SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone


ID
1741825
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O regime militar assumiu a direção do país, em 1964, com uma postura tecnocrática-modernizante, [...]. Apesar das críticas ao nacionalismo econômico do governo deposto, o novo regime manteria um discurso desenvolvimentista, comprometido com a retomada do crescimento econômico. [...]

Outra linha de críticas é aquela dirigida contra o autoritarismo na implementação das transformações institucionais [...]. Criticava-se todo um projeto voltado ao fortalecimento dos grandes oligopólios e ao aprofundamento da desnacionalização da economia, [...].

REGO, José Márcio; MARQUES, Rosa Maria (ORG.) Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 97-100.

Nesse contexto, o regime ditatorial promovia perversa distribuição de renda com

Alternativas
Comentários
  • Pe nso que a questão é controversa, porque em nenhum momento, no texto destacado, houve referência à exploração da força de trabalho, algo que poderia até ser realidade, mas dependeria de análise de alto nível das "entrelinhas" do texto, e penso que um candidato médio não alcançaria a resposta correta, por escolha - seria no "chute".

  • D- aumento da exploração da força de trabalho.

  • Nossa, que isso. Questão de história, porque de português num é nem aqui nem la em Portugal...

  • Laiana Menezes , também marquei questão D , mas como não tenho conta premium e já respondi mais de 10nquestóes hoje , fico no aguardo de alguma alma caridosa passar o gabarito , aqui nos comentários , rs.

     

  • e verdade Irani so  descobririamos com um grau superior e nao medio e olha la pq no texto a exploracao da forca do trabalho esta bem impricito e basta olhar as estatisticas muitos erraram.

  • O milagre econômico, ocorrido durante a ditadura, se deu em grande parte devido ao aumento da exploração da classe trabalhadora, por meio de rebaixamento de salários, piora nas condições de trabalho, aumento da subordinação do trabalhador à disciplina da empresa, maior controle das greves, aumento de rotatividade nos empregos, intervenções nos sindicatos, entre outros.


    A resposta correta é a letra D. 



  • para quem só quer a resposta. GABARITO D

     

  • Pefro lopes, vc poderia citar tal passagem, pq eu particularmente n encontrei

  • Ocorreu o fato de Redução de salários aos trabalhadores e aumento de impostos a fim de reduzir inflação .

    no qual os "ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram mais pobres"

    Ainda no governo do Castelo Branco !

    Grande abraço e bons estudos!

    GAB D!

  • pergunta chata para um cargo q ganha 1 salario minimo...

  • COMENTÁRIO DO PROFESSOR QC :

    Autor: Sávia Cordeiro, Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, de Conhecimentos Gerais, Direito Internacional Público, Atualidades, Geografia, Direito Internacional Privado, Direitos Humanos, História

    O milagre econômico, ocorrido durante a ditadura, se deu em grande parte devido ao aumento da exploração da classe trabalhadora, por meio de rebaixamento de salários, piora nas condições de trabalho, aumento da subordinação do trabalhador à disciplina da empresa, maior controle das greves, aumento de rotatividade nos empregos, intervenções nos sindicatos, entre outros.

    A resposta correta é a letra D. 

  • aumento da exploração da força de trabalho.


ID
1741828
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O número de doutores, que são novos pesquisadores, superou 10 mil em 2008, mais de dez vezes mais que em 1987. A quantidade de publicações, citações e registros de patentes também cresceu. [...] O número de pedidos de proteção de propriedade intelectual em 2012 cresceu 10,9% em relação a 2011. O dispêndio nacional em C&T foi de R$ 67.999 milhões em 2011, ou 1,64% do PIB, [...]. Dados relativos a 2012 de 193 instituições científicas e tecnológicas (ICTs) mostram que a maioria [...] tem diretrizes formais para ações ligadas à inovação, proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. [...]

Revista Scientifi c American / Brasil – Ano 12, [s.l.], n. 138, nov. 2013, p.62-63.

Com base no texto, conclui-se que os indicadores de ciência, tecnologia e inovação no Brasil revelam que, apesar das restrições burocráticas afetarem o desempenho, existe(m)

Alternativas
Comentários
  • A - Tendências positivas de avanço.

  • O texto apresenta diversos avanços na área de ciência, tecnologia e inovação no país, como por exemplo, o aumento no número de pesquisadores, publicações, citações e registros de patentes. Além disso, grande parte das instituições científicas e tecnológicas passaram a elaborar diretrizes formais voltadas para essas temáticas.
    A resposta correta é a letra A.



ID
1741834
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Desde que o jornal integralista A Offensiva estampara as primeiras convocações para o evento na praça da Sé, esquerdistas dos mais variados matizes idealizaram uma contramanifestação, combinada propositadamente para o mesmo dia (7 de outubro de 1934), horário e local. “És amigo da liberdade? Queres que o Brasil marche para a paz e o progresso? Repugna-te o crime e a bandalheira? És amante da arte, da ciência e da filosofia? Pois, então, guerra ao integralismo com todas as suas energias", incitava um panfleto da Federação Operária de São Paulo, de orientação anarquista.

NETO, Lira. [ ] Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930 -1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p.193.

O embate previamente anunciado entre esquerdistas e integralistas foi fatal e ocorreu no governo do presidente

Alternativas
Comentários
  • Desde 1930, iniciou-se a era Vargas. Gabarito B.

  • Getúlio Vargas, pois Washington Luis ficou apenas até 1929

  • O movimento integralista, liderado por Plínio Salgado, foi um grande beneficiário, a princípio, em termos doutrinários e políticos, do golpe do Estado Novo em 1937. Os integralistas apoiaram Getúlio Vagas de forma explícita, uma vez que lhes interessava um governo que socializasse os brasileiros, principalmente a juventude, em moldes totalitários e paramilitares.

       Porém, em dezembro de 1937, Vargas decretou o fim dos partidos, medida que atingiu até mesmo a Ação Integralista Brasileira (AIB). Sem partidos, sem armas e sem cargos no governo, a AIB partiu para o confronto. O ápice dessa postura foi uma tentativa de golpe em maio de 1938, conhecida como “putsch integralista".


    A resposta correta é a letra B. 




  • AIB (ALIANÇA INTEGRALISTA BRASILEIRA) VS ANL (ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA)

    VARGAS                                                                      COMUNISTAS/SOCIALISTAS

  • RESPOSTA - [ ] Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930 -1945) - Era Vargas.

  • A referência do texto entrega a resposta, caso a pessoa saiba o que ocorreu no período citado.
  • AIB - PLINIO SALGADO - CARATER FACISTA X ANL - LUIS CARLOS PRESTES - CARATER COMUNISTA

  • Do Governo Provisório à Ditadura do Estado Novo (1930 -1945). São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p.193. questão presente para quem não sabe.

  • A resposta ta na questão kkkkk

  • ANL VS AIB.

    ANL= Lula

    AIB= BONSONARO


ID
1741837
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O quadro a seguir apresenta uma lista com informações sobre um episódio da História do Brasil.

- A ocupação das terras que pertenciam à Bolívia se deu com a presença de migrantes nordestinos fugidos da forte seca de 1887.

- Com o Tratado de Petrópolis, o país comprou um território pertencente à Bolívia e resolveu de forma diplomática, um conflito armado na região.

- No início do século XX ocorreu a anexação do último território ao Brasil.

- Terras que eram ocupadas por brasileiros por pouco mais de duas décadas tornaram-se brasileiras.

- Por força de lei federal, o presidente do Brasil, João Goulart, elevou o Território Federal à categoria de Estado em 1962.

- A economia do Estado se desenvolveu pela produção da borracha e, mesmo com o declínio dessa atividade, o estado, ainda em tempos atuais, é um dos que mais produzem e exportam borracha.

O conjunto de informações apresentado no quadro acima se refere ao atual estado do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A Acre , é o maior exportador de borracha , e foi o último território do Brasil a ser anexado .

