SóProvas



Prova CESPE - 2007 - PC-PA - Psicólogo Clínico


ID
511714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Windows XP, o Windows Explorer é um

Alternativas
Comentários
  • Windows Explorer (literalmente do inglês "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos epastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.
    RESPOSTA: LETRA D.
  • Gente,
    todos nós sabemos que o Windows Explorer é um programa de gerenciamento de pastas e arquivos. Mas ele também permite a navegação na internete. Se tem dúvida, experimente digitar:  www.questoesdeconcursos.com.br. onde tem endereço. Tratando-se do CESPE fique com a mais certa ou mais completa/usual.
  • Interessante o que o Fábio disse. Apesar de que o Windows Explorer não abre um site em si, em sua própria janela, mas no navegador-padrão do Windows, que pode ser o Internet Explorer, o Firefox, o Google Chrome, o Opera etc. Também não gosto de questões do tipo "escolha a mais certa" ou "a menos ruim", Fábio.
  • Fábio. Não é possível navegar pela internet através do Windows Exporer. Quando se digita um endereço nele, abre-se logo o navegador padrão do Windows e aí sim é possível ter acesso a página. 
  • Errei por pura falta de atenção...na minha cabeça eu li "Internet explorer"....e é Windows Explorer.... :(
  • GOTE-DDF

    Windows Explorer (Explorador de Arquivos)

    Tecla de atalho: WIN+E

    Gerenciamento de pastas e arquivos:

    Arrasto

    Na mesma unidade => Move

    Em unidades diferentes => Copia

    Arrasto + Tecla

    Arrasto+CTRL => Copia

    Arrasto+ALT => Atalho

    Arrasto+SHIFT => Move

    ASSIM, GABRITO:D

    NÃO DESISTA!!!

  • SÓ EU QUE LI " INTERNET EXPLORE?" KKKKKK

  • Época boa do CESPE!

    Gab. D


ID
511729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os princípios da administração pública direta, indireta ou fundacional, definidos no caput do artigo 37 da Constituição Federal, são

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

    Resposta: C
  • RESPOSTA: C.

    COMENTÁRIOS: LIMPE


    CF ART. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. (Em. Const. 19/1998).
  • Errei novamente!
    Não consigo decorar esses princípios. Algum escolar possui dicas ou um esquema mnemômico para decorar/aprender esses princípios?
  • Klaus, eu sozinho, desenvolvi o seguinte mnemônico:
    Para facilitar é só lembrar do LIMPE:
    L
    - LEGALIDADE
    I - IMPESSOALIDADE
    M - MORALIDADE
    P - PUBLICIDADE
    E - EFICIÊNCIA
    =p
  • Jovem colega Klaus, aprendi este esquema mnemônico num Livro de Direito Tributário da autora Maria Sylvia Zanella di Pietro, acredito que possa lhe ajudar bastante, jovem aprendiz. Segue o esquema:

    Para facilitar é só lembrar do LIMPE:
    L
    - LEGALIDADE
    I - IMPESSOALIDADE
    M - MORALIDADE
    P - PUBLICIDADE
    E - EFICIÊNCIA
    =P
  • Já fiz essa questão outras vezes, mas sempre erro pelos mesmos motivos, são muitos princípios da Administração Pública e não consigo encontrar um bom esquema para decorá-los, na hora da prova sempre dá problema, agradeço às dicas dos festejados comentaristas acima, muito dedicados, já os vi em outras questões, mas continuo com dificuldades, talvez um mapa mental me ajudasse a enfrentar este grande desafio...
  • Colega Klaus Serra, questão realmente merece cuidados e tem derrubado até mesmo os atentos concurseiros, potanto segue um esquema para lhe ajudar:
    Para facilitar é só lembrar do LIMPE:
    L
    - LEGALIDADE
    I - IMPESSOALIDADE
    M - MORALIDADE
    P - PUBLICIDADE
    E - EFICIÊNCIA
  • Senhor mande esse tipo de questao na proxima prova que eu for fazer hahahha

    Amem

  • isso ainda cai em concurso ?????kkkkkkkkk

  • Isso nem em concurso da Guarda Municipal cai mais.


