SóProvas



Prova CESPE - 2015 - TRE-MT - Conhecimentos Gerais para o Cargo 7


ID
1763782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Um dos campos visíveis dessas transformações é o casamento entre representação e democracia. É possível afirmar que, até então, em nenhum momento, a representação democrática — fundada em um sistema de checks and balances e de delegação universal da soberania dos indivíduos — havia sido constituinte das relações entre Estado e sociedade no país ou havia tido primazia sobre as demais formas de se pensar e estruturar a representação. Tampouco haviam surgido alternativas capazes de contestar o exercício da representação restrito à esfera estatal e de repensar a dualidade Estado e sociedade.
O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular. Como se pode perceber, as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral e estatal da representação, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político. 

Debora Rezende de Almeida. Pluralização da representação política e legitimidade democrática: lições das instituições participativas no Brasil. In: Opinião Pública, vol. 20, n.º, Campinas, jan.-abr./2014. Internet : < www . scielo .br > ( com adaptações ) .

Assinale a opção correta, de acordo com as ideias do texto.

Alternativas
Comentários
  • "A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade."

    discordo que o gabarito seja letra D, pois de acordo com o texto, a transição democrática não foi promovida apenas na década de 80 do século passado.

  • Detesto discordar do gabarito, mas a `D` não poderia ser, pois o texto não especifica em que década se deu o regime militar(a partir de 64) ou a transição democrática (a partir de 74). apesar de ter citado as datas, só para reforçar a minha opinião, não era necessário, pois basta saber que o texto não especificou o intervalo temporal da transição democrática ou do regime militar.

  • Letra (d)


    a) Assim como as eleições, várias formas descentradas de manifestação da pluralidade foram consideradas importantes. As eleições foi apenas uma destas.


    b)


    c) Houve uma transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988.


    d) Certo. A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade.


    e) Interferiu, pois o cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação.

  • Não entendi o porquê de não ser a "A".

  • Indiquem para o professor comentar. 

    Gostaria de saber o porquê da "a" estar errada. O comentário do colega Tiago, ao meu ver, só reforçou a alternativa estar certa.
  • Minha cabeça está para explodir.
    d) não pode ser considerada correta porque" A relação entre o Estado e a sociedade foi muito alterada com a transição democrática promovida na década de 80 do século passado.", década de 80 se refere ao período de 1980 a 1989, e como no texto diz que ela foi iniciada no Regimi Militar nós sabemos que ele foi de 1964 a 1985, porém em nenhum momento o texto deixa claro em qual momento a transação foi iniciada, se foi na década de 60, 70 ou 80 só que ela se consolido em 1988.
    Marquei a A e errei. Aos que estão respondendo esta questão, peçam comentário do professor aí!

  • Peter tambem marquei a letra A como resposta. Não entendi ser a letra d o gabarito.

    Pessoal vamos indicar para comentário!!!!!

  • Vou explicar meu ponto de vista: Na década de 80, ou seja precisamente O cenário político pós-1988 foram implantados muitos direitos: consolidação do sufrágio universal, reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado dentre tantos outros. sendo profundamente modificado.

    A- não marquei pois infere-se, deduz...não podem ser consideradas mais importantes do que os demais.

     

  • Letra D.

    A questão não menciona que a transição democrática ocorreu apenas no final dos anos 80. A assertiva simplesmente diz que houve mudanças nas relações entre Estado e sociedade durante a transição do regime militar para a CF/88. 

  • Não poderia ser a alternativa "A" pq os outros momentos de julgamento político são tão importantes quanto as eleições.

  • Não consigo enxergar o erro do item A, nos ultimos periodos do texto fala exatamente o que tá dito na assertiva ué.
    (...) as mudanças não ficaram restritas à dimensão eleitoral (...). A consolidação do sufrágio universal, como meio de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade, as quais situam as eleições como apenas um dos momentos de julgamento político.

    Alguém poderia explicar melhor?!

  • Baixaria

  • Adriana Rolim, eu também fiquei muito na dúvida entre a alternativa A e a D, no entanto, no texto ele não diz que as eleições não podem ser consideradas mais importantes, já o que é afirmado na alternativa D, está claro no texto nesta passagem: "O cenário político pós-1988 é completamente diverso", e também mais adiante: " Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos.

  • Gente, o texto deixa claro sim o momento de mudança;

    "O cenário político pós-1988 é completamente diverso. A democracia deixa de ser uma ideia subjacente para se tornar a ideia-força organizadora da representação. Nesse processo, o sistema político passou por um movimento intenso de inovação institucional marcado pela pluralização do sistema partidário, pela democratização do sistema eleitoral, pela reorganização político-administrativa do país, pela ampliação das responsabilidades do Estado no provimento de direitos sociais e pela criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular".

     

    É interpretação que tá faltando!

    PELAMORDEDEUS!!!!

     

  • Acertei a questão, a D pareceu a mais certa. Mas o processo começou em 79, com a anistia. (Lei 6.683/79). 

  • O comentário do Alexandre foi ridículo nessa questão

  • B) A criação de canais variados de interação entre o Estado e a sociedade e de expressão da soberania popular foi determinante para a consolidação do sufrágio universal. ERRADO

    " A consolidação do sufrágio universal, COMO MEIO de influência do cidadão na esfera pública, veio acompanhada de formas descentradas de manifestação da pluralidade,..."

    NÃO FOI A CRIAÇÃO DE CANAIS VARIADOS DE INTERAÇÃO ENTRE O ESTADO E A SOCIEDADE QUE CONSOLIDARAM O SUFRÁGIO UNIVERSAL.

    O SUFRÁGIO UNIVERSAL SERVIU COMO MEIO DE INFLUÊNCIA DO CIDADÃO NA ESFERA PÚBLICA.

  • Se levarmos em consideração que o regime militar acabou em 85 e em 88 foi feita uma nova CF, temos certeza que a década de 80 foi crucial para a transição...
  • DE ACORDO COM O TEXTO:

    O item A não está certo porque o texto não elenca o tamanho da importância das eleições, cita apenas que é um dos momentos.

    O item D é considerado correto pois, de acordo com o texto, as relações foram alteradas em decorrência da passagem do regime militar para a ascensão da constituição de 88, e essa transição se deu na década de 80, de acordo com o texto.

    Os nossos conhecimentos pré-concebidos não devem ser levados em conta quando a questão pede somente o que está no texto, independente de o texto ir de encontro ao que sabemos.

  • A transição democrática brasileira, que se iniciou no regime militar e se consolidou com a Constituição Federal de 1988, alterou profundamente a dinâmica das relações entre Estado e sociedade. Não vejo essa transição na década de 80 no texto.

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  

ID
1763785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.

  • Não existe padrão oficial de linguagem, mas sim padrão CULTO de linguagem.

  • Letra (b)


    A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem são características próprias dos expedientes oficiais, arroladas no Manual de Redação da Presidência da República. Tais características favorecem, é lógico, a clareza textual, no entanto jamais poderíamos garantir que, por seu emprego, o texto estaria livre de ambiguidade.


    Fonte: http://www.folhape.com.br/blogdosconcursos/?p=40535

  • Achei que invés de ''impessoalidade'' fosse ''conscisão'', mas ainda certei :P

  • Clareza= impessoalidade / concisão / padronicação + formalização = uniformidade / padrão culto. 

  • Essa até que foi fácil...

    A alternativa B está imcompleta mas não está errada

  • Letra (b)

    Não existe padrão oficial de linguagem, e sim padrão culto.

    Clareza= impessoalidade / concisão / padronização + formalização = uniformidade / padrão culto. 

  • Entre as características da redação oficial incluem-se a objetividade, a impessoalidade, e a informalidade.

  • essa questão está repetida no Qconcurso

ID
1763788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta a respeito das características gerais dos diversos tipos de comunicação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Gab: B


    MRPR

    3.4.2. Forma e Estrutura



    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário
    deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.



    Atenção ao termo "deve" a banca costuma utilizá-lo para confundir os candidatos.

  • a) A impessoalidade necessária aos textos oficiais é garantida pelo emprego adequado de pronomes de tratamento. ERRADA. O uso de pronomes de tratamento auxilia na impessoalidade, mas não garante por si só.

    b)No memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. CORRETA.

    c) Nos expedientes do padrão ofício, não se emprega vocativo. ERRADA. É no "Memorando" que o destinatário é identificado pelo cargo  (não há vocativo!). Memorando não tem vocativo, não tem endereço, não tem o nome do ocupante de cargo.

    d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Poder Judiciário, é suficiente, para a identificação do signatário, constar o cargo que ele ocupa, logo abaixo de sua assinatura. ERRADA

    e) Entre os vários tipos de fechos de comunicações, o mais recomendado e adequado é Respeitosamente. ERRADA.

     O fecho é usado em comunicações oficiais que respeitam o padrão ofício e tem por finalidade arrematar o texto (finalizar) e saudar o destinatário. Só há 2 tipos (para autoridades brasileiras): 

    Respeitosamente: de autoridade inferior para autoridade superior (pois precisa “mostrar respeito” pelo superior)

    Atenciosamente: de autoridade superior para autoridade inferior (pois não precisa “mostrar respeito”) e entre autoridades de mesma hierarquia


  • 3.4.2. Forma e Estrutura
    Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

    Exemplos:
    Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos.
    Portanto...
    ALTERNATIVA: B

  • Impessoalidade = 1) Sem impressões individuais na comunicação 2) Impessoadlidade de quem recebe (homogênea e impessoal) 3) impessoalidade quanto ao assunto. + CAFOCO! = GARANTIA DE IMPESSOALIDADE. 

    ClAreza

    Formalidade

    Objetividade

    COncisão

  • Q587828. Considerando as características formais e linguísticas dos expedientes oficiais, assinale a opção correta.

    a) Em um memorando, o destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa, e não pelo seu nome.  -- > Correta.

  • Exemplo de identificação do signatário:

    Assinatura - Imagine uma assinatura garranchosa ✔️

    Nome - Caio Nogueira

    Cargo - Técnico do Seguro Social

    Perceba o erro do item d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Poder Judiciário, é suficiente, para a identificação do signatário, constar o cargo que ele ocupa, logo abaixo de sua assinatura (o cargo vem logo abaixo do nome e não da assinatura).

  • a) O uso dos pronomes de tratamento auxilia na impessoalidade, mas não a garante.

     

    c) Nos expedientes do padrão ofício, apenas no memorando não se emprega vocativo.

     

    d) Nas comunicações oficiais emitidas por órgão do Judiciário, para a identificação do signatário, devem constar a assinatura, o nome e o cargo, nessa ordem.

     

    e) Há apenas dois tipos de fecho: atenciosamente e respeitosamente.