  • No fim do século XIX, a região boliviana, onde agora é o Acre, foi ocupada por migrantes nordestinos, que fugindo da seca, foram atraídos pelo boom da borracha amazônica. Esses aventurosos seringueiros brasileiros não tinham a menor intenção de se sujeitar ao domínio boliviano e a situação começou a complicar quando as autoridades da Bolívia estabeleceram uma aduana em Puerto Alonso, em 1899, e decidiram arrendar a região, por trinta anos, a um consórcio de capitalistas, chamado Bolivian Syndicate. A diplomacia brasileira procurou impedir o estabelecimento dessa companhia em região limítrofe do país, já que o território arrendado só tinha acesso ao Atlântico pelos rios da Amazônia.

      A questão do Acre só será resolvida  com o Tratado de Petrópolis, de 1903, onde houve a indenização em duas prestações de 2 milhões de libras a Bolivia pela troca de 191 mil metros quadrados, incorporando assim o Acre ao território brasileiro. A princípio dividido em três departamentos, o Acre foi unificado em 1920 e, em 1962, foi elevado à categoria de estado.

      A resposta correta é a letra A. 



  • só acertei pq lembrei das piadinhas sobre o acre...


ID
1741840
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O IBGE acaba de dar mais um passo importante para consolidar esta conquista ao divulgar o que intitulou de 'Pnad Contínua'. Trata-se da já tradicional Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios agora apurada em bases trimestrais e avaliando também o quadro do emprego em cerca de 3500 municípios (dos 5700). O IBGE já trabalha com um bom indicador que é a Pesquisa Mensal de Emprego, mas que se restringe a seis regiões metropolitanas. [...] A Pnad Contínua, [...], abrange todas as áreas metropolitanas e ainda muitas outras cidades médias e pequenas, que abrigam quase 90% da população brasileira.

O Globo, Rio de Janeiro, p.12, 21 jan. 2014.

O objetivo desse novo indicador, utilizado no Brasil, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B, quanto mais cidades avaliadas maior o grau de apuração. 

  • Com base no texto, pode-se extrair apenas que o novo indicador busca ter um panorama mais detalhado da situação do emprego no país. Por isso, aumenta o número de municípios avaliados (3500 no total) e abrange quase 90% da população brasileira, que vive em áreas metropolitanas mas também cidades médias e pequenas.
    A resposta correta é a letra B. 
  • No início achei que se tratava da letra E, Porém ao ler com um pouco mais de atenção, fica evidente de que se trata da letra B), ter um retrato mais fiel da situação do emprego no país.


ID
1741843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Euclides da Cunha – engenheiro, escritor, ativista republicano em 1889 e autor de [...] uma das mais importantes obras literárias brasileiras – certa vez definiu o Brasil como “o único caso histórico de uma nacionalidade feita por uma teoria política". Segundo ele, as instituições nacionais construídas no Império baseavam-se em conceitos políticos e filosóficos importados de fora, que pouco tinham a ver com a realidade observada nas ruas e nos campos de um território ermo, pobre e atrasado. O Brasil da teoria era diferente do Brasil da prática.

A construção desse país de sonhos estava confiada a uma aristocracia relativamente pequena, que mandava seus filhos estudar na França e na Inglaterra, [...] mas tirava sua riqueza da exploração da mão de obra cativa e do latifúndio.

GOMES, Laurentino. 1989. São Paulo: Globo, 2013, p.93.

A obra mais importante do escritor citado e as ideias que dominavam no debate das Universidades e salões da Europa, frequentados pelos filhos da aristocracia, no período mencionado, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões". Gabarito A.

  • Publicado em 1902, a obra “Os sertões" narra a guerra de Canudos, presenciada por Euclides da Cunha, como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo. Com um cuidado estilístico e literário, Euclides não apenas relatou a guerra, mas tratou sobre o clima e vegetação do semi-árido, raça, costumes do sertão e, principalmente, fez uma crítica ao militarismo dos primeiros governos da República, assim como ao liberalismo artificial da Constituição.


     A resposta correta é a letra A. 



  • Os Sertões é um livro brasileiro, escrito por Euclides da Cunha e publicado em 1902. Trata da Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de S. Paulo.

  • GABARITO A

    a) Os Sertões – ideias liberais. Euclides da Cunha

     b) Vidas Secas – ideias marxistas. Graciliano Ramos

     c) Raízes do Brasil – ideias nazifascistas. Sérgio Buarque de Holanda

     d) Grande Sertão Veredas – ideias totalitárias.  Guimarães Rosa

     e) Casa Grande e Senzala – ideias neoliberais. Gilberto Freyre

  • Acho que o correto seria dizer que Euclides da Cunha era positivista muito mais do que liberal. E Graciliano Ramos foi preso na ditadura Vargas por ser comunista e depois entraria no Partido Comunista do Brasil.

    Obviamente fala-se do Euclides e dá pra marcar a letra A, por isso. Agora acho importante aclarar isso.


ID
1741846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição que vigorava no Império tinha marcas de um outro tempo. Características que não cabiam mais na República e deveriam ser superadas. Nesse sentido, a principal mudança ocorrida foi a extinção do Poder Moderador. [...] A primeira Constituição republicana abolia essa característica da antiga Constituição e determinava a existência de apenas três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Para além disso, estabelecia também que os representantes dos dois primeiros seriam eleitos por voto popular direto.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1891/>. Acesso em: 30 nov. 2013. Adaptado.

Ainda que essa primeira Constituição da República representasse avanço adaptado à República recém - proclamada, alguns privilégios continuaram a existir.

O ano dessa primeira Constituição Republicana e um conjunto de aspectos restritivos aos direitos de cidadania presente nessa lei maior são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra D - "Os candidatos a voto efetivo seriam escolhidos por homens maiores de 21 anos, à exceção de analfabetos, mendigos das praças, soldados, mulheres, religiosos sujeitos ao voto de obediência."

  •  A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891. Terá como modelo a Constituição dos EUA, enquadrando o Brasil na tradição norte-americana de organização federativa e do individualismo político e econômico.Em relação aos direitos políticos, a Constituição de 1891 inclui a liberdade de associação e reunião e o direito de voto sem a exigência de propriedade. Porém, mantém-se a exclusão dos analfabetos, das mulheres e dos militares de baixa patente.


    A resposta correta é a letra D.



  • A PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA foi outorgada, por D. PEDRO I, em 25 de março de 1824.

     

    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS da Constituição de 1824:

     

    - Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do PODER MODERADOR.

     

    - SÓ OS RICOS PODIAM VOTAR, pois o voto era baseado em renda. Este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes.

     

    - Igreja SUBORDINADA ao Estado.

     

    - Manutenção do sistema que garantia os INTERESSES DA ARISTOCRACIA.

     

    O QUE FICOU DETERMINADO PELA CONSTITUIÇÃO DE 1824:

     

    - O Brasil seguiria o REGIME POLÍTICO MONÁRQUICO, sendo que o poder seria transmitido de forma hereditária.

     

    - O PODER MODERADOR, EXERCIDO PELO IMPERADOR, ESTAVA ACIMA DOS OUTROS PODERES. Através deste poder, o imperador poderia controlar e regular os outros poderes. Assim, o imperador tinha o poder absoluto sobre todas as esferas do governo brasileiro.

     

    - VOTO CENSITÁRIO, ou seja, para poder votar e se candidatar a pessoa deveria COMPROVAR DETERMINADA RENDA.

     

    - Estabeleceu os QUATRO PODERES: executivo, legislativo, judiciário e moderador.

     

    - Estabeleceu a IGREJA CATÓLICA COMO RELIGIÃO OFICIAL DO BRASIL. A Igreja ficou subordinada ao Estado.

     

    - CRIAÇÃO DO CONSELHO DE ESTADO, composto por conselheiros escolhidos pelo imperador.

     

    - Poder executivo exercido pelo imperador e ministros de Estado.

     

    - Deputados e senadores seriam os responsáveis pela elaboração das leis do país, que seriam executadas pelo poder executivo.

     

    - Manutenção da DIVISÃO TERRITORIAL NACIONAL EM PROVÍNCIAS.

     

    - O imperador tinha o direito de não responder na justiça por seus atos.

     

    - ESTABELECIMENTO DE GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS.

  • 1891 - proibição do voto feminino, dos votos dos analfabetos, dos militares de baixa patente e dos religiosos.

  • questao que pede data extamente é muito lixo, 3 alternativas ''certas'' porem anos conhecidentes, isso não mede conhecimento. banca lixo. coloca quem estudou em igualdade com quem não estudou... um numero pode mudar o rumo da aprovação...

  • ballack souza, se realmente tivesse estudado, saberia que em 1824 não era republica, 1889 proclamaçao e nao a constituiçao, 1934 completamente errado, pois deu direitos, aquele que estudou sabe que a primeira REPUBLICANA foi de 1891

  • eu sabia do ano , da restriçao do voto aos analfabetos e o voto feminino porem não sabia dos militares e religiosos

  • Apesar de a Proclamação da República ter ocorrido em 15 de novembro de 1889, a primeira Constituição do Brasil República só foi promulgada em 1891.

    A Queda do Império e a Proclamação da República, porém, não garantiram maior participação popular na realidade política do país. O documento de 1891 proibia o exercício do voto feminino, dos votos dos analfabetos, dos militares de baixa patente e dos religiosos.

    Resposta: D

  • A reposta está na referência kkkk

  •  COMENTÁRIO DO PROFESSOR

    A primeira Constituição da República foi promulgada em 1891. Terá como modelo a Constituição dos EUA, enquadrando o Brasil na tradição norte-americana de organização federativa e do individualismo político e econômico.Em relação aos direitos políticos, a Constituição de 1891 inclui a liberdade de associação e reunião e o direito de voto sem a exigência de propriedade. Porém, mantém-se a exclusão dos analfabetos, das mulheres e dos militares de baixa patente.

    #MINHAS ANOTAÇÕES


ID
1741849
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A abertura do caixão do ex-presidente João Goulart, morto em 1976, mostrou os restos mortais dele ainda com tecidos moles, 37 anos após a sua morte. A cena é triste. A surpresa é boa.

Revista Carta Capital. São Paulo: Confiança. Ano XIX, n. 776, 27 nov. 2013, p.23.

O texto faz referência à situação de uma boa surpresa porque isso permite

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D,suspeita de envenenamento.

  •  A causa da morte do ex-presidente João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, em sua fazenda no município argentino de Mercedes, onde estava exilado, vem sendo contestada por familiares, pesquisadores e a imprensa há quatro décadas. Em 2014, a Polícia Federal analisou seus restos mortais exumados para verificar se Jango morreu realmente devido a um infarto ou foi vítima de envenenamento em ação da Operação Condor, desencadeada pelo regime militar brasileiro em conjunto com outras ditaduras do Cone Sul. A análise não chegou a uma resposta conclusiva.

     A resposta correta é a letra D.


  • Jango presidiu o Brasil entre 7 de setembro de 1961 e 1º de abril de 1964, quando foi deposto por um golpe militar. A versão oficial é a de que ele foi vítima de ataque cardíaco em 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, na Argentina. Mas a suspeita de envenenamento sempre pairou sobre sua morte no exílio.

  • João Goulart morreu, oficialmente, vítima de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, Corrientes, em 6 de dezembro de 1976.

    Existem, contudo, suspeitas por parte de familiares , colegas de política e outras personalidades de que João Goulart tenha sido assassinado por agentes da Operação Condor. Por decisão da família, não foi realizada autópsia em seu corpo antes do sepultamento.

    No dia 27 de janeiro de 2008, o jornal Folha de S. Paulo, publicou uma matéria com o depoimento do ex-agente do serviço de inteligência uruguaio, Mario Neira Barreiro, que declarou que o ex-presidente foi envenenado por ordem de Sérgio Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). A autorização teria vindo do presidente da época, Ernesto Geisel (1907-1996).

  • O livro, ''o beijo da morte'', apesar de um pouco fantasioso, explícita bem as mortes de Carlos Lacerda, João Goulart e JK. Possíveis presidenciáveis na era da ditadura.

  • A causa da morte do ex-presidente João Goulart, em 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos, em sua fazenda no município argentino de Mercedes, onde estava exilado, vem sendo contestada por familiares, pesquisadores e a imprensa há quatro décadas. Em 2014, a Polícia Federal analisou seus restos mortais exumados para verificar se Jango morreu realmente devido a um infarto ou foi vítima de envenenamento.


ID
1741855
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

As informações da notícia abaixo estão relacionadas a uma ação que levou à autuação e à interdição, em janeiro de 2014, de dez carvoarias no interior de São Paulo, por irregularidades.

Com o rosto e braços pretos de pó de carvão, sem máscaras e luvas de proteção, Elisângela, de 19 anos, contou que está há dois meses no emprego. Com outros quatro companheiros, entre os quais os quatro menores, afirmou que chegam a embalar até 2800 sacos (de dois e quatro quilos cada um) de carvão São José por dia – o que soma 5,6 toneladas diárias. Em outras três carvoarias de Piracaia, os fiscais encontraram situação ainda pior que as de Elisângela. Lá, além de trabalharem sem proteção, 19 trabalhadores não tinham registro em carteira, água potável para beber e dormiam em alojamentos em péssimas condições. Tão ruins que uma das auditoras do Trabalho disse nunca ter visto algo parecido com seus cinco anos de profissão.

O Globo, Rio de Janeiro, p. 19, 22 jan. 2014.

A situação apresentada na notícia exige uma ação política eficaz contra

Alternativas
Comentários
  •  Segundo o art. 149 do Código Penal, o trabalho análogo ao de escravo apresenta diversas características específicas como: i) condições degradantes de trabalho (que violam direitos fundamentais, colocando em risco a saúde e integridade do trabalhador); ii) jornada exaustiva (que inclui tanto esforço exaustivo quanto sobrecarga de trabalho); iii) trabalho forçado (manter o trabalhador no serviço por meio de fraudes, isolamento geográfico, ameaças ou qualquer tipo de violência) e iv) servidão por dívida (fazer o trabalhador contrair ilegalmente um débito e prendê-lo por isso). Para configurar o trabalho escravo, tais elementos podem vir juntos ou isoladamente.

     No Estado de São Paulo, verificam-se diversos focos de trabalho escravo rural, principalmente nas carvoarias. Durante ações de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal verificaram-se diversas empresas que, além de submeter seus trabalhadores à condições análogas a de escravo, utilizavam mão de obra infantil.
     A resposta correta é a letra B. 

ID
1741858
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em uma disputa envolvendo os maiores grupos de infraestrutura do país, o governo festeja os bons resultados do Leilão [...]

Revista Veja. São Paulo: Abril. edição 2349, ano 46, no 48, 27 nov. 2013, p.98.

A frase acima está contida no subtítulo de uma matéria jornalística da revista e a disputa mencionada atraiu as maiores construtoras do país e grupos estrangeiros com experiência em terminais.

Considerando-se a participação da ANAC, a medida faz parte do Programa de Concessões do Governo Federal visando à melhoria do setor

Alternativas
Comentários
  • ANAC Agência Nacional de Aviação Civil ( aéreo) 

  • A menção à participação da ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, indica que o leilão ocorreu para melhorias no setor aéreo. Atualmente, está sendo discutida a concessão de quatro aeroportos à iniciativa privada: Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Florianópolis.
     A resposta correta é a letra B.

  • ANAC -> Agência Nacional de Aviação Civil.


ID
1741861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A ditadura militar teve a duração de 21 anos, de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985. [...] Foi o mais longo período de supressão das liberdades políticas na história republicana do Brasil.

Revista Atualidades. São Paulo: Abril, edição 18, 2º sem. 2013, p.110.

O ano de 1968 foi um ano emblemático desse período porque nesse ano aconteceu o seguinte conjunto de episódios:

Alternativas
Comentários
  • d)a Marcha dos Cem Mil, o fechamento do Congresso e a decretação do AI-5.

  • a)Castelo Branco implantou AI1 em 1964

    b)Costa e Silva em 1968 decretou o famoso AI5

    c)Abertura politica com Geisel em 1974 

    d) CORRETO

    e)Medice responsável pelo milagre economico, o AI5 já estava decretado

  • No primeiro semestre de 1968, percebe-se a rearticulação da oposição, principalmente em torno dos membros da hierarquia da Igreja, da UNE e dos operários. A morte do estudante Edson Luis catalisa as mobilizações de rua, culminando com a Passeata dos Cem Mil em junho de 1968. Essas ações levarão o regime a promover o aumento da repressão e um corrida para buscar crescimento acelerado que desmobilizasse a oposição.

       No final desse ano, o governo solicitou ao Congresso a suspensão das imunidades do deputado Márcio Moreira Alves. Diante da recusa do parlamento, o governo baixou o AI-5, fechando o Congresso. Foi o ato institucional mais violento baixado pela ditadura, que perduraria até a sua revogação pela EC nº11 , de 1978. Nos termos da sua ementa, foram mudadas a Constituição de 1967 e as Constituições Estaduais; o presidente podia decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembleias e das Câmaras, por ato complementar em estado de sítio ou fora dele; os direitos políticos de qualquer cidadão poderiam ser suspensos pelo prazo de 10 anos e cassados os mandatos eletivos; foram suspensas as garantias constitucionais de vitaliciedade, inamovibilidade e estabilidade, bem como a de exercícios em funções por prazo certo; e suspendeu-se a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.


       A resposta correta é a letra D. 


  • Passeata dos Cem Mil foi uma manifestação popular contra a Ditadura Militar no Brasil. Organizada pelo movimento estudantil, ocorreu em 26 de junho de 1968, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira.

  • 1968, O ANO QUE NÃO TERMINOU, DESTACAM-SE:

    .A MORTE DE EDSON LUÍZ (O ESTUDANTE)

    .PASSEATA DOS 100 MIL (EM PROL DO FIM DO REGIME MILITAR)

    .AI 5 (DECRETADO 13/12/1968; SUSPENSÃO DO HABEAS CORPUS)

    GABARITO:D

     

  • Costa e Silva (1967-1969).


    1- Passeata dos Cem Mil.

    2- AI-5 fecha o Congresso.

    3- Início dos "Anos de Chumbo".

  • GABARITO C

    PARA REVISÃO :

    CASTELO BRANCO - Em 1964,dizia defender a democracia,porém adotou uma política autoritária.

    -Estabeleceu eleições indiretas para presidente e dissolveu os partidos políticos.

    -Em 1967, governo militar faz mudanças na CF para confirmar e institucionalizar o regime militar e suas formas de atuação.

    COSTA E SILVA - Em 1967, é marcado por manifestações e protesto. A UNE, por exemplo, organizou a PASSEATA DOS CEM MIL

    -O AI-5 foi instituído nesse governo.

    -Após ficar doente, foi substituído pela junta militar.Foi nesse período que houve o sequestro do embaixador dos EUA.

    EMÍLIO MÉDICI - Em 1969,seu governo foi conhecido como ANOS DE CHUMBO. A censura política cresce em jornais, teatros, aulas e etc.

    -Além disso, o período também ficou conhecido como o “milagre econômico”.

    ERNESTO GEISEL - Começa um lento processo de transição à democracia.

    -Em 1975, o general restaura o habeas-corpus e acaba com o AI-5

    FIGUEIREDO - Colocou fim ao período ditatorial. Em 1979, foi promulgada a Lei de Anistia. Aos poucos, presos políticos foram sendo libertados e os exilados voltaram ao país.

    -A partir desse momento, tornou-se possível a criação de novos partidos políticos

    OBS: Ao final do mandato de Figueiredo, a população mobilizou-se pela realização das eleições diretas, pois segundo a Constituição, o sucessor seria eleito pelo Congresso. As demandas, no entanto, não foram atendidas. Tancredo Neves foi eleito por voto indireto e somente em 1989 a população brasileira teve o direito de votar diretamente para a presidência.

  • Complementando:

    Ocorreu intervenção no XXX congresso da UNE

  • O Governo Costa e Silva foi marcado por manifestações e protestos.

    A UNE foi bem ativa nesse período, organizando a Passeata Dos Cem mil.

    Temos o AI-5 e o sequestro do Embaixador dos EUA, Charles Elbrick.

    Ah, por questões de saúde o Costa e Silva precisou "largar o osso" e foi substituído por uma Junta Militar.


ID
1741864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Eleições são para a democracia como o oxigênio para a vida. Sem elas, não se pode dizer que o regime democrático existe, e no Brasil temos razões de sobra para celebrar a conquista das eleições diretas.
A participação dos brasileiros baseada na crença de que o voto permite influir na definição de políticas públicas cresceu, e os cidadãos estão hoje mais mobilizados para exercer a sua cidadania política do que no início da democratização, embora mais críticos e mais severos no julgamento do desempenho de governos e instituições de representação. [...]
Nas últimas décadas, o Brasil superou impasses estruturais importantes, redefiniu os rumos de sua economia e adotou políticas sociais inovadoras, mas a sua democracia convive com um paradoxo: a adesão ao regime aumentou, mas os índices de desconfiança de instituições são muito altos, [...].

MOISÉS, José Álvaro. Eleições fundamentais. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/01/14048...leicoesfundamentais.shtml>. Acesso em: 30 jan. 2014.

Considerando-se a crítica ao funcionamento do Parlamento e dos partidos políticos, o autor do texto acima sinaliza para o fato de que o que está em questão é o(a)

Alternativas
Comentários
  •  No início do texto, o autor celebra a conquista das eleições diretas. A escolha da população, por meio do voto direto, de candidatos considerados aptos a representar seus interesses é a principal base da democracia representativa. 

    Ocorre que o autor também verifica que os cidadãos estão cada vez mais críticos às instituições que os representam, demonstrando a atual crise da democracia representativa, que se visualiza em grande parte nos partidos políticos e no Parlamento.
     A resposta correta é a letra E. 
  • Essa questão está mais pra interpretação do que pra atualidades. 

    Gabarito: E


ID
1741867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Sete em cada dez pessoas no Brasil dizem não confiar na polícia. É o que mostra uma pesquisa feita pela Faculdade de Direito da FGV em São Paulo [...].

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366991-so-30-dos-brasileiros-confia-no-trabalho-da-policia-diz-pesquisa.shtml>. Acesso em: 01 dez. 2013.

Os recentes acontecimentos em São Paulo, onde um coronel da PM foi agredido [...] geraram uma disposição de retaliação por parte da PM que trará graves consequências para a segurança pública e para a democracia. [...] precisamos encontrar outras formas de enfrentar a revolta social. Revidar violência com violência nos leva a estado de guerra que não interessa à sociedade, só faz militarizar a questão social, e suas principais vítimas são a democracia e a Constituição.

BAVA, Silvio Caccia. As vítimas da repressão. Le Monde Diplomatique/Brasil, Ano 7, n. 76, nov. 2013, p.3.

Para contribuir com a solução da Segurança Pública, há um Projeto de Emenda Constitucional – a PEC 51. Segundo muitos estudiosos, esse projeto encaminha, dentre outros fatores, uma melhor formação do policial nos aspectos preventivo, ostensivo e investigativo.

Um outro encaminhamento desse projeto (PEC 51) é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A PEC-51 tem como finalidade modificar a estrutura institucional da segurança pública,  que ainda apresenta grande influência do período da ditadura. Entre os principais pontos da PEC-51 estão: a desmilitarização da Polícia Militar; que o ciclo completo do trabalho policial (preventivo, ostensivo e investigativo) seja feito por toda polícia e que toda instituição policial seja unificada em carreira única. Portanto, a resposta correta é a letra A.

ID
1741870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Juscelino Kubitschek chegou à Presidência da República do Brasil com a promessa de realizar nos 5 anos de mandato aquilo que, segundo ele, outros governantes levariam 50 anos para realizar. Para isso, ele instituiu um conjunto de medidas destinado a promover, a partir de vultosos investimentos, a dinamização da economia nas áreas de energia, transporte, indústria, educação e alimentos.

Esse conjunto de medidas consta do

Alternativas
Comentários
  • Plano de Metas continha cinco pilares essenciais para o desenvolvimento do Pais que eram os setores de energia, transporte, indústria, educação e alimentos.

  • O programa de governo de Juscelino Kubitschek prometia um progresso de 50 anos em 5 anos de realizações. Para tanto, elaborou-se um conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que ficou conhecido como Plano de Metas.

       Feito a partir de estudos e diagnósticos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos entre 1951 e 1953, o Plano de Metas visava superar os pontos de estrangulamento da economia brasileira. Para isso, houve investimento em cinco setores básicos da economia: energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação, sendo que a grande parte dos recursos foram para os três primeiros setores. A construção de Brasília surgiu como a 31ª meta do Plano, chamada também de meta síntese.


     A resposta correta é a letra C.


  • são algumas coisas

    essenciais para a vida humana saude,paz felicidades e humildade e um bom emprego e Deus no coração e na Alma

     

  • Juscelino Kubitschek, foi o primeiro presidente do chamado período “populista” a concorrer às eleições presidenciais com programa de governo com propostas claras de ação. Inserido à corrente nacional-desenvolvimentista, de caráter liberal Kubitschek trabalhava sob a perspectiva de uma ideologia de superação do subdesenvolvimento brasileiro através do “50 anos em 5 anos de mandato”.

  • SIM DANIEL LUCAS, E A RESPOSTA?

  • O programa de governo de Juscelino Kubitschek prometia um progresso de 50 anos em 5 anos de realizações. Para tanto, elaborou-se um conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia, que ficou conhecido como Plano de Metas.

      Feito a partir de estudos e diagnósticos realizados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos entre 1951 e 1953, o Plano de Metas visava superar os pontos de estrangulamento da economia brasileira. Para isso, houve investimento em cinco setores básicos da economia: energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação, sendo que a grande parte dos recursos foram para os três primeiros setores. A construção de Brasília surgiu como a 31ª meta do Plano, chamada também de meta síntese.

     A resposta correta é a letra C.

  • Plano de metas.

  • gab c

    LEU Juscelino Kubitschek JÁ TEM VIR A CABEÇA NACIONAL DESENVOLVIMENTISTA

    com plano de metas 50 anos em 5......

    COM DEUS


ID
1741879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O mundo vive um período decisivo. As grandes economias do planeta movimentam-se com velocidade e ambição diferentes, na direção da economia verde, ou seja, em busca de um modelo de desenvolvimento baseado em fontes de energia de baixo carbono, na utilização mais racional possível dos ativos ambientais e na formação de cidadãos que assimilem e implementem as diretrizes e as ações nessa inexorável rota de mudanças.

Revista Carta Capital, Ano XIX, no 781, Ed. Especial, p.74.

De acordo com o trecho acima, o mundo vive um momento decisivo, e o Brasil não pode ficar atrás na busca de um modelo de

Alternativas
Comentários
  • O texto fala da mudança da mentalidade internacional em direção à economia verde. Nesse âmbito, o Brasil é um país que está buscando o desenvolvimento sustentável, no qual o suprimento das necessidades da geração atual não pode comprometer a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Portanto, o objetivo é harmonizar o desenvolvimento econômico com a conservação ambiental.
    A resposta correta é a letra C. 

  • Qual a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil?

    desenvolvimento sustentável é importante para, por um lado, assegurar o melhor manejo dos recursos naturais de forma que eles não se esgotem, e que seja possível atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

    Gabarito: C


ID
1741882
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Considerando a escassez de água no cotidiano do sertão nordestino, a partir dos anos 1930, principalmente, escritores, poetas, pintores e músicos começaram a retratar o drama vivido por grupos expostos às intempéries climáticas e ao descaso das autoridades.

Revista Atualidades. São Paulo: Abril, ed. 18, 2º sem.2013, p.82. Adaptado.

Sobre esse contexto, ficou famosa a obra literária Vidas Secas, cuja autoria é de:

Alternativas
Comentários
  •  Publicado em 1938, o romance “Vidas Secas" de autoria do escritor Graciliano Ramos retrata a vida miserável de uma família de retirantes ruralistas obrigada a se deslocar constantemente para áreas do sertão nordestino menos castigadas pela seca. Por meio de um estilo seco, com uso econômico de adjetivos, Ramos consegue transmitir a aridez do ambiente e como o lugar influencia a vida das pessoas que estão ali.
     A resposta correta é a letra D.

  • Livro do Graciliano Ramos no qual o Baleia é...

  • Vidas Secas é o quarto romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos. A obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes.A narrativa é ambientada no sertão, região marcada pelas chuvas escassas e irregulares. Essa falta de chuva – somada a uma política de descaso do governo com os investimentos sociais – transforma a paisagem em ambiente inóspito e hostil.


ID
1741891
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Os aniversários de Alberto, Delson, Gilberto, Nelson e Roberto são em 15 de março, 23 de agosto, 28 de agosto e 23 de novembro, não necessariamente nessa ordem. Esses cinco rapazes nasceram em um mesmo ano, sendo dois deles irmãos gêmeos que, naturalmente, aniversariam no mesmo dia.
Delson e Alberto aniversariam em dias diferentes do mesmo mês. Nelson e Alberto aniversariam no mesmo dia de meses diferentes. Desses rapazes, o mais novo é

Alternativas
Comentários
  • Nelson nasceu em 23 de novembro.

    Gabarito: D

  • De acordo com o enunciado, tem-se:

    1) "Delson e Alberto aniversariam em dias diferentes do mesmo mês."
    Ou seja, 23 de agosto e 28 de agosto

    2) "Nelson e Alberto aniversariam no mesmo dia de meses diferentes."
    Ou seja, 23 de agosto e 23 de novembro

    Das afirmativas 1 e 2, é possível determinar que:
    Alberto nasceu em 23 de agosto;
    Delson nasceu em 28 de agosto;
    Nelson nasceu em 23 de novembro ( o mais novo)
    E os gêmeos Gilberto e Roberto nasceram em 15 de março.

    Resposta D)

  • Delson e Alberto, fazem aniversario em dias diferentes do mesmo mês, ou seja, 23/08 e 28/08

    Nelson e Alberto fazem aniversario no mesmo dia de meses diferentes, ou seja, 23/08 e 23/11.

    Alberto só pode ser do dia 23/08, porque é o mesmo mes de Delson. Então Nelson faz dia 23/11

    Alberto: 23/08, mais velho

    Delson: 28/08, intermediario

    Nelson: 23/11, mais novo

    Letra D

  • galera, até cheguei na conclusão correta, contudo errei a parte de identificar o mais novo... o MAIS NOVO não e quem nasceu em março( irmão gemeios )

  • Quando a pessoa acerta tudo mas erra por pensar que o mais novo é o que nasceu no mês que vem primeiro. odiossssss

  • O mais novo é quem nasceu por último.

  • Link da resolução:

    https://youtu.be/ENGWNL-tYTc

  • Não sei como, mas acertei kkkk

ID
1741894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A respeito de um pequeno grupo indígena, um repórter afirmou: “todos os indivíduos do grupo têm pelo menos 18 anos de idade". Logo depois, descobriu-se que a afirmação a respeito da idade dos indivíduos desse grupo não era verdadeira.

Isso significa que

Alternativas
Comentários
  • negação de todos/nenhum = "algum"/"pelo menos um" + negação da proposição.

  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    Todos os indivíduos do grupo têm pelo menos 18 anos de idade".
    A negação da proposição dada é:
    "Pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 18 anos de idade."

    Resposta C)

  • GABARITO: C

     

    Pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 18 anos de idade.
     

     

    "Todo A  é B" ---negação--- "Algum / Pelo menos um A não é B" e vice-versa.

    "Algum / Pelo menos um A é B" ---negação--- "Nenhum A é B" e vice-versa.

     

    * Prestar atenção na ideia da questão.

  • Famoso PEA+NÃO, macete do professor Renato aqui do Qconcursos....


ID
1741900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Juninho brinca com uma folha de papel da seguinte forma: corta-a em 6 pedaços, depois apanha um desses pedaços e o corta em 6 pedaços menores; em seguida, apanha qualquer um dos pedaços e o corta, transformando-o em 6 pedaços menores. Juninho repete diversas vezes a operação: apanhar um pedaço qualquer e cortá-lo em 6 pedaços. Imediatamente após uma dessas operações, ele resolve contar os pedaços de papel existentes.

Um resultado possível para essa quantidade de pedaços de papel é

Alternativas
Comentários
  • De uma folha, eu divido em 6 pedaços. Desses 6, eu retiro 1 e os divido em 6, ficando: 5+6 = 11

    Temos agora 11 pedaços. Novamente eu retiro 1 e divido em 6: 10+6= 16
    16 pedaços: 15+6=21
    E assim por diante...
    Percebam que os números sempre vão ter finais 1 ou 6. O único número que se encaixa nesse padrão é 181 (Letra A).
  • Temos a seguinte sequencia 6-1+6-1+6-1+6-1+6....Temos 6 + n5 pois 6-1=5.Qualquer numero multiplicado por 5 resulta em um numero com final 0 ou 5.Que somados a 6 resulta em numero com final 6 ou 1. A unica resposta será 181

  • De acordo com o enunciado, tem-se:


    Verifica-se que a cada repetição restam 5 papéis da anterior.
    Assim, ao terminar o processo, Juninho irá ter um número de papéis que ao ser dividido por 5 terá como resto a unidade.
    Das opções dadas, o único número que atende essa regra é o 181.

    Resposta A)



  • Temos 6 pedaços, desses 6 é retirado 1 pedaço, restando apenas 5 pedaços. 

    Esse 1 pedaço é divido em 6 novos pedaços.

    Ou seja, quantidade de pedaços será um numero divisivel por 5(pedaços que sobram) somado com 6 (novos pedaços)

    O unico que da esse resultado é 181, pois 175/5=35 e 175+6= 181.

    Letra A

     

  • Não importa em quantas partes ele irá dividir pois sempre sobrará um múltiplo de 5 + 1

  • P@#$%, bota matemática duma vez, ninguém merece se matar pra pegar um emprego temporário de telefonista!


ID
1741906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um torneio de futebol foi disputado por apenas cinco times, de modo que cada time jogou com cada um dos outros uma única vez. Nesse torneio, cada vitória deu ao vencedor 3 pontos, cada empate deu 1 ponto para cada um dos dois times, e cada time derrotado não ganhou nem perdeu ponto. A Tabela abaixo mostra a pontuação de cada time, após o término do torneio.

                   Time                Pontuação Final
               Urubulense                   7            
                Colorista                     6
                Sporteará                    5             
                Furacaço                     4               
                Raposão                     3

Quantos empates houve nesse torneio?

Alternativas
Comentários
  • O campeonato teve 10 jogos (Combinação de 5 times tomados 2 a 2).

    A soma de pontos foi de 25, então: chamando de "x" o numero de vitorias e de "y" o numero de empates, temos 3x+2y=25,(2y porque cada empate dá 1 ponto para cada time).Isto nos permite montar um sistema do 1 grau.3x+2y=25 e x+y=10 Resolvendo y=5

  • O total de jogos é combinação de 5 tomados 2 a 2 = 5!/(2!.3!) = 10 jogos.

    Quando no jogo há vitoria e derrota a soma dos pontos é 3+0=3 e quando há empate é 1+1=2.

    Se não houvesse empates no campeonato a soma de pontos seria 30, mas a soma dos pontos é 25.

    Logo houveram 30-25 = 5 empates.

  • Muito bom o seu método Victor, simples e intuitivo.

  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    total de jogos: C5,2 = 5!/3!2! = 5x4x3!/3! x 2 = 20/2 = 10
    total de pontos: 7+6+5+4+3 = 25
    Considerando,
    a = número de jogos com vitória
    b = número de jogos com empate

    a + b = 10
    3a + b + b = 25

    3a + 2(10-a) = 25
    3a + 20 - 2a = 25
    a = 5 vitórias
    b = 5 empates

    Resposta C)



  • chave da questão, pontos (vitorias - vitorias e empates = empates)

    a questão dar quantos pontos resultou de vitorias e empates, 7+6+5+4+3=25.
    agora é só saber quantos pontos seriam se fossem só vitórias, e como sabemos que foram, 5!/2!3!, 10 jogos realizados totalizando 30 pontos.
    vitórias - vitorias e empates = empates
    30pontos - 30 pontos = 5pontos(corresponde a 5 empates)

  • Pessoal comentando tudo errado, se teve 5 equipes e cada uma jogou com a outra uma vez, no total foram 20 jogos e nao 10 como comentaram.


ID
1741909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na multiplicação por 2 mostrada abaixo, que foi feita corretamente, cada letra representa um algarismo; letras iguais representam o mesmo algarismo e letras diferentes representam algarismos diferentes. A palavra GENTE representa um número de 5 algarismos e IBGE representa um número de 4 algarismos. G e I, portanto, são diferentes de zero.

                        I   B  G  E
                                   x 2
                   _____________ 
                   G  E  N  T  E 

O valor da expressão G + E + I + T . B - N é

Alternativas
Comentários
  • Questão maravilhosa .. Parabéns Cesgranrio !

  • Alguém saberia resolver essa questão?

  • Se 2xE = E, logo E=0, 2x0=0

    Se Ix2=G0, logo I=5 e G=1, 5x2=10

    Se 2xG=T, como G=1, então 2x1=T, logo T=2

    Montando a multiplicação novamente, temos:

       5B10

            x2

     10N20

    Existem duas opções de solução para B e N: (3 e 6) ou (4 e 8)

    Resolvendo a equação com a primeira opção (3 e 6)

    G + E + I + T . B - N = 1 + 0 + 5 + 2 x 3 - 6 = 1+0+5+6-6 = 6

    Resolvendo a equação com a segunda opção (4 e 8)

    G + E + I + T . B - N = 1 + 0 + 5 + 2 x 4 - 8 = 1+0+5+8-8 = 6

    Como as duas opções chegam ao mesmo resultado, podemos afirmar que a resposta é a letra " a) 6 ".

  • Show de Bola essa questão. Pensei q nao ia conseguir resolver. 

  • De acordo com o enunciado tem-se uma questão de "multiplicação com letras". Cabe ao candidato, entender a metodologia de resolução e procurar aplicá-la em outras questões semelhantes.

      I  B G E
               X 2
    -------------
    G E N T E


    a) inicialmente verifica-se que 2 x E = E
    Para ser verdadeira essa equação, é necessário que o valor de E seja zero.
    Assim,
      I  B G 0
               X 2
    -------------
    G 0 N T 0

    b) verifica-se também que 2 x I = G 0

    É possível inferir então que I = 5 e G = 1.
    Assim,
      5  B 1 0
               X 2
    -------------
    1 0 N T 0


    c) realizando a multiplicação tem-se que 2 x 1 = T
    5  B 1 0
               X 2
    -------------
    1 0 N 2 0


    d) por fim, verifica-se que 2 x B = N

    Finalizando, tem-se:
    valor = G + E + I + T . B - N
    valor = 1 + 0 + 5 + 2 x B - 2B
    valor = 6

    Resposta A)

  • A resposta das questões deveria ser imutável, pois a estatística apresentada pelo site não reflete a realidade. Fica a dica para o Qconcursos!

  • Bom,minha resolução foi meio estranha,mas cheguei no resultado certo .. rsrs!

    Coloquei que G e I são diferentes de 0,então G=2 e I=1 

    o E que tem 2x é 0 e o restante é 1

    G+E+I+TxB-N= 2+0+1+1x1-1=3

    Ai multipliquei 3x2 da conta original e deu 6!!!

     

  • Questão complicada, a explicação do professor deveria ser por meio de vídeo. 

  • O link do video abaixo pode ajudar a entender:

    https://www.youtube.com/watch?v=ccsHb9BOygM 

  • Gabarito: A

        I B G E

           x   2

    -------------------

    G E N T E

    Qualquer número multiplicado por "este" número sempre será "este" número, ou seja, qualquer número multiplicado por 0 será 0. Logo >E=0

        I B G 0

           x   2

    -------------------

    G 0 N T 0

    Percebe-se que o resultado da multiplicação tem 5 letras ao invés de 4. Então a letra I representa um algarismo que, multiplicado por 2 possa resultar do número 10 pra cima. E já sabemos que o E é zero, então, o único multiplicável por 2 nesse caso é o 5. Logo > I = 5; e G = 1

       5 B 1 0

           x   2

    -------------------

    1 0 N T 0

    O número 1 multiplicado por 2 é 2. Logo > T = 2

       5 B 1 0

           x   2

    -------------------

    1 0 N 2 0

     

    Temos a Tabela:

    E = 0

    I = 5

    G = 1

    T = 2

    B = ?

    N = ?

    Agora já dá pra montar a expressão: G + E + I + T x B - N = ?

    Preste atenção. O B x 2 = N, certo? Então N é a mesma coisa que 2B (N=2B), ou seja, na expressão ficaria assim:

    1 + 0 + 5 + 2 x B - N =

    1 + 0 + 5 + 2 x B - 2B =

    6 + 2B - 2B =

    6 + 0 = 6

    Gabarito A

     

    Espero ter ajudado. Bons Estudos.

     

  • Qual psicotropico do criador dessa questão kkkkkkk
  •                                     L= letra, A= algarismo, MA = mesmo algarismo, AD = algarismos diferentes ,  LI= letras iguais , LD= letras diferentes 

                                        Condições: L=A , LI=MA, LD=AD, G and I ≠ 0

    I  B G E              Sai chutando e lembre que uma letra tem apenas um valor...

    .       x2               E= 0 G = 1 B = 2 I = 3

    G E N T E            2XE = 0(E)   2XG = 2(T)  2XB =4(N)  Agora vamos multiplicar por I e o resultado tem que dar um número com 2 algarismos                               2x3 =6(GE) . Veja que G = 1 e E =0,então, GE = 10 que dividido por 2 é igual a 5. I = 5 , 2X5=10.

                                 G = 1   E = 0  N = 4 T = 2 E = 0

                               O valor da expressão G+E+I+T.B-N=?

                                                               1+0+5+2.2-4

                                                               1+5+4-4

                                                                    6

                                                               

  • LETRA A

  • Se você disse: Que questão louca!

    Resposta: Leia os comentários, kkkkkkkkk

  • A questão da letra C é que a Súmula vinculante 13 não se aplica para cargos políticos, exceto manifesta desqualificação da pessoa indicada.

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/gbW0ZRwNo8o

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • Sei nem por onde começar essa po***


ID
1741912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da letra A seja: Pode haver filho estatístico que não tenha pai estatístico.


  • Questão interessante, pois vai além das decorebas e exige um raciocínio mais autônomo do candidato.

    Considerando P e Q as seguintes premissas

    P: Meu pai é estatístico
    Q: Sou estatístico

    Temos a preposição P ---> Q (Se meu pai é estatístico então sou estatístico)

    Basicamente, a questão pede uma equivalência da preposição P ---->Q.  Sabe-se que há duas formas de equivalência
    1) Regra do "Neymar": Nega a primeira e mantém a segunda, usando o conectivo V (ou)
    2) Inverte e nega as duas: Ex: P --->Q  = ~Q --->~P

    No caso, utliza-se a 2ª regra logo: Se não sou estatístico meu pai não é estatístico. O que se traduz na alternativa "E". Pai de não estatístico nunca é estatístico.
  • Analisando as opções:
    a) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico sempre é estatístico.
    Falso, pois filho de pai não estatístico pode ser estatístico.

    b) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico nunca é estatístico.
    Falso, pois pai de estatístico pode ser estatístico.

    c) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico quase sempre é estatístico.
    Falso, pois nada se pode afirmar sobre "quase sempre".

    d) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de não estatístico sempre é estatístico.
    Falso, pois o pai de não estatístico nunca é estatístico.

    e) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de não estatístico nunca é estatístico.
    Verdade, pois se o filho é não estatístico, o pai também não será.

    Resposta E)

  • P: Meu pai é estatístico

    F: Sou estatístico

    Temos a preposição P→F (Se meu pai é estatístico, então sou estatístico), Fazendo a tabela verdade:

    V - V→V

    V - F→F

    F - V→V

    F - F→V

    Se o filho é estatístico, então o pai pode ou não ser estatístico. Eliminam as letras a,b e c.

    Se o filho não é estatístico, então o pai não será estatístico, se o pai for estatístico cairá na proposição falsa.

  • Galera ainda fico em dúvida entre a alternativa A e E..help

  • Eu acho que deve haver uma forma mais lógica e resolver essa questão.Achei todas essas frmas duvidosas.Um dia eu acho.rsrsrs

     

  • comentario que não ajuda em nada....

     

  • GABARITO: E

     

    É uma questão de tabela verdade, na qual o enunciado é o antecedente e as opções de resposta são o consequente.

     

    Lembrando que na tabela verdade da condicional quando tivermos V com F, temos uma condicional F. Qualquer outra valoração, tem-se uma condicional “V”. Veja:

     

    Enunciado: Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então....

     

    Observe que devemos considerar essa proposição do enunciado de valor lógico “V”.

     

    a) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico sempre é estatístico. 


    ERRADO, pois tendo o antecedente valor lógico “F” (filho de pai não estatístico ) ainda assim podemos ter que pai de estatístico seja estatístico, uma vez que a condicional terá valor lógico verdadeiro.

    F -> V = V

     

    b) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico nunca é estatístico. 
     

    ERRADO, pois tendo o antecedente valor lógico “V” obrigatoriamente devemos ter que pai de estatístico seja estatístico, uma vez que negando o consequente, a condicional terá valor lógico falso.

    V ->  V = V


    c) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de estatístico quase sempre é estatístico. 


    ERRADO, a expressão quase sempre denota a ideia de V ou F e uma proposição nunca pode assumir dois valores lógicos.


    d) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de não estatístico sempre é estatístico. 

     

    ERRADO, pois tendo o antecedente valor lógico “V” obrigatoriamente devemos ter que pai de estatístico seja estatístico, uma vez que negando o consequente, a condicional terá valor lógico falso.

    V ->  V = V


    e) Se filho de pai estatístico sempre é estatístico, então pai de não estatístico nunca é estatístico. 


    CORRETO, pois tendo o antecedente valor lógico “F” obrigatoriamente devemos ter que pai de não estatístico seja estatístico, uma vez que negando o consequente, a condicional terá valor lógico verdadeiro.

    F -> F = V

     

     

    Fonte: Grande Prof. Julio Cesar Salustino

     

  • Acertei a questão, mas nem eu entendi meu raciocínio kkkk e os comentários também não ajudaram a entender.

  • eu fiz com diagrama!

  • Nesse caso eu resolvi no chute, pra min letra A e E pareciam corretas, Porém, a (A) estava descrita claramente na primeira parte do argumento nesse caso optei pela (E) e acertei.

    Porém e complicado confiar nisso.


ID
1741918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo de cinco amigos vai jogar cartas e, no jogo escolhido, apenas quatro podem dele participar. Desse modo, a mesa de jogo se reveza com todos os grupos possíveis formados por quatro dentre as cinco pessoas presentes. As somas das idades das pessoas sentadas à mesa varia a cada rodada:

1ª  Rodada – soma 122.
2ª  Rodada – soma 136.
3ª  Rodada – soma 142.
4ª  Rodada – soma 149.
5ª  Rodada – soma 155.

Qual a idade do mais velho do grupo de amigos?


Alternativas
Comentários
  • somando-se as equações tem-se 4a+4b+4c+4d+4e =704, divide por 4:a+b+c+d+e=176, substituindo em a+b+c+d=122, encontra-se "e" e continua o cálculo.

  • 122+136+142+142+149+155=704

    divida o 704 pelo numero de amigos na mesa 4

    704 / 4 = 176

    agora para descobrir as idades dos amigos faça:

    176 - 122 = 54

    176 - 136 = 40

    176 - 142= 34

    ...

     

    A questão pede o mais velho que é 54 anos

    Letra D

  • De acordo com o enunciado, tem-se:

    soma das idades de todas as rodadas = 122 + 136 + 142 + 149 + 155 = 704

    soma das idades dos 5 amigos = 704 / 4 = 176

    identificando qual deles ficou de fora em cada uma das Rodadas:
    1ª  Rodada: 176 - 122 = 54 anos.
    2ª  Rodada: 176 - 136 = 40 anos.
    3ª  Rodada: 176 - 142 = 34 anos.
    4ª  Rodada: 176 - 149 = 27 anos.
    5ª  Rodada: 176 - 155 = 21 anos.

