SóProvas



Prova FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Odontologia - Pediatria


ID
69328
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere:

I. Atos do Congresso Nacional destinados ao tratamento de matérias de sua competência exclusiva, para as quais a Constituição dispensa a sanção presidencial, disciplinando, de regra, matéria externa aos órgãos do Poder Legislativo.

II. Espécie normativa que disciplina matéria especialmente reservada pelo texto constitucional e exige maioria absoluta para a sua aprovação.

Esses atos normativos, dizem respeito, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Atenção: dispõe o art. 69 da CF/88: As Leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta. Já a Emenda à Constitucional poderá ser proposta por um terço de seus membros.
  • Decreto legislativo = são atos destinados a regular matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (Constituição, art. 49) que tenham efeitos externos a ele,sendo o objeto deste as matérias enunciadas no art. 49 da CF.Leis Complementares = serão aprovadas por maioria absoluta (Art. 69, CF).Emenda Constitucional = exige votação em dois turnos em cada casa do Congresso Nacional, sendo necessário 3/5 votos dos respectivos membros para sua APROVAÇÃO, ou seja, maioria qualificada. Nao se deve confundir as exigências para aprovação da EC com os requisitos de sua proposta.
  • CF - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho.§ 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • Decretos Legislativos são atos destinados a regular matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional (Constituição, art. 49) que tenham efeitos externos a ele.As leis complementares constituem um terceiro tipo de leis que não ostentam a rigidez dos preceitos constitucionais, e tampouco comportam a revogação por força de qualquer lei ordinária superveniente. Com a instituição de lei complementar buscou o constituinte resguardar certas matérias de caráter paraconstitucional contra mudanças céleres ou apressadas, sem lhes imprimir uma rigidez exagerada, que dificultaria sua modificação. A lei complementar deve ser aprovada pela maioria absoluta de cada uma das Casas do Congresso (Constituição, art. 69).
  • kkkkkkkkkkkkkkk, fala sério, a mesma questão repetida 4 vezes consecutivamente ´elasca! é pro cabra nunca mais esquecer a resposta.
  • RESUMÃO para facilitar os estudos:
    - As matérias de competência do Congresso Nacional com sanção do Presidente (art. 48 CF/88) = Lei ordinária - Quorum de aprovação: Maioria simples.
    - As matérias de competência EXclusiva do Congresso Nacional sem sanção do Presidente (art. 49 CF/88) = Decreto Legislativo- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos EXternos, via de regra.
    - As matérias de competência privativa da Câmara dos Deputados sem sanção do Presidente (art. 51 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simples - Matérias de efeitos internos, via de regra.
    - As matérias de competência privativa do Senado Federal sem sanção do Presidente (art. 52 CF/88) = Resolução- Quorum de aprovação: Maioria simplesMatérias de efeitos internos, via de regra.

ID
69334
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Tendo em vista os direitos individuais e coletivos, considere as assertivas abaixo:

I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.

II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.

III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item III correto: Tal princípio NÃO autoriza o Poder Jurdiciário a estender vantagens concedidadas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei sob pena de ofensa ao pricípio da separação de poderes.Meu nobre colega, eu entendi o Item como correto. Onde está o erro? Bons estudos :p
  • O item I está incorreto. Os II e III estão corretos! Segue:I. O princípio da igualdade NÃO veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão ou de idade, uma vez que tais distinções podem ser necessárias em casos, por exemplo, de fiel execução das atribuições de um cargo.II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional. A Constituição inaugura a ordem jurídica de uma nação. As discriminações (assim consideradas) ali previstas de pronto apresentam-se como exceções ao que poderia se pensar ser o absolutismo de um princípio da igualdade. A partir dessas exceções, temos a manutenção do que seja a busca da igualdade nessa sociedade: não a igualdade nos meios, mas a igualdade nos fins. III. Realmente o princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei. Caso houvesse tal possibilidade, o judiciário estaria flagrantemente legislando, pois a própria lei, ao não contemplar todos os grupos, estabeleceu a isonomia na medida de suas diferenças. Criar novos contemplados seria legiferar, pois geraria novos direitos a grupos os quais não eram contemplados (anteriormente) justamente por resultado do ponderamento legislativo na idealização da norma que buscou igualar os diferentes.
  • Joni,considero o item incorreto, pois no caso do mandado de injunção (recentemente ilustrado pela greve dos servidores públicos) há essa possibilidade.O STF na sua composição atual adota o caráter mandamental do MI e a greve dos servidores públicos hoje se dá no molde da greve dos trabalhadores em geral. Você pode acompanhar a do judiciário no fim do ano passado. Nada tem a ver com legislar. A lei tem como características:generalidade, abstração e permanência. A decisão proferida pelo pretório em sede de mandado de injunção tem as características de ser específica, concreta e temporária. Ou seja, no caso da greve terá efeito enquanto a tal lei nao for editada. Abraço
  • O item II tem a seguinte redação: "Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional."O constituinte originário pôde estabelecer diferenciações, as quais não são entendidas como ofensivas ao princípio da isonomia.Porém, o constituinte derivado pode estabelecer distinções que violam o referido princípio e, dessa forma, é possível existir, NO TEXTO CONSTITUCIONAL, ofensa ao princípio da igualdade. Nesse caso, a emenda será inconstitucional, justamente por violar o princípio da igualdade.Essa é a minha opinião.Caso alguém tenha entendido de outra forma, peço que me mande, pois estou convencido que este item está errado, uma vez que texto constitucional pode ter origem no poder originário e derivado.Um abraço a todos
  • Sim.. esse item III vai render... he he heHavia percebido que vc embasou sua resposta ao item III baseado no caso do mandado de injunção (recentemente ilustrado pela greve dos servidores públicos). Mas gostaria de lembrar que em lugar nenhum do mandado de injunção citado a corte argumentou utilizando-se do Princípio da Isonomia.Na verdade, acontece que a orientação do Pretério Excelso está firmado na Súmula 339, a saber:"NÃO CABE AO PODER JUDICIÁRIO, QUE NÃO TEM FUNÇÃO LEGISLATIVA, AUMENTARVENCIMENTOS DE SERVIDORES PÚBLICOS SOB FUNDAMENTO DE ISONOMIA."Esse entendimento é constantemente atacado por parte da doutrina. Alguns afirmam que ele não foi recepcionado pela Constituição de 88.Mas há julgados, de 2005 por exemplo, de tribunais como o STJ se apoiando (ainda) no teor dessa súmula: https://ww2.stj.jus.br/websecstj/cgi/revista/REJ.cgi/MON?seq=2300751&formato=PDFUm coisa é a omissão do Legífero em tratar de matéria determinada para ser legislada na Constituição (aqui o Judiciário aplica legislação existente a grupo similar, em caráter precário, para suprir temporariamente a omissão legislativa no julgamento de mandato de injunção - caso específico).Outra coisa é o que afirma o item III, de forma genérica, abrindo um leque de possibilidades ao Judiciário, indo de encontro ao que a própria corte já firmou em sua Súmula 339.O legislador fez a distinção para atingir a igualdade e a isonomia, tratando igualmente os iguais e desigualmente os desiguais (é diferente de quando a CF exigiu lei para exercício de um direito e o legislador tarda seu exercício, cabendo o mandado de injunção). Essa distinção não há de ser desfeita pelo Judiciário alegando a força do princípio da isonomia (ao estender vantagens a outros grupos - diferentes), pois esse foi considerado na confecção da lei. Tal atitude seria flagrante usurpação do poder conferido ao Legislativo.Essa ideia se traduz na súmula em comento.
  • I - ERRADA
    I. O princípio da igualdade veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras.
    "O princípio da igualdade não veda que a lei estabeleça tratamento diferenciado entre pessoas que guardem distinções de grupo social, de sexo, de profissão, de condição econômica ou de idade, entre outras; o que não se admite é que o parâmetro diferenciador seja arbitrário, desprovido de razoabilidade, ou deixe de atender a alguma relevante razão de interesse público. Em suma, o princípio da igualdade não veda o tratamento discriminatório entre indivídios, quando há razoabilidade para a discriminação."

