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Prova COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Médico - Psiquiatra


ID
3247813
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Todo texto se desenvolve em torno de uma unidade semântica, que configura o que, comumente, se conhece como “seu tema central”. No caso do Texto 1, o tema que lhe confere essa 'unidade semântica” é/são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O tema central do texto está relacionado com o fato de a função da palavra, ou seja, da linguagem, dever ser compreendida como objeto de criação e expressão de significados e sentidos.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3247816
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Uma afirmação que ganha grande relevância, em função da ideia central do Texto 1, é:

Alternativas
Comentários
  • “a língua constitui a mais poderosa 'engenharia simbólica' à disposição do ser humano”.


ID
3247819
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

A continuidade temática do texto constitui uma exigência de sua interpretabilidade. No texto 1, por exemplo, contribuíram para essa continuidade:

1) o fato de palavras como 'língua', 'linguagem', 'palavra' ocorrerem em diferentes pontos do texto, mais de uma vez.

2) o uso de certos conectivos (e, que, como, para, quer...quer), que articulam diferentes segmentos do texto, como períodos e parágrafos.

3) a aproximação semântica que se pode ver entre palavras como: 'comunicação', 'significação', 'interação verbal', 'linguística', 'escrita/leitura'.

4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

5) retomadas pronominais (como em: “passar a tratá-la”), que exigem, para seu entendimento, que seja recuperado em partes anteriores do texto o objeto referido.

Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? 4) o uso de um vocabulário erudito e de um padrão culto da língua, deixando o texto mais inteligível e interpretável.

    ? Incorreto, o uso de uma linguagem erudita e rudimentar apenas atrapalha a continuidade temática do texto, deixando-o rebuscado e de difícil entendimento.

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ID
3247822
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Releia o seguinte fragmento: “A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.”. Acerca desse trecho, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.?

    ? Temos uma metáfora; é feita uma comparação de coisas de mundo diferente sem o uso de qualquer conectivo; usa-se uma linguagem figurativa para se referir ao fato de a educação linguística e literária ser algo que permite ir além (é o que faz que atravessemos o caminho do básico e superficial).

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ID
3247825
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? é relevante porque reforça a necessidade e a conveniência de que seja estimulada a prática da análise e da reflexão linguísticas.

    ? Possuir enorme relevância, não é algo sem consistência, nem contrário, nem utópico (imaginário); mostra que se deve priorizar a multiplicidade e a criticidade do sistema linguístico, indo além do básico e do aparente.

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ID
3247828
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema linguístico

(1) Entendida como a soma de seus usos, a língua constitui a mais poderosa “engenharia simbólica” à disposição do ser humano. Valemo-nos dessa engenharia tanto para dizer um previsível e elementar “Parece que vai chover” quanto para escrever uma reportagem, um ensaio filosófico ou um poema lírico. A frase banal e a reportagem buscam uma correspondência entre o discurso e o fato, fazendo crer que a realidade a que se referem existe por si, independentemente da linguagem. O ensaio filosófico e o poema lírico têm outra natureza; a “realidade” de ambos é produto da linguagem com que são elaborados. O ensaio consiste em uma proposta de compreender as situações da vida como obra do pensamento racional movido pela associação livre de ideias. Já o poema revela, em sua essência, a captação do mundo dos sentimentos e sua representação por meio de recursos de linguagem em que sobressai a materialidade sonora e rítmica das palavras.

(2) Nossa tarefa, como linguistas e estudiosos da linguagem, é promover a compreensão do papel comum da palavra na construção de todas as espécies de textos. A palavra é, em qualquer caso, uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano moldado pela bitola do senso comum - a exemplo do comentário sobre o tempo -, quer quando sua função é abrir caminhos que produzam fissuras na superfície da realidade imediata, abalando certezas e projetando-nos em outros universos de significação - como se passa na escrita/leitura do ensaio ou do poema lírico.

(3) Para apreender a palavra como forma de construir significado, é preciso ir além de sua utilidade como simples instrumento de comunicação e passar a tratá-la como objeto de observação, de reflexão e de análise. Cabe à escola levar o aluno à percepção e à compreensão de que a palavra desempenha múltiplos papéis em nossa vida, de que os horizontes de nossas experiências simbólicas se ampliam na mesma medida em que se ampliam nossos recursos de expressão. A educação linguística e literária - que propicia a compreensão do funcionamento da linguagem - é o passaporte que permite ao indivíduo transitar conscientemente pelo mundo da interação verbal.

AZEREDO, José Carlos de. A Linguística, o texto e o ensino da língua. São Paulo: Parábola, 2018. p. 63-64. Adaptado.

Observe a formulação do seguinte fragmento: “A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata”. Nesse fragmento, os marcadores sublinhados expressam um sentido de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?A palavra é (...) uma forma de construir significado, quer quando está a serviço da comunicação de uma experiência do cotidiano, quer quando sua função é abrir caminhos na superfície da realidade imediata?

    ? Conjunção coordenativa alternativa "quer...quer"; outras com esse valor: ou...ou; seja... seja; nem... nem; já... já; ora... ora; talvez... talvez; entre outras.

