SóProvas



Questões de Legislação Estadual e Municipal, Normas e Resoluções dos CRFs


ID
202000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A instalação de uma farmácia requer observância da legislação
sanitária específica para os estabelecimentos de dispensação de
medicamentos. No que se refere à administração de farmácias,
julgue os itens a seguir.

O conselho regional de farmácia é o órgão responsável pela fiscalização do exercício profissional do farmacêutico nos seus aspectos técnicos e éticos. Sendo assim, toda farmácia deve ser registrada no órgão estadual da jurisdição na qual esteja instalada e provar, perante a referida entidade, que as atividades desenvolvidas no estabelecimento são exercidas por profissionais habilitados e registrados.

Alternativas

ID
1033876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da legislação farmacêutica e da ética profissional, julgue os itens a seguir.

O exercício da profissão farmacêutica tem uma dimensão ética, regulada pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutica e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sansões disciplinares aplicadas pelo Conselho Federal de Farmácia, após apuração pelo Conselho Regional de Farmácia, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA FARMACÊUTICA 

    DOS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1o...cuja transgressão poderá resultar em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após apuração de sua Comissão de ética...

  • O exercício da profissão farmacêutica tem uma dimensão ética, regulada pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutica e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sansões disciplinares aplicadas pelo Conselho Regional de Farmácia, após apuração pela Comissão Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

    Lei 3.820 - Art. 30. - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com emprego da palavra "censura" no segundo;

    II) de multa de Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) a Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;   ( de 1 a 3 salários mínimos regionais)     

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que serão impostas por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicáveis pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação que será imposta aos que porventura houverem perdido algum dos requisitos dos arts. 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

  • ERRADO

    Art. 1º - O exercício da profissão farmacêutica, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por este código e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pelas suas Comissões de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

    Temos que lembrar das COMISSÕES DE ÉTICA!!


ID
1087888
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Leia as seguintes afirmações, sobre as atribuições dos Conselhos Regionais de Farmácia, de acordo com a Lei nº 3.820/60, regulamentada pelo Decreto nº 85.878/81 e suas atualizações:

I. O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos brasileiros natos, será gratuito, meramente honorífico, e terá a duração de quatro anos.

II. O mandato da diretoria dos Conselhos Regionais terá duração de quatro anos, sendo seus membros eleitos por meio do voto direto e secreto, por maioria de seus membros.

III. A responsabilidade administrativa e judicial de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, exceto quanto à prestação de contas, perante o órgão federal competente.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    I - O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos. 

    II - O mandato da diretoria dos Conselhos Regionais terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.

    III - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

  •   nacionalidade brasileira e brasileiros natos não são a mesma coisa?

  • Pug concurseiro, você pode ter a nacionalidade brasileira sendo brasileiro naturalizado.

  • Lei 3.820/1960

    Art. 12 - O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos de

    nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos. (Obs.:

    Redação dada pela Lei número 9.120, de 26/10/1995).

    Brasileiro Nato: aquele que adquire nacionalidade brasileira pelo fato natural do nascimento. É a chamada nacionalidade originária.

    Brasileiro Naturalizado: é o estrangeiro que, por meio de processo de naturalização, adquire nacionalidade brasileira. Trata-se de uma opção do indivíduo.

    Ou seja, pela Lei 3.820/60 o farmacêutico deve ter nacionalidade brasileira (nato ou naturalizado).

  • Essa questão deveria ser cancelada, pois a lei 3.820/1960 no art: 12, não deixa claro sobre a naturalização. O que acaba, ao candidato, induzi-lo ao erro. Busquei embasamento na Redação da Lei 9.120 de 26/10/95 e novamente, deixa uma lacuna, seria algo que deveria ser especificado, em tal artigo.

  • GAB.: E


ID
1087897
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca do disposto na legislação acerca do Conselho Federal de Farmácia, bem como de seus Conselhos Regionais, analise as afirmativas e assinale a única falsa.

Alternativas
Comentários
  • A letra E é falsa pelo seguinte termo: "independentemente da especificação da ANVISA". Pelo contrário, os produtos fitoterápicos e administrados via dermatológica do autosserviço necessitam ser especificados pela ANVISA.

  • Gabarito - Letra E

    Determina a Instrução Normativa IN nº 10/2009, no cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas, que são medicamentos isentos de prescrição que poderão permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio de autosserviço em farmácias e drogarias: medicamentos fitoterápicos de uso geral, independentemente da especificação da ANVISA, medicamentos administrados por via dermatológica e medicamentos sujeitos à notificação simplificada, conforme legislação específica.

    Art. 1º - Esta Instrução Normativa aprova os medicamentos isentos de prescrição que poderão permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio de auto-serviço em farmácias e drogarias, para o cumprimento das Boas Práticas Farmacêuticas estabelecidas em legislação específica, conforme relação a seguir:

    I - medicamentos fitoterápicos, conforme especificado no registro junto a Anvisa;

    II - medicamentos administrados por via dermatológica, conforme especificado no registro junto a Anvisa; e

    III - medicamentos sujeitos a notificação simplificada, conforme legislação específica.

  • gab e

    COMPLEMENTANDO:

    SOBRE LETRA C (CORRETA)= RDC 44/2009 Art. 44. O farmacêutico deverá avaliar as receitas observando os seguintes itens:

    I - legibilidade e ausência de rasuras e emendas;

    II - identificação do usuário;

    III - identificação do medicamento, concentração, dosagem, forma farmacêutica e quantidade;

    IV - modo de usar ou posologia;

    V - duração do tratamento;

    VI - local e data da emissão; e

    VII - assinatura e identificação do prescritor com o número de registro no respectivo conselho profissional.

    Parágrafo único. O prescritor deve ser contatado para esclarecer eventuais problemas ou dúvidas detectadas no momento da avaliação da receita.   


ID
1520632
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para assumir a responsabilidade técnica por uma farmácia ou drogaria, o farmacêutico deve preencher vários requisitos. Assinale como verdadeiros (V) ou falsos (F) os requisitos citados abaixo.

( ) Estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia do estado onde está o estabelecimento.
( ) Estar em dia com suas obrigações perante o órgão de classe.
( ) Possuir tempo mínimo disponível para comparecer mensalmente e assinar pela farmácia.
( ) Conhecer a legislação específica que regulamenta o exercício da profissão farmacêutica.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1768657
Banca
FUNCAB
Órgão
CRF-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Marque a opção correta sobre os fiscais do Exercício Profissional nos Conselhos Regionais de Farmácia.

Alternativas

ID
1973152
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas informações contidas no Manual de Boas Práticas para Unidades Dispensadoras de Medicamentos Anti-retrovirais, produzido em 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde, do Governo de Minas Gerais, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
2012362
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Após a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e autuação de farmácia hospitalar situada em um hospital sob responsabilidade de um médico, a direção do hospital entrou com pedido de suspensão do auto de infração alegando que o CRF não tem competência legal para fiscalizar o hospital. Em relação a esse caso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei 13.021/2014 dispõe sobre o exercício e a fiscalização das

    atividades farmacêuticas.

    Art. 8º A farmácia privativa de unidade hospitalar ou similar destina-se exclusivamente ao atendimento de seus usuários.

    Parágrafo único. Aplicam-se às farmácias a que se refere o caput as mesmas exigências legais previstas para as farmácias não privativas no que concerne a instalações, equipamentos, direção e desempenho técnico de farmacêuticos, assim como ao registro em Conselho Regional de Farmácia.

    Quais são as exigências?

    Art. 6º Para o funcionamento das farmácias de qualquer natureza, exigem-se a autorização e o licenciamento da autoridade competente, além das seguintes condições:

    I - ter a presença de farmacêutico durante todo o horário de funcionamento;

    II - ter localização conveniente, sob o aspecto sanitário;

    III - dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos;

    IV - contar com equipamentos e acessórios que satisfaçam aos requisitos técnicos estabelecidos pela vigilância sanitária.

    Alternativa correta - Letra A.

    Bons estudos.


ID
2014378
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o disposto na Lei nº 3.820/1960, que estabelece normas sobre o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Está incorreta pois o pagamento da anuidade é direcionado ao Conselho Regional, e não ao Conselho Federal.

    Lei 3.820/60 - Art. 22. - O profissional de Farmácia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no Conselho Regional de Farmácia a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional até 31 de março de cada ano.

  • Eu matei a questão por causa do português, quando a questão disse que DEVE OBSERVAR, observar nada! deve pagar mesmo. kkkkk

     

  • Além da inscrição no Conselho Regional, o profissional de Farmácia deve observar o pagamento de anuidade ao Conselho Federal até 31 de março de cada ano.

  • a) CERTO. Lei nº 3.820/1960, artigo 1º.

    b) CERTO. Lei nº 3.820/1960, artigo 6º, alínea e.

    c) CERTO. Lei nº 3.820/1960, artigo 22.

    d) CERTO. Lei nº 3.820/1960, artigo 16, inciso 4.

    e) ERRADO. Lei nº 3.820/1960, artigo 22: obrigado a pagar anuidade ao CRF.

    Alternativa incorreta (e).


ID
2014384
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sabendo que a fiscalização a ser exercida pelos Conselhos Regionais deve observar regulamento estabelecido pela Resolução nº 600/14 do Conselho Federal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segundo o art. 6º da Resolução 600/14, É proibido ao farmacêutico fiscal receber qualquer valor ou documento em nome do Conselho Regional de Farmácia, assim como passar recibo de quitação ou equivalente.

  • Excelente.

    Só uma correção --> ATO DISCRICIONÁRIO:

    - Praticado com margem de liberdade, respeitando a lei;

    - tem mérito;

    - pode ser anulado e revogado;

    - Sofre controle judicial, todavia NÃO quanto ao mérito.


ID
2179567
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Lei nº 3.820/1960, são atribuições dos Conselhos Regionais de Farmácia

Alternativas
Comentários
  •  a) organizar o Código de Deontologia Farmacêutica. CONSELHO FEDERAL

     b) deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins às do farmacêutico. CONSELHO FEDERAL

     c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei. CORRETO

     d) decidir a composição do Conselho Federal (CONSELHO REGIONAL) , organizando-os a sua semelhança, promovendo a instalação e determinando sua sede e zonas de jurisdição. CONSELHO FEDERAL

     e) julgar, em última instância, os recursos das deliberações do Conselho Federal (CONSELHO REGIONAL) de Farmácia. CONSELHO FEDERAL.

