SóProvas



Prova IF Sul Rio-Grandense - 2018 - IF Sul Rio-Grandense - Biologia - Áreas 08, 13 e 17


ID
3047680
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A maioria das espécies de seres eucariotos que se reproduz sexuadamente apresenta, em seu ciclo de vida, uma alternância entre a meiose e a fertilização. O tempo desses dois eventos nos ciclos de vida varia, dependendo da espécie. No entanto, podemos reconhecer padrões gerais nos ciclos de vida dos principais grupos de eucariotos. Conforme o ciclo, a meiose pode ser classificada como: zigótica, gamética ou espórica.


O último tipo de meiose citado é encontrado, por exemplo, em quais organismos e como pode ser caracterizado de forma geral o ciclo desses organismos?

Alternativas

ID
3047683
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Algumas características são comuns aos seres vivos, entre elas, podemos citar sua constituição por uma classe característica de moléculas com base no carbono que essencialmente, é a mesma para todos os organismos vivos. Outra característica é o metabolismo, que pode ser definido como a soma de todas as reações químicas dentro de um organismo vivo.


Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Alt. errada A)

    A função de atividade catalítica não está restrita às enzimas. Há as ribozimas, moléculas de RNA que catalisam reações de quebra das ligações fosfodiester de outras moléculas de RNA.


ID
3047686
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Procariotos e eucariotos são quimicamente similares, pois ambos contêm ácidos nucleicos, proteínas, lipídeos e carboidratos. Eles usam os mesmos tipos de reações químicas para metabolizar o alimento, formar proteínas e armazenar energia. Contudo, algumas características distinguem procariotos de eucariotos. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:


I. Apesar das semelhanças em estrutura e composição dos ribossomos procariotos e eucariotos, as sutis diferenças entre essas estruturas formam a base para importantes avanços da medicina. Vários antibióticos exploram essas pequenas diferenças estruturais e funcionais dos ribossomos, interferindo, especificamente, na função do ribossomo 70S, sem afetar o ribossomo eucariótico.

II. O mecanismo de síntese proteica é semelhante a todos os tipos de células. Nele, o RNAt iniciador, carregado com um aminoácido metionina, está associado ao sítio P da subunidade ribossomal menor, e, ao encontrar o códon de iniciação (AUG), associa-se a subunidade maior, formando um ribossomo completo. Assim, a síntese proteica está pronta para ter início pela adição do próximo RNAt acoplado a seu aminoácido sobre o sítio E.

III. Em bactérias, a maior parte das proteínas é codificada a partir de um segmento não interrompido de DNA, o qual é transcrito em RNAm. Já, em eucariotos, a maioria dos genes apresenta sequências codificadoras (éxons), interrompidas por longas sequências não codificadoras (íntrons), e os genes, que apresentam diversos íntrons, são chamados de policistrônicos.

IV. Embora alguns eucariotos tenham paredes celulares, elas diferem quimicamente daquelas dos procariotos, pois são mais simples estruturalmente e menos rígidas. Em procariotos, além de servir como ponto de ancoragem para os flagelos, elas contribuem para a patogenicidade de algumas espécies. Clinicamente, são o local de ação de alguns antibióticos e podem ser usadas para diferenciar os principais tipos de bactérias.

V. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida por moléculas de clorofila na célula fotossintética. A clorofila a é utilizada principalmente por eucariotos e cianobactérias e está localizada nos tilacoides membranosos dos cloroplastos, em algas e plantas verdes, e nos tilacoides, encontrados nas estruturas fotossintéticas das cianobactérias. Outras bactérias utilizam as bacterioclorofilas.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Os genes policistrônicos não são encontrados em eucariotos. O gene policistrônico está presente em células procarióticas e consiste em uma molécula de RNA transcrita de um único promotor e contém todos os genes estruturais que posteriormente serão traduzidos nas proteínas codificadas pelos genes.

  • O ponto de ancoragem para os flagelos nos procariotos não seria a membrana citoplasmática?

  • Trata-se de um aposto explicativo, amigo. O termo: "maior produtor de programas desse tipo" (L .7-8) NÃO pode ser suprimido, pois está explicando o termo anterior, qual seja, EUA. Portanto, a vírgula é obrigatória em se tratando de aposto explicativo.

    Espero ter ajudado!!

  • Trata-se de um aposto explicativo, amigo. O termo: "maior produtor de programas desse tipo" (L .7-8) NÃO pode ser suprimido, pois está explicando o termo anterior, qual seja, EUA. Portanto, a vírgula é obrigatória em se tratando de aposto explicativo.

    Espero ter ajudado!!


ID
3047689
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O pantanal, assim como toda a vida na terra, é movido à energia solar. A energia viaja milhões de quilômetros e é capturada por plantas, algas e bactérias, que a convertem em energia química, e alimenta direta ou indiretamente a maior parte das formas de vida do mundo, inclusive aquelas que compõem a rica biodiversidade do bioma pantaneiro e o principal mecanismo envolvido nesse processo é a fotossíntese.


Com relação a esse processo fundamental e à manutenção da vida, como a conhecemos na Terra, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

    a fixação do CO2 tem um maior custo energético nas plantas C4 que nas plantas C3, e, para gerar esse ATP extra, as células da bainha do feixe realizam um fluxo cíclico de elétrons. Consequentemente, nenhuma água é clivada, não há produção de NADPH e, nem ocorre a liberação de O2. O único produto da reação é o ATP, formado pela fotofosforilação cíclica.


