SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Ciências Sociais/Sociologia


ID
1623847
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Na visão positivista da sociologia de Augusto Comte, a produção de conhecimento sobre a sociedade baseava-se em evidências empíricas tiradas a partir da:

Alternativas
Comentários
  • Eliminam-se as alternativas com "Racionalismo", "Hermenêutica" e "Fenomenologia", pois se tratam de ideias e não de empiria.

  • Empirismo baseia-se na experiemntação,observação e comparação.

  • O Positivismo buscava entender e estudar a sociedade de acordo com os métodos usados na ciências naturais. Dessa forma, para Comte, seria necessário primeiro observar, depois comparar e por fim experimentar.

  • Ø O positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

    Ø Uma abordagem positivista na sociologia defende a ideia de que o conhecimento objetivo pode ser produzido por meio da observação, da comparação e da experimentação.

    GABARITO: A!


ID
1623850
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Comte, os esforços humanos para entender o mundo passam através da lei dos três estágios. Estágio teológico, metafísico e positivo. Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde à perspectiva do autor acima referido:

Alternativas
Comentários
  • Estágio teológico: fase em que a busca pela explicação das indagações eram encontradas na religião.

    Estágio metafísico: fase em que o homem começa a romper com as ideias da religião como explicação para todos os eventos. Ela inicia-se a partir da filosofia

    Estágio positivo: fase de desenvolvimentos humano e desenvolvimento da ciência.

  • O erro da alternativa E é dizer que o estado teológico era caracterizado por explicações racionalistas.

  • No estágio metafísico, o espírito humano renuncia a busca das causas primárias e dos fins últimos, subordinando os fenômenos a leis naturais experimentalmente demonstradas???????????


ID
1623853
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Durkheim, a principal preocupação intelectual da sociologia é o estudo:

Alternativas
Comentários
  • Para Durkheim a socilogia deveria se preocupar principalmente com a explicação dos fatos sociais.


ID
1623856
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um dos estudos sociológicos clássicos para explorar a relação entre o indivíduo e a sociedade é a análise de Émile Durkheim sobre o suicídio (publicado originalmente em 1897). As descobertas de Durkheim levaram a concluir que há fatores sociais externos ao indivíduo que afetam as taxas de suicídio. Ele relacionou sua explicação a dois tipos de laços dentro da sociedade – integração social e a regulação social. Diante disso ele identificou quatro tipos de suicídio, em concordância com a relativa presença ou ausência de integração e regulação.


(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 30).


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esses quatro tipos de suicídio:

Alternativas
Comentários
  • Egoístico, anômico, altruístico e fatalista.

  • A- ta faltando altruista, riscado

    B- ta faltando anômico, riscado

    C- não falta nenhum, certo

    D- misterioso não é um suicídio, riscado

    E- Endêmico não é um suicidio, riscado.


ID
1623859
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Fundador do materialismo histórico, Karl Marx (1818-1883), na realidade um filósofo social e economista alemão, contribuiu para o desenvolvimento da Sociologia, salientando que as relações sociais decorrem dos modos de produção (fator de transformação da sociedade), numa tentativa de elaborar uma teoria sistemática da estrutura e das transformações sociais. Segundo Marx, os homens desenvolvem as relações técnicas de produção através do processo de trabalho (força humana e ferramentas), dando origem às forças produtivas que, por sua vez, geram um determinado sistema de produção.


(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p. 41).


Esse sistema é caracterizado por Marx como:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra E.



ID
1623862
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Max Weber (1864 - 1920), a sociologia é o estudo das interações significativas de indivíduos que formam uma teia de relações sociais, sendo seu objetivo a compreensão da conduta social. Esta ênfase dada a compreensão subjetiva levou o autor a definir a ação social como a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo. Segundo Weber, a conduta social se apresenta em quatro formas ou categorias.


(LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982, p.47).


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O autor só trocou o termo "ação" por "conduta" para dar uma confundida básica nos candidatos.


ID
1623865
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Max Weber, em sua perspectiva de construção de tipos ideais, o estudo das relações de poder implica na compreensão das formas de legitimação da dominação. Sobre a teoria da dominação do sociólogo alemão, assinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipo ideais de dominação - Legal, Carismático e Tradicional.

    A letra E apresenta um tipo de dominação inexistente.

