SóProvas



Prova CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - Engenharia Civil


ID
703936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

O concreto ultrafino, cuja principal característica é ser composto apenas por areia — sem brita —, é utilizado em peças pré-moldadas.

Alternativas
Comentários
  • Os concretos ultrafinos, assim como os de alta resistência, foram desenvolvidos na Universidade de Sherbrooke, no Canadá, durante a década de 1990. "São concretos com agregados finos - não se utiliza brita, como no tradicional. Só areia, areias finas, às vezes até artificiais, como pó de quartzo e cimentos bastante reativos", diz o professor Paulo Helene. Esses concretos conseguem, por meio de adições, microfibras, pó de quartzo, chegar a resistências muito elevadas, acima de 250 MPa, e são vendidos em peças pré-fabricadas.

    Portanto a Questão está Correta.
  • Acertei pois estou acostumando trabalhar com a cabeça desses malucos do CESPE pois pela literalidade da questão ela estaria errada:


    O concreto ultrafino, cuja principal característica é ser composto apenas por areia — sem brita —, é utilizado em peças pré-moldadas

    Concreto ainda tem cimento e água...........parece rídiculo, mas vale o que esta escrito.
  • Apenas por areia?
    E o cimento?

    Sinceramente, é claro que pela lógica o concreto deve ter cimento, mas como a CESPE é cheia de frescura pra pegar candidato, eles poderiam ter colocado essa questão como errada e justificar da seguinte maneira.

    PARA O CONCRETO ULTRAFINO NÃO BASTA APENAS AREIA, É NECESSÁRIO CIMENTO E ÁGUA.
  • Realmente a questão ficou mal elaborada, deveria ser anulada. 
  • A questao fala CUJO PRINCIPAL composto.quer dizer q existe outros composto.secundario
    Temq analisar a frase inteira e nao so a palavra em si,solta,e da letra.trabalha o contexto
    Podia ter pegado a questao se fosse outras peças de concreto ao inves de pré-moldado
    Onde ja se viu um conreto q so tenha area???
  • Esta questão esta mal elaborada. 

  •    Sou engenheiro civil e técnico de edificações, e nos dois cursos me foi ensinado que, se não existir agregado graúdo no material, então não é concreto, mas sim argamassa.
       Achei estranho e fui ao Google e achei várias descrições de concretos compostos de ultrafinos, cuja denominação é de Concreto de Ultra-Alta Resistência (e não concreto ultrafino). Mas nenhum resultado com esta nomenclatura da questão.
       Sendo assim, recorri à norma. Segundo a NBR 12655, item 3.1.1, concreto de cimento Portland "é material formado pela mistura homogênea de cimento, agregados miúdo e GRAÚDO e água, com ou sem a incorporação de componentes minoritários ...".
    E por isso, no meu ponto de vista, esta questão deveria ser anulada, ou ter sua resposta como "ERRADO", principalmente porque a questão diz "ser composto apenas por areia". E se a questão de fato estiver se referindo à concretos de ultra-alta resistência, a mistura é acrescida de outros componentes.

  • questão mal elaborada...creio que estavam se referindo à presença de pó de pedra no lugar da brita....

  • PASTA = ÁGUA + CIMENTO

    ARGAMASSA = PASTA+AGREGADO MIÚDO( VULGO AREIA)

    CONCRETO= PASTA+AGREGADOS( AREIA E BRITA)

  • Questão mal elaborada, o que não é novidade nas provas do CESPE. Conforme os demais se manifestaram, o gabarito deveria ser alterado.

  • Esta questão deveria ser anulada. Se não tem agregado graúdo, se classificaria como uma argamassa (cimento + água + areia)


ID
703939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Laje plana tensionada é um sistema misto que utiliza concreto com vergalhões de aço CA-50/60 e cabos metálicos pós-tensionados, ancorados por placas e cunhas nas extremidades das próprias lajes de concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • A laje plana tensionada é um sistema misto que utiliza concreto com vergalhões de aço CA-50/60 e cabos metálicos pós-tensionados (cordoalhas engraxadas CP 190-RB), ancorados por placas e cunhas nas extremidades das próprias lajes de concreto armado. Esse sistema se equivale a um modelo de ponte pênsil ou ponte estaiada, com os cabos tensionados embutidos no próprio piso (concreto armado) ou aparentes (pisos metálicos, tipo steel deck ou madeira).
    Portanto conclui-se que a resposta está Correta.

    Para mais informações: 

    http://www.sh.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=252%3Alajes-planas-tensionadas&catid=2%3Aclipping&Itemid=31&lang=pt

  • Complementando... uma das extremidades possui uma placa aderida à cordoalha. Essa extremidade chama-se extremidade "passiva" e fica concretada no interior da laje. A outra extremidade ("ativa") sai da laje passando através de uma bainha.No momento adequado da cura do concreto, após a desforma da laje, é aplicada uma tensão nesta extremidade aparente da cordoalha (através de um equipamento hidráulico) que posteriormente é encunhada, promovendo-se dessa forma o travamento do cabo em estado "tensionado".

  • http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/167/lajes-planas-tensionadas-286800-1.aspx

  • A questão diz: "cabos metálicos pós-tensionados, ancorados" logo temos um concreto protendido

    Mas no fim ela diz: "lajes de concreto armado"

    Pode isso?


ID
703942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Os principais elementos construtivos das estruturas retesadas são as membranas e os cabos, os quais são elementos lineares, capazes de suportar carregamentos externos apenas desenvolvendo esforços de compressão.

Alternativas
Comentários
  • As membranas desenvolvem esforços de tração e cisalhamento, os cabos esforços de tração.
  • estruturas retesadas são estruturas que estão sofrendo tração
    retesado = aquilo que está sendo ou foi esticado

    :)

  • Eu fiz uma interpretação diferente dos demais comentários. Quando o enunciado diz "os quais são elementos lineares" eu relacionei este trecho com o "são as membranas e os cabos".

     

    Então marquei errado pela membrana não ser elemento linear. Tudo bem que deu na mesma, mas pelos comentários percebi que ninguém enxergou dessa maneira.

     

    Alguem sabe portugues o bastante para afirmar com veemência que a minha interpretação não é possível?
    Se o enunciado tivesse dito "são as membranas e os cabos, estes elementos lineares" para mim seria mais certo que o elementos lineares se refere apenas aos cabos.

  • Edd S (30 de Janeiro de 2017, às 14h54), concordo com a sua justificativa. Há possibilidade da interpretação ambígua, tendo em vista que a oração entre virgulas é uma oração subordinada explicativa.

     

    Assim, entendo que é possível interpretar que: tanto as membranas quanto os cabos, são elementos lineares.

  • ERRADO

     

    Os principais elementos construtivos das estruturas retesadas são os cabos e as membranas. Cabos são elementos lineares, capazes de suportar carregamentos externos apenas desenvolvendo esforços axiais de tração. Membranas são elementos superficiais, que equilibram os esforços externos desenvolvendo tensões de tração e cisalhamento, tangentes à sua superfície


ID
703945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Perfis laminados do tipo I, quando cortados longitudinalmente na alma e reunidos de forma a deixar aberturas em formato de hexágonos, formam as vigas casteladas e, quando possuem formato circular, formam as vigas celulares.

Alternativas
Comentários
  • Fabricadas com perfis laminados do tipo ''I''. as vigas casteladas e celulares proporcionam aumento de resistência sem alteração de seu peso.

    A tecnologia da construção com vigas casteladas não é nova, existe desde os anos 70, mas foi deixada de lado por muitos anos e agora ressurge para utilização em coberturas e pisos. "Ela foi resgatada com a volta dos per-fis laminados", conta Fernando Ottoboni, consultor da Gerdau.

    Perfis laminados do tipo "I" são cortados longitudinalmente na alma, e reunidos deixando-se aberturas em formato de hexágonos - formando as vigas casteladas - ou formatos circulares - vigas celulares.

    Portanto a resposta está correta.
    Fonte: http://novo.metalica.com.br/dicas-para-construcao-metalica

  • http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/164/vigas-casteladas-e-celulares-fabricadas-com-perfis-laminados-do-286765-1.aspx

  • Discordo de sua referência Emanuel,

    porque as vigas alveolares são mais leves, possuem um buraco na alma, possuem um vazio,

    sendo assim há uma alteração do seu peso para um mesmo vão 

  • Samuel (26 de Agosto de 2016 às 12:41), creio não praticamente altera o peso mesmo. Isso pq ele leva em consideração como é fabricado esse perfil. Não está comparando com o peso que teria se os buracos fossem preenchidos. Dê uma olhada nessa imagem da fabricação:

    https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/48/63/arq_24863.jpg

    https://arcowebarquivos-us.s3.amazonaws.com/imagens/47/58/pdt_ft1_4758.jpg


ID
703948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

A armação indireta utilizada na execução de alvenaria estrutural de blocos de concreto é aquela na qual os blocos de concreto são, por padrão, distribuídos de forma a apresentar defasagem de, no mínimo, um terço de comprimento dos blocos e algum tipo de armação entre as juntas.

Alternativas
Comentários
  • AMARRAÇÃO INDIRETA

    A amarração indireta entre as paredes caracteriza por não haver a sobreposição dos blocos com defasagem nas ligações, com juntas a prumo. Ela tem a desvantagem de não unir totalmente as paredes, trazendo prejuízo ao comportamento estrutural das paredes, pois há uma redução da rigidez nos carregamentos laterais e também uma pior distribuição das cargas verticais. A princípio deve ser evitada, especialmente no caso de edifícios de mais de 4 pavimentos.


  • Então armação é igual a amarração?

  • ERRADO

     

    Amarração direta no plano da parede : 1/3

    Amarração direta de paredes: 1/2

  • Parei de ler na aRMAÇAO. Mas mesmo assim: Amarraçao DIRETA: Juntas verticais defasadas no mínimo 1/3 do comprimento dos blocos. Amarraçao indireta: Nao há defasagem entre as juntas verticas (juntas a prumo), nesse tipo de amarraçao é necessario algum tipo de amarraçao, geralmente utiliza-se grampos ou cintas


ID
703951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a sistemas estruturais.

Cortinas compostas por estacas são estruturas de concreto executadas a partir de trincheiras escavadas no solo e estabilizadas com o auxílio de lama bentonítica.

