SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Engenheiro Eletricista


ID
208693
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito das regras gerais de redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d)

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
     

  • Somente para complementar o comentário da colega, segue abaixo o erro das demais alternativas


    Alternativa A - Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    Alternativa B - Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica

    Nunca serão bem-vindas impressões individuais nas comunicações oficiais


    Alternativa C - Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão


    Alternativa E - Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática

  • Não entendi o erro da opção A, pois apesar de não estar no texto do manual, ATË HOJE se mantém esta pratica (pelo menos em todas as leis assinadas pelo presidente).
  • Lucas,

    O errado da alternativa A está no final. 
    "Essa prática é mantida desde o início do período republicano até hoje".
    Na realidade, a prática de inserir os anos transcorridos desde a Independência precede o período republicano, tem sua origem no Império.
    • d) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
    • clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.
      A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.
       
    • Alternativa B: O tratamento que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de vários fatores, entre os quais se destacam determinadas impressões individuais de quem comunica, que só serão bem-vindas no texto se forem utilizadas sob a forma de alerta para o destinatário da mensagem, ou seja: o público, o conjunto dos cidadãos ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. (ERRADA).

      Uma das características da Redação Oficial é a impessoalidade. Essa característica decorre "da ausência de impressões individuais de quem comunica. É sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. (...) se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular. (...) a impessoalidade aplica-se, em primeiro lugar, a quem escreve o texto, ao Signatário. Aquele que assina não é o remetente, não é o dono da correspondência - o emissor na redação oficial é sempre o Serviço Público. O redator não pode, portanto, deixar que sua visão, seus interesses ou sua vontade se reflitam no texto".


      Alternativa C: O padrão culto não combina com a simplicidade de expressão, para não ser confundido com pobreza de expressão. (ERRADA)

      O atributo do Uso do padrão culto de linguagem "é traduzido nos dois mandamentos a seguir: obediência à gramática formal e utilização de vocabulário simples".


      Alternativa D: As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. (CORRETA).

      Utilização do vocabulário simples:

      "As palavras e expressões utilizadas devem ser entendidas por todos os usuários da língua. Para isso há duas categorias de orientação:"

      1: não utilizar (inclusão proibida): gíria, jargão técnico, regionalismo, linguagem rebuscada, construções próprias da literatura;

      2. evitar (inclusão somente quando indispensável): termo técnico, neologismo e estrangeirismo.


      Alternativa E: Existe propriamente um padrão oficial de linguagem; uma vez que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões ou obediência a certa tradição no emprego das formas sintáticas, razão por que se consagrou a utilização de linguagem burocrática, conhecida como o jargão burocrático. (ERRADA).

      Conforme o atributo do padrão culto da linguagem, deve-se utilizar vocabulário simples. Jargões burocráticos vão de encontro com essa característica.


      Fonte: APOSTILA VESTCON


    • A) Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade – estabelecida por decreto imperial de 10 de dezembro de 1822 – de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    ID
    208711
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror.

    Antônio Machado. Europa em Chamas. In: Correio Braziliense, 15/5/2010, p. 19 (com adaptações).

    Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Um conjunto de cinco países europeus tem tirado o sono de economistas do mundo todo. Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, batizados de Piigs (acrônimo depreciativo criado para denominar as cinco economias, e que em inglês tem sonoridade e escrita semelhante a “porcos”), provocam temor em investidores quanto à capacidade desses governos de conter o alto deficit fiscal e honrar suas dívidas. O deficit ocorre quando um país gasta mais do que arrecada.

    • Os países participantes na União Europeia são 15, mas apenas 12 adotaram a moeda única. O grupo de países que integram a União Econômica e Monetária (UEM) é designado por Zona do Euro, Área do Euro ou Eurolândia. Os países da zona do Euro são: Portugal, Holanda (Países Baixos), Espanha, Itália, França, Áustria, Luxemburgo, Irlanda, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Grécia.

      Os países que não pertencem à Zona Euro poderão aderir ao Euro a qualquer momento: Inglaterra, Dinamarca e Suécia.

    • Por eliminação:

      a) A inglaterra faz parte da UE, só não adota o euro como moeda oficial (Errada).

      b)O texto enfoca um aspecto negativo da globalização: a globalização das crises (Errada)

      c)Só 12  países da UE adotam o Euro (Errada)

      d)(Certa)

      e)Obama buscou a intervenção do Estado na economia. Intervenção do Estado não é dogma neoliberal, muito pelo contrário. O Estado não tem vez no neoliberalismo (Errada).