  • Para Max Weber existem três tipos de dominação:

    - Dominação Tradicional - Baseia-se na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações;

    - Dominação Carismática - Baseada no carisma de uma pessoa;

    - Dominação Racional-legal -  Baseada na lei! Nesse tipo de dominação, não seguimos um indivíduo, mas devemos obediência a uma série de normas e regulamentos. A Burocracia moderna baseia-se na dominação racional-legal.


ID
1623868
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

Para o americano Talcott Parsons (1902 – 1979), podem-se identificar quatro problemas fundamentais de ajustamento, enfrentados por qualquer sistema social, considerados seus “imperativos funcionais", já que, para sobreviver,  qualquer sistema deve, constantemente, resolvê-los.

                                                    (LAKATOS, E. M. Sociologia Geral, 4 ed. São Paulo: Atlas, 1982. p.50).


Assim, Parsons distingue, dentro do sistema social, quatro funções específicas, devendo atender os seguintes problemas:
Assinale a alternativa CORRETA:  


Alternativas

ID
1623871
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A principal obra de Marx, O Capital, não é sociológica, mas econômica. Em que produziu uma visão principalmente econômica da sociedade, precisamente porque acreditou que a compreensão dos processos históricos não pode ser feita sem referência às maneiras como os homens produzem sua sobrevivência material. Daí decorre a importância do conceito trabalho, porque é nesse processo que se estabelece a interação com a natureza e é através dele que o homem a transforma. O homem trabalhando é considerado força de trabalho. Significando a energia despendida no processo de trabalho, através da qual se chega ao produto. E é o trabalho que atribui ao produto valor. Segundo Marx, a economia capitalista trouxe um fato novo, ou seja, a separação entre produto e trabalhador. Agora entra em cena uma figura nova: vendem-se mercadorias para obter dinheiro, que permite comprar mercadorias multiplicadoras de dinheiro. E mais especificamente, surge uma nova mercadoria: a força de trabalho.


                                              (DEMO, P. Uma introdução crítica. Atlas, 1ª ed. São Paulo, 1983. p. 69-70).


Diante disso, Marx criou o conceito de mais-valia, mais-valia absoluta e mais-valia relativa, sendo que a mais-valia absoluta é:
Assinale a alternativa CORRETA:  


Alternativas
Comentários
  • Para Marx, o capitalismo baseia-se na relação entre trabalho assalariado e capital, mais especificamente na produção do capital por meio da expropriação do valor do trabalho do proletário pelos donos dos meios de produção. A esse fenômeno Marx deu o nome de mais-valia.

    O empregador, para que obtenha lucro em sua transação, exige uma quantidade maior de força de trabalho do que paga para o trabalhador, que se vê obrigado a trabalhar além do que lhe é pago, pois só receberá seu salário se cumprir com o que foi proposto.

    ♦ Mais-valia absoluta e Mais-valia relativa

    A partir do conceito de mais-valia, Marx fez distinção de duas formas de extorsão da força de trabalho: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

    mais-valia absoluta ocorreria em função do aumento do ritmo de trabalho, da vigilância sobre o processo de produção ou mesmo da ameaça da perda do trabalho caso determinada meta não fosse alcançada, ainda que em detrimento da saúde e do bem-estar do trabalhador. O empregador exige maior empenho na produção sem oferecer nenhum tipo de compensação em troca e recolhe o aumento da produção de excedentes em forma de lucro.

    Já a mais-valia relativa estaria ligada ao processo de avanço científico e do progresso tecnológico. Uma vez que não consegue mais aumentar a produção por meio da maior exigência de seus empregados, o capitalista lança mão de melhorias tecnológicas para acelerar o processo de produção e aumentar a quantidade de mercadoria produzida. Esse processo acontece sem que, no entanto, seja oferecida qualquer bonificação ao trabalhador. Este passa ser aos poucos substituído pelo maquinário tecnológico, de modo que a quantidade de trabalho social é diminuída e a mão de obra humana é trocada por uma mão de obra mecânica.

    Entre o arcabouço teórico das obras marxistas, o conceito de mais-valia é central para a discussão sobre as relações de trabalho que surgiram nas sociedades capitalistas. As obras de Karl Marx, mais especificamente seu trabalho mais citado, “O capital”, foram enormes empreendimentos dedicados à compreensão das profundas relações existentes na nova configuração social que surgiu em seu tempo. Marx, assim como outros estudiosos de sua época, estava preocupado com os novos problemas sociais que se agravavam nos centros urbanos. Sua proximidade com os movimentos trabalhistas da época influenciou profundamente seus trabalhos e sua forma de abordagem dos fenômenos associados à nova configuração do sistema econômico que surgia.

