SóProvas



Prova CESPE - 2009 - FUB - Pedagogo


ID
406780
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

Para o materialismo histórico, a escola é o centro irradiador do processo revolucionário, pois tem a responsabilidade de encaminhar a superação efetiva do modo de produção na sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Para Marx, o processo revolucionário ocorreria por meio do conflito de classes. Segundo ele, o motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para ele as instituições educacionais eram reprodutoras mecânicas da ideologia do Estado. Por isso a verdadeira função social da educação deveria ser a de "combater a alienação e a desumanização". 

    http://www.pedagogiaparaconcurseiros.com.br/

  • Marx considera a educação como parte do sistema econômico incorreto, estando ao seu serviço.



    Materialismo Histórico: Pensamento desenvolvido pelo estudioso Karl Marx. Fundamenta-se na observação da realidade a partir da análise das estruturas e superestruturas que circundam um determinado modo de produção. Isto significa dizer que a história está, e sempre esteve, ligada ao mundo dos homens enquanto produtores de suas condições concretas de vida e, portanto, tem sua base fincada nas raízes do mundo material, organizado por todos aqueles que compõem a sociedade. Marx acredita que a manutenção da estrutura econômica se dá mediante essa inversão da realidade, que se encontra no direito, na religião, e nas mais diversas formas de controle (aqui se inclui o papel da escola).



    Portanto, para o Materialismo Histórico, a Escola não seria o centro irradiador do processo revolucionário e sim, mais um dos vários instrumentos de controle existentes na sociedade.


    Gabarito: Errado.


    Bons Estudos!!!^^

  • Karl Max defende a ideia do Materialismo histórico-dialético, concepção que entende que a característica central da sociedade( qualquer sociedade) está no modo de produção, que varia conforme a história e a sociedade (escravista, feudal, capitalista). Para essa concepção, nada está pronto e acabado. No mundo, as pessoas estão sempre mudando, se transformando essas transformações ocorrem por meio de contradições e conflitos.

    Marx afirma que a função social da educação é combater  a alienação e a desumanização.


    ASSERTIVA Errada!!


    FOCOFORÇAFÉ#


ID
406783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

A educação única e universal, apropriada para toda a natureza humana indistintamente, não sendo determinada por estruturas sociais é a premissa que fundamenta a concepção durkheimiana.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada!!

    Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade.


    Frases de Émile Durkheim: 

    "A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto" 

    "A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza"

    Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emile-durkheim-307266.shtml
     
  • Retificando o comentário da colega Lejum está errado, pois a teoria "Tábula Rasa" é de JOHN LOCKE e não de Durkeim.
  • Obrigada pela informação colega! Já retifiquei o comentário, retirando apenas a frase que estava incorreta. Para alertar os colegas, a informação havia sido retirada do livro da professora Fabiana Lagar (2ª edição) lançado pela editora Gran Concursos.. Acredito que é mais válido e construtivo alterar a resposta e conscientizar o pessoal quanto ao erro no material (já que ela é bem conhecida entre os concurseiros mais velhos, e por isso seu material é bem utilizado), do que simplesmente apagar o comentário (como foi solicitado por mensagem). Apesar de ter bastante informações bacana no livro da referida professora, e eu continuar gostando do seu trabalho, seria triste errar uma questão devido ao material :(


    Abraços a todos e bons estudos

  • Durkheim entende em “Educação e Sociologia” que nem todos os homens são feitos para refletir; será preciso que sempre haja homens de sensibilidade e homens de ação. Os homens não podem dedicar, todos, ao mesmo gênero da vida; existem diferentes funções a preencher. É preciso construir uma harmonia para o trabalho. A educação é em essência, um fenômeno social que consiste em socializar os indivíduos. Educar uma criança é prepará-la (ou forçá-la) a participar de uma ou de várias comunidades. A educação é um processo social, e cada sociedade tem as instituições pedagógicas que lhe convém



    (...) Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quando do físico e moral, um ideal que de certo ponto é o mesmo para todos os homens. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação.


    Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/40/art18_40.pdf


    Gabarito: Errado.



    Bons estudos!!!^^

  • errado, "Durkheim ao se debruçar nos conceitos de Educação, sua natureza e o seu papel, afirma que não existe nada que confirme a hipótese de que a educação é válida, universal e única para todos os homens, indistintamente. Defende o argumento que “a educação variou infinitamente conforme os tempos e as regiões”.

    fonte: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/download/10024/7275


ID
406786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

Alternativas
Comentários
  • O sistema social para Parsons funciona harmonicamente a partir do equilíbrio do sistema de personalidade. A criança aceita o marco normativo do sistema social em troca do amor e carinho maternos. 

    Este processo se desenvolve através de mediações primarias: os próprios pais através da internalização de normas iniciam o processo de socialização primaria. A criança não percebe que as necessidades do sistema social estão se tornando suas próprias necessidades. Desta maneira, para Parsons, o indivíduo é funcional para o sistema social. Tanto para Durkheim como para Parsons, os princípios básicos que fundamentam e regem ao sistema social são:

    àContinuidade;àConservação;àOrdem;àHarmonia;àEquilíbrio.

    Estes princípios regem tanto no sistema social, como nos subsistemas. 

    De acordo com Durkheim bem como Parsons, a educação não é um elemento para a mudança social, e sim, pelo contrario, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema social.

    Gabarito: Certo.

    Bons Estudos!!!^^


ID
406789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os
itens subsequentes.

A escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação, segundo John Dewey.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO Certo - Ao se falar em John Dewey deve-se lembrara da palavra democracia, sua filosofia foi determinante para que a escola nova se propagasse pelo mundo. Ele insistia na necessidade de estreitar a relação entre teoria e prática, pois acreditava que as hipóteses teóricas só têm sentido no dia-a-dia. Dewey acreditava que, para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando idéias, sentimentos e experiências sobre as situações práticas do dia-a-dia. Ao mesmo tempo, reconhecia que, à medida que as sociedades foram ficando complexas, a distância entre adultos e crianças se ampliou demais. Daí a necessidade da escola, um espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas. O papel dessa instituição, segundo ele, é reproduzir a comunidade em miniatura, apresentar o mundo de um modo simplificado e organizado e, aos poucos, conduzir as crianças ao sentido e à compreensão das coisas mais complexas. Em outras palavras, o objetivo da escola deveria ser ensinar a criança a viver no mundo. 
  • gabarito certo, pois a escola nova se propaga pelo mundo, ou seja. Não é apenas o mundo que se reproduz na escola, mas ela também influencia o mundo.
  • Gab certo.
    Ele é o pai do pragmatismo, inicio das escolas novas.
  • O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças.

    No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

    Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva.

    Gabarito: Certo.

    Bons estudos!!!^^

  • O gabarito está correto. Pois John Dewey é um grande defensor da  Democracia. 

  • Na visão de Dewey, a escola possui o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. Em outras palavras, para este autor, a escola deveria propor que a educação incentivasse a mudança social.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    Na visão de Dewey, a escola possui o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. Em outras palavras, para este autor, a escola deveria propor que a educação incentivasse a mudança social.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
406795
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação
brasileira, julgue os itens a seguir.

A progressiva universalização do ensino médio gratuito e o atendimento da educação infantil de crianças a partir de 5 anos de idade são obrigações do Estado para garantir a educação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    c) ensino médio; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • Artº 4º O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
    I- educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma:
    a) pré-escola;
    b)ensino fundamental;
    c) ensino médio
    II- educação infantil gratuita às crianças de até 5 anos de idade;
  • GAB. ERRADO
    ESSE ASSUNTO TEVE MUDANÇA NA LEI, ANTES O GABARITO ERA CERTO, MAS HOJE É ERRADO.

    ART. 4º

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)
                 [...]

    II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade;  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    [...]
                X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. (Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).

  • 4 anos de idade



ID
406798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação
brasileira, julgue os itens a seguir.

Cabe à União, a organização do sistema educacional federal e dos territórios; aos estados, a atuação prioritariamente nos ensinos fundamental e médio e aos municípios, no ensino fundamental e na educação infantil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C - "Art.211 Da CF /88 estabelece:

    § 1º A união organizará o sistema federal de ensino e o dos Territorios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

    § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

    § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

    § 4º Na organização de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório."

  • CF/88:


    Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.


    § 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios (...);


    § 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996);


    § 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)


    Gabarito: Certo.


    Bons estudos!!!^^


ID
406801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação
brasileira, julgue os itens a seguir.

Os recursos públicos serão destinados exclusivamente a escolas públicas, somente sendo possível a sua destinação a bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio quando houver falta de vagas nas redes públicas.

Alternativas
Comentários
  • CF/88

    Art. 213 . Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:

    I - comprovem finalidade não-lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;

    II - assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.

  • Os recursos públicos serão destinados EXCLUSIVAMENTE a escolas públicas, somente sendo possível a sua destinação a bolsas de estudo para o ensino fundamental e médio quando houver falta de vagas nas redes públicas.

    O erro da questão é a palavra "exclusivamente".


ID
406804
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação
brasileira, julgue os itens a seguir.

O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação de qualidade pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    LDB Art. 7º. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de 
    ensino;
    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
    III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da 
    Constituição Federal.
  • GAB CERTO
    SÓ UMA CORREÇÃO. O COMENTÁRIO DA LUDI.... ESTÁ CERTO, MAS NÃO SE ENCONTRA NA CF88 E SIM NA LDB.
  • LDB - Art. 7º O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino;

    II - autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público;

    III - capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no art. 213 da Constituição Federal.

    Gabarito: Certo!

  • Na Constituição Fedaral consta:

    Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

    I - cumprimento das normas gerais da educação nacional;

    II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.


ID
406807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da organização da educação brasileira em níveis e
modalidades presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

É facultado às escolas de ensino fundamental incluírem em seus currículos conteúdos que tratem de temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Alternativas
Comentários
  • Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

    § 5o  O currículo do ensino fundamental incluirá, obrigatoriamente, conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, que institui o Estatuto da Criança e do Adolescente, observada a produção e distribuição de material didático adequado.      (Incluído pela Lei nº 11.525, de 2007).
  • GAB. ERRADO
    NÃO É FACULTADO É OBRIGATÓRIO.
  • artigo 32 da LDB


ID
406810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da organização da educação brasileira em níveis e
modalidades presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

As disciplinas de filosofia e de sociologia devem ser incluídas, obrigatoriamente, em pelo menos uma das três séries do ensino médio.

Alternativas
Comentários
  • IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
    • artº 36- IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)
  • ERRADO

    Art. 36 Lei 9.394/96. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:

    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)


    B
    ONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA

  • não é em pelo menos uma das tres séries do ensino médio e sim em todas as séries.
       
  • Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na
    Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:
    [...]
    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas
    obrigatórias em todas as séries do ensino
    médio.
    (Inciso acrescido pela Lei no 11.684, de 2-6-2008.)
  • ERRADO
    POR FAVOR VAMOS POR O GABARITO ANTES DOS COMENTÁRIOS.
  • LDB 9394/96


    Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:


    (...)


    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)


    Gabarito: Errado.


    Bons estudos!!!^^


  • ERRADO.

    Mas vale lembrar que a Medida Provisória 746/2016 modificou totalmente este item. Veja:

    LDB - art.35, inciso IV

    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.           (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008)

    IV - ciências humanas; e   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016) ---- ATUALIZAÇÃO 2016

  • A MP 746/16 retirou Filosofia e Sociologia das áreas de conhecimento do Ensino Médio. A LDB já está atualizada.

  •  

    INFORMAÇÃO ATUALIZADA, SEGUNDO O NOVO ENSINO MÉDIO:

    2) Como será o currículo do novo ensino médio?