    • A União Européia é composta por 27 países, do quais 16 estão na zona do euro e 11 não estão. Dos onze, três não aceitam a unificação da moeda entre elas: Suécia, Inglaterra e Dinamarca. Dos 8 que sobram terão até 2015 para fazer parte da zona do euro.

      zona do euro:

      Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal

    • 1957 = TRATADO DE ROMA = CRIAÇÃO DO MCE (MERCADO COMUM EUROPEU)

       

      União Européia – 27 PAÍSES

       

      1957: ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, BÉLGICA, LUXEMBURGO

       

      1973: REINO UNIDO, IRLANDA, DINAMARCA

       

      1981: GRÉCIA

       

      1986: ESPANHA, PORTUGAL

       

      1995: SUÉCIA, FINLÂNDIA, ÁUSTRIA

       

      2004: POLÔNIA, HUNGRIA, REP.THECA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA, MALTA, CHIPRE

       

      2007: ROMÊNIA, BULGÁRIA

       

      • 16 PAÍSES UTILIZAM  O EURO
      • A PARTIR DE 01/01/2011 PASSAM A SER 17 PAÍSES (ESTÔNIA)

       

      NOTA: 

      1992= TRATADO DE MAASTRICH (HOLANDA) P/ CRIAÇÃO DE UMA NOVA MOEDA, PEDIRAM 10 ANOS, EM 01/01/2002 CRIAÇÃO DO EURO.

    • Apenas agregando informações. No neoliberalismo o estado é mínimo, não inexistente. Esse estado deve garantir o bom funcionamento da economia liberal, regulando para permitir a livre concorrência e o cumprimento dos contratos. Uma nação sem estado seria anárquica.
    • A letra A está errada. De fato, a Inglaterra não utiliza o euro como moeda. No entanto, ela integra a União Europeia.
      A
      letra B está errada. Na verdade, a partir da leitura do texto, podemos verificar aspectos negativos do processo de globalização. Isso fica bem claro quando o texto se refere a “eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque.”
      A
      letra C está errada. Nem todos os países da União Europeia integram a “zona do euro”. O maior exemplo é a Inglaterra, que continua usando a libra esterlina.
      A
      letra D está correta. Os países que possuem altos déficits públicos são Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, os quais ficaram conhecidos como PIIGS, acrônimo de “pigs”, o que ressalta a fragilidade econômica destes.
      A
      letra E está errada. Diante da crise financeira internacional, Barack Obama aprovou pacotes de estímulo à economia, os quais consistiram basicamente em injetar dinheiro público no mercado. Essas medidas anticrise são totalmente contrárias ao neoliberalismo, que prega a  não-intervenção do Estado na economia.

    ID
    208714
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    Hidrelétrica de Salto entra em operação

    A Usina Hidrelétrica de Salto, localizada no Rio Verde, entre os municípios de Caçu e Itarumã, começou a produzir energia na noite da última quinta-feira, com metade de sua capacidade de 116 megawatts.

    In: O Popular, 15/5/2010, p. 15.

    Acerca do assunto tratado no texto, assinale alternativa incorreta.

    Alternativas
    Comentários
    • Por eliminação:

      a)Certa

      b)Errada. Nem sempre. Em muitos estados, a distribuição e produção de Energia é feita no modelo de concessão (pra dizer a verdade, acho que em todos).

      c)Certa. A usina nuclear, assim como a movida a carvão, tem o mesmo princípio: gerar energia a partir do calor, que aquece a água. O vapor d'água é que vai mover as turbinas e gerar energia.

      d)Certa. Tem se tornado, tecnicamente, mais seguras (Alguém ouviu falar de algum acidente nuclear nos últimos 10 anos?)

      e)Certa. O potencial hidroelétrico do Brasil ainda é pouco explorado. Como se sabe, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. E quanto mais água, maior o potencial de gerar energia.

    • Outro erro da alternativa B encontra-se no fato de se afirmar que o incremento do consumo de energia elétrica é lento, o que não é verdade.

