SóProvas



Prova AMEOSC - 2021 - Prefeitura de Itapiranga - SC - Psicólogo


ID
5551621
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho do psicólogo nos serviços de Atenção Primária à Saúde também deve estar voltado para atividades de promoção da saúde, visando à melhoria da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Corrigindo os erros das demais assertivas:

    A - Função muito específica, considerando que a APS não visa o cuidado com o foco na saúde mental, mas sim na integralidade das ações de cuidado;

    C - A mesma explicação do erro da A.

    D - A interação nos espaços comunitários é um interesse da APS, de fato, mas não pode ser considerada como o porquê do desenvolvimento de ações de promoção da saúde.


ID
5551624
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que dá sentido CORRETO ao parágrafo:

O _______________ define a psicologia como ciência da consciência ou da mente.

Alternativas
Comentários
  • O estruturalismo influenciou a teoria psicodinâmica, de Freud. Um movimento teórico que possuía como principal precussor teórico Edward Titchener.

    Titchener empregava a introspecção, ou auto-observação, com base em observadores rigorosamente treinados para descrever os elementos no seu estado consciente, em vez de relatar o estímulo observado ou percebido, utilizando apenas nomes conhecidos. 


ID
5551627
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA A

    Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança,

    adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de

    ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da

    legislação vigente:

    §1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o

    atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades com-

    petentes;

    §2° – O psicólogo responsabilizar-se-á pelos encaminhamen-

    tos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do

    atendido.

    FONTE: RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05 - Código de Ética Profissional do Psicólogo.

  • Complementando o comentário da colega, mostrando as alternativas de forma correta de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

    B) O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que, as atividades de emergência não sejam interrompidas e haja prévia comunicação da paralisação aos usuários ou beneficiários dos serviços atingidos pela mesma. 

    C) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código.

    D) O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.


ID
5551630
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os Transtornos Psicóticos é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da D, gente?

  • A. Psicose Psicogênica caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.

    Incorreta

    A paranoia (transtorno delirante) se caracteriza por delírios bem organizados e sistematizados, às vezes com temática complexa, que permanecem como que "encistados", "cristalizados", em um domínio da personalidade do doente, sem comprometer todo o resto.

    B. As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.

    Correta

    C. Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a personalidade.

    Incorreta

    Transtornos afetivos, neuróticos e da personalidade: Afetividade, Vontade, Psicomotricidade e Personalidade

    D. Nas Paranoias predominam sintomas floridos, como ideias paranoídes, alucinações visuais, e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

    Incorreta

    As psicoses psicogênicas (também chamadas de reativas ou transtorno psicótico breve) possuem sintomas mais ou menos parecidos com a esquizofrenia (podendo haver alucinações e delírios, bem como discurso e comportamento desorganizado), de surgimento agudo, porém com rápida remissão dos sintomas, sem implicar em deterioração da vida social ou empobrecimento psíquico. Predominam sintomas floridos, com ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, muitas vezes com intensa perplexidade, certa confusão mental e turbulência emocional.

    Gabarito: B

  • A - A Psicose Psicogênica caracteriza-se por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.

    As psicoses podem ser divididas em subgrupos, há aquelas que possuem causas orgânicas e as funcionais que não possuem, há também as psicoses psicogênicas onde há um fator psicodinâmico desencadeante. A esquizofrenia também pode ser considerada um subtipo de psicose crônica.

    A esquizofrenia é considerada um tipo de psicose crônica onde há distorções das emoções, pensamentos e percepção da realidade, podendo haver delírios e alucinações auditivas e visuais.

    Portanto, a alternativa trás o sentido de um quadro esquizofrênico ao usar o termo "Psicose Psicogênica". Lembrar que os Transtornos Psicóticos tem como um dos seus maiores exemplos a própria Esquizofrenia.

    O restante da alternativa caracteriza um delírio paranoide - geralmente organizado e sistematizado, pode ser complexo, fixado na persona do doente.

    B As parafrenias são formas de psicose esquizofreniforme, de aparecimento tardio, em que surgem delírios, em geral acompanhados de alucinações, mas nas quais, semelhantemente à paranoia, há relativa preservação da personalidade do doente.

    Correta, as parafrenias são condições psicóticas desencadeadas geralmente em idosos, podem vir acompanhadas de delírium.

    C Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a personalidade.

    Não, não são, os transtornos que mais causam alterações na personalidade são justamente os Transtornos de Personalidade.

    D Nas Paranoias predominam sintomas floridos, como ideias paranóides, alucinações visuais, e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

    Estes são sintomas das Psicoses Reativas - ou do Transtorno Psicótico Breve - que antecede o Esquizofreniforme que antecede o Esquizofrênico... Veja que os sintomas não batem em nada com os de um delírio paranóide, delírios não envolvem alucinações de qualquer tipo.


