SóProvas



Questões de Turbinas a Vapor (elementos, características e classificação)


ID
63559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas a vapor que usam tanto vapor saturado seco quanto vapor superaquecido operam segundo o ciclo de Rankine. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Quanto maior for o grau de superaquecimento do vapor, mais o ciclo de Rankine se aproxima do ciclo de Carnot, o que melhora o rendimento.

Alternativas
Comentários
  • Aumentado-se a temperatura média da fonte quente, ou seja, aumentado-se a grau de superaquecimento o rendimento irá melhorar, e portanto se aproximar do ciclo ideal de Carnot. O que está errado???

  • Quanto maior o grau de superaquecimento to vapor, maiores sao as perdas, e isso  apesar de aumentar o rendimento, afasta o ciclo de rankine do ciclo de carnot

  • Se formos olhar apenas para o rendimento, há realmente uma "aproximação" do rendimento de Rankine à Carnot, porém, os diferentes ciclos não podem ser aproximados, pois na pratica um ciclo de Carnot não é um modelo adequado para uma potencia a vapor. Então, acredito eu, que o erro nesta frase se da pela afirmação: "mais o ciclo de Rankine se aproxima do ciclo de Carnot".

  • Não há aproximação. Para aumentar o superaquecimento, aumenta-se a temperatura da fonte quente e logo aumenta o rendimento do ciclo de Carnot também. O que ocorre é só um aumento de eficiência do ciclo em particular, mas não se aproxima de Carnot.

    Flavia, sua colocação é perfeita para um ciclo real, mas lembremos que se trata de um ciclo de Rankine. Ou seja, não há perdas, os processos são reversíveis.


  • Quando maior o superaquecimento, maior será o "chifre" do gráfico de Rankine e maior será a sua diferença do ciclo de Carnot, mas por outro lado maior será a áera do gráfico e assim maior o rendimento.

  • Errada.

    Primeiro que não se compara esses dois ciclos pois o ciclo de Carnot está muito longe dos ciclos reais de geração de potência a vapor.

    E segundo, se fosse compará-los, quanto maior for o grau de superaquecimento do vapor, mais o ciclo de Rankine se DISTANCIA do ciclo de Carnot. Neste, o vapor "entra na turbina" como vapor saturado.

  • O fornecimento de calor em um ciclo de Carnot é feito a temperatura constante, sem haver superaquecimento. O superaquecimento no ciclo Rankine é feito elevando a temperatura.

  • Quanto maior o números de estágios de reaquecimento mais o ciclo Rankine se aproximará do Carnot.

    A questão quis confundir com conceitos de reaquecimento e superaquecimento.


ID
63565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas a vapor que usam tanto vapor saturado seco quanto vapor superaquecido operam segundo o ciclo de Rankine. A esse respeito, julgue os próximos itens.

O vapor superaquecido dispensa o uso de condensador. O rendimento aumenta devido ao aumento da temperatura média na qual o calor é rejeitado.

Alternativas
Comentários
  • Totalmente Errada. Basicamente a idéia para se aumentar o rendimento do ciclo Rankine é aumentar a temperatura média na qual o calor é fornecido assim como diminiur a temperatura média na qual o calor é rejeitado. O condensador faz parte do ciclo é um componente de rejeição de calor para um sumidouro a baixa temperatura,sendo indispensável.
  • ERRADO. O Condensador é parte integrante do ciclo de Rankine. É responsável pela  produção do salto de entalpia entre os patamares de temperatura e pressão produzindo trabalho . Atua como trocador de calor no processo de captação e rejeição de calor do sistema sendo um elemento importante para a determinação do rendimento do ciclo.   

  • Errada. Para responder é só relacionar: Rankine = Turbina, Condensador, Bomba e Caldeira.

  • Errado. O condensador é parte absolutamente necessária para que o ciclo possa ser executado. As formas de aumento de rendimento são o aumento da temperatura média na qual o calor é adicionado na caldeira e a rejeição de calor à temperaturas as mais baixas possíveis. Ou seja: o rendimento é maior quanto maior for a diferença de temperatura entre a parte mais quente e a mais fria do ciclo. Questão errada.

ID
214903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação a máquinas de fluxo, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se o ciclo de Brayton ideal, não há, em uma turbina a gás, variação da quantidade de entropia do gás no compressor e na turbina.

Alternativas
Comentários
  • Actual Brayton cycle:

    • adiabatic process - Compression.
    • isobaric process - Heat addition.
    • adiabatic process - Expansion.
    • isobaric process - Heat rejection.
  • Em um Ciclo Ideal de Brayton, temos a compressão e expansão do gás de forma ISOENTRÓPICA, ou seja, não há variação de entropia nesses processos. 
    Porém à título de informação, quando consideramos processos reais onde ocorrem irreversibilidades nesses equipamentos, ocorrem variações de entropia nos processos citados.


    RESPOSTA: CORRETA

ID
222154
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O diâmetro das turbinas de um equipamento mede 160 cm.
Se a turbina gira a uma velocidade de 3600 rpm, a velocidade das pontas das pás é, em m/s, aproximadamente, igual a:

Alternativas
Comentários
  • V=w. r

    Sendo n=30w/pi

    logo

    w=nxpi/30

    w=375 rad/s

    v=375 x 0,8 = 300m/s

  • V=w.r (m/s)

    f=n/60 (Hz)

    w=2.pi.f (rad/s)

    Logo: v=2.pi.f.r = 2.3,14.60.0,8 = aproximadamente 300m/s.

  • A VELOCIDADE NA PONTA DAS PÁS SERÁ IGUAL A VELOCIDADE LINEAR. 

    V=w*r 

    PODE- SE ENCONTRAT ASSIM. 

    A TURBINA POSSUI UMA ROTAÇÃO DE 3.600 RPM ENTÃO... ELA DÁ 3.600 VOLTAS EM 1 MINUTO. 

    ESSA VOLTA TEM QUANTOS METROS? 

    ENCONTRAMOS PELA COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA.  2 *PI* r 

    L = 2 * PI * r 

    L = 2 * 3,14 * 0,80 m 

    L = 5.024 m. 

    ENTÃO CADA VOLTA POSSUI 5.024 METROS, COMO SÃO 3.600 VOLTA POR MINUTO. 

    5.024 m * 3.600 RPM  = 18.086,4 m/ min

    18.086,6 m/min / 60 s = 301,44 m/s

    APROXIMADAMENTE = 300 m/s  


ID
322822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes a procedimentos e processos utilizados no desenvolvimento de instalações hidráulicas.

As turbinas hidráulicas dividem-se em diversos tipos, sendo quatro tipos principais: Pelton, Francis, Kaplan, Bulbo. Cada um desses tipos é adaptado para funcionar em usinas com uma determinada faixa de altura de queda e vazão. As vazões volumétricas podem ser igualmente grandes em qualquer uma delas mas a potência será proporcional ao produto da queda e da vazão volumétrica. As turbinas dos tipos Pelton, Francis, Kaplan e Bulbo são adequadas para operar, respectivamente, em quedas: de 350 m até 1.100 m; de 40 m até 400 m; de até 60 m; abaixo de 20 m.

Alternativas
Comentários
  • Turbina Francis

    Queda e vazão são as duas características determinantes na geração de energia hidrelétrica e elas variam muito de acordo com a sazonalidade – existem épocas em que chove pouco e épocas em que chove muito.

    Por isso o distribuidor da Turbina Francis possui um conjunto de pás móveis, cujo objetivo é ajustar o ângulo de entrada da água, dando maior rendimento à turbina em uma grande faixa de operação.

    A faixa de operação a qual essa turbina funciona com eficiência fica entre 45 e 400m de queda e 10 a 700m³/s de vazão.

    A adaptabilidade faz com que as Turbinas do tipo Francis sejam as mais versáteis e mais utilizadas em PCHs, apresentando uma eficiência na faixa de 90%.

    Turbina Kaplan

    A Turbina Kaplan é projetada para situações onde têm-se uma pequena queda, mas um grande volume de água. Ela opera com maior eficiência – com relação aos outros tipos de turbina – em quedas de até 60 metros.

    Turbina Pelton com Gerador acoplado

    O modelo é um tanto diferente dos mais tradicionais. O rotor possui pás em forma de concha e o distribuidor é formado por bocais com jatos de água direcionados para as pás.

    Elas podem possuir um, dois, quatro ou seis jatos e o bocal possui uma agulha com ajuste da vazão.

    As Turbinas do tipo Pelton são utilizadas em situações onde existe uma pequena vazão e uma grande queda. A faixa de operação é entre 350m e 1100m de queda.


ID
324619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Acerca dos materiais comumente utilizados na construção
mecânica, julgue os itens subsequentes.

As superligas à base de Ni, empregadas na fabricação de componentes de turbinas a gás que operam em temperaturas entre 700 o C e 1.300 o C, têm como características principais: elevada resistência mecânica, resistência ao calor e elevada resistência à corrosão.

Alternativas
Comentários
  • Superliga: Ferro-Níquel-Cobalto.  Elevada dureza, resistência mecânica, fluência, corrosão, resistência a oxidação em temperaturas elevadas.

    Aplicação: industria petroquímica, turbina de avião. 

  • O níquel se apresenta como um metal branco prateado, similar em muitos aspectos ao metal ferro, porém com uma boa resistência à oxidação e à corrosão. É utilizado principalmente na melhoria de resistência mecânica a altas temperaturas, resistência à corrosão e outras propriedades, para uma ampla faixa de ligas ferrosas e não-ferrosas.Outras propriedades que se destacam são: as condutividades térmica e elétrica, como também uma excelente propriedade magnética. Propriedades que fazem do níquel e suas ligas, metais bastante valiosos.


ID
358606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os geradores elétricos são máquinas que transformam uma forma de energia, por exemplo, mecânica, hidráulica, química, etc., em energia elétrica. Eles podem ser combinados em série ou em paralelo para atender a uma necessidade específica. Na associação em série,

Alternativas
Comentários
  • A) ocorre o aumento da potência disponível pelo aumento da força eletromotriz do sistema. (Verdadeiro)

    B) ocorre o aumento da potência disponível pelo aumento da corrente do sistema.(Falso)

    A potencia aumenta, mas é devido ao aumento da voltagem, pois o circuito esta em serie, então a voltagem total é a soma das voltagens, já a intensidade de corrente mantém-se constante.

    C) os polos positivos são ligados a um único ponto e os polos negativos a outro.(Falso)

    Essa é a descrição do circuito em paralelo.

    D) a força eletromotriz do sistema é igual àquela de cada um dos geradores associados.(Falso)

    Como mencionei na letra b, a força motriz (Voltagem) é a soma de cada um um geradores do circuito em série!

    Essa afirmação estaria correta, se o circuito mencionado tivesse em paralelo!

    E) o inverso da resistência da associação é igual à soma dos inversos das resistências dos geradores associados.(Falso)

    Essa afirmação estaria correta se descrevesse o circuito em paralelo, mas o circuito está em serie, então a resistência da associação é a somatória das demais resistências!


ID
358687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Dentre os diagramas Pressão – Velocidade apresentados a seguir, aquele que corresponde a uma turbina a vapor com escalonamento de pressão (turbina Rateau) é

Alternativas
Comentários
  • A) Laval

    B) Curtis

    C) Rateau

    D) Pranson

    E) Curtis-Rateau


ID
540490
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma turbina operando em regime permanente é alimentada com 3 kg/s de vapor d'água a P 1 e T1. Nessas condições, a entalpia vale h1 = 3.150 kJ/kg. O vapor é descarregado da turbina como vapor saturado a P2 . Nesse estado, h2 = 2.550 kJ/kg.

Considerando-se as hipóteses usuais para turbina, a velocidade na seção de alimentação de 11 m/s e a velocidade na seção de descarga desprezível, para a potência gerada pela turbina, em kW, tem-se

Alternativas
Comentários
  • W = m(h1-h2+0,5*V^2) = 3(3150-2550+0,5*11*11/1000) = 1800,18 kW

  • Delta(U)+Ec+Ep=Q-W

    Ep = 0

    Regime permanente

    m(h2-h1)+m((v2²-v1²)/2)=Q-W

    Obs: V² = (m/s)² = m²/s² ao multiplicar pelo kg/s da "vazão massica" torna kg*m²/s³ como Joule = kg*m²/s² torna J/s e dividindo por 1000 vira kJ/s

    3*(2550-3150)+(3*((0-11²)/2)/1000=-W

    -w = -1800,1815 kJ/s

    W = kJ/s -> Potência

    w = 1800,1815 W => aproximadamente 1800,2 W

     


ID
540553
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O vapor d'água entra em uma turbina adiabática a P e T1 com vazão de 5 kg/s e sai a P2 e T2. . Considere que a potência produzida pela turbina é de 2,5 MW, e que as variações das energias cinéticas e potencial podem ser desprezadas.
Sabendo-se que a entalpia na entrada da turbina vale 3.500 kJ/kg, o valor da entalpia, em kJ/kg, na saída da turbina, é

Alternativas
Comentários
  • N=vazao.(h_ent - h_saida)

    2500 = 5.(3500 - h_saida)

    h_saida = 3000 kJ/kg

  • 2,5 MW X 1000= 2500 KJ/KG 

    2500= 5 X(3500 - h saida )

    2500/ 5 = 500 

    H SAIDA = (3500 - 500 ) = 3000 KJ/KG 

  • Por que o 2500 é positivo? Nao seria:

    Delta(U)=Q-W ---> Q=0

    m(h1-h2)= - W

    5(3500-h2)= -2500

    h2=4000 (letra E)

  • Thalita, no caso do cálculo de turbinas não se considera como trabalho negativo para realizar este cálculo. Resultado correto é de 3000kJ/kg

  • Talita o trabalho está saindo do ciclo, portanto o valor é negativo.