Alternativas
Comentários
  • Cortinas compostas por estacas 
    Consistem na execução de linhas de estacas justapostas, geralmente de concreto, por meio de cravação direta ou escavação e execução posterior do elemento de fundação. Podem ser posicionadas sob diferentes tipos de arranjos, de forma a constituir paramento capaz de conter os esforços do maciço de solo.
    Resposta da Questão: Errada
    Fonte:

    http://anuario.piniweb.com.br/construcao-servicos/2012/artigo253357-2.asp
  • Essa definição da questão é a de parede-diafragma

  • So corrigindo nosso amigo samuel, a lama bentonitica e sim muito utilizada na engenharia como contenção das paredes nas escavações!!

    Um exemplo facil seria :

    Paredes Diafragma com Clamshell e/ou Hidrofresa

    São cortinas executadas preenchendo-se com concreto armado, após a escavação de trincheiras (lamelas) abertas no terreno e mantida estável com o auxílio de lama bentonítica ou polímero.

  • as estacas são cravadas e posteriormente o solo à jusante é cortado... Na execução das estacas não se usa lama bentonítica porque não há escavação para sua cravação

     

    :)

  • A definicção é de parede-diafragma que também pode ser denominada de estacas barrete, portanto, a questão seria questionável de anulação.

  • ERRADO

     

    Cortinas compostas por estacas são estruturas de concreto executadas a partir de trincheiras escavadas no solo e estabilizadas com o auxílio de lama bentonítica.

     

    Furos, escavados ou deslocamento

  • Primeiro crava a estaca, depois efetua escavação!


ID
703954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem.

As trincas em alvenarias podem ser classificadas em trincas ativas, aquelas que variam ao longo do tempo em função da variação de temperatura, e trincas passivas, aquelas que, ao contrário das ativas, não variam nessas condições.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro desta questão está no final.
    " não variam nessas condições"- esse termo diz que não variam em função da temperatura, mas podem variar em função de outra coisa, a trinca passivel é estavel e não varia.

  • As trincas que ainda se movimentam, alterando suas dimensões ao longo do tempo, são as ativas; por outro lado, as trincas já estabilizadas há tempos, em que não mais observamos alterações dimensionais, tanto na largura quanto na abertura ou forma, são denominadas passivas.

     

    fonte: http://www.ibapemg.com.br/arquivos/download/15_arquivo.pdf

    http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/160/trinca-ou-fissura-como-se-originam-quais-os-tipos-285488-1.aspx

     

  • errado!

    Porque a trinca ativa sua abertura vai aumentando em função de alguma irregularidade, não necessariamente em função da variação de temperatura

  • Fissuras ativas - São produzidas por ações de magnitude varáveis que provocam deformações também variáveis no concreto. É o caso das fissuras de origem térmica e das flexões provocadas por ações dinâmicas.

     

    Fissuras passivas - Essas fissuras quando chegam à sua máxima amplitude, estabilizam-se devido ao cessamento das causas que as geraram, como é o caso das fissuras de retração hidráulica ou das provocadas por um recalque diferencial de fundação que esteja estabilizado.

  • Na verdade, as trincas passivas não variam em nenhuma condição. Já que o fenômeno que deu origem já cessou ou então alcançaram o máximo grau de abertura. Por isso são passivas.


ID
703960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem.

Utilizando-se argamassas, membranas e concretos cimentícios modificados com polímeros é possível — devido a propriedades como aderência física e química, flexibilidade e impermeabilidade, apresentadas por esses materiais — , proceder a regularizações, correções e proteções de baixa, média e alta espessura. Assim, as argamassas modificadas podem prevenir as estruturas contra fissuras de retração e desplacamento.

Alternativas
Comentários
  • Flexibilidade??

  • Flexibilidade no caso das membranas, que são utilizadas em impermeabilizações.

    Podemos considerar tb que esses produtos incorporam as propriedades dos polímeros e uma delas é flexibilidade.

    ___________________

    Polímero Acrílico

    Este tipo de polímero quando adicionado à argamassa/concreto proporciona um aumento de resistência à flexão, tração, compressão, abrasão e flexibilidade.

    Knapen, E. (2007) – Microstructure formation in cement mortars modified with water-soluble polymers, Dissertação de Doutoramento, Universidade Católica de Leuven.

  • Flexibilidade em argamassa??


ID
703963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de patologia e recuperação das construções, julgue os itens que se seguem.

As principais causas de fissuração em edificações são recalque de fundação, atuação de sobrecarga, deformação de estruturas de concreto armado, variações de temperatura e de umidade, ataque químico, ação acidental, retração da argamassa e expansão de produtos cerâmicos, choque térmico, envelhecimento e degradação natural dos materiais e estruturas.

Alternativas
Comentários
  • Questão interessante. Praticamente um capítulo de um livro de patologia, rsrs.


ID
703966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca dos métodos e processos construtivos, julgue os itens a seguir.

Na utilização de formas deslizantes, o ideal é que se faça a cura com jato de água, logo após o acabamento, quando o concreto já terá endurecido.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário do resultado da banca examinadora, como a questão não define o tipo de obra, de acordo com o a norma de Pavimento rígido com formas deslizantes do DNIT:

    "As faces laterais das placas, ao serem expostas pela remoção das formas, deverão ser imediatamente protegidas por meio que lhes proporcione condições de cura análogas às da superfície do pavimento. 
    O período total de cura deverá ser de 7 dias, compreendendo um período inicial de aproximadamente 24 horas, contadas tão logo seja terminado o acabamento do pavimento, seguido de um período final, até o concreto atingir  a idade de 7 dias. "
  • Após a desforma, recomenda-se realizar imediatamente a cura química. Quando a superfície do concreto se tornar mais resistente, pode-se fazer a cura úmida com jatos de água.

    http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/8/artigo239367-1.asp
  • ERRADO

     

    Cura química


ID
703969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca dos métodos e processos construtivos, julgue os itens a seguir.

As paredes de concreto moldadas in loco, com formas pré-fabricadas, ou pré-moldadas no próprio canteiro exercem função estrutural.

Alternativas
Comentários
  • essa questão é um pouco relativa...

    eu posso levantar paredes de concreto para agilizar a execução da obra, mas, ao mesmo tempo, eu posso desconsiderá-las no cálculo estrutural, então essa tal parede, mesmo tendo boa resistência, cumpriria apenas a função de vedação

     

     


ID
703972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

O adensamento primário em solos é responsável pelos recalques que são nocivos às estruturas de uma fundação, pois ocorre de forma lenta e gradual devido à expulsão de água dos vazios do solo

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O recalque primário ou recalque de adensamento ocorre durante o processo de transferência de esforços entre a água e o arcabouço sólido, associado à expulsão da água dos vazios. Nesta fase, as variações de tensão total, aplicadas pelo carregamento e absolvidas pela água, vão sendo transmitidas para o arcabouço sólido, causando uma variação no valor inicial de tensões.
  • Pessoal, cuidado para não confundir recalque imediato (teoria da elasticidade) com primário (teoria unidimensional de Terzaghi).

  • MECÂNICA DOS SOLOS E SUAS APLICAÇÕES VOL.01 (HOMERO PINTO CAPUTO)

     

    Item 3.7 da pag. 83

     

    adensamento inicial ≠ Adensamento primário ≠ adensamento secundário

  • Recalque Imediato -> Expulsa AR, ocorre assim que se aplica carga no solo, por isso é necessário compactar.

    Recalque Primário -> Expulsa ÁGUA, ocorre de forma lenta e gradual,


ID
703975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

Terzaghi, ao formular a teoria do adensamento, considerou que o índice de vazios do solo variava linearmente com o aumento da tensão efetiva durante o processo de saída da água.

Alternativas
Comentários
  • 3.8.2 – Teoria do adensamento 1-D de Terzaghi O desenvolvimento da Teoria do Adensamento de baseia nas seguintes hipóteses:

    1. O solo é totalmente saturado (Sr = 100%); 

    2. A compressão é unidimensional; 

    3. O fluxo de água é unidimensional e governado pela Lei de Darcy; 

    4. O solo é homogêneo; 

    5. As partículas sólidas e a água são praticamente incompressíveis perante a incompressibilidade do solo; 

    6. O solo pode ser estudado como elementos infinitesimais; 

    7. As propriedades do solo não variam no processo de adensamento e não há diferença de comportamento entre massas de solos de pequenas e grandes dimensões; 

    8. O índice de vazios varia linearmente com o aumento da tensão efetiva durante o processo de adensamento.

    GABARITO: CERTO

     Prof. M. Marangon

  • Mede a razão da variação do índice de vazios com o acréscimo de tensões ( UM FUNÇÃO DO OUTRO- Função linear) como mostra a equação diferencial:

    av = de / dGe  ;    G=tensão efetiva

    av= coef de compressibilidade

    e= índice de vazios


ID
703978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

O recalque por adensamento secundário é causado pela deformação elástica do solo seco e de solos úmidos e saturados sem qualquer alteração no teor de umidade.

Alternativas
Comentários
  • O recalque secundário, também chamado de fluência (‘creep”) está associado a deformações observadas após o final do processo de adensamento primário, quando as tensões efetivas já se estabilizaram. Com isso, ao  contrário dos recalques imediato e de adensamento, a consolidação secundária ocorre para tensões efetivas  constantes. Este processo pode ser atribuído a uma mudança no posicionamento das partículas em busca de um  arranjo mais estável, após a dissipação dos excessos de poro pressão. O fenômeno do adensamento secundário  é encontrado em todos os solos, mas se mostra mais pronunciado naqueles que contêm matéria orgânica. 


  • Deformacoes plasticas e fluencia do solo.

  • ERRADO

     

    Isso é o recalque elástico ou imediato

  • A questão quis confundir os tipos de recalque. O recalque por deformação elástica é um tipo de recalque, que decorre de um fenômeno geral, no qual todo material se deforma quando carregado. São imediatos à aplicação da carga e predominam em solos não coesivos.

    Tem-se também o recalque por adensamento, que pode ser primário ou secundário.

    O primário provém da expulsão da água dos vazios do solo. É muito importante em se tratando de solos argilosos.