ID
5551633
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, analise as afirmativas:

I.A abordagem piagetiana observa estágios na qualidade do funcionamento cognitivo, investiga como a mente estrutura suas atividades e adapta-se ao ambiente.
II.De acordo com o enfoque interacionista do desenvolvimento humano, o desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico.
III.O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de 4 aspectos básicos: aspecto físico motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social.
IV.O desenvolvimento humano tem sido abordado a partir de cinco aspectos básicos: físico motor, intelectual, genético, emocional e social.
V.A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social, desde o nascimento até a velhice, isto é, vai desde o início o desenvolvimento, passa pela a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade e termina na fase de perda cognitiva e orgânica.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I. A abordagem piagetiana observa estágios na qualidade do funcionamento cognitivo, investiga como a mente estrutura suas atividades e adapta-se ao ambiente.

    Correto

    "A abordagem piagetiana volta-se para as mudanças, ou estágios, na qualidade do funcionamento cognitivo. Ela quer saber como a mente estrutura suas atividades e se adapta ao ambiente." (PAPALIA, p. 170)

    II. De acordo com o enfoque interacionista do desenvolvimento humano, o desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos: instrumental, cultural e histórico.

    Correto

    Enfoque interacionista - Vigotski

    Nesse enfoque, o desenvolvimento infantil é visto a partir de três aspectos instrumental, cultural e histórico. (BOCK)

    III. O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de 4 aspectos básicos: aspecto físico motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo emocional e aspecto social.

    Correto (ver comentário no final)

    IV.O desenvolvimento humano tem sido abordado a partir de cinco aspectos básicos: físico motor, intelectual, genético, emocional e social.

    Incorreto (ver comentário no final)

    V .A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social, desde o nascimento até a velhice, isto é, vai desde o início o desenvolvimento, passa pela a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade e termina na fase de perda cognitiva e orgânica.

    Incorreto (ver comentário no final)

    "Esta área de conhecimento da Psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social — desde o nascimento até a idade adulta, isto é, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade.

    [...]

    O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estas são formas de organização da atividade mental que se vão aperfeiçoando e solidificando até o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos da inteligência, vida afetiva e relações sociais. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida". (BOCK)

    Gabarito: C


ID
5551636
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos físicomotor, intelectual, afetivo-emocional e social. Mas, existem vários fatores indissociados e em permanente interação que afetam todos os aspectos do desenvolvimento. São alguns deles:

Alternativas
Comentários
  • Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

    Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.

    Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.

    Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.

    Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo

    Gabarito: D

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicologia-do-desenvolvimento.htm

  • Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano: hereditariedade; crescimento orgânico; maturação neurofisiologica; meio. (BOCK em Psicologias).


ID
5551639
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Psicologia da Aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA: 

Alternativas

ID
5551642
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Terapia Cognitivo Comportamental é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    Durante o processo terapêutico, o ponto fundamental do trabalho é ensinar ao paciente várias técnicas para que ele possa identificar seus comportamentos funcionais e disfuncionais. Terapia Comportamental

    B

    De acordo com a Terapia Cognitiva Comportamental modelo, existem erros (de lógica) no processamento da informação sob a forma de pensamentos disfuncionais e distorções cognitivas típicas. Terapia Cognitiva

    C

    Para a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), Cognição é o conteúdo do pensamento e os processos envolvidos no ato de pensar, representa a síntese de estímulos internos e externos e evidencia o modo como a pessoa avalia uma situação. Reflete a visão da pessoa sobre si mesma, seu mundo, seu passado e seu futuro, as alterações no seu conteúdo afetam seu estado afetivo e seu padrão comportamental.

    D

    A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) tem como premissa básica é a de que a maneira como as pessoas interpretam suas experiências determina como elas se sentem e se comportam. De acordo com o modelo, existem erros (de lógica) no processamento da informação sob a forma de pensamentos disfuncionais e distorções cognitivas típicas. Terapia Cognitiva

    Cordioli


ID
5551645
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as diversas abordagens da Psicologia, marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(__)Behaviorismo é uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental do comportamento.
(__)Para a Psicanálise Freudiana, o funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista: o econômico (existe uma quantidade de energia que "alimenta" os processos psíquicos), o tópico (o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como "lugar" psíquico) e o dinâmico (no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas.
(__)Para a Terapia Familiar as fases do ciclo vital da família dividem-se em: individuação, casamento, nascimento do(s) filho (s) e o chamado "ninho vazio" ou família da maturidade.
(__)A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é um método psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são influenciados pela forma como o indivíduo interpreta os acontecimentos.
(__)Na Gestalt, o fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • "Behaviorismo é uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental do comportamento. "

    Qual o programa dessa frase, alguém sabe responder?

  • Não entendi também porque a B

  • Será que não foi anulada?

  • O behaviorismo é uma teoria psicológica.

