é a socialização do saber docente, na medida em que há ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas, função complementada pelos órgãos de classe que contribuirá para a construção, não só de uma teoria mais compatível à realidade brasileira, mas também do educador coletivo.

    Lembrando que não cabe ao supervisor impor critérios ou soluções, cabe-lhe sem dúvida, ajudar na construção da conscientização necessária da luta para uma educação libertadora.



ID
213868
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como

Alternativas
Comentários
  • A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar e  fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre


ID
555202
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A prática escolar é um processo, simultaneamente, individual e coletivo. Nessa perspectiva, o espaço da organização coletiva em que há o diálogo se concretiza a partir das atividades desenvolvidas entre os sujeitos sociais ali presentes: professores, alunos, supervisores, coordenadores/orientadores.
Esse movimento de troca entre os sujeitos requer o estabelecimento de uma reciprocidade entre

Alternativas

ID
555241
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com o desenvolvimento da Ciência na era da modernidade, os saberes se especializam em torno de um determinado objeto de estudo. A especialização do saber permitiu a especialização dos professores, do material didático, do espaço pedagógico e do tempo escolar em aulas estanques.
Hoje o paradigma muda, é preciso buscar os pontos de união entre os saberes.
Os PCN apresentam como proposta o conceito da interdisciplinaridade e a transversalidade
O desafio é reorganizar a prática escolar permitindo a redefinição do currículo em todos os seus aspectos: seleção de conteúdo, carga horária, escolha das atividades, meios para se realizar a aprendizagem.
Considerando esses aspectos e a definição do trabalho do Pedagogo, compete ao Coordenador Pedagógico

Alternativas

ID
555268
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A coordenação pedagógica deve ser uma ação dinamizadora que possibilite a integração das dimensões política, pedagógica e administrativo-financeira da gestão escolar, a fim de estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino- -aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos.”
SECRETARIA Municipal da Educação e Cultura de Salvador. Coordenador pedagógico: traçando caminhos para sua prática educativa. 2008.

De acordo com o documento acima, o coordenador pedagógico deve:

Alternativas

ID
648088
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o excerto:

As funções tradicionais do orientador seriam substituídas por outras duas :uma função de feedback, através da qual a escola seja avaliada em termos humanos; e uma função catalisadora, cujo objetivo seria transformar a escola em comunidades, onde o processo de desenvolvimento do aluno fosse caracterizado pela diferenciação, internalização e expressão de conceitos e valores.

As duas funções citadas no fragmento acima caracterizam o Orientador Educacional como:

I – um emissor dos objetivos da ação educativa.
II – um avaliador da ação educativa.
III – um agente de mudança no status quo escolar.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
648091
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sendo o Orientador Educacional um educador, este deve ter o seu trabalho voltado, fundamentalmente , para:

I – Os livros didáticos.
II – O currículo.
III – O ensinar e o aprender.
IV – O desenvolvimento intelectual do aluno.

Está correta a alternativa:

Alternativas

ID
648094
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue ( C) certo ou ( E ) errado sobre as atribuições privativas do Orientador Educacional, segundo a Lei nº 5564/ 68 em seus Artigos 8º e 9º

( ) Coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-o no processo educativo global.

( ) Participar do processo de identificação das características básicas da comunidade.

( ) Sistematizar o processo de acompanhamento dos alunos, encaminhando-os a outros especialistas caso exija assistência especial.

( ) Emitir pareceres sobre matéria concernente à Orientação Educacional. Está correta a alternativa:

Está correta a alternativa:

Alternativas

ID
648097
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual das alternativas abaixo NÃO é condição pessoal imprescindível ao Orientador Educacional:

Alternativas

ID
648100
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A orientação que atende às reais necessidades sócioeducacionais do aluno tem uma prática:

Alternativas

ID
648103
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A orientação educacional compreende a aprendizagem significativa como:

I – Aquela que ensina a partir da criatividade e dos relacionamentos dialógicos.

II – Tanto no aspecto sensível, como sob o aspecto cognitivo acontece a inclusão do educando.

III – Aquela que se preocupa com os conteúdos estabelecidos no currículo.

A(s) afirmação (ões) correta(s) são:

Alternativas

ID
648106
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Qual dos itens abaixo NÃO define o perfil do orientador educacional na atualidade?

Alternativas

ID
648109
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Faça a correspondência entre os períodos de desenvolvimento da orientação educacional e suas respectivas características:

A) Período implementador.

B) Período institucional.

C) Período transformador.

D) Período disciplinador.

E) Período questionador.

( ) a orientação educacional está sujeita à obrigatoriedade da Lei nº 5692/71 

( ) os postulados teóricos vão se modificando para uma dimensão mais crítica e consciente. 

( ) ênfase nos trabalhos de seleção e escolha profissional. 

( ) a orientação educacional deveria realizar o aconselhamento vocacional. 

( ) ocorre toda a exigência legal da Orientação nas escolas.

( ) floresceu o aspecto preventivo da Orientação Educacional. 

A sequência correta 

Alternativas

ID
648112
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação ao aproveitamento escolar do aluno é certo afirmar:

I – o trabalho de acompanhamento do rendimento escolar dos alunos terá início na escola.

II – O Orientador Educacional deve fazer reuniões com professores, pais , alunos e com quem for necessário.

III – Cabe ao Orientador Educacional discutir em reuniões de pais sobre a organização do estudo em casa, incluindo execução de trabalhos e pesquisas.

Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em uma perspectiva crítica de avaliação, o trabalho de acompanhamento do rendimento escolar dos alunos jamais terá início na escola conforme apresentado na assertiva (I). No meu ponto de vista questão está errada...


ID
648115
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sabendo que a prática do Orientador Educacional está vinculada ao pedagógico, faz-se necessário conhecer alguns aspectos com maior profundidade, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • c)a pesquisa científica.


ID
648121
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale (V) ou (F) para as práticas do Orientador Educacional na concepção construtivista.

( ) Admite o aluno como centro da ação pedagógica.

( ) Constrói, junto com o aluno, as condições facilitadoras e desejáveis ao desenvolvimento deste, o mais pleno possível.

( ) Aplica e analisa os resultados dos testes de aptidão e interesses.

( ) Impõe conceitos tidos como bons ,certos e verdadeiros.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
648124
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Não é função da equipe de orientação educacional e psicopedagógica:

Alternativas
Comentários
  • Não é função da equipe de orientação educacional e psicopedagogica assessorar o corpo docente na definição de procedimentos e instrumentos de avalição visando unicamente a aprendizagem do aluno porque o professor tem total liberdade em definir as formas de avalições dos seus aluno, tendo a total autonomia no processo avaliativo do mesmo.


