SóProvas



Prova CEV-URCA - 2019 - Prefeitura de Mauriti - CE - Conhecimentos Básicos - Magistério - Nível Superior


ID
3004930
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Sob a ótica da cronista, é característica de Vidas Secas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Discurso direto: fala direta da pessoa.

    Discurso indireto: o narrador descreve o que outra pessoa falou.

    Discurso indireto livre: o narrador toma o lugar da pessoa para relatar seus sentimentos e desejos, além de dizer as falas do personagem.

    Passagem do texto que confirma:

    Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

    Ou seja

    Usando o discurso indireto livre, o narrador evita que as falas dos personagens sejam explícitas a tal ponto de virar um discurso direto.

  • Para conhecimento:

    Onisciente significa aquele que sabe tudo. 

  • O COMANDO DA QUESTÃO DIZ QUE DE ACORDO COM A VISÃO DA AUTORA DO TEXTO (ou seja, questão de compreensão, a resposta está no texto) É CARACTERÍSTICA DE VIDAS SECAS, EXCETO(ou seja, alternativa que não esteja correta de acordo com o texto)

    trechos explicativos sobre as alternativas

    A)...os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas....

    B) Apesar de ser contado por um narrador onisciente,...

    C) o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada. (alternativa certa)

    D)Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração.

    E)Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música,...

  • Discurso direto: fala direta da pessoa.

    Discurso indireto: o narrador descreve o que outra pessoa falou.

    Discurso indireto livre: o narrador toma o lugar da pessoa para relatar seus sentimentos e desejos, além de dizer as falas do personagem.


ID
3004933
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Temos o conhecimento que a concordância nominal é “realizada em função da palavra determinante, ou seja, a palavra que exigirá determinadas flexões de um outro elemento, por exemplo, o adjetivo (determinado), o qual concorda em gênero e número com o substantivo (determinante)”. No fragmento - Quando Vidas Secas foi publicado - há um desvio de afirmação supracitada, denominada de:

Alternativas
Comentários
  • A Silepse é caracterizada por estabelecer concordância não com as palavras que compõem a frase (Vidas Secas), mas com a ideia (livro) que se pretende transmitir ou com termos subentendidos. 

  • GABARITO: LETRA C

    Quando Vidas Secas foi publicado

    ===> CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA é uma concordância feita com a ideia (no caso, a ideia é que VIDAS SECAS é um livro).

    ===> O LIVRO VIDAS SECAS FOI PUBLICADO.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ===> CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA é uma concordância feita com a ideia (no caso, a ideia é que VIDAS SECAS é um livro).


ID
3004936
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. O termo em destaque é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Os homens e mulheres ... protagonistas.

    Protagonistas = adjetivo.

    Adjunto Adnominal -> substantivo (concreto, abstrato)

    Complemento Nominal -> Advérbio, adjetivo e substantivo abstrato, apenas

    Logo, D

  • Gab: D

    > Homens e mulheres (sujeito) protagonistas (adjetivo)

    > Considerando que:

    ~ Adjunto adnominal caracteriza ou determina um substantivo (concreto ou abstrato);

    ~ Complemento nominal é ligado à um nome (advérbio, adjetivo e substantivo abstrato);

    "protagonistas de mais outras tantas obras" = adjetivo + complemento nominal

  • GABARITO: LETRA D

    Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos.

    ===> verbo de ligação (foram) ===> protagonistas (adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito);

    ===> quem é protagonista, é protagonista de alguma coisa (de mais outras tantas obras), complemento nominal, completando o sentido de um adjetivo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • protagonistas de algo

  • Minha contribuição.

    Complemento nominal: O complemento é uma função sintática que se caracteriza por estar sempre iniciada com preposição e completar adjetivos, advérbios e substantivos abstratos.

    ------> Relaciona-se com apenas substantivos abstratos.

    ------> Sempre começa com preposição.

    ------> Relaciona-se com o substantivo como o objeto se relaciona com o verbo.

    ------> Apresenta o sentido de paciente da ação verbal, quando o substantivo é derivado de verbo.

    Ex.: O moço queria a realização de seus projetos.

    Substantivo abstrato ----> a realização (Quem quer a realização, quer a realização (de) algo)

    Complemento nominal ---> de seus projetos.