    O CONSELHO REGIONAL DE FARMACIA: REGISTRA - EXPEDI - EXAMINA - IMPEDI - PUNI - ENVIA - ORGANIZA - SUBMETE - SUGERI - ELEGI - DIRIMI

    NÃO: APROVA - MODIFICA - JULGA - PUBLICA - DELIBERA - AMPLIA - FIXA - REGULAMENTA - ESTABELE - REALIZA - PROPÕE - TOMA

     

  •  

    Art. 10. As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    a) registrar os profissionais de acordo com a presente Lei e expedir a carteira profissional;

    b) examinar reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações desta Lei e decidir;

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;

    d) organizar o seu regimento interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;

    f) eleger seu representante e respectivo suplente para o Conselho Federal. (Alínea com redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995)

    g) dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso suspensivo para o Conselho Federal.
     

  • Gabarito C

    Art. 6 - São atribuições do Conselho Federal:

    a) organizar o seu regimento interno;

    b) eleger, na primeira reunião ordinária de cada biênio, sua diretoria, composta de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro; (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995)

    c) aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a unidade de ação;

    d) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimi-las;

    e) julgar em última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais;

    f) publicar o relatório anual dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais registrados;

    g) expedir as resoluções que se tornarem necessárias para a fiel interpretação e execução da presente lei;

    h) propor às autoridades competentes as modificações que se tornarem necessárias à regulamentação do exercício profissional, assim como colaborar com elas na disciplina dasmatérias de ciência e técnica farmacêutica, ou que de qualquer forma digam respeito à atividade profissional;

    i) organizar o Código de Deontologia Farmacêutica;

    j) deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins às do farmacêutico;

    k) realizar reuniões gerais dos Conselhos Regionais de Farmácia para o estudo de questões profissionais de interesse nacional;

    l) ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestado em escola ou instituto oficial;

    m) expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais de Farmácia, conforme as necessidades futuras;

    n) regulamentar a maneira de se organizar e funcionarem as assembléias gerais, ordinárias ou extraordinárias, do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais;

    o) fixar a composição dos Conselhos Regionais, organizando-os à sua semelhança e promovendo a instalação de tantos órgãos quantos forem julgados necessários, determinando suas sedes e zonas de jurisdição.

    p) zelar pela saúde pública, promovendo a assistência farmacêutica; (Obs.: Acrescida pela Lei número 9.120, de 26/10/1995)

    q) (VETADO); (Obs.: Acrescida pela Lei número 9.120, de 26/10/1995)

    r) estabelecer as normas de processo eleitoral aplicáveis às instâncias Federal e Regional. (Obs.: Acrescida pela Lei número 9.120, de 26/10/1995)


ID
2257627
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social. Essa dimensão é exercida plenamente dentro das atribuições privativas do âmbito farmacêutico, estabelecidas pelo Decreto nº 85.878 de 1981, que estabelece normas para execução da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, sobre o exercício da profissão de farmacêutico, e dá outras providências. As alternativas abaixo apresentam atividades privativas do âmbito profissional farmacêutico. Assinale aquela que não é uma atividade privativa da profissão farmacêutica:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 85.878 Art. 1° alínea b) órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se executem controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica;

    Gabarito: C

  • Resposta: Letra C.

            Art 2º São atribuições dos profissionais farmacêuticos, as seguintes atividades afins, respeitadas as modalidades profissionais, ainda que não privativas ou exclusivas:

            I - a direção, o assessoramento, a responsabilidade técnica e o desempenho de funções especializadas exercidas em:

            c) estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacêuticos para uso veterinário;

  • c) Responsabilidade técnica em estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacêuticos para uso veterinário  não é atividade privativa e sim atribuições dos profissionais farmacêuticos, conforme o artigo 2 alínea C.


ID
2371063
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme disposto no art. 6 da Lei n° 3.820/1960, que dispõe quanto à criação do Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências, compete ao Conselho Federal de Farmácia, além de outras atribuições, nos termos da lei,

Alternativas
Comentários
  • Art. 6 - h) propor às autoridades competentes as modificações que se tornarem necessárias à regulamentação do exercício profissional, assim como colaborar com elas na disciplina dasmatérias de ciência e técnica farmacêutica, ou que de qualquer forma digam respeito à atividade profissional;

  • A) Competência do CRF

    B) GABARITO

    C) Competência do CRF

    D) sugerir ao (Conselho Regional) CONSELHO FEDERAL as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional. (CRF)

    E) Competência do CRF


ID
2404645
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei no 3.820/1960, que criou o Conselho Federal e os conselhos regionais de farmácia, sofreu diversas alterações promovidas pela Lei no 9.120/1995. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas alterações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C

     

    LETRA A - Era dessa forma e passou a ser: "Art. 3º O Conselho Federal será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais." 

     

    LETRA B - Revogado pela Lei mencionada no comando: Art. 4º - O Presidente e o Secretário-Geral do Conselho Federal residirão no Distrito Federal durante todo o tempo de seus mandatos.              (Revogado pela Lei nº 9.120, de 1995)

     

    LETRA C - Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:

    (...)

    p) zelar pela saúde pública, promovendo a assistência farmacêutica;            (Incluída pela Lei nº 9.120, de 1995) - GABARITO

     

    LETRA D - Era de 3 anos e passou a ser: "Art. 5º O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos."

     

    LETRA E - Já faziam isso: Art. 23. - Os Conselhos Federal e Regionais cobrarão taxas pela expedição ou substituição de carteira profissional.

     

    bons estudos

  • Gabarito C

    LEI Nº 9.120, DE 26 DE OUTUBRO DE 1995.

    "Art. 3º O Conselho Federal será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais.

    § 1º Cada conselheiro federal será eleito, em seu Estado de origem, juntamente com um suplente.

    § 2º Perderá o mandato o conselheiro federal que, sem prévia licença do Conselho, faltar a três reuniões plenárias consecutivas, sendo sucedido pelo suplente.

    § 3º A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através do voto direto e secreto, por maioria simples, exigido o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos.

    Art. 5º O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.

    Parágrafo único. O mandato da diretoria do Conselho Federal terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.

    Art. 6º ..................................................................

    b) eleger, na primeira reunião ordinária de cada biênio, sua diretoria, composta de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro;

    p) zelar pela saúde pública, promovendo a assistência farmacêutica;

    q) (VETADO)

    r) estabelecer as normas de processo eleitoral aplicáveis às instâncias Federal e Regional.

    Art. 7º ..................................................................

    Parágrafo único. As resoluções referentes às alíneas g e r do art. 6º só serão válidas quando aprovadas pela maioria dos membros do Conselho Federal.

    Art. 8º ..................................................................

    Parágrafo único. O ato de suspensão vigorará até novo julgamento do caso, para o qual o Presidente convocará segunda reunião, no prazo de 30 dias contados do seu ato. Se no segundo julgamento o Conselho mantiver por maioria absoluta de seus membros a decisão suspensa, esta entrará em vigor imediatamente.

    Art. 10...................................................................

    f) eleger seu representante e respectivo suplente para o Conselho Federal.

    Art. 12. O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.

    Parágrafo único. O mandato da diretoria dos Conselhos Regionais terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta".

    Art. 2º É revogado o art. 4º da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960.

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.


ID
2404648
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito do poder disciplinar exercido pelo conselho competente sobre os farmacêuticos e considerando a Lei nº 3.820/1960 e atualizações posteriores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra B

     

    Lei 3820/60

     

    Art. 30. - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com emprêgo da palavra "censura" no segundo;

    II) de multa de Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) a Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequêntes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;         (Vide Lei nº 5.724, de 1971)

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que serão impostas por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicáveis pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação que será imposta aos que porventura houverem perdido algum dos requisitos dos arts. 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vêzes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos. (Letra B)

    § 1º - A deliberação do Conselho procederá, sempre audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor, se não for encontrado ou se deixar o processo à revelia. (letra C)

    § 2º - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência, para o Conselho Federal sem efeito suspensivo, salvo nos casos dos números III e IV dêste artigo, em que o efeito será suspensivo. (letra D e E)

     

    bons estudos

  • CFF, resolução 596 /2014 (Justificativa do erro da assertiva A):

     

    Art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente requeridas.

     

    § 1º - No decurso da apuração ética, poderá o profissional solicitar transferência para outro Conselho Regional de Farmácia, sem interrupção do processo ético no Conselho Regional de Farmácia em que se apura a falta cometida, devendo o Conselho Regional de Farmácia julgador, após o processo transitado em julgado, informar ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito quanto ao teor do veredicto e à penalidade imposta.

  • PENALIDADES:

    a- advertencia ou censura

    b- de multa de valor igual a 1 (um) salári o-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras

    c- de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que será imposta por motivo de falta grave..

    d- de eliminação, que será imposta aos que porventura houverem perdido alguns dos requisitos dos artigos 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.
     

     

  • Acrescentando comentário da questão:

    O erro da letra C está em "previamente à deliberação do Conselho". Segue a baixo parte da lei:

    § 1º - A deliberação do Conselho procederá, sempre audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor, se não for encontrado ou se deixar o processo à revelia.

  • Lei 3820/60

    Art. 30

    Erro da letrra E) 

     § 2 - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência,
    para o Conselho Federal, sem efeito suspensivo, salvo nos casos dos números III e IV deste artigo, em que o
    efeito será suspensivo.

  • Acredito que o erro da letra C seja afirmar que será dado defensor para acompanhar o acusado.

    Na letra da lei diz que será dado defensor nas hipóteses em que o acusado não for encontrado ou se deixar o processo à revelia.

    Me corrijam se essa não for a justificativa.

    Obrigada

     

  • Gabarito B

    Das Penalidades e sua Aplicação

    Art. 28 - O poder de punir disciplinarmente compete, com exclusividade, ao Conselho Regional em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

    Art. 29 - A jurisdição disciplinar, estabelecida no artigo anterior, não derroga a jurisdição comum, quando o fato constituía crime punido em lei.

    Art. 30 - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com o emprego da palavra censura no segundo;

    II) de multa de valor igual a 1 (um) salário-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subseqüentes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;1 e 2

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que será imposta por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação, que será imposta aos que porventura houverem perdido alguns dos requisitos dos artigos 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

    § 1 - À deliberação do Conselho procederá, sempre, audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor, se não for encontrado ou se deixar o processo à revelia.

    § 2 - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência, para o Conselho Federal, sem efeito suspensivo, salvo nos casos dos números III e IV(SUSPENSÃO e ELIMINAÇÃO) deste artigo, em que o efeito será suspensivo.

  • a B está "mais certa", mas não entendi porque a letra A está errada =/

  • A)    O conselho em que o farmacêutico estiver inscrito no momento da abertura do procedimento disciplinar será o conselho competente para punir disciplinarmente.