ID
511732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos poderes inerentes à administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • " Poder hierárquico: De acordo com o mestre Hely Lopes Meirelles "é o poder de que dispõe o poder executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. Poder hierárquico e poder disciplinar não se confundem, mas andam juntos, por serem os sustentáculos de toda organização administrativa."
    Poder disciplinar: É o poder necessário à manutenção da organização e da disciplina internas da Administração Pública. Através dele a Administração pode controlar a prática dos atos administrativos, punindo os agentes públicos por eventuais desvios.
    Poder regulamentar: dispõe o art. 84, inciso IV, da Constituição Federal, que compete ao chefe do Poder Executivo expedir decretos e regulamentos para fiel execução das leis. O poder regulamentar consiste na atribuição privativa do chefe do Poder Executivo para, mediante decreto, expedir atos normativos que permita aplicar a Lei."
     Fonte :
    http://www.tecnolegis.com

    Resposta: B

     

  • O poder regulamentar é o poder que o chefe do Poder Executivo da União, dos estados e dos municípios tem para editar normas complementares às leis, como forma de garantir a sua fiel execução.(DI PIETRO, 2011:91).
    O poder regulamentar não é poder legislativo, por conseguinte não pode criar normatividade que inove a ordem jurídica.(STF; RMS 27666 / DF; DIAS TOFFOLI; Julgamento: 10/04/2012; Primeira Turma).
    Na questão, a letra "a" possui a definição correta de poder disciplinar. A letra "c" possui a definição correta de poder regulamentar.
    Será sempre garantido o contraditório e a ampla defesa, mesmo no processo administrativo.
    Logo, a resposta correta é a letra "b".
  • Galera só uma duvida , quando o cespe cobra questões como essa de alternativa continua uma errada anulando uma certa ou não . Obrigada.
  • Olá, a resposta é sim. O CESPE sempre conta da seguinte maneira: questão acertada, ponto positivo. Questão errada, ponto negativo, sendo impossível ficar com pontuação abaixo de zero. Porém, lembre-se: em alguns editais o CESPE coloca pontuação negativa valendo apenas 0,5 ponto, ou seja, a cada duas questões erradas, será anulada uma certa. Sempre estará indicado.
  • A - ERRADO - PODER REGULAMENTAR confere ao chefe do Poder Executivo da União, dos estados e dos municípios competência para editar normas complementares às leis, como forma de garantir a sua fiel execução. (CONCEITOS INVERTIDOS ''C'')


    B - CORRETO - É O PODER QUE O ADMINISTRADOR TEM PARA ESCALONAR, HIERARQUIZAR E ESTRUTURAR OS QUADROS DA ADMINISTRAÇÃO.


    C - ERRADO - PODER DISCIPLINAR é caracterizado pela competência da administração pública para apurar infrações e aplicar sanções aos servidores públicos e demais pessoas que possuam vínculo especial com o poder público.(CONCEITOS INVERTIDOS ''A'').


    D - ERRADO - TODO E QUALQUER TIPO DE PROCESSO DEVERÁ SER ASSEGURADO O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA, POIS PRESUME-SE QUE O AGENTE FALTOSO É INOCENTE.




    GABARITO ''B''
  • B

    A) Poder disciplinar

    C) Poder regulamentar

    D) É assegurado o contraditório e a ampla defesa.

  • O Poder HIERARQUICO - Não está relacionado à aplicação de sanções e sim à estruturação interna da Administração púbica. Não se aplica ao particular e sim somente ao agente público, pois só há hierarquia se houver subordinação.

  • PODER HIERÁRQUICO:

    É aquele pelo qual a Administração distribui e escalona as funções de seus órgãos, ordena e rever a atuação de seus agentes, estabelece a relação de subordinação entre os servidores públicos de seu quadro de pessoal. No seu exercício dão-se ordens, fiscaliza-se, delega-se e avoca-se.