ID
3047692
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma planta está sujeita a altas temperaturas e a condições de seca, ela deve fechar seus estômatos para conservar a água, cortando o suprimento de CO2 e permitindo o acúmulo de O2 produzido pela fotossíntese. Nessas condições, o oxigênio compete com o CO2 e favorece a fotorrespiração, um processo dispendioso que se assemelha à respiração mitocondrial, por consumir O2 e liberar CO2, porém ele ocorre apenas na presença de luz e não produz ATP nem NADH. A fim de minimizar a fotorrespiração e aperfeiçoar o ciclo de Calvin, mesmo em climas áridos e quentes, algumas espécies vegetais desenvolveram modos alternativos de fixação de carbono. As duas adaptações fotossintetizantes mais importantes são a fotossíntese C4 e o metabolismo ácido das crassuláceas (MAC).


Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Para a fixação de CO2 nas C4 também é usada a rubisco. A PEP Carboxilase atua no armazenamento de CO2 para posterior uso no Ciclo de Kalvin-Benson.

  • INCORRETA

    NÃO É MAC É CAM

    Da via C4 e o ciclo de Calvin (também conhecido como a via C3) são utilizados para a fotossíntese das plantas C4 e MAC. Contudo, nas plantas MAC, há uma separação temporal dessas duas vias, em vez da separação espacial que ocorre nas C4.


ID
3047695
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1884, o bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram desenvolveu uma importante técnica, a coloração de Gram. Esse procedimento de coloração classifica as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas. Para a microbiologia médica, a reação de Gram de uma bactéria pode fornecer informações valiosas para o tratamento da doença. Por exemplo, as bactérias gram-positivas tendem a ser mortas mais facilmente por penicilinas e cefalosporinas, enquanto que as gram-negativas geralmente são mais resistentes.


Sobre esse importante procedimento de coloração diferencial, amplamente utilizado em microbiologia, analise os seguintes afirmações:

I. As células gram-positivas, após o procedimento de coloração, retêm o corante e permanecem com a cor púrpura (ou roxo), e as células gram-negativas não retêm o corante, ficando incolores até serem contracoradas com um corante vermelho.

II. As arquibactérias geralmente não podem ser coradas pelo gram, mas aparentam ser gram-negativas por não possuírem uma parede celular ou ter paredes incomuns.

III. As bactérias gram-negativas têm paredes celulares mais simples, com uma quantidade relativamente grande de peptideoglicano.

IV. As bactérias gram-negativas têm menos peptideoglicano e são estruturalmente mais complexas, com uma membrana mais externa que contém lipopolissacarídeos.

V. O método de coloração de gram pode ser utilizado para identificar/classificar todos os procariotos do domínio Bacteria, uma vez que estes possuem parede celular típica.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III. As bactérias gram-negativas têm paredes celulares mais simples, com uma quantidade relativamente grande de peptideoglicano. INCORRETA. Têm parede celular mais complexa, com menor quantidade de peptideoglicano e outra membrana externa formada por lipopolissacarídeo.

    V. O método de coloração de gram pode ser utilizado para identificar/classificar todos os procariotos do domínio Bacteria, uma vez que estes possuem parede celular típica. INCORRETA. As bactérias micoplasmas, que nao possuem parede celular, não podem ser identificadas pelo método de gram.


ID
3047698
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vírus são os únicos organismos acelulares que conhecemos. Eles são muito pequenos para serem vistos no microscópio óptico e não se multiplicam fora de suas células hospedeiras. Apesar de conhecermos a ecologia, a reprodução e anatomia desses indivíduos, a questão de os vírus serem organismos vivos ou não ainda tem uma resposta ambígua.


Sobre os vírus, analise informações a seguir:

( ) Os bacteriófagos podem se multiplicar por dois mecanismos alternativos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. O ciclo lítico termina com a lise e a morte da célula hospedeira, enquanto, no ciclo lisogênico, a célula hospedeira permanece viva.

( ) A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré.

( ) Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico.

( ) As células do corpo humano, quando infectadas por vírus, secretam interferons, que induzem as células próximas não infectadas a produzirem substâncias que inibem a replicação viral. Em procariotos, um tipo de "sistema imune" também pode ser encontrado, o CRISPR, o qual ajuda a preservar a estabilidade do genoma destruindo o DNA invasor proveniente de infecções virais e, às vezes, da conjugação.


A ordem correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • V, F, F, V.

  • A doença do vírus Zika é causada por um vírus transmitido principalmente pelo mosquito Lutzomyia. Contudo, ainda não há consenso científico de que o vírus Zika seja a causa da microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré. – em gestantes há consenso de que o desenvolvimento da microcefalia e a síndrome estão ligados à presença do vírus.

    Os bacteriófagos são vírus exclusivos de hospedeiros procariotos e, assim como todos os vírus, seu ciclo de multiplicação, ocorre em cinco etapas distintas: adsorção, penetração, biossíntese, maturação e liberação. Na etapa de penetração, ocorre entrada apenas do ácido nucleico. – as etapas do ciclo reprodutivo viral são: adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese) maturação e liberação. 

    Referência:

    http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/cap2.pdf

  • O vírus Zika é transmitido por mosquitos do gênero Aedes. No Brasil o vetor é o Aedes aegypti. Mosquitos do gênero Lutzomya estão relacionados à Leishmaniose.

  • acredito que o erro da alternativa de bacteriófago está em "assim como todos os vírus". Nem todos tem essas etapas, alguns entram junto com capsídeo na célula hospedeira. Ele começa falando de bacteriófago e depois generaliza para confundir.

ID
3047704
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A capacidade dos organismos de um nível trófico de aproveitar a energia recebida para produzir biomassa, denomina-se produtividade. Esta é geralmente expressa em quilocaloria de biomassa produzida por m² por ano (Kcal/m²ano).

