SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Resende - RJ - Veterinário


ID
5387146
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.
    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.
    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.
    1 - Sou perfeccionista
    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).
    2 - Quero muito trabalhar aqui
    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.
    3 - Gosto de trabalhar em equipe
    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.
    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito
    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.
    5 - Eu me dou bem com todo mundo
    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.
    Em reuniões
    6 - Com certeza
    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.
    7 - Tenho limitação de budget
    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.
    8 - Tal área não fez o que deveria
    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.
    9 - Cada um tem a sua verdade
    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.
    10 - Accountability, empowerment e outros
    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.
    11 - Sairei porque tenho novos desafios
    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.
   (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a única opção em que o referente do termo em realce está corretamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • o erro da C está em dizer que Eles refere-se a Jovens, quando, afinal, remete aos alunos.

    “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

  • GAB: D

    A) Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja (…) refere-se a “dados”.

    No texto: "Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade." (ERRADO)

    Justificativa: "Alguns" se refere a "termo" (alguns termos).

    B) Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim (…) refere-se a “com certeza”.

    No texto: "6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino." (ERRADO)

    Justificava: "assim" refere-se a "óbvio e evidente".

    C) “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”.

    No texto: "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar." (ERRADO)

    Justificativa: "eles" refere-se a "meus alunos". "jovens" é inclusive termo intercalado, nem ao menos faz parte do narrativa principal, somando-se apenas como explicação.

    D) Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você (…) refere-se ao enunciado “Gosto de trabalhar em equipe”. (CERTO)

    No texto:   "3 - Gosto de trabalhar em equipe

      Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas."

    Justificativa: sendo o primeiro termo do período, só poderia retomar o título que é uma representação de fala "Gosto de trabalhar em equipe".

    Espero ter ajudado. (:

  • GABARITO: LETRA D

    "Isso" refere-se a "gosto de trabalhar em equipe".

    Texto: "Gosto de trabalhar em equipe: isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino".

    FONTE: Monitora do QC


ID
5405617
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Bloqueio Dinâmico, uma função do Windows 10 que sincroniza seu celular com seu computador, bloqueando o PC automaticamente se seu celular ficar afastado dele. Para ativar essa opção, basta ir a:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    Configurações > Contas > Opções de entrada> CLICA EM PERMITIR

  • B = Configurações > Contas > Opções de entrada

    pois taí!

  • Configurações > Contas > Opções de entrada. 

    Só pensar que ao sincronizar algo com outra coisa, pode ser necessário entrar em uma conta.

  • Fui por eliminação e acabei acertando...


ID
5405851
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos dizer que internet é um conjunto de redes interligadas através de Backbones que é o termo principal utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    > Backbone é considerado como a "espinha dorsal" da internet. É responsável por interligar diversos servidores que estão distantes ao redor do mundo. O backbone faz a comunicação entre as centrais das provedoras de internet e de servidores externos, tanto a nível nacional quanto internacional, possibilitando o envio e recebimento de dados e informações entre os servidores. Pesquise no google por "backbone", tu verás que aparecerá diversas fotos com cabos ao redor do planeta, onde nesses cabos trafegam os dados. É muito interessante, pois há cabos em quase o mundo inteiro e alguns deles, por incrível que pareça, para chegar em outro continente, passam embaixo da água do mar.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Backnones, só lembrar como se fosse um baita canal para a informação passar. O conceito que o amigo citou acima é mais usado mesmo, ESPINHA DORSAL da internet.

    Para memorizar recomendo ver esse link... nele tem, além de imagens, informações as quais serão úteis no entendimento do assunto.

    https://www.oficinadanet.com.br/post/14168-o-que-e-um-backbone

  • (que) pronome relativo está retomando backbone e a sua definição está na letra D
  • BACKBONE

        Estruturas com conexões de alta velocidade espalhadas em diferentes regiões do mundo inteiro.

        Considerara a ESPINHA DORSAL da INTERNET.

        Responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país.

    Gab.D


ID
5408299
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.


    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    4 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    5 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    6 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 

    7 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    8 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    9 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    10 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

   

     (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Marque o enunciado do texto que justifica o título “Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'? Pare de usar palavras batidas”.

Alternativas

ID
5408302
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.


    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    4 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    5 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    6 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 

    7 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    8 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    9 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    10 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

   

     (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale qual dos enunciados a seguir não incorre em um dos dez casos apresentados no texto.

Alternativas

ID
5408308
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.


    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    4 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    5 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    6 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca. 

    7 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    8 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    9 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    10 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

   

     (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

Alternativas
Comentários
  • gabarito ta ERRADO? certo né a B????

ID
5408311
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontre a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre os "porquês" e quer que marquemos a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”. Vejamos:

     .

    A) ________ devo te contratar?

    Certo. Aqui também devemos usar POR QUE = "por qual razão / motivo".

