SóProvas



Prova Aeronáutica - 2015 - CIAAR - Primeiro Tenente - Pedagogia


ID
1747078
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                               Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos niveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento. É a virtude do conhecimento.É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nivel dogmático para um nivel reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social e a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democratica quando minhas ações não contribuem para a manuteção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Cada palavra é constituída por unidades fônicas, as sílabas. A partir das sequências a seguir, indique quais contêm divisão silábica incorreta.

I. cre-i-o / de-mo-cra-ci-a / pou-cos

II. con-vi-vên-cia / a-goes / de-mo-cra-ci-a

III. cog-ni-ti-va / im-po-nho / vio-len-ta-men-te

IV. ques-tio-nan-do / dog-má-ti-co / re-fle-xi-vo

Apresentam alguma incorreção apenas as sequências:

Alternativas
Comentários
  • A palavra violentamente está separada de forma errada!!

     

  • Não concordo com o gabarito , consta como alternativa: A

    Se alguém puder me informar sobre, por favor envie uma msg para mim!

  • Questão com Gabarito equivocado . 

     

    Definição de Violentamente

    Classe gramatical: advérbio
    Separação silábica: vi-o-len-ta-men-te

  • Esse Gabarito informado está incorreto. O Gabarito Oficial da Banca foi letra "D".

    JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)
    I. cre-i-o, de-mo-cra-ci-a, pou-cos;
    Separação das sílabas: crei-o.
    III. cog-ni-ti-va, im-po-nho, vio-len-ta-men-te
    Separação das sílabas: vi-o-len-ta-men-te
    IV. ques-tio-nan-do, dog-má-ti-co, re-fle-xi-vo
    Separação das sílabas: que-ti-o-nan-do
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova
    Geração Gram, 2011.

  • Todas alternativas estão erradas.


ID
1747102
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                     Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que é democracia é uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provavél que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas é também qualidade do conhecimento.  a virtude do conhecimento. È essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou à rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esquego que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Nao sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentals: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

“ Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prova-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer as dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar.”

(VIEIRA, A. Pe. Sermdes e lugares seletos. Selegao, introdugao e notas de Mario Gongalves Viana. Porto: Educagao Nacional, 1941.)

O trecho anterior faz parte do Sermão da Sexagésima de autoria do padre Antônio Vieira, em 1655. Tendo em vista o texto “Democracia e Autoritarismo", afirma-se que a estrutura proposta por Vieira,

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder explicar, já solicitei a explicação do prfessor e estou no aguardo

  • É parcialmente seguida em virtude de no trecho não haver refutação, um dos recursos da argumentação.

  • Alguém poderia explicar melhor a parte "mantendo as caracerísticas argumentativas"?

  • Essa questão deveria ser anulada. O segundo texto do Padre Antônio Vieira é claramente um texto INJUNTIVO, o qual não possui características argumentativas, mas sim instrutivas.

  • Justificativa da banca:

    A argumentação é constituída de proposição, análise da proposição, formulação dos argumentos e conclusão. No texto em análise, não ocorre a refutação, um dos recursos da argumentação que se trata de opor aos argumentos favoráveis precedentes, ou à proposição toda, outros contrários.  

    Fonte: https://provas.sanar.online/provas/farmaceutico-farmacia-industrial-cafar-aeronautica-2015/pv_gabaritada_gramatica_interpretacao_texto.pdf?st=4CUmV7ceN9DvTrXWZTRZtg&e=1623076830


ID
1747108
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.

                                                                                                 Democracia e autoritarismo

O fato de que as pessoas que vivem em um regime democrático não saibam o que e democracia e uma questão por si só muito grave. O saber sobre o que seja qualquer coisa - e neste, caso, sobre o que seja a democracia - se dá em diversos níveis e interfere em nossas ações. Agimos em nome do que pensamos. Mas muitas vezes não entendemos muito bem nossos próprios pensamentos, pois somos vítimas de pensamentos prontos.
Creio que, neste momento brasileiro, poucas pessoas que agem em nome da democracia estejam se questionando sobre o que ela realmente seja. É provável que poucos pratiquem o ato de humildade do conhecimento que é o questionamento honesto. O questionamento é uma prática, mas e  também qualidade do conhecimento. a virtude do conhecimento. É essa virtude que nos faz perguntar sobre o que pensamos e assim nos permite sair de um nível dogmático para um nível reflexivo de pensamento. Essa passagem da ideia pronta que recebemos da religião, do senso comum, dos meios de comunicação para o questionamento é o segredo da inteligência humana seja ela cognitiva, moral ou política.
[...] a democracia flerta facilmente com o autoritarismo quando não se pensa no que ela é e se age por impulso ou por leviandade. Eu não sou uma pessoa democrática quando vou a rua protestar em nome dos meus fins privados, dos meus interesses pessoais, quando protesto em nome de interesses que em nada contribuem para a construção da esfera pública. Eu sou autoritária quando, sem pensar, imponho violentamente os meus desejos e pensamentos sem me preocupar com o que os outros estão vivendo e pensando, quando penso que meu modo de ver o mundo está pronto e acabado, quando esqueço que a vida social é a vida da convivência e da proteção aos direitos de todos os que vivem no mesmo mundo que eu. Não sou democrática quando minhas ações não contribuem para a manutenção da democracia como forma de governo do povo para o povo, quando esqueço que o povo precisa ser capaz de respeitar as regras do próprio jogo ao qual ele aderiu e que é o único capaz de garantir seus direitos fundamentais: o jogo da democracia.

(Marcia Tiburi. Disponivel em: http://revistacult.uol.com.br/home/2015/03/democracia-e-autoritarismo/. 18/03/2015. Adaptado.)

Acerca dos operadores argumentativos e organizacionais no processo de coesão conectiva, estabeleça a relação correta entre o valor indicado na 1ª coluna e o destacado na 2ª.

(1 ) causa
(2) exclusão
(3) oposição
(4) disjunção
(5) espaço textual
(6) metalinguístico

( ) ‘Mas muitas vezes [...]” (1°§)
( ) “[...] pois somos vítimas [...]” (1°§)
( ) “[...] se age por impulso ou por leviandade.” (3°§)
( ) “e neste, caso, sobre o que seja a democracia” (1°§)

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Coesão sequencial:

    1) Oposição: por outro lado, paradoxalmente, pelo contrário, em contraste com, mas, porém, contudo

    2) Causa: em virtude de, por causa de, devido a, é resultado de, pois

     

    OBS: Disjunção:

    1.ato ou efeito de disjungir; separação, desunião

    2.GRAMÁTICA supressão da conjunção copulativa entre duas ou mais frases

    3.GRAMÁTICA período constituído por duas orações coordenadas ligadas pela conjunção conjuntiva ou

     

    A título de informação:

    Metalinguístico: É a utilização do código para falar dele mesmo: uma pessoa falando do ato de falar, outra escrevendo sobre o ato de escrever, palavras que explicam o significado de outra palavra.