    *Referência: MARX, Karl. O capital, Volume I – Trad. J. Teixeira Martins e Vital Moreira, Centelha - Coimbra, 1974.

    Fonte principal: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/mais-valia.htm

  • mais valia absoluta = exploração, ou seja, + jornada, + força de trabalho


ID
1623874
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo Rui Canário em sua obra “O que é a Escola?”, o ensino da sociologia da educação implica tomar em consideração três dimensões fundamentais.


(CANÁRIO, R. O que é Escola? Ed. Porto, Porto, 2005. p. 41).


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • epistemologia

    substantivo feminino

    FILOSOFIA

    1.

    reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, esp. nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento.

    2.

    freq. estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência.


ID
1623877
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com o disposto na alínea “c" do § 1º do artigo 9º da Lei nº 4.024/61, com a redação dada pela Lei nº 9.131/95, e com fundamento no Parecer CNE/CEB nº 22/2008, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU em 12 de maio de 2009, resolve:




 Art. 1º Os componentes curriculares Filosofia e Sociologia são obrigatórios ao longo de todos os anos do Ensino Médio, qualquer que seja a denominação e a organização do currículo, estruturado este por sequência de séries ou não, composto por disciplinas ou por outras formas flexíveis.




Art. 2º Os sistemas de ensino deverão estabelecer normas complementares e medidas concretas visando à inclusão dos componentes curriculares Filosofia e Sociologia em todas as escolas, públicas e privadas, obedecendo aos seguintes prazos de implantação: 




I. início em 2009, com a inclusão obrigatória dos componentes curriculares Filosofia e Sociologia em, pelo menos, um dos anos do Ensino Médio, preferentemente a partir do primeiro ano do curso;




II. prosseguimento dessa inclusão ano a ano, até 2011, para os cursos de Ensino Médio com 3  (três) anos de duração, e até 2012, para os cursos com duração de 4 (quatro) anos.




Parágrafo único. Os sistemas de ensino e escolas que já implantaram um ou ambos os componentes em seus currículos devem ser incentivados a antecipar a realização desse cronograma, para benefício maior de seus alunos. 


Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolição_cne_ceb001_2009.pdf>
                                                                                                                          Acesso em: 27 mar. 2015.




 Diante do exposto, fica Alterado o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Qual a lei que diz respeito à inclusão do ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio?




Assinale a alternativa CORRETA:




Alternativas
Comentários
  • Tsc ...tsc......Que falta de respeito com o candidato.


  • Por eliminatória o chute vai para.....

     a) Lei Nº 11.684, de 2 de junho de 2008. (Gabarito)

     b) Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e suas alterações. (LDB, então pode ser essa)

     c) Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro 2008. (Lei que institui a Rede Federal de Ed. Prof., Cient. e Tecnológica)

     d) Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. (Lei Regime jurídico dos servidores publicos...)

     e) Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. ( Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal...)

  • Que questão ridídula.

  • Desatualizada

    § 2o  A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.             (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • Questão estranha e desatualizada. Sugiro ao site que a retire do ar.

     

  • Questão desatualizada

  • 8.112/90 não é...rs


ID
1623880
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais.


(GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).


I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.


II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.


III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.


IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.


V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao pensamento de Bernstein.

Alternativas

ID
1623883
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papeis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual, porque através deste estaria garantida a ascensão dos burgueses e, consequentemente, a manutenção do modelo social e político vigente. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. O papel do professor estava focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizadas de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), em que os alunos eram considerados como um papel em branco, nos quais era impresso o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. Eram formados para ser sujeitos acríticos e passivos. Nessa concepção de ensino o processo de avaliação carregava em seu bojo o caráter de punição, muitas vezes, de redução de notas em função do comportamento do aluno em sala de aula. Essa tendência pedagógica foi/é muito forte em nosso modelo de educação, ainda hoje, tanto no ensino fundamental e médio como no ensino superior, que vive uma salada de concepções pedagógicas. Sabemos que os professores são  fruto da sua formação escolar, social e política, que esta se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada/refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão – formo alunos sem reflexão, também".




Disponível em:<http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf>  Acesso em: 28 mar. 2015.
 




Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essa Tendência Pedagógica e seus pressupostos:  



Alternativas
Comentários
  • Tendência Liberal Tradicional: O aluno é um ser passivo e deve assimilar com eficiência os conteúdos ministrados. Há o predomínio de aulas expositivas e exercícios de fixação. Além disso, o professor é o centro, autoritário e suas aulas são expositivas. O método utilizado é o da repetição e memorização mecânica. Suas aulas não tem relação com a realidade dos alunos, pois desenvolve um conhecimento encioplédico.


ID
1623886
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A Tendência Liberal Tecnicista começa a se destacar no final dos anos 60, quando do desprestígio da Escola Renovada, momento em que mais uma vez, sob a força do regime militar no país, as elites dão destaque a um outro tipo de educação direcionada às grandes massas, a fim de se manterem na posição de dominação. Tendo como principal objetivo atender aos interesses da sociedade capitalista, inspirada especialmente na teoria behaviorista, corrente comportamentalista organizada por Skinner que traz como verdade inquestionável a neutralidade científica e a transposição dos acontecimentos naturais à sociedade. O chamado “tecnicismo educacional”, inspirado nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes. O tecnicismo defendia, além do princípio da neutralidade, já citada, à racionalidade, a eficiência e a produtividade. A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos” sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras. Subordina a educação à sociedade capitalista, tendo como tarefa principal à produção de mão de obra qualificada para atender ao mercado, trazendo para os alunos e para as escolas consequências perversas, a saber”:


I. A sociedade passou a atribuir à escola e à sua tecnologia toda a responsabilidade do processo de aprendizagem, negando os saberes trazidos pelos alunos e pelos professores.


II. Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de técnicas específicas e pré-definidas por especialistas.


III. O professor passou a ser refém da técnica, repassada pelos manuais e o aluno a ser um mero reprodutor de respostas pré- estabelecidas pela escola. Assim, se o aluno quisesse lograr sucesso na vida e na escola, precisava apenas responder ao que lhe foi ensinado e reproduzir, sem questionar e/ou criar algo novo.


IV. O bom professor deveria observar o desempenho do aluno, apenas com o intuito de ajustar seu processo de aprendizagem ao programa vivenciado.


V. Conhecimento: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração aos interesses.


Disponível em:<http:// www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/fundamentos_socio_filosoficos_da_educacao/Fasciculo_09.pdf> Acesso em: 28 mar. 2015.



Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à Tendência Liberal Tecnicista:

Alternativas
Comentários
  • Tedência Liberal Tecnicista: Surge para preparar a mão-de-obra para indústrias. Missão: produtiva, o foco são as técnicas (não é o professor e não é o aluno), o professor assume um papel de administrador.

  • Foi só descobrir que a alternativa V estava errada para encontrar a resposta.


ID
1623889
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“No final dos anos 70 e início dos 80, a abertura política decorrente do final do regime militar coincidiu com a intensa mobilização dos educadores para buscar uma educação crítica, tendo em vista a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade. Surge, então, a “pedagogia libertadora" que é oriunda dos movimentos de educação popular que se confrontavam com o autoritarismo e a dominação social e política. Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista".  

Disponível em:<http:www.ead.uepb.edu.  Acesso em: 28 mar. 2015.

Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao papel do aluno na tendência da “pedagogia libertadora":  


Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da (E) ?


ID
1623892
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia

Configuram-se como Ações Afirmativas todas as alternativas abaixo, EXCETO:  

Alternativas
Comentários
  • O que são ações afirmativas?

    Entende-se por ações afirmativas o conjunto de medidas especiais voltadas a grupos discriminados e vitimados pela exclusão social ocorridos no passado ou no presente.

    Qual o objetivo das ações afirmativas?

    O objetivo das ações afirmativas é eliminar as desigualdades e segregações, de forma que não se mantenham grupos elitizados e grupos marginalizados na sociedade, ou seja, busca-se uma composição diversificada onde não haja o predomínio de raças, etnias, religiões, gênero, etc.

    Como são feitas as ações afirmativas?

    Por meio de políticas que propiciem uma maior participação destes grupos discriminados na educação, na saúde, no emprego, na aquisição de bens materiais, em redes de proteção social e de reconhecimento cultural.

    Quais as ações afirmativas existentes no Brasil?

    Muitas ações afirmativas já foram e são feitas no Brasil, podemos citar: aumento da participação dos grupos discriminados em determinadas áreas de emprego ou no acesso à educação por meio de cotas; concessão de bolsas de estudo; prioridade em empréstimos e contratos públicos; distribuição de terras e moradias; medidas de proteção diferenciada para grupos ameaçados, etc..

