SóProvas



Prova Marinha - 2018 - CSM - Primeiro Tenente - Farmácia


ID
2912545
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC n° 53/2015, que estabelece os parâmetros para notificação, identificação e qualificação de produtos de degradação em medicamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) a empresa deverá apresentar estudos do perfil de degradação submetendo a amostra à degradação forçada em condições de aquecimento, umidade, solução ácida E básica, solução oxidante, exposição fotolítica e íons metálicos.

    B) no caso de associações em dose fixa, deverão ser executados também os estudos de degradação forçada com os insumos farmacêuticos ativos isolados, Associados e na formulação.

    C) a avaliação da necessidade de notificação, identificação e qualificação dos produtos de degradação deve considerar a maior concentração da impureza de degradação encontrada durante o estudo de estabilidade.

    D) o produto de degradação que superar o limite de NOTIFICAÇÃO deverá ser incluído nas especificações de liberação do medicamento e do estudo de estabilidade.

    E) o estudo do perfil de degradação forçada deve ser conduzido, no mínimo, em três lotes produzidos em escala industrial. O estudo do perfil de degradação forçada deve obedecer aos seguintes requisitos:

    I - condução do estudo em um lote, em escala laboratorial, piloto ou industrial do

    medicamento;


ID
2912548
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a opção INCORRETA, com relação aos marcadores do metabolismo ósseo.

Alternativas
Comentários
  • E) Comparado ao plasma, o soro é preferível para a quantificação de magnésio, porque os anticoagulantes interferem na maioria dos procedimentos.

    plasma x soro

    o soro é o plasma sem fibrinogênio e fatores da coagulação

    (in vitro não é adicionado anticoagulante, assim, há a coagulação e, portanto, não há fatores da coagulação e fibrinogenio no soro)


ID
2912551
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Sistema de Classificação Biofarmacêutica (SCB) classifica os fármacos em quatro classes de acordo com a dose, a solubilidade aquosa no decorrer do pH gastrointestinal e a permeabilidade através da mucosa. Sobre esse sistema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) FALSO. os fármacos de classe I POR TEREM ALTA SOLUBILIDADE E ALTA PERMEABILIDADE NÃO apresentam problemas significativos para uma liberação oral efetiva.

    B) VERDADEIRA

    C) FALSA. os fármacos da classe III possuem baixa PERMEABILIDADE e alta SOLUBILIDADE.

    D) FALSA. os fármacos da classe IV NÃO dissolvem-se rapidamente quando apresentados em formas farmacêuticas de liberação imediata.OS FÁRMACOS DE CLASSE IV APRESENTAM BAIXA PERMEABILIDADE E SOLUBILIDADE.

    E) FALSA. os fármacos da classe IV NÃO são candidatos à bioisenção, POIS APRESENTAM BAIXA SOLUBILIDADE E PERMEABILIDADE.

  • SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO BIOFARMACÊUTICA

    I - SOLUBILIDADE - ALTA PERMEABILIDADE - ALTA

    II - SOLUBILIDADE - BAIXA PERMEABILIDADE - ALTA

    III - SOLUBILIDADE - ALTA PERMEABILIDADE - BAIXA

    IV - SOLUBILIDADE - BAIXA PERMEABILIDADE - BAIXA


ID
2912554
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à analise de líquido cérebro-espinhal (LCE) é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA- D

    A) A amostra de LCE usualmente é coletada em três tubos estéreis, de modo seriado: a amostra do tubo 1 é destinada ao exame bioquímico e aos estudos imunológicos; a do tubo 2 serve ao exame microbiológico; e a do tubo 3 é utilizada para realização das contagens celulares e diferenciais.

    B) Recomenda-se evitar o uso de tubos de ensaio de vidro, pois a ade-são celular ao vidro afeta a contagem celular e a análise diferencial. As amostras devem ser enviadas ao laboratório e processadas sem demora, a fim de minimizar a degradação celular que tem início 1 hora após a coleta.

    C) A refrigeração é contraindicada para as amostras destinadas à cultura, porque impede a sobrevivência de organismos mais exigentes (p. ex., Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis).

    E) A coloração de Gram continua sendo o método com maior acurácia e mais rápido de diagnosticar infecções no SNC.

  • A) a amostra de LCE usualmente é coletada em 3 tubos estéreis: a amostra do tubo 1 é destinada ao exame bioquímico e aos estudos imunológicos; tubo 2 serve ao exame microbiológico e 3 para contagem de células diferenciais.

    B) deve-se evitar o tubo de ensaio de vidro para a coleta, pois a adesão celular ao vidro afeta a contagem celular e a análise diferencial.

    C) a refrigeração é contraindicada para as amostras destinadas à cultura, pois impede a sobrevivência de organismos mais exigentes como Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis.

    D) são causas de plasmocitose no LCE: infecções virais agudas, esclerose múltipla, sarcoidose e infestações parasíticas no Sistema Nervoso Central (SNC).

    E) A coloração de Gram continua sendo o método com maior acurácia e mais rápido de diagnosticar infecção no SNC.

    Diagnosticos Clínicos e Tratamento por Métodos Laboratoriais - Henry - 21ª Edição


ID
2912557
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia

A Farmacopeia Brasileira descreve a seguinte técnica para doseamento de uma determinada matéria-prima por espectrofotometria de absorção no ultravioleta:


"Transferir, exatamente, cerca de 120mg da amostra, para balão volumétrico de 200mL e adicionar 150 ml_ de metanol. Agitar, mecanicamente, até completa solubilização. Completar o volume com o mesmo solvente e homogeneizar. Diluir, sucessivamente, em ácido clorídrico 0,1 M, até concentração de 0,0012% (p/v). Para o preparo da solução padrão, pesar, exatamente, cerca de 20,0 mg do padrão, transferindo para balão volumétrico de 100 mL. Completar o volume com metanol e homogeneizar. Realizar uma nova diluição de 3:50, utilizando ácido clorídrico 0,1M como solvente. Determinar as absorvâncias das soluções em 316 nm, utilizando ácido clorídrico 0,1 M para ajuste do zero."