  • Nos expedientes do padrão ofício se emprega vocativo sim!


ID
1763791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção correta no que concerne às comunicações oficiais tratadas no Manual de Redação da Presidência da República.

Alternativas
Comentários
  • Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor alguma medida; ou

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

  • Não concordo com o gabarito!

    a) Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      1.informá-lo de determinado assunto;

      2.propor alguma medida;ou

       3.submeter a sua consideração projeto de ato normativo. ( repetindo a informação do nosso amigo Duda rp)

    b) e c) mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fatos da Administração Publica.

    d) O AVISO é expedido exclusivamente por Ministro de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o OFÍCIO é expedido para e pelas demais autoridades.

    e) memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

    Língua Portuguesa para concursos - Duda Nogueira - Pg 687
  • notifiquei o QC sobre esse erro grosseiro

  • Emitido exclusivamente por ministro de Estado = AVISO. Gabarito absurdamente errado.

  • Que isso ,gabarito A ,TÁ LOUCO QC e mesmo assim a finalidade não é só essa:


    Exposição de motivos é  dirigido ao Pres ou ao Vice para:

      1 informá-lo de determinado assunto

      2 propor    alguma medida

      3 submeter a sua consideração projeto de ato normativo.




  • A é a melhor escolha

    Ofício expedido para e pelas demais autoridades
  • Letra D esta errada.

    3.3.1. Definição e Finalidade

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.

    Letra A é melhor escolha na questão.



  • 4. Exposição de Motivos

    4.1. Definição e Finalidade

      Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor alguma medida; ou

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.

    OU ALGUÉM FAZ ALGO PRA ACABAR COM ESSE CESPE, OU OREMOS, POIS SÓ UM MILAGRE PRA PASSAR EM PROVAS COM ESSE TIPO DE BANCA.


  • Ava! Errei msm?! Mentalizar pensamento positivo senao infarto---#amocespe .

    A letra B é absurdamente falsa!

    A comunicação oficial de exclusividade de ministros é o aviso!

    A questão deveria ser anulada.

    Vejamos:

    Letra A - ERRADO - Trata-se de comunicação entre chefes de poder, sendo geralmente do Chefe do Poder Executivo ao Chefe do Poder Legislativo.

    Letra C - ERRADO - O memorando é uma comunicação eminentemente interna, entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Letra D - ERRADO - Na trave! Para tornar verdadeira a letra D, deveria ser escrito: "Uma das finalidades da exposição de motivos...".

    Letra E - ERRADO - Pode sim, desde que a linguagem esteja de acordo com o padrão da Redação Oficial.

    http://www.itnerante.com.br/group/portugues-para-concursos/forum/topics/recurso-tre-mt-2015-cespe-assunto-reda-o-oficial?commentId=1867568%3AComment%3A372310&groupId=1867568%3AGroup%3A200509


  • GABARITO CORRETO SERIA LETRA "A"

    a) CORRETA

    EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

    EXPEDIENTE DIRIGIDO AO PRESIDENTE OU VICE

    MINISTRO------->>>PRESIDENTE/VICE

    *DOCUMENTO INFORMATIVO; DAR CIÊNCIA DE DETERMINADO ACONTECIMENTO.

    - INFORMAR

    - MEDIDA

    - ATO NORMATIVO


  • Com toda certeza essa questão será ANULADA! 

  • Letra A.


    Depois de um "quase infarto" eu explano algumas palavras:
    O gabarito esta errado? Com certeza.

    A letra "A" esta correta tendo em vista a forma como a banca Cespe cobra as questões.
    Vale dizer que ela  restringiu a informação com o uso da palavra "finalidade", o que também deixa a resposta incorreta.

    Sabemos que  a exposição de motivos é  direcionado ao Presidente da República e ao Vice-Presidente da República, nos casos:

      a) informá-lo de determinado assunto;

      b) propor  alguma medida;

      c) submeter a sua consideração projeto de ato normativo.


    #tomachádecamomila
  • Tomei um susto com o gabarito.. "quem AVISA, MINISTRO é" - o examinador tava tomando uma.. só pode!


  • Concordo com a Juliana, gabarito letra "A".



  • Algum drogado está elaborando as questões de redação oficial do Cespe. Só ministro emite ofício, e cordialmente como fecho na prova do TJ-DFT. Oremos... 

  • Para min essa questão deveria ser anulada,visto que de todas as alternativas a que poderia ser considerada correta seria a letra "A",embora esteja incompleta.

    A exposição de motivos tem a finalidade de:
    a)informar o Presidente da República de determinado assunto;
    b)propor alguma medida ;
    c)submeter a consideração projeto de ato normativo. 
  • Alguém passa o link do Manual de Redação Oficial da Presidência pro estagiário da Cespe. A coisa tá feia!

  • Este é o gabarito provisório. O definitivo sairá, salvo engano, no final de Janeiro.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Dorgas mano...

  • Quando é o cespe que erra a resposta, também anula uma certa ???? kkkk
  • Questão anulada pelo CESPE.

  • Fiquei PASSADAAAAAAAAAAAA com o gabarito preliminar!! Olhei umas 10 vezes antes de postar!! 

     

    Gabarito PRELIMINAR: D

    Gabarito DEFINITIVO: ANULADO

     

    Justificativa do CESPE: Não há opção correta, uma vez que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia e o ofício é expedido para e por demais autoridades.

  • O Cespe foi é bonzinho... Se quisesse era só alterar o gabarito pra letra A e nós ficaríamos a ver navios... A questão torna-se-ia incompleta, mas não errada.

  • Já que esta pergunta foi anulada, poderiam tirar daqui.


ID
1763794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

The system programmer installs, customizes, and maintains the operating system, and also installs or upgrades products that run on the system.
The system programmer might be presented with the latest version of the operating system to upgrade the existing systems. Alternatively, the installation might be as simple as upgrading a single program.
The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often capturedin a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. Armed with a dump and specialized debugging tools, the system programmer can determine where the components have failed. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available.

Internet: <www-304.ibm.com> (adapted).

According to the text, system programmers.

Alternativas
Comentários
  • Skilled = hábil 

  • Text: "The system programmer must be skilled at debugging problems with system software."

    According to the text, system programmers:

    d) must be able to deal with bug problems presented by a system software.

  • d-

    The professional described inthe text gathers resources to find out the reason a component has failed by means of debugging tools and dump files, which should give him enough resources to work out the real reason behind the problem and find out whether a patch is available

  • According to the text, system programmers De acordo com o texto, programadores de sistema

    A. have to work to create a patch when the cause for a software problem is unknown. têm que trabalhar para criar um patch quando a causa de um problema de software for desconhecida.

    B. are supposed to fix system components which present bugs. supostamente irão corrigir componentes do sistema que apresentem erros.

    C. should contact the software salesperson, who will correct eventual errors. deverão contactar o vendedor de software, que irá corrigir eventuais erros.

    D. must be able to deal with bug problems presented by a system software. devem ser capazes de lidar com erros apresentados por um sistema de software.

    E. should register software problems in a dump. devem registrar problemas de software em uma lixeira.

    Observação: O termo “patch” (que literalmente corresponde a “remendo”) refere-se a programas que realizam correções em softwares, além de para melhorar o seu desempenho.

    Letra A – Errada. O texto não afirma que os programadores de sistema têm que trabalhar para criar um patch quando a causa de um problema de software for desconhecida. When the error has occurred in a software product, the system programmer works directly with the software vendor’s support representatives to discover whether the problem’s cause is known and whether a patch is available. Quando o erro ocorreu em um produto de software, o programador do sistema trabalha diretamente com o suporte dos representantes do fornecedor do software para descobrir se a causa do problema é conhecida e se há um patch disponível.

    Letra B – Errada. Os programadores de sistema não irão obrigatoriamente corrigir componentes do sistema que apresentem erros. Eles trabalharão diretamente com o suporte dos representantes do fornecedor do software.

    Letra C – Errada. O texto não fala nada relacionado aos programadores de sistema entrarem em contato com o vendedor de software, que irá corrigir eventuais erros. Menciona apenas o suporte dos representantes do fornecedor do software.

    Letra D – Certa. O trecho abaixo confirma que esta é a alternativa correta. The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. O programador do sistema deve ser hábil em depurar problemas com o software do sistema.

    Letra E – Errada. Pela leitura do trecho, observa-se que os problemas de software não devem ser registrados em uma lixeira. Esses problemas são capturados pela lixeira, como uma resposta do próprio sistema.

    The system programmer must be skilled at debugging problems with system software. These problems are often captured in a copy of the computer’s memory contents called a dump, which the system produces in response to a failing software product, user job, or transaction. O programador do sistema deve ser hábil em depurar problemas com o software do sistema. Esses problemas são muitas vezes capturados em uma cópia do conteúdo da memória do computador denominado lixeira, que o sistema produz em resposta a um produto de software com defeito, trabalho do usuário, ou transação.

    Gabarito: D 


ID
1763797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.
   Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.
   The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.
  Internet: (adapted).

According to the text, the tasks of a systems developer include.

Alternativas
Comentários
  • ... for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.

  • Questão mal elaborada, pois qualquer uma das atividades citadas podem se referir as tarefas deles. 

     Systems developers maintain, audit and improve
    Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code
    E o pior é que, quando são "requisitados"  é que eles oferecem alternativas para futuras melhorias.
    Uma task é uma function to be performedre regularly
  • A questão não está mal elaborada observem:

    a) deciding on the strategic policy of the organization. : o desenvolvedor não irá decidir sobre a política estratégica da organização, o texto não trata disso
    b) advising their superiors on systematic management flaws. : em nenhum momento do texto, tratou que uma das funções do desenvolvedor seria o de aconselhamento dos superiores sobre falhas de gerenciamento sistêmicas.
    c) improving the internal operations of computers. : no início do texto a palavra improve se refere à 'organisational support systems' e não à 'internal operations of computers'
    d) creating new technologies to meet particular needs. : o texto não utiliza a palavra 'creating' mas 'incorporating new technologies to meet particular needs'
    e) indicating future developments for software and systems. CORRETA

     

  • De acordo com o texto, as tarefas de um desenvolvedor de sistemas incluem.
    A) decidir sobre a política estratégica da organização.
    B) aconselhar seus superiores sobre falhas sistemáticas de gestão.
    C) melhorar as operações internas dos computadores.
    D) criar novas tecnologias para atender à necessidades específicas.
    E) indicar futuros desenvolvimentos para software e sistemas.
    (...) code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.
    Tradução: (...) código para sistemas operacionais e software para garantir a eficiênciaQuando necessário, eles fazem recomendações para desenvolvimentos futuros. 
    Entre as tarefas de um desenvolvedor de sistemas está a de recomendar desenvolvimentos futuros para software e sistemas.
    Gabarito do professor: E


  • e-

     When required, they make recommendations for future developments.