    • O lento incremento da produção de energia no Brasil ocorre principalmente devido ao modelo adotado ser o hidrelétrico. Para a construção de novas usinas ocorre muitos entraves ambientais, é necessário por exemplo, EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental e seu relatório), licenças ambientais, consultas à população afetada; em fim; briga por interesses, sejam os ambientalistas ou os desenvolvimentistas. O maior exemplo disso é Belo Monte. E esses fatores independem se o governo tem o monopólio ou não sobre a questão energética, pois teriam que ser obedecidos se a construção e o gerenciamento fossem do setor privado.

    ID
    208717
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Considere que Pedro, membro do Ministério Público de Goiás há mais de 10 anos, seja condenado por homicídio culposo e esteja respondendo por improbidade administrativa. Com base nessa situação hipotética, Pedro

    Alternativas
    Comentários
    • Na verdade, Pedro contínua sendo membro do MP. Assim, continua exercendo e participando de  todas as atividades inerentes ao função. Pois só perderá o cargo se condenado em sentença definitiva por condenação em improbidade. Ademais, a condenação por Homícido Culposo não traria a perda da função pública como efeito da condenação, já que a pena máxima de homícido culposo é de 3 anos, necessitando ser superior a quatro para operar tal efeito.
    • Qual o erro da E? Que eu saiba quem responde a processo criminal não pode fazer parte do Conselho Superior... Se alguém souber me avisa ;)
    • Marcia, é que ele continua como membro do MP, e assim ele pode fazer parte do Conselho. E a questão diz que não pode, eis o erro.
    • Conforme expõe o artigo 155, § 1º, concorrerão à lista tríplice os membros do MInistério Público do Distrito Federal com mais de cinco anos de exercicío nas funções da carreira e que não tenham sofrido, nos últimos quatro anos, qualquer condenação definitiva ou NÃO ESTEJAM RESPONDENDO A PROCESSO PENAL OU ADMINISTRTATIVO.




      Questão mal elaborada!







    • Sem contar que na lesgislação, a oportunidade só é restringida caso ocorra ação por homicídio DOLOSO.
    • Pessoal, esta questão foi anulada pela banca que organizou a prova.
      Abs!
    • Candidato qualquer membro se candidata, porém não toma posse. A questão C diz respeito ao Pedro candidatar-se.
    • A alternativa E também está errada pelo seguinte:
      A questão fala de membro do MP e para fazer parte do Conselho só pode ser procurador, excluindo aqui os Promotores.
      Então, sendo membro há de ter duas alternativas, ser promotor e procurador e só pelo tempo daria pra descartar a possibilidade de ser procurador.
      Por isso, também não pode fazer parte do Conselho.
    • Questão muito, mais muito mau elaborada

    • Lei complementar n°25/98 - MP - GO

      Art. 7º - São inelegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que:

      II - forem condenados por crimes dolosos ou ato de improbidade administrativa, com decisão transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

      Ou seja, por se tratar de homicídio doloso e o processo por ato improbidade não ter seu transito em julgado Pedro poderá se candidatar ao cargo de PGJ, pois não se encontra nas hipóteses de inelegilibidade para o cargo.


    ID
    208720
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação Estadual
    Assuntos

    Considere que um servidor do Ministério Público de Goiás faça parte de uma sociedade comercial, um restaurante, em que participe da administração da referida empresa apenas fora do horário de expediente. Nessa situação, é correto afirmar, com base no estatuto do funcionário público civil de Goiás, que esse tipo de participação societária do funcionário é

    Alternativas
    Comentários
    • Olá, pessoal!

      Essa questão foi anulada pela organizadora.


      Justificativa da banca:  Há duas alternativas corretas.

      Bons estudos!
    • Creio que as alternativas corretas que motivaram a anulação da questão é a Letra A e a Letra D. Fazer parte de sociedade comercial é infração disciplinar grave (art. 303, inciso VII, exceto como acionista, cotista ou comanditário), todavia não sujeita o infrator a pena de demissão, mesmo em caso de reincidência. A reincidência só sujeita a demissão caso sejam cometidas infrações tipificadas no art. 304, essa afirmação é encontrada no art. 315.


      Abraço.


