SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Engenheiro/Engenharia Civil


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
1524268
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das indicações no lançamento do projeto de estruturas é buscar realizar o posicionamento das cargas verticais nos pilares de forma centralizada em relação a sua seção transversal, tendo em vista que as cargas excêntricas em pilares podem provocar esforços adicionais aos pilares. No entanto, em uma situação de obra, em decorrência de um erro construtivo, a carga axial de um pilar de concreto (seção transversal 20x20cm) foi deslocada (apenas na direção X). Os efeitos provocados no pilar em decorrência dessa excentricidade da carga são

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar?

  • O deslocamento da carga no eixo X faz com que se crie momento no eixo Y,
    Esse momento faz com que o pilar Flexione, em relação ao eixo Z, que seria ortogonal a sessão transversal. Essa mesma flexão causa compressão para o lado que a carga foi deslocado e tração ao lado oposto.

    O cisalhamento ocorreria se a carga fosse aplicada perpendicular a sessão YZ.
    Torção a força teria de ser aplicada de forma a fazer o pilar rotacionar em relação ao seu eixo Z. com uma força sendo aplicada no plano YZ também.


    deu para entender?

  • Imagine uma força agindo exclusivamente no eixo X considerando a movimentação da peça na parte superior para a direita. exemplo: uma barra qualquer flexível.

    Desta forma, analisando a linha neutra do pilar e a movimentação para o eixo X (Direita), a peça sofreria: compressão à direita da linha neutra (Eixo Y negativo) - no sentido interno do movimento; Tração à esquerda da Linha neutra, uma vez que a força realizaria o alongamento da peça no sentido do eixo Y positivo; e Flexão se compararmos a um ponto qualquer do topo direito da peça com a posição final da mesma antes da tensão final de ruptura - envergada para a direita (delta Y).

  • Resumindo pra ser bem claro,um exemplo simples. Imagine uma régua(ou pegue uma, nao muito flexivel), coloque na vertical( como fosse um pilar atuando) apoiando com a palma das duas mãos, uma em cada extremidade, pressione... caso for uma regua rígida vc vai ver que ela nao flexiona, agora se vc propositalmente descentralizar essa força, vai ver que a régua flexiona mais facilmente e isso provocará na regua uma Flexão, Compressão nas fibras internas e Tração nas fibras do lado oposto(externa.

  • Caso de flexão composta reta

     


ID
1524274
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira NBR 6118/2014 (Projeto de estruturas de concreto -Procedimento), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA:  Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2.

    b) CERTA: Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coefi ciente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11.

    c) ERRADA: A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 12 cm e a das vigas-parede, menor que 15 cm

    d) ERRADA: Tabela 7.2, letra d) No trecho dos pilares em contato com o solo junto aos elementos de fundação, a armadura deve ter cobrimento nominal ≥ 45 mm..

  • A seção transversal de pilares, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm, exceto em casos especiais, onde o mínimo é de 14 cm. 

  • Excelente comentário Vitória Izaguirre,

    apenas corrigindo a letra d)

    A norma 6118 (2014) na tabela 7.2 estabelece valores de cobrimentos para elementos estruturais de c. armado em contato com o solo:

     

    Classe I e II - 30 mm

    Classe III - 40 mm

    Classe IV - 50 mm

     

    Apenas no caso específico de pilares  em contato com o solo junto aos elementos de fundação, a armadura deve ter cobrimento nominal >= 45 mm.


ID
1524277
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Cimento Portland Composto (CP II) é um dos principais aglomerantes hidráulicos utilizados na construção civil, sendo basicamente composto por.

Alternativas
Comentários
  • CP II-E– Cimento portland composto com escória: Mesma composição do CP l (clínquer+gesso) com escória granulada de alto-forno (6 a 34%). Pode ou não ter material carbonático (até 10%) - NBR 11578

    Clínquer+Sulfatos de cálcio (56 a 94%) + Escória (6 a 34%) + Material Carbonático (até 10%)

     

    CP II-Z – Cimento portland composto com pozolana: Mesma composição do CP I-S com variação na concentração de material pozolânico (6 a 14%). Pode ou não ter material carbonático (até 10%) - NBR 11578

    Clínquer+Sulfatos de cálcio (76 a 94%) + Material pozolânico (6 a 14%) + Material Carbonático (até 10%)

     

    CP II-F – Cimento portland composto com fíler: Mesma composição do CP l com adição de material carbonático (fíler) (6 a 10%) - NBR 11578

    Clínquer+Sulfatos de cálcio (90 a 94%) + Material Carbonático (6 a 10%)

  • Basicamente marcar a alternativa que indique o cimento comum. Já que o CP II é o cimento composto por algum material que melhore algumas características.