    O secundário (ou secular) é bastante comum em argilas muito plásticas e solos orgânicos. Mesmo após a completa dissipação da pressão neutra (pressão da água), continuam a ocorrer. São lentos, seculares, devido ao baixo coeficiente de permeabilidade das argilas. 

  • ERRADO

    Recalque Imediato: é aquela deformação que todo corpo sofre quando submetido a ação de uma carga, sendo também chamado de recalque inicial ou elástico. Não à toa, a teoria utilizada para estimar esse recalque com maior precisão é a Teoria da Elasticidade, porém a aplicação dessa teoria limita-se aos casos em que as deformações são pequenas. Esse recalque ocorre no momento de aplicação da carga, sendo a deformação predominante nos solos arenosos.

    Recalque Primário: esta parcela do recalque corresponde à deformação do solo por adensamento, que é um fenômeno comum em materiais coesivos como argilas e geralmente é o principal causador de problemas em fundações. Esses materiais, por possuírem muita água em sua constituição, têm a pressão neutra resistindo aos esforços solicitantes iniciais. Com o tempo a água vai sendo expulsa desses solos e a pressão neutra vai se reduzindo; em contrapartida, os esforços solicitantes vão sendo gradualmente suportados em maior percentual pelos próprios sólidos que formam o solo. Esse processo de transferência de carga da água para o grão sólido pode levar anos e os recalques vão ocorrendo à medida que os próprios grãos do solo vão sendo mais solicitados, recebendo aquela carga que antes era suportada pela água. Por isso, trata-se de um recalque diferido (distribuído) no tempo.

    Recalque Secundário ou secular: em alguns materiais como argilas muito plásticas ou em solos predominantemente orgânicos, é comum que mesmo após a expulsão de parte da água dos vazios do solo, com a completa dissipação do excesso de pressão neutra, haja ainda recalques que podem durar até mais de 100 anos. Trata-se de um recalque que temos mais dificuldade de prever, devido não ter se encontrado até hoje equações gerais de aplicação a qualquer solo.

    Estratégia concursos

  • Adensamento primário: Solos saturados com baixa permeabilidade.

    Adensamento secundário: Solo ogânico.


ID
703981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

Drenos verticais pré-fabricados são utilizados no campo para acelerar o recalque de adensamento em camadas de argila normalmente adensadas para se obter a pré-compressão antes da construção de uma fundação desejada.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

     

    São frequentemente utilizadas técnicas para acelerar processos de adensamento em solos moles e compressíveis, sendo as mais comuns a aplicação de sobrecarga temporária e instalação de drenos verticais.

  • As técnicas utilizadas para aceleração ou diminuição de recalques de aterros sobre solos moles são apresentadas na tabela 01. Dentre estas técnicas uma das mais utilizadas é a de drenos verticais na camada de argila mole visando acelerar os recalques.

    Neste último caso o pré-carregamento com sobre altura de aterro é muitas vezes utilizado. Estacas granulares com o objetivo de acelerar e diminuir recalques e aumentar o fator de segurança contra a ruptura são menos utilizadas no Brasil, mas largamente utilizadas no exterior.

    a) Drenos verticais

    Quando a espessura do solo argiloso é de tal ordem que o tempo necessário para o adensamento desejado é incompatível com os prazos da obra, ou quando há necessidade de acelerar a ocorrência dos recalques, como nos casos de aterro com sobrecarga temporária e de aterro construído em etapas, podem ser empregados drenos verticais.

    http://www.ufjf.br/nugeo/files/2017/07/MARANGON-OT-01-Aterro-sobre-Solos-Moles-2018-1.pdf

  • 5.6 DRENOS VERTICAIS

    5.6.1 OBJETIVO E CARACTERÍSTICAS

    A eventual necessidade de executar um trecho rodoviário com aterros sobre depósitos de solos moles, tais como: siltes ou argilas orgânicas, argilas sensíveis e turfas pode representar problemas de solução difícil e onerosa e, a fim de reduzir os custos de implantação, deve-se realizar cuidadoso exame do assunto na fase de projeto.

    Entre a extensa gama de soluções possíveis de utilização que vão da remoção do solo por escavação ou deslocamento até as técnicas construtivas, ou seja, velocidade de construção controlada, pré-adensamento, bermas estabilizadoras, etc., aparecem os drenos verticais de areia, drenos cartão e os drenos fibro-químicos.

    A opção pela solução mais favorável técnica e econômica, deve ser procedida de um amplo estudo de campo e laboratório e de um criterioso estudo comparativo de custos. 

    5.6.2 ELEMENTOS DE PROJETO

    Os drenos verticais de areia consistem, basicamente, na execução de furos verticais penetrando na camada de solo compressível nos quais são instalados cilindros com material granular de boa graduação. A compressão decorrente expulsa a água dos vazios do solo o que, aliado ao fato de que normalmente a permeabilidade horizontal é menor que a vertical, faz com que se reduza o tempo de drenagem. 

    Manual de Drenagem de Rodovias 2006, DNIT


ID
703984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

Uma argila é dita pré-adensada quando a tensão efetiva atual é inferior àquela que o solo experimentou no passado.

Alternativas
Comentários
  • Pré-Adensada: O solo ja foi adensado no passado e por alguma modificação geológica, apresenta uma tensão atual inferior que a o do passado.
  • Alguém saberia dar um explicação mais detalhada ?

  • Solos Pré-Adensados

    Já experimentaram uma tensão maior que a atual de campo.

  • Vamos lá, Tiago é o seguinte. Imaginemos que exista um morro de 20 metros de altura e que por alguma motivo eu queira remover esse morro e construir algo no local. Então todo o solo que se encontra abaixo do antigo morro está pré-adensado, pois ele já experimentou um tensão (força/área) maior que atual.

  • A razão de pré-adensamento (OCR) é escrito da seguinte forma:

    OCR = Tefetiva já atuada / Tcampo(atual);

    se a razão pré-adensamento for > 1, então se classifica como solos pré-adensados (sobreadensados);

    se a razão for pré-adensamento for = 1, então se classifica como solos normalmente adensados.

    Logo, se a tensão efetiva atual é inferior a já atuada, então OCR>1, solos pré-adensados.


ID
703987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Tendo em vista que um aumento da tensão no solo, oriunda das fundações de uma edificação, comprime suas camadas, julgue os seguintes itens.

A teoria unidimensional de adensamento de Terzaghi foi formulada sobre a hipótese de que os solos são materiais heterogêneos e não saturados.

Alternativas
Comentários
  • As hipóteses básicas de Terzaghi são:

    a)  solo homogêneo e saturado;
    b)  partículas sólidas e a água contida nos vazios do solo são incompressíveis;
    c)  compressão (deformação) e drenagem unidimensionais (vertical);
    d)  propriedades do solo permanecem constante ( k, mv, Cv);
    e)  validade da lei de Darcy ( v = k . i );
    f)  há linearidade entre a variação do índice de vazios e as tensões aplicadas.  

  • Adensamento é transferencia de energia da água(poropressão) para as particulas do solo(Tensão efetiva), portanto é necessario o solo estar saturado.
  • A teoria de adensamento de Terzaghi tem como hipóteses:
    - O solo é homogêneo e completamente saturado;
    - A água e os grãos são incompressíveis;
    - O escoamento obedece à Lei de Darcy e se processa na direção vertical;
    - O coeficiente de permeabilidade se mantém constante durante o processo;
    - O índice de vazios depende apenas da tensão efetiva;
    - A compressão é unidirecional e vertical e deve-se à saída de água dos espaços vazios;
    - As propriedades do solo não variam durante o adensamento. 

  • As hipóteses de Terzaghi: 

    1- Sapata corrida e centrada;

    2- Ruptura generalizada;

    3 - Solo homogêneo e seco;

  • 3.8.2 – Teoria do adensamento 1-D de Terzaghi O desenvolvimento da Teoria do Adensamento de baseia nas seguintes hipóteses:

    1. O solo é totalmente saturado (Sr = 100%); 

    2. A compressão é unidimensional; 

    3. O fluxo de água é unidimensional e governado pela Lei de Darcy; 

    4. O solo é homogêneo; 

    5. As partículas sólidas e a água são praticamente incompressíveis perante a incompressibilidade do solo; 

    6. O solo pode ser estudado como elementos infinitesimais; 

    7. As propriedades do solo não variam no processo de adensamento e não há diferença de comportamento entre massas de solos de pequenas e grandes dimensões; 

    8. O índice de vazios varia linearmente com o aumento da tensão efetiva durante o processo de adensamento.

    GABARITO: ERRADO

     Prof. M. Marangon


ID
703990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando que a resistência ao
cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área
unitária que a massa de solo pode oferecer para resistir a rupturas
e a deslizamentos ao longo de qualquer plano no seu interior.

Os ensaios de cisalhamento simples, triaxial de deformação plana e cisalhamento anular são métodos laboratoriais disponíveis para determinação dos parâmetros de resistência ao cisalhamento.

Alternativas
Comentários
  • Só uma dica:

     

    Caso a questão citasse o ensaio da palheta estaria incorreto, já que o mesmo é realizado in situ e não em laboratório!

     

    Bons estudos!

  • Cisalhamento anular -Ring Shear - resistência ao cisalhamento residual


ID
703993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando que a resistência ao
cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área
unitária que a massa de solo pode oferecer para resistir a rupturas
e a deslizamentos ao longo de qualquer plano no seu interior.

De acordo com o critério de Mohr-Coulomb, não há ruptura enquanto o círculo representativo do estado de tensões se encontrar no interior de uma curva, que é a envoltória dos círculos a estados de ruptura.

Alternativas
Comentários
  • Correto.  
     
    O critério de Coulomb pode ser expresso como: não há   
    ruptura se a tensão de cisalhamento não ultrapassar um valor dado pela   xpressão c+f.σ
    , sendo c e f constantes do material e σ  a tensão normal existente no plano de cisalhamento. Os parâmetros c e f são denominados
    respectivamente coesão e coeficiente de atrito interno, podendo este ser expresso como a tangente de um â interno. (PINTO, 2000, p.175).
     