    O currículo do novo ensino médio será norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), obrigatória e comum a todas as escolas (da educação infantil ao ensino médio). A BNCC definirá as competências e conhecimentos essenciais que deverão ser oferecidos a todos os estudantes na parte comum (1.800 horas), abrangendo as 4 áreas do conhecimento e todos os componentes curriculares do ensino médio definidos na LDB e nas diretrizes curriculares nacionais de educação básica. Por exemplo, a área de ciências humanas compreende história, geografia, sociologia e filosofia. As disciplinas obrigatórias nos 3 anos de ensino médio serão língua portuguesa e matemática. O restante do tempo será dedicado ao aprofundamento acadêmico nas áreas eletivas ou a cursos técnicos, a seguir: I – linguagens e suas tecnologias; II – matemática e suas tecnologias; III – ciências da natureza e suas tecnologias; IV – ciências humanas e sociais aplicadas; V – formação técnica e profissional. Cada estado e o Distrito Federal organizarão os seus currículos considerando a BNCC e as demandas dos jovens, que terão maiores chances de fazer suas escolhas e construir seu projeto de vida.

  • Pensar pra quê?

    Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:      

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas;      

    Foi retirada a obrigatoriedade (."Filosofia e a Sociologia como

    disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio")dessas disciplinas ..

  • LDB 9394/96  (Redação dada pela lei n 13415, de 2017) ;

    Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber: 

    ...

    IV - ciências humanas e sociais aplicadas;  

    P.S. Detonaram com a sociologia e com a filosofia-estão fora da obrigatoriedade!;(

    Bons estudos!

  • Art. 35-A § 2º A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.              


ID
406813
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da organização da educação brasileira em níveis e
modalidades presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), julgue os itens que se seguem.

O ano letivo regular na educação superior deverá ter, no mínimo, 200 dias letivos, incluindo o período destinado a exames finais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  •  Maria Eveline, coordenadora geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

    Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a Educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres. Totalizando, no mínimo, 800 horas, ou seja, 48.000 minutos (800 horas x 60 minutos). Escolas que consideram nessa conta a hora-aula, que normalmente é de 45 minutos, descumprem a lei. Os pais precisam, portanto, ficar atentos para garantir o direito dos filhos.

    Nos 48.000 minutos não estão inclusos os exames de final de ano, intervalos e nem os recreios, que são contabilizados à parte. Reuniões de planejamento e outras atividades dos professores sem a presença dos alunos também não fazem parte dos 200 dias letivos.

  • A questão refere-se à ensino superior, não é para se prender aos dias e as avaliações do final de ano.  Esta é uma típica questão "pegadinha".
  • Art. 47. Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • gab. errado
    Excluindo os dias para exames finais
  • O ano letivo regular na educação superior deverá ter, no mínimo, 200 dias letivos, incluindo o período destinado a exames finais.

    De acordo com o art. 47, caput:

    Na educação superior, o ano letivo regular, independente do ano civil, tem, no mínimo, duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    GABARITO: questão “errada”


ID
406816
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os níveis e as modalidades da educação brasileira,
segundo a LDB n.º 9.394/96, julgue os itens a seguir.

As instituições de educação profissional poderão oferecer cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade do aluno.

Alternativas
Comentários
  • Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)
  • gab. correto
    LDB Art. 42.  As instituições de educação profissional e tecnológica, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008)
  • OFERECERÃO, e não PODERÃO oferecem....marquei errado.

    Pelo meu entendimento seria obrigatório e não facultado como infere-se do enunciado.

     

  • Apesar de o Cespe utilizar a palavra "PODERÃO", devemos interpretá-la não como uma "faculdade" e sim como um "poder-dever". Ou seja, trata-se de uma obrigatoriedade no que diz respeito ao oferecimento de cursos cursos especiais, abertos à comunidade, condicionada a matrícula à capacidade de aproveitamento e não necessariamente ao nível de escolaridade. (Vide art. 42 da LDB). 

    Portanto, gabarito: C


ID
406819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os níveis e as modalidades da educação brasileira,
segundo a LDB n.º 9.394/96, julgue os itens a seguir.

A educação especial deverá garantir terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 59.  Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

  • Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:          

    I - currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;

    II - terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

    III - professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;

    IV - educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora;

    V - acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

    Lei 9394/96


ID
406822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os níveis e as modalidades da educação brasileira,
segundo a LDB n.º 9.394/96, julgue os itens a seguir.

A obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro- brasileira e indígena é exclusiva para os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio pertencentes a redes públicas .

Alternativas
Comentários
  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
  • § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).
  • GAB. ERRADO
    É CABIVEL NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
  • LDB - Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2o  Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    G
    abarito Errado!

  • Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 


ID
406825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os níveis e as modalidades da educação brasileira,
segundo a LDB n.º 9.394/96, julgue os itens a seguir.

A educação a distância poderá ser utilizada como principal estratégia pedagógica no ensino fundamental para aqueles alunos que já dominem os processos de leitura e escrita em toda a sua completude.

Alternativas
Comentários
  • Art. 80. O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.
  • GABARITO ERRADO - LDB - Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)

    § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

    O erro está em informar que o sistema EAD será principall estratégia sendo que não a principal estratégia é PRESENCIAL.
  • LDB - Art 32 § 4º O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais.

    Questão: A educação a distância poderá ser utilizada como principal estratégia pedagógica no ensino fundamental para aqueles alunos que já dominem os processos de leitura e escrita em toda a sua completude.

    Gabarito: Errado!


ID
406828
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

A tramitação do PNE foi realizada a partir de dois projetos apresentados, um conhecido como PNE da sociedade civil e outro elaborado e apresentado pelo Poder Executivo/MEC, o qual acabou sendo aprovado como texto final do plano.

Alternativas
Comentários
  • ...A tramitação do PNE na Câmara demorou mais do que o esperado, iniciando-se em dezembro de 2010 e terminando em 16/10/2012. Seguiu então para o Senado, chegando à CAE em 17/12/2012. Houve mudanças no teor de algumas das 20 metas previstas. Cabe agora aos movimentos pressionar para que as conquistas obtidas na Câmara não sejam perdidas e para que a nova etapa não demore tanto quanto a primeira.
    fonte: http://www.adusp.org.br/index.php/defesa-do-ensino-publico/240-pne/1665-tramitacao-no-senado-torna-pne-mais-privatista
  • Errado.