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    B) Acredito que muita gente vai a entrevistas com respostas já prontas, projetos realizados e sabe o ________ das mudanças.

    Errado. Aqui devemos usar PORQUÊ = "motivo / razão" (substantivo).

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    C) O autoconhecimento é um dos pontos mais relevantes, _______ influencia diretamente em como a pessoa conta a sua história.

    Errado. Aqui devemos usar PORQUE = "já que, uma vez que..." (conjunção subordinativa causal).

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    D) Me comparo ao leão _______ tenho um espírito de liderança, estando sempre a frente de projetos tanto na minha vida acadêmica quanto na minha carreira profissional.

    Errado. Aqui devemos usar PORQUE = "já que, uma vez que..." (conjunção subordinativa causal).

     .

    Para complementar:

     .

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases. Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     .

    Gabarito: Letra A 

  • GABARITO: LETRA A

    PORQUE - Já que, visto que, uma vez que

    PORQUÊ - substantivo, o motivo, a razão.

    POR QUÊ - seguido de pontuação.

    POR QUE - por que motivo/razão, pelos quais, pela qual

    FONTE: Débora Oliveira QC


ID
5408317
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja reelaboração da pontuação mantém a estrutura sintática e semântica do enunciado, bem como a sua correção normativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Vírgulas podem ser substituídas pelo o travessão quando se tratar de frase explicativa.


ID
5408323
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que identifica as características presentes no gênero textual meme.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    MEME é o modo como se constrói o texto multimodal em mídias digitais no contexto contemporâneo. 

    Multimodal: diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)

    Linguagem Coloquial :compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    Apuro linguístico: linguagem culta.

    Leitura Imagética :.É uma das formas de leitura realizada através de imagens.

    Discurso Satírico: visa criticar algo, alguém, um grupo de pessoas ou situações. É crítico, maledicente, mordaz.

    Discurso Cômico: é o que é engraçado, ridículo, que tem graça, que desperta a hilaridade.

    FONTE: Ana Carolina Barcelos QC


ID
5408326
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um quadrado tem sua diagonal medindo 8√2 cm, a área e o perímetro desse quadrado medem respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Diagonal do quadrado -> L.√2 = 8.√2  (ou seja o lado do quadrado vai ser 8)

    área -> L^2 = 8^2 = 64

    perímetro -> 8+8+8+8 = 32


ID
5408332
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética a soma dos seus vinte primeiros termos é 580, se sua razão é 2, logo o seu primeiro termo é:

Alternativas

ID
5408335
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dado o conjunto C = {a, {b}, c}, observe as afirmações e marque o item correto.


I - a ∈ C.

II - {b} ∈ C.

III - c ⊂ C.

IV - ∅ ⊂ C.

Alternativas
Comentários
  • C= (a, (b), b)

    I. a ∈ c.

    Afirmação verdadeira. é um elemento de C e, por esse motivo, podemos estabelecer uma relação de

    pertinência entre o elemento e o conjunto.

    II. {b} ∈ C.

    Afirmação verdadeira. Observe que {b} está listado explicitamente como um elemento de C. Com isso,

    podemos estabelecer uma relação de pertinência entre {b} e o conjunto C.

    III. C ⊂ C.

    Afirmação falsa. C é um elemento de C e sabemos que não é possível estabelecer relação de inclusão entre

    um elemento e um conjunto. Apenas um conjunto pode estar contido em outro.

    IV. ∅ ⊂ C.

    Afirmação verdadeira. Como vimos, o conjunto vazio ∅ é sempre subconjunto de qualquer conjunto.

    GAB; A.

    GAB da Banca: D - A banca certamente se equivocou ao considerar a afirmativa II errada.

    isso só complica a vida do estudante, ATENÇÃO e bons estudos.

  • Obrigada, Artemio. Tinha achado estranho mesmo! :(

  • Mas será que no III, não deveria ser usado o ⊃ (contém), em vez de ∈.(pertence)?


ID
5408344
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De modo geral, o papel da barra de tarefas, no Windows 7, é dar acesso aos programas instalados no computador, permitindo alternar entre janelas abertas e abrir outras ou acessar rapidamente certas configurações do Windows. Ela se divide em três seções:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: menu iniciar - super barra - area de notificação.


ID
5408350
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A configuração de uma arquitetura redundante garante apenas a disponibilidade dos dados de um sistema, mas não os protege contra os erros de manipulação dos usuários ou contra catástrofes como incêndios, inundações ou terremotos. Por isso, é necessário prever mecanismos de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Backup é uma cópia de segurança feita em outro dispositivo, podendo ser um HD externo ou na nuvem. Ou seja, em um incêndio em que você vai perder todos os seus dados, o backup servirá justamente como uma cópia de segurança, pois apesar de ter perdido os danos com o incêndio, você irá poder recuperá-los no dispositivo em que realizou o backup.

  • 3 vezes eu fiz essa questão. Deveria ter a opção de excluir as questões repetidas af.