    Ações afirmativas são políticas anti-discriminatórias?

    Não. As ações afirmativas são preventivas e reparadoras no sentido de favorecer indivíduos que historicamente são discriminados. As políticas anti-discriminatórias são apenas formas de reprimir os discriminadores ou de conscientizar aqueles que possam vir a discriminar.

    Quais são as ações afirmativas em âmbito federal para os afrodescendentes?
    Existem muitas ações, dentre elas está a Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08. Além delas, podemos citar a Lei de Cotas no Ensino Superior, a Portaria Normativa Nº 18, de 11 de Outubro de 2012 o  DECRETO Nº 7.824, DE 11 DE OUTUBRO DE 2012  e o Estatuto da Igualdade Racial.

     

    Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/acoes-afirmativas-cotas-prouni


ID
1623895
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A diversidade étnica e cultural dos Povos Indígenas no Brasil constitui um dos mais valiosos patrimônios de nossa sociedade, e torna-se fundamental abordar esta temática junto aos alunos da Educação Básica. Sobre tais povos, assinale as alternativas CORRETAS:


I. De acordo com as concepções aceitas atualmente, um índio é alguém que se reconhece e é reconhecido como membro de uma comunidade indígena, e as comunidades indígenas são aquelas fundadas em relações de parentesco ou vizinhança que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.


II. A contínua influência da população nãoindígena sobre os povos indígenas tem representado um efetivo processo de transformação de culturas que anteriormente eram voltadas às suas tradições milenares e tendiam a um baixo dinamismo cultural.


III. Os grupos chamados de Índios Isolados representam aqueles que ainda não tiveram contato com populações não-indígenas, havendo inclusive um departamento na FUNAI para tratar destes povos.


IV. Até meados dos anos 70, no Brasil, acreditava-se que o desaparecimento dos indígenas seria inevitável. Contrariando tal ideia, nas décadas seguintes verificou-se um crescimento desta população, e atualmente existem mais de 240 povos indígenas em nosso território.


V. Costuma-se classificar os povos indígenas brasileiros a partir de suas línguas, sendo os dois maiores troncos linguísticos, na atualidade, o Macro-Jê e o Tupi.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Onde estão os erros da 2 e 3?

     

  • Jocelaine Lopes na Alternativa II o erro está em "baixo dinamismo cultural" e na III   "aqueles que ainda não tiveram contato com populações não-indígenas " sugiro a leitura https://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/Indios-isolados

  •  

    Segundo consta nas diretrizes da Funai, são considerados "isolados" os grupos indígenas que não estabeleceram contato permanente com a população nacional, diferenciando-se dos povos indígenas que mantêm contato antigo e intenso com os não-índios.


ID
1623898
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.


( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.


( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.


( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.


( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A segunda e a terceira afirmativa estão falsas.

    A segunda porque a obra de arte reproduzida, na era da reprodutibilidade técnica, perde seu valor, sua aura.

    A terceira está falsa porque afirma que os consumidores têm consciência, liberdade e autonomia para escolher, porém de acordo com a teoria crítica os indivíduos ficam presos a alienação da propaganda da indústria cultural, consumindo aquilo que se induz para ele consumir.


ID
1623901
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A cultura como conjunto de sistemas de símbolos é um entendimento de Lévi-Strauss, não de Geertz.

  • É por Leslei White

  • a) CORRETA: Determinismo biológico: "A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.Resumindo, o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada."

    b) CORRETA:  Determinismo geográfico: O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros, refutaram este tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. E mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio am-biente.

    c) ERRADA: Teoria do Ponto Crítico: "O fato de que o cérebro do Australopiteco media 1/3 do nosso leva Geertz a concluir que "logicamente a maior parte do crescimento cortical humano foi posterior e não anterior ao início da cultura". Assim, continua: "O fato de ser errônea a teoria do ponto crítico (pois o desenvolvimento cultural já se vinha processando bem antes de cessar o desenvol-vimento orgânico) é de importância fundamental para o nosso ponto de vista sobre a natureza do homem que se torna, assim, não apenas o produtor da cultura, mas também, num sentido especificamente biológico, o produto da cultura." O erro da questão é afirmar que Clifford Geertz define a cultura como sistema simbólico. Segundo o autor:" A segunda abordagem é aquela que considera cultura como sistemas estruturais, ou seja, a perspectiva desenvolvida por Claude Lévi-Strauss, "que define cultura como um sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. Segundo o autor, Geertz pertence a terceira abordagem: é a que considera cultura como sistemas simbólicos. Esta posição foi desenvolvida nos Estados Unidos principalmente por dois antropólogos: o já conhecido Clifford Geertz e David Schneider.Assim, para Geertz, todos os homens são geneticamente aptos para receber um programa, e este pro-grama é o que chamamos de cultura."