    II - CERTA
    II. Não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional.
    "Deve-se observar que não se pode cogitar de ofensa ao princípio da igualdade quando as discriminações são previstas no próprio texto constitucional. Nessas hipóteses, o próprio legislador constituinte determinou, explicitamente, que um dado critério deve ser adotado para efeito de desigualamento jurídico entre as pessoas."

    III - CERTA
    III. O princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedi- das a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei.
    "É relevante registrar que, segundo orientação do Supremo Tribunal Federal, o princípio constitucional da isonomia não autoriza o Poder Judiciário a estender vantagens concedidas a um grupo determinado de indivíduos a outros grupos não contemplados pela lei, sob pena de ofensa ao princípio da separação de Poderes (...)."

    Fonte: PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Constitucional descomplicado. 3ª ed. Editora Método. Pg 109-110

    OBS.: Comentado por Marcelo Rauber na questão Q23332
  • Pra usar no item III...



    STF Súmula nº 339
     - 13/12/1963 - Súmula da Jurisprudência Predominante do Supremo Tribunal Federal - Anexo ao Regimento Interno. Edição: Imprensa Nacional, 1964, p. 148.



    Cabimento - Poder Judiciário - Função Legislativa - Aumento de Vencimentos de Servidores Públicos - Fundamento de Isonomia



        Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia.

  • Entendo que o item III tá errado, visto que o próprio STF fez isso ao julgar a reforma da previdência. A lei tratava diferente um grupo do outro, daí em razão da isonomia igualaram...

ID
69343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n o 9.784, de 29 de janeiro de 1999, têm legitimidade para interpor recurso administrativo

Alternativas
Comentários
  • Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida; III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.
  • DICA:

    No art. 58, em nenhum momento fala em "direitos individuais".

    Já eliminaria A e C.

  • a) os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo, em relação a direitos individuais, e, em se tratando de direitos difusos, aqueles direta ou indiretamente afetados pela decisão recorrida.

    b) apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo.

    c) as associações, no tocante a direitos individuais e interesses coletivos.

    d)apenas os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo e, em relação a interesses difusos e coletivos, o Ministério Público.

    e)

    os titulares dos direitos e interesses que forem parte no processo, bem como aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida.

  • GABARAITO: E

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 58. Têm legitimidade para interpor recurso administrativo:

    I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo;

    II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela decisão recorrida;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - os cidadãos ou associações, quanto a direitos ou interesses difusos.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.


ID
69346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere:

I. Posse.

II. Idade.

III. Tempo de serviço na magistratura do Trabalho na 3º Região.

IV. Tempo de serviço público.

V. Classificação no concurso.

VI. Data da publicação do ato de nomeação ou de promoção.

A antiguidade dos Magistrados será determinada, sucessivamente, pelas condições constantes em

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha chata.....mas dava pra solucionar apenas sabendo-se que a idade é SEMPRE o último critério de desempate...
  • ART 9 REGIMENTO INTERNO TRT 3 REGIAO
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:

      I – pela posse;

      II – pela data da publicação do atode nomeação ou de promoção;

      III – pelo tempo de serviço namagistratura do trabalho na 3ª Região;

      IV – pela classificação no concurso;

      V – pelo tempo de serviço público;

      VI – pela idade.

  • Atualizando...
    Art. 9º Determinar-se-á a antiguidade dos Magistrados, sucessivamente:  
    I - pela posse; 
     II - pela data da publicação do ato de nomeação ou de promoção; 
     III - pelo tempo de serviço na magistratura do trabalho na 3ª Região; 
     IV - pela classificação no concurso;
      V - pelo tempo de serviço público; 
     VI - pela data de abertura da vaga; e 
    VII - pela idade. - 
    Parágrafo único. O exercício prevalecerá sobre a posse, desde que não seja com ela concomitante.

  • Basta lembrar que a posse é o primeiro critério, a publicacão do ato de nomeacão ou promocão o segundo  e a idade o último critério.
    Nesta questão bastava saber que a idade é a última pois já achava a alternativa correta.

  • Macete: PDT CTI

  • Para complementar...

    No Regimento atualizado houve a inserção do critério da "data de abertura da vaga", ocupando o sexto critério; consequentemente, o critério de "idade"passou a ocupar o sétimo lugar.


ID
69349
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Julgar, originariamente, os mandados de segurança impetrados contra os atos do Presidente e julgar, originariamente, os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso são de competência do

Alternativas
Comentários
  • Regimento Interno do TRT da 3ª Região

    Art. 21. Compete ao Tribunal Pleno, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    [...]

    V – julgar, originariamente os mandados de segurança impetrados contra seus próprios atos, contra os do Presidente e aqueles impetrados por Desembargadores;


    Art. 23. Compete ao Órgão Especial, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

      I – julgar originariamente os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de Comissão de Concurso;

  • Alternativa a) Tribunal Pleno e do Órgão Especial, respectivamente.

    Art. 15. Compete ao TRIBUNAL PLENO, além de outras atribuições fixadas em lei e neste Regimento:

    II - EM MATÉRIA JUDICIÁRIA:

    a) julgar:

    8) os mandados de segurança impetrados contra seus atos, contra os do presidente do Tribunal, dos desembargadores que atuam por delegação do presidente e dos respectivos substitutos regimentais, bem como os impetrados por desembargadores;

    ----------------------------------

    Art. 22. Compete ao ÓRGÃO ESPECIAL, além de outras atribuições fixadas neste Regimento:

    e) os mandados de segurança contra atos praticados pelos membros de COMISSÃO DE CONCURSO;


ID
69481
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação à Justiça do Trabalho, é certo que