ID
648133
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estão entre as competências do Orientador Educacional, segundo a Lei 9394/96:

I) Capacitação inicial e continuada dos professores

II) Subsidiar o aluno na direção das opções que poderá fazer em termos de projeto de vida

III) Articulação das áreas de educação/saúde

IV) Orientar o aluno na escolha de cursos tendo em vista seu futuro profissional.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
648136
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Associe e marque a alternativa correspondente:


A) Orientador Educacional na perspectiva tradicional.

B) Orientador Educacional na perspectiva atual. 


( ) estuda a realidade do aluno trazendo-a para dentro da escola. 

( ) a orientação é terapêutica e psicologizante.  

( ) trabalha com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania. 

( ) preocupa-se com o ajustamento do aluno à escola. 



A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a D.

  • a) B, A , B, B.

  • também concordo que a resposta seria a D

  • Resposta correta é a letra A . B,A,B.B.

  • Desde quando ajustar aluno à escola é perspectiva atual?


ID
648139
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O art. 64 da LDB diz que cabe ao Orientador Educacional:

I – Subsidiar o aluno na direção das opções que poderá fazer em termos de projeto de vida.

II – Aconselhar o aluno na solução de problemas pessoais.

III – Sistematizar os fatores que influenciam a formação do aluno.

Está correta a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • ART. 64 DA LDB fala sobre a formação, tem nada haver com essas respostas.

  • verdade, nada a ver, nao cita atribuicoes, cabe recurso.


ID
648142
Banca
PaqTcPB
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A obrigatoriedade da Orientação Educacional nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, está prevista na lei:

Alternativas
Comentários
  • essa questão está com gabarito errado, a Lei certa é a 5692/71.


ID
713563
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na escola de hoje, o orientador educacional tem como prática:

Alternativas

ID
713572
Banca
FDC
Órgão
Prefeitura de Palmas - TO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Observa-se, muito comumente, na liderança oferecida pelo supervisor escolar, uma preocupação mais relativa a métodos, técnicas, conteúdos, que ao sentido do processo educativo.”
(Heloisa Luck).

Neste contexto, o papel do supervisor constitui-se em:,

Alternativas
Comentários
  • Como assim? A questão diz neste contexto: Ou seja, no contexto apresentado onde há "uma preocupação mais relativa a métodos, técnicas, conteúdos, que ao sentido do processo educativo.” Neste contexto não é a opção D.  Se a pergunta se refere a ser técnico e não pensar diretamente no processo de ensino-aprendizagem! Alguém me explica, por favor... :(

  • Nina,

    Esse tipo de questão é uma verdadeira casca de banana, o enunciado é apenas uma armadilha, por isso antes de ler o enunciado, prefiro ler as alternativas e identificar aquela que mais destoa das demais.

  • letra D enfocar em aspectos relacionados a administração estra relacionado diretamente com a direção gestação administrativa institucional .Espero ter ajudado.

  • Resposta E

    Somar esforços e ações para a excelência do processo ensino-aprendizagem.

  • cabe recurso, pergunta mal formulada.


ID
818416
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve

Alternativas

ID
819892
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Conselho de Classe é umdos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

Alternativas
Comentários
  • é mais nas escolas que trabalhei nao foi assim que aconteçeu nao!
  • Para fins de concurso público jamais, dissse jamais, o concurseiro deve comparar a prática com a teoria, principalmente em uma situação como esta. 

    A questão está correta, pois o concelho de classe é um momento para se pensar coletivamente, isto é, deve envolver todos os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, sempre buscando a solução, opiniões e o debate sadio para tentar solucionar os problemas da escola, atingindo os objetivos determinados pela escola como um todo. Deve refletir a prática e a teoria, sempre buscando o aperfeiçoamento dos profissonais da educação. 
  • Um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa como um todo e como processo. A presença de pais e funcionários caracteriza o Conselho Escolar, e não Conselho de Classe.

    Conselho de classe: É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

    Conselho escolar: Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.


ID
920314
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao coordenador pedagógico compete:

Alternativas

ID
978580
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando um aluno comete ato indisciplinar passível de advertência ou qualquer outra sanção por parte da escola, essa situação:

Alternativas
Comentários
  • ECA

    Art. 143. E vedada a divulgação de atos judiciais, policiais e administrativos que digam respeito a crianças e adolescentes a que se atribua autoria de ato infracional.

    Parágrafo único. Qualquer notícia a respeito do fato não poderá identificar a criança ou adolescente, vedando-se fotografia, referência a nome, apelido, filiação, parentesco, residência e, inclusive, iniciais do nome e sobrenome. (Redação dada pela Lei nº 10.764, de 12.11.2003)

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

  • Das Infrações Administrativas

      Art. 247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional:

     Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.



ID
1003681
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as funções do processo de organização da gestão escolar, NÃO podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta = C


ID
1003684
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Faz parte do papel da equipe pedagógica da escola

( ) traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que colocam a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.

( ) ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atuar na formação contínua dos professores.

( ) ter a seu dispor a estrutura necessária para desenvolver seus projetos e suas metas.

( ) ser uma equipe que pesquise constantemente, que seja capaz de antecipar conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros e diferentes jornais e revistas.

( ) ter um desafio enorme e jamais ter uma postura visionária, já que suas ações devem acontecer aqui e agora.

Alternativas
Comentários
  • "( ) ter a seu dispor a estrutura necessária para desenvolver seus projetos e suas metas." Não é parte do PAPEL da equipe pedagógica.

  • Gabarito = B


ID
1003705
Banca
AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Sobre a gestão escolar e os trabalhadores da escola,

( ) com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, mas isso depende da função que exerçam.

( ) os funcionários da escola, outrora identificados por nomenclaturas diversas – serviçais, servidores, auxiliares – e, principalmente, por exercerem o papel de meros cumpridores de tarefas, são chamados agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.

( ) os funcionários, conscientes de seu papel de educadores, precisam construir a sua nova identidade profissional, isto é, ser profissionalizados, recebendo formação inicial e continuada tanto quanto os professores.

( ) os princípios que sustentam e fundamentam a constituição das identidades dos trabalhadores em educação, funcionários de escola, encontram- se estreitamente relacionados à concepção do ambiente escolar como espaço democrático de formação integral e cidadã e à reconstrução do fazer pedagógico como prática coletiva de trabalho e convivência.

( ) Compreende- se por formação todo o processo educativo formal que permite a intervenção do sujeito no universo, agindo crítica e responsavelmente, primando pela ética nas relações, refletindo, avaliando e reformulando suas atitudes.

