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Questões de Aprovação


ID
49402
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a opção correta com relação à ordem de realização das etapas da atividade de mídia.

Alternativas

ID
114658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Mídia bem planejada, verba bem aplicada.

José Carlos Veronezzi. Mídia de A a Z. São
Paulo
: Edicon, 2002 (com adaptações).


Considere a epígrafe acima e julgue os itens seguintes, que se
referem ao planejamento de mídia.

Um plano de mídia deve considerar estritamente os dados de programação de mídia baseados em veículos, programas, audiência e preço.

Alternativas
Comentários
  • Independentedo tipo de produto, campanha ou tamanho, qualquer Plano de mídia deve ser constituído
    por três grandes partes, e uma quarta, os anexos, que poderá entrar ou não, de acordo com a necessidade:

    A- Informações básicas
    B- Objetivos
    C- Estratégias
    D- Anexos


    Fonte: www.portaldapropaganda.com/.../midia/.../Roteiro%20Plano%20de%20Midia.doc
  • a palavra-chave da questão é "estritamente"

ID
222364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

Quando o profissional de comunicação conduz o briefing com o profissional de atendimento da agência de publicidade responsável pela divulgação da sua instituição, cabe a ele explicar exclusivamente as demandas relativas à publicidade, ficando por conta de representante da direção as explicações acerca das políticas, objetivos, produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento. Esse é um instrumento muito utilizado em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve produzir um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, ou seja, é como mapear o problema e, com as pistas identificadas, ter ideias para criar soluções.

    Um briefing eficaz deve ser breve, contendo apenas informações relevantes. Um briefing muito extenso seria ruim por não ser seletivo, tornando o processo dispersivo. Já um briefing excessivamente curto torna-se incompleto, dificultando o entendimento quanto aos trabalhos a serem executados.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Briefing


ID
222367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A pesquisa de mídia tem por finalidade conhecer a linha editorial dos jornais.

Alternativas
Comentários
  • A pesquisa de mídia é ferramenta indispensável para a escolha e definição dos melhores meios, veículos de comunicação e a melhor alternativa para a veiculação de campanhas e maximização da verba do anunciante. 

ID
222370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

Alternativas
Comentários
  • A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo, além de outros como credibilidade, audiência, cpm...

     

  • - Target: público-alvo (parcela da população à qual é dirigida a mensagem)

     

     

     


ID
222373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

O item custos, por meio do qual é feito o levantamento e o planejamento da utilização da verba disponível para divulgação de determinado produto, deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado nessa questão?
  • Ao meu ver, estratégias e objetivos não devem vir no item custos por não serem relevantes e não serem mensuráveis financeiramente falando.
  • Acredito que o plano de mídia contemple apenas os gastos com mídia e não aspectos como criação e produção como diz a questão: "o item custos...deve contemplar a definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção, distribuição, e veiculação na mídia".
  • O erro está no próprio texto:

    item custos, por meio do qual é feito o levantamento eo planejamento da utilização da verba(...)
    deve contemplar (...) produção distribuição e veiculação na mídia.

    É um plano, não quer dizer que vai ser executado, que no caso entra a parte de produção, distribuição e veiculação.
  • Erro por extrapolação: o item custos de um plano de MÍDIA deve contemplar apenas a veiculação do anúncio. A definição das estratégias e objetivos, a pesquisa de mídia, criação, revisão, produção são realizadas no planejamento da campanha.


ID
289372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a propaganda e mídia.

O planejamento de mídia consiste no ajuste do orçamento à necessidade de comunicação, por meio da seleção de veículos, definição de formatos, datas, locais, horários e quantidades de exibição, e elaboração de mapas de inserção referentes a cada veículo; destes originam-se as autorizações de exibição, a serem assinadas pelo cliente, pela agência de propaganda (se houver) e pelo veículo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar que o veículo de comunicação assina mapa de inserção.
  • Os veículos asinam as AUTORIZAÇÕES DE EXIBIÇÃO (que se originam dos mapas).  
  • 4 dicas práticas para criar o seu planejamento de mídia

     

    1. Defina claramente o público-alvo em seu planejamento de mídia

    É de extrema importância identificar claramente qual é o seu público-alvo e os elementos demográficos e psicográficos (atitudes, interesses e comportamentos) que o compõem. Sem isso, é impossível desenvolver uma comunicação adequada e selecionar as mídias certas para alcançá-lo.

    Após definir quais perfis de clientes melhor se encaixam em seu produto ou serviço, busque mais informações, como:

    motivações pessoais;

    meios que usam para se comunicar;

    jornais ou revistas que costumam ler;

    sites que visitam regularmente;

    mídias mais utilizadas;

    assuntos preferidos nas redes sociais.

    Todos estes dados devem ser obtidos antes de realizar seu planejamento de mídia.

     

    2. Selecione as mídias mais eficazes de acordo com as características da sua marca

    Nem todo mundo acessa o Facebook ou lê revistas. Além de perguntar quais canais seus clientes mais usam, reflita sobre os pontos fortes e fracos de determinada mídia para ampliar o alcance da marca e como ela vai ajudar você a cumprir suas metas.

    Seja implacável na escolha (e rejeição) de mídias. É melhor se concentrar naquelas mais eficazes do que tentar fazer sua marca estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

     

    3. Mantenha sua identidade visual consistente

    A identidade visual é muito mais do que o logo. Seu conceito implica um padrão único de design, das cores às fontes. Todos estes elementos devem se manter consistentes.

    Qualquer pessoa que ver um anúncio na TV deve estabelecer uma conexão visual imediata ao visitar o site ou acessar o blog da empresa. Do contrário, não se pode dizer que a marca tem uma identidade visual. E o mais provável é que ela não seja lembrada facilmente.

     

    4. Crie conteúdos adaptáveis a diferentes mídias

    Para que sua marca seja fortalecida, o planejamento de mídia deve programar o desenvolvimento de mensagens claras, atraentes e capazes de transitar por diferentes plataformas. Ou seja, cada conteúdo que você criar (vídeo, estudo de caso, postagem para blog etc.) deve poder ser utilizado em tantos lugares quanto possível.

    Por exemplo: deve ser factível que determinada peça usada em uma newsletter sirva para publicação no LinkedIn, no Twitter, em uma inserção na TV ou para fundamentar um anúncio impresso.

    Não tenha receio de utilizar diferentes mídias, canais e plataformas para promover e fortalecer sua marca. Seu planejamento de mídia deve adotar uma abordagem estável, informada e colaborativa para que suas ações de marketing alcancem os clientes no momento certo.

     

    Fonte: http://atalhocomunicacao.com.br/planejamento-e-estrategia/4-dicas-praticas-para-criar-o-seu-planejamento-de-midia/


ID
289525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

A criação de um manual de identidade visual, documento no qual são estabelecidos padrões de utilização da marca, contribui para o fortalecimento dessa marca diante do público.

Alternativas
Comentários
  • Mas afinal, o que é um manual de identidade de marca?

    É um manual com normas técnicas, recomendações e especificações para a utilização da identidade de uma determinada marca.

     

    Ok, mas para que serve um manual de identidade de marca?

    Para facilitar a memorização e reconhecimento de uma determinada marca ao preservar suas propriedades visuais em todas suas manifestações.

     

    O que consta em um manual de identidade de marca?

    Não existe uma regra universal. Cada empresa cria um manual de acordo com suas próprias exigências. Alguns manuais podem possuir 4 páginas, outros 100.

     

    Fonte: https://waltermattos.com/artigos/o-que-e-e-para-que-serve-um-manual-de-identidade-de-marca/


ID
289528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Imagens e sons devem ser os principais elementos considerados no planejamento de um sítio, uma vez que os visitantes atêm-se à estética para julgar o desempenho de sítios.

Alternativas
Comentários
  • Conteúdo apurado e linguagem correta são tão importantes quanto os citados na assertiva.

ID
289531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

Ao longo do mesmo anúncio publicitário, devem ser apresentadas diversas proposições de venda em vez de uma única.

Alternativas
Comentários
  • Em um anúncio, deve-se concentrar na mensagem central da campaha, para não dispersar a atenção do leitor. 
  • PODEM, não DEVEM.


ID
289534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

É necessário vincular a marca, que não deve ser tratada apenas como um nome, a associações positivas, visto que ela deve identificar os bens e serviços da empresa, diferenciando-os dos da concorrência.

Alternativas

ID
816550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de atendimento, mídia e redação publicitária, julgue o item.

O target de determinado produto e serviço norteia a mídia a ser utilizada para a veiculação de uma peça publicitária.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Target marketing–identificação de segmentos de mercado.


ID
821176
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1882936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A criação publicitária é o que mais atrai as empresas e as pessoas para o ramo da propaganda e publicidade. Acerca das fases do processo criativo, julgue o item que se segue.

Na fase de produção das peças publicitárias, é desnecessário o acompanhamento do profissional responsável pela criação, tarefa que fica sempre a cargo do profissional de atendimento da agência, o qual também levará a peça para aprovação do cliente.

Alternativas
Comentários
  • É o atendimento que leva a peça para aprovação do cliente, porém nada impede que a criação vá junto com o atendimento se julgar necessário, e está errado afirmar que a criação não acompanha a fase de produção das peças publicitárias.

  • O diretor de criação acompanha o processo!


ID
1882993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

Antes de enviar a peça para a gráfica, é importante imprimir uma versão do leiaute para aprovação do anunciante. Essa “prova” é conhecida como rafe (do inglês rough).

Alternativas
Comentários
  • O Rafe é um esboço, rascunho inicial de como o anunciante imagina que será a peça. 

  • Prova de impressão

    Página impressa, fora de escala industrial, para identificação de erros e eventual correção anteriormente à impressão final. (Comark)

    https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/prova-de-impressao

  • Rafe é o esboço da peça, feita no começo. Boneca/boneco é uma prévia do layout, que pode sofrer alterações mais minunciosas.


ID
1883005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

No processo de criação de uma peça, o anunciante deve participar ativamente cabendo a ele a responsabilidade de fazer revisão do conteúdo do texto, das imagens e principalmente do conceito.

Alternativas

ID
1883020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Planejar uma campanha é a essência do trabalho de publicidade. Pensar estratégias para alcançar o consumidor e usar a criatividade para torná-las reais é uma arte. A propósito desse tema, julgue o item subsecutivo.

Devem ser feitos exclusivamente pela agência de propaganda, sem a participação dos anunciantes nestas fases, o planejamento de uma campanha, a definição das peças principais e do apoio que nela serão utilizados.

Alternativas
Comentários
  • OS TRÊS ELEMENTOS CONSTITUEM TAREFAS CONJUNTAS. 


ID
2113414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a atendimento e mídia em agência publicitária.

Para otimizar o investimento em comunicação, deve-se estabelecer, no plano de mídia, a compra de espaço nos veículos mais baratos do mercado, uma vez que, com uma maior quantidade de inserções, é possível compensar a dispersão do público de interesse.

Alternativas

ID
2113417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a atendimento e mídia em agência publicitária.

A função do setor de atendimento de uma agência de publicidade é acompanhar e assistir o cliente em todas as suas necessidades na área publicitária.

Alternativas
Comentários
  • Agência de Publicidade, ou de propaganda, é pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço desse mesmo público.

    As agências são compostas por departamentos administrativos (comercial, financeiro e jurídico, por exemplo) e por setores que lidam diretamente com o cliente e sua demanda (atendimento, planejamento, pesquisa, criação, redação, mídia e produção).

    Os profissionais de atendimento são responsáveis pelo relacionamento entre o anunciante e a agência. Esse departamento procura entender a necessidade do cliente e traduzir a ideia para a empresa em forma de briefing; também se encarrega de apresentar as peças para aprovação do anunciante. No âmbito interno, lida com prazos de entrega pelos outros departamentos envolvidos. Em suma, dá assistência ao cliente em todas as suas necessidades na área publicitária.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2295685
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de layout e planejamento visual gráfico, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico.





  • Os erros estão em vermelho.


    A - planejamento visual gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos visuais gráficos de uma página, de maneira a tornar a mensagem mais legível e agradável. 


    B - diagramar uma página não é simplesmente distribuir os elementos gráficos que compõem a página em sua área útil. Diagramar é, antes, de tudo hierarquizar informações.


    C - a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico. 

    Errado. Todos a preparação (rough, planejamento, boneco, etc.) dos elementos visuais, incluindo fotografia, infográficos e ilustrações são responsabilidade do profissional de planejamento gráfico visual. Essa não é uma tarefa de segunda relevância.


    D - um bom planejamento visual gráfico precisa deixar a mensagem clara de ser compreendida e agradável de ser percebida. 


    E - os espaços em branco são fundamentais para o respiro da página e permitem que ela não fique toda igual, propiciando um melhor resultado na hierarquia da informação. 


    Gabarito: C


ID
2304427
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O pré-teste de um anúncio deve ser feito

Alternativas
Comentários
  • Se estiver totalmente pronto não precisa testar

  • PRÉ-TESTE - Tipo de pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da mensagem (nível de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu conteúdo e approach criativo.

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Dicionario_de_Propaganda/P.htm


ID
2370175
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ações de propaganda institucional se multiplicaram nos últimos anos porque as empresas compreenderam que estão inseridas em um contexto sociopolítico que ultrapassa as responsabilidades de fabricar e comercializar bens e serviços. Com estes investimentos, elas pretendem

Alternativas
Comentários
  • A propaganda institucional, bem administrada, tem objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos de  de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do , quando executada levando em consideração a , sem menosprezar a capacidade de discernimento e a inteligência do público envolvido, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais.

    Wikipedia


ID
2370184
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação de uma determinada organização, analise as afirmativas a seguir.

I. É importante definir bem a forma como a organização quer ser reconhecida no futuro.

II. É fundamental    o levantamento das potencialidades e fragilidades da organização e o entendimento sobre suas oportunidades e ameaças. 

III. Articula as fases de pesquisa, diagnóstico e interpretação dos dados pesquisados para a formulação de suas estratégias.

Assinale:

Alternativas

ID
2370190
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação aos aspectos e critérios que envolvem a mudança de nome de uma empresa, analise as afirmativas a seguir.

I. Antes de rebatizar uma empresa, é necessário pesquisar como ela é vista pelos consumidores e analisar suas perspectivas para o futuro.

II. O nome de uma organização deve ser compreendido, pronunciado e memorizado com facilidade, além de sugerir a qualidade do serviço prestado.  

III. Ao rebatizar uma empresa, dependendo do contexto, pode‐se adotar um nome transnacional para possibilitar um posicionamento global.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • gabarito E - todas corretas


ID
2370235
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A principal característica do meio outdoor é

Alternativas

ID
2370247
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o CONAR, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CONAR = Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária

    http://www.conar.org.br/


ID
2370250
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Constituição Brasileira de 1988, em relação à veiculação de determinados produtos na programação das emissoras de televisão, analise as afirmativas a seguir.

I. Estabelece meios legais para que as pessoas se defendam da propaganda comercial de serviços nocivos ao meio ambiente.

II. Estabelece que, diferentemente dos medicamentos, a propaganda comercial de terapias não está sujeita a advertências sobre seus riscos.

III. Estabelece que peças publicitárias para a venda de pesticidas como agrotóxicos e sprays caseiros, estão livres de restrições legais.

Assinale:

Alternativas

ID
2687806
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma produtora devolveu o trabalho de um roteirista porque a “escaleta” não correspondia à expectativa dos contratantes. “Escaleta” corresponde

Alternativas
Comentários
  • letra c

    A Escaleta: A Escaleta é a base do escrever bem e correto um roteiro, sem “gordura”.
    Como resumir um capítulo, um especial, um curta, em 30/40 cenas.
     

  • https://www.youtube.com/watch?v=g3F8qOAjxhM

    vídeo do autor Aguinaldo Silva descrevendo o que é escaleta.

  • tempo dramático nada mais é do que o tempo em que a cena se desenrola, então basicamente o que a letra c diz é resumo das cenas e sequencias, portanto é a resposta correta


ID
2697004
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A produção de um filme publicitário envolve um grande número de profissionais de uma agência, entre eles o diretor de arte, responsável

Alternativas
Comentários
  • a) pela relação e contatos profissionais com produtoras de filmes -> responsabilidade da produção

    b) pela qualidade criativa da agência realizadora -> responsabilidade conjunta entre os profissionais da agência

    c) pelos aspectos visuais e estéticos das peças de propaganda -> responsabilidade do diretor de arte

    d) por gerenciar a relação entre agência e cliente -> responsabilidade do atendimento

    e) por desenvolver o plano de comunicação -> responsabilidade do planejamento

  • Letra C: a criação é formada pelo diretor de arte e redator. Conta ainda com um diretor de criação, responsável pela supervisão e aprovação do material.

  • O que faz um diretor de arte (Sampaio):

    1. Em CRIAÇÃO: Parte visual e gráfica das peças.

    2. Em PRODUÇÃO: Cuida do projeto e execução da parte visual do comercial.

  • Agência de Publicidade, ou de propaganda, é pessoa jurídica especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de produtos e serviços, difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições colocadas a serviço desse mesmo público.

    As agências são compostas por departamentos administrativos (comercial, financeiro e jurídico, por exemplo) e por setores que lidam diretamente com o cliente e sua demanda (atendimento, planejamento, pesquisa, criação, redação, mídia e produção).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Quem é responsável pelo contato profissional com produtoras de filmes é o diretor de produção.

    B) Errado.  Quem cuida da qualidade criativa da agência realizadora é o diretor de criação.

    C) Certo. O responsável pelos aspectos visuais e estéticos das peças de propaganda é o diretor de arte.

    D) Errado. O responsável por gerenciar a relação entre agência e cliente é o diretor de atendimento.

    E) Errado. Quem desenvolve o plano de comunicação é o diretor de planejamento.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do professor: Letra  C.


    Bibliografia:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e pratica. 7. ed. rev.— São Paulo: Pioneira,

    1998.

ID
2736142
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Sant’Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), toda agência tem histórias sobre boas propostas que foram tão alteradas por todos os envolvidos no processo de aprovação que seu resultado final se tornou absolutamente agradável a todos, mas ineficiente no mercado. Segundo os autores mencionados, há sete exigências para o anunciante-cliente; sendo assim, assinale a opção que NÃO apresenta uma dessas exigências.

Alternativas

ID
2751322
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro de uma agência de comunicação existem dois tipos de função: as chamadas atividades-fim, que lidam diretamente com a propaganda como o planejamento, atendimento, criação e mídia; e as atividades-meio, como tráfego, serviços de arquivo e documentação artística, gestão administrativa e contábil. Tais atividades dão suporte às atividades-fim.

A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o tipo de atividade a suas atribuições, conforme descrito por Armando Sant’anna et al. em seu livro Propaganda – teoria, técnica e prática.

COLUNA I

1. Atendimento / contato
2. Planejamento
3. Criação

COLUNA II

( ) No passado,era a área responsável por pesquisas. Hoje tem a liderança do pensamento estratégico do time da agência. É responsabilidade desse profissional a geração dos insights criativos que deverão balizar a campanha e apontar o norte a ser seguido.
( ) Costuma-se dizer que esse profissional de uma agência desempenha uma dupla função: em relação aos clientes que lhe são destinados representando a agência; em relação aos serviços internos da agência, representando os clientes. Esse profissional, ainda, conhece os principais fundamentos da comunicação e as principais características dos mercados onde as marcas ou os produtos atuam.
( ) Esse profissional tem destaque dentro da agência. É ele que busca manter pertinente o público-alvo ao perfil da marca. Ele busca dar sentido inovador e gerar na mente do público empatia pela marca.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Planejamento -> No passado,era a área responsável por pesquisas. Hoje tem a liderança do pensamento estratégico do time da agência. É responsabilidade desse profissional a geração dos insights criativos que deverão balizar a campanha e apontar o norte a ser seguido.

     

    Atendimento -> Costuma-se dizer que esse profissional de uma agência desempenha uma dupla função: em relação aos clientes que lhe são destinados representando a agência; em relação aos serviços internos da agência, representando os clientes. Esse profissional, ainda, conhece os principais fundamentos da comunicação e as principais características dos mercados onde as marcas ou os produtos atuam.

     

    Criação -> Esse profissional tem destaque dentro da agência. É ele que busca manter pertinente o público-alvo ao perfil da marca. Ele busca dar sentido inovador e gerar na mente do público empatia pela marca.


ID
2945533
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Modelo com layout provisório apresentado ao cliente para aprovação, por exemplo, do peso, tipo de papel, estilo de encadernação, posições das ilustrações e do texto:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3008998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre passos de roteirização de uma obra audiovisual linear, relacione as colunas das atividades desenvolvidas com os passos de roteirização e assinale a alternativa com a sequência correta.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Pesquisa de agenda / perfil do público-alvo / Objetivos.

2. Tratamento audiovisual.

3. Primeiro esboço do roteiro.

4. Roteiro revisado / storyboard.

5. Aprovação do cliente / Roteiro de produção.


PASSOS DE ROTEIRIZAÇÃO

( ) Assimilação.

( ) Ensaio.

( ) Revisão.

( ) Edição.

( ) Esboço.

Alternativas

ID
3626170
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
Ministério das Cidades
Ano
2005
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Por meio de uma seqüência de etapas, às quais reúne e incorpora, uma campanha publicitária visa atingir os seguintes objetivos:

Alternativas

ID
3681115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2003
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nos últimos dias, o publicitário baiano Duda Mendonça passou boa parte de seu tempo ao telefone. Em lugar de disparar ordens às suas agências em Brasília, São Paulo e Salvador, ele se ocupou em responder a dezenas de cumprimentos com uma tirada na ponta da língua. “Estou apavorado e satisfeito ao mesmo tempo”, disse ele sobre a nota oficial da Secretaria de Comunicação do governo que, na terça-feira, 23, o alçou ao posto de comunicador número um do país. A partir daquele momento, Duda passou a ter direito a ditar a última, a primeira ou todas as palavras da publicidade oficial. Como preferir. Do menor folheto ao maior outdoor — passando pelos comerciais de rádio e televisão, anúncios em revistas e jornais do país e do exterior e eventos patrocinados pela gestão do presidente Lula sobre os 29 ministérios, 120 empresas estatais e de economia mista, quatro secretarias especiais e três bancos oficiais —, tudo terá seu estilo criativo. Traduzindo em reais, o marqueteiro vai pilotar peças que irão movimentar no próximo ano uma verba publicitária total superior ao R$ 1,1 bilhão do exercício de 2003. Seu trabalho terá o sentido, segundo a nota oficial, de garantir unidade no discurso publicitário e evitar pulverização de ações. Com esse poder, Duda Mendonça ganhou na prática e sem meios tons status de novo ministro. O ministro da propaganda.

Isto É Dinheiro, ed. 318, 1º/10/2003, p. 24 (com adaptações).
À luz do texto acima, julgue o item subseqüente.

O trecho “garantir unidade no discurso publicitário e evitar pulverização de ações”, implica a aprovação prévia, por Duda Mendonça, de toda e qualquer peça publicitária que leve a assinatura do governo, enquanto ocupar a pasta atual.

Alternativas