ID
5408353
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Esta opção sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”. Essa afirmativa refere-se a qual procedimento do Windows 7:

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    1º - basta ir ao ícone do “menu inciar” (que antigamente vinha escrito, e no Windows Seven é apenas um desenho). 2º - Depois disso, ao lado do botão “desligar”, haverá uma setinha com as opções: trocar usuário, fazer logoff, bloquear, reiniciar, e desligar. 3º - É só escolher a opção “Fazer logoff” e pronto!

    PODE MARCAR LETRA -A


ID
5408356
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Decreto n. 9.013, de 29 e março de 2017 dispõe sobre o regulamento da inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal. Sobre os procedimentos ante mortem, o RIISPOA determina que o recebimento de todos os animais deve ocorrer com o conhecimento do SIF. Sobre o exame ante mortem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • O exame ante mortem de animais destinados ao abate poderá ser realizado por funcionário do estabelecimento de abate na ausência do servidor do SIF. Apenas SVO
    • Sempre que o SIF julgar necessário, os documentos com informações referentes ao lote devem ser disponibilizados, com um mínimo de 48 horas de antecedência. 24 horas
    • Todas as espécies de abate de pescado devem ser submetidas à inspeção ante mortem. Répteis e anfíbios
    • Quando houver suspeita de doenças infectocontagiosas de notificação imediata, cabe ao SIF notificar o serviço oficial de saúde animal, primeiramente na área de jurisdição do estabelecimento. CORRETA "D"
  • Vcs que colocam as respostas nos comentários explicadinho, entendam vcs são perfeitos


ID
5408359
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os produtos de origem animal podem ser reinspecionados sempre que necessário antes de sua liberação para consumo interno ou comercialização interestadual ou internacional. Sobre a reinspeção industrial ou sanitária pode-se afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Art. 480. A reinspeção dos produtos deve ser realizada em local ou em instalação que preserve as condições sanitárias dos produtos.

    Parágrafo único. A reinspeção de que trata o caput abrange:

    I - a verificação das condições de integridade das embalagens, dos envoltórios e dos recipientes;

    II - a rotulagem, as marcas oficiais de inspeção e as datas de fabricação e de validade;

    II - a rotulagem, as marcas oficiais de inspeção e os prazos de validade;     

    III - a avaliação das características sensoriais, quando couber;

    IV - a coleta de amostras para análises físicas, microbiológicas, físico-químicas, de biologia molecular e histológicas, quando couber;

    V - o documento sanitário de trânsito, quando couber;

    V - a documentação fiscal e sanitária de respaldo ao trânsito e à comercialização, quando couber;      


ID
5408362
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Atualmente a Leishmaniose Visceral (LV) tem distribuição global, somente não sendo encontrada na Antártica. Por se tratar de uma zoonose de interesse em saúde pública, órgãos governamentais elaboram estratégias para controle, dado a grande dificuldade em erradicação. Em 1963, o Decreto 51.838 estabelece normas técnicas especiais para o combate à leishmaniose visceral. Sobre a LV, é CORRETO afirmar:


I. O principal vetor é o flebótomo Lutzomya longipalpis.

II. O inseto hematófago Lu. Cruzi também é transmissor da leishmaniose visceral.

III. O principal agente etiológico é a Leishmania infantum.

IV. O cão não é um importante reservatório do parasita.

Alternativas

ID
5408365
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Medicina Veterinária, assim como a Zootecnia, é regida pelo código de ética, um instrumento normativo que uniformiza o comportamento profissional do médico veterinário trazendo o juramento profissional, as relações entre os profissionais de classe, honorários profissionais, assim como os deveres e direitos da categoria. As violações cometidas pelo médico veterinário em desrespeito ao código de ética geram a aplicação de infrações e penalidades classificadas em levíssimas, leves, sérias, graves e gravíssimas. De acordo com a referida classificação, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5408368
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As zoonoses são atualmente motivo de grande preocupação mundial, tanto por ser questão de saúde pública como pelas perdas econômicas e de produção animal acarretadas por elas. Dentre as principais zoonoses de interesse, destaca-se a tuberculose bovina, uma doença infectocontagiosa causada por bactéria do gênero Mycobacterium. A Instrução Normativa 10 (IN 10/17), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento regulamenta nacionalmente as normas e procedimentos de erradicação e controle. Sobre o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose animal, é INCORRETO afirmar que o controle visa:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a bovis