    Será que custa escrever?

  • A construção do documento foi feita em conjunto pelo poder público e pela sociedade civil organizada em torno da Educação.

  • O Fórum Nacional de Professores, organizou o I e o II Congresso Nacional de Educação, nos anos 1996 e 1997, respectivamente, de onde saiu, a partir de um amplo debate, a proposta do Plano Nacional de Educação que ficou conhecido como PNE–Sociedade Civil. Essa proposta foi transformada em projeto de lei, protocolada no dia 10 de fevereiro de 1998. No dia seguinte, o Ministério da Educação protocolou a sua proposta, sendo anexada ao PNE– Sociedade Civil.

    O PNE–Sociedade Civil teve como centralidade a busca pela universalização da educação básica e procura ampliar significativamente o acesso ao ensino superior, por meio do fortalecimento da escola pública estatal e da democratização da gestão educacional em todos os níveis. A proposta do MEC, segundo Silva citando Monlevade, tem como centralidade a prioridade no ensino fundamental, a educação infantil e a educação de jovens e adultos e ainda, incluiu o ensino superior com criação de novos institutos superiores e universidades.

  • A União elabora o Plano Nacional de Educação em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que é aprovado pelo Congresso Nacional, por meio de Lei.

  • Questão desatualizada. No entanto, para contextualizar, no Brasil, temos dois Planos Nacionais de Educação promulgados:

    1° - Lei n.º 10.172/2001, que vigorou até o ano de 2010:

    Foram apresentados, decorrentes dessa norma, dois projetos de Plano Nacional de Educação: a proposta da sociedade brasileira (Projeto de Lei n.º 4.155/98) e a proposta do Executivo Federal, com iniciativa do Ministério Público (Projeto de Lei n.º 4.173/98), ambas tramitaram no Congresso Nacional gerando vários debates conflitantes na época. Com a intenção de substituir esses dois projetos, um terceiro processo foi elaborado pelo relator Deputado Nelson Marchezan, que tomou como base a ‘Proposta do Executivo’, à qual incorporou algumas metas da ‘Proposta da Sociedade Civil’.

    2° - Lei n.º 13.005/14, que está vigente:

    A CONAE proporcionou uma discussão democrática com intensa participação da sociedade civil na construção do novo PNE. Advindo desses debates, o projeto (PL-8.035/2010) foi enviado ao Congresso para promulgação - o que proporcionou o número histórico de 2.915 emendas, após, longos quatro anos de discussões, foi aprovado.


ID
406831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

Para a atuação dos profissionais para a educação infantil não será admitida a formação apenas de nível médio na modalidade normal, será exigida, obrigatoriamente a formação específica de nível superior.

Alternativas
Comentários
  • Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • GAB. ERRADO
    LDB Art. 62.  A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  
  • LDB 9394/96

    Art. 62

    A formação de docentes para atuar na educação  básica farse-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • mas nao e de acordo com o pne

  • esse qconcurso ta complicado

  • Uma das estratégias presentes no PDE...

    Promover a formação inicial e continuada dos profissionais de educação que atuam na educação infantil, garantindo, progressivamente, a integralidade do atendimento por profissionais com formação superior.

  • Gente, a questão não diz sobre a atuação de docentes, mas sim de profissionais. Existem cargos de nível médio sim, na educação infantil. Monitor é um deles!

  • GAB: ERRADO

     A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  

  • O problema da questão e o uso do termo "profissionais",pois engloba muitas áreas .

    Ex: diretores, inspetores, professores.

    Questão mal formulada.

  • O problema da questão e o uso do termo "profissionais",pois engloba muitas áreas .

    Ex: diretores, inspetores, professores.

    Questão mal formulada.


ID
406834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

A adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), passa a ter um caráter obrigatório a partir das metas e objetivos apresentados para o ensino fundamental, pois as escolas devem elaborar seus projetos pedagógicos de acordo com as diretrizes dos PCN.

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em Lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE - 2011/2020, no prazo de um ano contado da publicação desta Lei.
  • Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013) § 1º Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.(Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)
     
  • Não há um caráter obrigatório dos PCN's. Na página 29 do próprio, deixa bem claro isso. Ele não se impõe como uma diretriz obrigatória. Logo, não há normatividade, diferente do que acontece nas diretrizes nacionais. 


  • (...) É também por valorizar a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, e não um acúmulo de informações, que a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais não se apresenta como um currículo mínimo comum ou um conjunto de conteúdos obrigatórios de ensino.


    Esse trecho foi extraído do próprio PCN. Portanto, não compreendi o gabarito está CORRETO. 



    Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf



    Bons estudos!!!^^

  • Os PCNs nã se configuram como documentos obrigatorios. Não sei pq o gabarto marcou que sim. 

  • Nosso colega César esta certo. PCN (parÂmetros Curriculares Nacionais) não são Diretrizes curriculares nacionais. 

    O PCN são organizadas por disciplinas, elaboradas pelo Governo Federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular etc...FOram criadas em 1997 e funcionaram como referenciais para renovação e reelaboração da proosta curricular até a definição da Diretrizes Curriculares.

  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais NÃO são obrigatórios por lei.

    Já as Diretrizes Curriculares Nacionais são obrigatórias por lei.

  • Questão com gabarito errado só pode

  • Eu acho que a questão quis dizer que a escola é obrigada a dar uma olhada no pcn mas não a cumprí-lo. Vai entender. 

  • tinha que ser da CESPE

  • Boa noite caros colegas de estudos .Então ...Os PCNs são parâmetros ,subsídio educacioanal ,não sendo obrigatório sua aplicação.Ele é um documento de cunho educacional com a finalidade de orientar os objrtivos,metas,estratégia da educação nacional .


ID
406837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento
de planejamento educacional no Brasil, considerando seu
contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os
itens seguintes.

