SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Produção Alimentícia


ID
5090644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O sistema de qualidade denominado análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é focado na prevenção de riscos. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    a) O sistema APPCC busca avaliar os perigos físicos, químicos e biológicos no produto final.

    Em toda cadeia de produção analisando desde a seleção da matéria prima até o produto final.

    b) A definição de limites críticos para um ponto crítico de controle deve ter uma base exclusivamente legal.

    Preferencialmente base legal, porém em caso de ausência pautar-se na base científica.

    c) Em uma indústria de alimentos, a implementação do sistema APPCC dispensa a adoção das boas práticas de fabricação e dos procedimentos padrões de higiene operacional.

    BPF, PPHO, PSO...são programas de pré-requisitos para implementação e manutenção de um sistema APPCC.

    e) Quando os limites críticos não forem atendidos, o produto deve ser descartado

    O limite crítico estabelece valores máximos e/ou mínimos que, quando não atendidos, impossibilitam a garantia da segurança do alimento. Esses limites críticos garantem o controle de cada PCC e diferenciam a aceitação ou não aceitação do processo. Dessa forma, é variável o destino dos produtos violados => depende do critério do limite crítico estipulado.

    "Para cada limite crítico deve haver uma ou mais medidas preventivas de controle, associadas a cada PCC, identificadas no processo, que devem ser adequadamente controladas para assegurar a prevenção, eliminação ou redução do perigo a níveis aceitáveis. Cada medida preventiva de controle estará associada aos limites críticos, que servem como fronteira de segurança de cada PCC."

    Fonte: foodsafetybrazil

  • A questão avalia do aluno conhecimentos acerca do sistema APPCC.

    O sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é uma ferramenta de gestão da qualidade, com caráter preventivo, que utiliza uma abordagem sistemática com o objetivo de identificar pontos críticos biológicos, químicos e físicos durante as etapas de produção de alimentos. A partir da identificação desses pontos críticos é possível aplicar medidas corretivas de controle. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o sistema APPCC busca avaliar os perigos físicos, químicos e biológicos em TODAS AS ETAPAS DA PRODUÇÃO.

    B) ERRADO – as definições de limites críticos para um ponto crítico de controle podem ser obtidas de DIVERSAS FONTES, como guias e padrões da legislação, literatura científica, levantamento prévio de dados, experimentos laboratoriais, dentre outros.

    C) ERRADO – a implementação das boas práticas de fabricação é um dos pré-requisitos obrigatórios para a implementação do sistema APPCC 

    D) CERTO – os procedimentos de verificação vão determinar se o sistema APPCC é eficaz. 

    E) ERRADO – diferentes critérios de limites críticos vão determinar diferentes destinos dos produtos que não atenderam a esses limites.

    Portanto, a alternativa que corresponde a opção correta é a LETRA D.

    Gabarito do Professor: LETRA D.



ID
5090647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos processos de conservação pelo uso de calor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre processos de conservação pelo uso do calor. Vamos a análise das alternativas: 

    A) ERRADO – o processo de pasteurização rápida é mais eficiente na destruição microbiológica em comparação ao processo de pasteurização lenta. 

    B) ERRADO – o principal objetivo da pasteurização em alimentos com pH maior que 4,5 é a destruição de formas vegetativas de bactérias patogênicas e reduzir o conteúdo microbiano.

    C) ERRADO – esterilização comercial refere-se a um tratamento térmico que destrói todos os microrganismos patogênicos e deterioradores que possam crescer sob condições normais de estocagem. Algumas formas esporuladas mais resistentes podem sobreviver ao tratamento térmico, desde que não tenham condições de se desenvolver durante a estocagem do produto.

    D) ERRADO – o conceito 12D consiste em um tratamento térmico que deve provocar 12 reduções decimais no número de esporos, reduzindo esse número a um esporo viável para cada trilhão de embalagens de determinado alimento 

    E) CERTO – alguns líquidos, como a cerveja, são pasteurizados após serem embalados.

    Gabarito do Professor: LETRA E.



ID
5090650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em comparação ao processo de desidratação convencional, o processo de liofilização

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimento acerca dos processos de desidratação convencional e de liofilização.

    Desidratação convencional e liofilização são técnicas utilizadas para conservação de alimentos. Ambas consistem na eliminação de água do alimento por evaporação. Na desidratação convencional é utilizado ar quente para retirar toda a água presente no alimento. Já na liofilização os alimentos são congelados e em seguida colocados sob vácuo e aumento gradativo da temperatura. Isso permite que a água congelada passe diretamente da fase sólida a gasosa. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – o processo de liofilização causa poucas alterações estruturais e mantém textura similar à original.

    B) ERRADO – o processo de liofilização tem MAIOR custo, comparado ao processo de desidratação convencional.

    C) ERRADO - o processo de liofilização implica em MENORES perdas nutricionais do alimento, comparado ao processo de desidratação convencional.

    D) ERRADO – o processo de liofilização apresenta MELHORES resultados para produtos cárneos, comparado ao processo de desidratação convencional.

    E) ERRADO – o processo de liofilização gera MENORES alterações sensoriais no alimento, comparado ao processo de desidratação convencional.

    Gabarito do Professor: LETRA A.


  • Só acertei essa pq adoro a maçã crocrante jasmine liofilizada

  • O processo de liofilização consiste em uma tecnologia de secagem que tem seu processo baseado na remoção da água através da sublimação da água presente no alimento. Para ocorrer o alimento deve está congelado, isto é, todo o conteúdo de água presente neste deve está na forma de gelo, o congelamento consiste na primeira etapa do processo, e só após ela o alimento é submetido a condições de pressões muito baixas. O liofilizador possui câmaras herméticas onde o produto é colocado, sob a condição de alto vácuo promovida por bombas o ar de dentro é removido, criando a condição para que ocorra a sublimação da água sem ser necessário o uso de altas temperaturas. A água passa de seu estado sólido para o gasoso a temperaturas muito baixas e sem a presença de oxigênio, fatores que resultam na preservação das características nutricionais de um alimento, gerando um produto com alto valor nutricional e sensorial. Indicado para produtos que tenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, a liofilização conserva as propriedades nutritivas, pois as membranas das células não se rompem com a perda do vapor de água. Por ser um processo caro, não é muito utilizado no Brasil, apesar de nos dias de hoje se mostrar mais presente na produção de alimentos disponíveis em supermercados, como frutas, legumes e verduras, carnes, sopas, sucos em pó, cafés, leites, entre outros. Assim, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito, método de operação, as aplicações na área de alimentos, os equipamentos, e as vantagens e desvantagens do processo de Liofilização.

    À medida que a pressão na câmara ia sendo reduzida, o vapor de água proveniente do espécime era, igualmente, absorvido pelo ácido sulfúrico concentrado, reduzindo assim o teor de umidade na amostra.

  • Vantagens

    Ø Estruturas inalteradas, fáceis de transforma em pó e de dissolver e de reidratar;

    Ø Reduzidas alterações nutricionais, cor, aroma e gasto, mínima perda de atividade em matérias sensíveis ao calor;

    Ø Melhor qualidade que os produtos desidratados por outros métodos;

    Ø Não poluidor, água residual baixa (1-3%), fácil de armazenar e de transportar.


ID
5090653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito dos métodos de conservação por remoção de calor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão que avalia do aluno conhecimentos acerca de métodos de conservação por remoção de calor.

    O uso de baixas temperaturas visa retardar o crescimento microbiano e as reações químicas nos alimentos. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o congelamento dos alimentos provoca um AUMENTO do seu volume, devido a alteração no estado físico da água.

    B) ERRADO – o congelamento NÃO inativa enzimas e tem efeito variável nos microrganismos. Células vegetativas de leveduras, bolores e bactérias gram-negativas são mais facilmente destruídas. Bactérias gram-positivas e esporos de fungos são mais resistentes. Esporos de bactérias não são afetados pelo congelamento. 

    C) ERRADO – para melhor conservação, frutos de origem tropical devem ser armazenados sob temperaturas ENTRE 10 E 13oC

    D) ERRADO – o resfriamento do leite cru previne o crescimento de microrganismos mesofílicos e termofílicos. 

    E) CERTO – no congelamento, a imobilização da água em gelo reduz a água livre disponível para o crescimento microbiano.  

    Gabarito do Professor: LETRA E.

  • A preservação dos alimentos por congelamento é alcançada pela combinação de baixas temperaturas com a redução da atividade de água.


ID
5090656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à manipulação e à preservação de vegetais frescos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca de manipulação e preservação de vegetais frescos. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – o objetivo da lavagem e antissepsia das mãos após manipular hortaliças cruas e antes de manipular alimentos preparados é evitar contaminação cruzada.

    B) ERRADO – a aplicação de atmosfera modifica ativa nas embalagens de vegetais frescos visa À DIMINUIÇÃO da concentração de oxigênio.

    C) ERRADO – a alface deve ser armazenada em câmara fria a 0oC e 98-100% de umidade relativa do ar.

    D) ERRADO – o processo de sanitização de alface é um ponto crítico de controle BIOLÓGICO, porque promove a eliminação de microrganismos

    E) ERRADO – a presença de agrotóxicos sistêmicos é um exemplo de ponto crítico de controle químico, porém eles NÃO SÃO ELIMINADOS por meio de lavagem. O controle desse ponto crítico deve ser feito na aplicação de quantidades adequadas e tempo de carência, por exemplo. 

    Gabarito do Professor: LETRA A.



ID
5090659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando o preparo de carne cozida em um serviço de alimentação, assinale a opção correta, de acordo com as boas práticas de fabricação e com o sistema APPCC.

Alternativas
Comentários
  • RDC 216

    4.8 PREPARAÇÃO DO ALIMENTO

    4.8.15 Após serem submetidos à cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam a multiplicação microbiana. Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por, no máximo, 6 (seis) horas. Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento.

  • Trata-se de questão que exige conhecimentos acerca de boas práticas de fabricação e do sistema APPCC.

    As boas práticas de fabricação para serviços de alimentação são reguladas pela Resolução no 216, de 15 de setembro de 2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Já o sistema APPCC possui algumas legislações específicas, dependendo do tipo de estabelecimento e do alimento manipulado. Mas podemos destacas a Portaria no 46, de 10 de fevereiro de 1998, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Vamos então a análise das alternativas: 

    A) ERRADO – segundo a RDC 216/2004, alimentos congelados podem ser descongelados nas seguintes condições: refrigeração à temperatura inferior a 5oC ou em FORNO DE MICRO-ONDAS, quando o alimento for submetido imediatamente à cocção.

    B) ERRADO – a temperatura recomendada de recebimento de carnes é de 4 a 7oC.

    C) CERTO – segundo a RDC 216/2004, após cocção, os alimentos preparados devem ser mantidos em condições de tempo e de temperatura que não favoreçam o desenvolvimento de microrganismos.

    D) ERRADO – para cada ponto crítico de controle identificado em uma determinada etapa, devem ser estabelecidas ações corretivas, como o estabelecimento de limites críticos de controle.

    E) ERRADO – os perigos identificados na elaboração de carne cozida podem ser do tipo biológico, químicos ou físicos. 

    Gabarito do Professor: LETRA C.

ID
5090662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um dos fatores intrínsecos que afetam o desenvolvimento de microrganismos no alimento.

Alternativas
Comentários
  • A. de agua

  • A questão exige que o candidato avalie corretamente, dentre as opções, qual é o fator intrínseco relacionado ao desenvolvimento de microrganismos em alimentos.

    Fatores intrínsecos são aqueles relacionados às características do alimento, ou seja, as características inerentes ao alimento que podem facilitar ou dificultar o desenvolvimento microbiano.

    Dentre as opções, a única que representa uma característica do alimento é a atividade de água. A atividade de água fornece uma indicação do teor de água livre em determinado alimento. Essa água livre está disponível para ser utilizada pelos microrganismos em seus processos metabólicos para crescimento e desenvolvimento.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA E.

    Gabarito do Professor: LETRA E.
  • Quanto mais aquoso o alimento mais propicio ao desenvolvimento de patógenos.


ID
5090665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

     A vigilância epidemiológica, ao analisar um surto em uma escola, obteve os seguintes dados: a média de tempo do surgimento dos primeiros sintomas foi de 2,5 horas; após a ingestão do alimento, as pessoas apresentaram náusea, vômito e cólica abdominal; o alimento consumido (carne ensopada) havia sido preparado 24 horas antes do consumo e deixado sobre fogão.
   Na análise laboratorial, foi detectado que o agente etiológico era o Staphylococcus aureus.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca da intoxicação alimentar causada pela bactéria Staphylococcus aureus

    A intoxicação alimentar por Staphylococcus aureus resulta da ingestão de enterotoxinas estafilocócicas presentes em alimentos. A maioria dos surtos se deve à manipulação inadequada de alimentos, falta de higiene pessoal ou higienização inadequada de utensílios e equipamentos. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a intoxicação poderia ter sido evitada se a refeição, antes de ser servida, fosse aquecida a 100oC por pelo menos 30 minutos, condições suficientes para destruição da enterotoxina 

    B) ERRADO – os sintomas mencionados geralmente desaparecem após 48 horas.

    C) CERTO – os sintomas de intoxicação surgem entre 1 e 8 horas após o consumo do alimento contaminado, dependendo da quantidade de toxina ingerida e do estado geral de saúde do indivíduo que ingeriu.

    D) ERRADO – os seres humanos são o principal reservatório do microrganismo, que podem estar presentes nas fossas nasais, na garganta, na pele e no cabelo.

    E) ERRADO – intoxicação poderia ter sido evitada se o alimento tivesse sido mantido à temperatura de 60oC ou mais, suficiente para impedir o crescimento microbiano e a produção de enterotoxinas

    Gabarito do Professor: LETRA C.


ID
5090668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No final da década de 90 do século XX, foram relatados casos de surtos de botulismo relacionados ao consumo de palmito em conserva. Na época, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tornou obrigatória uma etiqueta de rotulagem nesse produto, com os seguintes dizeres: “Para sua segurança, este produto só deverá ser consumido após fervido no líquido de conserva ou em água, durante 15 minutos”. Essa exigência permaneceu até o ano de 2008.

Assinale a opção que apresenta os pontos críticos de controle que os fabricantes devem adotar para impedir a formação da toxina botulínica em conservas.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre pontos críticos de controle necessários para impedir a formação da toxina botulínica em conservas.

    A bactéria Clostridium botulinum produz a toxina botulínica, uma potente toxina que causa o botulismo, doença grave e de evolução aguda que provoca distúrbios digestivos e neurológicos que paralisam os músculos.

    A toxina botulínica perde sua atividade quando submetidas a temperatura de 80oC por 30 minutos ou a 100oC por 5 minutos (pasteurização). Além disso, pH inferior a 4,5 impede o crescimento do Clostridium botulinum.

    Portanto, submeter as conservas à pasteurização e manter o pH abaixo de 4,5 são pontos críticos de controle fundamentais para impedir a formação da toxina botulínica. A opção correta é a LETRA B.

    Gabarito do Professor: LETRA B.


  • Clostridium botulinum é um bacilo gram positivo, que se desenvolve em meio anaeróbio, produtor de esporosencontrado com freqüência no solo, em legumes, verduras, frutas, sedimentos aquáticos e fezes humanas.

    PASTEURIZAR E MANTER EM MEIO ÁCIDO


ID
5090671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da fermentação e de processos de fermentação utilizados pela indústria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão que exige conhecimentos acerca do processo de fermentação. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o iogurte é formado a partir da fermentação lática, na qual as bactérias denominadas LACTOBACILOS produzem ácido lático.

    B) ERRADO – a fermentação ocorre no CITOSOL da célula. 

    C) ERRADO – na fermentação alcoólica, o piruvato é reduzido a etanol em um processo anaeróbico.

    D) ERRADO – a fabricação do vinagre ocorre pela conversão do etanol em ácido acético. 

    E) CERTO – a Saccharomyces cerevisae é um fungo unicelular não patogênico e o principal microrganismo utilizado em processos industriais de fermentação alcoólica. 

    A Saccharomyces cerevisae é amplamente utilizada na produção de bebidas alcoólicas 

    Gabarito do Professor: LETRA E.



ID
5090674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao emprego de tecnologia de produção de alimentos supergelados obtidos por método de congelamento brusco, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca da tecnologia de produção de alimentos supergelados. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – nesse método, formam-se cristais de gelo MENORES e em MAIOR número, o que NÃO altera a estrutura molecular do alimento.

    B) ERRADO – alimentos submetidos ao congelamento ultrarrápido, quando descongelados, reassumem sua condição original sem perda significativa de nutrientes e de propriedades sensoriais.

    C)  ERRADO – esse processo não pode ser obtido em congelador ou freezer.

    D) ERRADO – alimentos submetidos ao processo de ultracongelamento devem ser mantidos a temperatura menor ou igual a -18oC

    E) CERTO – o congelamento rápido requer a aplicação de temperaturas mais baixas que aquelas empregadas no congelamento lento.

    Portanto, a opção que corresponde a opção correta é a LETRA E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • O congelamento brusco é resultado da aplicação da temperatura de impacto entre –30 °C e –50 °C. e formação de cristais de gelo pequenos


ID
5090677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As informações a seguir referem-se aos resultados de análises microbiológicas realizadas em determinadas amostras de leite cru refrigerado.

• variação de 1,70 × 103 a 3,13 × 104 na contagem bacteriana total (CT)
• ausência de Staphylococcus sp.
• 40% das amostras com número mais provável (NMP/g ou mL) maior que 1.100 para coliformes fecais

A partir dessas informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca de análises microbiológicas em amostras de leite cru refrigerado. Vamos a análise das alternativas:

    A) CERTO – a contagem total de bactérias indica a qualidade microbiológica do leite e, de maneira geral, a ordenha e os utensílios e os equipamentos que entrem em contato com o leite são as principais fontes de contaminação.

    B) ERRADO – a presença de coliformes fecais SUGERE a presença de microrganismos enteropatogênicos.

    C) ERRADO – a higienização de equipamentos e utensílios deve contemplar as etapas de limpeza e sanitização para que ocorra diminuição no número de microrganismos no leite.

    D) ERRADO – o processo UHT elimina quase toda a população microbiana presente no leite cru.

    E) ERRADO – a pasteurização do leite garante a eliminação de microrganismos patogênicos, e o processamento UHT tem como objetivo a obtenção de um produto bacteriologicamente estéril. Porém, bactérias dos gêneros Clostridium e Bacillus são termodúricas, uma vez que suportam temperaturas mais altas e produzem esporos em caso de condições adversas.

    Gabarito do Professor: Letra A.



ID
5090680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação a aspectos pertinentes ao controle de qualidade de polpas de frutas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca do controle de qualidade de polpas de frutas. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o teor de sólidos solúveis pode variar em função da espécie, do cultivar, do estádio de maturação e do clima. 

    B) ERRADO – o branqueamento inativa enzimas oxidativas.

    C) ERRADO – em polpas congeladas, a estabilidade da vitamina C é afetada pela ação do oxigênio, luz, pH, condições de estocagem e processamento, embalagem utilizada, estado de maturação dos frutos e diluição das polpas.

    D) CERTO – leveduras são microrganismos tolerantes a ambientes de baixo pH.

    E) ERRADO – a etapa de eliminação do calor específico consiste na redução da temperatura abaixo do ponto de congelamento da água sem mudança de fase.

    Gabarito do Professor: Letra D.


ID
5090683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os frutos do morangueiro (Fragaria × ananassa Duch.) são altamente perecíveis devido à sua composição química e à sua elevada taxa respiratória. O tempo entre a colheita e o consumo, em ótimas condições de manipulação, é de 5 a 7 dias, aproximadamente. Microrganismos deteriorantes e patogênicos, naturalmente presentes, podem ser responsáveis tanto pela deterioração da qualidade físico-química do fruto como pelo risco à saúde dos consumidores.

Hanna Alves et al. Aspectos microbiológicos e físico-químicos
de morango exposto ao gás ozônio em diferentes concentrações
durante o armazenamento. In: Brazilian Journal of Food
Technology, vol. 22, Campinas, 2019 (com adaptações).

Acerca de aspectos relativos ao morango, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de questão que exige do aluno conhecimentos acerca do morango. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a irradiação ionizante, na forma de raios gama, elimina grande parte dos microrganismos patogênicos.

    B) CERTO – o potencial antimicrobiano do ozônio gasoso é atribuído à sua capacidade de promover ruptura do envoltório celular dos microrganismos, com posterior dispersão dos constituintes citoplasmáticos.

    C) ERRADO – a despectinização constitui uma etapa básica na produção de suco de morango concentrado e clarificado.

    D) ERRADO – o armazenamento de morangos em atmosfera de gás carbônico possibilita o aumento da vida útil e não modifica cor e sabor dos frutos.

    E) ERRADO – estratégias para aumentar a vida útil do morango fresco consistem no controle da temperatura de refrigeração e acondicionamento em atmosfera de gás carbônico.

    Gabarito do Professor: Letra B.



ID
5090686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A carne bovina tem as seguintes propriedades físico-químicas: pH próximo a 6,0; 65% a 80% de água; 16% a 22% de proteínas; 3% a 13% de gorduras, além de minerais, vitaminas, enzimas, compostos não nitrogenados. A fração proteica exerce papel importante nas propriedades funcionais e culinárias desse alimento. A respeito desse assunto, assinale opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca das propriedades funcionais e culinárias da carne bovina. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – na produção de jerked beef, a mundaça de cor do vermelho para o castanho claro deve-se a oxidação da mioglobina a metamioglobina.

    B) ERRADO – o rigor mortis corresponde ao endurecimento dos músculos nas horas após o abate. Nesse processo, ocorre o encurtamento dos sarcômeros, devido à formação do complexo actomiosina. Os músculos perdem a extensibilidade, tornando a carne menos macia.

    C) ERRADO – a capacidade de retenção de água é uma propriedade funcional que afeta as características de suculência e de palatabilidade da carne.

    D) ERRADO – a presença de coliformes em amostra de carne indica contaminação durante o abate ou processamento, especialmente por material fecal

    E) CERTO – carnes armazenadas em temperaturas e embalagens adequadas 

     O armazenamento de carne em temperatura próxima a 0 °C diminui o metabolismo e a multiplicação de microrganismos deteriorantes, de modo que, em condições de anaerobiose, pode-se aumentar o tempo de vida útil do produto e a sua maciez.

    Gabarito do Professor: LETRA E.



ID
5090689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O número de serviços de alimentação especializados na culinária japonesa tem crescido no Brasil. O sushi, à base de pescado cru e arroz, é um dos produtos mais demandados pelo consumidor, apesar de ser considerado de alto risco à saúde. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber que referência bibliográfica foi retirada a afirmação: que em seguida, a temperatura de, no mínimo, 5 °C deve ser atingida dentro de quatro horas, totalizando-se seis horas para o tempo de resfriamento.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca de aspectos higiênicos-sanitários relacionados a serviços de alimentação especializados na culinária japonesa. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – na preparação do sushi, o controle sanitário deve ser realizado em todas as etapas de produção, incluindo o processo de seleção de fornecedores até a garantia de qualidade do alimento preparado.

    B) ERRADO – a bactéria Staphylococcus aerus coagulase positivo pode estar presente nas vias nasais, na garganta, no cabelo e na pele de indivíduos saudáveis.

    C) ERRADO – a toxina responsável por uma intoxicação estafilocócica é termoestável e não é inativada por processo de cocção.

    D) ERRADO – segundo a RDC 216/2004, que dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, a temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60oC a 10oC em até duas horas. Em seguida, o alimento deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5oC, ou congelado à temperatura igual ou inferior a -18oC. A RDC não traz a informação que a temperatura de 5oC deve ser atingida dentro de quatro horas, totalizando-se seis horas para o tempo de resfriamento.

    E) CERTO – o vírus rotavírus e o parasita Anisakis simplex podem contaminar pescados crus; o rotavírus por todos os motivos listados na alternativa e o Anisakis simplex principalmente por administração inadequada de tempo e temperatura. Nas preparações de pescado cru, a forma eficaz de evitar a infestação pelo parasitaAnisakis simples é empregar o congelamento rápido a -20oC ou mais frio por pelo menos 48 horas, ou congelamento mais lento a -20oC por 7 dias.

    Portanto, a resposta correta é a LETRA E.

    Gabarito da Banca: Letra D.

    Gabarito do Professor: GABARITO CORRETO LETRA E


  • ANVISA

    https://jundiai.sp.gov.br/saude/wp-content/uploads/sites/17/2015/01/Aula-6.pdf

    O resfriamento é um procedimento adotado com o objetivo de baixar a temperatura de alimentos quentes, reduzindo o tempo de exposição na zona de perigo. Para um resfriamento correto, a temperatura do alimento quente deve ser reduzida de 60°C a 10°C em até duas horas. Lembre-se de usar o termômetro para conferir se o alimento atingiu a temperatura de 10°C e um timer ou cronômetro para controlar o tempo. Depois devemos manter este alimento na refrigeração abaixo de 5°C, ou congelado à - 18°C ou inferior.