SóProvas



Questões de Relevo


ID
49216
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Parece-nos também muito útil que se levante uma cidade central no interior do Brasil, para assento da Corte ou da Regência, que poderá ser na latitude pouco mais ou menos de 15°, em sítio sadio, ameno, fértil, e rega do por um rio navegável. Desse modo, fica a Corte ou a Regência livre de qualquer assalto e surpresa externa; e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas e mercantis. Dessa Corte central dever- se-ão logo abrir estradas para as províncias e portos do mar, para que se comuniquem e circulem com toda a prontidão as ordens do governo e se favoreça por ela o comércio interno do vasto império do Brasil.

José Bonifácio de Andrada e Silva. "Lembranças e apontamentos do governo provisório para os senhores deputados da Província de São Paulo". In: Demetrio Magnoli e Regina Araujo. Projeto de Ensino de Geografia. São Paulo: Moderna, 2005, p. 94.

Utilizando-se do texto apenas como referencial e recorrendo a seus conhecimentos acerca do processo de ocupação do Distrito Federal e assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Que propaganda descarada do governo do DF! Será que ninguém reclamou com relação a essa excrescência?Emerson
  • Banca independente!Rs...Voltando a questão....redução SIGNIFICANTE ?Isso sim é uma excrescência.O jeito é voltarmos ao estudos.
  • O projeto anunciado pelo governo contaria,  na Linha 1, com 25 estações em 3 trechos: AEROPORTO - TERMINAL DA ASA SUL - 6,5 km TERMINAL DA ASA SUL - 502 NORTE - 8,7 km 502 NORTE - TERMINAL DA ASA NORTE - 7,4 km A proposta era diminuir em 30% o fluxo de veículos de passeio na via W3 (Sul e Norte). Portanto, o trajeto seria até o final da Asa Norte de Brasília.
  • Estamos em 2019, 10 anos depois, e nem sinal do VLT.

  • ERROS:

    A) "Deverá enfrentar...". DF vive todos esses problemas desde a década de 90 com a conurbacão de cidades e falta de planejamento pelos governadores em melhorias na capital do Brasil. Ressalta-se que possui o melhor IDH do país (0,82), apesar do alto IDH o DF possui: alta taxa de desempregados, alta taxa no índice de Gini e alta taxa em crimes violentos.

    B) Solo infértil. Geralmente é corrigido pelo processo de calagem.

    C) Chuvas sazonais. Verão quente e chuvoso. Inverno frio e seco.

    E) "Exclusivamente...". Aqui há uma pequena ferrovia, mas para transporte de cargas, mas existe de qualquer forma.

    Item D é o menos errado podemos dizer na época da prova, 2009. Ainda não existe o VLT em Brasília, temos o BRT.

  • A questão aparenta ter sido criada mais para atualidades que para RIDE, pois leva em conta datas e projetos contemporâneos ao então governo. E levando em conta a data da prova, além do não andamento do projeto, acredito que possa ser tida como desatualizada.


ID
49219
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos físicos do Distrito Federal (DF), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão repetida!.Caiu na prova pra agente!
  • Gab. C

    Aspectos físicos do DF:


    O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros. O terreno, situado no Planalto Central Brasileiro, é marcado por um planalto de topografias suaves. O ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar.


    No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%. A temperatura média anual é de 21 °C.


    cerrado é o principal bioma do Distrito Federal. Sua vegetação é marcada por pequenos arbustos e árvores com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem. Existem, ainda, regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão). O revestimento do solo é feito, em sua quase totalidade, por gramíneas que podem ultrapassar a altura de um metro (em Campo sujo) e os campos limpos usualmente se situam sobre solos arenosos, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos.


    A hidrografia é composta pelos seguintes rios: Descoberto, Maranhão, Paranoá, Preto, São Bartolomeu e Sobradinho. Com o intuito de armazenar água para suprir a demanda local, o rio Paranoá foi represado, sendo construído o Lago Paranoá, que possui cerca de 40 quilômetros quadrados de extensão.


    Fontes: https://www.achetudoeregiao.com.br/df/brasilia/meio_ambiente.htm  e  https://www.achetudoeregiao.com.br/df/brasilia/meio_ambiente.htm

  • Arrumem o Gabarito da Questão! Está dizendo que é a alternativa "E".

  • A) Erro é dizer que a distância entre o Equador e o Polo Sul são iguais. Outro erro está no horário de verão, que sua principal justificativa é a REDUÇÃO da ENERGIA elétrica.

    B) Conforme a altitude, Köppen Subdivide Clima do DF em:

    Tropical _ Ocorre nos locais com até 1000 m.

    Tropical de Altitude I _ Entre 1000 e 1200 m.

    Tropical de Altitude II _ A partir de 1200 m.

    Ou seja, não existe tal altitude (2000 m) como diz a alternativa.

    D) O Rio descoberto tem um baixo potencial turístico. O ponto forte desse rio é: principal fonte de abastecimento de água para a população do DF. E sua água é utilizada para irrigação de lavouras. Ou seja, possui significância econômica e social.

    E) Existe dois erros: primeiro → É dizer que as árvores são de grande porte, pois, na verdade, são de pequeno e médio porte.

    Segundo erro → Dizer que Latossolo é rico em matéria orgânica. Quando, na verdade, é um solo de baixa fertilidade natural, com pouca matéria orgânica.

    #PCDF2020

    Fonte: Estratégia Concurso

  • a) Não há a equidistância citada no item. ITEM INCORRETO.

    b) O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros – e não acima de 2 mil, como informado. Além disso, o seu terreno está situado no Planalto Central Brasileiro e é marcado por um planalto de topografias suaves. O seu ponto mais elevado é o pico do Roncador (ou Pico do Rodeador), localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar. ITEM INCORRETO.

    c) ITEM CORRETO.

    d) Uma parte do rio Descoberto é represado e forma o lago Descoberto, que é responsável por aproximadamente 66% da água utilizada para abastecimento do Distrito Federal. Ou seja, tem importância tanto econômica quanto social. ITEM INCORRETO.

    e) Este bioma, que é o principal do Distrito Federal, tem uma vegetação constituída por pequenos arbustos e árvores de porte médio com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem – apesar disso, há também regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão). O revestimento do solo é feito, em sua quase totalidade, por gramíneas que podem ultrapassar a altura de um metro (em Campo sujo) e os campos limpos usualmente se situam sobre solos arenosos, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • cerrado rico em matéria orgânica? não né, só isso já matava a questão alternativa E

  • Alguém sabe me dizer se o clima do DF é mais ameno que outras regiões do Centro Oeste?


ID
124969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com seus 868 m de altitude, o ponto mais elevado do RN é a

Alternativas
Comentários
  • Letra e)
    O Ponto mais elevado do estado é serra do Coqueiro (868 m).

    Fonte:
    http://www.portalbrasil.net/estados_rn.htm
  • De acordo com o Atlas Escolar do Rio Grande do Norte, de Felipe, Rocha e Pereira (3ª edição, página 31, Ed. Grafset, 2011), o ponto culminante do Estado é a Serra de São José, com 831 metros de altitude.  
    No entanto, na internet, no Wikipedia, consta a seguinte informação:  
    Serra do Coqueiro é uma formação montanhosa situada no estado brasileiro Rio Grande do Norte, onde está localizado o ponto mais alto do estado. Localiza-se no município de Venha-Ver, na tríplice-fronteira com o Ceará e a Paraíba. O ponto culminante possui 868 metros de altitude acima do nível do mar.
    Assim, temos duas informações. Como professor, sempre prefiro ficar com a informação dos livros, do que as de sites da internet. Se aparecer uma questão destas na sua prova, preste atenção nas alternativas apresentadas e veja qual é a resposta mais adequada.

    Profº Leandro Signori, Estratégia Concursos.


ID
229579
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Entre as forças internas e externas que modificam a superfície terrestre, há algumas que o fazem num curto período do tempo (1) e outras que podem alterá-la ao longo de milhares de anos (2). São exemplos da situação (1) e (2), respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Vulcanismo, terremotos, tectonismo... todos esses têm efeitos relativamente rápidos num ambiente;

     

    Ventos, água, seres vivos... suas ações sobre o ambiente são de resultado mais lento.

  • uma ressalva quanto a ação dos seres vivos no relevo, tem origem erosiva-antrópica ou acelerada (acelera a erosão), assim como a ação humana.

  • Lembre de água mole em pedra dura tanto bate até que fura


ID
229618
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os rios são agentes modeladores do relevo. Eles podem erodir, transportar e depositar sedimentos. A capacidade de um rio alterar a paisagem é maior no(a):

Alternativas
Comentários
  • Escoamento superficial tem maiores declives e velocidade de fluxo, maior erosão.

    Curvas de nível e terraceamento criam obstáculos gerando menor velocidade, menor erosão.


ID
229621
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quando um rio exerce uma ação erosiva, constroi um vale; quando realiza uma deposição, forma um(a):

Alternativas
Comentários
  • Planície - Toda sedimentação depositada pelos rio formam as planícies


  • A característica mais marcante das planícies aluvionares é o fato de essas áreas serem naturalmente suscetíveis a inundações. Em épocas de cheia, o canal fluvial extravasa e inunda a região da planície. Com o transbordamento, formam-se diques nas margens dos rios e depósitos de várzea que se espalham pela planície.

     

    http://geografianovest.blogspot.com.br/2009/02/planicies-aluviais.html


ID
231811
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A chapada dos Parecis, em Rondônia,

Alternativas
Comentários
  • A Chapada dos Parecis é uma formação do relevo brasileiro, localizada no noroeste do estado de Mato Grosso, próximo à fronteira com a Bolívia. Situando-se em região central da América do Sul. De suas nascentes duas grandes bacias hidrográficas se formam: a Amazônica, dos rios Guaporé, Culuene, Papagaio e outros; e a Platina já que ali nasce o rio Paraguai, que se integrará depois ao Paraná, formando assim o sistema platino. Sua região é banhada por inúmeras cachoeiras e águas cristalinas, as quais podem ser acessadas a partir de Tangará da Serra, cidade média regional. Grande parte destas cachoeiras e rios situam-se Terras Indígenas que, demarcadas pela Funai, representam em muitos casos, as poucas áreas ainda não desmatadas para o cultivo de soja ou cana em escala industrial da região. Todavia, apesar das antigas relações com o Estado Brasileiro - muitos indígenas foram incorporados à Comissão das Linhas Telegráficas, comandadas por Rondon desde fins do século XIX -, mesmo os indígenas, em alguns casos, tem sido levado a fazer "parcerias agrícolas", utilizando parte de suas áreas assim, para o cultivo de soja. A toponímia "Parecis" deve-se à ocupação original dos índios Paresis, de língua Aruak, aos quais se referia como portadores de "muitos princípios de civilidade", em 1748, quando da criação e nomeação do governador da Província de Cuiabá e Mato Grosso.

    A região é também habitada por vários outros povos originários, aos quais se referia já o rei, como os Irantxe, Myky, Nambikwara, Umutina e RickBatsa, e desde as décadas de 1960 e 1970 tem sido "ocupadas" (territorializadas) por colonos de diferentes regiões do Brasil, com incentivo do Governo brasileiro,para desenvolvimento da regiao.


  • Letra E, questão  difícil  acertei por dedução.

  • As nascentes da bacia do São Francisco vem de Minas, haja vista q, a bacia platina composto por: barcia do paraná, paraguai e uruguai, tbm são beneficiadas pela drenagem dessa nascente localizada no sudeste.


ID
242557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação ao emprego de sistemas de coordenadas e ao
georreferenciamento de elementos sobre a superfície terrestre,
julgue o próximos item.

Não é possível construir, sem deformações, superfícies esféricas ou elipsoidais sobre um plano. Contudo, é possível construir, sobre um plano, projeções dessas superfícies em que são preservados, por exemplo, ângulos ou dimensões lineares dos elementos gráficos contidos na superfície original.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    A construção de uma projeção em superfícies esféricas sempre apresentará deformidades, pois a terra possui três dimensões não sendo possível a representação em um plano que não suporta esse número de dimensões. A preservação em ângulos, formas ou proporções tem relação com o tipo de projeção escolhido.

    GRAN CURSOS


ID
355681
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As paisagens naturais de uma região resultam das interações entre os seus elementos como relevo, geologia, clima, hidrografia e vegetação. Com relação ao quadro climato-botânico brasileiro e sua área de ocorrência, identifique a única associação FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médios e inferiores do rio São Francisco.
  • INCORRETA LETRA B
    -
    Região localizada acima do Trópico de Capricórnio. Em teoria, para fins de pegadinha, poderia estar correto se fosse ao Sul do Trópico de Câncer.

  • b) Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.
    Veja a questão 31 da mesma prova, ela serve de auxílio crucial para se acertar.

    O correto seria:
    Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao NORTE do Trópico de Capricórnio.
  • Localização: O Trópico de Capricórnio corta os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo a uma latitude Sul de 23°27'30".
  • Passivo de anulação. Mas dentre as alternativas essa foi a menos errada.

    O correto seria ao sul de câncer, ou, norte de capricórnio.
  • Laesse, a questão não é passiva de anulação pois o enunciado refere-se justamente á afirmativa FALSA.
  • O trópico de capricórnio localiza-se ao sul da Linha do Equador e, no Brasil, atravessa os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Já o clima semi-árido no Brasil ocorre na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Dessa forma, a alternativa falsa é a letra (B).
  • é a letra B ,pois a áre de ocorrencia é ao norte do trópico de capicórnio.

  • O correto não seria "ao sul do trópico de câncer" ?

  • Também poderia ser, e acho que assim ficaria mais plausível: próximo à linha do Equador.

  • ao sul do equador e ao norte do trópico de capricornio

  • O clima semi-árido está ao norte (acima) do Trópico de Capricórnio e não ao sul como se refere a alternativa b. Lembrando  que os estados brasileiros cortados por esse trópico são: SP, PR e MS.

  • O clima subtropical não abrangeria todo o RS? Na questão ele se refere apenas à região sudoeste do estado.

  • Segundo um video do professor João de geografia, os Campos localizam-se no Sul do RS. Por isso a considerei como errada. 

  • Fernanda Araújo, a vegetação predominante de Campos é encontrada no Domínio das Pradarias (Pampas) situado na Região Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul. A questão trata nada a mais e nada a menos do que Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

    Bons estudos.

  • Que venha o IBGE

    Questão tranquilíssima! 

  • Adaptando a questão para se tornar correta: Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: centro da região nordeste do país.

  • Resposta : Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.

  • Ao sul da linha do Equador.


ID
516352
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os movimentos tectônicos (tectonismo), importantes agentes internos modeladores da superfície terrestre, são resultantes de forças que atuam na crosta terrestre. Quando o tectonismo é causado por uma pressão horizontal exercida pelo choque de placas tectônicas, produzindo dobras, ele é denominado

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que orogênese é o movimento horizontal das placas.

  • Orogenêse = movimentos horizontais

    Epirogênese = movimentos verticais

  • Orogênese de hOrizontal rs

  • OROGÊNESE -> movimento horizontal, de curta duração e grande energia dissipada. Ocorre em rochas com maior plasticidade. É um movimento mais recente, caracterizando os dobramentos modernos como a cordilheira dos Andes, Himalaia, Alpes, Atlas, etc. Forma flexões nas rochas chamadas de anticlinais e sinclinais.

    EPIROGÊNESE -> movimento vertical, de maior duração. Ocorre em rochas com maior rigidez e com o soerguimento das porções de terra, favorece o fenômeno da transgressão e regressão marinha. Alguns exemplos são o Rift Valley (Africa), assim evidências de rebaixamento das terras da Holanda (os países baixos ficam ainda mais baixos kk), soerguimento da península escandinava. Aqui no Brasil vale citar epirogênese relativos a Serra do Mar e o Vale do Paraíba.

    Demétrio Magnoli e Lygia Terra

    Força, guerreiros! Brasil!

  • Orogênese: Formada pela pressão sofrida de maneira horizontal, tendo em vista a plasticidade das rochas presentes, o que causa pouca resistência e tende a formar dobramentos, cordilheiras...

    Epirogênese: Formada a partir da pressão vertical do magma, tendo em vista a alta resistência das rochas do local (pouca plasticidade), o que tende a formar fraturas ou falhas, onde costuma agir o vulcanismo (penetração do Magma por meio das fissuras presentes na listosfera)


ID
517507
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quais são as três grandes macroestruturas geológicas que desempenham importante papel na configuração do relevo brasileiro?

Alternativas
Comentários
  • D- Bacias sedimentares, áreas cratônicas e dobramentos antigos.

  • No Brasil, os crátons ocupam cerca de 36% do território e são divididos em duas grandes estruturas, o Amazônico e o do São Francisco, que recobrem boa parte da região Norte, além de quase todo o litoral brasileiro e algumas áreas da região Centro-Oeste. Essas áreas possuem uma grande importância, pois, além de abrigarem uma grande quantidade de minerais utilizados como recursos naturais, possuem informações relevantes sobre o passado geológico da Terra, haja vista que são estruturas extremamente antigas e com um relativo grau de conservação de suas composições originais.

    Referência:

    PENA, Rodolfo F. Alves. "Crátons"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cratons.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.


ID
650635
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os aspectos físicos como clima e relevo, podem apresentar -se associados às atividades econômicas, potencializando o seu desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, um exemplo dessa correlação pode ser observado na Mesorr egião Leste, através

Alternativas

ID
668575
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na atual classificação do relevo brasileiro, elaborada pelo geógrafo Jurandyr Ross (1996), destacam-se três unida­des principais: planalto, planície e depressão. Nessa clas­sificação, utilizou-se como critério a atuação de processos morfogenéticos (associados à ocorrência de bacias sedi­mentares, intrusões e coberturas residuais de plataforma, cinturões orogênicos, núcleos cristalinos, planícies e de­pressões) e processos morfodinâmicos (erosão e sedi­mentação).

Com base nos conhecimentos sobre a classificação de Ju­randyr Ross, a relação entre as unidades de relevo, pro­cessos morfogenéticos e morfodinâmicos pode ser exemplificada respectivamente por:

Alternativas

ID
674014
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o relevo do Acre, é correto afirmar que sua formação é predominantemente composta de rochas do tipo:

Alternativas

ID
691687
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

São agentes internos de transformação de relevo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.


ID
691693
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo a classificação do relevo feita em 1985 por Jurandyr L. S. Ross, existem no Brasil 11 planaltos, 6 planícies e 11 depressões. Esta classificação é diferente da elaborada pelo professor Aziz N. Ab’Saber. A classificação de Ross foi feita com base em imagens obtidas pelo projeto RadamBrasil que, durante aproximadamente 15 anos, rastreou toda a superfície do território brasileiro, utilizando radares instalados em aviões.

Em relação a esta última classificação, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
693409
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relevo é o nome dado às rugosidades que ocorrem na superfície da terra. Sobre essas rugosidades pode-se afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    As planícies, de modo geral, podem ser classificadas em três tipos:

    1. Aluviais: nesse caso, o transporte de sedimentos é feito pelos rios, dando origem à planície aluvional ou fluvial;

    2. Costeiras: o transporte de sedimentos é feito por águas marinhas, dando origem à planície costeira ou marinha;

    3. Lacustres: forma-se a planície lacustre quando há soterramento de um lago.


ID
714520
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rochas, relevo e solos são temas respectivos dos seguintes mapas:

Alternativas

ID
716503
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Às áreas planas oriundas da combinação de processos de deposição fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, sendo revestidas por mangues, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Complementando:

    A construção está na foz passiva sintética, e passando-a em voz passiva analítica:

    *Uma composição da arte poderia ser feita com o seu simples registro.


ID
716506
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O termo tectônica ou tectonismo designa

Alternativas

ID
716515
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de estudos pertinentes à geografia física, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Pedologia é ciência que estuda e classifica os solos, caracterizando-os de acordo com sua estrutura morfológica como cor, estrutura, materiais componentes, consistência, etc. Quanto ao estudo dos materiais rochosos, a ciência responsável é a Geologia.

ID
716518
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao processo de decomposição química que motiva o desenvolvimento de relevos de rochas calcárias (modelado karstico) dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Forma a estalactite do teto das cavernas

ID
739156
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o relevo brasileiro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E- O conceito de depressão de J. Ross é aplicado no sentido de delimitar superfícies onde os processos de erosão cortam indiferentemente a estrutura subjacente, apresentando assim, áreas com suave declive, a exemplo do pediplano sertanejo.

  • Resposta: E

    Sobre o relevo brasileiro, assinale a alternativa correta.

    A

    Planície pode ser definida como: relevo estrutural ligado à processos orogenéticos que rebaixaram estas áreas à altitudes inferiores a 100m.

    Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.

    B

    Os planaltos constituem-se em estruturas onde predominam processos de deposição e de dissolução do relevo.

    Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude. Normalmente o processo de erosão  é predominante e ultrapassa o processo de sedimentação

    C

    A planície do rio Amazonas compreende uma vasta área de sedimentação recente, cuja extensão corresponde à cerca de 41,3% do território brasileiro aproximadamente.

    Planície do Rio Amazonas – Corresponde a uma faixa que acompanha as margens do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes. Está delimitada por terrenos do Planalto da Amazônia Oriental, a leste, e da depressão da Amazônia Ocidental, a oeste; sua área mais ampla situa-se na ilha de Marajó, porém não é possível saber sua extensão exata, pois os relevos se interpenetram.

    D

    A atual classificação do relevo brasileiro, segundo Aziz Ab'Saber, considera claramente critérios de ordem morfoclimáticas, a exemplo do que ele intitula de "mares de morros".

    A proposta atual de classificação do relevo brasileiro é feita pelo professor Jurandyr Ross . Para concluí-la Ross baseou-se nos trabalhos anteriores – dos professores Aroldo de Azevedo e Ab`Saber – e nos relatórios, mapas e fotos produzidos pelo Projeto Radambrasil – entidade governamental responsável pelo levantamento dos recursos naturais do país. O professor Jurandyr Ross da uma nova definição para os conceitos de planícies e planaltos e introduz uma nova forma de relevo, as depressões

    E

    O conceito de depressão de J. Ross é aplicado no sentido de delimitar superfícies onde os processos de erosão cortam indiferentemente a estrutura subjacente, apresentando assim, áreas com suave declive, a exemplo do pediplano sertanejo.


ID
776857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens
seguintes.

As áreas conhecidas como mares de morros são assim denominadas em razão de sua localização, nas terras altas da Amazônia.

Alternativas
Comentários
  • Mar de morros é uma denominação para designar o relevo das colinas dissecadas do Planalto Atlântico (Serra Geral).
  • ERRADA.


    O Domínio dos Mares dos Morros é também conhecida por Áreas Mamelonares Tropicais-Atlânticas Florestadas.
    A vegetação é a Mata Atlântica que percorre do Nordeste a parte do Sul do país. A sua biodiversidade é maior que a da Amazônia por conta da sua variação da latitude.
    Os morros tem formatos de meia laranja; são baixos, suaves e arredondados. São em sequência (por isso mar de morros), Próximos à planície litorânea e às serras. Do período pré-cambriano (início da era Paleozóica).
    Bacias planálticas, ocorrem com quedas da água. Navegabildiade dificuldade. Elevador potencial energético.
  • Domínio dos mares de morros

    Localizado em grande parte da porção leste, o domínio dos mares de morros é assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegeta%C3%A7%C3%A3o_do_Brasil#Dom.C3.ADnio_dos_mares_de_morros

  • As áreas conhecidas como mares de morros localizam-se no Sudeste, e não na Amazônia. O termo foi popularizado por Aziz Ab’Saber, que o utilizou para se referir mais precisamente ao Planalto Atlântico. Outro termo que pode ser usado para designar esse tipo de relevo é “relevos mamelonares”. Esse tipo de relevo é acidentado, com morros arredondados, ocorrendo principalmente em terrenos cristalinos.


    A questão está errada.


  • Essas áreas estão locializadas na região Sudeste e não Amazônia, como diz o enunciado da questão... BOM ESTUDO A TODOS...

  • Escorregamentos, Erosão....


  • MARES E MORROS SÓ É LEMBRAR DO RIO DE JANEIRO.


ID
796795
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro apresenta um quadro complexo de formas e estruturas de relevos que ganha uma grande diversidade constatada em suas regiões e que por sua vez se materializam em extensas paisagens. Os inselbergs representam uma dessas formas, onde a composição litológica é um dos seus principais destaques. Considerando as formas de relevo é CORRETO afirmar que os inselbergs são definidos por:

Alternativas
Comentários
  • A - Escarpa

    B - Cuesta

    C - Chapada

    D - Tabuleiro litorâneo


ID
796810
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Padrão de  em que o rio corre por vários canais que se abrem em dois ou mais e confluem mais adiante com os mesmos ou com outros canais em complexo e variável sistema fluvial com várias ilhas, comum nas zonas deltaicas e em leques aluviais, onde a quebra de relêvo propicia maior deposição do que erosão.


ID
799210
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de

Alternativas

ID
802795
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às planícies brasileiras, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    O Brasil possuí um relevo moderado, com aproximadamente 40% do território abaixo dos 200 metros de altitude. As áreas de planície são extensas, porém não ocupam um espaço maior do que o ocupado pelos planaltos. Questão capciosa! Basicamente os planaltos do Brasil são classificados em: Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro. Já as planícies em: Planície Amazônica, Litorânea e Pantanal Mato Grossense.

    Bons Estudos!
  •  
    (A) Segundo a classificação do relevo de Jurandyr L. Ross, as unidades de planalto são em número de onze e abrangem a maior parte do território brasileiro. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (B) As unidades das planícies correspondem às áreas de relevo essencialmente plano, formadas pela deposição recente de sedi­mentos de origem marinha, fluvial e lacustre.
     
    (C) Na proposta de Jurandyr L. Ross, as planícies ocupam, relativamente aos planaltos e as depressões, pequena superfície. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (D) As unidades das depressões relativas continentais foram geradas por processos erosivos ocorridos no contato das extremi­dades das bacias sedimentares com maciços antigos. Esses processos erosivos originaram os diferentes tipos de depressões existentes no território brasileiro: periféricas, marginais, interplanálticas e outras. (COELHO, Marcos A. TERRA, Lygia. Geografia do Brasil. 5ª Ed. São Paulo. Pag. 78)
     
    (E) Nas planícies o processo de deposição é maior que processo erosivo, por isso é menor o desgaste.

    fonte: curso IPM
  • No BR, quantidade de planaltos > quantidade planícies.


ID
835117
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A antiguidade geológica do território brasileiro, associada aos diferentes tipos de rochas e terrenos que se formaram ao longo de mais de dois bilhões de anos, possibilita ao país uma atividade econômica importante na exploração de produtos minerais.

Atualmente, a exploração de ________________ ocorre _____________, e a de ______________ ocorre _____________.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa (A) está incorreta, pois o principal produtor brasileiro de carvão mineral é o estado de Santa Catarina. Já de manganês são os estados do Pará e do Mato Grosso do Sul.

    A alternativa (B) está incorreta, pois a bauxita localiza-se principalmente nos estados do Pará e de Minas Gerais. Quanto às principais reservas de potássio, a questão está certa, pois localizam-se em Sergipe. O Brasil não tem potássio em abundância, como tem outros minérios.


    A alternativa (C) está correta. A maior produção de bauxita vem dos estados do Pará e de Minas Gerais, mas há estudos que afirmam que a cidade de Itinga, no Maranhão, abriga a maior jazida de bauxita do país.


    A alternativa (D) está incorreta, sendo que a produção dos minérios já foi localizada nas explicações anteriores.


    A alternativa (E) está incorreta, pois as reservas de níquel do Brasil se encontram em cinco estados: Goiás, Pará, Piauí, Minas Gerais e São Paulo. Dessa forma, o Ceará não é produtor de níquel.



  • A serra do Carajás, no Pará, é uma das maiores reservas de minérios do mundo, que explora principalmente o ferro, mas, cuidado pra não confundir maior reserva com maior exportação, porque o quadrilátero ferrífero de Minas é quem é o maior exportador de minério de ferro do Brasil devido as logísticas da localidade.


ID
1139902
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A classificação mais recente do Brasil em unidades de relevo, apresenta as seguintes divisões: Planaltos e Bacias Sedimentares, Intrusões e Coberturas Residuais de Plataforma, Cinturões Orogênicos, Núcleos Cristalinos Arqueados, Depressões e Planícies. Essa classificação, feita pelo geógrafo Jurandyr L. S. Ross (1995), consiste em um detalhamento da classificação feita pelo geógrafo Aziz Ab´Sáber, em 1958.

Pode-se afirmar que a classificação de Jurandyr L. S. Ross, além do mérito do pesquisador, também é fruto do uso de novas ferramentas tecnológicas, tais como

Alternativas
Comentários
  • Década de 80 - Jurandir Ross (classificação utilizada atualmente).

    -Critério: Aerofotogrametria.

    E á classificação mais recente, criada em 1995. Baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, na qual foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandir também utiliza os processos geomorfológicos para elaborar sua classificação, destacando três formas principais de relevo: Planaltos, Planícies e Depressões.

  • ....também é fruto do uso de novas ferramentas tecnológicas. Nova ? em 1995 teria que ser o Landsat , da NASA



    LANDSAT, é a nomenclatura de um programa de satélites de observação da Terra de origem Norte americana. A série teve início na segunda metade da década de 1960, a partir de um projeto desenvolvido pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA), sendo dedicado exclusivamente à observação dos recursos naturais terrestres. Esse programa foi inicialmente denominado ERTS (Earth Resources Technology Satellite) e em 1975 passou a se denominar Landsat.

  • A classificação do relevo mais utilizada atualmente é a de Jurandyr Ross, que, além de ter detalhado a classificação de Aziz Ab´Sáber, beneficiou-se de novas técnicas fornecidas pela tecnologia, como a Aerofotogrametria, que se utiliza de fotografias aéreas.

    Além disso, o estudo de Jurandyr Ross se baseou no projeto Radam brasil, que tinha feito um levantamento do território nacional, entre 1970 e 1985, por meio de fotos aéreas da superfície tiradas a partir de um sofisticado radar.

    Resposta: C

  • A classificação do relevo mais utilizada atualmente é a de Jurandyr Ross, que, além de ter detalhado a classificação de Aziz Ab´Sáber, beneficiou-se de novas técnicas fornecidas pela tecnologia, como a Aerofotogrametria, que se utiliza de fotografias aéreas.

    Além disso, o estudo de Jurandyr Ross se baseou no projeto Radam brasil, que tinha feito um levantamento do território nacional, entre 1970 e 1985, por meio de fotos aéreas da superfície tiradas a partir de um sofisticado radar.

    Resposta: C


ID
1151845
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro é marcado por relativa estabilidade geológica, o que confere abalos sísmicos de baixa intensidade. Essa realidade é bem diferente do quadro japonês, que, historicamente, é atingido por terremotos de grande magnitude. O fator que confere maior ou menor risco geológico diante do fenômeno abordado é

Alternativas
Comentários
  • d) a localização em relação ao limite das placas litosféricas.


    Os terremotos são causados pela ruptura das rochas provocada por acomodações geológicas de camadas internas da crosta ou pela movimentação das placas tectônicas, que produzem ondas vibratórias que se espalham em várias direções.

  •  A resposta correta é a letra D, pois os abalos sísmicos são provocados por fortes deslocamentos de placas tectônicas, também chamadas de placas litosféricas. Quando esse movimento ocorre, a energia acumulada no local é liberada, provocando ondas elásticas que se espalham por todas as direções, provocando tremores na terra. Os países que se encontram localizados em cima dos limites dessas placas são mais vulneráveis, portanto, a sofrerem terremotos.


ID
1155160
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O relevo do estado de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões(...). As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas no divisor das águas das bacias hidrográficas dos rios Guaporé- Mamoré com as bacias do Madeira e Machado(...). As maiores altitudes ocorrem no Município de Vilhena e asmenores noMunicípio de Porto Velho(...)”.

                                                                                                                        (Oliveira,O. Amélio.Geo Rondônia)


A unidade morfoestrutural que corresponde ao trecho onde o rio Madeira elaborou uma faixa de aluviões sobre terrenos sedimentares de idade pleistocênica, localizada na porção norte do estado de Rondônia, ao longo do rioMadeira, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • D- PlanícieAmazônica;


ID
1155163
Banca
FUNCAB
Órgão
PM-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O relevo do estado de Rondônia é pouco acidentado, não apresentando grandes elevações ou depressões(...). As áreas mais acidentadas encontram-se localizadas no divisor das águas das bacias hidrográficas dos rios Guaporé- Mamoré com as bacias do Madeira e Machado(...). As maiores altitudes ocorrem no Município de Vilhena e asmenores noMunicípio de Porto Velho(...)”.

                                                                                                                        (Oliveira,O. Amélio.Geo Rondônia)


De acordo com o IBGE(anuário estatístico 2000) os pontos mais altos do estado deRondônia:

Alternativas
Comentários
  • C- estão situados na região central do estado deRondônia, na serra dos PacaásNovos;


ID
1170673
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os episódios de quedas de barreiras, nas estradas da Serra do Mar, no Paraná, estão associados aos momentos de maior pluviosidade, que afetam a estabilidade das vertentes. Assinale a alternativa correta sobre as condições do clima e do solo e relevo que favorecem os movimentos de massa.

Alternativas
Comentários
  • A associação entre as precipitações intensas, o lixiviamento ou escoamento superficial da água (também bastante intenso, tendo em vista o relevo em questão), a variação de temperatura (chuvas X estação do momento: verão) e, principalmente, as particularidades do relevo visualizado desencadeiam todo esse processo de movimento de massas (quedas de barreiras).

  • o clima da regiao centro oeste do Brasil é tropical continental,a caracteristica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso,entre os meses de outubro a março,e um inverno seco,entre os meses de abril a setembro.

  • E- Episódios pluviais intensos associados à estação quente, entre os meses de janeiro e março, provocandoo encharcamento e a mobilização das formações superfciais nas encostas de declividade média ou alta, na Serra do Mar.

  • Apenas um estudante do ENEM.

    Erosão = Intemperismo Físico = Chuva, Vento, Água ou Gelo.


ID
1190746
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo brasileiro apresenta várias unidades distintas, tanto do ponto de vista geológico, quanto do ponto de vista fisiográfico.

Sobre essa questão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste – ocupam uma larga faixa de terras na porção oriental do país e, em terrenos predominantemente cristalinos, onde observamos a presença de superfícies bastante acidentadas, com sucessivas escarpas de planalto; daí o fato de ser chamada a região de “domínio dos mares de morros”. Aí encontramos também formações de elevadas altitudes, como as serras do Mar e da Mantiqueira, que caracterizam este planalto como sendo a “região das terras altas”. Na porção mais interior dessas subunidade, em Minas Gerais, encontramos uma importante área rica em minério, na serra do Espinhaço, na região denominada Quadrilátero Ferrífero. 

  • a)   Na região Sul, como pode ser observado no mapa a seguir, predominam os Planaltos. ITEM INCORRETO.

    b)  As bacias sedimentares que formam a planície amazônica são da Era Cenozoica. Ou seja, são recentes (em termos geológicos). ITEM INCORRETO.

    c)   Prezado aluno, utilize o primeiro mapa para localizar de maneira mais fácil a Planície do Pantanal e o Planalto das Guianas. Como fica fácil perceber, não se pode dizer que a Planície do Pantanal é uma formação deprimida pelo Planalto das Guianas. Apenas para fechar o raciocínio, utilize o segundo mapa para localizar o Planalto Atlântico e encerrar o entendimento com chave-de-ouro. ITEM INCORRETO.

    d)  Os morros do litoral brasileiro com vertentes arredondadas, também são chamados de formações em meia laranja. ITEM CORRETO.

    Resposta: D

  • quem estudou o relevo de são paulo acerta essa questão..


ID
1192663
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies.

A citação comenta a dinâmica interna e externa da Terra. São agentes dessa dinâmica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - boa questão.

  • GAB B

    O tectonismo - agente interno(endógeno)

    O vulcanismo - agente intento (endógeno)

    As erosões - agentes externos (exógenos) (os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima)

  • Agentes endógenos (internos)

    • Vulcanismo

    Processo em que ocorre o extravasamento do magma por uma abertura na litosfera, formando uma estrutura denominada vulcão, geralmente cônica e montanhosa. O magma, ao atingir a superfície, é denominado lava. A maioria dos vulcões surge nos limites entre placas tectônicas. A liberação do magma pode ocorrer em forma de derrame (extravasamento lento e gradual) ou erupção (extravasamento rápido e explosivo).

    O Círculo de Fogo do Pacífico (Anel de Fogo) corresponde à borda da Placa do Pacífico, uma enorme área de contato entre diferentes placas que registra o maior número de ocorrências vulcânicas e sísmicas.

    Os hotspots (pontos quentes) são uma exceção, pois correspondem a pontos de liberação de magma, no interior das placas tectônicas, formando um conjunto de ilhas vulcânicas.

    • Sismicidade»» Os abalos sísmicos são comumente chamados de terremotos (continente) ou maremotos (assoalho oceânico). São decorrentes do alívio de tensão de uma falha tectônica ou do choque de placas. É liberada uma enorme quantidade de energia em forma de ondas que, ao atingir a superfície, provoca grandes tremores. Nesse sentido, é importante diferenciar o epicentro, local na superfície terrestre em que a energia é liberada, do hipocentro, local no interior da litosfera onde ocorre a falha ou o choque e posterior liberação de energia.

    Esses abalos sísmicos podem ser medidos a partir de duas escalas. A escala Richter é uma medida quantitativa que mede a magnitude (quantidade de energia liberada) dos terremotos. A escala de Mercalli corresponde aos efeitos destrutivos gerados pelos terremotos, que se diferenciam de acordo com o desenvolvimento socioeconômico dos lugares. Dois terremotos igualmente altos na escala Richter podem ter valores diferentes na escala de Mercalli, decorrente do desenvolvimento de cada país.

    Agentes exógenos (externos)

    • Erosão»» A erosão consiste no desgaste, transporte e deposição dos sedimentos. São tipos de erosão e respectivas formas:

    • Pluvial: provocada pela precipitação, pode levar ao ravinamento do solo, evoluindo para uma voçoroca. É agravada pela remoção da cobertura vegetal para ocupação ou atividade agrícola. Nas encostas, essa erosão produz os movimentos de massa, podendo levar a grandes perdas materiais e humanas.

    • Fluvial: provocada pela ação dos rios, leva à formação de vales e cânions.

    • Eólica: provocada pela ação dos ventos, é comumente associada ao relevo em forma de taça.

    • Marinha: provocada pelo mar, principalmente pela ação das ondas. É denominada abrasão marinha, e produz formas características, como a falésia.

    • Glacial ou niveal: provocada pela ação de geleiras, que conseguem carregar grandes massas. Formam vales em forma de U, denominados fiordes, que são grandes vales rochosos com paredões. Também produzem as morainas e as estrias glaciais.


ID
1253944
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O texto a seguir refere-se a um importante compartimento de relevo nordestino. Leia-o atentamente.

Este compartimento é representado por uma faixa de áreas do Sudeste e parte do Sul do Piauí, elaborado em estrutura cristalina pré-cambriana. Esta faixa corresponde a uma porção das depressões que se estendem pelo interior da região Nordeste brasileira, denominada “depressões intermontanas” e genericamente conhecidas por “sertões nordestinos”.

                              (Fonte: Atlas Escolar do Piaui. Editora Grafset, 2010.)

A que compartimento de relevo o texto se refere?

Alternativas
Comentários
  • B- Depressões Periféricas à Bacia Sedimentar do Maranhão-Piauí.

  • No Brasil não existe depressão absoluta.

  • De quem é essa classificação ?


ID
1304389
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os agentes modeladores da crosta é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
1396318
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na década de 1980, o professor Jurandyr Ross, com base no Projeto RADAM Brasil, realizou uma nova classificação do relevo brasileiro baseado em três pilares: morfoestrutura, morfoescultura e morfoclimática. Nessa nova classificação, o Brasil foi dividido em 28 unidades de relevo, sendo que todas se enquadram em três tipos de relevos gerais. São eles:

Alternativas
Comentários
  • a) planaltos, planícies e depressões.


    As principais unidades do relevo brasileiro

    As 28 novas unidades do relevo brasileiro, consideradas na classificação de Jurandyr Ross, foram divididas em 11 planaltos, 6 planícies e 11 depressões:

    º Planaltos: compreendem a maior parte do território brasileiro, sendo a maioria considerada vestígios de antigas superfícies erodidas. São formas chamados de "formas residuais" (de resíduo, ou seja, do que ficou do relevo atacado pela erosão. Podemos considerar os seguintes tipos: Planaltos em bacias sedimentaresPlanaltos em intrusões e coberturas residuais de plataformas, Planaltos em núcleos cristalinos arqueados, e Planaltos de cinturões orogênicos.

    º Planícies: grande parte do que era planície passou a ser classificada como depressão marginal pelo professor Jurandyr Ross. Com isso a unidade das planícies ocupa agora uma porção menor no território brasileiro. Podemos distinguir os seguintes tipos: Planícies costeiras, e Planícies continentais

    º Depressões: nos limites das bacias sedimentares com os maciços antigos, processos erosivos formaram áreas rebaixadas, principalmente na era Cenozóica. Podemos considerar os seguintes tipos: Depressões periféricasDepressões marginais, Depressões interplanálticas.


    Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. O espaço brasileiro: relevo e estrutura geológica (Geografia Geral e do Brasil). São Paulo: Ática, 2004. (Volume único).

  • "Para a atual proposta de identificação das macronuidades do relevo brasileiro, elaborada por Ross (1989), foram fundamentais os trabalhos de Ab'Sáber e os relatórios produzidos pelo Projeto Radambrasil na série Levantamento dos Recursos Naturais. O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas, que refletem a sua gêneses: os planaltos, as depressões e as planícies."

    (ROSS, J. L. S. Os fundamentos da geografia da natureza, in: ROSS, J. L. S (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2014, p. 52).

  • O professor Jurandir Ross foi quem introduziu depressões na nova classificação do relevo do Brasil.

  • As 28 novas unidades do relevo brasileiro levantadas na classificação de Jurandyr Ross são: 11 planaltos, 6 planícies e 11 depressões.

    Sendo os planaltos os mais presentes no território brasileiro.

    Resposta: A

  • GAB - A

    No começo da década de 90, o geógrafo e professor brasileiro Jurandyr Ross, propôs a mais nova sistematização do relevo brasileiro. Segundo ele, o país reúne 28 unidades de relevo, classificado de acordo com suas três formas principais: planalto, planície e depressão.


ID
1401037
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo da superfície terrestre é formado por processos associados à dinâmica geológica externa e interna. Associados ao relevo, encontram-se expostos rochas e solos. Constituem exemplo da atuação da dinâmica geológica interna os processos

Alternativas
Comentários
  • B) Denominados movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas (interno ao solo) provoca o soerguimento do relevo terrestre. 

  • A única alternativa que cita um processo endógeno (processos internos ligado aos movimentos tectônicos das correntes de convecção) de formação de relevo é a letra B.

    As demais alternativas estão ligadas aos processos exógenos de formação de relevo, ou seja, processos externos que alteram a paisagem, como, as chuvas e os ventos.

  • GABARITO B

    O relevo é caracterizado como o conjunto de variações de nível da superfície terrestre. Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).

    Os agentes internos(endógenos) provocam a elevação de determinadas áreas e o rebaixamento de outras.

    Os agentes externos(exógenos) têm função importantíssima na formação do relevo.


ID
1406890
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Do ponto de vista do Relevo Brasileiro, assinale a alternativa que apresenta o maior Pico do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • O Pico da Neblina, localizado no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2.994 metros de altitude.

  • NA VERDADE POSSUI  3.014 m acima do nível do mar (de altura)!

  • b) Pico da Neblina

     

     

    Pontos Culminantes do Brasil 

     

    - Pico da Neblina: 2.995,30 metros (Serra do Imeri, Amazonas)

     

    - Pico 31 de Março: 2.974,18 metros (Serra do Imeri, Amazonas)

     

    - Pico da Bandeira: 2.891,32 metros (Serra do Caparaó, Minas Gerais/Espírito Santo).

     

    - Pico Pedra da Mina: 2.798,06 metros (Serra da Mantiqueira, Minas Gerais/São Paulo).

     

    - Pico das Agulhas Negras: 2.790,94 metros (Serra da Mantiqueira, Minas Gerais/Rio de Janeiro).

     

    - Pico do Cristal: 2.769,05 metros (Serra do Caparaó, Minas Gerais).

     

    - Monte Roraima: 2.734,05 metros (Serra de Pacaraima, na fronteira entre o Brasil, Guiana e Venezuela).

  • Localizado na serra do Imeri, no Amazonas, o cume da montanha, que antes havia sido apontada com 2.993,78 metros de altitude acima do níve do mar, agora tem 2.995,30 metros.

    A mudança ocorreu após o projeto MAPGEO2015 ter usado um método chamado "modelo de ondulação geoidal" para recalcular as altitudes dos sete picos mais altos do país. ATUALIZADO

  • O Pico da Neblina, que está localizado no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil (2.995 metros de altitude).

    Resposta: B


ID
1406893
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Exu - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o relevo brasileiro, considere os itens abaixo e marque a alternativa correta.

I. O relevo brasileiro é formado de planaltos marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos;
II. O relevo brasileiro é formado também por planícies, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste;
III. O relevo brasileiro é formado também por depressão absoluta (região que fica abaixo do nível do mar) e depressão relativa (região que fica acima do nível do mar, porém abaixo das regiões que lhes estão próximas).

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas. Gabarito: E

  • Esta questão está errada e o gabarito também! Não existe depressão absoluta no Brasil. A alternativa correta seria itens I e II apenas. 

  • Alguém me diga uma depressão absoluta no Brasil...

  • Acabei de assistir uma aula em que o professor diz em alto e bom tom que: " NÃO EXISTE DEPRESSÃO ABSOLUTA NO BRASIL". Complicou agora.

  • ERRA CLARO E EVIDENTE. QC, QC, ABRA O OLHO...

  • Depressão Absoluta = Pantanal

  • No relevo BRASILEIRO não tem depressão Absoluta! Gab: I e II

  • Pantanal — maior PLANÍCIE inundável do mundo! Aí vem um e diz que o Pantanal é uma depressão absoluta....

  • NÃO EXISTE DEPRESSÃO ABSOLUTA NO BRASIL

  • Depressão absoluta – são aquelas que, além de apresentarem terrenos mais baixos que as áreas vizinhas, possuem altitude abaixo do nível do mar.

    Exemplo 

    Mar Morto: a mais profunda depressão absoluta das terras emersas

    O Mar Morto, situado na Ásia, é a área de menor altitude das terras emersas. São 422 metros abaixo do nível do mar. É um grande lago que faz fronteira com Israel, Jordânia e Cisjordânia e que atrai milhares de turistas todos os anos.

    Não existe depressão absoluta no Brasil

  • Não existe depressão absoluta no Brasil, apenas a relativa

  • NÃO EXISTE DEPRESSÃO ABSOLUTA NO BRASIL

  • De acordo com a classificação de Jurandyr Ross, o relevo brasileiro é formado por planícies, planaltos e depressões (absolutas e relativas).

    Resposta: E

  • Desde quando existe depressão absoluta no Brasil, mizéra

  • senhoor...

  • Nenhuma das onde depressões do relevo brasileiro está abaixo do nível do mar. Questão errada.

  • Gabarito letra D, segundo o professor, NÃO EXISTE DEPRESSÃO ABSOLUTA NO BRASIL. Questão passível de anulação.


ID
1424851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando que a declividade média de uma região compreendida pela carta planialtimétrica SH.22-Y-B-III seja igual a 5%, julgue o item subsecutivo.

Os valores de coordenadas geográficas e de UTM (universal transversa de mercator) que aparecem nessa carta correspondem a medidas relativas à linha do Equador, ao meridiano de Greenwich e a determinado referencial geodésico (datum).

Alternativas
Comentários
  • A única coisa que está errada nesta afirmativa é a relativa ao  meridiano de Greenwich , já que deveria ser Meridiano central do fuso.

  • 1) a linha do Equador não é referência nas coordenadas UTM, visto que ela está na posição 10 000 Km ao Norte, portanto a origem das coordenadas UTM é 10 000 Km ao Sul da linha do Equador

     

    2) as coordenadas UTM não fazem referência ao Meridiano de Greenwish, elas fazem referência ao antimeridiano de Greenwish, o Meridiano de Greenwish está os fusos 29 e 30. As coordenadas verticais são referênciadas pelos fusos de 1 a 60 ou pela longitude do marcador central

     

    questão errada

     

    prezados, tomem cuidado! As coordenadas UTM não são a mesma coisa que coordenadas globais, que são usadas pelos demais GPS e o Google Earth


ID
1424854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando que a declividade média de uma região compreendida pela carta planialtimétrica SH.22-Y-B-III seja igual a 5%, julgue o item subsecutivo.

A elevação na região representada por essa carta aumenta, em média, 0,5 m a cada 10 m de distância.

Alternativas
Comentários
  • 0,5/10 = 5%

  • 5m a cada 100m =5%

    0,5m a cada 10m =5%


ID
1424872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, em um estudo integral do relevo de determinada área, utilizado para o planejamento de ocupação do espaço, devem ser considerados alguns níveis de abordagem pertinentes à geomorfologia. No que se refere a esses níveis, julgue o item a seguir.

A estrutura superficial é um estudo que representa a ação dos processos morfodinâmicos que agem atualmente sobre determinada área. Esses processos, constantemente, derivam de modificações causadas pelo homem, que interfere nas atividades evolutivas do modelado original.

Alternativas
Comentários
  • A estrutura superficial é um estudo que se ocupa pelo entendimento histórico da formação e evolução do terreno, e nao "processo morfodinâmicos que agem atualmente"

  • GABA: E

    Levantamento da estrutura superficial: define as características e, enfaticamente, a fragilidade que um determinado terreno possui. É responsável também pela análise do histórico de formação por meio da atuação dos agentes exógenos e endógenos.

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/geomorfologia.htm

    Os agentes exógenos do relevo – também chamados de agentes externos – são aqueles que atuam acima da superfície, modificando-a gradualmente pelo desgaste, na maior parte dos casos, das composições geomorfológicas superficiais.

    Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agentes-exogenos-relevo.htm

    Os agentes endógenos do relevo são os elementos naturais que alteram a forma do modelado superficial terrestre a partir de seu interior e, por isso, são também chamados de agentes internos de transformação do relevo. Esses agentes, mais precisamente, são: o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos, de modo que os dois últimos encontram-se diretamente influenciados pelo primeiro.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/agentes-endogenos-relevo.htm


ID
1424875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, em um estudo integral do relevo de determinada área, utilizado para o planejamento de ocupação do espaço, devem ser considerados alguns níveis de abordagem pertinentes à geomorfologia. No que se refere a esses níveis, julgue o item a seguir.

A análise da fisiologia da paisagem apresenta os diferentes graus de risco de determinada área, oferecendo, assim, subsídios quanto à forma racional de ocupação.

Alternativas
Comentários
  • A análise da fisiologia da paisagem preocupa-se em entende ros processos morfodinamicos atuais, inserindo-se na analise o homem como sujeito modificador. O estudo da compartimentação morfológica é que se encarregará de apresentar os diferentes graus de risco de determinada área.


ID
1465531
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Jaboticabal - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Pelo relevo brasileiro, podemos identificar alguns picos considerados importantes para a Geografia do Brasil. Entre os picos citados abaixo, assinale o que apresenta a maior ponto culminante do país.

Alternativas
Comentários
  • PENA, Rodolfo F. Alves. "Pico da Neblina"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/pico-neblina.htm>. Acesso em 09 de janeiro de 2016.

  • Gab: C

  • No começo de 2016, o IBGE atualizou as altitudes dos sete maiores pontos culminantes brasileiros. A atualização não alterou o ranking das montanhas mais altas do país, mas determinou aumentos de 1,52m tanto no Pico da Neblina (mais alto) quanto no Pico 31 de março (segundo mais alto), que passaram a ter 2.995,30 m e 2.974,18 m, respectivamente.

    Assim, temos que está localizado no Norte do Brasil, mais especificamente no estado do Amazonas, o ponto mais alto do país, o Pico da Neblina, com uma altitude de aproximadamente 2993 metros acima do nível do mar. O segundo ponto mais alto, o Pico 31 de março, também está localizado no estado do Amazonas, na Serra do Imeri.

    Resposta: C


ID
1471732
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A teoria da tectônica de placas é recente, mas sua formulação baseia-se em mais de 100 anos de especulações, pesquisas geológicas e debates. Com a formulação da teoria da tectônica de placas surge uma nova explicação para um dos mais antigos e controvertidos temas da geologia – o da deriva continental. A ideia de que os continentes não foram fixos durante toda a história da Terra e, sim, de que sofreram movimentos relativos sobre a sua superfície só agora se torna mais compreensível e aceita com a explicação do ponto de vista da tectônica de placas.”

                                                                        (Popp, José Henrique. Geologia Geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 p. 11.)

Sobre a teoria da tectônica de placas, analise.

I. Procura demonstrar que a superfície semirrígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera.
II. A superfície semirrígida da crosta sofre movimentos; com isso, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo.
III. O fenômeno da tectônica de placas processa-se em escala global, mas se encontra evidenciado segundo direções preferenciais ou regionais.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS

    Ela procura demonstrar que a superfície semi-rígida da crosta sofre movimentos sobre uma porção inferior, quente e fluida, denominada astenosfera. Como conseqüência desses movimentos, as rochas superficiais sofrem deformações, produzindo estruturas características, conhecidas como produtos do tectonismo. Assim, com a sondagem acústica, pôde-se fazer um reconhecimento do fundo oceânico. Descobriram-se as dorsais marinhas e chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos continentes.

  • -> a afirmativa I está correta. A litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, sobre uma camada quente e fluida, a astenosfera.

    -> a afirmativa II está correta.  Entre esses produtos do tectonismo, observaram-se as dorsais marinhas e chegou-se à conclusão de que as áreas de vulcanismo e de terremotos coincidem com as dorsais oceânicas que acompanham as grandes cadeias montanhosas nos continentes. Descobriu-se, também, assoalho novo no fundo dos oceanos, formado pelo magma que jorra na zona de contato entre as placas tectônicas.

    -> a afirmativa III está correta. Apesar de ocorrer em todo o globo, é mais perceptível em algumas regiões como , por exemplo, as costas da África e da América do Sul que nada mais são do que duas faces provenientes da quebra e da separação de uma massa única e contínua.

     Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.

  • A- I, II e III.

  • A LITOSFERA (do grego lithos, que significa ‘pedra’, ‘rocha’) compreende as rochas da esfera terrestre, da crosta (continental e oceânica), e é formada por placas rígidas e móveis, as placas tectônicas. Logo abaixo dela, encontramos a ASTENOSFERA (do grego sthenos, ‘sem força’, ‘fraco’), que é constituída por rochas parcialmente fundidas. Ao contrário da litosfera, é uma camada menos rígida e com temperaturas mais elevadas. São essas características que dão mobilidade às placas tectônicas.


ID
1472746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os planaltos, que são circundados ou cercados por depressões, podem pertencer à modalidade das bacias sedimentares, de acordo com o terreno sobre o qual se encontram. Essa modalidade corresponde aos planaltos sedimentares típicos.”
                                                                        VESENTINI, W. Brasil: Sociedade e espaço. São Paulo: Ática, 2002, p. 207. Adaptado.

No Brasil, um exemplo de planalto sedimentar típico, localizado na região Nordeste, é a

Alternativas
Comentários
  • Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio arqueológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. 

    Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_do_Araripe

  • A) Chapada dos Guimarães (Mato Grosso/ Região Centro-Oeste)

    B) Serra do Mar (1.500 quilômetros ao longo do litoral leste/sul, indo desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina)

    C) Chapada do Araripe (Divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco/Região Nordeste)

    D) Serra da Canastra (Minas Gerais/ Região Sudeste)

    E) Serra dos Carajás (Pará/Região Norte)


    RESPOSTA CORRETA: CHAPADA DO ARARIPE (Letra C)


  • "Os planaltos" são planos , chapada , são planos tbm , só diferenciei o que era do nordeste "


  • Aqui em nós. Pedalo todo final de semana em trilhas na Floresta Nacional do Araripe, a primeira do Brasil.

    A Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio arqueológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. 

  • glauber tam bem fui por eliminaçao boa questão

  • Segundo a classificação de Aziz N'acib Ab Saber(Década de 60) ele dizia que o plnaltos eram onde a erosão era predominante, e as polanícies eram onde a sedimentação eram preominante. Logo depois na década de 80 Jurandir Ross surge com o conceito de depressões.

  • As chapadas são os planaltos sedimentares típicos, com grande superfície horizontal (que lembram uma mesa). No Nordeste, destaca-se a Chapada do Araripe, que fica compreendida entre os Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.
    A resposta correta é a letra C.


  • Chapada do Araripe: relevo do sertão pernambucano, caracaterizado como a maior reserva de gipsita do mundo.

  • Letre c

    Chapada do Araripe é uma formação do relevo e sítio arqueológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. 

  • Gente, vamos estudar, tem comentários aqui absurdos e cheio de curtidas dizendo que "Planalto" siginifica área plana e é justamente o contrário: Planalto são áreas montanhosas e neles incluem-se Serras e Chapadas(superfície plana no alto das serras)...

  • Chapada dos Guimarães>  Mato Grosso

    Serra do Mar> RJ

    Serra da Canastra> MG

    Serra dos Carajás> Pará

  • Pela descrição eu imaginei que fosse alguma das chapadas.

  • Da porta da minha casa vejo a chapada do Araripe!

  • Chapada do Araripe se espalha pelas fronteiras de Ceará, Pernambuco e Piauí, sendo considerada um santuário paleontológico do Período Cretáceo. Isso porque, há cerca de 110 milhões de anos, era um lago de águas mansas, sem ondas, com uma grande diversidade de animais, de insetos a dinossauros. É de lá onde 93% do gesso produzido no Brasil sai.

  • Serra é um é um tipo de planalto, mas com irregularidades em sua morfologia como sinuosidade (curvas) e relevo acidentado, por isso fazem alusão a uma "ferramenta de serrar, serra". Planalto é um relevo elevado com mais de 2000m sendo seu topo plano, podendo ser constituído de materiais sedimentares, vulcânicos, tectônicos;

    Ana Clara - Geógrafa (UECE)


ID
1473535
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em algumas localidades do Estado de Santa Catarina, costuma-se registrar neve durante o período de inverno, caso de São Joaquim e de outros municípios da região serrana.
Qual das alternativas abaixo associa corretamente dois fatores geográficos que favorecem a ocorrência do fenômeno na região indicada?

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno climático da neve decorre de uma combinação de fatores, incluindo altas altitudes e altas latitudes. No caso de São Joaquim e outros municípios da região serrana de Santa Catarina, essas lugares são propícios a neve pois estão acima de 1000 metros e entre o Trópico de Capricórnio (23ºS) e o Círculo Polar Antártico (66º S).

    Gabarito: A


  • Santa Catarina está em uma zona temperada ( média latitude) e como é na região serrana, acima de 1000 metros!

    Letra A


ID
1474411
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando os rios como agentes modeladores do relevo terrestre, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os rios fazem parte do grupo de agentes externos (ou esculpidores) do relevo terrestre. Eles promovem a erosão nos altos cursos, onde a velocidade das águas é maior, e a deposição nos baixos cursos, onde o relevo aplainado reduz a velocidade das águas. Esse duplo movimento desgasta montanhas e cria vales largos ou canyons profundos, dependendo das rochas de base. Nas áreas de deposição de sedimentos (aluviões), formam-se as planícies aluviais, frequentemente muito férteis, como as do Ganges (Índia) e Mekong ( Vietnã).

  • Alto curso: predominam os processos de erosão do relevo e de remoção de materiais. Baixo curso: predominam os processos de deposição e de sedimentação.


ID
1537630
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde a década de 1970, estudos sismológicos têm mostrado que a atividade sísmica no Brasil, apesar de baixa, não pode ser negligenciada, porque

I. há registros, inclusive históricos, de ocorrência de grande quantidade de epicentros nas regiões Sudeste e Nordeste.

II. o quantitativo dos sismos é provavelmente maior que aquele até então registrado pela ciência, uma vez que seu limite de detecção é diferenciado no espaço nacional.

III. os terremotos no país, apesar de sua reduzida magnitude, são por vezes sentidos em regiões extensas e já causaram desabamento parcial de edificações.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D.


ID
1537639
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os limites das placas tectônicas podem ser de três tipos distintos: divergentes, convergentes, conservativos.

Os itens I, II e III apresentam as características de cada um desses limites.

I. Limites Divergentes: zona de intenso magmatismo a partir de processos de fusão parcial da crosta que mergulhou.

II. Limites Convergentes: zona onde as placas em interação são responsáveis pela neoformação de litosfera oceânica.

III. Limites Conservativos: zona onde as placas deslizam lateralmente uma em relação à outra, ao longo de falhas transformantes.

Os diferentes tipos de limites de placas estão caracterizados CORRETAMENTE no/nos item/itens

Alternativas
Comentários
  • I e II estão com os conceitos inversos.


ID
1548190
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados divulgados em 2014 pelo IBGE, alguns desastres naturais ocorridos no Brasil deixaram milhões de pessoas desabrigadas ou desalojadas no período entre 2008 e 2012. Foram 2,1 milhões de pessoas que ficaram nessas condições por causa de alagamentos; nesse período, 2.065 municípios foram atingidos por enchentes ou enxurradas. Já os deslizamentos, acometeram 895 municípios. Cidades do Sudeste e Sul do país foram as mais atingidas. Assinale a afirmação que NÃO justifica esses acontecimentos.

Alternativas

ID
1565167
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

 O relevo brasileiro apresenta três tipos de unidades geomorfológicas que refletem suas gêneses. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que corresponde a essas unidades.

Alternativas
Comentários
  • Relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos.

    É um domínio de estudos e conhecimentos sobre todos os planaltos e planícies do território brasileiro, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.

    O Brasil é um país de altitudes modestas. Cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.[carece de fontes] O Brasil não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.

    Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab'Saber, respeitado geógrafo paulista, pioneiro na identificação dos grandes domínios morfoclimáticos nacionais. Sua classificação identifica dois grandes tipos de unidades de relevo no território brasileiro: planaltos e planícies.

    Mais recentemente, com os levantamentos detalhados sobre as características geológicas, geomorfólogicas, de solo, dehidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer mais profundamente o relevo brasileiro e chegar a uma classificação mais detalhada, proposta, em 1989, pelo professor Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Na classificação de Ross, são consideradas três principais formas de relevo: planaltos, planícies e depressões.

    fonte:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Relevo_do_Brasil

  • Gabarito D
    Segundo Jurandyr L Ross, as três unidades geomorfológicas estão divididas em 11 Planaltos, 11 depressões e 6 planícies.


ID
1565170
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa corretamente as áreas do Brasil em que os latossolos ocorrem em grande extensão.

Alternativas
Comentários
  • Latossolos, são solos poucos férteis presentes geralmente em clima quentes e úmidos com profundidade superior a 2m.

    Das acertivas que possuem clima quente e úmido e predominância de um solo pobre somente a alternativa (A)

  • Gabarito A
    Apesar de o latossolo encontrar-se em todas as regiões do território brasileiro, as áreas em que ocorrem grandes extensões são, principalmente, no Planalto Central, Amazônia e no Domínio de Mares de Morros.

  • Gab: A

     

    Bizu:

     

    Polícia Civil do AMazonas = PCAM² 

    - Planalto Central 
    - Amazônia 
    - Mares e morros

  • Latossolo, Solo profundo de grande permeabilidade de baixa fertilidade. Encontrados no Cerrado e na Amazônia e nos domínios dos Mares e Morros.

  • no sertão nordestino é litossolo devido á pouca chuva,

    no pantanal é só lembrar das inundaçoes de verão q occorem la, litossolo, mas n ocorrem no planalto central pq do latossolo


ID
1600378
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em um levantamento topográfico quando é medido o cumprimento entre dois pontos de níveis diferentes, a distância a ser procurada será. Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra A .. Sempre que houver níveis diferentes entre dois pontos , a distância a ser procurada sera PARALELA A LINHA DO HORIZONTE. Bom estudo a todos !

ID
1600900
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A rigidez que a superfície da Terra apresenta é apenas aparente. Na realidade, a estrutura sólida, sustentáculo das ações humanas, tem uma dinâmica que faz com que ela se modifique permanente. Tal dinâmica não é facilemnte perceptível pelo homem em face da baixa velocidade de movimentação.

(Fonte: ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2011. p. 38.)

Sobre a estrutura interna da Terra, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A superfície da Terra é dividida em aproximadamente 12 segmentos rígidos e composta por oito placas principais e várias menores. Essas placas tectônicas são de dois tipos primários: placas oceânicas e placas continentais. Mesmo que compartilhem de muitas características em comum, há várias diferenças importantes.


    Diferenças no Processo de Formação

    As placas oceânicas são formadas por limites convergentes. Essas áreas, ao longo dos dorsais meso-oceânicos, representam lugares onde a nova crosta oceânica está sendo formada. Quando a lava flui por esses cumes vulcânicos, ela rapidamente resfria, formando rochas magmáticas extrusivas. As placas continentais são formadas principalmente por limites convergentes, áreas onde placas oceânicas são empurradas para baixo de placas continentais e derretem e formam magma. O magma é resfriado por milhões de anos, produzindo rochas magmáticas intrusivas e nova crosta continental.


    Diferenças de Composição

    As placas oceânicas são máficas por natureza, compostas de basalto. Elas contêm alto teor de ferro, magnésio e cálcio, e mais da metade é composta dos minerais olivina e piroxena. Em contrapartida, placas continentais são félsicas por natureza, formadas por granito e compostas principalmente de sódio e alumínio, e ainda os minerais quartzo e feldspato.


    Diferenças de Densidade

    Por causa das altas quantidades de elementos ferromagnéticos, as placas oceânicas são muito mais densas do que as continentais. A densidade média da placa oceânica é de aproximadamente 3200 kg/m³ e da continental, 2700 quilos por metro cúbico. Essa diferença de densidade relativa é o que faz com que uma placa seja empurrada para baixo de outra mais flutuante. Isso também permite que uma placa oceânica mais densa afunde mais no fluído astenosférico, fazendo com que ela fique abaixo do nível do mar. Em contrapartida, a placa mais flutuante fica mais alta, tornando-se terra seca.


    Diferenças de Idade

    A idade das placas oceânicas e das continentais é radicalmente diferente, devido ao processo tectônico. As placas oceânicas são continuamente renovadas pelos limites divergentes e reciclados nas áreas de subdução. Consequentemente, as rochas oceânicas mais antigas têm menos de 200 milhões de anos. As placas continentais levam um longo tempo para serem formadas e são raramente destruídas. Assim, a rocha continental pode ter de 3,8 bilhões a 4 bilhões de anos.


    Tamanho e Espessura

    As placas oceânicas cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre e as placas continentais, 29%. Mesmo que cubram mais muito mais áreas, as placas oceânicas são bem mais finas do que a crosta continental, contendo aproximadamente 8 km de espessura, comparados aos 40 km da continental. Combinando as áreas e espessuras médias, percebe-se que há o dobro de rochas continentais do que de oceânicas.

  • Crosta oceânica não é a mesma coisa que crosta terrestre em diversos fatores

  • É lamentável que o comentário mais curtido em nada acrescente aos colegas.

    O princípio da inércia jurisdicional é analisado sob a ótica do direito processual penal.

    A questão está corretíssima sob a análise do direito administrativo. Os principais doutrinadores dessa matéria (entre eles Carvalho Filho e Di Pietro) defendem que um dos efeitos decorrentes da presunção de legitimidade/veracidade dos atos administrativos é justamente o fato de que o judiciário não pode apreciá-los de ofício.

  • "um dos efeitos". Questão correta.


ID
1601074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos e a análise de variáveis geofísicas e geoquímicas são exemplos típicos de aplicações que utilizam o tipo de dado em geoprocessamento denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Modelo Numérico de Terreno (MNT) é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. Dados de relevo, informação geológicas, levantamentos de profundidades do mar ou de um rio, informação meteorológicas e dados geofísicos e geoquímicos são exemplos típicos de fenômenos representados por um MNT.

    fonte: http://www.dpi.inpe.br/gilberto/livro/introd/cap7-mnt.pdf

  • Dados temáticos descrevem a distribuição espacial de uma grandeza geográfica, expressa de forma qualitativa, como os mapas de pedologia e a aptidão agrícola de uma região. Estes dados, obtidos a partir de levantamento de campo, são inseridos no sistema por digitalização ou, de forma mais automatizada, a partir de classificação de imagens.  

     Um dado cadastral distingue-se de um temático, pois cada um de seus elementos é um objeto geográfico, que possui atributos e pode estar associado a várias representações gráficas. Por exemplo, os lotes de uma cidade são elementos do espaço geográfico que possuem atributos (dono, localização, valor venal, IPTU devido, etc.) e que podem ter representações gráficas diferentes em mapas de escalas distintas. Os atributos estão armazenados num sistema gerenciador de banco de dados. Logo abaixo é possível visualizar um exemplo de dado cadastral da América do Sul, onde os países possuem atributos não-gráficos (PIB e população). 

     Em geoprocessamento, o conceito de "rede" denota as informações associadas a: Serviços de utilidade pública, como água, luz e telefone; Redes de drenagem (bacias hidrográficas); Rodovias. No caso de redes, cada objeto geográfico (e.g: cabo telefônico, transformador localização geográfica exata de rede elétrica, cano de água) possui uma  e está sempre associado a atributos descritivos presentes no banco de dados. 

    O termo modelo numérico de terreno (ou MNT) é utilizado para denotar a representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. Comumente associados à altimetria, também podem ser utilizados para modelar unidades geológicas, como teor de minerais, ou propriedades do solo ou subsolo, como aeromagnetismo. 

    Obtidas por satélites, fotografias aéreas ou "scanners" aerotransportados, as imagens representam formas de captura indireta de informação espacial. Armazenadas como matrizes, cada elemento de imagem (denominado "pixel") tem um valor proporcional à energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre correspondente. 


ID
1601095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A tectônica de placas baseia-se nas diferenças mecânicas entre a litosfera e astenosfera. A litosfera é constituída por um conjunto de placas tectônicas, separadas e independentes, que “flutuam" e movimentam-se sobre a astenosfera. Devido à condição de busca de equilíbrio densitométrico de massas litosféricas sobre a astenosfera com empuxos principais verticalizados, à semelhança de corpos flutuantes sobre um líquido, a crosta continental, menos densa, encontra-se emersa, enquanto a crosta oceânica, mais densa, está, normalmente, submersa.


SANTOS, A. A tectônica e as formas de relevo. In: FLORENZANO, T. (Org.). Geomorfologia. Conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008, p. 130


Essa condição de busca de equilíbrio densitométrico é denominada


Alternativas
Comentários
  • Prefixo "iso" = igual.

  • c) isostasia

     

    Isostasia (do grego isos, que significa ‘igual’ e stasi, ‘parada’, ou movimento isostático, é uma terminologia utilizada para fazer referência ao estado de equilíbrio gravitacional e às suas alterações entre a litosfera e a astenosfera  (porção superior do manto, fluida e quente, sobre a qual as placas tectônicas se movimentam). Quando uma área da litosfera atinge o equilíbrio entre o peso relativo da placa e a sua porção inserida na astenosfera, essa região alcança o equilibrio isostático.


ID
1601143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Existem várias fontes de erros associadas ao posicionamento de um ponto por GPS.

A fonte “Propagação do sinal” está diretamente relacionada ao(à)

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    O termo refração define-se à propriedade que um meio tem de fazer curvaturas na trajetória de uma onda eletromagnética que passa por ele.


    Propagação = é realizada em um meio.


    propagação troposférica (do inglêstropospheric ducting, mas facilitando a expressão tropo), vindo da palavra "troposférica", uma das camadas que compõem a atmosfera pela influência da meteorologia impulsionam as ondas de rádio a propagar pelo espaço chegando a superfície terrestre.



ID
1601200
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A descrição que explicita uma característica específica da representação de modelo numérico de terreno denominada grade regular é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D


ID
1605076
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Canadá foi sede das Olimpíadas de Inverno 2010. O Parque Nacional de Banff foi cenário para a realização dos jogos de inverno. Assinale a alternativa que nomeia a cadeia de montanhas onde se insere esse parque nacional.

Alternativas
Comentários
  • Cadeias Rochosas que incluem a América do Norte Canadá, Estados Unido e México


ID
1606453
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, associe algumas formas de relevo do território brasileiro com sua descrição.

1. chapada
2. planalto
3. planície
4. depressão

( ) Relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno e com predominância de processos erosivos.

( ) Forma predominantemente plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão.

( ) Terreno com extensa superfície plana em área elevada.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D 4 - 3 - 1

     (depressão) Relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno e com predominância de processos erosivos.

    (planície) Forma predominantemente plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão.

    (chapada) Terreno com extensa superfície plana em área elevada.


ID
1609873
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As formas ou conjuntos de formas de relevo participam da composição das paisagens em diferentes escalas. Relevos de grandes dimensões, ao serem observados em um curto espaço de tempo, mostram aparência estática e imutável; entretanto, estão sendo permanentemente trabalhados por processos erosivos ou de posicionais, desencadeados pelas condições climáticas existentes. Esses processos, originados pelas forças exógenas, promovendo, ao longo de grandes períodos de tempo, a degradação (erosão) das áreas topograficamente elevadas e a agradação (deposição) nas áreas topograficamente baixas, conduzem a uma tendência de nivelamento da superfície terrestre. Isso só se completará caso não haja interferência das forças endógenas, que podem promover soerguimentos ou rebaixamentos terrestres. Há que se considerar, ainda, a ação conjunta das duas forças e as implicações altimétricas geradas por ocorrências de variações do nível do mar.


Adaptado de MARQUES, J.S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Orgs.)

Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand,1994, p. 23-45.


Tendo como referência o texto acima e os conhecimentos de geomorfologia, a ciência que estuda as formas do relevo, identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):


( ) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação climática.


( ) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas.


( ) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo.


( ) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Durante a Era Cenozoica, no período Terciário, surgiram, por exemplo, os desdobramentos montanhosos do Himalaia, em decorrência da colisão da India, separada do continente Gondwana, com a Eurásia. As repercussões dessa colisão isolaram do oceano Índico a bacia marítima que separa a África da Europa, surgindo, assim, o Mediterrâneo.

    A alternativa correta é a letra D, pois o único item falso é o segundo. 



  • A subdivisão da Era Cenozoica sofreu uma modificação ao longo do tempo, pois antes eram considerados como seus Períodos apenas o Terciário e o Quaternário. Após as modificações feitas em relação as Unidades Cronoestratigráfica, foram considerados formalmente pela Comissão Internacional de Estratigrafia os seguintes Períodos para a Era Cenozoica:

     

    Paleogeno, o qual se estende entre 65,5 milhões até 23,03 milhões de anos em relação ao tempo presente. O Paleogeno está subdividido em três Épocas, sendo elas o Paleoceno, o Eoceno e o Oligoceno.

     

    Neogeno, o qual tem sua abrangência entre os 23,03 milhões de anos até os 2,6 milhões de anos em relação ao tempo presente. As Épocas que compõem o Período Neogeno são: Mioceno e Plioceno.

     

    Quaternário, o qual corresponde o momento que se estende desde os 2,6 milhões de anos até o tempo presentes. Portanto, atualmente, vive-se no Período Quaternário. Este Período é subdivido em duas Épocas, sendo elas o Pleistoceno e o Holoceno.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.estudopratico.com.br/era-cenozoica-caracteristicas-periodo-terciario-e-quaternario/

  • Os processos de agradação

    São processos realizados pelos agentes externos responsáveis pela formação e pela transformação do relevo.

    Agradação é a deposição de sedimentos no leito do curso de água,

    Degradação: é um conjunto de processos responsáveis pela destruição do material construído pelos agentes internos.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/2059132#readmore

  • (v) O relevo é o resultado da atuação das chamadas forças endógenas e exógenas. Os processos endógenos estão associados à dinâmica das Placas Tectônicas e os exógenos relacionados à atuação climática. As formas que observamos de qualquer relevo no mundo hoje em dia são resultado da ação

    entre as forças endógenas e as forças exógenas que atuam sobre a estrutura geológica do terreno

    (F) Durante a era Cenozoica, as formas de relevo, em grande escala, permaneceram estáveis em consequência do equilíbrio entre forças exógenas e endógenas. Na Era Cenozoica, os grandes continentes se fragmentaram e surgiram as grandes cadeias de montanhas que estão em constante modificação devido ao movimento das placas tectônicas.

    (V) Os deslizamentos de terra, fluxos de lama e detritos, que ocorrem em grandes maciços rochosos, como é o caso da Serra do Mar, apesar de resultarem muitas vezes em catástrofes e danos à população, podem ser processos naturais de degradação, que participam da evolução das formas do relevo. Processos de erosão podem ser causados por fatores naturais.

    (V) Os processos de agradação ocorrem predominantemente no Brasil em relevo de planícies. As planícies são formadas por processos de agradação que é a deposição de sedimentos no leito do curso de água.

    Gab: D


ID
1622710
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma das classificações do relevo brasileiro foi elaborada pelo geógrafo Jurandyr Luciano Sanchez Ross (USP). Sobre as características da referida classificação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A letra "D" ficaria correta se fosse redigida assim: "No planalto norte-amazônico, no trecho posicionado ao norte da planície amazônica, os terrenos são mais altos e constituídos principalmente por rochas magmáticas recentes, ocorrendo frequentemente rochas extrusivas, como o basalto."


ID
1640356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da evolução e classificação das formas de relevo, julgue o item que se segue.

Os fenômenos associados à formação de erosões lineares profundas são comandados por dois conjuntos de fatores ou condicionantes principais: os fatores antrópicos, como o desmatamento e formas de uso e ocupação do solo (agricultura, obras civis, urbanização etc.), que deflagram o processo erosivo; e uma série de fatores naturais, que determinam a intensidade dos processos, destacando-se, como os mais importantes, a chuva, a cobertura vegetal, o relevo, os tipos de solo e o substrato rochoso.

Alternativas
Comentários
  • cobertura vegetal= organismos vivos

  • VAMOS VENCER

    PRF-2021

    TA CHEGANDO

  • quando penso em erosão lembro logo de agricultura pois um solo nesse estado fica difícil a implementação de qualquer plantio nesse solo. Mais ai falar de erosão ligando a urbanização e obras civil fica complicado, uma questão dessa não deveria ser considerada certa, pois entende-se que uma obrar ou construção civil siga normais e regulamentos para que as edificações sejam seguras, ai fala de erosão em uma obrar civil fica complicado.


ID
1640359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito da evolução e classificação das formas de relevo, julgue o item que se segue.

Em geomorfologia, incluem-se entre os critérios para classificação de unidades de terreno a amplitude local, a declividade, o padrão e a densidade de drenagem, não sendo considerados critérios de classificação a extensão e a forma dos topos, das vertentes e dos vales.

Alternativas
Comentários
  • Geomorfologia é uma área das Ciências da Terra responsável pelo estudo das formas superficiais de relevo, tanto em suas fisionomias atuais quanto em seu processo geológico e histórico de formação e transformação. Esse campo do conhecimento é visto como uma área de intersecção entre duas diferentes ciências: a Geografia e a Geologia.


ID
1694038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os processos erosivos que ocorrem na superfície da Terra envolvem transporte e sedimentação de materiais. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Estratificações cruzadas são encontradas tipicamente em depósitos sedimentares eólicos ou fluviais.


Alternativas
Comentários
  • ESTRUTURAS DA ROCHAS SEDIMENTARES

    Se o processo de sedimentação fosse continuo, sem interrupção e o material fornecido e transportado fosse homogêneo, não haveria diferenciação alguma desde a base até‚ o topo de um depósito.

    Entretanto, isto não ocorre na natureza. As variações na cor dos sedimentos depositados e/ou no tamanho das partículas e/ou na composição dos minerais, produzem seqüências alternadas denominadas estratos ou camadas ou lâminas, quando muito finas. Quando as correntes que transportam e depositam os sedimentos mudam de direção ou depositam sobre superfície irregular, os estratos são cruzados, constituindo a estratificação cruzada.


    http://www.oocities.org/fundamentos_geologia/rxsed.html

  • GABA: C

    Estratificação Cruzada - Consiste em conjuntos de material estratificado, depositado pela água ou pelo vento, nos quais as lâminas estão dispostas com ângulos de até 35º em relação àhorizontal. As rochas que apresentam esta estrutura sedimentar normalmente têm um aspecto complexo resultado das rápidas mudanças de direcção do agente de transporte. Bastante comum em arenitos.

    http://geostoriaestpal.blogspot.com.br/2008/10/j-foi-vista-definio-de-estratigrafia-os.html

  • Seu comentário não explica diretamente a questão, mas foi com base nele que consegui entender a pergunta, ou seja, adivinhar o que a banca queria.


ID
1733512
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.

b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.

c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.

d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

                                                                                                   (Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)

Os termos e as afirmações estão corretamente associados em:

Alternativas
Comentários
  • A dúvida poderia ficar entre o EPICENTRO e o HIPOCENTRO. O hipocentro é o ponto de origem de um terremoto. Já o Epicentro é a parte que recebe a energia proveniente do hipocentro.

    Alternativa E

  • ou no interior de uma delas

    Desse trecho percebe-se que se trata do hipocentro.


ID
1733923
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil tem encontro marcado com a tragédia todos os anos na estação chuvosa e não há força terrestre que faça com que as autoridades e as pessoas se preparem para isso. Neste ano, o encontro foi na antes paradisíaca região serrana do Rio de Janeiro. Todos os anos, a natureza demonstra com fúria que as conquistas da civilização em muitas áreas são plantinhas frágeis que podem ser arrancadas pelas enchentes e pelos deslizamentos das encostas.

(Veja, 19.01.2011. Adaptado.)

O texto relaciona-se ao problema da destruição da paisagem no Sudeste, frequente em regiões com domínio de

Alternativas
Comentários
  • Mares de morros é o clima predominante na região serrana do RJ

  • Mares de morros ( Mata Atlântica ) = Floresta Pluvial Tropical

     Domínio morfoclimático caracterizado por alta pluviosidade, predominância do intemperismo químico, grande biodiversidade e relevo com morros arredondados

    - Litoral SUL até a paraíba

    - Intenso Desmatamento, Intemperismo químico, Movimento de massa (Deslizamento de terra)

    - Solos Argilosos


ID
1745848
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Chamamos de solo a camada superficial que recobre a litosfera. Essa camada é formada de materiais decompostos de rochas sob a ação combinada das outras três esferas da Terra: atmosfera, hidrosfera e biosfera. Com relação à realidade que envolve a formação e os tipos de solos existentes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O tipo e intensidade do intemperismo irá depender fortemente de fatores relacionados ao clima, como a temperatura e a pluviosidade da região. O intemperismo físico predomina nas regiões de temperatura e pluviosidade baixas. Já nos trópicos, onde as temperaturas são mais elevadas e a ação da chuva e a biológica são mais intensas, o intemperismo químico é mais pronunciado.

     Em relação às outras alternativas:

    -> a letra B está incorreta. A afirmação contraria o próprio enunciado da questão. Além disso, no Brasil, há predominância de latossolos e solos argilosos.

    -> a letra C está incorreta. No Sertão Nordestino, verificam-se solos ácidos e pobres em matéria orgânica.

    -> a letra D está incorreta. As condições físicas, químicas e biológicas são fatores essenciais na formação dos solos.

     -> a letra E está incorreta, pois o solo para se formar, depende da ação combinada de diversos elementos físicos, químicos e biológicos. 

    A resposta correta é a letra A.

  • resposta A

    Alguém poderia explicar por que chamar a água e os seres vivos de elementos climáticos?

  • Tá mais pra Fatores Climáticos, Luciana!
  • comunicaçao VERDE-OLIVA, OS SERES HUMANOS NAO SAO ELEMENTOS CLIMATICO, ELES SAO ELEMENTOS BIOLOGICO, CAPAZ DE MUDAR O SOLO E O RELEVO,OU SEJA, O INTEMPERALISMO CARACTERIZA DUAS IMPORTANTE FASES DO SOLO, A FISICA E QUIMICA .

    INSTAGRAM;LEONARDO_BISPPO

  • alguém poderia dizer pq a C está errada ?

  • A C está errada, pois o solo do sertão nordestino é pobre em material orgânico.

  • O solo do sertão nordestino é rico em minerais, porém pobre em matéria orgânica, por isso a alternativa C está errada!

  • A alternativa C) está errada, pois o solo do sertão é rico em minerais por ser um solo antigo. todavia tem pouca matéria orgânica já que sofre mais processo de intemperismo físico e poquíssimo processo de intemperismo químico.

  • A alternativa C) está errada, pois o solo do sertão nordestino é rico em minerais por ser um solo antigo. todavia tem pouca matéria orgânica já que sofre mais processo de intemperismo físico e poquíssimo processo de intemperismo químico.


ID
1753705
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

TEXTO 6

[…]

Amado (na sua euforia profissional) – Cunha,

escuta. Vi um caso agora. Ali, na praça da Bandeira. Um caso que. Cunha, ouve. Esse caso pode ser a tua salvação!

Cunha (num lamento) – Estou mais sujo do que pau de galinheiro!

Amado (incisivo e jocundo) – Porque você é uma besta, Cunha. Você é o delegado mais burro do Rio de Janeiro.

(Cunha ergue-se.)

Cunha (entre ameaçador e suplicante) – Não pense que. Você não se ofende, mas eu me ofendo.

Amado (jocundo) – Senta!

(Cunha obedece novamente.)

Cunha (com um esgar de choro) – Te dou um tiro!

Amado – Você não é de nada. Então, dá. Dá!

Quedê?

Cunha – Qual é o caso?

Amado – Olha. Agorinha, na praça da Bandeira. Um rapaz foi atropelado. Estava juntinho de mim. Nessa distância. O fato é que caiu. Vinha um lotação raspando. Rente ao meio-fio. Apanha o cara. Em cheio. Joga longe. Há aquele bafafá. Corre pra cá, pra lá. O sujeito estava lá, estendido, morrendo.

Cunha (que parece beber as palavras do repórter) – E daí?

Amado (valorizando o efeito culminante) – De repente, um outro cara aparece, ajoelha-se no asfalto, ajoelha-se. Apanha a cabeça do atropelado e dá-lhe um beijo na boca.

CUNHA (confuso e insatisfeito) – Que mais?

Amado (rindo) – Só.

Cunha (desorientado) – Quer dizer que. Um sujeito beija outro na boca e. Não houve mais nada. Só isso?

(Amado ergue-se. Anda de um lado para outro. Estaca, alarga o peito.)

Amado – Só isso!

Cunha – Não entendo.

Amado (abrindo os braços para o teto) – Sujeito burro! (para o delegado) Escuta, escuta! Você não quer se limpar? Hein? Não quer se limpar?

Cunha – Quero!

Amado – Pois esse caso.

Cunha – Mas ...

Amado – Não interrompe! Ou você não percebe?

Escuta […]

(RODRIGUES,  Nelson. O beijo no asfalto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 12/13.)

O Texto 6 apresenta uma situação do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro. Além dos acontecimentos diários, outro aspecto nos chama atenção na paisagem carioca: os morros, que por vezes formam notáveis monólitos, que caracterizam a paisagem não só da capital fluminense, mas de todo o estado. Acerca dessa paisagem, das manifestações humanas e seus desdobramentos, avalie os itens apresentados a seguir:

 I-O estado do Rio de Janeiro está inserido no domínio geomorfológico de Mares de Morros, os quais são formados por grandes volumes rochosos expostos pelo processo de soerguimento.

II-As ocupações, por vezes irregulares, nos sopés de vertentes íngremes estão entre as principais causas de acidentes gerados pelo desmoronamento de terra em algumas áreas do Rio de Janeiro.

III-Em grande parte do domínio de Mares de Morros, como na conhecida Região Serrana do Rio de Janeiro, em anos de excepcionais elevados índices pluviométricos, são recorrentes os desmoronamentos de terra, que provocam prejuízos socioambientais diversos.

IV-Os acidentes envolvendo os deslizamentos de terra em encostas íngremes é um fenômeno tipicamente urbano, praticamente inexistindo nas áreas rurais do Rio de Janeiro.

Marque a alternativa que contém apenas afirmações corretas:


Alternativas
Comentários
  • "[...] rochosos expostos pelo processo de soerguimento". Como se o que causa o soerguimento são os processos endógenos?


ID
1773484
Banca
Cursiva
Órgão
CIS - AMOSC - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Marque a opção que completa a lacuna

_____________________ também conhecido por diastrofismo, consiste em movimentos decorrentes de pressões vindas do interior da Terra, agindo na crosta terrestre. Quando as pressões são verticais, os blocos continentais sofrem levantamentos, abaixamentos ou sofrem fraturas ou falhas.

Alternativas
Comentários
  • Tectonismodiastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas:

    movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo (dobramentos, falhas ou a combinação dos dois), ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental;movimento epirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

  • Sísmico é com S

  • o tectonismo eé feito através do magma que faz com que as placas tectônicas se mova e se encontra resultado nesse tectonismo
  • B

    É o tectonismo, movimentos de placas tectônicas que podem se chocar, uma levanta e a outra fica abaixo dela, ou pode formar falhas.

  • Eis a fonte que a colega "esqueceu" de colocar.

     

    http://dicionarioportugues.org/pt/diastrofismo

     

    Tectonismo

    Tectonismodiastrofismo ou ainda tectônica é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos. Naqueles incluem-se a formação de bacias oceânicas, continentes, planaltos e cordilheiras. As subdivisões principais são duas: ▪ movimento orogenético — horizontal, que pode ser entendido como o conjunto de processos que levam à formação ou rejuvenescimento de montanhas ou cadeias de montanhas produzido principalmente pelo diastrofismo, ou seja, pela deformação compressiva da litosfera continental; ▪ movimento epirogenético — vertical, os movimentos da crosta terrestre cujo sentido é ascendente ou descendente, atingindo vastas áreas continentais, porém de forma lenta, inclusive ocasionando regressões e transgressões marinhas.

  • Se for pra consultar dicionário, eu mesmo consulto. Obrigado

  • Obrigada a quem contribuiu de forma positiva nos comentários!

  • é abalo sísmico. e não abalo císmico.

  • Tectonismo, formado por epirogênse a partir do choque entre placas, onde uma fica sobreposta a outra, causando uma falha ou fissura vertical.


ID
1774249
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A geomorfologia é o campo do conhecimento técnico e científico que estuda as formas do relevo e os processos pretéritos e presentes envolvidos. Em regiões sob a influência de clima tropical e subtropical, o relevo, em grande parte, está sendo moldado pela ação das chuvas, que promove o intemperismo nas rochas e o transporte e deposição dos sedimentos. Apesar de esses processos participarem da dinâmica natural, eles podem ser influenciados pela ação humana. A alteração no seu equilíbrio pode trazer graves consequências à sociedade.

Sobre os processos geomorfológicos que têm sido intensificados pela influência humana, considere as seguintes afirmativas:

1. O processo de assoreamento tem ocorrido com grande frequência nas áreas mais elevadas do relevo, onde as declividades são mais íngremes, trazendo prejuízos por afetar os chamados topos de morros.
2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.
3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (F)1. O pr1. O processo de assoreamento tem ocorrido com grande frequência nas áreas mais elevadas do relevo, onde as declividades são mais íngremes, trazendo prejuízos por afetar os chamados topos de morros.

    O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.

    (V)2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.

    (V)3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.

    bons estudos

  • O relevo no Brasil é antigo e erodido, assim, predominam áreas aplainadas e morros arredondados. O principal agente exógeno de relevo é a água, através de chuvas e cursos fluviais. No entanto, no sertão nordestino, o intemperismo característico é o físico, pelos baixos índices pluviométricos e umidade relativa, o que gera porções escarpadas de relevo, chamadas de inselbergs. Não vai esquecer esse berg aí.

    Força, guerreiros! Brasil!

  • 2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.

    3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.


ID
1806514
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A geomorfologia é o campo do conhecimento técnico e científico que estuda as formas do relevo e os processos pretéritos e presentes envolvidos. Em regiões sob a influência de clima tropical e subtropical, o relevo, em grande parte, está sendo moldado pela ação das chuvas, que promove o intemperismo nas rochas e o transporte e deposição dos sedimentos. Apesar de esses processos participarem da dinâmica natural, eles podem ser influenciados pela ação humana. A alteração no seu equilíbrio pode trazer graves consequências à sociedade.

Sobre os processos geomorfológicos que têm sido intensificados pela influência humana, considere as seguintes afirmativas:

1. O processo de assoreamento tem ocorrido com grande frequência nas áreas mais elevadas do relevo, onde as declividades são mais íngremes, trazendo prejuízos por afetar os chamados topos de morros.

2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.

3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Assoreamento é o acúmulo de sedimentos no leito dos rios, o qual dificulta a navegação e favorece os alagamentos. Assoreamento é um processo natural (como exemplo ocorre quando há chuva), mas é muito intensificado pelo homem, principalmente pela remoção da vegetação dos rios.

     

    Alternativa D

  • Assoreamento é o processo que ocorre no leito do rio devido ao acúmulo de areia, detritos sedimentares carregados pela chuva, entre outros, portanto não tem relação com topos de morros ou declividade do ambiente.

  • afetar o '' o topo de morro''?? quando uma encosta cai e pra baixo que os detritos vão e não pra cima


ID
1847632
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dobras são ondulações que podem ocorrer tanto em rochas ígneas e metamórficas quanto em rochas sedimentares, podendo ser convexas ou côncavas. Considerando esses elementos da geologia estrutural e seus aspectos, numere a coluna II de acordo com a I.

COLUNA I                                   

1. Atectônicas                           

2. Tectônicas                           

3. Sinclinais                              

4. Anticlinais

 COLUNA II

( ) Dobras relacionadas com a dinâmica interna do planeta.

( ) Dobras relacionadas com a dinâmica externa do planeta.

( ) Dobras com convexidade para baixo, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais novas encontram-se no seu núcleo.

( ) Dobras com convexidade para cima, quando conhecidas suas relações estratigráficas, ou seja, rochas mais antigas encontram-se no seu núcleo. 

A sequência correta, de cima para baixo, é 

Alternativas
Comentários
  • As dobras são ondulações, convexidades ou concavidades que aparecem em rochas originalmente planas. Desenvolvem-se, especialmente, em rochas sedimentares e metamóficas. As causas dos dobramentos podem ser tensões tectônicas (movimento da crosta) ou atectônicas, como compactação diferencial, diapirismo de sal, intrusão ígnea, arraste junto a falhamentos. A amplitude de uma dobra pode ser micrométrica ou até de centenas de quilômetros.

     

  • GAB: D


ID
1847635
Banca
UECE-CEV
Órgão
DER-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O mecanismo de formação das dobras tectônicas onde há o encurtamento das camadas perpendicularmente à superfície axial das dobras, preservando a espessura e o comprimento das mesmas, acompanhado pelo deslizamento entre as camadas, de forma análoga ao que ocorre em cartas de baralho quando flexionadas é denominado

Alternativas
Comentários
  • Cisalhamento é a fraturação das rochas onde aparecem abruptos, produzida pelos esforços tectônicos.

    Diatrofismo (distorção) conjunto de movimentos tangenciais, verticais que acarretam na superfície da crosta terrestre o aparecimento de dobras, falhas e lencóis de arrastamento. Os diferentes tipos de relevo são resultados da intensidade dos movimentos tectônicos. Estes estão em função da plasticidade ou da rigidez dos estratos que poderão ser dobrados, quando plásticoe e falhados, quando rígidos. 

    Enrugamento é o mesmo que dobramento. Durante a Era Paleozóica ou Primária, por exemplo, ao norte da Europa, elevaram-se algumas cadeias de montanhas, graças aos chamados enrugamentos calendonianos, hercinianos e terciários.

    Fonte: Dicionário Geológico-Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra.IBGE 1979.


ID
1850905
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que

I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.
II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.
III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.
IV - os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.
V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O tipo e intensidade do intemperismo irá depender da temperatura, pluviosidade e vegetação da região. O intemperismo físico predomina nas regiões de temperatura e pluviosidade baixas. Já nos trópicos, onde as temperaturas são mais elevadas e a ação da chuva e a biológica são mais intensas, o intemperismo químico é mais pronunciado. Por essa razão, a afirmativa II está incorreta.

     Já a afirmativa V está errada, pois o Brasil teve intensa atividade vulcânica em eras geológicas passadas que deixaram marcas no relevo brasileiro como a terra roxa, presente na região Sul e Sudeste, fruto do derramamento vulcânico.
     A afirmativa correta é a letra B.


  • LETRA B

  • II - intemperismo físico seria o correto

    V- Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica.

  • Só dando uma lembradinha...

     Intemperismo Físico: temperatura e de pressão

    Intemperismo Químico: por meio de reações químicas que ocorre através da ação dos ventos, da água e da temperatura.

    Intemperismo Biológico: pela decomposição dos seres vivos

  • INTEMPERALISMO QUIMICO; REGIAO SUDESTE

    INTEMPERALISMO FISICO;REGIAO NORDESTE(DESERTICA)

  • Já caiu na Espcex uma questão muita parecida com essa...

    I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

    Correta, os principais movimentos orogenéticos são os Divergentes, Convergentes e Tangencial o que resultam na formação de grandes cadeias montanhosas são os que fazem movimento Convergente ou seja: ----> <-----

    Elimina C e E

    II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.

    Errada, o intemperismo químico é ação da chuva no deserto atua mais o intemperismo físico ação do sol ou por brusca variações de temperaturas

    Matamos a questão :)

    III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na Índia, e Mekong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

    Correta, a planícies aluviais são aquelas que são formadas pelos sedimentos dos rios e lembre se elas sofrem erosão fluvial

    IV - os planaltos brasileiros caracterizam-se como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

    Correta, os relevos brasileiros eles apresentam muita resistência apesar de serem antigos

    V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.

    Errada, o Brasil apresenta sim formas de relevo resultantes da ação de vulcanismo

  • por eliminação dá pra pegar de boa
  • Fernando de Noronha (Vulcanismo)

  • I- certa. movimento orogenético= horizontal II Errada. Para o intemperismo químico é preciso de chuva, no deserto não há chuva. III- Planície alluvial são formadas pela erosão fluvial, o rio passa e vai depositando sedimentos, assim formando as planícies aluviais. IV- Correta.

ID
1890514
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Pantanal Mato-Grossense é uma planície de inundação periódica reconhecida nacional e internacionalmente pela exuberância de sua biodiversidade como uma das áreas úmidas de maior importância do globo”.


Fonte: CSR/IBAMA. Monitoramento do Bioma Pantanal 2008-2009. Brasília: MMA, 2011 


O Pantanal é um sistema frágil e vem sendo ameaçado por ações antrópicas, sobretudo nas últimas décadas. Uma característica natural do Pantanal e um efeito das ações antrópicas nos seus ecossistemas são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Leandro, por favor , leve isso a serio. quando for comentar , só o faça de for algo válido...

  • poxa, a regiao do pantanal nao tem essa tradiçao da extraçao de minerios.

  • Questão um pouco complexa, mas que deixa uma ressalva bem notável. O pantanal enche e seca todo o ano devido aos períodos bem definidos de chuvas e secas. Só com essa dica já é possível acertar marcando a alternativa D. Ocorrência de duas estações climáticas bem definidas. 

  • GAB D.
    Não conseguir entender essa questão, mas transcrevo o que o meu prof falou:
    As atividades mineradoras, além de gerarem forte impacto visual, causam assoreamento e modificam a trajetória dos corpos d’água, contaminando as bacias com dejetos de diferentes origens e intensificando processos erosivos, com consequente descaracterização da paisagem. Fato é que “o bioma passou a ter os seus recursos minerais ... explorados com maior intensidade, geralmente com poucos cuidados em relação à conservação ambiental” (Apostila da Aula 01 do Prof. Leandro). A dúvida é se dejetos é o termo técnico adequado. Para alguns não, seriam rejeitos e não dejetos. O erro da alternativa “E” é dizer que a escassez de nutrientes em função do ciclo de inundações é uma característica natural do ecossistema. Não é, pois, durante o período de vazante, ocorre gradativamente a diminuição do volume de água e o aumento da área não-inundada. Dessa forma, há grande transporte de nutrientes e material orgânico de origem alóctone, pelo pulso de inundação. A segunda parte da alternativa “E” está correta.
     

  • GABARITO >>> "D"       MAS...

     

    Questão bem subjetiva, acredito que até quem more no Pantanal tenha errado. Isso porque outras alternativas também se encaixam na realidade da região, mas o principal agravante é que "a contaminação das bacias com dejetos de atividades mineradoras" não é fator predominante na degradação do Pantanal, e isso já é motivo suficiente para não escolher esta opção como correta.

  • A questão B não poderia ser, pois os cerrados predominam nas áreas que não sofrem inundação.

  • (...) O desenvolvimento econômico na região pantaneira, baseado na pecuária extensiva e agricultura, geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios causados por pesticidas e fertilizantes. Atualmente, empreendimentos de alto impacto poluidor, como da mineração e siderurgia estão se instalando no Pantanal, representando uma ameaça a mais para o ecossistema.

    Resposta: D

    Fonte: http://www.sospantanal.org.br/pantanal/

  • Apenas complementando:

    Planície do Pantanal - Encaixada entre o planalto central e meridional


    Inundada periodicamente pelo rio Paraguai.

    Altitude média de 110m.

    Terreno sedimentar recente.

    Monotonia da paisagem é quebrada pelo Maciço de Urucum.

  • Só lembrar que o bioma do Pantanal e o Bioma Cerrado têm como clima predominante o tropical típico, o qual possui duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso.

  • Apesar da sua enorme importância para a biodiversidade brasileira, o Pantanal tem enfrentado graves problemas oriundos do desenvolvimento econômico, especialmente por conta da pecuária extensiva e da agricultura, que geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios – por conta de pesticidas e fertilizantes.

    Além disso, atualmente tem-se desenvolvido atividades de mineração e siderurgia, que afetam as bacias da região.

    Resposta: D

  • GABARITO= LETRA D

  • Apesar da sua enorme importância para a biodiversidade brasileira, o Pantanal tem enfrentado graves problemas oriundos do desenvolvimento econômico, especialmente por conta da pecuária extensiva e da agricultura, que geram impactos ambientais como queimadas, desmatamento, assoreamento e poluição dos rios – por conta de pesticidas e fertilizantes. Além disso, atualmente tem-se desenvolvido atividades de mineração e siderurgia, que afetam as bacias da região.

    Fonte: Direção

  • https://www.youtube.com/watch?v=CwYDYMCCVmA

    comentário da questão: 6:52

  • D

  • Sobre o pantanal e sua complexidade buscamos uma alternativa que apresente corretamente uma característica natural e uma consequência da ação antrópica sobre este bioma em ordem.

    A) Uma massa atlântica está associado a ação oceânica e a continentalidade do Pantanal impede sua ação mais intensa sobre a região. 

    B) Cerrado é uma formação específica dos Planalto Central e arredores, enquanto o Pantanal é formado por uma aglutinação de formas de vegetação que formam uma combinação característica.

    C) Floresta tropical pluvial é uma das formas vegetacionais presentes no Pantanal mas está longe ser preponderante. 

    D) Característica climática presente tanto no Pantanal como no entorno assim como a contaminação das bacias devido a histórica atividade mineradora, responsável pela ocupação da região.

    E) O ciclo de inundações deposita sedimentos e não os remove o que contribui para a manutenção de nutrientes. 





    GABARITO DO PROFESSOR: D

ID
1912333
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"O tempo vem desgastando lentamente a paisagem das terras planas do interior de Minas Gerais e São Paulo. O planalto que abriga a bacia do São Francisco, rio que nasce no sudoeste de Minas Gerais e corre em direção ao nordeste até Pernambuco, está paulatinamente encolhendo pelo recuo das escarpas que formam sua borda. No último 1,3 milhão de anos, esse planalto perdeu área para uma região vizinha situada a altitudes menores, onde se assenta a bacia do rio Doce."

(Salvador Nogueira. A dança das bacias. São Paulo: Pesquisa Fapesp, Janeiro de 2013. p. 51)

A transformação notada pode ser explicada como resultante

Alternativas
Comentários
  • GAB.C

     

  • "O tempo vem desgastando lentamente as paisagens..."

    Segundo o texto, não é o homem que vem desgastando essa paisagem em específico, mas sim a ação da própria natureza que demanda um processo muito lento de erosão.

    Portanto, gabarito letra C.


ID
1917145
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os relevos residuais são resultantes da erosão diferencial, ou seja, do trabalho desigual dos agentes de erosão e da resistência desigual à erosão do substrato rochoso desses relevos e das áreas existentes em seu entorno. As Chapadas do Araripe e do Apodi são exemplos dessas formações e estão situadas, segundo a classificação do relevo brasileiro de Jurandir Ross, na Depressão ______________________. Essa Depressão é caracterizada pela presença de muitos Inselbergs.

Assinale a única alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Inselberg é o termo utilizado para caracterizar relevos residuais que, podendo ser sedimentares, salientam-se em uma planície (pediplano) em paisagem árida ou semi-árida. São originados de um intenso processo erosivo típico de ambientes áridos . FONTE, Geografia hoje .

  • Relevos residuais = relevos que sofrem desiguais processos de erosão, além disso, sua estrutura reage a essa erosão por agentes externos e internos de formas diferentes

  • No Brasil, são comuns os inselbergs graníticos ou gnáissicos, tendo então uma forma esferoidal e de alta inclinação (cerca de 40º). É o caso do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Além deste inselberg, outros podem ser encontrados na região do Sertão nordestino, denominada “Polígono das Secas

  • inselbergs são mais comuns no nordeste.

ID
1917148
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O erro na II é que amplitude térmica anual na Amazônia é baixa, não há uma grande variação na temperatura.

    O erro na III é que o Cerrado é o segundo maior bioma e não o primeiro.

  • II- Amplitude anual da amazônia é baixa. 

    III-O bioma mais extenso do Brasil é o amazônico

    GABARITO: C

     

  • Observação: o Cerrado não se limita apenas aos planaltos e chapadões!!!!!!!

    EXISTEM manchas isoladas no domínio amazônico e mares de morro.

    Fonte: Magnoli, Demétrio. Cap 12.

    Brasil!

  • Cerrado é o maior bioma exclusivamente brasileiro..

  •  no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

    OBSERVE QUE A AMAZONIA TEM BAIXA AMPLITUDE TERMICA.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

    ELE E O SEGUNDO MAIOR.

  • A IV me parece estranha por associar a chuva à decomposição química.

    Não seria decomposição física?

  • A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

    I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

    II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central.

    IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

    I - Correto

    II - Baixa amplitude térmica.

    III - Não se limita à esses que a questão deu

    IV- correto

  • Achava que a vegetação da caatinga tinha raízes profundas

  • Amazônia: Baixa amp. térmica

  • é só latifoliada referente ao dominio amazonico e não a perene pelo que eu me lembre alguém me corrija fazendo um favor

  • elevada amplitude térmica anual.

    Aí tá o erro. O clima equatorial apresenta baixa amplitude térmica.

  • I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

    II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual. Baixa amplitude termica.

    III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central. O bioma mais extenso é a amazonia e não se pode dizer que o cerrado está limitado a está região, pois pode encontrar ele em regiões como a Amazônia e outras regiões.

    IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

    GAB: I E IV C

  • II- Amazônia é úmida, devido a evapotranspiração ela produz muita água. A água atua como regulador térmico, logo a amplitude térmica anual é baixa.
  • III- bioma mais extenso é o da Amazônia

ID
1917151
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As transgressões e as regressões marinhas são resultantes de grandes mudanças climáticas globais e, muitas vezes, do movimento denominado

Alternativas
Comentários
  • "Epirogênese (do grego epeiros= continente e genesis= formação), é um termo cunhado por Gilbert (1890), para se referir a um conjunto de processos que resultam no movimento da crosta terrestre, no sentido ascendente ou descendente. Há um deslocamento vertical de grandes áreas continentais, sem falhamentos e fraturamentos significativos. Quando este deslocamento é para cima chamamos de soerguimento e para baixo subsidência."

    Fonte: https://www.infoescola.com/geologia/epirogenese/

  • INTEMPERISMO TE A VER COM OQ ?

  • A vaga é minha!, o intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos.

  • A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direção à orla superior do solo, resultando em inundações. Em outras palavras significa que: é o avanço dos mares por sobre as terras emersas, gerando uma consequente elevação do nível do mar, associado também a um aumento da profundidade do mesmo. O oposto da transgressão marinha é a regressão marinha em que o nível do mar diminui em relação à terra e expõe fundo do mar anterior.

    Transgressões e regressões podem ser causadas por eventos tectônicos, como epirogêneses, as alterações climáticas graves, como as eras glaciais ou ajustes isostáticos após a remoção do gelo ou a carga de sedimentos.

    Gab: A

  • Epirogênese > movimento vertical

    Orogênese > movimento horizontal

    hOrizontal

  • →EPIROGÊNESE: movimentos das placas de forma verticais, tanto pra cima quando pra baixo, causando o soerguimento de placas e abaixamento de outras.

    "In hoc signo vinces."


ID
1934902
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Cascavel é um município situado no oeste do Estado do Paraná, apresenta uma geografia física exclusiva. Sobre a geografia física de Cascavel, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha.

     

  • Geografia física

    Situa-se no Terceiro Planalto do estado, na região Oeste Paranaense, com uma altitude variando em torno dos 781 metros e uma área de 2.091 km². O clima é subtropical úmido, com temperatura média anual em torno de 19 °C. A temperatura máxima média em janeiro é de 28,6 °C, e em julho a mínima média é de 11,2 °C, com ocorrência de geadas. Há registro de neve em 1975, 1979, 1982, 2000 e 2013.[16][17]

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cascavel_(Paran%C3%A1)


ID
2022619
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo a classificação de ROSS, Jurandyr L.S., podemos citar como exemplos de Depressão:

Alternativas
Comentários
  • PLANALTOS:

    1. Amazônia Oriental;

    2. Planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba;

    3. Planaltos e chapadas da Bacia do Paraná;

    4. Planalto e chapada dos Parecis;

    5. Planaltos residuais norte-amazônicos;

    6. Planaltos residuais sul-amazônicos;

    7. Planaltos e serras de Leste-Sudeste;

    8. Planaltos e serras de Goiás-Minas;

    9. Planaltos e serras residuais do alto Paraguai;

    10.Planalto da Borborema;

    11. Sul-Rio-grandense.

     

    DEPRESSÕES:

    12. Amazônia Ocidental;

    13. Norte-Amazônica;

    14. Sul-Amazônica;

    15. Araguaia-Tocantins;

    16. Cuiabana;

    17. Alto Paraguai-Guaporé;

    18. Miranda;

    19. Sertaneja-São Francisco;

    20. Tocantins;

    21. Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná;

    22. Periférica Sul-Rio-grandense.

     

    PLANÍCIES:

    23. Rio Amazonas;

    24. Rio Araguaia;

    25. Pantanal do Rio Guaporé;

    26. Pantanal Mato-grossense;

    27. Lagoas dos Patos e Mirim; 

    28. Planícies e tabuleiros litorâneos.

     

    Fonte: http://natalgeo.blogspot.com.br/2016/01/o-relevo-do-brasil-segundo-jurandyr-ross.html

  • GAB B

  • Por que não Letra D?

  • Matheus Soares, a letra D diz que existe uma " Depressão do Alto Paraguai ", e isso está incorreto, já que esse seria uma 'Serra residual do alto Paraguai'

    Espero ter ajudado.


ID
2022628
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A classificação do relevo brasileiro em grandes unidades, ou compartimentos, é uma síntese dos processos de construção e modelagem da superfície terrestre e das formas resultantes. Esta classificação distingue três tipos de compartimentos, que são:

Alternativas
Comentários
  • alternativa (C). Planaltos, Planícies e depressões são formas ou compartimentos do relevo que são modelados sobre o embasamento geológico do território brasileiro.

  • Planaltos, Planícies e depressões é a formação dada por Jurandy Ross

  • c) Planaltos, Planícies e Depressões.

     

     

     

    O relevo brasileiro apresenta-se em :

     

    Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é maior do que o de sedimentação. Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.

     

     

    Planícies superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste.

     

     

    Depressão - uma das formas de relevo que tem como característica ser mais plana que o planalto, porém com irregularidades e inclinação leve em decorrência do desgaste que o vento e a água causaram no decorrer dos anos. Trata-se de uma região mais baixa do que as áreas ao seu redor, e podem ser de dois tipos:

    Depressões absolutas: quando estão abaixo do nível do mar;

    Depressões relativas: quando estão acima do nível do mar.

     

     

     

     

    FONTE:  http://geoconceicao.blogspot.com/2011/12/formacao-do-relevo-brasileiro-decorre.html

  • Conforme Jurandyr L. S. Ross, o corpo geográfico brasileiro é dividido em 11 planaltos, 6 planícies e 11 depressões.

    Gabarito letra C.

    *Jurandyr L. S. Ross desenvolveu, em 1990, a terceira e mais recente classificação de relevos brasileiros e também introduziu o conceito de depressões.

  • Questão bem simples, mas fundamental para o estudo do relevo brasileiro.

    Os três tipos de compartimentos do relevo brasileiro são Planaltos, Planícies e Depressões.

    Gabarito: C

  • Gabarito''C''.

    Os três tipos de compartimentos do relevo brasileiro são Planaltos, Planícies e Depressões.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
2062231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A imensidão do território brasileiro é acentuada para o viajante pelo fato de ele ter à frente, geralmente, planí- cies e planaltos, às vezes dominados por relevos tabulares. Essa topografia deriva da estrutura geológica do País, formada essencialmente de antigos escudos e de coberturas sedimentares ou vulcânicas.

THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 61.

Adaptado.


Como exemplo de cobertura vulcânica do território brasileiro, identifica-se o(a)

Alternativas
Comentários
  • Toda a região Sul do Brasil foi objeto de derrames basáltico (período cretáceo). Para efeito de associação, as terras 'roxas' são oriundas de basaltos alterados. São os solos mais férteis de que se tem notícia. 

    O basalto é uma rocha importantíssima para a agricultura, pois o produto de sua decomposição é uma argila de coloração avermelhada, que origina solos férteis (terra roxa). 
    É uma rocha efusiva básica, tendo como correspondentes plutônico e hipo-abissal o gabro e o diabásio, respectivamente. 
    Mineralogia principal - constituída essencialmente por piroxênios (augita ou augita diopsídica, pigeonita, hiperstênio) e plagioclásio (bytownita a labradorita). Pode incluir olivina, quartzo, feldspato potássico, nefelina e vidro. 
    Minerais acessórios - óxidos de ferro (magnetita), apatita, sulfetos, hornblenda e raras biotitas. 
    Estrutura - vesicular, amigdaloidal, compacta, fluidal, etc.

     

    Fonte: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070316141503AAkjzM2

  • Em épocas geológicas passadas, houve intensa atividade vulcânica, hoje não existem mais vulcões ativos no Brasil. Nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas, a mais recente ocorreu na Era Cenozoica (Terciário), levando à formação das nossas ilhas oceânicas, tais como Trindade, Fernando de Noronha, Penedo de São Pedro e São Paulo.

     

    Na Era Mesozoica a atividade vulcânica no Brasil foi muito mais intensa, destacando-se as seguintes ocorrências: Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lages (SC). Na região Sul houve um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o do Rio Grande do Sul, onde houve diversas manifestações que podem ser observados na região de Torres, como as belíssimas falésias basálticas; Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo terra roxa; A Bacia Amazônica também foi afetada por atividades vulcânicas em algumas áreas.

     

    Fonte: http://geoconceicao.blogspot.com.br/2011/03/vulcanismo-no-brasil.html

     

  • R;(e)

  • e)

    derramamento de basalto na região Sul

  • Eliminação chega a resposta

     

  • O texto de apoio aborda aspectos geomorfológicos do território brasileiro. O enunciado busca a alternativa correta sobre a cobertura vulcânica no território brasileiro.

    A) A formação de depósitos de minério de ferro é processo complexo ligado a decomposição de rochas sedimentares e não está diretamente relacionada a cobertura vulcânica.

    B)  Os processos de laterização em rochas muito antigas levam à formação de depósitos de bauxita.

    C) Os depósitos de manganês possuem origem em rochas sedimentares. 

    D)  Formado a partir de depósitos de sedimentação.

    E) Formaram as famosas terras roxas, cuja enorme fertilidade natural foi identificada de imediato por colonos europeus e favoreceu a ocorrência de grandes áreas cultivadas, sobretudo com café. Alternativa correta. 




    Gabarito do professor: E
  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • Dentre os exemplos de cobertura vulcânica do território brasileiro, podemos citar o derramamento de basalto, ocorrido na era Mesozoica, que se estendeu das porções ocidentais de São Paulo até o Rio Grande do Sul, o que originou um dos solos mais férteis do país, a terra roxa.

    Resposta: E

  • PLANALTO:

    Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos marcados por altitude acima de 300 metros e que predominam o desgaste erosivo.

    Quanto à isso, são classificados de acordo com formação geológica:

    • Planalto Sedimentar (formados por rochas sedimentares)
    • Planalto Cristalino (formados por rochas cristalinas)
    • Planalto Basáltico (formados por rochas vulcânicas)
  • Se eu soubesse o que é basalto teria acertado, e como eu iria saber???

  • GAB: LETRA "E"

    Derrame de Trapp foi um grande derramamento vulcânico de basalto, ocorrido na era Mesozoica, e que deu origem a um dos solos mais férteis do Brasil (terra roxa), que se estendem nas porções ocidentais de São Paulo ao Rio Grande do Sul. ... A lava decorrente do Derrame de Trapp após se resfriar formou o basalto.


ID
2087995
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Em 1540 a.C. o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...].”

(Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p.313).

Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que

I- a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.

II- no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.

III- os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.

IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.

V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial. INCORRETA. Não estão ligados "principalmente" à erosão pluvial. Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-nascem-os-rios-existem-rios-em-formacao-ainda-hoje/

     

    V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região. INCORRETA. Nas regiões desérticas o intemperismo químico é pouco desenvolvido, pois as chuvas são raras. Já em regiões de climas tropicais, em que os índices de umidade são elevados, o intemperismo químico é mais intenso. Fonte: https://www.infoescola.com/geografia/intemperismo/

  • IV- a erosão é fluvial porque é causada pricipalmente por rios e não pela chuva(pluvial)
  • V-o intemperismo é Físico, Químico é quando tem chuva( estamos nos tratando de um deserto)
  • a-I, II e III

  • I- a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.

    Correta, Lembre se placa sul americana e placa africana eles fazem um movimento divergente, ou seja, como a questão fala o afastamento entre as placas tectônicas

    elimina a letra c

    II- no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.

    Correta, você sabe que onde estão os limites das placas tectônicas, são onde tem mais abalos sísmicos ou seja só você fazer uma associação o nordeste do Japão vai tá basicamente "encima" de uma placa tectônica o que vai causar maior impacto.

    elimina B e E

    III- os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.

    Correto, lembre se que os movimentos orogenéticos podem ser: Convergentes, Divergentes ou Tangenciais, no caso da formação dos dobramentos modernos o movimento que ocorre é o Convergente um exemplo é a formação dos Andes

    matamos a questão:)

    IV- a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.

    Errada, o erro está em quando ele fala que " planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola" primeiro que não são todas planícies aluviais que são favoráveis à atividades agrícolas você tira mesmo pelo o exemplo da Floresta Amazônica tem planícies aluviais só que não tem solo fértil adequado para plantação e recebem muitos sedimentos dos rios, seu outro erro é falar em erosão pluvial o que tá errada o correto seria erosão fluvial. Lembre se Pluvial( Chuva) Fluvial (Rio)

    V- a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.

    Errada, o correto seria intemperismo físico, só lembrando os tipos de intemperismo: Químico(Ação da chuva), Físico(Ação do Sol, Fragmentação de rochas, ocorre geralmente em climas desérticos, árido ou semiárido), Biológico(Ação da Vegetação ou dos animais)

    Quem quiser conferir a placa tectônica no Japão veja esse mapa que tá uma questão do brainly:

    https://brainly.com.br/tarefa/14070862


ID
2097427
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

0 relevo é o resultado da atuação de forças de origem interna e externa, as quais determinam as reentrâncias e as saliências da crosta terrestre. Sobre esse assunto, podemos afirmar que
I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Tlimalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.
II - o intemperismo químico é um agente esculpidor do relevo muito característico das regiões desérticas, em virtude da intensa variação de temperatura nessas áreas.
III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.
IV - os planaltos brasileiros caracterizamse como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.
V - por situar-se em área de estabilidade tectônica, o Brasil não possui formas de relevo resultantes da ação do vulcanismo.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  •  

    I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Tlimalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

    III - extensas planícies, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de deposição de sedimentos feito pelos rios, formando as planícies aluviais.

    IV - os planaltos brasileiros caracterizamse como relevos residuais, pois permaneceram mais altos que o relevo circundante, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

     

     

  • I - o surgimento das grandes cadeias montanhosas, como os Andes, os Alpes e o Himalaia, resulta dos movimentos orogenéticos, caracterizados pelos choques entre placas tectônicas.

    CORRETO. OROGÊNESE: é quando os movimentos tectônicos ocorrem HORIZONTALMENTE, sendo responsáveis pela CONSTITUIÇÃO DAS CADEIAS MONTANHOSAS. Além das cadeias de montanhas e dobramentos no relevo, a orogenia também é responsável pelo surgimento das FALHAS GEOLÓGICAS. Ocorrem em terrenos ou REGIÕZES GEOLOGICAMENTE RECENTES e, por isso, INSTÁVEIS.

    III - EXTENSAS PLANÍCIES, como as dos rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã, são resultantes do trabalho de DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS feito pelos rios, formando as PLANÍCIES ALUVIAIS.

    CORRETO. Planícies Aluviais - originam de deposição (INTEMPERISMO FÍSICO) de sedimentos minerais e orgânicos nas margens de rios e áreas de planícies, apresentando elevados padrões de fertilidade. São formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia.

    IV - os planaltos brasileiros caracterizam se como RELEVOS RESIDUAIS, pois permaneceram mais altos que o RELEVO CIRCUNDANTE, por apresentarem estrutura rochosa mais resistente ao trabalho erosivo.

    CORRETO.

    RELEVOS RESIDUAIS - Elevação topográfica que se destaca numa superfície de aplanamento resultante da ação diferenciada da erosão. São resultantes da erosão diferencial, ou seja, do trabalho desigual dos agentes de erosão e da resistência desigual à erosão do substrato rochoso desses relevos e das áreas existentes em seu entorno.

    Bons Estudos! ;)

     

     

  • II - Errado porquê é o intemperismo físico que tem variação de temperatura

  • I - As cadeias de montanhas surgem quando camadas sobrepostas de rochas são dobradas e pressionadas para cima, devido ao choque entre as placas tectônicas. Exemplo: os Andes, os Alpes e o Tlimalaia.

     

    II - O intemperismo químico ocorre quando há uma decomposição dos minerais que estruturam as rochas. Esses minerais transformam-se de primários para secundários, a exemplo dos argilominerais. Quando uma rocha decompõe-se e o seu material transforma-se em argila pela ação da água, temos aí um exemplo de intemperismo químico. Se chove muito em uma região, aumentam os casos de intemperismos químicos.

     

    III - As planícies aluviais são formações geológicas que se caracterizam por serem planas ou muito pouco inclinadas. Formam-se pela deposição ao longo do tempo de sedimentos trazidos por um ou mais rios, criando um solo aluvionar constituído de argila, silte e areia. Exemplos:  rios Ganges, na índia, e Melcong, no Vietnã.

     

    IV - No Brasil há planaltos cristalinos (com rochas magmáticas e metamórficas) e sedimentares. Ao Planalto Guiano correspondem parcialmente os Planaltos Residuais Norte-Amazônicos, cuja região serrana apresenta uma crista quase contínua de serras, entre as quais a de Imeri, onde estão os pontos mais altos do relevo brasileiro, os Picos da Neblina (com 2993,78 metros de altitude) e o de 31 de Março (com 2972,66 m. de altitude). No Sertão do Nordeste há relevos residuais chamados de “inselbergs” ou “montanhas-ilhas”, originários de erosão diferencial das rochas que as constituem; como, por exemplo, as chapadas do Araripe e do Apodi. O relevo circundante é uma depressão relativa; a formação das depressões costuma acontecer pelo seu desgaste ou erosão ao longo de milhares de anos, o que é causado pela sua composição menos resistente do que a de outras áreas.

     

    V Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. Dessa forma, os vulcões que aqui existiram nesse período tornaram-se extintos (não ativos) e hoje em dia não causam nenhum tipo de transtorno como em outras áreas do mundo, onde as erupções vulcânicas geram vários prejuízos.

    Os vulcões extintos do Brasil são hoje pontos turísticos marcados pela beleza. Esses antigos e bem velhos vulcões foram moldados pela ação do tempo.

    Ocorreram no Brasil formações geológicas vulcânicas na Era Mesozoica, localizadas onde hoje estão os estados da região Sudeste e Sul. O derramamento vulcânico originou terras muito férteis nesses estados, como o caso da “terra roxa”, de origem basáltica.

     

    Resposta: B

  • Resposta: B - I, III e IV.

  • Resposta: B - I, III e IV.

  • Essa questão caiu na espcex com a mesma alternativa e tudo kkkkkk e no mesmo ano ainda kkkkkk como assim?


ID
2116147
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de transformação de uma rocha do tipo protólito, em estado sólido, através do aumento da temperatura e/ou pressão sem que seja atingido o ponto de fusão dessa rocha é denominado

Alternativas
Comentários

ID
2116150
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os terremotos são fenômenos que demonstram nitidamente o caráter dinâmico da Terra. Considerando esses eventos, analise as afirmações abaixo.
I. Os abalos sísmicos que ocorrem no Brasil são de baixa intensidade e, na sua grande maioria, resultam das forças geológicas que atuam em toda a placa que contém o continente sul-americano.
II. Os terremotos podem ocorrer na área de contato entre duas placas, assim como no interior das mesmas.
III. Quando ocorre um abalo sísmico, são geradas ondas sísmicas capazes de se propagar em todas as direções.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários

ID
2131699
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com grande extensão territorial, o Estado de Mato Grosso possui também variados aspectos naturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cerca de 39 unidades de relevo. Entre as unidades a seguir, a(s) que ocupa(m) a maior extensão do território de Mato Grosso é:

Alternativas
Comentários
  • Importante:

     

    A principal unidade geomorfológica do Cerrado é o Planalto Central, constituído por terrenos cristalinos, bastante desgastados pelos processos erosivos, e por terrenos sedimentares que formam as chapadas e os chapadões. Destacam-se nesse planalto as chapadas dos Parecis, dos Guimarães, das Mangabeiras e o Espigão Mestre, que divide as águas das bacias do São Francisco e Tocantins.

  • Basta associar a região Centro-Oeste ao relevo predominante que é o Planalto Central.

  • O planalto central é uma região que está localizada na porção central do país.

    As chapadas são as principais formas de relevo da região, das quais se destacam: Chapada dos Parecis, dos Veadeiros, dos Guimarães e do Espigão Mestre.

    O  CERRADO é a principal cobertura vegetal do planalto central brasileiro.

    O clima predominante da região é o tropical que apresenta temperaturas elevadas com períodos chuvosos e de seca.


ID
2146762
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A imagem feita por meio da correção dos fatores de distorção da imagem, na qual a projeção central é transformada em projeção ortogonal e a curvatura da terra e a topografia do terreno são corrigidas de modo a tornar a escala homogênea é chamada:

Alternativas
Comentários
  • R:(c)

  • Ortofoto é a fotografia corrigida das deformações decorrentes da projeção.

  • A questão praticamente deu a resposta, é só atentar-se.

  •  Ortogonal/Ortofoto


ID
2177998
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
CBM-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Erosão é a destruição das saliências do relevo e o transporte para áreas mais baixas do material degradado (sedimentação). Desta forma, a degradação, o transporte e a deposição de materiais pertencem ao ciclo de erosão.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os processos erosivos.

Alternativas
Comentários
  • Erosão pluvial é causada pela água das chuvas onde o terreno é menos protegido pelas vegetações ou outros elementos.

     

     

    SELVA!!

  • lembrar dos telejornais falando o índice pluviométrico de tal região ....referente as chuvas

  • Água da chuvaPluvial

     

    Água dos rios = fluvial

  • a- Erosão pluvial é o trabalho realizado pelas águas dos rios na superfície do relevo.

  • flu - rio

    plu - chuva

  • É A INCORRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


ID
2208283
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nos trechos da crosta terrestre onde as placas tectônicas colidem e a placa mais densa penetra por baixo da de menor densidade, forma-se uma fossa chamada de:

Alternativas
Comentários
  • A placa mais densa penetra por baixo da de menor densidade, ou seja, no popular é uma placa é "engolida" pela outra. Outra dica o prefixo sub quer dizer por baixo, em baixo.

    Justaposição: lado a lado, e a geosinclinal ocorre nos dobramentos, os quais tem a parte sinclinal e anticlinal.

     


ID
2217538
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são decompostas e destruídas na superfície terrestre. O Intemperismo

Alternativas
Comentários
  • intemperismo é o processo de transformação e desgaste das rochas e dos solos, através de processos químicos, físicos e biológicos.
    Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. 
    Intemperismo biológico: é o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos ou excrementos, entre outros.
    Intemperismo químico: Quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). 

  • Gabarito: A

  • A? físico é frequente em áreas de baixa temperatura e em encostas com forte declividade.

    -> Segundo o Prof. do Estratégia Concursos:

    -> O Intemperismo físico é frequente em locais onde chove pouco e há muita radiação solar.

    -> O intemperismo químico tem relação com o contato da água com a rocha. (chuvas).

    -> O intemperismo Biológico tem relação com as raízes das árvores, por exemplo.


ID
2244475
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

O volume das águas oceânicas é 15 vezes o volume das terras acima do nível do mar, de modo que se todas essas terras fossem lançadas ao mar, o nível dos oceanos se elevaria de 200 e poucos metros.

- E se as terras abaixo do mar se nivelassem com as terras acima do mar, que aconteceria?

- É uma coisa já calculada. As águas do oceano cobririam a terra inteira com profundidade de 2 quilômetros e meio.

- Para mim é o que vai acontecer - disse Narizinho. A erosão, com sua mania de desmontar as terras altas para ir aterrando o fundo dos mares, acabará nivelando tudo que é terra, - e então, adeus humanidade!...

- Bom - disse Dona Benta. Essas hipóteses poderão suceder daqui a tantos milhões de anos que não vale a pena pensar nelas.

Fonte: Monteiro Lobato - Serões de Dona Benta.

O conhecimento geológico permite afirmar que a hipótese levantada por Narizinho é

Alternativas

ID
2247223
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A circulação sobre a plataforma continental nordeste brasileira se caracteriza por gradientes vertical e horizontal de temperatura muito pequenos, mas com variações de salinidade maiores, principalmente perto de regiões de descarga fluvial, como a ilha de São Luis. A circulação sobre esta região da plataforma é muito influenciada pelos ventos alíseos, que promovem um fluxo em direção noroeste, e por uma corrente denominada 

Alternativas
Comentários
  • GAB: D
    A corrente Sul-Equatorial do oceano Atlântico, que se movimemta no sentido leste-oeste na altura do equador, bifurca-se ao alcançar a costa nordestina brasileira. A corrente que se desvia para o norte, é denominada corrente das Guianas (ou também corrente Norte do Brasil), e a que se volta para o sul, corrente do Brasil (Fig 14).
    Fonte: http://cursos.unisanta.br/oceanogr.../correntes_marinhas.htm

  • CORRENTES MARÍNHAS CONTRIBUEM PARA O CLIMA QUENTE DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO NORDESTE DO PAÍS.

    ESSAS CORRENTES SÃO DIVIDIDAS EM DUAS: CORRENTES DAS GUIANAS OU CORENTE NORTE DO BRASIL (SENTIDO NORTE) E CORRENTE DO BRASIL QUE SEGUE O SENTIDO SUL.  


ID
2247229
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à morfologia e à sedimentação do fundo oceânico assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • e-Os leques submarinos de mar profundo são depósitos formados a partir de um ou mais canais ou cânions submarinos , que trazem sedimentos da plataforma e do talude continental depositando-os na base do talude e no sopé continental.