    d) CORRETA: Alfred Kroeber: em seu artigo "O superorgânico"  mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Iniciou, como o titulo ele seu trabalho indica, com a demonstração de que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal. Mais do que isto, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas.

    e) CORRETA

  • Teoria do ponto crítico-  Kroeber: capacidade de adquirir cultura - acontecimento súbito, completo salto quantitativo na filogenia dos primatas - evolução das unidades taxionômicas - alteração orgânica prodigiosa. - mudança na estrutura cortical capacitando o animal a exprimir-se, aprender, ensinar e fazer generalizações. - cultura nasce e prossegue independente da evolução orgânica. Humanização de um ramo da família primata (alterações em termos anatômicos e genéticos). - surgimento repentino da condição humana. 

     Razões da teoria do ponto crítico 1. Abismo entre a capacidade mental do homem e a de seus parentes vivos mais próximos (os grandes símios)  capacidade de falar, adotar símbolos, fabricação de instrumentos. Ex. experiência de socialização entre um chimpanzé e uma criança - o primeiro não falou e o segundo sim. Ao final, Geertz mostra que a distância entre o homem e os símios é grande.

     Razões da teoria do ponto crítico 2. Linguagem, abstração e simbolização - assuntos bem definidos e excludentes - ou fala ou não fala. - Processos realizados na totalidade e não pela metade. - série de saltos na passagem da simples atividade reflexa para as respostas condicionadas e comportamento complexo em resposta a determinado sinal e daí para o pensamento simbólico.

    Razões da teoria do ponto crítico 3. Unidade psíquica do homem - deduz que a cultura já surgiu completa anteriormente. - Relaciona-se com a tese de que não há grandes diferenças na natureza do processo mental das raças humanas . - igualdade na condição da capacidade de adquirir cultura das diferentes espécies de hominídeos. - Kroeber - sobre o Homem - quase completo neurologicamente antes que a cultura tivesse começado a se desenvolver - capacidade biológica necessária à aquisição de cultura era tida como algo que não admitia meio termo.

  • Complementanto...

    Por fim, o erro da alternativa c é saber diferenciar o que a classificação do autor Kessing e a definição do próprio autor. Embora, para Kessing, Geertz se enquadre na concepção de cultura como sistema simbólico, Geertz não a define literalmente desta forma, e sim como "programa". No entanto, acho essa questão extremamente questionável, principalmente pelo fato de Geertz falar em cultura como teia de significados também...


ID
1623904
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de cultura na obra de Claude Lévi-Strauss, indique a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Baseado nas alternativas de outra questão:

     

    “Onde acaba a natureza? Onde começa a cultura? Nenhuma análise real permite apreender o ponto de passagem entre os fatos da natureza e os fatos da cultura, e reconhecer o mecanismo da articulação entre eles. Mas, com a presença ou a ausência da regra nos comportamentos não sujeitos às determinações instintivas, a análise nos forneceu o critério mais válido para reconhecer as atitudes sociais.Em toda parte onde se manifesta uma regra, nós sabemos com certeza de estar no plano da cultura. Simetricamente, é fácil reconhecer no universal o critério da natureza: de fato, tudo o que é constante em todos os homens escapa necessariamente ao domínio dos costumes, das técnicas e das instituições que diferenciam e opõem os grupos. Estabeleçamos, pois, que tudo quanto é universal no homem pertence à ordem da natureza e é caracterizado pela espontaneidade, e que tudo quanto está assujeitado a uma norma pertence à cultura e apresenta os atributos do relativo e do particular.”  (Adaptado de Claude Lévi-Strauss.As estruturas elementares de parentesco, 1949.)