    ID
    208723
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Com relação ao corregedor-geral do Ministério Público de Goiás, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta Correta Letra E.

      a) O corregedor-geral será escolhido entre os membros do Ministério Púbico, promotores e procuradores de justiça.
      Errada: Segundo a lei complementar número 25/98, somente os PROCURADORES podem concorrer ao cargo de corregedor-geral do MP, vejamos: 

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.
      § 1º - Não havendo inscrição de candidatos, todos os Procuradores de Justiça que preencherem os requisitos serão considerados inscritos de ofício.


      b) A escolha do corregedor-geral será feita no Conselho Superior e entre seus integrantes.
      Errada: A escolha é feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      c) O Conselho de Procuradores de Justiça é o órgão responsável pela eleição do corregedor-geral que, para concorrer ao cargo, deve ter no mínimo 10 anos de carreira.
      Errada: Não é necessário 10 anos de carreira!

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.

      d) O corregedor-geral não poderá ser reeleito.
      Errada: É permitida sim, a reeleição.

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      e) É atribuição do corregedor-geral fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria-Geral de Justiça, pelas Procuradorias de Justiça, pelas Promotorias de Justiça e pelos Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico.
      Correta: É o que diz o artigo 28 alínea D da lei complentar 25/98.

      Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público:
      d) fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria Geral de Justiça, Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico e seus desdobramentos;
    • é vedada a reeleição dos integrantes do Conselho Superior do MP.

      Art. 17 - O Colégio de Procuradores de Justiça, órgão de administração superior do Ministério Público, é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e integrado por todos os Procuradores de Justiça.

      Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.

      Art. 24. A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão da administração superior encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como de fiscalizar e avaliar os resultados das metas institucionais e atividades dos demais órgãos da administração e dos órgãos auxiliares da atividade funcional. - 

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.


    ID
    208726
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Em relação ao Conselho Superior do Ministério Público de Goiás, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A  - Correta


      LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.
      Art. 23 - Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:

      XIV - autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, freqüentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no País ou no exterior, de duração máxima de 2 (dois) anos;


    • Letra A

      O Conselho Superior do MPT é um órgão colegiado, com função NORMATIVA, dentre outras funções, e atua como uma espécie de “Parlamento” do MPT.
    •  a) tem a atribuição de autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, frequentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no país ou no exterior, de duração máxima de 2 anos.
    • Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.


    ID
    208729
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    A respeito da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP), é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 64 - A ESMP é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
    • SEÇÃO III
      DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

      Art. 64 - A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      § 1º - A Escola Superior do Ministério Público poderá, ainda, ser integrada por membros e estagiários do Ministério Público designados pelo Procurador-Geral de Justiça.
      § 2º - O Diretor da Escola Superior do Ministério Público poderá ficar afastado de suas funções de execução e fará jus a gratificação por desempenho da função fixada por ato do Procurador-Geral de Justiça.
      Art. 65 - Incumbe a Escola Superior do Ministério Público, entre outras atribuições previstas no regulamento:
      - Vide Lei Complementar nº 81, de 26-01-2011.
      I - promover, em conjunto com a Corregedoria Geral do Ministério Público, Curso de Preparação e Aperfeiçoamento, como etapa obrigatória para o processo de vitaliciamento de Promotores de Justiça em estágio probatório, conforme regulamentação do Conselho Superior do Ministério Público;
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 89, de 12-12-2011.
    • ATUALIZAÇÃO!!! GALERA.
      Art. 64. A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, com a finalidade precípua de aprimoramento profissional e cultural dos membros da Instituição e dos serviços auxiliares.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.

      § 1º A Escola Superior do Ministério Público será dirigida por membro do Ministério Público
      titular e vitalício, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.


    ID
    208732
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    O coordenador do Centro de Apoio Operacional tem como atribuição

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA b)

      ATO PGJ n. 052/2010
      Art 4º, IV - IV – prestar apoio aos órgãos de execução do Ministério Público, especialmente nas orientações sobre a implementação das políticas públicas respectivas, bem como na instrução de procedimentos preparatórios, inquéritos civis, procedimentos investigatórios ou na preparação e propositura de medidas judiciais; 
    • LC 25/1998, Art. 60 - Compete aos Centros de Apoio Operacional:

      V - prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público na instrução de inquéritos civis ou na preparação e proposição de medidas processuais;


    ID
    215527
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    A norma brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão (NBR 5410) define cinco esquemas de aterramento. Assinale a alternativa que apresenta a sigla que não corresponde a um esquema de aterramento previsto pela referida norma.

