SóProvas



Prova AOCP - 2010 - FESF-BA - Enfermeiro - 2 - azul


ID
1585522
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Hipertensão Arterial, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.


I. A hipertensão arterial apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações, tais como: doença cerebrovascular, doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, insuficiência renal crônica e doença vascular de extremidades.

II. Em indivíduos jovens, a hipertensão decorre, mais frequentemente, apenas da elevação na pressão sistólica, enquanto a partir da sexta década o principal componente é a elevação da pressão diastólica.

III. O método mais utilizado para medida da pressão arterial na prática clínica é o indireto, com técnica auscultatória e esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, ambos calibrados.

IV. Na medida da pressão arterial do idoso pode haver menor frequência de hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflação do manguito, geralmente entre o final da fase I e o início da fase II dos sons de Korotkoff, tal achado pode superestimar a pressão sistólica.


Alternativas
Comentários
  • Alterações própria do envelhecimento desencadeiam alterações diferencias da PA, com maior frequência do hiato auscultatório, que consistem no desaparecimento dos sons no final da fase 1 e inicio da fase 2 do korotkoff.

  • E

  • Em indivíduos jovens, a hipertensão decorre, mais frequentemente, apenas da elevação na pressão diastólica, enquanto a partir da sexta década o principal componente é a elevação da pressão sistólica.

    Na medida da pressão arterial do idoso pode haver maior frequência de hiato auscultatório, que consiste no desaparecimento dos sons na ausculta durante a deflação do manguito, geralmente entre o final da fase I e o início da fase II dos sons de Korotkoff, tal achado pode subestimar a pressão sistólica.

  • Durante a ausculta, pode ocorrer o desaparecimento dos sons entre a primeira e a segunda fase, fenômeno chamado de hiato auscultatório, chegando a representar uma faixa de 30 a 40mmHg durante a aferição.

    Na prática clínica, a presença do hiato pode resultar em uma pressão sistólica subestimada e pressão diastólica superestimada, principalmente em pacientes idosos.

    Para evitar esta ocorrência, é aconselhado realizar o método palpatório antes do auscultatório. Esse método se baseia em estimar a pressão sistólica a partir da insuflação do manguito até que não seja possível palpar o pulso radial. Após esta etapa, o manguito deve ser novamente insuflado entre 20 a 30mmHg acima da pressão sistólica estimada e prossegue-se com a técnica auscultatória.


ID
1585525
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a portaria 648/GM de março de 2006, o número máximo de Equipes de Saúde da Família, pelas quais os municípios e o Distrito Federal podem fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, será calculado pela fórmula

Alternativas
Comentários
  • ange-newline"> bucal – o número máximo de eSF com ou sem os profisionais
    de saúde bucal pelas quais o município e o Distrito Federal
    podem fazer jus ao recebimento de recursos fianceiros
    específios será calculado pela fórmula: população/2.400.
     

  • Desatualizada

    Pela PNAB de 2017 é população/2000

  • Cálculo atualizado em 2017 pela: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    iii) - Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.000.

    iv) - Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;

  • Desatualizada

    Pela PNAB de 2017 é população/2000

    Cálculo atualizado em 2017 pela: PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    iii) - Fica estipulado para cálculo do teto máximo de equipes de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF), com ou sem os profissionais de saúde bucal, pelas quais o Município e o Distrito Federal poderão fazer jus ao recebimento de recursos financeiros específicos, conforme a seguinte fórmula: População/2.000.

    iv) - Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;


ID
1585528
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica e Equipes de Saúde da Família, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D


ID
1585531
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Em ___________, aconteceu a 8ª. Conferência Nacional de Saúde (CNS) que tinha como tema _________________ e constituiu-se em fórum de luta pela _____________ do sistema de saúde e pela implantação de políticas sociais que defendessem e cuidassem da vida. Era um momento chave do Movimento ___________ e da afirmação da indissociabilidade entre a garantia da saúde como direito social irrevogável e a garantia dos demais direitos humanos e de cidadania. O relatório final da 8ª CNS lançou os fundamentos da proposta do __________.

Alternativas
Comentários
  • O tema/movimento "Saúde para todos no ano 2000" foi da Conferência de Alma-Ata (30ª Assembléia Mundial de Saúde, realizada pela OMS em 1977).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_Internacional_sobre_Promo%C3%A7%C3%A3o_da_Sa%C3%BAde

  • 1ª CNS (1941)

    2ª CNS (1950)

    3ª CNS (1963)

    4ª CNS (1967)

    5ª CNS (1975)

    6ª CNS (1977)

    7ª CNS (1980)

    8ª CNS (1986)

    Temas:1. Saúde como direito; 2. Reformulação do Sistema Nacional de Saúde; e 3. Financiamento setorial.

    9ª CNS (1992)

    Tema central: Municipalização é o caminho. Temas específicos: 1. Sociedade, governo e saúde; 2. Implantações do SUS; 3. Controle social; 4. Outras deliberações e recomendações.

    10ª CNS (1996)

    Temas: 1. Saúde, cidadania e políticas públicas; 2. Gestão e organização dos serviços de saúde; 3. Controle social na saúde; 4. Financiamento da saúde; 5. Recursos humanos para a saúde; e 6 Atenção integral à saúde.

    11ª CNS (2000)

    Tema central: Efetivando o SUS – Acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social. 1. Controle social; 2. Financiamento da atenção à saúde no Brasil; 3. Modelo assistencial e de gestão para garantir acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde, com controle social.

    12ª CNS (2003)

    13ª CNS (2007)

    14ª CNS (2011)

    Tema: Todos usam o SUS! SUS na seguridade social - política pública, patrimônio do povo brasileiro


ID
1585534
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à atribuição dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s).


I. É uma atribuição do Enfermeiro supervisionar e coordenar ações para capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e de auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho de sua funções.

II. É uma atribuição do Enfermeiro cadastrar as famílias de sua área de abrangência juntamente com o Agente Comunitário de Saúde, efetuando o mapeamento da área de abrangência da Equipe .

III. É atribuição do Auxiliar de Enfermagem realizar busca ativa de casos, como tuberculose, hanseníase e demais doenças de cunho epidemiológico.

IV. Não consta nas atribuições do médico da Estratégia Saúde da Família indicar internação hospitalar, assim como verificar e atestar óbito.

Alternativas
Comentários
  • Atribuições dos membros das equipes: 

    Médico: 
    atende a todos os integrantes de cada família, independente de sexo e idade, desenvolve com os demais integrantes da equipe, ações preventivas e de promoção da qualidade de vida da população. 

    Enfermeiro: 
    supervisiona o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realiza consultas na unidade de saúde, bem como assiste às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio. 

    Auxiliar de enfermagem: realiza procedimentos de enfermagem na unidade básica de saúde, no domicílio e executa ações de orientação sanitária. 

    Agente Comunitário de Saúde: 
    faz a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando cada domicílio pelo menos um vez por mês; realiza o mapeamento de cada área, o cadastramento das famílias e estimula a comunidade para práticas que proporcionem melhores condições de saúde e de vida. 
     


ID
1585537
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil, principalmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Em relação à Doença Diarréica, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Considerando a magnitude das diarreias agudas no Brasil, desde 1994,foi instituída a Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas – MDDA, sistema de vigilância sentinela, ágil e de avaliação contínua, configurando instrumento para o acompanhamento destes agravos na esfera municipal.

(    ) As doenças diarreicas agudas causadas por rotavírus são as principais causas de morbidade e mortalidade por diarreia em crianças em todo o mundo, nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento.