  • PODER HIERÁRQUICO

    *Escalonar, avocação e delegação competências

    *Ordenar, fiscalizar e revisar os atos administrativos

    *Âmbito interno

    *Relação de subordinação entre agentes e órgãos


ID
511735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com referência ao ato administrativo, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Sendo a revogação o desfazimento do ato por motivos de conveniência e oportunidade da administração, não seria admissível que ocorresse com efeitos ex tunc (retroativos), como diz a alternativa E (INCORRETA). Na revogação os efeitos são ex nunc (não retroativos), respeitam os direitos adquiridos em função do princípio da segurança jurídica.
  • Revogação é a extinção de um ato administrativo LEGAL e VÁLIDO, por motivo de conveniência e oportunidade da própria administração.

    É uma extinção decorrente do poder descricionário, e por se tratar de ato legal e válido, não há que se falar em efeitos retroativos. Portanto a revogação gera efeitos Ex Nunc.
  • Gente, se alguém puder me ajudar com uma dúvida besta.
    Na alternativa C está escrito O ato é vinculado quando a lei estabelece que, em determinadas circunstâncias, a administração deve agir de maneira preestabelecida, sem margem de escolha para as autoridades, e é considerado discricionário quando a lei define alguma margem de escolha quanto à sua aplicabilidade, facultando à autoridade constituída, segundo critérios de conveniência e oportunidade, a escolha da melhor alternativa, dados os limites legais para o interesse público.
    A parte que eu grifei não estaria errada? Porque a discricionariedade não é quanto 'a aplicabilidade, é quanto a qual punição ser usada. 
    Tô louca?
    Se puderem mandar mensagem, agradeco!

  • Karina,

    A parte em destaque está certa. Atos discricionários são aqueles em que a Administração tem certa margem de escolha quanto à conveniência e oportunidade da sua aplicabilidade, devendo sempre serem praticados no limite da lei.

    Lembrando que a "aplicabilidade" da questão se refere a aplicabilidade do ato e não à aplicabilidade da lei. Quanto a esta, a Administração está sempre obrigada.
  • Revogação Legal - (Ex nunc) Conveniência e Oportunidade. Não retroage efeitos produzidos anteriormente.
  • A letra B também está errada, a convalidação de um ato administrativo não gera efeitos retroativos porque o vício já tornou-se insanável e consequentemente acarretaria prejuízos a terceiros e ao interesse público se o ato ilegal fosse anulado, é aí que entra a convalidação.

    Eu sou novo aqui pessoal, corrijam-me se eu estiver errado, grato!
  • Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, convalidação ou saneamento “é o ato administrativo pela qual é suprido o vício existente em um ato ilegal, com efeitos retroativos à data em que este foi praticado”.

    O objeto da convalidação é o ato administrativo ilícito que apresente defeitos leves, sanáveis, que não acarretem prejuízo a terceiros nem dano ao interesse público.

  • Realmente Karla Adriana, eu estava errado...
  • A alternativa D é a correta, pois está errada já que ato revogado não retrtoge.

  • A letra D é  a correta. A revogação  de ato administrativo  gera efeitos  EX-NUNC.  Não retroage. 

  • EFEITOS DECORRENTES :

    A revogação gera efeitos - EX NUNC - ou seja,  a  partir  da  sua declaração. Não retroage.

    A anulação gera efeitos EX TUNC  (retroage  à data de  início dos efeitos do ato).

    CONVALIDAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS: EX-TUNC

        “A convalidação é o refazimento de modo válido e com efeitos retroativos do que fora produzido de modo inválido”(Celso Antônio Bandeira de Mello, 11ª edição, editora Melhoramentos, 336). 

  • Qual o erro da C?

     

  • O enunciado pede a questao INCORRETA... Sendo assim a C certa.. Gabarito E.
  • Gabarito D. Mas fiquei na dúvida da B pois diz que ...supri vícios sanáveis em ato ilegal?? não seria LEGAL? o "i" passou despercebido??


    D) Convalidação é um ato produzido pela administração pública com vistas a suprir vícios sanáveis em ato ilegal, com efeitos retroativos ao momento de sua expedição, em decisão em que se evidencie não serem acarretados prejuízos a terceiros ou ao interesse público

  • A questão pede a responta incorreta. Mas atenção no enunciado.