No prazo de cinco anos da publicação do PNE, a oferta de vagas para o ensino médio deve ser de 50% da demanda em função da universalização e regularização de fluxo de alunos do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    3.3 Objetivos e Metas

    3 1. Formular e implementar, progressivamente, uma política de gestão da infra-estrutura física na educação básica pública, que assegure:

    a) o reordenamento, a partir do primeiro ano deste Plano, da rede de escolas públicas que contemple a ocupação racional dos estabelecimentos de ensino estaduais e municipais, com o objetivo, entre outros, de facilitar a delimitação de instalações físicas próprias para o ensino médio separadas, pelo menos, das quatro primeiras séries do ensino fundamental e da educação infantil;

    b) a expansão gradual do número de escolas públicas de ensino médio de acordo com as necessidades de infra-estrutura identificada ao longo do processo de reordenamento da rede física atual;

    c) no prazo de dois anos, a contar da vigência deste Plano, o atendimento da totalidade dos egressos do ensino fundamental e a inclusão dos alunos com defasagem de idade e dos que possuem necessidades especiais de aprendizagem;

    d) o oferecimento de vagas que, no prazo de cinco anos, correspondam a 50% e, em dez anos, a 100% da demanda de ensino médio, em decorrência da universalização e regularização do fluxo de alunos no ensino fundamental.

     

    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2730-pne-lei-10172-09-01-01&Itemid=30192

  • GAB: Certo

    Formular e implementar, progressivamente, uma política de gestão da infra-estrutura física na educação básica pública, que assegure:

    O oferecimento de vagas que, no prazo de cinco anos, correspondam a 50% e, em dez anos, a 100% da demanda de ensino médio, em decorrência da universalização e regularização do fluxo de alunos no ensino fundamental.


ID
406843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o universo é amostral e os alunos fazem provas com ênfase na resolução de problemas.

Alternativas

ID
406846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que busca oferecer aos professores e aos gestores escolares um instrumento de acompanhamento especialmente da alfabetização e do letramento dos alunos do 2.º ano do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. Destinados aos alunos  de 2º ano regular /2ª série regular 

ID
406852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

O ENEM poderá ser utilizado pelas instituições de educação superior de quatro formas diferentes para o processo seletivo de acesso à educação superior.

Alternativas
Comentários
  • As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:


    • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
    • Como primeira fase;
    • Combinado com o vestibular da instituição;
    • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

    http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=310+enen.br


ID
406858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDB, as despesas consideradas como manutenção e
desenvolvimento do ensino incluem

programas de assistência médico-odontológica para alunos da rede pública do ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

    II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

    III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

    VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

    fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

  • Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

    II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

    III - formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

    VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • GAB. ERRADO
    Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:
    [...]

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;
  • Não confundir os dispositivos:

    Art. 4º - O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

     VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

     

    Art. 71 - Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social; 


ID
406864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDB, as despesas consideradas como manutenção e
desenvolvimento do ensino incluem

manutenção de programas de transporte escolar para alunos de áreas rurais do ensino fundamental realizados pelo poder público local.

Alternativas
Comentários
  • Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.
  • Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

        I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

        II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

        III - uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

        IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e a expansão do ensino;

        V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

        VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

        VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

        VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.


ID
406867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência aos princípios que sustentam a educação
comparada, julgue os próximos itens.

A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO
    A HISTORIA DA EDUCAÇÃO É TRADICIONAL(ALUNO PASSIVO, COMPARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE NOTAS) E A EDUCAÇÃO COMPARADA TAMBÉM TEM CARACTERISTICAS DA TRADICIONAL (COMPARAÇÃO DAS NOTAS...)

ID
406870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência aos princípios que sustentam a educação
comparada, julgue os próximos itens.

A educação comparada determina a fixação de princípios normativos completos, obrigatórios e acabados para a construção de modelos de processos educativos.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Pois, certas exigências práticas têm influído para o grande florescimento dos estudos comparativos em nosso tempo. 

    Nem por isso a Educação Comparada bastará para a fixação de princípios normativos completos e acabados, de tal modo que possam substituir indagações de outras espécies, referentes à interpretação de valores sociais e morais. 

    O que se colhe pelos estudos comparativos é um conjunto de informações que conduzem a hipóteses e a construção de modelos, para melhor compreensão do processo educacional e condições de sua institucionalização. 

    Fonte:http://www.sbec.org.br/lourencoeducacaocomparada.pdf

    Espero ter ajudado!


ID
406873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com referência aos princípios que sustentam a educação
comparada, julgue os próximos itens.

Ser múltipla, complexa e pluridisciplinar são características da educação comparada existente em seus diferentes momentos históricos e abordagens teóricas.

Alternativas
Comentários
  • A Educação Comparada está fortemente ligada aos interesses das entidades políticas, logo se tem algumas críticas, estas surgem, pois dados quantitativos podem oferecer diferentes abordagens e serem utilizados sem uma devida reflexão dos pontos não esclarecidos na pesquisa.

    A Educação Comparada é múltipla e complexa, envolve muitas áreas: história, sociologia, economia e outras, e também pode ser estudada por todos e torna a Educação Comparada mais capacitada a uma visão do geral.


ID
406876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Entre esses decretos-leis estão aqueles que criaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Alternativas
Comentários
  • Estado Novo (1937 - 1945) = SENAI

    Nova República (1946 - 1963) = SENAC


ID
406879
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A reforma Capanema reestruturou o curso secundário que passou a ter 3 anos de duração e era composto por colegial, clássico e científico.