     

    " A proibição do incesto deve ser considerada como um dos fundamentos da cultura, conforme a concepção que as diversas sociedades têm de consaguinidade, do incesto, da exogamia e das regras de parentesco que as organizam.A proibição do incesto define-se como uma regra cultural particamente universal, responsável pela exogamia observada na grande maioria das sociedades e que está na base do sistema de alianças de parentescos.A proibição do incesto é uma das regras culturais mais presentes nas sociedades humanas e faz parte do repertório crescente de desnaturalização dos costumes observado com clareza maior nas sociedades humanas.A proibição do incesto, apesar exisistir em todas as sociedades, é socialmente construída, o que explica as diferenças de sociedade para sociedade. "


ID
1623907
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre as relações entre gênero, trabalho e organização familiar em nossa sociedade contemporânea, aponte a alternativa que indica, entre as assertivas abaixo, aquelas que estão CORRETAS:


I. A natureza da parceria entre homens e mulheres na distribuição de responsabilidades assumiu diferentes formas ao longo do tempo. Nas sociedades pré-industriais, em que não se verificava clara separação entre atividades produtivas e atividades domésticas, o trabalho, em geral, envolvia a família como um todo. Com o advento da indústria moderna, os homens passaram a se encarregar das atividades de domínio público e mulheres da esfera privada, de modo que o trabalho doméstico torna-se “invisível”.


II. Apesar das profundas transformações recentes neste campo, persistem as desigualdades: as mulheres tendem a estar concentradas em ocupações com pior remuneração, muitas em atividades de rotina e sem perspectivas de ascensão, persistindo uma segregação ocupacional dos gêneros, baseada em interpretações dominantes sobre quais as atividades adequadas para cada sexo.


III. Entre as grandes transformações nas relações de gênero na atualidade, podemos destacar: mudanças na natureza das tarefas associadas às mulheres; diminuição da taxa de natalidade; aumento da média de idade das mulheres ao ter filho(s); hegemonia inquestionável do modelo de família nuclear; desejo de satisfação pessoal por parte das mulheres, contrariando pressões sociais.


IV. Verifica-se, em geral, um movimento em direção a relações mais igualitárias entre homens e mulheres na distribuição do trabalho assalariado e do trabalho doméstico. Esta é, no entanto, uma adaptação tardia, pois a renegociação das tarefas domésticas se processa mais lentamente do que o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, e as mulheres ainda são responsáveis, em geral, pelo cuidado dos filhos.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:


Alternativas
Comentários
  • "hegemonia inquestionável do modelo de família nuclear; " Esta afirmação torna a assertiva III errada, pois cada vez mais a tipologia "Família nuclear" é questionada na sociedade moderna.

  • B?

     

  • resposta: letra a - assertivas I, II e IV.

  • Esse item II é a maior mentira que eu já li kkkk


ID
1623910
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a temática da Educação para os Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  c) Torna-se fundamental conduzir a discussão sobre o princípio da igualdade que, sendo fundamental para os Direitos Humanos, implica em uma uniformidade entre todos os seres humanos, o que vem, progressivamente, entrando em contradição com a emergência do chamado Direito à Diferença.  


ID
1623913
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da relação entre Trabalho e tecnologia nas sociedades contemporâneas, afirma-se que:

Alternativas

ID
1623916
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em seu clássico estudo “Os Estabelecidos e os Outsiders”, Norbert Elias e John Scotson tomam uma pequena comunidade, a que deram o nome fictício de Winston Parva, como microcosmo, onde encontravam questões que lançavam luz sobre problemas da sociedade como um todo. Sobre as relações entre estabelecidos e outsiders, tal qual definida pelos autores, assinale se as assertivas são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).


( ) As relações em Winston Parva são tomadas como um paradigma empírico para o estudo geral das relações de poder, uma vez que é recorrente que alguns grupos sociais se considerem como humanamente superiores aos demais.


( ) Uma análise microssociológica deve ater-se aos pequenos episódios, e não aos grandes processos. São estes pequenos episódios locais que permitem compreender o movimento de ascensão e declínio dos grupos ao longo do tempo, e, portanto, das relações de poder. Como, por exemplo, nos movimentos de contra-estigmatização por parte dos grupos antes estigmatizados.


( ) As relações raciais podem ser vistas como relações entre estabelecidos-outsiders de um tipo particular. O emprego da denominação “racial” chama atenção para um aspecto periférico da relação, quando o central é uma divisão desigual de poder, em que um sinal físico serve de símbolo para o valor inferior do grupo.