  • behavorismo nao é uma filosofia, é uma ciencia do comportamento

  • De acordo com Cerveny e Berthoud (1997; 2002) o ciclo vital da família brasileira subdivide-se em quatro fases: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.

  • O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista: o econômico (existe uma quantidade de energia que “alimenta” os processos psíquicos), o tópico (o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como “lugar” psíquico) e o dinâmico (no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas. A origem dessas forças é a pulsão). Compreender os processos e fenômenos psíquicos é considerar os três pontos de vista simultaneamente.

  • A questão solicita conhecimentos acerca das teorias psicológicas.


    (FALSO) Behaviorismo: trata-se do estudo do comportamento humano. É uma abordagem científica da psicologia, não se trata de filosofia


    (VERDADEIRO) Para Freud, nosso aparelho psíquico possui uma energia libidinal (pulsão) que constitui uma força propulsora responsável por nossos processos mentais. Para compreensão do nosso aparelho psíquico ele postula duas tópicas: a primeira, a teoria topográfica, seria: consciente, pré-consciente e inconsciente. E a segunda, conhecida como modelo estrutural, temos o id, ego e o superego.


    (FALSO) As fases do ciclo vital da família dividem-se em: individuação do adulto, casamento, nascimento do primeiro filho, família com filhos pequenos, família com filhos adolescentes e o chamado “ninho vazio" ou família de maturidade 


    (FALSO) A TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental é um conjunto de técnicas baseado na junção das Psicologias Cognitiva e Comportamental que tem como objetivo trabalhar o pensamento, a emoção e a cognição de forma conjunta, para modificar o comportamento disfuncional que o sujeito esteja apresentando e que constitui como sofrimento e prejuízo em sua vida.


    (VERDADEIRO) A Gestalt procura estudar a percepção humana. De acordo com essa abordagem, a percepção não deve ser reduzida a elementos menores.

    O todo é um fato global, e só pode ser compreendido dentro de sua totalidade. As "partes" são capazes de afetar o todo, assim como o "todo" afeta as "partes".



    Sequência: F-V-F-F-V

    Gabarito da professora: LETRA B.

    Fonte: CORDIOLI, V.A. (2008). Psicoterapias: abordagens atuais. 3ª edição, Porto Alegre: Artmed.


  • "Uma filosofia da ciência do comportamento por meio da análise experimental do comportamento." é a definição de Skinner para seu Behaviorismo RADICAL. A pergunta talvez se refira ao Behaviorismo clássico, de Watson.

    fonte: Bock, Psicologias.

  • 1° Behaviorismo é uma teoria e método de investigação psicológica.

    3° Na terapia familiar sistêmica há 4 ciclos vitais: fase de aquisição, fase adolescente, fase madura e fase última.

    4° Não está errada, o gabarito que está errado.

    O modelo cognitivo-comportamental segue a premissa de que “as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciadas pelas percepções que ela tem dos eventos” (J.BECK 2013), ou seja a forma como interpretamos uma situação é que irá determinar como nos sentimos e como nos comportamos e não a situação em si.

    A colher de chá que poderia ser dada à Banca fuleira é supor que eles presumiram que o método cognitivo se baseia apenas nas emoções e comportamentos, desconsiderando a fisiologia como outro componente afetado, entretanto, não há nenhum advérbio de modo que justifique tal premissa... para mim caberia um fodendo recurso contra essa questão.

    Sim, eu acertei, fiz por eliminação, porém esse tipo de erro grotesco em questões como essa podem mais prejudicar o estudo do que ajudar, por isso fiz questão de explicar.


ID
5551648
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas:

I.A terapia familiar é indicada mesmo quando a família nega que estejam ocorrendo problemas familiares.

II.O reforço positivo é usado para controlar ou modificar o comportamento individual, mas nunca o comportamento coletivo.

III.O objetivo terapêutico do psicodrama é tentar recuperar cenicamente o momento em que um papel, cristalizado e adoecido, ainda não era conservado, o instante em que ainda estava situado no contexto que o engendrou (o momento da sua criação). Mas, se o psicodrama caminha em direção à origem, buscando cenas, é para recuperar o momento da criação, não para buscar "causas". A cena psicodramática deve oferecer novas possibilidades do protagonista se posicionar, mais criativamente - no aqui e agora da dramatização.

IV.Para Gestalt o comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comporta mental.

V.Na psicoterapia psicodinâmica breve, a qualificação breve refere-se a duração do tratamento e não a formulações técnicas.


Está(ão) CORRETO(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Segundo Cordioli a Terapia Familiar é contra indicada Quando a família nega que há problemas familiares;

  • Reforço positivo: O  ocorre quando uma recompensa é dada para o comportamento desejado. Por exemplo, alguém com uma  pode conduzir o carro até a sua loja favorita. Compras na loja é o reforço positivo para o ato de dirigir.