ID
1524280
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As reações do tipo álcalis - agregado (RAA) estão sempre presentes em fundações de edificações, consistindo de uma reação química diretamente relacionada à presença simultânea dos seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Correta : A

    De acordo com a NBR 9.935/2011 ( Agregados - Terminologia)

    Reação Álcalis-Agregado (RAA) é a reação química entre alguns constituintes presentes em certos tipos de agregados e componentes alcalinos que estão dissolvidos na solução dos poros do concreto. Sua ocorrência está condicionada à presença simultânea de três fatores: Agregado potencialmente reativo, umidade e álcalis.

  • Reativo!

  • Questão classificada erroneamente como "FUNDAÇÃO"

  • RAA- Processo químico onde alguns constituintes do agregado REAGEM com hidróxidos ALCALINOS.


ID
1524283
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

São propriedades das argamassas de revestimento no estado endurecido:

Alternativas
Comentários
  • Na Letra b), seria: "...capacidade de absorção DE deformações..."

  • Estado Endurecido: 

    • Aderência à base

    • Absorção de deformações

    • Resistência mecânica

    • Permeabilidade

    • Ausência de fissuras

     

    Estado Fresco

    • Trabalhabilidade

    • Retenção de água

    • Aderência inicial / contato com a base / reologia

    • Retração na secagem

  • Para mim no estado endurecido deve-se analisar a capacidade de RETER AGUA e não absorver agua.

    GABARITO EQUIVOCADO. LETRA A CORRETA

  • 1) Propriedades das argamassas no estado fresco:

    Consistência e retenção de consistência;

    Coesão;

    Tixotropia;

    Plasticidade;

    Retenção de água;

    Massa específica;

    Conteúdo de ar incorporado;

    Adesão inicial;

    Trabalhabilidade.

    2) Propriedades das argamassas no estado endurecido:

    Resistência mecânica – compressão, tração, desgaste superficial;

    Resistência ao fogo;

    Resistência ao ataque por sulfatos ou outros ataques químicos;

    Capacidade de deformação;

    Retração;

    Aderência;

    Permeabilidade;

    Condutividade térmica.

    3) Propriedades das argamassas no período de uso:

    Durabilidade;

    Resistência ao congelamento.


ID
1524286
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O aço é um dos metais mais utilizados no mundo, sendo o teor de carbono da sua composição química o elemento preponderante dentre suas propriedades físicas e mecânicas. No caso particular do aço utilizado nas estruturas de concreto armado, esse teor atinge o valor máximo aproximado de

Alternativas
Comentários
  • Ligas ferrosas Fe-C: 

    até 2,11% de Carbono = Aço 

    Acima de 2,11% de Carbono = Ferro Fundido

  • Aço é a denominação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono de 0,008 a 2,11%;

    Ferro fundido é a designação genérica para ligas de ferro-carbono com teores de carbono acima de 2,11%.

  • A NBR vigente 6215 (2011) - Produtos siderúrgicos define:

     

    AÇO - Liga ferrosa que apresenta teor de carbono menor ou igual a 2% em peso na sua forma combinada ou dissolvida e que pode conter elementos de liga adicionados ou residuais.

     

  • Acertei, mas a questao esta errada, pq o aço empregado no concreto armado é o aço doce com teor de carbono entre 0,15 e 0,30%, um aço com 2,1% já é muito duro para o CA


ID
1524289
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O uso de polímeros na construção civil é cada vez mais crescente. O polímero que pode ser fundido diversas vezes e que, em algumas situações, pode até dissolver-se em vários solventes, sendo possível sua reciclagem, é o polímero

Alternativas
Comentários
  • Os termoplásticos são os materiais que quando submetidos a um aumento de temperatura amolecem e quando resfriam voltam a endurecer. Já os materiais termofixos ou termoestáveis, ao serem aquecidos amolecem, sendo que se continuar aplicando calor ele endurece através de uma reação química a qual não permite mais que com o aumento da inserção de calor amoleça mais. Se continuar a aplicação de calor o termofixo entra em combustão.

  • TERMOPLÁSTICOS -> quando submetidos a um aumento de temperatura amolecem e quando resfriam voltam a endurecer​

    TERMOFIXOS OU TERMOESTÁVEIS-> ao serem aquecidos amolecem, sendo que se continue aplicando calor ele endurece através de uma reação química a qual não permite mais que com o aumento da inserção de calor amoleça mais.