Alternativas
Comentários
  • a) Correta - C.F. - Art. 111-A. - II – o Conselho Superior de Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.b) Errada - Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho, compor-se-á de 27 Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do SENADO FEDERAL, sendo: (...) c) Errada - Art. 111-A § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I – a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;d) Errada: Art. 115 – Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, 7 juízes recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, sendo:I – 1/5 dentre advogados com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de 10 anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II – os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;--> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • b) A idade mínima para ingresso nos Tribunais Superiores é 35 anos e nos Regionais é 30;c) as Escolas de Formação e Aperfeiçoamento funcionam junto aos respectivos Tribunais Superiores;d) o quinto constitucional se aplica sim, ao TST;e) a composição mínima dos Tribunais Regionais é de sete juízes e a idade máxima para ingresso é de menos de 65 anos.
  • § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;----> II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 1º A lei disporá sobre a competência do Tribunal Superior do Trabalho. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; II O CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO, CABENDO-LHE EXERCER, NA FORMA DA LEI, A SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA, ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E PATRIMONIAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS, COMO ÓRGÃO CENTRAL DO SISTEMA,CUJAS DECISÕES TERÃO EFEITO VINCULANTE.
  • Art. 111- O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94;II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.§ 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.§ 2º Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • A resposta correta é o item a, conforme o disposto no art. 111-A, §2º, II da CF, a seguir:"§2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante."A letra b está errada pois os membros do TST terão idade mínima de 35 anos e máxima de 65, conforme art. 111-A, CF.A letra c é incorreta porque uma única Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho funcionará junto ao Tribunal Superior do Trabalho (Art. 111-A, §2º, I, CF)A letra d está errada pois a regra do quinto constitucional também é aplicável ao TST (art. 111-A, I, CF).A letra e é incorreta tendo em vista que os TRT's compõem-se de, no mínimo, sete juízes, escolhidos, quando possível, na respectiva região e nomeados pelo Presidente da República (art. 115, CF).
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho, criado pela Emenda Constitucional n. 45, de 08/12/2004, tem como função a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, atuando como órgão central do sistema. Suas decisões têm efeito vinculante, conforme estabelecido no art. 111-A, § 2º, inciso II, da Constituição Federal.
  • O Conselho Superior da Justiça do Trabalho funciona junto ao TST, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho, de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.
  • § 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa,orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema,cujas decisões terão efeito vinculante.
  • ART:111-A§ 2º - Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções,regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;
  • Erros das demais:B) idade mínima: 35 anos. C) supervisionadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e funcionarão junto ao TST, não TRT. Não são indicados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (órgão administrativo, nunca indica nada) mas, sim, pelo próprio tribunal, além da observância do quinto constitucional.D) o quinto constitucional é observado também pelo TST e não é composto por juízes do trabalho, explicação na próxima alternativaE) mínimo de 7 juízes, observado o quinto constitucional (1/5 dentre advogados com + de 10 anos de efetiva atividade profissional e membros do MPT com + de 10 anos de efetivo exercício) e os demais mediante promoção dos juízes das varas do trabalho, por antiguidade e merecimento, alternadamente. Não há indicação do TST.
  • gostaram dessa questão, repetiu mil vezes!
  • b) ...entre brasileiros com mais de 35 e menos de 65, indicados pelo Presidente da República após aprovação do Senado Federal por maioria absoluta.

    c) ... funcionarão junto ao TST

    d)...o quinto constitucional é aplicável ao TST

    e)... compõem-se de no mínimo sete juízes. ... com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos

  • Não sei pra que tantos comentários idênticos..MEU DEUS!!!!
  • Quero aproveitar o espaço e pedir um esclarecimento sobre uma dúvida que surgiu.

    Os juízes são PROMOVIDOS de acordo com a Antiguidade e Merececimento, correto?!
    Mas de acordo com o inciso II do art. 111-A, "os demais juízes dos TRTs, oriundos da magistratura da carreira, INDICADOS pelo próprio Tribunal Superior??

    Então os juízes são dos TRTs são INDICADOS para o TST e não promovidos?


    Se alguém puder me esclarecer essa dúvida enviando uma mensagem, agradeciria.
    Bons Estudos.
  • Oi Daniel

    A promoção vincula-se a ideia de ENTRÂNCIA, que em suma são os degraus na carreira de um juiz. Fica mais claro quando percebemos o JUIZ DE DIREITO, que geralmente quando lotado em comarcas do interior está na sua primeira entrância e aí, pelos critérios próprios de promoção, chega a capital do Estado, que será a terceira entrância. Esse entendimento vale para chegar-se até um Tribunais Regionais e ao próprio TJ.

    Quando falamos de Tribunal Superior realmente não há essa promoção, pois não há mais ENTRÂNCIA alguma. Aí sim entra a questão da INDICAÇÃO que vc mencionou.

    Espero ter ajudado.
  • Esse é o chamado QUINTO CONSTITUCIONAL

     

    * Advogados com mais de 10 anos de atividade.

     

    * Membros do MP com mais de 10 anos de efetivo exercício.

     

    Possuem 1/5 constitucional ---> TRF ; TST ; TRT e TJ

     

    Não possuem 1/5 constitucional ---> STF ; STM ; TSE e TRE

     

    Possui 1/3 constitucional ---> STJ

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante. 

    b) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: 

    c) ERRADO: Art. 111-A. § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira; 

    d) ERRADO: Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; 

    e) ERRADO: Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94; II os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco anos e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:        

              
    § 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho:          

         

    I - a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;        

         

    II - o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.


ID
69748
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n o 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários

Alternativas
Comentários
  • DA ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E CONVALIDAÇÃO Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. § 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento. § 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato. Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.Mas, é bom observar o seguinte:CAPÍTULO XVIDOS PRAZOS Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento. § 1o Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. § 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo. § 3o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no mês do vencimento não houver o dia equivalente àquele do início do prazo, tem-se como termo o último dia do mês. Art. 67. Salvo motivo de força maior devidamente comprovado, os prazos processuais não se suspendem.
  • Esta assertiva está correta, pois reproduz o disposto no artigo 54 da Lei 9.784/99: "Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé." Cabe aqui transcrever o teor da Súmula vinculante n° 3, segundo a qual quando o ato administrativo beneficiar o acusado, sua anulação ou revogação pelo Tribunal de Contas deve ser precedida de ampla defesa e contraditório: "NOS PROCESSOS PERANTE O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO ASSEGURAM-SE O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA QUANDO DA DECISÃO PUDER RESULTAR ANULAÇÃO OU REVOGAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO QUE BENEFICIE O INTERESSADO, EXCETUADA A APRECIAÇÃO DA LEGALIDADE DO ATO DE CONCESSÃO INICIAL DE APOSENTADORIA, REFORMA E PENSÃO." http://www.lfg.com.br/public_html/article.php?story=20090316150337263&mode=print
  • 5 anos (Anulação Geral de Atos). (Art. 54): prazo decadencial; passados os 5 anos, não havendo anulação, considera-se o ato convalidado (Convalidação Tácita).

     

    Obs.1: O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai, em regra, em 5 anoscontados da data em que foram praticadossalvo comprovada má-fé.

     

    Obs.2: Os atos administrativos, quando importem anulação, revogação, suspensão ou convalidação de ato administrativo, deverão ser motivados, com indicação dos fatos e dos fundamentos jurídicos.


ID
69751
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A atuação intersetorial para a promoção de saúde bucal requer

Alternativas
Comentários
  • não entendi porque a letra "A" está incorreta!