  • According to the text, the tasks of a systems developer include De acordo com o texto, as tarefas de um desenvolvedor de sistemas incluem

    A. deciding on the strategic policy of the organization. decidir sobre a política estratégica da organização.

    B. advising their superiors on systematic management flaws. informar os seus superiores hierárquicos sobre as falhas de gestão sistemáticas.

    C. improving the internal operations of computers. melhoria das operações internas de computadores.

    D. creating new technologies to meet particular needs. criação de novas tecnologias para atender necessidades específicas.

    E indicating future developments for software and systems. recomendar desenvolvimentos futuros para software e sistemas.

    Letra A - Errada. De acordo com o primeiro parágrafo do texto, um desenvolvedor de sistemas não decide sobre a política estratégica da organização, ele apenas mantém, audita e aperfeiçoa os sistemas de apoio organizacionais. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers... Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores...

    Letra B – Errada. Pela leitura do texto, também verifica-se que não é tarefa de um desenvolvedor de sistemas informar os seus superiores hierárquicos sobre as falhas de gestão sistemáticas.

    Letra C – Errada. De acordo com o primeiro parágrafo, o desenvolvedor de sistemas aperfeiçoa/melhora os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores. No entanto, o texto não menciona sobre a melhoria das operações internas de computadores.

    Letra D – Errada. O texto dispõe que o desenvolvedor de sistemas incorpora novas tecnologias para atender necessidades específicas, mas não fala nada sobre a criação dessas novas tecnologias. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores, utilizando os sistemas de computadores existentes ou incorporando novas tecnologias para atender necessidades específicas, muitas vezes como aconselhado por um analista ou arquiteto de sistemas.

    Letra E – Certa. Observe que o trecho abaixo cita expressamente o que a Letra E afirma. Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Seu papel também abrange programas de diagnóstico escritos, concepção e código escrito para sistemas operacionais e software para garantir a eficiência. Quando necessário, eles fazem recomendações para desenvolvimentos futuros.

    Gabarito: E

  • Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments.

    LETRA E

    indicating future developments for software and systems.


ID
1763800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

 Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. They test both hard and software systems, and diagnose and resolve system faults.
   Their role also covers writing diagnostic programs, designing, and writing code for operating systems and software to ensure efficiency. When required, they make recommendations for future developments. Depending on the type of organisation, developers can become either systems or applications specialists.
   The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.
  Internet: (adapted).

According to text, systems developers.

Alternativas
Comentários
  • ... and involves the application of computer science and mathematics ...

  • c-

    The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation.

  • According to text, systems developers De acordo com o texto, desenvolvedores de sistemas

    A. have views which conflict with those of the systems analysts. possuem visões que divergem dos analistas de sistemas.

    B. are puzzled by constant technological advances. estão intrigados com os constantes avanços

    tecnológicos.

    C. should have some skills in math. devem ter algumas habilidades em matemática.

    D. guarantee the organization efficacy. garantem a eficácia da organização.

    E. are never involved in highly difficult technical jobs. nunca estão envolvidos em trabalhos técnicos de elevado grau de dificuldade.

    Letra A - Errada. Ao observar o trecho em destaque, verifica-se que a alternativa está incorreta, já que os desenvolvedores de sistemas não divergem dos analistas de sistemas, ao contrário, são muitas vezes aconselhados por eles. Systems developers maintain, audit and improve organisational support systems by working on the internal operations of computers, using existing systems or incorporating new technologies to meet particular needs, often as advised by a systems analyst or architect. Os desenvolvedores de sistemas mantêm, auditam e aperfeiçoam os sistemas de apoio organizacionais, trabalhando em operações internas de computadores, utilizando os sistemas de computadores existentes ou incorporando novas tecnologias para atender necessidades específicas, muitas vezes como aconselhado por um analista ou arquiteto de sistemas.

    Letra B - Errada. Os desenvolvedores de sistemas não estão intrigados com os avanços tecnológicos. Bem ao contrário, eles trabalham para que haja avanços tecnológicos, em um ambiente que está em constante evolução.

    Letra C – Certa. O último parágrafo do texto deixa claro que os desenvolvedores de sistemas deverão ter algumas habilidades em matemática. The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics... O trabalho realizado por desenvolvedores de sistemas é geralmente de uma natureza altamente complexa e técnica, e envolve a aplicação da ciência da computação e da matemática...

    Letra D - Errada. O texto não menciona nada sobre os desenvolvedores de sistemas garantirem a eficácia da organização.

    Letra E – Errada. A alternativa está incorreta, pois o texto afirma exatamente o contrário: os desenvolvedores de sistemas geralmente estão envolvidos em trabalhos técnicos de elevado grau de dificuldade. The work undertaken by systems developers is generally of a highly complex and technical nature, and involves the application of computer science and mathematics in an environment which is constantly evolving due to technological advances and the strategic direction of their organisation. O trabalho realizado por desenvolvedores de sistemas é geralmente de uma natureza altamente complexa e técnica, e envolve a aplicação da ciência da computação e da matemática em um ambiente que está em constante evolução devido aos avanços tecnológicos e à direção estratégica da sua organização.

    Gabarito: C


ID
1763803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    a) Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.


    b) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.


    c) Certo. Art. 168, Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    d) Art. 60-A. O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.


    e) Título de exemplo:

    L8112 Art. 62. Ao servidor ocupante de cargo efetivo investido em função de direção, chefia ou assessoramento, cargo de provimento em comissão ou de Natureza Especial é devida retribuição pelo seu exercício.

    L8112 Art. 9º Parágrafo único. O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab. C

    O erro da assertiva "A" está em afirmar que a vacância poderá decorrer de DEMISSÃO efetivada A PEDIDO do servidor, e isto não está correto, pois a DEMISSÃO tem caráter PUNITIVO  e só ocorre ex ofício. Portanto, o servidor nunca pede demissão. 

    A assertiva estaria correta se estivesse falando em EXONERAÇÃO A PEDIDO, pois a mesma, diferentemente da demissão, não tem caráter punitivo e tanto pode ocorrer ex ofício quanto a pedido do servidor.

  • Alternativa b) Art. 126-A - Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência a autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

  • Arthur Neves, eu creio que demissão por ser uma punição não pode ser feita a pedido do servidor.

  • a) DEMISSÃO É FORMA DE PUNIÇÃO, DIGAM-ME COMO AS PESSOAS PODEM SE AUTO PUNIR? RSRS RESPOSTA SERIA EXONERAÇÃO QUE NÃO É FORMA DE PUNIÇÃO A PEDIDO, DEMISSAO JAMAIS!

    b) responsabilizado civilmente por dar ciência à autoridade superior?? JAMAIS É DEVER DO SERVIDOR DAR CIENCIA, ELE SERÁ RESPONSABILIZADO CASO NAO DE A CIENCIA!!

    c) Art. 168, Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade. gabarito.

    d) a comprovação é feita mensalmente e nao anualmente  atr 60 A

    e) a lei 8212/90 é aplicada aos servidores em cargo de comissao.


    cuidado alguns itens da resposta do Thaigo Costa apresentam falhas!


    bons estudos!!


    gab. C

  • Arthur Neves, o erro da A está em dizer que "demissão a pedido do servidor". A demissão é um ato punitivo e será realizada de ofício. O correto seria exoneração a pedido do servidor.

  • Se tiver já foi corrigido Leonardo, obrigado pela atenção. E é L8112, não da Seguridade Social.

  • Gabarito C

    A) Errada, não existe demissão a pedido do servidor, e sim, exoneração.

    B) Errada, ele só responderia civilmente se ocultasse o fato, como não o ocultou, não vai responder.

    D) Errada, é no final de cada mês, segundo o Art. 60-A

    E) Errada, a Lei 8112 se aplica também aos cargos em comissão.

  • A) Errada. A demissão substancia-se por ser de caráter punitivo e por isso não é objeto de escolha do servidor.

    B) Errada. Pois não há possibilidade do servidor ser penalizado por ser probo.
    C) Certa. Por força do  Art. 168, Parágrafo único: "Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade" fica claro que a autoridade competente tem certa discricionariedade no que diz respeito à punição.
    D) Errada. Pois o prazo, por força de um maior controle, é mensal.
    E) Errada. Por força de observância, até servidores comissionados podem ser penalizados, à exemplo da destituição do cargo comissionado.
  • Lembrando que:

    ART 168: A Autoridade julgadora, motivadamente, poderá agravar, abrandar ou isentar o servidor da responsabilidade;

    MAS

    ART 182: Da revisão do processo NÃO poderá resultar agravamento da penalidade


  • Letra - C

    -------------

    Lei Nº 8112/1990


     Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.


    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


  • Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

      Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • A reformatio in pejus não é vedada no processo administrativo.

    Letra C.
  • Demissão é penalidade. Dessa forma, ao servidor público não cabe solicitar demissão mas sim exoneração ou vacância.

  • (C)
    Outra que ajuda:
    Q59864

    Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: AGU Prova: Agente Administrativo

    No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hipótese de o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta.(C)

  • Bizu: Não existe demissão a pedido!!! Apenas exoneração que se dá e ofício ou a pedido do servidor!

  • Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, SALVO quando contrário às provas dos autos.

            Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

            

  • QUAL O MODO DE VACÂNCIA ? EXOREU ,FALECEU,"""DEMITIL """" PROVEU,APOSENTOU , P.O.C ÉÉÉÉÉÉÉÉ´VACÂNCIAAAAAAA.AFFFFFF   LETRA ""A""" FALA SBRE O QUÊ?

  • Para fugir um pouco do texto cru da 8.112 é interessante associar o papel dos relatórios, pareceres. Não sei se aplica-se a tudo, mas até onde resolvi questões eles são opinativos, não vinculam a tomada de decisão. Se não é em tudo, ao menos em regra. A partir disso já dá pra ter um norte na resolução da questão e tendenciar para a letra C, caso houvesse dúvida sobre ela.

  • Complementando...


    ALTERNATIVA A) INCORRETA. A vacância ocorre quando o cargo público é desocupado, ou seja, deixado vago. Nos termos do art. 33 da lei 8112/1990, a vacância do cargo público decorrerá de: promoção; exoneração; demissão; readaptação; aposentadoria; posse em outro cargo inacumulável e falecimento. Lembrando que a demissão é sanção disciplinar, assim, não há que se falar em efetivação a pedido do servidor, rs.

     

    ALTERNATIVA B) INCORRETA. Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.

