SóProvas



Prova AMEOSC - 2019 - CONDER - SC - Engenheiro Agrônomo


ID
5127436
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Os órgãos ambientais integrantes do SISNAMA, responsáveis pela execução de programas e projetos e pelo controle e fiscalização dos estabelecimentos e das atividades suscetíveis de degradarem a qualidade ambiental, ficam autorizados a celebrar, com força de título executivo extrajudicial, termo de compromisso com pessoas físicas ou jurídicas. Esse termo de compromisso deverá ser firmado em um período de tempo, contados da protocolização do requerimento. Assinale a alternativa correta que corresponde a esse período:

Alternativas
Comentários
  • lei 9.605/98

    Art. 79-A, §1º, II

    o prazo de vigência do compromisso, que, em função da complexidade das obrigações nele fixadas, poderá variar entre o mínimo de noventa dias e o máximo de três anos, com possibilidade de prorrogação por igual período;        

  • uma coisa é o prazo de vigencia do acordo, outra coisa é prazo para que o compromisso seja fimado a partir da protocolarização do pedido. Questão ficou sem sentido.

  • Lei 9.605/98 Art. 79-A , § 6º

    § 6   O termo de compromisso deverá ser firmado em até noventa dias, contados da protocolização do requerimento. 

    ATENÇÃO NÃO CONFUNDIR :

    O prazo para FIRMAR termo de compromisso é de ATÉ 90 dias, contados da protocolização do requerimento. Art. 79-A, 6º.

    Já o prazo para vigência do compromisso varia entre no mínimo 90 e no máximo 03 anos, com possibilidade de prorrogação em função das obrigações fixadas no compromisso. Art. 79-A, §1º, II.

  • Minimo= 90 dias

    Max= 3 anos

    Podendo ser prorrogado por igual período.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando a alternativa que traz o prazo que o termo de compromisso deve ser firmado, contado da protocolização do requerimento.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 79-A, § 6º, da Lei de Crimes Ambientais, que preceitua:

    Art. 79-A. Para o cumprimento do disposto nesta Lei, os órgãos ambientais integrantes do SISNAMA, responsáveis pela execução de programas e projetos e pelo controle e fiscalização dos estabelecimentos e das atividades suscetíveis de degradarem a qualidade ambiental, ficam autorizados a celebrar, com força de título executivo extrajudicial, termo de compromisso com pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores.      

    § 6  O termo de compromisso deverá ser firmado em até noventa dias, contados da protocolização do requerimento.  

    Portanto, o termo de compromisso deverá ser firmado em até 90 dias, contados da protocolização do requerimento, de modo que somente o item "D" encontra-se correto.

    Gabarito: D


ID
5127451
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O Estudo Ambiental Simplificado - EAS é um estudo técnico elaborado por equipe multidisciplinar que oferece elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradação do meio ambiente. Assinale a alternativa correta que corresponde ao objetivo de sua apresentação:

Alternativas
Comentários
  • Obtenção da Licença Ambiental Prévia. resposta :d

  • Você é um gênio Fabiana Santos! bravo

  • Elaborado no momento da solicitação da Licença Prévia e com equipe multidisciplinar, possui um termo de referência mais compacto em comparação ao EIA/RIMA, sendo muitas vezes elaborado apenas com dados secundários e visitas a campo, não exige a sazonalidade da captura de fauna, além de não necessitar obrigatoriamente da Audiência Pública. 

  • Considerações

    Licença Prévia = prazo de até 5 anos

    Licença de Instalação = prazo de até 6 anos

    Licença de Operação = prazo de 4 a 10 anos

    O pedido de renovação do licenciamento deve ser feito em até 120 dias antes do vencimento da licença.

    Feito o pedido de renovação neste prazo, Considera-se renovado até que seja dada a decisão do estado.


ID
5130451
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A batata (Solanum tuberosum L.) é originária dos Andes peruanos e bolivianos onde é cultivada há mais de 7.000 anos. Em relação à influência do fotoperíodo, assinale a alternativa correta que corresponde a uma ocorrência ocasionada por fotoperíodos longos:

Alternativas

ID
5130454
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A podridão comum de raízes em trigo ocorre generalizadamente nas lavouras e é responsável pela redução acentuada da capacidade de absorção de água e de nutrientes pelas raízes. Assinale a alternativa correta que corresponde ao fungo acusado da podridão de raiz em trigo:

Alternativas
Comentários
  • Bipolaris Sorokiana é o causador da podridão de raízes do trigo. Tanto na cultura do trigo como na cultura da cevada esta doença apresenta duas fases distintas, caracterizada pelo ataque da parte aérea da planta (mancha marrom) e das raízes (podridão comum da raiz). Tal doença tem potencial de causar prejuízos significativos em épocas quentes e úmidas, favoráveis ao desenvolvimento do fungo.


ID
5130457
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Depois do K, o N é o nutriente que a planta de arroz mais acumula. Em relação ao nitrogênio (N), assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A questão deveria deixar claro que é "Arroz inundado"....

  • Letra B

    O erro da questão é as duas formas de absorver o nitrogênio pela planta citada estarem invertidas.

    A taxa de absorção de NO3 - é de 5 a 20 vezes maior que a de NH4 +: Incorreta

    A taxa de absorção de NH4 + é de 5 a 20 vezes maior que a de NO3-: correta

    Fonte: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/212407/1/circ58.pdf


ID
5130460
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Quando se trata de instalações para animais, as dificuldades econômicas e crises comuns tornaram obrigatória a racionalização do empreendimento para atingir um nível satisfatório de rentabilidade, forçando a boa combinação de fatores genéticos do rebanho, alimentação e manejo, que por sua vez contribuíram para a melhoria produtiva. Em relação ao planejamento para implantação das construções, devem ser levados em conta os seguintes fatores:

I. Infraestrutura física: terreno (alto, bem drenado a de baixo custo), higiene, temperatura, umidade, energia (fontes alternativas), comunicação, vias de acesso. Ainda é necessário considerar a infraestrutura de apoio como facilidade de disposição de dejetos (canalizações por gravidade para lagoas de decantação, evitando poluição ambiental);
II. Dispor de arranjo legal para o exercício das atividades e competências em matéria apenas ambiental;
III. Análise de mercado: volume da empresa, mercado consumidor, capital disponível, pessoal (mão-de-obra).

Dos itens acima:

Alternativas

ID
5130463
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O Milho é cultivado em quase todos os países do mundo. É uma das culturas que oferece maior produção, quando cultivada com técnicas eficientes. Assinale a alternativa correta que corresponde a doença relacionada a sintomatologia descrita abaixo:

Ocorre em toda a parte aérea da planta. O sintoma característico é a formação de galhas (resultante do estímulo que o micélio do fungo, na fase parasítica, exerce sobre as células do hospedeiro induzindo-as a aumentarem tanto em número como em tamanho) que no início são recobertas por uma película fina e esbranquiçada.”

Alternativas
Comentários
  • O carvão comum do milho é causado pelo fungo Ustilago maydis. A doença forma galhas nas espigas, , podendo ocorrer em toda a espiga ou em parte dela, na bainha e na nervura foliar. Dentro dessas galhas são produzidos teliósporos escuros, formando uma massa pulverulenta que dá nome a doença. As infecções pelo fungo são locais, podendo ocorrer em toda a parte aérea da planta. O fungo U. maydis sobrevive em restos culturais, no solo e nas sementes na forma de teliósporos, podendo manter sua viabilidade por muitos anos.


ID
5130466
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Uma vez adicionados ao solo, os metais pesados, assim como os demais elementos químicos, podem ser encontrados sob várias formas, exceto:

Alternativas

ID
5130469
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Entende-se por contaminado aquele solo que possui algum elemento químico em maior concentração em relação às suas concentrações naturais, e por poluído quando esta contaminação ocorre em quantidades que afetam os componentes bióticos do solo, comprometendo sua funcionalidade e sustentabilidade. Em relação a esse assunto, analise:

(__) - Os principais poluentes do solo são: os nutrientes (principalmente fósforo e nitrogênio); pesticidas (inseticidas, herbicidas e fungicidas) e sais provenientes de águas salinas utilizadas na irrigação;
(__) - O nitrato é uma molécula altamente solúvel na água, forma compostos insolúveis, e é muito pouco retido pelo solo. Isso explica a facilidade com que ele é transportado pela água em movimento no solo. Por esse motivo, quando este nutriente é aplicado de forma excessiva às plantas não conseguem aproveitá-lo totalmente, e o seu excesso tem um alto potencial poluente;
(__) - A contaminação causada pelas atividades agrícolas se dá de forma menos dispersa, ou seja, distribuída em pequenas áreas, caracterizando-se assim como uma contaminação difusa.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas

ID
5130472
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As águas utilizadas para irrigação normalmente são de origem superficial ou subterrânea, ainda que em determinadas zonas áridas, as características climáticas e a escassez de recursos hídricos, tornam necessário o emprego de outras fontes de água disponíveis. Assinale a alternativa correta que corresponde a uma característica de águas procedentes de solos argilosos:

Alternativas

ID
5130475
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A Fitorremediação objetiva a descontaminação in situ de solos, sedimentos e água, utilizandose como agente de descontaminação: plantas. Em relação à fitorremediação, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Eu enxerguei desinteresse... o texto realmente COTEJA uma indagação...

    Entendi que aquele pessoal se mobilizava ruidosamente por causa do caso... porém, em suas relações intimas pouco se importavam... por achar "que em nossas famílias isso nunca vai acontecer" (citado no texto como fantasia).


ID
5130478
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Denomina-se amplitude térmica a diferença entre a temperatura máxima e a mínima no decorrer das 24 horas de um dia (amplitude térmica diária) e entre a temperatura do mês mais frio e a do mês mais quente (amplitude térmica anual). Em relação a esse assunto assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5130481
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A vegetação aquática que se desenvolve nos açudes e outras coleções d'água, sob o ponto de vista da produtividade apresenta uma série de inconvenientes, como sejam:

I. Redução do espaço físico de movimentação dos peixes e outros animais aquáticos;
II. Redução de disponibilidade de alimentos para larvas, alevinos, juvenis e adultos de organismos aquáticos; diversos;
III. Redução da área inundada em contato direto com o ar, trazendo como consequência desagradável a diminuição da areação e da penetração da luz, fazendo baixar o oxigênio dissolvido, o pH, aumentar o CO2 livre e inibir a produção do fitoplâncton.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
5130484
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em relação às cultivares de batata, assinale a alternativa correta que corresponde a uma cultivar de película vermelha:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B -

    Dentre as opções propostas, somente a Asterix possui película vermelha.


ID
5130487
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A remediação ou limpeza do solo deve atender aos valores de concentração de solos e água subterrânea, estabelecidas pela avaliação de risco, diante disso a remediação tem como objetivo:

(__) - Remoção de fonte de contaminação;
(__) - Redução de contaminação de solo e de água superficial a níveis aceitáveis ambientalmente;
(__) - Redução de riscos ambientais ou de exposição de trabalhadores e usuários do local e do recurso.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas

ID
5130490
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

Na fitoestabilização ocorre a imobilização de um contaminante através das reações de absorção e acumulação, adsorção e/ou precipitação na zona das raízes. Assinale a alternativa correta que representa uma planta utilizada nessa técnica:

Alternativas

ID
5130493
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O enxofre também faz parte de compostos de sabor e odor, que são importantes na aceitabilidade das pastagens forrageiras pelos animais. Em relação ao enxofre, analise:

(__) - Entre os fatores que podem levar a não resposta das culturas as adubações sulfatadas, destacam-se a contribuição das chuvas e das irrigações como veículo de deposição do enxofre atmosférico, a ciclagem do enxofre através de plantas de cobertura com sistema radicular bem desenvolvido e o fluxo ascendente de sulfato em períodos de balanço hídrico negativo;
(__) - As transformações de S no solo são controladas por processos bióticos e abióticos;
(__) - Quando na solução do solo ele pode ser absorvido pelas plantas e não pode movimentar-se para camadas mais profundas.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas

ID
5130496
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo a resolução do Consema nº 98/2017, para os empreendimentos e atividades que tenham implantado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o prazo de validade da Licença Ambiental de Operação (LAO) será prorrogado, via ofício, por um período a partir do seu vencimento, uma única vez para cada licença expedida, respeitado o prazo máximo de validade previsto na legislação vigente. Assinale a alternativa correta que corresponde a esse período:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Resolução do Consema nº 98/2017

    Art. 18. Para os empreendimentos e atividades que tenham implantado o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), o prazo de validade da LAO será prorrogado, via ofício, por 2 (dois) anos a partir do seu vencimento, uma única vez para cada licença expedida, respeitado o prazo máximo de validade previsto na legislação vigente.


ID
5130499
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O poder público municipal contará, para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, com alguns instrumentos. Em relação a esses instrumentos, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • LEI 12651 , ALTERNATIVA A

    Art. 25. O poder público municipal contará, para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, com os seguintes instrumentos:

    I - o exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes, conforme dispõe a Lei no 10.257, de 10 de julho de 2001;

    II - a transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas.

    III - o estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura;

    IV - aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 12.651/2012 (Código Florestal) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, de marcando o item que não demonstra instrumento do Poder Público para o estabelecimento de áreas verdes urbanas. Vejamos:

    a) O exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes ou não.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Um dos instrumentos que o Poder Público Municipal tem para o estabelecimento de áreas verdes urbanas é o exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes, conforme as diretrizes gerais da política urbana. Assim, o termo "ou não" torna a sentença errada. Inteligência do art. 25, I, do Código Florestal: Art. 25. O poder público municipal contará, para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, com os seguintes instrumentos: I - o exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes, conforme dispõe a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001;

    b) O estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos que o Poder Público Municipal conta para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, nos termos do art. 25, III, do Código Florestal: Art. 25. III - o estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura;

    c) A transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos que o Poder Público Municipal conta para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, nos termos do art. 25, II, do Código Florestal: Art. 25. II - a transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas

    d) Aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos que o Poder Público Municipal conta para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, nos termos do art. 25, IV, do Código Florestal: Art. 25.  IV - aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental.

    Gabarito: A


ID
5130505
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Resolução CONSEMA Nº 117/2017, para o exercício do licenciamento ambiental das atividades de impacto local, o Município deve atender os seguintes requisitos básicos:

I. Criar, instituir e efetivar o funcionamento, na forma da lei, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, dando publicidade de seus atos;
II. Dispor de arranjo legal para o exercício das atividades e competências em matéria ambiental e social;
III. Informar ao CONSEMA, o exercício do licenciamento ambiental municipal, apresentando os atos constitutivos de criação do órgão ambiental municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente e quadro técnico municipal habilitado.

Dos itens acima:

Alternativas

ID
5130508
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A resolução do Consema nº 98/2017 estabelece procedimentos para licenciamento ambiental, define os estudos ambientais, considerados os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade ou empreendimento, e aprova a listagem das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental no Estado de Santa Catarina. Em relação à definição descrita abaixo, assinale a alternativa correta que a corresponde:

“Documento que autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação e, quando necessário, para a sua desativação.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    Resolução do Consema nº 98/2017 

    Art. 2°

    XXVII - Licença Ambiental de Operação (LAO): documento que autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação e, quando necessário, para a sua desativação;


ID
5130511
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperação institucional, exceto:

Alternativas
Comentários
  • LC nº 140/2011, artigo 4º, incisos II a V.

  • GABARITO: LETRA D

    LC nº 140/2011:

    Art. 4 Os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperação institucional: 

    I - consórcios públicos, nos termos da legislação em vigor; 

    II - convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos similares com órgãos e entidades do Poder Público, respeitado o ; 

    III - Comissão Tripartite Nacional, Comissões Tripartites Estaduais e Comissão Bipartite do Distrito Federal; 

    IV - fundos públicos e privados e outros instrumentos econômicos; 

    V - delegação de atribuições de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar; 

    VI - delegação da execução de ações administrativas de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar. 

  • "Somente"

  • Acrescentando lição de Paulo Bessa: "A LC, claramente, estabeleceu a delegabilidade das atribuições de cada ente federativo no que concerne ao poder de polícia ambiental. Foram estabelecidos apenas dois requisitos para a delegação: (i) existência de órgão ambiental capacitado a executar as ações administrativas a serem delegadas e (ii) disponha de conselho de meio ambiente.

    Conforme o parágrafo único do artigo 5º, órgão capacitado é aquele que possui técnicos próprios ou em consórcio, devidamente habilitados e em número compatível com a demanda das ações administrativas a serem delegadas. Contudo, merece ser sublinhado que, não sendo a delegação uma obrigação, mas uma mera possibilidade, não há qualquer impedimento legal para que o órgão deselegante estabeleça requisitos adicionais para o ato de delegação.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei Complementar 140/2011 (Cooperação entre a União, os Estados, o DF e os Municípios no exercício da competência comum relativas à proteção das paisagens naturais notáveis e entre outros) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante ao instrumento de cooperação institucional. Vejamos:

    a) Delegação de atribuições de um ente federativo a outro.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos de cooperação institucional, nos termos do art. 4º, V, da LC 140/11: Art. 4 Os entes federativos podem valer-se, entre outros, dos seguintes instrumentos de cooperação institucional:  V - delegação de atribuições de um ente federativo a outro, respeitados os requisitos previstos nesta Lei Complementar;

    b) Convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos similares com órgãos e entidades do Poder Público.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos de cooperação institucional, nos termos do art. 4º, II, da LC 140/11: Art. 4º II - convênios, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos similares com órgãos e entidades do Poder Público, respeitado o art. 241 da Constituição Federal; 

    c) Comissão Tripartite Nacional, Comissões Tripartites Estaduais e Comissão Bipartite do Distrito Federal.

    Correto. Trata-se de um dos instrumentos de cooperação institucional, nos termos do art. 4º, III, da LC 140/11: Art. 4º III - Comissão Tripartite Nacional, Comissões Tripartites Estaduais e Comissão Bipartite do Distrito Federal; 

    d) Somente fundos públicos e outros instrumentos econômicos.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Fundos privados também são um dos instrumentos de cooperação institucional (e não somente fundos públicos). Inteligência do art. 4º, IV, da LC 140/11: Art. 4º IV - fundos públicos e privados e outros instrumentos econômicos; 

    Gabarito: D


ID
5130514
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Com base na Lei nº 12.651/12, analise:

(__) - Faixa de passagem de inundação: área de várzea ou planície de inundação adjacente a cursos d’água que permite o escoamento da enchente.
(__) - Nascente: afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água.
(__) - Olho d’água: afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 12.651/2012 (Código Florestal) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    (V) - Faixa de passagem de inundação: área de várzea ou planície de inundação adjacente a cursos d’água que permite o escoamento da enchente. 

    Verdadeiro, nos termos do art. 3º, XXII, do Código Florestal: Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XXII - faixa de passagem de inundação: área de várzea ou planície de inundação adjacente a cursos d’água que permite o escoamento da enchente;

    (V) - Nascente: afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água. 

    Verdadeiro, nos termos do art. 3º, XVII, do Código Florestal: Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XVII - nascente: afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água; 

    (V) - Olho d’água: afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente.

    Verdadeiro, nos termos do art. 3º, XVIII, do Código Florestal: Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XVIII - olho d’água: afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente;   

    Portanto, a sequência correta é V - V - V.

    Gabarito: B

  • Lei 12651/12

    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

    XVII - nascente: afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água;

    XVIII - olho d’água: afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente;

    XXII - faixa de passagem de inundação: área de várzea ou planície de inundação adjacente a cursos d’água que permite o escoamento da enchente;

    Fiquem atentos para não confundir na prova faixa de passagem de inundação com várzea de inundação.

    XXI - várzea de inundação ou planície de inundação: áreas marginais a cursos d’água sujeitas a enchentes e inundações periódicas;


ID
5130520
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A finalidade da ISO 14.000 é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades sociais e econômicas. Em relação as suas verificações e ações corretivas, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
5130523
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta relacionada às competências do CONAMA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º (Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981) - Compete ao CONAMA:

    I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA;

    II - determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional.

    IV - homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental; ;

    V - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito;         

    VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

    VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

    Resposta: C

  • ÓRGÃO CONSULTIVO E DELIBERATIVO (CONAMA): O Conselho Nacional do Meio Ambiente, possui poder normativo, com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente, e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões. É presidido pelo MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

  • Art. 8º (Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981) - Compete ao CONAMA:

    (...)

    VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

    Eis o erro da alternativa "C".

    Tem boquinha não meus amigos.

    Carry on.

  • c) Estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

    Erro só na parte final.

    Art. 8° VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 6.938/1981 (Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante às competências do CONAMA. Vejamos:

    a) Estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA.

    Correto. Aplicação do art. 8º, I, PNMA: Art. 8º Compete ao CONAMA: I - estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA;       

    b) Estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

    Correto. Aplicação do art. 8º, VII, PNMA: Art. 8º Compete ao CONAMA: VII - estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

    c) Estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Uma das competências do CONAMA é a de estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministério competentes (e não somente nos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura). Inteligência do art. 8º, VI, PNMA: Art. 8º Compete ao CONAMA: VI - estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

    d) Determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito.

    Correto. Aplicação do art. 8º, V, PNMA: Art. 8º Compete ao CONAMA: V - determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de fiananciamento em estabelecimentos oficiais de crédito;      

    Gabarito: C

  • GABARITO - C

    Art. 8º Compete ao CONAMA:           

    I - Estabelecer, mediante proposta do IBAMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluídoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pelo IBAMA;        

    II - Determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas e das possíveis conseqüências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estaduais e municipais, bem assim a entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impacto ambiental, e respectivos relatórios, no caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional.                

    III -     REVOGADO

    IV - Homologar acordos visando à transformação de penalidades pecuniárias na obrigação de executar medidas de interesse para a proteção ambiental;

    V - Determinar, mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional, e a perda ou suspensão de participação em linhas de fiananciamento em estabelecimentos oficiais de crédito;         

    VI - Estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios competentes;

    VII - Estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos.

    Parágrafo único. O Secretário do Meio Ambiente é, sem prejuízo de suas funções, o Presidente do Conama.  

  • Estabelecer, privativamente, normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações, mediante audiência dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. Competente


ID
5130526
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos da Lei Federal nº 12.651/12, as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:

I. 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;
II. 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;
III. 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura.

Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º (Lei 18.651/12) -  Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei:

    I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: (Incluído pela Lei nº 12.727, de 2012).

    a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura;

    b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;

    d) 200 (duzentos) metros, para os cursos d’água que tenham de 200 (duzentos) a 600 (seiscentos) metros de largura;

    e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 12.651/2012 (Código Florestal) e pede ao candidato que julgue os itens que seguem, no tocante à largura mínima da Área de Preservação Permanente (APP). Vejamos:

    I. 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura; 

    Correto, nos termos do art. 4º, I, "c", do Código Florestal: Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: c) 100 (cem) metros, para os cursos d’água que tenham de 50 (cinquenta) a 200 (duzentos) metros de largura;      

    II. 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros; 

    Correto, nos termos do art. 4º, I, "e", do Código Florestal: Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de: e) 500 (quinhentos) metros, para os cursos d’água que tenham largura superior a 600 (seiscentos) metros;

    III. 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura.

    Correto, nos termos do art. 4º, I, "b", do Código Florestal: Art. 4º Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos desta Lei: I - as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:  b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;

    Portanto, todos os itens estão corretos.

    Gabarito: D

  • Aproveitando o ensejo, registro a crítica de Paulo Bessa Antunes ao artigo 4º do Código Florestal. Segundo o referido autor, as APP's em zonas urbanas, considerando a autonomia dos Municípios, padece de vício de inconstitucionalidade, sobretudo, considerando a realidade nacional (+ de 5 mil Municípios). O autor sugere a aplicação do plano diretor do respectivo Município a zona urbana correspondente. Embora posição isolada, acho interessante a ponderação, sobretudo, para uma segunda fase. No mais, por meio do Código Florestal, o legislador acabou adotando um único critério, unificando e padronizando as diferentes zonas urbanas.

    Por fim, uma irresignação pessoal. Não entendo a lógica do artigo 4º.

    Por exemplo, o art. 4º, I, b "b) 50 (cinquenta) metros, para os cursos d’água que tenham de 10 (dez) a 50 (cinquenta) metros de largura;". Ao fim e ao cabo, a limitação administrativa num rio de 50 metros de largura incidiria sobre toda a área. Ao que parece, o jeito é decorar mesmo...

    Alguém saberia dizer o por quê? Abs


ID
5130529
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A Avaliação de Impacto Ambiental deve ser compreendida como instrumento de planejamento, isto é, como uma atividade técnico-científica que tem por finalidade identificar, prever e interpretar os efeitos de uma determinada ação humana sobre o ambiente. Em relação a Avaliação de Impacto Ambiental, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Termos de Referência: esses documentos são como uma espécie de roteiro, sendo uma especificação detalhada daquilo que será o conteúdo somente do Rima. ERRADO.

    B)O “sucesso” da elaboração do EIA/Rima independe do papel desempenhado pelo coordenador-técnico da equipe multidisciplinar. A boa coordenação não é condição essencial para garantir a interdisciplinaridade exigida nos EIAs/Rimas. ERRADO.

    D) Audiência pública: é uma espécie de reunião pública onde somente se apresenta o EIA. ERRADO.

  • NADA COM NADA nenhuma das alternativas, a letra C também não descreve Diagnóstico Ambiental de acordo com CONAMA 01/86


ID
5130532
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Em relação às demais Sanções Administrativas estabelecidas no Decreto nº 6.514/08, analise:

(__) - O embargo de obra ou atividade restringe-se aos locais onde efetivamente caracterizou-se a infração ambiental, não alcançando as demais atividades realizadas em áreas não embargadas da propriedade ou posse ou correlacionadas com a infração;
(__) - No caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência;
(__) - A pedido do interessado, o órgão ambiental autuante emitirá certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área do imóvel que são objetos do embargo, conforme o caso.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Art. 15.  As sanções indicadas nos incisos V a IX do art. 3o serão aplicadas quando o produto, a obra, a atividade ou o estabelecimento não estiverem obedecendo às determinações legais ou regulamentares.  Art. 15-A.  O embargo de obra ou atividade restringe-se aos locais onde efetivamente caracterizou-se a infração ambiental, não alcançando as demais atividades realizadas em áreas não embargadas da propriedade ou posse ou não correlacionadas com a infração.                      (Incluído pelo Decreto nº 6.686, de 2008). Art. 15-B.  A cessação das penalidades de suspensão e embargo dependerá de decisão da autoridade ambiental após a apresentação, por parte do autuado, de documentação que regularize a obra ou atividade.                      (Incluído pelo Decreto nº 6.686, de 2008).
  • Art. 15-A.  O embargo de obra ou atividade restringe-se aos locais onde efetivamente caracterizou-se a infração ambiental, não alcançando as demais atividades realizadas em áreas não embargadas da propriedade ou posse ou não correlacionadas com a infração.                      

    Art. 16.  No caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência.

    Art. 18.  O descumprimento total ou parcial de embargo, sem prejuízo do disposto no art. 79, ensejará a aplicação cumulativa das seguintes sanções:

    (...)

    § 2  A pedido do interessado, o órgão ambiental autuante emitirá certidão em que conste a atividade, a obra e a parte da área do imóvel que são objetos do embargo, conforme o caso.                   

  • QUAL LEI É ESSA? É CRIMES AMBIENTAIS?


ID
5130535
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Segundo a constituição federal para assegurar a efetividade desse direito, o poder público tem algumas incumbências. Assinale a alternativa correta que representa uma delas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA B

    A) Controlar a produção e o emprego de técnicas e substâncias que comportem risco alto para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente. (faltou a comercialização)

    Art. 225, inciso V da CF: controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

    B) Promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. (CORRETO)

    C) Preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades de manipulação de material genético, exceto quando ocorre atividade de pesquisa.

    Art. 225, inciso II, CF: preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético.

    D) Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover somente o manejo ecológico dos ecossistemas.

    Art. 225, inciso I da CF: preservar e restaurar os processeos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecosssitemas;

    Bons Estudos!

  • Nessa vida, já apanhei muito em provas de concurso por aquele tipo de pensamento de entender a matéria e não decorar. Então o negócio é o seguinte: Descubra o comportamento da banca, as menores normalmente tem um orçamento mais apertado, logo vão se socorrer, via de regra, ao texto de lei e súmula. Qualquer coisa estranha a isso, mesmo que a assertiva esteja logicamente correta, porém, utilizando expressões diferentes do texto normativo, pode descartar (quantas vezes não vi por ai que o plano diretor é obrigatório para cidades com mais de 25, 30, 50 ou 100 mil, tá sistematicamente certo, contudo, a banca é ruim e você tá concorrendo a uma vaga para concurso, não para crítico de questões).

    Então vamos a um comparativo da questão:

    CF art. 225 §1º (...)

    V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;   

    A

    Controlar a produção e o emprego de técnicas e substâncias que comportem risco alto para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

    A assertiva está incompleta (falta comercialização) e foi trocado "risco", por "risco alto". A justificativa de que a expressão "alto risco" é restritiva, logicamente falando, não faz sentido algum, pois trata-se extrapolação interpretativa, em nenhum momento foi colocado um condicionante ou limitante, sendo mais fácil aceitar que a banca é ruim e quer a literalidade, coloque no seu material a lei ipsis litteris, releia várias vezes e pronto, é isso, não precisa ficar achando justificativa onde não tem.

  • LETRA "B"

    -.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

    A assertiva traz o princípio da educação ambiental que está expresso na CF/88

    (Caso esteja errado me informem por privado)


ID
5130538
Banca
AMEOSC
Órgão
CONDER - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Não definido

O Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA) é um documento de publicação periódica, previsto pela Política Nacional do Meio Ambiente, que visa apresentar o panorama do estado da qualidade ambiental no Brasil. Em relação a esse relatório, analise:

(__) - É um documento técnico, multissetorial e multitemático.
(__) - Tem por objetivo disseminar informações para o conhecimento da sociedade e apoiar a implementação e o desenvolvimento de políticas públicas nacionais, direta relacionadas com a Política Nacional do Meio Ambiente.
(__) - O RQMA encontra-se em consonância com outros princípios, objetivos e instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, especialmente aqueles relacionados às informações ambientais.

Julgue os itens acima em verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa contendo a ordem correta das respostas, de cima para baixo:

Alternativas