SóProvas



Prova Consel Concursos - 2019 - Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP - Psicólogo


ID
3538138
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais em determinado período de tempo é caracterizado por:

Alternativas
Comentários
  • 0 planejamento de recursos humanos consiste no processo de decisão a respeito das pessoas necessárias para atingir os objetivos organizacionais em um período de tempo determinado.

    Chiavenato (2002) aponta cinco modelos de planejamento de pessoal:

    a) modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço — leva-se em conta que a necessidade de pessoal é proporcional à procura de um produto ou serviço. Atenta-se para o fato de que um aumento de produtividade proporcionado por uma nova tecnologia reduz a necessidade de pessoal;

    b) modelo baseado em segmentos de cargos — é uma técnica utilizada por empresas de grande porte, com áreas bem definidas, para as quais são estabelecidos níveis históricos e projetadas as necessidades futuras;

    c) modelo de substituição de postos chave — utilizam-se mapas de substituição que identificam, a partir do quadro de pessoal da organização, quem substituiria quem em uma possível vaga futura. Este modelo leva em conta aspectos de promovabilidade e desempenho atual;

    d) modelo baseado no fluxo de pessoal — leva-se em consideração o fluxo de entradas, saídas, transferências internas e promoções realizados na organização. Trata-se de um modelo utilizado por organizações estáveis e sem planos de expansão;

    e) modelo de planejamento integrado — é mais amplo e abrangente. Leva em consideração o volume de produção, as mudanças tecnológicas que alterem a produtividade do pessoal, as condições de oferta e procura no mercado e o comportamento da clientela e o planejamento de carreiras dentro da organização.

    Este material foi copiado de um TCC ( Universidade Federal de Santa Catarina - Fabiana da Silva - http://tcc.bu.ufsc.br/Adm293531.PDF)

  • Não era pra ser "planejamento DE pessoal" não?

  • Eu entraria com recursos em uma questão como essa. Esqueceram o "DE" na palavra "gestão (de) pessoal".


ID
3538141
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para evitar que tome rumos indesejados, Freud preconiza o manejo cuidadoso da transferência que implica em três orientações:

I - Deixar claro para o paciente que o que lhe parece novidade da transferência é, na verdade, um reflexo do passado.

II - E, para que esta garantia se mantenha é preciso tomar cuidado para que nem amor nem hostilidade atinjam um grau extremo.

III - Não negligenciar os primeiros sinais de aparecimento de transferência positiva.

Alternativas
Comentários
  • O erro da assertiva III - Não negligenciar os primeiros sinais de aparecimento de transferência POSITIVA (na verdade, da transferência negativa, que pode ser impeditiva ao processo). Alternativa correta Letra A

ID
3538144
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A problemática do trauma e do masoquismo, fruto da clínica com pacientes neuróticos graves, aponta, portanto, já em Freud, uma tendência para outras possibilidades de manejo da transferência a partir dos problemas impostos pelas relações entre as diferentes instâncias psíquicas e pelos problemas das alterações do eu. É incorreto o que se afirma sobre esses pacientes na alternativa:

Alternativas

ID
3538147
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma psicose, a transformação da realidade é executada sobre os precipitados psíquicos de antigas relações com ela — isto é, sobre os traços de memória, as ideias e os julgamentos anteriormente derivados da realidade e através dos quais a realidade foi representada na mente. Essa relação, porém, jamais foi uma relação fechada; era continuamente enriquecida e alterada por novas percepções. Assim, a psicose também depara com a tarefa de conseguir para si própria, percepções de um tipo que corresponda à nova realidade, e isso muito radicalmente se efetua mediante:

Alternativas
Comentários
  • Referência?

  • A referência: A perda da realidade na neurose e na psicose


ID
3538150
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabe-se que toda técnica psicoterapêutica precisa ter suas teorias e métodos bem definidos, pois são estes que auxiliam o psicólogo na condução do processo de análise. Na Psicoterapia Breve não poderia ser diferente. No entanto, o que a diferencia das outras práticas psicológicas são suas especificidades e estratégias de tratamento, algumas delas são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    De toda forma, não percebo a A como incorreta, uma vez que os objetivos e metas da PB se diferem das demais psicoterapias tradicionais.


ID
3538153
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.

II. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos, que estejam sendo efetuados por outro profissional, apenas nas seguintes situações: à pedido do profissional responsável pelo serviço e quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.

III. Um dos princípios fundamentais do Código de Ética é que o psicólogo conheça, divulgue, cumpra e faça cumprir esse código.

IV. Uma das responsabilidades do psicólogo é basear o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Constituição Federal de 1988.

V. As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar, com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: advertência; multa; censura pública; suspensão do exercício profissional, por até 30 dias, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia; e cassação do exercício profissional, ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Nem quem faz a questão sabe o que é o quê.

    "Um dos princípios fundamentais do Código de Ética é que o psicólogo conheça, divulgue, cumpra e faça cumprir esse código."

    Mentira, isso é um dever fundamental e não um princípio fundamental

    "DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

    Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:

    a) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código." 010/05

  • O item IV também está errado, pois no Código de Ética consta o seguinte:

    I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • Cai do cavalo.

    Esse item III é um dever, não princípio.


ID
3538156
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A Estratégia de Saúde da Família (ESF) como componente estruturante do sistema de saúde brasileiro tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. O principal propósito da ESF é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da sociedade, com isso, melhorar o atendimento aos usuários.