(    ) Nas doenças diarreicas agudas causadas por rotavírus, o principal sítio de replicação viral é o intestino grosso, em particular o reto, situando-se especificamente nas células epiteliais maduras que revestem as mucovilosidades intestinais.


(    ) A vacina de rotavírus constitui-se em uma importante medida preventiva contra os casos de diarreia aguda. É uma vacina polivalente elaborada com vírus isolados em ovo e atenuados para manter a capacidade imunogênica, porém não patogênica.

Alternativas
Comentários
  • carine lenice é letra c correta 

  • -  Os rotavírus replicam-se principalmente no trato gastrointestinal e infectam os enterócitos das vilosidades (villi) do intestino delgado. 

    - Vacina é monovalente.


ID
1585540
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Já está devidamente comprovada, por estudos científicos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espécies. São vários os argumentos em favor do aleitamento materno. Em relação aos benefícios oriundos do leite materno, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Oferecer à criança amamentada água ou chás, prática considerada inofensiva até pouco tempo atrás, pode dobrar o risco de diarreia nos primeiros seis meses.

(    ) A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida aumenta o risco de alergia à proteína do leite de vaca, de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes.

(    ) A exposição à pequenas doses de leite de vaca, nos primeiros dias de vida, parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso é importante evitar o uso desnecessário de fórmulas lácteas nas maternidades.

(    ) Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianças amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as não amamentadas.

(    ) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformação do palato duro, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.


Alternativas

ID
1585543
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Úlcera Genital

2. Corrimento Vaginal

(    ) Tricomoníase

(    ) Cancro mole

(    ) Herpes

(    ) Sífilis

(    ) Gonorreia

Alternativas

ID
1585546
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

Alternativas
Comentários
  • Infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.


ID
1585549
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. As equipes de atenção básica têm papel relevante na prevenção, no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras – sintomáticas ou não – de hepatites. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes situações clínicas, consideradas como suspeitas de hepatite viral e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


(    ) Icterícia aguda e colúria.

(    ) Diminuição de aminotransferases.

(    ) História de exposição percutânea ou de mucosa a sangue e/ou secreções de pessoas portadoras ou com suspeita de infecção pelo HBV ou HAV.

(    ) História de contato sexual ou domiciliar com indivíduo sabidamente HBsAg reagente e/ou anti-HBc reagente

(    ) Exames sorológicos de triagem reagentes para hepatites (doadores de sangue e/ ou órgãos, usuários de hemodiálise e ambulatórios de DST).

Alternativas
Comentários
  • Aumento de aminotransferases

     

    HAV a via de transmissão é fecal-oral.


ID
1585552
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para impactar sobre os múltiplos fatores que interferem nas ações de controle dos cânceres do colo do útero e da mama, é importante que a atenção às mulheres esteja pautada em uma equipe multiprofissional. Em relação às ações dos profissionais, qual das alternativas abaixo NÃO faz parte das atribuições do enfermeiro?

Alternativas
Comentários
  • Prescrição de tratamento medicamentoso, salvo quando protocolado, é uma atribuição privativa do profissional de saúde médico!

  • Letra: E -Correta, neste programa de C.A mama e colo,não existe rotina aprovada para enfermeiro estabelecida em relação a medicamentos.
    Segundo a Lei7498/86:
    Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    I - privativamente:
    c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    Caderno de Atenção Básica- Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama-
    Atribuições do Enfermeiro (neste tipo de atendimento no caso de C.A-mama e colo-Programa de saúde pública)
    a) Realizar atenção integral às mulheres;
    b) Realizar consulta de enfermagem, coleta de exame preventivo e exame clínico das mamas, solicitar
    exames complementares e prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas
    técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão;
    c) Realizar atenção domiciliar, quando necessário;
    d) Supervisionar e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem;
    e) Manter a disponibilidade de suprimentos dos insumos e materiais necessários para as ações
    propostas neste Caderno;
    f) Realizar atividades de educação permanente junto aos demais profissionais da equipe.


ID
1585555
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Das Infrações e Penalidades contidas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o Art. 18, da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação.

II. As penalidades de advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício Profissional são da alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem, sendo inclusive de sua responsabilidade a pena de cassação do direito ao exercício Profissional

III. Considera-se infração disciplinar a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

IV. Responde pela infração quem a cometer ou concorrer para a sua prática, ou dela obtiver benefício, quando cometida por outrem.

V. A gravidade da infração é caracterizada através da análise dos fatos e causas do dano, suas consequências e dos antecedentes do infrator.




Alternativas
Comentários
  • As penalidades de advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício Profissional são da alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem e ao Conselho Federal de Enfermagem a pena de cassação do direito ao exercício profissional


ID
1585558
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Dever

    b) Alçada do COREN

    c)Infrações leves

    d) Direito do profissional

    e) CORRETO

  • agora o novo codigo de etica é assim: 

    § 2º São consideradas infrações moderadas
    as que provoquem debilidade
    temporária de membro, sentido ou função
    na pessoa ou ainda as que causem
    danos mentais, morais, patrimoniais ou
    financeiros.
    § 3º São consideradas infrações graves as
    que provoquem perigo de morte, debilidade
    permanente de membro, sentido ou
    função, dano moral irremediável na pessoa
    ou ainda as que causem danos mentais,
    morais, patrimoniais ou financeiros.

  • QUESTAO DESATUALIZADA

    § 3º São consideradas infrações graves as

    que provoquem perigo de morte, debilidade

    permanente de membro, sentido ou

    função, dano moral irremediável na pessoa

    ou ainda as que causem danos mentais,

    morais, patrimoniais ou financeiros.


ID
1585561
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Araneísmo é caracterizado pela inoculação de toxinas através de ferrões localizados nas quelíceras de aranhas peçonhentas. Em relação aos seus agentes causais, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Loxosceles (aranha-marrom).

2. Phoneutria (aranha-armadeira, aranha-macaca).

3. Latrodectus (viúva-negra).

(    ) Pode atingir até 15cm, não constrói teia geométrica e tem hábito agressivo, podendo saltar a uma distância de 40cm.

(    ) De pequeno porte (3 - 4cm), constrói teia irregular em fendas, telhas e tijolos e, dentro das casas, atrás de quadros e móveis, sempre ao abrigo da luz; não é agressiva e só causa acidentes quando comprimida contra o corpo.

(    ) Aranha pequena, constrói teia irregular e vive em vegetações arbustivas e gramíneas, podendo apresentar hábitos domiciliares e peridomiciliares.


Alternativas
Comentários
  • ( 2 ) Pode atingir até 15cm, não constrói teia geométrica e tem hábito agressivo, podendo saltar a uma distância de 40cm. 

    ( 1 ) De pequeno porte (3 - 4cm), constrói teia irregular em fendas, telhas e tijolos e, dentro das casas, atrás de quadros e móveis, sempre ao abrigo da luz; não é agressiva e só causa acidentes quando comprimida contra o corpo. 

    ( 3 ) Aranha pequena, constrói teia irregular e vive em vegetações arbustivas e gramíneas, podendo apresentar hábitos domiciliares e peridomiciliares.

  • Phoneutria - Aranha armadeira. O corpo destas aranhas pode atingir até 3 cm, e incluindo as pernas, até 15 cm. Apresentam oito olhos dispostos em três fileiras. Possuem hábitos noturnos e não vivem em teias. Durante o dia, permanecem escondidas sob troncos, em bananeiras, palmeiras e bromélias. Nos domicílios, podem ser encontradas em locais úmidos e escuros, como dentro de sapatos, atrás de móveis, cortinas etc. Caçam e imobilizam suas presas pela ação do veneno. São agressivas e se “armam” para o ataque, apoiando-se nos dois pares de pernas traseiras, podendo saltar uma distância de até 40 cm. Os acidentes podem ser tratados sintomaticamente, através de bloqueios locais anestésicos, ou com a utilização de sorotereapia específica (soro antiaracnídico), de acordo com a gravidade do caso.

