SóProvas



Prova UFGD - 2017 - UFGD - Vestibular


ID
2833636
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Pode-se classificar em cinco os métodos de verificação dos caracteres hereditários existentes nas células sanguíneas, para fins de exclusão de paternidade, quais sejam: determinação de marcadores eritrocitários; séricos e enzimáticos; cromossômicos; leucocitários e de DNA. Tais exames constituem grande contribuição às ações de investigação de paternidade. O famoso sistema ABO foi descoberto no ano de 1900 por Karl Landsteiner, apresentando quatro tipos sanguíneos A, B, O e AB, sendo o mais comum o tipo O. A partir de então, esse sistema passou a integrar o caderno processual das ações investigatórias, sendo comumente conhecido por “exame de sangue”. E na grande maioria das vezes seus resultados se prestam para excluir a paternidade.

No que se refere à herança dessas características, este sistema é determinado por alelos múltiplos, ou seja, existem mais de dois lócus diferentes para o mesmo gene, embora no mesmo genótipo só se apresentem dois deles ao mesmo tempo e como sempre um herdado do pai e outro da mãe. Assim, existem 3 alelos: I a, I b, i, capazes de ocuparem dois a dois um certo lócus gênico.

Machado, C. P. A prova nas ações de investigação de paternidade. 2006. Disponível em:<http://www3.pucrs.br/pucrs/files/ uni/poa/direito /graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2006_2/cristina.pdf> Acesso em: 21 set. 2017.


Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A afirmação “Filhos de pais de sangue O nunca podem ter sangue A” é verdadeira. Incorreta. Eles poderiam formar os chamados "falso O" definidos pelo efeito Bombaim que não deixam de ser "O".

  • No caso da E, está correto, pois os pais podem ser AO e BO

ID
2833648
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia

A poluição pode ser definida como o ato de introduzir, no ambiente, fatores físicos, químicos ou biológicos em níveis que venham a comprometer o equilíbrio dos ecossistemas. Ademais, devido à ação do ser humano, pode ter seus níveis aumentados a ponto de comprometer a manutenção da vida de alguns organismos. Já as radiações provenientes da manipulação industrial de material radioativo são originadas da atividade humana. Independentemente da origem, pode-se classificar a poluição segundo o tipo de agente poluidor. Sobre isso, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2833651
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2833657
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Se um satélite lançado pela NASA orbita a terra a uma altura de 10.080 km sobre a linha do equador, qual deve ser a sua velocidade média sabendo que a massa e o raio da terra são aproximadamente 6 x 1024 kg e 6000 km, respectivamente?


              Considere G = 6,7 x 10-11Nm2/kg2

Alternativas
Comentários
  • v² = GM/r

    v² = 6,7.10^-11 . 6.10^24 / 10080.10³ + 6000.10³

    v² = 402.10^12 / 16080.10³

    v² = 0,025.10^9

    v² = 25.10^6

    v = 5.10³

    v = 5000 m/s

    GABARITO: LETRA E


ID
2833660
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

No dia-a-dia, muitos termos são empregados de maneira equivocada do ponto de vista da física. O termo “Trabalho”, quase sempre relacionado a esforço físico ou a dificuldade de realizar alguma ação, é um dos exemplos. Nas alternativas a seguir, qual é a única situação em que a força está realizando algum “Trabalho”?

Alternativas

ID
2833663
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um dia típico na região Centro-Oeste é comum se observar uma amplitude térmica, diferença entre as temperaturas máxima e mínima de um mesmo dia, de 15° C. O quanto equivale essa mesma amplitude térmica na escala Kelvin e Fahrenheit, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • alguém me explica essa questão pelo amor!!!!!!!!!!!!!!

  • explica essa questão por favor!
  • Variação de temperatura= C=K>> Em K da 15K

    Variação em F= C/5=F/9>> 15/5=F/9>> 3=F/9>> F=9x3=27F

  • vamos pela seguinte lógica ! o problema fala que a amplitude é igual a diferença entre temperatura máxima e temperatura mínima . como se sabe, 0° celcius equivale a 273k porém como o problema pede a diferença, mesmo que substitua na fórmula T°C = TK -273 , a variação em Kelvin será a mesma que a celcius ! aplicando a fórmula 15=TK-273 TK = 288 para calcular a variação devemos subtrair valor final menos inicial. Ou seja ∆TK = 288-273 ∆TK = 15k para farenheit poderá ser feito pela fórmula . por ex: Para T°C = 15 T°C/5 = TF-32/9 substituindo os valores , encontrará 15/5 = TF-32/9 TF= 59F você deverá saber que 0°C corresponde a 32°F então deverá calcular a amplitude para °F . ∆°F= 59-32 ∆°F = 27 então a resposta é 15K e 27F
  • O bom não é decorar a formula mas sim entender como ela funciona. Quando falamos em variação de temperatura, ∆°C = ∆°K enquanto que a ∆°C/5=∆°F/9

    • Sempre tenha em mente a variação em ºC é a mesma em K portanto cai fora A e B

    • Sempre quando ele fala em variação se associe a essa fórmula de variação de F para ºC é

    ΔF = 1,8ΔC

    ΔF = 1,8 * 15

    ΔF = 27ºC


ID
2833666
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um projétil foi disparado com um ângulo θ acima da horizontal e com uma velocidade inicial v0, em um local onde a aceleração da gravidade é igual a g. Ao chegar a sua altura máxima, depois de um tempo t, é possível afirmar, desprezando a resistência do ar, que

Alternativas
Comentários
  • Questão incoerente, pois a Hmáx é dada conforme a fórmula: Hmáx=Vo^2 x Sen2 θ/ 2xg. Conforme a alternativa D.


ID
2833669
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Leia o texto a seguir.  


Harry Potter pode se dar ao luxo de receber um manto de invisibilidade como herança de família, mas é claro que, na vida real, as coisas são um pouquinho mais complicadas. A boa notícia é que os melhores físicos, químicos e engenheiros de materiais do mundo estão quebrando a cabeça neste exato momento para saber como se tornar invisível. E, por incrível que pareça, eles estão tendo considerável sucesso usando técnicas sofisticadas para conseguir “curvar” certos tipos de luz. Essas técnicas se baseiam num princípio simples: a luz muda a velocidade de sua propagação quando passa de um meio para outro. É fácil perceber isso quando se coloca uma caneta dentro de um copo d’água. A impressão de que a caneta está “quebrada” tem a ver com o fato de que a velocidade da propagação da luz muda quando ela passa do ar para a água, que é um meio mais denso do que os gases que compõem a atmosfera. O chamado índice de refração é uma medida dessa mudança de velocidade da luz. Na prática, ele indica o quanto os raios de luz “entortam” ao passar do ar para a água ou da água para o vidro. O índice de refração é importante na busca por invisibilidade, porque, caso fosse possível criar um material no qual ele é negativo, o que aconteceria na prática é que a luz, em vez de penetrar no novo meio, ficaria dando voltas ao redor dele, o que na verdade é a definição física de invisibilidade: um objeto que a luz não toca. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que esse tipo de material (os chamados metamateriais) seria impossível de ser fabricado. Seria.

Texto de Reinaldo José Lopes - 31 out. Publicado em 18 fev 2011, 22h00. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/invisibilidade/. Acesso em: 12 set. 2017.


Para um feixe de luz que incide em um metamaterial com índice de refração negativo, é correto afirmar sobre o feixe refratado que este 

Alternativas

ID
2833672
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física

Problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele são algumas das consequências à saúde humana, provocadas pela baixa umidade relativa do ar, conforme avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns desses sintomas podem ter sido comuns em Dourados na tarde do dia 19 de setembro de 2017, quando a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste registrou que a umidade relativa do ar mínima atingiu 8%. Foi o menor nível do ano na cidade, que ainda registrou temperatura máxima de 35°C.


Dados:

Pressão de vapor da água a 35°C é 5,6 x 103 Pa

Constante universal dos gases é 8,314 Pa.m³/mol.K


Considerando um quarto de 36 m3 com temperatura e umidade relativa do ar referentes ao dia 19 de setembro de 2017, a massa de vapor de água presente será de

Alternativas

ID
2833675
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à disponibilidade de Oxigênio Dissolvido (OD) na água. O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e permitir a respiração branquial dos peixes. Rios ricos em matéria orgânica derivada de esgotos possuem menor concentração de OD e são menos profícuos à vida aquática. O oxigênio dissolvido em água é um dos exemplos de solução de gases em líquidos. Quanto à solubilidade de gases em líquidos é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Lei de Henry: a solubilidade de um gás em água depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido, o que gera a "constante de henry", que é a temperatura.

    Ou seja:

    P=KX

    Onde P é a pressão do gás sob a solução, K é a constante de Henry (temperatura) e X é a solubilidade do gás no solvente.

    Assim,

    ambas temperatura e pressão influenciam na solubilidade do gás na água;

    a pressão e a solubilidade são diretamente proporcionais pois, quanto maior for a primeira, maior será a interação do gás com a água;

    a temperatura e a solubilidade são inversamente proporcionais pois, quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas e sua facilidade de "escape" do meio, dificultando sua interação com a água.


ID
2833678
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A bauxita é uma importante fonte de alumínio e pode conter até 35% de alumina (Al2O3). Esta, por sua vez, pode sofrer decomposição, em que ocorre a formação de alumínio metálico e oxigênio gasoso. Qual a equação que representa essa decomposição?

Alternativas

ID
2833684
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em se tratando de equilíbrio químico, uma série de fatores pode alterar o sistema reacional. Entre os principais parâmetros, destaca-se o aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e dos produtos de uma reação. Com base na equação da formação de cloreto de hidrogênio gasoso (HCl(g)), o que acontece com o equilíbrio químico se a concentração de H(g) e Cl(g) for aumentada?


H2(g) + Cl2(g) → 2HCl(g) (∆Hƒº= -92,3 kJ/mol)

Alternativas
Comentários
  • Presta atenção na seta, galera

  • Aumentar a concentração de H e Cl é dizer que irá se acrescentar 1 mol nesses reagentes. Logo:

    2H2(g) + 2Cl2(g) → 2HCl(g) (∆Hƒº= -92,3 kJ/mol) //Simplifica por dois

    H2(g) + Cl2(g) → HCl(g)

    (1mol H2 + 1mol Cl2 --> 1mol HCl)

    Equação está em equilíbrio, logo não irá tender para reagentes nem produtos.


ID
2833690
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com o historiador Paulo Pereira de Castro, o período regencial brasileiro (1831-1840) teria sido uma “experiência republicana”. Sobre esse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito

    Foi uma reforma da constituição que autorizou cada uma das províncias a criar uma Assembleia Legislativa. Os representantes políticos locais poderiam instituir a criação de impostos, controlar as finanças e determinar os membros do funcionalismo público.


ID
2833693
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Obviamente, a antiga província de Mato Grosso abrangia uma área muito maior que as atuais fronteiras de Mato Grosso do Sul. No entanto, as fronteiras administrativas, nacionais ou interestaduais, não têm muito sentido quando se trata de povos indígenas. Elas não refletem limites culturais ou linguísticos, não correspondem a antigos territórios étnicos.

CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (Orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015, p. 20.


O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população indígena do Brasil. Nesse sentido, pode-se argumentar que

Alternativas

ID
2833696
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Destinada a representar, nos limites de um dado Estado, a totalidade dos interesses do proletariado como classe, em oposição a todos os interesses parciais e de grupo do proletariado, a social-democracia esforça-se naturalmente, em toda parte, por unir todos os grupos nacionais, religiosos e profissionais da classe operária num partido comum, unitário.

LUXEMBURG, Rosa. A Revolução Russa. Petrópolis: Vozes, 1991. p. 41.


A autora reflete sobre a “social-democracia russa”, a partir das ideias do líder revolucionário Vladimir Ilitch Ulianov, Lênin. Considerando o texto citado e a Revolução Russa de 1917, pode se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • Para quem ficou em dúvida na Letra A... O único local que veremos as palavras antagônicas "socialismo" e "liberdade" juntas é no nome de um certo partido brasileiro.

  • Meu Deus , que questão absurda , não creio que um vestibular tão progressista e humano apresentou esse tipo de falha tremenda.#nazistasnãopassaram #anula #morteaossocialistasracistas #morteaoshomofóbicos


ID
2833699
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao analisar a relação do Estado com os povos indígenas no Brasil, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha afirma:


[...] A partir da expulsão dos jesuítas por Pombal, em 1759, e sobretudo a partir da chegada de d. João VI ao Brasil, em 1808, a política indigenista viu sua arena reduzida e sua natureza modificada: não havia mais vozes dissonantes quando se tratava de escravizar índios e de ocupar suas terras. A partir de meados do século XIX, com efeito a cobiça se desloca do trabalho para as terra indígenas. Um século mais tarde, deslocarse-á novamente: do solo, passará para o subsolo indígena.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Introdução a uma História Indígena. In. __ (Org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1992. p. 16.


A respeito da política indigenista brasileira, abrangendo desde o período colonial até a atualidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito aos não assinantes: E

  • Por quê a letra c está errada?

  • A alternativa C se encontra errada, pois desde a república velha, mais especificadamente no governo de Nilo Peçanha, os índios eram '' protegidos'' por meio do (SPI-serviço de proteção ao índio).


ID
2833702
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O sociólogo francês Raymond Aron assim se referiu a um determinado período histórico do século passado: "Guerra improvável, paz impossível". Tal frase evidencia o contexto marcado pela

Alternativas
Comentários
  • Guerra improvável, Guerra indireta = Guerra Fria.

  • Letra B

    Guerra improvável, paz impossível.

    Guerra improvável porque os dois países tinham consciência do quanto uma guerra entre eles seria catastrófica, pois ambos tinham armas nucleares.

    Paz impossível porque era realmente impossível ter uma paz definitiva entre Estados Unidos e Uniao Sovietica.


ID
2833708
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus. 

Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].

Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].

No mesmo período de 2016 - entre 1 de janeiro e 3 de julho - o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou nesta impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.

O tema "não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa", disse o diretor geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.

Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-100-mil-migrantes-erefugia.ghtml>  Acesso em: 15 set. 2017. (Adaptado)


No que se refere à questão da migração, assinale a alternativa correta.   

Alternativas
Comentários
  • Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria


ID
2833711
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) é uma área de 46.450 km² criada em 1984, incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá, e bloqueada aos investidores privados. A região tem potencial, segundo o governo, para exploração de ouro e outros minerais, entre os quais ferro, manganês e tântalo. Neste ano, a Renca foi extinta por meio de decreto em 23 de agosto. A repercussão negativa foi imediata. Organizações não governamentais e ambientalistas acusaram o governo de ceder a interesses comerciais e prejudicar o meio ambiente. Cinco dias após publicar a extinção da Renca, o governo anunciou a edição de outro decreto, que mantinha a extinção da reserva, mas tornava as regras para exploração mineral mais claras, segundo os ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Mas as críticas continuaram, o que levou o governo a revogar o decreto da extinção. Com a revogação, volta a valer o decreto de 1984, que criou a reserva e proibiu a exploração privada de minérios na área.


Com base nas informações sobre a Renca, assinale a alternativa que apresenta a(s) região(ões) brasileira(s) que compõe(m) essa Reserva Nacional.

Alternativas
Comentários
  • Os estados do Nordeste são: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Fortaleza

  • A própria questão diz que fica numa região entre os estados do Pará e do Amapá (região Norte), mesmo assim muita gente erra


ID
2833720
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O furacão Irma, que se dirigia neste sábado (9) para a Flórida, onde se ordenou a evacuação de 6,3 milhões de pessoas, tocou a terra em Cuba horas antes, após deixar ao menos 25 mortos no Caribe.

O devastador furacão, que na sexta-feira (8) ocupava a categoria 5 (máxima), perdeu força e passou à categoria 3 na tarde deste sábado, após passar por Cuba.

Ao menos 25 pessoas morreram com a passagem de Irma: 12 na ilha franco-holandesa de San Martín, 6 nos territórios britânicos de Ultramar, 4 nas Ilhas Virgens americanas, 2 em Porto Rico e 1 em Barbuda.

Disponível em:<http://correio.rac.com.br/_conteudo/2017/09/ nacional_ mundo/491599-confira-atrajetoria-do-furacao-irma.html> Acesso em: 21 set. 2017. (Fragmento).


O furacão Irma deixou um rastro de destruição por onde passou. Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta o(s) continente(s) atingido(s) por esse furacão.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar porque a letra "B" está errada? sendo que ele citou que o furacão passou "nos territórios britânicos de Ultramar"

  • Os territórios são europeus (britânico e franco-holandês), mas pertencem ao Continente Americano.


ID
2833726
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

A sociedade moderna burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe, apenas estabeleceu novas classes, novas formas de opressão, novas formas de luta, em lugar das velhas. No entanto, a nossa época, a da burguesia, possui uma característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vez mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam: a burguesia e o proletariado.

MARX, K.; ENGELS, F. O Manifesto do Partido Comunista – Jorge Zahar, 2006.


A passagem clássica do pensamento sociológico aponta o surgimento das classes sociais: burguesia e operariado. A partir da análise desse trecho, é possível considerar que

Alternativas

ID
2833729
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens. De fato, não há um único de nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando, simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser.

SARTRE, J. P. O Existencialismo é um Humanismo. Edition Nagel, Paris, 1970.


Esse trecho se constitui como uma importante reflexão da ética existencialista, porque

Alternativas
Comentários
  • de nada, sucesso, abraço!

ID
2833732
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir de A máquina do mundo, poema de Carlos Drummond de Andrade, correspondente à quarta, quinta e sexta estrofes, e assinale a alternativa correta.


[...] a máquina do mundo se entreabriu

para quem de a romper já se esquivava

e só de o ter pensado se carpia.


Abriu-se majestosa e circunspecta,

sem emitir um som que fosse impuro

nem um clarão maior que o tolerável


pelas pupilas gastas na inspeção

contínua e dolorosa do deserto,

e pela mente exausta de mentar [...]

Alternativas

ID
2833735
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise os dois trechos a seguir da peça Quase ministro (encenada pela primeira vez em 1862), de Machado de Assis.


TRECHO 1


[...] Cena XIII

BASTOS: Aí chega S. Exa.

MARTINS: Meus senhores...

SILVEIRA: (apresentando Pereira) - Aqui o senhor vem convidar-te para jantar com ele.

MARTINS: Ah!

PEREIRA: É verdade; soube da sua nomeação e vim, conforme o coração me pediu, oferecer-lhe uma prova pequena da minha simpatia.

MARTINS: Agradeço a simpatia; mas o boato que correu hoje, desde manhã, é falso... O ministério está completo, sem mim.

TODOS: Ah! [...]


TRECHO 2


[...] SILVEIRA: Mas esperem: onde vão? Ouçam ao menos uma história. É pequena, mas conceituosa. Um dia anunciou-se um suplício [enforcamento]. Toda gente correu a ver o espetáculo feroz. Ninguém ficou em casa: velhos, moços, homens, mulheres, crianças, tudo invadiu a praça destinada à execução. Mas, porque viesse o perdão à última hora, o espetáculo não se deu e a forca ficou vazia. Mais ainda: o enforcado, isto é, o condenado, foi em pessoa à praça pública dizer que estava salvo e confundir com o povo as lágrimas de satisfação. Houve um rumor geral, depois um grito, mais dez, mais cem, mais mil romperam de todos os ângulos da praça, e uma chuva de pedras deu ao condenado a morte de que o salvara a real clemência. - Por favor, misericórdia para este. (apontando para Martins) Não tem culpa nem da condenação, nem da absolvição [...].


Considerando os dois trechos e ainda seus conhecimentos sobre essa obra, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2833738
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os trechos a seguir retirados do romance Cem anos de solidão (1967), de Gabriel Garcia Marques, e assinale a alternativa correta.


TRECHO 1

Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que seu pai o levou para conhecer o gelo.


TRECHO 2

[...] apesar de todo mundo considerá-lo louco, José Arcadio Segundo era naquele tempo o habitante mais lúcido da casa. Ensinou o pequeno Aureliano a ler e a escrever, iniciou-o no estudo dos pergaminhos e incutiu-lhe uma interpretação tão pessoal do que significou para Macondo a companhia bananeira que muitos anos depois, quando Aureliano se incorporasse ao mundo, haveria de se pensar que contava uma versão alucinada, porque era radicalmente contrária à falsa que os historiadores tinham admitido e consagrado nos textos escolares.


TRECHO 3

Muitos anos depois, esse menino haveria de continuar contando, sem que ninguém acreditasse, que tinha visto o tenente lendo com um megafone de vitrola o decreto Número 4 do Chefe Civil e Militar da província, assinado pelo General Carlos Cortes Vargas e pelo seu secretário, o Major Henrique García Isaza, que em três artigos de oitenta palavras classificava os grevistas de quadrilha de malfeitores e facultava ao exército o direito de matá-los a bala.

Alternativas

ID
2833741
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte trecho do conto A hora e a vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa. 


[...] E aí o jumento andou, e Nhô Augusto ainda deu um eco, para o cerrado ouvir:

– “Qualquer paixão me adiverte...” Oh coisa boa a gente andar solto, sem obrigação nenhuma e bem com Deus!...

E quando o jegue empacava – porque, como todo jumento, ele era terrível de queixo-duro, e tanto tinha de orelhas quanto de preconceitos, – Nhô Augusto ficava em cima, mui concorde, rezando o terço, até que o jerico se decidisse a caminhar outra vez. E também, nas encruzilhadas, deixava que o bendito asno escolhesse o caminho, bulindo com as conchas dos ouvidos e ornejando. E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, perdendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução. ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In:___. Sagarana. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 38 ed, 1984. p. 378.


O conto A hora e a vez de Augusto Matraga está localizado no espaço preferido do autor Guimarães Rosa: o sertão do norte de Minas Gerais (mas há também paisagens do sul da Bahia). O espaço favorece a construção de personagens bem típicos como jagunços, peões e fazendeiros. Tanto a psique quanto a linguagem das pessoas desse lugar aparecem matizadas pelas pressões e necessidades desse ambiente. A obra, porém, não se submete ao determinismo simplista que se limita a procurar ecos da realidade social, econômica e política na configuração ideológica dos personagens. A respeito desse conto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2833744
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Reflexões sobre o Romance Moderno


[...] A hipótese básica em que nos apoiamos é a suposição de que em cada fase histórica exista certo Zeitgeist, um espírito unificador que se comunica a todas as manifestações de culturas em contato, naturalmente com variações nacionais. Falamos nestas páginas da “cultura ocidental”, não tomando em conta as diversificações nacionais.

[...] A segunda hipótese sugere que se deva considerar, no campo das artes, como de excepcional importância o fenômeno da “desrealização” que se observa na pintura e que, há mais de meio século, vem suscitando reações pouco amáveis do público. O termo “desrealização” se refere ao fato de que a pintura deixou de ser mimética, recusando a função de reproduzir ou copiar a realidade empírica, sensível. Isso, sendo evidente no tocante à pintura abstrata ou não-figurativa, inclui também correntes figurativas como o cubismo, expressionismo ou surrealismo. Mesmo estas correntes deixaram de visar a reprodução mais ou menos fiel da realidade empírica. Esta, no expressionismo, é apenas “usada” para facilitar a expressão de emoções e visões subjetivas que lhe deformam a aparência; no surrealismo, fornece apenas elementos isolados, em contexto insólito, para apresentar a imagem onírica de um modo dissociado e absurdo; no cubismo, é apenas ponto de partida de uma redução a suas configurações geométricas subjacentes. Em todos os casos podemos falar de uma negação do realismo, se usarmos este termo no sentido mais lato, designando a tendência de reproduzir, de uma forma estilizada ou, não, idealizada ou não, a realidade apreendida pelos nossos sentidos.

ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In:___. Texto/contexto I. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 75-97.


O curta metragem Dossiê Rê Bordosa (2008), dirigido por Cesar Cabral, explora o lúdico como estratégia de significação. Os elementos de linguagem de animação cinematográfica e a seleção dos planos, dos movimentos e das imagens registradas/apresentadas pela câmera favorecem as (re)interpretações do real possíveis ao telespectador. Tendo como base teórica as reflexões extraídas do texto de Anatol Rosenfeld (1996), importante crítico e teórico de teatro germano-brasileiro, assinale a alternativa correta sobre essa obra audiovisual.

Alternativas

ID
2833747
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.


[...] Metáforas pontuais e redes metafóricas – A metáfora, stricto sensu, é uma figura de expressão verbal, “a forma mais condensada” da imagem literária, uma comparação da qual só restaria o comparante. A compreensão da metáfora baseia-se na analogia de sentido que existe entre o termo atualizado e o termo ausente que substituiu. No cinema, são as imagens que desfilam e não as palavras. O efeito metafórico pode ser gerado da sucessão de imagens que produzem um sentido que “ultrapassa” o sentido literal. É a associação, mais ou menos estreita, de imagens que rompe o estrito continuum narrativo que cria uma configuração metafórica (mais do que uma metáfora “pura”).

[...] Metáforas e redes metafóricas são detectáveis por intermédio da repetição, de formas de insistência (primeiros planos, planos longos, ângulos insólitos) ou de ampliação (deformações visuais, aumentos, efeitos sonoros etc), do grau maior ou menor de incongruência desta ou daquela imagem com relação à norma narrativo-realista (da imagem deliberadamente não diegética à figura diegetizada, isto é, plenamente integrada no mundo representado).

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Análise e interpretação simbólica. In:__. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus Editora, Coleção Ofício de Arte e Forma, 7°ed, 1994. p.56-63.


O curta-metragem Caramujo-flor (1988), com direção de Joel Pizzini, é uma adaptação cinematográfica de vários poemas de Manoel de Barros, que busca recriar na tela a poética do escritor brasileiro. A partir das linguagens visual e sonora, o filme se vale da composição das imagens em movimento para “traduzir audiovisualmente” as metáforas presentes no texto literário. Diante disso, é possível afirmar que

Alternativas

ID
2833750
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O filme Em Nome da Lei (2016), com direção de Sergio Resende, ficcionaliza a história profissional do juiz federal Odilon Oliveira, tendo como pano de fundo o crime organizado e o tráfico de drogas em uma cidade na região de fronteira com o Paraguai. No elenco, estão atores conhecidos do grande público como Mateus Solano, Paolla Oliveira e Chico Diaz, que protagonizam a trama gravada na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Com base na obra cinematográfica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2833753
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Grafite e pichação são formas de arte?


[...] O problema do reconhecimento da arte reapareceu como um tema de interesse social nessas primeiras semanas de 2017, pela ação da prefeitura de São Paulo, que substituiu os grafites de algumas das principais avenidas da cidade pela pintura uniforme dos muros com uma tinta cinza, insossa e burocrática. Como a muitos que admiravam os grafites que a prefeitura apagou, a ação do governo Doria me pareceu equivocada. Ao julgá-la de um ponto de vista puramente estético, ou melhor, a partir do que o gosto e a experiência visual me dizem, é evidente que a “limpeza” dos muros onde havia grafites resultou em um empobrecimento da paisagem urbana paulistana.

A mesma coisa não poderia ser dita, porém, sobre a retirada de pichações, contra as quais João Doria mantém um discurso mais incisivo. Sem um critério estético para ser aplicado, já que os próprios pichadores o dispensam, a avaliação da pichação tem uma natureza distinta da que fazemos do grafite. Por mais que os dois fenômenos se cruzem em intrincadas relações entre os seus criadores, o Estado e terceiros (os proprietários de muros privados, por exemplo), podemos distingui-los em função dos seus valores estéticos e da maneira como se apresentam aos receptores.

Um bom ponto de partida é a observação de que nós gostamos, ou não, dos grafites. Das pichações, porém, nós não podemos “gostar” nem “não gostar”, basicamente porque elas não se propõem a ser um objeto do gosto. Essa distinção em relação à experiência suscitada pelo grafite e pelas pichações poderia balizar uma teoria estética da chamada street art, se a tendência dos filósofos profissionais da área não fosse desconsiderá-la. O segundo passo a ser observado tem justamente a ver com isso. Se não podemos “gostar” das pichações, por que elas encontram defensores inclusive entre pessoas que admitem as diferenças sensíveis que a separam do grafite?

A resposta a essa pergunta sugere o espírito ultrapolitizado de uma parcela muito grande da arte contemporânea. Quando alguém aprova uma pichação, o que geralmente ocorre não é a emissão de um juízo de gosto, mas sim a declaração de um apoio ideológico. Esse apoio costuma ser vago e não ter fundamento empírico. É como se aprovar a pichação significasse “estar do lado” dos oprimidos, do povo ou dos marginalizados. O que nunca se coloca em questão, porém, é se tais entidades abstratas e totalizantes (os oprimidos, o povo, os marginalizados…) realmente se reconhecem e se veem expressadas na ação dos pichadores. Será mesmo que a pichação é um fenômeno que representa grupos sociais em desvantagem na sociedade? Será que os pichadores representam algum grupo social além deles mesmos?

Trecho extraído de Oliveira, R. C. “Grafite e pichação são formas de arte?” In: O Estado de São Paulo. 3 de fevereiro de 2017.


Assinale a alternativa que apresenta apenas ideias contidas no excerto apresentado.

Alternativas

ID
2833759
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O jogo


a bola está com juscelino, juscelino passa para jânio, jânio sai do campo e agora a bola está com jango, castelo rouba a bola e vai para a direita, passa para costa e silva, costa e silva passa para médici, médici passa para geisel, geisel para joão figueiredo, joão figueiredo cruza para sarney, sarney de cabeça para collor e goooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllll

(gol contra minha gente)

MARINHO, Emmanuel. Satilírico. Edição do Autor, 1995, p. 37.


Esse poema foi extraído do livro Satilírico do poeta sulmato-grossense Emmanuel Marinho e alude a personagens e a fatos relacionados ao contexto político no Brasil da segunda metade do século XX. Sobre a obra em questão, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2833762
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Facebook testa reconhecimento facial para usuários que perderam suas senhas


O Facebook começou a testar nessa semana um recurso de reconhecimento facial para autenticar seus usuários. A ideia da empresa é usar essa identificação biométrica somente quando a pessoa estiver sem acesso normal a seu perfil. Ou seja, quando a senha for esquecida ou a conta for hackeada por alguém.

A rede social explica que não deve haver preocupações com privacidade, já que essa identificação biométrica não será utilizada com frequência nem terá outros meios de uso além da recuperação de senha. Em um comunicado oficial ao TECHCRUNCH, a empresa confirmou o teste: “Estamos testando uma nova ferramenta para pessoas que queiram verificar posse de uma conta com rapidez e simplicidade durante o processo de recuperação de senha. Essa função opcional estará disponível apenas em aparelhos que você já utiliza para fazer login no Facebook. É um passo a mais, junto com a autenticação de dois fatores via SMS, que estamos dando para nos certificarmos que os usuários corretos possam confirmar suas identidades”, diz o texto.

Acredita-se que, se a função se provar confiável contra hackers, o Facebook pode adotá-la de forma definitiva na rede social e começar a utilizá-la regularmente para reaver contas perdidas. Ainda não se sabe, entretanto, quando isso pode acontecer nem se vai gerar alguma polêmica, como foi o caso do reconhecimento facial para marcação de pessoas em fotos.

MÜLLER, Leonardo. Facebook testa reconhecimento facial para usuários que perderam suas senhas. Disponível em: https://www.tecmundo. com.br/redessociais/122549-facebook-testa-reconhecimento-facial-usuarios-perderamsenhas.htm. Acesso em: 30 set. 2017. (Adaptado).  

Com base nas informações desse texto e nas relações existentes entre as partes que o compõem, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2833765
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Facebook testa reconhecimento facial para usuários que perderam suas senhas


O Facebook começou a testar nessa semana um recurso de reconhecimento facial para autenticar seus usuários. A ideia da empresa é usar essa identificação biométrica somente quando a pessoa estiver sem acesso normal a seu perfil. Ou seja, quando a senha for esquecida ou a conta for hackeada por alguém.

A rede social explica que não deve haver preocupações com privacidade, já que essa identificação biométrica não será utilizada com frequência nem terá outros meios de uso além da recuperação de senha. Em um comunicado oficial ao TECHCRUNCH, a empresa confirmou o teste: “Estamos testando uma nova ferramenta para pessoas que queiram verificar posse de uma conta com rapidez e simplicidade durante o processo de recuperação de senha. Essa função opcional estará disponível apenas em aparelhos que você já utiliza para fazer login no Facebook. É um passo a mais, junto com a autenticação de dois fatores via SMS, que estamos dando para nos certificarmos que os usuários corretos possam confirmar suas identidades”, diz o texto.

Acredita-se que, se a função se provar confiável contra hackers, o Facebook pode adotá-la de forma definitiva na rede social e começar a utilizá-la regularmente para reaver contas perdidas. Ainda não se sabe, entretanto, quando isso pode acontecer nem se vai gerar alguma polêmica, como foi o caso do reconhecimento facial para marcação de pessoas em fotos.

MÜLLER, Leonardo. Facebook testa reconhecimento facial para usuários que perderam suas senhas. Disponível em: https://www.tecmundo. com.br/redessociais/122549-facebook-testa-reconhecimento-facial-usuarios-perderamsenhas.htm. Acesso em: 30 set. 2017. (Adaptado).  

Acerca de questões sintático-semânticas que compõem o texto Facebook testa reconhecimento facial para usuários que perderam suas senhas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "a fim de"

    Finalidade

  • Para quem ficou em dúvida na C, "regularmente" é um advérbio de modo (de forma regular), embora pareça relacionado ao tempo (constantemente).


ID
2833771
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o seguinte excerto.


E bastava batesse no campo o pio de uma perdiz magoada, ou viesse do mato a lália lamúria dos tucanos, para o jumento mudar de rota, pendendo à esquerda ou se empescoçando para a direita; e, por via de um gavião casaco-de-couro cruzar-lhe à frente, já ele estacava, em concentrado prazo de irresolução.

ROSA, João Guimarães. A hora e a vez de Augusto Matraga. In: ___ Sagarana. 38. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. Pp. 339-386.


Assinale a alternativa que contém palavra formada pelo mesmo processo de formação do verbo “empescoçar”.

Alternativas
Comentários
  • A palavra "Empescoçar" é formada pela derivação por parassíntese, ou seja, acréscimo simultâneo obrigatório de prefixo e sufixo ao radical.

    Em + pescoç +ar

    A alternativa "Abalizar" apresenta o mesmo princípio de formação.

    A + baliz +ar


ID
2833774
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte texto extraído da obra A Retirada de Laguna, de Visconde de Taunay.


Formação de um corpo de exército destinado a atuar, pelo norte, sobre o alto Paraguai. Distâncias e dificuldades de organização.


Para dar uma ideia, algum tanto exata, dos lugares onde, em 1867, ocorreram os acontecimentos cuja narrativa se vai ler, convém lembrar que, ao finalizar de 1864, havendo o Paraguai atacado e invadido, simultaneamente, o Império do Brasil e a República Argentina, achavase, decorridos dois anos, após tal investida, reduzido a defender o próprio território, invadido do lado do sul, pelas forças conjuntas das duas potências aliadas, a quem coadjuvava pequeno contingente de tropas da República do Uruguai. Ao sul oferecia o caudaloso Paraguai mais vantagens à expugnação da fortaleza de Humaitá, que, pela posição especial, se convertera na chave estratégica do país, assumindo, nesta porfia encarniçada, a importância de Sebastopol, na Campanha da Criméia.

Ao norte, do lado de Mato Grosso, eram as operações infinitamente mais difíceis, não só porque ocorriam a milhares de quilômetros do litoral atlântico, onde se concentram todos os recursos do Brasil, como ainda por causa das inundações do rio Paraguai, que cortando na parte superior do curso terras baixas e planas, transborda anualmente, a submergir então regiões extensíssimas. Consistia o plano de ataque mais natural em subir as águas do Paraguai, do lado da Argentina, até o coração da república inimiga e, do Brasil, descê-las a partir de Cuiabá, a capital mato-grossense que os paraguaios não haviam ocupado.

Teria impedido à guerra arrastar-se durante cinco anos consecutivos esta conjugação de esforços simultâneos. Mas era-lhe a realização extraordinariamente difícil, devido às enormes distâncias a transpor. Basta lançar os olhos sobre um mapa da América do Sul e examinar o interior do Brasil, em grande parte desabitado, para que qualquer observador de tal se convença logo.

No momento em que se enceta esta narrativa, estava, pois, a atenção geral das potências aliadas quase exclusivamente voltada para o Sul, para as operações de guerra, travadas em torno de Curupaiti e Humaitá. Quanto ao plano primitivo fora ele mais ou menos abandonado; quando muito ia servir de pretexto a que se infligissem as mais terríveis provações a uma pequena coluna expedicionária, quase perdida nos imensos e desertos sertões brasileiros.

Em 1865 – ao arrebentar a guerra que Francisco Solano Lopes, o presidente do Paraguai, na América do Sul suscitara sem maior motivo do que os ditames da ambição pessoal; quando muito a invocar o vão pretexto da manutenção do equilíbrio internacional – o Brasil, obrigado a defender honra e direitos, dispôs-se, denodadamente, para a luta. A fim de reagir contra o inimigo, em todos os pontos onde podia enfrentá-lo, o plano da invasão do Paraguai setentrional acudiu naturalmente a todos os espíritos; preparou-se uma expedição para este fim.

Não foi infelizmente este projeto de diversão realizado nas proporções que sua importância exigia; e, mais infelizmente ainda, os contingentes acessórios sobre os quais contávamos, para avolumar o corpo de exército expedicionário, durante a longa jornada através de São Paulo e Minas Gerais, falharam em grande parte ou desapareceram devido a cruel epidemia de varíola e as deserções que esta provocou. Marchou-se lentamente: provinha a demora de muitas causas, sobretudo da dificuldade do abastecimento de víveres.

TAUNAY, Visconde de. A retirada de laguna. Belém: Unama, 2003.


Depreende-se do texto que

Alternativas

ID
2833777
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A busca incessante pelo corpo perfeito, do ponto de vista estético, é significativamente incentivada pela mídia na atualidade. Esse fenômeno contribui, sobretudo, para

Alternativas

ID
2833780
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As relações sociais contemporâneas sofrem grande influência das tecnologias inseridas na sociedade. A utilização generalizada de novas tecnologias de informação, nos mais diversos setores sociais, faz com que os indivíduos de diferentes níveis socioeconômicos e culturais convivam com um grande número de produtos modernos à sua disposição. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem provocar diversidades e mudanças na sociedade, gerando diferentes impactos e exigindo novas posturas por parte dos indivíduos diante desse novo cenário que se vivencia. Com base nisso, pode-se destacar como sendo efeitos sociais positivos das TICs as seguintes características:

Alternativas

ID
2833783
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Diversamente do período moderno, com suas correntes e tendências artísticas organizadas em grupos como as vanguardas construtivas, os futuristas, dadaístas, surrealistas e outros, autores de manifestos e fundadores de revistas e até escolas, a arte contemporânea no Brasil, como já foi dito, embora possuindo suas matrizes, avança num número tal de direções e é constituída por obras tão singulares que, tudo considerado, ela sugere um arquipélago. A imagem é boa, porque foge do reducionismo das grandes etiquetas, que, ao valorizarem as semelhanças entre as obras de alguns artistas, não atentam convenientemente para as diferenças entre elas. Outros argumentos a favor dessa imagem: em primeiro lugar, a descontinuidade que ela sugere, o que contraria a ideia de que se desenvolvimento se dá linearmente, com cada obra se apresentando como um desdobramento da anterior [...]. Um arquipélago, porque cada boa obra engendra uma ilha, como topografia, atmosfera e vegetação particulares, eventualmente semelhante a outra ilha, mas sem confundir-se com ela. Percorrê-la com cuidado equivale a vivenciá-la, perceber o que só ela oferece.

FARIAS, Agnaldo. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. Coleção Folha explica.


Esse texto de Agnaldo Farias aponta para uma grande diversidade quando se fala em arte contemporânea brasileira, sugere a imagem de um arquipélago, a fim de que se possa fugir à ideia de unificar o que se denomina de arte contemporânea hoje, no Brasil, e para que se possa olhar ao redor e ver que, embora conectadas, as “ilhas” desse arquipélago constituemse em “universos” específicos da produção de cada artista.


Partindo dessa imagem de diversidade do arquipélago, assinale a alternativa que apresenta uma obra de arte brasileira que difere conceitual e cronologicamente da ideia de arte contemporânea.

Alternativas

ID
2833786
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Inglês
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Pornography is now only an internet search away, and is becoming ever more immersive. How is it changing people’s behaviour, relationships and desires?

By Jessica Brown


Few things are truly universal. But while people across the world speak different languages, eat different foods and even feel different emotions, millions across the world watch porn. Despite being so widely consumed, porn is maligned as the source of society’s ills. It’s even been labelled a public health hazard by politicians in Utah. Porn has transformed over the past few decades, due to the availability of the internet and faster web connections. It is also becoming more immersive than ever before. Take virtual reality. Earlier this year, researchers from Newcastle University in the UK pointed out that VR changes the experience of porn from detached observer to protagonist. They warned that this has the potential to blur the line between reality and fantasy, perhaps damaging relationships and encouraging harmful behaviour. […] So what does the more recent research say? One review of more than 80 studies in 2009 concluded that evidence of a causal link between porn use and violence is slim, and any findings proving a connection are often exaggerated by the media and politicians. “It is time to discard the hypothesis that pornography contributes to increased sexual assault behaviour”, wrote the authors.

Available in: http://www.bbc.com/future/story/20170926-is-porn-harmful-theevidence-the-myths-and-the-unknowns. Accessed: Sep. 25, 2017.


According to the text, which is the correct option.

Alternativas

ID
2833801
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O valor de 10025 + 1049 - 248 . 548 é igual a

Alternativas

ID
2833804
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João, Carlos e Rafael criaram um jogo baseado no lançamento simultâneo de dois dados, para se divertirem. A cada partida do jogo, os dados eram arremessados e os números das faces voltadas para cima, somados. Os jogadores deveriam obedecer às seguintes regras:


• Cada jogador deveria escolher um único valor para representar a soma das faces dos dois dados, antes destes serem atirados.

• Os jogadores deveriam escolher valores distintos.

• Venceria a partida o jogador que acertasse a soma dos números mostrados nas faces voltadas para cima dos dados.


Nesses termos, pode-se dizer que

Alternativas
Comentários
  • 1+1 = 2

    2+1 = 3

    3+1 = 4

    4+1 = 5

    5+1 = 6

    6+1 = 7

     

    2+2 = 4

    2+3 = 5

    2+4 = 6

    2+5 = 7

    2+6 = 8

     

    3+3 = 6

    3+4 = 7

    3+5 = 8

    3+6 = 9

     

    4+4 = 8

    4+5 = 9

    4+6 = 10

     

    5+5 = 10

    5+6 = 11

     

    6+6 = 12

     

    Assim, o espaço amostral tem 21 elementos e a probabilidade de cada soma ocorrer é:

    2 - 1 vez

    3 - 1 vez

    4 - 2 vezes

    5 - 2 vezes

    6 - 3 vezes

    7 - 3 vezes

    8 - 3 vezes

    9 - 2 vezes

    10 - 2 vezes

    11 - 1 vez

    12 - 1 vez

     

    Resposta correta: Alternativa C

  • A resolução do cara amigo abaixo parece certa, mas não chega na resposta, pois acaba ficando 3/21 = 1/21 + 2/21.

    Então vamos lá...

    Espaço Amostral desse experimento aleatório (experimento onde não tem certeza de resultados - Jogar dois dados) é o seguinte:

    tenho dois dados, onde cada dado possui 6 elementos, as possibilidades possíveis desses elementos saírem é meu espaço amostral, Logo:

    6 possibilidades de valores no primeiro dado (1,2,3,4,5,6) e 6 possibilidades no segundo dado. então pelo Princípio fundamental da contagem : 6x6 = 36 possibilidades com que esses resultados podem sair.

    então analisando a alternativa a e b que fala sobre espaço amostral dizem que são elementos, entretanto, espaço amostral não se trata de elementos, e sim do total de possibilidades possíveis como vimos a cima, por isso ambas estão incorretas.

    Na alternativa C temos que fazer umas continhas olha:

    Jogador Carlos escolheu o número 7: quantas possibilidades de acontecer esse evento nos dois dados:

    1+6

    6+1

    2+5

    5+2

    3+4

    4+3

    Logo a probabilidade de Carlos é : P= 6 / 36

    O jogador João escolheu o número 3, então a possibilidade desse evento acontecer nos dois dados são:

    1+2

    2+1

    Portanto a probabilidade de João é : P= 2/36

    E por fim, Rafael escolheu o número 4 e suas possibilidades são:

    1+3

    3+1

    2+2

    Então a probabilidade de Rafael é: P= 3/36

    Comparando as probabilidades observamos que a probabilidade de Carlos é maior que do João ou Rafael, então a letra C esta correta. NO CÁLCULO FICA ASSIM: 6/36 > 3/36 + 2/36

    A Alternativa D é exatamente a letra C porém dizendo que a probabilidade de Carlos é menor oque não é verdade como vimos na letra C

    E a alternativa E é errada, pois estamos tratando de um experimento aleatório onde nada é certo só podemos afirmar a chance dos vencedores

    FONTES sem minhas ALTERAÇÕES: https://brainly.com.br/tarefa/33789648


ID
2833807
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere as equações das retas definidas por: 2y = -x + 5; 3y = -5x + 25 e 2x - 3y + 11 = 0. A área do triângulo formada pela interseção das retas é igual a

Alternativas