ID
5408371
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Andréia Araújo acaba de ser aprovada em uma seleção para residência médica nos Estados Unidos. Ela é tutora de uma gatinha chamada Matilda. Convivendo cinco anos com a gata, Andréia não consegue se separar dela, e assim, decide levar Matilda com ela para o exterior. A médica veterinária da Matilda esclarece a necessidade de um documento atestando as condições e o histórico de saúde bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino, no caso, Estados Unidos. Para que Matilda possa sair do país, Andréia precisará do Certificado Veterinário Internacional (CVI) e o Passaporte para o Trânsito de Cães e Gatos. Sobre a emissão desses documentos, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5408374
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A febre aftosa é uma doença da lista A, de grande importância internacional devido sua rápida disseminação e às perdas econômicas drásticas que causa em animais susceptíveis. Em 2018, o Brasil obteve o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal como país livre de febre aftosa. O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa tem como estratégia a manutenção de zonas livres da doença por meio de responsabilidades compartilhadas entre o governo federal, o serviço veterinário estadual e o setor privado. Sobre a febre aftosa, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
5408377
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O gênero Lyssavirus, pertencente à Rhabdoviridae, vem do grego lýssa, que significa “raiva” ou “fúria”. Sobre a raiva, analise as afirmativas:


I. Animais raivosos sempre apresentam a fase excitativa e a fase paralítica.

II. Período de incubação é influenciado pela espécie do hospedeiro, linhagem do vírus, local de introdução do vírus.

III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros tem como estratégia de atuação, a vacinação dos herbívoros domésticos em situações específicas.

IV. São conhecidos dois ciclos infecciosos de importância epidemiológica: a raiva urbana e a raiva silvestre.


Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADA: Os animais raivosos NEM SEMPRE apresentam as duas fases

    II. CORRETA

    III. CORRETA

    IN 5/02:

    O PNCRH tem como objetivo (art. 5º) baixar a prevalência da doença na população de herbívoros

    domésticos.

    Para isso, a estratégia de atuação (art. 6º) do PNCRH é baseada na adoção da vacinação dos

    herbívoros domésticos, do controle de transmissores e de outros procedimentos de defesa sanitária

    animal que visam à proteção da saúde pública e o desenvolvimento de fundamentos de ações futuras para

    o controle dessa enfermidade.

    Na profilaxia da raiva dos herbívoros (art. 7º), será utilizada vacina inativada, na dosagem de 2 ml,

    administrada pelo proprietário, por via subcutânea ou intramuscular. Além disso, nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente (art. 8º), em bovídeos e equídeos com idade igual ou

    superior a 3 meses, sob a supervisão do médico veterinário.

    A vacinação de bovídeos e equídeos com idade inferior a 3 (três) meses e a de outras espécies

    poderá ser realizada a critério do médico veterinário. Por fim, os animais primovacinados deverão ser

    revacinados após 30 dias.

    IV. CORRETA


ID
5408380
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Anemia Infecciosa Equina (AIE), também chamada febre do pântano, afeta equinos, mulas e burros. A AIE é causada pelo vírus da anemia infecciosa equina, um lentivírus responsável por longos períodos de incubação. Os animais infectados pelo vírus da AIE permanecem virêmicos durante toda a vida. Assinale a alternativa correta sobre os sinais clínicos e exame diagnóstico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários - FICHA TÉCNICA

    SINAIS CLÍNICOS E LESÕES

    Muitos casos permanecem clinicamente inaparentes. A manifestação clínica da doença pode levar até 3 meses após a infecção, e é caracterizada por episódios febris recorrentes, trombocitopenia, anemia, rápida perda de peso e edema das partes inferiores do corpo. Se a forma aguda não evoluir para a morte, um estágio crônico se desenvolve e a infecção tende a se tornar inaparente.

    Forma aguda: Início brusco, com febre alta (40 – 42ºC) nos dois primeiros dias, fraqueza muscular muito pronunciada, perturbação circulatória com pulso fraco e acelerado, perturbação respiratória ao mais leve esforço, diminuição do apetite, poliúria, albuminúria e abortamento. Esta forma da doença dura de 5 a 21 dias.

    Forma subaguda: mesmos sintomas da forma aguda, porém mais atenuados e intermitentes.

    Forma crônica: caracterizada pela febre intermitente com maior duração, fraqueza muscular, andar cambaleante, emagrecimento progressivo, cólicas e edemas.

    Forma latente: os animais não apresentam sintomas.

    Todos os equídeos infectados, incluindo os assintomáticos, tornam-se portadores do vírus por toda a vida, com resultados positivos persistentes em testes sorológicos.

    Lesões post mortem: aumento de linfonodos, baço e fígado, mucosas pálidas. Emaciação em casos crônicos. Edema de membros e da parede abdominal. Lesões oculares, glomerulonefrite, hemorragia em mucosas ou petéquias em órgãos internos.

    DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

    O isolamento do vírus não é necessário para confirmação do diagnóstico de AIE. A confirmação da infecção pode ser realizada por detecção de anticorpos, pois o animal infectado permanece com reação sorológica positiva, mesmo quando assintomático. Entretanto, em alguns casos, os anticorpos só são detectados depois de 60 dias pós-infecção.

    Os testes sorológicos utilizados atualmente no país para verificação de infecção pelo vírus da AIE são:

    • ELISA (triagem)
    • Testes de imunodifusão em gel de ágar (IDGA) (confirmatório)

    O teste ELISA pode detectar anticorpos antes do teste IDGA, mas é mais sensível, e falsos positivos podem ocorrer, por isso os resultados positivos da ELISA devem ser confirmados com o teste IDGA. O teste IDGA pode ser negativo nas primeiras 2-3 semanas pós- infecção.  

    FONTE: http://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/fichas_tecnicas/Ficha_Tecnica_AIE_jan20.pdf


ID
5408383
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um médico veterinário foi chamado a uma fazenda para atendimento de uma vaca encontrada morta no pasto. Não foi relatado nenhum sinal clínico prévio, além do óbito. A necropsia não revelou nenhum achado relevante que pudesse chegar a um diagnóstico conclusivo. Diante disso, o médico veterinário coletou amostra de diversos tecidos para análise laboratorial. No caminho até a sede, ele observou carcaças expostas, o que levantou suspeita de botulismo como causa mortis. Diante, dessa suspeita, o médico veterinário deve proceder à limpeza do seu material cirúrgico para destruição do agente patogênico. Assinale a opção correta para a efetiva inativação do clostridio.

Alternativas

ID
5408386
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O controle de doenças infecciosas de modo efetivo se faz necessário a fim de diminuir a disseminação do agente causador na população de animais suscetíveis. Muitas vezes, o patógeno é eliminado pelo animal doente por meio de secreções como fezes e urina.


Assinale abaixo a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5408389
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A investigação laboratorial é de grande importância na Medicina Veterinária por permitir identificar o agente etiológico e seu respectivo tratamento, levantamento epidemiológico de doenças de notificação compulsória e investigação de doping em animais de performance. A precisão e confiabilidade dos resultados são amplamente influenciados pelos cuidados na seleção, coleta e correto envio de amostras ao laboratório. Com base nos procedimentos para investigação laboratorial, analise as afirmativas.


I. O material coletado deve ser acompanhado por histórico completo, bem como da suspeita de diagnóstico clínico.

II. Amostras de um local que tenha mais de um patógeno devem ser coletadas de modo a evitar contaminação.

III. O envio de amostras para o diagnóstico de doença nervosa em ruminantes pode ser feito com amostras refrigeradas ou congeladas.

IV. Para exame toxicológico em equinos, as amostras de urina são mantidas em temperatura ambiente até que sejam enviadas para o laboratório.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

ID
5408392
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) é definido como organismo cujo material genético tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética. No Brasil, as atividades envolvendo transgênicos são reguladas pela Lei Brasileira de Biossegurança 11.105/05.

Sobre os OGMs NÃO é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.105/2005

    Art. 7º São obrigatórias:

    I – a investigação de acidentes ocorridos no curso de pesquisas e projetos na área de engenharia genética e o envio de relatório respectivo à autoridade competente no prazo máximo de 5 (cinco) dias a contar da data do evento;

    II – a notificação imediata à CTNBio e às autoridades da saúde pública, da defesa agropecuária e do meio ambiente sobre acidente que possa provocar a disseminação de OGM e seus derivados;

    III – a adoção de meios necessários para plenamente informar à CTNBio, às autoridades da saúde pública, do meio ambiente, da defesa agropecuária, à coletividade e aos demais empregados da instituição ou empresa sobre os riscos a que possam estar submetidos, bem como os procedimentos a serem tomados no caso de acidentes com OGM.


ID
5408395
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em 1928, Alexander Fleming relatou atividade antibiótica pela primeira vez. Seu experimento mostrou o efeito lítico de uma colônia do fungo Penicillium notatum ao redor de colônias de estafilococos em uma placa de cultivo. Posteriormente, pesquisas conduzidas por Ehrlich levaram à produção das sulfonamidas, consideradas os primeiros medicamentos antibacterianos de amplo espectro de uso clínico bem-sucedido. De forma geral, o mecanismo de ação dos antimicrobianos é baseado nas diferenças estruturais e bioquímicas entre as células eucarióticas e procarióticas, possibilitando maior oportunidade para toxicidade seletiva.


Sobre os antimicrobianos, analise as afirmativas:


I. Nitrofuranos são antiprotozoários que atuam na inibição da função da membrana celular, possuem efeito bacteriostático com amplo espectro de atividade e são de baixa toxicidade.

II. As fluoroquinolonas agem contra bactérias gramnegativas e Mycoplasma. A principal desvantagem de seu uso é o rápido desenvolvimento de resistência.

III. As tetraciclinas possuem amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, inclusive contra riquetsias e clamídias. Atualmente, é amplamente utilizada em equinos em virtude de sua baixa toxicidade.

IV. A ação bactericida dos aminoglicosídios em bacilos aeróbios gram-negativos é influenciada pelo pH, sendo mais efetivos em ambiente alcalino. Entretanto, todos os aminoglicosidios podem provocar graus variáveis de oto e nefrotoxicidade.