  • Tenho a mesma dúvida.

  • também acredito que a mais correta seria letra A

  • Pq não é nas intervenções clinicas, nesse caso ele esta falando da interdisciplinaridade na PROMOÇÃO DE SAUDE. Temos que nos atentar ao que a questão está pedindo para marcar o mais certo.

  • nao entendi porque não a A

  • Intersetorialidade indica relação da saúde bucal com outros setores que fazem interface com a Saúde. Ações intersetoriais não estão, necessariamente, submetidas ao ministério da saúde.

    Como dentistas, tendemos sempre a assinalar alternativas que relatam rotinas da nossa área, como retrata a alternativa A. Foi uma pegadinha!


ID
69757
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A abordagem educacional para a promoção de saúde bucal constitui uma intervenção coletiva com potencial para estimular a redução do biofilme dentário,

Alternativas

ID
69760
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na Estratégia Saúde da Família, as ferramentas utilizadas para o estudo de caso indivíduo-família

Alternativas
Comentários
  • e)

    possibilitam o planejamento de ações para gestão dos casos.

  • Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.

ID
69763
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A inserção da equipe de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família (Brasil, 2001) implicou o desenvolvimento de modelos assistenciais com ênfase

Alternativas
Comentários
  • Claramente, Vigilância da Saúde..

    Primeiro, porque as outras opções não configuram-se como modelos assistenciais

    Existem três:

    a) Modelo Sanitarista e\ou Campanhista. Ex: Campanhas de Vacinas, que demandam muito recurso financeiro e recurso humano, mas ainda é necessário.

    b) Modelo Médico Privatista ou Hospitalocêntrico, prática hegemônica embora não seja a preconizada pelo Ministério da Saúde. Ex: Depende do contexto de atuação do profissional. Pode ser Hospital ou Rede de Serviço de Saúde

    c) Vigilância da Saúde, esse sim, preconizado pelo Ministério da Saúde. Ex: Ações intersetoriais, ou seja, que envolve a comunicação em mais de um setor. Ex: Educação e SaúdePolíticas Públicas Saudáveis que promovam a Saúde da população e ao mesmo tempo, autonomia dos sujeitos sobre os aspectos de saúde e doença, gerando assim, autonomia neles. A saúde é dever do estado, mas não exclui o das famílias, sociedades, empresas e indivíduos. Logo, cabe a todos a responsabilização pela sua saúde.

    Lembrando que os três modelos atuam concomitantemente no país. Os exemplos estão em negrito ao lado das descrições.


ID
69766
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os princípios norteadores das ações a serem desenvol- vidas na perspectiva das linhas do cuidado constantes no documento "Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal" (Brasil, 2003) são:

Alternativas
Comentários
  • 3. PRINCÍPIOS NORTEADORES DAS AÇÕES

    O desenvolvimento de ações na perspectiva do cuidado em saúde bucal tem os seguintes princípios, além dos expressos no texto constitucional (universalidade, integralidade e eqüidade):

    3.1. Gestão Participativa;

    3.2. Ética;

    3.3. Acesso;

    3.4. Acolhimento;

    3.5. Vínculo;

    3.6. Responsabilidade Profissional.

     

  • GAVARÉ


ID
69772
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A prevalência das gengivites na infância é

Alternativas
Comentários
  • A severidade da gengivite aumenta com a idade. Na criança, a presença de resposta inflamatória é menor devido à qualidade e quantidade da placa bacteriana, presença de epitélio juncional mais espesso, vascularização maior do tecido conjuntivo, e por causa do  sistema imunológico em desenvolvimento.

ID
69775
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A incidência de traumatismos dentários

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D pois quanto menor a idade da criança maior a tendencia de traumas já que até os 2 anos a criança esta em aprendizagem de andar e não possui coordenação motora suficiente para desenvolver passos funcionais e harmônicos, além também de não possuir o reflexo de se proteger ao cair, e como os dentes anteriores são os mais aparentes, estes são os mais atingidos. O gênero masculino é o mais prevalente principalmente devido as brincadeiras e atividades esportivas que os meninos praticam durante a troca das dentições. Não tem diferenças sazonais apesar de alguns estudos informarem que no Brasil ou em paises tropicais a incidencia dos diferentes tipos de traumas ocorre mais durante as férias das crianças e nos EUA são durante os jogos estudantis. Ambientes saudáveis não tem nenhum tipo de relação só se o autor estiver se referindo a medidas para se prevenir os traumas como evitar deixar quinas de mesas sem proteção, chão molhado ou escorregadio...

  • não apresenta diferenças entre os gêneros.

    Na dentição decídua não é observada diferença de prevalência entre os gêneros, porém na dentição decídua e permanente, há registros de uma maior prevalencia de traumatismos no sexo masculino.

  • É inversamente proporcional à idade na dentição decídua. Ou seja, crianças MENORES tem MAIS chances de se traumatizar!


ID
69778
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às doenças e alterações bucais com ocorrência na infância, é correto afirmar:

Alternativas

ID
69781
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A presença de doença periodontal severa

Alternativas
Comentários
  • N entendi....alguém explica?
  • Embora haja divergências, a hipótese que associa uma infecção ao nascer prematuro é a de que os próprios microorganismos ou suas toxinas, como endotoxinas (lipopolissacarídeos) podem alcançar a cavidade uterina durante a gestação pela corrente sangüínea, a partir de um foco não-genital ou por meio de uma rota ascendente do trato genital inferior. Esses microorganismos ou seus produtos, ao interagirem, provavelmente na decídua (uma das membranas ovulares), estimulam a produção de mediadores químicos infl amatórios – as prostaglandinas (PGE2) e o fator de necrose tumoral (FNT 2)– pela gestante, que alcançam níveis eleva dos (durante a presença de processos infecciosos), acelerando a gestação (promovendo a dilatação cervical, a contração do músculo uterino e o início do trabalho de parto e nascimento propriamente dito). Portanto a menos ruim é a (C).

     

ID
69784
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Diante do diagnóstico de doença periodontal, o tratamento odontológico

Alternativas
Comentários
  • O protocolo de atendimento recomendado às pacientes gestantes é:

    Primeiro trimestre : Exame clínico para identificação da presença ou não de doença periodontal. Instruções sobre higiene oral e controle de placa bacteriana. As gestantes que não forem portadoras de periodontopatias, devem receber instruções para retornarem apenas para terapia de manutenção.

    Segundo Trimestre: tratamento da doença periodontal e terapia de manutenção nas gestantes que não possuem doença periodontal.

    Terceiro Trimestre
    : terapia de manutenção.

    O aumento dos hormônios progesterona e estrogênio acarretam mudanças fisiológicas e imunológicas importantes no organismo da gestante. Tais condições podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença periodontal, gengivite gravídica e do granuloma piogênico, se já houver a doença pré-existente.

ID
69787
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 28 anos de idade encontra-se no 7º mês de
gestação e realiza consulta odontológica de rotina. O momento
da consulta é utilizado para algumas orientações odontopediátricas
durante o pré-natal.

O aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida traz benefícios para o bebê, tais como

I. a redução de enterocolite necrosante.

II. o aumento da incidência de hiperbilirrubinemia.

III. o incremento na perda de peso inicial do recém- nascido.

IV. a diminuição das taxas de morte súbita do lactente.

Está correto APENAS o benefício constante em

Alternativas

ID
69790
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 28 anos de idade encontra-se no 7º mês de
gestação e realiza consulta odontológica de rotina. O momento
da consulta é utilizado para algumas orientações odontopediátricas
durante o pré-natal.

O aleitamento materno é CONTRAINDICADO em caso de

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Academia Americana de Pediatria, recémnascido de mãe com tuberculose pulmonar em fase contagiante ou bacilífera, sem tratamento ou com menos de 3 semanas de tuberculostáticos no momento do parto, deve ser separado da mãe mas alimentado com o leite humano ordenhado, uma vez que a transmissão geralmente se dá pelas vias aéreas. A mãe deve realizar pesquisas do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) no escarro até sua negativação, quando poderá ter contato com o bebê1.Segundo a OMS, a amamentação deve ser mantida, porém deve-se diminuir o contato íntimo mãe-filho, além de se tomar os seguintes cuidados: amamentar com máscara ou similar, lavar cuidadosamente as mãos, rastrear os comunicantes, especificamente os domiciliares. Em mãe em fase não-contagiante da tuberculose cujo tratamento foi iniciado há mais de 3 semanas não há restrições quanto ao aleitamento materno.

    Fonte:

    Discordo do gabarito. Pra mim é E.


ID
69793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 28 anos de idade encontra-se no 7º mês de
gestação e realiza consulta odontológica de rotina. O momento
da consulta é utilizado para algumas orientações odontopediátricas
durante o pré-natal.

Na impossibilidade de aleitamento materno, não se rcomenda utilizar leite de vaca para crianças menores de 1 ano, uma vez que

Alternativas
Comentários

  • O leite de vaca (caixinha UHT, leite tipo A, tipo B ou tipo C, o leite em pó não modificado) não deve ser dado para bebês menores de um ano, seu consumo associa-se com maior chance de doenças em curto prazo (ex: anemia) e longo prazo (ex:obesidade, pressão alta).
    Sua composição de nutrientes é inadequada, tem coisas a mais e coisas a menos que sobrecarregam ou fazem falta para o organismo do bebê que está em franco crescimento e desenvolvimento.

    O leite de vaca possui:
    · Menor conteúdo de vitaminas: importantes para o crescimento da criança 
    · Menor quantidade de ferro e zinco: importantes para se evitar anemia 
    · Quantidade grande de proteína: que pode exigir mais trabalho dos rins 
    · Maior quantidade de sódio: que aumenta o risco de pressão alta na vida adulta
  • porque a letra 'C' está incorreta? pelo que li em alguns artigos..."Existe ainda o risco de deficiência de cobre, zinco, vitamina A, C, E e ácido fólico e gorduras essenciais (ômega 3 e ômega 6) principalmente quando se utiliza o leite de vaca muito diluído, prática esta comumente observada. Deficiência de algumas vitaminas pode ser ainda agravada pelo processamento térmico do leite."


ID
69796
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata
uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra
pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito
de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida
aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada
posterior.

A função de sucção

Alternativas
Comentários
  • Posso estar enganada, mas pelo que sei a necessidade psicológica de sucção é até os 2 anos de idade e não nos primeiros meses de vida. Pode ser uma questão por exclusão.

  • "importantes necessidades psicológicas da criança nos seus primeiros meses de vida", mas a criança tem 5 anos.

    Show! a FCC é sem cabimento, gente!


ID
69799
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata
uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra
pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito
de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida
aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada
posterior.

O prolongamento do hábito de sucção do polegar até os 5 anos de idade tem como causas primárias:

I. atenção maternal insuficiente para alívio de tensões e satisfação às necessidades de estímulo da criança.

II. frustração da criança, nos primeiros meses de vida, em relação a uma experiência de sucção satisfatória e livre.

III. tensão emocional estruturada sobre a incapacidade da criança em superar sentimentos de ódio ou agressividade.

IV. ansiedade da criança diante da cobrança de bom desempenho em atividades escolares e práticas esportivas, por parte de seus pais.

Estão corretas APENAS as causas primárias constantes em

Alternativas
Comentários
  • Achei que a II dizia que a sucção  não é era satisfatória e livre, li errado?

  • Questão mal formulada para variar!


ID
69802
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata
uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra
pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito
de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida
aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada
posterior.

A respiração bucal pode estar associada ao quadro descrito. Entre as características deste padrão funcional alterado, verifica-se

Alternativas
Comentários
  • hipotonia das bochechas não seria uma alteração presente em um respirador bucal?

  • hipertonicidade do labio inferior também é uma alteração. Essa questão tem 3 alternativas corretas.

  • O labio Inferior em respiradores bucais é hipotonico.

ID
69805
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata
uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra
pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito
de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida
aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada
posterior.

A recomendação de interromper o hábito de sucção digital nesta idade constitui uma medida

Alternativas

ID
69808
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Mãe de paciente de 5 anos de idade, sexo feminino, relata
uso frequente de chupeta pela criança. O exame físico mostra
pequenas calosidades no dorso do polegar, indicando o hábito
de sucção digital. Ao exame clínico, são observadas mordida
aberta anterior, constrição do arco maxilar e mordida cruzada
posterior.

Considerando-se a etiologia da má-oclusão apresentada por esta paciente, uma característica da mordida aberta anterior consiste em

Alternativas
Comentários
  • Uma mordida aberta é mais freqüentemente vista na região anterior, principalmente, devido a hábitos nocivos como a sucção do polegar ou de outros dedos. Nestes casos, a mordida aberta geralmente é de forma assimétrica. A posição dos dentes e a deformação dos processos alveolares exibem uma configuração que representa aproximadamente, uma impressão negativa do polegar ou dos outros dedos, já que estes são utilizados durante o ato de sucção (Proffit, 2002).

    Além disso, uma mordida aberta na região anterior também pode ser causada pelo posicionamento contínuo da parte anterior da língua entre as bordas incisais dos incisivos inferiores e da superfície lingual dos incisivos superiores. Quando a língua é colocada entre as bordas incisais dos incisivos inferiores e superiores, a mordida aberta pode ser tão grande que os incisivos não apresentam trespasse vertical quando os dentes posteriores são levados em oclusão (Proffit, 2002). As mordidas abertas anteriores causadas exclusivamente por uma protrusão habitual da língua, são geralmente simétricas, em contraste àquelas causadas, principalmente, por um hábito nocivo. Quando a protrusão anterior da língua desaparece, a mordida aberta corrigir-se-á espontaneamente


ID
69811
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente recém-nascido, do sexo masculino,
refere ser infectada pelo HIV.

Sendo necessário um tempo longo para definição do diagnóstico de infecção da criança pelo HIV, este bebê deve

Alternativas
Comentários
  • (...) As crianças HIV positivas sem alterações imunológicas e sem sinais de sintomas clínicos indicativos de imunodeficiência podem receber  todas as vacinas o calendário, a medida  que  a idade avança , aumenta o risco  teórico  ou real na aplicaçõ de vacinas vivas, bem como tabém aumenta a possbilidade de resposta  insuficiene ou inadequada.Isto significa  dizer que quato mais cedo se imunizar os HIVpoitivos melhor, evtando perder opotunidades de vacinação. Não se deve dar vacinas vivas a pacentes com imunodeficiencia clinica ou laboratorial grave.
    Sempre que possível, deve-se adiar  a administrção de  vacinas em pacientes  sintomáticos ou com  Imunodeficiência  laboratorial grave, ate que um grau  de reconrução imune seja obtido  com o uso de terapia antiretroviral combinada, no intuito de  melhorar o  grau de resposta vacinal e diminuir o rsco de compicações pos vacinais.
    Uma questão importante e frequentemente menosprezada é a vacinação de pessoas que conivem com pessoas infectadas pelo HIV, principalmente contra  influeza e varicela. O mesmo se aplica a prissionais de saúde que cuidam de pessoas ifectadas pelo HIV.(...)

    Deeculpe os erros de portugues pessoal meu pc está horrivel!!!!

    FONTE: Recomendação para vacinação em crianças infectadas pelo HIV. FUNASA. Disponível em URL: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/vacinacao_hiv.pdf






  • Resposta estranha... a BCG é dada ao nascimento, em TODOS os recém-nascidos, independentemente da exposição ao ambiente...


    (http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao)

ID
69814
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A mãe de paciente recém-nascido, do sexo masculino,
refere ser infectada pelo HIV.

Com relação à amamentação do bebê,

Alternativas

ID
69817
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os cuidados com a biossegurança fazem parte da rotina odontológica, aliada às medidas de imunização infantil. Segundo o calendário de vacinação do Ministério da Saú- de, a vacina contra hepatite B deve ter a aplicação

Alternativas
Comentários
  • A primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.

    Fonte: acessado em: 01/04/2020 às 20:46hs

  • Primeira dose ao nascer e as subsequentes na Pentavalente


ID
69820
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

Esta consulta odontológica inicial requer a realização de:

Alternativas
Comentários
  • A grande dica desta questão foi a DOR. Como ficarmos nos prolongando na anamnese, numa consulta de urgência? Questão fácil e que exige bom senso.


ID
69823
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

O planejamento do tratamento clínico deve levar em consideração

Alternativas
Comentários
  • Difícil adivinhar o que a FCC quer.....vai na sorte!!!
  • Pois é!

    Para mim, todas estão certas...
  • Complicado saber o que a FCC quer que reponda... para mim também tem mais de uma alternativa correta!!!
  • Comentário apenas para tentar "desvendar" o modus operandis da FCC.

     a) as repercussões mediatas do condicionamento psicológico necessário à colaboração do paciente. ( o paciente está com dor, neste caso o mais importante são as repercursões IMEDIATAS  e não mediatas, item errado).
    b) o impacto imediato das intervenções restauradoras e as consequências em médio prazo das medidas reabilitadoras. (item correto até medidas reabilitadoras, o correto seriam medidas preventivas ) item errado.
    c) a conveniência de aplicar técnicas operatórias em paciente nesta etapa de crescimento e desenvolvimento. (paciente tem dor, atende-se a esta prioridade em caráter emergencial e posterga-se ou realiza-se o restante conforme conveniência e cooperação)
    d) a capacidade de colaboração do paciente para as manutenções preventivas, visando evitar recidiva de cárie. ( O procedimento está correto, porém não resolve a dor que o paciente relata, portanto errado para o caso em questão).  e) a adequação comportamental e a participação ativa da família que permita o adequado alívio da dor do paciente. ( a participação da família é importante para o cumprimento de uma dieta e ou medidas preventivas, não para alívio da dor - item errado). Gabarito letra C.


ID
69826
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

O dente 55 tem como diagnóstico e terapêutica endodôntica, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alguém me explique!

  • Vamos lá, em relação ao diagnóstico, como a cárie era profunda e quando há sensibilidade ao quente já nos remete ao tratamento de canal, caso o paciente alegasse dor ao frio ou doce, seria sugestivo de apenas cárie sem comprometimento pulpar. Enfim, descartaríamos hiperemia pois é um início de inflamação podendo ser reversível e é caracterizada por dor provocada, de curta duração e localizada. Descartaríamos a pulpite crônica hiperplásica, pois não há a presença de tecido hiperplasiado tamponando o contato dos tecidos cariados com a polpa, apesar de já existir a cavidade aberta mas geralmente quando é esse tipo de lesão o autor remete a essa caracteristica. Descartaremos também a pulpite aguda que é caracterizada por dor espontânea, violenta, lancinante e continua, também é exarcebada pelo calor porém raramente são localizadas e como a cavidade já estava aberta nos faz imaginar que é uma lesão de bastante tempo, mas como o tratamento destinado pala asseriva é a pulpotomia ai descartamos mesmo, pois já há inflamação da polpa e não se faz pulpo nesses casos e sim pulpec. A necrose pulpar não pode ser pois haveria pouca sintomatologia ou até mesmo nenhum sintoma doloroso e a alteração degenerativa da polpa ocorre de modo progressivo e modifica as carasteristicas normais da polpa. O q na realidade nos faz marcar a assertiva D é pela pulpectomia q seria o tratamento de escolha nesse caso descartando todas as outras só restando a B e D como não pode ser necrose pois a dor é intensa e não há diagnóstico cíinico de abscesso e nem fístula que poderia provocar a agudização desse processo crônico q é a necrose, só restaria como opção a degeneração mesmo imaginando ser um processo que ocorre moderadamente alterando o tecido saudável da polpa e transformando-o em um tecido inflamado podendo caracterizar em distrofia, reabsorções enfim. 


ID
69829
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

Para o controle do biofilme dentário, a motivação dos pais e da criança para o autocuidado é fundamental, e requer estímulo para que a criança assuma

Alternativas

ID
69832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

Ao avaliar a ingestão de sacarose pelo paciente, é necessário observar a existência de um padrão dietético de elevada cariogenicidade, característico de um padrão compatível com o consumo de:

Alternativas

ID
69835
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

Na aplicação de flúor tópico, um fator relevante na definição da técnica é

Alternativas

ID
69838
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 6 anos de idade, sexo masculino, apresenta
queixa de dor no dente 55 ao ingerir sopas quentes. O exame
clínico mostra lesão de cárie profunda no dente 55 e os dentes
75 e 85 restaurados com amálgama. Há biofilme visível nos
dentes anteriores. Ao exame radiográfico, observa-se espessamento
do espaço periodontal na região do dente 55.

O uso de selantes de cicatrículas e fissuras tem indicação

Alternativas
Comentários
  • Com base no risco

ID
69841
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, apresenta
lesão de cárie profunda no dente 75. A criança mostra-se
visivelmente inquieta e a mãe relata histórico de comportamento
pouco colaborador em tratamentos odontológicos anteriores.