( ) O indivíduo, dotado dos conhecimentos técnicos necessários à otimização de seu desempenho funcional, desenvolve- o com competência, criticidade e racionalidade, abandonando, gradativamente, as ações eminentemente empíricas.

( ) a competência profissional legitima a ação do funcionário de escola, conferindo- lhe identidade com a atividade que realiza e a dignidade da profissão, estabelecendo, entre outras atribuições, sua participação na elaboração da proposta pedagógica, na preparação e na avaliação do trabalho educativo.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  •   Letra A

    ( F )- com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, mas isso depende da função que exerçam. Errado nem todos são educadores mesmo de acordo com as funções muitos apenas transmitem informações

    ( F ) Compreende- se por formação todo o processo educativo formal que permite a intervenção do sujeito no universo, agindo crítica e responsavelmente, primando pela ética nas relações, refletindo, avaliando e reformulando suas atitudes, Errado a formação pode ocorrer também em ambiente informal como a família.


ID
1015369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Hoje uma característica marcante não somente do Supervisor escolar como de qualquer outro profissional moderno é a flexibilidade e capacidade de resolver situações rotineiras que fogem do estritamente profissional.

    Segundo Sônia Pinotti, mestre em Psicologia Escolar, membro do Centro de Orientação Profissional da Uniara e professora dos cursos de Pedagogia, Biologia e Educação Física da instituição:

    "A capacidade de comunicação e a flexibilidade de atitudes são características mais requeridas no mercado. Saber adaptar-se às situações é imprescindível, já que as mudanças são muito rápidas. É fundamental saber aceita-lás e se ajustar à nova situação.

    Portanto, o crescimento contínuo é o grande diferencial para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Quem tem baixa empregabilidade não decide sobre sua carreira. É preciso não fazer isso com a vida profissional, mas ao longo da vida útil, rever o que aprendeu durante seu processo de formação, mantendo uma ampla teia de relacionamentos. São traços de um profissional moderno."


  • Errado. Justamente por causa da dificuldades presentes no cotidiano escolar é que o supervisor deve ser competente, de forma a atender as diversas situações que se apresentam no espaço escolar.


ID
1015375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.

Alternativas
Comentários
  • Na perspectiva atual, o supervisor é visto como um integrante do coletivo docente.Nas palavras de Rangel:

    "o supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalhado e, muito menos, um controlador de produção;sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão - contextualizada e crítica - de suas ações e, também, de seus direitos (grifo autores Lagar, Santana e Dutra)"

  • resposta CERTA.

    O supervisor antes era visto como um fiscal, controlador. Hoje ele tem como papel estimular os docentes, auxilia-los na prática pedagógica


ID
1067017
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Educador Pedagógico é, primeiramente, um educador e como tal deve estar atento ao caráter pedagógico das relações de aprendizagem no interior da escola. Ele leva os professores a ressignificarem suas práticas, resgatando a autonomia docente sem, se desconsiderar a importância do trabalho coletivo. Agindo como um parceiro do professor, o Coordenador vai transformando a prática pedagógica. Essa práxis é composta das dimensões:

( ) Reflexiva ao auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem.

( ) Organizativa ao articular o trabalho dos diversos atores escolares.

( ) Conectiva por possibilitar inter-relações entre os professores, gestores, funcionários, pais e alunos.

( ) Interventiva quando modifica algumas práticas arraigadas que traduzem mais o ideal de escola.

( ) Avaliativa, ao estabelecer a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.

Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta sequencia correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vasconcellos (2006) essa práxis é composta das dimensões: reflexiva ao auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem; organizativa ao articular o trabalho dos diversos atores escolares; conectiva por possibilitar interrelação entre os professores, gestores, funcionários, pais e alunos; interventiva quando modifica algumas práticas arraigadas que não traduzem mais o ideal de escola e por fim, avaliativa, ao estabelecer a necessidade de repensar o processo educativo em busca de melhorias.


  • Segundo esse autor então Julio, todas as alternativas estariam corretas, não é mesmo?

    Alguém poderia me tirar essa duvida? Obrigada!


ID
1139860
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A equipe técnico-administrativo-pedagógica e o corpo docente da Escola Municipal Cidade de Nilo, a partir das discussões acerca dos resultados obtidos no processo de avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, inseriram, no roteiro do projeto de trabalho para este ano letivo, o tema da Campanha da Fraternidade 2011. O Orientador Pedagógico propôs a realização de encontros acerca das técnicas que poderiam subsidiar as práticas pedagógicas, ressaltando-se, entre essas técnicas, a de plenária, o estudo de casos, a discussão e o seminário.

Assinale a técnica, cuja prática pedagógica descrita NÃO condiz com as suas principais características.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    D) Plenária: Apresentação de ideias inéditas e radicais sobre os aspectos positivos da cobrança de impostos a famílias numerosas.(ERRADO)

    Plenária pode ser entendida como uma assembleia, reunião, etc., em que todos os membros são convocados.


ID
1171699
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Durante a discussão promovida entre educadores de uma escola, três professores apresentaram os seguintes comentários:

Professor X: — É preciso lutar por uma maior valorização da escola, superando a perda de espaço na vida das crianças e dos adolescentes. Passo mais tempo pedindo para eles desligarem seus aparelhos — se desconectarem —, do que trabalhando os conteúdos das aulas.

Professor Y: — Na verdade, a escola não consegue acompanhar as mudanças advindas, sobretudo, do processo de automação que é galopante! Sinto-me desafiado todo o tempo pelas inúmeras possibilidades que eles apresentam.

Professor Z: — Eu vejo a comunidade discente afastada das propostas pedagógicas, dedicando seu tempo livre para dominar os recursos dos iPods e iPad... Vejo uma mudança bem agressiva no comportamento dessa garotada.

A partir desses relatos e do diagnóstico realizado sobre outras aprendizagens e tecnologias, um dos temas em destaque para o fórum permanente da escola foi a interação da comunidade escolar pensando as interfaces da Web como Blogs, Twitter, Facebook, com jogos eletrônicos e com ambientes virtuais.