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  • Gab. C

    Conjunções coordenativas alternativas: ou; ou ... ou; já ... já; ora ... ora; quer ... quer; seja ... seja.


ID
3247831
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

O Texto 2 se reconhece como um comentário expositivo de teor acadêmico-científico. Avaliando as ideias e os argumentos apresentados, podemos avaliá-lo como:

1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido.

2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes.

3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição.

4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.

5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? 5) incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

    ? De forma alguma o texto se enquadra como "incabível"; não desmerece a norma gramatical de Portugal, apenas faz comparações com a norma gramatical ensinada no Brasil, sem desmerecer a de Portugal.

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  • 1) pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido. CERTO. Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português” ( 1 ° parágrafo ).

    2) contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes. CERTO. No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas (5 ° parágrafo).

    3) oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o 'jeito de falar' de algumas comunidades é objeto de rejeição. CERTO. Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente (4° parágrafo). 

    4) categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros. CERTO. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil ( 1 ° parágrafo ).

    Simon diz, letra E.


ID
3247834
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

É possível constatar afinidade semântica entre algumas palavras do Texto 2 (língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica; entre outras). Essa aproximação de sentidos tem uma função textual, qual seja a de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? língua-português; norma-regras; escola-ensino; português-brasileiro; falamos-escrevemos; linguística-concepção científica.

    ? Observa-se que os sentidos (parte semântica) é continua, o mesmo campo lexical é reproduzido com o intuito de manter a harmonia e a coerência textual.

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ID
3247837
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Avaliando as ideias expressas no Texto 2, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que ?não sabem português? ou que ?português é muito difícil?, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

    ? O preconceito linguístico faz com que apenas uma pequena parcela da sociedade saiba as regras da língua, as outras camadas ficam à mercê do desconhecimento.

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ID
3247840
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Português é muito difícil”.

Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil.

Por isso, achamos que “português é uma língua difícil”: temos de fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil, é bem provável que ninguém continue a pensar assim. Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, na concepção científica da linguística moderna, significa conhecer intuitivamente e empregar com facilidade e naturalidade as regras básicas de seu funcionamento.

Está provado e comprovado que uma criança, por volta dos 7 anos de idade, já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua. O que ela não conhece são sutilezas e irregularidades no uso dessas regras, que só a leitura e o estudo podem lhe dar. Nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. (...)

Se tantas pessoas inteligentes e cultas continuam achando que “não sabem português” ou que “português é muito difícil”, é porque o uso da língua foi transformado numa ciência esotérica, numa doutrina cabalística que somente alguns iluminados conseguem dominar completamente. (...)

No fundo, a ideia de que “português é muito difícil” serve como um dos instrumentos de manutenção do status quo das classes sociais prestigiadas.

É lamentável que a imagem da língua tenha sido empobrecida e reduzida a uma nomenclatura confusa e a exercícios descontextualizados, práticas que se revelam irrelevantes para, de fato, levar alguém a se valer dos muitos recursos que a língua oferece.

Marcos Bagno. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola, 2015. p. 57-63. Adaptado.

Analise a formulação do trecho a seguir: “Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil”. O sentido do conectivo sublinhado coincide com o sentido expresso na seguinte alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil?

    ? Temos uma conjunção subordinativa causal, equivale a "já que", observem quando fazemos o "fato de... faz com que":

    ? JÁ QUE (O FATO DE ? CAUSA) o nosso ensino da língua sempre se basear na norma gramatical literária de Portugal FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondam à língua que falamos e escrevemos no Brasil.

    ? Na letra "e" temos essa mesma classificação do "como": A verdade é esta: como (JÁ QUE ? O FATO DE) a língua escolar difere da língua usada informalmente, FAZ COM QUE (CONSEQUÊNCIA) achamos que o português é muito difícil.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Correta, E

    Tanto o enunciado quanto a assertiva E trazem o sentido CAUSAL do termo "COMO".

    Para corroborar esse entendimento, troque o "COMO" por outras conjunções de valor causal, tais como "já que", "porque", etc. Obs: via de regra, quando o "como" possuir valor de causa, ele será inserido no início do período.

    Ademais, pertinente destacar que o "como" também pode apresentar valor "conformativo" ou "comparativo", sempre dependendo do contexto em que por ventura vier empregado.

    A luta continua !

  • Enunciado:Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical literária de Portugal, as regras que aprendemos na escola, em boa parte, não correspondem à língua que falamos e escrevemos no Brasil” Como exerce a função de Conjunção Causal

    A) Aprendemos como usar a língua fora dos usos falados e escritos em contextos brasileiros. Advérbio de Modo

    B) As regras que aprendemos na escola são como as regras que usamos no dia a dia quando falamos e escrevemos. Conjunção Comparativa.

    C) Como a língua falada no Brasil corresponde à língua usada em Portugal? Advérbio Interrogativo de Modo

    D) Até agora desconhecíamos que a língua é como um sistema que se apreende pelo uso falado e escrito no cotidiano. Conjunção Comparativa

    E) A verdade é esta: como a língua escolar difere da língua usada informalmente, achamos que o português é muito difícil. Conjunção Causal

    Gabarito: E


ID
3247843
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Uma resposta coerente e íntegra à questão levantada no título do Texto 3, poderia ter a seguinte formulação:

1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1) Pela fruição de uma obra literária, podemos extrapolar a mera contemplação da obra, pois é admissível que divisemos aspectos de seu contexto de produção.