  • D

    Revogação: ato legal (lícito), revogado por conveniência e oportunidade, é a adm pública quem revoga, é ato discricionário com efeito ex nunc = não retroage

    Convalidação: ato legal (lícito), passivo de correção sanável de vício de competência ou forma, é adm pública quem convalida, ato discricionário com efeito ex tunc = retroage

    Anulação: ato ilegal (ilícito), ilegalidade no elemento, ato vinculado, a adm pública pelo poder de autotutela pode anular ou pelo judiciário que também pode anular, efeito ex tunc = retorage

  • Revogação = ex nunc

    Anulação = ex tunc

  • Li correndo, achei que era questão CORRETA, ai fui logo marcando a letra a ¬¬

  • Na letra B, se um ato é ILEGAL, ele não deveria ser anulado? Pois fala que é convalidado. Fazendo a questão ficar errada, logo, podendo ser a resposta da questão

  • a narrativa da letra "D" é o procedimento de anular um ato, ao invés de revoga-lo como diz a alternativa.

    portanto, gabarito D!

  • Achei que era pra marcar a questão CORRETA, aí marquei a letra A. rsrsrsrs

  • Revogação = ex nunc

    Anulação = ex tunc


ID
511738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito de desapropriação, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A. ERRADO SOMENTE COMPETE SOMENTE A UNIÃO LEGISLAR SOBRE DESAPROPRIAÇÃO.
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
    II - desapropriação;

    Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
  • Respostal letra "A".

    A competêmcia para a desapropriação para fins de reforma agrária é da União, conforme art. 184 da Constituição da República.

    "Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei."
  • GABARITO: A

    A) CF, Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.

    B) Podem ser objeto de desapropriação as coisas passíveis de direito de propriedade, ou seja, todo bem móvel ou imóvel, público ou privado, corpóreo ou incorpóreo, incluindo-se aqui até mesmo direitos em geral, com exceção aos personalíssimos.

    C) Classificação de desapropriação: ordinária, extraordinária, e essa última pode se subdividir em duas outras espécies: a desapropriação para observância do plano diretor e a desapropriação para fins de reforma agrária.

    D) Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.

  • AMIUDES:

    DESAPROPRIAÇÃO POR INTERESSE SOCIAL:

    UNIÃO: DESAPROPRIA ÁREAS RURAIS.

    DEMAIS ENTES: DESAPROPRIA ÁREAS URBANAS.


ID
511741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No tocante à Lei de Licitações (Lei n.º 8.666/1993), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LEI 8666/93
    a) INCORRETA: Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:
    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal
    b) INCORRETA: Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
    Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
    C) CORRETA: Art. 22.  São modalidades de licitação:
    I - concorrência;
    II - tomada de preços;
    III - convite;
    IV - concurso;
    V - leilão.
    d) INCORRETA: Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:
    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.
  • Esclarecendo a letra D:

    Art. 6o Para os fins desta Lei, considera-se:

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes:

    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;

  • C

    Modalidades de licitação: Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão

    Tipos de licitação: Melhor técnica, menor preço e técnica e preço

    A) Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a VI treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, em regra, modalidade concurso

    B) Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais

    entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    D) A empreitada por preço global ocorre quando a Administração Pública contrata a execução de obra ou serviço por preço certo e total. Nessa situação, deverá a Administração fornecer a todos os licitantes interessados, juntamente com o edital, os elementos e informações necessários para que seja possível a elaboração das propostas de preços com total e completo conhecimento do objeto da licitação.

    empreitada por preço unitário – quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas

  • No tocante à Lei de Licitações (Lei n.º 8.666/1993), é correto afirmar que: Concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão são modalidades de licitação.


ID
511744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves e José Sarney, chegou ao fim o regime militar instaurado vinte e um anos antes. De lá para cá, o país consolidou a democracia política e obteve estabilidade econômica, embora apresente baixos índices de crescimento e elevada desigualdade. Relativamente ao cenário político brasileiro contemporâneo, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA LETRA D

    D) O bipartidarismo instituído pelo pelo AI-2 em 1965 no governo Marechal Castelo Branco. Em 1979 - governo do General João Baptista Figueiredo- , por Decreto, promulga-se a Lei 6.767 que recupera o pluripartidarismo. ARENA e MDB passaram a se chamar, respectivamente, de PDS e PMDB.
  • A letra B também está incorreta pois Collor não chegou a sofrer Impeachment, antes disso ele renunciou. Correto?
  • Questão cabe recurso !  Collor não sofreu impedimento...ele renunciou hora antes..