Considerando os estudos recentes sobre novas linguagens, ambientes de aprendizagem e os diferentes artefatos culturais, faz-se urgente considerar

Alternativas

ID
1171702
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em um momento de avaliação do que foi instituído como filosofia educacional, a equipe de coordenação pedagógica de uma escola pública destacou a experiência de um trabalho divulgado na universidade quando da sua participação em seminário de formação contínua:

Fragmentos de uma experiência com alunos de uma escola pública nos anos de 1990

Uma pesquisa sobre práticas pedagógicas de uma escola pública localizada em área de grande risco teve, como um dos aspectos privilegiados, que entender os motivos pelos quais os alunos de uma turma, classificada como “turma de ensino especial”, não estavam alfabetizados visto que cursavam o primeiro ano escolar por quase 3 anos. A partir de um projeto que envolveu as experiências do cotidiano desses/as estudantes e que imprimiu uma nova ordenação espacial na sala de aula, os/as alunos/as eram estimulados/as a trazerem suas histórias e aventuras para que, com este suporte, fossem pensadas outras ambiências de aprendizagem. Após cerca de seis meses estavam todos/as alfabetizados/as.

Para o encaminhamento do debate entre os profissionais, a coordenação pedagógica incluiu o seguinte aporte:

Problematizar a organização significa avaliarmos nosso papel como partícipes no processo de transposição didática bem como avaliarmos os objetivos do planejamento do fazer coletivo.

Ao adotar tais orientações, a comunidade escolar se aproxima de uma perspectiva na qual a(o)

Alternativas

ID
1171765
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguines itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;
• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;
• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);
• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;
• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

Alternativas

ID
1171780
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao iniciar o primeiro conselho de classe de sua escola, a coordenadora pedagógica destaca o seguinte aspecto:

- A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, ela deve organizar-se de forma a retratar, o quanto possível, a vida. À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, e numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

Um dos professores pede a palavra, discorda da coordenadora e afirma:

- A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

De acordo com o pensamento educacional, as tendências pedagógicas expressas pelo argumento da coordenadora pedagógica e pelo do professor são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • tendência liberal renovada progressista e tendência progressista crítico-social dos conteúdos

  • Não deveria ser tendência liberal renovada progressivista para o primeiro argumento?


ID
1172317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das atribuições e responsabilidades do professor de atendimento educacional especializado (AEE), julgue os itens seguintes.

O professor de AEE segue as orientações e informações repassadas pela equipe pedagógica técnica no sentido de como trabalhar com o aluno de inclusão e como estabelecer relação entre esse aluno e os demais da sala de ensino regular.

Alternativas
Comentários
  • Errada - Pelo contrário, a equipe pedagógica que irá seguir as orientações do  AEE ( Atendimento Educacional Especializado), até porque é o professor AEE que conhece os seus alunos e poderá promover sua inclusão.

  • ERRADO

    RESOLUÇÃO Nº4, de 2 de outubro de 2009.

    Art. 9º. A elaboração e a execução do plano de AEE são de competencia dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das familias e em interface com os demais serviços setoriais da saude, da assistencia social, entre outros necessarios ao atendimento.


ID
1247695
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As áreas de atuação da organização e gestão escolar compreendem as atividades básicas que identificam uma instituição escolar, assegurando seu funcionamento. O projeto pedagógico reflete as decisões para a adequação desse funcionamento. Uma dessas decisões que diz respeito à definição de objetivos comuns e é assegurada pela coordenação pedagógica, é conhecida como:

Alternativas

ID
1247707
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O aconselhamento profissional, na forma de sondagem de aptidões e orientação profissional, preconiza a seguinte tendência específica da orientação educacional nas escolas:

Alternativas
Comentários
  • O aconselhamento, como meio de sondagem das aptidões e orientação profissional surge no contexto de uma pedagogia tecnicista, onde o trabalho e as tecnologias são extremamente valorizados e aonde o trabalho do orientador educacional na escola é a preocupação com o lado profissional do aluno, com sua disciplina, numa perspectiva Disciplinadora da Orientação Educacional.

     

     

    Por que não?

    Neo Liberal: O neoliberalismo trata de relações econômicas, do esforço individual para alcançar o sucesso. Não trata da orientação educacional buscar auxiliar o aluno para se encontrar no mercado, este é um mérito dele.

    Não diretiva:O aluno "nasce sabendo" e suas aptidões são apenas reveladas com o tempo. Não cabe ao orientador ou qualquer professor intervir no desevolvimento do estudante, isso é algo natural, está nele, a profissão que vai até ele, porque nasceu para aquilo, não o orientador que vai ao aluno.

    Funcionalista: Essa poderia ser a mais próxima das dúvidas, entre a resposta certa, A, e D. Porque a tendência funcionalista vê uma experiência determinada por funções e o que são trabalhos se não funções? A sociedade possui instituições e cada instituição tem sua função. Se ela não é cumprida, pode danificar todo o sistema. Durkheim, pai da Sociologia Moderna e autor deste conceito, dizia que era como um corpo e seus órgãos, o mal funcionamento de um poderia afetar e até levar a morte todo o sistema. Numa perspectiva funcionalista, o orientador iria apenas identificar qual seria a aptidão do estudante e direcioná-lo, para fazê-lo "funcionar" dentro do sistema, ele já tem sua função definida. Na tecnicista, contudo, tenta-se direcionar o aluno através de suas aptidões, ou seja, ele possui outras "funções" e o orientador deve auxiliá-lo na busca mais correta e cientificamente melhor e mais útil para o mercado de trabalho e a vida em sociedade.


ID
1314718
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os agentes de apoio socioeducativo são profissionais responsáveis

Alternativas

ID
1314721
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No tocante à postura dos ocupantes do cargo de agente de apoio socioeducativo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1314724
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No tocante aos procedimentos dos agentes de apoio socioeducativo relativamente às orientações e ao espaço socioeducativo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1314742
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das atribuições do Agente Educacional é construir, junto à equipe pedagógica, um projeto de trabalho para o acompanhamento e orientação das atividades diárias dos adolescentes, em seus vários aspectos, com enfoque educacional.

A respeito do assunto, é correto afirmar que, de acordo com as orientações oficiais a respeito de projetos educacionais, essa atribuição

Alternativas

ID
1314778
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há alguns elementos a serem observados no atendimento socioeducativo, tais como a compreensão, a exigência, a diretividade e a disciplina.

Assinale a alternativa que apresenta os dois conceitos corretos correspondentes à disciplina e à diretividade.

Alternativas

ID
1314793
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A exigência e a compreensão, enquanto elementos primordiais de reconhecimento e respeito ao adolescente durante o atendimento socioeducativo implicam que o educador

Alternativas

ID
1334002
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A figura do supervisor escolar surge, nas diferentes redes de ensino, de formas muito variadas. O próprio nome do cargo de supervisão escolar muda bastante, por vezes, até mesmo dentro de uma mesma cidade. Não obstante, tal realidade também cria muitas perspectivas distintas sobre o qual o papel da supervisão no interior da escola. 

