SóProvas



Prova UFPA - 2017 - UFPA - Engenheiro - Área: Mecânica


ID
2383300
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; das vagas oferecidas no concurso, para tais pessoas serão reservadas até:

Alternativas
Comentários
  •         § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • Correta, B

    Lei 8112/90 - Art.5 - § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    Lembrando que esta previsão aqui exposta, também está expressamente prevista na Constituição Federal:

    CF - Art. 37 - VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

  • O minímo são 5%- O máximo são 20%.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

    ART. 5   § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

  • NIMO - 5 (JURIS)

    XIMO - 20 (LEI)

     

     

    GABARITO ''B''

  • Gabarito letra B.

     

     

    Lei 8.112, Art. 5º § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

     

    Lei 12.990, Art. 1º Ficam reservadas aos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União, na forma desta Lei.

     

    ----------------------------------------------------------------------------------

     

    A título de curiosidade, eis a diferença entre as vagas que são reservadas aos deficientes e aos negros. Repare que a redação da Lei 8.112 versa que serão reservadas até 20% das vagas, ou seja, estabeleceu um limite máximo a ser observado, ficando a cargo do Decreto nº 3.298 estabelecer o percentual mínimo, 5% das vagas. Ao passo que a Lei 12.990 foi taxativa em afirmar que os consursos públicos deverão reservar 20% de suas vagas aos candidatos negros. Sendo asssim, não há que se falar em mínimo ou máximo, há apenas um limite a ser observado.

     

    Outro detalhe a ser observado é que o candidato que obtiver pontuação suficiente para ser classificado na lista geral, será automaticamente retirado do percentual destinado às vagas reservadas, ocupando uma vaga na livre concorrência. 

     

     

                                                 

     

     

  • LETRA B

     

    Vagas reservadas para deficientes

     

    Essas vagas reservadas devem ser preenchidas por deficientes que tenham capacidade de pelo menos exercer a atividade. Por exemplo, não é  permitido que um deficiente visual seja um guarda de trânsito, o que é diferente para aqueles que tem deficiência auditiva que podem exercer atividades de informática.

    Na esfera federal

    ·         Limite máximo é 20%

    ·         Limite mínimo é 5%

  • A questão demanda conhecimento acerca das disposições da Lei nº 8.112/1990 (Estatuto dos Servidores Públicos da União) acerca da reserva de vagas em concurso público para pessoas portadoras de deficiência.

    O artigo 5º, §2º, da Lei nº 8.112/1990 determina que serão reservadas para as pessoas portadoras de deficiência até 20% das vagas oferecidas no concurso. Vale conferir o referido dispositivo legal:


    Art. 5º (...)

    § 2º  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.
    Verificamos, então, que a resposta da questão é a alternativa B.

    Gabarito do professor: B. 


ID
2383303
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Estabelecem a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, os fatores exigidos a serem observados na avaliação para o desempenho do cargo. Capacidade de iniciativa é um deles. Os outros fatores exigidos pela referida Lei para que o servidor seja aprovado no estágio probatório são

Alternativas
Comentários
  • Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Vide EMC nº 19)

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • AS siduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RES ponsabilidade

  • Letra D

     

  • ELE DEVERÁ SER RAPID

    RESPONSABILIDADE

    ASSIDUIDADE

    PRODUTIVIDADE

    INICIATIVA

    DISCIPLINA

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

    Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: 

            I - assiduidade;

            II - disciplina;

            III - capacidade de iniciativa;

            IV - produtividade;

            V- responsabilidade.

  • Muito fácil, o "somente" nós outros quatro itens ajudou a matar a questão.
  • O estágio probatório avalia 5 itens. Para memorizar use o mneumônico: P-A-D-R-I

    1 - Produtividade

    2 - Assiduidade

    3 - Disciplina

    4 - Responsabilidade

    5 - Capacidade de Iniciativa

    Art. 20 Lei 8.112/1990

    Gabarito: D

  • você tem algum amigo ou parente de nome Renato, Reginaldo, Reinaldo? então manda essa dica pra eles:  A DICA PRO RE

    A ssiduidade

    DI isciplina

    CA pacidade de iniciativa

    PRO dutividade

    RE sponsabilidade

  • GABARITO LETRA D

    ASSIDUIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA

    DISCIPLINA

    PRODUTIVIDADE

    RESPONSABILIDADE

    ACADIPRORE

  • Requisitos do estágio probatório:

    PRADICA

    Produtividade

    Responsabilidade

    Assiduidade

    Disciplina

    Capacidade de Iniciativa

  • Complementando os estudos:

    A CF/88 determina no art. 41 que: "são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."

    Por outro lado, a lei 8.112/90 no art. 20  que: "servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses."

    Diante dessa situação qual o prazo do estágio probatório: 3 (três) anos ou 24 (vinte e quatro) meses?

    CORRENTE MAJORITÁRIA : 3 ANOS.

  • Falta de criatividade para elaborar questões. Só sabe colocar esse somente.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 20 da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    Art. 20. “Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:          

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.”

    Logo, a única alternativa que se amolda ao comando do enunciado é a correspondente à letra “D”.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • A questão demanda conhecimento acerca do estágio probatório dos servidores públicos. Estágio probatório é o período de provas pelo que passam os servidores públicos aprovados em concurso público antes de adquirirem estabilidade.

    A duração do estágio probatório é de três anos, na forma do artigo 41 da Constituição Federal que determina que “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público".

    De acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.112/1990, durante o período de estágio probatório serão observados os seguintes critérios:  I - assiduidade; II - disciplina; III - capacidade de iniciativa; IV - produtividade; V- responsabilidade.

    Sendo assim, a resposta da questão é a alternativa D.

    Gabarito do professor: D. 

  • PRIDA

    I - Assiduidade;

    II - Disciplina;

    III - capacidade de Iniciativa;

    IV - Produtividade;

    V - Responsabilidade.


ID
2383306
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Preceituam a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que a retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, bem como a gratificação natalina, serão deferidos aos servidores, além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei. Outras retribuições, gratificações e adicionais deferidos aos servidores por esta mesma Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

     

     

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

     

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

  • "exclusivamente" matou as outras alternativas.

  • Gabarito D, para os não assinantes.

  • NINGUÉM CAI NESSA (EXCLUSIVAMENTE?)

  • Seção II

    Das Gratificações e Adicionais

     Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: 

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;                                   

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.               

     

    E AINDA TEM O EXCLUSIVAMENTE!!! PRESTA ATENÇÃO!! 

  • Ahhhhhh! Com o "exclusivamente" n tem graça.

  • Isso é tenso!!!
  • letra d

    adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. 

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            II - gratificação natalina;

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

  • O exclusivamente ajuda!

  • a) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente. ( FALTOU, OUTROS, RELATIVOS AO LOCAL OU À NATUREZA DO TRABALHO; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO) 

     

    b) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente. ( FALTOU ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES PERIGOSA OU PENOSAS; GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO E CONCURSO). 

     

    c) adicional noturno adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente. ( FALTOU, ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS). 

     

    d) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso. ( GRATIFICAÇÕES, ADICIONAIS E RETRIBUIÇÕES COMPLETAS ) 

     

    e) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente. (FALTOU,  ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE INSALUBRES OU PENOSAS; E GRATIFICAÇÃO PELO ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO). 

  •     I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

           II - gratificação natalina;

           III - 

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

           VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

  • A questão demanda conhecimento acerca de verbas remuneratórias devidas aos servidores públicos da União, na forma da Lei nº 8.112/1990.

    A remuneração dos servidores públicos é composta pelo vencimento básico do cargo ou função pública e também pelas vantagens, retribuições, gratificações e adicionais previstos em lei.

    Sobre o tema, o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 determina o seguinte:
    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Feitas essas considerações, vejamos as alternativas da questão:

    A) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno e adicional de férias, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. De acordo com o artigo 61 da Lei nº 8.112/1990, podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    B) adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas.

    C) adicional noturno, adicional de férias e outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho e gratificação por encargo de curso ou concurso, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário e gratificação natalina.

    D) adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional pela prestação de serviço extraordinário, adicional noturno, adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, e gratificação por encargo de curso ou concurso.

    Correta. Todos os benefícios elencados na alternativa podem ser deferidos ao servidor, na forma do artigo 61 da Lei nº 8.112/1990 e a alternativa não menciona que só esses exclusivamente poderão ser deferidos.

    E) adicional de férias, outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho, gratificação por encargo de curso ou concurso e adicional pela prestação de serviço extraordinário, exclusivamente.

    Incorreta. Não são exclusivamente devidos aos servidores, além de seus vencimentos básicos e das vantagens previstas na Lei nº 8.112/1990, os adicionais indicados na alternativa. Podem também ser deferidos aos servidores retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento, adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas, adicional noturno e gratificação natalina.


    Gabarito do professor: D. 


ID
2383309
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determina a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, que guardar sigilo sobre assunto da repartição, manter conduta compatível com a moralidade administrativa e ser assíduo e pontual ao serviço são deveres do servidor. Outros deveres do servidor que estão contemplados nesta Lei são

Alternativas
Comentários
  • Art. 116.  São deveres do servidor:

     

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

     

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; (Redação dada pela Lei nº 12.527, de 2011)

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • Para os não assinantes, gabarito A.

     

    Um adendo: a questão pede os DEVERES e não as proibições!

  • kkkkkkkk essa banca é surreal!

  • Essa aí é pra não zerar a prova.

  •  Art. 116.  São deveres do servidor:

            I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

            II - ser leal às instituições a que servir;

            III - observar as normas legais e regulamentares;

            IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

            V - atender com presteza:

            a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

            b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

            c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;                  

            VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

            VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

            IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

            X - ser assíduo e pontual ao serviço;

            XI - tratar com urbanidade as pessoas;

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

  • a) tratar com urbanidade as pessoas, zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público, cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais, e exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo, dentre outros.

     

    b) promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição, utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares e exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho, dentre outros.  ( TUDO AO CONTRÁRIO ).

     

    c) ser leal às instituições a que servir, observar as normas legais e regulamentares e representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder, somente. 

     

    d) retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição, ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato, e opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço, dentre outros. 

     

    e) levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração, atender com presteza, exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo e observar as normas legais e regulamentares, somente.

  • GABARITO: LETRA A

    Dos Deveres

    Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;  

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Correta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; [...] VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público; [...] XI - tratar com urbanidade as pessoas.”

    B- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: [...] V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição; [...] XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares; [...] XVIII - exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.”

    C- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: [...] II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; [...] XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    D- Incorreta. Esses não são deveres do servidor, e sim proibições ao mesmo. Vejamos o art. 117 da lei 8.112/90: “Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; [...] IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.”

    E- Incorreta. Art. 116 da lei 8.112/90. “São deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; [...] III - observar as normas legais e regulamentares; VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; V - atender com presteza.” A assertiva está incorreta em razão da utilização do vocábulo somente, já que existem diversos outros deveres do servidor.

    GABARITO DA MONITORA: “A”

  • Analisemos cada afirmativa, tendo apoio no rol de deveres dos servidores públicos federais, previstos no art. 116 da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração; 

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder."

    Agora sim, analisemos cada afirmativa:

    a) Certo:

    Esta opção reproduz, acertadamente, os deveres previstos nos incisos I, IV, VII e XI, acima destacados em negrito. Logo, é a alternativa correta.

    b) Errado:

    A presente opção insere, na realidade, proibições estabelecidas na Lei 8.112/90, as quais têm por base o art. 117 de tal diploma legal, e não deveres administrativos.

    c) Errado:

    A palavra "somente" compromete o acerto desta alternativa, uma vez que existem outros deveres administrativos que não estão aqui referidos, como se depreende do extenso rol do art. 16, acima colaciono.

    d) Errado:

    Novamente, a Banca, ao invés de mencionar deveres administrativos, tal como determinado no enunciado da questão, aqui elencou condutas proibidas ao servidor, na forma do art. 117 da Lei 8.112/90. Assim, equivocada esta alternativa.

    e) Errado:

    Uma vez mais, o problema deste item está no uso da palavra "somente" em sua parte final, sendo certo que o rol de deveres administrativos é bem mais extenso.


    Gabarito do professor: A


ID
2383312
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. É o que contempla a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, que dispõem sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. A sindicância poderá resultar em

Alternativas
Comentários
  •    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Correta, C

    O que é Sindicância??? R: conjunto de atos e diligências que objetivam apurar a verdade de fatos alegados; investigação, sindicação.

    Lei 8.112/90 - Art. 145 - Da sindicância poderá resultar:

           
    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.


    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • SOBRE A SUSPENSÃO...

    1 - Reincidência das faltas punidas com advertência;

    2 - Violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão;

    3 - Não pode exceder 90 dias;

    4 - Será punido com 15 dias ao recusar-se a ser submetido a inspeção médica;

    5 - Havendo conveniência a suspensão PODERÁ ser convertida na base de 50% da remuneração.

     

     

  • Gabarito letra C.

     

     

    8.112 - Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • LETRA C

     

    Sindicância serve para apurações de infrações leves, ou seja, sanção de advertência ou suspeição não superior a 30 dias. (Art. 145)

    ·         O prazo de sindicância não poderá superar 30 dias, sendo prorrogável uma única vez por autoridade superior   

    ·         Poderá arquivar o processo, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá aplicar penalidades de suspeição ou advertência de até 30 dias, através dos resultados obtidos

    ·         Poderá fazer instauração de processo disciplinar, através dos resultados obtidos. E nesse caso deverá ser concluído pelo processo administrativo disciplinar (PAD), por ser considerado mais grave. Aqui a sindicância apenas investiga, e não há contraditório ou ampla defesa, que será aplicado PAD, ou seja, a sindicância é meramente inquisitorial

    ·         Sindicância não é uma etapa do PAD

    ·         Os autos da sindicância integrarão o processo disciplinar, como peça informativa da instrução.

    ·          Na hipótese de o relatório da sindicância concluir que a infração está capitulada como ilícito penal, a autoridade competente encaminhará cópia dos autos ao Ministério Público, independentemente da imediata instauração do processo disciplinar.

  • a) E. A suspensão pode ser até de 30 dias.
    b) E. Vide item 'a'
    c) C
    d) E. O processo também pode ser arquivado. O termo 'somente' macula o item. Além disso a suspensão é de até 30 dias.
    e) E. Vide item 'a'.

    Note: Lei 8.112/1990.
    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • LETRA  C CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

  • observe o termo somente!! questão letra c 

     

     Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

            I - arquivamento do processo;

            II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

            III - instauração de processo disciplinar.

            Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • GABARITO: LETRA C

    Do Processo Administrativo Disciplinar

    Art. 145.  Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.  

  • Questão aborda a temática da sindicância, e deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A sindicância é um procedimento mais célere de apuração de irregularidades. É indicada para a apuração de infrações leves, quais sejam, aquelas das quais pode resultar sanção de advertência ou de suspensão por até 30 dias.

    Nesse sentido, a solução objetiva desta questão encontra-se no art. 145 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 145. Da sindicância poderá resultar:

    I - arquivamento do processo;

    II - aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias;

    III - instauração de processo disciplinar.

    Face o dispositivo legal sobredito, a alternativa C recruta todas as hipóteses resultantes da sindicância, sendo o gabarito da questão.

    As demais:

    A) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    B) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias.

    C) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    D) equivocada no prazo da aplicação da penalidade de advertência ou suspensão: até 30 (trinta) dias e não mencionou o arquivamento do processo.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    GABARITO DA QUESTÃO: LETRA C.

  • gab: C

    Uma questão que responde a alternativa correta,

    VEJAMOS,

    CESPE - 2013 - STF - Analista Judiciário -A sindicância e o processo administrativo disciplinar (PAD), procedimentos administrativos de apuração de infrações, devem ser, obrigatoriamente, instaurados pela autoridade responsável sempre que esta tiver ciência de irregularidade no serviço público. O PAD, mais complexo do que a sindicância, deve ser instaurado em caso de ilícitos para os quais sejam previstas penalidades mais graves do que a suspensão por trinta dias. (C)

    A autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa. CERTO


ID
2383315
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. É o que preceitua o Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é

Alternativas
Comentários
  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.


ID
2383318
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino, são considerados os órgãos e entidades públicos aqueles que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino e são vinculadas ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os efeitos desta Lei, são consideradas Instituições Federais de Ensino os órgãos e entidades públicos vinculados ao Ministério da Educação que tenham por atividade-fim o desenvolvimento e aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e extensão e que integram o Sistema Federal de Ensino.

    É bem fácil, é só lembrar que essa Lei é voltada para servidores de Instituições Federais de ENSINO! Qual o Ministério ligado diretamente ao ensino brasileiro? O Ministério da Educação!

  • Gabarito C

    essa é pra não zerar na prova.

  • Olha essa questão.. kkkkkkkkkkkkkkk


ID
2383321
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e a racionalização e efetividade dos gastos com capacitação são finalidades previstas no Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. As demais finalidades dos serviços públicos, por exigência do referido Decreto, são

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o  Fica instituída a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com as seguintes finalidades:

            I - melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

            II - desenvolvimento permanente do servidor público;

            III - adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

            IV - divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

            V - racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    GABARITO A

    OBS: Nas demais alternativas, houve uma mistura com as diretrizes, dispostas no art 3º do decreto.

  • Finalidades: AdeDe MeDiRa

         

            I - Melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão;

     

            II - Desenvolvimento permanente do servidor público;

     

            III - Adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições, tendo como referência o plano plurianual;

     

            IV - Divulgação e gerenciamento das ações de capacitação; e

     

            V - Racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

     

    Gabarito: A

  • Questão muito da mal escrita. "tendo como referência o plano plurianual e divulgação, e o gerenciamento..."

  • a) CORRETA. 

    B) ERRADA. A primeira parte diz respeito a uma diretriz e a segunda parte, apesar de ser uma finalidade, não há no texto do decreto a palavra exclusivamente.

    c) ERRADA. São diretrizes

    d) ERRADA. Não consta nada disso no decreto

    e) ERRADA. O desenvolvimento é permanente. Além disso, a segunda parte é uma diretriz.


ID
2383324
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006, estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Para os efeitos deste Decreto, o conceito de

Alternativas
Comentários
  • O único que está na lei 11.091 dentre as alternativas é nível de capacitação, com isso só restaria a letra E

  • Na verdade a questão não se fixa na lei 11.091, mas no decreto 5.825, Art. 3. A resolução seria esta:

    A) ERRADA: O conceito para esta definição é o de DESEMPENHO

    B)ERRADA: O conceito para esta definição é o de APERFEIÇOAMENTO

    C)ERRADA: O coneito para esta definição é PROCESSO DE TRABALHO

    D)ERRADA: O conceito para esta definição é EQUIPE DE TRABALHO

    E) Conceituação perfeita

  • Qual(is) artigo(s) está(ão) isso?

     

  • André, eu tmb queria saber. 

  • Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006

    Art. 3o  Para os efeitos deste Decreto, aplicam-se os seguintes conceitos:

    II - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais;

     

  • "se" lasquei! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Decreto nº 5825 ( Art. 3o  )

     

    a) I - desenvolvimento: processo continuado que visa ampliar os conhecimentos, as capacidades e habilidades dos servidores, a fim de aprimorar seu desempenho funcional no cumprimento dos objetivos institucionais;

     

    b) III - educação formal: educação oferecida pelos sistemas formais de ensino, por meio de instituições públicas ou privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira, entendidos como educação básica e educação superior;

     

    c) VIII - dimensionamento: processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e modernização dos processos de trabalho no âmbito da IFE;

     

    d) XI - força de trabalho: conjunto formado pelas pessoas que, independentemente do seu vínculo de trabalho com a IFE, desenvolvem atividades técnico-administrativas e de gestão;

     

    e) GABARITO


ID
2383327
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal, é um dos objetivos do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização), que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. O Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, instituiu o Comitê Gestor do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização e dá outras providências. Outros objetivos do Decreto são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Decreto 5.378/2005

     

    Art. 2o O GESPÚBLICA deverá contemplar a formulação e implementação de medidas integradas em agenda de transformações de gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais, que objetivem:

    I - eliminar o déficit institucional, visando ao integral atendimento das competências constitucionais do Poder Executivo Federal;

    II - promover a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas;

    III - promover a eficiência, por meio de melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública;

    IV - assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental, promovendo a adequação entre meios, ações, impactos e resultados;

    V - promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.


ID
2390488
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um corpo de prova, constituído de um material metálico, com seção transversal quadrada de lado 11 mm, foi submetido a um ensaio de tração no qual atingiu um limite elástico de 690 MPa, tendo sido registrada a deformação específica nesse ponto de 0,006. Os valores do módulo de elasticidade do material (GPa) e da carga normal (kN) responsável pela deformação no limite elástico são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Calculando o Modulo de Elasticidade

    E = Tensão / deformação especifica ----> E = 690000 Pa / 0,006 ----> E = 115 GPa

     

    Calculando a carga normal

    Tensão = Carga / Area ----> Carga = 690000000 Pa / (0,011 m x 0,011 m) ----> Carga = 83,49 kN

     

    LETRA B

  • MODULO DE ELÁSTICIDADE = TENSÃO / DEFORMAÇÃO 

    E=T/D 

    OBS: O LIMITE ELÁSTICO QUE A QUESTÃO CITA É A TENSÃO SUPORTADA. 

    E=690 MPa / 0,006 

    E = 690 X 10 ^6 Pa / 6 X 10 ^-3 

    E = 115 X 10 ^9 Pa 

    E = 115 GPa 

    TENSÃO = FORÇA/ ÁREA 

    T=F/A 

    F/A=T 

    F=T*A 

    F= 690 X 10 ^6 Pa * (0,011 m* 0,011 m ) 

    F= 690 X 10 ^6 Pa *(0,000121 m²) 

    F = 690 X 10 ^6 N/m²* ( 1,21 X 10 ^-4 m²) 

    F = 834, 9 X 10 ^2 N

    F = 83.490 N 

    F = 83,49 KN 

    LETRA  B 


ID
2390497
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Admitindo que o ar seja um gás ideal, com uma constante R = 29,3 kgf.m/kg.oK, a massa de ar contida em uma sala de 5 m x 8 m x 3 m, considerando duas casas decimais, se a pressão no ambiente é de 1,5 kgf/cm2 e a temperatura de 25 oC, é

Alternativas
Comentários
  • PV=mRT

    substituir os valor e adequar as unidade.

    m = 208,14 kg.... muito próximo da alternaiva E

  • PV = mRT

    m = PV/RT

    m = (1,5*10^4*5*8*3)/(29,3*(25+273))

    m = 206,1525 kg

  • Mesmas considerações do Luan, mas com macete para não fazer tanta conta na hora da prova:

    PV = mRT

    m = PV/RT

    m = (1,5*10^4*5*8*3)/(29,3*(25+273))

    m= (18*10^5) / (29,3*298) > (18*10^5) / (30*300)

    > (18*10^5) / (9*10^3)

    > 2*10²


ID
2390503
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma broca de aço com 7 mm de diâmetro e 10 cm de comprimento recebe tratamento térmico em banho de óleo. A broca é submetida à têmpera, a uma temperatura de 800°C, e mantida a 600 °C. A quantidade de calor (kJ) que precisa ser retirada no estágio do processo de têmpera, considerando que o peso específico do aço é de 76 kN/m3 e o calor específico do aço é de 0,50 kJ/(kg.°C), é

Alternativas
Comentários
  • Volume da broca = (pi x D²/4) x L  = (3,14 * 0,007²/4) x 0,1 = 3,85 x 10^-6 m³

    Massa específica do aço= Peso específico / gravidade = 76000 / 9,81 = 7747,2 kg/m³

    Sabendo que massa = densidade x volume, então a massa da broca é = 7747,2 * 3,85 x 10^-6 = 0,0299 kg.

    Fazendo Q = m . c . Delta T

    Q = 0,0299 x 0,5 x 200 = 2,98 KJ


ID
2390512
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma máquina com o peso de 3.500 N está assentada sobre uma fundação elástica que apresenta uma deflexão estática de 55 mm. Quando a máquina entrou em operação, foi feita uma medição que registrou uma amplitude de 12 mm, causada por uma condição de ressonância provocada pela oscilação harmônica da base com uma amplitude de 2 mm. A constante de amortecimento (N.s/m) da fundação (g = 9,81 m/s2) é

Alternativas
Comentários
  • deu uma dor de cabeça, mas achei a solução.

    A0= F0/ (raiz de [(k-mw^2)^2 + (cw)^2].
    A0= 12 mm ( amplitude de vibração)
    F0= força da base. é  igual a K*12
    k= constante elastica da mola = (peso/55mm) 65,63 kNm
    m= 350 kg
    c= 814 Ns/m aproximadamente.letra E
    https://pt.slideshare.net/juniortonialespinha/aula-4-vibrao-forada-hamonicamente-sem-e-com-amortecimento-1-gdl 
    Slide 85

  • Acho que esta questão está incorreta.


    A questão exemplo do slide 145 do site abaixo é exatamente igual, muda somente os valores.


    Meus cálculos chegaram em 805,41 N.s/m (Considerei todas as casas decimais)


    https://pt.slideshare.net/juniortonialespinha/aula-4-vibrao-forada-hamonicamente-sem-e-com-amortecimento-1-gdl 

  • Acho que esta questão está incorreta.


    A questão exemplo do slide 145 do site abaixo é exatamente igual, muda somente os valores.


    Meus cálculos chegaram em 805,41 N.s/m (Considerei todas as casas decimais)


    https://pt.slideshare.net/juniortonialespinha/aula-4-vibrao-forada-hamonicamente-sem-e-com-amortecimento-1-gdl 

  • Acho que esta questão está incorreta.


    A questão exemplo do slide 145 do site abaixo é exatamente igual, muda somente os valores.


    Meus cálculos chegaram em 805,41 N.s/m (Considerei todas as casas decimais)


    https://pt.slideshare.net/juniortonialespinha/aula-4-vibrao-forada-hamonicamente-sem-e-com-amortecimento-1-gdl 

  • Questão incorreta, a resposta teria que ser letra E.


ID
2390518
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um ambiente industrial, por meio da utilização de um medidor de nível de pressão sonora, foi registrado um espectro de ruído em bandas de frequência que quantificou os seguintes valores:80 dB, 83 dB, 92 dB, 86 dB, 80 dB e 89 dB. O nível de pressão sonora total (dB) no ambiente é

Alternativas
Comentários
  • NPStotal - nível de pressão sonora total NPSfonte - nível de pressão sonara na fonte Equação para fontes diferentes (conforme execício) NPStotal = 10 log (SOMATÓRIO 10^0,1NPSfonte) NPStotal = 10 log (10^0,1*80 + 10^0,1*83 + 10^0,1*92 + 10^0,1*86 + 10^0,1*80 + 10^0,1*89) . NPStotal = 10 log (3.176.854.829,2357) NPStotal = 95 dB . Equação para fontes iguais NPStotal = NPSfonte + 10log (N) *N - número de fontes de ruido

ID
2390521
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre as válvulas, que são dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação, não se pode dizer o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETO. São exempolos de válvulas de bloqueio: válvula gaveta, macho, esfera e globo;

    b) CORRETO. 

    c) ERRADO. Válvulas gaveta não são indicadas paratrabalhar emtubulações comgrande quantidade de sólidos em suspensão, uma vez que essa condição pode impedir o fechamento adequado dagaveta.

    d) CORRETO

    e) CORRETO

  • Válvulas de Diafragma são indicadas para grandes quantidades de sólidos em suspensão.

  • A válvula de globo é uma válvula de Regulagem, Vinícius M.


ID
2390524
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os óleos lubrificantes representam um papel importante para o funcionamento de máquinas e equipamentos, no que diz respeito aos movimentos das peças e suas proteções. Por outro lado, sobre o seguinte: óleos lubrificantes, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) os óleos minerais com base parafínica apresentam propriedades superiores a baixas temperaturas, quando comparados com os outros tipos de óleo lubrificante. 

    b) a composição química de um óleo lubrificante não determina a menor temperatura de trabalho de um óleo.

    c) se o óleo lubrificante não é capaz de formar espuma, a capacidade de carga da película de óleo diminui

    d) o efeito denominado de anti-desgaste, provocado por óleo lubrificante, não é viabilizado pela utilização de compostos orgânicos de zinco. 

    e) os efeitos da oxidação de um óleo lubrificante são a formação de compostos químicos que podem aumentar a sua viscosidade e causar corrosão. 

  • Os óleos minerais com base parafínica são utilizados em motores de automóveis e apresentam melhor comportamento da viscosidade frente a altas temperaturas.

    O óleo quando é agitado ocorre a formação da mistura óleo-ar. O ar atrapalha a formação da película de óleo, deixando-a frágil, reduzindo sua capacidade de carga.

    Zinco e fósforo são os principais aditivos antidesgaste.

  • Óleos minerais naftênicos normalmente são utilizados para baixas temperaturas.

  • Os parafínicos podem congelar a baixas temperaturas.

  • Justificativas

    a) Errada. Os óleos parafínicos congelam facilmente em baixas temperaturas;

    b) Errada. A composição química é chave para a determinação do ponto de congelamento dos óleos

    c) Errada. A formação de espuma prejudica a estabilidade da película protetora

    d) Errada. O anti-degaste é viabilizado por compostos orgânicos de zinco

    e) Correta.


ID
2390527
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Ao se comparar a máquinas a vapor e a turbinas a vapor, é CORRETO afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • As maquinas a vapor sao do tipo movimento alternativo, formado por um mecanismo biela-manivela, isso confere uma vibraçao maior e devido a inercia do movimento possui um alto conjugado de partida comparado com a turbina a vapor.

  • Máquinas à vapor possuem movimento alternativo causado pela expansão do vapor em um conjunto pistão cilindro. O sentido de rotação dela pode ser invertido. Por terem movimento alternativo, produzem mais vibração que uma turbina a vapor que produza saída de potência análoga.


ID
2390530
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na atualidade é muito comum o uso de aparelhos do tipo split para a climatização de ambientes. Tais aparelhos são equipados com termostato, o que o credencia a controlar, no recinto,

Alternativas

ID
2390533
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

São fatores de influência no tratamento térmico de aços alto carbono e aços ligados

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vicente Chiaverini [ Aços e Ferro fundido - 6ª ed - pg 82] 

    Representando um ciclo térmico tempo-temperatua, os fatores a serem inicialmente considerados são: aquecimento, tempo de permanencia à temperatura, e resfriamento. Além desses, outro de grande importancia é a atmosfera do recinto de aquecimento...

    Letra "d" 

    diferente do gabarito (b)

  • A velocidade de aquecimento não influencia no tratamento térmico. Se a peça é aquecida rapidamente ou lentamente não faz diferença. 

  •  Aços e Ferros Fundidos - 6ª ed - pg 82 [Vicente Chiaverini]

     

    "A velocidade de aquecimento, embora na maioria dos casos seja fator secundário, apresenta certa importância, principalmente quando os aços estão em estado de tensão interna ou possuem tensões residuais ..."

    Como a indicação da questão é generalista e não especifica, logo, a resposta mais completa é a letra "b"

  • Concordo plenamente com o colega welclys l .

     

    O item (E), o qual é o gabarito adotado pela banca, se refere à tempo de aquecimento, que diz respeito à velocidade de resfriamento (um aquecimento mais rápido levará menos tempo...). Essa velocidade é importante para a uniformização da temperatura ao longo de todo interior da peça, da mesma forma que o tempo de permanência da peça nessa temperatura. O que eu acrescentaria na letra (B) para ficar perfeita seria a temperatura de resfriamento, que é um fator importante na porcentagem de martensita formada, por exemplo.

  • "Tratamento térmico é o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços, sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de esfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes característicos determinados."

     

    Chiaverini

  • Do meu ponto de vista a atmosfera irá interferir diretamente na descarbonetação do material, com isso interferindo diretamente no resultado final do tratamento térmico. 

  • Na verdade essa questão foi muito mal elaborada, com uma bibliografia como CHIAVERINI, observa-se que todos os fatores acima são tidas como importantes. Algumas em caráter primordial e outras em caráter secundária, como a atmosfera do forno, por exemplo. O examinador deveria ter colocado limitadores, por exemplo: São fatores primordiais...... ou são fatores menos importantes....

  • Para mim, a letra b é a mais completa. Todos os fatores citados por ela têm importância no tratamento térmico.

  • Chiaverini deve que revirou no caixão por causa dessa questão. Letra B seria a alternativa mais de acordo com a bibliografia dele.


ID
2390536
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

O recozimento é um tratamento térmico aplicado aos aços ligados e consiste em

Alternativas
Comentários
  • É o tratamento térmico realizado com o fim de alcançar um ou vários dos seguintes objetivos: remover tensões devidas aos tratamentos mecânicos a frio ou a quente, diminuir a dureza para melhorar a usinabilidade do aço, alterar as propriedades mecânicas como resistência, ductilidade, etc., modificar características elétricas e magnéticas, ajustar o tamanho de grão, regularizar a textura bruta de fusão, remover gases, produzir uma microestrutura definida, eliminar enfim os efeitos de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido anteriormente submetido. Os processos de recozimento subdividem-se ainda em: processo de recozimento total ou pleno, recozimento isotérmico ou cíclico, coalescimento ou ainda recozimento para alívio de tensões.

    O recozimento total ou pleno consiste em aquecer o aço acima da zona crítica, durante o tempo necessário e suficiente para se ter solução do carbono ou dos elementos de liga no ferro gama, seguido de um resfriamento muito lento, seja mediante o controle da velocidade de resfriamento do forno ou desligando-se o mesmo e deixando que o aço resfrie ao mesmo tempo que este. Nestas condições obtém-se perlita grosseira que é a estrutura ideal para melhorar a usinabilidade dos aços de baixo e médio carbono.

     

    Fonte: http://www.grefortec.com.br/tratamento-termico/processos/recozimento


ID
2390539
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O número de coordenação de uma estrutura cristalina é igual ao número de vizinhos mais próximos que um átomo possui no reticulado. Os reticulados CFC, CCC e HC têm, respectivamente, os seguintes números de coordenação:

Alternativas
Comentários
  • As estruturas CFC e HC apresentamo mesmo número de coordenação que é 12 bem como apresentam o mesmo fator de empacotamento que é 0,74. Já a CCC apresenta númerode coordenação 8 e fator de empacotamento 0,68.


ID
2390542
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Brochamento é

Alternativas
Comentários
  • Bibliografia de referência para esta questão: 

    Profs. Alexandre Mendes Abrão, Álisson Machado, Márcio da Silva e Reginaldo Coelho, Teoria da Usinagem dos Materiais, ED. Edgard Blucher Ltda, Capítulo 1.
     

  • Usinagem convencional - furação, fresamento, brochamento, etc

    Não convencional - jato de areia, jato d`água, etc...

  • USINAGEM CONVENCIONAL


    BROCHAMENTO CONSISTE EM REMOVER MATERIAIS DA SUPERFÍCIE DE UMA PEÇA, DE FORMA PROGRESSIVA, PELA AÇÕ ORDENADA DOS FIOS DE CORTE, DISPOSTOS EM SÉRIE, DE FERRAMENTAS MULTICORTANTES. ESSAS FERRAMENTAS, QUE SE DESLOCAM SEGUNDO UM TRAJETÓRIA RETILÍNEA.


    O BROCHAMENTO PRODUZ FUROS DE TODOS OS FORMATOS


ID
2390545
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Representa(m) fator(es) de influência significativa na força de usinagem dos metais durante a formação do cavaco

Alternativas
Comentários
  • O item E utilizou a palavra interface ao invés de interação ferramenta/cavaco. Quando li interface imaginei as condições de lubrificação e rugosidade da peça, que alteram sim a força de corte. Porém, os efeitos relativos às propriedades dos materiais envolvidos causam influências muito mais significativas que essa interface ferramenta/cavaco. Pode ser que o item considere que essa interface, na verdade, é a interação entre ferramenta/cavaco: pois ai entra aquela questão da formação da APC e planos de cisalhamento, que influenciam muito na força de corte.

     

    Alguem concorda?

  • A minha interpretação é a sua segunda Arthur, considera-se no termo ''interface'' toda a interação entre peça e ferramenta, e todas as condições desse contato, lubrificação, afinidade química, temperatura,etc.

  • Concordo com você, Pablo. O problema, para mim, é que, mesmo com essa assunção, não torna os outros itens falsos. Por exemplo, velocidade de corte é um parâmetro muito significante na força de corte.

  • Gab E

    No livro Teoria da Usinagem dos Materias, item 4.6, Fatores que influenciam a força de usinagem, tem:

    "Durante o mecanismo de formação de cavacos, constata-se que as condições de interface ferramenta/cavaco influenciam significativamente a força de usinagem. De maneira geral, pode-se afirmar que todos os fatores que contribuem para facilitar o deslizamento do cavaco sobre a superfície de saída atuam para diminuir a força de usinagem. Além das condições na interface ferramente/cavaco, a resistência mecânica do material da peça também deve ser considerada para a força de usinagem. Assim, todos os outros parâmetros de saída do processo (ângulo de cisalhamento, espessura do cavaco, velocidade de saída do cavaco, força de corte, etc) são direta ou indiretamente, consequência desses dois fatores."


ID
2390548
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O tratamento térmico empregado nos aços ferramentas é

Alternativas
Comentários
  • Vale ressaltar que alguns aços precisam de uma segundo revenimento para revenir a martensita resultante do primeiro.

  • A única opção que tem tratamentos em ordem coerente é a D

ID
2390551
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Numa junta soldada, diluição é

Alternativas
Comentários
  • Na soldagem por fusão chama-se diluição a parcela de metal de base que entra na composição da zona fundida (metal de solda). Dependendo do procedimento utilizado – tipo de junta, temperatura de pré-aquecimento, consumíveis, parâmetros elétricos – podem existir grandes variações no valor da diluição.

  • Qual a diferença de solda e a junta soldada?

  • Qual a diferença de solda e junta soldada? [2]

  • Acredito que junta soldada refere-se a toda a região da união, incluindo a ZTA.


ID
2390554
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma operação de soldagem autógena pode ser realizada pelo processo de soldagem

Alternativas
Comentários
  • A soldagem autógena é realizada sem a necessidade de um metal de adição, ou seja, apenas energia é necessária para gerar a fusão do metal. 

  • Na soldagem autógena a diluição é de 100%.

  • Soldagem TIG (sigla em  de Tungsten Inert Gas) é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo não consumível de tungstênio e a peça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual faz-se o acréscimo ou não de um metal de adição, normalmente na forma de um arame relativamente fino.

    Eletrodo Revestido: é realizada com o calor de um arco elétrico mantido entre duas partes metálicas, a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho/metal base. O calor produzido pelo arco elétrico é suficiente para fundir o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento.

    MIG/MAG:  trata-se de um processo de soldagem por arco elétrico entre a peça e o consumível em forma de arame, eletrodo não revestido, fornecido por um alimentador contínuo, realizando uma união de materiais metálicos pelo aquecimento e fusão. O arco elétrico funde de forma contínua o arame à medida que é alimentado à poça de fusão. 

    MIG: gás Inerte;

    MAG: gás Ativo.

    Soldagem a arco elétrico com arames tubulares: é um processo de soldagem que consiste em um tipo de arame utilizado na soldagem MAG, que visa unir os benefícios da soldagem por arco submerso com os da MAG convencional.

    Soldagem por arco submerso (SAS) ou também conhecido em inglês como Submerged arc welding(SAW), é um método em que o calor necessário para fundir o metal é produzido por um arco elétrico criado entre a peça de trabalho e a ponta do arame de soldagem.

  • GABARITO: C

  • Soldagem Autógena: é aquela onde não se utiliza metal de adição. Utilizada em juntas sobrepostas, raízes sem abertura, juntas com ângulo exterior e espessuras finas. 

    Resposta TIG, eletrodo não consumível de tungstênio e a poça de fusão com proteção gasosa, sobre a qual faz-se o acréscimo ou não de um metal de adição


ID
2390557
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Numa operação de soldagem, o fator de trabalho é

Alternativas
Comentários
  • Chama-se Fator de trabalho (F.t.) a razão, em por cento, entre o tempo durante o qual uma
    máquina de soldar pode fornecer uma dada corrente máxima de soldagem (tempo de carga)
    e um tempo de referência; conforme normas internacionais, o tempo de referência é igual a
    10minutos.

    Fonte: http://evectra.blogspot.com.br/2013/03/fator-de-trabalho-de-maquina-de-solda.html


ID
2390563
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A expressão U.I.V¬1.cosα é bastante usada em operações de soldagem ao arco voltaico, em que U, I e V¬1 são, respectivamente, a tensão, a corrente e a velocidade de soldagem, e cosα é a componente útil entre U e I. Neste caso, o fator de potência da fonte está representado

Alternativas
Comentários
  • Para entendimento do fator de potência:

    cos œ = P/S

    P - Potência ativa (W)

    S - Potência aparente (VA)

    http://guias.oxigenio.com/fator-de-potencia-em-maquinas-de-solda


ID
2390566
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O processo de soldagem arame tubular autoprotegido utiliza

Alternativas
Comentários
  • Arames tubulares autoprotegidos não necessitam de proteção gasosa externa, uma vez que o próprio fluxo contido no interior do arame possui elementos capazes de gerar os gases para proteção da poça de fusão e do arco elétrico.

  • Pelo que eu li, existe a possibilidade da combinação do gás de proteção e o fluxo do eletrodo. 

  • Marcos, verdade. Entretanto, os arames tubulares autoprotegidos não necessitam de proteção gasosa externa. O próprio fluxo faz esse papel.

  • É uma questão com margem para discussão, pois, apesar de não necessitar, é opcional o uso do gás de proteção pelas bibliografias que utilizei.

  • Danilo, não há discussão. Arames tubulares são de 2 tipos: os com proteção externa e os autoprotegidos. Só pelo nome vc já mata a questão. 

    A proteção da poça de fusão e do arco elétrico pode ser feita pelo fluxo contido no interior do arame (no caso de arames tubulares autoprotegidos) ou por uma fonte gasosa externa. Esta proteção gasosa é realizada na maioria das vezes utilizando 100% CO2 como gás de proteção e em alguns casos utilizando misturas 75%Ar/25% CO2. 
     

    http://www.esab.com.br/br/pt/education/blog/processo_soldagem_arames_tubulares.cfm

     

  • Caro, Silvio, com todo respeito, hei de discordar mais uma vez do gabarito e trago aqui o texto do livro, que é uma referência. Felizmente, nesse mundão da soldagem há muitas possibilidades, transcrevo:

    "No caso de soldagem com arame autoprotegido, a própria fusão, a queima, a formação de escória e a vaporização dos elementos do fluxo são suficientes para proteger a poça de fusão e o arco elétrico, a exemplo do que se verifica na soldagem por eletrodo revestido.

    O fluxo contido dentro do arame é responsável pela proteção do arco e do cordão de solda; pode ser, também, complementado por um fluxo de gás fornecido por fonte externa..."

    Em resumo, existe o processo do eletrodo por arame tubular autoprotegido com uso de gás, é uma opção complementar.

    Livro: Soldagem - Área Metalúrgica, Editora SENAI-SP


ID
2390569
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na fundição de metais e ligas metálicas, os “massalotes” representam

Alternativas
Comentários
  • O massalote é uma espécie de reserva de metal líquido que preenche os espaços que vão se formando a medida que a peça fundida vai se solidificando e se contraindo, garantindo assim o completo preenchimento da forma.

  • Na verdade o Massalote (cabeça quente) é uma peça de material refratário que contém a reserva de líquido, e não a reserva de líquido em si.

    Essa questão tá passível de anulação.

  • Concordo com a Nathalia. Massalote é uma peça, algo concreto. Não é uma ação ou prática como da a entender na respota.

  • Acredito que essa definição foi dada na apostila do telecurso 2000, que diz:

    "Massalote é uma espécie de reserva de metal que preenche os espaços que vão se formando à medida que a peça vai solidificando e se contraindo."


ID
2390572
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ensaio de metais pelo método das partículas magnéticas se caracteriza como

Alternativas
Comentários
  • Cabível recurso, pois esse ensaio é utilizado tanto para defeitos superficiais como para defeitos subsuperficiais.

  • "Usado para detectar falhas ou defeitos em materiais magnetizáveis, com o qual é possível visualizar defeitos superficiais e , em alguns casos, defeitos subsuperficiais."

    GARCIA, Amauri. Ensaios dos materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC 2000

  • Ao meu ver a questão está CORRETS, pois, defeitos superficiais, em muitos casos dá para aplicar ensaios superficiais, como Líquido Penetrante. Já que esse ensaio encontra defeitos superficiais e subsuperficiais, acredito que faz mais sentido usar ele com mais intensidade em defeitos subsuperficiais.

  • Não concordo com o gabarito. O ensaio pode ser usado para defeitos subsuperficiais, porém é mais usado para superficiais. Ou A e B corretas ou somente A


ID
2390575
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ensaio Charpy V, quando aplicado em materiais metálicos, tem por objetivo avaliar

Alternativas
Comentários
  • O teste Charpy é um dos métodos para determinar a resistência e sensibilidade dos materiais quando submetido a uma certa carga de impacto. O objetivo principal é medir a quantidade de energia absorvida pelo material durante a fratura. São essenciais para garantir a segurança, confiabilidade e qualidade dos mais diversos materiais. É muito utilizado no setor automobilístico, de aeronaves e em peças específicas utilizadas na indústria.

    A principal vantagem do teste Charpy é a simplicidade e o baixo custo e o tamanho reduzido do corpo de prova. O teste ainda pode ser executado em diversos campos de temperaturas. Além disso, o corpo de prova é adequado para medir as diferenças de comportamento para materiais de baixa resistência ao impacto como os aços estruturais. Também é, freqüentemente, usado para fins de controle de qualidade e de aprovação de materiais.

     

    Fonte: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/7379-ensaio-charpy-mede-a-resistencia-dos-materiais

  • O teste pode ser conduzido em temperatura ambiente ou em temperaturas mais baixas para testar a fragilidade do material em baixa temperatura.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA C ) 

  • O ensaio Charpy é realizado com um martelo pendular, nos mesmos moldes que o ensaio Izod. A diferença entre eles, porém, é a geometria do corpo de prova: enquanto o corpo de prova IZOD tem um entalhe em V, o charpy tem um entalhe semelhante a um "buraco de fechadura". Ambos os ensaios podem ser realizados a qualquer temperatura, de modo que a resistência ao impacto possa ser avaliada em função dessa variável.