( ) O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de Saúde da Família.

( ) É somente a definição da responsabilização sobre uma clientela que define a equipe de referência

( ) O apoio matricial apresenta as dimensões de suporte: assistencial e técnico-pedagógico.

( ) Um pressuposto fundamental da proposta do NASF é o de que deve ocorrer a compreensão do que é conhecimento nuclear do especialista e do que é conhecimento comum e compartilhável entre a equipe de Saúde da Família e o referido especialista. Tal conhecimento, todavia, é sempre referencial e situacional. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    I- A Estratégia de Saúde da Família (ESF) como componente estruturante do sistema de saúde brasileiro tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. O principal propósito da ESF é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população.

    V- Um pressuposto fundamental da proposta do Nasf é o de que deve ocorrer a compreensão do que é conhecimento nuclear do especialista e do que é conhecimento comum e compartilhável entre a equipe de SF e o referido especialista. Tal conhecimento, todavia, é sempre situacional e MUTANTE. 

    Me pergunto que tipo de conhecimento uma banca dessa mede... aff.


ID
3538159
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as diversas teorias e técnicas psicoterápicas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo. Para justificar essa postura, eles se baseavam na teoria do isomorfismo, que supunha uma unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo.

II. Embora o elemento central na compreensão dos problemas do indivíduo seja a cognição, a Terapia Cognitiva Comportamental reconhece a interação recíproca entre pensamentos, estados de humor, comportamento, reações físicas e o ambiente.

III. Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser biopsicossocial e cósmico.

IV. Freud abandonou as perguntas no trabalho terapêutico com os pacientes e os deixou dar livre curso às suas ideias, observou que, muitas vezes, eles ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou repressão. E chamou de resistência o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência, uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma. Estes conteúdos psíquicos localizam-se no subconsciente.

V. A Sensibilização encoberta na Terapia Comportamental, consiste, primeiramente, em identificar os sinais iniciais ou estímulos, como, por exemplo, sinais de excitação sexual (uma criança com certas características ou uma situação propícia) em indivíduos com pedofilia ou exibicionismo. Depois disso, treiná-los a imaginar uma cena aversiva (sentir náusea e vomitar; depor sobre seu ato na delegacia; sua família descobrir seu comportamento). Essa fantasia é usada sempre que estímulos iniciais são identificados, bloqueando a excitação e impedindo a grave sequência de comportamentos indesejáveis. Isso controla o aspecto emergente do problema, permitindo a abordagem de outras dificuldades pela psicoterapia.

Alternativas

ID
3538162
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São alguns agentes de mudanças mais comuns em nas diversas psicoterapias:

Alternativas

ID
3538165
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Terapia Cognitiva e a Teoria Comportamental, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. Na Terapia Cognitiva, a noção de que são as interpretações, e não os fatos em si, que trazem sofrimento ao indivíduo é central para compreender a psicopatologia. A forma como os eventos são percebidos é expressa por meio dos pensamentos automáticos (PA), os quais são pensamentos que coexistem com o fluxo de pensamentos mais inconscientes.
II. A Terapia Cognitiva emprega técnicas cognitivas e comportamentais, podendo até ser usadas técnicas de outras abordagens, mas a escolha de cada uma delas deve ser feita a partir da conceitualização cognitiva de cada caso. O uso de qualquer um desses recursos sem a compreensão do funcionamento cognitivo do cliente implica redução da sua efetividade.
III. Na Terapia Comportamental, muitos comportamentos são instalados pelas descrições de contingências, sem que o indivíduo tenha contato direto com estas. São as chamadas regras, que também controlam o comportamento pela descrição das contingências que ocorrerão se determinado comportamento for emitido.
IV. Por meio da Terapia Comportamental, o paciente pode identificar as distorções cognitivas, corrigi-las e, consequentemente, apresentar melhora clínica; ou seja, com a terapia comportamental o paciente reavalia e corrige seus pensamentos. É ajudado a pensar e a agir de modo mais realista e adaptado sobre seus problemas psicológicos, reduzindo seus sintomas.
V. De acordo com a Terapia Cognitiva, a origem dos Pensamentos Automáticos, disfuncionais ou não, são as crenças centrais ou nucleares, que são crenças muito arraigadas, precoces, supergeneralizadas e absolutistas em relação a si, aos outros e ao mundo. Elas representam o nível mais profundo do processamento cognitivo e são desenvolvidas a partir da infância, como uma tentativa de organização dos dados provenientes do mundo externo e interno.

Alternativas
Comentários
  • I. Na Terapia Cognitiva, a noção de que são as interpretações, e não os fatos em si, que trazem sofrimento ao indivíduo é central para compreender a psicopatologia. A forma como os eventos são percebidos é expressa por meio dos pensamentos automáticos (PA), os quais são pensamentos que coexistem com o fluxo de pensamentos mais inconscientes. MAIS CONSCIENTES

     IV. Por meio da Terapia Comportamental, o paciente pode identificar as distorções cognitivas, corrigi-las e, consequentemente, apresentar melhora clínica; ou seja, com a terapia comportamental o paciente reavalia e corrige seus pensamentos. É ajudado a pensar e a agir de modo mais realista e adaptado sobre seus problemas psicológicos, reduzindo seus sintomas. POR MEIO DA TERAPIA COGNITIVA


ID
3538168
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud, na primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento da personalidade. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas:

Alternativas

ID
3538171
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As fases do ciclo vital da família dividem-se em:

Alternativas

ID
3538174
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

“Para a Psicologia, o conceito de aprendizagem não é tão simples. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, há diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente não apresentávamos.