Com objetivo reduzir a ansiedade da criança frente aos procedimentos odontológicos, indica-se a tranquilização verbal associada à prescrição de

Alternativas
Comentários
  • A levomepromazina é um neuroléptico (Neozine gotaspediátrico),empregada como coadjuvante no controle comportamental da criança. O diazepam (Valium),é um benzodiazepínico ,um ansiolítico.Só que sua posologia para criança é de 0,15 a 0,30 mg/kg de peso corporal por via oral.A sua desvantagem é em relação a duração de ação ; em torno de 06 a 08 hs.

  • até então o que eu sabia:

     --> Lenita Wanmacher  & Maria Beatriz Cardoso Ferreira,2007, Farmacologia Clínica para dentistas, capítulo 42: Prescrição de Medicamentos em Odontopediatria):
    1. APENAS CRIANÇAS COM ESTADO FÍSICO I (hígidas) ou II (com doença sistêmica, sem limitação funcional), SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DA AMERICAN SOCIETY OF ANESTHESIOLOGISTS (ASA), PODEM SER SUBMETIDAS À SEDAÇÃO EM CONSULTÓRIO. ENTRE OS AGENTES SEDATIVOS DISPONÍVEIS, ENCONTRAM-SE BENZODIAZEPÍNICOS, BARBITÚRICOS, HIDRATO DE CLORAL, CETAMINA E ÓXIDO NITROSO.
    2. Benzodiazepínicos são ansiolíticos eficazes e de segurança aceitável para uso em Pediatria. Dentre eles, MIDAZOLAM é o fármaco de escolha, por apresentar curta duração de ação. 1 a 5 anos via IV- dose (mg/Kg): 0,05- 0,10 dose máxima: 0,6/ 6 a 12 anos via IV- 0,025- 0,05- dose máxima: 0,6 mg/kg. Oral: 0,5-0,75 dose máxima: 15mg/ IM: 0,1-0,15, dose máxima : 0,4mg/Kg/ Retal: 0,25-0,5 dose máxima:15mg

    outros: 1 .Diazepam: via IV: 0,05 a 0,1 dose máxima 0,25mg/Lg via oral: 0,04-0,2 dose máxima: 0,6mg/Kg.
    2.hidrato de cloral : via oral: dose 25-50 mg/Kg, dose máxima: 100mg/Kg

    ainda as autoras citam: cetamina, naloxona e flumazenil. 

    vou pesquisar mais sobre levomepromazina, mas pelo que eu sei: 
    Indicações
    Psicopatias agudas ou crônicas. Esquizofrenias crônicas. Síndromes de excitação psicomotora. Psicoses, alucinações. (???????????????)



  • Passível de recurso, o item não especifica a concentração da substância ativa.


ID
69844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, apresenta
lesão de cárie profunda no dente 75. A criança mostra-se
visivelmente inquieta e a mãe relata histórico de comportamento
pouco colaborador em tratamentos odontológicos anteriores.

O tratamento restaurador deve ser realizado com o uso de anestesia

Alternativas
Comentários
  • e se fosse unidade 74, seria mais eficaz a infiltrativa do nervo mentoniano ou bloqueio do nervo alveolar inferior?

  • É o inimigo tentando te confundir!

  • Teoricamente o nervo Mentual é para anestesia de tecidos moles, aí a pegadinha.

  • nervo mentoniano = apenas tecidos moles

    nervo incisivo = mesma técnica do mentoniano, porém com compressão, para tecidos moles, duros e dentes PMs (ou molares deciduos, no caso) e anteriores


ID
69847
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo feminino, apresenta
lesão de cárie profunda no dente 75. A criança mostra-se
visivelmente inquieta e a mãe relata histórico de comportamento
pouco colaborador em tratamentos odontológicos anteriores.

O material restaurador deve:

I. permitir microinfiltrações marginais.

II. possibilitar um preparo cavitário conservador.

III. apresentar estabilidade de cor.

IV. ser compatível com o tempo que o dente decíduo deve permanecer na boca.

Estão corretas APENAS as características que constam em

Alternativas

ID
69850
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, faz uso de
aparelho ortodôntico fixo e apresenta inflamação gengival generalizada,
com sangramento espontâneo. Adicionalmente, observa-
se diastema localizado entre os incisivos centrais superiores
e retração gengival nesta região.

A gengivite na puberdade tem como causas principais

Alternativas

ID
69853
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, faz uso de
aparelho ortodôntico fixo e apresenta inflamação gengival generalizada,
com sangramento espontâneo. Adicionalmente, observa-
se diastema localizado entre os incisivos centrais superiores
e retração gengival nesta região.

O tratamento da retração gengival requer a realização de

Alternativas
Comentários
  • A posição do freio labial e/ou lingual pode ser uma das causas da retração gengival, o que justificaria o procedimento correto da questão: a frenectomia.
  • Tem que adivinhar que o diastema é causado por um freio...

  • Questão mal feita


ID
69856
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, é levado
pelos pais ao consultório odontológico 30 minutos após sofrer
uma queda no playground. O exame físico mostra feridas na
região do mento. A criança relata dor e chora muito. Observa-se
que os dentes 51 e 61 estão intruídos

O atendimento de urgência requer o controle da dor infantil por meio da administração de

Alternativas
Comentários
  • BULAS

    dipirona 50mg/ml

    cada ml tem 20 gotas

    Peso (média de idade) Dose Gotas 
    5 a 8 kg (3 a 11 meses) Dose única 2 a 5 gotas 
    Dose máxima diária 20 (4 tomadas x 5 gotas) 
    9 a 15 kg (1 a 3 anos) Dose única 3 a 10 gotas 
    Dose máxima diária 40 (4 tomadas x 10 gotas) 
    16 a 23 kg (4 a 6 anos) Dose única 5 a 15 gotas 
    Dose máxima diária 60 (4 tomadas x 15 gotas) 
    24 a 30 kg (7 a 9 anos) Dose única 8 a 20 gotas 
    Dose máxima diária 80 (4 tomadas x 20 gotas) 
    31 a 45 kg (10 a 12 anos) Dose única 10 a 30 gotas 
    Dose máxima diária 120 (4 tomadas x 30 gotas) 
    46 a 53 kg (13 a 14 anos) Dose única 15 a 35 gotas 
    Dose máxima diária 140 (4 tomadas x 35 gotas) 

    aas 1 COMPRIMIDO 100MG

    OMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
    Crianças de 6 meses a 1 ano: ½ a 1 comprimido 
    Crianças de 1 a 3 anos: 1 comprimido 
    Crianças de 4 a 6 anos: 2 comprimidos 
    Crianças de 7 a 9 anos: 3 comprimidos 
    Crianças de 9 a 12 anos: 4 comprimidos
    Estas doses podem ser repetidas em intervalos de 4 a 8 horas, se necessário até um máximo de 3 doses por dia.

  • Regra simples para ter noção do peso de uma criança sem balança: idadeX2 + 9

    Exemplo: 6 anos  6x2=12 + 9 = 21 Kg


ID
69859
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, é levado
pelos pais ao consultório odontológico 30 minutos após sofrer
uma queda no playground. O exame físico mostra feridas na
região do mento. A criança relata dor e chora muito. Observa-se
que os dentes 51 e 61 estão intruídos

Com objetivo de detectar a presença de fratura óssea na região do mento, é necessário realizar tomada radiográfica

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar essa resposta??? No meu entender, a radiografia panorâmica fica distorcida na regiao do mento...há inclusive a sobreposiçao da coluna vertebral. Para mim essa questao nao tem resposta.

ID
69862
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, é levado
pelos pais ao consultório odontológico 30 minutos após sofrer
uma queda no playground. O exame físico mostra feridas na
região do mento. A criança relata dor e chora muito. Observa-se
que os dentes 51 e 61 estão intruídos

O tratamento para os dentes 51 e 61 consiste em

Alternativas
Comentários
  • Com 5 anos, as raízes dos incisivos centrais superiores já estão formadas e não ocorre mais reerupção espontânea.
  • Tambem pensei o mesmo, de nao erupcionar, ja que o justifica sua reerupção é o desenvolvimento da raiz, como com 5 anos já vai ta completo, na minha opniao, nao iria ter a reerupção


ID
69865
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, é levado
pelos pais ao consultório odontológico 30 minutos após sofrer
uma queda no playground. O exame físico mostra feridas na
região do mento. A criança relata dor e chora muito. Observa-se
que os dentes 51 e 61 estão intruídos

O trabalho da equipe de saúde bucal no atendimento ao paciente implica a distribuição de tarefas, com a participação

Alternativas
Comentários
  • Neste caso não há necessidade do mantenedor e a sua confecção pode ser feita tanto pelo CD como pelo técnico.

  • No agendamento de consultas

ID
69868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 7 anos de idade, sexo masculino, tem indi- cação de restauração biológica no dente 54. Constitui requisito a ser observado pelo profissional ao utilizar o Banco de Dentes:

Alternativas
Comentários
  • Não concordo.Resposta certa A.

    Para a realização das restaurações biológicas, é imprescindível a montagem de um banco de dentes decíduos, de modo que se possa dispor de uma quantidade suficiente de elementos dentários, favorecendo a seleção e permitindo a restauração do dente com a forma e dimensões próximas do ideal.10 Os dentes adquiridos são considerados como fontes de infecção e, portanto, devem ser submetidos a um processo criterioso de limpeza e esterilização.15, 16, 17 Com a coleta do dente decíduo em “estado bruto”, é importante sua manutenção em solução fisiológica. Antes, porém, ele deverá ser higienizado com água oxigenada 10 volumes, por 24 horas, seguido de lavagem em água corrente. Previamente à sua utilização efetiva, o dente é autoclavado (121ºC - 20 minutos). Outra excelente opção é a esterilização por raios gama, posto que estes ocasionam mínimas alterações no esmalte e na dentina.15 Alves Neto et al.1 preconizaram, para o tratamento dos dentes, a sua imersão em formalina a 10% (proporção de 7,5 ml de solução por dente) em temperatura ambiente por um período mínimo de duas semanas, porém ressaltaram as desvantagens de seu uso pelo fato da formalina ser cáustica, ter odor desagradável e de ter efeitos carcinogênicos. Com relação à estocagem após a esterilização, os dentes precisam ser mantidos hidratados, pois, se estiverem desidratados, ficam friáveis e fraturam-se facilmente, além de apresentarem pouca penetração aos adesivos dentinários de última geração, que são hidrofílicos.(Restaurações Biológicas em Dentes Decíduos, Revisão de Literatura.Cavalcanti e Oliveira , FOL, 2008)


ID
70126
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A prática de atos administrativos, balizando-se pelo princípio da legalidade a que se encontra submetida a Administração Pública, traz como consequência a

Alternativas
Comentários
  • O ato administrativo é a declaração unilateral do Estado dotada de auto-executoriedade. Constitui-se de vários elementos, que, nos termos da Lei 4.717/65, que regula a ação popular, são: o agente competente (pessoa que pratica o ato, dotada de competência, sempre originária da expressa disposição legal), o motivo (fatos pelos quais um ato é praticado e sua respectiva valoração jurídica, que deve ser existente, lícito e exato), o conteúdo ou objeto (prescrição ou mandamento do ato), a forma (maneira pela qual o ato se tornará público) e a finalidade (objetivo último do ato que, em regra, é o interesse público).A presença de todos esses elementos é obrigatória para que o ato administrativo exista, seja perfeito, válido e produza efeitos jurídicos. Uma vez existente, goza de pressupostos típicos, quais sejam a presunção de legitimidade, a imperatividade e a coercibilidade.
  • No dizer de Cláudio José da Silva, o princípio da legalidade é o instrumento que permite ao cidadão-administrado controlar os atos praticados pela Administração. A vontade da Administração é a vontade da lei, mesmo quando se trata de atos discricionários, embora a discricionariedade decorra de um espaço aberto pela própria lei. Assim sendo, dentro desta margem que a lei lhe garante, o administrador tem liberdade para manifestar-se pela conveniência e pela oportunidade do ato a ser praticado, o que torna certa a assertiva A, e errada a B.
  • A questão está mal redigida: "...sem importar, contudo, A supressão do juízo...". Isso dá a entender que se balizar pela legalidade independe de se seguir um juízo de conveniência e oportunidade. O correto seria "...sem importar, contudo, EM supressão do juízo ...", do qual fica muito mais claro deduzir que balizar-se pela legalidade não significa não ter juízo de conveniência e oortunidade!
  • Fundamentos da DiscricionariedadeEmbora a Administração Pública esteja adstrita à observância à lei quando da realização de suas atividades, muitas vezes se faz necessário que se atribua certa margem de liberdade de escolha ao administrador, do contrário, sua atuação se reduziria meramente a algo mecânico: ao simples cumprimento de ordens do legislador. Dessa forma, a discricionariedade é conferida ao gestor público, não para que este a utilize como um poder, uma prerrogativa pessoal, mas para que este exerça seu mister na busca pela realização do interesse público da melhor maneira possível.Kelsen, na sua obra Teoria Pura do Direito, discorre acerca da necessária distinção entre a elaboração de normas e a sua aplicação: A norma do escalão superior não pode vincular em todas as direções (sob todos os aspectos) o ato através do qual é aplicada. [...] Mesmo que uma ordem o mais pormenorizada possível tem de ter àquela que a cumpre ou executa uma pluralidade de determinações a fazer. Se o órgão A emite um comando para que o órgão B prenda o súdito C, o órgão B tem de decidir, segundo o seu próprio critério, quando, onde e como realizará a ordem de prisão, decisões essas que dependem de circunstâncias externas que o órgão emissor do comando não previu, e, em grande parte, nem sequer podia prever.Infere-se, portanto, do entendimento colacionado acima, que muitas vezes a execução ou a aplicação de uma norma envolve a avaliação de certos elementos, de acordo com o caso concreto, os quais não podem ser previstos pela norma geral e abstrata editada pelo legislador.Para justificar ou fundamentar a existência da discricionariedade administrativa Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Rita Tourinho apontam três critérios: material, lógico e jurídico.
  • pq a B n está certa????
    por causa do 'específica'????