  • Para a Gestalt o comportamento é determinado pela percepção do estímulo e, portanto, estará submetido à lei da boa forma (ou lei da pregnância- enxergamos da forma mais simples, simétrica e organizada possível, percebendo o todo antes de nos aprofundarmos nos seus elementos mais complexos). O conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental.

    CORRETO


ID
5551651
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre Avaliação Psicológica, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Erro da A)

    "o psicodiagnóstico é uma prática clínica bem delimitada, com objetivo, tempo e papéis definidos, diferenciada do processo analítico. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Abrange aspectos presentes (diagnóstico atual) e futuros (prognóstico), sendo indicado para esclarecimento do diagnóstico, encaminhamento e/ou tratamento. Utiliza, como principais instrumentos, a entrevista clínica, a aplicação de testes e técnicas projetivas, a entrevista devolutiva e a elaboração do laudo (quando solicitado). Como em todo procedimento clínico, tem um cuidado especial com o enquadre: no início do processo, definem-se o objetivo; os papéis de cada um (psicólogo, paciente, pais e/ou família); a duração (em média quatro ou cinco sessões, que podem ser ampliadas ou reduzidas, de acordo com a necessidade); local, horário e tempo das entrevistas; honorários e forma de pagamento."

    B correta

    "Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve quatro etapas. A primeira vai do contato inicial à primeira entrevista com o paciente; a segunda é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; a terceira é o encerramento do processo, com a devolução oral ao paciente (e/ou aos pais); e a quarta consiste na elaboração do informe escrito (laudo) para o solicitante. "

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v9n2/v9n2a08.pdf

  • A avaliação psicológica é compreendida como um amplo processo de investigação, no qual se conhece o avaliado e sua demanda, com o intuito de programar a tomada de decisão mais apropriada do psicólogo. Mais especialmente, a avaliação psicológica refere-se à coleta e interpretação de dados, obtidos por meio de um conjunto de procedimentos confiáveis, entendidos como aqueles reconhecidos pela ciência psicológica.


ID
5551654
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a atuação do psicólogo escolar é CORRETO afirmar que: 

Alternativas

ID
5551657
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a psicopatologia analise as afirmativas:

I.Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a orientação.
II.A entrevista, juntamente com a avaliação neurológica cuidadosa do paciente, são, de fato, os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia.
III.A desrealização é o sentimento de perda ou de transformação do Eu.
IV.As síndromes são, conjuntos de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na prática clínica diária. São agrupamentos estáveis de sintomas, conjuntos sígnicos, que podem ser produzidos por várias causas.
V.Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s): 

Alternativas
Comentários
  • Funções mais afetadas nos transtornos psico orgânicos: orientação, atenção, memória, inteligência e linguagem.

    entrevista e observação cuidadosa do paciente.

    despersonalização.

  • IV.As síndromes são, conjuntos de sinais e sintomas que se agrupam de forma recorrente e são observadas na prática clínica diária. São agrupamentos estáveis de sintomas, conjuntos sígnicos, que podem ser produzidos por várias causas.

    Correto

    Conceito trazido por Dalgalarrondo (Capítulo 28)

  • Correção da:

    I- Uma das principais funções psíquicas afetadas nos Transtornos Neuróticos é a consciência.

    II- A entrevista juntamente com a observação cuidadosa do paciente é o principal instrumento de conhecimento da psicopatologia. A avaliação psiquiátrica como um todo inclui anamnese, exame psíquico (exame do estado mental), exame físico geral e neurológico e exames complementares (testes de personalidade e cognição, exames laboratoriais, neuroimagem).

    III- A despersonalização é o sentimento de perda ou de transformação do Eu.

    Desrealização é a alteração da sensação de realidade do mundo exterior sendo preservada a sensação a respeito de si mesmo.

  • Só eu que risquei a "V" quanto vi a relação de "ANSIEDADE" com Psicose?!


ID
5551660
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas:

I.O estágio superior da cognição adulta é chamado, às vezes, de pensamento pós-formal, e geralmente começa no início da vida adulta, com frequência pela exposição à educação superior. O pensamento pós-formal é flexível, aberto, adaptativo e coletivista. Ele recorre à lógica e à racionalização para ajudar as pessoas a lidarem com um mundo aparentemente caótico.
II.Os adultos começam a perder a sensibilidade ao tato após os 45 anos, e, em níveis leves, à dor após os 50. Entretanto, a função protetora da dor permanece, e, consequentemente, adultos mais velhos ainda são sensíveis a níveis mais altos de dor e também tendem a relatar alívio inadequado da dor.
III.Adultos de meia-idade são mais propensos do que adultos mais velhos ou mais jovens a padecer de angústia psicológica séria: tristeza extrema, nervosismo, inquietação, desesperança e sentimentos de inutilidade na maior parte do tempo.
IV.Adultos mais velhos diminuem um pouco de tamanho em razão do atrofiamento dos discos entre as vértebras da espinha, essa alteração é mais comum em mulheres do que em homens.
V.A capacidade de reserva (ou reserva orgânica) é uma capacidade extra que ajuda os organismos a funcionar até seus limites em tempos de estresse. Com a idade, os níveis de reserva tendem a cair e muitas pessoas idosas não podem responder às demandas físicas extras tão bem como antes.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I. O estágio superior da cognição adulta é chamado, às vezes, de pensamento pós-formal, e geralmente começa no início da vida adulta, com frequência pela exposição à educação superior. O pensamento pós-formal é flexível, aberto, adaptativo e coletivista. Ele recorre à lógica e à racionalização para ajudar as pessoas a lidarem com um mundo aparentemente caótico.