Para Antonia Medina, o supervisor deve buscar afastar-se de uma atuação linear, hierarquizada e burocrática da supervisão, que, além de comum em nossas redes, vem sendo, já há muitos anos, questionada pelos profissionais da educação, inclusive, pelos próprios supervisores escolares. 

A fim de superar essa perspectiva burocratizada do supervisor, a autora sugere uma ação de supervisão centrada na prática docente, mas sem que essa se confunda com um processo de assessoria ou consultoria ao professor. Dessa forma, tanto o supervisor quanto o corpo docente terão o mesmo objeto prioritário de trabalho: a relação de ensino-aprendizagem. 

Nessa perspectiva da supervisão escolar, o supervisor assume, sobretudo, um papel de:

Alternativas
Comentários
  • No interior da sala de aula?Discordo.

  • A função do Supervisor Pedagógico se subdivide nas seguintes atividades: Socializar o saber docente (troca de experiências); Discutir permanentemente o aproveitamento escolar e a prática docente (identificar e buscar soluções para problemas com indisciplina); Assessorar individualmente e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar; Coordenar e participar dos conselhos de classe; (poucos gestores participam). Dessa maneira, o supervisor escolar deve analisar em ação conjunta com os professores, as contradições existentes entre o fazer pedagógico e a proposta pedagógica.

    Resposta: B


ID
1352287
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na reunião de planejamento, a coordenadora pedagógica, recém-chegada a uma unidade escolar, perguntou às professoras a respeito do enfoque usualmente utilizado por elas para ensinarem o sistema de numeração decimal.

Sandra: Acredito que seja melhor trabalhar com números menores que 100 na 1.ª série, aumentando gradativamente pelas séries. Assim, as crianças assimilam melhor.

Bete: Eu trabalho com diferentes intervalos da sequência numérica, logo na 1.ª série. Trabalho com situações em que as crianças possam operar, ordenar, produzir e interpretar a nume- ração escrita, a fim de encontrar as regularidades do sistema.

Fátima: Costumo trabalhar com o cartaz valor de lugar: primeiro começo com as unidades; como resultante do agrupamento de dez unidades, introduzo a dezena. Faço isso cada vez que incluo uma nova ordem.

Bia: Prefiro o trabalho com material dourado, seu sistema de agrupamentos e trocas. A criança consegue visualizar melhor o valor posicional dos algarismos.

Márcia: Pelo fato de refletir claramente a posicionalidade do sistema, fundamento meu trabalho no uso do ábaco. Agrupar e reagrupar são ações indispensáveis para entender o sistema posicional.

A professora que apresenta uma proposta de ensino com o sistema de numeração decimal, de acordo com as concepções apresentadas por Delia Lerner e Patricia Sadovsky, é

Alternativas
Comentários
  • a)

    Bete.


ID
1393624
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Propor aos educadores uma prática pedagógica inovadora é uma tarefa desafiadora para o Coordenador Pedagógico, por que:

1. Conduz a um momento de criação conjunta e compartilhada de saberes e fazeres.
2. Promove o exercício da liberdade e amplia as possibilidades de cada um, individualmente, propor ações que considere relevantes para o sucesso da prática educativa escolar.
3. Contribui para desencadear um processo de reflexão na ação, durante o qual o professor vivencia um novo jeito de ensinar e de aprender.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1393627
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A atuação do Coordenador Pedagógico nas escolas pode ser justificada por que:

Alternativas

ID
1405207
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o autor Michel Foucault, cujos conceitos são muito utilizados em Análise Institucional, a delinquência pode ser entendida como:

Alternativas
Comentários
  •  

    "O espaço marginal ocupado pela delinquência, com todo o seu leque de ilegalidades, desempenha uma função eficiente para o melhor rendimento do sistema. Existe uma tolerância que contribui, de alto a baixo dentro do sistema, para que os delitos lucrativos se multipliquem e contribuam, a partir de uma exterioridade que ocupa um espaço de centralidade, para reforçar as estratégias de poder. “Cada sociedade só pode funcionar sob a condição de que um certo número de seus membros seja dela excluído” (FOUCAULT, 2003b, p. 135)." IN: https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Dissert-Thelmamoura.pdf


ID
1488760
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

Alternativas

ID
1531882
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Prefeitura Municipal de Suzano ofereceu aos ingressantes do cargo de Auxiliar de Atividades Escolares um curso de capacitação. Dessa forma, os recém-empossados tiveram a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, experiências e ansiedades com seus pares. A  questão  reflete os diálogos e reflexões desse grupo.

Márcia relata sua experiência ao seu colega Pedro:

– Enquanto estava esperando para assinar meus documentos, fiquei observando a rotina da escola. Entre muitas coisas, vi que o Auxiliar de Atividades Escolares era chamado para atender algumas situações que acabavam atrapalhando o andamento das aulas, como uma janela batendo com a ação do vento; a torneira do bebedouro emperrada; a falta de cortina em uma sala, entre outras situações.

Pedro, fundamentado na obra de Carpintero, comentou acertadamente:

Alternativas

ID
1532371
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Escrituração escolar é o registro sistemático relativo à escola e a cada aluno com objetivo de assegurar e identificar a regularidade e a autenticidade da vida escolar. Nesse sentido, um Histórico Escolar apresentado por um aluno ou por seu responsável pode ser considerado irregular quando em seus registros contiver

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E) campo de assinatura em branco, do diretor e do secretário de escola.

  • Histórico Escolar: registro da vida escolar do educando.

    - Preenchimento: deve ocorrer em duas vias; essas vias, por

    sua vez, devem estar devidamente datadas, assinadas e carim -

    badas pelo Secretário Geral e pelo Diretor da unidade escolar;

    uma das vias deve ser entregue ao aluno e a outra arquivada em

    sua respectiva pasta.


ID
1532383
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Reclassificação é o mecanismo que consiste em rever e alterar a classificação do aluno, matriculando-o em ano mais avançado em relação à anteriormente cursado, observando a correspondência idade/ano. O registro dos procedimentos realizados pela escola com relação à Reclassificação deverá ser lavrado em atas individuais, ou seja, uma para cada aluno, contendo informações do processo avaliativo. Esse registro deverá constar do Livro Ata de

Alternativas
Comentários
  • Processos especiais


ID
1532398
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A qualidade dos serviços prestados pela secretaria escolar pode ser medida pela fidedignidade e legalidade da escrituração escolar, a qual deve estar sob a responsabilidade do secretário escolar. Nesse sentido, o secretário escolar, para garantir a qualidade dos serviços da secretaria, deverá

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B) capacitar os responsáveis pelo setor, tornando os capazes e co-responsáveis para realizar os registros na documentação em geral da escola e do aluno.