    Art. 28 - O poder de punir disciplinarmente compete, com exclusividade, ao Conselho Regional em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

    Art. 29 - A jurisdição disciplinar, estabelecida no artigo anterior, não derroga a jurisdição comum, quando o fato constituía crime punido em lei.

    Quem faz abertura do procedimento é o próprio Conselho.

    B)     Uma das sanções prevê eliminação ao farmacêutico que, por faltas graves, já tenha sido três vezes condenado definitivamente a penas de suspensão, ainda que em conselhos regionais diversos.

    Art. 30, IV) de eliminação, que será imposta aos que porventura houverem perdido alguns dos requisitos dos artigos 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

     

    Literalidade da lei. Resposta CORRETA!

    C)     A audiência do acusado, previamente à deliberação do Conselho, e o oferecimento de defensor para acompanhá-lo nos atos de defesa são garantias do processo disciplinar.

    Art. 30, § 1 - À deliberação do Conselho procederá, sempre, audiência do acusado, sendo-lhe dado defensor, se não for encontrado ou se deixar o processo à revelia.

    Texto da lei: Deliberação do Conselho -----> procederá -----> audiência do acusado

    Alternativa C: audiência do acusado -----> previamente -----> deliberação do Conselho

    Além do mais, não é dito que é garantia ter um defensor, apenas que é dado defensor.

    D)    Não é previsto efeito suspensivo nos recursos para o Conselho Federal.

    Art. 30, § 2 - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência, para o Conselho Federal, sem efeito suspensivo, salvo nos casos dos números III e IV deste artigo, em que o

    efeito será suspensivo.

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que será imposta por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

     

    Terá efeito suspensivo quando:

    -  Falta grave quando por pronúncia criminal ou de prisão (3 (três) meses a um ano).

    E)     É prevista uma única hipótese de sanção disciplinar em que não se garante recurso ao Conselho Federal.

    Art. 30, § 2 - Da imposição de qualquer penalidade caberá recurso, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da ciência, para o Conselho Federal, sem efeito suspensivo, salvo nos casos dos números III e IV deste artigo, em que o

    efeito será suspensivo.

    Cabe recurso em qualquer penalidade!

  •  O poder de punir disciplinarmente compete, com exclusividade, ao Conselho Regional em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

    O conselho em que o farmacêutico estiver inscrito no momento da abertura do procedimento disciplinar será o conselho competente para punir disciplinarmente.

    Acho que essa é a pegadinha da questão.


ID
2404651
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito das anuidades e das taxas, é correto afirmar que, conforme disposições constantes na Lei nº 3.820/1960 e alterações posteriores,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A)

    C ) Art. 26 - Constitui renda do Conselho Federal o seguinte:

    a) 1/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 1/4 das anuidades;

    c) 1/4 das multas aplicadas de acôrdo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenção dos govêrnos, ou dos órgãos autárquicos ou dos para-estatais;

    f) 1/4 da renda das certidões.

    E) § 1º - Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda LÍQUIDA à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfêrmos.

  • A).

    Art. 25. - As taxas e anuidades a que se referem os arts. 22 e 23 desta Lei e suas alterações posteriores serão
    fixadas pelos Conselhos Regionais, com intervalos não inferiores a 3 (três) anos
     

  • D)

    Lei 3820 Art. 22

    Parágrafo Único. As empresas que exploram serviços para os quais são necessárias atividades profissionais
    farmacêuticas, estão igualmente sujeitas ao pagamento de uma anuidade, incidindo na mesma mora de 20%
    (vinte por cento), quando fora do prazo.

  • Gabarito A

    Das Anuidades e Taxas

    Art. 22 - O profissional de Farmácia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no Conselho Regional de Farmácia a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional, até 31 de março de cada ano, acrescida de 20% (vinte por cento) de mora, quando fora desse prazo.

    Parágrafo Único. As empresas que exploram serviços para os quais são necessárias atividades profissionais farmacêuticas, estão igualmente sujeitas ao pagamento de uma anuidade, incidindo na mesma mora de 20% (vinte por cento), quando fora do prazo.

    Art. 23 - Os Conselhos Federal e Regionais cobrarão taxas de expedição ou substituição de carteira profissional.

    Art. 24 - As empresas e estabelecimentos que exploram serviços para os quais são necessárias atividades de profissional farmacêutico deverão provar, perante os Conselhos Federal e Regionais que essas atividades são exercidas por profissionais habilitados e registrados.

    Parágrafo Único. Aos infratores deste artigo será aplicada pelo respectivo Conselho Regional a multa de valor igual a 1 (um) salário-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência.

    Art. 25 - As taxas e anuidades a que se referem os artigos 22 e 23 desta Lei e suas alterações posteriores serão fixadas pelos Conselhos Regionais, com intervalos não inferiores a 3 (três) anos.

    Art. 26 - Constitui renda do Conselho Federal o seguinte:

    a) 1/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 1/4 das anuidades;

    c) 1/4 das multas aplicadas de acordo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenção dos governos, ou dos órgãos autárquicos ou dos paraestatais;

    f) 1/4 da renda das certidões.

    Art. 27 - A renda de cada Conselho Regional será constituída do seguinte:

    a) 3/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 3/4 das anuidades;

    c) 3/4 das multas aplicadas de acordo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenções dos governos, ou dos órgãos autárquicos ou dos paraestatais;

    f) 3/4 da renda das certidões; g) qualquer renda eventual.

    § 1 - Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos.

    § 2 - Para os efeitos do disposto no parágrafo supra, considera-se líquida a renda total com a só dedução das despesas de pessoal e expediente.

  • O erro da alternativa e é afirmar que é 1/4 da renda BRUTA, quando na verdade é 1/4 da renda LÍQUIDA.


ID
2404660
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere hipoteticamente que os cargos de tesoureiro e de secretário-geral do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF) fiquem vagos. A respeito dessa situação e considerando a Deliberação nº 19/2015, que aprova o Regimento Interno Padrão do referido Conselho, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O erro da letra C reside na inversão do texto da Deliberação. Se faltarem menos de 12 meses para o fim do mandato, neste caso, e não o contrário, o Presidente do Conselho nomeará Junta Provisória , recompondo os membros dentre os conselheiros (preferencial). Mas se não faltarem 12 meses para o fim do mandato, serão convocadas novas eleições (neste caso que a Diretoria ficou pela metade.). Resposta letra D. ("letra da lei")

  • É o seguinte, quando atingir metade dos membros da diretoria, haverá novas eleições, a exceção é se faltar menos de 12 meses para o fim do mandato, nesse caso, o presidente nomeará junta provisória...


ID
2404675
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Regulamento para as sessões plenárias do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF/DF), instituído pela Deliberação nº 26/2015, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2406007
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o primeiro item das pautas das sessões plenárias do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal.

Alternativas

ID
2414356
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei n° 3.820/1960 criou o Conselho Federal de Farmácia e os conselhos regionais. Considerando o aspecto punitivo dessa lei e das alterações posteriores, assinale a alternativa que apresenta as penalidades disciplinares nela previstas aplicáveis ao faltoso.

Alternativas
Comentários
  • Art. 30. - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com emprêgo da palavra "censura" no segundo;

    II) de multa de Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) a Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequêntes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;         (Vide Lei nº 5.724, de 1971)

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que serão impostas por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicáveis pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação que será imposta aos que porventura houverem perdido algum dos requisitos dos arts. 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vêzes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

  • Gabarito B

    Art. 30 - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com o emprego da palavra censura no segundo;

    II) de multa de valor igual a 1 (um) salário-mínimo a 3 (três) salários-mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subseqüentes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;1 e 2

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que será imposta por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação, que será imposta aos que porventura houverem perdido alguns dos requisitos dos artigos 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.


ID
2414359
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, instituído pela Portaria CRF-DF n° 16/2014, trata de diversos casos que devem ser observados pela categoria. De acordo com o referido código, em caso de destinação de remuneração, de vantagem e (ou) presente que não possam ser recusados ou devolvidos pelos respectivos empregados e (ou) servidores, tais benefícios deverão ser

Alternativas
Comentários
  • Portaria 16/2014 - Instituição do Código de Ética do CRF/DF.

    Art. 12. É vedado receber brindes, presente, transporte, hospedagem, quaisquer vantagens ou favores, assim como aceitar convites para almoços, jantares e festas.

    § 3º No caso de destinação de remuneração, vantagem ou presente que não possam ser recusadas ou devolvidas em obediência aos preceitos da legislação farmacêutica vigente, estes deverão ser imediatamente incorporados ao patrimônio do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal – CRF/DF ou destinados a programas assistenciais oficiais.


ID
2414362
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto à nomenclatura relacionada aos serviços prestados pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, assinale a alternativa que apresenta o termo e a respectiva definição correta.

Alternativas
Comentários
  • b) III - Auto de infração: documento preenchido manual ou eletronicamente pelo farmacêutico fiscal, destinado à imposição de penalidade aos estabelecimentos que não comprovem o previsto no artigo 24 da Lei Federal nº 3.820/60 conforme descrito no anexo VIII.

     

  • Gab.: D


ID
2414383
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nas sessões plenárias do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), em caso de falta, ausência ou licença de conselheiro efetivo, este será substituído

Alternativas

ID
2643109
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, a dispensação dos medicamentos é de competência:

Alternativas
Comentários
  • A DISPENSAÇÃO É DE RESPONSABILIDADE DA SECRETÁRIA MUNICIPAL, JÁ A COMPRA É O MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    RESPOSTA: B

  • COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CBAF)

    Este componente é financiado pelas três esferas de gestão e o gerenciamento é realizado pelos municípios. Compreendem os medicamentos constantes na RENAME (cap I ao IV) incluindo insumos para insulinodependentes. Ainda no CBAF estão as insulinas regular e a NPH, bem como os medicamentos contraceptivos e da saúde da mulher, sendo estes financiados pela união, distribuído pelos estados e dispensados pelos municípios.

    COMPONENTE ESTRATÉGICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CEAF)

    O MS considera estratégico todos os medicamentos utilizados para o tratamento de doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico. O financiamento da CEAF é centralizado pela união, que distribui aos estados que por sua vez distribui ao municípios, que são responsáveis pela dispensação. Neste componente encontram-se os medicamentos para doenças endêmicas e importantes para o MS, tais como DST/AIDS, hansieniase, tuberculose, malária, influnenza, leshimaniose, doença de cagas, mieloma múltiplo, doenças hematológicas e hemocomponentes, distribuição de talidomida para lúpos e medicamentos para controle do tabagismo.

    COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

    O acesso aos medicamentos da CEAF (GRUPOS 1 e 2) deve obedecer os critérios estabelecidos pelo MS nos protocolos e diretrizes terapêuticas (PCDT). O processo de solicitação do medicamento é iniciado pelo usuário ou seu responsável. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) tem como objetivo majoritário a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso em todas as fases evolutivas das doenças contempladas, em nível ambulatorial.

  • COMPONENTE BÁSICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CBAF)

    Este componente é financiado pelas três esferas de gestão e o gerenciamento é realizado pelos municípios. Compreendem os medicamentos constantes na RENAME (cap I ao IV) incluindo insumos para insulinodependentes. Ainda no CBAF estão as insulinas regular e a NPH, bem como os medicamentos contraceptivos e da saúde da mulher, sendo estes financiados pela união, distribuído pelos estados e dispensados pelos municípios.

    COMPONENTE ESTRATÉGICO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA (CEAF)

    O MS considera estratégico todos os medicamentos utilizados para o tratamento de doenças de perfil endêmico e que tenham impacto socioeconômico. O financiamento da CEAF é centralizado pela união, que distribui aos estados que por sua vez distribui ao municípios, que são responsáveis pela dispensação. Neste componente encontram-se os medicamentos para doenças endêmicas e importantes para o MS, tais como DST/AIDS, hansieniase, tuberculose, malária, influnenza, leshimaniose, doença de cagas, mieloma múltiplo, doenças hematológicas e hemocomponentes, distribuição de talidomida para lúpos e medicamentos para controle do tabagismo.

    COMPONENTE ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

    O acesso aos medicamentos da CEAF (GRUPOS 1 e 2) deve obedecer os critérios estabelecidos pelo MS nos protocolos e diretrizes terapêuticas (PCDT). O processo de solicitação do medicamento é iniciado pelo usuário ou seu responsável. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) tem como objetivo majoritário a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso em todas as fases evolutivas das doenças contempladas, em nível ambulatorial.


ID
2695261
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da necessidade de farmácias hospitalares e (ou) dispensários de medicamentos existentes nos hospitais integrantes do SUS funcionarem, obrigatoriamente, sob a responsabilidade técnica de profissional farmacêutico devidamente inscrito no respectivo conselho regional de farmácia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O ciclo da assistência farmacêutica é uma das etapas importantes em uma farmácia hospitalar, pois implica promover a articulação necessária dos vários componentes relacionados à oferta de medicamentos, tais como seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação, além de farmácia clínica e atenção farmacêutica. 

      Confesso, que não sabia que a parte que grafei em negrito pertencesse ao ciclo da A.F

  • Prescrição???? Questão boa pra anular!


ID
2822491
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Decreto n° 85.878 de 1981 (âmbito do exercício da profissão de farmacêutico) que regula a Lei n° 3.820 de 1960 (criação dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia) é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 2º - São atribuições dos profissionais farmacêuticos, as seguintes atividades afins, respeitadas as modalidades profissionais, ainda que não privativas ou exclusivas:

    I - a direção, o assessoramento, a responsabilidade técnica e o desempenho de funções especializadas exercidas em:

    a) órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores em que se preparem ou fabriquem produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e veterinário, bem como de derivados do sangue;

    b) órgãos ou laboratórios de análises clínicas ou de saúde pública ou seus departamentos especializados;

    c) estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos farmacêuticos para uso veterinário;

    d) estabelecimentos industriais em que se fabriquem insumos farmacêuticos para uso humano ou veterinário e insumos para produtos dietéticos e cosméticos com indicação terapêutica;

    e) estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos saneantes, inseticidas, raticidas, antisséticos e desinfetantes;

    f) estabelecimentos industriais ou instituições governamentais onde sejam produzidos radiosótopos ou radiofármacos para uso em diagnóstico e terapêutica;

    g) estabelecimentos industriais, instituições governamentais ou laboratórios especializados em que se fabriquem conjuntos de reativos ou de reagentes destinados às diferentes análises auxiliares do diagnóstico médico;

    h) estabelecimentos industriais em que se fabriquem produtos cosméticos sem indicação terapêutica e produtos dietéticos e alimentares;

    i) órgãos, laboratórios ou estabelecimentos em que se pratiquem exames de caráter químico toxicológico, químico-bromatológico, químico-farmacêutico, biológicos, microbiológicos, fitoquímicos e sanitários;

    j) controle, pesquisa e perícia da poluição atmosférica e tratamento dos despejos industriais.

    II - tratamento e controle de qualidade das águas de consumo humano, de indústria farmacêutica, de piscinas, praias e balneários, salvo se necessário o emprego de reações químicas controladas ou operações unitárias;

    III - vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos, elaboração de pareceres, laudos e atestados do âmbito das atribuições respectivas.

  • Gabarito A

    Art. 1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

    I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada;

    II - assessoramento e responsabilidade técnica em:

    a) estabelecimentos industriais farmacêuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica;

    b) órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se executem controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e a análise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica;

    c) órgãos laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratique extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral;

    d) depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza.

    III - a fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica;

    IV - a elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica;

    V - o magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino;

    VI - desempenho de outros serviços e funções, não especificados no presente Decreto, que se situem no domínio de capacitação técnico-científica profissional.


ID
2875678
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O plenário do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo em sua deliberação 295/2012 regulamenta as atividades dos farmacêuticos, em empresas que efetuam transportes terrestres, aéreos ou fluviais de produtos farmacêuticos, farmoquímicos, produtos para a saúde e cosméticos. Nessa deliberação, o profissional farmacêutico deverá cumprir, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Descaso desse qconcurso quando o assunto é cancelamento de assinatura! Já uma semana de tentativa e não consigo cancelar!

  • Ernane, tu é chato heim?

  • rsrsr...


ID
2875681
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria nº 13/05 do Centro de Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo regulamenta as condições de funcionamento das análises e pesquisas clínicas, patologia clínica e congêneres, dos postos de coleta descentralizados aos mesmos vinculados. Entretanto, a Portaria relata que a assunção de responsabilidades técnicas pelos Laboratórios de Toxicologia Clínica poderá ser pleiteada somente por:

Alternativas
Comentários
  • Descaso desse qconcurso quando o assunto é cancelamento de assinatura! Já uma semana de tentativa e não consigo cancelar!

  • gab d ...ão é atribuição privaticaa do farmacêutico


ID
2875837
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei nº 3.820/60 cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia. Assinale, a seguir, uma atribuição que não seja inerente aos Conselhos Regionais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10 da Lei 3.820/60

    a) registrar os profissionais de acôrdo com a presente lei e expedir a carteira profissional; ALTERNATIVA A

    b) examinar reclamações e representações escritas acêrca dos serviços de registro e das infrações desta lei e decidir; ALTERNATIVA B

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sôbre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada; ALTERNATIVA C

    d) organizar o seu regimento interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional; ALTERNATIVA D

    f) eleger seu representante e respectivo suplente para o Conselho Federal.           (Redação dada pela Lei nº 9.120, de 1995)

    g) dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso suspensivo para o Conselho Federal.

  • DECIDIR O QUE?

  • LEI Nº 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.

    Art. 10. - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    a) registrar os profissionais de acôrdo com a presente lei e expedir a carteira profissional;

    b) examinar reclamações e representações escritas acêrca dos serviços de registro e das infrações desta lei e decidir;

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sôbre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;

    d) organizar o seu regimento interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;

    f) eleger seu representante e respectivo suplente para o Conselho Federal.           

    g) dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso suspensivo para o Conselho Federal.

    Fonte: Planalto

  • a) CERTO. Lei nº 3.820/1960, Art.10, alínea a.

    b) CERTO. Lei nº 3.820/1960, Art.10, alínea b.

    c) CERTO. Lei nº 3.820/1960, Art.10, alínea c.

    d) ERRADO. Resolução CFM nº 1.089/1982, Art.4º, alínea c.

    e) CERTO. Lei nº 3.820/1960, Art.10, alínea e.


ID
2875846
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Deliberação do CRF/AL: 03/2016 (publicada no DOU nº 87 em 09/05/16) dispõe sobre o registro de Posto de Medicamentos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas e dá outras providências. Considerando a necessidade de estabelecer critérios mínimos para o registro de Postos de Medicamentos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas, analise as afirmativas seguintes.


I. Somente será permitido o registro de Posto de medicamentos em localidades em que: não exista farmácia ou drogaria registrada; a farmácia ou drogaria registrada esteja distante, no mínimo, 3 (três) Km da localidade.

II. Instituir novo Requerimento de Registro de Posto de Medicamento, conforme Anexo I desta Deliberação, com firma reconhecida em Cartório, no qual o proprietário declara estar ciente de que, caso seja instalada farmácia ou drogaria na localidade, deverá promover imediatamente a contratação de farmacêutico e a consequente homologação da Responsabilidade Técnica junto ao CRF/AL e autoridades sanitárias.

III. Instituir a Declaração do Farmacêutico, conforme Anexo II desta Deliberação, com firma reconhecida em Cartório, na qual o farmacêutico, nos termos do art. 154 da Lei Estadual nº 4.406/82, declara que o proprietário do Posto de Medicamentos é pessoa idônea e possui capacidade necessária à dispensação dos produtos farmacêuticos. Serão exigidas Declarações de 1 (um) farmacêutico regular com inscrição definitiva e em pleno gozo de suas prerrogativas legais para cada estabelecimento requerente.

IV. Somente serão aceitas Declarações de Farmacêuticos que: possuam inscrição Definitiva há pelo menos 2 (dois) anos; estejam com sua anuidade em dia; não estejam respondendo ou tenham respondido a processo ético-disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos; possuam Perfil de Assistência Farmacêutica tipo 01 (presença em pelo menos 70% das inspeções realizadas no seu horário de assistência farmacêutica – Resolução 579/13 do CFF).

V. Os interessados no registro de Posto de Medicamentos deverão apresentar: certificado ou declaração de conclusão do ensino médio com fotocópia autenticada; comprovação de experiência mínima de 1 (um) ano em farmácias ou drogarias, com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).


Está correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • III) Art. 3º - Instituir a Declaração do Farmacêutico, conforme Anexo II desta Deliberação, com firma reconhecida em Cartório, na qual o farmacêutico, nos termos do art. 154 da Lei Estadual 4.406/82, declara que o proprietário do Posto de Medicamentos é pessoa idônea e possui capacidade necessária à dispensação dos produtos farmacêuticos.

    § 1º - Serão exigidas Declarações de 02 (dois) farmacêuticos regulares com inscrição definitiva e em pleno gozo de suas prerrogativas legais para cada estabelecimento requerente.