  • O processo de impeachment já estava aberto independentemente da renúncia de Collor. Ou seja, por ter seus direitos políticos suspensos ele foi afastado:

     

    "Em votação aberta, após tentativa de manobra do presidente para uma sessão secreta, os deputados votaram pela abertura de processo de impeachment de Collor. (...) Collor renunciou ao cargo, mas, com o processo já aberto, teve seus direitos políticos suspensos por 8 anos, até 2000."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_impeachment_de_Fernando_Collor

     

    "O ex-presidente foi julgado pelo Senado Federal e em 29 de dezembro renunciou para tentar engavetar o processo e preservar seus direitos políticos."

    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20151203/relembre-como-foi-impeachment-collor/322958

  • Após a CF/88 não existe mais bipartidarismo (regime político onde existe apenas dois partidos) e sim o pluripartidarismo, tendo em vista a multiplicidade de partidos políticos no Brasil.

  • Figueiredo acabou com o bipartidarismo!

  • Tem mais partido que gente nesse país...

  • kkkk “o Brasil obteve estabilidade econômica” kkkkkkkkkk


ID
511747
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Fruto de uma longa história, que em muito antecede a colonização européia, o Brasil é um país culturalmente rico e diversificado, que acolhe povos e outras culturas. De um amplo conjunto de elementos e influências, a nação constrói sua identidade. No que concerne às manifestações culturais brasileiras, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra D

    Nunca um brasileiro ganhou o Nobel. Acerca de Carlos Drummond de Andrade, este quase ganhou. Veja a curiosidade  copiada do site Superinteressante.
    Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) não queria saber do jogo. Quando, em 1967, seu tradutor para o sueco pediu todas as suas traduções disponíveis, ele não quis colaborar. O pedido havia partido do comitê do Nobel de Literatura, mas não agradou ao mineiro. Ele dizia, em suas crônicas no Jornal do Brasil, que o merecedor era o amigo Jorge Amado
  • O Nobel de Literatura conferido ao poeta Carlos Drummond de Andrade é o reconhecimento mais evidente da pujança literária brasileira.


ID
511750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Entre os elementos que melhor caracterizam a economia internacional contemporânea, certamente se destacam os que se referem ao quadro geral determinado pela globalização. A esse respeito, é correto afirmar que o atual cenário mundial é assinalado pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A inovação tecnológica e a difusão de conhecimento têm se colocado como fatores determinantes de competitividade nas estratégias de desenvolvimento das nações. Diante disso, diversos têm sido os esforços dos países para compreender o processo de produção e difusão dos conhecimentos científicos e inovações geradas por eles, concomitantemente, em estabelecer políticas públicas de apoio apropriadas às atividades de
    Ciência, Tecnologia e Inovação.

ID
511753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Historicamente, o Brasil caracterizou-se por ser uma sociedade essencialmente rural. Esse quadro começou a ser alterado rapidamente a partir dos anos 30 do século XX e, sobretudo, do pós-Segunda Guerra Mundial. Industrialização e urbanização conduziram a radical transformação da fisionomia brasileira. No que se refere a esse processo histórico, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A industrialização brasileira ocorreu de apos a Segunda Guerra de forma diferente nas regiões e não simultanea como afirma a questão.
  • Essa "D" também está muito sugestiva .

  • Gabarito A, mas contesto a letra D

    Universalização assegurada do acesso ao ensino fundamental? Onde?

  • A moderna urbanização brasileira se fez de forma razoavelmente planejada e contemplou, de forma equânime e simultânea, as diversas regiões do país.

    Quanto a isso, uma coisa que não teve foi planejamento.


ID
511756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A preocupação com o meio ambiente é um dos traços definidores do mundo contemporâneo. Assim como ocorre no Brasil, em muitos países e regiões do planeta, Estado e sociedade se mobilizam no sentido de adequar o necessário desenvolvimento à manutenção de satisfatórias condições ambientais. Relativamente a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabrito: LETRA D

    A principal evidência dessa mudança atual do clima é o aquecimento global, que foi detectado no aumento da temperatura média global do ar e dos oceanos, no derretimento generalizado da neve e do gelo, e na elevação do nível do mar, não podendo mais ser negada.