    incorreto

    O pensamento pós-formal é flexível, aberto, adaptativo e individualista. Ele recorre à intuição e à emoção, bem como à lógica, para ajudar as pessoas a lidarem com um mundo aparentemente caótico.

    IV. Adultos mais velhos diminuem um pouco de tamanho em razão do atrofiamento dos discos entre as vértebras da espinha, essa alteração é mais comum em mulheres do que em homens.

    Incorreto

    Adultos mais velhos diminuem um pouco de tamanho em razão do atrofiamento dos discos entre as vértebras da espinha.

    Especialmente em mulheres com osteoporose, o afinamento dos ossos pode causar cifose, mais conhecida como “corcundez”, uma curvatura exagerada da coluna vertebral que geralmente ocorre entre 50 e 59 anos (Ball, 2009).

    Fonte: Papalia - Desenvolvimento Humano

    Gabarito: C


ID
5551663
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Laço e o Abraço

Meu Deus! Como é engraçado.
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é o abraço (...)
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.
Então o amor, a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

Fonte: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Acesso em: https://bityli.com/CokmKk

Sobre o período "Eu nunca tinha reparado COMO É CURIOSO UM LAÇO.", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A oração em destaque tem função de objeto direto do verbo da oração principal. Logo, ela é uma Oração Subordinada Objetiva Direta.

  • Eu nunca tinha reparado isso...

  • A questão é de sintaxe e quer saber a classificação sintática da oração em destaque em "Eu nunca tinha reparado COMO É CURIOSO UM LAÇO" . Vejamos:

     .

    A) Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

    Errado.

    Oração subordinada adjetiva restritiva: Não é isolada por vírgulas. Restringem ou limitam a significação do termo antecedente, sendo indispensáveis ao sentido da frase.

    Ex.: Os celulares que são modernos custam caro. (somente os celulares que são modernos custam caro)

      .

    EXPLICATIVA = Com Vírgula

    RESTRITIVA = Sem Vírgula

     .

    B) Oração Subordinada Objetiva Direta.

    Certo. Eu nunca tinha reparado o quê? R.: ISSO (= como é curioso um laço.) "Reparado", no sentido de "perceber", é verbo transitivo direto, ou seja, não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação.

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: funciona como objeto direto do verbo da oração principal.

    Esqueminha: VTD + QUE ou SE

    Ex.: Eu quero que você passe em um concurso público. (= Eu quero o quê? ISSO)

     .

    C) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

    Errado.

    Oração subordinada adjetiva explicativa: É isolada por VÍRGULAS. Explicam ou esclarecem, à maneira do aposto, o termo antecedente, atribuindo-lhe uma qualidade que lhe é inerente ou acrescentando-lhe uma informação.

    Ex.: O homem, que é mortal, tem problemas na vida. (todo homem é mortal e todo homem tem problemas na vida)

     .

    D) Oração Subordinada Objetiva Indireta.

    Errado.

    Oração subordinada substantiva objetiva indireta: funciona como objeto indireto do verbo da oração principal.

    Esqueminha: VTI + preposição + QUE

    Ex.: Duvido de que o pior aconteça. (= Duvido de quê? DISSO)

     .

    Gabarito: Letra B

  • GAB-B

    Oração Subordinada Objetiva Direta.

    funciona como objeto direto do verbo da oração principal.

    Esqueminha: VTD + QUE ou SE.

    Durma com ideias, acorde com atitudes.VÁ ESTUDAR.!!

  • Errei. Achei que ficaria "Eu nunca tinha reparado nisso".

  • Tá errado esse gabarito. Reparar com sentido de notar é VTI, não VTD.


ID
5551669
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

O Laço e o Abraço

Meu Deus! Como é engraçado.
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é o abraço (...)
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.
Então o amor, a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

Fonte: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Acesso em: https://bityli.com/CokmKk

No trecho "Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.", as vírgulas foram empregadas para: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Orações coordenadas são orações que não dependem sintaticamente uma da outra

  • GAB-B

    Separar orações coordenadas. SINDÉTICAS E ASSINDÉTICAS.