    2) A Literatura se manifesta através de textos, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. ? incorreto, aqui não temos argumentos relevantes que respondam a pergunta do porquê de ler Literatura.

    3) Observando as produções literárias, podemos recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles exibidos pelas ciências, além de poder conhecer as situações em que as obras foram lançadas.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Nao entendi essa 4, Ele diz no 2 paragrafo

    Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

    4) O artista transpõe para sua obra (seja um quadro, uma música, um livro) sua visão sobre experiências acumuladas, com as quais podemos tomar contato sem precisar vivenciá-las.

    Todas as obras, não so a literatura


ID
3247846
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

A pergunta que consta no título do Texto 3 constitui:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Por que ler Literatura?

    ? O autor usa esse pergunta como uma estratégia de capturar o interesse do leitor; elucida que essa pergunta será desdobrada no decorrer do texto, e o autor apresentará e tentará convencer o leitor para que leia e aprecie a literatura.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • uma estratégia discursiva para levar o leitor a se interessar pela leitura do texto.

    O autor da evidências de usar estratégias para ter o interesse do leitor :)

    quando vejo uma interrogação já fico curiosa :)


ID
3247852
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o seguinte trecho: “Além de nos mostrar a face do artista, a Literatura permite-nos vislumbrar o cenário no qual o autor produziu sua obra”. Considerando as normas sintáticas da regência verbal, também está conforme tais normas o seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    ? Atribuiu um valor significativo a alguma coisa (preposição) + artigo definido "o" que acompanha o pronome relativo= ao; retoma corretamente o substantivo "cenário".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Alguém sabe pq a alternativa D está errada? visto que ela é parecida com o gabarito

  • Complemento..

    a) o cenário em que o autor quis referir-se.

    Referir-se a algo....

    B) o cenário ao qual o autor atribuiu um valor significativo.

    Atribuiu um valor significativo a algo..

    C) o cenário do qual o autor aludiu.

    O verbo aludir é transitivo indireto e pede o uso da preposição (a)

    ao qual o autor aludiu.

    D) o cenário ao qual o autor produziu sua obra.

    O verbo produzir no sentido de gerar é transitivo direto

    (Fonte: Dicionário online dício)

    O autor produziu algo---sua obra ---em algum cenário

    E) A Literatura permite-nos vislumbrar o cenário a que o autor idealizou sua obra.

    Ele idealizou ----sua obra---em algum cenário.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • atribuir algo a alguém


ID
3247855
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Outra norma sintática que se encaixa no âmbito da regência verbal e nominal diz respeito ao acento indicativo da crase. Quanto a essa norma, identifique a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro, sentimentos acumulados em sua visão pessoal. ? temos artigos indefinidos (um, uma); antes desses artigos não temos outro artigo definido, logo não ocorrerá crase (junção de preposição "a" + artigo definido "a").

    B) O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora. ? sensível a algo (preposição), mas "prazos" é um substantivo masculino e não é acompanhando de artigo definido feminino, logo não ocorrer crase.

    C) O artista não deseja agradar à si mesmo. À você, espectador, é que ele quer satisfazer. A arte é alheia a gostos pessoais. ? incorreto, não temos artigo definido antes dos pronomes "si" e "você", logo não ocorre crase.

    D) A Literatura - a que devemos destinar tempo e gosto - às vezes, leva a emoções sutis e a sentimentos fantasiosos. ? correto, destinar tempo e gosto a algo (preposição antes do pronome relativo "que"); "às vezes" é locução adverbial com base feminina, crase correta.

    E) Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações teatrais e a espetáculos circenses. ? contatar algo (verbo transitivo direto não rege a preposição "a", logo somente artigo definido "as" presente ? as obras); levou as pessoas a algo (preposição), porém o substantivo "apresentações" está no plural e é acompanhando pelo artigo definido "as" e não pelo "a".

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Valeu Arthur Carvalho

  • A regra do Boi nao funciona pra tudo nao rsrs, Contatar "O BOI " ou Contatar AO BOI " rs ,

  • A questão versa sobre conhecimento de crase e quer que o candidato encontre a única alternativa que o seu uso está corretamente empregado. Vejamos:

    a) Em "O artista transpõe à um quadro, à uma música ou à um livro", está incorreta, pois não se usa crase antes de artigo indefinido. INCORRETA.

    b) Em "O artista não é sensível à prazos. Depende de suas inspirações, que podem acontecer à qualquer hora.", 1º erro é que não se usa a crase no singular antes de nome no plural. O 2º erro é a crase empregada incorretamente antes pronome indefinido. INCORRETA.

    c) Em "deseja agradar à si mesmo. À você" , 1º não tem crase antes de pronome obliquo e 2º não tem crase antes de pronome de tratamento. INCORRETA.

    d) Em "- às vezes", temos uma locução adverbial e diante dessa ocorrência temos o evento da crase. CORRETA.

    e) Em "Contatar às obras de arte, desde sempre, levou as pessoas à apresentações ", o 1º caso o verbo CONTRATAR não rege a preposição "a", pois quem contrata, contrata alguém ( sem preposição) e o 2º temos uma palavra no plural e diante disso não pode ocorrer a crase no singular. INCORRETA.