_________________/_____________/ ______________/_______________/ ______________________.

Alternativas

ID
3538177
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A preocupação central da psicoterapia de base fenomenológico-existencial é:

Alternativas

ID
3538180
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O (a) ______________ é um processo social que possui como forma a interação que implica o esforço, por recursos escassos ou por objetivos que não podem ser alcançados por todos, para a satisfação de suas necessidades. Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Alternativas

ID
3538183
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O problema da drogadição tem se tornado uma questão de saúde pública, tanto as drogas lícitas quanto ilícitas, apresentam dificuldades em sua abordagem e tratamento. Os sintomas psicológicos dependem do tipo de droga utilizada, contudo podemos observar comumente, certos padrões de comportamentos durante o período de abstinência. Indique a afirmação INCORRETA:

Alternativas

ID
3538186
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os objetivos do Psicodrama, assinale a afirmação INCORRETA:

Alternativas

ID
3538189
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as fases de desenvolvimento de Piaget, aponte a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito está errado, estágio sensório motor não vai dos 3-6 anos

  • GABARITO DA QUESTÃO AI ESTÁ ERRADA , SENSORIO-MOTOR É DE 0 A 2 ANOS. GAB CORRETO É LETRA B

  • Alguém poderia me informar se existe diferença entre uma oração coordenada justaposta e uma oração coordenada assindética?


ID
3538192
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito, dentro da psicologia infantil, que trata da importância do papel da "mãe suficientemente boa" para um bom desenvolvimento infantil foi defendido por qual autor:

Alternativas

ID
3538195
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética da Psicologia, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    O psicólogo não considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre as suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste Código.


ID
3538198
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto aos antônimos nas alternativas abaixo, há uma errada. Assinale-a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ bem e mau; bom e mal

    INCORRETO, a questão trocou os termos. Trata-se daquela clássica diferenciação que aprendemos desde novos: bem (MAL); bom (MAU).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Mau (com U), bom

    Mal (com L), bem

  • Há males que vem pra BEM.


ID
3538201
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que está correto o uso do acento indicativo de crase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B e C

    ✓ Que banquinha de esquina!

     a) vai fazer um ano que assisti à esse desenho → INCORRETO. Crase incorreta antes do pronome demonstrativo "esse". O correto é somente o uso da preposição "a" regida pelo verbo "assistir" com sentido de "ver" (=a esse).
     b) ele se referiu às pessoas sem memória → CORRETO. Referiu-se a alguém (=preposição "a") + artigo definido "as" que acompanha o substantivo "pessoas" (=crase).
     c) refiro-me à Flora, e não à Bruna → CORRETO. Referiu-se a alguém (=preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha facultativamente os substantivos próprios femininos "Flora; Bruna" (=crase).
     d) hoje sou eu quem paga à conta → INCORRETO. Paga alguma coisa (=verbo transitivo direto, a preposição "a" não está sendo regida, o correto é somente o uso do artigo definido "a"= a conta).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Questão com dois gabaritos corretos. Letras B e C

    Passível de anulação !!

  • A letra b está correta também.

  • vou fazer um concurso dessa banca... Já sei o que me espera
  • A fim de responder corretamente a essa questão, deve-se observar a transitividade dos verbos.

    a) vai fazer um ano que assisti à esse desenho.

    Incorreto. Embora o verbo seja transitivo indireto, ou seja, reclama complemento verbal indireto, não se deve marcar a crase, uma vez que não há determinação de pronome demonstrativo. Correção: "(...) assisti a esse desenho";

    b) ele se referiu às pessoas sem memória.

    Correto. O verbo em apreço é transitivo indireto (reclama preposição "a") e o complemento verbal (as pessoas) está determinado, logo o fenômeno crásico deve ser assinalado;

    c) refiro-me à Flora, e não à Bruna.

    Correto. Aqui, o mesmo verbo acima, portanto se segue o raciocínio anterior. "Flora" e "Bruna" são nomes femininos comuns, logo a marcação da crase é possível;

    d) hoje sou eu quem paga à conta.

    Incorreto. O verbo "pagar" será transitivo indireto quando o complemento for pessoa: pagou ao Vagner, pagou à Karina, pagou ao banco (pessoa jurídica).

    Gabarito do monitor: Letras B e C

    Gabarito da banca: Letra C

  • Gab / B e C

    ..

    Segundo a banca - Gab : C

  • Questão passível de anulação. Duas respostas corretas B e C, mas só podemos marcar uma.

  • Esse examinador está de brincadeira.

  • Esse examinador está de brincadeira.

  • Realmente duas respostas corretas, mas sem memória, talvez não seje uma especificação

  • Que absurdo...

  • Eu pensei pelo fato da obrigatoriedade da CRASE que justifica a alternativa B ser a correta.

    Já a alternativa C é um caso facultativo (diante de nome próprio feminino).

  • Típica questão que depende do humor do corretor da banca.