Alternativas
Comentários
  • A Lei Orgânica do ensino Secundário institui um primeiro ciclo de quatro anos de duração (ginasial) e um segundo ciclo de três anos (clássico ou o científico). De acordo com Otaíza Romanelli , as finalidades do ensino secundário ficaram assim definidas:
    - Formar, em prosseguimento da obra educativa do ensino
    primário, a personalidade integral dos adolescentes;
    - Acentuar e elevar, na formação espiritual dos adolescentes, a consciência patriótica e a consciência humanística;
    - Dar preparação intelectual geral que possa servir de base a estudos mais elevados de formação especial.
  • Divisões na reforma de capacena: educação superior, a educação secundária, a educação primária, a educação profissional e a educação feminina.
  • Foi na gestão do ministro Gustavo Capanema que foi promulgada, em 9 de abril de 1942, a Lei Orgânica do Ensino Secundário, também conhecida como Reforma Capanema. Por essa lei, foram instituídos no ensino secundário um primeiro ciclo de quatro anos de duração, denominado ginasial, e um segundo ciclo de três anos.ciclo de três anos. Esse último ciclo, que na reforma planejada por Francisco Campos apresentava três opções, passou a ter apenas duas, o curso clássico e o científico. Os novos currículos previstos na Lei Orgânica caracterizavam-se pela predominância do enciclopedismo, com valorização da cultura geral e humanística.

ID
406882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Para muitos historiadores da educação, a lei do ensino secundário nada mais fez do que acentuar a velha tradição do ensino secundário.

Alternativas
Comentários
  • Pois é. Examinador vai tão seco na lei seca que esquece de interpretar a questão criada.

  • ERRADO dividiu o secundário em clássico e científico


ID
406885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Nesse período, o país vivia um intenso processo de industrialização e as escolas mantidas pelo sistema oficial de ensino acompanharam este ritmo de desenvolvimento tecnológico.

Alternativas
Comentários
  • a indústria só chegou com Jk e depois com o plano real.

  • EXATO a denominada ERA VARGAS


ID
406888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na vigência do Estado Novo (1937/1945), durante a
ditadura de Vargas, o Ministro Gustavo Capanema empreende
algunas reformas do ensino, regulamentadas por diversos
decretos-leis assinados de 1942 a 1946 e denominados Leis
Orgânicas de Ensino.

Maria Lúcia Aranha. História da educação. São
Paulo
: Moderna, 2005, p. 202 (com adaptações).

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

A Lei Orgânica regulamentou o curso normal superior que se propunha à formação de professores do ensino primário.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO.

    Foi a Lei  nº 9.394/96

  • Foi a LDB

  • Foi a regulamentação na LDB

ID
406891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para Marx e alguns estudiosos do marxismo, a educação é um instrumento de inculcação da ideologia dominante.

Alternativas
Comentários
  • Althusser e Paulo Freire absorveram um pouco da filosofia de Marx, no que tange a essa perspectiva de que se deve lutar pela conscientização da classe oprimida.
    Os crítico-reproduvistas denunciam o caráter perverso da escola capitalista, onde a escola da maioria reduz-se totalmente à inculcação da ideologia dominante, enquanto as elites se apropriam do saber universal nas escolas particulares de boa qualidade, reproduzindo, assim, as contradições inerentes e necessárias ao capitalismo.
    Marx apoiava a luta pela democratização do ensino e da escola única, a valorização do pensar e do fazer, a desmistificação da alienação e ideologia, ou seja, ideologia dominante, como citada na questão.
  • A questão cobra conhecimentos sobre o pensamento pedagógico de Karl Marx.

    Este pensador defendia que a educação operava como um instrumento de inculcação da ideologia dominante, sendo esta educação, em seu tempo, mais especificamente, um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.

    GABARITO: questão “CERTA”

  • Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos

    A questão cobra conhecimentos sobre o pensamento pedagógico de Karl Marx.

    Este pensador defendia que a educação operava como um instrumento de inculcação da ideologia dominante, sendo esta educação, em seu tempo, mais especificamente, um elemento de manutenção da hierarquia social, de dominação da burguesia sobre o proletariado.

    GABARITO: questão “CERTA”


ID
406894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para o marxismo, a educação é considerada um problema individual, sujeito a um processo de aperfeiçoamento espiritual.

Alternativas
Comentários
  • Para Marx a educação reproduz o interesse da classe dominante. Esta classe, na sociedade capitalista, seria a classe burguesa. ... Formando os filhos dos operários, as instituições de ensino têm a responsabilidade de direcionar o conhecimento científico para denunciar a exploração do homem pela sociedade capitalista.


ID
406897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Na utopia revolucionária, a educação é considerada um elemento importante para a emancipação humana.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO
    Para Marx a classe dominada tem que se unir e inverter os papeis e assim obter a emancipação. Sua sociologia é revolucionária
  • A esperança de Marx por uma nova sociedade não pode ser construída sem a presença também da ação educativa. No Manifesto, ele deixa claro que a educação deve ser levada em consideração no momento de se elaborar qualquer projeto de superação das relações sociais burguesas. É preciso, segundo ele, arrancar a educação da influência da classe dominante, do modo burguês de ver o mundo, se não quisermos que as crianças sejam transformadas “em simples objetos de comércio, em simples instrumentos de trabalho” (1984: 32).

     

    Entre as medidas a serem implementadas para que um novo tipo de educação seja construído, é preciso praticar uma “educação pública e gratuita de todas as crianças”. Pensando a educação como parte de sua utopia revolucionária, Marx identificou nela uma arma valiosa a ser empregada em favor da emancipação do ser humano, de sua libertação da exploração e do jugo do capital - a construção da sociedade comunista.

     

    Fonte: https://www.espacoacademico.com.br/038/38cabcarvalho.htm


ID
406900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Quando se fala em materialismo, a figura de Karl Marx
aparece como uma espécie de mito, pois provocou profundas
simpatias ou violentos rancores nos mais variados grupos sociais,
em diversos lugares do planeta .

A. B. Carvalho e W. C. L. Silva. Sociologia da educação. São
Paulo: Avercamp
, 2006, p. 49 (com adaptações).

Acerca do marxismo e da educação, julgue os próximos itens.

Para os marxistas, a prática educativa é uma atividade que favorece a transformação da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • GAB CORRETO
    Caracteristas da educação Marxistas : Afirma valor e reflexão crítica,e com isso há  favorecimento da trasformação da sociedade.
            