    Loxoceles - Aranha marrom. São aranhas pequenas, com o corpo de aproximadamente 1 cm e, incluindo as pernas, até 3 cm de comprimento. Apresentam 6 olhos dispostos aos pares. Ocupam grande diversidade de hábitats, como raízes e cascas de árvores, folhas secas de palmeiras, bambuzais e cavernas; atrás de móveis, sótãos, garagens, porões de casas, entulhos e madeiras. Possuem hábitos noturnos, vivem em teias irregulares, não são agressivas e picam somente quando espremidas contra o corpo. Os acidentes têm sido tratados com soro antiaracnídico ou antiloxocélico, mas também podem ser empregados corticosteróides no tratamento.

    Latrodectus - Viúva negra. Nestas aranhas, as fêmeas atingem o comprimento de até 2 cm, enquanto os machos têm de 2 a 3 mm. As fêmeas são as únicas responsáveis pelos acidentes humanos. Possuem oito olhos que estão dispostos em duas fileiras. Vivem em meio à vegetação arbustiva, gramíneas, buracos de erosão em gramados, canaletas de água de chuva, latas vazias e pneus velhos. Não são agressivas e os acidentes só ocorrem quando são espremidas contra o corpo da vítima. Os acidentes podem ser tratados sintomaticamente através de analgésicos e sedativos, ou com a utilização de sorotereapia específica (soro anti-latrodectus), de acordo com a gravidade do caso.

  • As aranhas peçonhentas de interesse médico no Brasil são representadas pelos gêneros Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (armadeira) e Latrodectus (viúva-negra), que apresentam aspectos biológicos e distribuição geográfica bastante distintos.

    Loxosceles (aranha-marrom) - De pequeno porte (3-4cm), constrói teia irregular em fendas, telhas e tijolos e, dentro das casas, atrás de quadros e móveis, sempre ao abrigo da luz; não é agressiva e só causa acidentes quando comprimida contra o corpo.

    Phoneutria - As aranhas do gênero Phoneutria são popularmente conhecidas como aranhas armadeiras. Embora provoquem acidentes com freqüência, estes raramente levam a um quadro grave. - Pode atingir até 15cm, não constrói teia geométrica e tem hábito agressivo, podendo saltar a uma distância de 40cm.

    Latrodectus (viúva-negra) - Aranha pequena, constrói teia irregular e vive em vegetações arbustivas e gramíneas, podendo apresentar hábitos domiciliares e peridomiciliares.

    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.



ID
1585564
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione as colunas e, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta


1. Amebíase.

2. Ancilostomíase.

3. Ascaridíase.

4. Botulismo.

5. Brucelose.


(    ) doença não-contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: alimentar, por ferimentos e intestinal. O local de produção da toxina é diferente em cada uma dessas formas, porém todas se caracterizam clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais.

(    ) Doença sistêmica bacteriana, com quadro clínico muito polimorfo. Seu início pode ser agudo ou insidioso, caracterizado por febre contínua, intermitente ou irregular, de duração variável. Um sintoma quase constante é a astenia e qualquer exercício físico produz pronunciada fadiga, acompanhada de mal-estar, cefaleia, debilidade, suor profuso, calafrios, artralgia, estado depressivo e perda de peso.

(    ) Doença parasitária do homem, causada por um helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.

(    ) Infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extra-intestinal da doença.

(    ) Infecção intestinal causada por nematódeos, que nos casos de infecções leves, pode apresentar-se assintomática. Apresentações clínicas importantes, como um quadro gastrointestinal agudo caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e flatulência, também podem ocorrer.


Alternativas
Comentários
  • questão muito dificil

  • e)

    4 – 5 – 3 – 1 – 2.

  • PARA MELHOR VISUALIZAR

    (BOTULISMO ) doença não-contagiosa, resultante da ação de potente neurotoxina. Apresenta-se sob três formas: alimentar, por ferimentos e intestinal. O local de produção da toxina é diferente em cada uma dessas formas, porém todas se caracterizam clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais.

    (BRUCELOSE) Doença sistêmica bacteriana, com quadro clínico muito polimorfo. Seu início pode ser agudo ou insidioso, caracterizado por febre contínua, intermitente ou irregular, de duração variável. Um sintoma quase constante é a astenia e qualquer exercício físico produz pronunciada fadiga, acompanhada de mal-estar, cefaleia, debilidade, suor profuso, calafrios, artralgia, estado depressivo e perda de peso.

    ( ASCARIDÍASE) Doença parasitária do homem, causada por um helminto. Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de parasitas, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal.

    (AMEBIASE) Infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Esse parasito pode atuar como comensal ou provocar a invasão de tecidos, originando as formas intestinal e extra-intestinal da doença.

    ( ANCILOSTOMÍASE) Infecção intestinal causada por nematódeos, que nos casos de infecções leves, pode apresentar-se assintomática. Apresentações clínicas importantes, como um quadro gastrointestinal agudo caracterizado por náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e flatulência, também podem ocorrer.


ID
1585567
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às doenças infecciosas de interesse para a saúde pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) Cólera. Doença infecciosa intestinal aguda, causada pela enterotoxina do Vibrio cholerae. Pode se apresentar de forma grave, com diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, dor abdominal e cãibras. Esse quadro, quando não tratado prontamente, pode evoluir para desidratação, acidose e colapso circulatório.

    C)Coqueluche: coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. 

    D)Criptosporidíase: Infecção causada por protozoário coccídeo, parasito reconhecido como patógeno animal. Atinge as células epiteliais das vias gastrointestinais, biliares e respiratórias do homem, de diversos animais vertebrados e grandes mamíferos. É responsável por diarréia esporádica.

    E) Criptococose: Infecção causada por fungo, pulmonar ou disseminada, adquirida por inalação de solo contaminado com a levedura encapsulada Cryptococcus neoformans. Os sintomas são os de pneumonia, meningite, ou de envolvimento cutâneo, ósseo, ou de vísceras. O diagnóstico é clínico e microscópico, confirmado por cultura 


ID
1585570
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à Cetose e Cetoacidose, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. A cetoacidose é uma complicação potencialmente letal, com índices de mortalidade entre 5% e 15%. Estima-se que 50% dos casos possam ser evitados com medidas simples de atenção.

II. A cetoacidose ocorre particularmente em pacientes com diabetes tipo 2, sendo algumas vezes a primeira manifestação da doença.

III. O quadro clínico consiste em polidipsia, poliúria, enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal, além de vômitos, desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental.

IV. A cetose, que antecede a cetoacidose, pode ser manejada em casa, desde que o paciente esteja habituado com o automonitoramento da glicemia. Já a cetoacidose em evolução requer tratamento imediato no local de atendimento usual ou em serviço de emergência.

V. O diabetes tipo 1, que mantém uma reserva pancreática de insulina, raramente desenvolve essa complicação, mas isso pode ocorrer em intercorrências como infarto, AVC ou infecção grave, em que há elevada produção de hormônios contra-reguladores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

    I- V

    II- F Geralmente um diabético Tipo I, mas às vezes isso ocorre muito estágio avançado em diabéticos Tipo II.