     
    O critério de Mohr pode ser expresso como: não há ruptura enquanto o círculo representativo do
    estado de tensões se encontrar no interior de uma curva, que é a envoltória dos círculos relativos a estados de
    ruptura, observadosexperimentalmente para o material. (PINTO, 20)
  • o  critério de Mohr-Coulomb é uma reta e não curva... curva é o criterio de mohr

  • Imagem ilustrativa

    http://www.bssaonline.org/content/102/6/2313/F15.large.jpg

  • A ruptura só ocorre quando o círculo que define o estado de tensões em um elemento tangenciar a envoltória de ruptura. Esta envoltória é uma curva definida experimentalmente

  • Como Claudio Camila afirmou, ao meu ver essa questão é passível de anulação por conta disso...

  • Nem toda curva é "curva", existem curvas retas!


ID
703996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando que a resistência ao
cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área
unitária que a massa de solo pode oferecer para resistir a rupturas
e a deslizamentos ao longo de qualquer plano no seu interior.

O ensaio de cisalhamento direto é simples de se realizar e confiável, já que permite que o solo rompa ao longo do plano de ruptura mais fraco

Alternativas
Comentários
  • Desvantagens do ensaio:


    Ruptura se dá num plano pré-determinado, que não necessariamente é o de maior fraqueza da amostra, logo a resistência ao cisalhamento obtida poderá ser maior que a real.

    Deformações não uniformes.

    Não é possível determinar o valor do módulo de elasticidade.

    Amostras pequenas, logo erros de preparação tornam-se relativamente importantes.

  • ERRADO

     

    Pois ele é forçado a romper no plano de separação das caixas do ensaio

  • A confiabilidade dos resultados dos ensaios de cisalhamento direto pode ser questionada porque não se permite que o solo rompa ao longo do plano menos resistente, pois ele é forçado a romper ao longo do plano de separação da caixa de cisalhamento. 

    Esse ensaio é de fácil execução, ao contrário do ensaio de cisalhamento simples, que é de difícil execução.


ID
703999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando que a resistência ao
cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área
unitária que a massa de solo pode oferecer para resistir a rupturas
e a deslizamentos ao longo de qualquer plano no seu interior.

No ensaio triaxial consolidado drenado, a variação de volume, durante a aplicação da tensão desviadora, se comporta de maneira análoga em uma areia fofa ou em uma argila normalmente adensada.

Alternativas
Comentários
  • Para a areia fofa, a tensão desviadora cresce com a deformação axial, e a amostra apresenta 
    continua diminuição de volume. A areia compacta atinge um valor máximo de tensão desviadora, 
    chamada de tensão de pico, para menores valores de deformação axial. Deformando-se o corpo de 
    prova após a ruptura, a curva atinge um valor constante de tensão, denominado tensão residual. 
    Neste grau de compacidade, devido ao entrosamento entre partículas, o cisalhamento ocorre 
    com aumento de volume do corpo de prova. Este comportamento é chamado de dilatância. A 
    variação de volume do corpo de prova (compressão ou dilatância) também pode ser representada 
    pela variação do índice de vazios com a deformação axial, conforme a Figura 9.21.b. 
    Nestes ensaios, o índice de vazios aumenta ou diminui conforme a compacidade da areia. Para 
    grandes deformações, entretanto, o índice de vazios da areia no estado fofo e no estado compacto 
    tende a um mesmo valor, denominado de índice de vazios critico (ecrit). Cisalhando-se uma amostra 
    com o índice de vazios igual ao critico, não ha variação de volume.

    http://www.ufsm.br/engcivil/Material_Didatico/TRP1003_mecanica_dos_solos/unidade_9.pdf
  • correto!

    cada tipo de solo terá uma analogia e comportamento

  • Gostaria da opinião dos colegas sobre o assunto. A meu ver...

     

    No ensaio triaxial CD (consolidado drenado) o CP é submetido ao adensamento antes da aplicação da carga. Assim, no momento da aplicação da força, o CP está com tensões neutras próximos a ZERO. Isso quer dizer que ao aplicarmos a carga, não teremos variações no volume (já que não há expulsão da água). Essa mesma justificativa vale para uma argila normalmente adensada.

     

    No caso da areia fofa, vale a justificativa da Gisele (01 de Junho de 2012, às 15h56)

    "Para  grandes deformações, entretanto, o índice de vazios da areia no estado fofo e no estado compacto  tende a um mesmo valor, denominado de índice de vazios critico (ecrit). Cisalhando-se uma amostra  com o índice de vazios igual ao critico, não ha variação de volume."

    Como a areia é bastante permeável, para uma certa tensão desviadora (tensão de confinamento), não teremos variação em seu volume (não varia o índice de vazios) já que o mesmo estará no índice de vazios críticos.

     

    Essa questão é parecida com Q547129

  • A variação de volume existe desde  CONSOLIDAÇAO que é primeiro momento do confinamento, isso acontece porque SEMPRE é drenado( a valvula estará aberta permitindo a drenagem). 

    A areia fofa e a argilas normalmente adensadas possui comportamento análagos  no gráfico tensao x deformacão, mas o sentido das deformacões são diferentes( variação de volume diferentes).


ID
704002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens a seguir, considerando que a resistência ao
cisalhamento de uma massa de solo é a resistência interna por área
unitária que a massa de solo pode oferecer para resistir a rupturas
e a deslizamentos ao longo de qualquer plano no seu interior.

Para uma argila normalmente adensada, a tensão ao cisalhamento será nula quando a tensão normal for nula.

Alternativas
Comentários
  • certo!

    porque para que haja o ensaio de cisalhamento é necessário ter os confinamentos laterais do CP,
    se não houver o confinamento lateral qualquer força de cisalhamento poderá cortar a argila.

    O solo, na sitação real, possui confinamento lateral

  • Para argilas normalmente adensadas, a envoltória de resistência é uma reta passando pela origem calculando pela equação:

    τ = σ’ . tg φ’

    Perceba que não há coesão. Assim, com tensão = 0, o cisalhamento também = 0

     

    Para argilas pré-adensadas, a envoltória é curva, podendo ser substituída por uma reta na solução de problemas práticos, utilizando-se a expressão:

    τ = c’ + σ’ . tg φ’

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAodQAD/mecanica-dos-solos-unidade-09?part=6

  • Acredito que a resposta é um pouco mais simples do que isso. Note que foi dito " tensão ao cisalhamento" e não " resistência ao cisalhamento". Se o solo não está sento solicitado por uma tensão normal, não há pq estar sob tensão cisalhante.

  • A tensão de cisalhamento dependera do nível de tensão normal que está atuando no solo. Logo, se esta é nula, a tensão de cisalhamento também será.


ID
704005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

O sublastro tem como função evitar o fenômeno do bombeamento de finos do subleito e diminuir a altura necessária de lastro.

Alternativas
Comentários
  • Sublastro é a camada de material que completa a plataforma ferroviária e que recebe o lastro.


    A função do sublastro é a de absorver os esforços transmitidos pelo lastro e transferi-los para o terreno subjacente, na taxa adequada à capacidade de suporte do referido terreno, evitar o fenômeno do bombeamento de finos do subleito e diminuir a altura necessária de lastro, uma vez que seu custo é menor. 


    fonte: http://www.dner.gov.br/sala-de-imprensa/isf-212-projeto-de-superestrutura-da-via-permanente-lastro-e-sublastro.pdf

  • SUBLASTRO

    - Material granular, geralmente bem graduado, localizada entre o lastro e o subleito. Essa camada age como filtro, prevenindo a penetração do solo do subleito no lastro.

    - As principais funções do sublastro são:

    a) Reduzir as cargas advindas do lastro, provenientes da carga rolante, para adequá-las à resistência do subleito;

    b) Evitar o bombeamento de finos, fenômeno no qual a “lama”, resultante da mistura do solo fino com água, é bombeada, pela ação do tráfego, para a camada de lastro, alterando suas propriedades;

    c) Redução da espessura da camada de lastros o que favorece a economia já que o material utilizado no sublastro é de menor custo.

     

    Bons estudos


ID
704008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

As fixações são elementos que têm como função oferecer resistência ao deslocamento vertical do trilho, provocado por variação de temperatura ou frenagem dos veículos.

Alternativas
Comentários
  • As fixações são elementos que têm como finalidade oferecer resistência ao deslocamento longitudinal e lateral do trilho, provocado por variação de temperatura ou frenagem dos veículos.
  • "As fixações ferroviárias são utilizadas para manter os trilhos corretamente posicionados nos dormentes. Deste modo, elas evitam que os trilhos sofram deslocamentos verticais, laterais e longitudinais provocados pelo esforço das rodas dos veículos e pela variação de temperatura (SELIG; WATERS, 1994)."

    Esta citação foi feita em uma tese da USP. Porém, achei outras obras que citam que não citam o deslocamento vertical.

     

    Bom estudo.

     


ID
704011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

A fadiga é o fenômeno que leva o trilho à ruptura, quando solicitado, com uma tensão maior que a de ruptura.

Alternativas
Comentários
  • Fadiga é o fenômeno que leva o trilho à ruptura, mesmo quando solicitado com uma tensão menor que a de ruptura.

ID
704014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

O lastro tem como função amortecer parcialmente as vibrações e garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via.

Alternativas
Comentários
  • Amortecer parcialmente as vibrações e garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via, são funções dos dormentes, e não do lastro.
  • Dormentes

    Suas principais funções são:

    - Distribuir carga no lastro;
    - Manter bitola;
    - Garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via;
    - Amortecer parcialmente as vibrações;

    O dormente deve ser de fácil manuseio (assentamento e substituição) e possuir longa vida útil.

    Como o colega explicou acima, a questão trata dos dormentes e não do lastro!

    QUESTÃO ERRADA!!

  • As principais funções do lastro são:

    - Suportar e distribuir uniformemente as elevadas tensões verticais, que ocorrem na interface dormente/lastro decorrentes da passagem dos veículos;

    - Transmitir tensões reduzidas às camadas inferiores de sublastro e subleito, tornando-as aceitáveis para os materiais destas camadas;

    - Garantir a estabilidade dos dormentes e trilhos perante as forças laterais, longitudinais e verticais;

    - Permitir a drenagem da via;

    -Facilitar a manutenção, permitindo o rearranjo das partículas durante as operações de nivelamento e alinhamento da via;

    - Proporcionar a elasticidade da via que, por sua vez, minimiza as cargas dinâmicas; e

    - Amortecer vibrações e ruídos.

     

    Não consegui colocar a fonte aqui.