    GABARITO D


ID
3247858
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

As normas sintáticas da língua portuguesa conferem à concordância verbal certa distinção social. No que concerne ao uso da chamada 'norma culta', respeitar essas regras é revelar-se linguisticamente competente. Assinale a alternativa em que a relação sintática 'verbo-sujeito' está indicada conforme tais normas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Nenhuma das manifestações artísticas recuperam dados mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pela literatura. ? o sujeito é "nenhuma". Logo, nenhuma... recupera.

    B) Qual das manifestações artísticas têm condições de divulgar mais conhecimentos do que aqueles oferecidos pelas ciências? ? o sujeito é o pronome interrogativo, logo o correto é "tem" (terceira pessoa do singular do presente do indicativo).

    C) Houveram diferentes sensações ou estados de ânimo reconhecíveis em autores e obras de nossa literatura romântica. ? verbo "haver" com sentido de "ocorrer"; é impessoal e não deve ser flexionado (houve).

    D) Os artistas tem que transpor para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? o correto é "têm" (concorda com o sujeito que está no plural, cujo núcleo é "artistas").

    E) Os artistas haviam adaptado para um quadro, uma música, ou um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento. ? sujeito no plural e logo após uma locução verbal, dessa forma o verbo "haver" é pessoal e está corretamente flexionado.

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  • Na E-- Não era para ser então : suas visões pessoais?????Pois remete aos artistas. Alguém pode me ajudar?

  • Aprofundando..

    A)

    A concordância acontece com o núcleo do sujeito: Nenhuma.....recuperou..

    B) Na mesma pegada, Qual das manifestações.... QUAL....Tem!

    Cuidado>

    TEM= Singular

    TEM= Plural.

    C)

    Haver no sentido de existir / Ocorrer = Impessoal...

    Houveram diferentes sensações/ Existiram diferentes sensações...

    D) Na mesma lógica da letra B).

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • verbo haver ( não estando no sentindo de existir ou ocorrer ) - tem seu sujeito normal

  • verbo haver quando auxiliar em uma locuçao verbal há concorda

  • Na alternativa E, "sua visão pessoal" não deveria estar no plural ?


ID
3247861
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Assinale a alternativa em que o enunciado apresenta formas verbais conforme as regras de sua conjugação gramatical.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos está diante de diferentes sensações ou estados de ânimo. ? o correto é "estar".

    B) Se uma determinada obra manter a fantasia preferida de seu autor, ganha a preferência do público. ? o correto é: se ela mantiver.... ganhará.

    C) Quando os escritores verem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas. ? o correto é "virem" (futuro do subjuntivo).

    D) Se os artistas disporem de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis. ? o correto é "dispusessem" (pretérito imperfeito do subjuntivo).

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado. ? correto.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A) Estar

    B) Mantiver / ganhará

    C) Virem

    D) Dispuserem

    E) Gabarito

  • GABARITO (E)

    A) Quanto ao contato com as obras literárias, podemos estaR diante de diferentes sensações ou estados de ânimo.

    B) Se uma determinada obra mantIVER a fantasia preferida de seu autor, ganhaRÁ a preferência do público.

    C) Quando os escritores vIrem que a Literatura brasileira é aceita com distinção, publicaremos mais romances e livros de crônicas.

    D) Se os artistas dispUSEREM  de tempo e preparo artístico, teremos muitas surpresas agradáveis.

    E) O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado.

  • "O fato de o Brasil estar à frente de outros países, no que se refere à produção de obras artísticas, o torna cada vez mais prestigiado."

    Apenas uma dúvida. A colocação pronominal está correta?

  • Para quem possui dúvidas sobre este tópico:

    Os derivados dos verbos ter e vir seguem esta lógica:

    Conjugue como se fosse o "ter" estes verbos:

    Manter

    Entreter

    Reter

    Conter

    Abster-se

    Deter

    Obter

    -Jajá manteu a calma (errado)

    ele "teve"/ ele manteve a calma.

    Conjugue como se fosse o "Vir" os verbos:

    Provir

    Intervir

    Advir

    Desavir

    Sobrevir

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Eu acertei, logo, sou demais! Rumo à posse!
  • colocação pronominal da E "tá sertu"


ID
3247864
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Analise o fragmento: “Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura. Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas”. O conectivo 'porém' expressa um sentido:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos uma conjunção coordenativa adversativa "porém"; possui valor semântico de oposição, contraposição, adversidade.

    B) de oposição, e teria a mesma função que o conectivo 'também'. ? "também" é uma palavra denotativa de inclusão e não tem sentido de oposição.

    C) adversativo e poderia exercer a mesma função coesiva que 'no entanto'. ? correto, "no entanto" é uma conjunção com mesma classificação.

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  • Gabarito: C

    Conjunção coordenativa adversativa: mas, porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante.

  • Gab. C

    Conjunções coordenativas adversativas: mas, PORÉM, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, entretanto só que.