ID
1532401
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A escola é também constituída por bens materiais, classificados em permanentes os que possuem maior durabilidade e recebem patrimônio e, de consumo, os que não recebem patrimônio porque são de baixa durabilidade. Uma das atividades da secretaria escolar é a organização do livro de inventário da escola, no qual deve constar o registro de tombamento, com entrada e saída, de todos os equipamentos e materiais permanentes da escola. Nesse sentido, alguns dos materiais que devem ser objeto de registro no livro de inventário são

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E) máquinas e equipamentos gráficos (copiadora, duplicadora), equipamentos de processamento de dados (computador, scanner) e mobiliário em geral (mesa, cadeira).


ID
1532404
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma das condições exigidas para regularização da instituição de ensino é a existência de arquivo onde devem ser guardados os documentos relativos à vida escolar individual de cada aluno e o coletivo do estabelecimento de ensino. De acordo com o uso e frequência, os documentos devem ser organizados em arquivo dinâmico ou estático. Alguns dos documentos que devem ser guardados no arquivo dinâmico são

Alternativas
Comentários
  • Arquivo dinâmico é o que está em constante mudança, logo são os arquivos relacionados aos alunos em curso, aos que estão passando por mudanças.


ID
1541479
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Melissa é mãe de Catarina e sempre teve interesse em participar efetivamente da escola em que a filha estuda por meio de discussões com profissionais da escola, opiniões e vivências para melhor compreender a realidade educacional. Este ano está bastante envolvida, pois faz parte do Conselho Escolar. Sobre esse órgão colegiado, pode-se afirmar que

Alternativas

ID
1569475
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a Supervisão Pedagógica, afirma Rangel (2013) “[...] confirmam-se, então, a idéia e o princípio que o supervisor não é um ‘técnico’ encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um ‘controlador’ de ‘produção’; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior...”


Assinale a alternativa que melhor define a posição do supervisor na atualidade.

Alternativas
Comentários
  • (...)a posição do supervisor na atualidade. 

     a)Coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também de seus direitos.


ID
1632475
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do(s) procedimento(s) que abrange o diagnóstico escolar, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Identificar o problema que o aluno, a turma, a série e a escola apresenta.
II. Obter os dados que mais claramente descrevem o problema, valendo-se da participação da equipe da secretaria para coleta e organização dos dados.
III. Analisar os fatos, suas possíveis causas e soluções.
IV. Repetir anualmente os problemas dos anos anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta = Letra D >>> Apenas I, II e III.


ID
1690843
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Numa escola de abordagem sociointeracionista de aprendizagem, perto do final do ano, alguns professores consideraram que um grupo significativo de alunos seria reprovado.

Coube à coordenadora pedagógica, a partir dessa avaliação: 

Alternativas

ID
1772977
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que tange ao supervisor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • qdo q supervisor faz isso?????????


ID
1779628
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação é um processo contínuo e compreende a escola, não apenas como uma estrutura física, mas principalmente como uma estrutura humana/ profissional. Na escola geralmente pode-se contar com a atuação pedagógica de professores, gestores, coordenadores e supervisores educacionais, devendo estes desenvolver um trabalho coletivo em prol da melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Com essa perspectiva, assinale a alternativa correta a seguir: 

Alternativas

ID
1791730
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A pedagoga ou pedagogo que desejam participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional para o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, devem assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, considerando no seu projeto os seguintes itens, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:

    d) capacidade de aprender permanente, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.

     

    Art. 35. II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo...


ID
1804477
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todos abaixo são deveres dos professores e orientadores, exceto:

Alternativas
Comentários
  • ERRO - NÃO


ID
1834987
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O papel do coordenador pedagógico é o de empenhar-se na busca de soluções para os problemas de cunho coletivo, em parceria com os demais segmentos da Unidade Escolar, atentando tanto para aqueles de ordem didático-pedagógicos, como a dinâmica de envolver os diferentes segmentos que compõem a escola, assim como na organização de planejamentos participativos. Agindo dessa maneira, ele possibilita a busca de opções que promovam a reflexão, a criatividade, enfim, a transformação no dia a dia da escola, e contribui para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. Em relação à prática pedagógica, um dos maiores desafios do coordenador pedagógico é realizar um trabalho que rompa com o formalismo e as rotinas pedagógicas e que tenha, tanto para o professor quanto para os alunos,...

Alternativas
Comentários
  • O coordenador pedagógico é o profissional que irá articular as ações pedagógicas que buscam o melhor desempenho no processo ensino aprendizagem, é ainda um orientador das práticas dos docentes devendo estimular a interação entre alunos e professores.

    O coordenador não possui a função de fiscalizar, ou seja, não tem a função de "tomar conta" dos professores a

  • A -


ID
1835014
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para que a ação coletiva se torne realidade na escola, o papel que a Coordenação Pedagógica deve realizar é o de articular os diferentes segmentos que a compõem, buscando dar sustentação e efetivar o Projeto Político Pedagógico. Esse é um grande desafio a ser levado em conta para a qualificação constante do processo de ensino e a consequente superação do fracasso escolar.

Desse modo, sua função prescreve que ele(a) seja um(a) profissional capacitado para promover e coordenar o processo de qualificação da prática docente, sendo corresponsável pelo desempenho do professor em sala de aula, pelo trabalho realizado pelo docente e pelas produções e resultados dos discentes. São atribuições da Coordenação Pedagógica, entre outras:

I. Supervisionar a elaboração de diagnósticos e projetos para a elaboração do projeto pedagógico curricular da escola e outros planos e projetos.

II. Propor para discussão, junto ao corpo docente, o projeto pedagógico-curricular da unidade escolar.

III. Organizar as turmas de alunos, designar professores para as turmas, elaborar o horário escolar, planejar e coordenar o Conselho de Classe.

IV. Propor e coordenar atividades extraclasses e indicar os livros didáticos a serem utilizados pelos docentes, durante o período letivo.

V. Cuidar da avaliação processual do corpo docente. 

Alternativas
Comentários
  • A OPÇÃO IV É UMA ATRIBUIÇÃO DO PROFESSOR, PORTANTO GABARITO LETRA D.
     


ID
1974091
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além dos objetivos gerais do Serviço de Orientação Educacional (SOE), é importante que constem do plano da escola aqueles relativos a cada uma das áreas desse serviço. De .acordo com Giacaglia (2014), são exemplos das principais áreas de atuação do SOE:

Alternativas
Comentários
  • e)

    orientação vocacional; saúde física e mental dos alunos; e acompanhamento pós-escolar. 