     

     

  • O que seria espago textual? Espaço textual?

    Neste é um pronome demonstativo que referencia ao espaço textual, temporal ou geográfico. Mas, a palavra caso também está sublinhada. Qual seria a explicação?


ID
1747120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Assinale o termo em destaque que exerce função sintática cuja característica e ser um complemento diretamente ligado ao verbo.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar, e se possível peça o comentário do professor para que possamos tirar possíveis dúvidas.

  • O verbo acompanhar é Transitivo Direto, cujo complemento "drama humanitário" se liga sem necessidade de preposição. As demais pedem preposição, respectivamente: em + o (no); de; com.

  • a) Verbo se referiu a local = Adj. adverbial

    b) Complemento (algo, alguém) do verbo sem preposição = Objeto direto

    c) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal

    d) Complemento do nome (substantivo concreto) = Adj. adnominal


ID
1747123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A expressão “traficantes do desespero e da esperança" (1°§) empregada para se referir aos agentes relacionados aos desastres nas embarcações, citados no texto, demonstra,

Alternativas
Comentários
  • Em breves palavras a respeito da questão:

    O sujeito traficante por estar "trazendo" essas pessoas por meio de embarcações clandestinas para o outro lado do continente, são ao mesmo tempo traficantes do desespero porque a maior parte do imigrantes aceitam fazer essa travessia por já não mais suportar a realidade do país e se submetem a risco reais de morte por total desespero de continuar naquela onda de violência, e traficantes da esperança porque são esses mesmos traficantes que tentam trazer esses imigrantes para uma vida melhor do outro lado do oceano.

     

    Espero ter ajudado


ID
1747126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

A partir das ideias e informações trazidas ao texto, julgue as afirmativas a seguir.

I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a exploração de várias ideias no mesmo parágrafo.

II. A expressao “mera criminalidade” (2°§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento descrito no texto.

III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto sociocognitivo seja ativado.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Seria possível alguém explicar a alternativa I.

  • "No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a
    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por
    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,
    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a
    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da
    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama
    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado."

  • No qconcursos não ficou claro ondem termina e onde começa o parágrafo. Estou com a prova em mãos e vou separar.

    O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]

    A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estão roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 

    Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris. O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "I. No primeiro parágrafo, o autor faz referência a dramas humanitários de natureza diferentes, demonstrando a

    exploração de várias ideias no mesmo parágrafo. (falso) “o parágrafo é uma unidade de composição, constituída por

    um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras,

    secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” Apesar de haver referência a

    dramas humanitários distintos, “... sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da

    África do Norte para a Europa.” e “... a violência e a xenofobia dos últimos dias...”, a ideia central é o “drama

    humanitário” os dramas citados relacionam-se pelo sentido apresentado.

    II. A expressão “mera criminalidade” (2º§) propõe uma redução da importância da criminalidade praticada no evento

    descrito no texto. (falso) Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país

    em crescente crise econômica,...” o uso do termo “mera” não diminui a importância, negativa, ou seja, a gravidade da

    criminalidade referida. Indica que um dos elementos para tal violência é por “pura criminalidade”, ou seja, execução

    do crime apenas pelo “prazer” de fazê-lo.

    III. Para que haja compreensão textual acerca da referência a Nelson Mandela, é necessário que o contexto

    sociocognitivo seja ativado. (verdadeiro) O contexto sociocognitivo faz referência a conhecimentos de caráter

    enciclopédico, sociointeracional, procedural, textual etc. Tais conhecimentos devem ser, ao menos em parte,

    compartilhados pelo leitor para haja entendimento da mensagem expressa."

  • Antigamente existia essa disposição:

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    (...)

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    MAS ESSA DISPOSIÇÃO NÃO É MAIS VÁLIDA!


ID
1747129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

“A orientação argumentativa pode-se realizar pelo uso de termos ou expressões metafóricas ou não. Trata-se de uma manobra bastante comum, particularmente em gêneros opinativos."
(KOCH, Ingedore Villaga, ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. Sao Paulo: Contexto, 2006.)

A partir de tal pressuposto, indique o segmento que apresenta expressões constituintes de tal orientação argumentativa textual em que há o uso de expressão de sentido metafórico.

Alternativas
Comentários
  • Metáfora:

    Quando um termo substitui o outro através de uma relação de semelhança resultante da subjetividade de quem a cria.

    Também pode ser entendida como uma comparação abreviada em que o conectivo não está expresso, mas subentendido.

    Ex: Seus olhos são como luzes brilhantes. = comparação (como)

    Seus olhos são luzes brilhantes. = não há comparação (ausência da partícula comparativa), e sim um símile (qualidade de quem é semelhante).

    As luzes brilhantes olhavam-me. = há substituição da palavra olhos por luzes brilhantes.


ID
1747132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

De acordo com o trecho destacado “No entanto, o catalisador da violência (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos." (2°§), pode-se inferir que,

Alternativas
Comentários
  • Fazendo uma interpretação da questão:

    Catalisador: é uma substância que reduz a energia de ativação de uma reação química e aumenta a sua velocidade de reação, sem, contudo, participar dela.

    No trecho "catalisador de violência", eu interpretei como um acelerador da violência (xenofobia: é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros,a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país.) De modo que, como é possível essa aceleração da xenofobia, se muitos dos mortos e donos de negócios saqueados são sul-africanos.

    Dessa forma, a alternativa "D", é a que faz mas sentido, pois não faz sentido o que é dito com o que realmente é constatado. 


ID
1747135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 texto a seguir foi redigido com incorreções linguísticas propositais. Considerando o uso da linguagem padrão e o correto emprego do verbo “haver" em “[...] há pouco mais de 20 anos." (1°§), identifique os registros em desacordo com a norma padrão da língua.

Quando, há(1) alguns meses, o tema foi sugerido e adotado na reunião, todos concordaram unanimemente com o mesmo. Dali há(2) três meses, devido a determinados acontecimentos, alguns mudariam de opinião. Há (3) anos não há um consenso verdadeiro na empresa.

Não está(ão) de acordo com a linguagem padrão.

Alternativas
Comentários
  • É sempre "daqui a um ano". Veja por quê:

    é verbo, indica passado e equivale a faz: "Ele esteve aqui há algumas horas"; "Há mais de um ano não vou a campo de futebol"

    A é preposição e indica tempo futuro ou distância física: "Sua cidade fica a 50 quilômetros da minha"; "Raios e trovões paralisaram a partida a dois minutos do fim"; "A quase um mês das festas juninas, ainda há vagas nos hotéis de Caruaru"; "É uma coisa que deve acontecer daqui a pouco"; "Os resultados só aparecerão daqui a um ano".