    V) Art. 5º - Os interessados no registro de Posto de Medicamentos deverão apresentar:

    I - certificado ou declaração de conclusão do ensino médio com fotocópia autenticada;

    II - comprovação de experiência mínima de 05 (cinco) anos em farmácias ou drogarias, com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

  • Absurda essa deliberação, único profissional de nível superior que pode ser substituído por técnico é o coitado do farmacêutico. Só no Brasil mesmo.


ID
2875852
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução nº 600/14 regulamenta o procedimento de fiscalização dos Conselhos Regionais de Farmácia e dá outras providências. Compete aos farmacêuticos fiscais as seguintes competências, com exceção de uma. Qual?

Alternativas
Comentários
  • III. Participar da elaboração dos relatórios mensais e anual com base nos dados de fiscalização;

  • Art. 4º - Compete aos farmacêuticos fiscais:

    I. Participar da elaboração do plano anual de fiscalização, que deverá ser aprovado pelo Plenário do Conselho Regional de Farmácia, fornecendo dados estatísticos e geográficos do estado

    II. Participar da formulação estratégica de fiscalização considerando a situação geopolítica e profissional do Estado;

    III. Participar da elaboração dos relatórios mensais e anual com base nos dados de fiscalização;

    IV. Fiscalizar a área de jurisdição do órgão regional, cumprindo a legislação profissional, lavrando termo de inspeção em todas as empresas ou estabelecimentos inspecionados, sendo que o termo de intimação ou auto de infração, ambos precedidos do termo de inspeção, deverão ser lavrados nos casos previstos na legislação vigente; V. Na atividade fiscalizadora, o farmacêutico fiscal deverá orientar os farmacêuticos e, se necessário, aqueles presentes nas empresas ou estabelecimentos no momento da fiscalização.


ID
2877718
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na legislação sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas está determinado que nas farmácias, de qualquer natureza, é exigida a presença de farmacêutico devidamente inscrito em um Conselho Regional de Farmácia (CRF), durante todo o horário de funcionamento, com exceção de farmácias

Alternativas

ID
2879446
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Nos termos da Resolução nº 517/09, sobre as anuidades e as atribuições dos técnicos de nível médio, leia as afirmativas a seguir.


I. O técnico de nível médio inscrito no Conselho Regional de Farmácia a cuja jurisdição estiver sujeito fica obrigado ao pagamento, cujos valores serão metade daquele devido pelo farmacêutico, de taxas e anuidade no respectivo Conselho Regional de Farmácia até o dia 31 de março de cada ano; esta última acrescida de 10% de mora quando fora desse prazo.

II. Os técnicos de nível médio apenas atuarão sob a direção técnica e a supervisão do farmacêutico, limitando-se a realizar atividades de caráter técnico, respeitadas as especificidades de cada categoria, as quais serão delineadas acerca do âmbito de atuação em resoluções específicas editadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

III. É defesa ao técnico de nível médio a assinatura de laudos, bem como a assunção da responsabilidade técnica nos locais, estabelecimentos ou departamentos em que atuem, inclusive nas unidades que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das demais entidades paraestatais.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • letra d)

    Artigo 14 - O técnico de nível médio inscrito no Conselho Regional de Farmácia a cuja jurisdição estiver sujeito fica obrigado ao pagamento, cujos valores serão metade daquele devido pelo farmacêutico, de taxas e anuidade no respectivo Conselho Regional de Farmácia até o dia 31 de março de cada ano, esta última acrescida de 20% de mora quando fora desse prazo. 

    Artigo 15 - Os técnicos de nível médio apenas atuarão sob a direção técnica e a supervisão do farmacêutico, limitando-se a realizar atividades de caráter técnico, respeitadas as especificidades de cada categoria, as quais serão delineadas acerca do âmbito de atuação em resoluções específicas editadas pelo Conselho Federal de Farmácia.  

    Artigo 16 - É defeso ao técnico de nível médio a assinatura de laudos bem como a assunção da responsabilidade técnica nos locais, estabelecimentos ou departamentos que atuem, inclusive nas unidades que integram o serviço público civil e militar da administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e demais entidades paraestatais. 


ID
2879455
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O poder de punir disciplinarmente compete, com exclusividade, ao Conselho Regional em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu. As penalidades disciplinares, estabelecidas pela Lei nº 3.820/60, serão, entre outras, as seguintes:


I. advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com emprego da palavra "censura" no segundo;

II. multa de valor igual a de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência;

III. suspensão de 3 (três) meses a um ano, que será imposta por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = letra E

    E - todas as afirmativas.

  • Misericórdia, as punições aí estão piores do que as da lei de improbidade.


ID
2879458
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil:


I. ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a este equiparado;

II. estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente;

III. não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica;

IV. gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 2 (dois) farmacêuticos inscritos.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960

    Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências.

    Art 15 - Para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil: 

    1) ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a êste equiparado;

    2) estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente;

    3) não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica;

    4) gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 (três) farmacêuticos inscritos.

  • Gabarito: D

  • Gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 farmacêuticos inscritos.


ID
2879461
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os Conselhos Regionais expedirão carteiras de identidade profissional aos inscritos em seus quadros, os quais habilitarão ao exercício da respectiva profissão em todo o País. Referente ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. No caso em que o interessado tenha de exercer temporariamente a profissão em outra jurisdição, apresentará sua carteira para ser visada pelo Presidente do respectivo Conselho Regional.

II. Se o exercício da profissão passar a ser feito, de modo permanente, em outra jurisdição, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de 90 (noventa) dias da nova jurisdição, ficará obrigado a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.

III. A exibição da carteira profissional poderá, em qualquer oportunidade, ser exigida por qualquer interessado, para fins de verificação, da habilitação profissional.

IV. No prontuário do profissional de Farmácia, o Conselho Regional fará toda e qualquer anotação referente ao mesmo, inclusive elogios e penalidades. E, no caso de expedição de nova carteira, serão transcritas todas as anotações constantes dos livros do Conselho Regional sobre o profissional.


Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

  • ALTERNATIVA A.

    LEI Nº 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.

    I.  Art. 19, § 1º - No caso em que o interessado tenha de exercer temporariamente a profissão em outra jurisdição, apresentará sua carteira para ser visada pelo Presidente do respectivo Conselho Regional.

    II. Art. 19, § 2º - Se o exercício da profissão passar a ser feito, de modo permanente, em outra jurisdição, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de 90 (noventa) dias da nova jurisdição, ficará obrigado a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.

    III. Art. 20. - A exibição da carteira profissional poderá, em qualquer oportunidade, ser exigida por qualquer interessado, para fins de verificação, da habilitação profissional.

    IV. Art. 21. - No prontuário do profissional de Farmácia, o Conselho Regional fará tôda e qualquer anotação referente ao mesmo, inclusive elogios e penalidades.

    Parágrafo único - No caso de expedição de nova carteira, serão transcritas todas as anotações constantes dos livros do Conselho Regional sobre o profissional.


ID
2879464
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que indique uma atribuição do Conselho Federal de Farmácia, conforme previsto na Lei nº 3.820/60, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Conselho Federal de Farmácia, caberá exclusivamente , Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica.

  • Letra A: Aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a unidade de ação; 

    Letra B: Julgar em última instância os recursos das deliberações dos Conselhos Regionais;

    Letra C: Correta

    Letra D: Publicar o relatório anual dos seus trabalhos e, periodicamente, a relação de todos os profissionais registrados;

    Letra E: Realizar reuniões gerais dos Conselhos Regionais de Farmácia para o estudo de questões profissionais de interesse nacional;


ID
2891623
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução n° 648/2017 regulamenta o procedimento de fiscalização dos Conselhos Regionais de Farmácia. Segundo essa resolução, com relação aos farmacêuticos fiscais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: LETRA E

    A: incorreta. São dotados de fé pública E de poder de polícia.

    B:incorreta. São competentes para a fiscalização das atividades farmacêuticas em empresas públicas e privadas nacionais.

    C: Incorreta. Se submetem ao regime de dedicação exclusiva.

    D: Incorreta. A seleção dos fiscais OBRIGATORIAMENTE será por meio de concurso público.

  • Gabarito E

    Art. 2º Os Conselhos Regionais de Farmácia deverão dispor de quadro de farmacêuticos fiscais em número suficiente a garantir a fiscalização de todos os estabelecimentos no estado, por cada exercício fiscal.

    § 1º Conceitua-se como fiscal, o farmacêutico concursado e nomeado, com poder de polícia e fé pública, responsável pela fiscalização das atividades farmacêuticas no âmbito do local de atuação em empresas ou estabelecimentos que explorem atividades onde se faça necessária à atuação de farmacêutico, lavrando os formulários de termo de inspeção, termo de intimação, auto de infração e Ficha de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF) ou outros documentos em situações previstas na legislação vigente, adstritas às atividades farmacêuticas

    Art. 3º Os fiscais obrigatoriamente devem ser farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, respeitando-se os seguintes critérios:

    I - Aprovação em concurso público constando de prova escrita versando seu conteúdo predominantemente sobre deontologia, legislação farmacêutica e sanitária, além de prova de títulos, todas de caráter classificatório e investigação social, de caráter eliminatório;

    II - O edital do concurso para farmacêutico fiscal deverá constar de forma clara as pontuações referentes à prova escrita e prova de títulos, prevendo o número de vagas para assunção imediata;

    III - Os farmacêuticos fiscais deverão trabalhar em regime de dedicação exclusiva, sendo vedado aos mesmos participarem como sócios, proprietários ou coproprietários, inclusive de assumir responsabilidade técnica ou prestar serviços com ou sem vínculo empregatício;

    IV - Os farmacêuticos fiscais trabalharão de acordo com a legislação em vigor, subordinados à supervisão do Vice-Presidente do CRF, a quem compete orientar e exigir o cumprimento deste regulamento;

    V - Serem portadores de carteira nacional de habilitação, no mínimo para categoria B, expedida pelo Departamento Nacional de Trânsito;

    Art. 4º Compete aos farmacêuticos fiscais:

    I - Participar em conjunto com o supervisor de fiscalização da elaboração do plano de fiscalização anual, que deverá ser aprovado pelo Plenário do CRF, fornecendo dados estatísticos e geográficos do estado;

    II - Participar da estratégia de fiscalização considerando a situação geopolítica e profissional do estado;

    III - Elaborar os relatórios mensais e anual com base nos dados de fiscalização;

    IV - Fiscalizar a área de jurisdição do regional, cumprindo a legislação profissional, lavrando termo de inspeção em todas as empresas ou estabelecimentos inspecionados, sendo que o termo de intimação ou auto de infração, ambos precedidos do termo de inspeção, deverão ser lavrados nos casos previstos na legislação vigente.