    Ex.: Esta planta é resistente ao frio. (Aquilo que é resistente, é resistente (a) alguma coisa)

    Adjetivo ---> resistente

    Complemento nominal ---> ao frio

    Ex.: Moro longe do trabalho. (Quem mora longe, mora longe (de) algum lugar)

    Advérbio ---> longe

    Complemento nominal ---> do trabalho

    Atenção!!! Observe que as preposições são exigidas não pelo verbo e sim pelos nomes (substantivo abstrato, adjetivo e advérbio).

    Abraço!!!

  • Os homens e mulheres (sujeito) do Nordeste(adj. adverbial lugar) foram(verbo de ligação protagonistas(predicativo do sujeito→adjetivo) de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos.

    Como temos verbo de ligação, não há OD, nem OI. Alternativa (A) e (B) incorretas.

    Complemento Nominal→ sempre preposicionado; completa substantivo abstrato, adjetivo e adverbio.

    Adjunto Adnominal→completa apenas substantivos (concretos e abstrato)

    Adjunto adnominal completa apenas substantivos; "protagonistas" não é um substantivo, e sim um adjetivo, então não pode ser adj. adnominal. (E) ta fora.

    Por "protagonistas" ser um nome, poderia ser um adj. adnomial ou complemento nominal, mas por ser mais especificamente um adjetivo, só pode ser Complemento Nominal.

    Ficou um pouco redundante, mas espero ter ajudado na explicação.

  • Só complementando o Prof Diogo Alves deu uma dica de ouro: Complemento Nominal: sofre a ação (paciente) enquanto que o Adjunto Adnominal pratica a ação (agente) "Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras... além disto o Complemento sempre vem com preposição já o adjunto varia.

    Bons estudos!

  • Gabarito D

  • ARTHUR CARVALHO você é fera nas resposta hein

  • É o termo que completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Vem sempre regido de preposição clara ou subentendida. Atuam como objeto indireto os pronomes: lhe, lhes, me te, se, nos, vos.

    É o termo que completa o sentido do verbo transitivo direto, ligando-se a ele sem o auxílio necessário da preposição.

    É o termo que determinaespecifica ou explica um substantivo.

    O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos numerais adjetivos.Veja o exemplo a seguir:

    É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo.

    Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.

    GAB- D

    EX- Ricardo estava consciente   de tudo.

                     verbo de L.   adjetivo   complemento nominal

  • Esse☠️ Arthur Carvalho ☠️ só tem comentários produtivos

  • Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. O termo em destaque é classificado como: -> Homens e Mulheres (sujeito) + foram(VL) + protagonistas(adjetivo) + de mais outras tantas obras(Complemento Nominal).

    -> Complemento Nominal -> Dá sentido a (Substantivo Abstrato; Adjetivo; Advérbio). -> Paciente; Sempre preposicionado.

    -> Adjunto Adnominal -> Dá sentido a (Substantivo concreto ou abstrato) -> Agente; Pode ou não estar preposicionado.

  • Os homens e mulheres do Nordeste + foram  + protagonistas  + de mais outras tantas obras ...

    (sujeito) + (Verbo de Ligação) + (adjetivo) + (Complemento Nominal).

    Complemento Nominal -> COMPLETA (Substantivo Abstrato; Adjetivo; Advérbio). -> Paciente; Sempre preposicionado.

    -> Adjunto Adnominal -> NÃO completa, apenas modifica (Substantivo concreto ou abstrato) -> Agente; Pode ou não estar preposicionado.

  • Protagonistas = Adjetivo ,preposicionado completa o C.N .

  • Os homens e mulheres do Nordeste foram( praticando a ação) protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos..

    Adj. Adn

  • Quem está respondendo questões na quarentena dá um like aqui.

    #laveasmãos.

    #FIK_IN_HOUSE.

  • Protagonistas: Adjetivo preposicionado que caracteriza o Sujeito (Os homens e mulheres do nordeste). Logo, gabarito Letra D: Complemento Nominal.

  • complemento nominal completa ASA ,adjetivo ,substantivo abstrato

  • no gabarito da prova estar a letra ( E)


ID
3004939
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

“... do seu lugar na trajetória do autor,...” O pronome possessivo, dentro da oração, é classificado como:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    do seu lugar na trajetória do autor

    R= pronome possessivo adjetivo com função de adjunto adnominal.

    Sabendo o que é Adjunto adnominal, pronomes substantivo e adjetivo dava para responder a questão.