    U= Q-W 1° Lei

    Q=0 turbina adiabática

    W= - 2,5*10^6 w energia saindo do sistema

    m(h1-h2) = -W  h1= 3500Kj/Kg e m=5kg/s(dados do problema)

    h2=3000kJ/kg

     

     

  • Denis, apenas corrigindo, como o trabalho fica negativo quando vc incluir na fórmula fica.

    m(h1-h2) = W... 

    Do jeito que está sua equação irá resultar em 4000 KJ/Kg


ID
540811
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um trocador de calor casco e tubo deve ser construído para aquecer a água que irá alimentar uma caldeira. O líquido frio é água proveniente da central de utilidades da indústria. O trocador de calor opera em contracorrente e contém tubos de aço-carbono, com diâmetros interno e externo iguais a 2,0 cm e 2,5 cm, respectivamente. A água fria escoa pelo interior dos tubos a uma velocidade de 0,5 m/s, entrando a 30 °C e saindo a 50 °C, enquanto a água quente entra a 80 °C. As taxas mássicas da água fria e da água quente que alimentam o trocador de calor são 15 kg. s-1 e 30 kg. s-1 , respectivamente. O coeficiente global de transferência de calor, baseado na área externa, é 250 W. m-2. K-1 .
Considere a massa específica e o calor específico da água iguais a 1.000 kg. m-3 e 4.200 J. kg-1. K-1 , respectivamente, independentemente da temperatura. Aproxime o valor π para 3 e considere o fator de correção da MLDT como igual a 1,0.

Dados: 1/ln(0,95) = −19,5; 1/ln(0,85) = −6,2;
1/ln(0,75) = −3,5; 1/ln(0,65) = −2,3.

Se o comprimento máximo do tubo for 2,4 metros, qual é o número de passagens por tubo?

Alternativas
Comentários
  • Me parece que as letras D e E atendem à resposta.

    com a agua fria acha o Q transferido

    Q = m Cp delta T = 15 * 4200 * 20 = 1260000 J/s

    Com o calor transferido acha a temperatura de saída do fluido quente

    delta T = 1260000 / 30 * 4,2  = 10

    Tsaída do frluido quente = 80 - 10 = 70

    Agora acha MLDT 

    delta T1 = (80-50) = 30

    delta T2 = (70 -30) = 40

    MLDT = 30 - 40 / ln (30/40) = 35

    Agora acha o comprimento total de tubos

    Q = U * A * (MLDT*fator de correção)

    A= pi * D * L

    L = 1260000 / (250 * 3 * 0,025 * 35 * 1)

    então  L = 1920 metros

    se cada tubo tem no máximo 2,4 metros precisamoas de 800 passes,  o que pode ser letra D ou E ( eu acho)

     

  • eu uso MLDT em °C ou K?

  • http://exercicioresolvidoengenharia.com/uncategorized/fenomeno-de-transporte-trocador-de-calor-ct-1-2/


ID
548827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As turbinas a vapor de vários conjuntos de pás no mesmo eixo, conforme o modo de disposição dos estágios, são classificadas como turbinas de estágios de:

Alternativas
Comentários
  • As turbinas podem apresentar 3 tipos de estágios: velocidade, pressão e velocidade-pressão.

    O estágio de pressão é conhecido como estágio Rateau (ação).

    O estágio de velocidade é conhecido como estágio Curtis (ação)

    E o stágios de velocidade-pressão como Parson (reação)


ID
711466
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A cogeração de energia pode ser definida como a

Alternativas
Comentários
  • Cogeração: Produção simultânea de dois tipos de energia, a saber: mecânica (elétrica) e térmica.


ID
753562
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ciclo termodinâmico padrão e ideal para uma turbina a gás simples é o ciclo de


Alternativas
Comentários
  • O ciclo para uma turbina a gás simples não seria Braton?

  • Sim, está errado o gabarito.


ID
753628
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o processo termodinâmico que ocorre nas turbinas a vapor em um ciclo ideal ou padrão de Rankine.

Alternativas
Comentários
  • Um processo adiabático reversível é necessariamente isentrópico. Mas a recíproca não é necessariamente verdadeira. Entretanto, o termo processo isoentrópico normalmente é usado em termodinâmica com o sentido de processo adiabático internamente reversível.

  • Atenção pessoal!


    Acabei errando porque procurei uma característica do ciclo Rankine, enquanto a questão pedia uma característica de um elemento específico que faz parte de tal ciclo, nesse caso, a turbina a vapor.



    Caso fosse uma característica do ciclo Rankine, as alternativas A, B, C e D estariam corretas. Entretanto, como se trata de uma característica só da Turbina, somente a alternativa D está coerente, como indicado pelo gabarito.


ID
768991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O protótipo de uma turbina hidráulica foi projetado para fornecer, na rotação de 85 rpm, uma potência igual a 85 MW quando a altura de queda for igual a 24 m. Considerando esse protótipo, julgue os itens seguintes.


É correto afirmar que o referido protótipo é típico de uma turbina hidráulica radial.

Alternativas
Comentários
  • Turbinas hidráulicas radiais, como por exemplo a turbina Francis, trabalham com alturas elevadas (cerca de 600m). Para este tipo de alturas hidráulicas normalmente usa-se turbinas axiais como as turbinas Kaplan.


ID
768994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O protótipo de uma turbina hidráulica foi projetado para fornecer, na rotação de 85 rpm, uma potência igual a 85 MW quando a altura de queda for igual a 24 m. Considerando esse protótipo, julgue o item seguinte.


Se o rendimento global do protótipo for 94,5%, a vazão de água será igual a 3.748 m3 /s.

Alternativas
Comentários
  • Pot = γ.Q.H.n => 85.10^6 = 10^4.Q.24.0,945 => Q =  374,8 m^3/s


ID
768997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O protótipo de uma turbina hidráulica foi projetado para fornecer, na rotação de 85 rpm, uma potência igual a 85 MW quando a altura de queda for igual a 24 m. Considerando esse protótipo, julgue os itens seguintes.

Um modelo de turbina semelhante ao protótipo citado fornecerá uma potência igual a 360 kW na rotação de 3.600 rpm, quando a altura de queda for igual a 54 m.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar essa? Fiz por semelhaça e para mim o gabarito deveria ser "Errado".

  • O gabarito está correto. Porém, precisei calcular a vazão das duas turbinas para calcular a potência.

    A vazão da turbina do enunciado é calculada com o exercício . Senão iria faltar informações.

    Resposta: CERTO (P = 359,839 KW)

  • Gabarito: CERTO.

    1º Equação de semelhança para as velocidades rotacionais e as alturas manométricas: Objetivo achar uma equação para K.

    n(85)/n(3600) = 1/K (H(85)/H(3600))^1/2 = 85/ 3600 = 1/K (24/H(3600))^1/2. Logo, K = 3600/85(24/H(3600))^1/2

    2º Equação de semelhança para as Potências e as alturas manométricas: Achar H(3600).

    N(85)/N(3600) = k^2(H(85)/H(3600))^3/2, substitui o valor de k, 0,1316 = (24/H(3600))^5/2

    (24/H(3600)) = 0,4436, portanto: H(3600) = 54 m.

    Onde K é a razão de semelhança geométrica entre protótipo e modelo.


ID
769144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A turbina a vapor, equipamento que aproveita a energia calorífica do vapor e a transforma em energia mecânica, é eficiente quando utilizada em condições de projeto. Acoplada a um gerador, a turbina pode transformar essa energia mecânica em energia elétrica, limitada à geração de potências de, no máximo, 1.000 kW.

Alternativas
Comentários
  • Turbinas à Vapor (de usinas termelétricas, em geral) geral megas e megas...

  • R: ERRADO.

    O tamanho das turbinas a vapor varia de unidades muito pequenas (a potência mínima é de cerca de 1 kW) a turbinas de grande porte que produzem até 1650 MW . Normalmente, as turbinas de potência mais limitadas são usadas como motores para operar máquinas, como ou , enquanto as turbinas maiores são usadas na . Modernas turbinas a vapor são classificadas de acordo com diferentes critérios.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Turbina_a_vapor


ID
836719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de
fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os
itens de 21 a 25.

O output de potência específica (potência extraível por unidade de vazão) de uma turbina a gás, fundamental no dimensionamento, no caso de ciclo Brayton ideal, depende unicamente da razão de compressão, assim como a eficiência.

Alternativas
Comentários
  • rendimento = 1 - 1/rp^[(k-1)/k]

     

    rp: razão de compressão

    k: relação entre calores específicos

  • Willliam descreveu a fórmula para o ciclo Otto, o Brayton apenas utiliza a relação de pressão e não de compressão para encontrar o rendimento! Já o o output de potência específica (por unidade de massa e não de vazão) da pra saber através das entalpias específicas de entrada e saída da turbina ou o rendimento multiplicado pela quantidade de calor adicionado ao sistema (também encontrado através das entalpias espećificas da entrada e saída do trocador de calor), já que η = W/Qq. Questão totalmente errada.


ID
836722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos ciclos termodinâmicos, às máquinas térmicas de
fluxo e volumétricas e às máquinas de combustão interna, julgue os
itens de 21 a 25.

Em uma turbina a gás que funciona com base em um ciclo de Brayton ideal, o reaquecimento aumenta tanto a potência de saída específica (potência útil por unidade de vazão, W) como a eficiência.

Alternativas
Comentários
  • Aumenta somente a eficiência

  • Aumenta somente a poência de saída, pois requer mais energia para o reaquecimento, quando usado com com a regeneração a eficiencia térmica também é melhorada, mas sozinho não se justifica.

  • O reaquecimento proporciona ao ciclo gerar a masma potencia, porém a partir de menos energia... com isso aumenta a eficiência.

  • Não concordo, o trabalho líquido aumenta com certeza e em alguns casos a eficiência pode aumentar mesmo sem a regeneração.

    Há um reaquecimento, se o trabalho líquido não aumentasse a eficiência iria diminuir, já que se está adicionando mais calor sem "retorno".

    A eficiência se justificaria pela aproximação de um processo isotérmico, que é mais eficiente, com o aumento de estádios. Mas na prática geralmente só se usam 2.

  • Essa unidade ai da potência especifica tbm não é W e sim W/kg

  • ERRADO:

    Apesar do aumento do trabalho líquido com o reaquecimento, a eficiência do ciclo não necessariamente aumentaria, por que seria exigida maior adição de calor total.

    fonte: Shapiro 7ed cap 9.8


ID
1024174
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Dentre outras aplicações das turbinas a vapor, cita-se o seu uso no acionamento de geradores elétricos, onde a obtenção do vapor pode ser realizada por intermédio de uma caldeira que queima vários tipos de combustíveis ou por um reator atômico. Nas turbinas a vapor existem as palhetas móveis que giram e as palhetas fixas sendo que estas últimas acham-se presas:

Alternativas
Comentários
  • AS PALETAS FIXAS ESTÃO LIGADAS A CARCAÇA. QUE NADA MAIS SERIA QUE O ESTATOR. 

    MÓVEIS ---- ROTOR 

    FIXAS ------- ESTATOR --- CARCAÇA. 

    ALTERNATIVA A) 


ID
1024195
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A aplicação das turbinas a gás podem ser realizadas de formas distintas como, por exemplo, utilizando diretamente o trabalho da árvore como é o caso do acionamento de geradores elétricos. Outra aplicação é aquela em que se utiliza tanto o trabalho da árvore como da força de reação dos gases de escape. Nesse último caso a turbina é utilizada em:

Alternativas
Comentários
  • Os gases de combustão (a uma alta temperatura e pressão) expandem-se parcialmente na turbina, produzindo potência suficiente para mover o compressor e outros equipamentos. Finalmente, os gases se expandem em um bocal até a pressão ambiente e deixam o motor a uma alta velocidade, gerando força de propulsão para impulsionar aviões(Turbojato(bocal), Turboelice(Helicoptero), Turbofan(meio a meio)).


ID
1024201
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ciclo-padrão de ar Brayton é o ciclo ideal para uma máquina térmica de ciclo aberto que utiliza um processo de combustão interna ou de ciclo fechado que utiliza processos de troca de calor. Pode-se, então, concluir, que essa máquina térmica é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Moderadores, por favor, alterem o gabarito da questão pois o atual encontra-se incorreto.
    A resposta da questão (e gabarito da banca) é a alternativa "c) turbina a gás simples", e não "b) motor de ignição por compressão" como a correção está indicando.

  • valeu Fábio, de fato o motor de ignição por compressão trata-se do ciclo Diesel e não do Brayton.


ID
1090714
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Para o caso de uma turbina Pelton, devido à sua rotação ser elevada, sua potência pode ser calculada como N = ρ Aj Vj (Vj – Vs) (1 – cos(θ)) Vs, onde ρ = a densidade do fluido de trabalho, Aj = área do jato, Vs = ω R velocidade tangencial da “pá" da turbina, Vj = velocidade do jato e θ = o ângulo da velocidade com que o jato deixa a “pá".

A potência de jato é Nj = (ρ Aj Vj3 )/2 e o rendimento obtido pela razão (N / Nj ) = η = (2 (Vj – Vs) Vs (1 – cos(?)) / Vj 2 .

Determine o rendimento máximo η máx da turbina Pelton em função do ângulo da velocidade de saída do jato. Em seguida, marque a alternativa que exibe a expressão do rendimento máximo.

Alternativas
Comentários
  • A resolução desta questão consta no livro Mecânica dos Fluidos do Francisco Brunetti, 2º edição, página 129 e 130.

    Por sinal, recomendo este livro para os concurseiros, pois ele é mais simples e voltado as situações mais práticas, diferente do Fox que é muito mais completo e muito mais complexo, pois abrange toda a teoria. Eu considero o primeiro é melhor para concurseiros e o segundo é melhor para quem está na universidade.
  • Primeiramente é preciso derivar a equação do rendimento em relação a Vs e igualar a zero.