    V - Orientar tecnicamente, na atividade fiscalizadora, os farmacêuticos e, se necessário, os demais empregados, nas empresas ou estabelecimentos no momento da fiscalização.


ID
2891647
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Lei n° 3.820/1960, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    O exercício de atividades profissionais farmacêuticas no país é permitido somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia.

  • A) O exercício de atividades profissionais farmacêuticas no país é permitido somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia. (CORRETA)

    B) No prontuário do profissional de farmácia, o Conselho Regional está impedido (é permitido anotações tanto de elogios, quanto sobre as penalidades) de registrar qualquer anotação referente a penalidades.

    Art. 21. - No prontuário do profissional de Farmácia, o Conselho Regional fará tôda e qualquer anotação referente ao mesmo, inclusive elogios e penalidades.

    C) O exercício da profissão, de modo permanente, em outra jurisdição por mais de 90 dias, não obrigará (obrigará sim) o profissional a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.

    § 2º - Se o exercício da profissão passar a ser feito, de modo permanente, em outra jurisdição, assim se entendendo o exercício da profissão por mais de 90 (noventa) dias da nova jurisdição, ficará obrigado a inscrever-se no respectivo Conselho Regional.

    D) Ao candidato é facultado (é obrigatório), antes da entrega da carteira profissional, prestar o compromisso de bem exercer a profissão, com dignidade e zelo.

    Art. 18. - Aceita a inscrição, o candidato prestará, antes de lhe ser entregue a carteira profissional perante o Presidente do Conselho Regional, o compromisso de bem exercer a profissão, com dignidade e zêlo.

    E) A inscrição nos Conselhos Regionais de Farmácia é feita mediante requerimento escrito ou oral (somente escrito) dirigido ao presidente do Conselho Regional.

    Art. 17. - A inscrição far-se-á mediante requerimento escrito dirigido ao Presidente do Conselho Regional, acompanhado dos documentos comprobatórios do preenchimento dos requisitos dos arts. 15 e 16, conforme o caso, constando obrigatòriamente: nome por extenso, filiação, lugar e data de nascimento, currículo educacional e profissional, estabelecimento em que haja exercido atividade profissional e respectivos endereços, residência e situação atual.


ID
2891803
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Lei nº 3.820/1960, que criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Lei nº3.820 /1960

    Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.

    § 3 - A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através do voto direto e secreto, por maioria simples, exigido o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos. (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995)

    Art. 5 - O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos. (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995)

    § 2 - Perderá o mandato o conselheiro federal que, sem prévia licença do Conselho, faltar a três reuniões plenárias consecutivas, sendo sucedido pelo suplente. (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995


ID
2897338
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia, bem como a Lei nº 9.120, de 26 de outubro de 1995, altera dispositivos da Lei nº 3.820/1960, têm como prerrogativa:

Alternativas
Comentários
  • A) Compete ao Conselho Federal (incorreto)

    D) Responsabiliza-se ao Conselho Regional (incorreto)

    E) GABARITO

  • A) Compete ao Conselho FEDERAL

    B) Compete ao Conselho FEDERAL

    C) Atribui-se aos Conselho FEDERAL

    D) Responsabiliza-se aos Conselhos Regionais

    E) Alternativa correta

  • Eu fiz essa prova e passei em 2° lugar para o cargo de farmacêutica fiscal!!. Se eu consegui, vcs tbm conseguem!! vamos em frente.

  • Gabarito E

    Art. 6 - São atribuições do Conselho Federal:

    o) fixar a composição dos Conselhos Regionais, organizando-os à sua semelhança e promovendo a instalação de tantos órgãos quantos forem julgados necessários, determinando suas sedes e zonas de jurisdição.

    l) ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestado em escola ou instituto oficial;

    g) expedir as resoluções que se tornarem necessárias para a fiel interpretação e execução da presente lei;

    Art. 10 - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada.

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;

  • A)

    Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:

    o) fixar a composição dos Conselhos Regionais, organizando-os à sua semelhança e promovendo a instalação de tantos órgãos quantos forem julgados necessários, determinando suas sedes e zonas de jurisdição.

    B)

    Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:

    l) ampliar o limite de competência do exercício profissional, conforme o currículo escolar ou mediante curso ou prova de especialização realizado ou prestada em escola ou instituto oficial;

    C)

    Art. 6º - São atribuições do Conselho Federal:

    g) expedir as resoluções que se tornarem necessárias para a fiel interpretação e execução da presente lei;

    D)

    Art. 10. - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sôbre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;

    E) CORRETA

    Art. 10. - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    e) sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e à fiscalização do exercício profissional;


ID
2897359
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Conselho Federal de Farmácia e com os Conselhos Regionais de Farmácia foram criados com o intuito de promover e proteger a garantia do exercício pleno da profissão farmacêutica.


Qual alternativa contém a legislação que instituiu a criação do CFF/CRFs?

Alternativas
Comentários
  • Lei 3820 de 1960

  • Lei n° 3.820 de 11 de novembro de 1960 " Cria o Conselho Federal os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências."

  • Gabarito C

    Lei nº 5.991 - Dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências.

    Lei nº 3.820 - Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.

    Decreto nº 85.878 - (Âmbito Profissional do Farmacêutico) Estabelece normas para execução de Lei nº 3.820, sobre o exercício da profissão de farmacêutico, e dá outras providências.

    Lei nº 6.839 - Dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício de profissões.

    LEI Nº 13.021 - Dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas. 

    Resolução Nº 596 Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.

    Resolução CFF Nº 648 Regulamenta o procedimento de fiscalização dos Conselhos Regionais de Farmácia e dá outras providências.


ID
2897398
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A deliberação nº. 003/2015 do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Pernambuco (CRF-PE) aprova o seu regimento interno. Corresponde à organização estrutural do Conselho, conforme o seu regimento interno:

Alternativas

ID
3166609
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao presidente do Conselho Federal de Farmácia, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

Alternativas
Comentários
  • LEI N º 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.

    Art. 11. - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    Fonte: Planalto


ID
3166615
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em cada Conselho Regional, serão inscritos os profissionais de farmácia que tenham exercício em seu território e que constituirão o seu quadro de farmacêuticos.

Alternativas
Comentários
  • LEI N º 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.

    Art. 14. - Em cada Conselho Regional serão inscritos os profissionais de Farmácia que tenham exercício em seus territórios e que constituirão o seu quadro de farmacêuticos.

    Fonte: Planalto


ID
3166621
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O mandato da Diretoria dos Conselhos Regionais terá a duração de quatro anos, sendo seus membros eleitos por meio do voto direto e secreto, por maioria relativa.

Alternativas
Comentários
  • LEI N º 3.820, DE 11 DE NOVEMBRO DE 1960.

    Art. 12. O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de quatro anos.

    Parágrafo único. O mandato da diretoria dos Conselhos Regionais terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.

    Fonte: Planalto


ID
3234580
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, conforme a Deliberação n.º 962/2018, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3242206
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ideia de expandir para outros profissionais, entre os quais o farmacêutico, maior responsabilidade no manejo clínico dos pacientes, intensificando o processo de cuidado, tem propiciado alterações nos marcos de regulação em vários países. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, sem que haja diagnóstico prévio, desde que tenha título de especialista reconhecido pelo Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição.
II. O farmacêutico pode modificar a prescrição de medicamentos do paciente, emitida por outro prescritor, quando previsto em acordo de colaboração, sendo que, neste caso, a modificação, acompanhada da justificativa correspondente, deverá ser comunicada ao outro prescritor.
III. O farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos, cuja dispensação não exija prescrição médica, desde que esse ato esteja fundamentado em conhecimentos e habilidades clínicas, sendo que para a prescrição de medicamentos dinamizados será exigido, pelo Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, o reconhecimento de título de especialista em homeopatia ou antroposofia.

Alternativas

ID
3302983
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a Lei Nº 3820/1960, que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Farmácia, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • sobre a letra A: o coselho fereral será composto po 15 mebros, sendo 12 efetivos e 3 suplentes

    sobre a letra B: perderá se faltar a 3 reunioes, e nao duas

    sobre a letra C: não sra remunerada, é meramente honorifica.

    sobre a letra D: isso é responsabilidade dos conselhos regionais

    sobre a letra E: é a correta

    Espero ter ajudado!!!!

  • sobre a letra A , dispõem a lei 3.820: Art. 3º O Conselho Federal será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais ( se em cada estado há um CRF mais um do DF, logo seria composto de 27 membros titulares com seus respectivos suplentes).

    A composição do CRF do PA, por exemplo, é de 12 titulares e 3 suplentes.

    Em relação a alternativa E, a meu vê, caberia recurso uma vez que exige-se presença da maioria absoluta dos membros, mas a aprovação seria por maioria simples.

    Art. 3º O Conselho Federal será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais.         

    § 1º Cada conselheiro federal será eleito, em seu Estado de origem, juntamente com um suplente.         

    § 2º Perderá o mandato o conselheiro federal que, sem prévia licença do Conselho, faltar a três reuniões plenárias consecutivas, sendo sucedido pelo suplente.        

    § 3º A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através do voto direto e secreto, por maioria simples, exigido o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos.  


ID
3320110
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à prática farmacêutica em sistemas municipais de saúde, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3326335
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Decreto no 85.878/1981, que regulamenta a Lei Federal no 3.820/1960, trata do exercício profissional farmacêutico, estabelecendo as respectivas atribuições, privativas ou não. Considerando as diferentes atribuições do profissional farmacêutico previstas nesse decreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão está dentro do artigo 1º do Decreto Nº 85.878

  •  Art 1º São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

            I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada; questão passivel de anulação

  • Letra A - Errada

    As empresas que atuam na produção de medicamentos controlados, produtos biológicos e vacinas devem ter como responsável técnico exclusivamente o profissional farmacêutico. -> Atribuição não privativa.

    Art. 2º - São atribuições dos profissionais farmacêuticos, as seguintes atividades afins, respeitadas as

    modalidades profissionais, ainda que não privativas ou exclusivas:

    a) órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores em que se preparem ou fabriquem

    produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e

    veterinário, bem como de derivados do sangue;

    Letra B - Errada

    O magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica pode ser exercido por profissionais não farmacêuticos, desde que estes tenham diploma de mestrado e doutorado em programa de pós-graduação específico da área em que irão atuar. -> Atribuição privativa.