    III- V

    IV- V

    V- F O pâncreas do pct com DM1 produz pouca ou nenhuma insulina. Ocorre a Cetoacidose diabética com mais frequência.


ID
1585573
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cerca de metade da população com Diabetes não sabe que é portadora da doença, algumas vezes permanecendo não diagnosticados até que se manifestem sinais de complicações. Alguns fatores são indicativos de maior risco para desenvolvimento do Diabetes, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • E

    Colesterol HDL maior que 40 mg/dl e triglicerídeos menor que 180 mg/dl.

  • Letra E

    Correto: Hipertrigliceridemia > 250mg/dL OU HDL-C baixo < 30mg/dL.

  • Gabarito: Letra E.

     

    De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).2019-2020.

     

    HDL-c < 35 mg/dL e/ou triglicérides > 250 mg/dL;


ID
1585576
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina é o imunobiológico que contém um ou mais agentes imunizantes (vacina isolada ou combinada) sob diversas formas: bactérias ou vírus vivos atenuados, vírus inativados, bactérias mortas e componentes de agentes infecciosos purificados e/ou modificados quimicamente ou geneticamente. Em relação à composição das vacinas, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Líquido de suspensão.

2. Conservantes, estabilizadores e antibióticos.

3. Adjuvantes.


(    ) constituído geralmente por água destilada ou solução salina fisiológica, podendo conter proteínas e outros componentes originários dos meios de cultura ou das células utilizadas no processo de produção das vacinas.

(    ) compostos contendo alumínio, são comumente utilizados para aumentar o poder imunogênico de algumas vacinas, amplificando o estímulo provocado por esses agentes imunizantes.

(    ) pequenas quantidades de substâncias antibióticas ou germicidas, são incluídas na composição de vacinas para evitar o crescimento de contaminantes (bactérias e fungos); estabilizadores (nutrientes) são adicionados à vacinas constituídas por agentes infecciosos vivos atenuados.

Alternativas
Comentários
  • (D) 1-3-2.


ID
1585579
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de um caso de dengue clássica, uma das condutas terapêuticas é a hidratação oral. Para um adulto de 70 kg, qual a orientação adequada ?

Alternativas
Comentários
  • Primeiro dia: 80ml/kg/dia, aproximadamente 6,0 litros. Sendo fracionado no período da manhã: 1litro de Soro de Reidratação Oral (SRO) e 2 litros de líquidos caseiros (sucos, chás, etc); Período da tarde: 0,5l de SRO, 1,5l de líquidos caseiros e período da noite: 0,5l de SRO e 0,5l de líquidos caseiros.


ID
1585582
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prova do laço é importante para a triagem do paciente suspeito de dengue, pois pode ser a única manifestação hemorrágica de casos complicados, podendo representar a presença de plaquetopenia ou de fragilidade capilar. Assinale a alternativa que descreve corretamente a “prova do laço”.

Alternativas
Comentários
  • A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.

    A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa. Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80; então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg. Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.

    Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida.

    A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.

     

    Fonte: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf

     

    "Milagres acontecem quando a gente vai a luta..."

  • PROVA DO LAÇO

    1- Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2;

    2- Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.

    3-Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele;

    a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos.

    A prova do laço deve ser realizada na triagem, obrigatoriamente, em todo paciente com suspeita de dengue e que não apresente sangramento espontâneo.

    A prova deverá ser repetida no acompanhamento clínico do paciente apenas se previamente negativa. Verificar a pressão arterial e calcular o valor médio pela fórmula (PAS + PAD)/2; por exemplo, PA de 100 x 60 mmHg, então 100+60=160, 160/2=80; então, a média de pressão arterial é de 80 mmHg. Insuflar o manguito até o valor médio e manter durante cinco minutos nos adultos e três minutos em crianças.

    Desenhar um quadrado com 2,5 cm de lado no antebraço e contar o número de petéquias formadas dentro dele; a prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças; atenção para o surgimento de possíveis petéquias em todo o antebraço, dorso das mãos e nos dedos. Se a prova do laço apresentar-se positiva antes do tempo preconizado para adultos e crianças, ela pode ser interrompida.

    A prova do laço frequentemente pode ser negativa em pessoas obesas e durante o choque.


ID
1585585
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à técnica para coleta de amostras diante de um caso suspeito de doença respiratória aguda, analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Preferencialmente, utilizar a técnica de aspirado de nasofaringe com frasco coletor de secreção, pois a amostra obtida por essa técnica pode concentrar maior número de células.

II. Na impossibilidade de utilizar a técnica de aspirado de nasofaringe, como alternativa, poderá ser utilizada a técnica de swab combinado de nasofaringe e orofaringe, exclusivamente com swab de rayon.

III. Poderá ser utilizado swab de algodão, pois o mesmo auxilia nas metodologias moleculares utilizadas.

IV. As amostras de secreção respiratória coletadas devem ser mantidas em temperatura adequada de refrigeração (4 a 8ºC) e encaminhadas ao laboratório no mesmo dia da coleta.

Alternativas
Comentários
  • A coleta nasofaringea, é um procedimento indolor. A técnica de aspiração usa uma sonda nº 6 e com um orifício, Utiliza vaco não muito forte. Durante a aspiração deve-se ficar movimentando a sonda, realizando a coleta em ambas narinas, até obter um volume de 1 ml.

    Coleta de material com swab rayon: caso aja a presença de secreção, pedir para assoar o nariz. Elevar a cabeça, e o nariz com o dedo polegar. Inserir o swab e esfregar o a ponta do swab em direção a orelha. Coletar nas duas narinas um swab para cada narina, e outro para a faringe(região posterior e tocilas). Após a coleta, introduzir em solução fisiológica.


ID
1585588
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento PHPN, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1585591
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os principais troncos nervosos acometidos pela Hanseníase são:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Guia Prático Para os Profissionais da Equipe de Saúde da Família: Controle da Hanseníase na Atenção Básica, os principais nervos periféricos acometidos na hanseníase são os que passam: 

    • pela face – trigêmio e facial, que podem causar alterações na face, nos olhos e no nariz;

    • pelos braços – radial, ulnar e mediano, que podem causar alterações nos braços e mãos; 

    • pelas pernas – fibular comum e tibial posterior, que podem causar alterações nas pernas e pés

  • Face: trigêmeo e facial; Braços: radial, ulnar e mediano; Pernas: fibular e tibial.


ID
1585594
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN -, analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s).


I. O SINAN fornece dados para análise do perfil de morbidade da população e contribui para tomada de decisão no nível local, estadual e federal.

II. O SINAN é atualmente alimentado principalmente pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória, conforme Portaria SVS/MS, número 05, de 21/02/2006.

III. O SINAN foi o primeiro sistema de informação desenvolvido pelo departamento de informática do Ministério da Saúde, no ano de 1974, com o objetivo de padronizar a coleta de dados de doenças transmissíveis.

IV. O uso do SINAN foi regulamentado pela portaria GM/MS número 187, de 18 de janeiro, de 1974, quando se tornou obrigatória a alimentação regular da base de dados pelo município, estados e Distrito Federal.


Alternativas
Comentários
  • Desatualizadas
  • Só lembrando que o SIPNI é de 1973, logo mais antigo do que o o SINAN citado na alternativa III (1974), e que na verdade é da década de 90.


ID
1585597
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. A Lei Federal 8080/90 regula, em ______________________, as ações e serviços de saúde, executados ______________________________, em caráter ________________________, por pessoas naturais ou jurídicas de direito _____________________.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.

  • ​Preceitua o art.1° da lei n.8080/90:

    Esta lei regula, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, as ações e serviços de saúde, executados ISOLADA OU CONJUNTAMENTE, em caráter PERMANENTE OU EVENTUAL, por pessoas naturais ou jurídicas de direito PÚBLICO OU PRIVADO.

  • LEI 8080

    DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

    ART. 1º ESTA LEI REGULA, EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, AS AÇOES E SERVIÇOS DE SAÚDE, EXECUTADOS ISOLADA OU CONJUNTAMENTE, EM CARÁTER PERMANENTE OU EVENTUAL, POR PESSOAS NATURAIS OU JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO.

  • Lei 8.080 de 1990

    Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.


ID
1585600
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Lei Federal 8080/90


I. a saúde é um direito fundamental do ser humano.

II. o Estado deve prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

III. o dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

IV. dizem respeito também à saúde, as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.


Alternativas
Comentários
  • I - OK

    II - OK

    III - O dever do Estado deve coexistir com o dever das pessoas, da família e das empresas e sociedade na saúde das pessoas.

    IV - a saúde não é mais encarada apenas como "a ausência de doença". Hoje leva-se em consideração o bem estar físico, mental e social.

  • Gabarito: D

     

    I: Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    II: Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

    III: § 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

    IV: Parágrafo único. Dizem respeito também à saúde as ações que, por força do disposto no artigo anterior, se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social.

  • III. o dever do Estado NÃO exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

  • Acertei essa! Mas esse ultimo conceito não é da 8080/90 e sim da OMS

  • GABARITO: LETRA D

    #FUNSAÚDE/CE


ID
1585603
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei 8080/90, entende-se por vigilância sanitária

Alternativas
Comentários
  • b) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

  • Lei 8.080/90

    Art.  6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    § 1º  Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários.

  • Vigilância sanitária tem a própria palavra "sanitária" no conceito. Só daqui da pra diferenciar de vigilância epidemiológica e matar muitas questões.

     

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

     

    GABARITO (B)

  • vigilância sanitária = produtos e serviços

    vigilância epidemiológica = doenças

    Saúde dos trabalhadores = vigilância sanitária + vigilância epidemiológica

  • Esta questão está ridícula de mal formulada!

  • Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. (Lei nº8.080/90)

    Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.(Lei nº8.080/90)

  • Lei 8.080/90

    ART.6 .§ 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

  • a) Errado. A vigilância não é um conjunto de ações capazes de detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes. Isso é vigilância epidemiológica.

    b) Certo. De acordo com a lei n° 8.080 a vigilância sanitária é definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

    c) Errado. Essa é a definição de vigilância trazida pela lei de criação do SUS.

    d) Errado. Pelo que a lei 8.080 traz, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho é a definição de saúde do trabalhador.

    e) Errado. Isso não é definição de nada, apenas foi misturado o conceito de vigilância sanitária com saúde do trabalhador.

    Gabarito: B

  • a) Errado. A vigilância não é um conjunto de ações capazes de detectar e prevenir qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes. Isso é vigilância epidemiológica.

    b) Certo. De acordo com a lei n° 8.080 a vigilância sanitária é definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

    c) Errado. Essa é a definição de vigilância trazida pela lei de criação do SUS.

    d) Errado. Pelo que a lei 8.080 traz, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho é a definição de saúde do trabalhador.

    e) Errado. Isso não é definição de nada, apenas foi misturado o conceito de vigilância sanitária com saúde do trabalhador.

    Gabarito: B

  • Vigilância sanitária é aquela que multa e fecha estabelecimentos por causa de produtos que podem fazer mal a saúde. Exemplo à grosso modo

    Vigilância epidemiológica age no estudo, detecção de fatores determinantes da saúde.

  • "§ 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde."

    https://conselho.saude.gov.br/legislacao/lei8080_190990.htm


ID
1585606
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:


I. integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

II. conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.

III. capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

IV. organização dos serviços públicos de modo a concretizar a duplicidade de meios para fins idênticos.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    CAPÍTULO II
    Dos Princípios e Diretrizes: 

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

     

  • RESPOSTA A

    Capítulo II -- Dos Princípios e Diretrizes: 

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a EVITAR duplicidade de meios para fins idênticos

  • COMENTÁRIOS

    O último item já mistura com a Lei 8080 90. A correção seria tirar o “concretizar” e colocar o “evitar”, utilizando melhor os recursos e distribuição da oferta.

    RESPOSTA: A.

  • A.

    Devemos evitar a duplicidade, e não concretizar a mesma!


ID
1585609
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:


(    ) alimentação e nutrição, saneamento e meio ambiente.

(    ) vigilância sanitária e farmacoepidemiologia.

(    ) recursos humanos.

(    ) ciência e tecnologia e saúde do trabalhador.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.080/1990

    Art. 13. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

    I - alimentação e nutrição;

    II - saneamento e meio ambiente;

    III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;

    IV - recursos humanos;

    V - ciência e tecnologia; e

    VI - saúde do trabalhador.

  • RESPOSTA - LETRA D (Todas as alternativas são verdadeiras)

    Art. 13. A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

    I - alimentação e nutrição;

    II - saneamento e meio ambiente;

    III - vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;

    IV - recursos humanos;

    V - ciência e tecnologia; e

    VI - saúde do trabalhador.


ID
1585612
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.


I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.

II. Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros, necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

III. O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

IV. O atendimento e a internação domiciliares poderão ser realizados independentemente de indicação médica, desde que haja expressa concordância do paciente e de sua família.

Alternativas
Comentários
  • LETRA: A

  • RESPOSTA A

    CAPÍTULO VI

    Art. 19-I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.

    § 1o Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio. 

    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

    § 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.

  • DO SUBSISTEMA DE ATENDIMENTO E INTERNAÇÃO DOMICILIAR

    O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa CONCORDÂNCIA do paciente e de sua família

  • Art. 19-I. São estabelecidos atendimento domiciliar e internação domiciliar.

    incluem-se os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

    § 2o O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

    § 3o O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, com expressa concordância do paciente e de sua família.

  • GABARITO: LETRA A

    #FUNSAÚDE/CE 2021


ID
1585615
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, de

Alternativas
Comentários
  • Olá,

    Lei 8080/90:

    Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença,
    junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)
    § 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.(Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)

  • RESPOSTA C

  • RESPOSTA C

    Art. 19-J. Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

    § 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente.

  • Só pode haver 1 acompanhante que acompanhará todo o processo, indicado pela parturiente.


ID
1585618
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas.


I. Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional.

II. Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidos em regime de tempo integral.

III. Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

IV. As especializações, na forma de treinamento em serviço sob supervisão, serão regulamentadas por Comissão Nacional, garantida a participação das entidades profissionais correspondentes.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA E

    Lei 8.080/90

    Parágrafo único. Os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa, mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema educacional

     Art. 28 Os cargos e funções de chefia, direção e assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), só poderão ser exercidas em regime de tempo integral.

    § 1° Os servidores que legalmente acumulam dois cargos ou empregos poderão exercer suas atividades em mais de um estabelecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Art. 30. As especializações na forma de treinamento em serviço sob supervisão serão regulamentadas por Comissão Nacional, instituída de acordo com o art. 12 desta Lei, garantida a participação das entidades profissionais correspondentes.

  • GABARITO: LETRA E

    #FUNSAÚDE/CE


ID
1585621
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no(a)

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.142

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

  • RESPOSTA D

  • 8142-90------>>>>conass e conasems terão representação no CNS


ID
1585624
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. Para receberem os recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com


I. fundo de Saúde e Conselho de Saúde, com composição paritária.

II. plano de saúde e relatórios de gestão que permitam o controle.

III. contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.

IV. comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.



Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

  • A resposta é letra E de acordo com o artigo que você mandou
  • LETRA E

    LEI 8142/90

    ART 4º

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

  • C P F R C C

  • LETRA E

    LEI 8142/90

    ART 4º

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

  • Art. 4° Para receberem os recursos, de que trata o art. 3° desta lei, os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

     

    I - Fundo de Saúde;

    II - Conselho de Saúde, com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - plano de saúde;

    IV - relatórios de gestão que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento;

    VI - Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

  • GABARITO: LETRA E


ID
1585627
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria n° 399/2006 do Ministério da Saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Atenção domiciliar – Instituir esta modalidade de prestação de serviços ao idoso, valorizando o efeito favorável do ambiente familiar no processo de recuperação de pacientes e os benefícios adicionais para o cidadão e o sistema de saúde.

  • RESPOSTA A

  • PORTARIA MS 399/2006

    A – SAÚDE DO IDOSO

    2 - Ações estratégicas:

     

    Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa - Instrumento de cidadania com informações relevantes sobre a saúde da pessoa idosa, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.

     

    Manual de Atenção Básica e Saúde para a Pessoa Idosa - Para indução de ações de saúde, tendo por referência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

     

    Programa de Educação Permanente à Distância - Implementar programa de educação permanente na área do envelhecimento e saúde do idoso, voltado para profissionais que trabalham na rede de atenção básica em saúde, contemplando os conteúdos específicos das repercussões do processo de envelhecimento populacional para a saúde individual e para a gestão dos serviços de saúde.

     

    Acolhimento - Reorganizar o processo de acolhimento à pessoa idosa nas unidades de saúde, como uma das estratégias de enfrentamento das dificuldades atuais de acesso.

     

    Assistência Farmacêutica - Desenvolver ações que visem qualificar a dispensação e o acesso da população idosa.

     

    Atenção Diferenciada na Internação - Instituir avaliação geriátrica global realizada por equipe multidisciplinar, a toda pessoa idosa internada em hospital que tenha aderido ao Programa de Atenção Domiciliar.

     

    Atenção domiciliar – Instituir esta modalidade de prestação de serviços ao idoso, valorizando o efeito favorável do ambiente familiar no processo de recuperação de pacientes e os benefícios adicionais para o cidadão e o sistema de saúde.

  • GABARITO: LETRA A

    #FUNSAÚDE/CE


ID
1585630
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta as corretas. O gestor estadual é responsável pela gestão da política de alta complexidade/custo no âmbito do estado, mantendo vinculação com a política nacional, sendo consideradas intransferíveis as funções de definição de prioridades assistenciais e programação da alta complexidade, incluindo


I. a definição de prioridades de investimentos para garantir o acesso da população a serviços de boa qualidade, o que pode, dependendo das características do estado, requerer desconcentração ou concentração para a otimização da oferta de serviços, tendo em vista a melhor utilização dos recursos disponíveis, a garantia de economia de escala e melhor qualidade.

II. a delimitação da área de abrangência dos serviços de alta complexidade.

III. a coordenação do processo de garantia de acesso para a população de referência entre municípios.

IV. a definição de limites financeiros municipais para a alta complexidade, com explicitação da parcela correspondente ao atendimento da população do município onde está localizado o serviço e da parcela correspondente às referências de outros municípios.


Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    PORTARIA Nº 373, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002

    24. O gestor estadual é responsável pela gestão da política de alta complexidade/custo no âmbito do estado, mantendo vinculação com a política nacional, sendo consideradas intransferíveis as funções de definição de prioridades assistenciais e programação da alta complexidade, incluindo:

    b - a definição de prioridades de investimentos para garantir o acesso da população a serviços de boa qualidade, o que pode, dependendo das características do estado, requerer desconcentração ou concentração para a otimização da oferta de serviços, tendo em vista a melhor utilização dos recursos disponíveis, a garantia de economia de escala e melhor qualidade;

    c - a delimitação da área de abrangência dos serviços de alta complexidade;

    d - a coordenação do processo de garantia de acesso para a população de referência entre municípios;

    e- a definição de limites financeiros municipais para a alta complexidade, com explicitação da parcela correspondente ao atendimento da população do município onde está localizado o serviço e da parcela correspondente às referências de outros municípios;

  • GABARITO: LETRA E

    #FUNSAÚDE/CE


ID
1585633
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Portaria n° 648/2006 do Ministério da Saúde, para fazer jus ao financiamento específico do Piso da Atenção Básica variável, o Distrito Federal e os municípios devem aderir às estratégias nacionais de


I. Saúde da Família (SF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

II. Saúde Bucal (SB).

III. Compensação de Especificidades Regionais.

IV. Saúde Indígena (SI) e Saúde no Sistema Penitenciário.

Alternativas
Comentários
  •  

    RESPOSTA E

    Saúde da Família – SF; Agentes Comunitários de Saúde – ACS; Saúde Bucal – SB; Compensação de Especificidades Regionais; Saúde Indígena – SI; e Saúde no Sistema Penitenciário.

  • A RESPOSTA NESSA QUESTÃO É LETRA E, PORÉM A QUESTÃO ANTIGA! MUITA ATENÇÃO! A  PORTARIA Nº 648, DE 28 DE MARÇO DE 2006 foi REVOGADA pela PORTARIA GM/MS nº 2.488 de 21.10.2011

    A NOVA REDAÇÃO É A SEGUINTE:

    Art 11.  O Componente Piso da Atenção Básica Variável - PAB Variável é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias, realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, tais como:

    I - Saúde da Família;

    II - Agentes Comunitários de Saúde;

    III - Saúde Bucal;

    IV - (Revogado pela PRT nº 1408 de 10 de julho de 2013).

    V - Fator de Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas;

    VI - Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário;

    VII - Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do Adolescente em conflito com a lei, em regime de internação e internação provisória; e

    VIII - outros que venham a ser instituídos por meio de ato normativo específico.

  • Obrigada pela atualização nos comentários, Aylla!

  • quastão desatualizada.

ID
1585636
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. A saúde é ____________ de todos e _______ do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem __________ do risco de doença e de outros agravos e ao acesso __________ às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estadogarantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoçãoproteção e recuperação

  • RESPOSTA: B

    Constituição Federal de 1988 revolucionou a questão da saúde, estendendo o direito a saúde a todas as pessoas, impondo ao Estado a obrigação de prestar a assistência integral à saúde. O artigo 196 diz que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. 

  • Essa questão é um presente da banca. Só faltou um lacinho

  • Questão de gramática tbm. "Este" se refere ao que esta mais próximo, que no caso é o prazo de 30 dias

  • Questão de gramática tbm. "Este" se refere ao que esta mais próximo, que no caso é o prazo de 30 dias

  • Atualmente, ambos os prazos podem ser prorrogados

  • QUESTÃO DESATUALIZADA... DE ACORDO COM O PACOTE ANTI-CRIME, OS DOIS PRAZOS PODEM SER PRORROGADOS.


ID
1585639
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei


(    ) incrementar em sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico.

(    ) fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, com exceção de bebidas e águas para consumo humano.

(    ) participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

(    ) colaborar na proteção do meio ambiente, excluído o ambiente do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA C

  • RESPOSTA: C

    Art. 200. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

            I -  controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos;

            II -  executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador;

            III -  ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde;

            IV -  participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

            V -  incrementar, em sua área de atuação, o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação;

            VI -  fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e águas para consumo humano;

            VII -  participar do controle e fiscalização da produção, transporte, guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

            VIII -  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.


ID
1585642
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade'

Cientistas britânicos alertaram para a necessidade de se criar um "barômetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espécies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britânica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais métodos de identificação de espécies são incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificação de áreas e espécies ameaçadas que necessitam de urgente intervenção e proteção.

O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhecê-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhões de espécies estão cadastradas com nomes científicos, mas o número efetivo existente pode exceder os dez milhões, estimam os pesquisadores. O "barômetro" poderia aumentar o número de espécies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para até 160.000. "Os cientistas serão mais capazes de preservar ecossistemas na proporção em que terão mais conhecimento sobre as espécies que os compõem", explicaram.

Iniciada há mais de 40 anos, a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza é considerada o mais completo banco de dados sobre as espécies em risco de extinção. Contudo, ela ainda é pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de água doce e de ambientes áridos. "A composição do 'barômetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espécies. É isso que buscamos: uma base sólida para a informação global", argumentou o Dr. Stuart.

Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruição do planeta, isso não é aceitável".

Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de biólogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barômetro' pode, até mesmo sob uma perspectiva econômica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.

                                          Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologi... em 04 abr 2010.


"Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção..." “Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados..."

Os dois elementos destacados acima, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  •  c)advérbios que introduzem sentido de tempo.

    adverbios de tempo sao:

    Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depoisainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamaisagorasempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

    http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf77.php

  • DIFERENÇA DO AINDA "TEMPO" e "ACRÉSCIMO" 

     

     

    (TEMPO) - AINDA = NUNCA = SEMPRE.

    EX.: "Ainda(nunca) fui àquela cidade dos sonhos." (tempo)

     

     

    (ACRÉSCIMO/ INCLUSÃO) - AINDA = TAMBÉM = INCLUSIVE

    EX.: “’Há ainda(também) sobreposição de pedidos.’” (acréscimo)

     

    - apesar de achar que o segundo ainda da ideia de "inclusão", está ai a explicação! 

    GABARITO: C

  • CUIDADO!

    Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados. (advérbio de tempo)

    Apesar dos esforços, os autores dizem, ainda, não estarem satisfeitos com os resultados (advérbio de inclusão)

  • Obrigado Pai - PMES


ID
1585645
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade'

Cientistas britânicos alertaram para a necessidade de se criar um "barômetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espécies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britânica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais métodos de identificação de espécies são incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificação de áreas e espécies ameaçadas que necessitam de urgente intervenção e proteção.

O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhecê-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhões de espécies estão cadastradas com nomes científicos, mas o número efetivo existente pode exceder os dez milhões, estimam os pesquisadores. O "barômetro" poderia aumentar o número de espécies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para até 160.000. "Os cientistas serão mais capazes de preservar ecossistemas na proporção em que terão mais conhecimento sobre as espécies que os compõem", explicaram.

Iniciada há mais de 40 anos, a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza é considerada o mais completo banco de dados sobre as espécies em risco de extinção. Contudo, ela ainda é pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de água doce e de ambientes áridos. "A composição do 'barômetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espécies. É isso que buscamos: uma base sólida para a informação global", argumentou o Dr. Stuart.

Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruição do planeta, isso não é aceitável".

Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de biólogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barômetro' pode, até mesmo sob uma perspectiva econômica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.

                                          Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologi... em 04 abr 2010.


“Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado..."


As duas orações destacadas classificam-se, respectivamente, em


Alternativas
Comentários
  • De acordo com a  função que exerce no período, a oração subordinada substantiva pode ser SUBJETIVA quando  exerce a função sintática de sujeito do verbo da oração principal:

     

     

  • Gabarito:

    Letra B

  • Letra B


    “Estima-se que... (ISSO) ou seja, ISSO é estimado (oração sub. substantiva subjetiva)


    Para conduzir a pesquisa ..." (indica finalidade)


  • Gente, mas o se em "Estima-se" não é índice de indeterminação do sujeito? Entendi que a primeira oração destacada seria objeto direto :s

  • lívia Fornaciari = o SE de Estima-SE é Partícula Apassivadora, pois o verbo é VTD. (e não índice de indeter. do suj.)

    Observe que o verbo sempre vem na 3ª Pessoa Singular e o sujeito é oracional (com verbo)

    Se a frase viesse sem o SE, aí seria O.S.S. objetiva direta. (São as mais cobradas em concurso, pq todos fazem a pergunta para o verbo - o quê se estima? e cai na pegadinha)

  • “Estima-se que... (ISSO) ou seja, ISSO é estimado (oração sub. substantiva subjetiva)

    Para conduzir a pesquisa ..." (indica finalidade)

    De acordo com a função que exerce no período, a oração subordinada substantiva pode ser SUBJETIVA quando  exerce a função sintática de sujeito do verbo da oração principal:

  • Estima-se isso

    Nesse caso é particula apassivadora esse se

    LE -se

    Isso é estimado

    oracao substantiva subjetiva e nao objetiva direta

    Seria objetiva direta se o Se fosse indice de indeterminacao do sujeito


ID
1585648
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade'

Cientistas britânicos alertaram para a necessidade de se criar um "barômetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espécies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britânica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais métodos de identificação de espécies são incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificação de áreas e espécies ameaçadas que necessitam de urgente intervenção e proteção.

O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhecê-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhões de espécies estão cadastradas com nomes científicos, mas o número efetivo existente pode exceder os dez milhões, estimam os pesquisadores. O "barômetro" poderia aumentar o número de espécies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para até 160.000. "Os cientistas serão mais capazes de preservar ecossistemas na proporção em que terão mais conhecimento sobre as espécies que os compõem", explicaram.

Iniciada há mais de 40 anos, a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza é considerada o mais completo banco de dados sobre as espécies em risco de extinção. Contudo, ela ainda é pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de água doce e de ambientes áridos. "A composição do 'barômetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espécies. É isso que buscamos: uma base sólida para a informação global", argumentou o Dr. Stuart.

Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruição do planeta, isso não é aceitável".

Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de biólogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barômetro' pode, até mesmo sob uma perspectiva econômica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.

                                          Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologi... em 04 abr 2010.


Assinale a alternativa INCORRETA quanto às funções sintáticas desempenhadas pelas expressões em destaque.

Alternativas

ID
1585651
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade'

Cientistas britânicos alertaram para a necessidade de se criar um "barômetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espécies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britânica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais métodos de identificação de espécies são incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificação de áreas e espécies ameaçadas que necessitam de urgente intervenção e proteção.

O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhecê-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhões de espécies estão cadastradas com nomes científicos, mas o número efetivo existente pode exceder os dez milhões, estimam os pesquisadores. O "barômetro" poderia aumentar o número de espécies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para até 160.000. "Os cientistas serão mais capazes de preservar ecossistemas na proporção em que terão mais conhecimento sobre as espécies que os compõem", explicaram.

Iniciada há mais de 40 anos, a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza é considerada o mais completo banco de dados sobre as espécies em risco de extinção. Contudo, ela ainda é pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de água doce e de ambientes áridos. "A composição do 'barômetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espécies. É isso que buscamos: uma base sólida para a informação global", argumentou o Dr. Stuart.

Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruição do planeta, isso não é aceitável".

Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de biólogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barômetro' pode, até mesmo sob uma perspectiva econômica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.

                                          Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologi... em 04 abr 2010.


Em “O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação...”, a expressão destacada desempenha função de

Alternativas
Comentários
  • Gab E
    O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação...

    Na maioria das vezes que estiver "porpelo de" antes do complemento geralmente é "agente da passiva."

  • Verbo principal no participio + verbo de ligacao + preposicao pela, pelo, por ==

    e)agente da passiva.

  • por nomes importantes é liderado o estudo. o termo é agente e não paciente.

  • Agente da Passiva

    > Refere-se a quem pratica a ação (Agente) sofrida pelo sujeito.

    > Presente, exclusivamente, na voz passiva analítica (Verbo principal mais o auxiliar)

    > Precedido por preposição De e Pelo

    Exs: O Jornal é lido por muitas pessoas

    A cidade está cercada de policiais

    Agentes da Passiva: por muitas pessoas e de policiais

    Fonte: Aula do QC


ID
1585654
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cientistas pedem por um 'indicador de biodiversidade'

Cientistas britânicos alertaram para a necessidade de se criar um "barômetro da vida" para prevenir que ecossistemas e espécies sejam extintos. Em artigo publicado na revista Science e citado pela rede britânica BBC, os pesquisadores revelaram que os atuais métodos de identificação de espécies são incompletos: apenas um quadro detalhado permitiria a identificação de áreas e espécies ameaçadas que necessitam de urgente intervenção e proteção.

O estudo é liderado por nomes importantes na questão da conservação como Edward Nilson, da Universidade de Harvard, e Simon Stuart, presidente da União Internacional para a Conservação da Natureza. "Ainda temos conhecimento insignificante sobre as espécies e o andamento da extinção, alguns animais desaparecem antes mesmo de chegarmos a conhecê-los", afirmaram. Atualmente, cerca de dois milhões de espécies estão cadastradas com nomes científicos, mas o número efetivo existente pode exceder os dez milhões, estimam os pesquisadores. O "barômetro" poderia aumentar o número de espécies avaliadas em risco dos atuais 48.000 para até 160.000. "Os cientistas serão mais capazes de preservar ecossistemas na proporção em que terão mais conhecimento sobre as espécies que os compõem", explicaram.

Iniciada há mais de 40 anos, a "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza é considerada o mais completo banco de dados sobre as espécies em risco de extinção. Contudo, ela ainda é pouco eficiente na cobertura dos ecossistemas marinhos, de água doce e de ambientes áridos. "A composição do 'barômetro' ampliaria o alcance da lista, abrangendo todas as espécies. É isso que buscamos: uma base sólida para a informação global", argumentou o Dr. Stuart.

Apesar dos esforços, os autores dizem ainda não estarem satisfeitos com os resultados e reclamam da velocidade do progresso das pesquisas. "Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo", apontaram. "E no atual ritmo de destruição do planeta, isso não é aceitável".

Estima-se que cerca de 60 milhões de dólares seriam necessários para conduzir a pesquisa no tempo desejado, incluindo uma rede global de biólogos ligados ao projeto. "Apenas o 'barômetro' pode, até mesmo sob uma perspectiva econômica, ser o melhor investimento da humanidade", argumentam os pesquisadores.

                                          Disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-tecnologi... em 04 abr 2010.


Em “Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo"., a forma verbal destacada encontra-se conjugada no

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão dificílima. Solicitemos comentário dos Professores.

     

    Encontrei aqui no site, no material do Prof. Arenildo:


    Não confunda o futuro do subjuntivo com o infinitivo pessoal (flexionado)


    Macete: Em concursos públicos, em geral, são colocados verbos regulares, justamente porque apresentam identidade de formas entre o infinitivo flexionado e o futuro do subjuntivo.  O macete é você substituir (ou no mesmo caso ou em um caso analógico, semelhante) o verbo a ser analisado por um irregular forte: fazer, por exemplo.  Se surgir o radical “fiz-“, será futuro do subjuntivo; se surgir o radical “faz-“, será infinitivo.

  • Pessoal, meu raciocínio foi o seguinte:

     

    Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo

     

    A oração acima é uma oração reduzida de infinitivo, pois ela poderia ser reescrita da seguinte forma: "Com o presente investimento levaremos 20 anos para que cheguemos ao nosso objetivo." 

    Quando passamos para a forma desenvolvida, fica fácil de ver que "chegarmos" não está conjugado no futuro do subjuntivo, e sim de que se trata de infinitivo pessoal.

    Acho que ela ela poderia ser classificada como ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL DE FINALIDADE.

     

     

  • Adorei a macete, Rodrigo Rodriguez.

  • Com o infinitivo se usa preposição

    ex:

    Ao sair, feche a porta.

    Sem lutar, não haverá vitória.

    Com o futuro do subjuntivo se usa conjunção subordinativa

    ex:

    Quando sair, feche a porta.

    Se não lutar, não haverá vitória

    “Com o presente investimento levaremos 20 anos para chegarmos ao nosso objetivo"-- Preposição+ verbo flexionado = infinitivo pessoal GABARITO D

    BIZU- https://www.youtube.com/watch?v=TR5WyjHLCDQ

  • O infinitivo pessoal vem normalmente antecedido de preposição ou locução prepositiva, mas o futuro do subjuntivo vem normalmente antecedido do pronome indefinido quem (equivalendo a “aquele que”) ou de conjunção ou locução conjuntiva.

    Observe:

    – A vida vai mudar para quem obter boa nota no concurso. (construção errada/infinitivo)

    – A vida vai mudar para quem obtiver boa nota no concurso. (construção certa/futuro do

    subjuntivo)

    Fonte: A gramática para concursos públicos

  • Macete: Em concursos públicos, em geral, são colocados verbos regulares, justamente porque apresentam identidade de formas entre o infinitivo flexionado e o futuro do subjuntivo. O macete é você substituir (ou no mesmo caso ou em um caso analógico, semelhante) o verbo a ser analisado por um irregular forte: fazer, por exemplo. Se surgir o radical “fiz-“, será futuro do subjuntivo; se surgir o radical “faz-“, será infinitivo.

  • Basicamente, viu que é uma oração reduzida, pode colocar infinitivo pessoal sem medo de ser feliz.


ID
1585657
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Nos anos 1940-1950, em âmbito nacional, se configurou uma política econômica marcada pela criação de empresas estatais em diversos setores da economia, nos anos 1990 o país adere a um movimento internacional de privatizações. Assinale a alternativa que define de modo amplo estes dois momentos da vida econômica brasileira respectivamente.

Alternativas

ID
1585660
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A respeito da vida sócio-cultural brasileira assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
1585663
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O termo “Sociedade da Informação” é amplamente utilizado na atualidade para designar a sociedade contemporânea. Situada no contexto do advento da quarta revolução tecnológica a denominada “Sociedade da Informação” se configura de modo geral pela ampliação das práticas sociais mediadas pelo computador. Dentre as consequências culturais, sociais e econômicas desencadeadas por este fato, qual das alternativas abaixo NÃO se enquadra?

Alternativas

ID
1585666
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde a primeira Constituição republicana em 1889 o Brasil adotou como sistema político o federalismo, sistema caracterizado pela distribuição do poder político entre o Estado Nacional e as outras unidades da nação. Com a promulgação da Constituição de 1988 ampliou o processo de descentralização do poder político, mas foi a partir de meados dos anos 1990 no governo de Fernando Henrique Cardoso que se observou um processo profundo de reformulação do papel do Estado Nacional, dos Estados federados, do Distrito Federal e dos Municípios na implantação de políticas sociais. Sobre essa reformulação é correto afirmar que

Alternativas

ID
1585669
Banca
AOCP
Órgão
FESF-SUS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 28 de junho de 2009 o presidente de Honduras Manuel Zelaya foi destituído pela Suprema Corte e exilado pelo Exército de seu país, a esse respeito qual das alternativas a seguir está INCORRETA?

Alternativas