    Se liga na dica do Prof. Fernando Pestana: '' DECORE AS CONJUNÇÕEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEES!''.

    Ajuda demais nesse tipo de questão.

  • Adversativasligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. 

  • Interessante que o mas não se encaixa nesse contexto


ID
3247867
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que ler Literatura?

Vamos, primeiramente, adotar como princípio que a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.

Há algo, porém, que a diferencia das demais manifestações artísticas. A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual ela se manifesta, tomar contato com o vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória. Sem que seja preciso vivê-las novamente.

Toda forma de arte apresenta um determinado conhecimento. Mas esta apresentação é feita de modo particularizado: o artista transpõe para um quadro, para uma música, para um livro, sua visão pessoal sobre determinada experiência ou acontecimento.

Dessa forma, observando as manifestações artísticas, temos condições de recuperar conhecimentos mais abstratos e sutis do que aqueles apresentados pelas ciências. Podemos, por exemplo, experimentar diferentes sensações ou estados de ânimo ou reconhecer que uma determinada obra expressa uma fantasia de seu autor...

Nesse sentido, apreciar a arte significa lidar com aquilo que nos caracteriza como seres humanos: nossos sentimentos e dúvidas, emoções e perplexidades; enfim, todas as particularidades relativas ao fato de estarmos vivos. A arte, inclusivamente a arte literária, pode ser considerada, então, como um espelho muito especial, porque, além de nos mostrar a face do artista, permite-nos vislumbrar o cenário no qual produziu sua obra: a sociedade em que viveu.

Maria Luíza Abaurre et alli. Português, Língua e Literatura. São Paulo: Moderna, 2000. p. 311-312. Adaptado.

Observe o uso das vírgulas no seguinte fragmento destacado em: “a Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura”. Esse uso se justifica, gramaticalmente, por se tratar de:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    uma enumeração de vários itens, que devem ser percebidos como distintos.

  • vírgula separa itens enumerados ou elementos repetidos.

  • Não seriam itens que deveriam ser percebidos como semelhantes?!

  • enumeração vários itens

  • Usa-se vírgula no interior da oração para separar termos coordenados, que compõem uma enumeração, termos com a mesma função sintática.

    --> "assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura

    gabarito B

  • Principais usos :

    I) Separar nomes de localidades

    Jijoca, 17 de Fevereiro..

    II) Sim ou não como respostas:

    Vai estudar? sim. vou!

    III)Omissão de termos (geralmente verbos)

    Do lado, Uma grande árvore (havia)

    IV) Termos em enumeração ou da mesma função sintática.

    V) Separar Vocativo (Não esqueça: Onde tiver um vocativo terá uma vírgula.

    VI) Separar aposto.

    VII) Palavras ou expressões explicativas ou retificativas:

    ele disse tudo, ou melhor, ...

    Sucesso, Bons estudos Nãodesista!

  • A VÍRGULA ENUMERA ITENS DE MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA, E NÃO DISTINTOS... ERRO DA BANCA!


ID
3252235
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Há alguns subtipos de quadro depressivo mais facilmente reconhecíveis por alguns achados estereotipados, principalmente quando observados em um mesmo paciente. Considerando esse fato, o termo “depressão atípica” compreende:

Alternativas

ID
3252238
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O termo Depressão Dupla se refere:

Alternativas

ID
3252241
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Segundo a teoria psicanalítica, Freud atribuía o comportamento compatível com o transtorno obsessivo compulsivo a fantasias ou traumas ligados ao desenvolvimento da fase

Alternativas

ID
3252244
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao transtorno obsessivo-compulsivo, (TOC), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252247
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

É característica do Delirium:

Alternativas

ID
3252250
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à simulação consciente, diagnosticada por Z76.5 (CID-10), tema central para a Psiquiatria Forense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra E seria metassimulação!

    Simulação é representar sintomas que não tem.


ID
3252253
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O tratamento psicopedagógico no TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade) deve privilegiar:

Alternativas

ID
3252256
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Deve-se considerar possibilidade de pseudodemência quando:

Alternativas

ID
3252259
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um intenso quadro paranoide pode ser provocado por

Alternativas

ID
3252262
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente apresenta comportamento atípico após a recuperação de um acidente vascular cerebral e o neurologista constata uma lesão no polo frontal do cérebro. O que se pode esperar?

Alternativas

ID
3252265
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Pacientes com complexo AIDS-demência apresentam, inicialmente:

Alternativas
Comentários
  • A demência relacionada ao HIV é um fator de mau prognóstico, sendo que 50-75% dos pacientes morrem em 6 meses. O declínio cognitivo pode não chegar ao nível demencial dependendo da instituição precoce do tratamento.

    Clinicamente, segue-se a tríade clássica de demências subcorticais: lentificação psicomotora/memória, sintomas afetivos e transtornos de movimentos.


ID
3252268
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à Clozapina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252271
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A esposa de Robin Williams escreveu, após a morte do famoso ator, sobre a dificuldade em definir a etiologia do quadro clínico que o atingiu nos últimos anos de vida, antes de se suicidar. A necrópsia revelou um tipo de lesão que sugeriu, juntamente com a manifestação clínica, um diagnóstico conhecido como “demência por corpos de Lewy”. Em relação a essa manifestação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252274
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale as três condições psiquiátricas de maior prevalência para o suicídio.