    Ou seja: Derivando n( rendimento) tem-se [2*Vj*(1-cos(T))]/Vj² - [4*Vs*(1-cos(T)]/Vj²

    Igualando a zero temos que Vs=0,5Vj . Agora basta substituir o valor de Vs na equação do rendimento

    n = [(2*Vj-0,5*Vj)*(0,5*Vj)*(1-cos(T))]/Vj² ,

    logo n = (1-cos(T))/2

    Letra C


ID
1189081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O aproveitamento da energia eólica depende da existência de sítios com densidades de potência eólica suficientes para geração de energia elétrica. Tendo em vista que em determinado lugar os ventos atinjam velocidades de 3 m/s a uma altitude de 50 m acima do nível do solo, onde a densidade do ar é igual a 1,2 kg/m3 , julgue os itens subsequentes.


A máxima potência de uma turbina eólica instalada no local será de 16,2 W/m2 .

Alternativas
Comentários
  • Não é possível calcular, sem o rendimento e sem a área para se calcular a vazão.

    Portanto, a vazão máxima não será o valor apresentado!

  • A  máxima potência será obtida quando o rendimento for máximo (100%). Uma turbina ideal instalada nesse local teria a seguinte potência:

     

    P = rho.Q.V^2/2

    P = rho.A.V^3/2

     

    Como ele quer a potência por área [W/m²], temos:

    P'' = rho.V^3/2

    P'' = 1,2.3^3/2

    P'' = 16,2 W/m²

     

    Uma turbina real instalada no local nunca poderia atingir tal potência, devido às perdas. Portanto, item ERRADO.

  • 16,2 W/m² é a potência máxima disponivel para a hélice, dada por: Pdisp. = 0.5* rô*A* (V³).

    A potência máxima que a hélice pode extrair é dada por: Pmáx. = (8/27)*rô*A*V³

    Fazendo a conta, encontramos 9,6W/m²


ID
1216138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem.

O ciclo termodinâmico de Brayton é utilizado na análise da geração de potência por meio de turbina a vapor.

Alternativas
Comentários
  • Obviamente que não! O ciclo Brayton representa o ciclo-padrão a ar e não a vapor.

  • O ciclo termodinâmico de Brayton é utilizado na análise da geração de potência por meio de turbina a GÁS.

  • CICLO OTTO ( MODELA MOTORES A GASOLINA) 

    CICLO DIESEL ( MODELA MOTORES A DIESEL ) 

    CICLO RANKINE ( MODELA TURBINAS A VAPOR ) 

    CICLO DE BRAYTON ( MODELA TURBINAS A GÁS). 

    NO CASO DA QUESTÃO SERIA CICLO RANKINE. 

     

     


ID
1216141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem.

Em um ciclo ideal de turbina a vapor, a geração de potência ocorre em um processo de expansão à entropia constante desde o estado de vapor de água saturado, na entrada da turbina, até o estado de mistura vapor/líquido, na saída da turbina.

Alternativas
Comentários
  • Creio que a resposta esteja errada, pois em um ciclo IDEAL de turbina a vapor na entrada da turbina há expansão isoentrópica de VAPOR SUPERAQUECIDO e saída de VAPOR SATURADO.

  • Concordo com o Bernardo. Nos livros, o ciclo simples ideal sempre é referido o superaquecimento do vapor (estado 3, geralmente) na caldeira.

  • Creio que a resposta esteja errada, pois em um ciclo IDEAL de turbina a vapor na entrada da turbina há expansão isoentrópica de VAPOR SUPERAQUECIDO e saída estado Vapor/Líquido.

  • Cespe sendo Cespe

  • O ciclo ideal está relacionado com fato da expansão ser isentrópica, e não de estabelcer o estado de entrada e saída do vapor.

     

    Até porque, caso ideal significasse "ciclo a vapor mais eficiente", o vapor na entrada deveria ser superaquecido, enquanto na saída deveria ser vapor saturado para evitar dano às pás da turbina devido às gotículas de água líquida que está presente quando o título é menor que 1.

  • Vapor/ Liquido na saída da turbina?

  • O ciclo ao qual ela se refere deveria ser o de Carnot e não turbina ideal que é o de Rankine. No Carnot, o vapor entra saturado e sai com mistura de líquido, no Rankine entra superaquecido e sai saturado ou com leve título de líquido.

  • A formação de líquido na saída na turbina não ocasionaria erosão nos elementos? Acredito que a resposta correta seria:

    Entrada: Vapor Superaquecido

    Saída: Vapor Saturado

  • A resposta deveria ser "errada", a mistura de vapor e água na turbina danifica suas pás, em um ciclo simples onde não objetiva a geração de potência e sim o vapor saturado, a resposta do gabarito deveria ser "correta"

  • Ciclo básico ideal (Rankine)

    É um ciclo reversível teoricamente realizado pela máquina em questão, cuja perfeição

    será tanto maior quanto seu rendimento se aproxime mais do rendimento térmico deste ciclo

    ideal.

    Como estamos considerando a hipótese de um ciclo ideal, todos os processos devem ser

    reversíveis. As etapas básicas são as seguintes :

    1-2 : Expansão adiabática reversível (TURBINA)

    2-3 : Troca de calor a P constante (CONDENSADOR)

    3-4 : Compressão adiabática reversível (BOMBA)

    4-1 : Troca de calor a P constante até geração de vapor saturado seco (CALDEIRA)

  • o correto seria superaquecido até liquido vapor (título próximo de 1), mas a caldeira dele tem pouca lenha e só chegou até a linha de saturação, o que é aceitavel tb.


ID
1216144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem.

Em um ciclo de turbina a vapor ideal, o rendimento é máximo, pois, em condições ideais, a única entrada de energia requerida é a necessária ao bombeamento do condensado para que circule o fluido de trabalho, de modo a elevar sua pressão.

Alternativas
Comentários
  • É necessária energia térmica para a caldeira.

  • A entrada de energia necessária para um ciclo de turbina a vapor ideal está associada principalmente a uma transferência de calor para a água, a pressão constante, em uma caldeira, até a condição de vapor superaquecido. A energia de bombeamento é uma parcela reduzida desse montante.

  • 2 entradas = bomba e caldeira

    2 saidas = turbina e condensador


ID
1216147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação à classificação e aos ciclos de potência que utilizam turbinas a vapor, julgue os itens que se seguem.

Uma turbina a vapor será classificada como turbina de condensação — indicada para baixas potências — quando ocorre a formação de condensado no interior da turbina, ou como turbina de contrapressão, quando o vapor de descarga apresenta pressão inferior à pressão atmosférica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - A presença de condensados na turbina danifica suas pás. O termo turbina de condensação é referente à pressao de descarga que é menor do que a pressão atmosférica. E nas turbinas de contra pressão (ou nao condensação) a pressão na descarga é igual ou superior a atmosférica!

  • Eu completaria ainda dizendo que turbinas de condensação, ao contrário do que foi colocado, são turbinas capazes de produzir grandes potências.


ID
1241638
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas de impulsão de um estágio apresentam alta velocidade das lâminas, o que pode vir a ser um inconveniente para determinado projeto.

Para redução da velocidade são empregadas várias turbinas de um estágio, dispostas em série, onde a(o)

Alternativas
Comentários
  • Turbinas de impulsão (ou de ação) são aquelas em que a expansão ocorre inteiramente nos bocais de entrada da mesma. Quando dispostas em série de estágios simples, haverá expansão em cada uma das entradas de cada estágio. Isso caracteriza uma turbina de escalonamento de pressão (turbina Rateau), em que a queda de entalpia total é dividida igualmente pelas várias turbinas, i.e., a energia é igualmente dividida em cada estágio. Por outro lado, as velocidades de entrada do vapor em cada estágio são aproximadamente iguais. Esse fato corrobora com a ideia de que a perda de pressão não será a mesma em cada turbina da série, uma vez que, eventualmente, haverá uma perda de pressão maior para obter transferência de energia igual em cada estágio.

    O raciocínio foi feito levando-se em consideração turbinas à vapor. Porém, é de forma análoga à turbinas hidráulicas.

     

     

    Qualquer erro, comente, por favor. Obrigado.

    Bons estudos!


ID
1281613
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As vantagens do uso de uma Turbina a Gás em relação ao Motor a Pistão estão relacionadas nas alternativas a seguir, exceto pela alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Ambas modalidades utilizam os gases de exaustão como fluido de trabalho, por isso não pode ser uma vantagem.

  • Na turbina a gás(Brayton), têm-se a seguinte sequência:

    -Admissão e compressão de ar pelo compressor

    -Na câmara de combustão, é injetado o combustível e ocorre a explosão

    -Os gases de combustão(pressurizado e aquecido), giram as pás da turbina, gerando trabalho

    -Por fim, o gás residual é jogado fora.

    No motor pistão(OTTO),

    -O ar é admitido, junto com combustível na câmara de combustão

    -É gerado uma faisca, e ocorre a explosão

    -O gás exerce uma força para a movimentação do pistão, que gira a biela gerando trabalho. Logo o gás não é usado como fluído de trabalho.

    -O gas residual é jogado fora.

  • Questão mal elaborada, se a turbina usa o gás da combustão como fluido de trabalho e o motor a pistão não, logo é uma vantagem.


ID
1294189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Nas turbinas de ação, o jato de vapor incide diretamente sobre as palhetas. Tais turbinas são constituídas de bocais fixos onde o vapor, ao passar,

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que ao passar pelo bocal a pressao diminiu já mata a questao porque as alternativas D e E sao absurdas (compressor que comprime o vapor).

    Ao passar pelo bocal,o vapor se expande... com isso a pressao cai e a velocidade aumenta

    Resposta letra A


ID
1360996
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na fabricação de turbinas a jato, utilizam-se, preferencialmente,

Alternativas
Comentários
  • Ligas de Níquel

    - Alto ponto de fusão 1.455ºC (essencial para suportar as elevadas temperaturas do gases de exaustão)

    - Baixa densidade (comparada aos aços). Essencial para se obter estruturas leves e compactas.

  • Ponto de fusão do cobre é 1.080 ºC
  • Inconel, Incolloy, Monel, etc...

    Superligas a base de Ferro e Níquel.

    Apresentam alto ponto de fusão.


ID
1385086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As turbinas hidráulicas, nas quais os rotores trabalham totalmente submersos no fluido, são conhecidas como turbinas de

Alternativas
Comentários
  • Turbinas que trabalham com o rotor totalmente imerso no fluido de trabalho como a Kaplan e a Francis, bem como suas derivadas (Bulbo, tubulares, Dériaz etc) são turbinas que operam sobre o princípio de REAÇÃO.

    Gabarito: C

     


ID
1385089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Nas turbinas a gás, os estágios de ação de pressão e os estágios de ação de velocidade são também conhecidos, respectivamente, como estágios

Alternativas
Comentários
  • Francis, Kaplan, Pelton, são todas turbinas hidráulicas.

  • Turbina Curtis

    -A fim de evitar a perda por energia cinética na saída, montam-se 2 ou mais filas de palhetas móveis intercaladas por palhetas fixas que só redirecionam o fluxo; -Estágio Curtis ou de velocidade escalonada;

    Turbina Rateau

    -A expansão é dividida em 2 ou mais fileiras de bocais (escalonamento de pressões), semelhante a um arranjo de 2 ou mais turbinas de Laval em série; -Pode-se obter velocidades mais adequadas nas palhetas móveis em termos de resistência dos materiais; -Podem apresentar maiores dimensões conforme o número de estágios;

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfHnwAK/resumao-turbina-a-vapor


ID
1588477
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No cálculo da potência de uma bomba e de uma turbina verifica-se que:

Alternativas
Comentários
  • N = γ.H.Q/η (Bomba)

    N = γ.H.Q.η (Turbina)


ID
1718275
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ciclo termodinâmico comparativo para a turbina de gás é a pressão constante ou ciclo de

Alternativas
Comentários
  • Ciclo de Brayton é um ciclo termodinâmico no qual a adição de calor ocorre a pressão constante, utilizado no estudo das turbinas a gás. Também é conhecido como Ciclo de Joule.


ID
1718338
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Aproximadamente, qual o rendimento percentual teórico máximo de uma máquina a vapor, em ciclo de Carnot, cujo fluido entra a 460°C e abandona o ciclo a 100°C?

Alternativas
Comentários
  • Por se tratar de um Ciclo de Carnot, temos que é rendimento é:

     

    n = (TH - TL) / TH => n = ((460 + 273) - (100 + 273)) / (460 + 273) => n = (460 - 100) / (100 + 273) => n = 360 / 733 => n = 0,4911 => n = 49%

     

    Alternativa C.

     

    Bons Estudos!!!


ID
1921669
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a classificação das turbinas a vapor conforme o modo de atuação do vapor no rotor.

Alternativas

ID
1921699
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Assinale a opção que apresenta três componentes principais de unidades geradoras de vapor.

Alternativas

ID
1921735
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos componentes de sistemas de vapor, é correto afirmar que os purgadores

Alternativas
Comentários
  • Os purgadores são classificados como:

    1- Mecânicos (agem por diferença de densidade): purgadores de bóia, panela invertida e panela aberta;

    2- Termostáticos (agem por diferença de temperatura): purgadores de expansão metálica, expansão líquida e de fole;

    3- Especiais: purgadores termodinâmicos e de impulso


ID
1936537
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Segundo a classificação, o único tipo de purgador de vapor que age por diferença de densidades é

Alternativas

ID
1946863
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação ao modo de atuação do vapor no rotor, as turbinas a vapor são classificadas em turbinas

Alternativas

ID
1965460
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere um ciclo padrão a ar com os seguintes processsos:

1 - 2 compressão isoentrópica;

2 - 3 aquecimento isobárico;

3 - 4 expansão isoentrópica;

4 - 1 resfriamento isobárico.

Assinale a opção que apresenta a aplicação ideal para o ciclo acima.

Alternativas
Comentários
  • Poderia ser o Ciclo Rankine (vapor), que apresenta os mesmos processos, se o enunciado não tivesse mensionado "ciclo padrão a ar".

  • Ciclo Brayton.