Sobre o tema, analise as seguintes afirmativas:


I. Quando se descontam os gastos com a respiração (R), da Produtividade Primária Bruta, obtém-se a Produtividade Primária Líquida.

II. Em nível de consumidores, denomina-se Produtividade Secundária Bruta a quantidade total de biomassa que um herbívoro efetivamente consegue absorver dos alimentos.

III. Quando a Produtividade Primária Bruta é armazenada sem gastos com a respiração (R), obtém-se a Produtividade Secundária de Biomassa.

IV. Em nível de produtores, denomina-se Produtividade Primária Líquida a quantidade de matéria orgânica que um organismo autotrófico consegue produzir na fotossíntese.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • qual o erro do item III?

  • III. Quando a Produtividade Primária Bruta é armazenada sem gastos com a respiração (R), obtém-se a Produtividade Secundária de Biomassa.

    Correto: Produtividade Secundária Bruta

  • Gabarito: letra C.

    III. Quando a Produtividade Primária Bruta é armazenada sem gastos com a respiração (R), obtém-se a Produtividade Secundária de Biomassa.

    Produtividade Primária Bruta (PPB) = Taxa fotossintética total

    IV. Em nível de produtores, denomina-se Produtividade Primária Líquida a quantidade de matéria orgânica que um organismo autotrófico consegue produzir na fotossíntese.

    Produtividade Primária Líquida (PPL) = PPB - Respiração dos autótrofos


ID
3047707
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tronco do ser humano é formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo osso esterno. A coluna vertebral, também conhecida como espinha dorsal, é constituída por 33 vértebras. Nas pessoas adultas, algumas vértebras se fundem, reduzindo o número de ossos da coluna vertebral para 26.


As vértebras que se fundem, nos adultos, são

Alternativas
Comentários
  • Dessa forma, a coluna é formada por 33 vértebras que ficam empilhadas e separadas pelos discos intervertebrais. Ela vai desde a base do crânio até a região interglútea. Na parte de baixo, estão as vértebras sacrais que são fundidas e formam o osso sacro. As peças coccígeas também podem se fundir formando o cóccix.

    deveria ser anulada

  • sacro tem 5 vertebras e cóccix te 4

  • Questão deveria ser anulada.

    Sacro 5/1

    cóccix 4/1

  • A questão deveria ser anulada sim, pois as vértebras que formam o SACRO são 5 e fundidas, e as que formam o CÓCCIX são 4 também fundidas, tanto é que somando vão dar "26 vértebras" como a própria questão afirma ao final. Ex.: Vértebras cervicais = 7; vértebras torácicas = 12; vértebras lombares = 5; vértebras sacrais 5 fundidas = 1 e vértebras do cóccix 4 fundidas = 1.

    Porém não esquecer que a coluna é composta de 33 vértebras.

  • A questão está correta. O cóccix das crianças não são fundidas, fundem-se quando adultas. Só há uma resposta possível, a D. Não há que se falar em anulação.

  • Indiquem para comentário do professor!

  • Esse gabarito está errado!

    Sacro se funde no adulto.

    Coccix: puberrdade

  • Parem de CHORAR! GAB D


ID
3047710
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (obtido a partir da biomassa de madeiras), ou seja, é um combustível menos poluente, orgânico e renovável.


Considerando-se o texto, uma das vantagens do biodiesel é

Alternativas
Comentários
  • a redução de emissões de gás carbônico e de enxofre.


ID
3047713
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia

Preocupados com as questões ambientais, os relatórios futuristas mais completos foram os preparados pelo Clube de Roma e os modelos globais produzidos pelos Estados Unidos e outros governos e as Nações Unidas. Graças a esses esforços, a consciência internacional sobre a problemática mundial cresceu rapidamente.


Apesar de diferentes vieses, os modeladores concordaram que

Alternativas

ID
3047716
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a região do sistema nervoso central, os nervos são classificados como: nervos cranianos, que conectam o encéfalo a órgãos dos sentidos e a músculos, e nervos espinais, ou raquidianos, que conectam a medula espinal a células sensoriais e músculos.


Quanto à quantidade de nervos cranianos e nervos raquidianos nos seres humanos, podemos afirmar que possuem

Alternativas
Comentários
  • 2 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos.

    Letra A


ID
3047719
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A glândula pineal, também chamada de epífise, é uma pequena glândula que se localiza na extremidade posterior do terceiro ventrículo, sobre o teto do diencéfalo com o qual está conectada por um curto pedúnculo. Ela é uma glândula com grande importância no desencadeamento da puberdade, bem como a produção da melatonina.


Com base no texto, os dois tipos celulares que predominam nessa glândula são

Alternativas
Comentários
  • pinealócitos e astrócitos. B

  • Apesar de a glândula pineal consistir principalmente de pinealócitos, foram identificados outros quatro tipos de células.

    Tipos de célula

    Pinealócitos: Consistem de um corpo celular com 4 a 6 processos emergindo, produzem melatonina, e podem ser corados por métodos especiais por impregnação pela prata.

    Células intersticiais: Estão localizadas entre os pinealócitos.

    Fagócitos perivasculares: Há muitos capilares na glândula, e os fagócitos estão localizados próximos a esses vasos, funcionando como apresentadores de antígenos.

    Neurônios pineais: Em vertebrados superiores, há neurônios na glândula pineal. No entanto, estes não estão presentes em roedores.

    Células neurônio-símile peptidérgicas: Podem estar presentes em algumas espécies, e podem ter uma função parácrina regulatória.