    Alternativas
    Comentários
    • 4.2.2.2/ 4.2.2.2.1/ 4.2.2.2.2/ 4.2.2.2.3

      TN : UM PONTO DE ALIMENTAÇÃO DIRETAMENTE ATERRADO(massas ligadas a esse ponto)   TT       

      TN-S : NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO CONDUTORES DISTINTOS

      TN-C-S: NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO COMBINADOS NO MESMO CONDUTROR EM PARTE DO ESQUEMA - (PEN)

      TN-C : NEUTRO (N) E PROTEÇÃO (PE) SÃO COMBINADOS NO MESMO CONDUTROR EM TODO O ESQUEMA - (PEN)

      TT : ALIMENTAÇÃO E MASSAS ATERRADAS SEPARADAMENTE

      IT: PARTES VIVAS ISOLADAS DA TERRA OU UM PONTO DA ALIMENTAÇÃO É ATERRADO ATRAVÉS DE IMPEDÂNCIA


    • Só poderia ser da seguinte forma: ( Primeiras letras T ou I ) Segunda letra ( Tou N) Terceira e quarta letra (S ou C)


    ID
    215530
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Sabe-se que determinado sinal senoidal de tensão possui valor eficaz da componente fundamental igual a 95 volts. Um multímetro true rms mediu 100 volts como valor eficaz desse sinal. Sabendo-se que, além da componente fundamental, existe apenas 3.ª harmônica, o valor eficaz da 3.ª harmônica de tensão vale, aproximadamente,

    Alternativas
    Comentários
    • Um multímetro true rms irá medir o valor eficaz da onda sem admitir que ela seja uma senoidal perfeita (sinal fundamental), ou seja, lerá o sinal fundamental juntamente com suas harmônicas. Como existe apenas a 3ª harmônica nesse sinal e o sinal fundamental, o valor eficaz da 3ª harmônica pode ser calculado pela seguinte fórmula:



      Resposta: Alternativa D

    ID
    215536
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    De acordo com a NBR 5410, a seção mínima dos condutores de cobre isolados a serem utilizados em circuitos de força de instalações fixas em geral é de

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com a tabela 47 da norma apresenta-se como secção mínima de condutores para cabo de cobre para instalação de força a bitola de 2,5 mm2.

    • 6.4.3.1.4 A seção de qualquer condutor de proteção que não faça parte do mesmo cabo ou não esteja

      contido no mesmo conduto fechado que os condutores de fase não deve ser inferior a:

      a) 2,5 mm2 em cobre/16 mm2 em alumínio, se for provida proteção contra danos mecânicos;

      b) 4 mm2 em cobre/16 mm2 em alumínio, se não for provida proteção contra danos mecânicos.

    • Mano esssaz questões assim, é a base da base, os engenheiros nem pré usam falar nada

    • Jefas Macedo, você não sabe nem escrever como vai saber o que um engenheiro precisa?! 


    ID
    215539
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Com base na norma NBR 5410, o critério que não necessita ser atendido no dimensionamento da seção dos condutores é o da

    Alternativas
    Comentários
    • Transcrição da norma:

      "6.2.6.1.2 A seção dos condutores deve ser determinada de forma a que sejam atendidos, no mínimo,
      todos os seguintes critérios:
      a)  a capacidade de condução de corrente dos condutores deve ser igual ou superior à corrente de projeto
      do circuito, incluindo as componentes harmônicas, afetada dos fatores de correção aplicáveis (ver 6.2.5);
      b)  a proteção contra sobrecargas, conforme 5.3.4 e 6.3.4.2;
      c)  a proteção contra curtos-circuitos e solicitações térmicas, conforme 5.3.5 e 6.3.4.3;
      d)  a proteção contra choques elétricos por seccionamento automático da alimentação em esquemas TN e
      IT, quando pertinente (5.1.2.2.4);
      e)  os limites de queda de tensão, conforme 6.2.7; e
      f)  as seções mínimas indicadas em 6.2.6.1.1."

    ID
    215545
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    O teorema da superposição auxilia na resolução matemática de circuitos elétricos que possuem diversas fontes. Uma condição necessária para que esse teorema possa ser aplicado é que o circuito

    Alternativas
    Comentários
    • A saída (V ou I) de um circuito LINEAR é a soma das saídas correspondentes a cada fonte do circuito.