     

    ALTERNATIVA C) CORRETA. Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

     

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

     

    Do mesmo entendimento partilha o STJ, conforme excerto do MS 17.811/DF, de 28/6/2013:

    O art. 168 da Lei n. 8.112/90 permite que a autoridade julgadora contrarie as conclusões da comissão processante, desde que o faça com a devida motivação, para retificação do julgamento em atenção aos fatos e provas.

     

    ALTERNATIVA D) ERRADA. O auxílio-moradia (arts. 60-A a 60-E) consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.

     

    ALTERNATIVA E) ERRADA. A nomeação é o ato administrativo unilateral de designação inicial de um indivíduo para ocupar um cargo público. Pode dar-se em caráter efetivo ou em comissão. Ou seja, a lei 8112 aplica-se aos cargos em comissão. 

     


    ERICK ALVES

  • (A) Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:
    I - exoneração; (Art. 35.  A exoneração de cargo em comissão e a dispensa de função de confiança dar-se-á: II - a pedido do próprio servidor.)
    II - demissão; (Tem caráter punitivo previsto no Art. 132 e é afetivada através de uma instauração de processo disciplinar)
    .
    (B) Art. 126-A. Nenhum servidor poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente por dar ciência à autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, a outra autoridade competente para apuração de informação concernente à prática de crimes ou improbidade de que tenha conhecimento, ainda que em decorrência do exercício de cargo, emprego ou função pública.
    .
    (C) Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.
    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.
    .
    (D) Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento das despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês após a comprovação da despesa pelo servidor.
    .
    (E) Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • Dica rápida:

    Reformatio in pejus: É possível no PAD

    Reformatio in pejus: É vedado na Revisão

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

            Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

  • GABARITO LETRA C.

    VAMOS AJUDAR COLOCANDO O GABARITO PARA AQUELES QUE NÃO PODEM PAGAR.

     

    #JESUS NOME SOBRE TODO NOME

  • pessoal, não existe "demissão" a pedido...

     

    Existe a exoneração...

     

    Demissão é uma punição!

  • Demissão é forma de vacância, no entanto, o servidor não se demite, ele se exonera. A demissão é de ofício (é penalidade) e a exoneração a pedido ou de ofício.

     

    A letra A estaria correta se no lugar de "demissão" fosse "exoneração" (exoneração a pedido do servidor)

  • Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

     

     

    GABARITO ''C''

  • a) A vacância do cargo público poderá decorrer de demisão a pedido do servidor. 

    -- A vacância do cargo público poderá decorrer de exoneração a pedido do servidor. 

     

    b) O servidor público pode ser responsabilizado civilmente por dar ciência à autoridade superior sobre ato de improbidade administrativa praticado por outro servidor público da qual tenha conhecimento em decorrência de seu cargo.

     -- É dever do servidor público dar ciência à autoridade superior sobre ato de improbidade administrativa praticado por outro servidor público da qual tenha conhecimento em decorrência de seu cargo.

     

    c) A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos. Correto

     

    d) O auxílio-moradia, que poderá ser concedido quando não houver imóvel funcional disponível para uso pelo servidor, consiste no ressarcimento das despesas realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, devendo a comprovação das despesas ser feita no final de cada ano.

    -- O auxílio-moradia, que poderá ser concedido quando não houver imóvel funcional disponível para uso pelo servidor, consiste no ressarcimento das despesas realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de um mês apóz a comprovação da despesa pelo servidor.

     

    e) A nomeação dos servidores públicos federais para cargos de provimento em comissão dispensa a observância da Lei n.º 8.112/1990, cuja aplicação restringe-se aos servidores públicos nomeados em caráter efetivo.

    -- A nomeação dos servidores públicos federais para cargos de provimento em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

  • Sobre a alternativa "D"

    ATENÇÃO!

    Houve uma alteração na redação da lei n° 8112/90, e o periodo de comprovação da despesa pelo servidor passou a ser de ATÉ 2 MESES, e não mais prazo de um mês

    Art. 60-A.  O auxílio-moradia consiste no ressarcimento de despesas comprovadamente realizadas pelo servidor com aluguel de moradia ou com meio de hospedagem administrado por empresa hoteleira, no prazo de até dois meses após a comprovação da despesa pelo servidor.  (Redação daa pela Medida Provisória nº 805, de 2017)

     De qualquer forma, a alterntiva "D" está errada , pois prevê comprovação das despesas no final de cada ano

  • Jessika Santos. Essa medida provisória 805 está sem eficácia. Portanto o prazo para comprovante das despesas se mantém em 1 Mês
  • Caramba! São 1 ou 2 meses?

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 168.  O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único.  Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    Abraço!!!

  • GABARITO C!

    Art. 168. O julgamento acatará o relatório da comissão, salvo quando contrário às provas dos autos.

    Parágrafo único. Quando o relatório da comissão contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poderá, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrandá-la ou isentar o servidor de responsabilidade.

    CESPE - 2014 - ANATEL

    A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar instaurado contra o servidor deve acatar, em regra, o relatório final da comissão processante. CERTO!

  • No que tange ao regime jurídico dos servidores públicos civis da União, é correto afirmar que: A autoridade julgadora do processo administrativo disciplinar poderá, motivadamente, aumentar a penalidade proposta no relatório da comissão processante na hipótese de esse relatório contrariar as provas dos autos.

  • Repetida. Q589439

ID
1763806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Constitui regra deontológica do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

    D1171

    a) Errado. (Das Regras Deontológicas) -  II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.


    b) XV - E vedado ao servidor público; d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;


    c) XV - E vedado ao servidor público; p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


    d) XIV - São deveres fundamentais do servidor público: f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;


    e) XIV - São deveres fundamentais do servidor público: c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Não entendi


  • A letra a) é o único que está dentro das regras deontológicas.

  • Regras deontológicas - decreto 1171/94

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

  • Dimas, na alternativa "a" existe sim o verbo no infinitivo: DESPREZAR. Entendi o seu ponto de vista, mas para essa questão não é válido.

  • Deontologia é o  ramo da ética cujo objeto de estudo são os fundamentos do dever e as normas morais. É conhecida também sob o nome de "Teoria do Dever".

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Deontologia

    Para responder a letra A, levei em consideração que somente esta alternativa seria fundamento para estabelecimento de deveres.

    As regras deontológicas são as bases e os deveres são imposições estabelecidas para que as regras se cumpram.


  • Dimas Pereira, ótima a sua dica, já anotei aqui. Mas ela tem 2 EXCEÇÕES.

    1) Dentro das Regras Deontológicas tem um inciso com o verbo no infinitivo:

    X - DEIXAR o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    2) Nas Vedações ao Servidor Público, há um inciso que não tem verbo no infinitivo:

    XV - E vedado ao servidor público;


    a) O USO do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;


    Espero ter contribuído.


  • As regras Deontológicas, são normas gerais, direcionadoras. todas as outras opções eram DEVERES e VEDAÇÕES ao servidor. A questão pede com base no Decreto, ou seja, literalidade. As Regras são um Capítulo do Anexo e as Obrigações e Vedações são outro, respectivamente.

  • Valeu, Dimas, mas para esta questão não há fundamento para tal macete. 

  • Neste caso não devemos confundir Seção I, Das Regras Deontológicas com a Seção II, Dos principais deveres do Servidor Público.

  • Muito boa a dica do colega Dimas Pereira.

  • fica a dica para uma possível questão:

    é deontologia:

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    é dever:

    d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

    os termos jamais que aparecem duas vezes na lei são cobrados porque confundimos.

    foco, força e fééé... vamos lá galera inss chegando...

  • Esse tipo de questão é muito fácil. Não se pode confundir regras deontológicas com direitos e obrigações, nota-se perfeitamente pelo uso dos verbos e as vedações.

  • Peguei esse comentário abaixo de colega Fabio Klein, usuário daqui do QConcurso, vejam abaixo:


    Na Seção 1 (Das Regras Deontológicas) as recomendações dizem respeito a qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração";


    Na Seção 2 (Dos Principais Deveres do Servidor Público) você vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento, eficiência, performance profissional: "desempenhar", "tratar cuidadosamente", "ser cortês", "cumprir com as tarefas";


    Na Seção 3 (Das Vedações ao Servidor Público), você vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.


  • RESPOSTA :A 


    DECRETO 1171/94 SEÇÃO I REGRAS DEONTOLÓGICAS



    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.



  • A) CERTA. Das Regras Deontológicas, II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.
    - As regras deontológicas sempre possuem caráter mais altruísta; pois, mesmo com a lei,  cabe ao servidor e seu bom senso considerar e aplicar a regras;
    B) Errada. Das Vedações ao Servidor Público, d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;
    - As vedações são como penalidades, punições a quais, se o servidor não as cumprir, causam prejuízos para ele ou o administrado;
    C) Errada. Das Vedações ao Servidor Público, p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
    D) Errada. Dos Principais Deveres do Servidor Público, f) ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
    - Finalmente, os deveres têm, como já foi dito em outros comentários, caráter mais objetivo; estão ligados à eficiência do servidor; sua produtividade em serviço;
    E) Errada. Dos Principais Deveres do Servidor Público,  c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;

  • Gabarito = A

    Código de Ética Profissional - Decreto Nº 1171/94

    Das Regras Deontológicas (São as Regras Gerais que nortearão a conduta do Servidor)

    II - O servidor Público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta...

  • O DEVER TEM QUE:

    PÕE O   " TEM QUE "  NA FRENTE DO VERBO, SE FICAR BONITO, É DEVER...


    PRA FRENTE PESSOAL! 

  • estranho é que a banca chama isso de dever, onde deveria ser regra, conforme diz no decreto 1.171/94 - seção I / artigo II, inicia (O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta).

  • Nenhuma das dicas deu muito certo para mim. O jeito vai ser decorar as regras deontológicas... :(

  • Wagner, essa será a tendência desta banca nos próximos concursos, pois o examinador já percebeu a dificuldade do candidato em diferenciar um dever de uma regra deontológica e também esta é uma forma de derrubar esses macetes  de que essas regras não começam com verbo e outras tantas que existem. O negócio é tentar entendê-las que assim fica mais fácil decorá-las. É Fo**!

  • Ué Dimas, 

    na letra  A ,temos um verbo no infinitivo: DESPREZAR.... não é? 

     

  • verdade Eduardo, o certo e estudar mais e mais até não confundir mesmo....

  • deontológico 
    de.on.to.ló.gi.co 
    adj (deontologia+ico2) 1 Relativo ou pertencente à deontologia ou nela baseado. 2 Que considera as obrigações morais reconhecíveis por intuição e sem referência a concepções do bem.

  • Essa matéria era "marolinha"... o cespe percebeu... e resolveu complicar. Que ótimo.... sqn

  • Letra A. Regra Deontológica, Inciso II.