ID
3538204
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a frase gramaticalmente correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     a) Luciana não lanchou porém jantou → INCORRETO. O correto seria separar a oração coordenada adversativa em destaque por pontuação.
     b) Brasília, que é a capital do Brasil, foi fundada na década de 60 → CORRETO. Temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (=uso da pontuação correto).
     c) não fui à aula por que estava chovendo → INCORRETO. O correto é "porque", equivalendo a "pois" e sendo uma conjunção coordenativa explicativa.
     d) fui ao supermercado mas não trouxe nada do que vocês pediram → INCORRETO. O correto seria separar a oração coordenada adversativa em destaque por pontuação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Sobre a alternativa D, entendo que além do erro da falta de pontuação, o verbo pedir não pede preposição (quem pede, pede ALGO). Pode ser VTI, no caso de pedir algo A alguém, não sendo o caso da questão.

    D) Fui ao supermercado mas não trouxe nada do que vocês pediram.

    Correto: Fui ao supermercado, mas não trouxe nada que vocês pediram.

    Gabarito B

    Bons estudos!!

    Qualquer erro, corrijam-me!


ID
3538207
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A flexão de número incorreta é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ cidadão - cidadões

    INCORRETO. O plural correto de "cidadão" é -cidadãos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão aborda o assunto plural dos substantivos e quer, só e somente só, a palavra que foi pluralizada de forma incorreta. Vejamos:

     a) Correta.

    "Ideia - ideias."

    Formação do plural com acréscimo de -s Forma-se o plural dos substantivos com o acréscimo do morfema pluralizador (desinência do plural) -s, quando terminados explicitamente por: 1 – vogal ou ditongo oral: livro ⇾ livros; lei ⇾ leis; cajá ⇾ cajás.

    Por terminar em vogal, foi acrescentado o S.

     b) Correta.

    "Sagaz - sagazes."

    Terminações com Z acrescenta o ES.

     c) Incorreta.

    "Cidadão - cidadões."

     Os substantivos em -ã com tema em -o (irmão) fazem o plural com o acréscimo da desinência -s: irmão (irmã + o + s) ⇾ irmãos cidadão (cidadã + o + s) ⇾ cidadãos.

    Forma correta: cidadãos.

     d) Correta.

    "Cânon - cânones"

    Plural de nomes gregos em -n Nos nomes de origem grega terminados em -n, pode-se obter o plural com o acréscimo da desinência -s, ou recorrer à forma teórica com a recuperação do -e (abdômen ⇾ abdomene ⇾ abdômenes). Por isso, foi acrescentado o es.

     Referência bibliográfica:

    BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. conforme o novo Acordo Ortográfico. – Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

    GABARITO: C


ID
3538210
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ esqueceu de todos os momentos tristes. 

    Verbo esquecer e lembrar: quando pronominais, são transitivos indiretos (=esqueceu-se de todos/lembrou-se de todos). Quando não são pronominais, são transitivos diretos (=esqueceu todos/lembrou todos).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO LETRA D

    sem pronome, sem preposição ➡ esqueceu os livros

    com pronome, com preposição ➡ esqueceu-se dos livros

    bons estudos ✔

  • Verbos : esquecer e lembrar = VTD , acompanhados com pronomes pessoais oblíquos = VTI

  • A questão aborda aborda o assunto regência verbal e queremos encontrar a única alternativa incorreta.

    a) roubou o primo...

    Roubou algo ou alguém ( sem preposição). O verbo não rege preposição, pois é transitivo direto. CORRETA.

    b) moraram na Avenida...

    O verbo morar com sentido de habitação, rege a preposição em. No caso o NA foi formada pela contração da preposição EM + A artigo que acompanha o nome feminino "avenida". CORRETA.

    c) ...vingou o irmão.

    O verbo vingar é transitivo direto e não exige preposição. Quem vinga, vinga alguém (sem preposição). CORRETA.

    d) esqueceu de todos...

    O verbo esquecer sem a presença do pronome oblíquo não tem preposição. INCORRETA.

    Forma correta: esqueceu todos...

    Esqueceu-se de todos= correta

    Esqueceu todos= correta

    Esqueceu de todos= incorreta

    Esqueceu-se todos= incorreta.

    GABARITO D

  • Não precisa de muito arrodeio. Quem esquece, ESQUECE ALGO; Quem se esquece. SE ESQUECE DE algo. Na frase ele usou “esquece” e não “se esquece”
  • Esquecer e lembrar :

    Podem ser usados como VTD.

    Esqueci seu nome ( correto)

    Como verbo transitivo indireto = com preposição + pronome

    Esqueci-me do seu nome.

    Bons estudos!

  • esquecer algo

    esquecer-se de algo

  • O verbo ROUBAR não seria VTDI?

    "Quem rouba, rouba algo de alguém ou de algum lugar?"


ID
3538213
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Das frases a seguir identifique a palavra errada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ nas décadas de 30 e 40, o que se viu foi uma impressionante imigração de europeus para todas as Amércicas.  

    O correto é "emigração" (=movimento de saída de pessoas de um país para morar em outro). "Imigração" (=usado para a entrada de pessoas em um país estrangeiro).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • c) nossa despensa esta vazia

    Essa alternativa também não está errada devido à falta de acento no verbo 'estar'?

  • Amércicas??????

  • Complemento..

    A)Serrar ou cerrar. As palavras serrar e cerrar existem na língua portuguesa e estão corretas. ... Serrar significa, principalmente, o ato de cortar com uma serra e cerrar é sinônimo de fechar, encerrar. 

    B) emigração x imigração

    Emigração = sair = Exit

    Imigração = entrada ..

    C) despensa = mantimentos

    Dispensa = aTo de dispensar.

    D) serração = serrar

    Cerração = nevoeiro denso

  • Sequer passaram o corretor do Word nessa prova (obs.: erro da banca, não do QC na transcrição para o site).