    Atualmente, as temperaturas médias globais de superfície são as maiores dos últimos cinco séculos, pelo menos. A temperatura média global de superfície aumentou cerca de 0,74ºC, nos últimos cem anos. Caso não se atue neste aquecimento de forma significativa, espera-se observar, ainda neste século, um clima bastante incomum, podendo apresentar, por exemplo, um acréscimo médio da temperatura global de 2ºC a 5,8°C, segundo o 4° Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), de 2007.

    Em resumo, a primeira parte do 4º relatório do IPCC, que compila os estudos sobre base científica da mudança do clima, considera o aquecimento global um fenômeno inequívoco e, muito provavelmente, causado pelas atividades antrópicas. A comunidade científica tem tido um papel importante para subsidiar os países em sua tomada de decisão, fornecendo projeções da mudança do clima sob diferentes cenários futuros, dentro de margens de erro aceitáveis, indicando desafios e apontando oportunidades.


ID
635251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das contribuições da psicologia do desenvolvimento para a intervenção psicológica com o bebê e com a criança pequena, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Prosódia: parte da gramática tradicional que se dedica às características da emissão dos sons da fala, como o acento e a entoação. 


ID
635257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a atuação do psicólogo em psicologia jurídica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •       O objeto de estudo da psicologia jurídica, assim como toda a psicologia, são os comportamentos que ocorrem ou que possam vir a ocorrer, porém não é todo e qualquer tipo de comportamento. Ela atua somente nos casos uma inter-relação entre o Direito e a Psicologia, como no caso de adoções, violência doméstica, novas maneiras de atuar em instituições penitenciárias, entre outros.

       

          A psicologia jurídica tem que ver tudo de um ponto de vista jurídico? Não, ao contrário, ela tem que transcender tal visão e observa o problema de um ponto de vista psicológico. Não se pode haver uma estagnação neste tipo de relação. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas. 

           

            Segundo França (2004), a outra forma de relação entre Psicologia Jurídica e Direito é a Complementaridade. A psicologia jurídica, como ciência autônoma, produz conhecimento que se relaciona com o conhecimento produzido pelo Direito, incorrendo numa interseção. Portanto há um diálogo, uma interação, uma interação, bem como haverá diálogo com outros saberes como da Sociologia, Criminologia, entre outros.

     

    https://psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/psicologia-juridica  

     

  • O psicólogo da área jurídica deve transcender as solicitações do mundo jurídico. Deve repensar se é possível responder, sob o ponto de vista psicológico, a todas as perguntas que lhe são lançadas, estabelecendo uma relação de complementaridade entre direito e psicologia.

     

    O psicólogo que atua na área jurídica atende à demanda jurídica, como uma psicologia aplicada, cujo objetivo é contribuir para o melhor exercício do direito, em uma relação de subordinação, na qual o saber psicológico está a serviço do mundo jurídico.

     

    A atuação do psicólogo na área jurídica tem por objeto de estudo uma das manifestações da subjetividade, ou seja, o estudo do comportamento, enquanto que o estudo das conseqüências das ações jurídicas sobre o indivíduo é função da psicologia clínica. 

     

    O psicólogo jurídico pode fazer orientações, contribuir para políticas preventivas e estudar os efeitos do mundo jurídico sobre a subjetividade do indivíduo. A perícia constitui a única atividade que não é praticada pelo psicólogo jurídico. errado

     


ID
635263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a abordagem cognitivista, assinale a opção correta acerca dos objetivos das intervenções psicoeducativas em grupo com cuidadores de crianças e adolescentes soropositivos.

Alternativas

ID
635272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando-se as diferenças entre psicanálise e psicoterapia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A psicoterapia trata-se de qualquer tratamento que vá ajudar o paciente psicologicamente, independente dos métodos que serão utilizados. Já a psicanálise trata-se de uma "psicoterapia" voltada para o inconsciente.

  • gabarito d) A psicanálise é de fato uma terapêutica, mesmo que seja com uma finalidade diferente de outras.