Estão CORRETAS as afirmativas: 

Alternativas

ID
5408398
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em microbiologia, o tempo decorrido entre a coleta do material e o seu respectivo processamento no laboratório é o fator mais importante, quanto menor esse intervalo, mais confiável é o resultado. Problemas como dessecamento e exposição ao oxigênio podem levar ao diagnóstico incorreto comprometendo o tratamento do paciente. Para o diagnóstico laboratorial é CORRETO afirmar.

Alternativas

ID
5408401
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A brucelose é causada por um grupo de bactérias gram-negativas cuja sobrevivência depende quase que exclusivamente dos hospedeiros infectados. No ano de 2000, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), sendo regulamentada tecnicamente pela IN 10/17. Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Não viaja irmão. Extorsão Indireta é esse crime aqui>> Art. 160 - Exigir ou receber, como garantia de dívida, abusando da situação de alguém, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vítima ou contra terceiro.

  • Ainda tem 9 curtidas. Esses comentários são um perigo.

  • B

    é permitido utilizar o Ring Test

  • Gente, vamos ter cuidado com comentários sem embasamento legal, isso atrapalha bastante.


ID
5408404
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Babesiose, também chamada Febre do Carrapato, é causada por um protozoário que parasita as células vermelhas do hospedeiro. Sobre a Babesia, é CORRETO afirmar.

Alternativas

ID
5408407
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O gênero Eimeria spp. é a causadora da coccidiose, uma parasitose com distribuição geográfica mundial cujo sinal clínico mais importante é a ocorrência de diarreia. Sobre a Eimeria spp. analise as afirmativas.


I. O dianóstico laboratorial é realizado por meio do teste de flutuação fecal.

II. Nem todas as espécies de Eimeria são patogênicas, podendo ser encontradas nas fezes na ausência de sinais clínicos.

III. A infeção intestinal tem grande significado clinico para o diagnóstico da eimeriose em equinos adultos.

IV. Infecções por Eimeria spp. são ocorrências raras em suínos.

V. O conhecimento sobre a morfologia dos oocistos de Eimeria spp. permite a identificação de pseudoparasitas e parasitas espúrios.


As afirmativas INCORRETAS são.

Alternativas

ID
5408410
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A classificação biológica e a identificação de microorganismos foram inicialmente baseadas na morfologia e características metabólicas especificas. Atualmente, esse sistema tem sido baseado na analise do genótipo, levando com isso, a mudanças na classificação e nomenclatura dos organismos vivos. Sobre a identificação dos microoranismos, analises as afirmativas.


I. Ordem é um grupo de gêneros relacionados na classe.

II. Gênero é o grupo de famílias relacionadas na ordem.

III. Gênero é o grupo de espécies relacionadas na família.

IV. A técnica de microscopia permite classificação preliminar de bactérias.


Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Linneu estabeleceu um sistema hierárquico de táxons, também chamado de categorias hierárquicas, são elas:

    • Reino: a maior das categorias, é constituída por um conjunto de filos;
    • Filo: constituído por um conjunto de classes;
    • Classe: constituída por um conjunto de ordens;
    • Ordem: constituída por um conjunto de famílias;
    • Família: constituída por um conjunto de gêneros;
    • Gênero: constituído por um conjunto de espécies;
    • Espécie: grupo de organismos capazes de reproduzir-se e originar descendentes férteis.


ID
5408413
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A mastite, ou mamite, é a doença infecciosa mais comum encontrada em bovinos leiteiros de criação intensiva, e uma das causas para isso é o fato da glândula mamaria ser o principal reservatório de agentes infecciosos causadores da mastite contagiosa.


Sobre a mastite é INCORRETO afirmar.

Alternativas

ID
5408416
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Há quatro enfoques da pesquisa epidemiológica que tradicionalmente têm sido denominados "tipos" de epidemiologia. Esses são epidemiologia: descritiva, analítica, experimental e teórica. Sobre esse assunto analise os itens e marque o CORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Nunca nem vi


ID
5408419
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A definição “relativa à produção de casos graves, manifestos por alta letalidade ou proporção de indivíduos com incapacidades decorrentes da doença” está de acordo com o item:

Alternativas

ID
5408422
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O PNEFA tem como objetivos a erradicação da febre aftosa em todo o Território Nacional e a sustentação dessa condição sanitária por meio da implantação e implementação de um sistema de vigilância sanitária apoiado na manutenção das estruturas do serviço veterinário oficial e na participação da comunidade. Seus objetivos encontram-se inseridos no Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, que busca a eliminação da doença em toda a América do Sul. Fazem parte das medidas prioritárias nas zonas livres EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    INSTRUÇÃO NORMATIVA No 44, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007

    Art. 3º A execução do PNEFA fundamenta-se em critérios científicos e nas diretrizes internacionais de luta contra a doença, com responsabilidades compartilhadas entre os setores públicos e privados. As estratégias do Programa envolvem:

    I - medidas prioritárias nas zonas livres:

    a) FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE PREVENÇÃO, incluindo a implantação de análises técnicas e científicas contínuas para identificação das vulnerabilidades e para orientação das ações de vigilância e fiscalização;

    b) implantação de procedimentos normativos e técnicos considerando o sacrifício sanitário e a destruição de produtos de origem animal de risco para febre aftosa, ingressados de forma irregular ou sem comprovação de origem;

    c) adoção de procedimentos para monitoramento da condição sanitária dos rebanhos susceptíveis;

    d) implantação e manutenção de fundos financeiros, públicos ou privados, para apoio ao sistema de emergência veterinária; e

    e) em zonas livres com vacinação, implantação de estratégias e de cronograma de trabalho para a suspensão da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa.

  • INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 48, DE 14 DE JULHO DE 2020

    Art. 3º A execução do PNEFA fundamenta-se em critérios científicos e diretrizes internacionais de vigilância da doença, conduzida com base no compartilhamento de responsabilidades entre os setores público e privado.

    Art. 4º As estratégias do PNEFA, de acordo com a condição sanitária da região, envolvem:

    I - alinhamento com os programas de educação e comunicação em saúde animal;

    II - promoção e consolidação da participação da sociedade;

    III - aprimoramento do sistema de atenção veterinária e dos mecanismos de vigilância para a febre aftosa;

    IV - fortalecimento do sistema de prevenção e detecção precoce da febre aftosa, incluindo a implantação de análises técnicas e científicas contínuas na identificação das vulnerabilidades e das áreas de maior risco para a ocorrência da doença com a finalidade de orientar e reforçar as ações de vigilância;

    V - fortalecimento das ações relacionadas:

    • a) a fiscalizações de animais suscetíveis à febre aftosa e seus produtos pecuários em portos,
    • aeroportos, terminais rodoviários, postos de fronteira e afins;
    • b) a programas de capacitação continuada de recursos humanos do Serviço Veterinário Oficial (SVO); e
    • c) à adequação da rede de diagnóstico laboratorial;

    VI - utilização das estratégias de zonificação e compartimentação;

    VII - aperfeiçoamento e atualização continuada do cadastro agropecuário, do sistema de informação epidemiológica e do controle da movimentação de animais susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos;

    VIII - manutenção da adequada oferta de vacina contra a febre aftosa;

    IX - controle da produção, comercialização e utilização da vacina contra a febre aftosa;

    X - realização das etapas de vacinação sistemática contra a febre aftosa nas zonas livres com vacinação;

    XI - garantia de acesso a banco de antígenos e vacinas contra febre aftosa;

    XII - preparação para resposta à emergência zoossanitária de febre aftosa;

    XIII - aprimoramento e ampliação da participação do setor privado;

    XIV - manutenção e ampliação de zonas livres de febre aftosa sem vacinação; e

    XV - vigilância contínua e integrada com os países vizinhos em consonância com o Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA)


ID
5408425
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os estabelecimentos de leite e derivados são classificados em: granja leiteira; posto de refrigeração; usina de beneficiamento; fábrica de laticínios; e queijaria. Sobre as definições desses estabelecimentos marque o item INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Questão versa sobre o art 21 do RIISPOA e pede a alternativa INCORRETA:

    A alternativa errada é a letra A ao afirmar que granjas leiteiras não poderão elaborar derivados lácteos.

    A) Entende-se por granja leiteira o estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, não podendo, entretanto, elaborar derivados lácteos.

    Segundo o RIISPOA:

    § 1º Para os fins deste Decreto, entende-se por granja leiteira o estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, podendo também elaborar derivados lácteos a partir de leite exclusivo de sua produção, envolvendo as etapas de pré-beneficiamento, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, ralação, fracionamento, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição

    As demais alternativas não possuem erros, porém as alternativas B e D estão desatualizadas, pois a classificação de fábrica de laticínios foi revogada pelo decreto nº 10.468/2020 e a de queijaria foi alterada,pelo mesmo decreto, para a seguinte:

    § 5º Para os fins deste Decreto, entende-se por queijaria o estabelecimento destinado à fabricação de queijos, que envolva as etapas de fabricação, maturação, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição, e que, caso não realize o processamento completo do queijo, encaminhe o produto a uma unidade de beneficiamento de leite e derivados.

    Gabarito A.

  • Lembrando que houve alteração Decreto 10.468 de 2020

    • Os estabelecimentos de leite e derivados agora são classificados como:
    • I Granja Leiteira
    • II Posto de refrigeração
    • III Unidade de beneficiamento de leite e derivados (Redação nova)
    • IV Queijaria

ID
5408428
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leishmaniose tegumentar (LT) constitui um problema de saúde pública em 85 países, distribuídos em quatro continentes (Américas, Europa, África e Ásia), com registro anual de 0,7 a 1,3 milhão de casos novos. É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das seis mais importantes doenças infecciosas, pelo seu alto coeficiente de detecção e a capacidade de produzir deformidades. Sobre a doença marque o item FALSO.