  • O ciclo padrão de ar Brayton é o ciclo ideal para a turbina a gás simples. A turbina a gás simples, de ciclo aberto, utilizando um processo de combustão interna e a turbina a gás simples de ciclo fechado, que utiliza processos de troca de calor.


ID
2001961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação à classificação das turbinas a vapor, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Em uma turbina de vapor vivo, utiliza-se, geralmente, vapor saturado proveniente de outra máquina térmica, como, por exemplo, de uma turbina de contrapressão. ERRADA - como por um exemplo, uma caldeira, do ciclo de Carnot ou Rankine.

     

     b) Turbinas a vapor de contrapressão possuem um condensador e seu vapor de escape apresenta pressões elevadas superiores à pressão atmosférica. ERRADA - Realmente Psaída > Patm, porém não possuem um condensador. As turbinas que possuem um condensador são as turbinas de condensação.

     

     c) Quanto ao sentido do escoamento do vapor, as turbinas a vapor axiais são usadas para maiores capacidades e vazões de vapor e produzem eficiências mais elevadas que as turbinas radiais. CORRETA

     

     d) Quanto à forma de atuação do vapor em relação ao rotor, as turbinas a vapor podem ser de ação, reação ou mistas. Nas turbinas de ação, a pressão do vapor na entrada do rotor é maior que na saída. ERRADA - Nas turbinas de ação ou de impulso, as transformações ocorrem apenas nos bocais. A alternativa descreve o processo em turbinas de reação. 

     

     e) Nas turbinas a vapor de condensador, a pressão de escape do vapor é igual à pressão atmosférica, ao passo que, nas turbinas a vapor de escape livre, a pressão de escape é inferior à pressão atmosférica. ERRADA - Na turbina de escape livre, a pressão de escape precisa ser maior do que a pressão atmosférica pois vapor sai direto para a atmosfera. 

  • Turbinas ação / reação / contrapressão / rendimento turbina axial é maior do que a radial


ID
2081824
Banca
IESES
Órgão
SERGAS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta:

As turbinas hidráulicas mais comuns em usinas hidrelétricas por sua flexibilidade e eficiência, cujo rotor geralmente tem entre 1 e 10 m de diâmetro e que são usadas com quedas de água de 10 até 650 m, a velocidades de 80 a 1000 rpm; e que sua potência varia de menos de 10 a 750 MWs. É conhecida como turbina:

Alternativas
Comentários
  • Turbina Francis - turbinas de reação, possuem fluxo radial de fora para dentro e são as mais comuns em usinas hidrelétricas por sua flexibilidade e eficiência. O rotor geralmente tem entre 1 e 10 m de diâmetro. São usadas com quedas de água de 10 até 650 m, a velocidades de 80 a 1000 rpm; sua potências varia de menos de 10 a 750 MWs;

    Turbinas Kaplan - turbinas de reação, com pás móveis e fluxo axial. Ideiais para alturas até 60 m. Um servomotor montado normalmente dentro do cubo do rotor, é responsável pela variação do ângulo de inclinação das pás.

    Turbinas Pelton - turbinas de ação, operam com velocidades de rotação maiores que as outras e são ideias para elevadas alturas de queda (entre os 350 m até 1100 m);

  • Turbina Francis é utilizada na usina de Ipaipu, assim fica fácil lembrar!

  • As turbinas francis são turbinas de fluxo radial, de reação, e que são mais adequadas para quedas d'água entre 15 e 300 metros (dado do Fox). A água entra em um duto circular de seção decrescente e é desviada por pás guias, de modo a que entre corretamente no rotor. Elas sempre trabalham cheias de fluido e portanto, são capazes de produzir mais potência que uma turbina de reação comparável. Produzem potências entre 10 e 750 MW.


ID
2129071
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os purgadores de vapor são dispositivos automáticos que separam e eliminam o condensado formado nas tubulações de vapor e nos aparelhos de aquecimento, sem deixar escapar o vapor. Sobre o motivo da remoção do condensado, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • na verdade, o purgador evita a diminuição da seção transversal do escoamento de vapor.


ID
2129092
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos equipamentos e sistemas mecânicos, assinale a opção correta .

Alternativas
Comentários
  •  a) Nas caldeiras flamotubulares, os gases quentes vindos de uma fornalha ou câmara de combustão escoam no interior dos tubos diretamente para o superaquecedor, onde ocorre a troca de calor com a água para que ela seja transformada em vapor saturado e, posteriormente, em vapor superaquecido. ERRADO. No superaquecedor o vapor saturado é transformado em vapor superaquecido.

     b) Nas turbinas de impulsão ou de ação, o vapor é completamente expandido em uma ou mais boquilhas fixas, antes de atingir as pás do rotor, O modelo clássico desse tipo de turbina é o de LAVAL. 

     c) Nas turbinas de reação, a pressão do vapor na entrada dos canais formados pelas palhetas é maior que a pressão à saída, de modo que o vapor realiza um trabalho de distensão durante sua ação sobre as palhetas . O modelo clássico desse tipo de turbina é o de PARSONS.

     d) CORRETO. Nesse caso, a cavitação pode ocorrer pois há uma grande perda de carga ocasionada pela válvula, quando o fluido pode atingir a sua pressão de vapor e gerar tais as bolhas de fluido.

     e) As válvulas de macho aplicam-se principalmente nos serviços de BLOQUEIO da vazão de gases . Essas válvulas são de fechamento RÁPIDO (pois se fecham com 1/4 de volta do macho ou da haste).


ID
2160187
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A alternativa que apresenta o ciclo ideal das turbinas a gás é:

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Brayton -> TG

    Ciclo Rankine -> TV


ID
2160199
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma usina a vapor pode ser modelada como uma máquina térmica. Considere Q1 o calor recebido pela usina, Q2 o calor rejeitado por ela e W o trabalho líquido produzido. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o balanço de energia da usina e sua eficiência térmica ηt

Alternativas
Comentários
  • Wliq = Qhot - Qcold

    Efic. = Wliq / Qhot


ID
2160211
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Nas turbinas a gás de aviões, os gases à alta temperatura e pressão que deixam a turbina são acelerados em um dispositivo acoplado à própria turbina, para a produção do empuxo necessário. Esse dispositivo é o(a):

Alternativas
Comentários
  • a) Não se aplica

    b) Não se aplica

    c) Consta no início da turbina, não no final

    d) Aterior a expansão

    e) Certo, os gase são acelerados nesse dispositivo.


ID
2179825
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Relacione os componentes de uma turbina a vapor com suas respectivas funções.

1. Estator

2. Expansor

3. Rotor


( ) Transforma a energia potencial do vapor em energia cinética por meio dos distribuidores.

( ) Orienta o jato de vapor sobre as palhetas móveis.

( ) Transforma a energia cinética do vapor em trabalho mecânico por meio dos receptores fixos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Estator: é o elemento fixo da turbina (que envolve o rotor) e tem como função transformar a energia potencial (térmica) do vapor em energia cinética através dos distribuidores;

    Expansor: tem como função orientar o jato de vapor sobre as palhetas móveis. No expansor, o vapor perde pressão e ganha velocidade;

    Rotor: é o elemento móvel da turbina, cuja função é transformar a energia cinética do vapor em trabalho mecânico.

  • "Transforma a energia cinética do vapor em trabalho mecânico por meio dos receptores fixos."

    Até onde eu sei, os receptores do rotor são chamados de palhetas móveis.

  • receptores fixos = palhetas.

  • Estator: é o elemento fixo da turbina (que envolve o rotor) e tem como função transformar a energia potencial (térmica) do vapor em energia cinética através dos distribuidores;

    Expansor: tem como função orientar o jato de vapor sobre as palhetas móveis. No expansor, o vapor perde pressão e ganha velocidade;

    Rotor: é o elemento móvel da turbina, cuja função é transformar a energia cinética do vapor em trabalho mecânico.


ID
2179828
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um processo industrial, uma caldeira gera vapor saturado com entalpia de 1400 kJ/kg e esse vapor é injetado em uma turbina de condensação de baixa pressão para geração de energia elétrica.

Após a passagem pela turbina, o vapor, com entalpia de 1200 kJ/kg, segue para um condensador com entalpia de 100 kJ/kg. Em seguida, o fluido condensado é bombeado para a caldeira com entalpia de 150 kJ/kg.

Considerando que o ciclo termodinâmico é ideal, a eficiência térmica do processo é de

Alternativas
Comentários
  • n=1-Qfria/Qquente

    Q quente= variação da entalpia na caldeira = 1400-150 = 1250 kJ/Kg

    Q fria= variação da entalpia no condensador= 1200-100 = 1100 kJ/Kg

    n=1 - 1000/1250 = 1 -0,88 = 0,12 ( 12%)

  • Poderia ser melhor formulada, ne?

     

  • Outra forma seria:

    Wtur = 1400 - 1200 = 200 kJ/kg

    Wbomba = 150 - 100 = 50 kJ/kg

    Wliq= Wturb - Wbomba = 150 kJ/kg

    Qh = 1400- 150 = 1250 kJ/kg


    rend = (Wliq/Qh) * 100= 12%

  • Muito mal escrita essa questão.

  • Interessante é que é uma questão que te ajuda. O erro mais comum - que cometi inclusive - é não retirar o trabalho de bombeamento, usar só o útil produzido de 200 kj/kg.

    Dá 16%, que não tem nas respostas, uma ajuda boa pra refazer os cálculos e ver que faltou retirar o trabalho da bomba e aí sem dar os 12 %.

    Pra quem faz pelo método de calor que entra menos o que sai é até melhor pra evitar esse tipo de erro.

  • http://www.fem.unicamp.br/~franklin/ES672/pdf/turbina_vapor_ciclo.pdf


ID
2179831
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre os tipos de turbinas a vapor, analise as afirmativas a seguir.

I. As turbinas de estágio único são obrigatoriamente turbinas de ação, pois utilizam apenas o estágio do tipo Curtis.

II. O estágio Rateau corresponde ao estágio de velocidade em uma turbina de ação.

III. As turbinas de reação possuem estágio do tipo Parsons e compreendem um disco de palhetas móvel e um disco de palhetas estacionário.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO

    II - ERRADO (O estágio Rateau corresponde ao estágio de PRESSÃO em uma turbina de AÇÃO)

    III - CORRETO

  • Só corrigindo o Vinícius, o estágio Rateau corresponde ao estágio de Pressão em uma turbina de AÇÃO.
    https://fabioferrazdr.files.wordpress.com/2008/08/turbinas-a-vapor.pdf

  • I - CORRETO: CURTIS POSSUI APENAS 1 ESTÁGIO

    II - ERRADO: RATEAU É UMA TURBINA DE AÇÃO, COM 2 OU MAIS ESTÁGIOS, A QUAL AUMENTA O RENDIMENTO COM PRESSÕES MENORES, TRABALHANDO COM MAIOR VELOCIDADE

    II - PARSONS: É UMA TURBINA DE REAÇÃO, COM VÁRIOS ESTÁGIOS, GERALMENTE É LONGA E POSSUI PEQUENA FOLGA NAS PÁS, OCASIONANDO UMA DIFERENÇA DE PRESSÃO E AUMENTANDO A FORÇA AXIAL SOBRE OS MANCAIS

  • Perfeito João! Me equivoquei

  • Senhores, uma dúvida: as turbinas de ação também podem utilizar o estágio tipo Rateau, ou nao?  De certo que é apenas um estágio, mas afirmar que utilizam somente o estágio Curtis não seria um equivoco?

  • Concordo com o Léo. Para mim o item I está incorreto, pois até onde eu sei, as turbinas de ação também utilizam o estágio Rateau.
    Alguem pode nos ajudar a entender isso? Obrigado!

  • III. As turbinas de reação possuem estágio do tipo Parsons e compreendem um disco de palhetas móvel e um disco de palhetas estacionário

    Se não estou errado as turbinas Parsons são de múltiplos estágios. O item parece falar de somente 1 estágio

  • III. As turbinas de reação possuem estágio do tipo Parsons e compreendem um disco de palhetas móvel e um disco de palhetas estacionário

    Se não estou errado as turbinas Parsons são de múltiplos estágios. O item parece falar de somente 1 estágio

  • O item 1 está correto. Turbinas de ação são a Curtis e a Rateau.

    A questão é que a turbina curtis é de ação e utiliza apenas um estágio = Bocal + pá móvel + pá fixa + pá movel. Sendo uma turbina de velocidade escalonada.

    A turbina de Rateau (Pressão escalonada) é uma TURBINA DE LAVAL EM SÉRIE, apresentando 2 ou mais estágios!!! ==> Bocal+pá móvel + Bocal + pá móvel + ....

    Para ficar mais fácil o entendimento basta saber que o número de estágios de uma turbina a vapor é o número de vezes que a pressão cai. A turbina curtis, por ser de velocidade escalonada, só apresenta queda de pressão uma vez e portanto é único estágio.

    A turbina rateau por ser pressão escalonada, apresenta mais estágios!!

  • Eu não entendi muito o motivo da afirmativa I ser correta, justamente pelo o que o colega THALES comentou.

    "As turbinas de estágio único são obrigatoriamente turbinas de ação" essa afirmação está correta, mas as de estágio único são as turbinas LAVAL, as turbinas com escalonamento de velocidade (Curtis) e escalonamento de pressão (Rateau) são classificações para turbinas de múltiplos estágios.

    Eu achava que as turbinas de estágio único seriam aquelas que têm Bocal + palhetas móveis apenas (laval) e não, necessariamente, um estágio curtis, como o THALES comentou. Poderia até ser feita uma turbina de estágio único, onde esse estágio fosse o Curtis, mas da forma que a afirmativa I foi colocada me dá a impressão de que ele está afirmando que OBRIGATORIAMENTE todas as turbinas de estágio único são as curtis, quanto na verdade elas podem ser a laval...