  • Tanto em psicanálise, quanto nas outras psicoterapias, o conceito de efeito terapêutico consiste em resolver, para um dado sujeito, o intolerável do sintoma. Ao desaparecer o que era intolerável, mudam-se simultaneamente a causa e o sujeito.

    ERRADO

    Na psicanálise não se busca "resolver" o sintoma, pq é exatamente através dele que o inconsciente se mostra sendo o melhor caminho para conduzir o trabalho. Assim, sustenta-se o sintoma do paciente, não o elimina.

    Segundo Freud as vias de acesso ao inconsciente são:


ID
635275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da prática da psicoterapia cognitiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra: A

    De cara excluí a letra "A" em virtude da afirmação "O terapeuta, nessa postura, sabe aquilo que é melhor para seu cliente".

     

    Pesquisando encontrei o seguinte sobre psicoterapia cognitiva:

    (...) o ‘conhecimento’ é uma representação direta do mundo exterior, cabendo ao terapeuta auxiliar o paciente no ajuste ou no aperfeiçoamento de padrões mais verdadeiros e concordantes com a realidade socialmente estabelecida; assim, o terapeuta, nesta postura, ‘sabe’ aquilo que é melhor para seu cliente. Ao pensamento foi atribuído um caráter determinante e, à sua disfunção, toda uma variedade de psicopatologias. Às emoções intensas, aquelas intrusas indesejadas de nosso bem-estar, restou-lhes apenas o controle. Quando então não se obtinha o princípio da correspondência com o mundo exterior, as emoções disfuncionais eram a indicação desta falta de compatibilidade entre a realidade interna e a externa.

    Em outras palavras, os profissionais devem ter a preocupação de conhecer as reais necessidades e desejos dos seus clientes, saber o que realmente querem e não tentar "empurrar" algo que pensam que irá satisfazer as suas necessidades. Estes só conhecerão quais são as verdadeiras necessidades e desejos dos seus clientes quando os conhecerem melhor, quando perguntarem o que realmente lhes interessa.

    http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/2237/1/DM_IndiaraOliveira_2013.pdf

     

  • eu associei assim: a TCC é a minha mãe. Pq? pq ela pensa que sabe o que é melhor pra mim....rsrsrsr. Desculpa. não resisti.

  • Alessandraaa kkkkkkkkkkkkkk

  • Chega dá um nó na barriga. Terapeuta "saber oq é melhor pro paciente"... Aí a pessoa tenta ser sensato, imagina que isso nunca vai ser o gabarito, e quebra a cara. Falando em mãe, certeza que ela marcaria essa alternativa.
  • Na boa, o terapeuta sabe o que é melhor para o paciente? Como essa alternativa pode estar correta? Outra coisa, qual é o erro da letra C?

  • Questão confusa ... para mim a certa é a E


ID
635293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo em vista os fenômenos atuais relativos às novas modalidades de família, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários

ID
635302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das alternativas para resolução de conflito, conciliação e mediação familiar, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A conciliação não se balisa por crenças .

  • na realidade acho que o erro não foi nem tão esse das crenças. Pois quando se refere de crença é pra situar um pensamento de que mais vale um mau acordo do que uma boa briga... só que embora o conciliador esteja voltado sim para a busca do acordo, ele apresenta sim às partes sobre as possíveis perdas e dá sua opinião sobre a situação como um todo. Lembremos que na conciliação o terceiro embora neutro e imparcial, é mais ativo.

  • O conciliador faz sugestões sim! É o mediado que não faz. O conciliador envolve-se na busca de soluções, além de interferir e questionar a partes. 

  • Na realidade o erro está no final ao falar sobre ser conduzio pela crença X, além disso, o conciliador não pode fazer sugestões não, apenas o mediador. A mediação tem inclusive como princípio e objetivo, que as partes voltem ao seu status quo. Enquanto na conciliação apenas tem como objetivo pôr fim ao conflito.

  • Na realidade o erro está no final ao falar sob ser conduzio pela crença X, além disso, o conciliador não pode fazer sugestões não, apenas o mediador. A mediação tem inclusive como princípio e objetivo, que as partes voltem ao seu status quo. Enquanto na conciliação apenas tem como objetivo pôr fim ao conflito.