-
C) Layout por processo ou funcional= Este layout é marcado pela configuração situarprocessos similares próximos uns aos outros. Assim, as máquinas e pessoas serão dispostas por especialidades, e o material se desloca ao longo de sessões, até sua finalização. Sua principal vantagem é a flexibilidade, sendo recomendado nas situações em que o produto sofre modificações recorrentes, e o volume de produção é relativamente baixo. É um tipo de layout recomendado para produção em lote (o processo
produtivo começa e termina uma quantidade determinada de unidades do produto, para então começar a próxima). Por outro lado, é natural que haja um intervalo entre a produção de um lote e outro, o que provoca ociosidade e pode tornar o ritmo de produção irregular.
PETRACHINI
-
A propria questão já responde, quando diz " funções que executam ", logo é a letra C - Funcional ( que vêm de função ). Espero ter ajudado. Abraços.
-
Tipos
de Layouts
Arranjo Posicional - As máquinas, os equipamentos, as estruturas
permanecem paradas e as pessoas é que se movimentam. Utilizado quando as dimensões
e o peso dificultam a movimentação (navios, grandes geradores, prensas, ... )
ou o sistema e processo são rígidos (centros cirúrgicos, teatros, restaurantes
convencionais, ... ).
Arranjo por Processo ou Departamental – Os serviços, as operações ou
sistemas do mesmo tipo são agrupadas em um mesmo departamento ou local
(supermercado, casa de caldeiras, estufa de pintura, loja de departamentos,
...).
Arranjo Linear ou por Produto – O produto se movimenta de um equipamento
para outro, seguindo a sequência do processamento ou uma sequência na sua
execução (montagem de televisores, linha de montagem de automóveis, restaurante
do tipo bandejão ou a quilo, ...).
Arranjo Híbrido – É quando utilizamos mais de um tipo de Arranjo
ao mesmo tempo no mesmo setor.
-
Equipamentos organizados de acordo com as funções que executam >> FUNCIONAL
-
Slack et al. (1996) comenta que o tipo de layout é a forma geral do arranjo de recursos produtivos na operação. Na prática, a maioria dos layouts deriva de apenas quatro tipos básicos de layout. São eles:
Layout posicional;
Layout por processo;
Layout celular;
Layout por produto;
Layout misto.
No layout posicional, Slack et al. (1996) aponta que, em vez de materiais, informações ou clientes fluírem através de uma operação, quem sofre o processamento fica estacionário, enquanto maquinário, equipamentos, instalações e pessoas movem-se na medida do necessário. O motivo disto pode ser que ou o produto ou o sujeito do serviço sejam muito grandes para ser movidos de forma satisfatória, ou podem ser ou estar em uma condição em que a movimentação não é viável ou possível.
Slack et al. (1996) afirma que o layout por processo é assim chamado porque as necessidades e conveniências dos recursos transformadores que constituem o processo na operação dominam a decisão sobre o layout. Neste tipo de layout, processos similares são localizados juntos um do outro. O motivo pode ser que seja conveniente para a operação mantê-los juntos, ou que dessa forma a utilização dos recursos transformadores seja beneficiada.
Em um layout celular, os recursos transformados, entrando na operação, são pré-selecionados para movimentar-se para uma parte específica da operação, na qual todos os recursos transformadores necessários a atender a suas necessidades imediatas de processamento se encontram. A célula em si pode ser organizada segundo o layout por processo ou por produto (SLACK et al., 1996).
Slack et al. (1996) aponta que o layout por produto trata de localizar os recursos produtivos transformadores inteiramente segundo a melhor conveniência do recurso que está sendo transformado. A sequência de atividades dos produtos, informações e clientes coincide com a sequência em que os processos foram arranjados fisicamente. Por este motivo, este tipo de layout também é chamado de layout em “fluxo” ou em “linha”. O fluxo de produtos, informações ou clientes é muito claro e previsível no layout por produto, o que o torna um layout relativamente fácil de controlar.
Slack et al. (1996) cita que muitas operações utilizam layouts mistos, que combinam elementos de alguns ou todos os tipos básicos de layout ou, alternativamente, utilizam tipos básicos de layout de forma “pura” em diferentes setores da operação.
-
GABARITO:C
Layouts ou Arranjos:
Layout posicional ou de posição fixa ou estacionário- é o fato de que os materiais que estão sendo processados não se movem, arranjo recomendado para produtos de grande porte, e, portanto, de difícil ou impossível locomoção. Assim são as pessoas, os materiais e as máquinas se deslocam até o produto. Ex: navios.
Layout por processo ou funcional- é marcado pela configuração - processos similares uns aos outros - assim, as máquinas e pessoas serão dispostas por especialidades, e o material se desloca ao longo de sessões, até sua finalização. Ex: fábrica de sapatos (uma sessão de colagem da sola, outra da costura....caminhando de uma sessão a outra até que fique pronto).
Layout por produto ou linear- fabricação de produtos que seguem a mesma sequência de atividades. Arranjo que funciona na produção de ítens padronizados (em série). Ex:montagem de carros.
Layout celular- os materiais transformados, (já processados de alguma maneira) são movimentados para uma parte específica da operação (célula) onde estão todos os demais recursos agrupados. Ex: em uma funilaria a célula de pintuta (estufa).
AVANTE.
-
Obrigada a todos por não só responder mas nos explicar e nos ensinar.
-
Leiaute do inglês layout = colocar, dispor, ocupar, localizar, assentar = é o esquema de disposição física dos equipamentos, das pessoas e dos materiais mais adequados ao processo produtivo. Eles podem ser:
Leiaute de Processo ou Funcional -> arranjo de máquinas e pessoas por especialidade; os materiais se deslocam ao longo das seções até o seu acabamento; flexibilidade
Leiaute de Produto ou Linear -> arranjo de máquinas e pessoas pela sequência de operações; os materiais se movem linearmente ao longo das máquinas; baixos custos de movimentação de materiais.
Leiaute Estacionário ou de Posição -> maquinas e pessoas se deslocam ao redor do produto (pq o produto é de grande porte e não se movimenta); os materiais se movem incessantemente para as operações ao redor do produto que é fixo; enorme flexibilidade; muito utilizado no sistema de produção sob encomenda, ritmo muito irregular, alta ociosidade.
Leiaute Celular ou Misto -> mescla características do arranjo de processo ou funcional comm o arranjo de produto ou linear; cada unidade produtiva é uma célula com todos os recursos necessários ao processamento
fonte: material estratégia concursos para o IBGE
-
o layout em células de manufatura baseia-se no trabalho cooperativo ou em time de pessoas que formam um grupo coeso com relação à produção a ser realizada.
As células apresentam algumas vantagens, como o aumento da qualidade, da produtividade e da motivação. Para a formação das células devem ser identificadas as famílias de peças que serão processadas e as células devem ser montadas por família. A família de peças é constituída por peças com características de processamento similares. Podem-se formar células para fabricar um produto inteiro ou partes de um produto.
Fonte: MARTINS, Petrônio G. LAUGENI, Fernando Piero. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2006.
-
Fiquei em dúvida com a afirmação do enunciado "pela possibilidade de produzir simultaneamente um grande número de produtos". O layout funcional não é usado em volume de produção baixo?