Alternativas

ID
3252277
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Qual a precaução que devemos ter ao suspeitar de um quadro de anorexia nervosa?

Alternativas

ID
3252280
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao sonambulismo e a outros transtornos do sono, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252283
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente com síndrome do pânico refere a sensação constante de estar em um ambiente de sonho ou de que os arredores não são reais. Isso se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • DSM V

    • Desrealização: Experiências de irrealidade ou distanciamento em relação ao ambiente ao redor (p. ex., indivíduos ou objetos são vivenciados como irreais, oníricos, nebulosos, inertes ou visualmente distorcidos) (p. 302).

    Gabarito: D


ID
3252286
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

São comportamentos parafílicos, associados ao constrangimento e à importunação sexual em meios de transporte coletivo:

Alternativas
Comentários
  • Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5divide o transtorno parafílicos em: voyeurista, exibicionistafrotteurista, masoquismo sexual, sadismo sexual, pedofílico, fetichista, transvéstico.

    Exibicionista: excitação sexual relacionada à exposição do órgão genital a pessoa que não espera e não consentiu;

    Frotteurista: excitação sexual ao tocar ou se esfregar em pessoas sem o consentimento

    FONTE: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/08/848021/rdt_v22n3_127-133.pdf


ID
3252289
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à síndrome de Down, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252292
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao transtorno esquizoafetivo (F25), é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3252295
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Durante uma ida ao centro da cidade, acompanhado da mãe, um adolescente, com diagnóstico prévio de transtorno de ansiedade generalizada, começou a hesitar e, depois, evitar entrar no ônibus. Em outro momento, ao atravessar a rua, chegou a ficar sentado na faixa de pedestre, dizendo não conseguir concluir a travessia, referindo medo intenso. No geral, se tranquilizava se essas atividades fossem evitadas. Esta descrição corresponde a um caso de

Alternativas
Comentários
  • DSM V

    A. Medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:

    • 1. Uso de transporte público (p. ex., automóveis, ônibus, trens, navios, aviões);
    • 2. Permanecer em espaços abertos (p. ex., áreas de estacionamentos, mercados, pontes);
    • 3. Permanecer em locais fechados (p. ex., lojas, teatros, cinemas);
    • 4. Permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão;
    • 5. Sair de casa sozinho.

    C. As situações agorafóbicas quase sempre provocam medo ou ansiedade

    Gabarito: C


ID
3252298
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao Dissulfiram:

Alternativas

ID
3252301
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à detecção do uso de cocaína, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252304
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao uso e abuso de drogas entre crianças, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252307
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao transtorno de jogo compulsivo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252310
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale o grupo de achados clínicos presentes na síndrome serotononinérgica.

Alternativas

ID
3252313
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um homem é encontrado pela família, dois anos após o desaparecimento, trabalhando em uma borracharia no interior do estado. Ao ser abordado, referia outro nome e dizia desconhecer aquelas pessoas (esposa e filho). Após o contato com a polícia e a assistência social, foi descoberto que o carro dele foi encontrado abandonado em um estacionamento particular. A aproximação e a psicoterapia trouxeram reversão do quadro de amnésia, e o paciente seguiu para a delegacia, dando um depoimento sobre um atropelamento no qual abandonou a cena do crime. A investigação concluiu que o relato era confiável e o homem está respondendo ao processo em liberdade. O relato, baseado no filme “O Operário”, pode exemplificar um caso de:

Alternativas

ID
3252316
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente apresenta um quadro típico de síndrome anticolinérgica. Nesse caso, deve-se esperar um quadro que apresente

Alternativas

ID
3252319
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um sintoma positivo presente na esquizofrenia é

Alternativas

ID
3252322
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Uma mulher de 30 anos presencia a morte de um assaltante de bancos. Nos dias seguintes, ela se isola do contato social, mas, posteriormente, volta à sua rotina de trabalho e lazer com amigos. No entanto, ela desenvolveu uma ideia prevalente de que os supostos comparsas do bandido morto a estavam seguindo, sendo sempre reconhecidos pelo uso de bonés. Esse comportamento já dura dois anos, e ela é convencida pela família e amigos de trabalho e faculdade a buscar ajudar médica. Na entrevista, nega alterações em outras esferas cognitivas. Assinale a alternativa condizente com esse caso.

Alternativas
Comentários
  • Acho que a chave para a questão é o trecho " ...  ideia prevalente de que os supostos comparsas do bandido morto a estavam seguindo ... ". O trecho inicial foi colocado para confundir, induzir o candidato ao erro em relação ao TEPT, por se tratar de um evento potencialmente traumático, mas é preciso cuidado e observar que, no mais, o comando da questão não traz nenhum sintoma caraterístico do TEPT. Outra assertiva que gerou dúvida tendo sido marcada por algumas pessoas foi a esquizofrenia paranoide, devido, muito provavelmente, à associação com a questão da perseguição. Entretanto, cabe notar que a questão fala em ideias prevalentes de perseguição, não em delírios persecutórios, o que, aí sim, caracterizaria a esquizofrenia paranoide.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B


ID
3252325
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O exame mental no idoso portador de quadro demencial pode identificar várias alterações típicas de linguagem, memória e outras funções cognitivas. Assinale a alternativa que retrata a condição de um paciente que, estimulado por falsas dicas e informações do entrevistador, fala extensamente sobre fatos e ocorrências que, segundo os familiares, nunca ocorreram no seu passado.