    Adjunto adnominal vem junto de substantivo e quase sempre assumem o papel de artigo, adjetivo e pronome.

    Os Pronomes Adjetivos acompanham, determinam ou vão modificar um substantivo.

    Os Pronomes Substantivos substituem um substantivo.

    Ex: Meu carro é verde, porém o seu é amarelo.

    Meu=Pronome adjetivo. Tem função de adjunto adnominal.

    Seu=Pronome substantivo.

  • GABARITO: LETRA A

    do seu lugar na trajetória do autor

    ===> temos um pronome possessivo adjetivo (acompanha um substantivo ===> lugar);

    ===> os pronomes possessivos substantivos são aqueles que substituem o substantivo: A comida dele estava velha, já a minha estava fresquinha. (substitui o substantivo comida, logo pronome possessivo substantivo).

    ===> o pronome está junto ao substantivo (lugar), sendo, dessa forma, um pronome substantivo.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Pronome Substantivo - tem função nuclear

    Ex: EU farei a colocação.

    Pronome Adjetivo - Tem função periférica

    Ex: MEU aluno entrou no facebook.

  • >>>>>>>>>>>>>>>>>>>pronome adjetivo e desempenha a função sintática de adjunto adnominal;

    " falar de Vidas Secas ">>>>>"do seu lugar na trajetória do autor"

    GABARITO: A

  • Definição:

    Pronome adjetivo - Está ao lado de um substantivo

    Na sintaxe exercem função de Adjunto adnominal.

    Pronome substantivo - Substitui um substantivo


ID
3004945
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Dada sequência a seguir, marque a opção que não apresenta desvio na grafia das palavras:

Alternativas
Comentários
  • Usa-se:

    Ç- adj. terminados em TO; Verbos derivados terminados em TER e AR.

    SS- verbos terminados em METER, MITIR, PRIMIR, CUTIR, CEDER E GREDIR.

    S- derivados de verbos com NDO.

    GABARITO E

  • Dica para a última palavra: CONTORCIONISMO > Contorção

  • Regras básicas:

    Transgressão; distorção; concessão; expulsão; contorção.

    Transgressão , pois advém da terminação gredir

    gredir, primir, ceder, meter: SS

    Exceder= Excesso

    Legítima defesa excessiva.

    imprimir= Impressão

    Progredir= progresso.

    Transgredir= transgressão.

    intrometer= intromissão

    distorção, pois advém de palavras derivadas de verbos com desinência R

    Reeducação= reeducar

    Repartir= repartição

    Fundir= fundição

    concessão: Mesma lógica de transgressão.

    expulsão

    Palavras derivadas de verbos que terminem em Correr ou pelir

    Concorrer= concurso

    discorrer= discurso

    expelir= expulso= expulsão

    compelir = compulsório.

    Contorção

    Palavras que terminem com a terminação ter:

    detenção= deter

    Contorcer= contorção

    Fonte: José Maria para concursos públicos.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
3004951
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Utilize o seguinte código:


I - homônimos perfeitos;

II - homônimos homófonos;

III- homônimos homógrafos;

IV – parônimo.


( ) Caminho seguindo o caminho que outros traçaram;

( ) O cavaleiro era bastante cavalheiro;

( ) Embora possa diferir do pedido, tenho que deferir;

( ) A prova teve um significativo número de acerto, vou estudar para ver se acerto mais;

( ) Houve um tempo em que nossas conversas eram proveitosas, hoje ele nem me ouve mais.

Alternativas
Comentários
  • Homônimos: Palavras que se pronunciam da mesma forma que outra, mas cujo sentido e escrita são diferentes.

    As palavras homônimas subdividem-se em:

    Homônimas homófonas: mesma pronúncia e grafias diferentes.

    Exemplos: cela e sela; cinto e sinto.

    Homônimas homógrafas: pronúncias diferentes e mesma grafia.

    Exemplos: jogo (substantivo) e jogo (verbo); gosto (substantivo) e gosto (verbo).

    Homônimas perfeitas: mesma grafia e pronúncia, mas significados diferentes.

    Exemplos: cedo (verbo ou advérbio), mato (substantivo ou verbo), luta (substantivo ou verbo).

    Já as parônimas, que não fazem parte do conjunto das homônimas, são palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas com significados diferentes.

    Exemplos: discriminar (especificar, classificar) e descriminar (inocentar); emigrante (aquele que sai de um país para viver em outro) e imigrante (aquele que entra num país para nele viver).