    Resposta: Letra B


ID
3047722
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

César, et al. (2017) realizaram um estudo epidemiológico onde indicam que as mulheres são de duas a oito vezes mais propensas à ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) que os homens, quando participam de uma mesma atividade. Dentre os fatores utilizados para explicar tal discrepância, a relação entre os picos dos hormônios sexuais femininos e o aumento da frouxidão ligamentar tem sido recentemente abordada, apontando os seguintes resultados:

- a frouxidão do LCA foi observada com maior frequência nas fases folicular tardia e lútea, porém os resultados foram obtidos por meio de uma avaliação estática. No entanto, as lesões do LCA usualmente ocorrem em situações dinâmicas.

- a fase folicular inicial, nos questionários pós-lesão e levantamento de dados, foi indicada. No entanto, esse achado foi baseado em dados subjetivos, limitando sua fidedignidade.

(César, G.M. et al.Influência dos hormônios sexuais na frouxidão e lesão do LCA: revisão bibliográfica. Fisioterapia em Movimento, v.21, n.3, set. 2017. ISSN 1980-5918.)


Com base no texto, é correto afirmar-se que as mulheres

Alternativas

ID
3047725
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante ficou muito curioso ao saber, durante uma aula de zoologia, que existia um animal que apresentava mais de um coração. Ao pedir mais informações sobre o animal, o professor mencionou que se tratava do único grupo, dentro do filo em estudo, que apresentava sistema circulatório fechado, formando uma rede de vasos e capilares que conduziam sangue através dos filamentos branquiais. Portanto, apresentava um coração sistêmico e corações branquiais. O docente ainda observou que todo esse conjunto de adaptações se dava pelo fato de ser um animal muito ativo.


Com base nessas afirmações, para verificar as características anatômicas, descritas pelo professor o estudante deveria dissecar

Alternativas
Comentários
  • Gab letra A.

    Falou em branquias só pode ser polvo pois elas são encontradas em peixes e demais organismos aquáticos.

    O polvo é muito ativo


ID
3047731
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho a seguir:

“Quando as espécies com sementes se estabeleceram, conseguiram alterar drasticamente o curso da evolução vegetal. A semente nada mais é do que o embrião protegido por um envoltório e com uma grande quantidade de reserva energética. Quando estas estão prontas para germinar, as sementes são liberadas pelas plantas parentais por meio de agentes dispersores. Fazendo uma analogia, a semente seria uma versão destacável do útero de uma mulher grávida, pois é capaz de nutrir e proteger o embrião, além de poder ser levada para longe da mãe. As sementes ajudaram esse grupo vegetal a dominar amplamente o ambiente terrestre,compondo maior parte da biodiversidade desse reino. ”

Disponível em:<Fonte:http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/08/o-sucesso-evolutivo-das-plantas.html>  Acesso em: 22 de nov. de 2017.

As principais plantas terrestres são denominadas geralmente de Gimnospermas e Angiosperma. Quais são as características reprodutivas das Gimnospermas? 

Alternativas
Comentários
  • C

    "Sementes nuas"


ID
3047734
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária é a doença parasitária de regiões tropicais que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo. Em número de mortes, só é superada pela Aids. A infecção é causada por um __________________ hematozoário intracelular do gênero _________________________ e é transmitida ao homem por vetores mosquitos do gênero Anopheles. Eles injetam _____________________, que, depois de vários dias, já no interior do fígado, sofrem várias divisões e se tornam _________________. Esses se dividem assexuadamente dentro dos glóbulos vermelhos. Em intervalos de 48 ou 72h, conforme a espécie, eles rompem as células do sangue, causando arrepio e febres periódicas.


As lacunas do texto são completadas correta e respectivamente por

Alternativas
Comentários
  • apicomplexo, Plasmodium, esporozoítos, merozoítos.


ID
3047740
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os epitélios são constituídos por células geralmente poliédricas, justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Esses tecidos são classificados segundo o número de camadas, a forma das células e suas funções. Com relação ao tecido epitelial, considere as afirmativas abaixo:


I. O epitélio pseudoestratificado, o qual apresenta mais de uma camada de células com diferentes alturas, é encontrado no revestimento da traqueia e dos brônquios.

II. O epitélio estratificado pavimentoso é encontrado principalmente na pele e tem por função proteção e prevenção contra a perda de água.

III. O revestimento do intestino é formado pelo epitélio simples prismático, cuja função é proteção, transporte e secreção.

IV. O epitélio pseudoestratificado de transição, que tem por função absorção e secreção, reveste a bexiga.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • b

  • O epitélio pseudoestratificado apresenta uma camada de células em alturas diferentes.

  • Gabarito B

  • epitélios pseudo estratificado, formado por uma camada de células com tamanhos diferentes, dando a impressão de várias camadas de células.

    vai revestir a nossas vias respiratorias

    revestem a traquéia.


ID
3047743
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pelagem de alguns mamíferos é determinada pela interação de diferentes genes autossômicos que cooperam para a expressão de uma determinada característica. Dentre esses genes, encontram-se os chamados B e C. O Gene B determina a cor do pigmento: o dominante codifica o pigmento preto e o recessivo, o marrom. Já o alelo selvagem C permite a expressão da cor, e o alelo c impede a expressão da cor. A constituição homozigota recessiva do Gene C é epistática sobre todos os demais genes.


Assim sendo o cruzamento de um macho duplo heterozigoto com uma fêmea marrom, descendente de um macho albino, que proporção da coloração da pelagem de sua prole é esperada?