  • Decreto 1.171/94

    ANEXO

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

     

    Alguns de nós era Faca na Caveira!!!

  • REGRA DEUTOLOGILA- CAPITULO I - INCISO II

     

  • hum..induzindo ao erro né?? só que não  ¬¬

    Das Regras Deontológicas)II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    ¨#vemcespeparaAFT!!

  • Pra poupar o tempo de vocês. Nenhum dos macetes abaixo elencados, infelizmente, tem aplicabilidade 100% confiável. Eu li inciso por inciso e nenhum bizu se aplica.

  • SABE QUAL É O BIZU.....DECORAR TUDO.

  • o negócio é decorar mesmo...já fiz umas cinco questões com essa pegadinha e todas eu errei :(

  • Pessoal, se liguem no macete:

    Regras Deontológicas NÃO iniciam por verbo (com exceção do IX)

    Deveres e Vedações iniciam por verbos (com exceção do XIV, d; e do XV, a)

  • O bizú é realmente esse: DECORAR TUDO. Pra facilitar eu gravei só as regras deontológicas utilizando palavras-chave importantes, todo o resto que não tiver essas palavras, ou é DEVER ou é VEDAÇÃO. Lista de palavras chave:

    Das regras deontológicas:

    I- Dignidade, decoro, zelo...primados maiores;                                                                                                                                             

    II- Desprezar o elemento ético: justo X injusto, moral X imoral, legal X ilegal, honesto X desonesto...;

    III- Moralidade: fim é o bem comum, bem X mal;

    IV- Remuneração: custeada pelos tributos; Direito: elemento indissociável;

    V- Trabalho: acréscimo ao bem-estar, maior patrimônio;

    VI- Função Pública: exercício profissional; Vida privada: bom conceito na vida funcional;

    VII- Publicidade de ato administrativo: eficácia e moralidade(salvo sigilosos); Omissão: Comprometimento ético;

    VIII- Toda a pessoa tem direito à verdade;

    IX- Cortesia, boa vontade; Tratar mal: dano moral

    X- Atraso  e longas filas: antiético, desumano;

    XI- Prestar atenção às ordens; evitar conduta negligente;

    XII- Ausência injustificada: fator de desmoralização do serviço;

    XIII- Trabalhar com harmonia, colaborar: engrandecimento da nação.

  • Essa matéria, devido a simplicidade, era alguns pontos garantidos. Agora, a Cespe decidiu confundir regras deontológicas com deveres e vedações. Ajuda noixxx Jesus!

  • Questão mal formulada, pois se o enunciado diz REGRA, a alternativa A não poderia ter o verbo DEVER, afinal não é um dever é uma norma/regra.

  • O comentário do Dimas Pereira é ótimo, mas a questão é de 2015. Ao fazer questões noto que as bancas mudaram bastante a forma de elaboabar as alternativas. Infelizmente é preciso ler muitas vezes o código. O áudio dela no you tube também é uma boa saída.

     

    Link https://www.youtube.com/watch?v=wO4uSQ0kHas&t=29s

    Menos de 15 minutinhos..

     

    A questão não tá mal formulada (minha opnião). Como o código é relativamente pequeno as bancas fazem uma salada, né? Regras Deontológicas, Principais Deveres do Servidor Público e Vedações ao Servidor Público.

  • Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

    VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional...... (segue)

  • uma coisa é regra deontologica , outra é dever do servidor - seção I e II respect// do anexo da 1171. DECOREBA-BÁ!

  • Não tem macete pra responder esse tipo de questão, já é a quarta que respondo tendo que saber qual é regra deontológica e nenhum dos macetes que vi nos comentários das outras questões serviu pra responder certo. O jeito é decorar mesmo.

     

    Nos comentários dessa questão mesmo, o Gabriel C. alertou que na seção de regras deontólogicas os termos são mais amplos e abstratos e na seção dos deveres são mais objetivos.

     

    Leiam a alternativa D ("o dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos") e me digam qual a objetividade nessa frase... Ela usa termos amplos e abstratos como "ter consciência" e "princípios éticos", no entanto, está na seção de deveres.

     

    Enfim, tem que decorar, infelizmente.

  • Resposta- A

    II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

     

    Porém não deveria ter o termo DEVER... mas Cespe é cespe!

  • Das regras deontológicas: 

    II- O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

    Eu aprendi o macete da mão cheia, são cinco regras deontológicas, pra mim sempre funciona. 

  • FIXANDO CONTEUDO 

    Peguei esse comentário abaixo de colega Fabio Klein, usuário daqui do QConcurso, vejam abaixo:

     

     

    Na Seção 1 (Das Regras Deontológicas) as recomendações dizem respeito a qualidades de sentido amplo, abstratas e subjetivas, exigidas pelo serviço público, tais como: "dignidade"; "consciência dos princípios morais"; "elemento ético"; "tratar bem"; "dizer a verdade"; "respeito"; "colaboração";

     

     

    Na Seção 2 (Dos Principais Deveres do Servidor Público) você vai notar a grande presença de termos mais objetivos, principalmente verbos que indicam o trato no atendimento, eficiência, performance profissional: "desempenhar", "tratar cuidadosamente", "ser cortês", "cumprir com as tarefas";

     

    Na Seção 3 (Das Vedações ao Servidor Público), você vai perceber que trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, seja para prejudicar alguém. Perceba a presença de verbos que indicam o desvio da finalidade do interesse público: "prejudicar"; "procrastinar"; "alterar"; "deturpar"; "desviar", etc. Não é à toa que tais infrações de conduta estão nesta seção III (vedações): sem dúvida são as infrações mais graves.

  • Albert Cespe, perfeito. Valeu pelo esquema e pelo amigo que criou. Show!

     

    Mortais, fé na missão.

    Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

  • Dimas, esse macete seu aí funciona não kk

  • A) O dever do servidor público de jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.

    Das regras deontológicas:

    GABARITO II- O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta.


    B) A vedação, ao servidor público, de usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

    Das Vedações:

    d) Usar de artifícios para procrastinar ou dificultas o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material


    C) A vedação, ao servidor público, de exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

    Das vedações:

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.


    D) O dever do servidor de ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    Dos deveres:

    f) ter ciência que seu trabalho é regido por princípios ético que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

    E) O dever do servidor de ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

    Dos deveres:

    c) ser probo, leal, reto e justo...

  • GABARITO: A

     

    A) REGRA DEONTOLÓGICA. O único " DEver " é o de PRESTAR TOda a sua atenção às ordens legais de seus superiores e JAMAIS  DESPREZAR o elemento ético de sua conduta

    B) Vedação

    C) Vedação

    D) DeveR. São deveres: de desempenhar, de exercer, de ser, de tratar, de ter, de resistir, de zelar, de comuninar, de manter, de participar, de apresentar, de cumprir, de divulgar , de informar e JAMAIS RETARDAR qualquer prestação de conta

    E) Dever

  • Velho, nao da pra fazer mecete.  A nao ser que você tenha decorado esta porra toda ( se uma coisa está inserido em "regras deontológicas, "deveres" ou "vedaçoes" ), deixe sem resposta

  • Pensei "regra deontológica deve ser o grau máximo, uma regra geral não especificada" a que mais se aproxima com certeza é a A. As outras especificam elementos da conduta ética

  • não confundir regras. deveres e vedações


ID
1763809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso (RI-TRE/MT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETO. Art. 49 O Tribunal deliberará por maioria de votos com a presença da maioria de seus membros. Parágrafo único. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros, o Tribunal poderá declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público.

    b) INCORRETO. Art. 124 São penas disciplinares aplicadas aos magistrados da Justiça Eleitoral: I – advertência; II – censura; III – destituição das funções eleitorais, por interesse público, quando o magistrado: (...)

    c) INCORRETO. Art. 144 (...) § 3º Os recursos eleitorais não terão efeito suspensivo (Código Eleitoral, art. 257).

    d) CORRETO. Art. 17 Compete ao Plenário do Tribunal: I – processar e julgar originariamente: (...) k) os incidentes relativos aos pedidos de anotação de órgãos partidários;

    e) INCORRETO. Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, com sede na Capital e jurisdição em todo o território do Estado, tem sua competência prevista pela Constituição da República Federativa do Brasil e pela legislação eleitoral, e compor-se-á: (...) § 1º Os suplentes dos Juízes Titulares do Tribunal, denominados Juízes Substitutos, serão escolhidos pelo mesmo processo, em número igual para cada categoria.


ID
1763812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    RI -TRE/BA

     

    D) Art. 40. A distribuição será feita, mediante sistema informatizado, por classe, observando-se o rodízio, segundo a ordem decrescente de antiguidade dos juízes, assegurando-se a equitatividade da distribuição de processos. (não é por sorteio informatizado)

     

    E) Art. 41. Os feitos serão distribuídos por prevenção quando se relacionarem por conexão ou continência, salvo se um deles já tiver sido julgado, estando prevento o relator sorteado em primeiro lugar.

  • TRE/RJ

    Art. 33. Os processos serão distribuídos diretamente pela Secretaria Judiciária, por classes, cada qual com numeração distinta, mediante sorteio, pelo sistema informatizado que assegura o caráter aleatório e a equivalência na divisão de trabalho entre os membros do Tribunal.

    Parágrafo único. Na eventualidade de falha no funcionamento do sistema eletrônico, os feitos serão distribuídos manualmente, através de sorteio, obedecido ao disposto no caput deste artigo.

    Art. 55. O Tribunal reunir-se-á ordinariamente 2 (duas) vezes por semana, às segundas-feiras e quartas-feiras, a partir das 18 horas, e, extraordinariamente, quando necessário, mediante convocação do Presidente ou da maioria absoluta dos seus membros.

    § 1º Nos anos em que houver eleição, no período após as convenções partidárias para a escolha dos candidatos aos cargos eletivos e até o término do julgamento das contas dos candidatos eleitos, poderá o Tribunal, pela maioria de seus membros, deliberar outro horário para o início das sessões. § 2º As sessões serão públicas, exceto se, por motivo relevante, o Tribunal decidir funcionar secretamente. Poderá, também, qualquer dos seus membros solicitar que, reservadamente, sejam prestados esclarecimentos pertinentes à matéria em julgamento.


ID
1763815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de cenário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra D estaria errada no meu entender, porque não necessariamente as ameaças e oportunidades vão se apresentar de forma semelhante para empresas do mesmo segmento. Depende do posicionamento e da força das empresas no mercado, por exemplo, um novo MERCADO A entrante de pequeno porte pode ser uma ameaça para a o MERCADO B, que também é de pequeno porte e que fica na mesma rua, mas não representar uma ameaça para um SUPERMERCADO C de médio porte que abocanha maior parcela dos consumidores. Mais alguém concorda com esse raciocínio?