    Analisando a questão, as associações ficam da seguinte forma:

    I - homônimos perfeitos;

    II - homônimos homófonos;

    III- homônimos homógrafos;

    IV – parônimo.

    (I) Caminho seguindo o caminho que outros traçaram;

    (IV) O cavaleiro era bastante cavalheiro;

    (IV) Embora possa diferir do pedido, tenho que deferir;

    (III) A prova teve um significativo número de acerto, vou estudar para ver se acerto mais;

    (II) Houve um tempo em que nossas conversas eram proveitosas, hoje ele nem me ouve mais.

    GABARITO: B

  • GABARITO: LETRA B

    (I) Caminho seguindo o caminho que outros traçaram; ===> homônimos perfeitos (som e grafia iguais, mas significados diferentes ===> caminho (verbo); o caminho (substantivo).

    (IV) O cavaleiro era bastante cavalheiro; ===> parônimo ===> significado, pronuncia e grafia SEMELHANTES, mas significados diferentes.

    (IV) Embora possa diferir do pedido, tenho que deferir; ===>parônimo ===> significado, pronuncia e grafia SEMELHANTES, mas significados diferentes. ===> DEFERIR (ATENDIDO); DIFERIR (DISTINGUIR).

    (III) A prova teve um significativo número de acerto, vou estudar para ver se acerto mais; ===> homônimos homóGRAFos (GRAFia igual, mas significado diferente).

    (II) Houve um tempo em que nossas conversas eram proveitosas, hoje ele nem me ouve mais. ===> ouve/houve ===> homônimos homóFONos ===> FON (SOM) som igual, grafia diferente e significado diferente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Homônimas perfeitas: Tudo igual (fonética e grafia)

    Homônimas HomóGRAFAS: Mesma GRAFIA

    Homônimas homóFONAS: Mesma FONÉTICA

    PARônimas: "PARECIDAS"

    Todas elas tem sentidos diferentes...

  • Cavaleiro e cavalheiro não têm a mesma pronúncia?! A meu ver, são homônimos homófonos.

  • Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, e às vezes a mesma grafia, mas significação diferente. Exemplos: - São (sadio), são (forma do verbo ser) e são (santo). - Aço (substantivo) e asso (verbo)

     Chama a atenção os homônimos o seu aspecto fônico (som) e o gráfico (grafia). Daí serem divididos em:

    1.   Homógrafos Heterofônicos: - Rego (substantivo) e rego (verbo). - Jogo (substantivo) e jogo (verbo)

    2.   Homófonos Heterográficos: Acender (atear, pôr fogo) e ascender (subir) - Cerrar (fechar) e serrar (cortar)

    3.   Homófonos Homográficos: - Somem (verbo somar), somem (sumir) - Livre (adjetivo), livre (verbo livrar).

    obs.: Homófonos Homográficos: também são ditos PERFEITOS.

    Parônimos: Diferentes dos homônimos não possuem pronuncia igual, mas parecida, não possuem grafia igual, mas parecida e significação diferente.

    Exemplos: Flagrante (evidente) / fragrante (perfumado) - Mandado (ordem judicial) / mandato (procuração)

    Inflação (alta dos preços) / infração (violação) - Eminente (elevado) / iminente (prestes a ocorrer)

    Sede (vontade de beber) / cede (verbo ceder) – Imigrante (que chega) /Emigrante (que sai) – coro/ couro

  • GABARITO LETRA B

    HOMONIMO PERFEITO----> MESMA GRAFIA E MESMA PRONÚNCIA

    HOMONIMO HOMOFONOS----> GRAFIA DIFERENTE E PRONUNCIA IGUAL

    HOMONIMO HOMOGRAFO----> GRAFIA A MESMA E PRONUNCIA DIFERENTE

    PARÔNIMO-----> GRAFIA E PRONÚNCIA QUASE IGUAL

    I-IV-IV-III-II


ID
3004954
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               TEXTO: A palavra foi feita para dizer


Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)


Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo.

Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.

Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.

Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.

Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Observe o uso da vírgula no excerto a seguir, em seguida marque a opção em que o uso da vírgula está incorreto: No Brasil, o modernismo já fincara suas bases...

Alternativas
Comentários
  • Vírgula obrigatória para isolar o vocativo.