Alternativas
Comentários
  • Proporção 6 preto: 6 marrom: 4 albino

  • B: preto

    b= marrom

    C= alelo que permite a expressão da cor

    c= impede a expressão da cor

    Obs.  constituição homozigota recessiva do Gene C é epistática sobre todos os demais genes, ou seja, onde aparecer cc os animais serão albinos, pois é a condição epistática!!

    no cruzamento utilizaremos a 2ª lei de Mendel pois estamos trabalhando com dois carateres:

    BbCc (macho duplo heterozigoto ) x bbCc (fêmea marrom, descendente de um albino)

    -> 6/16 ou 37,5% nascerão pretos

    ->6/16 ou 37,5% nascerão marrons

    -> 4/16 ou 25% nascerão albinos


ID
3047746
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos, conforme evidências científicas. Inicialmente, sua superfície era constituída por um magma quente, o que impossibilitava a existência de qualquer forma de vida em condições tão adversas. Entretanto, mudanças posteriores nas condições ambientais começaram a fazer da Terra um ambiente propício para a vida.


Em relação às teorias existentes da origem da vida na Terra, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

    Defensores da hipótese autotrófica argumentam que os primeiros seres vivos produziam suas próprias substâncias alimentares a partir de reações químicas, componentes inorgânicos presentes na crosta terrestre, ferro e enxofre.

    >>>>>>Os primeiros seres vivos utilizaram compostos inorgânicos da crosta terrestre para produzir suas substâncias alimentares –> teoria autotófica. Provavelmente, realizavam a quimiossíntese como processo para obtenção de compostos orgânicos.


ID
3047749
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito das Teorias Evolutivas, analise as afirmativas abaixo, marcando (V) para verdadeiro e (F) para falso.


( ) Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) sustentou que o caminho da evolução é guiado pelo ambiente, o qual, em mudança, altera as necessidades dos organismos. Esses organismos, portanto, respondem a essas mudanças alterando a sua morfologia e transmitindo essa alteração para as gerações subsequentes.

( ) Evolução Biológica é o termo designado às mudanças nas propriedades de um indivíduo ao longo do seu período de vida.

( ) A Origem das Espécies, publicada por Charles Robert Darwin em 1859, defende as ideias de que todos os organismos descendem, com modificações, de ancestrais comuns e que o principal agente dessas modificações é a ação da seleção natural sobre as variações individuais.

( ) A Teoria Sintética da Evolução conciliou a teoria de Darwin com os conhecimentos de genética, considerando que diversos fatores evolutivos atuam nas populações após o aparecimento de mutações, as quais são imprescindíveis como fonte de variabilidade.


A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Por que a ultima afirmativa está errada?

  • Acredito que por afirmar que mutação é "imprescindível" para a evolução, quando na verdade, a permutação genética entre outros fatores são mais importantes. As mutações em sua maioria, são prejudiciais ao individuo.

  • Letra A


ID
3047755
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A conversão de uma molécula de glicose, por meio da glicólise, em duas de ácido pirúvico ocorre no citosol da célula. A partir dessa etapa e considerando-se a ausência de gás oxigênio, a rota metabólica adotada e o organismo em questão, pode haver diferentes tipos de Fermentação.


Em relação a isso, é correto afirmar-se:

Alternativas
Comentários
  • a) o NADH - que capturou os elétrons na quebra do piruvato, vai devolver esses elétrons para a molécula - produz a redução do acetaldeído à moléculas de etanol (C2H6O) - através da enzima álcool desidrogenase -, produzindo ainda o dióxido de carbono (CO2). Ou seja, a energia contida no NADH é repassada ao acetaldeído (que é reduzido = recebe elétrons = armazena energia) para voltar a ser NAD e continuar o ciclo.

    b) Por meio da ação da enzima desidrogenase lática, o ácido pirúvico é convertido (por meio de uma reação de redução) a ácido lático (C3H6O3). O NADH2 é liberado na glicólise, junto com ATP e o ácido pirúvico. E não são formados a partir de duas moléculas de NAD.

    c) A fermentação acética ocorre quando o etanol, obtido a partir da fermentação alcoólica, entra em contato com bactérias da família Pseudomonaceae, como a Acetobacter ou Gluconobacter. E não o Saccharomyces.

    d) Não ocorre nas mitocôndrias e muito menos liberam tantos ATP.


ID
3047758
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabendo-se que uma unidade de mapa (u.m.) corresponde a 1% de recombinação e que dois loci (denominados E e F) distam 14 u.m., qual a proporção de indivíduos EF/ef espera-se encontrar após o cruzamento teste de um duplo heterozigoto com um duplo homozigoto recessivo?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questao sobre linkage ou crossing over

    Temos em EF/ef os homozigotos do mesmo lado, logo conformação dos

    Daí temos o seguinte arranjo

    E e

    . .

    . .

    . .

    . .

    . .

    F f

    EF( parentais).......43

    Ef(permutaveis)....7

    eF(permutaveis)....7

    ef(parentais)........43

    Parentais não sofreram permutacao e estao em homozigose

    A proporção de EF seria 43%

    A proporção de ef seriam 43% tambem


ID
3047761
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Muitas etapas na via de um RNA até a formação de uma proteína são reguladas pelas células, para controlar a expressão gênica. Podemos interpretar a síntese de proteínas, ou tradução, como reações químicas que acontecem de formas diferentes entre organismos procariotos e eucariotos.


Em relação ao processo de tradução em células eucarióticas, é INCORRETO afirmar-se que:

Alternativas
Comentários
  • A subunidade ribossomal menor primeiro liga-se ao sitio de ligação complementar ao ribossomo (chamado de sequência de Shine-Dalgarno) no mRNA.