     


ID
1974121
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Lück (2013), dentre as funções de organização para a realização de objetivos propostos pela Orientação Educacional, destacam-se o levantamento de dados, o planejamento e

Alternativas

ID
1974184
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Giacaglia (2014), não há nada pior do que os professores chegarem de má vontade a um planejamento desacreditado, sem saber o porquê e o para quê dele e, ainda, o encontrarem desorganizado. Dessa forma, a participação do orientador educacional no planejamento escolar é

Alternativas

ID
1996246
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:

Alternativas

ID
1996321
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na Portaria FME 087/2011, em seu Art. 17, está enunciado que: compete ao Pedagogo, ao Orientador Educacional e/ou ao Supervisor Educacional:

Alternativas

ID
2020894
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É papel da coordenação e assessoria pedagógica de uma instituição de ensino

Alternativas
Comentários
  • acompanhar a execução dos planos institucionais.


ID
2041921
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A supervisão educacional

Alternativas
Comentários
  • E - deve ser articuladora, dinâmica e ciente de sua importância na educação, preocupando-se com o aprimoramento do currículo e sua atualização permanente.


ID
2099608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor educacional deve supervisionar e orientar o trabalho de todos os funcionários da unidade de ensino onde atua.

Alternativas
Comentários
  • Supervisor Educacional DEVE SUPERVISIONAR O  TRABALHO DE TODOS os funcionários... TODOS???

    NÃO CLARO QUE NÃO!

  • O supervisor escolar tem a função é orientar o grupo de professores, é o profissional organizador ou orientador do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola.


ID
2099611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Compete ao supervisor escolar coordenar a orientação vocacional do educando, incorporando-a ao processo educativo global.

Alternativas
Comentários
  • cabe ao orientador educacional

     

    O Serviço de Orientação Educacional (SOE) também deve realizar o trabalho de Orientação Profissional[1] muitas vezes chamado de vocacional.

    A partir de uma maior conscientização de si mesmo, os estudantes poderão tomar decisões mais embasadas diante da variedade de opções profissionais. Cada estudante terá acesso às informações sobre as profissões existentes no mercado e serão analisados os seus interesses, potencialidades e limitações.

     

  • Essa competencia cabe ao ORIENTADOR EDUCACIONAL, e não ao SUPERVIROR EDUCACIONAL


ID
2099614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.

Cabe ao supervisor escolar exercer, de forma indelegável, a função de liderança, cuidando da definição de métodos, técnicas e conteúdos de ensino e do controle de horários.

Alternativas
Comentários
  • O supervisor escolar, objeto de pesquisa do presente estudo, cuja função é orientar o grupo de professores, desafiar, instigar, questionar, motivar, despertando neles o desejo, o prazer, o envolvimento com o trabalho desenvolvido e dividindo as alegrias dos resultados obtidos...

     

    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19026/o-papel-do-supervisor-escolar

  • O supervisor deverá ser um profissional consciente de seu papel de mediador do trabalho docente, de facilitador das ações pedagógicas, de orientador de práticas condizentes com o cenário onde se foca o seu trabalho. A supervisão perpassa a função burocrática e prioriza as ações pedagógicas.


ID
2099617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item subsequente, no que se refere às funções do supervisor escolar.

O supervisor escolar é responsável pelo treinamento de professores, que deve voltar-se ao desenvolvimento de atitudes favoráveis e ao contínuo aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rangel (2007), o objeto específico da função supervisora em nível escolar é o processo de ensino-aprendizagem, e a sua abrangência inclui:

    • Supervisão do currículo: verificar se atividades de estudo e de integração do currículo apresentam clareza dos valores inerentes a cada tema.

    • Supervisão dos programas: incentivar e planejar oportunidades nas quais possam se reunir professores de diversas disciplinas de uma mesma série e de uma mesma disciplina em diversas áreas.

    • Supervisão da escolha de livros didáticos: orientar a escolha de livros didáticos, de modo coletivo com os demais educadores que ministram a mesma disciplina, em todas as séries, decidindo sobre os livros a serem adotados. Os docentes e discentes podem e devem buscar outros meios além do livro para aquisição de conhecimento.

    • Supervisão do planejamento de ensino: orientar critérios e conceitos, procurando uma vez mais garantir oportunidades de sua construção coletiva, orientar, supervisionar e avaliar o planejamento, que prevê as ações didáticas, incluídos os objetivos, o conteúdo, os procedimentos, a bibliografia.

    • Supervisão dos Métodos de Ensino: atentar para as técnicas e os métodos aplicados nas aulas pelos professores e, no momento em que observar a monotonia, a forma tradicional de ensino, disponibilizar cursos, palestras, reuniões interativas para relatos e trocas de experiências, a fim de enriquecer conteúdos e metodologias e de dar uma formação continuada ao professor. KARINA LAGE DE ANDRADA SANTOS CARVALHO & HELENA MARIA FERREIRA 163

    • Supervisão da Avaliação: dinamizar melhorias por meio de reformulações dos conceitos da forma de avaliar os alunos, prevista no Projeto Político Pedagógico da Escola.

    • A Supervisão do Projeto da Escola: participar efetivamente do Projeto Pedagógico da escola, desde a sua elaboração, implementação, utilização e avalia- ção e, anualmente, a reavaliação de sua aplicabilidade e funcionalidade, a fim de acompanhar todo o trabalho educacional da escola.

    http://perquirere.unipam.edu.br/documents/23456/54719/supervisor_educacional_articulador.pdf

    • Supervisão e Pesquisa: incorporar à coordenação de pesquisa, ampliando a compreensão do processo didático, das ações e das relações que nele tem curso, propiciando decisões fundamentais, perspectivas de avanços do conhecimento e das práticas.


ID
2104366
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O coordenador pedagógico é considerado o responsável pela formação continuada de professores. Desse modo, a coordenação pedagógica seria como uma assessoria permanente e continuada ao trabalho docente. Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem às principais atribuições da coordenação pedagógica com relação aos professores.

I. Acompanhá-los em suas atividades de planejamento, docência e avaliação.
II. Fornecer subsídios que lhes permitam atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional.
III. Promover esporádicas reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo.
IV. Estimulá-los a desenvolverem com entusiasmo suas atividades.
V. Auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Piletti afirma que as funções do coordenador pedagógico, dentre outras, são:

    acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação;

    b) fornecer subsídios que permitam aos professores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao exercício profissional;

    c) promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo;

    d) estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem. LIMA e SANTOS 


ID
2146615
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Há a demanda pela definição do papel do coordenador pedagógico; certamente esta busca reflete o desejo de redefinição da atuação do profissional.” (VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002, p. 86)

Concordando com o autor acima, numa perspectiva de educação emancipatória, assinale abaixo a principal função da coordenação pedagógica.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

  • a) O coordenador não fiscaliza, ele auxilia

    b) correta

    c) Substituir o professor não é a principal atribuição do coordenador

    d) Ele orienta os docentes, mas não só na ausência do diretor, esta é uma das funções do coordenador.