  • ITEM I - VERDADEIRO

    Como as turbinas de simples estágio são na maioria das vezes turbinas de ação (tipo curtis), o uso dos estágios de reação são mais utilizados nos estágios intermediários e finais das turbinas a vapor de múltiplos múltiplos estágios.

    https://turbivap.com.br/funcionamento-turbina-a-vapor/

     Como as turbinas de estágio único são sempre turbinas de ação, o uso dos estágios de reação restringe-se aos estágios intermediários e finais das turbinas de reação de estágios múltiplos, pois mesmo nestas o primeiro estágio é usualmente um estágio de ação. 

    https://pt.slideshare.net/VictorSaid/relatrio-governadores-de-turbinas-a-vapor

    Como as turbinas de estágio único são sempre turbinas de ação, o uso dos estágios de reação restringe-se aos estágios intermediários e finais das turbinas de reação de estágios múltiplos, pois mesmo nestas o primeiro estágio é usualmente um estágio de ação.

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-a-vapor-1.pdf

    ITEM II - FALSO

    Os estágios de ação podem ser de dois tipos: estágios de pressão, também conhecidos como estágios Rateau, e estágios de velocidade, conhecidos como estágios Curtis. 

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-a-vapor-1.pdf

    ITEM III - VERDADEIRO

    Os estágios de reação, chamados também de estágios Parsons, são sempre constituídos de uma roda de palhetas fixas, seguidas de uma roda de palhetas móveis, conforme mostra a Figura 6

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-a-vapor-1.pdf

     

  • As turbinas de estágio único são obrigatoriamente turbinas de ação, pois utilizam apenas o estágio do tipo Curtis.

    Mas e a Laval? Apesar de não ser tão usada pela baixa potencia entregue, ela possui um único estagio de pressão e velocidade.

    Por isso considerei como errada a alternativa I como errada.

    Alguém poderia esclarecer?


ID
2179834
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A operação de uma turbina a vapor é composta, em geral, pelas fases de partida, acompanhamento e parada.

As opções a seguir apresentam alguns passos que devem ser observados durante o procedimento de partida, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Não há como colocar a turbina em giro rápido durante a partida. O responsável pelo giro rápido é a transferência de energia cinética do vapor para as pás.

  • A operação compõe-se das fases de partida, acompanhamento e parada.

    Na pré-operação de turbinas, principalmente nas de usos especiais, deve-se observar:

    Preparação dos sistemas auxiliares: vapor, condensado, vapor de selagem, água de refrigeração, lubrificante e instrumentação

    Teste de desempenho mecânico com a turbina desacoplada

    Teste de desempenho mecânico com a turbina acoplada

    Teste de performance

    Isso deve ser feito com o aumento lento de velocidade e observação dos itens de controle e segurança. A partida pode ser manual ou automática.

    Para partida manual é necessário observar os seguintes passos:

    Garantir lubrificação adequada;

    Garantir circulação da água de refrigeração;

    Drenar condensado em todos os pontos durante o aquecimento;

    Armar segurança ;

    Abrir válvula de exaustão ;

    Inicializar condensador e vapor de selagem, caso necessário ;

    Aquecer Colocar em giro lento usando desvio (by-pass) da válvula de admissão ;

    Verificar operação do governador;

    Partir, abrindo a válvula de admissão e fechando o desvio .

    Para colocar uma turbina a vapor em condições de partida automática, é necessário observar os mesmos passos da partida manual.

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-vapor.pdf


ID
2198431
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma caldeira de uma instalação industrial está apresentando baixo rendimento na produção de vapor. Além disso, tem-se recebido reclamações do departamento de meio-ambiente de que a caldeira está com índice de poluição atmosférica acima do usual, com elevada quantidade de monóxido de carbono. Com base nos conceitos de combustão, qual das alternativas a seguir apresenta uma possível causa desse conjunto de problemas e uma possível solução?

Alternativas
Comentários
  • Uma concentração rica de combustível no ar (deficiência de ar na mistura) gera formação de monóxido de carbono e queima parcial do combustível.


ID
2221879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O título de vapor que deixa a turbina de um ciclo de Rankine aumenta com o(a)

Alternativas
Comentários
  • O superaquecimento fornece mais energia ao fluido. Considerando todos os outros parâmetros constantes, caso mais energia seja adicionada no aquecimento, mais energia o vapor irá apresentar  após a turbina, logo apresentará maior título.

  • O superaquecimento é uma maneira de aumentar a eficiencia do ciclo, uma vez que com o vapor super saturado a concentração de liquido no ponto 2 do diagrama de rankine será menor

  • E) aumento da pressão no condensador

  • Basta imaginar o diagrama T x s. Se o fluido receber energia até entrar na região de vapor superaquecido, considerando a pressão de condensação inalterada, o título invariavelmente irá aumentar, o que não pode ser garantido pelas outras hipóteses.


ID
2249098
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um sistema de potência a vapor que se comporta de acordo com o ciclo Rankine, o fluido de trabalho fica sujeito a seguinte sequência de processos internamente reversíveis:

Alternativas
Comentários
  •  Rankine: duas reações isentrópicas e duas abiabáticas, restam as alternativas A e E. O fluido expande na turbina e é comprimido na bomba.

  • Discordo do nobre colega. No ciclo Rankine são duas adiabáticas, que por serem processos reversíveis são também isoentrópicas, e duas isobáricas.

    Fonte: Fundamentos da Termodinâmica - Van Wylen.

  • O ciclo de rankine é composto pelos seguintes componentes básicos:

    1 - Caldeira;

    2 - turbina;

    3 - condensador

    4 - bomba

    O fluido de trabalho passa pelos seguintes processos:

    1: expansão isentróprica na turbina. A expansão não é isentálpica pois há variação de pressão ao longo da passagem do fluido pela turbina (lembrar-se que entalpia = u+pv);

    2: saindo ainda como vapor, seja ele saturado ou superaquecido, o fluido de trabalho tem calor removido pela água de resfriamento que passa pelo condensador. A passagem é a pressão constante, no ciclo teórico;

    3: o fluido chega à bomba como líquido saturado ou comprimido e tem sua pressão aumentada por essa, num processo isentrópico;

    4: a água pressurizada é bombeada através da caldeira, num processo à pressão constante.

  • Alternativa E)

    Mas deixa pontuar algo que considero errado:

    Expansão isentrópica na turbina; Transferência de calor à pressão constante do fluido de resfriamento através do condensador; compressão isentrópica da bomba até a região de líquido comprimido; Transferência de calor à pressão constante para o fluido de trabalho enquanto este passa pela caldeira.


ID
2272312
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No ciclo termodinâmico que melhor modela uma turbina a gás, é correto afirmar que o ar que passa pelo compressor em condições ambientes aumenta a respectiva temperatura a partir de uma compressão

Alternativas
Comentários
  • Ciclo real de Brayton:

    1.Processo adiabático - compressão

    2.Processo isobárico - adição de calor

    3.Processo adiabático - expansão

    4.Processo isobárico - rejeição de calor

    Discordo do gabarito. Seria etra B se fosse falado em um modelo ideal e não no que melhor modela uma turbina a gás!

  • Ciclo Brayton

    1.    Compressão isoentrópica (compressor)
    2.    Fornecimento de calor à pressão constante (câmara de combustão)
    3.    Expansão isoentrópica (turbina)
    4.    Rejeição de calor à pressão constante

     

    O termo processo isoentrópico normalmente é usado em termodinâmica com o sentido de processo adiabático internamente reversível.

  • Vamos admitir que a questão trata do ciclo Brayton ideal. Bem, por definição, ele é internamente reversível, ou seja, todos as transformações, inclusive as isobáricas, serão livres de atrito, turbulência e qualquer troca de calor interna entre componentes. No entanto, o ciclo Brayton é externamente irreversível, isto é: há processos em seu ciclo que ocorrem com a vizinhança que provocam a variação da entropia na turbina a gás. Esses processos são na verdade as trocas de calor que ocorrem durante as transformações isobáricas do ciclo, que deveriam ocorrer isotermicamente (com apenas uma diferença infinitesimal de temperatura) para que o ciclo fosse considerado externamente reversível, tal como ocorre com o Ciclo de Carnot. Pois bem, essa troca de calor ocorre, no ciclo Brayton ideal, apenas durante as transformações isobáricas, de modo que, sem irreversibilidades internas e sem troca de calor com a vizinhança, a compressão e a expansão nesse ciclo acabam sendo isentrópicas e adiabáticas.
  • Representa a etapa de compressão do ciclo Brayton. Se a compressão é isentropica ela tem q ser adiabatica, visto que transferência de entropia acompanha transferência de calor.

  • ideal ou real?

  • Importante pessoal:

    Isentrópico: reversível e adiabático ou irreversível e não adiabático.

    Isentrópico só nos garante uma coisa: a entropia é igual do início ao fim.


ID
2272330
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um ciclo real de máquina a vapor apresenta um menor rendimento em virtude de suas irreversibilidades. Considerando essa situação, assinale a alternativa que indica um procedimento que conduzirá a um aumento na eficiência térmica do ciclo Rankine.

Alternativas
Comentários
  • Pode ser observado ao desenhar o diagrama T-s.


ID
2272693
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere o texto a seguir para responder a questão.
Uma máquina térmica opera sob o ciclo de Carnot, seu resultado é a conversão de 1.800 J em trabalho útil em cada ciclo. A máquina térmica opera com base em fontes térmicas de 300ºK e 600ºK.
Dados: Considere a máquina térmica como ideal para resolução dos dois próximos enunciados.

Ainda com base no tema, a quantidade de calor que o sistema rejeita à fonte fria tem seu valor descrito na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • PESSOAL, PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO É NECESSÁRIO OLHAR A  QUESTÃO ANTERIOR DA PROVA. 

    RESUMINDO NA QUESTÃO ANTERIOR ENCONTRA-SE O CALOR RETIRADO DA FONTE QUENTE QUE É IGUAL A 3.600 J COM UM RENDIMENTO DE 50 %, ENTÃO DOS 3.800 J RETIRADOS DA FONTE QUENTE APENAS 50 % OU 1.800 VIRARAM TRABALHO ÚTIL, ENTÃO O CALOR REJEITADO PARA FONTE FRIA FOI 1.800 J ALTERNATIVA E) 

  • Para calcular essa questão, o seguinte é necessário: calcular o rendimento, pela fórmula "1-(Tfrio/Tquente). O resultado é 50%. Aplicar o resultado anterior em outra fórmula para o rendimento: n = energia útil/energia total. O resultado de potência total é de 3600 J. Por fim, subtrai-se o valor de potência total da útil. Gabarito: letra E.

ID
2287852
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Sobre o motor de combustão interna, turbinas e compressores, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Imagino que neste caso diminuindo a pressão na saída da turbina o título diminuirá e com isso teremos menos vapor.

  •  a) o rendimento termodinâmico dos motores de inflamação por centelha aumenta com o aumento da razão de compressão; Basta verificar na fórmula do rendimento dos ciclos Otto. Ao aumentar-se a razão de pressão, o rendimento aumenta. Porém, isso tem limite, para razões de pressão acima de 14, o rendimento pouco se altera. As razões de pressão típicas para motores a gasolina variam entre 7 e 10.

     

     b) CORRETO

     

     c) o fenômeno da detonação da mistura ar e combustível em motores de inflamação por centelha limita o aumento da taxa de compressão; A octanagem (número de octanas) do combustível determinará a pressão máxima em que ocorre a autodetonação. Esse fenômeno não é interessante, se não for bem controlado, pois pode alterar o momento em que a combustão ocorre no ciclo (podendo ser atrasada ou adiantada); influenciando diretamente no torque produzido.

     

     d) Com relação a esse item eu só consegui pensar na possibilidade de haver a extração de vapor em estágios intermediários da turbina para reaquecimento (mas essa é uma forma de aumentar-se o rendimento do ciclo). A outra possibilidade seria extrair esse vapor para sua utilização em outros processos (cogeração), mas essa é uma medida a fim de melhorar a utilização da energia térmica do processo, não necessariamente está diminuindo o rendimento do ciclo.

     

     e) compressores volumétricos alternativos têm sua vazão reduzida com a diminuição do volume do espaço morto. A vazão é aumentada pois menor será o efeito elástico do ar que se comprime e expande nesse espaço, portanto, mais ar será comprimido e expulsado.

     

     

    Se houver divergências, por favor, comente. Obrigado.

  • Explicando matematicamente a resposta, é só ter em mente que W = m (h1 - h2), onde

    W = Potência produzida

    m = vazão mássica

    h1 = entalpia na entrada da turbina

    h2 = entalpia na saída

    Rearranjando a equação inicial, temos que

    m = W / (h1 - h2)

    Se a pressão na saída cai, a entalpia na saída também vai cair, uma vez que h2 = u2 + p2.v2, e essa redução de h2 faz aumentar a parcela no denominador, o que, por consequência, faz a vazão mássica cair.

  • LETRA A) FALSO

    Através da equação 2.13, verifica-se que quanto maior a razão, ou taxa de compressão, melhor será o rendimento termodinâmico do motor. Isso é também explicado pela reação exotérmica da combustão; assim, quanto maior for a pressão e a temperatura da reação, mais rápida será a reação, aumentando a potência do motor. 

    https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18744/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado%20_PEI_M%C3%A1rcio%20Carvalho.pdf

    LETRA C) FALSO

    SUN (1996) afirma que a detonação não só restringe a eficiência do motor, uma vez que limita a taxa de compressão, mas também a máxima pressão média efetiva indicada

    https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-06042017-144029/publico/Dissert_Sanches_AlexG_corrigida.pdf

    LETRA D) FALSO

    Ciclo de Rankine Regenerativo Ideal com Aquecedores de Alimentação Aberto

    O ciclo de Rankine Regenerativo segue basicamente o mesmo funcionamento do ciclo básico, no entanto, possui a adição de alguns arranjos, onde o intuito é o aumento da eficiência do ciclo. De acordo com a Figura 3, o fluido de trabalho é aquecido pelo gerador de vapor, adotando-se a pressão constante. Em seguida, o vapor de trabalho é encaminhado para a turbina de primeiro estágio, expandindo-se isentropicamente até o estado 2, onde será extraído uma parcela do escoamento total para o aquecedor de água de alimentação aberto, que opera a uma pressão de extração. O restante do vapor expande-se até o segundo estágio da turbina e segue para o condensador e o fluido será condensado. Em seguida, o fluido de trabalho será bombeado pela primeira bomba até atingir a pressão de extração, sendo encaminhado para o aquecedor de água de alimentação aberto. Como irá existir duas correntes mássicas dentro do aquecedor, a corrente que vai sair será única e terá que possuir a pressão de extração. Ao sair desse aquecedor, o fluido é levado para a segunda bomba no estado de líquido saturado, sendo bombeado até atingir a pressão do gerador de vapor. Dessa forma, o ciclo terá início novamente [4].  

    https://repositorio.ufersa.edu.br/bitstream/prefix/4403/2/AnaBFO_ART.pdf

    LETRA E) FALSO

    Perda de capacidade e eficiência volumétrica

    No caso do compressor alternativo, a presença do volume morto é outra fonte de redução do fluxo de massa, pois além de representar uma massa que não foi descarregada, o gás residual é posteriormente reexpandido, restringindo a sucção de gás. A vazão mássica com a inclusão do volume morto é expressa por: 

    https://core.ac.uk/download/pdf/30370088.pdf


ID
2287858
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma turbina a vapor de um estágio de impulsão produz 10 kw consumindo 0,5 kg de vapor por segundo. Para as condições do vapor na admissão e a pressão de descarga, a variação da entalpia ao longo da turbina, supondo um processo isentrópico, é de 40 kJ/kg.
Nesse caso, o rendimento isentrópico da turbina é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Rendimento isoentrópico:

    η=Wreak/Wisoentrópico = 10/(0,5.40) = 50%

  • nesta questão, mesmo sem saber o raciocinio, dá para resolver com o equacionamento das unidades.

    Buscando um numero adimensional:

    kw=kJ/s

    kg/s*KJ/kg

    kJ/s

  • O trabalho real produzido pela turbina é menor do que o trabalho ideal, porque há perdas no processo.

    o Rendimento isoentrópico η = W real/Wideal

    W real = 10 kW

    W ideal = 0,5 kg/s x 40 kJ/kg = 20 kJ/s = 20 kW

    Logo,

    η = 10/20 = 1/2 = 50 %


ID
2288365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito de tubulações, válvulas e acessórios utilizados na indústria de alimentos, julgue o seguinte item.

Para escolher corretamente um tubo aplicável à indústria de alimentos, basta conhecer a vazão e a velocidade do fluido a ser conduzido.

Alternativas
Comentários
  • Será necessário conhecer além da vazão e velocidade, qual será o fluido conduzido( se é corrosivo, viscoso , etc.), temperatura de trabalho, se possui sólidos em suspensão,

  • Eu acrescentaria o também conhecimento do material no qual a tubulaçao é feito sob o ponto de vista de liberação de alguma substância tóxica uma vez em contato com o fluido que será escoado.


ID
2288395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos equipamentos de geração de vapor, julgue o item a seguir.

Nas caldeiras flamotubulares, a água a ser vaporizada circula pelos tubos, ao passo que os produtos de combustão circulam pelo exterior deles.

Alternativas
Comentários
  • Aquotubulares.

  • Flamotubular: Os produtos de combustão circulam pelo interior dos tubos, que ficam imersos na água a ser vaporizada.
    Aquatubulares: A água a ser vaporizada circula pelos tubos, e os produtos de combustão pelo exterior deles.


ID
2288398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos equipamentos de geração de vapor, julgue o item a seguir.

As caldeiras podem ser classificadas, no que tange à sua forma construtiva, em flamotubulares e aquatubulares.

Alternativas

ID
2288401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação aos equipamentos de geração de vapor, julgue o item a seguir.

As caldeiras flamotubulares requerem tratamento químico menos rigoroso no que se refere à quantidade de sais na água que as caldeiras aquatubulares.

Alternativas
Comentários
  • Pela premissa de que o fluído mais incrustante (maior quantidade de sais) deve circular na na superfície de maior área, podemos entender que nas caldeiras flamotubulares (fluido incrustante circula no lado externo), o cuidado com o controle de sais deve ser menor, uma vez que afeta menos a troca térmica do que nas caldeiras aquatubulares (fluido incrustante no lado tubo)


ID
2368804
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas a vapor são equipamentos acionadores cuja função é transformar a energia térmica em energia mecânica.

Sobre os estágios de funcionamento desses tipos de turbinas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) o estágio Curtis corresponde ao estágio de pressão em turbinas de ação; ERRADA - estágio de velocidade

     b) o estágio Rateau corresponde ao estágio de velocidade em turbinas de reação; ERRADA - estágio de pressão; turbinas de ação

     c) turbinas de estágio único são turbinas de ação; GABARITO

     d) não é vantajoso, no projeto de uma turbina, que o vapor sofra uma grande queda de entalpia logo no primeiro estágio de funcionamento; ERRADA - essa seria a descrição de um processo ideal, e intenção no projeto de uma turbina é que ela se aproxima o quanto mais do projeto ideal. Logo, a questão não é ser vantajoso; para que ocorresse todo o aproveitamento da entalpia disponível convertendo-a em velocidade no expansor, seria necessário trabalhar com um expansor adiabático reversível, um expansor ideal. No entanto, na situação real, teremos sempre uma perda de energia disponível com o atrito, inevitáveis em qq escoamento.  

     e) o estágio Parsons corresponde ao estágio de velocidade em turbinas de ação. ERRADA - o estágio Curtis

     

    Turbina a vapor  

    # princípio de funcionamento: Etérmica -> Emecânica

    # A transformação de energia do vapor é feita em duas etapas distintas: 

    1) a energia do vapor é transformada em energia cinética.Para isto, vapor é obrigado a escoar através de pequenos orifícios chamados expansores;

    Em um expansor, além do aumento da velocidade adquirida e diminuição de entalpia, ocorre a queda na pressão e na temperatura do vapor e aumento no volume específico do vapor.

    2) A energia cinética obtida no expansor é absorvida em uma roda de palhetas, que girando solidariamente com o eixo da turbina, produz trabalho mecânico. 

    Esta segunda etapa (2) pode ser feita de duas maneiras: pelo princípio da ação ou pelo princípio da reação.

     

    Princípio da ação: toda a transformação de energia do vapor (entalpia) em energia cinética ocorrerá nos expansores (contrariando a alternativa d). Podem ser de dois tipos: estágios de pressão ou estágios Rateau; estágios de velocidade ou estágios Curtis

     

    Princípio da reação: teremos vários estágios, colocados em série, sendo cada estágio constituído por uma roda de palhetas fixas (anel de expansores), seguida de uma roda de palhetas móveis. 

     

     

  • Letra D - No caso das máquinas de grande potência, que recebem usualmente vapor a alta pressão e a alta temperatura, é vantajoso, para o projeto mecânico da máquina, que o vapor logo no primeiro estágio sofra uma grande queda de entalpia, significa dizer de pressão e de temperatura.

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-a-vapor-1.pdf


ID
2390527
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Ao se comparar a máquinas a vapor e a turbinas a vapor, é CORRETO afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • As maquinas a vapor sao do tipo movimento alternativo, formado por um mecanismo biela-manivela, isso confere uma vibraçao maior e devido a inercia do movimento possui um alto conjugado de partida comparado com a turbina a vapor.

  • Máquinas à vapor possuem movimento alternativo causado pela expansão do vapor em um conjunto pistão cilindro. O sentido de rotação dela pode ser invertido. Por terem movimento alternativo, produzem mais vibração que uma turbina a vapor que produza saída de potência análoga.


ID
2390815
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O reaquecimento em uma turbina a gás

Alternativas
Comentários
  • Creio que este item deva ser reconsiderado. O reaquecimento em uma turbina a gás aumenta a eficiência em certa faixa. Isso porque no reaquecimento exige-se o aumento da adição de calor no sistema. Trata-se de um problema de otimização.

  • Concordo com o Roger, com o reaquecimento temos aumento no trabalho da turbina, mas não necessariamente na eficiência ja que também teriamos que aumentar o calor fornecido pelo combustor, sendo como ele disse necessario um estudo de otimização para saber se meu reaquecimento aumentaria ou diminuiria minha eficiência, a única resposta que faz sentido pra mim é a "a". 

  • Caros, a alternativa está correta sim. A regeneração nada mais é que a utilização da energia dos gases de exaustão da turbina do ciclo para pré-aquecer o ar na entrada da camera de combustão (ou saída do compressor), isso faz com se diminua a quantidade de calor que deve ser fornecido para o ciclo para o mesmo trabalho líquido. 

    como eficiencia= Wliq/Qe, para o mesmo Wliq e diminuindo o Qe, notamos o aumento da eficiencia. 

    O trabalho da turbina permance o mesmo, pois o Wliq é constante. 

  • Acredito que a alternativa B está correta. O Reaquecimento consiste em extrair parte do gás do interior da turbina e reaquecer o mesmo a fim de se obter um gás em temperatura mais elevada naquela pressão. Com esse procedimento há um aumento na eficiência térmica do ciclo.


    Não confundir Reaquecimento com Regeneração, que é um processo também utilizado para aumento de eficiência, muito bem descrito pelo colega A.A M.M.

  • Pelo que me lembro:

    regenerador não aumenta o trabalho líquido, mas aumenta o rendimento térmico do ciclo. Porque diminui a energia necessária.

    Reaquecimento aumenta o trabalho líquido, mas não necessariamente o rendimento térmico do ciclo. Pois pode requerer uma maior energia.

    Isso é exatamente o oposto do gabarito.

  • Concordo com os colegas, gabarito deveria ser letra A.

    Inclusive esta questão vai de encontro a Q278905


ID
2403901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item, acerca das características de funcionamentos das turbinas hidráulicas.

A seleção do tipo de turbina para uma aplicação pode ser feita pela rotação específica, que é o número de rotações por minuto que uma turbina desenvolve funcionando sob vazão e potência unitária para a carga hidráulica disponível.

Alternativas
Comentários
  • Define-se como rotação específica, ou ainda velocidade específica, o número de rotações por minuto de uma turbina unidade, tomada como padrão da turbina dada, e que representa todas as que lhe forem geometricamente semelhantes, desenvolvendo a potência de P = 1 HP, sob uma queda Hu = 1 m.


ID
2415097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos processos e conceitos relacionados aos ciclos de turbinas a vapor.

Em um ciclo a vapor de geração de potência, a eficiência térmica do ciclo pode ser aumentada pela diminuição da pressão no condensador, desde que a temperatura de saturação nesse dispositivo mantenha-se acima da temperatura do meio para o qual o condensador dispense calor.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Diminuir a pressão do condensador significa diminuir a pressã de vapor na saída da turbina. Essa é uma das alternativas para aumentar o rendimento térmico do ciclo (claro que respeitando a condição citada no enunciado). Uma outra possibilidade é o superaquecimento do vapor na saída da caldeira.

  • A condição imposta com relação à temperatura de saturação é importante pois, ao abaixar-se muito a pressão no condensador, pode acontecer de haver certa quantidade de vapor saturado sendo enviado à bomba (próximo componente do ciclo).

  • Importante atentar na questão sobre a temperatura de saturação ser superior a temperatura do fluido que troca calor com o fluido de trabalho. Uma pressão (em tese) muito baixa do condesador poderia fazer com que a temperatura do fluido de trabalho na região de saturação fosse menor que a temperatura do fluido que troca calor, o que acabaria fazer o fluido de trabalho reecber energia por transferência de calor. 

  • Comprovando numericamente:

    *Lembrando: (1) Saída da caldeira e entrada da turbina; (2) Saída da turbina e entrada do condensador; (3) Saída do condensador e entrada da bomba; (4) Saída da bomba e entrada da caldeira.

    Efic.rankine = 1 - (h2 - h3)/(h1-h4)

    Como h = u + pv , temos:

    Efic.rankine = 1 - (u2 + p2v2 - u3 - p3v3) / (u1 + p1v1 - u4 - p4v4)

    Como os processos na caldeira e no condensador são ISOBÁRICOS, temos que p4=p1 e p2=p3

    Assim, temos:

    Efic.rankine = 1 - [ (u2 - u3 + p2(v2 - v3)) / (u1 - u4 + p1(v1 - v4)) ]

    Primeiramente, percebam que o fluido se condensará no condensador, isto é, sua densidade irá aumentar e volume específico (inverso da densidade) irá reduzir. Assim, percebemos que v2 > v3. Logo, v2 - v3 será positivo.

    A pressão aparece multiplicando o resultado (v2 - v3) , logo, quanto menor a pressão, menor será a parcela dessa equação. Perceba, então, que antes do colchete da equação aparece o sinal de negativo; ou seja, quanto menores forem os valores das parcelas, maior será a eficiência. Visto isso, se a pressão for pequena, a parcela da soma terá seu valor reduzido e, consequentemente, a eficiência aumentará.


ID
2415100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos processos e conceitos relacionados aos ciclos de turbinas a vapor.

Em um ciclo combinado de turbina a gás e turbina a vapor, a caldeira do ciclo a vapor é substituída por um trocador de calor que transfere energia dos gases de exaustão de uma ou mais turbinas a gás para a substância de trabalho do ciclo Rankine.

Alternativas
Comentários
  • Correto. No ciclo combinado a energia térmica e fornecida por uma fonte termica oriunda de um um outro ciclo. Ao inves de descartar a energia termica ela eh utilizada pra alimentar o ciclo rankine.
  • As temperaturas médias dos fluidos de trabalho usados nos ciclos de potência a gás são muito maiores que as temperaturas médias do vapor usado no ciclo Rankine. Deste modo, pode-se gerar vapor através do aproveitamento da energia residual dos gases de escape das turbinas a vapor.


ID
2415103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca dos processos e conceitos relacionados aos ciclos de turbinas a vapor.

Considerando que um processo de expansão através de uma turbina a vapor ocorra entre as pressões P1 e P2, que o estado inicial seja de vapor superaquecido e que o estado final seja uma mistura de líquido e vapor saturados, então, se o estado inicial e a pressão final forem os mesmos, as irreversibilidades associadas a um processo real em uma turbina contribuirão para a elevação do título da mistura ao final da expansão, em relação a um processo isoentrópico que ocorreria em uma turbina ideal.

Alternativas
Comentários
  • Só chutei não entendo nada de turbina.

  • Certo!

    As irreversibilidades representam perdas, capazes de alterar, para mais ou para menos, a entropia de um sistema. Existindo elas, há geração interna de entropia, o que aumenta o grau de desordem do sistema. Pode-se, num fluido, associar grau de desordem à uma maior temperatura de fluido. Logo, isso faz com que o percentual de vapor na mistura aumente, o que eleva o título.

    Esse é o meu entendimento. Caso alguém queira me corrigir ou completar, fica a vontade. Abraços!

  • Depois de ler e reler, entendi que a afirmação diz: a turbina real terá título maior (não será extraída o máximo de energia possível ao final da expansão) se comparada à turbina ideal.
  • Quando se exercita os exercícios no çengel sobre turbina e ciclo rankine, uma das considerações para ser "ideal" são as entropias iguais tanto de 1-2 do processo que seria bomba caldeira quanto 3-4 turbina condensador, então no processo ideal no estado 4 sempre temos um titulo e não o vapor como superaquecido que seria o real e que supõe a questão.

  • " se o estado inicial e a pressão final forem os mesmos" faz sentido essa afirmação ou foi um erro da banca? Eu n entendi isso kkkkkkk

  • Trata-se da eficiência isentrópica da turbina. Uma expansão adiabática real através da turbina é acompanhada de um aumento na entropia. 


ID
2609635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O coeficiente de transferência de calor presente na equação que corresponde à lei do resfriamento de Newton não é uma propriedade termodinâmica.


Esse coeficiente é um parâmetro

Alternativas
Comentários
  • O coeficiente de transferência de calor presente na equação que corresponde à lei do resfriamento de Newton é o coeficiente de conveção.


    Ele depende de:


    1) Número de Nusselt que depende de Reynolds (natureza do escoamento) e Prandtl

    2) Comprimento de escoamento (Geometria do corpo envolvido)

    3) Condutividade térmica do fluido (propriedade do fluido)

  • Até onde eu saiba, lei de resfriamento de Newton corresponde à condução, não convecção.

  • Natália, lei de resfriamento de Newton está relacionada a convecção. Relacionada à condução é a lei de Fourrier.


ID
2609686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Vapor d´água é admitido em uma turbina operando em regime permanente com uma vazão mássica de 2 kg/s. As variações das energias potencial e cinética entre a entrada e a saída da turbina podem ser desprezadas. A taxa de transferência de calor entre a turbina e a vizinhança é de - 50 kW.


Considerando-se que a entalpia na entrada é dada por 3.000 kJ/kg e na saída por 2.250 kJ/kg, a potência, em kW, desenvolvida pela turbina é

Alternativas
Comentários
  • Regime permanente = vazão massica cte (m)

    W t= Q - m  x (hs - he)

    Wt = -50 - 2 x (2250 - 3000)

    Wt = -50 - 2 x (-750)

    Wt = -50 + 1500 = 1450 w

    Resposta: Letra C


ID
2658121
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas são máquinas presentes em inúmeras aplicações da indústria de petróleo, como nas unidades baseadas no ciclo Rankine e suas derivações, por exemplo.


Dentre os vários tipos de turbina a vapor, observa-se que nas

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO -  Processo isoentrópico;

    b) ERRADO - A pressão é aumentada entre as diretrizes e as pás de rotor, diminuindo conforme passam pelas pás do rotor

    c) ERRADO - A queda de pressão se dá ao passar pelas pás do rotor

    d) ERRADO - As palhetas estão dispostas radialmente

    e) CORRETO

  • Turbinas axiais, nas quais o vapor flui axialmente de boquilhas dispostas radialmente em torno do rotor.

    Turbinas radiais (tipo Ljungstrom): o vapor se dirige de dentro para fora radial mente, através de canais formados por palhetas móveis dispostas axialmente.

    Turbinas tangenciais, quando o vapor é conduzido tangencialmente ao rotor. O escoamento no rotor é uma composição de escoamento axial e radial.

    Fonte: Equipamentos industriais - Joseph Macintyre


ID
2659930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Turbinas a vapor são máquinas motrizes amplamente utilizadas em ciclos de potência, sendo parte presente nos ciclos Rankine. Em relação às turbinas a vapor, considere as afirmativas a seguir:


I - Em turbinas de reação, a pressão de vapor na entrada dos canais formados pelas palhetas é menor ou igual à pressão na saída.

II - Nas turbinas de ação, o vapor é parcialmente expandido em uma ou mais boquilhas fi xas, antes de atingir as pás do rotor.

III - O expansor é um órgão essencial, pois é onde a energia de pressão do vapor se transforma em energia cinética.


É correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da II?

  • Daniel acredito que o problema seja aquele "parcialmente", pois a queda de pressão é total nos bocais fixos

  • questão casca de banana


ID
2783155
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O componente fixo de uma turbina a vapor, cuja função é transformar a energia potencial térmica do vapor em energia cinética através dos distribuidores, é

Alternativas
Comentários
  • Os sistemas de pás fixas ou DISTRIBUIDORES estão localizados no ESTATOR.

  • 1) O estator transforma a energia potencial do vapor em energia cinética por meio dos distribuidores. 

    2) O expansor orienta o jato de vapor sobre as palhetas móveis. 

    3) O rotor transforma a energia cinética do vapor em trabalho mecânico por meio dos receptores fixos

  • Uma dúvida: o expansor também converte energia térmica em cinética?

  • ESTATOR (RODA FIXA)

    É o elemento fixo da turbina (que envolve o rotor) cuja função é transformar a energia potencial (térmica) do vapor em energia cinética através dos distribuidores;

    ROTOR (RODA MÓVEL)

    É o elemento móvel da turbina (envolvido pelo estator) cuja função é transformar a energia cinética do vapor em trabalho mecânico através dos receptores fixos.

    EXPANSOR

    É o órgão cuja função é orientar o jato de vapor sobre as palhetas móveis. No expansor o vapor perde pressão e ganha velocidade. 

    PALHETAS

    São chamadas palhetas móveis, as fixadas ao rotor; e fixas, as fixadas no estator.

    As palhetas fixas (guias, diretrizes) orientam o vapor para a coroa de palhetas móveis seguinte.

    As palhetas móveis, são peças com a finalidade de receber o impacto do vapor proveniente dos expansores (palhetas fixas) para movimentação do rotor.

    DIAFRAGMAS

    São constituídos por dois semicírculos, que separam os diversos estágios de uma turbina de ação multi-estágio.

    http://cntq2.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/05/Turbinas-a-vapor-1.pdf


ID
2783158
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma turbina a vapor apresenta uma série de vantagens, exceto:

Alternativas
Comentários
  • VANTAGES DA TURBINA A VAPOR 

    - ALTA EFICIÊNCIA;

    - ALTA VELOCIDADE DE ROTAÇÃO;

    - ALTA RELAÇÃO POTÊNCIA / TAMNAHO. 

    - OPERAÇÃO SUAVE, QUASE SEM VIBRAÇÃO;

    - NÃO HÁ NECESSIDADE DE LUBRIFICAÇÃO INTERNA. 

    - VAPOR NA SAÍDA SEM ÓLEO; 

    - PODE SER CONSTRUIDO COM DIFERENTES POT~ENCIAS> UNIDADE PEQUENA ( 1 MW) OU MUITO GRANDES ( ATÉ 1.200 MW). 

     

    DESVANTAGENS DA TURBINA A VAPOR 

    - NECESSÁRIO UM SISITEMA DE ENGRENAGENS PARA BAIXAS ROTAÇÕES 

    - TURBINA A VAPOR NÃO PODE SER FEITA REVERSÍVEL;

    - EFICIÊNCIA DE TURBINA A VAPOR SIMPLES E PEQUENA É BAIXA. 

     

     

    FONTE : file:///C:/Users/Jhon/AppData/Local/Packages/Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe/TempState/Downloads/MaqTermicas_Turbinas_Vapor%20(1).pdf

     

     

    PROCESSOS IRREVERSÍVEIS. 

    UM PROCESSO É IREVERSÍVEL QUANDO O SISTEMA E TODAS AS PARTES DE SUA VIINHANÇA NÃO CONSEGUEM VOLTAR AO ESTADO INICIAL. UM SISTEMA QUE PASSA POR UM PROCESSO IRREVERSÍVEL NÃO ESTÁ IMPEDIDO DE RETORNAR AO SEU ESTADO INICIAL. NO ENTANTO SE O SISTEMA RETORNAR AO ESTADO INICIAL NÃO SERÁ POSSÍVEL FAZER O MESMO COM SUA VIZINHANÇA. 

    PROCESSOS REVERSSÍVEIS. 

    UM PROCESSO É DITO REVERSÍVEL SE O SISITEMA E TODAS AS PARTES DE SUA VIZINHANÇA PUDEREM RETORNAR EXATAMENTE AO ESTADO INICIAL. TODOS OS PROCESSOS SÃO IRREVERSÍVEIS, E PROCESSOS REVERSÍVEIS NÃO PODEM OCORRER, ALGUNS PROCESSOS, COMO O ESCOAMENTO ATRAVÉS DE BOCAL APROPRIADAMENTE PROJETADO É APROXIMADAMENTE REVERSÍVEL. 

     

    FONTE: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/textos/apostila5.htm

  • Não é possível uma turbina ser "sem vibrações". Tudo vibra, em certo grau.
  • Apesar de concordar com a questão, não acho que faça sentido comparar reversibilidade (aspecto totalmente teórico) com vibração, potência, velocidade, lubrificação (aspectos práticos experimentais)

  • Acredito que ela tem baixa vibração pelo fato de ser uma máquina rotativa, comparado com uma máquina de movimento alternativo(pistão).

  • na hora de responder, só consegui pensar na reversão de rotação..


ID
2815567
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

No ciclo padrão a ar de uma turbina a gás simples (ciclo Brayton), admite-se

Alternativas
Comentários
  • COMPRESSÃO - ISENTRÓPICA

    COMBUSTÃO - ISOBÁRICA ( PRESSÃO CONSTANTE )

    EXPANSÃO - ISENTRÓPICA

    REJEIÇÃO DE CALOR - ISONÁRICA ( PRESSÃO CONSTANTE )


    DUAS ISOBÁRICAS

    DUAS ISENTRÓPICAS

  • https://www.youtube.com/watch?v=-7D0DjoN9jI

    video tambem pode ajudar

  • ciclo Joule/Brayton = 2 isobáricas e 2 adiabáticas (isentrópicas)


ID
2915134
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Verificou-se que uma turbina Francis desenvolvia a potência de 5 cv girando a 360 RPM sob uma altura de queda de 2,0 m. Assinale a alternativa que apresenta a rotação e a potência de eixo de uma turbina semelhante cinco vezes maior, funcionando sob uma altura de queda de 5,80 m.

(Considere os rendimentos iguais)

Alternativas
Comentários
  • Não sei se fiz certo, mas acertei a rotação:

    semelhança de turbina para rotação

    (hb/ha)=(wb/wa)^2.(db/da)^2 -> rotação = 122,61 rpm

  • Está certo, Isaque Rodrigues.

    A potência é calculada de forma análoga, porém, com (db/da)^5.

    Bons estudos!


ID
2915155
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação à regulação primária de velocidade e tensão, considere as seguintes afirmativas:


1. A função básica da regulação primária (ou controle primário de velocidade) é controlar a potência mecânica da turbina acoplada ao rotor do gerador, através de um regulador de velocidade, de modo a manter o equilíbrio entre geração e carga.

2. A resposta do gerador depende da característica de estatismo do regulador de tensão, de modo que o gerador deve ter condições de aumentar ou reduzir sua geração.

3. O controle primário de frequência é um serviço auxiliar de controle de velocidade das unidades geradoras, realizado por meio de reguladores automáticos de velocidade, sendo que, para esse serviço, está associada a provisão de reserva de potência primária, também definida como um serviço auxiliar.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3006142
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma turbina Francis, sujeita a uma vazão de 42m3 /s e 80m de queda útil, entrega uma potência efetiva de 27MW, a 400rpm. Caso essa mesma turbina seja posta a operar em uma outra instalação com 120m de queda útil, preservado o rendimento, é correto afirmar que sua nova rotação, em rpm, vazão, em m3 /s, e potência efetiva produzida, em MW, serão de, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Mais uma vez, apensar de a questão ter sido ANULADA, vamos resolvê-la e revisar os conceitos por ela abordados.

    Esta questão exige o conhecimento de análise dimensional e da lei de semelhança aplicada a bombas/turbinas hidráulicas. Basicamente temos duas possibilidades: vazão (“Q”), altura manométrica (“H”) e potência (“Pot”) em função da rotação (“N”) ou em função do diâmetro da bomba/turbina (“D”). Assim, as seguintes relações podem ser descritas:

    Dessa forma, considera-se que a turbina na situação inicial (1) possui as seguintes variáveis: Pot1 = 27 MW, N1 = 400 rpm, Q1 = 42 m3/h e H1 = 80 m. Na segunda situação, a turbina será posta a operar com uma altura útil de H2 = 120 m. Pede-se portanto, a Pot1, N1 e Q1. Substituindo nas equações, tem-se:

    Com isso, ao utilizar uma queda útil de 120 m, a turbina teria: N = 490 rpm, Q = 51,45 m/s e Pot = 14,7 MW. Como não há nenhuma alternativa com esses valores, a questão foi anulada.

    Resposta: ANULADA

  • Gabarito errado, a questão foi anula

  • Questão anulada!

    Acredito que a alternativa correta teria que ser:

    490,2 rpm --------- 51,47 m3/s --------49,7 MW

  • cap 12 do livro Munson tem as equações de semelhança de turbinas. @bymecanicadosconcursos

    sqrt (H2/H1) = Q2/Q1 = w2/w1

    (H2/H1) ^3/2 = P2/P1

    A questão foi anulada porque a banca não considerou a raiz de 1.5 (120m/80m)

  • Tbm cheguei nos valores comentados... (aprox) 489 rpm; 51,4 m3/s e 49,6 MW.


ID
3274381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação às pás do rotor, as turbinas de hélice e as turbinas Kaplan são máquinas axiais que habitualmente possuem pás

Alternativas
Comentários
  • Turbinas de hélice -> pás fixas.

    Turbinas Kaplan -> pás que podem ser ajustáveis variando o ângulo de acordo com a demanda de potência.

    LETRA C


ID
3274387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os principais componentes de uma turbina Kaplan, além do rotor, são:

Alternativas
Comentários
  • Eu errei a questão, mas só para agregar conteúdo:

    Esses itens, citados na alternativa E (justamente a que eu marquei), compõem a turbina Pelton.

    Bocal de frenagem.

    O bocal de frenagem faz incidir um jato nas costas das pás, contrariando o sentido de rotação, quando se desejar frear a turbina rapidamente.

    Defletor de jato (Absorvedor)

    O defletor intercepta o jato, desviando-o das pás, quando ocorre uma diminuição violenta na potência demandada pela rede de energia. Nessa hipótese, uma atuação rápida da agulha para reduzir a descarga poderia vir a provocar uma sobrepressão no bocal, nas válvulas e ao longo do encanamento adutor. O defletor volta à sua posição inicial liberando a passagem do jato, logo que a agulha assume a posição que convém, para a descarga correspondente à potência absorvida.

    LETRA A

  • Obrigado pela contribuição, Luis Fernando Chaves!

    Bons estudos!


ID
3274399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A pressão de vapor é normalmente indicada nas cartas psicrométricas e corresponde à pressão reinante sobre a água numa determinada temperatura, abaixo da qual a água entra em um processo de

Alternativas
Comentários
  • Apesar de ser conceitos muito silimares, prefira usar Evaporação.

    Bons estudos!

  • É que evaporação acontece em qualquer temperatura e pressão com a água líquida. Mas na pressão de vapor acontece ebulição, que é uma evaporação mais abrupta. A pressão de vapor a 100 °C é1 atm, ponto de ebulição.


ID
3294814
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A turbina de uma estação de medição foi aferida através de um provador volumétrico. Foram totalizados 35.000 pulsos, possuindo o provador um volume de 2 m³, tendo durado 30 segundos a aferição. A densidade do líquido é de 900 kg/m³.
Qual a frequência do sinal gerado pela turbina, quando submetida à uma vazão de 1.000 m³ /h?

Alternativas

ID
3596020
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em caso de aumento da temperatura ambiente e de limitação da turbina, a tendência é a (o): 

Alternativas
Comentários
  • O que seria "Limitação da turbina"? Dei uma pesquisada mas não encontrei algo relacionado à resposta da questão.

    Quem puder ajudar, agradeço.


ID
3596551
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Observe o texto. “Temperatura dos Gases de Exaustão” é mais conhecida por EGT (Exhaust Gases Temperature) ou TGT (Tail Gases Temperature ou temperatura dos gases no duto de exaustão). É considerada uma das grandezas __________ no sistema de controle de uma turbina, pois em caso de valores não elevados em operação, ___________ pode(m) ser causados na turbina”:


A opção que preenche, correta respectivamente, as lacunas é:


Alternativas
Comentários
  • Não vi o não em: "... casos de valores não elevados em operação"

    É de grande importância e pode causar danos em casos de temperatura muito elevada, principalmente pelo limite de resistência à temperatura dos materiais usados.

  • Quanto menor for a temperatura de descarga, maior o aproveitamento de energia da turbina. Valores altos de temperaturas podem indicar algum problema de operação no ciclo.


ID
3629485
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O superaquecimento do vapor na entrada da turbina em um ciclo de Rankine é obtido pela(o):

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe onde encontro essa informação?

  • Pessoal, essa questão está correta?

    Que eu saiba o vapor superaquecido é obtido em um trocador de calor chamado Superaquecedor (Supercooler). Esse equipamento é o último componente (ainda localizado na caldeira) a que o vapor é conduzido, quando da sua saída da caldeira e direcionamento para utilização (turbina e/ou processo).

    Alternativa A ficou um pouco estranha como se o vapor superaquecido fosse produzido graças a 'instalação' de um trocador de calor após a caldeira, mas ele faz parte do Gerador de Vapor. Porém, ainda assim foi a que marquei por eliminação.

    Alternativa D, marcada como gabarito, sem condições! O isolamento na linha de alimentação da caldeira não diz respeito a obtenção do vapor superaquecido.

    Bons estudos!

  • O gabarito correto da Cesgranrio é a Letra A.

  • Pelo o que eu entendi o aumento do fluxo de calor não aumenta a eficiência, pois o processo que estudamos no ciclo de Rankine é reversível, ou seja, sempre está com taxa máxima sem perdas, e o aumento da Entropia esta relacionada ao aumento do título da mistura Liq+Vap.

    Logo se quiser aumentar o rendimento, terá que aumentar a TEMPERATURA da fonte quente (aprendemos que T e Q são proporcionais, mas só é possível aumentar Q se aumentar T antes), elevando o vapor a condição de SUPERAQUECIDO. Por isto letra C está errada.

    A letra A é mais plausível por se trata de um trocador de calor, gerando uma fonte de temperatura extra maior para o reaquecimento, elevando para um vapor superaquecido.

    Posso estar errado, mas meu entendimento foi este.

    Letra A

  • Letra A.

    Conforme referência específica:

    "Uma vez que não há restrição quanto à existência de vapor saturado na entrada da turbina, uma energia adicional pode ser somada por transferência de calor para o vapor, trazendo-o a uma condição de vapor superaquecido na entrada da turbina. Esse acréscimo de energia é realizado em um trocador de calor separado chamado superaquecedor. A combinação da caldeira com o superaquecedor é conhecida como gerador de vapor.

    Fonte: Princípios de termodinâmica para engenharia / Michael J. Moran ... [et al.] 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.


ID
3636679
Banca
FUNCERN
Órgão
CAERN
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A água abrandada, ou seja, tratada para a retirada do Ca e Mg, é usada em sistema de 

Alternativas

ID
3678439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2006
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Julgue o item subseqüente com relação à instalação adequada de um sistema de geração de vapor.


Estando a caldeira instalada em ambiente aberto, esse ambiente deve estar afastado de, no mínimo, 3 m de depósitos de combustíveis, excetuando-se reservatórios para partida com até 2.000 litros de capacidade.

Alternativas
Comentários
  • Item 13.2.3 NR13 instalações de caldeiras CERTO


ID
3679993
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um sistema de geração de energia opera entre duas fontes térmicas cujas temperaturas são 2000 K e 400 K. O sistema recebe 1200 kJ da fonte quente e rejeita 1020 kJ para a fonte fria, produzindo 180 kJ de trabalho. Com base nestes dados, afirma-se, corretamente, que o sistema proposto: 

Alternativas
Comentários
  • η = W / Qᴀ

    η = 180 / 1200

    η = 15%

    .

    ηcarnot = (Tᴀ – Tᴃ) / Tᴀ

    ηcarnot = (2000 – 400) / 2000

    ηcarnot = 80%

    .

    Gabarito: Letra E

    .

    Bons estudos!


ID
3859504
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Compressores e turbinas são utilizados em meios de transporte, na indústria, em usinas e muitas outras aplicações. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Uma turbina é um dispositivo que desenvolve potência em função da passagem de um gás ou líquido escoando através de uma série de pás colocadas em um eixo que está livre para girar.

( ) Na modelagem de turbinas a vapor e a gás, a energia potencial líquida da matéria em escoamento normalmente é desprezível.

( ) Compressores são dispositivos nos quais o trabalho é realizado sobre a substância em escoamento ao longo dos mesmos, de modo a mudar o estado da substância, aumentar a pressão e/ou a elevação.

( ) São tipos de compressores: Alternativo, Fluxo axial, Centrífugo e de Lóbulo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão, mas me atentei para o item III, que fala sobre de mudar o estado da substância nos compressores, e não é mudança estado físico da substância (líquido, gasoso); pois nos compressores não há mudança de estado físico da substância.

    Cuidado para não marcarem falso nesse item!

    Abraços! Bons estudos!

  • TODAS CERTAS? DISCORDO DO GABARITO

  • cuidado com a pegadinha no item 3, o estado que ele fala é o estado termodinâmico e não o estado físico, visto que o fluido de trabalho do compressor é somente os fluidos no estado gasoso.


ID
3859507
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O termo "turbina a gás" é mais comumente empregado em referência a um conjunto de três equipamentos: compressor, câmara de combustão e a turbina propriamente dita. Esta configuração forma um ciclo termodinâmico a gás, cujo modelo ideal denomina-se Ciclo Brayton, concebido por George Brayton. A respeito dos ciclos com turbinas a gás, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETO. Devido aos efeitos de atrito dentro do compressor e da turbina, o fluido pode sofrer AUMENTO da entropia específica nesses componentes.

    B) CORRETO. As transferências de calor residuais dos componentes de instalação de potência para as vizinhanças representam perdas, mas esses efeitos geralmente são de importância secundária

    C) INCORRETO. À medida que os efeitos das irreversibilidades na turbina e no compressor ficam mais pronunciados, o trabalho produzido pela turbina DIMINUI e o trabalho fornecido ao compressor AUMENTA.

    D) INCORRETO. Uma das principais características em um compressor é O CONSUMO de potência.

    E) INCORRETO. O uso de turbinas a gás (NÃO) está em desuso atualmente, devido ao surgimento das turbinas eólicas (são equipamentos em aplicações diferentes).

    Bons estudos!

  • Comentário do item A

    “O Atrito é uma forma comum de irreversibilidade associada a corpos em movimento. Qualquer processo que envolva atrito é irreversível.”

    “A Entropia é gerada ou criada durante um processo irreversível.”

    “Quanto mais severas forem as irreversibilidades, maior será a geração da entropia.”

    Portanto, o como o Atrito é uma forma de irreversibilidade, ele gera Entropia.

    .

    Referência Bibliográfica: Termodinâmica (Yunus Çengel), 5a Edição

    .

    Bons estudos!

  • LETRA A - A ENTROPIA AUMENTA NESTE CASO, NÃO DIMINUI.

    LETRA C - O TRABALHO REALIZADO PELA TURBINA DIMINUI NESTE CASO.

    LETRA D - QUEM GERA A POTÊNCIA NO CICLO É A TURBINA E NÃO O COMPRESSOR.

    LETRA E - O MAIOR BENEFÍCIO DESSES EQUIPAMENTOS É A RELAÇÃO PESO POTÊNCIA, O QUE OS TORNA IDEAIS PARA APLICAÇÃO AERONÁUTICA. TAMBÉM COMO PRODUZEM MUITO CALOR (DEVIDO A BAIXA EFICIÊNCIA TÉRMICA) SÃO MUITO UTILIZADOS EM CICLOS COMBINADOS COM O RANKINE (CALDEIRAS DE RECUPERAÇÃO E TURBINAS A VAPOR).


ID
4127503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As turbinas a gás são máquinas térmicas que realizam a conversão da energia de um combustível em potência de propulsão, potência de eixo ou potência elétrica. As turbinas a gás operam segundo o ciclo termodinâmico denominado

Alternativas
Comentários
  • Brayton - a gás;

    Rankine - água/vapor;

    Otto - ar.


ID
5071162
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma UHE, a turbina Kaplan tem potência de 54,8 MW, a altura de queda disponível é de 46 m. As características construtivas da turbina são: rotação = 143,2 rpm, Dexterno = 3,80 m, Dinterno = 1,80 m, rendimento hidráulico = 0,96, rendimento volumétrico 0,98 e rendimento mecânico 0,90. Considerando a massa específica da água = 1.000 kg/m³ e a aceleração da gravidade = 9,8 m/s², determine a vazão nominal da turbina.

Alternativas
Comentários
  • W = rho*Q*g*H*(eff_h*eff_v*eff_m)

    54,8e6 = 1000*143,2*9,8*46*(0,96*0,98*0,9)

    Q = 143,6 m³/s

    .

    Bons estudos!

  • Massa é fazer essas contas na prova... peeense

  • Arthur, essa rotação que vc colocou no seu comentário não faz parte deste cálculo.


ID
5071165
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em uma UHE, a turbina Kaplan tem potência de 54,8 MW, a altura de queda disponível é de 46 m. As características construtivas da turbina são: rotação = 143,2 rpm, Dexterno = 3,80 m, Dinterno = 1,80 m, rendimento hidráulico = 0,96, rendimento volumétrico 0,98 e rendimento mecânico 0,90. 


Para o problema apresentado na questão anterior, calcule a velocidade tangencial exterior. 

Alternativas
Comentários
  • ENUNCIADO DA QUESTÃO:

    .

    Em uma UHE, a turbina Kaplan tem potência de 54,8 MW, a altura de queda disponível é de 46 m. As características construtivas da turbina são: rotação = 143,2 rpm, Dexterno = 3,80 m, Dinterno = 1,80 m, rendimento hidráulico = 0,96, rendimento volumétrico 0,98 e rendimento mecânico 0,90. Considerando a massa específica da água = 1.000 kg/m³ e a aceleração da gravidade = 9,8 m/s², determine a vazão nominal da turbina.

    .

    MINHA RESOLUÇÃO:

    .

    v = 2*pi*n/60*De/2 = 2*pi*143,2/60*3,8/2 = 28,49 m/s

    .

    Bons estudos!