    Pedro, vá ao supermercado fazer as compras;

  • GABARITO: LETRA A

    ===> queremos uma alternativa que esteja com a vírgula usada incorretamente:

    A) Pedro vá ao supermercado fazer as compras ===> faltou a vírgula para separar o vocativo.

    B) Joana, minha flor, aproxime-se dos demais colegas ===> aposto explicativo entre vírgulas, uso está correto.

    C) Nossos representantes, muitas vezes, pensam apenas neles próprios ===> expressão explicativa entre vírgulas, uso correto.

    D) Os concorrentes, porém, não chegaram no horário ===> conjunção coordenativa adversativa isolada entre vírgulas, uso feito de forma correta.

    E) Converso, brigo, apresento todas as informações para que se convençam de que falo a verdade. ===> vírgula usada para separar orações assindéticas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Acertei a questão, mas esta mal redigida.

     marque a opção em que o uso da vírgula está incorreto

    Pedro vá ao supermercado fazer as compras;

    O correto seria:

     marque a opção em que o uso ou a inexistência da vírgula está incorreto

  • Letra A! porém concordo com o colega abaixo, questão mal redigida.

  • Usa-se Virgula para seprar vocativo

    Pedro, vá ao mercado...

  • Deveria constar : "... opção em que o uso, ou ausência, de vírgula....."

  • gb a

    pmgooo

  • gb a

    pmgooo

  • A questão é passiva de recurso, pois especificou que o uso da vírgula deveria ser observado. Entretanto, o gabarito é a LETRA A.

    O uso de uma vírgula após a palavra "Pedro" é necessário para marcar o vocativo, uma vez que o verbo está conjugado no imperativo!

    Keep going on!


ID
3004957
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em maio de 2018 ocorreu um movimento que levou a paralisação quase total do sistema de transportes no Brasil. Foi a nomeada Greve dos caminhoneiros. Sobre o tema da greve dos caminhoneiros marque a OPÇÃO ERRADA:

Alternativas

ID
3004963
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atingindo em sua área continua os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de áreas em Roraima, Amazonas e Amapá, é o segundo maior bioma da América do Sul e dos mais importantes do Brasil. Marque a alternativa correta sobre que nome recebe esse bioma:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "C" de Cerrado rs

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3004966
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o Geopark Araripe assinale a ALTERNATIVA ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "B"

    O Maciço de Baturité fica mais ao norte, assim como o Sertão Central fica mais ao centro do estado. Logo, o Geopark Araripe fica na região do Cariri, extremo sul cearense.


ID
3004969
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com dados da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, “O conjunto urbano da Região Metropolitana do Cariri (RMC) está situado a uma distância média de 600 km das duas metrópoles regionais nordestinas mais próximas, Fortaleza e Recife. São municípios que compõem a Região Metropolitana do Cariri, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Por ser natural de CRATO-CE não tenho duvida q a alternativa certa é alternativa E) Mauriti, Porteiras, Icó.

  • Alternativa "E"

    Num total de 09 municípios, pertencem a RMC: Santana do cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Crato, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim e Missão velha.


ID
3004972
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a localização geográfica do Município de Mauriti marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Localizado na região sul do Ceará, na zona fisiografica do Sertão Central; (ou é sul ou central )

    B) Localizado na região sul do Ceará, na zona fisiografica do Cariri; (correta !)

    C) Localizado na região centro-meridional do Ceará, na zona do Maciço; (O Maciço fica mais ao norte)

    D) Localizado na região Norte do Ceará, na zona do Maciço do Araripe; ( O Araripe não é maciço, e sim chapada, e está localizado no extremo sul)

    E) Localizado na Região centro-oeste do Ceará, na zona fisiografica do Jaguaribe.


ID
3004981
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Fazem limites do Município de Mauriti:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E" =)


ID
3004984
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo a autora Mary Hismênia S. D. N. de Figueiredo, considerando os “dados coletados de 1994, Mauriti foi o terceiro maior consumidor de energia rural da região.” O processo de eletrificação em Mauriti tem inicio, ainda segundo a autora em 1948, com a chegada do primeiro motor de energia e posteriormente com a chegada de energia de Paulo Afonso. Sobre a eletrificação em Mauriti é correto afirmar:

Alternativas

ID
3022330
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO: A palavra foi feita para dizer
Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)

Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo. 
Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.
No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.
Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.
Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.
Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Uma leitura global do texto nos permite inferir:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3022345
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO: A palavra foi feita para dizer
Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)

Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo. 
Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.
No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.
Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.
Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.
Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

Ainda muita vida aqui. Marque a opção em que o uso do “há” está incorreto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Há mais de oito décadas que Vidas Secas foi publicacdo; → verbo "haver" indicando tempo decorrido, faz/há muitos anos.