ID
406903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes autores têm discutido a relação língua e
linguagem na construção da identidade, destacando-se que esta se
constrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazer
esta discussão para o campo da surdez, levando em conta que o
interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.

Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação e
sociedade
. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Nos últimos anos, a linguagem de sinais (LIBRAS) ganhou o mesmo status linguístico de todas as línguas naturais.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta
    Nos cursos superiores em educação é obrigatório a disciplina LIBRAS
  • A linguagem não e sim a Língua, por isso fiquei confusa porque sei que existe uma larga diferença entre ambas...

  • coloquei errado por linguagem, em qualquer curso de libras isso é bem enfatizado, o certo seria língua, mas a banca que manda né

  • Questão elaborada de forma errônea, Libras é uma língua e não linguagem.


ID
406906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes autores têm discutido a relação língua e
linguagem na construção da identidade, destacando-se que esta se
constrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazer
esta discussão para o campo da surdez, levando em conta que o
interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.

Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação e
sociedade
. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Quando o surdo passa por uma educação oralizada, ele não consegue aprender a linguagem de sinais.

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO
    ATRAVÉS DA ORALIDADE TAMBÉM SE FAZ GESTOS, OU SEJA SINAIS.

ID
406909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes autores têm discutido a relação língua e
linguagem na construção da identidade, destacando-se que esta se
constrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazer
esta discussão para o campo da surdez, levando em conta que o
interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.

Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação e
sociedade
. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

A formação de professores para a educação básica deve prever a aprendizagem da linguagem de sinais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:    Certo


ID
406912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Diferentes autores têm discutido a relação língua e
linguagem na construção da identidade, destacando-se que esta se
constrói a partir da significação. Desta forma, buscamos trazer
esta discussão para o campo da surdez, levando em conta que o
interlocutor privilegiado da criança surda é o próprio surdo.

Z. M. Gesueli. Língua(gem) e identidade: a surdez em questão. In: Educação e
sociedade
. Campinas, v. 27, jan/abril/2006, p. 227 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.

Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA PORQUE: Como os grupos de surdos são homogêneos, o uso da LIBRAS, por esse grupo, também é uniforme.

    grupos de SURDOS HETEROGÊNEOS e NÃO É UNIFORME


ID
406915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino propostos
na Lei n.º 9.394/1996, LDB, julgue os itens subsequentes.

Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.

Alternativas
Comentários
  • Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • GAB. ERRADO

    De acordo com a LDB não há o objetivo de promoção.

    art 24
    [...]
    II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita
    [...]

    LDB Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

     

  • Segundo o Artigo 31 da LDB

    I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

    _Gabarito Errado!
  • Nos termos do art. 31, I:

    Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

    GABARITO: questão “errada”


ID
406918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino propostos
na Lei n.º 9.394/1996, LDB, julgue os itens subsequentes.

Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) os cursos e exames supletivos foram extintos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
  • Gab. Errado
    Mesmo com a educação de jovens e adultos ainda existem os cursos e exames supletivos.

    LDB Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

    LDB Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

  • A EJA se beneficia disto.

  • GABARITO: Errado.

    Art. 38. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    § 1º Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão:

    - no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;

    II - no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.

    § 2º Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.

  • Nos termos do art. 38 da LDB:

    Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.

    GABARITO: questão “errada”

  • O termo "supletivo" agora é substituído por "EJA"


ID
406921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino propostos
na Lei n.º 9.394/1996, LDB, julgue os itens subsequentes.

A educação profissional pode ser desenvolvida em articulação com o ensino regular e também independentemente dele.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CORRETA

    Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)
    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio
     No inciso II é a educação profissional independente do ensino regular, serve para quem já concluiu o ensino e quer fazer um curso profissional.

ID
406924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino propostos
na Lei n.º 9.394/1996, LDB, julgue os itens subsequentes.

Para que um aluno se transfira de uma instituição de ensino superior para outra é necessário que ele passe por um processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 49. As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo.
  • Para acertar essa questão tem que saber bem a teoria (a lei) da educação porque na prática, que de alguma mneira poderia nos servi de conhecimento  para responder, isso não acontece, a transferenia é feita sem que o aluno passe por processo seletivo. Pelo menos em algumas instituições. 
  • GAB. CORRETO

    Para melhor esclarecimento atenção nos negritos

    LDB Art. 50. As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, abrirão matrícula nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.
  • Na verdade, o processo seletivo pode acontecer de n formas. Foi isso que vc quis dizer. Por exemplo, o mais comum é utilizar o coeficiente de redimento.


ID
409108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação
brasileira, julgue os itens a seguir.

A gestão democrática do ensino público e privado e a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais são princípios do ensino no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • CF/88
    Art. 206 . O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.;
    VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    ...
    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.
    ....
  • GAB ERRADO
    NÃO SE FALA EM GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PRIVADA. JÁ PENSOU SE OS PROFESSORES COMEÇASSEM A PARTICIPAR DA REUNIÃO COM OS DIRETORES  PARA  AUMENTO DE SALÁRIOS NA REDE PRIVADA.
  • Pegadinha do Cespe... publico e privado....
  • Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e não privado. Pegadinha da cespe! Muito cuidado....

  • Gestão democrática é só do ensino público!!!

    Foco#

  • A gestão democrática do ensino público e privado e a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais são princípios do ensino no Brasil.

     

    Questão ERRADA

     

    A gestão democrática é só para o ensino público.

  • Consegui errar na falta de atenção, putz!

  • GAB: ERRADO

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    ...
    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais
    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.

    Será exigida a gestão democrática somente nas instituições de ensino público.

  • CF/88. Art. 206 . O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

     

    IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

     

    STF - Súmula Vinculante 12: A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da CF.‖

     

    Em estabelecimentos governamentais de educação o ensino não será cobra, mas acessível a todos, sendo oneroso nas instituições privadas de ensino.

     

    A educação infantil representa prerrogativa constitucional indisponível, que, deferida às crianças, a estas assegura, para efeito de seu desenvolvimento integral, e como primeira etapa do processo de educação básica, o atendimento em creche e o acesso à pré-escola (CF, art. 208, IV).