    Fonte: Sadava, Heller, Orians, Purves e Hills. A ciência da biologia - Vida. pg. 268.

  • A subunidade menor, com o RNAt iniciador já ligado, liga-se ao quepe 5' da molécula de RNAm e, então, se desloca, ou escaneia, na direção downstream do RNAm até identificar um códon de início; o RNA iniciador forma, então, ligações de hidrogênio com o códon de início AUG.

  • Em eucariotos, não é a Sequência de Shine Dalgaro que identifica o 5' AUG iniciador, mas sim um processo de rastreamento (descrito, inclusive pela Thaís Vasconcelos)

  • A sequência Shine-Delgarno não acontece em células eucarióticas pois elas tem o quepe 5' para indicar a sequência AUG iniciadora da tradução. Os RNAm das bactérias (Procariotos) não tem o quepe 5’ para instruir o ribossomo onde está a sequencia de inicio da tradução, então, utilizam a sequencia Shine-Delgarno para se ligar ao ribossomo, que fica em um sítio especifico localizado á alguns nucleotídeos antes (a 5’) do códon de iniciação AUG. 


ID
3047764
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As vias que levam à entrada de macromoléculas, substâncias particuladas, entre outras, nos lisossomos, a partir da superfície celular, iniciam com o processo de endocitose.


Sobre esse tipo de transporte afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • O processo de endocitose está presente apenas em , pois  não possuem citoesqueleto, fundamental para a movimentação das vesículas formadas no processo.

  • A fagocitose é realizada apenas por células que são capazes de movimentar-se, tais como as amebas, macrófagos e neutrófilos. Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula e com a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.

    Depois de formado, o fagossomo funde-se com lisossomos, e enzimas digestivas são lançadas no seu interior. Forma-se nesse momento um vacúolo digestório e inicia-se a digestão da partícula. O que não foi digerido recebe a denominação de corpos residuais e são posteriormente excretados pela célula. O acúmulo de resíduos na célula pode desencadear o envelhecimento dela.


ID
3047767
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O pâncreas é definido como uma glândula mista, na qual a região endócrina tem a função de secretar na corrente sanguínea hormônios essenciais para o metabolismo da glicose. Diante do exposto, está correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Porque a letra C esta errada? :/

  • letra A

  • Patrícia, o que está desbalanceado na diabetis é a insulina, e não o glucagon.

  • LETRA A

    SO PODERIA SER

  • porque a letra d esta errada ??

  • A - correta

    B - incorreta - ilhotas pancreáticas (Ilhotas de Langerhans) é a parte que produz e secreta hormônios no pâncreas.

    C - incorreta - hormônio afetado na diabetes mellitus é a insulina não o glucagon.

    D - incorreta - o aumento da taxa de glicose sanguínea faz com que o pâncreas secrete a insulina, a partir das células beta, que irá atuar no fígado e fará a reabsorção de glicose hepática. Por ter ação exclusiva em tecidos hepáticos, a reabsorção de glicose de tecidos musculares e adiposo requer a presença de outros hormônios, como os glicocorticoides, por exemplo.


ID
3047770
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A célula vegetal é formada basicamente por uma parede celular e um protoplasto.


Em relação às organelas presentes nesse tipo celular, é correto afirmar-se que os

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA, porque são os grana que contêm as clorofilas e os carotenoides além de ser a estrutura onde se realizam as reações de luz na fotossíntese, e não o estroma.

    B) ERRADA, porque os leuco (branco, incolor) são apigmentados.

    C) CORRETO.

    D) ERRADO, porque os centríolos existem nas células eucarióticas, da maioria dos animais, porém nos vegetais apenas nos musgos e samambaias. Nas células de fungos complexos, plantas superiores (gimnospermas e angiospermas) e nematoides não existem centríolos.


ID
3047773
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao processo de fotossíntese, analise as afirmações:


I. A clorofila e demais pigmentos, no cloroplasto, estão dispostos em unidades discretas de organização, chamadas de Fotossistemas.

II. A energia luminosa, na primeira etapa da fotossíntese, entra no Fotossistema I, onde pode ser aprisionada por moléculas de P700 do centro de reação. Nessa etapa, ocorre a fotólise da água, reação dependente de luz.

III. A energia química produzida pelas reações dependentes de luz é utilizada para a redução do carbono na segunda etapa da fotossíntese.

IV. O Ciclo de Calvin ocorre no estroma dos cloroplastos e o composto inicial (e final) deste ciclo é uma pentose, denominada ribulose 1,5-bifosfato (RuBP).


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. A clorofila e demais pigmentos, no cloroplasto, estão dispostos em unidades discretas de organização, chamadas de Fotossistemas.

    Correto: A clorofila e outros pigmentos encontram-se organizados em fotossistemas localizados na membrana dos tilacoides nos cloroplastos.

    II. A energia luminosa, na primeira etapa da fotossíntese, entra no Fotossistema I, onde pode ser aprisionada por moléculas de P do centro de reação. Nessa etapa, ocorre a fotólise da água, reação dependente de luz.

    Errado: A energia luminosa entra no Fossistema II, sendo aprisionada por moléculas de P680.

    III. A energia química produzida pelas reações dependentes de luz é utilizada para a redução do carbono na segunda etapa da fotossíntese.

    Correto: A Etapa Fotoquímica (Fase Clara), produz ATP por meio da fosforilação cíclica e NADPH por meio da fosforilação acíclica. Tais produtos são utilizados no Ciclo de Calvin Benson (Etapa química- Fase escura) para redução do carbono e produção da glicose.

    IV. O Ciclo de Calvin ocorre no estroma dos cloroplastos e o composto inicial (e final) deste ciclo é uma pentose, denominada ribulose 1,5-bifosfato (RuBP).

    Correto: O ciclo de Calvin Benson realmente ocorre no estroma dos cloropastos, sendo seu composto inicial a pentose bifosfato denominada Ribulose 1,5 bifostato. Essa, liga-se ao CO2 e por intermédio dos ATP's e NADPH's advindos da etapa clara dando origem a glicose.

  • Gabarito B

    Corrigindo

    II- A energia luminosa, na primeira etapa da fotossíntese, entra no Fotossistema II, onde pode ser aprisionada por moléculas de P680 do complexo de Antena.

    Nessa etapa, ocorre a fotólise da água, reação dependente de luz.


ID
3047776
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao assistir a uma aula de Biologia sobre o Sistema ABO e Fator Rh, um estudante, apreciador de filmes e séries sobre vampiros, apresentou a seguinte relação à turma: “Vampiros, independente do sexo, precisam sugar sangue de diferentes pessoas, logo é importante que seu tipo sanguíneo seja AB” A professora, valorizando a associação realizada pelo seu aluno, lançou um exercício em que considerava o personagem mencionado como sendo sempre receptor universal. No entanto, foi criteriosa ao elaborar as questões, respeitando as bases da herança genética para a característica – ABO, e possibilitando cruzamento entre mortais (não vampiros) e vampiros. A partir de diferentes suposições, os alunos deveriam identificar qual delas apresentava uma conclusão correta.


O gabarito correto da questão realizada pela professora corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • A) O pai do vampiro não pode ser AB. Entre outros erros.

    B) A dominância é COMPLETA.

    C) 1/2 X 1/2 = 25%.

    D) CORRETO: 50% IaIb E 50% IaIa.

  • o pai do vampiro não pode ser AB? Vi que poderia, acredito que o erro está e dizer que pode concluir que é quando na verdade existe a possibilidade de ele também ser homozigoto.
  • Na verdade, Jethe Filho @dna.csi, é codominância e não dominância completa. Pois há 2 alelos que se expressam: o 'A' e o 'B'.


ID
3047779
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às organelas celulares e suas funções, relacione as colunas 1 e 2 que seguem:


Coluna 1

1 Retículo Endoplasmático Granuloso

2 Retículo Endoplasmático Liso

3. Aparelho Golgiense

4. Peroxissomo


Coluna 2

A. Contém a enzima catalase, a qual transforma H2O2 em água e gás oxigênio.

B. É responsável pela produção de enzimas lisossômicas.

C. É abundante nas células das gônodas, uma vez que está envolvido na produção de hormônios esteroides.

D. É responsável por originar o acrossomo no espermatozoide dos animais.


A associação correta entre as duas colunas é

Alternativas
Comentários
  • Pelo REL matava-se a questão. Eras só lembrar que eles sintetizam hormônios.


ID
3047782
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hiponatremia é uma alteração metabólica caracterizada pela baixa concentração de sódio no sangue em relação ao volume de água no organismo. Ela ocorre em decorrência do desequilíbrio no complexo sistema fisioquímico, que regula a absorção e excreção de água e sódio no nosso corpo.

Alguns medicamentos e doenças, como tumores e insuficiências cardíaca, hepática e renal, também podem desencadear ou piorar o problema. Confusão mental, propensão a quedas, convulsões, déficit de coordenação e alteração de comportamento, quadros comuns em idosos, podem estar relacionados com a doença.

Segundo a médica geriatra do Einstein, uma pessoa saudável apresenta nível estável de sódio no plasma sanguíneo entre 135 a 145 mEq/L (miliequivalentes por litro). Abaixo desse limite, configura-se quadro de hiponatremia, detectável por meio de exame de sangue.

(Adaptado de Albert Einstein. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. Hiponatremia. Disponível em: <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/hiponatremia>. Acesso em: 10 de nove. de 2017.)


No começo de 2007, uma mulher de 28 anos de idade, na Califórnia, morreu após participar de um concurso de uma rádio para ver quem conseguia tomar mais água. Após ingerir seis litros em apenas três horas na competição, cujo prêmio era um videogame, Jennifer Strange vomitou, foi para casa com uma terrível dor de cabeça e morreu de “ intoxicação por água ”.

Um estudo de 2005, do New England Journal of Medicine, revelou que cerca de um sexto dos maratonistas desenvolvem algum grau de hiponatremia, ou diluição do sangue, que acontece quando se bebe água demais.

(Disponível em:<https://www2.uol.com.br/sciam/noticias/agua_demais _pode_fazer_ mal_e_ate_matar.html>. Acesso em: 10 de nov. de 2017.)


Relacionando as causas e efeitos da hiponatremia, de acordo com os trechos, às características dos transportes via membrana, considera-se correta a seguinte afirmação:

Alternativas
Comentários
  • C

    Plasmoptise é o nome que se dá a uma célula animal que sofreu turgencia e, devido a não possuir uma parede celular, acaba por rebentar.

  • B

    O rim não conseguirá eliminar adequadamente e ela expelirá água e enorme quantidade de sais minerais. Ocorrerá a plasmoptise, pois o plasma mais diluído com a abundante quantidade de água, portanto hipotônico, será o ambiente perfeito para a ocorrência da osmose (do hipo para o hiper).


ID
3047785
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando-se as etapas de uma divisão celular (mitose ou meiose) e o cariótipo de uma pessoa com Síndrome de Down não mosaico, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • A) há 46 cromossomos autossômicos duplicados nas células somáticas. (ERRADO ) = Há 47 cromossomos autossômicos

    B) existem 24 pares de cromossomos pareados. (ERRADO) = Ná anáfase I já ocorreu a separação dos cromossomos homólogos. Logo, há 24 cromossomos duplicados.

    D) há 47 cromossomos duplicados (ERRADO) = Há 24 cromossomos duplicados. Na telófase II haverá 23 cromossomos não duplicados.


ID
3047788
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação a técnicas da Biologia Molecular, analise as sentenças a seguir:


I. Enzimas de restrição são utilizadas, em laboratório, para reduzir a ploidia de uma célula pela metade.

II. A terapia gênica tem por intuito substituir o alelo que causa o problema de saúde à pessoa por um alelo normal. Um vírus modificado poderá ser utilizado como vetor, pois introduz o alelo normal a determinadas células do paciente.

III. A clonagem humana, tanto a reprodutiva, quanto a terapêutica, está imune a polêmicas éticas e religiosas. De acordo com a legislação brasileira, está autorizada, desde que não haja fins lucrativos envolvidos.

IV. A bactéria Agrobacterium tumefaciens tem a capacidade de transferir plasmídeo recombinante, com determinado gene de interesse previamente inserido, a células vegetais. A planta, agora transgênica, poderá produzir o produto de interesse.

V. O DNA fingerprint (ou “ impressão digital ” genética ) analisa, principalmente, DNA codificante, ou seja, a parte do genoma que contém genes.

VI. Mesmo com genótipos idênticos, dois clones não precisam ter, necessariamente, o mesmo fenótipo, em função da complexa interação entre genótipo e meio ambiente.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • letra c

    Corrigindo as assertivas erradas:

    I. As enzimas de restrição são utilizadas para cortar segmentos de interesse do DNA, como o gene responsável pela produção da insulina.

    II. A clonagem humana está sim envolvida com polêmicas éticas e religiosas.

    III. O DNA fingerpriting analisa o DNA não-codificante.

  • Interação entre o genótipo e o meio ambiente ?

ID
3047791
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Imagine que uma pessoa esteja comendo um salshipão (pão com linguiça) e bebendo água. Está respirando ar puro numa região muito acima do nível do mar e deverá, em alguns dias, participar de uma competição esportiva.


Com base nessas informações e na integração entre os diferentes sistemas fisiológicos humanos, é INCORRETO afirmar-se:

Alternativas
Comentários
  • O nutrientes são absorvidos no intestino delgado e não no grosso.

  • Gabarito letra A

    erro da questão esta quando fala da laringe, que faz parte do sistema respiratório, o certo seria faringe que faz parte tanto do sistema respiratório quanto digestório, e absorção de nutrientes é feita pelo intestino delgado, não pelo intestino grosso.


ID
3047794
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao sistema excretor humano, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins.

    pélvis renal é uma parte anatômica do rim que é uma espécie de bolsa em forma de funil localizada na entrada do rim e que fica em contato com os vasos do órgão. A pélvis renal coleta a urina que vai ser drenada na bexiga pelo ureter

    b)CORRETA. O hormônio vasopressina (também conhecido como ADH) é liberado na corrente sanguínea quando há uma situação de desidratação, seu nome já diz por si o que ele faz (antidiurético) ele faz com que não urinemos para manter nossa pressão estável.

    c) ERRADA. Na verdade o álcool faz justamente ao contrário ele inibe a liberação do ADH, é muito simples lembrar disso pois pode perceber que quando ingerimos álcool a tendência é urinar mais.

    d)ERRADA. Apenas no sistema excretor masculino a uretra está envolvida também no sistema reprodutor. O sistema excretor feminino é completamente separado do sistema reprodutor feminino.

  • O alcool inibe a vasopressina (ADH), causando a desidratação do organismo, já que a vasopressina é responsável pela reabsorção de água pelo organismo. Quando ingerimos grandes quantidades de alcool ou cafeína esse hormônio é inibido e acabamos perdendo muita água pela urina, causando a desidratação e consequentemente a ressaca (no caso do alcool).


ID
3047797
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Conhecer seus agentes causadores, suas formas de prevenção e de transmissão contribui de forma significativa para a redução de sua disseminação.


Associe a primeira coluna com a segunda no que se refere a doenças e suas causas.

Coluna 1

1 AIDS

2. Gonorreia

3. Sífilis

4 Cancro Mole

5 Herpes Genital

6. Condiloma Acuminado


Coluna 2

A. Causada pelo vírus tipo 2 com formação de bolhas com líquido nos órgãos genitais.

B. Causada por uma bactéria. Nos homens confere dor ao urinar e produção de uma secreção uretral em tom amarelado. Nas mulheres, em função dos sintomas serem pouco evidentes, a doença pode evoluir para um quadro mais grave – Doença Inflamatória Pélvica.

C. O vírus ataca e destrói os linfócitos CD4, debilitando o sistema imunológico do paciente.

D. O agente causador é o Treponema pallidum, o qual pode ser transmitido, não só pelo contato sexual, mas de mãe para o feto durante a gestação.

E. A bactéria causadora da doença é transmitida exclusivamente por via sexual, sendo responsável pela formação de lesões, geralmente dolorosas, nos órgãos genitais.

F. Caracteriza-se pelo aparecimento de verrugas nos órgãos genitais. Há, ainda, alguns subtipos do vírus que podem causar câncer de colo do útero.


A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • A - 5; B - 2; C - 1; D - 3; E - 4; F - 6.

  • Detectou o agente causador da Sífilis, Treponema pallidum, matou a questão. Alternativa C.