  • DUPLO GABARITO

    O esta da C também está errado


ID
3538216
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique a frase correta referente a utilização do numeral:

Alternativas
Comentários
  • É regra na língua portuguesa o uso do numeral ordinal para indicar o primeiro dia do mês. Os demais dias são indicados com os numerais cardinais. Assim: 1° de maio, 2 de julho, 3 de outubro etc.

  • GABARITO A.

    Usa-se número ordinal para o primeiro dia do mês.

  • Qual o erro da C?

  • Não entendi essa questão, já vi muito a escrita da letra C, porque estaria errado?

  • Letra C tá errado por não ser permitido iniciar uma sentença com algarismos, tanto que na letra A) usou-se a forma nominal por extenso. Não sei se ficou claro.

  • A questão é sobre o emprego dos numerais e queremos encontrar em qual alternativa foi empregado de forma correta.

    a) primeiro de janeiro.

    O certo é usar os cardinais para se referir ao dia do mês ( dois, três, quatro), contudo há exceção para o primeiro dia do mês que se usa ordinal ( primeiro). CORRETA.

    b) um mil reais.

    Está errada essa forma, Apenas é feita a indicação do cardinal nas unidades de milhar a partir do dois mil ( dois mil reais em diante). INCORRETA.

    Forma correta: mil reais.

    c) festa da uva.

    Por mais que seja comum a utilização de algarismos em começo de frases, está incorreta. O certo é começar por extenso. INCORRETA.

    Forma correta: terceira festa da uva.

    d) século I (século um).

    Para indicar século até 10 se usa o ordinal e após isso se usa o cardinal. INCORRETA.

    Ex: século onze, século vinte. Correta.

    Ex: século segundo, século terceiro. Correta

    Obs: Quando o algarismo estiver antes do substantivo, lê-se sempre como numeral ordinal ( primeiro século).

    Forma correta: século primeiro

    CORRETA

    GABARITO A

  • Em alguns documentos tipo nota promissórias ou recibos usa-se Hum mil reais.

    Está errado?

  • Sobre a letra B:

    A forma correta de escrita por extenso de 1.000 é mil, quer seja na indicação de reais, anos ou outros objetos. A escrita de um mil reais ou hum mil reais em cheques é apenas uma prática de segurança, sendo incorreta segundo as normas gramaticais.

    Por que escrever um mil ou hum mil?

    Um mil e hum mil são formas frequentemente utilizadas na escrita de cheques para evitar fraudes. Sua justificação está no fato de ser facilmente falsificado um cheque em que apenas esteja escrito mil reais. Apesar da palavra hum ser uma interjeição, a introdução do h na palavra um na escrita de cheques procura evitar a transformação da palavra um na palavra cem.

    Incorreto, sem dúvida, segundo as normas gramaticais, poderá valer a precaução nos cheques preenchidos à mão. 

     https://duvidas.dicio.com.br/hum-mil-reais-mil-reais-ou-um-mil-reais-valores-em-cheque/

  • Erro da letra "C"

    c)  festa da uva.

    Por mais que seja comum a utilização de algarismos em começo de frases, está incorreta. O certo é começar por extenso. INCORRETA.

    Forma correta: terceira festa da uva.

    Fonte: Prof. Diogo Cordeiro - QConcursos

  • Gab - A

    Nas referências aos dias do mês, usam-se os cardinais, salvo na designação do primeiro dia, em que é regra o ordinal.

    EXEMPLO : Dia primeiro de outubro. Dia dois de outubro.

  • Gustavo, só lembrando que é regra escrever por extenso também!

  • A forma correta de escrita por extenso de 1.000 é mil, quer seja na indicação de reais, anos ou outros objetos.

    A escrita de um mil reais ou hum mil reais em cheques é apenas uma prática de segurança, sendo incorreta segundo as normas gramaticais.

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/hum-mil-reais-mil-reais-ou-um-mil-reais-valores-em-cheque/

  • Naquelas em que o numeral se encontra posposto ao substantivo, cujo emprego se designa a reis, papas, séculos e capítulos de obras, empregamos:

    * Na escrita, os números romanos; e na leitura, os numerais ordinais. Tal pressuposto somente é válido se a ordenação indicar até o décimo elemento.

    Exemplos:

    Capítulo IV (quarto)

    Papa João Paulo II (segundo)

    Século III (terceiro)

    Fonte :https://www.portugues.com.br/gramatica/o-emprego-que-se-atribui-aos-numerais.html

  • Não adianta falar que é errado, o povo todo nem liga pra isso


ID
3538219
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Complete a frase com o sinônimo:

O que não se pode decompor é__________. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ O que não se pode decompor é indecomponível

    A palavra em destaque marca aquilo que não se decompõe; que não pode ser decomposto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3538222
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto ao plural:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     a) arroz - arrozes; giz - gizes → CORRETO.
     b) refil – refils; corrimão – corrimães → INCORRETO. O correto é "refis" e "corrimões" ou "corrimãos".
     c) pagão – pagões; degrau – degrais → INCORRETO. O correto é "pagãos" e "degraus".
     d) cristão- cristães; capitão – capitães → INCORRETO. O correto é "cristãos".
    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Complemento..

    No plural dos substantivos coloque a palavra no plural e inclua as formas: Zinho, Zito..

    A) Palavras terminadas em R e Z.

    Acrescente um "Es".

    Pomares, vezes.