Alternativas

ID
3252328
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação aos tratamentos menos comuns para quadros depressivos refratários à medicação, assinale o tratamento alternativo frequentemente usado na depressão sazonal.

Alternativas

ID
3252331
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente, com insuficiência renal e hepatopatia decorrente de uso excessivo de suplementos minerais e vitamínicos, refere a necessidade do uso continuado desses compostos, e de síndrome de abstinência quando da interrupção do uso diário. Esse quadro clínico sugere:

Alternativas

ID
3252334
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um psiquiatra é acusado pela paciente de 25 anos, portadora de esquizofrenia, de suposta quebra de sigilo, por ter fornecido laudo psiquiátrico para a sua genitora, que não é formalmente a sua tutora. A quebra de sigilo é considerada crime, com possível pena pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Código Penal Brasileiro. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252337
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um jovem de 20 anos se recupera de um atropelamento, no qual sofreu traumatismo craniano. Assinale os achados da síndrome de Kluver-Bucy, a qual foi diagnosticada em seguida.

Alternativas
Comentários
  • Hiperoralidade

    Hipersexualidade

    Hipermetamorfose (quer tocar tudo que vê)

    Placidez

    Agnosia visual

    Amnésia

    Bulimia


ID
3252340
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao uso da Duloxetina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252343
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à disfunção sexual (DS), associada ao uso de antidepressivos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252346
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O sistema carcerário frequentemente concentra indivíduos portadores de transtornos de personalidade do tipo

Alternativas

ID
3252349
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale a condução terapêutica mais adequada para o tratamento da catatonia.

Alternativas

ID
3252352
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um adolescente, com diagnóstico prévio de obesidade mórbida e Diabetes tipo 2, desenvolve um quadro de esquizofrenia paranoide. Assinale a medicação mais indicada, considerando as comorbidades clínicas.

Alternativas

ID
3252355
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação às alucinações auditivas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252358
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao prognóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252361
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação às psicoterapias dinâmica breve (PDB) e de apoio (PA), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252364
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale a alternativa correta que relaciona um autor à sua principal contribuição.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão precisa ser revista, haja vista que a Letra C também está correta.

  • Carl Rogers propôs um modelo de dinâmico de personalidade, em que as pessoas mudam traços e características de sua personalidade ao longo do tempo, em função de suas experiências de vida. Esse aprimoramento constante foi chamado de auto-atualização.

    Desenvolveu também um modelo de psicoterapia centrada no cliente, com ênfase em seus sintomas, completa aceitação de dos clientes sem julgá-los. O processo terapêutico envolvia uma atmosfera em que o paciente poderia reconstruir seus conflitos com vistas à auto-atualização.

  • Realmente essa questão tem 2 respostas ( A e C) e precisa ser ANULADA


ID
3252367
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale a distorção cognitiva ou pensamento automático compatível com o seguinte discurso de um paciente em fase de depressão grave: “Não mereço receber mais esse novo prêmio da academia de cinema. Já foram três nos últimos cinco anos, mas eu sou uma fraude”.

Alternativas
Comentários
  • Muitas classificações divergentes... cada livro ou paper tem variações de conceitos.

    De modo geral, inferência arbitrária é o salto para conclusões a partir de uma interpretação falsa dos fatos (seria o trecho "suas ideias não correspondem aos fatos" do Cazuza).

    Segundo Beck, a inferência arbitrária é sinônimo de salto para conclusões, e se divide em LEITURA DA MENTE ("tenho certeza que os outros estão pensando negativamente a meu respeito) e O ERRO DO CARTOMANTE ("tenho certeza que o vou falhar, que o pior vai acontecer")


ID
3252370
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale a distorção cognitiva ou o pensamento automático compatível com o discurso de uma paciente com fobia social: “Todos os alunos da minha turma me acham feia e vão rir de mim durante minha fala do trabalho em equipe”.

Alternativas
Comentários
  • A pessoa se convence do que as outras estão pensando de si, sem quaisquer fatores razoáveis para embasar tais convicções.


ID
3252373
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à Hipnose, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252376
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

As avaliações psiquiátricas podem ser estruturadas com escalas objetivas. Assinale a alternativa correta em relação a algumas delas.

Alternativas
Comentários
  • Total Score 0-2: The score is LOW risk. No Follow-Up needed. Child has screened negative. Rescreen at 24 months if the child is younger than 2 years old (or after 3 months has elapsed), and refer as needed if developmental surveillance or other tools suggest risk for ASD.

    Total Score 3-7 : The score is MODERATE risk. Administer the M-CHAT-R Follow-Up items that correspond to the at-risk responses. Only those items which were scored at risk need to be completed. If 2 or more items continue to be at-risk, refer the child immediately for (a) early intervention and (b) diagnostic evaluation.