    Art. 1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

    V - o magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação

    farmacêutica, obedecida a legislação do ensino;

    Letra C - Errada

    A responsabilidade técnica de laboratórios de controle de qualidade de produtos com ação terapêutica pode ser assumida por farmacêuticos e por químicos. -> Atribuição privativa.

    Art. 1º - São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

    II - assessoramento e responsabilidade técnica em:

    c) órgãos laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratique extração,

    purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise

    fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral;

    Letra D - Errada

    A responsabilidade técnica de laboratórios de produção de medicamentos destinados ao uso humano e veterinário é privativa do profissional farmacêutico. -> Atribuição não privativa.

    Art. 2º - São atribuições dos profissionais farmacêuticos, as seguintes atividades afins, respeitadas as

    modalidades profissionais, ainda que não privativas ou exclusivas:

    I - a direção, o assessoramento, a responsabilidade técnica e o desempenho de funções

    especializadas exercidas em:

    a) órgãos, empresas, estabelecimentos, laboratórios ou setores em que se preparem ou fabriquem

    produtos biológicos, imunoterápicos, soros, vacinas, alérgenos, opoterápicos para uso humano e

    veterinário, bem como de derivados do sangue;

    Letra E - Gabarito

    A manipulação de medicamentos magistrais e farmacopeicos, tanto no serviço público quanto no privado, deve ser de responsabilidade técnica exclusiva do profissional farmacêutico. -> Atribuição privativa.

  • Dispensação e manipulação quase SEMPRE é atribuição PRIVATIVA!


ID
3346645
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Documento expedido pelo CRF, com valor probante de ausência de impedimento ou suspeição do profissional, para exercer a direção técnica em caso de substituição ao titular, sem prejuízos dos termos dos Artigos 19 e 21 da Lei nº 3820/60.” Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • B

    Certificado de Regularidade.


ID
3446410
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 3º – Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras atividades, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 1 (um) dia.

    Fonte:

    Portanto, não concordo com o gabarito sendo a letra D. Algúem mais discordo da banca?

  • Art. 13 – O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 1º – Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato. §

    2º – Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

  • Acredito que seja porque na questão fala em atividades previamente agendadas, por isso seria 48 horas (2 dias), caso não informasse isso, acho que a sua resposta seria a correta (:

  • Resolução velha nova Resolução 711/21 determina que seja no prazo de 12horas. cuidado em.

    a resposta correta é 2 dias ( 48 horas) porém na antiga resolução 568, porém na nova 711 é 12 horas.


ID
3466477
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, julgue o item.


A eleição para os Conselhos Regionais será realizada por meio de voto direto e secreto, por maioria simples, exigindo‐se o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

    ART. 3 § 3 - A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através do voto direto e secreto, por maioria simples, exigido o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos.

    (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995)

    Bons Estudos

  • GABARITO: CORRETO

    Lei nº3.820/1960

    Art. 3.

    §3º - A eleição para o Conselho Federal e para os Conselhos Regionais far-se-á através do voto direto e secreto, por maioria simples, exigido o comparecimento da maioria absoluta dos inscritos. (Obs.: Redação dada pela Lei nº 9.120, de 26/10/1995).


ID
3466480
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, julgue o item.


Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CORRETO

    Art. 27 § 1 - Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos.

    Bons Estudos

  • GABARITO: CERTO

    Leis n.º 3.820/1960

    Art. 27 - A renda de cada Conselho Regional será constituída do seguinte:

    §1º - Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfermos.


ID
3502057
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual alternativa representa uma atribuição dos Conselhos Regionais de Farmácia?

Alternativas

ID
3502063
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a constituição da renda dos Conselhos Regionais de Farmácia é correto afirmar que será constituída de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra E, de acordo com a Lei 3.820/60.

    Art. 27. - A renda de cada Conselho Regional será constituída do seguinte:

    a) 3/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 3/4 das anuidades;

    c) 3/4 das multas aplicadas de acôrdo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenções dos govêrnos, ou dos órgãos autárquicos ou dos para-estatais;

    f) 3/4 da renda das certidões;

    g) qualquer renda eventual.


ID
3502066
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual a data limite para o pagamento da anuidade do Farmacêutico junto ao Conselho Regional que é vinculado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra C, de acordo com a Lei 3.820/60.

    22. - O profissional de Farmácia, para o exercício de sua profissão, é obrigado ao registro no Conselho Regional de Farmácia a cuja jurisdição estiver sujeito, ficando obrigado ao pagamento de uma anuidade ao respectivo Conselho Regional até 31 de março de cada ano, acrescida de 20% (vinte por cento) de mora, quando fora desse prazo.


ID
3519277
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base nas Leis n.º 3.820/1960, n.º 5.991/1973 e n.º 13.021/2014, julgue o item.



No prontuário do profissional de farmácia, o Conselho Regional consignará todas as anotações referentes a ele, inclusive elogios e penalidades.

Alternativas
Comentários
  • LEI 3820/ Art. 21 - No prontuário do profissional de Farmácia, o Conselho Regional fará toda e qualquer anotação referente ao mesmo, inclusive elogios e penalidades.


ID
3519298
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.



Na hipótese de pedido de vista dos autos ou de conversão do julgamento em diligência, o processo será retirado de pauta.

Alternativas
Comentários
  • Consoante a RESOLUÇÃO Nº 596, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014:

    Art. 24 - Na hipótese de pedido de vista dos autos ou conversão do 

    julgamento em diligência, o processo será retirado de pauta.


ID
3528499
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos diferentes processos de fiscalização de interesse farmacêutico, julgue o item.


Os fiscais do Conselho Regional de Farmácia, obrigatoriamente, devem ser farmacêuticos, inscritos no Conselho, aprovados por concurso público e com habilitação dos tipos B, C, D ou E.


Alternativas
Comentários
  • GAB (C)

    Art. 3º Os fiscais obrigatoriamente devem ser farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, respeitando-se os seguintes critérios:

    I - Aprovação em concurso público constando de prova escrita versando seu conteúdo predominantemente sobre deontologia, legislação farmacêutica e sanitária, além de prova de títulos, todas de caráter classificatório e investigação social, de caráter eliminatório;

    II - O edital do concurso para farmacêutico fiscal deverá constar de forma clara as pontuações referentes à prova escrita e prova de títulos, prevendo o número de vagas para assunção imediata;

    III - Os farmacêuticos fiscais deverão trabalhar em regime de dedicação exclusiva, sendo vedado aos mesmos participarem como sócios, proprietários ou coproprietários, inclusive de assumir responsabilidade técnica ou prestar serviços com ou sem vínculo empregatício;

    IV - Os farmacêuticos fiscais trabalharão de acordo com a legislação em vigor, subordinados à supervisão do Vice-Presidente do CRF, a quem compete orientar e exigir o cumprimento deste regulamento;

    V - Serem portadores de carteira nacional de habilitação, no mínimo para categoria B, expedida pelo Departamento Nacional de Trânsito;


ID
3528577
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Se, durante o processo, a farmacêutica realizar pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, o processo ético será suspenso até posterior regularização do seu registro junto a qualquer Conselho Regional de Farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    ANEXO II - ART.1°, Parágrafo 2°

  • Art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente requeridas.

    § 2º - Por se tratar de direito intertemporal, o processo ético não será suspenso nem encerrado na hipótese de pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, e deverá seguir seu regular procedimento.


ID
3528580
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A farmacêutica possui o direito de arrolar até três testemunhas na sua defesa.

Alternativas

ID
3528583
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A reunião plenária de julgamento do processo ético‐disciplinar deverá ser realizada no prazo de 180 dias corridos, contados a partir da data de recebimento do processo ético‐disciplinar pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia, independentemente da manifestação da indiciada durante o processo.

Alternativas
Comentários
  • Do Julgamento

    Art. 20 - Recebido o processo, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia terá o prazo de 30 (trinta) dias para:

    a) marcar a data de julgamento do processo em reunião plenária;

    b) designar um Conselheiro Relator entre os Conselheiros Efetivos, por distribuição da Secretaria, observados os eventuais impedimentos e suspeições;

    c) comunicar ao indiciado a data de julgamento, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

    Parágrafo único - A reunião plenária de julgamento do processo ético-disciplinar deverá ser realizada no prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos, contados a partir da data de recebimento do processo ético-disciplinar pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia.


ID
3528586
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Na alegação de falta injustificada do caso em questão, pode‐se atribuir agravante de reincidência, dado o excesso de constatações fiscais (mais de três) em um curto período de tempo (menos de 24 meses).

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFF 596/2014

    Art. 4º - Considera-se reincidente aquele que tiver antecedentes disciplinares em processos findados administrativamente ou com decisão transitada em julgado.

    Parágrafo único - Verifica-se a reincidência quando se comete outra infração ética durante o prazo de 5 (cinco) anos após o trânsito em julgado da decisão administrativa que o tenha condenado anteriormente.


ID
3528589
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Prescreve em 24 meses a constatação fiscal de ausência da farmacêutica no estabelecimento, por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.

Alternativas

ID
3528592
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Na hipótese de cassação de diploma universitário, a pena de eliminação do Conselho Regional de Farmácia será imposta à farmacêutica, sem prejuízo de ações penais.

Alternativas

ID
3528595
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Caso se enquadre na prática proibida de deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional ou de permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça, pessoal e efetivamente, sua função, o processo em questão pode resultar em infração ética e disciplinar mediana, com pena de multa no valor de um salário mínimo a três salários‐mínimos regionais.

Alternativas

ID
3528598
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A farmacêutica não pode alegar que estava em outra drogaria, uma vez que, segundo a Deliberação n.º 15/2018 do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo, não é admitida mais de uma anotação de responsabilidade técnica, ainda que o farmacêutico requerente tenha disponibilidade e compatibilidade de horário.

Alternativas

ID
3528874
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


O farmacêutico responde solidariamente apenas pelos atos que autorizar no exercício da profissão.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Código de Ética Farmacêutica no Art. 4 - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão

ID
3537166
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É atribuição do Conselho Federal de Farmácia e do Conselho Regional de Farmácia, respectivamente:

Alternativas

ID
3626899
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rio Maria - PA
Ano
2013
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um farmacêutico foi denunciado no Conselho Regional de Farmácia por “promover a intercambialidade de medicamentos genéricos” por “medicamento similar” e não por “medicamentos de referência”, como consta na Lei nº 9.787, de 10 de fevereiro de 1999. Esse tipo de atitude é uma típica infração ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica, uma vez que é proibido ao farmacêutico

Alternativas

ID
3747358
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“Ficam criados os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, destinados a zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no País.”
Disponível em: art. 1 daLei Federal n.º 3.820

De acordo com a Lei Federal n.º 3.820, de 11.11.1960, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Lei nº 3.820/1960, Art.3°, §2º: três reuniões.

    b) ERRADO. Lei nº 3.820/1960, Art.5°, §2º: quatro anos.

    c) ERRADO. Lei nº 3.820/1960, Art.6º, alínea b.

    d) ERRADO. Lei nº 3.820/1960, Art.12: quatro anos.

    e) CERTO. Lei nº 3.820/1960, Art.12, §único.