  • Fiz essa prova, uhull...rsrs
  • Erros grifados:

    a) A análise das ameaças e oportunidades advindas do ambiente externo da organização é mais importante que a análise dos pontos fracos e fortes de seu ambiente interno.

    b) As ameaças, fatores do ambiente externo que impactam diretamente nas organizações, não podem ser controladas, mas seus efeitos podem ser amenizados, considerando-se as características internas da organização.

    c) Oportunidades são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa.

    d) As ameaças e oportunidades apresentam-se de forma semelhante para as empresas que atuam no mesmo ramo de negócio, cabendo a cada uma neutralizar as ameaças e aproveitar as oportunidades, assegurando, assim, vantagem competitiva.

    e) As fraquezas são variáveis externas que podem prejudicar o alcance dos objetivos, devendo, por isso, ser constantemente monitoradas pelos gestores.


ID
1763818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento organizacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C) De acordo com Matos e Chiavenato,11 o planejamento estratégico consiste em cinco características principais:

    1. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável – ou seja, devemos entender que estamos lidando com a incerteza. Portanto, todo planejamento deve ser dinâmico – sendo constantemente reavaliado e monitorado.

    2. O planejamento estratégico é orientado para o futuro – o planejamento é voltado ao longo prazo, e como as decisões atuais poderão impactar a organização nesse futuro.

    3. O planejamento estratégico é compreensivo – dessa forma, envolve a organização como um todo. Todos os recursos e pessoas devem ser envolvidos nesse processo para que a organização tenha sucesso.

    4. O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso – naturalmente existem pensamentos diferentes e conflitantes dentro de uma organização. Entretanto, o planejamento deve buscar o melhor resultado para todos dentro da organização. Uma das características de um planejamento de sucesso é o envolvimento e o comprometimento de todas as áreas e pessoas para que ele seja bem executado.

    5. O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional – com a prática do planejamento, a organização passa tanto a se conhecer melhor como a conhecer melhor seu ambiente externo e seus desafios.

    No gráfico a seguir podemos ver as principais fases do planejamento estratégico:

  • Letra (c)


    São quatro os princípios gerais para os quais que o executivo deve estar atento:


    ·  O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos  máximos da empresa;


    ·  O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle);


    ·  O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas;


    ·  O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.


    Djalma de Oliveira


  • Alguém poderia dizer o erro da letra D, por favor ?

  • Pamela.

    Acredito que o erro da letra "d" é afirmar que o planejamento estratégico pode prever as ações imediatas para a operacionalização dos objetivos. No máximo poderia afirmar que o planejamento operacional pode prever ALGUMAS ações para atingir os abjetivos. Porém, situações acontecem, e nenhum planejamento terá como prever todas.

    Quando respondo as questões, tento sempre separá-las por partes: 

    O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, ("certo", o planejamento estratégico visa a objetivos de longo prazo) tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos. ("errado", não tem como o planejamento prever as ações imediatas durante a operacionalização dos objetivos) 

    Espero ter ajudado!

  • Tenho um grande problema com essa parte de adm.geral nos concursos. Galera, vcs podem me indicar uma boa teoria?


  • acertiva c)  O Planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento
    deve sempre visar ao objetivo máximo da organização,
    hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua
    totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem
    antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e
    abrangência
    : o planejamento é a mais abrangente das funções
    organizacionais
    , e por isso ele pode provocar uma série de
    modificações na organização;
    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o
    planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as
    dificuldades, ou deficiências
    . Relembrando: eficácia significa
    entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação
    entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera
    valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus
    produtos e serviços.

    Prof. Carlos Xavier estrategiaconcursos     

  • alguém poder explicar o erro da alternativa B?? 

  • Letra A: O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

    Errada: pelo contrário. No nível operacional não tem muito o que pensar. É execução! Com isso, observa-se menos flexibilidade.


    Letra B: As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

    Errada. Esses termos são geralmente usados em previsão da demanda. Logo, não se aplica.



    Letra C: São considerados princípios do planejamento relacionados ao alcance dos resultados de uma organização: contribuição aos objetivos, precedência, maior penetração e abrangência, maior eficiência, eficácia e efetividade.

    Certa. Excelente comentário do colega Tiago Costa.



    Letra D. O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

    Errada. Ações imediatas e operacionalização de objetivos dizem respeito ao planejamento operacional. Na letra A foi dito sobre o pequeno grau de flexibilização isso porque a ação deve ser executada de imediato. O planejamento e as diretrizes já foram estabelecidas no planejamento estratégico. O tático direciona o que deve ser executado (prazo, pessoas...) e o operacional executa.



    Letra E. O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

    Errada. Conceito de precípua: originária. Planejamento estratégico preocupa-se em estabelecer os objetivos organizacionais, bem como definir a missão, valores e metas a longo prazo. No planejamento tático, será planejado o RH considerando o que foi estabelecido no planejamento estratégico. Logo, incorreto afirmar que o planejamento de RH nasce no estratégico. 

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:
    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;

    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;

    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa  entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização ger valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.
     

  • O planejamento possui os seguintes princípios gerais:


    a) Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve sempre visar ao objetivo máximo da organização, hierarquizando os objetivos e buscando cumpri-los em sua totalidade;


    b) Princípio da precedência do planejamento: ele sempre vem antes das outras funções administrativas;


    c) Princípio da maior influência (ou penetração) e abrangência: o planejamento é a mais abrangente das funções organizacionais, e por isso ele pode provocar uma série de modificações na organização;

    d) Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade: o planejamento procura maximizar os resultados e minimizar as dificuldades, ou deficiências. Relembrando: eficácia significa entregar os produtos/serviços pretendidos, eficiência é a relação entre os insumos utilizados e os produtos/serviços produzidos, e efetividade representa a medida na qual a organização gera valor agregado e impactos na sociedade por meio de seus produtos e serviços.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • O planejamento de RH não é uma atividade principal do planejamento estratégico. O Planejamento de RH, por ser de uma área, é tático, e não estratégico.

  • De acordo com meu professor não pode confundir planejamento com: previsão, projeção, predição...
    (Foi assim que descartei a D logo de cara.)
    Já sobre o item E: O recursos humanos não é precípua do planejamento estratégico (e sim do planejamento Tático.)
    GAB> C
    Qualquer erros. Avisem...

  • a) O planejamento pode ser realizado em diferentes níveis, conforme os objetivos propostos; o nível tático, por exemplo, envolve decisões a respeito de atividades diárias, com alto grau de flexibilização e baixo risco e em curto prazo.

     

    Tático - Médio prazo, portanto, não é para atividades diárias nem baixo risco e alto grau de flexibilizaçã.

     

    b) As seguintes denominações são também empregadas para se referir ao planejamento: previsão, projeção e predição.

     

    São conceitos distintos.

     

    d) O planejamento estratégico visa ao estabelecimento e alcance de objetivos de longo prazo, tornando possível a previsão de ações imediatas que permitam a operacionalização de tais objetivos.

     

    Planejamento estratégico = longo prazo / tático = médio prazo / operacional = curto prazo (ações imediatas)

     

    e) O planejamento de recursos humanos, por ser uma área funcional da organização, é definido como atividade precípua do planejamento estratégico.

     

    Rh = departamento = planejamento tático.

     

     

     

     

     

  • Não confundir Planejamento com PREVISÃO, PROJEÇÃO, PREDIÇÃO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PLANO.

    Previsão: verificar quais eventos poderá ocorrer, com base no registro de uma serie de probalidades;

    Projeção: que correspondem à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado em sua estrutura básica;

    Predição: é a situação futura que tende a ser diferente do passado, mas sobre a qual não se pode exercer controle algum;

    Resolução de problemas: corresponde a aspectos imediatos que procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes;

    Plano: é o documento formal que consolida as informações desenvolvidas do processo de planejamento, sendo o limite da formalização do planejamento, uma visão estática, uma decisão sobre os caminhos a tomar observando-se a relação custos/benefícios.

     

    MAterial do Professor Carlos Xavier.

     

  • De acordo com a prof. Carranza, o planejamento prevê. Aí complica.....

  • contribuindo, a resposta traz os princípios gerais do planejamento e estes são os específicos:

    Planejamento Participativo: O planejamento deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

    Planejamento Coordenado: Todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente.

    Planejamento Integrado: Os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados.

    Planejamento Permanente: Nenhum plano mantem seu valor e utilidade com o tempo.

  • B) previsão é coisa da mãe dinah... hahah

     

    eu já assisti aulas dessa prof Carranza e ODIEI.... as aulas eram uma verdadeira bagunça, um monte de conceitos espalhados.. 

     


ID
1763821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabendo que o Conselho Nacional de Justiça definiu em seu plano estratégico específico atributos de valor para a sociedade, os quais diferem daqueles definidos para o Poder Judiciário, assinale a opção que representa um atributo de valor exclusivo do planejamento estratégico por ele definido.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Definiu-se a missão, a visão, as políticas e as estratégias do Poder Judiciário:


    Estratégias:


    Transparência e participação na Administração do Poder Judiciário;

    • Melhoria contínua da imagem do Poder Judiciário;

    • Humanização da Justiça;

    • Preservação e aprimoramento do bom conceito da Justiça;

    • Otimização dos serviços do Judiciário;

    • Aproximação da Justiça ao cidadão.


  • JUSTIFICATIVA DO CESPE: O comando da questão é ambíguo. Deferido c/ anulação

    Acredito que tenha sido anulada devido ao fato de que o plano estratégico do CNJ é aplicado justamente ao Poder Judiciário, portanto, quando a questão pede atributos de valor para a sociedade, os quais diferem daqueles definidos para o Poder Judiciário, não há como responder, pois os atributos, definidos pela Resolução CNJ 198/ 2014, estão dentro do plano estratégico do Judiciário, são eles:

    - Credibilidade

    - Responsabilidade socioambiental

    - Imparcialidade

    - Probidade

    - Transparência e controle social

    - Acessibilidade

    - Celeridade

    - Ética

    - Modernidade

     

     

  •  

    Valores do Conselho Nacional de Justiça

     

    Responsabilidade socioambiental: observância aos princípios gerais de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental na atuação do CNJ.

    Integração: busca de sinergias e integração permanente entre unidades e colaboradores internos, bem como do CNJ com as instituições e com a sociedade.

    Transparência: observância ao princípio constitucional da publicidade em relação à atuação do CNJ.

    Comprometimento: compromisso de todos os colaboradores com a missão e os objetivos institucionais, observável pelo engajamento, esforço e empenho exercido em favor da organização.

    Valorização das pessoas: reconhecimento de que as pessoas consubstanciam a principal riqueza do CNJ e que o seu trabalho deve ser valorizado.

    Coerência: atuar com observância às próprias diretrizes, normas e orientações técnicas.

     

    FONTE:http://www.cnj.jus.br/gestao-e-planejamento/2015-2020


ID
1763824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada. Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é.

Alternativas
Comentários
  • Bem simples essa galera,

    Basta aplicarmos a permutação com repetição:

    Total de partidas: 18

    Vitórias: 13

    Empates: 5

    Solução: 18! / 13! 5!  

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13! / 13! 5!--- "Corta" o 13! com 13!

    18 x 17 x 16 x 15 x 14 / 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 8.568 possibilidades.

    Gabarito: Letra C --- superior a 8.000


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino




  • Prof. Julio, suas dicas são preciosas!!!

  • As duas primeiras dicas para o concurso do INSS já estão prontas, galera:

    Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=sfaUCfRvXlk&index=1&list=PLXtRQkFOjLFCr7EXxpXlElarX6yoUxt1w

    Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=SWY4e-4dArU&index=2&list=PLXtRQkFOjLFCr7EXxpXlElarX6yoUxt1w

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • Basta resolver a questão pensando nos ANAGRAMAS.

    De quantas formas podemos combinar as letras da palavra ROMA?

    4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

    E com a palavra ARARA!?

    Há repetição de letras, logo pegar o total e dividir pelo número de repetições.

    5!/3! x 2! = 

    5 x 4 x 3! / 3! x 2 x 1 = 10 anagramas.

    Assim sendo, temos a "palavra" VVVVVVVVVVVVVEEEEE (13 Vitórias e 5 Empates)

    18!/13! x 5!

    Bons estudos!

  • Muito boa a dica do Prof.Julio.

    SDMS macete legal!

  • Muito bom professor.

    Muito obrigada mesmo!!!

  • Nessa questão, a quantidade de possibilidades para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é dado pela permutação das 18 partidas com a repetição de 13 vitórias e de 5 empates. Assim:


    Total de possibilidades = 18!/(13!.5!)

    Total de possibilidades = (18*17*16*15*14*13!)/(13!*5*4*3*2*1)

    Total de possibilidades = 18 * 17 * 2 * 14 = 8.568


    Resposta: Alternativa C.


  • Permutação com repetição:

    Total = 18 partidas

    Vitórias = VVVVVVVVVVVVV (13)

    Empates = EEEEE (5)

    P = 18 ! / 13 ! 5 ! -> P = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 ! / 13 ! 5 ! -> P = 1.028.060 / 120 -> P = 8.568

    Gabarito: C


  • BAZINGA !

    Total = 18 partidas

    Vitórias = VVVVVVVVVVVVV (13)

    Empates = EEEEE (5)

    P = 18 ! / 13 ! 5 ! -> P = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13 ! / 13 ! 5 ! -> P = 1.028.060 / 120 -> P = 8.568

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc
    Professor Ivan Chagas

  • LETRA C 

    quando o número de elementos for igual ao número de posições = permutação 

    ou seja, 

    18! / 13! x 5! = 8568

  •  

    Permutação com repetição

     

    V    V     V     V     V    V    V     V    V    V     V    V     V     E       E     E       E     E

    _     _     _     _     _     _     _     _    _     _     _     _     _     _     _     _     _    _

     

     

         18!      = 8568

       13! 5!

     

     

    Gabarito C

  • Resolvi assim: C18,13 (universo de 18 jogos, houve 13 vitórias) X C5,5 (5 empates em 5 jogos). Resolvi dessa forma, uma vez que, pelo que me lembro, a ordem na Permutação importa, e nesse caso,  ordem é indiferente... 

  • Se achar uma combinação já inclui a outra. 18!/5!=8968
  • Só o Cespe mesmo pra fazer o candidato dividir 1.028.160 por 120 no meio de uma prova de concurso... com calma é tranquilo mas imagina o aperto na hora do vamo ver

  • Galera, imaginem que é um anagrama,

    temos uma palavra com 18 letras em que uma se repete 13 vezes e outra se repete 5 vezes

    Portanto, teremos uma permutação de 18! sobre 13! e 5!

    18!/13! x 5!

    8568

     

    GABARITO: CERTO

  • o maior problema e interpretar

  • Fui pela lógica em relação à multiplicação , 18! daria um numero gigante! 

  • LETRA C

  • 18! / 13! x 5! = 8568

  • Oi, vou tentar ver se te ajudo.

    1° essa dica vale ouro: quase sempre que tiver um número total (nesse caso 18) e duas ou mais diferenças que juntas se somam e dão o resultado do número total (13+5=18), será permutação com repetição;

    São 18 partidas que foram distribuídas em 13 vitórias e 5 derrotas (18 total), então é como se eu tivesse 18 letras, mas 13 e 5 delas se repetissem. Agora, é só colocar na fórmula: 18!/13! 5!= 8568

    comentário da colega Gabriela, bem elucidativo.

  • Realizei o cálculo por meio de uma C18,13 (COMBINAÇÃO número de partidas = 18, número de vitórias =13)

    FÓRMULA DA COMBINAÇÃO:

    C n,p = n! / (n - p)! x p!

    n = número de elementos

    p = possibilidades

    NO CASO:

    n = 18

    p = 13

    CÁLCULO, PASSO A PASSO:

    C 18,13 = 18!

    _______________

    (18! - 13!) x 13!

    C 18,13 = 18!

    _______________

    5! x 13!

    Para simplificar, leve o fatorial de cima até o maior fatorial de baixo, e exclua eles: 13!

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14 x 13!

    _______________________

    5! x 13!

    Resolva o fatorial do denominador e simplifique com os números possíveis no numerador: (observe as cores)

    C 18,13 = 18 x 17 x 16 x 15 x 14

    _______________________

    5 x 4 x 3 x 2 x 1

    Agora, basta realizar a multiplicação dos valores restantes:

    C 18,13 = 6 x 17 x 4 x 3 x = 8.568

    GABARITO: Letra "C"

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/aP3RTVRj_Cc

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

    • 18 partidas
    • venceu 13
    • empatou 5

    Se vai usar todos os elementos, já sabemos que se trata de permutação.

    Como vão ter repetições (13 vitórias e 5 empates)

    PERMUTAÇÃO COM REPETIÇÃO

    = 8.568


ID
1763827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:

Alternativas
Comentários
  • Negação da condicional: (p então q)= confirma a primeira e nega a segunda.

    lembrando que tb estaria correto: 

  • Se fosse para dar o chute na questão, a probabilidade maior seria chutar nas letras "b", "c" ou "d".. mas, o ser mal pediu a NEGAÇÃO, sendo assim temos:

     A negação de p ---> q  é p ^ ¬q (MANE: mantém a primeira E inverte a segunda)
  • GABARITO E 


    Negação da condicional --> Mantém a 1° parte E nega a segunda parte! 

     “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"

    P --> Q 


    "O número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar 
    P ^ ~Q 
  • Achei essa questão tão facil que fiquei com medo de marcar a questão. A Cespe tem dessas coisas.

  • dica: manega - mantém a primeira e nega a segunda

  • me bja cespe vem inss

  • É a famosa regra do MANE. 

    MA: mantem a primeira 

    NE: nega a segunda. 

    GAB:E

  • Alternativa:  E (p ^ ~q)  de cara você pode eliminar a B, C e D pois a negação não recai sobre o mesmo conectivo. Exceto quando vem com "não é verdade que..." seguido da mesma proposição. 

  • Pra quem não sabe a regra do MANÉ..

    Com o simples fato de saber que a negação do "Se .. então" 

    jamais manterá o " Se .. então" 

    já daria pra eliminar 3 alternativas!

    eliminei-as de cara , sem nem precisar ler ..


    vale a pena decorar macetes em RLM ;)

  • Mantém a primeira E nega a segunda.

  • Mane mane cuidado pra não errar !!!! 

    pra quem marcou a (C) entenda ele não pediu a "equivalente" ele pediu a NEGAÇÃO da condicional . CESPE/UNB vem na prova do TJRJ 2016 veeeem

  • NEGAÇÃO DE PROPOSIÇÕES COMPOSTAS

    P^Q = ¬P v ¬Q

    PvQ = ¬P^¬Q

    P->Q = P^¬Q

    P<->Q = (P^¬Q) v (Q^¬P)

    P <-> = P v Q 

  • Todas às vezes que for negação de uma condicional, a primeira fica positiva, mudando o conectivo de condicional para conjunção (^e)  e nega a 2(segunda). Sempre  olha logo o conectivo se mudou. Nessa questão só teria duas alternativas que teria o conectivo ^(e). Que seriam as letras A e E.
    Reposta letra E
    ~(M>2 --> m) = M>2 ^ ~m

  • Gab. Letra E

    Pra negar uma condicional bastar lembrar do seu amigo MANÉ

    Mantém a 1ª e Nega a 2ª

  • Alguém saberia responder porque " m > 2" é proposição, não seria uma sentença aberta.

  • EQUIVALÊNCIA DO CONDICIONAL


    1. P--> Q = ~P v Q  ( regra do NE y MA)
    2. P--> Q = ~Q --> ~P ( regra da contra-positiva " volta negando " )



    NEGAÇÃO DO CONDICIONAL 
    P --> Q = P ^ ~Q ( regra do MA NE ) 






    GABARITO "E"
  • Um clássico exemplo de negação de condicional:


    MANTÉM a primeira, NEGA a segunda. (V) + (F)

    Gabarito: E.
  • Tabela da negação


    p ^ q ........... ~p v ~q


    p v q ............ ~p ^ ~q


    p -> q ..........  p ^ ~q


    p < - > q .......... p v q

                  ......... ~p v ~q


    p v q .......... p < - > q

             ..........~p < - > ~q

  • A negação da proposição condicional: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" se dá pela regra do "Mané", ou seja, mantemos o antecedente E negamos o consequente, assim:

                                      O número inteiro m > 2 é primo o número m não é ímpar.


     
    Resposta: Alternativa E.
  • Negação do Se, então

    Repete a 1º  e Nega a 2º
  • A negação da condicional é só lembrar do bizu do homem safado. Matém a 1º e nega a 2º. kkk


  • A negação da condicional vira conjunção ( ^ ), bastando negar a segunda parte.

  • Paulinho Ueda, obrigada pelo bizu, pois não é que eu aprendi a negação da condicional.

  • A negação de S ---> Q:  (Pink) = P^¬Q

  • P = m > 2 é primo

    Q = m é ímpar

    Negação P -> Q = P E ~Q -> m > 2 é primo e m não é ímpar !

    Gabarito: E

  • Muito simples... Negação do cond = P ^ não Q.

  • A negação do "Se... então": tira o 'se' e o 'então', coloca o "e", REPETE A DA FRENTE e NEGA A DE TRÁS.

    Macete: RENEGA.

  • “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"

    Se, então ( a -> b) 

    NEGAÇÃO de CONDICIONAL ( a -> b) : a ^ ~q (mantém a primeira E nega a segunda)

    Por isso, a resposta certa neste exercício é: “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

    Gabarito: e.

  • Devemos observar a regrinha do RENEGA (Repete a primeira proposição e nega a segunda), sem se esquecer, é claro, de trocar o conectivo "se...então" por "e" para responder a assertiva. Observe:
    - Original:
    “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar"
    - Negação:
    “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar"
             Repete                               /                Nega
    Portanto...
    ALTERNATIVA: E

  • O Se, então se nega com o "^" (e); sendo a 1º verdadeira e a segunda falsa.

  • P = o número inteiro m > 2 é primo 

    Q = o número m é ímpar

    P - > Q

    Negação de P - > Q = P ^ ~ Q

    O número inteiro m > 2 é primo E o número m NÃO é ímpar. 

  • Gabarito: E

    Para responder esta questão é necessário saber as regras de negação de uma CONDICIONAL, e a regra de negação de uma condicional é negando apenas a segunda parte de uma proposição e transformando a condicional em uma conjunção, ou seja, trocar no português o "se... então pelo"  "e" .Então, (que representa negação) será  ( P ^ ~ Q)  e na Questão a única alternativa que nega a segunda parte e coloca o "e" na frase é a alternativa ( E )

  • CORRETA (E)

    negação de uma condicional:

    mantém a primeira, nega a segunda e troca  oSE ENTÃO  pelo E


  • Pra memorizar:

    Se bebo, então fico furioso.

    Negação: Bebo e não fico furioso.


    MANÉ = mantém a primeira e nega a segunda (V F).

  • Negação da Condicional: ~(p → q) = (p ˄ ~ q)
    Ou seja, mantém a primeira E nega a segunda.

    Temos: se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar

    p: se o número inteiro m > 2 é primo
    q: o número m é ímpar

    Logo, "mantém a primeira e nega a segunda", fica:
    o número inteiro m > 2 é primo E o número m não é ímpar.

    Letra E


  • BAZINGA !

    eu ja fui menos inteligente kkkkkkkkkkkk

     e)“O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Não entendi, não deveria ter duas respostas. E a regra da Condicional INVERTE E NEGA. A C estaria também correta, não estaria? 

    Pela tabela também não deu certo, por quê?

  • Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar

    A: o número inteiro m > 2 é primo;

    B: o número m é ímpar

    (PROP.)      (NEGAÇÃO)

     A → B          A ^ ~B

    Gabarito: E 

    O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar

     

  • Questão para ser feita com calma. Fui fazer com pressa e errei.

    AMO A CESSDPEEPE ESSA FEDAPUTA

    Belíssima alternativa E

  • Respondi só olhando...gabarito E(evolui muito em RLM graças a Deus)

  • Negação do condicional é a história do marido safado cuja esposa está desconfiando que ele tem uma amante... O marido faz o quê em relação às mulheres?

    MANTÉM a primeira E NEGA a segunda! ;) 

  • RLM tá sendo um presente. Deu de responder só de cabeça. ~(P -> Q)= P ^ ~Q.

  • Kkkkkkkkk marido safado boa
  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:
    https://youtu.be/9tTfW0r8boY
    Professor Ivan Chagas

  • Acertei essa, na hora lembrei da regrinha do marido safado: mantém a de casa e nega a nêga da rua- não me lembro 

    o nome da colega que escreu esse macetinho...rsrsrrsrs

  • Eu tenho um esqueminha para a resolução desta questão, vamos lá tchurma?

    ~(P ^Q) aplicando a distributiva teremos ~P V~Q

    ~(PVQ) aplicando a distributiva teremos ~P ^ ~Q

    ~(P --> Q) é só pegar a negação do V (ou) aqui de cima e copiar tirando só a primeira negação. Então será esta formulinha que iremos utilizar para resolver:

    Fica: P ^ ~Q

    “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" Então com base nesta fórmula teremos: O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar.

    Viu que tranquilo?

    Vamu pra cima!

    Abby.

  • E aprendi que há 3 maneiras de NEGAR uma condicional:

    NEGA, NEGA e vira "OU"

    NEGA, NEGA,  e vira "E"

    REPETE, NEGA e vira "E"

    A última opção foi o que deu certo procurando nas respostas. Letra E

     

  • Negação da Condicional

    P -> Q => P ^ -Q  (REGRA DO MENINO TEIMOSO: CHOVE E NÃO LEVA O GUARDA-CHUVA)

     

     

  • Antes errava muitas questões de logica, hj, aprendi a  sublinhar e tive que decorar as formulas.Único jeito. 

    A negação da proposição: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" pode ser expressa corretamente por:

    P → Q =  P ^ ~Q    (Negação)         ≠        P → Q =  ~Q → ~P ( equivalência) 

     

    P=  o número inteiro m > 2 é primo

    Q = o número m é ímpar

    o número inteiro m > 2 é primo o número m  não é ímpar

     

    Bons estudos!

     

  • A ^ ~B , nega o condicional A---> B.

  • A proposição ~Q -> ~P também é negação válida da proposição P -> Q. Por que não poderia ser a alternatica C?

  • A letra C é uma equivalência da proposição, gabarito letra E.

  • Algumas negações pra galera anotar e não mais esquecer:

     

    ~ (P<--> Q) = P v Q  

     

    ~ (P ^ Q) = ~ P v ~ Q

     

    ~ ( P --> Q) = P ^ ~Q 

  • Negação da Condicional:

    Repete a primeira e(^) nega a segunda.

  • Pode parecer estranho, mas utilizo um macete que me ajuda. É o do marido safado. Repete a primeira mulher E Nega a Segunda.

    Para simplificar: R E NEGA

    Pronto, não esquece mais. :)

  • Fiquei assustado com a questão,  mas usando o macete do prof. Renato deu certinho.

  • Condicional -> Estilo namorado safado, Mantém a primeira E nega a segunda. 

  • Negação da condicional 

    Conforme ensina o professor Sérgio Carvalho:

    a) mantém-se p;

    b)nega-se q;

    c)troca-se o conectivo se pelo e.

    Se o número inteiro m  2 > é primo, então o número m é impar.

    Logo;

    O número m 2 > é primo e o número m não é impar

     

     

  • Questão muito boa.

     

  • Negação do Se...Então = MANÉ!! (Mantém e Nega)

    Equivalência do Se...Então = NEyMAr SEntOU (Nega ou Mantém)

    Existem coisas que precisam ser entendidas, outras decoradas!

  • Galera o macete de manter a primeira e negar a segunda é ótimo, mas fiquei co uma dúvida na letra A:

    “O número inteiro m > 2 é não primo e o número m é ímpar".

    Ou seja se vc aplicar V ou F nas questoes verá q a negacao aparecerá na letra E (GAB) e na letra A ---> ( F e V= F) porque nao poderia ser ela também?

  • Mateus Cabral 

    NEgar o Se então . Vc corta o SE da frase e matem todo o restante sem nenhuma alteração. exemplo : “Se (corta)   o número inteiro m > 2 é primo (mantem).   NA alternativa A ,  não manteve , eles acrescentaram o NÃO. e também não negou a 2ª .

     

     

  • A Negação de uma condicional é uma CONJUNÇÃO, negando o 2º TERMO! Logo:

     “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • Letra E

    A negação da proposição condicional: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" se dá pela regra do "Mané", ou seja, mantemos o antecedente E negamos o consequente, assim:

     

                                      O número inteiro m > 2 é primo o número m não é ímpar.

  • Gab E

    Negação do Condicional( implicação) é o Mané

     

  • Regra do "MANÉ"

    MAntém a primeira

    NEga a segunda.

  • Cuidado para não ligar o piloto automático e marcar a alternativa que apresenta a equivalência.

    Não faça como eu fiz agora! hahaha

    Segue o jogo!

  • Malandro é malandro e MANÉ é MANÉ

  • Negação de Se... então = RENEGA, repete o primeiro , coloca e , e nega atrás.

  • Regra da amante: mantém a primeira e nega a segunda

  • Passa no concurso quem ganha mais like no QC só pode. 100 comentários iguais.

  • Letra E.

    Negação da Condicional>> regra do MANÉ = Retirar o SE, MAntém a 1ª frase E  NEga a 2ª frase.(obrigatório ter o E)

  • Gabarito: E

     

    A Negação da Condicional se dá pela regra do Ma.

    P: “Se o número inteiro m > 2 é primo, então o número m é ímpar" 

     

    P: (m > 2 p) -> mi

    Negação de P: (m > 2 p) ^ ~mi

     

    Negação de P: "O número inteiro m > 2 é primo E o número m NÃO é ímpar."

  • Ma pra acertar a questao.

    Gabarito E.

  • LETRA E

    Quando for negação da condicional representada pelo sinal (se .. então) --> usaremos a regra do MANÉ (mantenho a primeira, coloco o conectivo E, nego a segunda).

  • Para negar a CONDICIONAL, lembrem-se:

    CÔNJUGE DO MANÉ.

    Mantem a primeira, nega a segunda e troque por CONJUNÇÃO.

    D) “O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar".

  • LETRA E

  • NEGAÇÃO DA CONDICIONAL ~ ( p ---> q )

    = p ^ ¬ q ( mantem p "e" nega q ) MA N E

    p: o numero inteiro m > 2 é primo.

    q: o numero m é impar.

    o numero inteiro m > 2 é primo e o numero m nao é impar.

    E)

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/9tTfW0r8boY

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • O número inteiro m > 2 é primo, MAS NÃO é ímpar.

    MA E NE

  • GAB. E)

    O número inteiro m > 2 é primo e o número m não é ímpar

    MANTÉM A PRIMEIRA E NEGA A SEGUNDA

    OBS: NÃO NEGAR COM MESMO CONECTIVO!!!

  • LETRA E

    Negação do SE...ENTÃO: Regra do Mané (Mantém a 1ª (A) E nega a 2ª (B)= ~(A→B) = A ∧ (~B).

  • Principais Dicas de Negação de RLM:

    Gabarito:E

    • E - Troca pelo OU + Nega a Frase
    • OU - Troca pelo E + Mantém a Frase
    • Se...Então - Mantém a 1º sentença + E + Nega a 2º sentença
    • Todo - Algum/Existe/Pelo Menos Um + Nega a Frase
    • Nenhum - Algum + Mantém a frase
    • Algum - Nenhum + Mantém a frase

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!