( ) Verifica-se um tabu em torno do contato entre grupos estabelecidos e outsiders, sendo tais relações controladas através de diversos meios. Entre eles, a fofoca, um poderoso instrumento de controle social.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo:

Alternativas

ID
1623919
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia a seguinte frase e assinale o seu autor:


“... a peculiaridade desta filosofia da avareza parece ser o ideal de um homem honesto, de crédito reconhecido, e, acima de tudo, a ideia do dever de um indivíduo com relação ao aumento de seu capital, que é tomado como um fim em si mesmo. Na verdade, o que é aqui pregado não é uma simples técnica de vida, mas sim uma ética peculiar, cuja infração não é tratada como uma tolice, mas como um esquecimento do dever.

Esta é a essência do problema. O que é aqui preconizado não é um mero bom senso comercial – o que não seria nada original – mas sim um ethos. Esta é a qualidade que nos interessa”.

Alternativas
Comentários
  • O trecho citado se refere as discussões realizadas por Max Weber no livro A ética protestante e o espírito do capitalismo. Para o autor a ética protestante é uma ação social voltada para uma outra ação social, o espírito do capitalismo (gerar lucro). Com essa relação entre as duas ações é que há a discussão de Weber acerca do desenvolvimento do capitalismo em países que tinham o protestantismo como religião. Nesse sentido, para o autor a ética protestante, como ethos de vida, era a base ascétia que fazia com que o capitalismo se desenvolvesse, pois a ascesse protestante dizia que para saber se voce está salvo era preciso trabalhar cada vez mais e investir os lucros do trabalho.

  • Citação clássica do do livro A ética protestante e o espírito do capitalismo.


ID
1623922
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A noção de habitus cumpre um papel central na teoria de Pierre Bourdieu quanto à análise das desigualdades sociais. A este conceito pode-se associar todas as perspectivas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As opçoes foram tiradas desta página http://sociologiapolitica.com.br/2015/05/29/a-sociologia-e-as-varias-possibilidades-teoricas/

  • Exceto :

    habitus, como um sistema de disposições incorporadas, está ligado aos esquemas inconscientes da cultura, uma vez que a teoria de Bourdieu privilegia em suas análises as dimensões subjetivas do gosto e da estética dos grupos sociais.

  • acho que tem algo errado nessa questão. a questão B está correta sim. No entanto na letra C diz que é algo individual e não é, é apenas coletivo.

    ainda na letra D diz que é algo "forçado" e não é


ID
1623925
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o tema da socialização, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que indica as que estão CORRETAS:


I. Diz respeito ao processo pelo qual os indivíduos tornam-se membros de uma sociedade, interiorizando a cultura em que nascem.


II. Envolve diferentes níveis de relação, uma vez que os indivíduos se inserem em diversas redes de relações entre grupos e instituições, que se cruzam e se sobrepõem, como a família, a escola, os espaços sagrados das religiões.


III. Para Émile Durkheim, a educação consiste, em síntese, no processo de socialização das crianças, e as sociedades possuem sistemas de educação que se impõem ao indivíduo de forma geralmente irresistível. Assim, é uma ilusão os pais acreditarem que podem criar os filhos como querem.


IV. As novas tecnologias da comunicação e informação vêm cumprindo um papel essencial na socialização de crianças e jovens, e estudiosos vêm apontando, por um lado, para aspectos como a visão fragmentária do mundo, a banalização da violência, a preguiça de pensamento, a exacerbação do individualismo; ao mesmo tempo, verifica-se a emergência de novas formas de sociabilidade virtual e o fortalecimento das identidades de grupo, especialmente entre os jovens.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Muito bom


ID
1623928
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A discussão sobre a presença das elites nas relações de poder representa uma importante perspectiva na história das Ciências Sociais. Alguns autores sustentam a ideia de que, em todas as sociedades, existem minorias detentoras de grande força política que acabam monopolizando o poder e tornam-se uma elite política dirigente. São autores importantes nesta corrente de pensamento:

Alternativas

ID
1623931
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As questões ligadas ao nacionalismo, à definição de fronteiras entre os Estados Nacionais e às formas de construção de identidade (envolvendo diferenças étnicas, linguísticas, religiosas, tribais, raciais, entras outras) são fundamentais na compreensão da geopolítica das nações nos processos sociais ao longo do Séc. XX e XXI. São exemplos corretos desta temática todos os casos abaixo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • No período neocolonialista, Ruanda foi dominada, primeiramente, pela Alemanha e, após a Primeira Guerra Mundial, pela Bélgica.


ID
1623934
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a produção que consolida a antropologia no quadro das ciências, entre meados do século XIX e início do século XX, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas