SóProvas



Questões de Correção de Provas Gráficas na Comunicação Social


ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
543265
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

David Bann, em seu Novo Manual de Produção Gráfica afirma que a produção de duas cores aditivas produz uma terceira cor, conhecida como primária subtrativa. O exemplo correto é

Alternativas
Comentários

ID
787354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet - a "grande nuvem" de computadores - sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

  • Excelentes os comentários de Klaus Serra! Sempre esclarecedores!


ID
2150530
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Feita diretamente a partir da chapa. É importante no caso de impressos paginados. Ela indica principalmente se a ordem das páginas está correta e se os fotolitos foram devidamente alinhados na montagem da chapa. No entanto, este tipo de prova só permite a verificação de erros grosseiros.

A descrição acima refere-se de forma mais adequada à

Alternativas
Comentários
  • Heliográfica

    Prova de estado e revisão, possui cor azulada (cianográfica). É obtida por processo fotossensível, a partir dos fotolitos, e revelada por exposição a vapores de amônia.

    https://www.printi.com.br/glossario/heliografica


ID
2213305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?

Alternativas

ID
2295685
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de layout e planejamento visual gráfico, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico.





  • Os erros estão em vermelho.


    A - planejamento visual gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos visuais gráficos de uma página, de maneira a tornar a mensagem mais legível e agradável. 


    B - diagramar uma página não é simplesmente distribuir os elementos gráficos que compõem a página em sua área útil. Diagramar é, antes, de tudo hierarquizar informações.


    C - a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico. 

    Errado. Todos a preparação (rough, planejamento, boneco, etc.) dos elementos visuais, incluindo fotografia, infográficos e ilustrações são responsabilidade do profissional de planejamento gráfico visual. Essa não é uma tarefa de segunda relevância.


    D - um bom planejamento visual gráfico precisa deixar a mensagem clara de ser compreendida e agradável de ser percebida. 


    E - os espaços em branco são fundamentais para o respiro da página e permitem que ela não fique toda igual, propiciando um melhor resultado na hierarquia da informação. 


    Gabarito: C


ID
2364919
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta. A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A preparação de textos também é chamada de preparação de originais ou copydesk (copidesque). É uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais, mas também:

    problemas de coesão (mau uso de conectivos, por exemplo); fluidez textual (ordem dos elementos na frase, naturalidade da frase em português); se estão sendo usadas expressões comuns no português; se ocorreram saltos de tradução; ou se a tradução está com “cara” de inglês simplesmente traduzido para o português, por exemplo. CARACTERÍSTICAS DA PREPARAÇÃO DE TEXTOS É feita no Word. Dá sugestões de estilo. Verifica continuidade e padronização textual. Reescreve trechos para dar mais clareza ao texto. Verifica correção gramatical e sua adequação ao contexto.


  • O preparador é quem faz a primeira leitura integral do texto; o responsável pela primeira revisão. Normalmente, o original do futuro livro chega às editoras em Word, como mencionado, e é sobre este arquivo que é feita a preparação. Ela visa à correção do conteúdo, de acordo com a língua portuguesa, e à normatização do material, tendo como base o manual de edição da editora. Ou seja, tudo aquilo que o revisor faz, o preparador faz também.


    Fonte: https://oeuliterario.wordpress.com/tag/preparacao-de-originais/


ID
2435128
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Correlacione os conceitos de jornalismo às suas respectivas definições, e assinale a opção que apresenta a sequência correta. 

  CONCEITOS 

I - Calhau 

II - Olho 

III- Retranca 

IV - Selo

V - Quadro 


          DEFINIÇÕES

( ) Marcação feita nos originais (textos, fotografias, etc) componentes de uma mesma matéria, para orientar a paginação .

( ) Espaço, geralmente delimitado por fios, que traz informações adicionais ao corpo de uma matéria jornalística, anúncio publicitário ou capítulo de um livro. 

( ) Notícia, artigo ou qualquer matéria de importância relativa (como anúncios a serem publicados por permuta) que, na falta de coisa melhor, serve para encher os buracos originados pela falta de material editorial ou por erro de cálculo de diagramação.

( ) Intertítulo ou pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior.

( ) Fio que separa duas matérias, ou partes de uma mesma matéria e que deixa pequenos espaços em suas extremidades por ser menos largo do que os elementos que separa.

( ) Marca que distingue e ilustra um assunto focalizado em edições sucessivas de jornal, revista ou telejornal . 

Alternativas

ID
2492734
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quais são os formatos de imagem digital em alta resolução mais comuns para impressão, segundo Bann (2012)?

Alternativas
Comentários
  • O JPEG é uma forma de compactação e pode ser tanto utilizado para impressão (alta resolução) como para web (72 dpi). Já o TIFF funciona em alta, para bitmaps monocromáticos ou coloridos, e é muito utilizado pelo setor de impressão.

    O PDF é padrão para visualização e impressão de arquivos de apps e possui fontes incorporadas (sem necessidade de licença). Porém apresenta baixa resolução (não é adequado para impressão como JPG e TIFF).

    O PDF/X é um PDF padronizado, que limita informações ao máximo para gravar e imprimir (é mais confiável que o PDF comum). Mas o livro não fala nada sobre ser uma melhor opção.

    PNG sequer é citado na lista de formatos.

  • Eu entraria com recurso nesta questão... A e C estão certas.


ID
2736151
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Projetos em cores normalmente exigem uma prova de alta qualidade, que é aprovada pelo cliente e enviada à gráfica para ser comparada com a prova da impressora. Segundo Bann (2012), há diversos tipos de prova disponíveis, que variam em termos de custo e qualidade. Nesse sentido, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B. Ainda mais porque a impressora offset imprime sobre tinta úmida, e a de prova sobre tinta seca.

  • A) Antigamente, métodos de prova de prelo/eletroestáticos eram comuns para produzir a prova a partir do fotolito. ERRADO.

    "Antigamente, métodos de prova fotográficos/eletrostáticos eram comuns para produzir a prova a partir do fotolito, mas eles não são mais usados".

    B) É difícil ou até mesmo impossível simular em uma impressora de prova todas as condições de impressão da máquina de produção, pois a mecânica e a velocidade são diferentes. CERTO

    C) Uma impressora de prova digital é basicamente uma máquina a jato de tinta ou a laser que imprime duas cores por vez, com o papel alimentado e removido à mão. ERRADO.

    " Uma impressora de prova é basicamente uma máquina offset que imprime uma ou duas cores por vez, com o papel alimentado e removido à mão".

    D) A revisão de arquivos (normalmente PDFs) pode ser realizada dentro da empresa em provas feitas em qualquer tipo de impressora. ERRADO.

    " A revisão de arquivos (normalmente PDFs) pode ser realizada dentro da empresa em provas feitas em impressoras jato de tinta ou laser".

    E) A menos que uma prova virtual seja utilizada, projetos em quadricromia não requerem uma prova digital de alta qualidade a fim de que a gráfica possa fazer a correspondência das cores na impressão. ERRADO.

    "A menos que uma prova virtual seja utilizada, projetos em quadricromia requerem uma prova digital de alta qualidade a fim de que a gráfica possa fazer a correspondência de cores na impressão.

    (BANN, Pg. 62)


ID
2795185
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como mediador, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o formato, que no jornalismo impresso tem três medidas principais.


    O standard (broadsheet), utilizado por várias décadas por publicações de todo o mundo e associado a ideia de periódico tradicional, rigoroso e sério; o tablóide, aproximadamente a metade do standard, e que começou a ser usado com os jornais sensacionalistas, o que por muito tempo associou a esse tamanho um caráter negativo; e o berliner, dimensão intermediária entre ambos e que não carrega a conotação pejorativa do tablóide.


    O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou diagrama, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página. Ele é responsável pela unidade das diferentes edições da publicação, de forma que, mesmo que o conteúdo varie bastante de uma para outra, mantenha-se a identidade do periódico.


    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1030-1.pdf


ID
2867302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

         Desde o século XIX, e sobretudo no correr do século XX, já não se confundem as tarefas de filólogo e de editor de texto, embora elas sejam, de fato, coincidentes em muitos aspectos. (...) Na área da publicação, o editor de texto definiu-se primordialmente como normalizador de originais, vale dizer, como o profissional encarregado de conferir uniformidade global ao texto de acordo com padrões formadores, conformadores e até informadores do livro.

Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Lexikon, 2012 (com adaptações).

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir, relativos às funções do editor e a diferentes aspectos de uma publicação.

Em geral, ao receber textos originais, o editor pressupõe que estes estão corretos quanto à informatividade, mas não necessariamente quanto ao emprego de pontuação e diacríticos, por exemplo, que deve ser normalizado no trabalho de edição.

Alternativas
Comentários
  • O editor de publicações é um profissional encarregado da organização, seleção, normalização, revisão e supervisão dos originais de uma obra. Ele aperfeiçoa e faz as devidas adequações no texto e no projeto gráfico para torná-los interessantes ao maior número de leitores.

    Informatividade é um atributo das informações veiculadas em mensagens textuais (notícia e artigos, por exemplo) ou audiovisuais (anúncios e artes plásticas, por exemplo). Está intimamente relacionada ao repertório de conhecimento prévio que o receptor tem. É medida segundo a previsibilidade do assunto e o valor que agrega ao indivíduo impactado pela comunicação, de modo a prender sua atenção. Pode apresentar-se em diversos graus: baixo ou senso-comum (informações óbvias, de conhecimento comum e facilmente comprovadas); médio (informações que acrescentam algo novo ao receptor,  como notícias em um jornal); alto (informações que demandam amplo repertório e são voltadas para públicos específicos, como uma  tese de doutorado sobre química quântica).

    Os sinais de pontuação são recursos de linguagem empregados na língua escrita que demarcam unidades, sinalizam limites de estruturas sintáticas nos textos escritos e cumprem o papel dos recursos prosódicos, conferem ritmo, entoação e pausas, e indicam os limites sintáticos e unidades de sentido.

    Diacrítico é um sinal gráfico que diferencia a modulação das vogais ou a pronúncia de palavras, conferindo um novo valor fonético ou fonológico. Como exemplos, temos os acentos agudo, circunflexo e grave; o til e a cedilha.

    De acordo com Araújo (1986), “o editor...tem de levar em conta, de imediato, que o autor forneceu um texto correto dos pontos de vista informativo e de gramática". Isso significa que não será necessário verificar esse aspecto do conteúdo. Mas, continua ele, “dificilmente haverá a priori, nesse mesmo texto, unidade perfeita quanto ao uso sistemático de pontuação, de sinais de diacríticos, de maiúsculas, de reduções (abreviaturas, siglas) e assim por diante." Por esse motivo, a normalização desses fatores deverá ocorrer.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.
    - Araújo, Luciana Kuchenbecker. Pontuação. Disponível em https://www.portugues.com.br/gramatica/pontuacao.html. Acesso: Abril de 2021.
    - Diacrítico. Dicionário Online de Português. Disponível em https://www.dicio.com.br/diacritico/. Acesso: Abril de 2021.


ID
2867434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.

O conjunto de atividades referentes a organização, normalização e revisão de originais é denominado preparação.

Alternativas
Comentários
  • Editoração consiste em aplicar um conjunto de normas gerais que direcionam a elaboração, edição e apresentação do conteúdo produzido. Consiste, basicamente, em três momentos: pré-industrial, industrial e pós-industrial.

    A etapa pré-industrial é composta pela busca, seleção, contratação e adequação dos originais para a publicação. Na fase industrial, ocorrem a composição, impressão e acabamento. No pós-industrial, encontramos as atividades ligadas à comercialização da publicação.

    Dentro da adequação dos originais, ocorre a atividade de preparação, responsável pela organização, normalização (ou padronização) e revisão dos originais.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.

  • GAB.: CERTO

    "A preparação de textos, ou preparação de originais, faz parte do processo de

    editoração dos originais que serão publicados, sendo a editoração, segundo Pinto

    (1993), o processo completo desde a obtenção do original a ser publicado, sua revisão

    textual, normalização, adequação, formatação e, por fim, a publicação." (PINTO, 1993 apud GUEDES, 2013)

    Referência: PINTO, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Editora Ática, 1993.

    FONTE da Pesquisa: GUEDES, Leticia Figueiredo. REVISÃO DE TEXTOS: CONCEITUAÇÃO, O PAPEL DO REVISOR TEXTUAL E PERSPECTIVAS DO PROFISSIONAL DO TEXTO. 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf


ID
2867437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e edição de livros, julgue o item a seguir.

A edição de livros compreende três etapas: edição de texto, preparação de texto e revisão de provas.

Alternativas

ID
2867455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão de provas é constituída de três etapas: confronto do original com as provas, releitura individual e revisão decalcada.

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa de revisão relaciona-se a um tipo específico de prova. Em princípio, tiram-se tantas provas quantas forem necessárias à limpeza total de erros, mas, basicamente, a rotina de revisão é a seguinte:

    1) Confronto do original com as provas - Desempenhado por dois revisores, conforme menciona-se atrás, este trabalho é feito nas provas iniciais de composição (primeira prova) e na arte final. O cotejo da arte final com o original justifica-se por se nessa etapa que se fazem montagens ou inserções de novos elementos, não existentes na primeira prova.

    2) Releitura individual - Concluído o confronto do original com as provas, um terceiro revisor faz uma releitura de todas as provas, recorrendo ao original apena para verificações. Na arte final, esta releitura é de suma importância: tratando-se da última revisão completa, o revisor procede a uma conferência técnica da montagem, das remissivas a outras partes do livro e, enfim, de tudo aquilo que deve comparecer no livro impresso.

    3) Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.


ID
2867458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão decalcada consiste na verificação do material original para releitura final.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.

    fonte: http://concisoecoeso.blogspot.com/2011/02/as-provas-e-as-etapas-de-revisao.html

  • Revisão textual é um instrumento de controle de qualidade de um texto. Tem por objetivos encontrar e sanar erros de ortografia, coesão e coerência, concordância e pontuação, dentro das normas vigentes no país, e evitar o desvio de atenção do leitor devido a problemas com a escrita, falta de lógica e repetição de ideias.

    Existem vários tipos de revisões: por confronto do original com as provas, a releitura individual e a revisão decalcada.

    A revisão decalcada, ou revisão batida, é a conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior (segunda prova), seguida de um decalque. De acordo com Pinto (1993), “o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas."

    Com base na explicação, podemos afirmar que a revisão decalcada não consiste na verificação do material original para releitura final.

    Gabarito do professor: Errado.

    Bibliografia:

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.


ID
2867461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

As funções do revisor de provas e do editor de jornais são as mesmas: reescrita de textos, validação de leiaute e redução de texto para que se obtenha mais espaço.

Alternativas
Comentários
  • Erros ortográficos e gramaticais, linhas fora do lugar, salto de palavras ou trechos inteiros, letras defeituosas, alterações involuntárias de fonte e estilo, defeitos no entrelinhamento ou na mancha são algumas das preocupações que o revisor de provas deve ter em seu trabalho. As revisões gráficas são feitas quantas vezes forem necessárias, usando-se sinais convencionais universais, que são escritos nas margens das folhas.

  • GABARITO ERRADO

    complementando:

    O editor planeja o trabalho da editoria com visões de curto e longo prazo, orienta as pautas, aprova o 'cardápio' da edição, discute as pautas com o repórter, decide quais matérias entram ou não na edição, decide quais textos terão destaque, além de dar soluções rápidas em caso de imprevistos (Caversan,2009). Ele se compromete com todo o processo de produção, não apenas com o material de reportagem. O trabalho começa desde a coleta de informações, a orientação aos repórteres até a determinação da matéria na página, a seleção de fotos e a diagramação. 

    FONTE: http://www.fnpj.org.br/soac2/index.php/15enpj/15enpj/paper/viewFile/66/46

  • Nessa questão, a banca procurou misturar as funções de dois profissionais que participam da produção de uma publicação. Antes de analisarmos a afirmação, vamos entender as atribuições de cada um.

    Revisor de provas é o responsável pela verificação do texto na fase de provas. Nessa etapa, em que a obra já foi visualmente programada e graficamente tratada, o compromisso desse profissional é comparar o material em mãos com o original, com enfoque nos erros tipográficos conforme o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Realiza, em grande parte das vezes, a reescrita de textos.

    O editor de jornais pode assumir duas definições: é a pessoa que coordena os trabalhos ligados à publicação de um periódico ou o profissional responsável pela edição de um setor de um veículo de comunicação ou de empresa editorial. Dentre suas funções estão a validação de leiaute e a redução de texto para que se obtenha mais espaço.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. As funções do revisor de provas e do editor de jornais não são as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: Princípios da técnica de editoração. 4. reimpr. Rio de Janeiro/ Brasília: Nova Fronteira/ Instituto Nacional do Livro. 2006.

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.

ID
2867464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

O confronto do original com as provas é feito por dois revisores, de modo que se realizam uma revisão na primeira prova e outra na arte-final.

Alternativas
Comentários
  • Cada etapa de revisão relaciona-se a um tipo específico de prova. Em princípio, tiram-se tantas provas quantas forem necessárias à limpeza total de erros, mas, basicamente, a rotina de revisão é a seguinte:

    1) Confronto do original com as provas - Desempenhado por dois revisores, conforme menciona-se atrás, este trabalho é feito nas provas iniciais de composição (primeira prova) e na arte final. O cotejo da arte final com o original justifica-se por se nessa etapa que se fazem montagens ou inserções de novos elementos, não existentes na primeira prova.

    2) Releitura individual - Concluído o confronto do original com as provas, um terceiro revisor faz uma releitura de todas as provas, recorrendo ao original apena para verificações. Na arte final, esta releitura é de suma importância: tratando-se da última revisão completa, o revisor procede a uma conferência técnica da montagem, das remissivas a outras partes do livro e, enfim, de tudo aquilo que deve comparecer no livro impresso.

    3) Revisão decalcada - Este tipo de revisão consiste na conferência da correção das emendas pedidas em prova anterior, seguida de um decalque. Pelo decalque, o revisor coloca a nova prova sobre a anterior, ajustando-a de modo a fazer corresponder as linhas de uma prova com as da outra. A seguir, com uma das mãos, ele levanta e abaixa, em cada linha, a prova superposta e vai acompanhando as alterações havidas. Após a conferência de emendas e o decalque das provas, se for o caso, faz-se outra releitura, nos moldes descritos acima.

    http://concisoecoeso.blogspot.com/2011/02/as-provas-e-as-etapas-de-revisao.html


ID
2867467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

É recomendável que um mesmo revisor realize até três revisões de prova, sendo a última delas apenas uma checagem gráfica, e que um supervisor seja responsável por cada prova dessa revisão para que não haja interferências de correções.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    O recomendado é que revisores distintos realizem as correções. Exatamente p/ evitar vícios de revisão e ter visões diferentes p/ analisar o material antes da publicação.

  • Em uma editora de livros, os originais passam pela edição de texto, composta, geralmente, por duas etapas: preparação de texto e revisões de texto ou de provas.

    As revisões são essenciais para garantir a qualidade textual da obra. De acordo com Houaiss (1981), nenhum livro tem condições de sair com menos de três revisões. A primeira prova é impressa e lida por um revisor; na segunda prova, outra prova é impressa e lida por um novo revisor; na terceira prova, não há leitura, mas um terceiro revisor verifica se as emendas pedidas pelo revisor da segunda prova foram incorporadas ao texto.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. É recomendável que pessoas diferentes façam as três revisões de prova.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Houaiss, Antônio. Preparação de originais I. In: Magalhães, Aluísio; Houaiss, Antônio; Silva, Benedicto et al. Editoração hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas.  
    - Yamazaki, Cristina.  Editor de Texto: Quem é e o que Faz. Trabalho apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

ID
2867470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

O profissional que realiza a adequação do texto, a organização, a normalização e a revisão dos originais é denominado preparador, enquanto o profissional que trata da verificação do texto, da revisão de provas, do projeto gráfico e da programação visual é chamado de editor.

Alternativas
Comentários
  • Conceitos estão invertidos.

  • O profissional que realiza a adequação do texto, a organização, a normalização e a revisão dos originais é chamado de editor.

    O profissional que trata da verificação do texto, da revisão de provas, do projeto gráfico e da programação visual é chamado de preparador.


ID
2867473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

O revisor de provas deve, necessariamente, ser um profissional especialista em gramática.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    O revisor de provas não necessariamente será especialista em gramática, pois nessa etapa são avaliados aspectos técnicos do produto final, como a qualidade de impressão e o papel utilizado no processo gráfico.

    O profissional especialista em gramática que o item cita é o revisor de texto. É possível trabalhar como revisor de texto quem tem formação em letras ou jornalismo, por exemplo.

    Atualmente, as redações jornalísticas e publicitárias estão exigindo cada vez mais profissionais multidisciplinares, com diversidade de habilidades, sem precisar ter um profissional exclusivo para cada atividade. Também, é bastante comum achar erros de português em matérias, publicações etc.

  • O revisor de provas analisa a parte estético-visual, e não a gramática. Quem verifica a gramática é o revisor textual.

  • Revisor de provas é o responsável pela verificação do texto na fase de provas. Nessa etapa, em que a obra já foi visualmente programada e graficamente tratada, o compromisso desse profissional é comparar o material em mãos com o original, com enfoque nos erros tipográficos conforme o padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Realiza, em grande parte das vezes, a reescrita de textos.

    Apesar da importância de conhecer bem a língua portuguesa, para realizar as devidas correções e adequações nos materiais o revisor de provas não precisa ser, necessariamente, um especialista (ou seja, ter pós-graduação) em gramática.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do Professor: Errado.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: Princípios da técnica de editoração. 4. reimpr. Rio de Janeiro/ Brasília: Nova Fronteira/ Instituto Nacional do Livro. 2006.

    - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.


ID
2867476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de revisão de provas, julgue o item que se segue.

A revisão de provas é feita após a diagramação do material original e recebe esse nome porque é realizada sempre em uma cópia impressa do texto no formato final, como será impresso.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Trata-se de uma etapa na qual será impressa uma versão preliminar do produto final, para testar aspectos como a qualidade das cores e o tipo de papel a ser utilizado.

    A revisão de provas será feita para verificar os aspectos técnicos da publicação antes de enviá-la para a produção em larga escala.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • Em uma editora de livros, os originais passam pela edição de texto, composta, geralmente, por duas etapas: preparação de texto e revisões de texto ou de provas.

    As revisões são essenciais para garantir a qualidade textual da obra. A revisão de originais ocorre antes da composição. A revisão de provas ocorre depois de o texto ter sido composto e antes de ser impresso finalmente.

    De acordo com Houaiss (1981), nenhum livro tem condições de sair com menos de três revisões. A primeira prova é impressa e lida por um revisor; na segunda prova, outra prova é impressa e lida por um novo revisor; na terceira prova, não há leitura, mas um terceiro revisor verifica se as emendas pedidas pelo revisor da segunda prova foram incorporadas ao texto.

    De acordo com as explicações, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Houaiss, Antônio. Preparação de originais I. In: Magalhães, Aluísio; Houaiss, Antônio; Silva, Benedicto et al. Editoração hoje. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1981. - Pinto, Ildete Oliveira. O livro: manual de preparação e revisão. São Paulo: Ática, 1993.
  • A revisão de provas é a etapa em que é impressa uma cópia para ser avaliado novamente o trabalho em todos os aspectos formais.


ID
2868925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


O sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, então, a perda das cores iniciais.

Alternativas
Comentários
  • Não implica perda das cores iniciais.

  • O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por adição ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Para compreendermos as cores, podemos usar vários sistemas de cores. Os mais conhecidos são o sistema cor-luz, também chamado de sistema RGB ou aditivo, e o sistema cor-pigmento, também chamado de CMY ou subtrativo.

    O sistema cor-luz é formado pela junção das cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Cada cor possui comprimentos de onda, que variam de 380 nanômetros a 780 nanômetros. Se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos a cor branca.

    A questão afirmou que o sistema cor-luz é um modo de síntese aditivo na produção de cores devido ao processo de junção de duas ou mais frequências luminosas distintas para a formação das demais, implicando, na perda das cores iniciais. Isto está errado. Na há perda das cores iniciais, mas elas são somadas.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Rocha, João Carlos. Cor-luz, Cor-pigmento e os Sistemas RGB e CMY. Disponível em https://www.belasartes.br/revistabelasartes/downloads/artigos/3/cor-luz-cor-pigmento-e-os-sistemas-rgb-e-cmy.pdf. Acesso em Março de 2021.


ID
2868928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


A luminosidade da cor — ou seja, o seu brilho — é medida pela intensidade de luz refletida por um objeto ou superfície e pela influência que ela exerce sobre a cor resultante. Em uma combinação R(255) G(255) B(255), obtém-se o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor.

Alternativas
Comentários
  • Certo! A definição de lua está certa e 255 é o maior valor possível de luminosidade na calibragem de um monitor


ID
2868931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao sistema de cor e suas propriedades.


As especificações do sistema CMYK — do inglês cyan, magenta, yellow e black —, que permite produzir milhares de matizes, não servem para definir todas as cores do sistema cor-luz, mas conseguem definir os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

Alternativas
Comentários

  • CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).


    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

  • Mas CMYK não é pigmento?

  • Oi Isabela. Sim, CMYK é pigmento. E assim como todas as coisas pigmentadas ele reflete a luz e também a absorve. Quanto mais claro o pigmento mais reflete, e quanto mais escuro mais absorve. Se você estiver em frente a uma parede branca, recem pintada, no sol a pino de verão, mal conseguirá abrir os olhos de tanta reflexão. Assim como se estiver de camisa preta sentirá o dobro do calor se estivesse de camisa branca.

    Ele é subtrativo porque a luz do sol tem todas as cores, nós só não a vemos. Quando ocorre um arco-iris a umidade faz o papel de prisma, dissecando as cores que não enxergaríamos normalmente.

    Quando a luz bate em um objeto ela absorve um tanto e devolve outro tanto. Um objeto preto subtrai quase tudo e devolve quase nada. Um objeto de cor clara subtrai quase nada e devolve quase tudo.

    É subtrativo porque a luz natural tem todas as cores e os pigmentos subtraem parte delas, devolvendo só as cores que eles permitem que nós vejamos.

  • Se esse sistema conseguisse imprimir os espectros de luz que podem ser impressos não existiriam cores especiais. Pantone teria falido há tempos.

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto (Black), ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que fazem parte do sistema cor-luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    Apesar de não servirem para definir as mesmas cores usadas no sistema RGB, o sistema CMYK consegue identificar e utilizar todos os matizes do espectro luminoso que podem ser impressos.

    Com base nessa explicação, concluímos que a questão está certa.

    Gabarito do professor:
    Certo.

ID
2892955
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro da editoração, existem diversas etapas, divididas entre vários profissionais. Assinale a alternativa correta a respeito desse processo.

Alternativas
Comentários
  • Marina Colasanti atuando como copidesque na redação do Jornal do Brasil. Fonte: .[/caption]

    Na prática, os copidesques fazem a limpeza inicial do texto. Buscam, além dos problemas de grafia, falhas de coesão e coerência, problemas no encadeamento de ideias, problemas de estrutura. Um copidesque geralmente tem mais liberdade para mexer no texto que um revisor.

    A herança do copidesque vem das antigas redações de jornais, onde havia um profissional que “arredondava” os textos dos outros jornalistas, adequando-os à linha editorial da publicação.

    Preparador de originais

    Não há critérios que separem o copidesque do preparador de originais. As editoras não têm um consenso sobre quem faz o quê. Como bem sabemos, também não temos nenhum tipo de regulamentação sobre nossas atividades, então cada empresa adota o nome que bem entende. Sendo assim, eu diria que preparador e copy podem ser a mesma pessoa e ter a mesma função.

    O revisor verifica se o sumário está de acordo com o “miolo”, capas, quebras de texto, a conformidade de todos os padrões, enfim, tudo o que se refere ao texto do material já diagramado. É ele quem faz a leitura do final do trabalho para certificar-se de que nenhum “pastel” foi deixado para trás.

    Ao revisor de texto cabem os ajustes finos do livro, no material já diagramado e geralmente impresso ou em PDF, ou seja, não é ele o responsável por problemas de coesão e coerência do texto, por exemplo.

    Ainda dentro do ofício de melhorar os textos para publicação, incluo aqui o cotejo com original (quando a obra é traduzida), que consiste em verificar, frase a frase, a existência de saltos de tradução, erros, inconsistências com o original etc.

    https://revisaoparaque.com/blog/diferentes-funcoes-mesma-profissao-os-tipos-de-revisor-de-texto/

  • Trocando em miúdos, o preparador de originais encarrega-se da conteúdo enquanto o revisor e o diagramador cuidam da forma.

  • Revisor de Textos é o profissional responsável por corrigir/ajustar as imperfeições encontradas em um texto, o que inclui estar atento aos elementos gramaticais, concordância etc.

    Um Diagramador faz o planejamento e organização dos elementos gráficos, sejam fotos, ilustrações ou textos.

    O Revisor de Originais é responsável pela estilística do texto. Cabe a ele verificar a clareza e coesão, assim como se as ideias do texto em uma ordem lógica nos parágrafos.


ID
2945506
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

David Bann (2010) aponta algumas ações abaixo relacionadas que gráficas, editoras, designers e outros envolvidos na cadeia de produção da impressão podem adotar para minimizar o impacto ambiental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Fotolito é um filme transparente, uma espécie de meio plástico, feito de acetato revestido em uma das faces com uma emulsão sensível à luz, similar aos filmes fotográficos.


ID
2945515
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao arranjo das páginas de uma publicação, na sequência e na posição em que deverão aparecer quando impressas, antes de serem cortadas, dobradas e refiladas, dá-se o nome de:

Alternativas

ID
2945533
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Modelo com layout provisório apresentado ao cliente para aprovação, por exemplo, do peso, tipo de papel, estilo de encadernação, posições das ilustrações e do texto:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2963683
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No design de livros, o profissional de editoração é quem determina as características dos textos impressos, utilizando sinais espaciais ou gráficos; uma vez pronto o trabalho, as características do texto impresso permanecerão fixas e servirão ao leitor como orientadores da leitura.

Sobre a hierarquia de itens, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • porque a alternativa "c" é a correta?


ID
2963692
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Um erro comum na composição mecânica e que persistiu na composição eletrônica é o da supressão de parágrafos. Para assinalar tal erro, o correto é inserir uma marcação no texto e grafar na margem o sinal equivalente à inclusão de novo parágrafo.

Esses sinais possuem os seguintes formatos:

Alternativas

ID
2963695
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atualmente é comum que os programas de diagramação de textos possuam corretores ortográficos, pois esses reduzem em muito os defeitos na composição. No entanto, são frequentes os erros nos quais a ação dos corretores automáticos é inócua e, por isso, a revisão de textos segue sendo uma atividade fundamental para uma boa edição de livros. Referindo-se aos erros de datilografia, mas igualmente válido para a revisão de originais eletrônicos, Emanuel Araújo identifica que o profissional de edição, quando faz a transcrição ou a revisão de um original, “ao defrontar-se com uma forma verbal, semântica, sintática ou lexical que lhe pareça insólita” (2000, p. 133) altera o original, muitas vezes interferindo no sentido da frase, num efeito de estilo ou em outros aspectos.
A citação acima refere-se a erros de:

Alternativas

ID
2963698
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Classicamente existem quatro possibilidades de alinhamento com relação ao arranjo de colunas de texto. Apesar de já utilizado na tipografia clássica, por conta da facilitação da composição com os programas de editoração, tornou-se mais frequente atualmente o uso de textos que têm seu alinhamento determinado pelas bordas das imagens presentes na composição da página. Em todas essas possibilidades há defeitos que podem aparecer em função especificamente do tipo de alinhamento de texto empregado para a composição.
O aparecimento de grandes vazios entre as palavras é um defeito típico do seguinte tipo de alinhamento:

Alternativas
Comentários
  • Vazios conhecidos como caminhos de rato.

  • Letra A.

    Ao alinhar um texto de forma justificada, o conteúdo ocupará distâncias iguais em relação às duas margens (direita e esquerda). No entanto, como as linhas não possuem sempre o mesmo número de caracteres, será necessário alterar o espaçamento entre as palavras, o que pode causar o aparecimento de grandes vazios no meio do texto.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2963704
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Allen Hurlburt (1986, p. 8) “(...) não há palavra melhor que layout para sintetizar a ideia, a forma, o arranjo ou composição de uma página impressa”.
No entanto, tecnicamente o termo layout designa especificamente:

Alternativas
Comentários
  • Conceito muito antigo de layout.


ID
2963728
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os custos gráficos são determinantes na escolha do sistema de provas em um trabalho impresso. A proximidade de cores, a viabilidade de execução, a necessidade de exatidão das provas e toda uma série de questões deve ser considerada para a escolha do sistema a ser utilizado.
No que se refere apenas ao aspecto econômico, a opção de menor custeio são as provas:

Alternativas

ID
2988895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital, o que torna inadequado o emprego da expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia designa a disposição de tipos de chumbo em uma composição organizada em chapas metálicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A transposição digital das antigas fontes e a criação de novas fontes já em meio digital deu origem a uma ampla tipologia, que, no contexto atual das artes gráficas proporciona a existência de uma tipografia digital que garante a riqueza e a velocidade em favor de um usuário. Este, de um momento para outro, pode selecionar determinada fonte que julgue mais apropriada aos seus objetivos. Assim, recorre-se à tipografia do mesmo modo que o antigo tipógrafo recorria aos caracteres de chumbo, só que, agora, digitalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Fonte (vem do latim fundir). Técnica utilizada para fundir tipos de metal.

    Tipo e Fonte são sinônimos.

    Fonte: https://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-tipologia-32427242

    *Daí concluí que não é inadequado o emprego da expressão tipografia digital, pois se tipo e fonte são sinônimos não importa o meio no qual são criadas, pois trata-se de uma questão de semântica ou origem da palavra que está sendo usada para designar ou especificar um novo meio para criar as fontes, no caso da questão, o meio digital.

    * Comentário meu.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    O tipo digital permite "interletrar" e desenhar caracteres melhor e com maior fidelidade que o tipo metálico, visto que incorporou muitas melhorias, como aplicações de auto-edição e desenho, tecnologia laser, programação PostScript e o sistema de fontes TrueType.

    Em tese, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital. Há aqueles que ainda utilizam o tipo metálico com o intuito de obter efeitos artísticos e retrô em seus trabalhos. A quantidade desses profissionais, no entanto, é insignificante em comparação com aqueles que usam o meio digital.

    O emprego da expressão tipografia digital não é inadequado. O digital define o tipo de tipo usado; nesse caso, o digital. As etapas dos processos da tipografia, de criar, escolher, imprimir e dar acabamento, continuam as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
3007495
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Bann (2012) afirma que o controle de qualidade no processo de produção gráfica é difícil, uma vez que depende do cliente fornecer tudo o que as gráficas precisam. Às vezes, podem ocorrer erros com arquivos digitais que estavam corretos antes do envio pelo cliente e, ainda, equívocos nas etapas de prova, impressão e acabamento e de responsabilidade da gráfica. Sendo assim, assinale a opção correta que contempla a lista de verificação de controle de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • "LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CONTROLE DE QUALIDADE"

    DECALQUE

    Ocorre quando há uma transferência indesejada de tinta para o verso de outra folha durante a impressão (quando as folhas são empilhadas na mesa de entrega da impressora); o decalque é perceptível sobretudo em capas, pois um dos lados da folha está em branco. Ele é causado pelo uso insuficiente de pó antidecalque, tintas de secagem muito rápidas ou problemas com o papel.

    VARIAÇÃO DE COR

    Ocorre quando a gráfica não mantém cores consistentes em toda tiragem. No entanto, com o uso dos modernos equipamentos de controle de impressora, esse é um problema raro. O impressor analisa uma folha impressa em intervalos regulares, durante o acerto da tiragem, e a compara com a prova ou o documento de aprovação assinado, se alguém estiver fazendo aprovação em máquina.

    PINTAS (BOI)

    Ocorrem quando áreas de cor lisa são cercadas de pintas brancas (áreas não impressas), causadas por sujeira, partículas de papel ("ciscos") ou restos de tinta seca que aderem à chapa ou aos cilindros da blanqueta. Tal problema pode ser evitado com uma lavagem regular da blanqueta. Essas áreas devem ser identificadas por meio de verificações regulares na impressora, e as cópias afetadas devem ser descartadas.

    ERRO DE REGISTRO

    É um problema fácil de identificar porque, normalmente, as cores fora do registro projetam-se além da borda do conjunto de quatro cores, criando um efeito visual desfocado.

    DEFEITOS DE ENCADERNAÇÃO

    Os defeitos de encadernação costumam ser os mais difíceis de corrigir, pois em geral exigem que o trabalho seja totalmente refeito..."

    (BANN. Pg. 179)


ID
3008914
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O projeto gráfico dá forma ao projeto editorial. O projeto gráfico é constituído por um conjunto regras que têm a função primordial de conferir unidade e refletir a personalidade da publicação. Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Como que público-alvo não faz parte do projeto gráfico?

    Pensar num público A ou B vai diferenciar nas escolhas de formato, tipo de papel fontes tipográficas..

    Alguém explica?

  • Pois é, Astrid. Aqui não mede conhecimento, mas sim o quanto calejado em fazer prova você está para encontrar a resposta que a banca quer.


ID
3269764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentre os problemas de impressão que podem ocorrer no envio de um trabalho para impressão em gráfica offset está a diferença entre a cor do layout digital e a cor do produto impresso.

Vários fatores podem contribuir para essa diferença, e um dos mais comuns está relacionado à forma de se enviar o arquivo para a gráfica e corresponde à não conversão das cores

Alternativas
Comentários
  • O RGB corresponde às cores em formato "luminoso", ou seja, para exibição em telas de celulares e monitores de computadores. Ele obedece ao padrão da luz, que é aditivo. Explico: todas as luzes coloridas somadas resultam em branco. Para achar a cor desejada você vai adicionando as cores do espectro. Já as cores necessárias para a impressão utilizam o padrão CMYK, que é subtrativo: todas as cores somadas resultam em marron escuro ou preto. Para achar a cor necessária você vai misturando as cores, por isso no cartucho colorido de uma impressora só existem três cores [Ciano, Magenta e Yellow (amarelo)], já o K, no caso o preto (BlacK), vem da junção das três cores. É por isso que é possível imprimir em preto na impressora colorida, mesmo que não haja cartucho de tinta preta. 


ID
3283807
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao processo gráfico no jornalismo, julgue o item seguinte.

No processo editorial, a etapa de preparação de originais entende que a estrutura e o conteúdo do texto já foram revisados, portanto esta etapa trata da arte final, cabendo a ela somente uma última revisão ortográfica. 

Alternativas
Comentários
  • Fonte: revisaoparaque.com

    A preparação de textos também é chamada de preparação de originais ou copydesk (copidesque). É uma leitura que busca não só falhas ortográfico-gramaticais, mas também:

    -problemas de coesão (mau uso de conectivos, por exemplo);

    -fluidez textual (ordem dos elementos na frase, naturalidade da frase em português);

    -se estão sendo usadas expressões comuns no português;

    -se ocorreram saltos de tradução; ou

    -se a tradução está com “cara” de inglês simplesmente traduzido para o português, por exemplo.


ID
3531718
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O primeiro passo para a produção de um livro é a preparação de um original, o qual pode ser definido como: “[...] todo material entregue pelo autor à editora que resultará no livro”. Nesse sentido, esse material pode ser criado de várias formas possíveis, mas deve seguir algumas regras mínimas em sua entrega à editora para que seu processo de revisão e editoração se dê da forma mais correta. Sabendo disso, considerando que Cláudia é responsável pela autoria de um livro que pretende publicar, assinale a alternativa que apresenta uma prática adequada de preparação e entrega do original para a editora que fará a revisão e a publicação desse livro.

Alternativas
Comentários
  • o texto original pode ser chamado também de "original" ou "manuscrito", mas isso não quer dizer que ele foi escrito à mão, mas sim que é a primeira versão, a ser analisada pelo editor.

    de fato, o material precisa ser digitalizado, indicando somente as laudas para orientação. como a edição, o layout, impressão, acabamentos e demais etapas do processo editorial são posteriores, não existe nenhuma necessidade de ter esse trabalho ao enviar um original para uma editora.


ID
3531727
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma vez que um original é encaminhado a uma editora, ele passa por um extenso processo de revisão de sua ortografia, linguagem e conteúdo. Assim, os revisores adotam uma série de sinais e elementos visuais que guiam esse processo de revisão e conhecê-los é a melhor forma de fazer com que o fluxo de produção da publicação se dê de forma fluída e eficiente. As seguintes alternativas apresentam descrições de alguns desses símbolos e uma breve descrição de seu significado. Assinale a alternativa que apresenta a descrição e a significação corretas.

Alternativas

ID
3531730
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assim como a revisão textual e ortográfica é de extrema importância para que uma publicação apresente padrões devidos de qualidade, uma ampla revisão dos aspectos tipográficos também é necessária. Em tal tipo de revisão, é empregada uma série de sinais utilizados diretamente no texto da prova. Sabendo que um profissional que trabalhe com editoração e publicação precisa dominar esse assunto, assinale a alternativa correta quanto ao real significado desses sinais.

Alternativas

ID
3531733
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Embora o autor de uma publicação tome todos os devidos cuidados para que seu original chegue à editora da melhor forma possível, sem a presença de erros, é muito comum que eles existam. Independentemente do tipo de texto a ser publicado, é também comum que alguns erros estejam mais presentes do que outros, sendo destacados pelos revisores profissionais e recebendo até nomenclaturas específicas. Com base nessas nomenclaturas, assinale a alternativa que apresenta a definição correta.

Alternativas
Comentários
  • letra a

    Salto. Qualquer omissão involuntária de letras, palavras, frases, linhas ou parágrafos;

    Piolho. Duplicação indevida de sinais, letras, sílabas, palavras, linhas ou trechos. O pequeno erro tipográfico que escapa à revisão é também conhecido como piolho.

    Pastel. Inversão indevida de sinais, letras, sílabas, palavras, linhas ou trechos. Também é pastel a mistura desordenada de caracteres tipográficos.

    Gato. Troca indevida de uma palavras por qualquer outra.

    Gralha. Presença inevida de letras ou sinais virados (erro frequente na composição tipográfica), fora delugar ou trocados.


ID
3948313
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. No círculo cromático existem doze cores, divididas em três categorias: cores primárias, secundárias e terciárias.

    As cores primárias são “puras", que não surgem de outras. Temos como representantes vermelho, azul e amarelo.

    As cores secundárias resultam da mistura de duas cores primárias em iguais proporções:

    - Violeta/roxo = vermelho + azul

    - Laranja = vermelho + amarelo

    - Verde = azul + amarelo

    As cores terciárias são geradas a partir da mistura de uma cor primária com cores secundárias:

    - azul-arroxeado = azul + roxo

    - azul-esverdeado = azul + verde

    - amarelo-esverdeado = amarelo + verde

    - amarelo-alaranjado = amarelo + laranja

    - vermelho-arroxeado = vermelho + roxo

    - vermelho-alaranjado = vermelho + laranja

    Com base nessa explicação, concluímos que a ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente, roxo/violeta e verde.

    Gabarito do professor: Letra B.
  • A importância de conhecer a discografia de Xuxa rs.

    Gab: B