     

    Bom estudo.

  • 3.5. Dormentes
    Suas principais funções são:
    - Distribuir carga no lastro;
    - Manter bitola;
    - Dar suporte adequado e seguro para o trilho;
    - Garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via;
    - Amortecer parcialmente as vibrações
    ;

     

    Fonte: PTR 2501- FERROVIAS (Prof. Dr. Telmo Giolito Porto)


ID
704017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que os programas SEEP/W, SLOPE/W e SIGMA/W
são frequentemente utilizados na análise de barragens de terra para
contenção de água, julgue os itens que se seguem.

O programa SLOPE/W fornece informações sobre deformações e deslocamentos associados à condição de segurança dos taludes de barragens de terra, utilizando o método dos elementos finitos.

Alternativas
Comentários
  • Este programa utiliza a teoria do equilíbrio limite para calcular o fator de segurança de taludes de terra e rocha.

    Fonte: http://www.engenhariacivil.com/slopew
  • é nessas horas que se percebe que mesmo você trabalhando com esse programa, seu conhecimento não é suficiente para responder uma questão dessas.

  • O SIGMA/W faz análise de tensões e deformações.


ID
704020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que os programas SEEP/W, SLOPE/W e SIGMA/W
são frequentemente utilizados na análise de barragens de terra para
contenção de água, julgue os itens que se seguem.

O programa SLOPE/W permite que sejam realizadas análises de deformação elástico-linear simples, assim como, análises complexas não lineares, com modelos elastoplásticos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Essa é a definição do SIGMA/W.

    O SLOPE/W faz análise de estabilidade de taludes.

    O SEEP/W faz análise de percolação.

    O SIGMA/W faz análise de tensões e deformações.

  • Deu a definiçao do programa SIGMA/W


ID
704023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que os programas SEEP/W, SLOPE/W e SIGMA/W
são frequentemente utilizados na análise de barragens de terra para
contenção de água, julgue os itens que se seguem.

O programa SIGMA/W utiliza o método de equilíbrio limite, para realização de análises de estabilidade de uma barragem de terra para contenção de água

Alternativas
Comentários
  • O Seep/W é um software do pacote GeoStudio 2007, o qual permite através do método dos elementos finitos – MEF, a modelagem e a análise numérica do fluxo de água subterrâneo e a distribuição das poropressões em meios porosos, tanto em solo como em rocha, podendo ser utilizado para modelar fluxo saturado e não saturado.

    http://www.prppg.ufpr.br/ppgecc/wp-content/uploads/2016/files/dissertacoes/d0231.pdf

  • Errado.

    Essa é a definição do SLOPE/W.

    O SLOPE/W faz análise de estabilidade de taludes.

    O SEEP/W faz análise de percolação.

    O SIGMA/W faz análise de tensões e deformações.


ID
704026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que os programas SEEP/W, SLOPE/W e SIGMA/W
são frequentemente utilizados na análise de barragens de terra para
contenção de água, julgue os itens que se seguem.

O programa SEEP/W é um software que utiliza o método das diferenças finitas para obtenção da rede de fluxo em meios porosos

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O SEEP/W utiliza o método dos elementos finitos para análise de percolação. Questão difícil

  • Slope/ W – Permite analisar efetivamente problemas simples a complexos para uma variedade de formas de superfície de deslizamento, condições de poropressão, propriedades do solo e condições de carregamento.

    Seep/W – Permite analisar o fluxo de águas subterrâneas em meios porosos (sistemas confinados ou não), e como os resultados tridimensionais de poropressão gerados pelo SEEP3D podem ser facilmente usados pelo SLOPE/W para análises de estabilidade.

    Sigma/W – Permite realizar análises a partir do método de elementos finitos para modelar tensões e deformações em terra e materiais estruturais, contando também com ferramentas para análise de estabilidade por Redução de Resistência (SRS).

    Fonte: https://www.seequent.com/pt-br/slope-w-seep-w-e-sigma-w-saiba-o-que-voce-pode-fazer-com-essas-poderosas-aplicacoes-do-geostudio/


ID
704029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que os programas SEEP/W, SLOPE/W e SIGMA/W
são frequentemente utilizados na análise de barragens de terra para
contenção de água, julgue os itens que se seguem.

O programa SEEP/W é capaz de analisar a percolação de um fluido em meios porosos em regime estacionário ou transiente, em condições saturadas ou não-saturadas.

Alternativas
Comentários
  • Análises de percolação (SEEP/W) – Possibilita o dimensionamento de estruturas de drenagem interna, avaliação de vazões em diferentes pontos de um maciço e determinação de poro-pressões atuantes. Em barragens, os valores de vazão permitem definir a necessidade ou não de cut-offs assim como servem de referência para o acompanhamento do comportamento da estrutura de terra durante e após a construção através de instrumentação. As poro-pressões servem de input para o programa SLOPE/W nas análises de estabilidade. O Seep/W é um software do pacote GeoStudio 2007, o qual permite através do método dos elementos finitos – MEF, a modelagem e a análise numérica do fluxo de água subterrâneo e a distribuição das poropressões em meios porosos, tanto em solo como em rocha, podendo ser utilizado para modelar fluxo saturado e não saturado.

  • Slope/ W – Permite analisar efetivamente problemas simples a complexos para uma variedade de formas de superfície de deslizamento, condições de poropressão, propriedades do solo e condições de carregamento.

    Seep/W – Permite analisar o fluxo de águas subterrâneas em meios porosos (sistemas confinados ou não), e como os resultados tridimensionais de poropressão gerados pelo SEEP3D podem ser facilmente usados pelo SLOPE/W para análises de estabilidade.

    Sigma/W – Permite realizar análises a partir do método de elementos finitos para modelar tensões e deformações em terra e materiais estruturais, contando também com ferramentas para análise de estabilidade por Redução de Resistência (SRS).

    FONTE: https://www.seequent.com/pt-br/slope-w-seep-w-e-sigma-w-saiba-o-que-voce-pode-fazer-com-essas-poderosas-aplicacoes-do-geostudio/


ID
704032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a hidráulica e hidrologia aplicadas, julgue os itens subsequentes.

A bacia de detenção tem uma saída projetada para captar água e absorver o excesso de energia da descarga.

Alternativas
Comentários
  • As bacias de detenção são aquelas que permanecem secas na maior parte do tempo, recebendo aporte de águas apenas nos dias de chuva.

  • Acredito que a descrição se trata na verdade de bacia de dissipação.

  • as bacias de detenção, de forma geral, não possuem saída, a água entra e fica esgotada até que seja bombeada ou haja a abertura de alguma comporta ou simplesmente ficam ali até evaporar por completo ou infiltrarem

     

    acontece que, na bacia, a água detida não volta mais ao escoamento de calha de origem, o que é detido não volta. Nas bacais de retenção, a água é retida por um tempo e depois retorna ao seu fluxo de origem

     

    ambas servem para conformar o escoamento com as condições ambientais jusantes

  • Qual a fonte, Samuel Serr Amaral Silva???


ID
704035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a hidráulica e hidrologia aplicadas, julgue os itens subsequentes.

Apesar de o tipo de material empregado para revestimento de um canal afetar a velocidade da água, a velocidade máxima ocorre logo abaixo da superfície livre do centro do canal.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A velocidade máxima ocorre normalmente entre 0,05h e 0,25h a partir da superfície. Ou seja, entre 5 a 25% da profundidade, a partir da superfície.

  • Esta figura mostra as velocidades de escoamento em um canal tanto em seção quanto em perfil.
    https://nptel.ac.in/courses/105101002/images/Module%206/img20.jpg


ID
704038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a hidráulica e hidrologia aplicadas, julgue os itens subsequentes.

A equação de Manning permite o cálculo da profundidade normal de um canal.

Alternativas
Comentários
  • fórmula de Manning[1] é uma expresão do denominado coeficiente de Chézy C utilizado na fórmula de Chézy para o cálculo da velocidade da água em canais abertos e tubulações:

    A expresão mais comum da fórmula de Manning é:

    C = \frac{1} {n}  R(h)^{1/6}

    onde:

    • \ C = coeficiente de Manning, que se aplica na fórmula de ChézyV(h) = C  {\sqrt {R(h) * J}}
    • \ R(h) = raio hidráulico, em m, função do tirante hidráulico h
    • \ n é um parâmetro que depende da rugosidade da parede
    • \ V(h) = velocidade média da água en m/s, que é função do tirante hidráulico h
    • \ J = a pendente da linha d'água em m/m
  • Onde na fórmula de Manning que permiti calcular o tirante de agua no canal??
  • CERTA

     

    V = 1/n (Rh^1,5) (I^0,5), onde :

    V : velicidade média (m/s)

    n : coeficiente de atrito de Manning (depende da natureza da parede)

    Rh : raio hidráulico (m) = área molhada/perímetro molhado

    I : declividade de fundo de canal (m/m)

     

  • Uma outra maneira de ver a fórmula de Manning

    Quando não se conhece a profundidade normal, pode-se usar a fórmula desta maneira:

     

    Q x n  = A x (Rh)^2/3

    (I)^1/2

     

    onde:

    Q = vazão

    n = coeficiente de rugosidade de Manning

    A = àrea

    Rh = Raio Hidráulico

    I = Declividade do canal


ID
704041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a hidráulica e hidrologia aplicadas, julgue os itens subsequentes.

Lençol freático é o confinado entre duas camadas impermeáveis, sendo a pressão na superfície superior diferente da atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • Esta definição se aplica ao lençol cativo, ou artesiano. O lençol freático caracteriza-se por sua superfície livre estar sujeita à pressão atmosférica.
  • Lençol freático é aquela água que encontramos quando escavamos um solo e apos alguns metros aparece água.
  • ERRADO

    Há 2 tipos de Lençóis:

    a) LENÇOL FREÁTICO: quando a sua superfície é livre e está sujeita à pressão atmosférica.

    b) LENÇOL CATIVO:  quando está confinado entre duas camadas impermeáveis, sendo a pressão na superfície superior diferente da atmosférica.

     

  • Há 2 tipos de Lençóis:

    a) LENÇOL FREÁTICO: quando a sua superfície é livre e está sujeita à pressão atmosférica.

    b) LENÇOL CATIVO:  quando está confinado entre duas camadas impermeáveis, sendo a pressão na superfície superior diferente da atmosférica.


ID
704044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a perícia e elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

Uma opinião ou esclarecimento técnico emitido por profissional legalmente habilitado sobre o assunto de sua especialidade é considerado parecer técnico.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13752 - item 3.59

  • NBR 13752 

    3.59 Parecer técnico

    Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.


ID
704047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a perícia e elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

Laudo de vizinhança e laudo de inspeção predial são exemplos de laudos técnicos.

Alternativas
Comentários
  • LAUDO DE VISTORIA DE VIZINHANÇA

     

    -> tem por objetivo evitar que imóveis residenciais ou comerciais sofram danos provocados por obras executadas no seu entorno.

    -> Ele é produzido antes mesmo das etapas de movimentação de terra e de fundações

    -> precedido por uma inspeção que pode ser feita por engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações.

     

     

    LAUDO DE INSPEÇÃO PREDIAL

     

    -> é feito quando o edifício está fora da garantia da construtora

    -> Por solicitação do condomínio

    ->  identifica quais são as áreas mais críticas do imóvel.

    -> A vistoria vai desde a caixa d’água até o subsolo, passando por todas as áreas comuns, inclusive a fachada.

    -> “É um verdadeiro raio X, podendo aparecer trincas, vazamentos ou anomalias elétricas. 

     

    Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/laudo-de-vistoria-de-vizinhanca-traz-direitos-e-deveres-de-construtor-e-vizinhos_12133_0_0

     

     

     

     

                                                                   VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.


ID
704050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a perícia e elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

Apesar de ser um documento técnico, o laudo deve ter uma linguagem clara e objetiva, compreensível a leigos.

Alternativas
Comentários
  • Até porque o próprio Juiz é um leigo.


ID
704053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação a perícia e elaboração de relatórios técnicos, pareceres e laudos periciais, julgue os itens que se seguem.

Por tratar de assuntos técnicos, o laudo pode enveredar por questões jurídicas.

Alternativas
Comentários
  • Essas são os significados da palavra enveredar encontradas por mim na internet:

     

    Avançar ou continuar por uma vereda;

    Ir ou prosseguir para certo local;

    Efetuar ou realizar uma determinada hipótese ou opção; avançar de acordo com certa orientação;

    Dirigir-se, encaminhar-se ou encarreirar-se para

    Seguir por vereda, por um caminho geralmente estreito: o carro enveredou mato adentro.

    Tomar rumo, seguir certo caminho;

    encaminhar-se: enveredou pela ponte.[Figurado]

    Seguir determinado destino: enveredou pelo caminho do mal.

     

    Agora te pergunto qual a razão disso? Que coisa ridícula...até com acesso à internet a frase fica complicada de entender!

  • Gab. Errado

     

    Não dá para misturar. O técnico é técnico. Deixe a parte jurídica para quem acusa, se defende ou julga. 

     

    Josué: As bancas cobram cada uma, né?! hahahhaha... Mas é assim, mesmo. Aqui vc cresce. Nunca me esqueço de uma questão que dizia "lançar mão": a princípio pensava que era "dispensar" por analogia a "abrir mão disto ou daquilo"... mas significa justamento o contrário "usar"...

    Sobre as veredas soube do significado pela bíblia:

    "Reconhece o SENHOR em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas." provérbios 3:6. 

  • O perito não possui competência jurisdicional

  • Ora, se um juiz solicita a um perito que realize um laudo para auxiliá-lo na solução de um conflito entre duas partes, não teria este laudo enveredado por caminhos jurídicos? Há uma falta consideração dessa interpretação mais abrangente, o CESPE optou pela visão mais rasa da assertiva.

  • Muito estranho esse gabarito!Ele tem que levar em consideração as questões jurídicas sim, vejam:  

    O perito, ao tomar ciência de todas as questões existentes nos autos, assim como de toda a documentação apensa, deverá verificar as questões em litígio, relacionar os bens que precisarão ser vistoriados, definir quais os exames eventualmente necessários e que documentação nos autos do processo deverá requisitar para esclarecer as questõesexistentes.

    Um laudo pericial bem redigido deve contemplar, ordenadamente, os seguintes tópicos:

    • Identificação -A primeira página do laudo pericial deverá conter os dados processuais que o identificam.
    • Histórico Processual O profissional deverá, de forma sintética, relacionar todos os fatos relevantes que compõem o histórico do processo, inclusive destacando os pedidos da parte autora, as contra razões do réu, esclarecendo qual é o escopo do seu trabalho.
    • (...)

     Fonte: Perícias de engenharia : a apuração dos fatos / Simone Feigelson Deutsch. 2. ed


ID
704056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

Caso o cliente contrate outro engenheiro como responsável técnico pela execução, o autor do projeto estrutural pode ser impedido de acompanhar a execução da obra.

Alternativas
Comentários
  • CORREIOS/2011/CESPE -- CERTA

    Q132486


ID
704059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

Nas obras em andamento, é obrigatório constar, no Livro de Ordem, a orientação de execução, mediante a determinação de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO N° 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009 em que estabelece a obrigatoriedade do diario de obras.

  • RESOLUÇÃO N° 1.024, DE 21 DE AGOSTO DE 2009.

    Art.4, parágrafo 1, V

  • Resolução 1.094/2017

    § 1º Serão registradas no Livro de Ordem informações tais como:

    I - dados do empreendimento, de seu proprietário, do responsável técnico e da respectiva ART;

    II - as datas de início e de previsão da conclusão da obra ou serviço;

    III - as datas de início e de conclusão de cada etapa programada;

    IV - os relatos de visitas do responsável técnico;

    V - o atual estágio de desenvolvimento do empreendimento no dia de cada visita técnica;

    VI - orientação de execução, mediante a determinação de providências relevantes para o cumprimento dos projetos e especificações;

    VII - acidentes e danos materiais ocorridos durante os trabalhos;

    VIII - nomes de empresas e prestadores de serviço contratados ou subcontratados, caracterizando seus encargos e as atividades, com as datas de início e conclusão, e números das ARTs respectivas;

    IX - os períodos de interrupção dos trabalhos e seus motivos, quer de caráter financeiro ou meteorológico, quer por falhas em serviços de terceiros não sujeitas à ingerência do responsável técnico;

    e

    X - outros fatos e observações que, a juízo ou conveniência do responsável técnico pelo empreendimento, devam ser registrados.


ID
704062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

Cabe à fiscalização do CREA, ao visitar a obra ou serviço, consignar a visita no Livro de Ordem e recolher as primeiras vias já preenchidas.

Alternativas
Comentários
  • Resolução 1024/2009 confea 

    Art. 1º Fica instituído o Livro de Ordem, nos termos da presente resolução, que passa a ser de uso obrigatório

    nas obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais

    profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea.


    Art. 8º A fiscalização do Crea, ao visitar a obra ou serviço, consignará esse fato no Livro de Ordem e recolherá

    as primeiras vias já preenchidas, anexando-as em seus relatórios.

  • "O livro de Ordem é um instrumento de fiscalização que possibilita verificar a autoria dos projetos e a existência do responsável técnico pelas obras e serviços. Ele permite constatar a efetiva e real participação do profissional nas atividades e empreendimentos de engenharia e agronomia."

     

    http://www.creaba.org.br/Imagens/FCKimagens/06-2017/LIVRO%20DE%20ORDEM%20CREA-BA_WEB(1).pdf

     

     

     

    "O livro de ordem é a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço. O Livro de Ordem deverá conter o registro de todas as ocorrências relevantes do empreendimento onde houver a participação de profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geografia, da Geologia e da Meteorologia, nível superior e ou médio."

     

    https://www.crea-rj.org.br/livro-de-ordem-de-obras-e-servicos/

  • A Resolução n° 1.024 de 21 de agosto de 2009, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), determina a adoção obrigatória, por parte de todos os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea, do Diário de Obra ou Livro de Ordem.

  • Questão desatualizada, desde 2018 está em vigor a resolução 1.094 a qual nao fala sobre tal situação.

  • A nova resolução não trata mais do tema em questão.


ID
704065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

A anotação de responsabilidade técnica define, perante a fiscalização do CREA, os responsáveis técnicos por empreendimentos de engenharia, restringindo-se à esfera administrativa e sem efeitos legais.

Alternativas
Comentários
  • A A.R.T. é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea​.

  • hmmm
    se está na lei como não tem efeitos legais?

  • sem efeitos legais = zé pedreiro


ID
704068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

Em contratos públicos, desde que investido de atribuição funcional pública, o engenheiro fiscal está dispensado de anotação de responsabilidade técnica para o exercício de suas atribuições.

Alternativas
Comentários
  • A respectiva ART não pode ser dispensada.


ID
704071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à legislação profissional pertinente ao Sistema
CREA/CONFEA, julgue os seguintes itens.

A colocação e a manutenção de placas nas obras, com o nome do responsável técnico, são obrigatórias durante toda a fase de execução.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 250, DE 16 DEZ 1977

    Art. 2o – As placas de identificação do exercício profissional, deverão, obrigatoriamente, permanecer na obra, instalação ou serviço, enquanto durar a atividade técnica correspondente.


ID
704074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Acerca das licitações públicas, julgue os itens a seguir.

Um dos critérios de desempate no processo licitatório de bens e serviços é a preferência por empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia no país.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666 Art. 3o - A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.


    § 2o Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:


    I - (Revogado pela Lei nº 12.349, de 2010)

    II - produzidos no País;

    III - produzidos ou prestados por empresas brasileiras.

    IV - PRODUZIDOS OU PRESTADOS POR EMPRESAS QUE INVISTAM EM PESQUISA E NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA NO PAÍS.


ID
704077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Acerca das licitações públicas, julgue os itens a seguir.

Para garantir o princípio da isonomia, segundo legislação pertinente, não é permitido que o autor do projeto básico participe da licitação da obra ou serviço com as funções de supervisão e fiscalização.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666 Art. 9o - Não poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários:


    I - o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;


    § 1o É PERMITIDA A PARTICIPAÇÃO DO AUTOR DO PROJETO ou da empresa a que se refere o inciso II deste artigo, na licitação de obra ou serviço, ou na execução, como consultor ou técnico, NAS FUNÇÕES DE FISCALIZAÇÃO, SUPERVISÃO OU GERENCIAMENTO, exclusivamente a serviço da Administração interessada.


ID
704080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca das licitações públicas, julgue os itens a seguir.

O prazo mínimo para empreitada integral entre a divulgação do edital e o recebimento de propostas é de 30 dias corridos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:
    Art. 21.  Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, embora realizados no local da repartição interessada, deverão ser publicados com antecedência, no mínimo, por uma vez:
    (...)

    § 2o  O prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento será:

    I - quarenta e cinco dias para:
    (...)
    b) concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço".
  • ERRADO

     

    empreitada integral não é modalidade

  • Se for um pregão cuja modalidade seja empreitada integral pode ser 8 dias.

    Por exemplo

  • 45 dias

  • Prazos só se falasse em modalidade:
    Concorrência;
    Tomada de preço;
    Convite;

    Concurso;
    Leilão;


ID
704083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Acerca das licitações públicas, julgue os itens a seguir.

Todo o processo licitatório é público, com exceção do sigilo do conteúdo das propostas dos licitantes até a sua abertura.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: TRT - 17ª Região (ES)

    Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

     

    Com relação aos princípios e à inexigibilidade de licitação, julgue os próximos itens.



    Em atenção ao princípio da publicidade, as licitações não podem ser sigilosas, sendo públicos e acessíveis os atos de seu procedimento, com exceção do conteúdo das propostas, que devem permanecer em sigilo até a respectiva abertura.

     

    CERTO

  • Gabarito: CERTO

     

    Vinculação ao Instrumento Convocatório: O EDITAL (ou convite) constitui a lei interna da licitação e, por esse motivo, vincula aos seus termos tanto a Administração como os particulares. Nesse contexto, a vinculação ao instrumento convocatório trata – se de princípio básico de toda licitação, cuja a inobservância enseja nulidade do procedimento. Este princípio está mencionado de forma explícita no artigo 3º da Lei nº 8.666/93, dispõe da seguinte forma: “A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.” Portanto, tem como um de seus objetivos disciplinar o procedimento adequado ao estudo e julgamento das propostas. Tal princípio, no entanto, não é absoluto. O poder judiciário poderia interpretar o sentido das normas fixadas no edital, de modo a evitar o excessivo rigor das cláusulas editalícias que venham a afastar possíveis proponentes em prejuízo à finalidade da administração pública.

     

    O sigilo da proposta só existe até a data de sua regular abertura. Após a abertura do envelope da proposta, na sessão própria para tal, o seu conteúdo passa a receber, como todo o restante do processo, o tratamento de ampla publicidade, devendo ser divulgado a qualquer interessado.

  • PRINCÍPIO DO SIGILO DAS PROPOSTAS

    -Que serão sigilosas até o momento da ABERTURA das mesmas.

    (obs: NÃO é a Licitação que é sigilosa, apenas as propostas até abertura)


ID
704086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto a contratos públicos.

Em caso de não haver informações confiáveis para a elaboração de um cronograma de execução preciso, o prazo de vigência do contrato é indeterminado até que a deficiência seja sanada.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666, Art. 57, § 3o : É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.

ID
704089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto a contratos públicos.

Para se garantir a lisura do processo licitatório durante a execução do objeto, o termo de contrato é indispensável em contratações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666, Art. 62, § 4o : É dispensável o "termo de contrato" e facultada a substituição prevista neste artigo, a critério da Administração e independentemente de seu valor, nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive assistência técnica.

ID
704092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto a contratos públicos.

Para obras e serviços de grande vulto e alta complexidade, cabe à contratante definir o seguro garantia como modalidade de garantia contratual.

Alternativas
Comentários
  • Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 1o  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda; (Redação dada pela Lei nº 11.079, de 2004)

    II - seguro-garantia; (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    III - fiança bancária. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 8.6.94)

    § 2o  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 3o  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994) 

  • Quem define é a contratada.


ID
704095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto a contratos públicos.

Ao final do contrato, a garantia contratual não utilizada pela fiscalização para cobrir prejuízos causados pelo contratado deve ser recolhida para a conta do Tesouro Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666 - Art 56

    § 4o  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.


ID
704098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

É permitido que objetos pesados sejam removidos mediante lançamento em queda livre, desde que sejam lançados em calhas fechadas.

Alternativas
Comentários
  • 18.5.7. Objetos pesados ou volumosos devem ser removidos mediante o emprego de dispositivos mecânicos, ficando proibido o lançamento em queda livre de qualquer material.
  • Mas o que seriam Objetos pesados ?
    Pois no outro item a NR fala o seguinte: "18.5.8 A remoção dos entulhos, por gravidade, deve ser feita em calhas fechadas de material resistente, com inclinação máxima de 45º (quarenta e cinco graus), fixadas à edificação em todos os pavimentos."


ID
704101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

As paredes não podem ser demolidas antes da estrutura, exceto quando esta for metálica ou de concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • 18.5.13. As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado.
  • NR18

    18.5.13. As paredes somente podem ser demolidas antes da estrutura, quando esta for metálica ou de concreto armado


ID
704104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

Em detonações de rocha, onde todos os acessos estão sinalizados e o blaster possui plena visão do local de detonação, o aviso sonoro é dispensável.

Alternativas
Comentários
  • 18.6.19 Nas detonações é obrigatória a existência de alarme sonoro.

     

ID
704107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

Apesar de poder facilitar a evacuação em caso de incêndio ou outra emergência, a colocação de escadas de mão nas proximidades das áreas de circulação é proibida.

Alternativas
Comentários
  • NR 18:

    18.12.5.5 É proibido colocar escada de mão:
    a) nas proximidades de portas ou áreas de circulação;
    b) onde houver risco de queda de objetos ou materiais;
    c) nas proximidades de aberturas e vãos.
  • SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

     

    Os locais de trabalho deverão dispor de saídas, em número suficiente e dispostas, de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

     

    A largura mínima das aberturas de saída deverá ser de 1,20m (um metro e vinte centímetros).

     

    O sentido de abertura da porta não poderá ser para o interior do local de trabalho.

     

    Onde não for possível o acesso imediato às saídas, deverão existir, em caráter permanente e completamente desobstruídos, circulações internas ou corredores de acesso contínuos e seguros, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros).

     

    Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos.

     

    As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.

     

    As saídas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho, não se tenha de percorrer distância maior que 15m (quinze metros) nos de risco grande e 30m (trinta metros) de risco médio ou pequeno.

     

    Estas distâncias poderão ser modificadas, para mais ou menos, a critério da autoridade competente em segurança do trabalho, se houver instalações de chuveiros sprinklers, automáticos, e segundo a natureza do risco.

     

    As saídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus; as passagens serão bem iluminadas.

     

    Os pisos, de níveis diferentes, deverão ter rampas que os contornem suavemente e, neste caso, deverá ser colocado um "aviso" no início da rampa, no sentido do da descida.

     

    Escadas em espiral, de mãos ou externas de madeira, não serão consideradas partes de uma saída.

     

    SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

  • Pessoal, existe divergencias entre a NR-23 e a 9077. Cuidado!!

    Ex:9077

    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem
    ser as seguintes:
    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem
    e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado
    o disposto a seguir;

  • "...Apesar de facilitar a evacuação em caso de incêndio..." gabarito CERTO

    Isso quer dizer que escada de mão facilita evacuação... mas pra mim dificulta quando comparada a escadas fixas


ID
704110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

O operador do equipamento de bombeamento de concreto não precisa visualizar o local de lançamento, desde que se utilize um sistema de sinalização ou comunicação, para que o operador seja informado do início e do fim do lançamento.

Alternativas
Comentários
  • 18.14.4 Quando o local de lançamento de concreto não for visível pelo operador do equipamento de transporte ou bomba de concreto, deve ser utilizado um sistema de sinalização, sonoro ou visual, e, quando isso não for possível deve haver comunicação por telefone ou rádio para determinar o início e o fim do transporte. 


ID
704113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base na norma regulamentadora NR 18, do Ministério do
Trabalho e Emprego, julgue os itens subsequentes quanto à
implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de
segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de
trabalho na indústria da construção.

Por serem consideradas obras de pequeno vulto e baixo risco para os empregados, construções de um pavimento com até 30 trabalhadores estão dispensadas da elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção — PCMAT.

Alternativas
Comentários
  • NR 18:
    18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT
    18.3.1. São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.
  • 18.3 Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT

    18.3.1 São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

     

    18.3.1.1 O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR 9 - Programa de Prevenção e Riscos Ambientais.

     

    18.3.1.2 O PCMAT deve ser mantido no estabelecimento à disposição do órgão regional do Ministério do Trabalho - MTb.

     

    18.3.2 O PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.

     

    18.3.3 A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.

     

    18.3.4 Documentos que integram o PCMAT:

    a) memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações, levando-se em consideração riscos de acidentes e de doenças do trabalho e suas respectivas medidas preventivas;

    b) projeto de execução das proteções coletivas em conformidade com as etapas de execução da obra;

    c) especificação técnica das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas;

    d) cronograma de implantação das medidas preventivas definidas no PCMAT;

    e) layout inicial do canteiro de obras, contemplando, inclusive, previsão de dimensionamento das áreas de vivência;

     

    f) programa educativo contemplando a temática de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

     

    Fonte: NR 18

     

     

                                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • ERRADA! 

    20 TRABALHADORES OU MAIS A ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO É OBRIGATÓRIA. 

  • Não vai confundir com CIPA !!


ID
704116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens a seguir.

Na utilização do modelo de regressão linear, a verificação da normalidade pode ser realizada pelo exame do histograma de resíduos amostrais padronizados.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653-2:

    Anexo A:

    A.2.2.2 Normalidade

    A verificação da normalidade pode ser realizada, entre outras, por uma das seguintes formas:

    a) pelo exame de histograma dos resíduos amostrais padronizados, com o objetivo de verificar se sua forma guarda semelhança com a da curva normal;

  • A.2.1.2 Normalidade

     

    A verificação da normalidade pode ser realizada, entre outras, por uma das seguintes formas:

     

    a) pelo exame de histograma dos resíduos amostrais padronizados, com o objetivo de verificar se sua forma guarda semelhança com a da curva normal;

     

    b) pela análise do gráfico de resíduos padronizados versus valores ajustados, que deve apresentar pontos dispostos aleatoriamente, com a grande maioria situados no intervalo [ -2; +2 ].

     

    c) pela comparação da freqüência relativa dos resíduos amostrais padronizados nos intervalos de [ -1; +1 ], [ -1,64; +1,64 ] e [ -1,96; +1,96 ], com as probabilidades da distribuição normal padrão nos mesmos intervalos, ou seja, 68 %, 90 % e 95 %;

     

    NBR 14653-2


ID
704119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens a seguir.

Quanto ao tipo, o imóvel pode ser classificado em comercial, industrial ou residencial.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653:

    5.2 Quanto ao tipo do imóvel, entre outros:


    a) terreno (lote ou gleba);
    b) apartamento;
    c) casa;
    d) escritório (sala ou andar corrido);
    e) loja;
    f) galpão;

    g) vaga de garagem;
    h) misto;
    i) hotéis e motéis;
    j) hospitais;
    k) escolas;
    l) cinemas e teatros;
    m) clubes recreativos;
    n) prédios industriais
  • A questão estaria correta, se no lugar de "quanto ao tipo" fosse quanto ao uso.
  • 5 Classificação dos imóveis urbanos

     

    5 5.1 Quanto ao uso

     

    a) residencial;

    b) comercial;

    c) industrial;

    d) institucional;

    e) misto.

     

    5.2 Quanto ao tipo do imóvel

     

    a) terreno (lote ou gleba); b) apartamento; c) casa; d) escritório (sala ou andar corrido); e) loja; f) galpão; g) vaga de garagem; h) misto; i) hotéis e motéis; j) hospitais; k) escolas; l) cinemas e teatros; m) clubes recreativos; n) prédios industriais.

     

    5.3 Quanto ao agrupamento dos imóveis

     

    a) loteamento;

    b) condomínio de casas;

    c) prédio de apartamentos;

    d) conjunto habitacional (casas, prédios ou mistos);

    e) conjunto de salas comerciais;

    f) prédio comercial;

    g) conjunto de prédios comerciais;

    h) conjunto de unidades comerciais;

    i) complexo industrial.

     

    NBR 14653-2


ID
704122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens a seguir.

A vistoria por amostragem aleatória é permitida para a avaliação de um conjunto de unidades autônomas padronizadas.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653:

    7.3.5.1 Vistoria por amostragem


    Na avaliação de conjunto de unidades autônomas padronizadas, é permitida vistoria interna por amostragem aleatória de uma quantidade definida previamente pelas partes ou, se houver omissão no contrato, de um percentual mínimo de 10% do total das unidades de cada bloco ou conjunto de unidades de mesma tipologia.
  • 7.3 Vistoria

    7.3.5 Situações especiais

    7.3.5.1 Vistoria por amostragem

    Na avaliação do conjunto de unidades autônomas padronizadas, é permitida vistoria interna por amostragem aleat´roia de uma quantidade definida previamente pelas partes ou, se houver omissão no contrato, o engenheiro de avaliações deve definir o tamanho da amostra utilizando critéiros estatísticos.

     

    O engenheiro que defini o tamanho das amostras, caso haja omissão no contrato. 

     

    NBR 14653 - 2 - atualizada em 2011 


ID
704125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto à avaliação de imóveis urbanos, julgue os itens a seguir.

A depreciação física de um imóvel pode ser calculada com base na aplicação de um coeficiente de depreciação.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14653:

    8.3.1.3 Depreciação física

    O cálculo da depreciação física pode ser realizado de forma analítica . por meio de orçamento necessário à recomposição do imóvel na condição de novo . ou por meio da aplicação de coeficiente de depreciação, que leve em conta a idade e o estado de conservação. Esse coeficiente deve ser aplicado sobre o valor depreciável.

  • certo!

    esse coefciente pode ser aquele tabelado por Ross-Heidecke

     

    :)

  • 8.3.1.3 Depreciação física

     

    O cálculo da depreciação física pode ser realizado de forma analítica . por meio de orçamento necessário à recomposição do imóvel na condição de novo . ou por meio da aplicação de coeficiente de depreciação, que leve em conta a idade e o estado de conservação. Esse coeficiente deve ser aplicado sobre o valor depreciável.

     

    NBR 14653


ID
704128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue os itens subsequentes

As receitas de capital aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, porém não provocam efeito sobre o patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual Técnico de Orçamento 2012:

    Receitas de Capital: aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.
  • Questão cabia recurso. As transferências de capital que são receitas de capital são receitas efetivas 

  • QUESTÃO MAL CLASSIFICADA: AFO

  • Nas receitas correntes, o Estado recebe e fica mais rico (afeta o PL, só entrou). Já nas receitas de capital, O Estado aliena (vende) um bem e recebe a grana (há uma permuta, não afeta o PL).

  • De acordo com o MTO de 2023:

    Receitas de Capital: aumentam as disponibilidades financeiras do Estado. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido

    Portanto, a questão está correta.

    Bons estudos!!!


ID
704131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Quanto aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue os itens subsequentes

Exercícios anteriores representam os saldos positivos de recursos, devido a uma arrecadação tributária realizada no ano anterior superior à prevista.

Alternativas
Comentários
  • Em sentido geral, exercícios financeiros anteriores ao presente. Em sentido específico, a expressão é usada como abreviatura de “Despesas de Exercícios Anteriores”, modalidade específica de despesas previstas no art. 37 da Lei Federal nº. 4.320, de 17 de março de 1964. Segundo o mencionado dispositivo legal, nesta modalidade, inserem-se as despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente. Tais despesas poderão ser pagas à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elemento, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica.

  • Errado

    Conforme previsto no art. 43 da Lei nº 4.320/1964, o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior constitui fonte para abertura de crédito adicional. Tais valores não são considerados na receita orçamentária do exercício de referência nem serão considerados no cálculo do déficit ou superávit orçamentário já que foram arrecadados em exercícios anteriores. Apresenta valores somente nas colunas Previsão Atualizada e Receita Realizada e deverá corresponder ao valor utilizado para a abertura de créditos adicionais e valor efetivamente utilizado para o empenho de despesas, respectivamente. 

  • Não necessariamente. É possível ter excesso de arrecadação e ao mesmo tempo excesso de despesas, fazendo com que o saldo do exercício anterior seja deficitário.

    Também seria possível o aumento da arrecadação tributária com decréscimo de receitas de outras fontes.


ID
704134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto aos princípios de planejamento e de orçamento público, julgue os itens subsequentes

Segundo o princípio da exclusividade, a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e as despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

Alternativas
Comentários
  • Principio

    da exclusividade : REGRA = o orçamento deve conter apenas previsão de receita e fixação de despesas.
                                                       EXCEÇÂO = autorização de créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por antecipação de receita orçamentária.


    da universalidade : o orçamento deve conter todas as receitas e despesas referentes aos poderes da União. seus fundos, órgãos e entidades administração  direta e indireta
  • Questão de AFO e não Engenharia Civil

  • Mauricio, questao de AFO mas sao cobradas nas provas de engenharia civil sim! Classificação correta!

  • Nesse edital esse conteúdo é de "Princípios de planejamento e de orçamento público"


ID
704137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que o conhecimento acerca da elaboração de
orçamento de obras é de fundamental importância para avaliação da
justeza do preço da obra, julgue os itens a seguir.

A depreciação linear representa a depreciação real do valor de um equipamento durante a sua vida útil.

Alternativas
Comentários
  • A depreciação pode ser real ou teórica. A depreciação real é a diferença do preço de um bem novo e seu valor de revenda, após períodos de uso, enquanto a depreciação teórica é baseada em tempo de uso e critérios de desvalorização. A depreciação real é de difícil cálculo, pois seria necessária uma avaliação de todo o patrimônio da empresa a cada depreciação realizada.

    Com esse entendimento, constata-se que o certo seria teórico ao invés de real.   Alguém discorda??
  • Esse método linear de depreciação não representa o que ocorre na realidade com os equipamentos.

    Segundo o autor Limmer : " o método linear resulta em serem os valores de depreciação calculados muito baixos nos primeiros anos da vida útil do equipamento e muito altos nos últimos anos. O que acontece na realidade é que no início da sua vida útil, a depreciação real é maior, diminuindo rapidamente à medida que o equipamento perde valor com a idade."

    Nesse site também explica isso.: http://slideplayer.com.br/slide/3669166/

    " Método de depreciação linear : apesar de sua extrema simplicidade, este método é bastante impreciso, pois a depreciação de máquinas e equipamentos não é função linear do tempo, sendo mais acentuada no princípio do que nos últimos anos da vida estimada, devido ao desgaste, insegurança e pela perda de garantia, cujo valor se somava ao preço do equipamento quando novo."

     

  • Apropriação de custos = real

  • A depreciação linear não representa a depreciação real do equipamento, embora seja utilizada.

  • Até pq a depreciação, na pratica, não se comporta linearmente. Posso ter um ano que o uso seja mais acentuado que em outro ou um fator externo ao uso que afete o equipamento.


ID
704140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que o conhecimento acerca da elaboração de
orçamento de obras é de fundamental importância para avaliação da
justeza do preço da obra, julgue os itens a seguir.

Durante a elaboração do orçamento de determinada obra, a quantidade e os valores dos demais contratos em andamento da empresa construtora afetam o cálculo de bonificações e despesas indiretas (BDI).

Alternativas
Comentários
  • Sim, considerando a mesma adm Central para administrar vários contratos.

  • bem pensado Cristiano!

    o orçamentista pode considerar no orçamento, uma só obra para pagar todas as despesas da administração central com as outras obras

  • quanto mais contratos maior será a despesa da adm central oq influenciará na composiçao do BDI


ID
704143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando que o conhecimento acerca da elaboração de
orçamento de obras é de fundamental importância para avaliação da
justeza do preço da obra, julgue os itens a seguir.

A elaboração do orçamento detalhado é condição necessária e suficiente para obtenção do fluxo de despesas da obra.

Alternativas
Comentários
  • quando estamos falando de gestão, quanto mais dados para gerir melhor.

    Não há que se dizer em suficiência em instrumentos gestores, quanto mais melhor, não há um limite

     

    questão errada

  • Necessária mas não suficiente....