SóProvas



Prova UFU-MG - 2013 - UFU-MG - Auxiliar administrativo


ID
1006480
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem partes de um texto, ordenados aleatoriament Enumere os trechos de modo a evidenciar a ordenação lógica e coerente do texto.

( ) A facilidade na utilização, a rapidez na resposta - às vezes on-line - e a economia com gastos de postagem pelo correio contribuíram de forma decisiva para a disseminação desse tipo de comunicação.

( ) Hoje esse tipo de gafe ocorre, ainda que de forma mais rara, mas já é visto como deselegância. A etiqueta também já ensinou que atender ao celular em cinemas é grosseria extrema rejeitada pelas regras mais básicas de educação.

( ) De maneira bastante rápida, a correspondência eletrônica invadiu a comunicação diária, e mesmo os mais refratários aos avanços tecnológicos tiveram de aprender a usar o computador, para não perder oportunidades profissionais ou eventos sociais cujas respostas são solicitadas por e-mail, por exemplo.

( ) Como ocorreu com os meios de comunicação anteriores, a orientação sobre como usar adequadamente a correspondência eletrônica auxilia a evitar, por exemplo, que o e-mail enviado a algum colega seja distribuído inadvertidamente a todos os funcionários da empresa, com assuntos que o emissor preferiria não tomar públicos, pelo menos não da maneira como aparecem no texto.

( ) A quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e recebidas diariamente ampliou o contato com o texto escrito e fez prosperar o número de autores e leitores.

( ) Difundir formas adequadas para a correspondência eletrônica ajuda a evitar o mau uso da tecnologia, como os presenciados quando pessoas começaram a ter acesso a telefones celulares e obrigavam todos os presentes, em lugares públicos, a ouvir assuntos privados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão trabalhosa, mas o gabarito é letra B.

  • Questão Passiva de Anulação ! A frase numero 5 não tem nexo com a número 2 Reparem .

    A quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e recebidas diariamente ampliou o contato com o texto escrito e fez prosperar o número de autores e leitores. 

    Hoje esse tipo de gafe ocorre, ainda que de forma mais rara, mas já é visto como deselegância. A etiqueta também já ensinou que atender ao celular em cinemas é grosseria extrema rejeitada pelas regras mais básicas de educação

    QUE GAFE ? OCORRE AONDE ? 

    NÃO ESTÁ NO PARÁGRAFO ANTERIOR!!!

  • Segundo o Gabarito em uma parte o texto ficaria desta forma:

    "Difundir formas adequadas para a correspondência eletrônica ajuda a evitar o mau uso da tecnologia, como os presenciados quando pessoas começaram a ter acesso a telefones celulares e obrigavam todos os presentes, em lugares públicos, a ouvir assuntos privados. 

    Hoje esse tipo de gafe ocorre, ainda que de forma mais rara, mas já é visto como deselegância. A etiqueta também já ensinou que atender ao celular em cinemas é grosseria extrema rejeitada pelas regras mais básicas de educação."

    As duas frases não apresentam conexão entre si, portanto, acredito que a alternativa B não seja a opção certa.



  • Não faz sentido! A Segunda afirmação só é coerente se vier em sequência da 4ª - referindo-se a gafe.

  • Não faz o menor sentido essa questão!!!

  • 3 - De maneira bastante rápida, a correspondência eletrônica invadiu a comunicação diária, e mesmo os mais refratários aos avanços tecnológicos tiveram de aprender a usar o computador, para não perder oportunidades profissionais ou eventos sociais cujas respostas são solicitadas por e-mail, por exemplo.

    5 - A quantidade de mensagens eletrônicas enviadas e recebidas diariamente ampliou o contato com o texto escrito e fez prosperar o número de autores e leitores.

    2 - Hoje esse tipo de gafe ocorre, ainda que de forma mais rara, mas já é visto como deselegância. A etiqueta também já ensinou que atender ao celular em cinemas é grosseria extrema rejeitada pelas regras mais básicas de educação.

    6 - Difundir formas adequadas para a correspondência eletrônica ajuda a evitar o mau uso da tecnologia, como os presenciados quando pessoas começaram a ter acesso a telefones celulares e obrigavam todos os presentes, em lugares públicos, a ouvir assuntos privados.

    1 - A facilidade na utilização, a rapidez na resposta - às vezes on-line - e a economia com gastos de postagem pelo correio contribuíram de forma decisiva para a disseminação desse tipo de comunicação.

     4 - Como ocorreu com os meios de comunicação anteriores, a orientação sobre como usar adequadamente a correspondência eletrônica auxilia a evitar, por exemplo, que o e-mail enviado a algum colega seja distribuído inadvertidamente a todos os funcionários da empresa, com assuntos que o emissor preferiria não tomar públicos, pelo menos não da maneira como aparecem no texto.

    Nem se eu estivesse bêbada.


ID
1006483
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Conforme previsto no Código de Ética do Servidor Público, são deveres fundamentais do servidor público, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 1.171/94

    Seção II - Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais dos servidores públicos:

    g) ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral;
    j) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;
    s)
    facilitar a fiscalização de todos atos ou serviços por quem de direito;

    Seção III - Das Vedações ao Servidor Público

    XV - É vedado  ao servidor público:

    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

  • Só para reforço...
    A letra C conta  no Codigo de Ética como mostraram anteriormente, no entanto, não é dever fundamental do servidor publico, e sim, uma vedação.
    ok...
  • LETRA C

    Não prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.  ( DAS VEDAÇÕES AO SERVIDOR PÚBLICO)

  • Gabarito C, é uma vedação e 'não um dever!

  • Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público
    XV - É vedado ao servidor público:
    ...
    b) prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

    E pede exatamente o que não é um dever fundamental do servidor público. Portanto,
    LETRA C

    Foco e Fé!
  • Alôooooo vocês! Foco! Força! Fé!

  • Realmente LETRA C, pois trata-se de vedação e não deveres.

  • Não prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.  (VEDAÇÃO)

     

    #Ciclo da vida: tentar, cair, levantar, recomeçar. Nunca desistir.

  • Gabarito C,trata-se de uma VEDAÇÃO

  • Questão paia e mal elaborada.

  • Errei essa questão porque ela também esta errada!. Colocaram como nao vedada essa conduta do servidor publico. se está pedindo a questão errada, logo essa alternativa está correta, entenderam? Digna de anulação.


ID
1006486
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto aos atos de Improbidade Administrativa que importam em enriquecimento ilícito, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.429/92

    Art. 9º. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    V - receber vantagem econômica de qualquer natureza, deireta ou indireta, para tolerar a exploração ou a prática de josgos de azar, de lenocínio, de narcotráfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilícita, ou aceitar promessa de tal vantagem;

    III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado;

    VIII - aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;
  • Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

    Crime contra a Fazenda Publica. Perfeito!
  • A letra B trás um Ato administrativo que causa Prejuízo ao Erário e não Enriquecimento Ilícito, de acordo com o Art.10 inciso VI da lei 8429/92;

  • GABARITO: LETRA B

    Seção II

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuízo ao Erário

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    VI - realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea;

    FONTE:  LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.  


ID
1006489
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto aos atos de Improbidade Administrativa que causam prejuízo ao erário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.429/92 Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    XI - incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimônio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei;
    IX - perceber vantagem econômica para intermediar a liberação ou aplicação de verba pública de qualquer natureza;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício;
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 10.  Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    V - permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado;

    FONTE:  LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992. 

  • a) Enriquecimento Ilícito

    b) Princípios da Administração Pública

    c) Enriquecimento Ilícito

    d) Prejuízo ao Erário


ID
1006492
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos processos administrativos, serão observados, entre outros, os critérios de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.
    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: 
    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;
    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;
    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.
  • A princípio acho que esta questão poderia ser anulada, pois todas as alternativas conferem aos criterios do processo administrativo. A única observância para ser a Letra A, seria a falta de  dizeres do respectivo inciso V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição.

  • Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • A questão versa sobre o Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99) e deseja saber qual assertiva está INCORRETA:

    a) INCORRETA, pois o examinador apenas explicitou a regra, deixando de mencionar a exceção quanto à divulgação oficial dos atos administrativos. De acordo com o PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE, previsto no art. 2º, V da lei 9.784/99, deve ser observado o critério de “divulgação oficial dos atos administrativos, RESSALVADAS AS HIPÓTESES DE SIGILO PREVISTAS NA CONSTITUIÇÃO”.

    Por sua vez, a Constituição Federal, em seu art. 5º, LX, estabelece as seguintes exceções ao princípio da publicidade: "a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem."

    b) CORRETA. A Administração Pública precisa obedecer ao PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE de acordo com o art. 2º, VI da lei 9.784/99: "adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público." Não confunda:

    PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE ou PROIBIÇÃO DO EXCESSO – as condutas administrativas não devem ultrapassar os limites necessários, garantindo-se a adequação entre meios e fins.

    PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE – as condutas administrativas devem ser guiadas pelo bom senso do homem médio.

    ATENÇÃO! Não há unanimidade na doutrina quanto aos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade. Alguns afirmam que são sinônimos; outros, que são princípios autônomos e a proporcionalidade é um dos elementos da razoabilidade. Portanto, tenha isso em mente no momento da prova. Contudo, caso o examinador realize alguma distinção, será a ora apresentada.

    c) CORRETA. A regra é a GRATUIDADE na lei 9.784/99, mas há exceções, conforme o art. 2º, parágrafo único, XI da lei 9.784/99: "proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei." Exemplo de despesa paga: reprografia do documento.

    d) CORRETA. De acordo com o art. 2º, parágrafo único, VI da lei 9.784/99, nos processos administrativos haverá “adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.”

    GABARITO: “A”

  • O ITEM "A" ESTÁ INCOMPLETO.


ID
1006495
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado, quando se dá no interesse da Administração. Em relação à Reversão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • pode ser por solicitação ou ofício

  •    Art. 1º  O instituto da reversão de que trata o art. 25 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, fica regulamentado pelas disposições deste Decreto.

            Art. 2º  A reversão dar-se-á:

            I - quando cessada a invalidez, por declaração de junta médica oficial, que torne insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

            II - no interesse da administração, desde que seja certificada pelo órgão ou entidade a aptidão física e mental do servidor para o exercício das atribuições inerentes ao cargo.

            § 1º  Na hipótese do inciso I deste artigo, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente de lotação.

            § 2º  A reversão de que trata o inciso II deste artigo somente poderá ocorrer mediante solicitação do servidor e desde que:

            a) a aposentadoria tenha sido voluntária e ocorrida nos cinco anos anteriores à solicitação;

            b) estável quando na atividade; e

            c) haja cargo vago.

            Art. 3º  A reversão poderá ocorrer em qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, desde que seja no mesmo cargo, nível, classe e padrão em que ocorreu a aposentadoria ou em outro cargo, quando reorganizado ou transformado.

            Parágrafo único.  A reversão, no interesse da administração, fica sujeita à existência de dotação orçamentária e financeira, devendo ser observado o disposto na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

       


ID
1006498
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao pacote de aplicativos Microsoft Office 2007, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. ...
  • É impressão minha ou o PowerPoint 2010 já conta com essa funcionalidade?

  • A letra A está errada. A banca só trocou o nome do aplicativo e sua função...

    Errado: O Microsoft PowerPoint 2007 é uma ferramenta de transmissão de slides pela Internet, e inclui uma ferramenta de compartilhamento de slides que possibilita organizá-los em conjuntos ordenados por destinatário, assunto, data de recebimento e data de envio. 

    Correto: O Microsoft Outlook 2007 é uma ferramenta de transmissão de mensagens pela Internet, e inclui uma ferramenta de compartilhamento de e-mails que possibilita organizá-los em conjuntos ordenados por destinatário, assunto, data de recebimento e data de envio. 

    E o PowerPoint 2010 já oferece esta possibilidade de Transmissão de slides pela Internet, na guia Apresentações de Slides. Funcionalidade que não existia no PowerPoint 2007 diretamente.

    No PowerPoint 2007, era necessário acionar o Groove. No PowerPoint 2010, ele já aciona o SharePoint. 

  • Gabarito: A

    Correto: O Microsoft Outlook 2007 é uma ferramenta de transmissão de mensagens pela Internet, e inclui uma ferramenta de compartilhamento de e-mails que possibilita organizá-los em conjuntos ordenados por destinatário, assunto, data de recebimento e data de envio. 

    E o PowerPoint 2010 já oferece esta possibilidade de Transmissão de slides pela Internet, na guia Apresentações de Slides. Funcionalidade que não existia no PowerPoint 2007 diretamente.

    No PowerPoint 2007, era necessário acionar o Groove. No PowerPoint 2010, ele já aciona o SharePoint. 

    (Fonte: Professor Fernando Nishimura)


ID
1006501
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Microsoft Excel 2007 em português, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • questão(A)=As planilhas do Microsoft Excel 2007 são compostas por células, organizadas em linhas e colunas. As linhas são identificadas por letras e as colunas são identificadas por números. Por exemplo, a célula A2 representa a célula localizada na primeira linha (A) e na segunda coluna (2) da planilha.

    resposta:errada. estão trocados letras com os numeros, aonde são localizado as linhas são os números e colunas são as letras.


    questão(B)=O resultado da fórmula matemática “=A1/A2” é exatamente igual ao resultado da fórmula “=A2/A1”.

    resposta:errada. o resultado e diferente, na primeira e na segundo resultaldo. pois se trata de uma divisão, ex;( 2/4=0,5) e (4/2=2).


    questão(C)=Os gráficos elaborados em uma planilha do Microsoft Excel 2007 podem ser utilizados em documentos elaborados no Microsoft Word 2007 e em slides elaborados no Microsoft PowerPoint 2007.

    resposta:
    certo.


    questão(D)=O Microsoft Excel 2007 é uma ferramenta puramente matemática , não permitindo a formatação de fontes e a inserção de figuras nas planilhas.

    resposta:errada, e uma ferramenta que concilia a matemática e permite sim a  formatação de fontes e a inserção de figuras nas planilhas.


     

  • Na questão B, se os componentes das celulas for 1 o resultado será exatamente igual.


ID
1006504
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação ao Microsoft Word 2007 em português, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Negativo. A alternativa certa é a letra E. Pois, é permitido utilizar, a critério do digitador,  qualquer tipo de fonte em um texto. A questão tentou confundir o candidato com um documento oficial.

  • NAO EXISTE A LETRA E, SOMENTE ATE A LETRA D

  • Letra D) Porém, é permitido utilizar  '' apenas''   (restritivo),pois podemos utilizar até  outras fontes,vai a critério da pessoa. Atenção às palavras restritivas.


ID
1006507
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir sobre o Microsoft Windows 7 em português.

 I. Em geral, as janelas do Microsoft Windows 7 apresentam três botões no canto superior esquerdo, cujas funcionalidades são: minimizar, maximizar e fechar.

II. O Microsoft Windows 7 é uma ferramenta denominada Sistema Operacional. Suas funcionalidades incluem o gerenciamento de arquivos salvos no computador, a configuração de impressoras e a interação com todos os dispositivos de hardware disponíveis no computador.

III. O Microsoft Windows 7 é totalmente imune aos vírus de computadores.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da I?
    As janelas apresentam sim estes botões no lado esquerdo (da tela).
  • O erro está em "maximizar". Quando a janela do Microsoft Windows 7 está expandida, o botão recebe o nome de "restaurar".

  • Acredito que o erro está em dizer que essas funcionalidade se encontram do lado esquerdo, sendo que você as encontra no lado direito.
  • É apenas uma pegadinha, acabei errando por não prestar atenção na palavra  esquerda...
    Pois,  minimizar, maximizar e fechar, é procedente sim essa sechecia esta correta, quando restauramos a tela e fica em tamanho menor, quando vc passar o mouse, irá aparecer no lugar de restaurar maximinizar.
    É o que precisa é apenas atenção.
  • Pegadinha do Malandro !!!!!
  • I. Quando se fala "em geral", acredito se estar falando da janela no seu modo mais usual/normal, que é aparecendo: minimizar, maximizar e fechar. E estas estão do lado direito.

    II. Conceito e caracteristicas básicas.

    III. Não existe sistema operacional totalmente imune. Se desconfia sempre do "totalmente".
  • Colega, do lado direito logo acima vc verá as opções de fechar x, maximizar e minimizar - . Esse é o erro da alternativa I, pois não é do lado esquerdo.

  • Esse é a típica questão ridícula que não mede o nível de conhecimento do candidato sobre o sistema.

  • Para matarmos a dúvida quanto a questão I, ratificando as informações, as opções MINIMIZAR, RESTAURAR E FECHAR SÃO ENCONTRADAS EM AMBOS OS CANTOS SUPERIORES. No lado direito fica aparente e no lado esquerdo, oculto. O erro está em "maximizar" ao invés de "restaurar".

  • Erro dá I esta em afirma quer os botões estão do lado esquerdo o que, na realidade ficam no lado direito,  os botões padrões  são minimizar,maximizar e fechar alguns se confundem pq também por causa do restaura,mas lembrem que a janela estando em seu formato padrão não existe essa opção.

  • Apresentam três botões no canto superior esquerdo, cujas funcionalidades são: minimizar, maximizar e fechar. 

    São 3 botões, porém com 4 funcionalidades: faltou a opção restaurar.

  • A 1° alternativa faz uma pegadinha referente ao lado das opções '' minimizar, maximizar, fechar''  porque a ordem das opções estão corretas, basta observar que quando abrimos uma janela nova no windows 7 a mesma vem no tamanho médio, o que justifica a opção ''maximizar'' no enunciado e não ''restaurar''. Mas como as bancas costumam fazer pegadinhas, ela uso o lado das opções. Errei por falta de atenção nesse detalhe. =S 
    Bons Estudos a todos!

  • Geeente... é no lado direito!...hahaha... essa passa desapercebida! pegadinha ótima!

  • O erro não está em "maximizar", como o colega abaixo disse. Em geral, quando abrimos algum arquivo, programa ou outra coisa, o mesmo é aberto no formato de janela, sendo que as opções disponíveis serão minimizar, maximizar e fechar.

  • lado direito e nao esquedo

  • Fica do lado esquerdo do computador e do lado direito do usuário, se é uma questão de informática o correto é saber em que lado está em referência ao computador, ou a questão deveria pelo menos indicar, não sou vidente pra saber o que o examinador quer.

  • As funções de minimizar,maximizar e fechar ficam do lado DIREITO e não esquerdo!

    Gabarito letra D

  • Essa passou desapercebida


  • Gente ... se não tem certeza, não comente! Isso atrapalha e muito os estudos. obrigada.


  • Caí na pegadinha do lado esquerdo/direito.. kkkkkkkkkkk

    Atenção! Atenção Juninhoooo! rs


  • Caí na pegadinha do lado esquerdo/direito.. kkkkkkkkkkk

    Atenção! Atenção Juninhoooo! rs

  • E se eu estiver de costas para o computador?...rsrsrsrs...só para descontrair!

  • Os botões minimizar, maximizar e fechar, são no canto superior direito, no canto superior esquerdo é no linux, exemplo o Ubuntu.

  • Um sistema operacional TOTALMENTE a prova de vírus?? Meu sonho de consumo...

  • alguém me explica o windows é ferramenta ou software???  pq pensei que sotfware e ferramentas fossem coisas diferentes.

  • Como o computador não tem personalidade, seu lado direito é o nosso esquerdo e vice versa...

  • Poxa gente, ficar na dúvida se estavam falando do lado esquerdo do computador ou do lado esquerdo deles... ajuda aí né... eu nunca vi uma prova de informática que dissesse q do lado esquerdo do computador (...) sempre é em relação ao usuário oras. A forma de errar essa questão é passar despercebido o "canto superior esquerdo".. não ler o esquerdo e já achar que está falando que é do canto direito. Seria falta de atenção, o que é normal acontecer tbm... 


ID
1006510
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmações a seguir sobre o serviço de correio eletrônico (e-mail).

I. É possível especificar apenas um destinatário em um mesmo e-mail.

II. Os endereços de e-mail são compostos por duas informações separadas pelo símbolo de arroba (@). Por exemplo, usuario@servico.com.br. A informação localizada ao lado esquerdo da arroba especifica o nome do usuário destinatário e a informação localizada ao lado direito da arroba especifica o domínio do servidor de e-mail utilizado pelo destinatário.

III. Um e-mail pode conter um assunto, uma mensagem de texto e diversos arquivos anexos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ao analisar a questão, compreendi que todas as 3 assertivas estão corretas. Qual foi o gabarito preliminar?

  • Não yara, em um mesmo e-mail podemos colocar mais de 1 destinatário!

  • ANA CAROLINA CONCORDO COM A YARA. A ALTERNATIVA "A" PERGUNTA SE É POSSIVEL, ACREDITO QUE POR ISSO A QUESTÃO FOI ANULADA AS TRÊS ESTÃO CERTAS. 

  • a II pode ser também do usuario remetente, não? acredito que I e III estão corretas....

     


ID
1006513
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em face das características das organizações, os arquivos por ela produzidos podem ser, EXCETO:

Alternativas

ID
1006522
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

São características básicas dos arquivos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • "A"

    Caracteristicas do Arquivo – Função e Finalidades do Arquivo Função do Arquivo: Guardar e organizar os documentos, tornando-os disponíveis as informações mantidas sob sua guarda. Finalidades do Arquivo: Servir a Administração e Servir a História

    Caráter Orgânico respeita o princípio da Organicidade.  
  • Alternativa correta letra a)

    Segundo Solon Buck, ex-arquivista dos USA, no livro de Marilena Leite Paes: Arquivo: Teoria e prática


    "...Desse conceito, podemos deduzir três características básicas que distinguem os arquivos:

    1-) Exclusividade de criação e recepção por uma repartição, firma ou instituição. Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos reunidos por uma pessoa.

    2-) Origem no curso de suas atividades – os documentos devem servir de prova de transações realizadas.

    3-) Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. Um documento, destacado de seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto..."


ID
1006525
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O método básico de arquivamento subdivide-se em :

Alternativas
Comentários
  • Básicos

    -alfabético: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o nome;

    -geográfico: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o local (cidade, estado e país);

    -numérico simples: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o número do documento e numérico-cronológico: quando ao número do documento vier associado a data;

    -ideográfico: quando o elemento principal para a recuperação da informação for o assunto. A ordenação dos assuntos deverá seguir a modalidade alfabética (dicionária ou enciclopédica) ou numérica (decimal ou duplex)

    http://www.fazerfacil.com.br/apostilas/mtodos-de-arquivamento-arquivologia-para-concursos/


  • Letra D

    Os métodos básicos mais utilizados são:

    Alfabético: o nome

    Geográfico:o local( cidade, estado, país)

    Numérico Simples: o número do documento e numérico-cronológico : vier associado à data

    Ideográfico: o assunto

  • Gabarito D

     

    os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: Básicos e Padronizados.

     

    Básicos:

    Alfabético, Geográfico, Numéricos, Ideográficos.

    Padronizados:

    Variadex, Automático, Soundex, Mnemônico, Rôneo.

  • Metodos padronizados:Soundex;Mneunomico;Automatico;Variadex e Roneo.O resto e basico.
  • Macete GINA

    Geográfico, Ideográficos, Numéricos, Alfabético

  • Resumão 

    Método básico: alfabético, geográfico, numérico (divide: simples/ cronológico, dígito terminal)

    Método ideográfico: alfabético (divide: enciclopédico/ dicionário)______ numérico( divide: duplex/ decimal/ unitermo ou indexação)

     

     

    Padronizado

    Varidex/ automático/ soudex/ mnemônio/ Rôneo.

  • Métodos de arquivamento:

    DIRETOS: DAG: Alfabéticos e Geográficos

    INDIRETOS: INI: Numéricos e Ideográficos;

  • GABARITO: LETRA D

    Métodos de Arquivamento são as diferentes maneiras utilizadas para colocar documentos em ordem em um arquivo. Os métodos mais comuns e mais utilizados são: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. Cada método tem suas particularidades


ID
1006528
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para as questões 26, 27 e 28, assinale a alternativa INCORRETA quanto às regras de alfabetação.

Alternativas
Comentários
  • a) os sobrenomes que exprimem grau de parentesco são considerados parte integrante do último nome,
    mas não são considerados na ordem alfabética.
  • REGRA DE ALFABETAÇÃO

    Os sobrenomes formados com as palavras Santa, Santo ou São seguem a mesma regra dos sobrenomes compostos por um adjetivo e por um substantivo. 

    Exemplo: 

    Waldemar Santa Rita -> Santa Rita, Waldemar

    REGRA DOS SOBRENOMES COMPOSTOS POR UM ADJETIVO E DE UM SUBSTANTIVO OU LIGADOS POR HÍFEN NÃO SE SEPARAM.

    EXEMPLO: 

    CAMILO CASTELO BRANCO -> CASTELO BRANCO, CAMILO( um substantivo e um adjetivo )

    HEITOR VILLA-LOBOS -> VILLA-LOBOS, HEITOR


  • Sobrenomes formados pelas palavas Santo, Santa, São ou separados por hífen são chamados de sobrenomes compostos, logo, não se separam. Não exprimem graus de parentesco. Sobrenomes que exprimem grau de parentesco é dado por Filho, Neto, Sobrinho e Júnior. Logo, letra a) está incorreta.

  • Alternativa incorreta: A


ID
1006531
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para as questões 26, 27 e 28, assinale a alternativa INCORRETA quanto às regras de alfabetação.

Alternativas
Comentários
  • b) Os artigos iniciais não são levados em consideração na ordenação alfabética.
  • Os artigos e preposições como:a,o,as,os,e,de,da,do,d`não são considerados parte integrante do sobrenome.
    Ex: Jonas de Lucas- LUCAS, Jonas de.
  • TEM UM ERRO NA LETRA (D) TAMBÉM PORQUE SÓ OS NOMES ESPANHÓIS CONSIDERA O ULTIMO SOBRENOME NOS NOMES ORIENTAIS NAO SE MEXE ELES FICAM IGUAIS SÃO PORTANTO NÃO PODE USAR A REGRA DOS NOMES ESPANHÓIS COM AS DOS ORIENTAIS .

  •  

    a) Os sobrenomes que exprimem grau de parentesco como Filho, Júnior, Neto, Sobrinho são considerados parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética. (CORRETO)
    Exemplo: Paulo Carlos Júnior
    Arquiva-se: Carlos Júnior, Paulo.

     

    b) Os artigos e preposições, tais como a, o, de, d´; da, do, um, uma, NÃO devem ser considerados. (INCORRETO)
    Exemplo: Oliveira, André Luiz de

     

    c) Os títulos não são considerados na alfabetação. São colocados após o nome completo, entre parênteses. (CORRETO)
    Exemplo: Cardoso, Fernando Henrique (Presidente)

     

    d) Os nomes estrangeiros são considerados pelo último sobrenome, salvo nos casos de nomes espanhóis e orientais. (CORRETO)
    Espanhóis (não se separa): Pina de melo, Francisco de
    Nomes orientais, japoneses, chineses e arábes arquivam-se como se apresentam: Li Yutang

     


ID
1006534
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para as questões 26, 27 e 28, assinale a alternativa INCORRETA quanto às regras de alfabetação.

Alternativas
Comentários
  • a) As partículas dos nomes estrangeiros podem ou não ser consideradas. ( e não obrigatóriamente).
  • a) As partículas dos nomes estrangeiros devem, obrigatoriamente, ser consideradas parte integrante do nome quando escritas com letra maiúscula.

    ERRADO. As partículas de nomes estrangeiros podem ou não ser consideradas. Geralmente são consideradas parte integrante do nome, quando estão escritas com letra maiúscula.
    Exemplo:
    John Mac Adam = Mac Adam, John
    Esteban De Penedo = De Penedo, Esteban

    Ordena-se:
    De Penedo, Esteban
    Mac Adam, John


  • Eu particularmente achei que a alternativa induz ao erro, porque:

    As partículas dos nomes estrangeiros devem, obrigatoriamente, ser consideradas parte integrante do nome quando escritas com letra maiúscula.

    Sim, quando escritas com letras maiúsculas elas fazem parte do nome. Agora, quando escritas com letra minúscula não fazem parte. Por isso, As partículas dos nomes estrangeiros podem ou não ser consideradas.

  • Letra A super mal redigida. Talvez não tenham anulado por conta do "geralmente". Não é "geralmente" que as partículas iniciadas com letra maiúscula são consideradas, mas sim "sempre". Gabarito: errado.
  • Os nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser transcritos como se apresentam, não se considerando, porém, para fins de ordenação, os artigos e as preposições que os constituem. Admite-se, para facilitar a ordenação, que os artigos iniciais sejam colocados entre parênteses após o nome.

     

    Exemplo:

    Embratel

    Álvaro Ramos & Cia.

    Fundação Getúlio Vargas

    A Colegial

    The Library of Congress

    Companhia Progresso Guanabara

    Barbosa Santos Ltda.

     

    Arquivam-se:

    Álvaro Ramos & Cia.

    Barbosa Santos Ltda.

    Colegial (A)

    Companhia Progresso Guanabara

    Embratel

    Fundação Getúlio Vargas

    Library of Congress (The)


ID
1006537
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A organização de arquivos, como de qualquer outro setor de uma instituição, pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. Estas fases são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Organização de Arquivo (relativo à massa documental)

    LEVANTAMENTO DE DADOS: Pesquisar quais os problemas precisam de solução no âmbito da massa documental;

    ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS: Proposição de soluções aos problemas antevistos no levantamento;

    PLANEJAMENTO: Esquematizar (o quê, como e quando fazer;  quanto custará) o projeto de organização do arquivo e suas atividades;

    IMPLANTAÇÃO: Havendo recursos financeiros, realizar-se-á o planejamento de implantação do Arquivo.


ID
1006543
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A fase de utilização de documentos inclui atividades como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Marilena Leite Paes, na obra Arquivo: Teoria e Prática:  
    “a fase de utilização de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.”

     

  • gabarito letra  A  é a incorreta

    P

    U

    D

    Producao

    Utilizacao

    Destinacão- a letra A , avaliação, faz parte de fase de destinacao de arquivos, onde será feita a análise do arquivo para saber qual será seu destino (daí a palavra "destinação"), se será o descarte ou o encaminhamento para o arquivo permanente. 

  • ALguem tem o PDF do livro da MArilena Leite Paes disponivel?? Se tiver agradeço muito, que Deus abençoe!

    aguiarthais@hotmail.com

     

    **Não desista sua VITORIA está proxima!

  • Gabarito: A

     

    Utilização – Diz respeito ao fluxo documental (atividades de protocolo), sendo importante conhecer o trâmite correto dos documentos, para se evitar a burocratização das atividades.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento dos arquivos de 1a e 2a idades (correntes e intermediários), com o objetivo da recuperação da informação o mais rápido possível;

    – política de acesso aos documentos.
     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
1006546
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação à produção de documentos, o arquivista deve, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Produção: diz respeito à criação dos documentos em razão das atividades dos órgãos, evitando-se que sejam elaborados os não essenciais. Utilização: diz respeito ao fluxo documental. Destinação: fase que decide quais documentos serão eliminados e quais serão preservados permanentemente.
  • Tabela de temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, portanto é ela que determina quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição e não o arquivista.

  • não entendi nada. e já achei estranho falar que o arquivista contribuir para criação dos documentos? como assim? não faz sentido.

    Contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias.

     

    como o arquivista faz exatamente esse lance de contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais? o cara vai se meter toda fez que documentos forem criados?

  • Ana Carolina, esse é o trabalho do arquivista rs

    Ele é responsável por absolutamente TUDO que envolve documentação e arquivamento dentro da empresa/instituição.

  • LETRA A

     

    Letra "a" está incorreta, pois se trata da "avaliação e destinação de documentos": Determinar quais documentos serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

  • Dos processos mencionados, o único que não tem relação com a fase de produção é a Letra A.

  • Vamos analisar as alternativas, considerando as funções do arquivista:

    A - Determinar quais documentos serão ou não arquivados permanentemente não é função do arquivista. Considerando a diversidade de assuntos de que tratam os documentos, é necessário um especialista em cada área para determinar sua importância, e esses especialistas formam uma comissão especialmente para este fim, a comissão de avaliação. Cabe à ela decidir quais documentos serão ou não recolhidos ao arquivo permanente, através da avaliação de documentos. Errado.

    B - Sendo os documentos ferramentas administrativas, sua produção deve ser limitada à apenas o essencial para o desenvolvimento das atividades. Em resumo: somente devem ser produzidos os documentos estritamente necessários, cabendo ao arquivista propor meios e ferramentas que reduzam e controlem essa produção. Correto.

    C - Cabe ao arquivista auxiliar na normatização dos sistemas de arquivo, para o seu perfeito funcionamento. Mesmo que o profissional não tenha autoridade para implementar tais atos, é sua função contribuir com seus conhecimentos para auxiliar a implementação de normas arquivísticas pelo gestor. Correto.

    D - Estas são atividades inerentes à fase de produção dos documentos, ou seja, são atividades que visam preparar o sistema para produzir documentos. Cabe ao arquivista orientar a todos os colaboradores sobre o desenvolvimento e utilização de métodos, técnicas e ferramentas. Correto.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • Gabarito: A.

     

    Produção – Os documentos são criados em razão das atividades específicas de um órgão, evitando-se, dessa forma, que sejam elaborados os não essenciais. Assim, diminui o volume a ser manuseado, facilitando o controle da massa documental.

     

    Esta fase abrange os seguintes elementos:

    – gerenciamento de fichas e formulários (produção ou eliminação);

    – controlar os atos normativos (produção, atualização e divulgação desses documentos: decretos, estatutos, portarias, entre outros);

    – aproveitar de forma adequada os recursos reprográficos e informáticos (relacionados à automação de arquivos);

    – escolher materiais (de consumo e permanente) para as tarefas arquivísticas;

    – selecionar e capacitar pessoal para trabalhar com a documentação.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.

  • Essa é bem pegadinha viu


ID
1006552
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia

Dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo:

Alternativas
Comentários
  • Contestação: A questão número 23 observada na prova classificada como 4, apresenta um viés diferente das apresentações de Marilena Leite Paes (2004) e Carolina Teixeira (2011). Ambas as autoras concordam que os arquivos classificam-se em: Públicos, Privados, Institucionais, Comerciais, Comerciais e Familiais. Ainda que a banca tenha optado pela questão de letra “A”, há intensas contradições acerca da bibliografia adotada. A professora Marilena, em sua obra, ainda completa sua abordagem apontando que os documentos são considerados confidenciais e, não, propriamente os arquivos, que, de acordo com a Terminologia Arquivística, pode receber o nome também de Acervo ou Fundo. Destarte, portanto, para a letra “D” que apresenta a melhor resposta para a questão. 

    Decisão: Anular a questão 
    Argumentação da Banca: A Banca acata a contestação. A questão será anulada. 

    Para Paes (2002 p. 20) os arquivos podem ser classificados da seguinte
    maneira:

    1) Por seus mantenedores:

    a) Públicos - federal, estadual e municipal;
    b) Institucionais - Instituições educacionais, Igrejas, Corporações não
    lucrativas, sociedades e associações;
    c) Comerciais - Firmas, Corporações e companhias;
    d) Famílias ou pessoais.

    2) Pelos estágios de sua evolução:

    a) Arquivos de primeira idade ou corrente;
    b) Arquivos de segunda idade ou intermediário;
    c) Arquivos de terceira idade ou permanentes.

    3) Pela extensão de sua atuação:

    a) Setoriais - quando existem arquivos espalhados nos mais diversos
    setores da organização;
    b) Gerais ou centrais - quando todos os documentos gerados estão
    reunidos em um único arquivo.

    4) Pela natureza de seus documentos:

    a) Arquivo especial - detém sob sua guarda diferentes tipos de suportes
    de documentos resultantes da experiência humana em algum campo
    específico do conhecimento, tais como fotos, fitas cassete, filmes
    VHS, discos, CD’s, recortes de jornais, disquetes, CD-ROM, entre
    outros. Por se tratar de documentos na sua grande maioria frágeis,
    deve-se ter maior cuidado com a conservação e preservação, não
    somente no aspecto de armazenagem, mas também em seu registro,
    acondicionamento e controle.
    b) Arquivo especializado - detém sob sua custódia documentos
    resultantes da experiência humana num campo específico,
    independente da forma física que seus documentos apresentem.

     

     

  • Do que estudei até agora a alternativa A caberia como resposta correta. 
    Mas anulou.. Quem sou eu!!!! 

  • Qual a questão certa?

  • Qual a questão certa?


ID
1006555
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Classificação dos Arquivos 
      Os arquivos podem ser classificados conforme os seguintes aspectos: 
       Natureza dos Documentos 
      Quanto à natureza dos documentos, classificam-se em especial e especializado
      O arquivo especial é constituído por documentos de diversos formatos, como DVD’s. CD’s, fitas e microfilmes que, devido as características do suporte, merecem um tratamento especial quanto ao seu armazenamento e tratamento técnico.
    O arquivo especializado é constituído por documentos resultantes de uma determinada área do conhecimento humano, independentemente do suporte onde a informação encontra-se registrada. São exemplos de acervos especializados os arquivos médicos, os arquivos de engenharia, entre outros. 
  • não entendi o erro da letra C.

  • O erro da questão, a cereja do bolo: 

    "Toda a experiência acumulada", então se é especializado é em uma área, jurídica, biologia, imprensa, hospitalar............

  • Acho que o erro está no "toda" e no "período de tempo específico". 

  • c

    Letra C

    Arquivo especializado = por assunto

  • Arquivos espcializados referem-se as especialidades de cada profissao.
  • ARQUIVO ESPECIALIZADO (CONCEITO)  - é aquele arquivo que detém sob sua custódia documentos resultantes da experiência humana EM UM CAMPO ESPECÍFICO, independente da forma física que seus documentos apresentem. Exemplo: arquivos de enegenharia, médico, fotógrafo, etc...

                                                    PORTANTO,

    ERRADO...toda a experiencia humana acumulada em um período de tempo específico

    CERTO ... toda a experiência humana em um CAMPO ESPECÍFICO.

                                                   LETRA C

  • Gabarito: C

     

    De acordo com a natureza dos documentos, podemos classificar os arquivos em:
    • especiais – guardam documentos de formas físicas diversas;
    • especializados – guardam documentos procedentes da experiência do homem em um campo específico.

     

    Extensão de sua atuação (abrangência)
    Setoriais – são os localizados junto aos órgãos operacionais, devido ao grande número de consulta aos documentos armazenados pelos diversos setores. Esses arquivos setoriais são, como já foi dito no capítulo anterior, descentralizados. Pelo fato de os documentos serem muito consultados, tais arquivos são considerados correntes. Os arquivos setoriais podem descartar documentos que não possuem valor administrativo e jurídico para eles, considerados, por isso, documentos de guarda eventual;
    Centrais ou Gerais – como o próprio nome sugere, esses arquivos centralizam as atividades dos arquivos correntes. Recebem os documentos oriundos dos vários setores integrantes de uma instituição. Eles servem para atenuar um pouco o problema de espaço existente nos órgãos que fazem parte dessa estrutura organizacional, pois sabemos que os documentos são produzidos e recebidos com bastante frequência na 1a idade, tendendo a se acumularem nos setores com o passar do tempo.
     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.


ID
1006558
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao padrão ofício e quando se trata de mero encaminhamento de documentos, considere as estruturas a seguir.

I. “Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.”

II “Envio, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, para as providências cabíveis.”

III. “Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.”

IV. “Segue anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quando se tratar de mero encaminhamento de documentos, a estrutura do texto do ofício segue uma fórmula, vista somente nos itens I e III.
    A introdução deve iniciar com referência ao expediênte que solicitou o encaminhamento ( como visto no item I: "Em resposta ao Aviso no 12, de 1 de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do ofício n 34, ..."). Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação (como visto no início do item III: "Encaminho, para exame e pronunciamento, a nexa cópia do telegrama no 12, ...".

    Espero ter ajudado!
  • Questãozinha tranquila. padrão ofício quando  trata de mero encaminhamento de documentos
    Bom, por se tratar de mero encaminhamanto de documento, o envio terá duas opçoes de assunto que serão de acordo com o motivo que leva o emissor a emitir o documento.
    1° Se for para responder alguma solicitação anteriormente proposta Utiliza-se o termo Em resposta e tal....
    2° Se for para direcionar alguma informação importante Utiliza-se Envio tal documento e tal... 

    Espero ter ajudado rsrsrs Bons estudos galera !!!
  • No quesito encaminhamento de documentos, o Manual de Redação da Presidência da República informa o seguinte:

    "– introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar,indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário, e assunto de que trata), e a razão pela qual está sendo encaminhado, segundo a seguinte fórmula: 'Em resposta ao Aviso nº 12, de 1º de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cópia do Ofício nº 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administração, que trata da requisição do servidor Fulano de Tal.' ou 'Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cópia do telegrama no 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederação Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernização de técnicas agrícolas na região Nordeste.'”


    A resposta correta é a letra D. 


  • RESUMINDO

    SE A REMESSA JÁ TIVER SIDO SOLICITADA:       EM RESPOSTA ...

    SE A REMESSA AINDA NÃO FOI SOLICITADA:      ENCAMINHO ...

     

    GABARITO D 


ID
1006561
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • Simples,

    Sigilo não tem relação com impessoalidade.

    Abraços
  • GABARITO: Letra C, pois o Manual de Redação da Presidência da República nada diz sobre sigilo das comunicações oficiais.

    Vejam o que o Manual diz sobre o assunto:

    "Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade;

    b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;

    c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.

    Desta forma, não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.

    A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade"

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República, 2ª Edição - Páginas 4 e 5.

  • Tem umas coisas assim que a gente vê logo de cara que o examinador inventou. Se você já leu, revisou, esquematizou e fez questões sobre é bem provável que quando vier algo que nunca viu é porque realmente não existe.
  • O Manual não tras nada sobre sigilo.


ID
1006567
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, as comunicações oficiais devem .

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Incorreta. "A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc".
    Alternativa B- Incorreta. "Acrescente-se, por fim, que a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação – ou se aceite a existência – de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês".
    Alternativa C- Incorreta. "A linguagem dos textos oficiais deve sempre pautar-se pelo padrão culto formal da língua (v. 1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais). Não é aceitável, portanto, que desses textos constem coloquialismos ou expressões de uso restrito a determinados grupos, que comprometeriam sua própria compreensão pelo público". 

    Alternativa D- Correta! "Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal)  aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais  e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem".

    Obs.: Todos os trechos foram retirados do Manual.
  • LETRA D

     


ID
1006570
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, considere as afirmativas a seguir sobre o padrão culto de linguagem.

I. O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal.

II. O padrão culto é aquele em que se observam as regras do padrão culto falado.

III. O padrão culto é aquele em que se observam idiossincrasias linguísticas com certa parcimônia.

IV. O padrão culto é aquele em que se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as estruturas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A (I e IV) é a correta. Segue trecho do Manual:

    "Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. É importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais, dos modismos vocabulares, das idiossincrasias lingüísticas, permitindo, por essa razão, que se atinja a pretendida compreensão por todos os cidadãos".
  • Completando: Idiossincrasia é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou um grupo.

  • Não foi fácil esta questão, não!  Alternativa A 

    Fiquei entre I e IV , e também I e III ( porque idiossincrasias =  pode ser sinonimo de disposição e parcimônia = economia / Veja:  O padrão culto é aquele em que se observam disposições linguísticas com certa economia.) 


ID
1006579
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Para ser considerado conciso, um texto deve:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B é a correta.

    Segue trecho do Manual: "A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue  transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras." 
  • ALTERNATIVA B.


    ONDE MENOS É MAIS.  MAIS INFORMAÇÕES COM O MÍNIMO DE PALAVRAS, OU SEJA IR DIRETO AO PONTO.

  •  

    transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.  (CONCISÃO)  = princípio da econômia linguística que não é confudido com econômia de pensamento. 

     

     

    #“Sucesso é o impulso com que você pula depois que bateu no fundo. (George Patton)”


ID
1006585
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As partes que um documento do padrão ofício deve conter são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ter acertado, acho que primeiro vem o destinatário depois o assunto!!!
  • A alternativa A é a correta.

    Segue trecho do Manual:


    "3.1. Partes do documento no Padrão Ofício O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede (...) b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita: (...) c) assunto: resumo do teor do documento (...) d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser  incluído também o endereço. e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a  seguinte estrutura: (...) f) fecho (v. 2.2. Fechos para Comunicações); g) assinatura do autor da comunicação; e h) identificação do signatário (v. 2.3. Identificação do Signatário)".
  • Galera, comentem!!!

  • Retirado do manual de redação da presidência da república:

    Partes do documento no Padrão Ofício:

    O aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes:

      a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:

      Exemplos:

    Mem. 123/2002-MF Aviso 123/2002-SG Of. 123/2002-MME

      b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:

      Exemplo:

    Brasília, 15 de março de 1991.

      c) assunto: resumo do teor do documento

      Exemplos:

      Assunto: Produtividade do órgão em 2002.


      d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído também o endereço.

      e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

    Introdução, desenvolvimento e conclusão.

    f) fecho;

      g) assinatura do autor da comunicação; e

      h) identificação do signatário .



  • Tudo bem que a letra A é a correta, mas na prática não é essa a ordem.
    - Primeiro vem o timbre (ministério, instituição, orgão/setor que expede, endereço postal, telefone e correio eletrônico)
    - Tipo,número do expediente, ANO,seguido da sigla do órgão ( Ex: Mem. nº xx/ ano - ÓRGÃO)
    -  Local e data, alinhados à esquerda e escritos por extenso ( Ex: Cidade, dia de mês de ano.)
    - Destinatário: Vocativo + nome + cargo  + endereço (no caso do ofício)e no memorando apenas vocativo + cargo
    - Assunto: Resumo do teor do documento ( Ex: Conserto de impressora.)
    - Invocação do destinatário ( Ex: Senhor Deputado,)
    - introdução
    - desenvolvimento 
    -conclusão
    - fecho ( atenciosamente ou respeitosamente)
    - espaço para assinatura
    - identificação do signatário ( NOME - em caixa alta-  + cargo)

    É assim que se faz na prática, caso alguém vá fazer uma prova da qual exija a elaboração, é assim que se deve proceder. 

  •  a)

    tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede; local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita; assunto; destinatário; texto; fecho; assinatura do autor da comunicação; identificação do signatário. 

    A questão diz: respectivamente, logo está errada, caberia recurso. Já que o destinarário na prática vem antes do assunto.

    Acho que essa questão foi até anulada 

  • Gabarito: A

     

    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela formao ofício, o aviso e o memorando.

     

    Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

     

    Vale ressaltar que o documento chamado “Exposição de Motivos”, em uma de suas finalidades, poderá fazer uso do chamado Padrão Ofício.

     

    Partes do documento no Padrão Ofício

     

    a) tipo e número do expedienteseguido da sigla do órgão que o expede:

     

    Exemplos:

     

    Mem. 123/2002-MF

    Aviso 123/2002-SG

    Of. 123/2002-MME

     

    b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:

     

    Exemplo:

     

                                                                                                                                                            Brasília, 15 de março de 1991.

     

    c) assunto: resumo do teor do documento.

     

    Exemplo:

     

    Assunto: Produtividade do órgão em 2002

     

    d) destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.

     

    e) texto;

     

    f) fecho;

     

    g) assinatura do autor da comunicação;

     

    h) identificação do signatário.

  • que bela merda. o engraçado é que em T O D O S os exemplos do manual o destinatário vem antes do assunto.


ID
1006588
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial e ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem, entre outros aspectos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D é a incorreta, devendo, portanto, ser assinalada.

    Segue trecho do Manual:

    "A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste 
    capítulo. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem: a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento  personalista dado ao texto; b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos  de circulação restrita, como a gíria e o jargão; c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam".
  • gente, que questão idiota, mesmo que aqueles que não sabem muito de redação oficail acerta essa questao.
    Para se comunicar com um Presidente ou um ministro precisa de uma qualidade chamada Elegancia? basta saber o que estar no manual e os principios nela.

    Otimos  estudos galera!
  • Observações: A questão nos parece muito fácil, mas merecer conceito, comentários e argumentos, tal como segue abaixo:


    Tem a haver com a Forma de diagramação. 


    Os documentos do Padrão Ofício devem obedecer à seguinte forma de apresentação: (...) 

     Não deve haver abuso de formas que afetam a elegância e sobriedade do documento (negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas etc.). 


    Tem a haver com o tratamento adequado da aparência do texto na Redação Oficial. Por exemplo, se exagerarmos no negrito e no sublinhado o texto fica muito cansativo e confuso de ler.




ID
1006591
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao Fax, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Contestação: A questão solicita que seja apontada a alternativa cuja afirmação está INCORRETA, conforme se lê no enunciado a seguir transcrito: -Em relação ao Fax, é INCORRETO afirmar que-.

    Existem 02(duas) alternativas INCORRETAS:

    A) é utilizado apenas para a transmissão de mensagens urgentes (esta alternativa está Incorreta de acordo com o Gabarito do Concurso) 

    D) só tem valor documental se tiver certificação digital, ( está Incorreta a afirmação, pois de acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a exigência de Certificação Digital é uma característica dos documentos remetidos por Correio Eletrônico- Email, e não do FAX.

    Em consequência SOLICITO A ANULAÇÃO DA QUESTÃO. 

    Decisão: Anular a questão 
    Argumentação da Banca: A questão será anulada.


ID
1006594
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto à concordância verbal, nominal e pronominal dos pronomes de tratamento, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A- Correta. "Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa".

    Alternativa B- Incorreta!´"Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação".

    Alternativa C- Correta. "(...) os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira 
    pessoa: 'Vossa Senhoria nomeará seu substituto' (e não 'Vossa ... vosso...')".

    Alternativa D- Correta. "(...) quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução".

    Obs.: Todos os trechos foram retirados do Manual.
  • No manual nao somente o pronome Dignissimo foi abolido, mas o Ilustrissimo,o  outro é que  os fecho Cordialmente tambem foi abolido.
  • Jamais se usa Dignissimo e Ilustrissimo!


ID
1006597
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Sobre o Correio Eletrônico, considere as afirmativas a seguir.

I. Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

II. O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.

III. Para os arquivos anexados à mensagem, pode ser utilizado qualquer formato.

IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura, ou em caso de indisponibilidade, solicitar confirmação de recebimento.

V. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário que seja impressa e rubricada por quem a recebeu.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que foi anulada porque não existia gabarito, pois as letras I, II, III e IV estão corretas.

    O que gerou dúvida foi a questão III, "Para os arquivos anexados à mensagem, pode ser utilizado qualquer formato", a afirmativa é verdadeira, uma vez que no Manual de Redação Oficial afirma que deve ser utilizado, preferencialmente, o formato RICH TEXT, o que não exclui a possibilidade do uso de outros formatos.

  • Contestação: Questão 45 Peço que a devida questão seja ANULADA, pois as opções apresentadas para que fossem demarcadas a alternativa CORRETA, nenhuma opção se enquadrou no pedido do enunciado.

     

    CORREIO ELETRÔNICO

    Definição: Por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.

    I- Deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. 

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial e é bastante coerente também utilizar o padrão ofício.(CORRETA)

     

    II. O campo assunto deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente. 

    O campo assunto do formulário de correio eletrônico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente, encaixando-se com o padrão utilizado para salvar os documentos do padrão ofício em seu computador.(CORRETA)

     

    III. Para os arquivos anexados à mensagem, pode ser utilizado qualquer formato. 

    Para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text. (ERRADA)

     

    IV. Sempre que disponível, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura, ou em caso de indisponibilidade, solicitar confirmação de recebimento.​

    Sempre que disponível, deve-se ainda utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não seja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.  (CORRETA)

     

    V. Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário que seja impressa e rubricada por quem a recebeu. 

    Para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.(ERRADA)

    Decisão: Anular a questão 
    Argumentação da Banca: A questão será anulada. 


ID
1006600
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao tratamento em comunicações de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A é a incorreta, devendo, portanto, ser assinalada.

    Segue trecho do Manual:

    "Mencionemos, ainda, a forma Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade. Corresponde-lhe o vocativo: Magnífico Reitor, (...)".

    Como se observa, a forma "Vossa Magnificência" ainda está em uso.
  • Letra  A
  • Pelo que entendo o termo ilustríssimo está dispensado para qualquer autoridade.
  • Concordo com vcs dois. E mesmo entendendo o pq da resposta A ser incorreta, entraria com recurso para que essa questão fosse invalidada já que na última possibilidade dá margem a dúvida. 
  • Trecho de uma das aulas que mostra pq a alternativa D está certa e não deve ser marcada.

    CANDIDATO, ATENÇÃO! Não se usa o tratamento digníssimo (DD), pois pressupõe-se que a dignidade é intrínseca a qualquer cidadão que ocupe cargo público, logo o uso do termo é interpretado como repetida chamada;

    Também é dispensado o uso do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de “Vossa Senhoria” e para particulares. O uso do pronome de tratamento Senhor é satisfatório;

    Doutor não é forma de tratamento. É um título acadêmico. Deve ser empregado apenas em comunicações para pessoas que tenham o doutorado como formação acadêmica;

  •  Segundo o Manual de Redação : Fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

  • A questão D tem uma particularidade que anularia a questão, é dispensado o uso de ilustríssimo a TODOS , não só para as autoridades que usam vossa senhoria..

  • A alternativa "a" está errada porque "Prezado" é dirigido apenas aos cidadãos comuns e não ao Reitor de uma Universidade. O certo seria: Senhor Reitor,.


ID
1008172
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

I. “[...] a Secretaria de Segurança Pública informou que o número de homicídios na cidade de São Paulo aumentou pelo oitavo mês consecutivo.” (linhas 26 e 27)
II. “[...] toleramos o intolerável e aceitamos o inaceitável só para não parecermos chatos.” (linhas 2 e 3)
III. “[...] em um país com os recursos do Brasil, ninguém deveria transitar pelas cidades como quem passa por uma selva ou uma zona de guerra.” (linhas 28 e 29)

( ) o tempo verbal denota um fato habitual, que acontece frequentemente.
( ) o tempo verbal denota um fato passado já concluído.
( ) o tempo verbal denota um fato passado que poderia ter acontecido após outro fato passado. 


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    II- Presente do indicativo: toleramos

    I- Pretérito perfeito do indicativo: Informou

    III- Pretérito imperfeito do indicativo: deveria transitar.

  • Gato Batatinha,

    a forma verbal deveria está no futuro do pretérito do indicativo, que é um pouco parecida com

    a forma verbal devia que está no pretérito imperfeito do indicativo.

    Bons estudos.

  • Pessoal,

    ainda não entendi a que tempo verbal a banca está se referindo ao dizer que em "...ninguém DEVERIA TRANSITAR ..." a locução verbal DEVERIA TRANSITAR denota um fato PASSADO que poderia ter acontecido após outro fato PASSADO.

    Também pesquisei nas gramáticas e não achei nos empregos do futuro do pretérito nenhum que se encaixa em "DEVERIA TRANSITAR".

    Alguém pode ajudar?



  • JUSTAMENTE: DEVERIA É FUTURO DO PRETÉRITO!

    DEVIA É O CERTO PARA PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO...

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA!!!! HEHEHE OLHA AÍ...MESMA SITUAÇÃO...DEVERIA.


    EX NUNC