    B) Há muitos livros de temática regionalista; → verbo "haver" com sentido de "existir", sendo impessoal e não devendo ser flexionado.

    C) Paula chegará há hora prevista; → chegará à hora prevista seria o correto.

    D) Há muito tempo e perspectivas de estudo; → verbo "haver" com sentido de "existir", sendo impessoal e não devendo ser flexionado.

    E) Li Vidas Secas muitos anos. → verbo "haver" indicando tempo decorrido, faz/há muitos anos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito''C''.

    Usamos "há", quando se trata de um espaço de tempo que já passou. Por exemplo:

    Ele saiu de casa duas horas.

    Meu pai aposentou-se dez anos.

    Nesse caso, podemos substituir "há" por "faz". Observe as construções:

    Ele saiu de casa faz duas horas.

    Faz dez anos que meu pai aposentou-se. 

    Usamos "a" quando se trata de um espaço de tempo que está por vir. Por exemplo:

    Ele chegará daqui a duas horas.

    Eles voltarão da viagem daqui a um mês.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Essa "C" chega estar "piscando" de tão errada. Minha nossa!

  • GB C

    PMGO

  • GABARITO: C

    Há ---> passado

    A ---> futuro

    "Não pare até que tenha terminado aquilo que começou." - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Uma dessa não cai jamais nas minhas provas...


ID
3022351
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO: A palavra foi feita para dizer
Socorro Acioli, Publicado (01:30 | 15/09/2018)

Quando Vidas Secas foi publicado, na primeira metade do século XX, os artistas procuravam encontrar seu lugar depois que os portões da criação tinham sido escancarados pelas vanguardas. A partir de então era não só possível, mas necessário ousar em qualquer direção: nos temas, na forma e na linguagem. No Brasil, o modernismo já fincara suas bases e, quase nos anos quarenta, contava com um time de autores que a historiografia literária considerou pertencente ao que chamou de segunda fase do modernismo. 
Quase todos eram regionalistas, essa alcunha tão mal compreendida e que, muitas vezes, desperta a reação equivocada de um rótulo que diminui, mas que fortalece e amplia. Um dos pulsos de qualquer literatura nacional está fundamentado justamente na capacidade de falar do próprio chão e de como homens e mulheres andaram, marcharam e caíram sobre ele.
No ano de 1938, foram publicados, entre outros: Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo; Pedra Bonita, de José Lins do Rego; A estrada do mar, de Jorge Amado; Cazuza, de Viriato Correia; Porão e Sobrado, de Lygia Fagundes Telles e Vidas Secas, de Graciliano Ramos; talvez o aniversariante mais lembrado do grupo e que merece um olhar cuidadoso e atento para os motivos de sua permanência no cânone nacional.
Os homens e mulheres do Nordeste foram protagonistas de mais outras tantas obras dos contemporâneos de Graciliano Ramos. Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. Apesar de ser contado por um narrador onisciente, o uso impecável e invisível do discurso indireto livre provoca o efeito de uma polifonia sofisticada.
Aos oitenta anos, não constato sinais de velhice neste livro. Ainda há muita vida aqui. É possível falar de Vidas Secas pelos olhos da história, da sociologia, da literatura, do seu lugar na trajetória do autor, na linha do tempo do Brasil, mas escolho outra via para dizer porque fechei o livro com a certeza de que essa obra continua forte: há um grande poema escondido em Vidas Secas, adormecido. Há música no chocalho das palavras. Barbicacho, trempe, macambira, suçuarana, baraúna, taramela, aió, pelame, enxó, marrã, mundéu, pucumã, jirau, losna, craveiro, arribação - as aves que cobrem o mundo de penas, expressão que quase batizou o livro.
Para além de um grande romance, Vidas Secas é também poesia e música, um bloco de camadas sobrepostas de sentidos que o tempo tem tratado de realçar. Poucos octogenários chegam tão vivos ao seu aniversário. Os passos desse livro ainda estão vindo pela estrada nos pés de Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos sem nome e os olhos vivos da cadela chamada Baleia, que também é Palavra. Graciliano disse que a palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer.

O sujeito da primeira oração do fragmento: Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Considero que o maior mérito de Vidas Secas.

    → temos um sujeito oculto, elíptico, desinencial (EU), conjugado no presente do indicativo → EU considero.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Gabarito: E

    Lembrar sempre de fazer a pergunta ao verbo.

    "Quem considera?" EU.

  • [eu] Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração. (sujeito simples)

    E

  • GAB E

    (Eu) Considero ...

  • nâo podemos dar o luxo de errar uma questão dessa

  • Sujeito Oculto tendo em vista que é percebido pela desinência do verbo. (Eu) considero.

    Justamente por ser o mais difícil de alcançar,considero que o maior mérito de Vidas Secas é o trabalho com a linguagem e a narração.

  • GAB-E

    Sujeito Oculto (ou Elíptico) - quando está implícito, isto é, quando não está expresso, mas se deduz do contexto;

    Exemplo:

    Viajarei amanhã. [ sujeito: eu, que se deduz da desinência do verbo]

    Cegalla - pg. 325

  • Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração.

    Quem considera?

    EU

    EU Considero que o maior mérito de Vidas Secas, justamente por ser o mais difícil de alcançar, é o trabalho com a linguagem e a narração.


ID
3022363
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Realizada de quatro em quatro anos, a Copa do Mundo de Futebol tem repercussões mundiais e reflexos econômicos que atingem cifras financeiras enormes. No ano de 2018 o evento da copa do mundo foi realizado:

Alternativas
Comentários

ID
3022378
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A capela de N. Sra. da Conceição nasceu numa área doada pelo Capitão Miguel Dantas, no cumprimento de uma promessa alcançada para livrar-se do cólera-morbus em 06-09-1870.” Mary Hismênia S. D. N. de Figueiredo. De acordo com as afirmações da autora acerca dos atos fundadores do Município de Mauriti podemos entender que a fundação do município se deu no contexto histórico:

Alternativas

ID
3022381
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São distritos do Município de Mauriti:

Alternativas

ID
3022390
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao planejamento de ensino é importante considerar:

I. Planejamento serve apenas para a burocracia, retirando do professor sua criatividade e liberdade de ação em sala de aula.

II. A gestão do tempo é um processo fundamental no que se refere à possibilidade de atender ou não à diversidade de alunos em uma classe, e em geral a tudo aquilo que incide na incorporação de práticas inovadoras.

III. A promoção da interdisciplinaridade é um dos princípios articuladores/norteadores do currículo tradicional de ensino.

IV.O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Erro do item III:

    III. A promoção da interdisciplinaridade é um dos princípios articuladores/norteadores do currículo tradicional de ensino. 

    O currículo tradicional visa somente a formação de trabalhadores, é uma visão antiga à época de Taylor, não abria espaços para discussões. Não tinha o aspecto da interdisciplinaridade, cada discilplina era ensina isoladamente.

  • Examinador bem criativo.

    letra B - apenas o item III

    letra D- o item III

  • Letra E, II e IV e a resposta certa, o povo fala mais não diz a resposta correta. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação.

  • I- falso

    O currículo tradicional é multidisciplinar- III falso

    Gab letra E

  • eu gostaria de saber em quais documentos fala que II. A gestão do tempo é um processo fundamental no que se refere à possibilidade de atender ou não à diversidade de alunos em uma classe, e em geral a tudo aquilo que incide na incorporação de práticas inovadoras.

    Por que até onde eu sei diversidade não se deve atender ou não, e sim é um direito.

  • Letra " E ".

    I. Planejamento serve apenas para a burocracia, retirando do professor sua criatividade e liberdade de ação em sala de aula. 

    RESPOSTA: ERRADO.

    COMENTÁRIO : o que torna errado é dizer que o PLANEJAMENTO serve apenas ...

    II. A gestão do tempo é um processo fundamental no que se refere à possibilidade de atender ou não à diversidade de alunos em uma classe, e em geral a tudo aquilo que incide na incorporação de práticas inovadoras. 

    RESPOSTA: CERTO.

    III. A promoção da interdisciplinaridade é um dos princípios articuladores/norteadores do currículo tradicional de ensino. 

    RESPOSTA: ERRADO.

    COMENTÁRIO: a INTERDISCIPLINARIDADE é um termo que trabalha as disciplinas de forma ampla que não ocorre no Currículo Tradicional. Paulo Freire esclarece bem a importância desse tema na educação e em um de seus livros " PEDAGOGIA DO OPRIMIDO " que nos esclarece bem esse termo, além de outros escritos do mesmo autor.

    IV.O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social. 

    RESPOSTA: CERTO.

    COMENTÁRIO:

    Espero ter ajudado...

    BONS ESTUDOS!


ID
3022393
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade. A organização escolar a partir de uma concepção democrática possibilita:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Surgiram dúvidas entre as alternativas A e B.

    A) construção subjetiva( avaliação) do Projeto Político Pedagógico (PPP), que combina com a ênfase nas relações humanas na sociedade. O PPP é (Objetivo).

  • B

  • A

    A construção subjetiva do Projeto Político Pedagógico (PPP), que combina com a ênfase nas relações humanas na sociedade( termo geral) comunidade. item errado

    B

    A formação do Conselho Escolar, que tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais em questões definidas na legislação estadual ou municipal e no Regimento Escolar. Item correto

    C

    A participação nos órgãos deliberativos excetuando-se do processo os pais, a quem cabe o compartilhamento de valores na gestão da sala de aula. Limita somente aos pais, incorreto

    D

    Observar e avaliar constantemente a gestão da sala de aula para a promoção dos princípios tayloristas/fordistas no ensino. errado

    E

    A nomeação arbitrária do diretor pelo governador ou prefeito, geralmente para atender conveniências de interesse político partidários. item errado


ID
3022396
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNNC) tem por propósitos ser referência nacional, integrar a política nacional da educação básica, garantir o pleno desenvolvimento da educação. Com relação a BNCC é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As áreas do conhecimento são 5 e não 6

  • Áreas do conhecimento:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática; (matemática)

    Ciências da natureza; (ciências)

    Ciências humanas;(história e geografia)

    Ensino religioso.(ensino religioso)

  • O Ministério da Educação divulgou cinco vídeos sobre as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes ao Ensino Fundamental. São elas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

    Fonte: undime.org.noticias.mec - 19/04/2018.

  • A área do conhecimento são 5 e não 6:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática; (matemática)

    Ciências da natureza; (ciências)

    Ciências humanas;(história e geografia)

    Ensino religioso.(ensino religioso)

  • GABARITO LETRA D

  • De acordo com BNCC são 5 as áreas do conhecimento:

    Linguagem; (língua portuguesa, educação física, arte e língua inglesa)

    Matemática - (matemática)

    Ciências da natureza - (Ciências)

    Ciências humanas - (História e Geografia)

    Ensino religioso - (ensino religioso)

  • uai sendo assim qual int seria a resposta certa??


ID
3022399
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação escolar segundo Libâneo (2013) cumpre três funções: pedagógico didática, de diagnóstico e de controle. A função pedagógico-didática se refere: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

  • A função pedagógico-didática está relacionada ao cumprimento dos objetivos educacionais, ajudando na compreensão do alcance de tais objetivos. Além disso, tem caráter interdependente junto com as funções diagnóstica e de controle.

    Gabarito: C

  • A função pedagógico-didática se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar.


ID
3022402
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa dos seus alunos, que são marginalizados pelo insucesso, por privações constantes e pela baixa auto-estima resultantes da exclusão escolar e da social – alunos que são vítimas de seus pais, de seus professores e, sobretudo, das condições de pobreza em que vivem em todos os sentidos”. As práticas docentes e as políticas adotadas no campo da educação a partir da Constituição de 1988 objetivam a superação desse quadro de desigualdade, são exemplos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Nas análises sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) constarão as mutações produzidas, seus fundamentos e princípios na luta pelos direitos para a transposição de uma infância perdida para cidadã, de uma situação irregular para sujeito de direito, proporcionando uma verdadeira revolução da cidadania das crianças. Além disso, será analisada a Doutrina da Proteção Integral, que é a matriz ética, política e filosófica que o embasa e sustenta e, ainda, o significado da peculiar condição da criança como pessoa em desenvolvimento e da prioridade absoluta da infância, considerando-se a sua importância fundamental como suporte jurídico que consolida princípios básicos do conceito de cidadania. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Alternativa B.

    A Lei 8.069, aprovada em 13 de julho de 1990 que é resultado de uma longa luta de numerosos setores públicos e privados, em favor de uma ação concreta pela criança e a adolescência brasileira.