     

  • Um elastômero é um polímero que tem a característica de ter propriedades muito elásticas e podendo até recuperar sua forma após ter sido deformado


ID
1524292
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Levando em consideração as recomendações da Norma Brasileira NBR – 8036/1983 (Programação de sondagens de simples rec onhecimento do solo para fundações de edifícios – Procedimento), na fase de estudo preliminar do solo para a elaboração do projeto de fundações de uma construção (edifício térreo) com área da projeção em planta de 2.400,00 m 2 , o número mínimo recomendado de furos de sondagem de simples reconhecimento do solo (SPT) para o estudo geotécnico solicitado deve ser

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR de (2000 a 2400m²) 09 furos

  • (1200/200)+(1200/400)porque tenho que dividir? Por que até 1200eu posso fazer furo  com distancia de 200 metros . a partir de 1200 posso fazer furos de 400 metros de distanci

  • Caro Antonio Carlos, esses números estão descritos na NBR.

  • As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para

    cada 200 m2 de área da projeção em planta do edifício,

    até 1200 m2 de área. Entre 1200 m2 e 2400 m2 deve-se

    fazer uma sondagem para cada 400 m2 que excederem

    de 1200 m2. Acima de 2400 m2 o número de sondagens

    deve ser fixado de acordo com o plano particular da

    construção. Em quaisquer circunstâncias o número

    mínimo de sondagens deve ser:

    a) dois para área da projeção em planta do edifício

    até 200 m2;

    b) três para área entre 200 m2 e 400 m2.

  • Regra geral

    1/200m² até 1200m²

     

    acima de 1200m² até 2400m²

    somar +1/400m²

     

    Casos particulares

    minimo de 2 até 200m²

    minimo de 3 para 200m² a 400m²

     

     

     

    Neste caso, área em projeção é 2400. Cai na regra geral.

    Primeiros 1200

    1200/200 = 6

     

    Resto dos 1200

    1200/400 = 3

     

    6+3=9


ID
1524295
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às pressões surgidas no solo, em um sistema de rebaixamento de aquífero, é correto afirmar que, independentemente da técnica empregada, haverá

Alternativas
Comentários
  • T' = Ttotal - U

  • Eu entendi assim: O nivel d'água do aquífero irá baixar, logo o haverá uma reducao na altura da coluna de água, como a poropressão é diretamente proporcional a essa coluna d'água (u = Yaguáxh), a poropressão irá diminuir. 

    Sabendo que a tensao efetiva é a diferença entre tensao total e poropressão, é possível observar que ela irá aumentar, uma vez que a poropressão está sofrendo diminuição. 

  • INVERSAMENTE PROPORCIONAIS

  • A pressão neutra diminui.

    A pressão efetiva aumentAde um valor correspondente ao empuxo que deixou de agir sobre as partículas (aliviando seus pesos na faixa h), transformando-se em sobrecarga pelo maior peso desses grãos.

    Quem quiser saber mais aqui explica: página 17

    https://www.ufjf.br/nugeo/files/2013/06/MARANGON-2018-Cap%c3%adtulo-02-Tens%c3%b5es-nos-Solos-2018.pdf


ID
1524298
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De forma simplificada, as fundações podem ser classificadas em rasas e profundas. A NBR 6122/2010 estabelece que, em planta, a profundidade de assentamento da base de uma fundação profunda em relação à menor dimensão d o elemento de fundação, deve ser igual a

Alternativas
Comentários
  • E >= 3metros

  • Questão anulada no gabarito oficial. Deve ser maior que 2 e não igual.

  • Essa questão foi "resolvida" e comentada nesse vídeo: https://youtu.be/_Pjg9DkAzJA

  • 3.8 Fundação profunda
    Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno
    pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral
    (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas,
    e que está assente em profundidade superior ao dobro
    de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m, salvo justificativa. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas, os tubulões e os caixões.
     

  • FUNDAÇÃO PROFUNDA -> assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no NO MÍNIMO 3metros

  • NBR 6122/19

    fundação profunda

    elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua

    superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base

    apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo

    3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Neste tipo de fundação

    incluem-se as estacas e os tubulões

  • NBR 6122/2019

    8X


ID
1524301
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Atualmente é grande a variabilidade de estacas empregadas como elementos de fundações nas obras de construção civil. Diferem entre si, basicamente, pelo método executivo e pelo material de que são constituídas. Entre elas, destaca-se uma que apresenta as seguintes características: leveza e simplicidade; possibilidade de utilização em locais confinados, em terrenos acidentados e no interior de construções c om pé- direito reduzido; e não provoca vibrações durante sua execução. Estamos falando da estaca

Alternativas
Comentários
  • Concordo com a parte da relativa simplicidade, porém, não gerar vibrações durante sua execução?