    B) (B) refil – refils; corrimão – corrimães.

    Terminação "iL" sendo oxítonas retira o "L" e acrescenta um "S".

    C) pagão – pagãos..degraus

    D) cristão- cristãos ; capitão – Capitãos

    Bons estudos

  • O plural de capitão é capitães e não "capitãos", amigo Matheus.


ID
3538225
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique a frase com pronome possesivo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ rasguei meu vestido na porta do seu carro. 

    Pronomes possessivos: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, vosso, vossa, vossos, vossas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é sobre o tema pronomes e quer que identifiquemos na alternativa um pronome possessivo.

    a) "ninguém"

    Único pronome da frase e é indefinido, pois tem identificação vaga e indefinida. INCORRETA.

    b) "meu" e "seu"

    Pronome que identifica algo ou alguém que é pertencido. No caso da frase o vestido e o carro são os objetos que estão sendo determinados de valor de posse "meu vestido", "seu carro". CORRETA.

    c) Não há pronome algum. INCORRETA.

    d) "que"

    Temos um pronome relativo que tem a função de retomar algo que já foi dito, no caso está retomando imobiliária. INCORRETA.

    GABARITO B

  • Decore:

    1 pessoa meu , minha ..

    2 pessoa teu , tua..

    3 pessoa seu, sua..

    Bons estudos


ID
3538228
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Das frases a seguir identifique a que constitui uma metáfora.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Metáfora: é o emprego de palavra fora do seu sentido normal, por efeito de analogia (comparação).

    Exemplo:

    1º A Amazônia é o pulmão do mundo.

    2º Na sua mente povoa só maldade.

    No primeiro exemplo temos a metáfora impura, pois estão presentes os dois termos de comparação (Amazônia-pulmão); no segundo exemplo temos a metáfora pura, pois não está presente nenhum termo de comparação.

    A metáfora é o tipo de figuras de palavra que mais encontramos na língua portuguesa. 

    https://professorilzarofigueiredo.blogspot.com/2009/05/matafora.html

  • Acertei, porque sabia que as demais estavam erradas.

  • METÁFORA: trata-se de um tipo de comparação subentendida, sem utilizar conjunções comparativas. [ex: A corrupção é um câncer. Meu aluno é fera.]


ID
3538231
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Indique os substantivos abstratos a partir das palavras seguintes: brancofeiodoce .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ branco – feio – doce.

     a) brancura feioso doçura → INCORRETO. O termo "feioso" é um adjetivo e não um substantivo.
     b) brancurafeiuradoçura → CORRETO.
     c) escuro – bonito - salgado → INCORRETO, o termo "escuro" possui sentido antônimo (contrário) a "branco".
     d) escuro – feiura – doçura → INCORRETO. Vide letra "c".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • "A maligna" não deixa claro o que quer!

  • Questão mal elaborada!

  • B) brancura – feiura – doçura.

    Foco, força e fé!


ID
3538234
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A palavra amor é um substantivo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ AMOR.

     a) comum, abstrato, primitivo e simples → CORRETO.
     b) próprio, concreto, primitivo e simples → INCORRETO. O substantivo próprio é aquele que particulariza seres distinguindo-os da sua espécie, como entidades, países, cidades, estados, continentes, planetas, oceanos, dentre outros (=BRASIL, MARCOS, PARANÁ, JAPÃO).
     c) comum, concreto, primitivo e simples → INCORRETO, o substantivo "amor" é abstrato, visto que denota um "sentimento.
     d) próprio, abstrato, primitivo e simples → INCORRETO. Vide letra "b".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão aborda o assunto classificação dos substantivos. Teremos que analisar a palavra "amor" e indicar a sua classificação correta.

    a) comum, abstrato, primitivo e simples

    Esse é o gabarito correto e iremos ver o motivo. CORRETA.

    Comum= Não é nome próprio.

    Abstrato= não pode tocar

    primitivo= não é derivado de nenhuma outra palavra.

    Simples= tem 1 núcleo.

    b) próprio

    Esse item invalida a alternativa, pois nomes próprios são para especificar um ser. São nomes de lugares e de seres, são grafados com iniciais maiúsculas. INCORRETA.

    Ex: João, Brasil, Maria...

    c) concreto

    Nomes concretos são aqueles que têm sua existência sem depender de outros seres e são tangíveis. INCORRETA.

    Ex: rua, casa, árvore...

    d) próprio

    Explicado na alternativa B. INCORRETA.

    GABARITO A

  • Os substantivos abstratos São o S.A.Q.E

    Sentimentos

    Ações

    Qualidades

    Estados

    Bons estudos

  • Concreto: Casa, boi, fada deus (é aquele que podemos criar uma imagem mental)

    Abstrato: construção, mudança, alegria, motivação beleza, feiura. (indica ação verbal, ou sentimento, existência de características)

    próprios: joão, maria (especifico)

    comuns: homem, pessoas,mesa (algo geral)


ID
3538237
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere as orações:

I. Gostaria de compreender o porquê da sua nota baixa.

II. Não vou ao aniversário porque tenho que estudar para a prova.

As palavras destacadas são classificadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    I. Gostaria de compreender o porquê da sua nota baixa → temos o famoso "porquê" substantivado (o artigo definido "o" faz esse papel). Ele equivale a "motivo".

    II. Não vou ao aniversário porque tenho que estudar para a prova → temos o "porque" equivalendo a "pois", ele pode ser uma conjunção coordenativa explicativa ou subordinativa causal. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão exige conhecimento da morfologia dos porquês. Queremos encontrar a classificação correta deles.

    I. Gostaria de compreender o porquê da sua nota baixa.

    Toda palavra que vier precedida e um artigo será substantivo e toda vez que o "porquê" vier junta e com acento será substantivo. SUBSTANTIVO.

    II. Não vou ao aniversário porque tenho que estudar para a prova.

    Junto e sem acento será uma conjunção, pois tem a função de ligar 2 orações. CONJUNÇÃO.

    Após analise tivemos a seguinte sequência: substantivo e conjunções.

    A única alternativa com essa sequência é a B

    GABARITO B

  • SUBSTANTIVO E CONJUNÇÃO INTEGRANTE.


ID
3538240
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Substitua a expressão adverbal em destaque na frase por um advérbio equivalente.


O motorista agiu com mestria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ✓ O motorista agiu com mestria

    A locução em destaque equivale a "magistralmente" (=De maneira magistral; em que há maestria ou perfeição).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão aborda o assunto semântica dos advérbios e quer saber qual das alternativas tem uma palavra de igual significado.

    O motorista agiu com mestria.

    Fazer algo com maestria é fazer algo perfeito, genial.

    a) involuntariamente.

    Fazer algo involuntário, é fazer sem a vontade. INCORRETA.

    b) impiedosamente.

    Fazer algo de forma impiedosa, é fazer sem compaixão. INCORRETA.

    c) simultaneamente.

    Fazer algo de forma simultânea, é fazer coisas ao mesmo tempo. INCORRETA.

    d) magistralmente.

    Fazer algo de forma magistral é fazer com maestria, fazer perfeito, de forma genial. Portanto esse é o nosso gabarito. CORRETA

    GABARITO D

  • Assertiva D

    O motorista agiu com mestria. = magistralmente.

  • GAB......D

    magistralmente.

  • GABARITO: D

    A locução em destaque equivale a "magistralmente"


ID
3538243
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Identifique as opções em que meio é advérbio.


I. sei um meio de entrar sem pagar.

II. rachei a tabua ao meio.

III. Márcia saiu meio triste, mas voltou alegre.

IV. é preciso cuidar do meio ambiente.

Assinale a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. sei um meio de entrar sem pagar → temos um substantivo (=nomeia algo).

    II. rachei a tabua ao meio → temos um numeral (=equivale a "metade").

    III. Márcia saiu meio triste, mas voltou alegre → temos um advérbio (modifica o adjetivo "triste").

    IV. é preciso cuidar do meio ambiente → temos um substantivo (=nomeia algo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em síntese, pede-se uma das variadas classes morfológicas da palavra em apreço. De acordo com o VOLP, morfologicamente, "meio" possui quatro classes distintas: adjetivo, advérbio, substantivo e numeral (quando tiver sentido de "metade"). Inspecionemos os itens:

    I. sei um meio de entrar sem pagar.

    Incorreto. É substantivo;

    II. rachei a tabua ao meio.

    Incorreto. É substantivo, embora "ao meio" seja locução adverbial;

    III. Márcia saiu meio triste, mas voltou alegre.

    Correto. É advérbio e não varia;

    IV. é preciso cuidar do meio ambiente.

    Incorreto. É substantivo.

    Letra C

  • GAB.......C

    apenas III.

  • GABARITO: C

    I. sei um meio de entrar sem pagar → temos um substantivo - nomeia algo

    II. rachei a tabua ao meio → temos um numeral - equivale a "metade"

    III. Márcia saiu meio triste, mas voltou alegre → temos um advérbio (modifica o adjetivo "triste").

    IV. é preciso cuidar do meio ambiente → temos um substantivo (=nomeia algo).


ID
3538246
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise as series que tem somente palavras corretas:

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe o erro da D?

  • A questão é sobre ortografia e queremos encontrar a alternativa que todas as palavras foram grafadas corretamente.

    a) batismo, batizar, catequese, catequizar, analise, analisar.

    Todas estão grafadas corretamente. CORRETA.

    b) flecha, chato, xereta, cuscuz, chinelo, umidecer.

    O correto é umedecer. INCORRETA.

    c) advinhar, garage, tristeza, prazo, caso, vaso.

    O correto é adivinhar. INCORRETA.

    d) vagem, pajem, jeito, mortadela, largatixa, êxtase.

    O correto é lagartixa. INCORRETA.

    Referências bibliográficas.

    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. VOLP– Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Editora Global. São Paulo: 2009.

    GABARITO A

  • Robson, o correto é lagaRtixa.

  • UMEDECER

    ADIVINHAR

    LAGARTIXA

  • analise não tem acento? análise?
  • Garage tá certo? Pq no comentário do professor ele não corrigiu essa palavra, o certo nao é garagem?

  • Garage é sinônimo de: ... Dicionário.

  • Ednildo, as duas formas estão corretas.

    Análise: substantivo

    Exemplo: Os técnicos fizeram uma análise do caso.

    Analise: verbo (no modo subjuntivo ou imperativo)

    Exemplo: Espero que você analise cuidadosamente o relatório.

  • a grande sacada dessa questão é entender que o correto é UMEDECER , pasmem, mas é! kkkkkkkkkkkkk Fiquei entre A e B e acertei indo em A, por serem palavras das quais eu estava mais seguro, mas UMEDECER-UMIDECER foi difícil.