Alternativas

ID
5408431
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O vírus da raiva infecta todos os animais de sangue quente, incluindo seres humanos, causando uma doença grave e frequentemente fatal do sistema nervoso central. Sobre essa doença, e das opções de assertivas abaixo, marque a opção FALSA.

Alternativas

ID
5408434
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a fiscalização e inspeção da carne suína “Art. 201 As carcaças de suínos acometidos de peste suína devem ser condenadas”. Analise as assertivas e marque o item CORRETO.


I. A condenação deve ser total quando os rins e os linfonodos revelarem lesões duvidosas, desde que se comprove lesão característica de peste suína em qualquer outro órgão ou tecido.

II. Lesões discretas, mas acompanhadas de caquexia ou de qualquer outro foco de supuração, implicam igualmente condenação total.

III. A carcaça deve ser destinada à esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, quando as lesões forem discretas e circunscritas a um órgão ou tecido, inclusive nos rins e nos linfonodos.

Alternativas
Comentários
  • Questão copia e cola do Art 201 do RIISPOA:

    Art. 201. As carcaças de suínos acometidos de peste suína devem ser condenadas.

    § 1º A condenação deve ser total quando os rins e os linfonodos revelarem lesões duvidosas, desde que se comprove lesão característica de peste suína em qualquer outro órgão ou tecido.

    § 2º Lesões discretas, mas acompanhadas de caquexia ou de qualquer outro foco de supuração, implicam

    igualmente condenação total.

    § 3º A carcaça deve ser destinada à esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as áreas

    atingidas, quando as lesões forem discretas e circunscritas a um órgão ou tecido, inclusive nos rins e nos linfonodos.

    Gabarito D, todos os itens corretos.

  • ALTERNATIVA CORRETA D

    RIISPOA 2020 - DECRETO Nº 10.468, DE 18 DE AGOSTO DE 2020

    Art. 201. As carcaças de suínos acometidos de peste suína devem ser condenadas.

    § 1º A condenação deve ser total quando os rins e os linfonodos revelarem lesões duvidosas, desde que se comprove lesão característica de peste suína em qualquer outro órgão ou tecido.

    § 2º Lesões discretas, mas acompanhadas de caquexia ou de qualquer outro foco de supuração, implicam igualmente condenação total.

    § 3º A carcaça deve ser destinada à esterilização pelo calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, quando as lesões forem discretas e circunscritas a um órgão ou tecido, inclusive nos rins e nos linfonodos.


ID
5408437
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre Esterilização e Desinfecção, analise os itens abaixo:


I. Os equipamentos que utilizam vapor seco têm a grande vantagem de esterilizar grandes quantidades de materiais em um curto período de tempo, onde se atinge rapidamente a temperatura ideal para este fim.

II. O álcool etílico a 70% é um desinfetante de baixo nível, que é utilizado para imersão de artigos de borracha e plástico, sem nenhum dano ao artigo a médio ou longo prazo.

III. O óxido de etileno é um gás incolor, não solúvel em água, de ação rápida e eficaz. É bactericida, esporicida e viruscida, porém não tem ação em fungos. Indicado para óleos e artigos plásticos.

IV. O vapor saturado sob pressão é indicado para os artigos termorresistentes e destrói os microrganismos por desorganização das proteínas.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5408440
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A eimeriose bovina é uma parasitose causada por protozoários coccídeos do filo Apicomplexa, família Eimeridae, gênero Eimeria. Sobre a doença marque o item INCORRETO.

Alternativas

ID
5408443
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença infecciosa, provocada por vírus que acomete os equinos, é transmitido por meio do sangue de um animal infectado, através da picada de insetos hematófagos ou por agulhas, arreios, leite, placenta (transmissão congênita), sêmen (acasalamento) e pelo soro imune. Atribua abaixo, V para os itens Verdadeiros e F para os itens Falsos:


I. A doença é transmitida por meio do sangue de um animal infectado, pela picada de insetos hematófagos ou por objetos perfurocortantes contaminados. A transmissão congênita não existe. ( )

II. A anemia não tem cura. Uma vez o animal infectado, torna-se portador permanente, podendo apresentar ou não os sinais da doença (forma aguda, crônica), constituindo-se numa fonte de infecção, para outros equinos. ( )

III. É uma doença bacteriana e que pode atingir todas as raças e idades dos equídeos, sendo os animais mais suscetíveis os subnutridos e parasitados. ( )

IV. Na forma crônica observa-se ataque com intervalos variáveis de dias, semanas ou meses. Quando o intervalo é curto, em geral a morte sobrevém depois de algumas semanas. ( )


A sequência CORRETA é:

Alternativas

ID
5408686
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”?

Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveria

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.     9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios

    Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

A respeito do tema central do texto, assinale a única opção CORRETA.

Alternativas