  • Alternativas B e D foram feitas exclusivamente para distrair o candidato. KKKK.

  • Melhor comentário. Cirúrgico.


ID
3968335
Banca
Prefeitura de Canelinha - SC
Órgão
Prefeitura de Canelinha - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico deve comunicar previamente ao CRF, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua, quando a situação for por motivo de férias, cursos etc. A comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 - O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 1º - Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.

    § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.


ID
4022014
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei nº 3.820/60, modificada pela Lei nº 9.120/96, cria o(a)

Alternativas
Comentários
  • Altera dispositivos da Lei nº 3.820, de 11 de novembro de 1960, que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácia.

    gab: E


ID
4829164
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua. Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.

II. A administração enteral, ou administração pela boca, é considerado um modo seguro, comum, conveniente e econômico de administrar os fármacos. O fármaco pode ser deglutido, por via oral, ou pode ser colocado sob a língua (sublingual) ou entre a bochecha e a gengiva (bucal), facilitando a absorção direta na circulação sanguínea.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha ao afirmar que fármacos administrados via oral sofrem absorção direta para a corrente sanguinea quando, na verdade, irão sofrer metabolização hepática e depois cair para o aporte circulatório sistêmico.


ID
4929805
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Juarez Távora - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Lei nº 3.820/60, para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil, gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. - Para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil:

    1) ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a êste equiparado;

    2) estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente;

    3) não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica;

    4) gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 (três) farmacêuticos inscritos.

    fonte: lei 3820

    pensa assim: 1 é bom, 2 é ótimo, 3 é demais


ID
4929808
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Juarez Távora - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a lei 3.820/11, as suspensões serão impostas por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicáveis pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso. De acordo com a lei a suspensão varia de:

Alternativas
Comentários
  • Suspensão: 3 MESES A 1 ANO

    Multa: 1 UM SALÁRIO MÍNIMO A 3 SALÁRIOS MÍNIMOS

    Advertência: PALAVRA CENSURA

    #ESTUDA GUERREIRA

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • 2011 passou longe


ID
5074945
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve

Alternativas
Comentários
  • A comunicar às autoridades policiais os fatos que caracterizam infringência ao Código de Ética e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas - COMUNICAR AO CRF

    B dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, com remuneração, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia. SEM REMUNERAÇÃO

    C exercer a profissão farmacêutica, respeitando apenas as normas técnicas vigentes.

    D comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes a recusa em se submeter à prática de atividade contrária à lei ou ao regulamento, bem como a desvinculação do cargo, da função ou do emprego, motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão e da saúde.

    E guarda sigilo de fatos e informações de que tenha conhecimento no exercício da profissão, em todas as situações. HÁ DETERMINADAS SITUAÇÕES EM QUE O SIGILO PODE SER QUEBRADO.


ID
5218366
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São atribuições dos Conselhos Regionais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Quem expede Resoluções é o CFF. O CRF fiscaliza.


ID
5244025
Banca
IDIB
Órgão
CRF - MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sabe-se que o Conselho Federal de Farmácia é o órgão supremo dos Conselhos Regionais, com jurisdição em todo o território nacional e sede no Distrito Federal. Para cumprir tal papel, é possível afirmar que o Conselho Federal:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra C

    De acordo com a Lei 3.820/60:

    Art. 3º O Conselho Federal será constituído de tantos membros quantos forem os Conselhos Regionais.         (Redação dada pela Lei nº 9.120, de 1995)


ID
5278747
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Lindóia do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo – CRFSP, o farmacêutico hospitalar é o profissional responsável pela orientação de pacientes internados e ambulatoriais, visando sempre à eficácia terapêutica, racionalização dos custos e uso racional dos medicamentos, promovendo:

Alternativas
Comentários
  • ????

  • Brisa!


ID
5358847
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

Os conselheiros federais do Conselho Federal de Farmácia serão eleitos em seus estados de origem, juntamente com dois suplentes.

Alternativas
Comentários
  • juntamente com um suplentes

    Gabarito E


ID
5358850
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico, e terá a duração de dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Terá duração de quatro anos

  • terá a duração de quatro anos.

    gabarito E

  • Lei 3.820

    Art. 12: O mandato dos membros dos Conselhos é privativo de farmacêutico de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorifico e terá a duração de 4 anos.

  • CFF:

    Membros - 4 anos (M. Simples , exigida presença da M. Absoluta)

    Diretoria - 2 anos (M. Absoluta)


ID
5358853
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

A expedição de carteira profissional e o registro de profissionais farmacêuticos são atribuições do Conselho Federal de Farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, de acordo com a Lei 3.820/60:

    Art. 19. - Os Conselhos Regionais expedirão carteiras de identidade profissional aos inscritos em seus quadros, aos quais habilitarão ao exercício da respectiva profissão em todo o País.


ID
5358856
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO I

    Art. 11. - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.


ID
5358859
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, de acordo com a Lei 3.820/60:

    Art. 13. - Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País.


ID
5358862
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Farmácia, julgue o item.

Um dos requisitos para a inscrição como farmacêutico perante o Conselho competente é gozar de boa reputação por conduta pública, que deve ser atestada por três farmacêuticos inscritos.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, de acordo com a Lei 3.820/60:

    Art. 15. - Para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil:

    1) ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a êste equiparado;

    2) estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente;

    3) não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica;

    4) gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 (três) farmacêuticos inscritos.


ID
5358901
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, jugue o item.

No limite territorial da unidade federativa em que fixar a sua sede, o Conselho Regional de Farmácia tem jurisdição administrativa sobre as matérias sujeitas às suas atribuições legais.

Alternativas

ID
5358904
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, julgue o item.

O Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima deverá ser composto por doze conselheiros, sendo nove efetivos e três suplentes, eleitos em conjunto, e a investidura do suplente em Plenário dependerá de vacância da função pelo efetivo do respectivo mandato.

Alternativas

ID
5358907
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, julgue o item.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia intimará o conselheiro federal efetivo e o suplente para participar das reuniões plenárias, às quais as presenças serão obrigatórias.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. O Presidente do Conselho Regional de Farmácia convidara o Conselheiro Federal Efetivo e o Suplente para participar das reuniões plenárias, cujas presenças serão facultativas.


ID
5358910
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, julgue o item.

As reuniões plenárias do Conselho Regional de Farmácia serão abertas à participação de qualquer farmacêutico interessado, assegurando o direito de voz em qualquer situação.

Alternativas
Comentários
  • § 1º - As Reuniões Plenárias serão abertas à participação de qualquer farmacêutico interessado, assegurado o direito de voz, exceto quando se tratar de apreciação de matéria ético-disciplinar;


ID
5358913
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, julgue o item.

As reuniões plenárias do Conselho Regional de Farmácia somente serão instaladas com a presença de, no mínimo, metade mais um de seus membros efetivos, dentre os quais, pelo menos da Diretoria.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 659, DE 28 DE SETEMBRO DE 2018

    Art. 21 - As Reuniões Plenárias somente serão instaladas com a presença de, no mínimo, metade mais um de seus membros efetivos, dentre os quais, pelo menos 2 (dois) membros da Diretoria.


ID
5358916
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o regimento Interno do Conselho Regional de Farmácia do estado de Roraima, julgue o item.

A Assembleia Geral Eleitoral constitui-se dos farmacêuticos inscritos, reunindo-se ordinariamente no período e conforme as disposições previstas no Regulamento Eleitoral para os Conselhos Regionais de Farmácia, elaborado pelo Conselho Federal de Farmácia.

Alternativas

ID
5382211
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

João, recém-formado em farmácia, procurou o Conselho Regional de Farmácia de seu estado para protocolar o processo de inscrição definitiva. Ele apresentou todos os documentos exigidos pelo Conselho e preencheu corretamente todo o formulário de pedido de inscrição.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a classificação do ato administrativo que resultará na inscrição definitiva do solicitante no quadro de farmacêuticos do estado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    O ato administrativo editado no exercício de competência vinculada, por meio do qual a Administração Pública formalmente declara terem sido preenchidos os requisitos legais exigidos, e que constitui o direito de um particular ao exercício de uma profissão ou atividade privada determinadas, é reconhecido como LICENÇA.

    Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
5382412
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto às taxas e às anuidades cobradas pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Farmácia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 3820/ 60:

    Art. 23. - Os Conselhos Federal e Regionais cobrarão taxas pela expedição ou substituição de carteira profissional.

    Art. 26 - Constitui renda do Conselho Federal o seguinte:

    a) 1/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 1/4 das anuidades;

    c) 1/4 das multas aplicadas de acôrdo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenção dos govêrnos, ou dos órgãos autárquicos ou dos para-estatais;

    f) 1/4 da renda das certidões.

    Art. 27. - A renda de cada Conselho Regional será constituída do seguinte:

    a) 3/4 da taxa de expedição de carteira profissional;

    b) 3/4 das anuidades;

    c) 3/4 das multas aplicadas de acôrdo com a presente lei;

    d) doações ou legados;

    e) subvenções dos govêrnos, ou dos órgãos autárquicos ou dos para-estatais;

    f) 3/4 da renda das certidões;

    g) qualquer renda eventual.

    § 1º - Cada Conselho Regional destinará 1/4 de sua renda líquida à formação de um fundo de assistência a seus membros necessitados, quando inválidos ou enfêrmos.


ID
5382487
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca das atribuições do Conselho Regional de Farmácia do estado do Maranhão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 10 - As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes:

    c) fiscalizar o exercício da profissão, impedindo e punindo as infrações à lei, bem como enviando às autoridades competentes relatórios documentados sobre os fatos que apurarem e cuja solução não seja de sua alçada;

  • LETRA D ESTÁ CORRETA


ID
5382490
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à composição do Conselho Regional de Farmácia do estado do Maranhão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Regional de Farmácia será composto por quinze conselheiros, sendo doze efetivos e três suplentes


ID
5382493
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que concerne aos órgãos do Conselho Regional de Farmácia do estado do Maranhão, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5382496
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - MA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito do plenário do Conselho Regional de Farmácia do estado do Maranhão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar