SóProvas



Questões de Análise do Capital de Giro


ID
46786
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O valor presente líquido de um fluxo financeiro de recebimentos e pagamentos futuros é

Alternativas
Comentários
  • O a TIR é quando o VPL = 0TIR informa a real taxa de retorno do projeto, independente da TMA requerida.
  • nulo, se a taxa de desconto usada no cálculo for a taxainterna de retorno.
  • O valor presente líquido de um fluxo financeiro de recebimentos e pagamentos futuros é nulo, se a taxa de desconto usada no cálculo for a taxainterna de retorno. Alternativa correta letra "E".

ID
46807
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TermoMacaé
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As necessidades de ativo circulante de uma empresa variam durante sua operação. Por isso, seu administrador decide financiar todo o ativo fixo e o valor máximo do ativo circulante com empréstimos de longo prazo e com patrimônio líquido. Tal abordagem de financiamento do capital de giro

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    reduz ao mínimo o risco de falta de caixa.

    Quando o administrador financia todo o ativo fixo e o valor máximo do ativo circulante com empréstimos de longo prazo ele está captanto recursos. Isto provém recursos para o capital de giro. Somando o financiamento via patrimônio líquido há a minimização do risco de falta de liquidez, ou seja, de falta e caixa.
  • a) aumenta o lucro da empresa no período - ERRADA - O empréstimo não altera contas de resultado (receita) da empresa
    b) aumenta o valor da empresa no mercado - ERRADA - para aumentar o valor de mercado é preciso aumentar alterar o capital social
    c) aumenta os dividendos a serem distribuídos - ERRADA - Não há aumento de receita, não há aumento de lucro, logo, não aumenta o valor dos dividendos.
    d) reduz ao mínimo o risco de falta de caixa - CERTA - Vai haver sobra de dinheiro no caixa.
    e) reduz excessivamente o índice de liquidez corrente da empresa - ERRADA - A liquidez corrente é dada pelo ativo circulante / passivo circulante

  • Utilizando a teoria do fluxo de caixa que divide as transações entre aplicações ou fontes de caixa, temos que o aumento no passivo é fonte de caixa, pois aumenta-o. Assim, complementando os comentários já expostos, quando há aumento no passilvo, o risco da falta de caixa diminui, pois aumenta esta conta.

    Quanto ao índice de liquidez corrente, como a colega falou, é dado por AC/PC. Para que reduzisse excessivamente, seria necessário um aumento significativo de PC, o que não é o caso da questão, que fala em empréstimos a longo prazo.


ID
48436
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na elaboração dos fl uxos anuais de caixa de um projeto de investimento, a projeção de capital de giro deve ser

Alternativas
Comentários
  •  Componentes do Fluxo de Caixa
    Receita Bruta Operacional
    (-) Deduções
    Receita Líquida Operacional
    (-) Custos e despesas Operacionais
    Lucro Bruto
    (-) Depreciação
    Lucro Bruto Operacional
    (-) Impostos sobre o lucro + Depreciação
    (-) Investimento Bruto
    (-) Variações na necessidade de Capital de Giro + Valor Residual
    TRECHO > Para SECURATO (2005), o fluxo de caixa de um projeto ou investimento é o conjunto das entradas e saídas de capital ao longo do tempo. [SECURATO, José Roberto. Cálculo Financeiro das Tesourarias. 3ª ed. São Paulo: Saint Paul, 2005]
  • Letra C, porque ao observar as variações nos valores das contas de capital de giro é possível ter uma noção de como fazer a projeção futura do capital de giro adaptando para realidade atual.

ID
52528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca das noções de administração financeira e considerando as
siglas AC = ativo circulante, ELP = passivo exigível a longo
prazo, ILG = índice de liquedez geral, PC = passivo circulante,
RLP = ativo realizável a longo prazo, julgue os itens que se
seguem.

A administração do capital de giro da empresa se dá por meio da gestão das contas do RLP da mesma.

Alternativas
Comentários
  • Nota-se calaramente que a análise de Capital de Giro nada tem haver com RLP = Aitvo realizavel a longo Prazo, pois como sabe-se o realizável a longo prazo refere-se ao exercicio subsequente, ou seja contrário ao capital de Giro,( que são as necesidades referentes ao ativo circulante)

  • Errado.
    Capital de Giro é o valor determinado pelo confronto entre o ativo circulante e o passivo circulante.

ID
53059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, acerca da administração
financeira.

Para a apuração da necessidade de capital de giro, devem-se incluir os saldos das contas erráticas do ativo e passivo circulante.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, o tema é bastante extenso, mas tentarei resumir ao máximo! Primeiramente, gostaria de escalrecer que este item está diretamente relacionado com a gestão financeira da empresa. Geralmente este tópico não é lecionado na graduação, sendo uma metodologia desenvolvida, principalmente, por Fleuriet.A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é composta por itens que mantém relação direta com as atividades operacionais, ou seja, ligadas as contas cíclicas do ativo e assivo,conforme comenta Fleuriet (2003,p.10) “As contas cíclicas do ativo e passivo que constituem
    a Necessidade de Capital de Giro são contas ligadas às operações da empresa.”
    Assim podemos obter a NCG, pela seguinte equação: NCG = ACC - PCC, ACC = Contas Cíclicas do Ativo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Clientes;PCC = Contas Cíclicas do Passivo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Fornecedores.Ou seja, PARA O CÁLCULO DA NECESSIDADE DO CAPITAL DE GIRO NÃO SE INCLUI O SALDO DAS CONTAS ERRÁTICAS.Mas vocês devem está se perguntando: - Porque? E claro, continuam sem entender o que são contas erráticas.Antes disso, falarei o que é o Saldo em Tesouraria(ST), pois este sim utiliza o Saldo das Contas Erráticas em seu cálculo.O ST são recursos de curto prazo que poderão sobrar ou faltar no caixa da empresa, com vistas a fazer frente aos seus compromissos, funcionando como um eficiente indicador da saúde financeira da empresa, ou seja, se apresenta liquidez satisfatória ou insatisfatória.A variável saldo de tesouraria pode ser obtida pela diferença entre o Ativo Circulante Financeiro e o Passivo Circulante Oneroso ( ST = ACF - PCO) ou pela diferença entre o Capital de Giro e Necessidade de Capital de Giro (ST = CCL - NCG), onde:ACF = Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras;PCO = Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO). Segundo Fleuriet (2003; p.27) procede no sistema de classificação das contas diferenciado do sistema tradicional, adaptando mais para fins da Análise da Dinâmica Financeira, conforme a seguir:A. ATIVOA.1. Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras (ACF)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
    operacional da empresa. Ex: Disponível.PASSIVOB.1. Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
    operacional da empresa. Ex: empréstimos bancários. Sei que acabei me estendendo no tema, mas com longe de esgotá-lo. Acredito que para fins de concurso, está mais do que suficiente. Espero ter colaborado.Fonte: Apostila de Gestão Financeira do Prof. Moisés Prates da Silveira - UFPR.
  • ERRÁTICA É O EXAMINADOR QUE FAZ UMA QUESTÃO DESSA...PQP!!!

    ESTUDAMOS, ESTUDAMOS ESTUDAMOS .......E VEM UM MAL AMADO E COLOCA ISSO.....GEZUIXXXX!!!!

    (desculpem o desabafo, choro, sei lá...rsrs)
  • 1.   Contas erráticas do ativo
    São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa.Compreende os valores que podem ser utilizados livremente na movimentação dos negócios, assim como os valores de conversão imediata. Contas representativas deste grupo:
    ·         Caixa
    ·         bancos com movimento
    ·         cheques em trânsito
    ·         cheques a receber
    ·         vales postais
    ·         numerário em trânsito
    ·         depósitos bancários à vista

    2.    Contas cíclicas do ativo
    São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.Incluem os créditos a receber de clientes pela venda de mercadorias, produtos ou serviços, objeto da atividade operacional da empresa. Contas representativas destes créditos:
    ·         contas a receber de clientes
    ·         duplicatas a receber
    ·         clientes, fregueses, contas a receber
    ·         títulos a receber
    ·         contas correntes de clientes

    3.      Contas não cíclicas do ativo
    São contas que representam aplicações por prazo superior a 1 (um) ano. Compreende os valores de prazo de conversão superior a 1 (um) ano, não classificáveis nos itens 3.2 (Investimentos), 3.3. (ativo imobilizado) e 3.4. (ativo diferido).Principais contas deste grupo:
    ·         letras a receber, créditos com empresas subsidiárias ou coligadas;
    ·         títulos e valores, estoques vinculados;
    ·         devedores diversos;
    ·         créditos com diretores, créditos com acionistas
  • 1. Contas erráticas do passivo
    Englobam as obrigações de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa, tais como empréstimos bancários,emissão de títulos, distribuição de lucros, etc. Contas representativas deste grupo:
    •    Dividendos a pagar, credores diversos, títulos a pagar;
    •    Letras de câmbio, credores no exterior, financiamentos;
    •    Bancos com garantia e imposto de renda a paga

    2. Contas Cíclicas do passivo
    São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.
    A conta fornecedores a ser incluída no passivo cíclico refere—se unicamente ao fornecimento de insumos operacionais regulares. Os fornecimentos para imobilizações não devem ser aí incluídos.
    Contas usuais deste grupo:
    •    Contas a pagar, Fornecedores, Credores por financiamento;
    •    Contas correntes, Vendedores, Duplicatas a pagar, Fornecimentos a pagar.
    •    Impostos a Pagar sobre Operações, Ordenados a Pagar;
    •    Contribuições Sociais a Recolher, INSS — arrecadação a recolher

    3. Contas não Cíclicas do Passivo
    São contas que compõem o passivo permanente da empresa.Englobam as obrigações cuja liquidação excede o prazo de 1(um) ano. Contas representativas deste grupo:
    •    Letras de câmbio, credores no exterior, títulos a pagar;
    •    Financiamentos, empréstimos, acionistas com empréstimos;
    •    FGTS(não optantes), debêntures a pagar, hipotecas.

    Incluem também: Resultado de exercícios futuros, Capital realizado, Reservas de lucros, Reservas de capital e Reservas de reavaliação
  • Questão ERRADA.
    De acordo com Brasil & Brasil (1997) e Matarazzo (1998), a necessidade de capital de giro é calculada pela diferença entre as contas cíclicas do ativo e as contas cíclicas do passivo.

    Fonte: Pagina 4.
    http://www.fae.edu/nucleos/pdf/primeiro_seminario/diagnostico_empresarial_debora.pdf
  • jesus do céu amado

  • Errada.

    Segundo Fleuriet et al. (2003, p. 27) as contas do ativo errático “são contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa.”

    Assaf Neto e Silva (2010, p. 63) conceituam que no passivo errático “o passivo circulante financeiro inclui as dívidas da empresa junto a instituições financeiras e outras obrigações que também não apresentam nenhuma vinculação direta com sua atividade operacional.

    http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_sociais/05.pdf


ID
54451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere a administração financeira, julgue os
itens seguintes.

O orçamento de capital, a estrutura de capital e o capital de giro estão na esfera de atuação do administrador financeiro.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta:

    O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos básicos de questões:

    2.1.1 - Orçamento de Capital: Processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa função o administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.

    2.1.2 - Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupações, no que se refere a essa área. Primeiramente, quanto deve a empresa tomar emprestado? Em segundo lugar, quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para a empresa? Além destas questões, o adm. financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, também, cabe ao adm. financeiro a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomará emprestado.

    2.1.3 - Administração do Capital de Giro: Capital de giro são os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras.

    Estas três áreas de administração financeira – orçamento de capital, estrutura de capital e administração do capital de giro – são muito amplas. Cada uma delas inclui uma variedade de tópicos. Todas elas serão discutidas ao longo da disciplina.

    Fonte: cola da web.


ID
119539
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para determinar o ciclo financeiro da Cia WCX, seu diretor financeiro levantou as seguintes informações:

1. O prazo médio para pagamento de compras é de aproximadamente 28 dias.

2. O saldo médio do contas a receber é de R$ 40 milhões e sua receita operacional diária de 2 milhões.

3. O prazo médio de estocagem de matérias primas e produtos acabados é de 40 dias.

Com base nas informações acima, o ciclo financeiro encontrado foi de:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Financeiro – Inicia-se com o pagamento da matéria-prima e vai até o recebimento da venda do produto acabado.O ciclo financeiro é calculado da seguinte forma: Prazo médio dos estoques + prazo médio de recebimentos - prazo médio de pagamentos. Exemplo: - Prazo médio dos estoques: 40; - Prazo médio de recebimentos:40.000.000 / 2.000.000 = 20 ; - Prazo médio de pagamentos: 28 ; Ciclo Financeiro = PMe + PMr – PMp Ciclo Financeiro = 40 + 20 - 28Ciclo financeiro = 32 dias.
  • Ciclo Financeiro = PMRE + PMRV - PMPC

    Onde:

    PMRE = 40 dias

    PMRV =  ?

    PMPC =  28 dias

    PMRV = Contas a receber x 360 / Receita de Vendas

    Contas a receber : 40.000.000
    Receita de Vendas :  2.000.000 ( dia) x 360 = 720.000.000 (ano)
     
    PMRV = 40.000.000 X 360 /720.000.000 =>  20 dias

    C.F. = 40 + 20 - 28 => 32 dias

    Opção C

ID
230653
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quando a Necessidade de Capital de Giro for positiva, pode-se inferir que ela representa uma:

Alternativas
Comentários
  • Não é não.
    Necessidade de Capital de Giro (NCG) = Aplicações Cíclicas (AC) - Fontes Cíclicas (FC)

    Aplicações e fontes cíclicas típicas:
    AC: Clientes, Estoques e Despesas Antecipadas (AC Operacional)
    FC: Fornecedores, Salários a Pagar; Impostos e Taxas a Pagar (PC Operacional)

    No caso em questão, como disse que NCG > 0, significa que AC > PC, assim, há aplicações de recursos e elas são maiores que as fontes de recursos (se houver fontes).

    Bons estudos!
  • Caros,

    Em contabilidade as contas devedoras são consideradas como Aplicações de Recursos, enquanto que as credoras são Origens.

    Exemplo prático: PL representa os recursos que os acionistas colocaram na empresa. Se o valor inicial é contabilizado como um Aplicação Financeira, tal operação é a aplicação (Ativo Circulante - Aplic. Financeiras - saldo devedor) de um recurso inicial (Capital Social- PL - saldo credor). 


    Portanto, gabarito CORRETO!
  • resposts correta :

    aplicaco de recursos


ID
243694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A empresa PKL, fabricante de aços finos, poderá realizar as transações a seguir. I - Pagar, com recursos que estão em uma conta bancária, R$2 milhões que ela deve a um fornecedor. II - Vender R$3 milhões do estoque de aços finos acabados a um cliente, por R$ 3 milhões, para recebimento em 60 dias. III - Contrair um empréstimo de curto prazo de R$2 milhões e comprar, à vista, R$2 milhões em matériasprimas que serão utilizadas em data futura. IV - Usar recursos que estão numa conta bancária para quitar antecipadamente R$5 milhões em dívidas de longo prazo.

Dessas transações, qual(quais) tem(têm) influência sobre o valor do capital de giro próprio (ou líquido) da PKL?

Alternativas
Comentários
  • p { margin-bottom: 0.21cm; }

    Capital de giro próprio (ou líquido) ou ainda capital circulante líquido corresponte ao ativo circulante menos passivo circulante.

    I - Pagar, com recursos que estão em uma conta bancária, R$2 milhões que ela deve a um fornecedor. → Subtrai 2 milhões no ativo circulante e 2 milhões no passivo circulante, não altera o capital de giro próprio (ativo circulante menos passivo circulante).

    II - Vender R$3 milhões do estoque de aços finos acabados a um cliente, por R$ 3 milhões, para recebimento em 60 dias. → Movimenta-se 3 milhões da conta estoque para conta créditos a receber, ambas contas pertencentes ao ativo circulante. Logo não há alteração no valor do capital de giro próprio.

    III - Contrair um empréstimo de curto prazo de R$2 milhões e comprar, à vista, R$2 milhões em matériasprimas que serão utilizadas em data futura. → Acrescenta-se 2 milhões ao passivo circulante e 2 milhões ao ativo circulante, não altera o cálculo do capital de giro.

    IV - Usar recursos que estão numa conta bancária para quitar antecipadamente R$5 milhões em dívidas de longo prazo. → Neste caso nota-se que a movimentação foi feita entre uma conta do ativo circulante de curto prazo e uma conta do passivo de longo prazo, consequentemente alterou-se o capital de giro em 5 milhões.

    Logo, resposta letra B – IV apenas.

  • Gente, até onde eu saiba, Capital de Giro Próprio é diferente de Capital de Giro Líquido.
    Senão, vejamos:
    CGP = PL - AÑC
    CGL = AC - PC

    Realmente não entendi a cesgranrio nessa questão.
  • Naldo, dá no mesmo!! na verdade são duas formas de fazer a mesma conta e chegar ao mesmo resultado!


  • Questão relativa a fatos permutativos e modificativos(matéria de contabilidade).


ID
263896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Verificaram-se, nas demonstrações financeiras de uma empresa, as seguintes informações:

Caixa = R$ 2.500,00

Contas a receber = R$ 10.000,00

Contas a pagar = R$ 4.000,00

Estoques = R$ 4.500,00

Considerando-se os valores acima, o capital de giro líquido dessa empresa seria, em reais, de

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro Líquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante
    CGL = AC - PC

    CGL = (2.500 + 10.000 + 4.500) - (4.000)
    CGL = 17.000 - 4.000 = 13.000

    Resposta: Letra D
  • 13.000 obrigado

     

     


ID
334027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Relativamente à metodologia de análise de balanços, julgue os itens
a seguir.

Uma empresa que possua capital de giro positivo terá, necessariamente, liquidez corrente maior que a unidade.

Alternativas
Comentários
  • Verdadeiro!

    Capital de giro é Ativo circulante menos Passivo Circulante (AC-PC)

    Liquidez corrente é AC/PC

    Se AC é maior que PC (capital de giro positivo), a divisão será maior que um!
  • Hum....

    Capital de giro é o AC

    Capital de giro líquido é AC-PC

    O cespe gosta de complicar....

    Nesse caso a questão fica errada.
  • Acredito que quando fala "capital de giro positivo" está se referindo ao capital de giro líquido (AC-PC).

    Até porque o AC não tem como ser negativo por ele mesmo (até tem via contas de compesação mas seria a exceção da exceção).

  • Capital de Giro = AC

    Capital de Giro Liquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante

    Favor não confundir.

  • se o CCL é positivo, então o Ativo Circulante é maior que o Passivo Circulante, logo a Liquidez Corrente, necessariamente, será positiva, pois mesmo que o ARLP seja igual a zero, o resultado dará positivo (maior que a unidade).

    CCL = AC - PC

    LC = (AC + ARLP) / PC

  • Cap giro é AC ou (AC - PC) ??!!!!

  • Se for capital de giro líquido, então a banca deveria ser expressar melhor, visto que capital de giro é ativo circulante.

    Do jeito que a questão está, o gabarito deveria ser errado.


ID
361867
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O capital circulante líquido será positivo quando

Alternativas
Comentários
  • CALCULA-SE O CAPITAL CIRCULANTE LIQUIDO ATRAVÉS DA EQUAÇÃO SIMPLES:

    CCL = AC - PC 

    PORTANTO, PARA QUE O CCL SEJA POSITIVO O ATIVO CIRCULANTE TERÁ QUE SER MAIOR QUE O PASSIVO CIRCULANTE.

  • Alguns conceitos importantes:
    Ativo Real: é a soma de todos os valores das contas classificadas nos grupos do ativo.(AC+AP+ARLP).
    Ativo financeiro: AC + ARLP.
    Ativo Fixo: Ativo Imobilizado.
    Passivo Real: representa todos os grupos do passivo.(PC+PELP).
    Passivo Fictício: compreende o patrimônio líquido.
    Passivo Nominal: soma do passivo real e a situação líquida.
  • gabarito letra: A


ID
401848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise de demonstrações financeiras, julgue os
itens a seguir.

O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação ao total de captações de recursos de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O Capital de Giro Líquido (CGL) é um indicador de liquidez utilizado pelas empresas para refletir a capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.

    O Capital de Giro Líquido (CGL) é calculado com a subtração do Ativo Circulante (AC) e do Passivo Circulante (PC)

    CGL = AC − PC

    ERRADO

  • Errado.

    O comentário do colega está impecável. Mas é bom tomar cuidado com esse tipo de questão, pois ela é muito perigosa.

    "O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação ao total de captações de recursos de terceiros."


    Aplicações de curto prazo >>> AC

    Total de Captações (Origens) >>> Passivo + PL


    Logo, a questão estaria correta se dissesse que "O capital de giro líquido é conceituado como o excedente das aplicações de curto prazo em relação às captações de recursos de terceiros de curto prazo."

    Se eu estiver errado no meu raciocinio, por favor, apontem o equivoco.

    Bons estudos.


ID
463927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Iniciando-se o processo de análise econômico-financeira de uma empresa, foram coletadas, em reais, as informações abaixo, com base no último balanço publicado.

Estoque em 31/12/X0                           = 180.000,00
Estoque em 31/12/X1                           = 220.000,00
Contas a Receber em 31/12/X0             = 350.000,00
Contas a Receber em 31/12/X1             = 326.000,00
Custo da Mercadoria Vendida                 = 900.000,00
Financiamentos de curto prazo               = 550.000,00
Financiamentos de longo prazo              = 850.000,00
Ativo Imobilizado                                  = 847.000,00
Patrimônio Líquido                                = 660.000,00
Fornecedores                                       = 290.000,00

A partir das informações acima, qual o valor, em reais, do capital de giro em 31/12/X1?

Alternativas
Comentários
  • CGL = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    CGL = (660.000 + 850.000) – 847.000
    CGL =  663.000
  • CCL = PASSIVO PERMANENTE - ATIVO PERMANENTE
  • A formula do capital de giro = AC - PC;

    Fazendo pela formula, não é possivel fazer a questão.

  • Pessoal,


    Capital Circulante Líquido é DIFERENTE  de capital de giro líquido

  • Não consegui entender essa questão...por favor alguém pode explicar melhor? Achei que CGL= AC - PC...


  • Pessoal, em apostilas e pela internet encontrei como definição que "capital de giro líquido" e "capital circulante líquido" são a mesma coisa, ou seja, AC - PC. 

    E que capital de giro é equivalente a ativo circulante. Na verdade a questão pede o capital de giro... Continuo sem saber como resolver....


    http://www.sundfeld.com.br/o-que-e-capital-de-giro-liquido.html; www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria_pesq/.../giro.doc

  • Encontrei esta questão comentada no site: http://admcomentada.com.br/transpetro2011/24-cesgranrio-transpetro-administrador2011/#comments


    Segue:




    "Ja falei de capital de giro aqui: http://administracaocomentada.wordpress.com/2011/06/21/36-cesgranrio-%E2%80%93-transpetro-%E2%80%93-administrador2006/

    E peço desculpas por um erro que cometi, acabei resolvendo essa questão pela fórmula que tinha lá, mas a fórmula do capital de giro quem tem lá (Capital de Giro = (Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo) – (Ativo Permanente + Realizável a Longo Prazo)) na verdade é igual a fórmula do capital de giro líquido. Só para provar:

    Capital de giro = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    PL + ELP é tudo que sobra do lado do passivo se tirarmos o Passivo Circulante, ou seja, vou chamar essa parcela agora de P – Pc.
    O mesmo acontece na outra AP + RLP é tudo que sobra do ativo se tirarmos o ativo circulante, ou seja, A – Ac.

    Sendo assim, ficamos com:
    Capital de giro = (P – Pc) – (A – Ac)
    Capital de giro = P – Pc -A + Ac -> Como lado A e lado P são iguais, podemos cortar, ficando:
    Capital de giro = – PC + Ac, rearrumando, Capital de Giro = Ac – Pc, ou seja, a fórmula do capital de giro líquido.

    Resolvi no dia da prova pela fórmula lá de cima, a primeira, sem nem me ligar e achei estranho quando vi o pessoal dizendo que a questão estava errada, mas de fato está. O que a questão considerou como certa foi o capital de giro líquido, pois o capital de giro é somente o ativo circulante. Mas fiquem com a primeira fórmula na cabeça como uma alternativa ao Capital de Giro Líquido, nessa questão, por exemplo, deu certo.

    Vamos lá, se a questão realmente quisesse o Capital de Giro, acharíamos assim, pela equação fundamental da contabilidade:

    Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido      [Ativo = Ac + Añc ; Passivo = Pc + Pñc]
    Ac + Añc = (Pc + Pñc) + PL

    Nessa questão, tomaríamos:
    Añc = 847 -> Ativo Imobilizado
    Pc = 550 + 290 =  840 -> Financiamentos de curto prazo + Fornecedores
    Pñc = 850 -> Financiamentos de longo prazo
    PL = 660

    Ac + 847 = (850 + 840) + 660
    Ac = 1.503
    Mas não temos resposta assim.

    Mas se resolvermos pelo Capital de Giro Líquido, temos:

    CGL = (PL + ELP) – (AP + RLP)
    CGL = (660 + 850) – 847
    CGL =  663.

    Ou, pegar os 1.503 que achamos acima e diminuir 840 = 663.

    RESPOSTA LETRA B

    Ou seja, a banca deu o gabarito como Capital de Giro Líquido. O candidato teria que adivinhar na hora, por não ter alternativa com o capital do giro e, como é de costume, a CESGRANRIO não anulou."

  • Dentro do Balanço Patrimonial, o Capital de Giro tambem pode ser encontrado em uma análise de "baixo para cima":

    (Patrimonio Liquido + exigível a longo prazo) - (ativo permanente + realizável a longo prazo).

    E isso nos dá o mesmo resultado que a análise mais comum "de cima para baixo":

    Ativo Circulante - Passivo circulante.


ID
502069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de planejamento financeiro, administração do capital de giro e fontes de financiamento de longo prazo, julgue os itens que se seguem.

A administração do capital de giro consiste no conjunto de tarefas relacionadas ao planejamento financeiro de longo prazo da empresa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    ... conjunto de tarefas relacionadas ao planejamento de CURTO PRAZO da empresa.

  • Capital de Giro é um recurso de rápida renovação que representa a liquidez da operação disponível para a entidade, ou seja, não é relacionado ao Longo Prazo e sim ao Curto Prazo.


ID
525340
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
BNDES
Ano
2005
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quando estamos avaliando uma empresa, a taxa de desconto aplicada ao fluxo livre de caixa (que é o resultado do Lucro Operacional após os impostos deduzidos dos Encargos não-caixa, dos investimentos em capital de giro e outros ativos) deve refletir o custo de oportunidade de todos os provedores de capital, ponderados por sua contribuição relativa ao capital total. Esta taxa de desconto é conhecida como:

Alternativas
Comentários

ID
539923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A administração de capital de giro de uma empresa lida com ativos e passivos circulantes, dentre os quais NÃO se encontra(m) o(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C. :-)

    Have a nice Live!


ID
604534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito de administração financeira, julgue os próximos itens.

O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez das empresas, com base na relação risco-retorno: quanto maior o CCL de uma empresa, menores serão sua liquidez e sua rentabilidade.

Alternativas
Comentários
  • O CCL é obtido pela diferença entre o Ativo Circulante- Passivo Circulante, logo se a empresa possui um CCL positivo demonstra a capacidade de pagamento dos seus passivos de curto prazo e assim demonstrando bons indices de liquidez corrente.
  • O CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO (CCL) FAZ PARTE DA ANÁLISE DE LIQUIDEZ. TAL INDICADOR MEDE A CAPACIDADE DE UMA EMPRESA EM SALDAR SEUS COMPROMISSOS DE CURTO PRAZO, UMA VEZ QUE CONFRONTA O ATIVO CIRCULANTE COM O PASSIVO CIRCULANTE.
    PORTANTO, QUANTO MAIOR O CCL DE UMA EMPRESA MAIOR SERÁ SUA LIQUIDEZ (CONTRÁRIO AO QUE DIZ NA QUESTÃO).
    JÁ NO QUE SE REFERE A RENTABILIDADE, DIZ RESPEITO AO RESULTADO DO CAPITAL INVESTIDO E NÃO DIRETAMENTE A LIQUIDEZ.

    ESPERO TER AJUDADO.
    CASO TENHA MAIS ALGUMA DÚVIDA É SÓ CHAMAR! RS
  • (CESPE, 2013)

    O capital circulante líquido (CCL) deve refletir a liquidez da empresa, assim, quanto maior o CCL, menores serão a rentabilidade exigida e o risco de insolvência. (C)

  • use a matemática a seu favor, o CCL está atrelado ao índice de liquidez corrente, logo:

    CCL = AC - PC

    ILC = AC / PC

    veja que se o CCL aumenta, para manter a igualdade (são diretamente proporcionais) o AC também aumenta, ou o PC diminui, para analisar o ILC se:

    1. para aumentar o CCL o AC aumenta, o ICL tbm irá aumentar, pois o ICL e o AC são diretamente proporcionais
    2. para aumentar o CLL o PC diminui, o ICL tbm irá aumentar, pois o ICL e o PC são indiretamente proporcionais

    logo, independentemente de da opção, subiu o CCL, consequentemente o ILC tbm irá aumentar


ID
736522
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A frequência de giro do ativo total médio (ATm) é 6 (seis). Sabendo-se que as receitas líquidas (RL) do período foram R$660.000,00 e que o ativo total do inicio do exercício (ATi) montou a R$100.000,00. O Ativo total final (ATf) foi, então:

Alternativas

ID
778354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A elaboração de indicadores tem por finalidade avaliar o desempenho de determinada entidade a partir de diferentes critérios.

Em relação a essa matéria, julgue os itens subsequentes.

Se determinada empresa realizou um empréstimo para a construção de uma nova sede corporativa, seu indicador de giro operacional não será diretamente influenciado pela referida operação.

Alternativas
Comentários
  • GIRO OPERACIONAL ou CICLO OPERACIONAL é o tempo que a empresa leva pra renovar seu estoque, somado ao tempo de recebimento das vendas a prazo, logo não tem nada a ver com empréstimo realizado.
  • Ciclo operacional => CO = PME + PMR

    * PME => Prazo médio de estocagem ** PME em dias = (Estoque Médio x 365) ÷ CPV
    * PMR => Prazo médio de recebimento ** PMR em dias = (Clientes Médio x 365) ÷ Vendas líquidas

  • Prazo Médio de Rotação de Estoque = 360 dias / Rotação de Estoque

    Rotação de Estoque = CMV / Estoque Médio

    Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Prazo Médio de Rotação de Clientes = 360 / Rotação de Clientes

    Rotação de Clientes = Venda a Prazo Clientes Médio (Duplicatas a Receber)

    Cliente Médio = (Clientes Inicial + Clientes Final) / 2
  • GAo=VL/Ao - Observa-se pela fórmula de Giro do Ativo Operacional que não há influência de um empréstimo para construção de nova sede por ser tratar de um passivo não cíclico (errático ou financeiro) que é um passivo de financiamento.

  • Giro Operacional = Vendas Líquidas/Ativo operacional Médio

    "Construção de futura sede" não é um ativo operacional, não impactando em nada na composição da fórmula.


ID
800377
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

Uma eventual elevação da taxa de retorno sobre o ativo operacional (RAO) de 0,25 para 0,42 pode ser justificada, mediante a elevação da margem sobre vendas (MV) de 0,05 para _______ e o giro do ativo (GAO) de 5 para ______ .

Alternativas
Comentários
  • (RAO)=MV.GAO

    Como: 0,25=0,05X5

    Logo:0,07x6=0,42

     

  • Pq esse 0,07???

    Não entendi, alguém poderia explicar, por gentileza?


ID
816049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com base na legislação vigente e nos ensinamentos dos autores de contabilidade e de finanças, julgue os seguintes itens.

O nível e a importância do capital de giro variam em função das características de atuação de cada empresa mas não do desempenho da conjuntura econômica ou da relação entre risco (liquidez) e rentabilidade desejada.

Alternativas

ID
850123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa vende produtos sob encomenda, com prazo médio de recebimento de 60 dias após a entrega na fábrica do comprador. A empresa paga a seus fornecedores com prazo médio de 30 dias após receber a matéria prima. Em consequência, sua necessidade de capital de giro é elevada.

Para reduzi-la, a empresa poderia adotar várias providências, entre as quais NÃO se inclui a diminuição do(s)

Alternativas
Comentários
  • As alternativas b,c,d,e estão relacionadas aos índices de rotatividade. Enquanto que a alternativa "a" está relacionada ao índice de estrutura de capitais.


ID
986350
Banca
FUNRIO
Órgão
MJSP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresenta,em seu balanço patrimonial,ativo circulante de $32.000,dos quais $17.000 são ativos operacionais.Seu passivo circulante é de $30.000,dos quais $14.000 são passivos financeiros.Em relação a essa empresa,pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Ativo Circulante (AC) = 32.000
    Ativo Operacional (ACO) = 17.000

    Passivo Circulante (PC) = 30.000,00
    Passivo Financeiro (PCF) = 14.000
    Passivo Operacional = ?

    PC = PCF + PCO
    30.000 = 14.000 + PCO
    PCO = 16.000,00

    NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO (NCG) = ACO - PCO
    NCG = 17.000,00 - 16.000,00
    NCG = R$ 1.000,00
  • Somente acrescentando o CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO é:

    CCL = AC - PC
    CCL = 32.000 - 30.000
    CCL = R$ 2.000,00
  • Não sabia a formula de NCG...

ID
1019266
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com o modelo Fleuriet, de dinâmica financeira das empresas, determinada empresa apresenta a seguinte estrutura financeira e de risco:

CCL < 0

NIG > 0

CCL < NIG

SD < 0

Onde,

CCL= Capital Circulante Líquido

NIG = Necessidade de Investimento em Giro

SD = Saldo do Disponível

Essa estrutura é típica de uma entidade que apresenta:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Vejo como uma questão de interpretação.

    Observe que o capital líquido, assim como o saldo disponível é menor (<) que 0, ou seja, a empresa está "negativada", no vermelho, portanto, não consegue cumprir com as suas obrigações e poderá vir a falência. ;)

    A insolvência é um estado em que o devedor tem prestações a cumprir superiores aos rendimentos que recebe. Portanto um insolvente não consegue cumprir as suas obrigações (pagamentos). Uma pessoa ou empresa insolvente poderá ao final de um processo ser declarada em definitivamente insolvente, em falência ou em recuperação. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insolv%C3%AAncia)

  • Inicialmente, é necessário rever os conceitos:

    CCL = Capital Circulante Liquido (considera o financeiro e o operacional) ACirculante Total - PCirculante Total

    A questão está dizendo que está negativo, ou seja, estamos, em linguagem contábil rsrsrs, com o Passivo Circulante a Descoberto ok?

    NIG = Necessidade de Investimento em Giro (considera APENAS o operacional) ACirculante Operacional-PCirculante Operacional

    A questão disse que está positivo, mas o gestor nem deve se animar sabe porquê? Se o CCL está negativo, significa que o problema da empresa é o Financeiro (AFinanceiro-PFinanceito) já que a parte Operacional (demonstrada no indicador NIG) está positiva, sacou?


    Agora vamos para o Saldo do Disponível = CCL - NIG

    A questão informou que está negativo, ou seja, tudo isso por causa do danado do CCL. Como complemento de informação, o Saldo do Disponível funciona como reserva financeira.

    Se uma empresa não tem dinheiro nem para cobrir as suas obrigações financeiras, eu não posso considerar que ela está com equilibrio financeiro, baixo risco financeiro, médio risco financeiro e muito menos risco financeiro mínimo. Então, a resposta correta será ALTO RISCO DE INSOLVÊNCIA.




ID
1150540
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O conceito de “capital de giro líquido” refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Também chamado de capital circulante líquido, corresponde à diferença aritmética entre o ativo circulante e o passivo circulante e representa a medida da liquidez da empresa, refletindo sua capacidade de gerenciar as relações com fornecedores e clientes.

  • c) A uma equação resultante do valor do ativo circulante menos o valor do passivo circulante.

  • E o capital de giro líquido?

    Até aqui, fica relativamente fácil entender o capital de giro e a sua importância para a empresa. Mas precisamos ir um pouco além para abordar o conceito de capital de giro líquido (CGL).

    Primeiro, as semelhanças: ambos levam em consideração o ativo circulante e o passivo circulante do negócio, formados por receitas e despesas financeiras e operacionais.

    A diferença é que o capital de giro se restringe àquilo que está relacionado com a operação da empresa, excluindo, por exemplo, o seu saldo disponível (ativo) e empréstimos (passivos), que entram na conta do capital de giro líquido, também chamado de capital circulante líquido (CCL).

    Assim, o CGL corresponde ao valor necessário para que o empreendedor honre todos os seus compromissos financeiros no curto prazo.

  • GABARITO:  c) A uma equação resultante do valor do ativo circulante menos o valor do passivo circulante.


ID
1181674
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com Ross (2008:42-43), a fórmula que define o Capital de Giro Líquido de uma empresa é igual:

Alternativas
Comentários
  • Letra E: Ativo circulante - Passivo circulante= Capital de Giro Líquido


ID
1306129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito das diretrizes de alocação de receitas, custos e despesas operacionais e capital empregado das EPST.

O capital de giro médio mensal necessário para as operações da prestadora é obtido tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do custo dos serviços prestados e das despesas gerais e administrativas da parte de despesas do plano geral para separação e alocação de contas (PGSAC).

Alternativas
Comentários
  • Resolução nº 619/2013 - Anatel 

    "5.1.3.3 O caixa e outras disponibilidades devem ser considerados de maneira indireta tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do Custo dos Serviços Prestados e Despesas Gerais e Administrativas da parte de Despesas do PGSAC. Esse valor representa o capital de giro médio mensal necessário às operações da prestadora"


  • Questão bem específica, relacionada a normatização da ANATEL sobre o Regulamento de Separação e Alocação de Contas – RSAC, Resolução nº 619/2013. Vejamos o dispositivo abordado (quase literalmente) no comando da questão:

    5. Diretrizes de Alocação de Receitas, Custos e Despesas Operacionais e Capital Empregado
    ...
    5.1.3.3 O caixa e outras disponibilidades devem ser considerados de maneira indireta tomando-se a fração de 1/12 do montante representado pela soma do Custo dos Serviços Prestados e Despesas Gerais e Administrativas da parte de Despesas do PGSAC. Esse valor representa o capital de giro médio mensal necessário às operações da prestadora.
    Questão de cunho bastante decorativo. 

    Gabarito: CERTO.

ID
1309219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

                                                                                      2013                  2012

índice de endividamento geral                                    1,8400               1,7300

indicador de liquidez corrente                                    1,4600                1,5200

indicador de liquidez seca                                           0,7300                0,7200

relação de capital de terceiros/capital próprio            1,1800                1,3500

retorno sobre o ativo                                                   0,0800                0,0500


Considerando os dados apresentados na tabela acima, relativos à análise econômico-financeira de determinada empresa, julgue o  item   subsecutivo.

O capital de giro da empresa é positivo nos dois anos.

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro = Capital Circulante Líquido = Ativo Circulante - Passivo Circulante


    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante


    Se A Liquidez Corrente é POSITIVA, significa que o Ativo Circulante é MAIOR que o Passivo Circulante. Logo, o Capital de Giro também é POSITIVO.

  • Só uma correção, não é liquidez corrente positiva e sim maior que 1, vejamos:

    "Resultado da Liquidez Corrente:

    Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

    Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

    Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso."

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/indices-de-liquidez.htm

ID
1359436
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente.

Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre

Alternativas
Comentários
  • Alguns ativos e passivos circulantes do Balanço Patrimonial de uma empresa possuem características específicas que os identificam como sendo contas patrimoniais operacionais. O capital de giro operacional líquido de uma empresa não costuma ser constante, podendo variar, por exemplo, mensalmente. 

    Quanto à variação mensal do capital de giro operacional líquido, sendo não nula, no mês em análise, ela sempre

    Resposta.: É questão de interpretação. Contas patrimoniais operacionais, ou seja, está voltado para o conta caixa e fluxo de caixa, pois é através do mesmo que podemos verificar as entradas, despesas e saídas da empresa, ou seja, giro operacional líquido.


  • Quando a questão informa que há uma variação não nula, ela quer dizer que há uma variação, mas não sabemos se positiva ou negativa, logo só podemos afirmar que impactará no caixa da empresa. Para as outras opções, haveria a necessidade de saber se a variação foi positiva ou negativa que não é o caso da questão. Letra C.

  • Jura que era só isso? Fiz esse concurso e errei porque chutei achando que deveria saber algum conceito específico sobre Capital de Giro Operacional Líquido. Ooh bobeeira! :(


ID
1366324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que diz respeito à análise econômico-financeira de empresas, julgue o item subsequente.

A necessidade de capital de giro é um índice demonstrativo do aumento dos passivos onerosos no financiamento dos investimentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa, não tendo relação com o aumento dos passivos onerosos. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa - em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde - deve ser uma meta da administração financeira.

    Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/necessidadecapitalgiro.htm

  • Complementando:

    NCG = CF (ciclo financeiro) -> NCG = ACO - PCO -> via de regra, quando o ACO é maior que o PCO, isso significa que a empresa estou dando mais prazo para clientes do que está recebendo prazo de fornecedores. Portanto, é necessário financiar esse déficit no capital de giro. Em outras palavras, quanto mais eu vender e conceder prazo aos clientes, maior o ACO; quanto mais eu comprar e receber prazo de fornecedores, maior meu PCO. Assim, a NCG é o que a empresa precisa procurar de recursos que os fornecedores não estejam financiando na operação.

    Conclui-se que isso não ter a ver com o aumento de passivos onerosos (dívidas que geram juros explícitos na DRE), mas sim com os ativos e passivos operacionais.

  • "hoax não é vírus. Hoax é malware." errei a questão por ter esse mesmo pensamento.


ID
1401295
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Certa empresa obteve um empréstimo no valor de R$ 250.000,00, para capital de giro, com vencimento dentro do próprio mês. Pagou no ato R$ 15.000,00 a título de encargos financeiros. Este fato implica em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Obtenção do empréstimo
    D - Caixa
    C - Empréstimos     250.000

    Pagamento dos encargos financeiros:
    D - encargos financeiros
    C - Caixa                        15.000

    O lançamento completo será:
    D - Encargos Financeiros    15.000 (despesa)
    D - Caixa                          235.000 (ativo)
    C - Empréstimos               250.000 (passivo)


    Como houve despesa dessa transação, ele irá diminuir o PL

    bons estudos


ID
1459069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considere o balanço sintético, em milhares de reais, apresentado pela companhia no encerramento do exercício social de 31 de dezembro de 2014

                  Ativo                                                             Passivo
                        Circulante                         2.500                   Circulante                                  1.700
                                                                                            Não Circulante
                  Ativo Não Circulante                                              Passivo Exigível Longo Prazo    200
                        Investimentos                       700             Patrimônio Líquido
                        Imobilizado                       1.300                  Capital Social                              2.600
                  Total                                       4.500             Total                                                4.500

Tendo em vista exclusivamente as informações contidas no Balanço Patrimonial / 2014, o capital de giro próprio que a empresa tem aplicado em seu ativo circulante, em milhares de reais, é de

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro Proprio = Ativo Circulante - Passivo Exigivel

    CGP = 2500-1900 = 600

  • CGP pode ser cálculado como:

    CGP= PL- ANC = 2600 - 2000 = 600

  • Percebam que os comentários anteriores chegam no mesmo resultado, mas o correto é o que trabalha com o valor do PL, já que estamos falando de Capital de Giro Próprio. Em exercícios de Contabilidade, às vezes acontecem coincidências, que nos fazem acertar a questão, apesar de trabalharmos com os conceitos errados. Muito cuidado!!!


ID
1470088
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em uma empresa, para o cálculo do fluxo de caixa das operações, temos: resultado antes de juros e impostos = $90, depreciação = $80 e impostos correntes = $10. Nesta mesma empresa,para o cálculo do fluxo de caixa usado para investimento, temos: aquisição de ativos imobilizados = $50 e venda de ativos imobilizados = $30. Se forem feitas aplicações em capital de giro líquido (acréscimos de capital) no valor de $40, os fluxos totais de caixa gerados pelos ativos da empresa serão de:

Alternativas
Comentários
  • Resolvi assim: 

    Primeiro usei a formula do EBITDA

    90 + 80 - 10 = 160
    Depois fui ajustando as entradas e as saidas:
    160 - 50 + 30 - 40 = 100
  • 1º calcula-se o EBITDA: 90 + 80 - 10 = 160

    2º Sabendo que o EBTIDA representa “o quanto a empresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais”, então, participa do fluxo de caixa operacional. No restante do enunciado diz sobre o fluxo de caixa de investimento na DFC. Então, precisa terminar de calcular o fluxo de caixa da empresa:

    EBTIDA ..................................................... 160

    (-) Red. caixa pela aplicação CG ...........   40

    (=) FLUXO DE CAIXA OPERACIONAL ===== 120  >> a

    (-) Redução de caixa pela imobilização....   50

    (+) Aumento caixa pela venda ativos ......   30

    (=) FLUXO DE CAIXA IMOBILIZADO ===== (20)  >>b

    (=) FLUXO DE CAIXA FINAL (a+b) ======= 100

     

    RESPOSTA: Letra C


ID
1548538
Banca
IESES
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

São exemplos de fatores que reduzem o Capital de Giro de uma empresa:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

  • Capital de Giro (CG) = ATIVO CIRCULANTE

    podemos verificar que os fatos contábeis da alternativa A reduzem o Ativo Circulante, logo o seu capital de giro que corresponde o ativo circulante será reduzido.


ID
1570069
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa possui necessidade de capital de giro negativa quando:

Alternativas
Comentários
  • CO = Ciclo Operacional

    CF = Ciclo Financeiro

    PME = Prazo médio de estocagem

    PMR = Prazo médio de recebimentos

    PMP = Prazo médio de pagamento a fornecedores


    CO = PME + PMR

    CF = CO - PMP


    O que ocorre é o seguinte: Quando a empresa tem um ciclo financeiro negativo (CF < 0) o prazo para pagamento aos fornecedores é maior do que o prazo que a empresa leva para estocar e receber dos clientes os valores do produto.


    Quando ela tem uma necessidade de capital de giro negativa a empresa encontra-se em uma situação confortável por que não vai necessitar de empréstimos para financiar sua atividade operacional. Em suma, a sua atividade operacional é auto sustentável financeiramente.


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!



  • Gabarito letra "d"


ID
1570363
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo ROSS, em relação ao valor presente líquido e ao orçamento de capital, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei que a B fosse Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

  • CCl= AC - PC

    Liquidez Corrente= AC/PC

    Gab: B


ID
1608607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa apresentou os indicadores a seguir.


• Liquidez imediata = 0,2.

• Liquidez corrente = 1,2.

• Liquidez geral = 1,12.

• Capital circulante líquido = R$ 15.000,00.

• Retorno sobre investimentos = 20%.

• Giro do ativo = 2,5 vezes.

• Ativo operacional médio (investimento) = R$ 200.000,00.


Com base nessas informações, julgue o item subsequente.


O valor dos ativos não circulantes, após terem sido deduzidos bens e direitos de caráter permanente, superou em mais de 20% o valor dos capitais de terceiros não circulantes.


Alternativas
Comentários

  • Utilizar fórmulas da LC e Capital Circulante Líquido para encontrar os valores do AC e PC:


    LC = AC/PC =1,12 E AC - PC = 15000 --> PC = 75000 ; AC=84000


    Utilizar a fórmula da Liquidez Geral para encontrar a relação entre ativos circulantes de deduzidos de permanentes (que é o ativo realizável a longo prazo) e o passivo não circulante:


    LG = AC + ARLP / (PC +PNC) --> 1,12 = 84000 + ARLP / (75000 +PNC) --> ARLP = 1,12PNC


    Portanto o valor superou em 12%. Gabrito ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Questão bem tradicional de Análise Contábil, que tem caído menos em prova, mas ainda podemos nos deparar com esse “tipo” por aí. A banca te fornece vários dados, mas você só vai precisar de alguns deles para efetivamente resolver a questão. Se você tem conhecimento dos índices, a questão se torna mais de matemática básica do que de conhecimento contábil propriamente dito.

    Uma dica para iniciar essa questão é observar e traduzir o que a banca afirma: “O valor dos ativos não circulantes, após terem sido deduzidos bens e direitos de caráter permanente, superou em mais de 20% o valor dos capitais de terceiros não circulantes.” Traduzindo:

    ·     ativos não circulantes, após deduzidos bens e direitos de caráter permanente: isso equivale ao ativo realizável a longo prazo (ARLP), como se pode perceber na figura abaixo: 

    ·    capitais de terceiros não circulantes: capitais de terceiros é o passivo exigível, ou seja, as fontes alheias de recursos. Se são não circulantes, estamos falando do passivo não circulante (PñC).

    Ou seja, a questão afirma que: 

    Passada a primeira etapa, aconselho você a buscar quais dos índices dados pela banca vão servir para tentar chegar nessa afirmação da questão e verificar se ela é correta ou não. Assim, vemos que o indicador que inclui tanto o ARLP quanto o PñC é o índice de liquidez geral:

    O objetivo agora é de chegar o mais próximo possível da relação entre ARLP e PñC. Usando a liquidez corrente para verificarmos a relação entre AC e PC, temos:

    Substituindo (2) em (1), temos:

    Dessa relação se conclui (sem fazer mais cálculos) que é equivocada a afirmação de que o ARLP supera o PñC em mais de 20%, uma vez que a situação limítrofe seria quando o PC fosse igual a zero, resultando em um ARLP superior ao PñC em 12%: ( )

    Mesmo com esses atalhos, eu considero a questão um pouco trabalhosa, que vai te demandar um tempo maior que a média das questões para resolvê-la. Nessa situação, aconselho a deixar para o final da prova! Lembre sempre: passa em concurso (até nos melhores) o candidato que acerta as questões fáceis, e não aquele que erra as difíceis! Então, garanta primeiro as questões de menor nível de dificuldade, as mais “rápidas”, para depois “gastar energia” com as mais trabalhosas (nem sempre são as mais difíceis). As questões de mais rápida resolução e de nível mais fácil valem a mesma pontuação das mais trabalhosas e das mais difíceis!!!!!

  • Dava pra acertar assim:

    LC = 1,2

    LG = 1,12

    Logo, com a inclusão de ARLP e PñC a proporção que era de 20% diminuiu. Destarte, ARLP/PñC < 1,2.

    Gabarito: ERRADO


ID
1608610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa apresentou os indicadores a seguir.


• Liquidez imediata = 0,2.

• Liquidez corrente = 1,2.

• Liquidez geral = 1,12.

• Capital circulante líquido = R$ 15.000,00.

• Retorno sobre investimentos = 20%.

• Giro do ativo = 2,5 vezes.

• Ativo operacional médio (investimento) = R$ 200.000,00.


Com base nessas informações, julgue o item subsequente.


O lucro operacional líquido da empresa foi superior a R$ 50.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Retorno sobre investimento = Lucro Operacional Líquido / Ativo Operacional Médio (investimento)

    LOL / 200.000 = 20%

    LOL = 40.000


    Gab. E


ID
1608613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa apresentou os indicadores a seguir.


• Liquidez imediata = 0,2.

• Liquidez corrente = 1,2.

• Liquidez geral = 1,12.

• Capital circulante líquido = R$ 15.000,00.

• Retorno sobre investimentos = 20%.

• Giro do ativo = 2,5 vezes.

• Ativo operacional médio (investimento) = R$ 200.000,00.

Com base nessas informações, julgue o item subsequente.


As vendas do exercício superaram R$ 400.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Giro do Ativo = Vendas / Ativo Operacional Médio

    Vendas / 200.000 = 2,5

    Vendas = 500.000


    GAB. C
  • Raíssa, esse giro do ativo é o giro do ativo total? Porque gitman mostra que o GAT= Vendas/Ativo Total

    Na minha resposta deu vendas: 725000

  • Giro do Ativo Operacional = Vendas Líquidas / Ativo Operacional

    GAO = VL / AO

    A questão não diferenciou giro do ativo total de giro do ativo operacional, então vamos considerar que o giro do ativo que é 2,5 se refere ao giro do ativo operacional

    2,5 = VL / 200.000

    2,5 x 200.000 = VL

    500.000 = VL


ID
1608616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa apresentou os indicadores a seguir.


• Liquidez imediata = 0,2.

• Liquidez corrente = 1,2.

• Liquidez geral = 1,12.

• Capital circulante líquido = R$ 15.000,00.

• Retorno sobre investimentos = 20%.

• Giro do ativo = 2,5 vezes.

• Ativo operacional médio (investimento) = R$ 200.000,00.




Com base nessas informações, julgue o  item subsequente.



O valor dos ativos de caráter permanente foi menor que o valor do patrimônio líquido.


Alternativas
Comentários
  • Alguém?

  • Tebayo?

  • A melhor forma de resolver esta questão é desenhando o Balanço Patrimonial, representando visualmente o que os índices de Liquidez Corrrente e Liquidez Geral nos informam. Desssa maneira, fica bem direto a visualização da resposta.

  • O que o José Eduardo quis dizer foi que:

    No BP, temos que Ativo = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido. Logo:

    AC + ARLP + ANC = PC + PNC + PL

    Temos que:

    LC = AC/PC = 1,2;

    CCL (AC-PC; ou PNC+PL-ANC) = 15.000;

    LG = (AC+ARLP)/(PC+PNC) = 1,12

    Com LC e CCL, descobrimos que:

    AC = 90.000

    PC = 75.000

    Desenhando LG, 90.000+ALRP tem que ser 1,12x 75.000+PNC. Ou seja: o que sobrou no BP foi que o ANC é menor que o PL.

    Tenho uma observação sobre esse raciocínio:

    ANC, pela estrutura da época da prova, já considerava o ARLP, e não tinha mais o conceito do ativo permanente (que desconsiderava o ARLP), pedido na questão. Com isso, se usar o ativo permanente, faria todo o sentido ser menor. Mas se fosse usado o conceito mais atual, do ANC, o ARLP entraria na conta "permanente", e invalidaria o item.

    Gab.: Certo

  • LG =AC+RLP/P = 1,12, portanto: AC + RLP = 1,12*P

    PL = A - P

    PL = (AC+ANC) - P

    PL = (AC + RLP + PERMANENTE) - P

    PL = 1,12P + PERMANENTE - P

    PL = PERMANENTE + 0,12P

    ASSERTIVA: "O valor dos ativos de caráter permanente foi menor que o valor do patrimônio líquido."

    Certo, pq o PL = permanente + parte do passivo (os 12%)


ID
1608619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Determinada empresa apresentou os indicadores a seguir.


• Liquidez imediata = 0,2.

• Liquidez corrente = 1,2.

• Liquidez geral = 1,12.

• Capital circulante líquido = R$ 15.000,00.

• Retorno sobre investimentos = 20%.

• Giro do ativo = 2,5 vezes.

• Ativo operacional médio (investimento) = R$ 200.000,00.


Com base nessas informações, julgue o item subsequente.


O disponível da empresa foi inferior a R$ 20.000,00.

Alternativas
Comentários
  • CCL = AC - PC = 15.0000

    Logo, AC = 15.000 + PC


    Liquidez corrente: (15.000 + PC) /  PC = 1,2

    Logo, PC = 75.000


    Liquidez imediata: Disponível / PC

    Logo, Disponível / 75.000 = 0,2

    Disponível = 15.000


    GAB. C

  • Raíssa, como que considerastes o PC de 1,2  se este valor é o resultado da Liquidez Corrente (AC/PC)?

    Obrigado

  • Andre sehn ela colocou na fórmula:  (15.000 + PC) dividido por PC É IGUAL A 1,2

    15000+PC=1,2PC

    15000=1,2PC-PC 

    15000=0,2PC

    15000/0,2=PC

    PC=75000

    BONS ESTUDOS!

     

  • AC-PC=CCL :>AC-PC=15000

    LC=AC/PC :> AC=1,2PC

    1,2PC-PC=15000

    PC= 75000

    ILI=Disp/PC

    0,2=Disp/75000 :> Disp= 75000 x 0,2= 15000 , ou seja, menor que 20000.


ID
1623997
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação ao capital de giro líquido, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    Ele refere-se a um indicador de liquidez e não de rentabilidade da empresa.

ID
1643539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


O ciclo operacional da empresa pode ser definido como as suas fases de funcionamento, que vão desde a aquisição de materiais para a produção até o recebimento das vendas efetuadas. Quanto mais longo se apresentar o ciclo operacional, menor será a necessidade de investimento em giro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    Contrário, quanto mais longo o ciclo operacional, maior será a necessidade de investimento em giro.
  • Se o ciclo operacional é maior, o retorno demorará mais. Ou seja, a empresa precisará de maior quantidade capital de giro para se manter enquanto aguarda fim do ciclo operacional.

  • Gabarito ERRADO

    o ciclo operacional de uma empresa é equivalente ao tempo empregado para a aquisição de matérias- primas ou de mercadorias até o momento do recebimento da venda. Assim, estas variáveis configuram-se como fases operacionais da empresa que perfazem desde o momento da aquisição de insumos para o processo produtivo, sua produção de fato até o recebimento das vendas auferidas.


    Logo, quanto maior este período, maior será a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa


    bons estudos

  • Então... O comando forneceu o conceito de Ciclo Operacional. Quanto mais longo for esse ciclo, MAIOR também será a necessidade de investimento em capital de giro. Maior robustez de capital de giro é exigida da empresa, ou seja, maior a NCG. A empresa precisa "segurar as pontas" entre o início e o fim. Quanto mais ela demora pra receber, mais dinheiro vai precisar investir para manter o ciclo funcionando.

    Logo, errada a assertiva.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    De fato, o ciclo operacional – CO de uma empresa é o tempo decorrido desde o momento em que ela realiza suas compras de mercadorias junto aos fornecedores até o instante em que recebe o valor das vendas de seus clientes.

    Todavia, a banca se equivoca quando afirma que menor será a necessidade de investimento em giro, quanto mais longo se apresentar o ciclo operacional.

    Você já sabe que o capital de giro é o montante de recursos necessário à manutenção das atividades operacionais da empresa, enquanto não ocorre o recebimento das vendas. Sabe também que, quanto maior o ciclo financeiro da empresa, maior será a sua necessidade de capital de giro – NCG, que é o montante de recursos necessários para se manter o giro dos negócios, enquanto a firma não recebe recursos de suas fontes operacionais, no caso, as vendas.

    A necessidade de capital de giro de uma empresa durante os ciclos financeiro e operacional ocorre porque, durante esse período, a empresa continua a ter de cumprir outras obrigações, como pagamento de salários, impostos etc.

    Assim, enquanto não ocorre o recebimento de clientes, essas dívidas terão que ser honradas, seja pelo uso de recursos operacionais de terceiros, durante o prazo médio de pagamento de compras (PMPC), seja pelo uso de recursos operacionais próprios, durante o ciclo financeiro.

    Conclusão: mantido o PMPC inalterado, quanto maior o ciclo operacional, maior o ciclo financeiro e, consequentemente, maior a necessidade de capital de giro (NCG).


ID
1643542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Segundo a doutrina, para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes:

    Cíclicas → relacionadas com o nível de atividade da empresa, caso a empresa produza mais ou menos essa variação terá impacto direto nessas contas, tipicamente operacionais.


    Permanentes (não cíclicas)
    → são as contas de longo prazo voltadas à estratégia da empresa. Nesse sentido, o nível de produção atual pode não ter vínculo algum com essas contas.


    Contas financeiras (erráticas)
    → são as contas ligadas a decisões financeiras, as quais não guardam relação com a estratégia ou nível de atividade da empresa.


    Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional


    bons estudos
  • Marquei errado por achar que os recursos permanentes (longo prazo) NÃO financia o GIRO

  • PRAZOS operacionais, até onde consigo enchergar, são calculados nos índices de rotação utilizando contas de resultado (DRE).

    Agradeceria se alguém pudesse esclarecer COMO obtemos algum tipo de prazo calculando apenas as contas patrimoniais. 

     

    Obrigado!

  • Os Recursos Permanentes financiam o Giro, quando os investimentos são acobertados pelo Financiamentos de Longo Prazo. Perceba que nesse processo, a empresa tem ativos permanentes gerando caixa (giro) e os desembolsos (pagtos do financiamento) ocorrerão de maneira lenta. Sendo assim, o giro da empresa está sendo financiado diretamente pelos recursos/investimentos permanentes e indiretamente pelo financiamento (fonte permanente)

  • Este conteúdo não estaria fora do escopo do edital do concurso??

  • Esse cíclicos me pegou.

     

    Valeu Renato.

  • A primeira parte do comando da questão, acertadamente, diz que, para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Vejamos os conceitos:

    Cíclicas - contas relacionadas com o nível de atividade da empresa, caso a empresa produza mais ou menos essa variação terá impacto direto nessas contas, tipicamente operacionais. 
    Permanentes - ou "não cíclicas", são contas de longo prazo voltadas à estratégia da empresa. Nesse sentido, o nível de produção atual pode não ter vínculo algum com essas contas. 
    Financeiras - são as contas ligadas a decisões financeiras, as quais não guardam relação com a estratégia ou nível de atividade da empresa. 
    Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados:

    1. os prazos operacionais - A análise dos recursos investidos no giro das operações de uma empresa envolve o calculo dos prazos médios de renovação dos estoques, de cobrança das duplicatas a receber e de pagamento das compras de materiais de produção e/ou de mercadorias para revenda.

    2. o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro - O capital de giro corresponde aos recursos aplicados pelo ativo circulante (AC) e esses recursos são constituídos pelo passivo circulante (PC) e pelo capital circulante e pelo capital circulante liquido (CCL). O CCL representa a parcela dos recursos permanentes aplicadas no giro das operações. Em outras palavras, o CCL é o excedente do total dos passivos não circulantes em relação aos ativos não circulantes.

    3. as necessidades de investimento operacional - as contas cíclicas do ativo e passivo que determinam o NGG (ou IOG) estão ligadas as operações da empresa. A diferença entre os valores cíclicos é conhecida por necessidade de capital de giro (NGG) ou por investimento operacional em giro (IOG).

    Gabarito: CERTO.


ID
1643545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


O montante de recursos de longo prazo necessário para financiar a atividade de uma empresa pode ser calculado pela soma da necessidade de investimento em giro com o ativo permanente, índice que também é conhecido como necessidade total de financiamento permanente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Segundo a doutrina, a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa, representando o volume de recursos mínimo do passivo permanente (entendido como o passivo exigível a longo prazo + patrimônio líquido) que a empresa deve manter com o objetivo de lastrear seus investimentos em giro e fixo e estabelecer seu equilíbrio financeiro. Conforme Assaf Neto1, a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) de uma empresa pode ser medida pela soma da necessidade de investimento em capital de giro (ou necessidade de capital de giro) com o investimento permanente (ativo permanente propriamente dito mais o realizável a longo prazo).

    Cabe destacar que essa nomenclatura de ativo permanente e passivo permanente é assim adotada pela doutrina, para fins de análise docapital de giro.


    bons estudos

  • Não há o que se acrescentar ao comando da questão. Esse é o conceito da doutrina para a Necessidade Total de Financiamento Permanente.

    Assim, 

    NTFP  =  NCG  +  Ativo Permanente

    Gabarito: CERTO.
  • Existe, ainda, o conceito de necessidade total de financiamento permanente –NTFP, que denota o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a sua atividade, ou seja, é a quantidade mínima de passivo permanente (passivo não circulante + patrimônio líquido) que a empresa deve manter visando lastrear seus investimentos em giro e fixo, e estabelecer seu equilíbrio financeiro.

    NTFP = NCG + Ativo Permanente

    Fonte: GranCursos (Daniel Negreiros)

  • Certo.

    Lembrando que:

    NTFP = NCG + Ativo Permanente

    ST = Passivo Permanente - NTFP

    ST: saldo em tesouraria

    NCG: necessidade de capital de giro.

    Qualquer erro, por favor, avisar.

  • Essa questão é fantástica para estudo. Ela fala sobre a NTFP. Considerando que NTFP é o PNC + PL, o que sobra do BP seriam o ANC + AC + PC. Ou seja, é exatamente o que a questão disse.


ID
1643548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Segundo a doutrina, a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa, representando o volume de recursos mínimo do passivo permanente (entendido como o passivo exigível a longo prazo + patrimônio líquido) que a empresa deve manter com o objetivo de lastrear seus investimentos em giro e fixo e estabelecer seu equilíbrio financeiro.

    Essa NTFP deve ser coberta basicamente por passivos permanentes, constituídos das exigibilidades de longo prazo e patrimônio líquido, para que se estabeleça um equilíbrio financeiro. Assim, surgir duas situações:


    1ª) PP > NTFP

    Quando o passivo permanente superar a necessidade total de financiamento permanente (NTFP), a diferença encontra–se alocada nos ativos financeiros, que incrementam o saldo disponível, ou seja, há sobras de recursos financeiros disponíveis para aplicações diversas

    2ª) PP < NTFP

    Quando a NTFP for maior que os passivos permanentes, o saldo disponível será negativo, indicando que a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com fundos vencíveis no curto prazo, denotando maior dependência financeira pela renovação destas dívidas


    bons estudos

  • Valeu, Renato! mandou bem como sempre.

  • Vamos dividir a questão em duas partes pra facilitar sua análise, compreensão e resolução:

    "Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro."
    O conceito de NTFP está correto. A NTFP indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa. Passivo permanente é a soma do passivo exigível a longo prazo com o patrimônio líquido.

    "Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos."
    Aqui está o erro da questão. O PP > NTFP indica sobra de recursos financeiros disponíveis para aplicações diversas. Ou seja, não há indicativo algum de dificuldade financeira.

    Por outro lado, o PP < NTFP aponta para um saldo disponível negativo, indicando que a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com fundos vencíveis no curto prazo, o que significa maior dependência financeira pela renovação destas dívidas.

    Assim, a segunda parte invalida a questão.

    Gabarito: ERRADO.
  • Pensei da seguinte forma:

    Passivo permanente (PP) é a soma do PNC + PL

    Quando vc tem mais PP do que a necessidade de financiamento da empresa (NTFP), significa que vc está com a saúde financeira boa. Pode investir. Se a necessidade de financiamento fosse maior que o PP, significaria que a empresa estaria precisando de mais $$.

  • Da equação fundamental da Contabilidade, tem-se:

    AC + ANC = PC + PNC + PL

    Como ANC = AP, então:

    CCL + AP = PNC + PL

    Mas PNC + PL = PP e CCL = AC - PC = ST + NCG, então:

    ST + NCG + AP = PP

    Mas NCG + AP = NTFP, então:

    ST + NTFP = PP

    ST = PP - NTFP

    Se PP > NTFP, então ST > 0, significando que a entidade tem dinheiro em caixa.


ID
1643551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Quando uma empresa apresenta, por vários exercícios seguidos, crescimento da necessidade de investimento em giro superior ao do capital circulante líquido, ela convive com o denominado efeito tesoura, que é identificado por um crescente saldo de disponível negativo. Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Efeito Tesoura → Segundo a doutrina, o Efeito Tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o capital de giro (ou capital circulante líquido) no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro (NCG) (ou necessidade de investimento em giro). Quando ocorre um descompasso entre a evolução das fontes disponíveis de longo prazo e as aplicações que precisam ser financiadas (NCG), o saldo de tesouraria (ST) se torna crescentemente negativo, evidenciando uma dependência cada vez mais acentuada dos recursos de curto prazo para o financiamento das atividades da empresa.


    Esse efeito pode ocorrer por várias razões, como overtrade, desvio de recursos do giro para imobilizações e inflação.


    Overtrade
    → significa o ato de fazer negócios superiores aos recursos financeiros. Do ponto de vista financeiro, overtrade indica que uma empresa vem efetuando grande volume de negócios, sem dispor de recursos adequados e suficientes para financiar suas necessidades de capital de giro.


    Inflação
    → dependendo da estrutura de cada empresa em relação a seu ciclo financeiro, a inflação pode levar uma empresa à situação de overtrade.


    bons estudos

  • O Efeito tesoura acontece quando a empresa não consegue aumentar o Capital de Giro no mesmo ritmo de aumento da Necessidade de Capital de Giro. Desta forma, ocorre aumento do risco financeiro, devido ao crescimento significativo e continuado do saldo negativo de tesouraria.

    Diversos fatores podem ocasionar o desenvolvimento do Efeito Tesoura. Todos os três citados no comando da questão estão entre eles. Vejamos:

    - Overtrade - em poucas palavras, é a empresa operar em um estado financeiro além de sua capacidade. Por exemplo, quando há aumento excessivo de vendas, e o empresário tenta operar acima das reais possibilidades da empresa;

    - Desvio de recursos do giro para imobilizações - há obviamente um diminuição do CDG, o que compromete a saúde financeira da empresa;

    - Inflação - a inflação elevada causa o aumento expressivo da NCG quase que automaticamente.

    Gabarito: CERTO.

  • Essa questão foi retirada pelo Cespe da literalidade do conteúdo do livro: Análise de Risco e Crédito, dos autores José Luís de Castro Neto e Renata Sena Gomes Sérgio, Ed. IESDE Brasil S.A., Curitiba, 2009 (pág. 151).

    No período em que o crescimento da NCG supera continuamente o crescimento do CCL, tornando o ST cada vez mais negativo, a entidade passa a sofrer o chamado efeito tesoura. Com um saldo de tesouraria insuficiente, a entidade precisará tomar recursos a curto prazo no sistema financeiro, geralmente com altas taxas de juros, fazendo as despesas financeiras crescerem além do suportável, comprometendo a organização. O CCL, que representa as fontes de recursos de longo prazo, já não será suficiente para financiar as atividades, e a entidade utilizará recursos alheios de curto prazo para se manter operando até a situação operacional melhorar (ou até a empresa quebrar)

    Isso acontece, entre outros motivos, quando uma empresa expande demasiadamente suas vendas, sem que o capital de giro disponível cresça na mesma proporção, e então esse crescimento operacional faz com que a NCG também aumente. Se não houver o suporte suficiente de capital para a manutenção desse novo patamar operacional, o crescimento exagerado poderá deixar a empresa em dificuldades financeiras, caracterizando o chamado overtrading, que é de fato um dos agentes causadores do efeito tesoura.

    Da mesma forma, quando a empresa desvia recursos do giro para imobilizações, ela compromete sua liquidez (seu saldo em tesouraria), o que fatalmente irá aumentar sua NCG proporcionalmente ao CCL (veja que, a grosso modo, a empresa mantém a NCG (ACO e PCO constantes) e diminui o CCL (porque seu ACF foi “transformado” em ativo permanente). Isso também é uma forma de “tentar crescer sem sustentação”, o que leva ao efeito tesoura.

    A inflação também pode causar o fenômeno do overtrading, pois, ao promover maior demanda por bens como forma de resguardar o consumidor de aumento de preços, a empresa pode ser levada, para não perder participação de mercado, a expandir sua atividade acima de sua capacidade financeira.

    Os aumentos consecutivos dos preços em geral costumam encobrir essa situação de overtrading. Todavia, quando a economia parte para uma situação de maior estabilidade nos índices gerais de preços, as consequências de um crescimento sem sustentação financeira surgem mais nitidamente, determinando problemas de lucratividade, inadimplência e estoques volumosos.


ID
1668586
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Cia. Alfa obteve, em 01/12/2014, um empréstimo bancário para financiar seu capital de giro. O valor do empréstimo obtido foi R$ 3.000.000,00, para pagamento integral (principal e juros) em 01/02/2015, e a taxa de juros compostos contratada foi 10% ao mês. Os custos de transação pagos, em 01/12/2014, para a obtenção deste empréstimo foram R$ 100.000,00. Em 01/12/2014, ao reconhecer este empréstimo, a Cia. Alfa aumentou o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lançamento da obtenção do empréstimo:

    D - Caixa                                      2900 (Ativo)
    D - custos de transação pagos    100 (Retificador do passivo - empréstimo)
    C - Empréstimos                        3000 (passivo)

    bons estudos

  • CPC 08 - Custos de Transação e Prêmio na emissão de títulos e valores mobiliários


    Contabilização da captação de recursos de terceiros 


    11. O registro do montante inicial dos recursos captados de terceiros, classificáveis no passivo exigível, deve corresponder ao seu valor justo líquido dos custos de transação diretamente atribuíveis à emissão do passivo financeiro. 

  • No ato da contratação, em 01/12/2014, do empréstimo a entidade irá efetuar o seguinte lançamento:

    D – Caixa            R$ 2.900.000,00            (Ativo Circulante)

    D – Custos a Amortizar            R$ 100.000,00            (Retif. do Passivo Circulante)

    C – Empréstimos a Pagar         R$ 3.000.000,00            (Passivo Circulante)

    Conclui-se, portanto, que tal fato aumentou em R$ 2,9 milhões o Ativo e o Passivo total da entidade.


ID
1879150
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Analise as proposições abaixo no que se refere ao cálculo do grau de imobilização do Patrimônio Líquido.

I. Quanto maior o índice, maior é o Capital de Giro da empresa.

II. É calculado multiplicando-se a razão entre o Ativo Circulante, como numerador, e o Capital de Terceiros (como denominador), multiplicando-se o resultado por 100 (cem).

III. Indica quanto em recursos a empresa destinou ao Ativo não Circulante, em comparação com o Patrimônio Líquido.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Pelas normas atuais de Contabilidade, grau de imobilização do Patrimônio Líquido pode ser obtido da seguinte maneira:
    (ANC-RLP)/PL, ou seja, Ativo Não Circulante – Realizável a Longo prazo dividido pelo Patrimônio Líquido. Vamos às assertivas:

    I- Errado, pois é exatamente o oposto. Quanto maior for o grau de imobilização do PL, menor tende a ser o Capital de Giro da empresa.

    II - Errado, visto que, conforme explicação sabemos que esse índice é calculado pela expressão: (ANC-RLP)/PL

    III - Em nosso entendimento, cabe recurso para alteração de gabarito nessa assertiva. O índice revela o percentual do ativo destinado ao chamado “Ativo Permanente”, obtido através do Ativo Não Circulante subtraído do grupo Ativo Realizável a Longo Prazo, ou ainda, “Investimentos permanentes + Imobilizado + Intangível”. Não é a totalidade do grupo não circulante que é contemplada pelo índice.

    Gabarito Preliminar  B.
    Trocar para  E.


    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf

    bons estudos

  • Concordo com o Renato: Imob. PL = AP / PL

  • Concordo com o Renato.

    Se o Realizável a longo prazo é subtraído do Ativo não circulante, na assertiva III não pode considerá-lo no cálculo.

  • e a banca não trocou para E!! pra matar!!

  • Esse Renato é o Neo (Matrix) da Contabilidade nos Concursos... Affff


ID
1885105
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O Capital de Giro é necessário para o funcionamento de uma empresa no curto prazo, que é definido como um período igual a:

Alternativas

ID
1885111
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando o Capital de Giro (CDG), a Necessidade de Capital de Giro (NCG), o Saldo de Tesouraria (T) e o Indicador de Liquidez (IL), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Saldo de tesouraria

    Usamos duas definições do Saldo de Tesouraria, uma por dentro e outra por fora.


    Definição “por dentro”

    O Saldo de Tesouraria (T) é obtido pela diferença entre o ativo financeiro circulante (ATIVO ERRÁTICO) e o passivo financeiro circulante (PASSIVO ERRÁTICO). Um T positivo indica que a companhia tem dinheiro suficiente para lidar com obrigações financeiras de curto prazo sem reduzir os recursos alocados no ciclo operacional.

    T = ATIVO ERRÁTICO – PASSIVO ERRÁTICO.


    Definição “por fora”

    O Saldo de Tesouraria não é somente a diferença entre ativos e passivos erráticos, mas também é a diferença entre CDG e NCG. Essa é a segunda equação fundamental

    T = CDG – NCG.


    http://www.modelo-fleuriet.com/conceitos-basico/saldo-de-tesouraria/


ID
1899919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Acerca de análise e avaliação financeira, julgue o seguinte item.

Incrementos no valor do capital de giro líquido de uma empresa aumentam o risco de insolvência técnica dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • Um aumento no capital de giro da empresa acarreta uma redução no risco de solvencia da mesma. Com mais dinheiro disponível em caixa, a empresa aumenta a sua capaciade de pagar os compromissoso. Reduz-se, portanto, a risco de insolvência.

  • Para analisarmos a questão, vamos descrever dois conceitos:

    ·         capital de giro líquido – capital necessário para financiar as operações de curto prazo da empresa, manter o funcionamento.

    ·         risco de insolvência – o risco do devedor ter prestações a cumprir superiores ao rendimentos/entradas, ou seja, risco de não conseguir pagar as obrigações.

    Assim, o aumento do capital de giro, fator positivo para empresa, pois ela tem mais dinheiro disponível para quitar as obrigações, reduz o risco de insolvência.

    Gabarito: “Errado”.


  • Capital de Giro= Ativo Circulante: O capital de giro é o montante de recursos necessário à manutenção das atividades operacionais da empresa, enquanto não ocorre o recebimento das vendas.

    Portanto, quanto maior foi o Capital de Giro Líquido, maior será a capacidade da empresa honrar suas dívidas, ou seja, menor o risco de insolvência.


ID
1952872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que se refere ao conceito e às características do capital de giro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Errado. Capital de giro líquido é também chamado de Capital circulante líquido

    B) CERTO: Conforme Sanvicente “ ...vale a pena ressaltar que os investimentos em capital de giro são muito mais divisíveis do que os efetuados em capital fixo. Isso pode ter duas consequências importantes para a administração financeira de uma empresa. A primeira delas é a possibilidade de efetuá-los em partes pequenas, na medida do surgimento das necessidades imediatas. Isso torna o investimento em ativos correntes extremamente variável, e o seu valor médio e os custos dele decorrentes podem, pois, ser minimizados” (“Administração Financeira”, Antonio Zoratto Sanvincente).

    C) Errado. O capital de giro líquido representa os ativos que são financiados por fontes de longo prazo.

    D) Errado. Se estiver classificado no Ativo Circulante, mesmo os estoques de difícil realização pertencem ao Capital de Giro.

    E) Errado. Conforme Gitman: “Espera-se que uma empresa industrial possa ganhar mais de seus ativos fixos do que de seus ativos circulantes. Os ativos fixos representam os verdadeiros ativos rentáveis da empresa”. (Princípios de Administração Financeira, Lawrence Gitman).

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/22212718/Correção-PC-PE-2016.pdf
    bons estudos

  • Antonio Zoratto Sanvicente??

     

    Como assim CESPE????

  • Não entendi, capital de giro líquido tem como fórmula Ac - Pc e a justificativa da letra c) é ser financiado por fonte de longo prazo?

  • c) O capital de giro representa os PASSIVOS que são financiados por fontes de curto prazo. GIRO = AC - PC

  • Acertei, mas depois de muito bater a cuca e ainda assim fiquei em duvida dentre duas. Essa é aquela que o examinador inventa demais,,,

  • Questão que ilustra bem o conceito de capital de giro, apesar dos contornos contábeis da questão, mais afetos ao nosso curso de ADC. Ou seja, os comentários têm uma pegada mais forte de Análise.

    O Capital de Giro (CG) ou Capital Circulante (CC) corresponde ao ativo circulante de uma empresa, como já comentei nesta aula. Contabilmente falando, é basicamente composto pelas contas de Disponível, Duplicatas a Receber e Estoques (mesmo os obsoletos, invalidando a letra D), que mantém constante movimentação, formando o que se costuma chamar de Ciclo das Operações Circulantes.

    Em sentido amplo, o capital de giro representa o valor total dos recursos demandados pela empresa, para financiar seu ciclo operacional, que engloba as necessidades circulantes identificadas desde a aquisição de mercadorias (ou matérias-primas) até a venda e o recebimento dos produtos. Ou seja, o capital de giro é representado por ativos que podem ser financiados por fontes de curto ou longo prazo, invalidando a letra C.

    Uma importante característica do capital de giro é seu grau de volatilidade, que é explicado pela curta duração de seus elementos e constante mutação dos itens circulantes com outros de natureza idêntica.

    Tipicamente, os ativos circulantes representam mais de 50% dos ativos totais das empresas. No Brasil, segundo o balanço consolidado dos últimos anos das 500 maiores empresas , a relação entre o capital de giro e o ativo total sempre foi superior a 50%. Apesar da tendência decrescente, determinada basicamente pelo aperto da liquidez verificado nesses períodos, pode-se evidenciar a importância do capital de giro como base de sustentação das operações das empresas pelo significativo nível das aplicações processadas nos itens de curto prazo. Note-se que mesmo nos momentos de maior crise conjuntural, mais da metade do total dos ativos empresariais está refletida em investimentos circulantes.

    Para elucidar o que foi afirmado na letra E, comparando-se o capital de giro com o ativo fixo (permanente) de uma empresa, podem ser observadas duas outras importantes características:

    i. A primeira refere-se à baixa rentabilidade produzida pelos investimentos em itens circulantes (invalida a letra E).

    ii. A segunda característica refere-se à divisibilidade dos elementos circulantes, que se apresenta bem superior à dos ativos fixos, tornando certa a letra B.

    Em linha do que acabo de explanar, a abordagem do Capital Circulante Líquido (que é sinônimo de Capital de Giro Líquido, invalidando a letra A), que é feita a partir da relação entre financiamentos e investimentos de uma empresa, demonstra que essa fatia representa exatamente o excedente dos recursos permanentes (a longo prazo), próprios ou de terceiros, alocados pela empresa, em relação ao montante também aplicado a longo prazo.

    Para facilitar o entendimento, vou fazer um desenho do balanço patrimonial básico, com as linhas de “quem está financiando quem” :

    Sabemos que o CCL = AC – PC. Ainda, pensando nessa estrutura de financiamento, podemos identificar o CCL como na figura a seguir:

    Assim, podemos concluir que o Capital Circulante Líquido é a parcela da Ativo Circulante (capital de giro) que é financiada pelos recursos que não são circulantes (chamados de recursos não correntes, que podem ser compostos por PñC, PL ou pelos dois, como é o caso). Ou seja, o CCL é a diferença entre os recursos não correntes e o ativo não circulante (o enunciado chama o AñC de “montante aplicado a longo prazo”, que é a mesma coisa. Veja a figura abaixo:

    Gabarito: Letra B.


ID
1987789
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O giro do ativo total indica a eficiência com a qual a empresa usa todos os seus ativos para gerar vendas. O giro do ativo total é calculado dividindo-se as vendas pelos ativos totais. Supondo-se que a empresa Conecte tenha tido vendas de R$ 3.074.000,00 em 2009 e no mesmo ano tenha um ativo total de R$ 3.597.000, identifique o valor do giro do ativo total da Conecte, neste ano.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    Vendas: 3.074.000,00

    Ativo total: 3.597.000,00

     

    Giro do ativo total = 3.074 / 3.597=  0,85


ID
2013844
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No balanço patrimonial, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise d a _______________ da companhia. Preencha a lacuna com a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    De acordo com o art. 178, da Lei nº 6.404/76, "no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da Companhia"

    bons estudos

  • BP - situação financeira

    DRE - situação econômica


ID
2126317
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O capital de giro líquido consiste na diferença positiva existente entre o ativo circulante e o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    O capital circulante líquido (CCL), também chamado de capital de giro líquido (CGL) é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.
    CCL = AC - PC
    O ativo circulante (AC) representa os recursos disponíveis de curto prazo, como por exemplo. caixa, bancos, aplicações financeiras, duplicatas a receber, mercadorias, etc.
    O passivo circulante (PC) representa os financiamentos de curto prazo, como por exemplo, fornecedores, impostos a pagar, empréstimos, financiamentos, etc.

    O capital circulante líquido pode ser positivo ou negativo. Quando o ativo circulante for maior que o passivo circulante, tem-se o capital circulante líquido positivo e nesse caso a entidade apresenta um superávit de capital de giro.

    Quando o ativo circulante for menor que o passivo circulante, tem-se o capital circulante líquido negativo ou emprestado, pois a empresa está operando com o capital circulante de terceiros, obtido por meio de empréstimos, financiamentos, etc. Portanto, nesse caso a entidade apresenta um déficit de capital de giro, pois uma parte do seu ativo circulante está sendo financiada com passivos de curto prazo, configurando uma situação de risco.

    bons estudos

  • Amigo, aplicação é diferente de aplicabilidade!


ID
2161078
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A projeção das necessidades de capital de giro operacional líquido de um projeto de investimento ou de uma empresa deve ser levada em consideração no cálculo do valor presente dos fluxos de caixa livres projetados em análise. Dessa maneira, quando for observada, de um ano para outro, uma variação do capital de giro operacional líquido:

Alternativas

ID
2161090
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa apresentou em seus últimos relatórios contábeis um gasto de depreciação anual constante de R$ 200 milhões nos últimos cinco anos e que deverá permanecer constante caso não haja novos investimentos ou desinvestimentos. Durante esse mesmo período, a empresa investiu anualmente em ativos imobilizados esse mesmo valor, e seu “Giro de Ativos Imobilizados” anual permaneceu constante e igual a 2 (dois). Considerando que esse histórico é bastante confiável para projeções futuras, que o Ativo Total Médio da empresa está constante nos últimos cinco anos no valor de R$ 1 bilhão, e que tal “Giro de Ativos” histórico é uma boa estimativa para prever a Receita de Vendas que deve ser gerada imediatamente pela empresa para cada unidade monetária investida em ativos imobilizados; se a empresa deseja aumentar em 10% sua receita de vendas para o próximo ano, ela deverá planejar um investimento, em milhões de reais, para novos Ativos Imobilizados no próximo ano, no valor de:

Alternativas
Comentários
  • Giro do Ativo = GA

    Vendas líquidas = VL = 1000 (mi)

    Ativo médio = Am

    Com GA = VL/Am : 2 = VL/ 1000, logo tem-se VL = 2000

    Questão diz q a empresa quer aumentar VL em 10%, logo: VL' = 2200, então:

    GA = VL' / Am'

    2 = 2200 / Am'

    Am' = 1100

    Investimento para crescer VL em 10% será = (Am' - Am) + depreciação média = (1100 - 1000) + 200 = 300

    Gabarito C


ID
2161093
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um supermercado contratou uma consultoria empresarial para avaliar seu ciclo financeiro e propor medidas gerenciais que alterassem o ciclo atual. Após seis meses de trabalho, o cálculo desse ciclo deixou de resultar em um número positivo para resultar em um número negativo, mesmo a empresa não tendo apresentado mudanças nos níveis de atividade operacional, como por exemplo na receita de vendas. Dessa maneira, é correto afirmar que a consultoria:

Alternativas
Comentários
  • C.F: Ciclo Financeiro

    PMRE: Prazo Médio de Rotação de Estoques

    PMRV: Prazo Médio de Recebimento de Vendas

    PMPF: Prazo Médio de Pagamento de Fornecedores

     

    CF = PMRE + PMRV - PMPF

     

    A questão informa que o valor passou a ser Negativo, isso significa que o PMPF foi dilatado, o que é benéfico para o caixa da empresa.

  • OPÇÃO D 

  • NCG = PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTOS - PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTOS

    CF = CO - PMP

    CF = NEGATIVO. O PMP É MAIOR QUE O CICLO OPERACIONAL

    CICLO OPERACIONAL = PME + PMRV


ID
2161099
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao avaliar um projeto de investimento, por simplificação, muitas vezes os analistas consideram um investimento em capital de giro no início do projeto e sua recuperação nominal ao final. Dessa maneira, a premissa utilizada é a de que o capital de giro investido:

Alternativas

ID
2196847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Referente à administração do capital de giro hospitalar, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D) 

    Desse modo, quando o estoque da organização indicar 650 unidades, está no momento de ser feito um novo pedido. Tranquilo, não é mesmo?
    Outro indicador muito cobrado é o do giro de estoque, o qual dá uma noção de quantas vezes ao ano o estoque foi reposto. Assim, quanto maior for esse dado, maior foi a eficiência financeira, pois vendemos mais vezes com o mesmo investimento.

    Veja um caso prático. A empresa consumiu 1200 unidades durante o ano, e o estoque médio foi de 220 unidades. Assim, o giro de estoque foi:

    Ou seja, o estoque “girou” cerca de 5,45 vezes durante o ano.
     

    FONTE: RENNÓ (2013)


ID
2202838
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o capital circulante que corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes que se transformam dentro do ciclo operacional.

Alternativas

ID
2255791
Banca
FGV
Órgão
CODEMIG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A projeção do capital de giro operacional líquido de um projeto de investimento ou de uma empresa deve ser levada em consideração no cálculo do valor presente dos fluxos de caixa livres projetados em análise. Dessa maneira, quando for observada uma variação anual do capital de giro operacional líquido:

Alternativas
Comentários
  • Fluxo de Caixa Livre:

    Montante de recursos que pode ser extraído da empresa sem que seu valor seja reduzido. É o rendimento mensal ou anual que a empresa pode fornecer continuada e naturalmente aos provedores de seu capital.

    Cálculo do FCL:

    Lucro Opeacional Líquido do IR

    (+) Despesas não desembolsáveis

    (-) Investimentos em Capital Fixo

    (-) Variações de Capital de Giro

    _____________________________

    (=) Fluxo de Caixa Livre

     

     

  • Pensei assim: Variações no CGL,

    se negativa: indica aumento das fontes de recursos (passivo > ativo): o valor presente em análise será impactado positivamente (adiciona ao VPL);

    se positiva: indica aumento das aplicações ou investimentos (ativo > passivo): o valor presente em análise será impactado negativamente (desconta do VPL); 


ID
2308927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a análise econômico-financeira e seus indicadores típicos, julgue o item a seguir.

Uma empresa que, ao investir R$ 2 milhões em determinado empreendimento, obtenha receitas de R$ 7 milhões e um lucro antes do imposto de renda e da contribuição sobre o lucro líquido de R$ 350.000 obterá um giro do ativo inferior a 4 e um retorno sobre seu investimento superior a 3 vezes a sua rentabilidade em vendas.

Alternativas
Comentários
  • INVEST.=ATIVO=2.000.000

     

    VENDAS..............................7.000.000

    (-) CUSTOS/DESP................6.650.000

    (=) LUCRO OPERACIONAL...350.000

     

    1) GIRO DO ATIVO=VENDAS/INVEST.=7.000.000/2.000.000=3,5

     

    2) ROI=L. OPERAC./INVEST.=350.000/2.000.000=17,5%

     

    3) MARGEM LÍQ.=L. OPERAC./VENDAS=350.000/7.000.000=5%

     

    4) RETORNO AT. S/ RENTAB.=ROI/MARGEM LÍQ.=17,5%/5%=3.5

     

    GAB. C

  • → Gabarito "CERTO"

    Questão é sobre Análise das Demonstrações contábeis


    Giro do ativo = Receita Operacional Bruta / Ativo Total

    Retorno sobre o investimento (ROI). ROI= LL / (AC + ANC)

    *Margem Líquida = Resultado Líquido / Receita Operacional Líquida.

     

    Acho que a grande dificuldade da questão foi em saber que Rentabilidade em vendas é a mesma coisa que Margem líquida. E como saber qual é a rentabilidade das vendas? LL / Vendas, margem líquida.

     

     

    Conceitos

     

    Giro do ativo = Receita Operacional Bruta / Ativo Total

     

     “Indica qual a geração de receitas sobre cada R$ do ativo. Quanto maior o índice, maior a capacidade de geração de receitas, indicando um bom desempenho de vendas e/ou uma boa administração dos ativos.” (http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/contger_analisedebalanco.htm)

    (Alguns autores utilizam a fórmula abaixo para calcular o Giro do Ativo. Vendas Líquidas/Ativo Médio)

     

    “Retorno sobre Investimento (ROI) – 
    Do inglês Return on investmenttambém conhecido como taxa de retorno, indica o lucro que a empresa propicia em relação aos investimentos. Ou seja, é a relação entre a quantidade de dinheiro investido em uma empresa e a quantidade de dinheiro ganho. O ROI determina o retorno lucrativo (ou não) que uma determinada empresa pode gerar. ROI= LL / (AC + ANC)

    ROI = Retorno sobre Investimento

    LL = Lucro líquido

    AC = Ativo Circulante

    ANC = Ativo Não Circulante
    ”(http://contadores.cnt.br/noticias/tecnicas/2016/05/04/os-principais-indicadores-de-investimento-da-analise-financeira.html)”

     

    “Rentabilidade sobre Vendas” (MARGEM LÍQUIDA)

    MARGEM LÍQUIDA = Resultado Líquido / Resultado Operacional Líquido. Ou LL / Vendas.

    Utiliza-se este índice para avaliar a performance de resultado (lucro ou prejuízo) sobre a receita. Obviamente, quanto maior o índice (se positivo), melhor a margem.

     

    Resolvendo a questão, temos:
     

    Cálculo do Giro do Ativo
     

    Giro do ativo = Receita Operacional Bruta / Ativo Total

    Giro do ativo = 7.000.000 / 2.000.000

    Giro do ativo = 3,5

     

     

    Cálculo do Retorno sobre o Investimento (ROI)
     

    ROI = LL / ATIVO   ou   LL / INVESTIMENTO TOTAL

    ROI= LL / (AC + ANC)

    ROI = 350.000/2.000.000

    ROI = 0,175 ou 17,5%

     

    Cálculo da Rentabilidade sobre as Vendas (Margem líquida)

    ML = LL / Vendas

    ML = 350.000 / 7000.000

    ML = 0,05 ou 5%

     

    Relação entre “retorno sobre o investimento” e a “rentabilidade em vendas”.

     

    ROI é 3,5 (17,5 / 5) vezes maior que a rentabilidade sobre vendas (Margem líquida).


    Contabilidade Geral para Concursos - Grupo de Estudos
    https://www.facebook.com/groups/603992823104104/?fref=ts

     

     


ID
2368549
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A administração financeira possui estreita relação com a economia. Qual é o princípio econômico fundamental que é utilizado em praticamente todas as decisões financeiras?

Alternativas
Comentários
  • Letra E Análise marginal.

    Através da análise marginal é possível comparar os custos incorridos com os benefícios obtidos de algumas estratégias financeiras, o que possibilita que a empresa analise melhor sua estratégia na tentativa de maximizar a sua lucratividade.

    Fonte:

    http://www.igf.com.br/aprende/glossario/glo_Resp.aspx?id=199 

    ---

    A análise marginal examina como os custos e benefícios mudam de acordo com mudanças graduais nas ações. Quaisquer ações adicionais por um indivíduo ou empresa, como comprar um par de sapatos a mais ou aumentar a produção de um produto por uma unidade adicional, traz custos. A questão central na análise marginal é se os benefícios esperados daquela decisão superam os custos adicionados.

    Fonte:

    http://www.ehow.com.br/analise-marginal-importante-economia-sobre_74295/

  • A análise marginal é uma ferramenta para tomada de decisão construída com base no princípio 3 do livro "Principles of Economics" de Mankiw (2012), "Rational People Think at the Margin".

    Para adotar uma mudança marginal, os benefícios obtidos devem superar os custos para adotá-la.

    escritoriodeprojetos.com.br/analise-marginal


ID
2368636
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Existem vários modelos de avaliação de empresas, embutindo todos eles certos pressupostos e níveis variados de subjetividade. Pelo maior rigor conceitual e coerência com a moderna teoria de finanças, a prioridade é dada aos modelos de avaliação baseados no

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Fluxo de Caixa Descontado é uma ferramenta de cálculo de valor de uma empresa, de um projeto específico ou de um ativo. Por meio do Fluxo de caixa descontado, é possível trazer, para o presente – mediante uma taxa de desconto – o fluxo de caixa futuro da sua empresa. Esta taxa de desconto costuma ser composta por todos os custos do capital e pelos riscos do empreendimento.

     


ID
2423803
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma Sociedade Comercial informa que o seu ciclo operacional é, em média, de 50 dias; o prazo médio de rotação de estoque é de 20 dias; o prazo médio de recebimento é de 30 dias; e o prazo médio de pagamento dos fornecedores é de 15 dias.

Com base nos dados apresentados, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver esta questão precisamos ter em mente os ciclos econômicos, operacionais e financeiros.

             CICLO ECONÔMICO:  PMRE (Prazo Médio de Renovação de Estoques)

             CICLO OPERACIONAL: Ciclo Econômico + PMRV (Prazo Médio de Recebimento de Vendas)

             CICLO FINANCEIRO: Ciclo Operacional -  PMPC (Prazo Médio de Pagamento de Compras)

     

             O enunciado já traz o valor do Ciclo Econômico, 20 dias. Também traz o valor do Ciclo Operacional, 50 dias.

             Para encontrarmos o Ciclo Financeiro, basta extrairmos do Ciclo Operacional o montante de dias  referente ao pagamento das compras, que é 15 dias. Desta forma temos 50 dias – 15 dias, total do nosso Ciclo Financeiro de 35 dias, ou seja, este é a quantidade de dias em que a empresa permanece sem cobertura de fontes operacionais. Para a empresa não é algo muito bom, e para nós já conseguimos identificar que a correta é a LETRA C.

     

    Fonte: http://professorjoaorafael.blogspot.com.br/2016/02/cfc-2015-28.html

  • Ciclo é uma série de fenômenos (ou fatos) que ocorrem numa ordem determinada.

    Os ciclos de uma entidade na Contabilidade Gerencial são:

    Ciclo Econômico: tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda, não levando em consideração o recebimento das mesmas.  Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)

    Ciclo Operacional: período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas à vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico. Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)​

    Ciclo Financeiro: Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro. Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

     

    R: Sabemos que:

    Ciclo Econômico = 20 dias

    Ciclo Operacional = 20 + 30 = 50 dias

    Ciclo Financeiro = 50 – 15 = 35 dias

    O que significa que a empresa passa aperto, passa 35 dias sem cobertura de fontes operacionais.


ID
2425270
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma indústria compra matéria-prima a prazo. Após o recebimento da matériaprima, a indústria a armazena, em média, por 7 (sete) dias, antes de encaminhá- la para a área de produção, onde ficará 4 (quatro) dias em processo.

Após a conclusão da manufatura, a indústria mantém o produto acabado em estoque por um tempo médio de 21 dias, antes de vendê-lo.

As vendas são efetuadas com prazo médio de recebimento de 35 dias.

O pagamento ao fornecedor se dá em 17 dias após a compra da matéria-prima.

Acerca da situação acima, o Ciclo Operacional Total é de:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Operacional: Período entre a data da compra até o recebimento do cliente.

    Ciclo Operacional = Ciclo econômico + Prazo médio de contas a receber

    32 + 35 = 67 dias

     

    Letra D


ID
2427346
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que diz respeito às decisões de financiamento de curto prazo, assinale a alternativa que apresenta a política de financiamento que acontece quando os ativos não circulantes e a parcela permanente do capital de giro são financiados com recursos de longo prazo e as parcelas variáveis do capital de giro são financiadas com recursos de curto prazo.

Alternativas

ID
2458942
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras é um ponto importante para se compreender uma empresa e é realizada por meio de diversos índices, os quais sinalizam problemas potenciais e são geralmente obtidos pelos balanços patrimoniais ou pelas demonstrações do resultado do exercício, dentre outras fontes.

Avalie as afirmações sobre algumas das principais definições em análise de demonstrações financeiras.

I. O índice de liquidez seco mede a capacidade da empresa em satisfazer suas obrigações de curto prazo, considerando todos os ativos e passivos. Para uma empresa de utilidade pública, seria aceitável se for igual a 1,0.

II. Para calcular o giro dos estoques, que varia muito conforme o tipo de empresa analisada, basta obter o quociente entre o custo dos produtos vendidos e o valor total em estoques.

III. O índice de endividamento geral mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Quanto maior o índice de endividamento geral, menor é o montante do capital de terceiros que vem sendo utilizado para gerar lucros.

IV. Para se conhecer a eficiência da gestão financeira de uma empresa na geração de lucros com seus ativos disponíveis, deve-se utilizar a taxa de retorno sobre o ativo total.

V. Se uma empresa utiliza a margem operacional como um de seus índices, significa que está ignorando quaisquer despesas financeiras ou obrigações governamentais.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

     

    I. Errado - O indice de liquidez Seca é determinado deduzindo os estoques dos ativos circulantes e dividindo tal diferença (ativos prontamente realizáveis) pelo total de passivos circulantes.

    ILS = Ativo circulante - estoques / Passivo circulante

    O índice é melhor aproveitável quando o estoque apresenta baixa liquidez, pois, se o estoque for convertível facilmente em dinheiro, será preferível utilizar o índice de liquidez. Um índice de liquidez seca que desempenha o valor de 1 pode ser considerado como recomendável.

    IICorreto

    III. Errado - O índice de endividamento geral mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Quanto maior o índice de endividamento geral, menor (maior) é o montante do capital de terceiros que vem sendo utilizado para gerar lucros.

    IVCorreto

    VCorreto

     

     

     

  • achei que o índice do giro era CPV/Estoque Médio e não estoque total né... na segunda afirmação !


ID
2651920
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma reconhecida sistemática de obtenção de capital de longo prazo relacionada à base de capitais de terceiros no balanço é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A debênture é um valor mobiliário emitido por sociedades por ações, representativo de dívida, que assegura a seus detentores o direito de crédito contra a companhia emissora.

    Consiste em um instrumento de captação de recursos no mercado de capitais, que as empresas utilizam para financiar seus projetos. É uma forma também de melhor gerenciar suas dívidas.

    Os recursos captados pela empresa por meio da distribuição de debêntures podem ter diferentes usos: investimentos em novas instalações, alongamento do perfil das dívidas, financiamento de capital de giro etc.

     

     

    Debêntures não conversíveis

     

    Esse tipo de debenture é a mais popular no mercado. Quando o papel não é conversível, significa que não existe a possibilidade de transformar aquele investimento em ações da empresa.

    Ou seja, não irá ocorrer a conversão da debenture em ação. Havendo a conversão, o investidor estaria seguro com a transformação do valor do principal em ações da mesma companhia.

    Sendo assim, o investidor poderia escolher em ficar com o valor do principal, ou realizar a transformação da debenture em ações.

     

     

    https://topinvest.com.br/debentures-conversiveis-e-nao-conversiveis/

     

    https://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/valores_mobiliarios/debenture.html

     

  • O enunciado deseja a alternativa que apresenta uma forma de captação de recursos via capital de terceiros (passivo exigível). Assim, vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).

    b) Incorreta. A emissão de ações se classifica como captação de recursos relacionada ao capital próprio (PL).

    c) Incorreta. A retenção de lucros não se classifica como uma captação de recursos.

    d) Incorreta. O adiantamento da distribuição de dividendos não é uma captação de recursos, mas uma distribuição aos acionistas.

    e) Correta. A emissão de debêntures se classifica como captação de recursos relacionada ao capital de terceiros (passivo exigível).


ID
2651923
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma das características dos itens que compõem o capital de giro (circulante) é

Alternativas
Comentários
  • Quando aumenta o ativo circulante a rentabilidade diminui (o ativo circulante é menos lucrativo do que o imobilizado (não circulante). O ativo imobilizado é mais lucrativo porque agrega mais valor ao produto. Sem ele a empresa não poderia gerar o produto. 

  • Eu confundi "perda de valor" com "rentabilidade".

    O capital fixo trás mais rentabilidade mas me parece que ele está mais exposto a perdas de valor, como depreciação.

    Já o circulante pode ficar em investimentos que forneçam taxas que evitem perdas contra inflação, por exemplo.

    Gostaria de uma explicação mais aprofundada... Se alguém souber, ficaria imensamente grato. :)


ID
2834830
Banca
UFPR
Órgão
COREN-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa industrial apresentou ao término do ano X0 um Prazo médio de estocagem de matérias-primas de 45 dias, Prazo médio de fabricação de 10 dias, Prazo médio de vendas de 35 dias, Prazo médio de recebimento de vendas de 30 dias e Prazo médio de pagamento a fornecedores de 40 dias. Para o ano X1, a empresa reduziu o Prazo médio de estocagem de matérias-primas em 20%, aumentou o Prazo médio de fabricação em 10%, reduziu o Prazo médio de vendas em 20%, aumentou o Prazo médio de recebimento de vendas em 10% e aumentou o Prazo médio de pagamento a fornecedores em 15%. Com base no exposto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O Ciclo de Caixa da empresa aumentou entre os anos X1 e X0.

( ) O Ciclo Operacional de X1 é 10% menor do que o Ciclo Operacional de X0.

( ) O prazo médio necessário para produzir e vender os produtos foi reduzido entre X1 e X0.

( ) O percentual do Ciclo Operacional da empresa financiado por Fornecedores em X1 aumentou em relação a X0.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Ao término do ano X0:

    PmMP.=45 dias

    PmFabr.=10 dias

    PmVendas=35 dias

    PmEst.=PmMP.+PmFabr.+PmVendas=45+10+35=90 dias


    PmReceb. Vendas=30 dias

    Ciclo Operacional=PmEst.+PmReceb. Vendas=90 dias+30 dias =120 dias

    PmPgto Fornec.=40 dias

    Ciclo Financeiro=Ciclo Operacional - PmPgto Fornec.=90 dias - 40 dias =50 dias


    Para o ano X1:

    A empresa reduziu o PmMP em 20%, aumentou o PmFabr. em 10%, reduziu o PmVendas em 20%, aumentou o PmReceb. Vendas em 10% e aumentou o PmPgto Fornec. em 15%.


    PmEst.=PmMP.+PmFabr.+PmVendas=45*80%+10*110%+35*80%=75 dias

    Ciclo Operacional=PmEst.+PmReceb. Vendas=75 dias+30*110% dias =108 dias

    Ciclo Financeiro=Ciclo Operacional - PmPgto Fornec.=75 dias - 40*110% dias =31 dias


    Gab. B






  • O Ciclo Financeiro em X1 aparenta estar errado!!!


    Pois conforme os dados seria CF = 108 - (1+15%)*[PmPgto Fornec.=40 dias]

    CF = 108 - 46

    CF = 62 dias


    Logo, torna-se uma questão CAPCIOSA.

    Pois pela primeira alternativa podemos concluir que o CF entre X0 e X1 ele aumenta e NÃO diminui.

    No entanto se avalia conforme a escrita do enuciado entre X1 e X0 ele teria diminuido!


    No final o que considerar para resolução do exercício eu não sei!!

  • Acredito que a conta de ciclo financeiro do ano de x0 do colega anterior esteja incorreta.

    Pois ciclo financeiro = Ciclo operacional - prazo médio de pgto.

    Considerando o ciclo operacional como 120, o correto seria 120-40 = 80

  • Alguém para explicar item por item?

  • Ciclo Econômico(FÁBRICA) = Prazo médio de estocagem matérias-primas + Prazo médio de fabricação + Prazo médio de vendas

    X0: Ciclo Econômico = 45 + 10 + 35 = 90 DIAS

    X1: Ciclo Econômico = 36 + 11 + 28 = 75 DIAS

    Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)

    X0: Ciclo Operacional = 90 + 30 = 120 DIAS

    X1: Ciclo Operacional = 75 + 33 = 108 DIAS

    Ciclo Financeiro(de caixa) = Ciclo Operacional- Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

    X0: Ciclo de Caixa = 120 - 40 = 80 DIAS

    X1: Ciclo de Caixa = 108 - 46 = 62 DIAS

    O Ciclo de Caixa da empresa aumentou entre os anos X1 e X0.

    FALSO ele diminuiu em 18 DIAS ( 80 - 62)

    O Ciclo Operacional de X1 é 10% menor do que o Ciclo Operacional de X0.

    VERDADE => 120 - 12 (10%) = 108 DIAS

    O prazo médio necessário para produzir e vender os produtos foi reduzido entre X1 e X0.

    VERDADE => Ciclo Econômico da fábrica diminuiu em 15 DIAS ( 90 - 75 )

    O percentual do Ciclo Operacional da empresa financiado por Fornecedores em X1 aumentou em relação a X0.

    VERDADE => SIM 10% => PMCR X1 = 33 DIAS e PMCR X0 = 30 DIAS

    alternativa B


ID
2841091
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma empresa comercial apresenta os seguintes saldos em suas demonstrações: Ativo Circulante = $ 75.000; Ativo Não Circulante = $ 120.000; Passivo Circulante = $ 60.000; Passivo Não Circulante = $ 20.000; Patrimônio Líquido = $ 115.000; e, Lucro Líquido do Exercício = $ 30.000. Diante dos dados apresentados, conclui-se que o Capital de Giro disponível na empresa é de:

Alternativas
Comentários
  • CGL=AC-PC

  • NCG = ATIVO CIRCULANTE OPERACIONAL - PASSIVO CIRCULANTE OPERACIONAL

    CGL = ATIVO CIRCULANTE - PASSIVO CIRCULANTE

  • GABARITO LETRA: A

  • CGL (Capital de Giro Líquido) = Ativo Circulante - Passivo Circulante

    CGL = 75000 - 60000

    CGL = 15000

    GABARITO: A)

  • letra A pois capital de giro é a subtração de ativo circulante - passivo circulante


ID
2854714
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Assinale a opção que apresenta de que forma o giro de estoques é medido.

Alternativas

ID
2894680
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O capital de giro é o recurso necessário à sustentação das atividades operacionais da empresa. Todas as vezes que as empresas criam uma saída de caixa mais rápido do que de entrada, será necessário investimento em capital de giro. É composto por contas do ativo circulante, portanto não rendem. Por que é importante a mensuração do capital de giro para a empresa?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B!

     

    Capital de giro é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).


ID
2894686
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

As empresas levantam recursos para investimentos contínuos, de fontes diversas, que, por sua vez, têm custos diferenciados. O custo específico de cada fonte está relacionado com o risco atribuído a cada uma delas. Nem todas as empresas utilizam recursos de cada uma dessas fontes de financiamento, mas esperam que elas estejam disponíveis, caso seja a opção para captação de recursos.

Assinale a alternativa que corresponda às fontes de recursos de longo prazo disponíveis no mercado financeiro para a captação de recursos necessários ao investimento empresarial.

Alternativas
Comentários
  • As empresas levantam recursos para investimentos contínuos, de fontes diversas, que, por sua vez, têm custos diferenciados. O custo específico de cada fonte está relacionado com o risco atribuído a cada uma delas. Nem todas as empresas utilizam recursos de cada uma dessas fontes de financiamento, mas esperam que elas estejam disponíveis, caso seja a opção para captação de recursos.

    Assinale a alternativa que corresponda às fontes de recursos de longo prazo disponíveis no mercado financeiro para a captação de recursos necessários ao investimento empresarial.

    D) Certificado de dívida, ações preferenciais, ações ordinárias, lucros retidos e novas ações ordinárias.


ID
2894692
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O ciclo de caixa é o período em que acontece a movimentação financeira dentro do ciclo operacional. Quanto maior for o ciclo de caixa, maior será o investimento em capital de giro para dar sustentação às atividades operacionais. Considerando-se a possibilidade de menor investimento em capital de giro, quais são as estratégias utilizadas para a minimização do ciclo de caixa?

Alternativas
Comentários
  • O que tem de Errado na letra B?

    A letra D está mais completa, mas a letra B também não estaria certa?

  • CF= COP-PMRF

    CF=PMRE+PMRDR-PMRF


ID
2897743
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Segundo Gitman (2010), os efeitos das variações no nível dos ativos circulantes sobre o tradeoff risco-lucratividade das empresas podem ser ilustrados mediante o uso da relação ativos circulantes / ativos totais, que indica a porcentagem dos ativos totais constituída por ativos circulantes (capital de giro).

No contexto dos efeitos de variações dessa relação ou índice sobre o risco e a lucratividade, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Para qualquer nível de atividade, quanto maior o montante de re cursos aplicados em ativos circulantes menor tende ser a rentabilidade oferecida pelo investimento e, em contrapartida, menos arriscada se apresenta a política de capital de giro adotada. Nesta situação, revela-se maior imobilização de capital de giro (maior folga financeira), que promove retornos relativos inferiores àqueles apurados ao optar-se por uma estrutura financeira de menor liquidez, com mais reduzido volume de capital de giro.

    De maneira inversa, um montante mais reduzido de CCL, ao mesmo tempo em que sacrifica a

    margem de segurança da empresa elevando seu risco de insolvência, contribui positivamente para a formação da rentabilidade do investimento ao restringir o volume de fundos imobilizados em ativos de menor rentabilidade.

    Essa relação risco-retorno comporta-se de forma que nenhuma alteração na liquidez ocorre sem que promova, em sentido contrário, modificações na rentabilidade. Assim, na definição do nível adequado de recursos a serem imobilizados em ativos circulantes, a empresa deve levar em consideração sua opção entre risco e retorno.

  • http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/51_16.pdf Pág. 5

    Relação>>>>>>>>>Variação do quociente>>>>>Efeito sobre o lucro>>>>Efeito sobre o risco 

    AC/ Ativos Totais>>>>>Aumento>>>>>>>>>>>>>>>>>>Diminuição>>>>>>>>>>Diminuição

    AC/ Ativos Totais>>>>>Redução>>>>>>>>>>>>>>>>>>Aumento>>>>>>>>>>>>Aumento

    ________________________________________________________________________________________

    PC/Ativos totais>>>>>Aumento>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Aumento>>>>>>>>>>>>Aumento 

    PC/Ativos totais>>>>>Redução>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Diminuição>>>>>>>>>>Diminuição

    ________________________________________________________________________________________

    Gab. C


ID
2902546
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Quanto às decisões referentes ao planejamento e gestão do capital de giro, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Capital de giro (capital circulante ou capital de trabalho) indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação nas empresas, tais como as disponibilidades e os valores realizáveis, diferenciando-se entre estes os créditos, os estoques e os investimentos. São excluídos, portanto, os capitais permanentes (ativo fixo ou imobilizado, investimentos permanentes) e o ativo pendente, que compreende valores contingentes como, por exemplo, despesas do exercício seguinte.

     As decisões de capital de giro estão relacionadas ao financiamento do ciclo operacional de uma entidade.

  • CERTO: O ciclo operacional é o intervalo de tempo que tem início quando uma indústria adquire matéria-prima, produz, vende o produto pronto e termina com o recebimento do valor referente à venda. É o período que permite classificar um item entre curto e longo prazo.

     

    Por isso, o capita de giro e o ciclo operacional estão intimamente ligados, já que ciclos operacionais menores proporcionam maiores capitais de giro que, por sua vez, possibilita o maiores retornos sobre os investimentos.

     

    Quanto mais rapidamente o dinheiro gasto retornar, e com lucro, mais rapidamente o investimento inicial do negócio será pago, o que implica em melhores índices para essa empresa.

    Fonte: TEC Concursos - Prof. Renato Valente


ID
2916820
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A administração do capital de giro trata dos ativos e passivos correntes a partir de um conjunto de regras que tem por objetivo a preservação da saúde financeira da empresa. Sobre a natureza e as definições da administração do capital de giro, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar essa questão? Caso sim, por favor manda mensagem.

  • Quanto menor a participação de recursos de longo prazo = menos Passivo não circulante e mais Passivo circulante.

    Mais passivos circulantes significa mais dívidas de curto prazo e, portanto, maior dificuldade em administrá-las (pois você tem de vender mais rápido, receber em menos tempo e pagar seus fornecedores).

  • Quanto menor a participação de Recursos de Longo Prazo, significa que teremos participação de capital de terceiros no CURTO PRAZO isso significa que MENOS tempo teremos para ter q pagar o capital de terceiros (fornecedores), logo MAIS ARRISCADO É O NEGÓCIO.

  • acerdito que a resposta incorreta é a opção D pois o CO = PMRE + PMRV

  • Resolução:

    Questão excelente.!

    Vejamos.

    A) os elementos de giro são identificados no ativo circulante e passivo circulante, ou seja, no curto prazo. Geralmentepela receita da empresa e a conta que se quer analisar, Por exemplo, o giro dos estoques pode ser encontrado pelo custo da mercadoria vendida dividido pelo estoque médio.

    B) o capital de giro líquido (CCL) reflete a folga financeira da empresa e representa o volume de recursos de longo prazo que financia os ativos correntes. É asubtração do Ativo Circulante pelo passivo circulante.

     

    CCL=AC-PC

    C) uma boa administração do capital de giro envolve imprimir alta rotação (giro) ao circulante, tornando mais dinâmico seu fluxo de operações. O giro impacta a receita de forma positiva.

     

    D) o ciclo operacional representa o intervalo de tempo que não ocorrem ingressos de recursos financeiros na empresa, demandando-se capital para financiá-lo. O tempo que a empresa leva para adquirir as mercadorias, vendê-las e receber o respectivo pagamento. Quanto menor esse período, melhor para a empresa, pois ela sempre terá dinheiro em caixa.

     

    E) Quanto menor a participação de recursos de longo prazo, mais arriscada se apresenta a política de capital de giro da empresa, pois a mesma terá que pegar recursos emprestados para pagamentos necessários e urgentes, com taxas maiores..

     

    Gabarito: E


ID
2960446
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

No que diz respeito à administração financeira, julgue o seguinte item.


Suponha‐se que uma empresa possua ativo não circulante de R$ 230 milhões, passivo não circulante de R$ 170 milhões e patrimônio líquido de R$ 150 milhões. Nesse caso, o capital de giro da empresa é de R$ 90 milhões.

Alternativas
Comentários
  • Capital de Giro = AC-PC

    PL = A-P

    150 = AC + ANC - PC - PNC

    150 = AC + 230 - PC - 170

    AC - PC = 90

    Capital de Giro é igual a 90 milhões.

  • capital de giro LÍQUIDO. banca maldita...

  • Questão boa pra caramba!!


ID
2970835
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Sendo o Capital de Giro Líquido (CGL) o resultado entre a diferença do Ativo Circulante (AC) e do Passivo Circulante (PC), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) quando o PC sofre alterações, o AC também reflete tais alterações para que haja um equilíbrio do CGL

    • ERRADA: o CGL pode ser positivo, negativo ou igual a zero, não é obrigado a ter equilíbrio entre o AC E PC.

    B) para o CGL ser positivo, basta que as contas do passivo circulante não ultrapassem os valores do passivo não circulante.

    • ERRADA: PC com PNC não tem nada a ver, o próprio enunciado já fala que CGL = AC-PC

    C) o somatório do ativo circulante não deve ultrapassar o somatório do passivo circulante se a empresa deseja manter seu CGL acima de 0 .

    • ERRADA -> O CGL = AC-PC, para o CGL ser positivo, o somatório do AC tem que ser maior que o somatório do PC

    D) uma empresa que apresenta o CGL positivo é aquela cujo somatório do passivo circulante é inferior em uma unidade monetária ao somatório do ativo circulante.

    • CORRETA

ID
3042223
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na administração do capital de giro inclui-se os ativos e passivos circulantes. É considerado um passivo circulante as(os):

Alternativas
Comentários
  • Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: imposto de renda, férias, 13° salário etc.).

    São considerados exemplos de passivo circulante:

    * Fornecedores ou duplicatas a pagar;

    * Empréstimos bancários;

    * Títulos a pagar;

    * Encargos sociais a pagar;

    * Salários a pagar;

    * Impostos a pagar.

    Fonte: Wikipedia