      Linear = a corrente e a tensão obedecem à lei de Ohm I = V/R


    ID
    215548
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Deseja-se instalar um analisador trifásico de qualidade da energia elétrica em determinada instalação atendida por baixa tensão. Para conectar esse analisador à rede elétrica, deve-se utilizar

    Alternativas
    Comentários
    • Se é BT não precisa de TP 


    ID
    215551
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Três transformadores monofásicos com tensões nominais de 220/127 V e 5 kVA de potência cada são associados entre si para formar um banco trifásico de transformadores. O primário e lado de maior tensão é ligado em delta, e o secundário, em estrela. Nesse caso, é correto afirmar que o transformador trifásico resultante possui

    Alternativas
    Comentários
    • Tensão primária  = Vf do banco = Vl em delta = 220 V

      Tensão secundária = Vl da estrela = raiz 3*127


    ID
    215554
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Para a determinação dos parâmetros do circuito equivalente de um motor de indução trifásico, são realizados ensaios em vazio e com o rotor bloqueado. Nesse caso, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • No ensaio em vazio:
      -Rotor livre de cargas mecânicas
      -Tensão balanceada nominal é aplicada ao estator com frequência nominal
      -A potência medida representa as perdas rotacionais(atrito, ventilação e perdas no núcleo) e as perdas no cobre do estator.
    • a) ensaio com rotor bloqueado representa as perdas no cobre.

      b) correto

      c) Deve ser aplicado tensão reduzida no ensaio de rotor bloqueado

      d) é aplidado tensão nominal no ensaio a vazio

      e) não atinge a velocidade nominal.


    ID
    215557
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Com relação aos teoremas de Thevenin e Norton, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Rn = Rth

      In = Vth/Rn


    ID
    215560
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    De acordo com o teorema da máxima transferência de potência, o valor da resistência que dissipa a máxima potência de um circuito linear deve ser

    Alternativas
    Comentários
    • Alternativa A.

      A máxima potência é transferida para a carga quando a resistência da mesma é igual a resistência de Thevenin vista pela carga (RL = RTh).

      Fonte: Sadiku. Matthew. N.O. Fundamentos de Circuitos Elétricos, pag. 139
    • Pmáx = (Vth^2)/(4.Rth), ou seja é quando o circuito possui um rendimento de 50 %. 


    • Já daria pra matar essa questão sem saber do teorema especificamente. Pois Rn=RTh, ou seja, pelo menos nas aplicações que estudei até aqui, as resistências são iguais. A alternativa A é a única que não implica distinção.


    ID
    215563
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Um sistema elétrico trifásico é considerado simétrico e equilibrado, entre outros requisitos, quando a amplitude da tensão

    Alternativas

    ID
    215566
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Os curtos-circuitos podem ser classificados em simétricos e assimétricos. Um exemplo de curto-circuito assimétrico é o

    Alternativas
    Comentários
    • Fase - fase terra é um  exemplo de curto-circuito assimetrico. resposta letra A


    ID
    215569
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    O cálculo da corrente de curto-circuito pode ser realizado utilizando-se componentes simétricas. Essas componentes são denominadas

    Alternativas
    Comentários
    • Positiva, negativa e zero.

      Fala sério uma questão assim.
    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • O cabra que errar essa questão precisa refazer todo curso.


    ID
    215572
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    A finalidade de um banco de capacitores instalado eletricamente próximo a uma grande carga indutiva é

    Alternativas

    ID
    215575
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Assinale a alternativa que não apresenta um fenômeno relacionado à qualidade da energia elétrica.

    Alternativas

    ID
    215578
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    A existência de parcela significativa de harmônica de 3.ª ordem e suas múltiplas pode gerar a seguinte necessidade de modificação no projeto elétrico de uma instalação:

    Alternativas

    ID
    215581
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Para medir o nível de iluminância de interiores, deve-se utilizar o equipamento de medição denominado

    Alternativas
    Comentários
    • a) Algum equipamento que mede resistência ou é a marca do equipamento.

      b) Não faço ideia do que seja.
      c)  É o aparelho utilizado para medir o nível de luminosidade de um local.
      d) Medição de resistência da terra. (Muito usado para dimensionamento de aterramento em instalações elétricas prediais).
      e) Análogo ao megger. (Muito usado para dimensionamento de aterramento em instalações elétricas prediais).
    • Equipamento muito utilizado em hospitais...já fiz esse procedimento ( sala de cirurgias ) equipamento chama isso mesmo  - lúximetro veja na internet os modelos.