  • Wendy Lemes, segundo o VOLP, ambas estão certas

  • A) GABARITO

    B) Umedecer -  O verbo vem do latim humere, que significa estar molhado, úmido.

    C) Adivinhar, Garagem

    D) Lagartixa

  • Para lembrar das exceções Batismo e Catequese: O infinito é diferente dentro da igreja!

    Só filosofar que decora kkk


ID
3538249
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a questão


Preserve os bichos


A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda de meteoros. São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.

(Disponível em http://www2.uol.com.br) 

Na questão, assinale a palavra que preenche corretamente a lacuna na frase:


Várias espécies ______ sendo ameaçadas!

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Várias espécies vêm sido ameaçadas! 

    O correto é usar o verbo "vir" com o acento diferencial do plural (=concorda com o núcleo do sujeito "espécies").

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • vem - verbo vir 3º pessoa do singular

    vêm- verbo vir 3º pessoa do plural

    veem- verbo ver 3º pessoa do plural

  • A questão é sobre concordância verbal do verbo VIR e queremos encontrar o correto nas alternativas para preencher a lacuna.

    Várias espécies ______ sendo ameaçadas!

    Faz necessário analisar que o sujeito (várias espécies está no plural) o verbo terá que concordar com ele, sendo também pluralizado.

    a) vem

    Essa é forma conjugada da terceira pessoa do singular do verbo VIR. INCORRETA.

    b) vêm

    Essa é forma correta, pois é a conjugação do verbo VIR na terceira pessoa do plural. O acento é usado para diferenciar da sua forma singular. CORRETA.

    Várias espécies vêm sendo ameaçadas!

    c) veem

    Essa é forma conjugada na terceira pessoa do plural verbo VER. INCORRETA

    d) nda

    Está errada pelo motivo da alternativa B está correta. INCORRETA.

    GABARITO B

  • Resposta: B

    Várias espécies VÊM sendo ameaçadas!

  • Assertiva b

    Várias espécies _vêm_____ sendo ameaçadas!


ID
3538252
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a questão


Preserve os bichos


A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda de meteoros. São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.

(Disponível em http://www2.uol.com.br) 

Na questão, assinale a palavra que preenche corretamente a lacuna na frase:


Várias espécies ______ sido ameaçadas!

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Várias espécies têm sido ameaçadas! 

    O correto é usar o verbo "ter" com o acento diferencial do plural (=concorda com o núcleo do sujeito "espécies").

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é sobre concordância verbal e queremos encontrar o verbo correto nas alternativas para preencher a lacuna.

    Várias espécies ______ sido ameaçadas!

    Faz necessário analisar que o sujeito (várias espécies está no plural) o verbo terá que concordar com ele, sendo também pluralizado.

    a) tem

    Essa é forma da terceira pessoa do singular do verbo TER. INCORRETA.

    b) têm

    O verbo TER na terceira pessoa do plural é marcado com o acento circunflexo para ser diferenciado da sua forma singular. CORRETA.

    Várias espécies têm sido ameaçadas!

    c) teem

    Não existe essa forma de conjugação do verbo TER. INCORRETA.

    d) tém

    Não existe essa forma de conjugação do verbo TER. INCORRETA.

    GABARITO B

  • O pulo do gato na questão:

    TEM (sem o acento) -> usamos para referir-se a 3ª pessoa no singular;

    TÊM (com acento) -> usamos para referir-se a 3ª pessoa no plural.

    logo,

    Várias espécies TÊM sido ameaçadas! (várias espécies está no plural)

    Bom estudo!! Não desistam jamais!!!

  • Várias espécies TÊM sido ameaçadas! 

  • A palavra TEM quando se refere a 3°pessoa do plural é acentuada = TÊM

  • Resposta: B

    Várias espécies TÊM sido ameaçadas!

  • Assertiva B

    Várias espécies _têm__ sido ameaçadas!


ID
3538255
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo e responda a questão


Preserve os bichos


A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda de meteoros. São várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas, poluição do ar, da água e do solo. No Brasil, mais de 250 espécies de animais estão seriamente ameaçadas.

(Disponível em http://www2.uol.com.br) 

Na questão, assinale a palavra que preenche corretamente a lacuna na frase:



O que ocasionou o desaparecimento dos dinossauros?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Segundo o texto: A Terra já conheceu inúmeras espécies de animais. Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda de meteoros

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão é de interpretação de textos e queremos encontrar a causa do desaparecimento dos dinossauros.

    a) A causa realmente foi a queda dos meteoros, podemos ter essa confirmação no segundo período do texto. Vejam: Muitas foram extintas como a dos dinossauros que viveram no planeta por cerca de 140 milhões de anos e desapareceram por consequência da queda de meteoros. CORRETA.

    b) A causa de outros animais desaparecerem tráfico, mas não dos dinossauros. Vejam a passagem do terceiro período: são várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais... INCORRETA.

    c) A destruição das matas é um das causas da extinção de várias especie não especificamente os dinossauros. Vejam a passagem do terceiro período: são várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas... INCORRETA.

    e) Umas das causas da extinção de outros animais e não dos dinossauros. Vejam o terceiro período: são várias as causas da extinção de espécies pelo homem: caça indiscriminada, tráfico de animais, alteração do habitat através da destruição das matas poluição do ar, da água e do solo. INCORRETA.

    GABARITO A

  • "A questão trata de compreensão de texto, é ler a pergunta e procurar a resposta no texto."

    —Bons estudos!