     

    ...

     

    VI - Gestão Democrática do ENSINO PÚBLICO, na forma da lei;

     

    Princípio do mandamento constitucional que afirma que o ensino será ministrado assegurando a possibilidade de colaboração escola-família-comunidade.

     

    Obs.1: Os gestores da educação podem ser escolhidos pela autoridade competente por meio de cargos em comissão. As regras de gestão democrática podem ser diferentes entre os entes da federação e suas instituições de ensino, pois cada sistema de ensino irá definir sua gestão democrática, cada qual sua respectiva circunscrição educacional.

     

    Obs.2: A gestão democrática do ensino tem como característica possibilitar a relação interativa e orgânica entre os sujeitos da instituição, a partir do estabelecimento de objetivos comuns assumidos por todos , com decisões de forma coletiva.

     

    LDB. Art 3º. (...) VIII – (O ENSINO SERÁ MINISTRADO com base nos seguintes princípios:) gestão democrática  do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

     

    Gestão democrática: a gestão pedagógica é que deve ser efetivamente democrática. O pedagógico vai determinar a forma de organização do conhecimento.

     

    Distrital, Federal, Estadual, Municipal: Cada sistema de ensino estabelecerá regras próprias de ensino

  • apenas no ensino público


  • Peguinha bobo, só no ensino público

  • Quem não caiu nessa pegadinha bate aqui hahahaa

  • A questão vem até bonitinha kkkkkk. Aqui não.

  • Quando você ver que está muito fácil, leia e releia. Tem pegadinha, certeza. kkkkk FORÇA GUERREIROS!


ID
409117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A avaliação de desempenho dos estudantes é a principal modalidade de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Alternativas
Comentários
  •  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por TRÊS componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos

    http://portal.inep.gov.br/superior-sinaes
  • Sinaes

    Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

    Ele possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, EnadeAvaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A operacionalização é de responsabilidade do Inep.

  • A "Lei do Sinaes" - que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e estabeleceu os princípios, normatizou e disciplinou a matéria - foi sábia ao determinar que a avaliação da educação superior atentasse para alguns aspectos fundamentais: diversidade de instituições de ensino superior (IES); diferenças regionais; variação de tipologias e de metodologias usadas; desigualdades econômica, social e cultural dos estudantes, dentre outras especificidades. A lei determinou, ainda, que os procedimentos deveriam envolver a autoavaliação das IES, além da avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
  • A avaliação de desempenho dos estudantes é a principal modalidade de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). (ERRADA)

     

    Art. 1o Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, com o objetivo de assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes


ID
409123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e concepções da avaliação educacional no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

Em uma concepção emancipatória de avaliação institucional, a classificação das instituições a partir de critérios estabelecidos previamente é o principal objetivo do processo.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é um componente do processo de ensino e aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar.
  • Tratando-se de Educação Superior, tem-se que:

    Avaliação das Instituições de Educação Superior

    A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

    • à melhoria da qualidade da educação superior;
    • à orientação da expansão de sua oferta;
    • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
    • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

    A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

    Autoavaliação  Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.

    Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

    Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional

  • Sobre avaliação institucional escolar, recomendo o artigo

    AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: CONHECER A ESCOLA PARA PLANEJAR MUDANÇAS E INTERVENÇÕES

     

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45661/avaliacao-institucional-conhecer-a-escola-para-planejar-mudancas-e-intervencoes#ixzz2gUJrEiuN
     

  • GABARITO ERRADO
    ANTES DE COMENTAR É BOM POR O GABARITO. AVE MARIA.
  • GAB ERRADO
    NÃO É O PRINCIPAL OBJETIVO

ID
409126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDB, as despesas consideradas como manutenção e
desenvolvimento do ensino incluem

concessão de bolsas de estudo a alunos da rede privada com recursos públicos pelo poder local.

Alternativas
Comentários
  • Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;
  • Título VII Artigo 70 Parágrafo VI
  •   Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

    II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

    III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

    IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;

    V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

    VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

    VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

  • GAB CERTO

    LDB 
    Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:
    [...]

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;
  • De acordo com o Art. 70. da LDB: Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

    Gabarito Certo (:
  •   Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    I - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação;

    II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

    III – uso e manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino;

    IV - levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino;

    V - realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino;

    VI - concessão de bolsas de estudo a alunos de escolas públicas e privadas;

    VII - amortização e custeio de operações de crédito destinadas a atender ao disposto nos incisos deste artigo;

    VIII - aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.


ID
409132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo a LDB, as despesas consideradas como manutenção e
desenvolvimento do ensino incluem

obras de infraestrutura realizadas pela prefeitura para beneficiar diretamente a rede pública municipal de educação.

Alternativas
Comentários
  • Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

        I - pesquisa, quando não vinculada às instituições de ensino, ou, quando efetivada fora dos sistemas de ensino, que não vise, precipuamente, ao aprimoramento de sua qualidade ou à sua expansão;

        II - subvenção a instituições públicas ou privadas de caráter assistencial, desportivo ou cultural;

        III - formação de quadros especiais para a Administração Pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos;

        IV - programas suplementares de alimentação, assistência médico-odontológica, farmacêutica e psicológica, e outras formas de assistência social;

        V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

        VI - pessoal docente e demais trabalhadores da educação, quando em desvio de função ou em atividade alheia à manutenção e desenvolvimento do ensino.

  • Questão Errada, de acordo com o inciso V, do artigo 71, LDB:

    Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    ............

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

  • Observem a diferença no quesito obras:

     

    Art. 70. Considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, compreendendo as que se destinam a:

    II - aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino;

     

    Art. 71. Não constituirão despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino aquelas realizadas com:

    V - obras de infra-estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar;

     

  • NECESSÁRIOS= CONSIDERA-SE.

    BENEFICIAR INDIRETAMENTE-DIRETAMENTE= NÃO SE CONSIDERA. (PRÓCLISE, FATOR ATRATIVO DE NEGAÇÃO).

    NEVER GIVE UP!