  • A estaca Strauss provoca vibrações sim!

  • não provoca vibrações significativas.... erro da banca

  • A estaca strauss não provoca vibrações! Está correta a afirmação.

  • Livro: Fundações Teoria e Prática 

    Estacas moldadas no local tipo Strauss

    Por se tratar de equipamento leve e econômico, constitui um tipo de estaca que reúne algumas vantagens:
    Ausência de trepidações e vibrações em prédios vizinhos;
    Facilidade de locomoção dentro da obra;
    Possibilidade de execução em áreas construídas com pé-direito reduzido, diante da facilidade de adaptação do equipamento;
    Possibilidade de montar o equipamento em terrenos de pequenas dimensões;

  • Pessoal, vibrações todos vão provocar. Entretanto, a Strauss, relativamente a outras estacas, provocam muito menos vibrações (característica positiva, muito citada em diversos livros, das estacas escavadas).

  • As estacas tipo Strauss foram projetadas, inicialmente, como alternativa às estacas pré-moldadas cravadas por percussão devido ao desconforto causado pelo processo de cravação, quer quanto à vibração ou quanto ao ruído. O processo é bastante simples, consistindo na retirada de terra com sonda ou piteira e, simultaneamente, introduzir tubos metálicos rosqueáveis entre si, até atingir a profundidade desejada e posterior concretagem com apiloamento e retirada da tubulação.

     

    Por utilizar equipamento leve e econômico a estaca tipo Strauss possui as seguintes vantagens:

    • ausência de vibrações e trepidações em prédios vizinhos;
    • possibilidade de execução da estaca com o comprimento projetado;
    • possibilidade de verificar durante a perfuração, a presença de corpos estranhos no solo, matacões, etc, permitindo a mudança de locação antes da concretagem;
    • possibilidade da constatação das diversas camadas e natureza do solo, pois a retirada de amostras permite comparação com a sondagem à percussão;
    • possibilidade de montar o equipamento em terrenos de pequenas dimensões;
    • autonomia, importante em regiões ou locais distantes.


    Como principais desvantagens das estacas tipo Strauss podemos citar:
    • quando a pressão da água for tal que impeça o esgotamento da água no furo com a sonda, a adoção desse tipo de estaca não é recomendável;
    • em argilas muito moles saturadas e em areias submersas, o risco de seccionamento do fuste pela entrada de solo é muito grande, e nesses casos esta solução não é indicada;
    • é indispensável um controle rigoroso da concretagem da estaca de modo a não ocorrer falhas, pois a maior


ID
1524304
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere uma sapata isolada de base quadrada (lado 2m), assentada sobre uma camada espessa de solo, com tensão admissível de 2,5 kgf/cm 2 . Nessa situação, o valor da maior carga a ser lançada nessa sapata sem provocar deformações e/ou recalques no solo, é de

Alternativas
Comentários
  • P= carga, B= dimensão e T= tensão admissível, logo P = B²xT

    Assim, P = (200cm)² x 2,5 Kgf/cm²= 100.000Kg = 100 toneladas.
  • Errado. Toda a tensão em um solo gera uma deformação.

  • Tensão do solo = 2,5 kgf/cm² = 25 ton/m²     Área da base = 2m*2m = 4m²    Carga total = 25*4 = 100 toneladas.
  • resmat


ID
1524307
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma Brasileira NBR 6122/2010 descreve os requisitos obrigatórios para avaliação do desempenho da fundação. Entre eles, define que o monitoramento dos recalques medidos em estruturas de edifícios com altura entre o pavimento térreo e a laje de cobertur a do último piso habitável, deve ser superior a

Alternativas
Comentários
  • Item 9 da NBR 6122 de 2010:

    O desempenho das fundações é verificado através de pelo menos o monitoramento dos recalques medidos

    na estrutura, sendo obrigatório nos seguintes casos:

    a) estruturas nas quais a carga variável é significativa em relação à carga total, tais como silos e

    reservatórios;

    b) estruturas com mais de 60 m de altura do térreo até a laje de cobertura do último piso habitável;

    c) relação altura/largura (menor dimensão) superior a quatro;

    d) fundações ou estruturas não convencionais.


  • A questão foi mal elaborada. O monitoramento dos recalques é OBRIGATÓRIO em estruturas com mais de 60m. Mas a questão não é clara.

  • Na hora da prova você já está confuso, daí lê uma questão dessa...

  • A questão seria válida com o seguinte enunciado:

    (2015 – COMPERVE – UFRN - Engenheiro/Engenharia Civil – Adaptada) A Norma Brasileira NBR 6122/2010 descreve os requisitos obrigatórios para avaliação do desempenho da fundação. Entre eles, define que o monitoramento dos recalques medidos em estruturas de edifícios é obrigatório para edifícios com altura entre o pavimento térreo e a laje de cobertura do último piso habitável superior a

      a) 60m.                      c) 50m.

      b) 70m.                      d) 40m.

  • NBR 6122 de 2019 alterou esse valor:

    agora é a partir de 55 m.

     

    Como ficou:

    O desempenho das fundações é verificado através de pelo menos o monitoramento dos recalques medidos na estrutura, sendo obrigatório nos seguintes casos:

     

    a) estruturas nas quais a carga variável é significativa em relação à carga total, tais como silos e reservatórios;

    b) estruturas com mais de 55 m de altura do térreo até a laje de cobertura do último piso habitável;

    c) relação altura/largura (menor dimensão) superior a quatro;

    d) fundações ou estruturas não convencionais.

  • 6122/2019

    55M


ID
1524310
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O telhado, entre outras funções, recebe as águas pluviais, proporcionam isolamento térmico, além de proteção contra intempéries. No telhado, a aresta inclinada, del imitada pelo encontro entre águas que formam um ângulo reentrante, chama - se

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como água furtada.

  • Espigão = Ângulo Saliente

    Rincão = Ângulo Reentrante

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"


ID
1524313
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um dos principais problemas causados pela falta de preparação adequada da superfície a ser pintada é a saponificação, que se ca racteriza pelo aparecimento de

Alternativas
Comentários
  • Manifesta-se pelo aparecimento de manchas na superfície pintada (freqüentemente provoca descascamento ou destruição da tinta PVA) ou pelo retardamento indefinido da secagem de tintas à base de resinas alquídicas (esmaltes e tintas a óleo). Neste caso, a superfície apresenta-se sempre pegajosa, podendo até escorrer óleo.

    A saponificação é causada pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco. Essa alcalinidade, na presença de certo grau de umidade, reage com a acidez característica de alguns tipos de resina, acarretando a saponificação.

  • EFLORESCÊNCIA -> 

    são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.

    Possíveis Causas

    • Falta de uma adequada preparação da superfície, como total remoção de sinais de eflorescência anteriores.

    • Excesso de umidade passando para a superfície.

    • Eflorescências também pode ser decorrente do vapor, principalmente em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

     

     

    SAPONIFICAÇÃO

    é o estágio seguinte da eflorescência. Se as manchas não forem tratadas, a superfície começa a apresentar aspecto pegajoso, o que provoca o retardamento da secagem dos esmaltes.

     É a destruição da camada de tinta látex causada pela excessiva alcalinidade de certos tipos de superfícies;

     

    DESCASCAMENTO ->

     

     Acontece quando a superfície a ser pintada está empoeirada ou com partes soltas, tais como: caiação e reboco novo não lixado.

     

    DESAGREGAMENTO -> 

    destruição da pintura, que se esfarela e se destaca da superfície juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre quando a tinta é aplicada antes da cura do reboco.

     

     

     

     

     

    FONTE: http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/patologias-da-pintura-saiba-evita-las_6272_0_0

    http://www.demc.ufmg.br/tec3/Apostila%20de%20pintura%20-%20Giulliano%20Polito.pdf


ID
1524316
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Dentre as inúmeras manifestações patológicas que afetam as construções, acontecem com frequência trincas e/ou fissuras em estruturas de concreto e/ou revestimentos , elas correspondem a descontinuidades mecânicas resultantes da concentração de esforços e podem ser classificadas, em função do seu comportamento mecânico, em estáticas ou dinâmicas. São exemplos de trincas estáticas

Alternativas
Comentários
  • Bizu: apareceu movimentações, variações térmicas como definição, não é trinca estática. Deste modo a causa é por retração


ID
1524319
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Hoje se utilizam as mais diversas tecnologias para resolver a problemática do tratamento de águas residuárias, tanto domésticas como industriais. É de conhecimento geral que não existe uma solução universal p ara se tratar esgoto . C ada situação deve ser analisada em função do que será tratado (características do esgoto), local onde será tratado (características ambientais), recurso financeiro disponível para o referido tratamento e a destinação final do esgoto tratado. O tratamento de esgotos pode ser dividido em níveis de tratamento, de acordo com o grau de remoção de poluentes que se deseja atingir. Nesse contexto, define - se como nível de tratamento secundário aquele que visa à remoção

Alternativas
Comentários
  • A alternativa d, também poderia ser considerada correta, já que alguns autores consideram o tratamento para esses poluentes como secundário. 

  • A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente pode ser separada da água por sedimentação. Após o tratamento primário, a matéria poluente que permanece na água é de reduzida dimensão, normalmente constituída por colóides (pequenas partículas), não sendo por isso passível de ser removida por processos exclusivamente físico-químicos.

     Tratamento Secundário Neste tipo de tratamento predomina a etapa biológica onde a remoção da matéria orgânica ocorre por reações bioquímicas realizadas pelos microrganismos.

  • Rafael Nishimoto, 

    Tratamento mais especificos sao denominados Terciario!

  •  a)PRIMÁRIA

    de sólidos em suspens ão sedimentáveis e parte da matéria orgânica (componente dos sólidos sedimentáveis), predominando os mecanismos físicos de remoção de poluentes.

     b)PRELIMINAR

    de sólidos grosseiros e areia, além de medidores de vazão, proporcionando a proteção dos equipamentos e tubu lações, reduzindo inclusive a possibilidade de obstruções no sistema.

     c)SECUNDÁRIA

    de matéria orgânica (dissolvida, suspensa ou particulada) e eventualmente nutrientes, predominando nos reatores os mecanismos biológicos de tratamento do esgoto

     d)TERCIÁRIA

    de poluentes espec íficos (nitrato, metais pesados, compostos não biodegradáveis, etc.), ou a remoção complementar de poluentes não suficientemente removidos no tratamento primário

  • Mike. Não existe tratamento terciário


ID
1524322
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A operação de coleta do resíduo sólido urbano corresponde à remoção dos resíduos desde o local do seu recolhimento, onde foram acondicionados, até os locais de descarga. Sobre a operação de coleta de resíduos sólidos urbanos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra A está errada.

    Taxa de geração é massa de lixo gerada diariamente, não volume.

  • cunversa macho


ID
1524328
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, referentes a conceitos para elaboração de um projeto de instalações prediais de esgotos sanitários.

I A instalação primária de esgoto é o conju nto de tubulações e dispositivos a os quais não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

II A tubulação de ventilação primária é o prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta à atmosfera situada acima da cobertura do prédio.

III O ramal de esgoto é a tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

IV A Unidade de Hunter de Contribuição (UHC) é o fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário.

Em relação aos projetos de instalações prediais de esgotos sanitários, estão corretos os conceitos

Alternativas
Comentários
  • I - INSTALAÇÃO SECUNDÁRIA - SEM ACESSO AOS GASES
    II - CORRETA
    III - RAMAL DE DESCARGA
    IV - CORRETA

  • INSTALAÇÃO SECUNDÁRIA: Conjunto de tubulações e dispositivos onde NÃO têm acesso aos gases. 

    RAMAL DE ESGOTO: Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga.

  • A tubulação de ventilação primária pode ser ligada aos tubos de queda, mas não é um prolongamento deles e sim uma tubulação independente, portanto, ao meu ver, a assertiva II também é incorreta.

  • 3.45 Tubulação de ventilação primária: Prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta à atmosfera situada acima da cobertura do prédio.

    NBR 8160

  • Instalação primária - Gases com acesso

    Instalação secundária - Gases sem acesso

  • CONCEITOS TRABALHADOS NA QUESTÃO A PARTIR DA NORMA:

    3.23 instalação primária de esgoto: Conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

    3.24 instalação secundária de esgoto: Conjunto de tubulações e dispositivos onde não têm acesso os gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

    3.32 ramal de esgoto: Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.

    3.31 ramal de descarga: Tubulação que recebe diretamente os efluentes de aparelhos sanitários.

    3.48 unidade de Hunter de contribuição (UHC): Fator numérico que representa a contribuição considerada em função da utilização habitual de cada tipo de aparelho sanitário.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro

  • A inst. primária TEM ACESSO!


ID
1524331
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando- se as Normas de Prevenção e Combate a Incêndios vigentes, a opção que apresenta corretamente os tipos de incêndio classificados como tipo C e os tipos de extintores indicados para combatê - los é:

Alternativas
Comentários
  • b) Classe A

    c) ver letra b.

    d) ver letra a. 