  • HÁ PASSOUUUUUUU

    a------ futurouuuuuuuuuuuuu!!!!


ID
1747138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." Acerca do último período do texto, é correto afirmar que, em relação às ideias anteriores, o autor,

Alternativas
Comentários
  • Conotação é o uso da palavra com um significado diferente do original, criado pelo contexto.

    No período "o arco-íris esta ainda mais distante no horizonte." O autor quer passar a ideia de que a beleza, as coisas boas de um arco-íris, toda ideia que a palavra trás estão cada vez mais distante do que foi idealizado por Mandela na chamada Nação Arco-Íris, nação que viveria em paz, na tranquilidade, todos se ajudando.


ID
1747141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Na composição do texto apresentado, é possível identificar a comunicação de conteúdos de consciência que, sendo impessoais, neles prevalece o conteúdo a ser comunicado. É um exemplo de tal uso da língua:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar a questão. Eu também sugerir comentário do professor

  • é a única alternativa em que o autor do texto não exprime as suas posições. Fica adstrito a informar, prevalecendo o conteúdo a ser informado.


ID
1747144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Nos trechos selecionados a seguir, os termos sublinhados possuem o mesmo valor sintático, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo "que" se refere a um termo da oração anterior (antecedente) projetando-o na oração seguinte, subordinada a esse antecedente.

    Ex: Mudei para a casa que eu mesmo construir.

    A palavra "que" se relaciona com o antecedente "a casa".

    De forma que a única alternativa em desconformidade com as demais é a letra "C"

  • Nas opções A, B e C a função sintática exercida é a de sujeito da oração. A palavra “que” se classifica de várias formas, entre elas como “pronome relativo” que substitui o substantivo ou pronome substantivo e pode exercer funções sintáticas as mais diversas.  Na opção D, em “Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-íris.” o “que” é integrante, neste caso, o verbo saber é transitivo direto.  
    Fonte: SACCONI, Luiz Antonio. Nossa gramática completa Sacconi: teoria e prática. 31. ed. São Paulo: Nova Geração Gram, 2011. 


ID
1747147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Em “A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos”. A proposta de substituição do segmento do texto em que há adequação quanto ao tempo verbal empregado na(s) forma(s) em destaque é:

Alternativas
Comentários
  • Assertativa correta: "B"

    Por eliminação é possível realizar essa questão. A única alternativa que se enquadra de forma correta é a letra "b", pois as outras alternativas sempre um dos verbos no momento de empregar o texto, ficam meio desconformes com o entendimento correto.

  • Acertei, entendi? não, mas acertei

  • A questão é relativamente simples. Se pensar muito, erra rs


ID
1747150
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Acerca dos elementos evidenciados, informe se as afirmativas abaixo sao certas (C) ou erradas (E) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Em “para a Europa”, o “para” contém uma ideia de finalidade.

( ) As duas ocorrências da expressão “no entanto” apresentam o mesmo valor.

( ) No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”.

( ) 0 segmento “o drama humanitário e os dilemas europeus” é sujeito composto pois possui dois núcleos.

Alternativas
Comentários
  • Classificação das preposições, "para" é classificada como essencial e só desempenha papel de preposição, não tendo o sentido de finalidade conforme é cobrado na alternativa.

  • No último parágrafo do texto, “sempre” traz uma ideia de tempo, assim como “ainda”. Não vejo ideia de tempo no "ainda" no contexto do texto. Alguém pode me ajudar?

  • Anna Paula, não sei se ajuda a visualizar, mas entenda o "(...) está ainda mais distante" como "(...) está, agora, mais distante". Entenda como: "está, nesse momento, mais distante no horizonte".


ID
1747153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

0 título do texto e estruturado a partir de um questionamento; a partir do conteúdo textual, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão meramente interpretativa, pois conforme pode ser visto somente a letra "D" possui seu conteúdo como correto.

    a) tal questionamento é plenamente respondido a partir dos recursos argumentativos utilizados.

    O texto não responde o que Mandela faria na atual situação que se encontra a Nação Arco-Íris

     

    b) apenas parcialmente, tal questionamento é respondido, de modo que há uma lacuna contextual.

    Nem parcialmente o título é respondido com o decorrer do texto

     

    c) a partir das informações apresentadas, é possível ao leitor determinar, objetivamente, o complemento de tal questionamento.

    Quem ler o texto não sabe objetivamente o que Mandela faria no momento atual.


ID
1747159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A partir da _____________ textual, é correto afirmar que o autor do texto mostra-se_______________em relação aos fatos geradores da discussão proposta.

Alternativas
Comentários
  • Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.

    Um texto argumentativo sempre é feito visando um destinatário. O objetivo desse tipo de texto é convencer, persuadir, levar o leitor a seguir uma linha de raciocínio e a concordar com ela.

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA D)

    A argumentação esteia-se em dois elementos principais: a consistência do raciocínio e a evidência das provas. O

    texto argumentativo apresenta razões em face de evidência de provas buscando convencer o leitor de que a ideia,

    posicionamento do articulador é consistente, coerente e correto. O texto em análise possui tais características na

    estrutura textual apresentada. A partir dos argumentos apresentados como fatos, dado estatístico, raciocínio

    (evidência da razão); autor do texto mostra-se contrário em relação aos fatos geradores da discussão proposta. Em

    “O desafio se tornou mais ingrato e o arco-íris está ainda mais distante no horizonte.” o autor mostra-se insatisfeito,

    contrário aos fatos (desastres constantes, dramas humanitários) apresentados, não os aprovando.

    Fonte:

     GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: Aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed.

    Rio de Janeiro: FGV, 2010.

     PIMENTEL, Carlos. Redação descomplicada. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.


ID
1747162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto II para responder à questão.

                                                                       0 que diria e o que faria Mandela?

0 mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que tentam atravessar o Mediterrâneo da Àfrica do Norte para a Europa. Sao desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança. No último fim-de-semana foi o naufrágio de um barco pesqueiro na costa libia que deixou centenas de mortos. No entanto, outro drama humanitário se desenrola no sul da Àfrica, com a violência e a xenofobia dos últimos dias justamente na nação arco-fris que Nelson Mandela se propôs a construir no lugar do apartheid há pouco mais de 20 anos. [...]
A mais recente onda de violência mistura xenofobia e mera criminalidade em um país em crescente crise econômica, taxa de desemprego de 24%, chefiado pelo desacreditado presidente Jacob Zuma e marcado pela percepção, especialmente em comunidades pobres, de que estrangeiros estao roubando os empregos. No entanto, o catalisador da violencia (xenofobia) se diluiu em meio à escalada, pois muitos dos mortos e donos de negócios saqueados eram sul-africanos. 
Nelson Mandela nunca teve sucessores à altura e sempre se soube que seria uma tarefa descomunal construir uma nação arco-fris. 0 desafio se tornou mais ingrato e o arco-fris está ainda mais distante no horizonte.

(Caio Blinder, 21/04/2015. Disponivel em: http://veja.abril.com.br/blog/nova-york/africa-do-sul/o-que-diria-mandela/. Adaptado.)

Quanto a construção dos referentes textuais e suas estratégias de referenciação, indique a alternativa que apresenta expressão que foi utilizada com tal intencionalidade, ou seja, a retomada de um elemento ou expressão como estratégia de referenciação.

Alternativas
Comentários
  • A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto. Sobre as catáforas, podemos dizer que é uma referência feita sobre aquilo que ainda será exposto no texto, resultando, assim, em dois movimentos, respectivamente regressivo e progressivo. As anáforas e catáforas estão presentes em nosso discurso e ocorrem com uma frequência bem maior do que imaginamos.

    Carolina acordou às cinco da manhã daquela segunda-feira e seguiu rumo à estação do metrô. A garota esperou durante vinte minutos e era aquilo que estava à sua espera: um vagão lotado, inexplicavelmente habitado por centenas de trabalhadores que se abarrotavam naquele lugar à procura de qualquer mínimo espaço.

    Fazendo uma leitura cuidadosa do trecho acima, encontramos alguns exemplos que podem ilustrar os conceitos de anáfora e catáfora. O termo a garota faz referência a um termo expresso anteriormente, nesse caso, o substantivo próprio Carolina. Posteriormente, podemos observar outra anáfora, dessa vez o termo naquele lugar, que retoma o termo vagão lotado. Quanto à catáfora, ela está evidenciada pelo pronome aquilo, que fará referência a um termo ainda não expresso, que é representado pela expressão um vagão lotado.

  • Ótimo, Vitor Martins! 

  • JUSTIFICATIVA DA ALTERNATIVA CORRETA: (LETRA A)

    Em “O mundo acompanha o drama humanitário e os dilemas europeus sobre acolher e/ou conter migrantes que

    tentam atravessar o Mediterrâneo da África do Norte para a Europa. São desastres constantes nas embarcações com seus passageiros, nas transações encetadas por traficantes do desespero e da esperança.” a expressão em

    destaque reativa por meio de uma forma referencial o drama humanitário em foco.

    Fonte: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo:

    Contexto, 2006.


ID
2086228
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Otaíza Romanelli (1997), na evolução do ensino no Brasil, há de se considerar que a economia colonial brasileira fundada na grande propriedade e na mão de obra escrava teve implicações de ordem social e política bastante profundas. Ela favorece o aparecimento da unidade básica do sistema de produção, de vida social e do sistema de poder representado pela família patriarcal. Acerca deste fato, algumas condições favoreceram essa ação educativa que foram, de um lado, a organização social e, de outro, o conteúdo cultural que foi transportado para a Colônia, através da mesma formação dos padres da Companhia de Jesus. Acerca dessas condições, assinale a incorreta.

Alternativas

ID
2086231
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Vasconcelos (2006), quando da elaboração do projeto de curso, o professor deve ter a lucidez de que os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula não devem ficar limitados aos conceitos, informações etc. Para que se tenha uma formação integral dos alunos é necessário articular este trabalho com o conhecimento - que é fulcral e até definidor da especificidade da contribuição da escola neste processo educativo - com outras dimensões, a saber, o desenvolvimento de habilidades e a criação de atitudes favoráveis. Considere o trecho dado e os três tipos de conteúdos: conceituai, procedimental e atitudinal. Informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Conteúdo conceituai: abrange conhecimento dos fatos, princípios, leis, saberes, ideias, imagens esquemas, informações. Dimensão: “saber”.

( ) Conteúdo atitudinal: abrange o domínio de habilidades (savoir faire), competências, aptidões, procedimentos, destrezas, capacidades, método de pesquisa, desenvolvimento de operações mentais, hábitos de estudo. Dimensão: "saber fazer”.

( ) Conteúdo procedimental: abrange o envolvimento, interesses, postura, valores, posicionamento, convicções, preocupações, normas, regras, vontades. Dimensão: “ser/saber ser”.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Zaballa existem 4 tipos de conteúdos de aprendizagem;

    1- FACTUAIS - conhecimento de fatos, acontecimentos, dados e fenômenos concretos. ( NÃO NECESSITA DE COMPREENSÃO, APRENDE-SE PELA COPIA!)

    2- CONCEITUAIS OU PRINCÍPIOS (DEVE SABER) - são termos abstratos, referindo-se ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos. (ALUNO DEVERA SER CAPAZ DE COMPREENDER, INTERPRETAR E EXPOR ESSES CONCEITOS!) competências!

    3- PROCEDIMENTAIS (DEVE FAZER) - conjunto de acoes coordenadas e com fim. ( LER, DESENHAR, OBSERVAR, CALCULAR..) habilidades!

    4- ATITUDINAIS (DEVE SER)- reflexão do aluno a respeito dos conteúdos ou da sua própria atuação. (REFLEXÃO , ANALISE, ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS, REVISÃO ...)

    #FORÇA#FOCO#FE


ID
2086234
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A assimilação ativa dos conteúdos socioculturais, dentro da escola, se dá pelo processo de uma aprendizagem intencional que, por sua vez, depende de um ensino também intencionalmente estabelecido. O educando se desenvolve enquanto aprende e, para que a aprendizagem e o desenvolvimento sejam intencionais, é preciso que haja também um ensino intencional. Existem duas formas de aprendizagem, uma que se dá de forma espontânea e informalmente e outra de forma intencional e sistemática.”

(Luckesi, 2008.)

Sobre estas duas formas de aprendizagem, analise.

I. A aprendizagem intencional deve ser ativa e inteligível.

II. A aprendizagem espontânea e informal é significativa para a vida humana, porém insuficiente para dar conta da assimilação ativa dos conteúdos socioculturais elaborados.

III. A aprendizagem espontânea e informal ocorre nas múltiplas situações de vivências do cotidiano, exceto nos espaços ocupados pela intencionalidade numa situação de ensino sistemático.

IV. A aprendizagem intencional é aquela em que 0 aluno vai à escola em busca da aprendizagem. O professor propõe conteúdos socioculturais que estimulam a assimilação ativa dos conhecimentos por parte do educando assim como 0 desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A educação formal - é um sistema educacional institucionalizado, cronologicamente nivelado e hierarquicamente estruturado, abarcando desde o mais baixo nível de ensino até aos mais altos níveis superiores.

    A educação não formal - ocorre fora do sistema regular de ensino, sendo complementar a este. É toda a atividade educacional organizada, sistemática e continuada fora da estrutura do sistema formal, que proporciona a subgrupos particulares da população tipos de aprendizagem selecionados.

    A educação informal -  é um processo contínuo, através do qual cada pessoa adquire e acumula conhecimentos, habilidades e perceções, a partir das experiências quotidianas e da sua exposição ao meio envolvente.

     A educação formal é intencional, sistemática e está institucionalizada. A educação não formal, tem o mesmo nível de intencionalidade e sistemacidade, mas não tem o mesmo grau de institucionalização. A educação informal não é intencional, nem sistemática, nem está institucionalizada, sobretudo no que se refere ao sistema regular de ensino, podendo haver um certo nível de intencionalidade e sistematização em determinados contextos.


ID
2086237
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A expressão gestão democrática na escola é de grande relevância para se atingir as metas e os objetivos contidos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) e advém da participação ativa de seus membros. Considerando alguns princípios que norteiam o PPP, e que tais princípios são os arcabouços para efetivação processual dessa construção, analise.

I. O PPP numa perspectiva progressista é o meio pelo qual os agentes da escola serão capazes de intervir conscientes e coletivamente nos objetivos e nas práticas.

II. O PPP surge na escola contemporânea como forma de superação de um paradigma tecnicista em que tudo o que a escola e os professores precisam fazer já vem estabelecido.

III. O PPP visa a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de forma refletida, sistematizada, orgânica, científica e participativa.

IV. O PPP representa a oportunidade dos pais, diretor, equipe da escola e representantes da comunidade tomarem a escola nas mãos, definirem o papel estratégico da educação, organizarem as ações, visando a atingir os objetivos a que se propõem e eliminando as ações do sistema educacional na escola.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2086240
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Perrenoud (2000), quando o professor, na sala de aula, deseja trabalhar com a competência administrar a progressão das aprendizagens, deve

I. adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

II. administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.

III. estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.

IV. conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.

V. observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem classificatória.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • COMPETÊNCIA 2 - ADMINISTRAR A PROGRESSÃO DE APRENDIZAGENS:

    ° Conceber e adm. situações problema ajustadas ao nível e as possibilidades dos alunos;

    ° Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino;

    ° Estabelecer laços com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagem;

    ° Observar e avaliar os alunos em situação de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa;

    ° Fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão;

    #FORÇA#FOCO#FÉ


ID
2086243
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Pedro tem 15 anos e 5 meses de idade, não concluiu o ensino fundamental na escola regular, mas pretende dar continuidade aos estudos. Ele não quer frequentar a escola de ensino fundamental regular e deseja continuar a trabalhar durante o dia.” Pedro poderá realizar os exames da EJA (Educação de Jovens e Adultos), de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, que lhe dê a conclusão para o ensino fundamental, para que possa dar continuidade aos estudos?

Alternativas
Comentários
  • LDB:
    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

  • LDB:

    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    I - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.


ID
2086246
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

 A Resolução CNE/CP 03, de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, dispõe, no seu Art. 3º, que são critérios para o planejamento e a organização dos cursos superiores de tecnologia, exceto

Alternativas

ID
2086249
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a Resolução CNE/CEB n° 04/1999, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, em seu Art. 11, dispõe que a escola poderá aproveitar conhecimentos e experiências anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva qualificação ou habilitação profissional adquiridos:

I. No ensino médio.

II. Reconhecidos em processos formais de certificação profissional.

III. No trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliação do aluno.

IV. Em cursos de educação profissional de nível básico, mediante avaliação do aluno.

V. Em qualificações profissionais e etapas ou módulos de nível técnico concluídos em outros cursos, mediante a avaliação do aluno.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 - A escola poderá aproveitar conhecimentos e experiências anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva qualificação ou habilitação profissional, adquiridos:

    I - no ensino médio;

    II - em qualificações profissionais e etapas ou módulos de nível técnico concluídos em outros cursos;

    III - em cursos de educação profissional de nível básico, mediante avaliação do aluno;

    IV - no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliação do aluno;

    V - e reconhecidos em processos formais de certificação profissional. 

    #FORÇA#FOCO#FÉ

  • Resumindo, avaliação do aluno se dá em duas situações

    -em cursos de nível básico e no trabalho e meios informais.


ID
2086252
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O ser humano precisa manejar o conhecimento. Espera-se, por isso, que a criança aprenda de fato na escola, ou seja, construa formação básica capaz de saber pensar para melhor intervir. A qualidade política diz respeito aos fins e valores sociais do conhecimento, isto é, ao objetivo ético de intervir na realidade visando ao bem comum.”

(Demo, 1988 apud Libâneo, 2004.)

Segundo o professor Libâneo, qualidade total do ensino diz respeito à qualidade cognitiva e operativa dos processos de aprendizagem numa escola que inclua todos. Acerca desses dois aspectos, relacione-os com as características dadas a seguir.

(1) Aspectos cognitivos

(2) Aspectos operativos


( ) implica o crescimento de atitudes e hábitos morais.

( ) trata do desenvolvimento das habilidades e procedimentos.

( ) verifica a capacidade de aplicação dos conceitos aprendidos na vida prática.

( ) preocupa-se com a formação das competências do pensamento, o “como” os conteúdos estão sendo ensinados.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • COGNITIVO (AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO)

    preocupa-se com a formação das competências do pensamento, o “como” os conteúdos estão sendo ensinados

    verifica a capacidade de aplicação dos conceitos aprendidos na vida prática,

    OPERATIVOS (AÇÕES)

    implica o crescimento de atitudes e hábitos morais.

    trata do desenvolvimento das habilidades e procedimentos,


ID
2086255
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Existem duas proposições acerca das diversas formas de organizar os conteúdos que, apesar de pontos coincidentes, partem de suposições e referenciais diferentes. Assim, certas formas de organizar os conteúdos tomam como ponto de partida e referencial básico as disciplinas ou matérias; neste caso, os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza em multidisciplinares, interdisciplinares, pluridisciplinares, metadisciplinares etc.”

(Zabala, 2007.)

De acordo com o autor e numa perspectiva educacional são estabelecidos três graus de relações disciplinares. Acerca dessas relações disciplinares, analise.

I. Na transdisciplinaridade, supõe-se uma integração global dentro de um sistema totalizador. Este sistema favorece uma unidade interpretativa, com o objetivo de construir uma ciência que se aplique à realidade sem parcelamento.

II. Na multidisciplinaridade, os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes uma das outras. O conjunto de matérias ou disciplinas é proposto simultaneamente, sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas.

III. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados da pesquisa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Zabala (1998), estabelece que existem três graus de relações disciplinares que são:

    1- A multidisciplinaridade: é a organização de conteúdo mais tradicional. O conteúdo escolar é apresentado por assuntos que são independentes uns dos outros.

    2- A Interdisciplinaridade: é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir da simples comunicação de idéias à integração recíproca de conceitos fundamentais e teoria do conhecimento, metodologia e dados de pesquisa.

    3- Transdisciplinaridade: é o grau máximo de relações entre as disciplinas, por isso supõe uma integração global dentro de um sistema totalizante.


ID
2086258
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Haydt (2004), o método de projetos é sócio-individualizado e supõe atividade individual ou grupai, e caracteriza-se por alguns aspectos básicos:

I. A aprendizagem é realizada em situação real, integrando pensamento, sentimento e ação dos educandos.

II. O objetivo principal é o desenvolvimento do raciocínio aplicado ao intelecto e é um ato inteiramente abstrato e formal.

III. O ensino é globalizado criando condições para a interdisciplinaridade, pois as disciplinas não são transmitidas isoladamente, mas integradas em função do projeto a ser realizado.

IV. O ato problemático desencadeia despertando o exercício do pensamento com valor funcional. O projeto pretende resolver um problema concreto ou confeccionar algo material.

V. A informação é procurada e pesquisada pelo aluno a partir da necessidade de solucionar um ato problemático e servir a uma situação real, permitindo-lhe construir sua experiência e pôr à prova suas próprias conclusões.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
2086261
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Hoffmann (2005), a avaliação mediadora deve acontecer em três tempos: “tempo de admiração dos alunos; tempo de reflexão sobre suas tarefas e manifestações de aprendizagem e tempo de reconstrução das práticas avaliativas e/ou de invenção de estratégias pedagógicas para promover melhores oportunidades de aprendizagem”. Acerca desses tempos, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O primeiro tempo de admiração se inicia quando do primeiro dia de aula, a partir de entrevistas com os alunos, nas conversas com seus professores de anos anteriores e familiares, da análise de tarefas e da leitura de registros de avaliação.

( ) O segundo tempo trata da reflexão sobre suas tarefas e manifestações de aprendizagem e é necessário predispor-se a momentos para pensar sobre o que se observa para possibilitar interpretar em termos didáticos, epistemológicos e relacionais às situações de aprendizagem vividas pelos estudantes, transformando as práticas avaliativas em mediadoras, no sentido de serem intencionalmente construídas na direção de seus diferentes interesses e necessidades.

( ) O terceiro tempo é o de reconstrução das práticas avaliativas e/ou de invenção de estratégias pedagógicas para promover melhores oportunidades de aprendizagem. A autora afirma que muitos são os desafios para se colocar em prática uma avaliação mediadora: famílias que não aceitam a abolição das notas e médias; adoção de apostilas, impedindo que o professor decida as atividades e a sequência dos temas; formação docente etc.

Alternativas
Comentários
  • Todo o processo avaliativo tem por intenção:

    a) observar o aprendiz;

    b) analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem;

    c) tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo.

    Somente se constitui o processo como tal, se ocorrerem os três tempos: observar, analisar e promover melhores oportunidades de aprendizagem. Não se pode dizer que se avaliou porque se observou algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de sua tarefa ou teste e o registro das notas, porque, nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.


ID
2086264
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fragmento de texto abaixo contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

O movimento da Escola Nova foi um esforço de renovação educacional. Esse movimento tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento que vinham se afirmando. A Escola Nova foi, portanto, uma nova forma de tratar os problemas da educação em geral, chegando a constituir-se num “conjunto de princípios tendentes a rever as formas tradicionais do ensino (...). Esses princípios derivaram de uma nova compreensão de necessidades da infância, inspirada em conclusões de estudos da Biologia e da Psicologia”.

                                                                                     (B. L. Filho, apud Haydt.) 

No Brasil, as ideias da Escola Nova foram inseridas em 1882 por Rui Barbosa (1849-1923). O grande nome do movimento na América foi o filósofo e pedagogo John Dewey (1859-1952). No século XX, vários educadores se evidenciaram, principalmente após a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. Assinale a alternativa a seguir, que representa o único educador que não assinou o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.

Alternativas
Comentários
  • Manifesto lançado em 1932 por um grupo de 26 educadores e intelectuais propondo princípios e bases para uma reforma do sistema educacional brasileiro. Redigido por Fernando de Azevedo, foi assinado entre outros por Anísio Teixeira, M. B. Lourenço Filho, Heitor Lira, Carneiro Leão, Cecília Meireles e A. F. de Almeida Júnior.


ID
2086267
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O fragmento de texto abaixo contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

O movimento da Escola Nova foi um esforço de renovação educacional. Esse movimento tinha por base os estudos realizados pelas ciências do comportamento que vinham se afirmando. A Escola Nova foi, portanto, uma nova forma de tratar os problemas da educação em geral, chegando a constituir-se num “conjunto de princípios tendentes a rever as formas tradicionais do ensino (...). Esses princípios derivaram de uma nova compreensão de necessidades da infância, inspirada em conclusões de estudos da Biologia e da Psicologia”.

                                                                                     (B. L. Filho, apud Haydt.) 

Os pressupostos pedagógicos e princípios didáticos preconizados pelo movimento da Escola Nova baseavam-se entre outras, nas seguintes ideias, exceto:

Alternativas

ID
2086270
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, o Art. 39 § 2° dispõe que a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos, exceto de:

Alternativas
Comentários
  • Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 1º Os cursos de educação profissional e tecnológica poderão ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 2º A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II – de educação profissional técnica de nível médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    § 3º Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


ID
2086273
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de Jean Piaget é a base do Construtivismo Interacionista e considera a inteligência, a aprendizagem e a construção do conhecimento. Acerca disto, assinale o pressuposto que contradiz esta teoria.

Alternativas
Comentários
  • TEORIA COGNITIVISTA

    PREOCUPA-SE COM O PROCESSO! DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO , DO DESENVOLVIMENTO, DA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM O OBJETO A SER CONHECIDO E A REALIDADE. A INTELIGENCIA SE DA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PORTANTO NÃO SÃO INDEPENDENTES.


ID
2086276
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as variadas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados, segundo Haydt (2004). Na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade. Considere cada um dos tipos indicados a seguir e relacione-os com as afirmativas citadas.

(1) Planejamento de um sistema educacional

(2) Planejamento geral da escola

(3) Planejamento de currículo

(4) Planejamento didático ou de ensino


( ) é feito a nível sistêmico.

( ) o primeiro passo é definir, de forma clara e precisa, a concepção filosófica que irá nortear os fins e objetivos da ação educativa da escola.

( ) é a especificação e operacionalização do plano curricular e se subdivide em três tipos de planejamento: de curso, de unidade didática ou de ensino, e de aula.

( ) é o processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas como administrativas, que devem ser executadas por toda a instituição.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • a) Planejamento Educacional – também denominado Planejamento do Sistema de Educação, “[...] é o de maior abrangência, correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.” (VASCONCELLOS, 2000, p.95).

    b) Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola – atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. "É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social." (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

    c) Planejamento Curricular – é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares." (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

    d) Planejamento de Ensino – é o "[...] processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos." (PADILHA, 2001, p. 33).

    Leia mais: 


ID
2086279
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Libâneo (2004, p. 30), existem minimamente duas formas de ver a gestão centrada na escola: na perspectiva do ideário neoliberal e na perspectiva sócio-crítica. Considerando essas perspectivas, relacione-as com as afirmativas citadas a seguir.

(1) Ideário neoliberal

(2) Sócio-crítico

( ) nesta perspectiva, a gestão está sob o princípio de valorização do profissional, de seu interesse (autonomia e participação) sem, com isso, liberar o Estado de suas responsabilidades.

( ) a escola é centro das políticas liberando boa parte das responsabilidades do Estado. Fica às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais.

( ) a escola é vista como espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída por seus atores. A gestão e a organização da escola são entendidas como práticas educativas e passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • ( ) nesta perspectiva, a gestão está sob o princípio de valorização do profissional, de seu interesse (autonomia e participação) sem, com isso, liberar o Estado de suas responsabilidades. (SOCIO-CRITICO)

    ( ) a escola é centro das políticas liberando boa parte das responsabilidades do Estado. Fica às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. (NEO-LIBERAL)

    ( ) a escola é vista como espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída por seus atores. A gestão e a organização da escola são entendidas como práticas educativas e passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos. (SOCIO-CRITICO...ESCOLAR DESEMPENHA TBM A FUNÇÃO SOCIAL !!)


ID
2086282
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. Um documento hindu, de origem milenar, denominado Bhagavad-Gita, refere-se ao ser humano como sendo uma criatura engajada na ação, pois ‘mesmo sua vida física não saberia sobreviver sem ação’ (Bhagavad-Gita. Capítulo III, versículos 6-8-47). E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. Em geral, o ser humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando à consecução de objetivos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir. A educação, sendo uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a atuação de educadores e educandos está voltada para a consecução de objetivos.”

                                                                                                       (HAYDT, 2004)

Considerando o trecho citado e que os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: geral ou específico, assinale a alternativa que representa um objetivo geral. 

Alternativas
Comentários
  • aspecto geral porque não sabe-se quais são os motivos.

    aspecto especifico porque aborda um assunto estabelecido ( prioridades)

    aspecto especifico porque sabe-se o que se deseja alcançar.

    aspecto especifico porque sabe-se o que deverá ser realizado.


ID
2086285
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Foi graças ao pensamento iluminista trazido da Europa por intelectuais e estudantes de formação laica, positivista, liberal, que a teoria da educação brasileira pôde dar alguns passos, embora tímidos.”

                                                                                               (GADOTTI, 2001.)

Acerca do trecho anterior e considerando as contribuições que o pensamento pedagógico brasileiro recebeu no início do século anterior, analise.

I. O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova, que representou o mais vigoroso movimento de renovação da educação depois da criação da escola pública burguesa.

II. A criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi fruto do projeto liberal da educação que tinha, entre outros componentes, um grande otimismo pedagógico: reconstruir a sociedade através da educação. Sua criação foi um acontecimento marcante para impulsionar reformas importantes.

III. Em 1932, 0 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é assinado por 27 ilustres educadores, em favor do Plano Nacional da Educação. Ainda, nesta década, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) foi fundado (1938), o qual até os dias de hoje acompanha a história da educação no Brasil.

IV. Após a era Getúlio (1937-1945) abre-se um período de democratização no país, que foi interrompido em 1964. Nesse período, em que as liberdades democráticas foram respeitadas, ocorreram dois grandes movimentos: o da Escola Tradicional e os Democratas da Escola Pública.

Estão corretas as afirmativas 

Alternativas

ID
2086288
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Kenski (2007), um dos grandes desafios para ação da escola na atualidade é viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação dessas Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC). A proposta com as TIC na educação visa à inclusão e à promoção do direito de aprender. Acerca desse tema, analise.

I. O uso das TIC e suas interfaces caminham no sentido da produção compartilhada de conhecimento, favorecida pela resolução de problemas. Aumentam as possibilidades de comunicar, trocar experiências, resolver problemas do contexto e construir conhecimento, bem como favorecem o desenvolvimento pessoal e coletivo.

II. Na perspectiva do professor, o uso das TIC na educação leva-o como mediador do processo para contemplar situações de aprendizagem e transformar sua prática. Para o aluno é importante experimentar e vivenciar a colaboração, a cooperação e o diálogo para que essas aprendizagens possam ser aproveitadas e não se limitar à simples aquisição da informação.

III. Nas oportunidades postas pelas TIC para a escola ocorrem as interações entre aluno e professor. Mas a relação professor-aluno pode ser profundamente alterada neste momento de descontração, por isso as TIC devem ser utilizadas somente em salas de aulas como passatempo, de forma pontual, pois proporcionam um novo tipo de interação que possibilita intercambiar pontos de vistas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
2086291
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2002), a preparação das crianças e jovens para a participação na vida social é o objetivo mais imediato da escola pública. Esse objetivo é atingido pela instrução e ensino, tarefas que se caracterizam no trabalho do professor. Para o autor, a escolarização é um dos requisitos fundamentais para o processo de democratização da sociedade. Acerca do papel da escola como atividade mediadora para a democratização, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Libaneo a escola não pode ser unitária! Ela deve levar em conta os determinantes sociais propiciando a crítica dos mecanismos e imposições resultantes da organização da sociedade em classes sociais antagônicas.

  • Segundo Libaneo, a escola pública DEVE ser unitária, porque deve garantir uma base comum de conhecimentos expressos num plano básico de âmbito nacional. E essa iniciativa de forma alguma deve excluir ou promover o desconhecimento da cultura e dos conhecimentos locais.Importa, pois, que o processo de transmissão de saberes sistematizados tenham como ponto de partida as realidades locais e a experiência de vida dos alunos.


ID
2086294
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

Libâneo (2002) considera que, nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e a investigação do seu campo de conhecimentos. Os autores, em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal e as de cunho progressista. Considerando as tendências pedagógicas e sua relação com a didática, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2086297
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“O projeto pedagógico-curricular consolida-se num documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. De certo modo, o projeto pedagógico-curricular é tanto a expressão da cultura da escola (cultura organizacional) como sua recriação e desenvolvimento.”

(Libâneo, 2004.)

Considerando este trecho e as decisões que podem ser tomadas em função do projeto pedagógico-curricular, deve-se considerar, exceto:

Alternativas

ID
2086300
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2004, p. 120), o estudo da escola como organização de trabalho não é novo; há toda uma pesquisa sobre administração escolar que remonta aos pioneiros da Educação Nova, nos anos 30, do século anterior. Com base nos estudos existentes no Brasil sobre a organização e gestão escolar e nas experiências levadas a efeito nos últimos anos, é possível apresentar, de forma diferenciada, três das concepções de organização e gestão. Relacione-as com as características citadas a seguir. (Os números serão utilizados mais de uma vez).

(1) Técnico-científica

(2) Autogestionária

(3) Democrático-participativa


( ) comunicação linear baseada em normas e regras.

( ) ênfase nas inter-relações mais do que nas tarefas.

( ) a gestão é participativa mas espera-se, também, a gestão da participação.

( ) prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.

( ) decisões coletivas, eliminação de todas as formas de exercício de autoridade e poder.

( ) definição explícita de objetos sociopolíticos e pedagógicos da escola pela equipe escolar.

( ) ênfase na auto-organização do grupo de pessoas da instituição, por meio de eleições e alternância no exercício de funções.

( ) acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação dos rumos e ações, tomada de decisões.

A sequêncica está correta em

Alternativas
Comentários
  • GESTÃO ESCOLAR

    TÉCNICO - CIENTÍFICO: ENFASE NAS TAREFAS E NÃO NAS PESSOAS.

    AUTOGESTIONÁRIA: DECISÕES COLETIVAS, ELIMINAÇÃO DA AUTORIDADE. ENFASE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS MAIS DO QUE NAS TAREFAS.

    DEMOCRÁTICA - PARTICIPATIVA: ENFASE NAS RELAÇÕES HUMANAS COMBINADAS COM A PARTICIPAÇÃO DAS DECISÕES PARA ATINGIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS.


ID
2086303
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“É o currículo proposto para a transmissão de conteúdos e desenvolvimento de habilidades a serviço do sistema de produção. (...) A escola não discute sobre ‘o que ensinar’, ela cuida apenas do ‘como’, isto é, busca de maior eficiência em função dos produtos da aprendizagem, com o menor custo. (...) Atualmente, uma derivação dessa concepção é o currículo por competências, em que a organização curricular resulta de objetivos assentados em habilidades e destrezas a serem dominadas pelos alunos no percurso de sua formação.”

                                                                                                  (Libâneo, 2004.)

Considerando o fragmento de texto que trata do conceito de uma das concepções de organização curricular, é correto afirmar que trata da concepção de currículo 

Alternativas
Comentários
  • TENDENCIA PEDAGÓGICA --> LIBERAL --> TECNICISTA :

    TÉCNICAS ESPECÍFICAS

    -MERCADO DE TRABALHO

    -CONTROLE DO AMBIENTE

    -EFICIÊNCIA E PRODUTIVIDADE


ID
2086306
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Lefrançois (2008), no início dos anos de 1900, os psicólogos, especialmente nos Estados Unidos, começaram a rejeitar temas difíceis e subjetivos como mente e pensamentos. Em vez disso, escolheram concentrar-se nos aspectos mais objetivos do comportamento. Essa orientação ficou conhecida como behaviorismo. Outras teorias, as que compartilham muitas crenças dos behavioristas, mas usam mais conceitos biológicos ou mentais, servem como transição para a segunda maior linha de atuação teórica - o cognitivismo. Acerca dessas duas classificações, relacione-as com as características citadas a seguir.

(1) Behaviorismo

(2) Cognitivismo


( ) os teóricos que a representam são, entre outros, Pavlov, Watson e Skinner.

( ) neste enfoque, os teóricos estão representados por Piaget, Vygotsky, Brune etc..

( ) neste enfoque as variáveis de interesse são os estímulos, respostas, reforçamento e punição.

( ) são variáveis de interesse, entre outras, neste enfoque: a representação, a autoconsciência, a percepção, a tomada de decisão, a cultura e a linguagem.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO

    COGNITIVISMO FOCO NO PROCESSO

    PIAGET, VYGOTSKY, AUSUBEL, BRUNER, GARDNER, GESTALT.

    HUMANISTA FOCO NO ALUNO

    CARL ROGERS, WALLON --> WALLON PODE SER CONSIDERADO POR ALGUNS AUTORES COMO COGNITIVISTA!

    BEHAVIORISTA FOCO NO RESULTADO

    PASLOV, SKINNER, WATSON, GUTHREI


ID
2086309
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O termo avaliar foi utilizado durante certo tempo como sinônimo de medir e testar. Isso ocorreu em parte devido à predominância de uma abordagem pedagógica que encarava a educação como mera transmissão e acumulação de conhecimentos já prontos. Considerando esses termos, complete correta e sequencialmente a situação hipotética a seguir e assinale a alternativa correta.

“Rosa, professora do ensino médio, quer verificar se seus alunos estão atingindo os objetivos propostos para determinado componente curricular. Para isso, ela aplica em uma turma do 3° ano um teste de aproveitamento. Esse é um processo de_________________. Após a correção, atribui nota aos alunos, de acordo com o número de respostas certas. Dessa forma, ela __________________. Mas Rosa sabe que as notas isoladas pouco significam. Por isso, ela compara a nota atual do aluno com as anteriores. Verifica em que aspectos progrediu e quais as suas dificuldades em relação aos objetivos propostos. Faz um julgamento sobre o rendimento do aluno, considerando-o bom, regular ou insuficiente. Nesse caso, a professora_______________.”

Alternativas

ID
2086315
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as funções da avaliação: formativa e somativa, relacione-as com as respectivas características, dadas a seguir. (Os números serão utilizados mais de uma vez).

(1) Formativa

(2) Somativa


( ) determina se os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem foram ou não atingidos.

( ) é utilizada com o propósito de atribuir ao aluno uma nota ou conceito final para fins de promoção.

( ) oferece ao aluno informações sobre seu progresso na aprendizagem, fazendo-o conhecer seus avanços, bem como suas dificuldades para poder superá-las; ajuda a ação discente.

( ) consiste em classificar os resultados obtidos pelos alunos ao final de um semestre, ano ou curso, tendo por base os níveis de aproveitamento preestabelecidos.

( ) assume sua dimensão orientadora, fornecendo dados para o replanejamento da prática docente e orientando o estudo contínuo e sistemático do aluno.

A sequência está correta em

Alternativas