    • O luxímetro é um equipamento específico para cálculo de iluminância.

      Resposta C


    ID
    215584
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Para a realização de um cálculo luminotécnico, as informações necessárias não incluem

    Alternativas

    ID
    215587
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Dos tipos de lâmpadas listados a seguir, o que apresenta a maior eficiência luminosa é o da lâmpada

    Alternativas
    Comentários
    • Escala de eficiência/rendimento:

      1. Vapor de sódio (melhor)

      2. Multivapor

      3. Fluorescente

      4. Mercurio

      5. Mista

      6. Incandescente (pior)


    ID
    215590
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Para que um motor de indução trifásico possa ter seu sentido de rotação invertido, o circuito de comando deve

    Alternativas
    Comentários
    • Para  inverter o sentido de rotação de um motor trifásico é muito simples, basta  trocar  duas fases,

      Ex: As fases de uma rede elétrica trifásica é   ( R ); ( S ); ( T ); para inverter o sentido de rotação é só trocar o ( R ) pelo ( S ) ou vice e versa,


    ID
    215593
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Existem diversas formas de reduzir a corrente de partida de um motor de indução. Uma forma que não é adequada para essa finalidade é a utilização de

    Alternativas
    Comentários
    • A frenagem regenerativa em um motor de indução ocorre quando se inverte duas das fases de alimentação do motor!!


    ID
    215596
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    Determinada instalação elétrica possui sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), motores e equipamentos eletrônicos. A respeito do aterramento dessa instalação, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Conforme NBR5419:

      Sistemas de aterramento distintos devem ser interligados através de uma ligação eqüipotencial de baixa impedância.



    ID
    215599
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A norma regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade (NR 10) prescreve procedimentos apropriados para que uma instalação elétrica seja considerada desenergizada. Não faz parte desse procedimento a tarefa de

    Alternativas
    Comentários
    • De acordo com o item 10.5.1 da NR-10:

      Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os
      procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:
      a) seccionamento; Item d)
      b) impedimento de reenergização; Item a)
      c) constatação da ausência de tensão;
      d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; Item b)
      e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); Item c)
      f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.
    • Esse procedimento que a colega Keila Mariana colocou acima (ASTA) não está correto, não tem nada disso na NR 10. A resposta do colega fredbh está correta.
    • Oie Gente!

      Não tem nada de teste na desenergização! :)

    • gab: E

       

      10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequencia abaixo:


      a) seccionamento;
      b) impedimento de reenergização;
      c) constatação da ausência de tensão;
      d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;
      e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); e
      f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    • A questão exigiu conhecimento sobre a NR10 que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade e solicitou o item que representa a opção incorreta (exceção) em relação à desenergização.

      De acordo com a NR 10:

      10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo:

      a) seccionamento;

      b) impedimento de reenergização;

      c) constatação da ausência de tensão;

      d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

      e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II);

      f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização. 

      Analisando as alternativas:

      A- CORRETA. O impedimento de reenergização é citado no 10.5.1 "b".

      B- CORRETA. A instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos é citada no 10.5.1 "d".

      C- CORRETA. A proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada é citada no 10.5.1 "e".

      D- CORRETA. O seccionamento é citado no 10.5.1 "a".

      E- INCORRETA. O teste de funcionamento do dispositivo de proteção contra sobrecorrente NÃO é um procedimento previsto na NR 10.

      GABARITO: LETRA E


    ID
    215602
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança e Saúde no Trabalho
    Assuntos

    A NR 10 não é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extrabaixa tensão. Isso significa que essa norma é válida para tensões alternadas superiores a

    Alternativas
    Comentários
    •  
      10.14.6 Esta NR não é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extra-baixa tensão.

       
      GLOSSÁRIO
       
       
      10. Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente 
      contínua, entre fases ou entre fase e terra.
    • A questão exigiu conhecimento sobre a NR10 que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade e solicitou o item que traz o valor de tensão considerado como "extra-baixa".

      Do glossário da NR10, temos que:

      Extra-Baixa Tensão (EBT): tensão não superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

      Logo, o item correto é o "e" em relação à C.A: 50 V

      GABARITO: LETRA E


    ID
    215605
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia Elétrica
    Assuntos

    A função de uma chave seccionada em uma subestação é a de

    Alternativas
    Comentários
    • A) Banco de capacitores

      B) Chaves seccionadoras não operam com carga

      C) Certo

      D) Chaves seccionadoras não operam com carga

      E) Transformador de corrente

    • As chaves elétricas são dispositivos de manobra, destinados a estabelecer ou interromper a corrente em um circuito elétrico. São dotadas de contatos móveis e contatos fixos e podem ou não ser comandadas com carga.  

      As chaves para operação sem carga  são denominadas de chaves a seco e embora não interrompem correntes de carga, as chaves a seco podem interromper correntes de  excitação de transformadores (a vazio) e pequenas correntes capacitivas de linhas sem carga.  

      As chaves seccionadoras são normalmente fornecidas para comando por bastão de manobra.  As chaves podem ser comandadas remotamente e acionadas a motor.


    ID
    215608
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia de Telecomunicações

    Assinale a alternativa que identifica apenas termos utilizados em redes de cabeamento telefônicas internas convencionais.

    Alternativas

    ID
    215611
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A respeito de rede de cabeamento estruturado, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infra-estrutura de cabos independente do tipo de aplicação e do layout.
    • Vamos lá:

      a) Errada!  Cabeamento estruturado pode ser utilizado também para conectar edifícios de um Campus por exemplo. Não funciona somente para a rede interna de uma edificação;

      b) Correta! Esses é o objetivo das normas  EIA/TIA-568-B

      c) Errada! Pode ser até 90 m, de acordo com http://www.ufgnet.ufg.br/normasredes/terceira.html


      Cabo Horizontal

      Cabo de estação (máximo)

      Comprimento Combinado

      90 m

      3 m

      10 m

      85 m

      7 m

      14 m

      80 m

      11 m

      18 m

      75 m

      15 m

      22 m

      70 m

      20 m

      27 m

      Tabela 3 - Comprimentos máximos dos cabos UTP na Área de Trabalho de acordo com os cabos UTP horizontais


      d) Errada!

      e) Errada! Pode utiliza-se de fibra óptica também!

      Cabeamento horizontal

      Os meios de transmissão reconhecidos pela norma são:

      Cabo de par trançado sem blindagem, 4 pares 100 Ohms UTP ou SC/TP (Screened Twisted Pair);

      Cabo óptico multimodo de 2 fibras 50/125um ou 62,5/125um;

      Cabo de par trançado blindado 2 pares 150 Ohms - STP-A (não é recomendado para novas instalações).

      Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ansi_tia_eia_568b.php


      Espero ter ajudado

       


    ID
    215614
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Acerca de topologias de rede, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
      • a) A topologia em estrela possui um concentrador como ponto central da rede. Cada nó da rede está ligado a este concentrador em uma conexão ponto-a-ponto.
      • VERDADEIRO. Um concentrador pode ser por exemplo um SWITCH. Cada porta do SWITCH liga-se a um nó.
      •  
      • b) A tecnologia em bus, considerada a mais moderna entre as topologias, surgiu há pouco tempo, substituindo a rede e árvore.
      FALSO. Considerada obsoleta.

      •  
      • c) A topologia mesh ou semiconectada tem a disposição dos nós da rede divididos em dois grupos distintos, concentradores e distribuidores; e tal disposição dificulta a redundância da rede.
      Tal distribuição - a MESH - facilita a redundância da rede.

      • d) O termo rede em barramento classifica a topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento, sendo considerada imune a colisão.

      AO contrário, rede em barramento sofre bastante com colisões pois todos os nós são conectados ao barramento e podem tentar iniciar uma comunicação ao mesmo tempo. Em ETHERNET esse problema é tratado com o protocolo CSMA/CD.

      • e) Na topologia em anel, cada nó está conectado um ao outro, formando um loop em conexão full-duplex, em que circula um frame de formato pré-definido, imune a ruído e a interferências.

      Acho que o erro está em afirmar que a topologia em ANEL é FULL-DUPLEX. Para ser full duplex o no teria que enviar e receber ao mesmo tempo e na topologia em anel a comunicação é UNIDIRECIONAL.
    • A topologia em estrela possui um concentrador como ponto central da rede. Cada nó da rede está ligado a este concentrador em uma conexão ponto-a-ponto. correto-Star topology: Pode-se formar redes com topologia estrela interligando computadores através de switches ou hubs.
      Star topology é caracterizada por um elemento central que "gerencia" network data flow, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada node.