ID
2163637
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entende-se que uma pedagogia para a autonomia se constitui em uma direção defensável para a supervisão, promovendo nos professores e nos seus alunos 'a competência para se desenvolverem como participantes autodeterminados, socialmente responsáveis e criticamente conscientes em (e para além de) ambientes educativos, por referência a uma visão da educação como espaço de emancipação (inter)pessoal e de transformação social'.

(Jiménez Raya et al., 2007, p. 1). VIEIRA, Flávia. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educ. Soc. vol.30 no.106 Campinas Jan./Apr. 2009.

De acordo com o excerto acima, sabe-se que somente esta visão de educação garantirá que a autonomia do educador se construa em estreita ligação com a autonomia dos educandos e não à sua margem, instituindo a autonomia como interesse coletivo. No cenário proposto, podemos avançar alguns princípios reguladores de uma prática supervisiva de natureza transformadora e orientação emancipatória, EXCETO:

Alternativas

ID
2163640
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Práticas objetivas podem ajudar a Coordenação e o Assistente de Alunos na consolidação de uma educação emancipatória. De acordo com essas práticas,
I- comprometer-se com a busca de melhores condições de trabalho na escola, tanto do ponto de vista pedagógico quanto comunitário e administrativo.
II- comprometer-se em conquistar (e ocupar bem) o espaço de trabalho coletivo constante na escola, sendo que um dos grandes entraves colocados pelos coordenadores é o tempo.
III- ter presente que o trabalho coletivo pode se dar no mesmo nível, ou seja, somente no interior da escola, entre os funcionários.
IV- empenhar-se interna e externamente à escola para diminuir a rotatividade dos professores, a fim de que possa se constituir efetivamente num grupo de trabalho na instituição.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2163658
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A equipe de coordenação, incluindo o Assistente de Alunos, através da interação que estabelece, pode ajudar em muito na tão delicada e relevante tarefa de tornar a prática de sala de aula mais significativa e produtiva, tendo no Projeto de Ensino Aprendizagem, a ser elaborado e realizado pelo professor, uma mediação metodológica decisiva.” 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto polí tico-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p. 152

Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realização interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO:

Alternativas

ID
2182903
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor responde à vivências e necessidades que os alunos trazem para a escola e com base na sua compreensão da motivação do indivíduo e do grupo, cria um ambiente de aprendizagem seguro e respeitoso que inclui todos e promove uma ________________________ com ética e moral. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.

Alternativas

ID
2182921
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Valorizar a comunidade em que a escola se localiza e buscar conhecer as agências e organizações comunitárias, ONGs e empresas que apoiam a saúde, o bem estar e a educação de crianças e jovens compreende a identificação de oportunidades para utilização dos recursos da comunidade para os alunos aprenderem em contextos ___________________________ com ou sem a presença do professor. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.

Alternativas

ID
2182927
Banca
IBFC
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O professor utiliza as informações estatísticas nacionais, estaduais e locais, e os resultados das avaliações __________________, para melhor analisar o desempenho da escola e contribuir para a solução de seus problemas. Escolha a alternativa que complete a lacuna de maneira fidedigna ao proposto no enunciado.

Alternativas

ID
2213044
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Além dos objetivos gerais do Serviço de Orientação Educacional, é importante que constem no plano de serviço aqueles relativos a cada uma das áreas. Segundo Giacaglia (2000), desenvolver no aluno atitudes compatíveis com respeito às normas é um exemplo de objetivo

Alternativas

ID
2213065
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Rangel (2001), quem coordena as atividades didáticas e curriculares, bem como a promoção e o estímulo de oportunidades coletivas de estudo é o

Alternativas

ID
2213137
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"Os princípios da Orientação Educacional traduzem uma polí­tica de ações dessa área que deve permear todos os seus atos e momentos". (Luck, 2001) Segundo Luck, assinale a opção que apresenta em dos princípios da Orientação Educacional.

Alternativas

ID
2213179
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre as estratégias comumentes utilizadas pelo Orientador Educacional, destacam-se as palestras, as reuniões e as entrevistas. As palestras são geralmente empregadas como veículo de comunicação. Assinale a opção que NÃO apresenta um dos requisitos necessários para que essa estratégia seja eficiente. 

Alternativas

ID
2234545
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente.
Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.

I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo.
II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional.
III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.

Está correto o que se afirma em 

Alternativas

ID
2247706
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito educacional, a gestão democrática tem sido defendida como dinâmica a ser efetivada nas unidades escolares, visando a garantir processos coletivos de participação e decisão. Sobre a gestão pedagógica nas escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A LDB trata da questão da gestão da educação, ao determinar os princípios que devem reger o ensino, indica que um deles é a gestão democrática. Mais adiante (Art. 14), a referida lei define que a construção da gestão democrática implica na garantia de tomada de decisões e ações referentes à unidade escolar centralizada na figura do diretor e seus assistentes. A tomada de decisões e participação dos docentes, discentes e pais se restringem às atividades pedagógicas. 

(   ) A democratização da gestão é defendida enquanto possibilidade de melhoria na qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, na construção de um currículo pautado na realidade local, na maior integração entre os agentes envolvidos na escola – diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnico‐administrativos, vigias, auxiliares de serviços – no apoio efetivo da comunidade às escolas, como participante ativa e sujeito do processo de desenvolvimento do trabalho escolar.

(   ) A ideia básica é a da gestão como um processo de idas e vindas, construído por meio da articulação entre os diferentes atores, que vão tecendo a feição que esse processo vai assumindo. A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso, pela convivência e pelo respeito às diferenças, em prol do estabelecimento de espaços de discussão e deliberação coletivos.

(   ) A gestão democrática define que normas devem, primeiro, estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema e, segundo, garantir a “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola”, além da “participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • F, V, V, V. 

  • Conforme a LDB em seu Art. 14 Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.


    Sendo assim, todos são responsáveis pela gestão. Não há centralização da tomada de decisões, como descrito na letra A.

  • A gestão democrática é a expressão de um aprendizado de participação pautado pelo dissenso????

  • Dissenso é sinônimo de: controvérsia, desacordo, desaprovação, desarmonia, desavença

  • dissenso, pode ser entendido como diferentes opiniões e numa gestão democrática, isso não deveria gerar conflitos mas abertura para diálogos, com respeito às diferenças.