Sendo assim, qual o teor do fármaco na amostra a partir das massas e das leituras obtidas, utilizando nos cálculos quatro casas decimais.


Peso efetivo da amostra: 120,7 mg

Peso efetivo do padrão: 20,5 mg

Teor do padrão: 99,5%

Absorvância da amostra: 0,5570

Absorvância do padrão: 0,5830

Alternativas

ID
2912560
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman e Gilman (2012), a respeito da morfina e os opioides relacionados, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A morfina causa liberação de histamina, que pode desencadear broncoconstrição e vasodilatação

  • Quem não causa liberação de histamina são os opióides sintéticos da família da fentanila


ID
2912563
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Farmacopeia Brasileira 5ª edição, quanto aos ensaios de controle em processo para formas farmacêuticas sólidas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) no teste de determinação de peso para comprimidos revestidos com filme, deve-se pesar, individualmente, 20 comprimidos e determinar o peso médio, descontando-se, no cálculo, o peso referente ao revestimento. Não é pra descontar NADA! (Pode-se tolerar não mais que duas unidades fora dos limites especificados na Tabela 1, em relação ao peso médio, porém, nenhuma poderá estar acima ou abaixo do dobro das porcentagens indicadas.)

    B) teste de dureza permite determinar a resistência do comprimido ao esmagamento ou ruptura sob pressão radial, sendo que nenhuma unidade testada deve apresentar dureza inferior a 30N. Expressar o resultado como a média dos valores obtidos nas determinações. O resultado do teste é informativo. Não há esse parâmetro de 30N.

    C)o teste de friabilidade aplica-se a comprimidos revestidos, considerando que os mesmos devem resistir à abrasão quando submetidos ao processo de revestimento em turbina perfurada ou drageadeira. O teste se aplica, unicamente, a comprimidos não revestidos.

    D)o limite de tempo estabelecido como critério geral para o ensaio de desintegração de comprimidos não revestidos é de 30 minutos, e de 60 minutos para comprimidos revestidos com filme e drágeas. O limite de tempo estabelecido como critério geral para a desintegração de comprimidos revestidos com filme é de 30 minutos, e para comprimidos com revestimento açucarado (drágeas) é de 60 minutos, a menos que indicado de maneira diferente na monografia individual.

    E ) comprimidos ou cápsulas com revestimento gastrorresistente são testados, quanto à desintegração, em meio ácido e básico. O teste, no entanto, não se aplica a cápsulas não revestidas que contêm preparação de liberação entérica. CORRETA


ID
2912569
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia

Segundo Goodman e Gilman (2012), qual é o pró-fármaco com início de ação lento, antiplaquetário, estritamente relacionado com a Ticlopidina, porém mais potente que este, e inibidor dos receptores plaquetários PQY12?

Alternativas

ID
2912572
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Storpirtis (2008), para implementação de um programa de Farmácia Clínica Hospitalar, dois prérequisitos são descritos: primários e secundários. Constitui um item de pré-requisito secundário:

Alternativas
Comentários
  • Secundário são apenas dois:

    CENTRO DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS (CIM)

    SERVIÇO DE FARMACOCINÉTICA CLÍNICA


ID
2912575
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Bisson (2016), sobre o seguimento de paciente em antibioticoterapia é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A ) Para o antibiótico ser efetivo, uma concentração adequada deve chegar ao sítio infeccioso.

    B) Em algumas situações o antibiótico intravenoso pode ser substituído pela via oral, como no caso dos

    quinolônicos (ciprofloxacina), em que o perfil farmacocinético entre ambas as vias é extremante semelhante.

    C) Agentes antibióticos associados à fotossensibilidade:

    Amantidina, azitromicina, ciprofloxacina, dapsona, doxiciclina, eritromicina, flucitosina, ganciclovir, levofloxacina, ofloxacina, pirazinamida, saquinavir, sulfonamidas, tetraciclinas, tretinoínas, trovafloxacina, trimetoprima

    D) as associações de beta-lactâmicos com aminoglicosídeos são frequentemente sinérgicas e o uso de dois beta-lactâmicos deve ser evitado.

    E) quando se tratar de pacientes gestantes, deve-se verificar o grau de risco do Food and Drug Administration (FDA) para as drogas prescritas e, se possível, utilizar somente aquelas que apresentam classificações A e B.


ID
2912578
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os serviços farmacêuticos clínicos hospitalares podem ser classificados em quatro classes de complexidade e de exigência crescentes de especialização. Em quais classes os serviços de monitorização de erros de medicação e de aconselhamento de alta são classificados, respectivamente, segundo Storpirtis (2008)?

Alternativas
Comentários
  • classe I- ações sem paciente especifico

    classe II- com paciente (histórico med., aconselhamento de alta e educação)

    classe III- especializado (grupo específico de pacientes e classe de fármacos)

    classe IV- muito especializado (uti, emergência, transplantes, hematologia,...)


ID
2912581
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacione os componentes microscópicos do sedimento urinário às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


COMPONENTES MICROSCÓPICOS

I- Cilindro gorduroso

II- Cilindro hialíno

III- Cristal de oxalato de cálcio

IV- Cristal de fosfato cristalino

V- Cristal de urato amorfo

VI- Cilindro céreo


CARACTERÍSTICAS

( ) Constituído de proteína de Tamm-Horsfall.

( ) Aspecto referido como “poeira de tijolo".

( ) Síndrome nefrótica.

( ) Insolúvel em ácido acético,

( ) Presente em urina infectada com pH alcalino.

( ) Associado a inflamação e a degeneração tubular.

Alternativas
Comentários
  • Cilindros hialinos. Estes são o tipo de cilindro observado com maior frequência. São quase completamente constituídos de proteína de Tamm-Horsfall.

    Uratos amorfos (uratos de cálcio, magnésio, sódio e potássio). Os uratos amorfos precipitam quando submetidos ao repouso em urina com pH discretamente ácido. Havendo grandes concentrações, o sedimento urinário pode ser visto com uma cor variável entre rosa-alaranjada e castanho-avermelhada ao exame microscópico. Esse aspecto tem sido referido como "poeira de tijolo".

    Cilindros gordurosos. O material gorduroso é incorporado à matriz do cilindro, a partir de células tubulares renais carregadas de lipídeos. Estas são comumente observadas em casos de proteinúria severa e são características da síndrome nefrótica

    Os cilindros céreos estão comumente associados à inflamação e à degeneração tubular. São observados com mais frequência em pacientes com insuficiência renal crônica, e também são encontrados em casos de rejeição aguda e crônica de transplante renal.


ID
2912584
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual a única espécie de ameba capaz de invadir tecidos e causar doenças?

Alternativas
Comentários
  • Segundo, McPherson, a Entamoeba histolytica é a única espécie de ameba capaz de invadir

    tecidos e causar doença.


ID
2912587
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à avaliação da amostra de urina é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Urinálise de rotina é constituída por dois componentes principais: (1) determinações físico-químicas (aparência, gravidade específica e medidas com tiras reativas); e (2) exame microscópico do sedimento urinário em campo claro ou com contraste de fase para evidenciar hematúria, piúria, cilindros (cilindrúria) e cristalúria.

    b) Urina vermelha. A cor anormal mais comum é a vermelha ou castanho-avermelhada. Quando observada na urina das mulheres, é preciso considerar uma possível contaminação com sangue do fluxo menstrual. Hematúria (presença de hemácias - CVS), hemoglobinúria e mioglobinúria podem produzir colorações rósea, vermelha ou castanho-avermelhada.

    c) A rifampicina, usada no tratamento da tuberculose, produz alteração de cor na urina para vermelho-alaranjada briIhante

    d) Quilúria. Trata-se de uma condição rara em que a urina apresenta linfa. Está associada à obstrução do fluxo de linfa e ao rompimento dos vasos linfáticos na pelve renal, nos ureteres, na bexiga urinária ou na uretra. Embora a etiologia predominante seja a infecção parasítica por Wuchereria bancrofti (filariose) (Cortvriend, 1998), o alargamento dos linfonodos abdominais e a presença de tumores também foram associados à quilúria. Essa condição é rara até mesmo em indivíduos com filariose.

    e) Tiras reativas. Os indicadores vermelho de metila e azul de bromotimol produzem cores que variam entre alaranjado, verde e azul conforme o pH aumenta, permitindo estimar valores de pH de até meia unidade na faixa de 5 a 9.


ID
2912590
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quais os principais testes laboratoriais recomendados para monitoramento da infecção por HBV crônica?

Alternativas
Comentários
  • Recomenda-se utilizar grupos de testes diferentes para as três situações clínicas possíveis, do seguinte modo:

    1. hepatite por HBV aguda: HBsAg, IgM anti-HBc;

    2. hepatite por HBV crônica: HBsAg, IgG anti-HBc, IgG anti-HBs;

    3. monitoramento da infecção por HBV crônica: HBs, HBeAg, IgG anti-HBs, IgG anti-HBe e PCR quantitativo ultrassensível.


ID
2912593
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a avaliação laboratorial da função renal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) O método mais amplamente empregado para quantificar a creatinina fundamenta-se na reação de Jaffe, descrita há mais de 100 anos, com base na reação da creatinina com picrato (Spencer, 1986; Weber, 1991). A solução alcalina intensifica a reação, justificando a denomiriação "método do picrato alcalino".

    c) A depuração da inulina é amplamente adotada como padrão-ouro para quantificar a TFG.

    d) Essencialmente, existem três métodos de quantificação da ureia. O padrão-ouro, utilizado somente como método referencial por causa de seu custo elevado, é a diluição isotópica por espectrometria de massa (Kessler, 1999). Em laboratórios clínicos, a ureia é quantificada pelo método colorimétrico, com base na reação da ureia com diacetilmonoxima, ou por métodos enzimáticos (Barbour, 1992; Natelson, 1951; Passey, 1980). No primeiro caso, a ureia reage diretamente com diacetil-monoxima sob condições fortemente acídicas, dando origem a um produto de condensação amarelado. A reação é intensificada pela presença de íons férricos e tiosemicarbazida. A intensidade da resultante cor vermelha é medida a 540 nm.

    e) As substâncias endógenas amplamente empregadas para determinar a TFG incluem o nitrogênio ureico, creatinina e cistatina C. importante notar que a depuração da cistatina renal não pode ser medida, porque trata-se de uma substância que é totalmente reabsorvida e, portanto, não está presente na urina. Por esse motivo, as alterações da concentração sérica de cistatina C são utilizadas como estimativa indireta da TFG.

  • Concordo.


ID
2912596
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto aos critérios e à documentação mínima necessária previstos na RDC n° 73/2016 para mudanças pós-registro, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    V - Procedimento ordinário: é o procedimento de peticionamento que requer protocolo e que deve aguardar manifestação favorável da Anvisa para a implementação;

    B) CORRETA

    Art. 6º As mudanças de implementação imediata serão permitidas quando todas as provas requeridas estiverem anexadas ao HMP disponível na empresa ou à petição individual protocolada, exceto quando a referida mudança for paralela a outra que requeira prévia aprovação, hipótese em que a implementação das mudanças e o preenchimento do HMP deverá ser feito somente após a aprovação da Anvisa.

    C) ERRADA

    Art. 25. Para medicamentos similares e genéricos, nas mudanças pós-registro em que é solicitado relatório técnico de estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência, o estudo deve ser realizado entre o medicamento proposto e o medicamento de referência.

    D) ERRADA

    Art. 31. Os dados do HMP deverão ser protocolados anualmente, no mês do aniversário do registro do medicamento, mesmo não havendo nenhuma mudança pós-registro, e deverão ser referentes ao período de 12 (doze) meses anteriores ao seu protocolo.

    E)ERRADA

    Seria porque enquadra-se como mudança maior de produção do IFA?

    Não achei justificativa.


ID
2912599
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Bisson (2016), a respeito das considerações e princípios na prescrição de medicamentos para pacientes idosos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) uma resposta REDUZIDA aos beta-adrenérgicos tem sido observada em pacientes idosos, com uma REDUÇÃO OU AUSÊNCIA da resposta taquicárdica às ações vasodilatadoras de medicamentos bloqueadores de canal de cálcio ou Hidralazina.

    B) as reações metabolizadoras de fase I (hidroxilação, dealquilação, oxidação, redução e hidrólise) são REDUZIDAS, DIMINUINDO as dosagens das drogas,

    C) geralmente as doses prescritas devem ser MENORES, sobretudo para doenças crônicas, em que o objetivo é O CONTROLE E NÃO a cura.

    D) CORRETA

    E) o Ácido Acetilsalicílico e a Furosemida são exemplos de drogas que CAUSAM prejuízo funcional em pacientes idosos.

    Bons estudos!


ID
2912602
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um dos principais objetivos da Farmacovigilância, em qualquer nível de atuação, é a detecção precoce de sinais, com relação ao risco de saúde pública, por reações adversas novas ou pouco descritas na literatura. Constitui metodologia de vigilância ativa para detectar e avaliar os sinais, segundo Storpirtis (2008):

Alternativas
Comentários
  • Vigilância passiva: notificação voluntária, série de casos, método de identificação de agrupamento, notificação intensificada.

    Vigilância ativa: Instituição sentinela


ID
2912605
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Fuchs (2017), qual das vias corresponde à via de administração parenteral indireta ?

Alternativas
Comentários
  • Subcutâneo - Administração dentro do tecido celular subcutâneo - DIRETA

    Intradérmica - Administração através da derme - DIRETA

    Transdérmica - Administração através da pele - INDIRETA

    Intratecal - Administração dentro do fluido cerebroespinal - DIRETA

    Intramuscular - Administração dentro do músculo - DIRETA


ID
2912608
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Observe a composição de um produto apresentada a seguir, na forma farmacêutica de comprimido de liberação imediata.


Principio ativo....................... 200 mg

Lactose monoidratada..........80,5 mg

Povidona...............................9 mg

Amidoglicolato de sódio.......6 mg

Estearato de magnésio......... 1,5 mg

Peso médio...........................300 mg


Considerando as concentrações usuais, os excipientes lactose monoidratada, povidona, amidoglicolato de sódio e estearato de magnésio possuem as seguintes funções na formulação, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Lactose monoidratada..........80,5 mg - DILUENTE

    Povidona...............................9 mg - AGLUTINANTE

    Amidoglicolato de sódio.......6 mg - DESINTEGRANTE/DESAGREGANTE (explosol®)

    Estearato de magnésio......... 1,5 mg - LUBRIFICANTE

  • Muito obrigado!


ID
2912611
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Moreau (2016), com relação ao preparo de amostras de interesse na toxicologia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO - compostos inorgânicos são quimicamente inalteráveis, assim, procedimentos drásticos (altas temperaturas e pressões) podem ser empregados com objetivo de destruir a matriz orgânica.

    B) ERRADO pré-tratamento mais adequado a ser feito DEPENDE da matriz com a qual se está trabalhando, do método analítico a ser empregado, principalmente no caso de amostras biológicas.

    C) ERRADO - na técnica exaustiva de preparo de amostras, o objetivo é a remoção COMPLETA dos analitos da matriz e sua transferência para a fase extratora.

    D) ERRADO - técnicas não exaustivas, com base em princípios de equilíbrio, apresentam fase extratora com pequena capacidade, não é suficiente para remover a maior parte dos analitos presentes na matriz.

    E) ERRADO - na técnica de extração off-line, a etapa de extração e/ou concentração do analito é realizada SEPARADAMENTE ao sistema cromatográfico.


ID
2912614
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a técnica de cromatografia líquida, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão incorreta é a letra B, pois a CLUE trabalha com pressões maiores que as aplicadas na técnica HPLC.


ID
2912617
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quanto ao registro de medicamentos genéricos e similares regulamentado pela RDC n° 200/2017, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2912620
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a validação de processos na indústria farmacêutica, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a validação prospectiva é a validação realizada durante o estágio de desenvolvimento do produto, com base em uma análise de risco do processo produtivo, o qual é detalhado em passos individuais.

    b) requalificações ou validações periódicas devem ser sempre executadas nas datas programadas, não sendo possível a substituição pela a avaliação periódica dos dados e informações. ERRADO - Requalificações ou revalidações periódicas podem ser substituídas, quando apropriado, pela avaliação periódica dos dados e informações.

    c) a validação deve ser conduzida no período de um ano, no qual devem ser produzidos e avaliados, no mínimo, três lotes consecutivos do medicamento em escala industrial. ERRADO - A validação deve ser conduzida durante um período de tempo, por exemplo, até que sejam avaliados no mínimo três lotes consecutivos (escala industrial) para demonstrar a consistência do processo.

    d) a RDC n° 200/2017 exige a apresentação do relatório sumário de validação de processo de fabricação como um dos documentos a ser apresentado pela empresa para concessão de registro de medicamentos.

    e) de acordo com a RDC n° 73/2017, nos casos em que for exigido protocolo de validação de processo para alterações pós-registro, as mudanças somente poderão ser implementadas após o peticionamento do relatório de validação na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e parecer favorável da Agência. ERRADO - DEPENDE DO TIPO DE MODIFICAÇÃO


ID
2912623
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às caracterísitcas clínicas e laboratoriais da Leucemia Mielóide Aguda (LMA), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) exige a presença de 20% de blastos no sangue ou na medula óssea para diagnóstico.

    B) os principais antígenos mielóides são: MPO, CD13, CD33 e CD117.

    C) um achado útil no diagnóstico é a presença de corpúsculos de Auer.

    D) a classificação é feita por morfologia, citogenética, citoquímica e citometria de

    fluxo.

    E) afeta todas as idades, mas sua incidência AUMENTA com o decorrer do tempo (> 60 anos).


ID
2912626
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os estudos de utilização de medicamentos (EUM) são ferramentas valiosas para observar o uso de fármacos através do tempo, identificar problemas potenciais associados a seu uso e avaliar os efeitos de intervenções reguladoras e educativas. Qual é o tipo de estudo relacionado ao EUM, segundo Storpirtis (2008)?

Alternativas
Comentários
  • Os EUM utilizam o instrumental da Epidemiologia descritiva e podem ser quantitativos ou qualitativos.

    Estudos Quantitativos

    Estudos quantitativos são aqueles cujo objetivo é quantificar o consumo de medicamentos de uma determinada região, permitindo a comparação com outras localidades ou em diferentes períodos.

    Estudos Qualitativos

    a diferença entre os estudos quantitativos e os qualitativos é que estes últimos devem também envolver o conceito da adequação do uso do medicamento. Basicamente, as fontes de dados utilizadas são as mesmas dos estudos quantitativos, mas devem ser acrescidas informações seguras de eficácia e segurança.


ID
2912629
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O fluxo de pós é um dos parâmetros de maior importância no desenvolvimento de medicamentos sólidos. Dentre os ensaios a seguir, assinale aquele que NÃO é um método de avaliação da fluidez.

Alternativas

ID
2912632
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC n°17/2010, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação, sobre as instalações da indústria farmacêutica, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2912635
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC n° 220/2004, que descreve as Boas Práticas de Preparação de Terapia Antineoplásica (BPPTA), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) Qualquer interrupção do funcionamento da CBS implica na paralisação imediata das atividades de manipulação dos TA

    C) Todos os produtos e recipientes devem ser limpos e desinfetados antes de entrar na sala de preparo do TA

    D) Deve ser feita a inspeção visual do produto final, observando a existencia de perfurações e /ou vazamentos, corpos estranhos ou precipitações na solução. Bem como a verificação do rotulo.

    E) A notificação referente ao desvio de qualidade da TA ou das outras atividades deve ser escrita e analisada pela EMTA (Equipe Multiprofissional de Terapia Antineoplasica)


ID
2912638
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman e Gilman (2012), qual o fármaco com maior espectro de atividade entre os aminoglicosídeos, em virtude de sua resistência a muitas das enzimas inativadoras.

Alternativas
Comentários
  • Amicacina

    Tem o maior espectro de ação do grupo e é usada em infecções por bacilos gram-negativos resistentes a gentamicina e na terapia empírica de infecções relacionadas à assistência à saúde. É também útil na terapia das micobacterioses, em casos específicos de infecções por M. tuberculosis ou no tratamento de infecções pelo M. fortuitum e M. avium.


ID
2912641
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacione as definições e os distúrbios metabólicos às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


DEFINIÇÕES E DISTÚRBIOS METABÓLICOS

I- Acidose lática tipo A

II- Alcalose respiratória

III- Definição de Bronsted-Lowry

IV- Acidose Hiperclorêmica

V- Definição de Lewis

VI- Acidose respiratória


CARACTERÍSTICAS

( ) Em uma reação, o ácido é uma substância que doa próton, enquanto a base é uma substância que aceita próton.

( ) Anemia severa.

( ) Síndrome de Guiliain-Barré.

( ) Sepse por bactérias Gram-negativas.

( ) Perda intestinal de bicarbonate.

( ) Ácido é uma molécula ou íon que aceita um par de elétrons para formar uma ligação covalente, e a base é uma molécula que doa um par de elétrons para uma ligação covalente.

Alternativas
Comentários
  • Definição de Bronsted-Lowry - Em uma reação, o ácido é uma substância que doa próton, enquanto a base é uma substância que aceita próton.

    Acidose lática tipo A - Anemia severa.

    Acidose respiratória - Síndrome de Guiliain-Barré.

    Alcalose respiratória - Sepse por bactérias Gram-negativas.

    Acidose Hiperclorêmica - Perda intestinal de bicarbonato.

    Definição de Lewis - Ácido é uma molécula ou íon que aceita um par de elétrons para formar uma ligação covalente, e a base é uma molécula que doa um par de elétrons para uma ligação covalente.


ID
2912644
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A intoxicação por chumbo pode produzir anemia progressiva com os seguintes achados laboratoriais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A intoxicação por chumbo pode produzir anemia progressiva com ponteado basófilo, reticulocitose, normoblastemia, anéis de Cabot, corpúsculos de Howell-Jolly e leucocitose.

    O chumbo não apenas causa dano aos eritrócitos e hemólise, mas também produz defeitos na via de síntese do heme. Em casos de exposição crônica ao chumbo, o ponteado basófilo, mais na medula óssea que no sangue periférico, e a coproporfirinúria são os achados característicos.

    Essas alterações produzem eritrócitos defeituosos, os quais são removidos pelo baço.


ID
2912647
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Atualmente, qual é o método considerado de maior utilidade no estudo dos lipídeos e das lipoproteínas?

Alternativas
Comentários
  • Teste enzimático, acoplado à precipitação com detergentes.

  •  Enquanto os métodos de ultracentrifugação e eletroforese são historicamente importantes no estudo dos lipídeos e das lipoproteínas, atualmente, o método considerado de maior utilidade é o teste enzimático, muitas vezes acoplado à precipitação com detergentes.


ID
2912650
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a RDC n° 222/2018, as agulhas e o conjunto seringa-agulha utilizadas na aplicação de vacinas, quando não desconectadas, devem atender às regras de manejo dos resíduos de serviço de saúde da classe:

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo Único. • As agulhas; • e o conjunto seringa-agulha quando não desconectadas o devem atender às regras de manejo dos resíduos perfurocortantes. Note que as agulhas e os conjunto seringa-agulha (perfurocortantes) utilizados em vacinas (um resíduo biológico) são classificados como perfurocortantes (grupo E).

  • Grupo E - perfurocortantes


ID
2912653
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacione as doenças hematológicas às suas características e assinale a opção correta.


DOENÇAS HEMATOLÓGICAS

I- Hemoglobinúria paroxística noturna

II- Anemia falciforme

III- Doença da Hemoglobina C

IV- p-talassemias

V- a-talassemia minor


CARACTERÍSTICAS

( ) Anemia hemolítica leve com esplenomegalia,

( ) Anemia hemolítica crônica grave.

( ) Anemia aplásica.

( ) Hemoglobina de Bart presente no sangue do cordão umbilical.

( ) Predomínio de eritropoese ineficaz.

Alternativas
Comentários
  • Doença da Hb C - Anemia hemolítica leve com esplenomegalia,

    Anemia falciforme - Anemia hemolítica crônica grave.

    Hemoglobinúria paraxística noturna - Anemia aplásica.

    Alfa - talassemia minor Hemoglobina de Bart presente no sangue do cordão umbilical.

    Talassemia - Predomínio de eritropoese ineficaz.


ID
2912656
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Como é classificada uma reação adversa a medicamento que segue uma razoável sequência cronológica, a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares, que segue uma resposta padrão conhecida para o medicamento suspeito e que não pode ser razoavelmente explicada pelas características conhecidas do estado clínico do paciente, segundo Karch e Lasagna (1975), (in: Gomes, 2001)?

Alternativas
Comentários
  • DEFINIDA: Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica, a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares; que segue uma reposta padrão conhecida para o medicamento suspeito e que é confirmada pela melhora ao se suspender o medicamento e pelo reaparecimento da reação ao se repetir a exposição.

    PROVÁVEL: Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica, a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares; que segue uma reposta padrão conhecida para o medicamento suspeito; que não pode ser razoavelmente explicada pelas características conhecidas do estado clínico do paciente.

    POSSÍVEL: Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica, a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares; que segue uma reposta padrão conhecida para o medicamento suspeito, mas que pode ter sido produzida pelo estado clínico do paciente ou outras terapêuticas concomitantes.

    CONDICIONAL: Uma reação que segue uma razoável sequência cronológica, a partir da administração do medicamento ou da obtenção de níveis séricos ou tissulares; que NÃO segue uma reposta padrão conhecida para o medicamento suspeito, mas não pode ser razoavelmente explicada pelas características conhecidas.

    DUVIDOSA: Qualquer reação que não segue os critérios anteriores.


ID
2912659
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Goodman e Gilman (2012), a respeito do anestésico inalatório Sevoflurano, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) BAIXA solubilidade no sangue e em outros tecidos redunda em imediata indução de anestesia.

    B) REDUZ a pressão arterial de forma dependente da concentração.

    C) é amplamente usado, em particular para anestesia de pacientes ambulatoriais, por causa do seu rápido perfil de recuperação.

    D) é O MENOS irritante para as vias respiratórias e também um broncodilatador fraco.

    E) a indução de anestesia é obtida de forma RÁPIDA, usando-o em concentrações inaladas de 2 - 4%.


ID
2912662
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No processo normal de desenvolvimento de formulações e na produção de rotina de comprimidos orais podem ocorrer diversos problemas. Na etapa de compressão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) a descoroação e a laminação de comprimidos são, por vezes, eliminadas pelo uso de pré-compressão, aumento da velocidade de produção dos comprimidos e aumento da pressão utilizada para compressão. Diminuição da velocidade de produção dos comprimidos. INCORRETA.

    B) a laminação e a descoroação de comprimidos podem ser justificadas exclusivamente por problemas na formulação ou processamento, não estando relacionadas ao desenho e às condições de manutenção dos ferramentais de compressão. Estão relacionadas à problemas na formulação, processamento, desenho a condições de manutenção dos ferramentais de compressão. INCORRETA.

    C) a variação da dureza durante a compressão é um problema que tem as mesmas causas da variação de peso dos comprimidos. CORRETA.

    D) o escoamento deficiente dos pós durante a compressão pode ser corrigido pela adição de um deslizante, como dióxido de titânio. Dióxido de silício. INCORRETA.

    E) o controle do percentual de umidade da formulação é fundamental, uma vez que a umidade excessiva tende a produzir comprimidos que laminam ou descoroam, enquanto granulados secos podem produzir comprimidos com aderência (sticking). INCORRETA;

    o controle do percentual de umidade da formulação é fundamental, uma vez que granulados secos tendem a produzir comprimidos que laminam ou descoroam, enquanto a umidade excessiva pode produzir comprimidos com aderência (sticking).

    LETRA C.

    BONS ESTUDOS!

  • d) dióxido de titânio: corante inorgânico


ID
2912665
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a classificação das bactérias quanto à forma, à coloração de Gram e à atmosfera preferida, é correto afirmar que os patógenos humanos mais importantes são:

Alternativas
Comentários
  • Enterobactérias: shigella, escherichia, klebisella, morganella, proteus...

  • entre os bacilos Gram-POSITIVOSListeria monocytogenes e espécies de Nocardia.

    entre os cocos Gram-negativos, Neisseria meningitidis e Neisseria gonorrhoeae.

    entre os cocos Gram-POSITIVOS, Staphylococcus aureus e Enterococcus faecium.

    entre as Enterobacteriaceae, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.

    entre os anaeróbios, espécies de Serratía  (aerobio e anaerobiio facultativa)Clostridium perfringens.


ID
2912668
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à infecção por espiroquetas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Do jeito que a letra "d" está apresentada força o aluno a procurar outra alternativa, porque está gerando a ideia de quantificação para o teste qualitativo. Poderia ser "métodos qualitativos que avaliam a presença de anticorpos... "


ID
2912671
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Fuchs (2017), as interações farmacocinéticas envolvem as etapas constituintes do trânsito do medicamento no organismo: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. É exemplo de interação farmacocinética pelo processo de distribuição:

Alternativas
Comentários
  • A) Carbamazepina e Fenitoína. - interação farmacocinética pelo processo de biotransformação

    B) Barbitúricos e Varfarina. - interação farmacocinética pelo processo de biotransformação

    C) Probenecida e Penicilinas. interação farmacocinética pelo processo de excreção (A probenecida aumenta e prolonga os níveis séricos de penicilina. A administração concomitante de probenecida com penicilinas reduz o grau de excreção pela inibição competitiva da secreção tubular renal de penicilina. Podem ser prescritas justamente para esse fim: aumentar o tempo das penicilinas no organismo)

    D) Nefazodona e Loratadina. - interação farmacocinética pelo processo de biotransformação

    E) Ácido Acetilsalicílico e Naproxeno.  interação farmacocinética pelo processo de distribuição: competição pelas proteínas plasmáticas.


ID
2912674
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, com relação aos estudos de equivalência farmacêutica e biodisponibilidade relativa/ bioequivalência, assinalando a seguir a opção correta.


( ) No caso de medicamentos contendo o mesmo fármaco em diferentes dosagens, que sejam de liberação imediata, mesma forma farmacêutica, formulações proporcionais, farmacocinética linear e produzidos pelo mesmo fabricante, o estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência deverá ser realizado com a forma farmacêutica de maior dosagem.

( ) O estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência não necessita, obrigatoriamente, utilizar os mesmos lotes dos medicamentos teste e de referência empregados no estudo de equivalência farmacêutica, desde que todos os lotes estejam dentro do prazo de validade.

( ) Quando o resultado do estudo de perfil de dissolução comparativo for não semelhante, a comprovação da equivalência terapêutica entre os medicamentos teste e de referência/comparador pode, a critério da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ser baseada no resultado do estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência.

( ) Ensaios de controle de qualidade microbiológicos não são realizados na equivalência farmacêutica.

( ) Nos termos da RDC n° 31/2010, os perfis de dissolução comparativos são avaliados utilizando-se o cálculo dos fatores de diferença (F1) e semelhança (F2). Para que dois perfis sejam considerados semelhantes, o valor de F1 deve estar compreendido entre 0 e 15 e o valor de F2, entre 50 e 100.

Alternativas
Comentários
  • I - VERDADEIRA.

    II- FALSA. O estudo de biodisponibilidade relativa/bioequivalência necessita, obrigatoriamente, utilizar os mesmos lotes dos medicamentos teste e de referência empregados no estudo de equivalência farmacêutica e os lotes devem estar dentro do prazo de validade

    III- VERDADEIRA.

    IV- FALSA. Ensaios de controle de qualidade microbiológicos são realizados na equivalência farmacêutica

    V- FALSA. Nos termos da RDC n° 31/2010, os perfis de dissolução comparativos são avaliados utilizando-se APENAS o cálculo do fator de semelhança (F2). Para que dois perfis sejam considerados semelhantes, o valor de F2 deve estar compreendido entre 50 e 100.

    ITEM A É O CORRETO.


ID
2912677
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação aos marcadores de iesão miocárdica e de risco coronariano, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a CK-MB não é específica do miocárdio. A CK é encontrada em pequenas quantidades no corpo, mas encontra-se em maior concentração somente no músculo e no cérebro, embora a CK do cérebro praticamente nunca cruze a barreira hematoencefálica para atingir o plasma.

    b) anidrase carbônica III é uma enzima presente no músculo esquelético, mas não no músculo cardíaco.

    c) o marcador cardíaco mais importante é a troponina cardíaca, a qual deriva somente do músculo cardíaco.

    d) A miogiobina é um marcador que aparece na circulação mais rapidamente que a troponina.

    E) a proteína C reativa encontra-se aumentada de 100 a 1000 vezes em doenças inflamatórias

    ou infecciosas francas.


ID
2912680
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Anexo 03 da portaria n° 2095/2013 do GM/MS, que trata do Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A- FORMULÁRIO SEM PAUTA

    C-PRESCRITOR ANOTE NA PRESCRIÇÃO

    D- PREFERIR EV EM VEZ DE IV

    E- NECESSITA SER ESCRITA

  • a) recomenda-se a utilização de prescrições digitadas e eletrônicas como forma de melhorar a legibilidade. Nesses casos, recomenda-se para impressão, o uso de formulários SEM pauta para evitar erros de medicação ocasionados pelo encontro das linhas com letras e números da prescrição. 

    B) as doses dos medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância deverão ser conferidas com dupla checagem na fase dos cálculos para prescrição e análise farmacêutica da prescrição para dispensação.

    C) para medicamentos cujas doses são dependentes de peso, superfície corporal e clearance de creatinina, recomenda-se que o prescritor anote tais informações no PRESCRIÇÃO, para facilitar a análise farmacêutica

    D) caso exista padronização de abreviatura para via de administração, preferir o uso de EV (endovenosa) EM VEZ DE IV (intravenosa) em função do risco de erro de interpretação do “IV” como “IM”, sobretudo quando associado a pouca legibilidade da prescrição.

    E) as prescrições verbais devem ser restritas às situações de urgência/emergência, devendo ser imediatamente escritas no formulário da prescrição após a administração do medicamento.

    Para estudo, a mesma Portaria também afirma:

    O uso de impressão frente e verso para prescrição não é recomendado, pelo elevado risco de omissão (não cumprimento integral da prescrição).

    A utilização de prescrição pré-digitada é uma opção que pode diminuir alguns tipos de erros de medicação . A prescrição manual pode levar a elevado número de erros, ainda que parte delas possa ser legível.


ID
2912683
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo Oga (2014), dentre todos os fitocanabinoides contidos na Cannabis sativa, o trans-tetraidrocanabinol9 - THC) é reconhecidamente o principal composto químico com efeito psicoativo. A respeito do Δ9 - THC, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) apresenta ALTA afinidade de ligação às proteínas plasmáticas. 97-99%

    B) após consumo oral, a absorção é LENTA e IRREGULAR.

    C) o ácido 11-nor-9-carboxi-Δ9 - THC (THC-COOH) é um biomarcador de exposição a Cannabis sativa.

    D) sua biodisponibilidade SISTÊMICA varia de 8 - 24%. A BIODISPONIBILIDADE ORAL É MUITO BAIXA, GERALMENTE VARIANDO DE 4 A 12%.

    E) apresenta ALTA lipossolubilidade.


ID
2912686
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com os princípios dos imunoensaios, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • B) são considerados exemplos de métodos de ensaio precipitante semiquantitativos: imunodifusão radial simples, eletroimunodifusão em uma dimensão.

    C) a reação de aglutinação pode ser usada para detectar anticorpos em amostras com antígenos específicos aderidos a uma partícula. A aglutinação inversa pode ser empregada para detectar antígenos solúveis na amostra.

    D) testes de hemaglutinação direta que usa placa de microtituiação tornaram-se procedimentos populares para a determinação qualitativa e semiquantitativa de vários analitos.

    E) existem duas técnicas principais de radioimunoensaio (RIA): os formatos heterogêneos competitivo e não competitivo, que requerem etapas de lavagem para separar indicadores (conjugados) ligados e livres.


ID
2912689
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Analise a descrição a seguir.


Equipamento amplamente utilizado nos processos farmacêuticos e que consiste em um continente de mistura de aço inoxidável, um rotor provido de três lâminas, o quai promove uma mistura no piano horizontal, e um cutelo auxiliar de três lâminas, que promove uma mistura tanto no plano vertical quanto horizontal. Os pós são colocados no continente de mistura e misturados por aíguns minutos pela ação de iâminas rotatórias. Em seguida, o líquido de granulação é adicionado por uma abertura na tampa do equipamento. A mistura entre o líquido de granulação e a mistura pulvérea ocorre mediante ação das lâminas rotatórias. A função do cutelo auxiliar é quebrar a massa úmida formada, de modo a produzir um leito de material granular. Uma vez que um granulado com características satisfatórias tenha sido formado, o material é descarregado.


O texto acima descreve que equipamento?

Alternativas

ID
2912692
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Correlacione os marcadores tumorais às suas doenças malignas e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


MARCADORES TUMORAIS

I- CA 125

II- CEA

III- β2-Microglobulina

IV- CA 15-3

V- Proteína de Bence-Jones


DOENÇA MALIGNA

( ) Linfoma não-Hodgkin.

( ) Mieloma múltiplo.

( ) Mais usado para câncer gastrointestinal.

( ) Câncer de mama.

( ) Carcinomas ovarianos e acompanhamento de tumores uterinos.

Alternativas
Comentários
  • Proteína de Bence-Jones: Mieloma múlttiplo

    PSA: Próstata

    NSE: Pulmão, neuroblastoma, feocromocitoma, carcinóide, carcinoma medular da tireóide, melanoma e tumores pancreáticos endócrinos.

    CA 125: Ovário e endométrio

    CA 15-3: Mama e ovário

    CA 19-9: Pancreático, GI e hepático

    CA 27-29: Mama

    CA 50: Pâncreas, GI e cólon.

    Alfa1 fetoproteína: Carcinoma hepatocelular e tumor de células germinativas.

    CEA: Carcinoma colorretal, GI, pulmão (SR) e mama.

    β2-Microglobulina: Linfoma não-Hodgkin