  • A letra B não esta errada, ela está certa!
    Mas o enunciado da questão quer saber o tipo usado para combater incêndios tipo ''C''

    o enunciado da questão B fala do tipo A de incendio !

    Espero ter ajudado..

  • NBR 13860:1997

    CLASSE A - MATERIAIS SÓLIDOS COMBUSTÍVEIS

    CLASSE B - MATERIAIS LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS

    CLASSE C - EQUIPAMENTOS ENERGIZADOS

    CLASSE D - METAIS PESADOS


ID
1524334
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para se fazer uma ligação elétrica do tipo paralela, ou “ three way ”, necessita- se de condutores elétricos do tipo fase, neutro e retornos. Supondo que seja necessário fazer uma ligação desse tipo em uma sala contendo um interruptor “A”, um interruptor “B” e uma luminária, a forma de ligação correta seria:

Alternativas
Comentários
  • fase - retorno 
    neutro - retorno

  • _________________________________ Fase Circuito

    |          __ _________________________ Neutro Circuito        

    |              |

    |              |__ (Luminária)____________________________ (Retorno)

    |                                                                                                  |

    |___(interruptor A)/ ----------------------------- /(interruptor B) ______

                                 (Retorno Paralelo AB)

     

  • RESUMO:

    Interruptor Simples:

    1. Neutro e terra chegam na lâmpada

    2. Fase chega no interruptor

    3. Retorno sai do interruptor para a lâmpada

    Interruptor Paralelo: 

    1. Neutro e terra chegam na lâmpada

    2. Fase chega em um dos interruptores

    3. Dois retornos saem desse interruptor para o outro

    4. Sai um retorno do interruptor sem fase para a lâmpada

  • O sistema funciona da seguinte maneira:

    1º - A fase vai até o interruptor A;

    2º - De A, dois retornos vão para B;

    3º - De B, um retorno vai para a luminária;

    4º - O neutro vai direto para a luminária.

    "Saudações Tricolores"

  • Faltou o condutor de proteção, não?


ID
1524337
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O conhecimento da vazão de percolação da água através do solo para dimensionamento de fundação de barragens de terra, em obras de drenagem, rebaixamento do nível d`água, adensamento e outros trabalhos em terra, é de suma importância para o su cesso do serviço. Para determinar a vazão de percolação, é necessário conhecer

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c.

    O coeficiente de permeabilidade, K, é um índice empregado para estabelecer parâmetros de permeabilidade dos solos. Resumidamente, é um valor que representa a velocidade com que a água atravessa uma amostra.

    O coeficiente de permeabilidade pode sofrer alterações consideráveis em função do índice de vazios do material e da temperatura da água no momento do ensaio. Um mesmo solo poderá apresentar, conforme sua situação, coeficiente de permeabilidade diferente:

    O índice de vazios (e) da amostra é diretamente proporcional ao coeficiente de permeabilidade, ou seja, quanto maior for o índice de vazios, maior será o valor do coeficiente de permeabilidade;A temperatura da água é outro fator que alterará o resultado final do valor do coeficiente de permeabilidade, caso haja aumento de temperatura da água, haverá a redução da sua viscosidade e, com isso, a água fluirá mais facilmente pelos vazios da amostra, reduzindo o tempo gasto para atravessá-la. Assim, o coeficiente aumentará, ou seja, solos ensaiados a temperaturas mais elevadas apresentam coeficientes de permeabilidade maiores;O tipo de material analisado também irá exercer influêcia sob o coeficiente de permeabilidade. Solos granulares, como pedregulhos e areais, apresentam maior coeficiente de permeabilidade. Solos finos siltes e argilas apresentam menor coeficiente de permeabilidade.
  • Q=KIA

    K - COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE

    I - DELTA H/DELTA L

    A - ÁREA

  • Kv e Kh,coeficientes de permeabilidade vertical e horizontal, até para saber o trajeto da percolação da água....


ID
1524340
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A compactação de um solo visa a aumentar a sua compacidade, originando uma melhoria das suas propriedades mecânicas. Para tanto, são aplicados esforços externos, gerados por meios manuais ou mecânicos. São melhorias apresentadas pela compactação do solo:

Alternativas
Comentários
  • Compactando-se o solo:

    -reduz a compressibilidade

    -reduz a variação volumétrica

    -reduz a permeabilidade.

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • OBS: Define-se compressibilidade dos solos como sendo a diminuição do seu volume sob a ação de cargas aplicadas.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Por isso que a compactação faz diminuir a compressibilidade, evitando assim que o solo sofra diminuição do seu volume quando colocarmos carga sobre ele


ID
1524343
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os muros de contenção são estruturas corridas de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em fundações. Nesse contexto, considere os seguintes itens:

I Estirões.
II Flexão com contraforte.
III Flexão com gravidade
IV Flexão sem contraforte.
V Flexão com tirantes.

São exemplos de muros de contenção os indicados nos itens

Alternativas
Comentários
  • O muro é de flexão ou gravidade. Isso exclui a proposição II.

    Flexão=com ou sem tirantes, com ou sem contrafortes.

    Gravidade=Gabião, alvenaria, pneus.......

  • alternativa A e D idênticas.

  • Alguém sabe o que são estirões?

  • Não entendi a pergunta, por acaso muro de gravidade não é muro de contenção??


ID
1524346
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Criado na década de 1990, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP- H – tem entre suas finalidades apoiar o esforço brasileiro de modernidade e promover os conceitos de

Alternativas
Comentários
  • PBQP- H – tem entre suas finalidades apoiar o esforço brasileiro de modernidade e promover os conceitos de qualidade, gestão e organização da produção

     


ID
1524349
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

De acordo com a Lei 8.666/93, as licitações para a execução de obras e serviços de engenharia obedecerão, em particular, a uma determinada sequência de etapas. A sequência correta dessas etapas é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Lei 8.666/93

    Art. 7º  As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte seqüência:


    I - projeto básico;

    II - projeto executivo;

    III - execução das obras e serviços.


    § 1º  A execução de cada etapa será obrigatoriamente precedida da conclusão e aprovação, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos às etapas anteriores, à exceção do projeto executivo, o qual poderá ser desenvolvido concomitantemente com a execução das obras e serviços, desde que também autorizado pela Administração.



ID
1524352
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Cons trução – PCMAT, constam alguns documentos importantes para sua implantação. Nesse contexto, considere os seguintes itens:

I Especificações técnicas das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas.

II Layout inicial do canteiro de obras, incluindo a previsão de dimensionamento das áreas de vivência.

III Registro diário de obras, contendo as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização do canteiro.

IV Programa de saúde coletiva ou ind ividual para os operários que irão trabalhar na obra.

V Programa educativo de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.

São documentos integrantes do PCMAT os indicados nos itens

Alternativas
Comentários
  • I Especificações técnicas das proteções coletivas e individuais a serem utilizadas. (Correto. Basta lembrar que o PCMAT é feito antes de começar a obra e possui o intuito de organizar e melhorar as condições de trabalho do canteiro.)

    II Layout inicial do canteiro de obras, incluindo a previsão de dimensionamento das áreas de vivência. (Correto. Mesma explicação acima.)

    III Registro diário de obras, contendo as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização do canteiro. (Errado. PCMAT é elaborado antes da obra, enquanto o diário de obras é registrado concomitantemente com a obra.)

    IV Programa de saúde coletiva ou ind ividual para os operários que irão trabalhar na obra. (Errado. Item parecido com o item I, mas que é errado justamente por causa do 'ou'.)

    V Programa educativo de prevenção de acidentes e doenças do trabalho, com sua carga horária.  (Correto.)

     

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • NR 18


ID
1524355
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No trabalho desenvolvido na indústria da construção, inúmeros são os riscos de acidentes, sendo a queda em decorrência do trabalho em altura uma das principais causas de acidentes fatais nesse setor produtivo. Em relação a esse tipo de acidente, considere as seguintes afirmativas:

I Considera- se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,50 m (dois metros e cinquenta centímetros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

II Considera- se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de vinte horas.

III O empregador é responsável por avaliar o estado de saúde dos trabalhadores que exercem atividades em altura, inclusive garantindo a realização de exames médicos periódicos voltados às patologias que poderão originar mal súbito e queda de altura.

IV Todo trabalho em altura deve ser precedido de análise de risco.

Em conformidade com a Norma Regulamentadora Nº 35 (NR - 35 – trabalho em altura) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C.

     

     

    35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

     

    35.3.2 Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que foi submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas, cujo conteúdo programático deve, no mínimo, incluir:

     

    a) normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;

     

    b) análise de Risco e condições impeditivas;

     

    c) riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;

     

    d) sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;

     

    e) equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;

     

    f) acidentes típicos em trabalhos em altura;

     

    g) rondutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

  • Fachadeiro são 8h.