    O mundo fica pequeno diante de uma mulher que conhece o poder da força que tem.!!!

  • Então o amor, a amizade são isso.

    Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.

    O amor e a amizade não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.

    • O amor e a amizade não prendem.
    • O amor e a amizade não escravizam.
    • O amor e a amizade não apertam.
    • O amor e a amizade não sufocam.
    • Oração Coordenadas (São auto suficiente, não necessitam de outra oração para dar sentido a elas.)
    • Assindética (Não tem síndetos (conjunções), são separadas por virgulas).
    • Aditivas (Os verbos "orações" adicionando ações ao mesmo sujeito Amo e Amizade)

    Resposta letra b. Orações Coordenadas "assindética Aditivas"

  • A questão é de pontuação e quer saber por qual motivo as vírgulas foram usadas em "Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam". Vejamos:

     .

    A) Separar termos repetidos. 

    Errado. Não há que se falar em termos repetidos, mas, sim, em orações coordenadas assindéticas, conforme explicado na letra B.

     .

    B) Separar orações coordenadas.

    Certo. As vírgulas, nesse caso, foram usadas para separar orações coordenadas assindéticas (sem conjunções).

    Oração coordenada é a que está ligada a outra de mesma natureza sintática.

    No período composto por coordenação, as coordenadas são independentes (isto é, não funcionam como termos de outras) e se dizem:

    • a) sindéticas, quando se prendem às outras pelas conjunções coordenativas. As orações coordenadas sindéticas recebem o nome das conjunções coordenativas que as orações coordenadas sindéticas iniciam. Podem ser, portanto, aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas;
    • b) assindéticas, se estiverem apenas justapostas, sem conectivo, como as duas primeiras orações do período abaixo. As orações coordenadas assindéticas são separadas por pausas, que na escrita se marcam por vírgula, ponto e vírgula ou dois-pontos.

    "Inclinei-me, apanhei o embrulho e segui." (Machado de Assis)

    Inclinei-me: oração coordenada assindética;

    apanhei o embrulho: oração coordenada assindética;

    e segui: oração coordenada sindética aditiva.

     .

    C) Separar o adjunto adverbial deslocado.

    Errado. Não há que se falar em adjunto adverbial deslocado.

    Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

    Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

     .

    D) Isolar o vocativo .

    Errado. Não há que se falar em vocativo.

    Vocativo é o termo (nome, título, apelido) usado para chamar ou interpelar a pessoa, o animal ou a coisa personificada a que nos dirigimos. Sempre vem isolado do resto da frase. É um “chamamento”, uma “invocação” com entoação exclamativa.

    Ex.: Professor, gostaria que o senhor repetisse a explicação!

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

     .

    Gabarito: Letra B  

  • LETRA B).

    Orações coordenadas são aquelas que possuem o seu sentido completo, independentes entre si sintaticamente. São classificadas em:

    -SINDÉTICAS: há a presença de síndeto (conjunção coordenativa)

    -ASSINDÉTICAS: não há presença de síndeto (conjunção coordenativa).


ID
5551672
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Apesar do compromisso de obrigatoriedade com o ensino fundamental atribuído a todo município brasileiro, a Lei Orgânica de Itapiranga/SC assume o compromisso de estimular:

I.O desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da tecnologia.
II.A formação técnica profissionalizante.
III.O estudo ao ensino superior.
IV.O desenvolvimento econômico do estudante.

Analisando os itens acima em comparação com a Lei citada, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
5551675
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

"O principal espaço político para debater compromissos e soluções para frear as mudanças do clima é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP, que é realizada anualmente. Em 2020, ela foi adiada por causa da pandemia de coronavírus. Neste ano, durante as primeiras semanas de novembro, a COP-26 será sediada (até segunda ordem!) em Glasgow, na Escócia, de 1º a 12 de novembro."
https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/cop-26-qual-e-a-importancia -da-conferencia-do-clima|

O texto citado ainda afirma que:

"As gerações mais jovens estão mostrando ao mundo que não deixarão de lutar pelo bem-estar da natureza, e que há pressa para mudar a atitude em relação ao aquecimento global."
Entre os principais nomes de representantes de uma juventude que felizmente toma consciência do grande problema ambiental que o mundo enfrenta e luta para que este cenário seja mudado temos o da ativista:

Alternativas

ID
5551678
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No início de sua colonização, o território onde hoje se encontra o município de Itapiranga/SC era denominado de:

Alternativas

ID
5551729
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

 

O Laço e o Abraço

 

Meu Deus! Como é engraçado.

Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.

Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.

Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.

É assim que é o abraço (...)

Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.

Como um pedaço de fita.

Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.

Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.

 

E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.

Então o amor, a amizade são isso.

Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.

Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço.

 

Fonte: Maria Beatriz Marinho dos Anjos.

Acesso em: https://bityli.com/CokmKk

Qual a classificação do sujeito da oração em destaque no trecho: "E quando alguém briga então se diz: ROMPERAM-SE OS LAÇOS"?

Alternativas
Comentários
  • Sujeito: É o termo da oração acerca do qual se faz uma declaração. Todo sujeito tem um núcleo; o núcleo é a palavra mais importante dentro do sujeito. Ex.: O zoo foi fechado. Sujeito: O zoo ; Núcleo: Zoo • Tipos de sujeito: a) Sujeito simples: É o que possui apenas um núcleo (sempre um substantivo ou termo substantivado). Ex.: O raio derrubou as árvores. Sujeito: O raio ; Núcleo: Raio - Sujeito simples. b) Sujeito composto: Possui mais de um núcleo (sempre substantivos ou termos substantivados). Ex.: O raio e a chuva derrubaram as árvores. Sujeito: O raio e a chuva ; Núcleos: Raio, chuva - Sujeito composto. c) Sujeito oculto (desinencial, subentendido, implícito ou elíptico): É o caso em que o sujeito não aparece explícito na frase, mas pode ser detectado pelo contexto, sobretudo pela desinência verbal. Ex.: Cheguei agora. Sujeito oculto "eu". João e Maria acordaram; / não se levantaram, porém. Nesse período, há dois verbos; portanto, há duas orações. João e Maria acordaram - 1° oração: sujeito composto, João e Maria. Não se levantaram, porém - 2° oração: sujeito oculto (eles: João e Maria).
  • d) Sujeito determinado: Visível no texto; sabe-se exatamente quem está praticando (ou recebendo) a ação verbal. Ex.: 'Ela' fuma. Sujeito simples, um núcleo. 'João' e 'Maria' fumam. Sujeito composto, mais de um núcleo. e)Sujeito indeterminado: Ocorre em dois casos: • Quando o verbo é intencionalmente posto na 3° pessoa do plural para indicar desconhecimento do praticante da ação expressa pelo verbo. Ex.: 'Picharam' os muros do clube. (Quem? Desconhecido). • Quando está presente o pronome indeterminado do sujeito: SE. Ex.: Dormia-se muito naquela casa. Verbo: dormia, intransitivo ; "SE" pronome indeterminado do sujeito (PIS).
  • ROMPERAM-SE OS LAÇOS.

    A partícula SE presente na oração trata-se de PARTÍCULA APASSIVADORA pois o verbo "ROMPERAM" é transitivo direto e o agente é incerto. Desse modo, o sujeito da oração é a expressão "OS LAÇOS", portanto, sujeito simples.

  • ROMPERAM-SE OS LAÇOS .(voz passiva sintética )

    >Primeiro passo :

    Analise a transitividade do verbo ( romper = TD + " se " partícula apassivadora )

    >Segundo passo :

    Tente passar para voz passiva analítica ( ser + particípio )

    Os laços foram rompidos .( temos uma oração com sujeito simples )

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Complemento :

    VL , VI , VTI + Se = índice de indeterminação do sujeito e verbos na terceira pessoa do plural sem sujeito explícito .

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

  • A questão é de sintaxe e quer que classifiquemos o sujeito da oração em destaque no trecho: "E quando alguém briga então se diz: ROMPERAM-SE OS LAÇOS". Vejamos:

     .

    A) Sujeito Indeterminado.

    Errado.

    Sujeito indeterminado: quando o sujeito não está expresso na oração. Ex.: Atropelaram uma senhora na rua. (Quem atropelou a senhora? Não se sabe!)

    Pode ser construído de duas formas:

    a) Verbo na 3ª pessoa do plural (ELES), sem referência.

    Ex.: Passaram na prova.

     

    b) Verbo na 3ª pessoa do singular + SE

    1º caso: VTI + SE + PREPOSIÇÃO: Ex.: Precisa-se de professores.

    2º caso: VI + SE (+ advérbio): Ex.: Estuda-se muito aqui.

    3º caso: VL + SE: Ex.: É-se feliz naquela cidade.

     .

    B) Sujeito Simples.

    Certo. Na ordem direta, temos: os laços romperam-se (= foram rompidos). "Os laços" é o sujeito simples (núcleo: "laços").

    Sujeito simples: possui um só núcleo. Ex.: O menino estuda muito. ("menino" é núcleo)

     .

    C) Sujeito Inexistente.

    Errado.