    Total Score: 8-20 : The score is HIGH risk. It is not necessary to complete the M-CHAT-R Follow-Up at this time. Bypass Follow-Up, and refer immediately for (a) early intervention and (b) diagnostic evaluation.


ID
3252379
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um pesquisador de 25 anos tem-se sentido constrangido por estar, frequentemente, retirando secreção nasal e deglutindo. Inclusive, tem chegado a se esconder no banheiro para evitar comentários, que já começam a serem ventilados. Desconfia que os colegas pensem que é usuário de cocaína, já que seu nariz tem sangramentos cada vez mais espontâneos. Quanto a esse caso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252382
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A saúde mental é uma das áreas em que há mais registros de fraude e tentativas de ludibriar profissionais médicos e a própria seguridade social. Assinale um elemento que leve o psiquiatra a desconfiar disso.

Alternativas

ID
3252385
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação ao impacto de alguns antipsicóticos e seus efeitos metabólicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252388
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um paciente portador de esquizofrenia, em pleno surto, é atropelado e imediatamente atendido pelo SAMU. Um paramédico faz a limpeza de um ferimento que sangrava. O paciente se comporta de maneira hostil, segurando as gazes sujas de sangue e esbravejando: “Devolva meu sangue, seu miserável!” Tal situação se dá por um distúrbio na

Alternativas
Comentários
  • Prosopagnosia é a incapacidade de reconhecer rostos de pessoas conhecidas; em 30% dos casos, há também desorientação espacial, e ocorre comumente após insulto vascular cerebral.

    Apofenia (site leigo na internet) é um fenômeno cognitivo de percepção de padrões aleatórios, presente em todos nós, muito utilizado em ilusões de óticas e também em superstições religiosas (Ocorre muito naqueles vídeos “Vulto de Jesus aparece em filmagem de criança brincando” quando na verdade era uma mancha na câmera por exemplo) onde a mente da pessoa acaba tirando conclusões precipitadas sobre uma informação inconclusiva vista, sentida, geralmente enganando a pessoa.

    Pareidolias. São, na verdade, um misto de percepção e representação. São imagens visualizadas voluntariamente a partir de estímulos imprecisos do ambiente. Ao olhar uma nuvem e poder ver nela um gato ou um elefante, a criança está experimentando o que se denomina pareidolia.


ID
3252391
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Um jovem estudante de Medicina é tido como difícil de trabalhar em equipe, sendo sempre muito centralizador, esnobe e preferindo recorrer a trabalhos individuais. No entanto, é também reconhecido pela sua competência e meticulosidade, insistindo que “os outros” não são tão cuidadosos quanto ele. Parentes próximos referem que ele sempre se comportou dessa maneira. Assinale os dois perfis de personalidade que poderiam se encaixar nessa descrição, mesmo sendo tão sucinta.

Alternativas

ID
3252394
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação à eletroconvulsoterapia, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3252397
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale, entre as opções abaixo, a alternativa terapêutica não indicada para gestantes.

Alternativas
Comentários
  • Interessante a utilização de nomes comerciais...


ID
3252400
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Assinale os achados presentes em uma intoxicação por Lítio com litemia entre 1,5-1,9 mEq/L.

Alternativas
Comentários
  • Kaplan:

    Intoxicação leve: 1,5-2,0 mEq/l:

    Náuseas, vômitos

    Tremor.

    Ataxia

    Fala arrastada

    Tonteira

    Dor abdominal

    Boca seca

    Nistagmo

    Letargia ou excitação

    Fraqueza muscular

    A letra A está claramente correta, mas a letra C é duvidosa...


ID
3252403
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

 O termo doping cerebral tem sido largamente utilizado para referir-se à ingesta indevida de alguns psicotrópicos, com finalidade de melhorar o rendimento intelectual. Assinale, entre as opções abaixo, o medicamento mais procurado para essa finalidade.

Alternativas

ID
3252406
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação aos transtornos alimentares, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação.

    A resposta A também está correta, pois o IMC é um especificador de gravidade. É possível diagnosticar anorexia nervosa mesmo antes de o IMC cair abaixo de 18,5, caso a trajetória de queda do peso seja pronunciada, ou a perda de peso esteja acompanhada de outros sinais clínicos e funcionais de gravidade.

  • Entendo que o critério "Restrição da ingestão de alimentos resultando em peso corporal significativamente baixo", seja comprovado através do índice de massa corpórea, assim torna-se necessário

ID
3252409
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Em relação às diferenças entre a doença de Alzheimer (DA), a forma humana da Doença Priônica e a Demência Fronto-temporal (DFT), assinale a afirmativa correta

Alternativas

ID
3252412
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Uma mulher de 40 anos chega ao ambulatório em cadeira de rodas. Os familiares explicam que ela não consegue mais andar desde que a filha de 19 anos saiu de casa para morar com a namorada. Apesar de não conseguir mais andar, a paciente se mostra resignada em relação à atual limitação e se concentra em queixas e acusações em relação à filha. Parece pouco preocupada com o fato de não mais conseguir caminhar. O marido está angustiado e exige uma avaliação neurológica urgente. Assinale a alternativa que retrata esse estado atual da paciente.

Alternativas