    Sujeito inexistente ou oração sem sujeito: são orações constituídas apenas de predicado. Os verbos utilizados nas orações sem sujeito são denominados impessoais. São usados sempre na 3ª pessoa do singular e, se acompanhados de verbos auxiliares, transmitem a eles sua impessoalidade. Ex.: Faz 10 anos que me formei (e não fazem 10 anos...). Vai fazer 15 anos que ministro aula (e não vão fazer). São casos de oração sem sujeito: verbo “haver” no sentido de “ocorrer, fazer, existir, realizar-se, acontecer - O FERA”; verbos que indicam fenômenos da natureza (chover, relampejar, ventar, nevar, gear, amanhecer, escurecer, esquentar...); e os verbos fazer, passar, ser e estar, com referência ao tempo (Hoje fez muito calor. Era no mês de maio. Passava de cinco horas da tarde. Abria a janela, se estava calor).

     .

    D) Sujeito Oculto.

    Errado.

    Sujeito desinencial, elíptico, oculto ou implícito: é expresso pela desinência verbal, está subentendido. Ex.: Estivemos em São Paulo. (Quem esteve? "Nós")

     .

    Gabarito: Letra B

  • Casquinha de banana. Quase marcava a letra A.

  • Na maior alegria eu marquei a letra A. kkk

  • GABARITO - B

    VTD ou VTDI + SE - Partícula apassivadora.

    Transforma o OD em Sujeito.

    VTI ou VI + SE - índice de Indeterminação do sujeito.

    Sujeito Indeterminado.

    Bons estudos!!!

  • GAB-B

    Sujeito Simples.------

    VI + SE - índice de Indeterminação do sujeito.

    Sujeito Indeterminado.

    Só por lutar, você já é uma mulher inspiradora! Nunca deixe que te digam o contrário.!!!

  • GABRITO: B.

    "ROMPERAM-SE OS LAÇOS"

    Nota-se que o verbo é V.T.D - ROMPER - Quem rompe, rompe alguma coisa - Diante disso, passo a possuir uma estrutura chamada "passiva sintética" (verbo + pronome SE + sujeito paciente), onde o verbo transitivo direto não pede um complemento (O.D), mas sim, um sujeito paciente (P.A). Todavia, se o verbo fosse V.T.I, tal estrutura anteriormente apresentada, não seria possível, já que iriamos possuir uma P.I.S (partícula de indeterminação do sujeito), ou seja, sujeito indeterminado.

    Entendendo que tal verbo é V.T.D e que a estrutura se resume em uma "passiva sintética", não teria mais porque transpassar a frase para a voz direta ativa, já que o agente da passiva é o sujeito na frase ativa.

    → ROMPERAM-SE OS LAÇOS. (passiva)

    → OS LAÇOS FORAM ROMPIDOS. (ativa). / Quem foi rompido ? Os laços. / Sujeito simples.

    ܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔ

    Teremos uma P.A (Sujeito paciente).

    VTD + SE

    VTDI + SE

    Teremos um P.IS (Partícula de indeterminação do sujeito)

    VTI + SE

    VI + SE

    VL + SE

    VTD + O.D.preposicionado + SE

    ܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔ

    Estrutura da voz passiva analítica :

    Sujeito paciente Verbo auxiliar (verbo ser/estar) + particípio preposição + agente da passiva [complemento do verbo].

    • O gato foi retirado da árvore pelo bombeiro

    Estrutura da voz passiva sintética:

    verbo pronome “se” sujeito paciente.

    • Fez-se a encomenda.

    Estrutura da voz ativa:

    Sujeito agente + Verbo transitivo direto + Complemento

    • Os autores fazem considerações importantes

    ܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔܔܢܜܔ

    ► Sujeito determinado - Quando é possível identifica-lo.

    a - Simples - Possui apenas um núcleo

    Exemplo: "As crianças" beberam toda a aguá. / Quem bebeu? / Crianças.

    b - Composto - Possui dois ou mais núcleo.

    Exemplo: "Crianças e adultos" tomaram toda a aguá. / Quem tomou? Crianças e adultos.

    c - Elíptico - Quando é identificado pela desinência do verbo.

    Exemplo: Tomamos toda a aguá / Quem tomou? NÓS.

    ► Oração sem sujeito

    a - Verbos que exprimem fenômenos da natureza.

    Exemplo: Choveu muito ontem.

    b - Verbo HAVER (sentido de existir e acontecer)

    Exemplo: Havia poucas pessoas na reunião.

    c - Verbo HAVER e FAZER (indicando tempo transcorrido)

    Exemplo: Faz meses que não me telefona.

    d - Verbo FAZER, ESTAR , SER (Indicação de fenômeno natural ou de tempo)

    Exemplo: Faz muito calor no natal. / Já está tarde. / É cedo ainda.

    ► Sujeito indeterminado - Sua existência é evidente, porém, não há nenhum termo que o represente, nem mesmo em orações anteriores.

    a - Verbo na 3º pessoa do plural

    Exemplo: Tomaram o poto todo de sorvete. / Eles tomaram... eles quem? Não sei.

    b - Verbo na 3° pessoa do singular + SE

    Precisou-se de mais sorvete.