    Resposta D)
  • Considera:

    122 = a+b+c+d

    136 = a+b+c+e

    142 = a+b+d+e

    149 = a+c+d+e

    155 = b+c+d+e

     

    Somando todas as equações, temos: 4a+4b+4c+4d+4e = 704

    Dividindo essa equação final por 4, temos: a+b+c+d+e = 176

    Como a menor soma das idades é a da primeira equação, então foi na primeira rodada que o mais velho não jogou.

    Logo, 176-122 = 54 (ITEM D)

     


ID
1741921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma máquina sinalizadora faz cinco tentativas de transmitir uma determinada senha, que é uma sequência de cinco dígitos, todos iguais a zero ou um. As tentativas são:

1ª  tentativa - 00001
2ª  tentativa - 00100
3ª  tentativa - 01100
4ª  tentativa - 10010
5ª  tentativa - 10011

Em apenas uma das tentativas a máquina transmitiu corretamente a senha. Nas outras tentativas, ela cometeu exatamente 1, 2, 3 e 4 erros, não necessariamente nessa ordem, trocando o algarismo zero pelo um, ou trocando o um pelo zero.

Em que tentativa a máquina acertou a senha?

Alternativas
Comentários
  • Essa fiz por tentativa e erro. Primeiro considerei que a 1a tentativa era a correta e comparei ela com as demais. Verifiquei que a 2a tentativa teria 2 erros e que a 3a e 4a tentativas teriam ambas 3 erros, o que invalidava a suposição. Então considerei a 2a tentativa como a correta e comparando com as demais consegui chegar ao resultado esperado.

  • Como a máquina fez 5 tentativas, uma correta  e cometeu 1,2,3,4 erros.Ao serem comparadas todas as tentativas duas a duas a tentativa correta apresentará em relação às outras 1,2,3,4 diferenças.No caso a tentativa 2 apresenta tais diferenças.

  • Vamos supor que a PRIMEIRA tentativa está correta. Se compararmos ela com as outras tentativas temos:

    00001
    00001 ----> 0 erros (é a mesma senha)

    00100
    00001 ----> 2 erros

    01100
    00001 ----> 3 erros

    10010
    00001 ----> 3 erros

    10011
    00001 ----> 2 erros
    Logo, a primeira tentativa não é a senha correta. Não tem o padrão de erros 1, 2, 3, 4

    Aplicando o mesmo procedimento para as outras tentativas:
    SEGUNDA:
    00001
    00100 ----> 2 erros

    00100
    00100 ----> 0 erros (é a mesma senha)

    01100
    00100 ----> 1 erro

    10010
    00100 ----> 3 erros

    10011
    00100 ----> 4 erros
    Logo, a segunda tentativa é a senha correta, (B). Tem o padrão de erros 1, 2, 3, 4

  • Acertei no chute; mas não entendi.

  • De acordo com o enunciado, deve-se inferir uma das tentativas como correta e verificar se atende os requisitos do enunciado.
    a) considerando a senha 00001 como correta, tem-se:
    1ª  tentativa - 00001 (correta)
    2ª  tentativa - 00100 (2 erros)
    3ª  tentativa - 01100 (3 erros)
    4ª  tentativa - 10010 (3 erros)
    5ª  tentativa - 10011 (2 erros)
    Ou seja, não atende os requisitos do enunciado.

    b) considerando a senha 00100 como correta, tem-se:
    1ª  tentativa - 00001 ( 2 erros)
    2ª  tentativa - 00100 ( correta)
    3ª  tentativa - 01100 (1 erro)
    4ª  tentativa - 10010 (3 erros)
    5ª  tentativa - 10011 (4 erros)
    Atende os requisitos do enunciado.

    Resposta B)




  • Galera,vamos torcer para que  seja escolhida essa banca para o o próximo concurso do inss.

  • Acertei por tentativa e erro!

  • PREFIRO O CESPE

  • socorro


ID
1741924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O algoritmo de ordenação por flutuação é um método para colocar em ordem crescente uma lista de números dada. O algoritmo consiste em comparar o primeiro elemento da lista com o segundo. Em seguida, o menor dos dois é comparado com o terceiro. O menor dessa última comparação é comparado com o quarto, e assim sucessivamente até que todos os elementos da lista sejam usados. Dessa forma, o menor elemento da lista é obtido, retirado da lista original e posto como primeiro elemento da ordenação. O segundo elemento da ordenação é obtido de forma análoga, usando a lista atualizada, sem o primeiro da ordenação. O processo se repete até que a ordenação se complete.

Quantas comparações, pelo algoritmo de ordenação por flutuação, são necessárias para ordenar uma lista com 5 números?

Alternativas
Comentários
  • para os 5 numeros serão feitas 4 comparações. Elimina um, ficam 4 números e serão feitas 3 comparações, e assim sucessivamente. o total então, é 4+3+2+1=10

  • Lista de Números: 1 até o 5 >  1,2,3,4,5

    número 1 terá comparação com o 2,3,4 e 5, ou seja: 4 comparações. (número 1 sai da lista de comparação)

    número 2 terá comparação com o 3,4 e 5, ou seja: 3 comparações (número 2 sai da lista de comparação)

    número 3 terá comparação com o 4 e 5, ou seja: 2 comparações (número 3 sai da lista de comparação)

    número 4 terá comparação com o 5> 1 comparação (número 4 sai da lista de comparação)

    somando 4+3+2+1= 10 comparações

  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    com 5 números são feitas 4 comparações;
    com 4 números são feitas 3 comparações;
    com 3 números são feitas 2 comparações;
    com 2 números são feitas 1 comparações;

    Finalizando, tem-se:
    4 + 3 + 2 + 1 = 10 comparações.

    Resposta E)


ID
1741927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um certo país, cada aposentado ganha uma quantia diretamente proporcional à raiz quadrada do número de anos que trabalhou. Urbano aposentou-se hoje nesse país e receberá uma aposentadoria de X unidades monetárias. Se trabalhasse mais 13 anos, sua aposentadoria aumentaria em 1000 unidades monetárias e, no entanto, se tivesse se aposentado há 11 anos, receberia 1000 unidades monetárias a menos.

Para que as afirmações acima estejam todas corretas, o valor de X deve ser:

Alternativas
Comentários
  • o unico numero quadrado perfeito que somando 13 unidades e subtraindo 11 tambem gera quadrados perfeitos é o 36. Assim a unica quantia na qual a proporção se mantém é 6000, pois 6000/6=(6000+1000)/7=(6000-1000)/5

  • Tentando colaborar...

    1) Temos uma raiz quadrada como parte em uma divisão proporcional, logo concluímos que essa parte deve ser um quadrado perfeito. Temos os seguintes quadrados perfeitos:

    1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100, 121, 144, 169, ...

    Observe que o 36 é o único quadrado perfeito que adicionando 13 (36 + 13 = 49) ou diminuindo 11 (36 – 11 = 25), obteríamos também um quadrado perfeito. Portanto, conclui-se que Urbano trabalhou inicialmente 36 anos.

    2) Para ajudar no entendimento da resolução dessa questão, vou trazer um exemplo.

    Vamos dividir 70 em partes proporcionais a 2 e 5.

    2 x + 5 x = 70 === 7 x = 70 === x = 10

    2 .10 = 20  e  5 . 10 = 50

    É importante perceber que em uma divisão proporcional, os valores recebidos divididos pelas partes correspondentes SEMPRE geram o mesmo resultado. Observe:

    20 / 2 = 10;  50 / 5 = 10

    3) Agora, conseguimos resolver facilmente a questão. Veja:

    Sendo x o valor recebido, y o tempo trabalhado e sabendo que Urbano trabalhou inicialmente por 36 anos, temos:

    y / 36 = x ===== y / 6 = x ===== y = 6 . x

    Ao aumentar 13 anos de trabalho, receberá 1000 a  mais. Lembrando que 36 + 13 = 49 e a raiz de 49 é 7, temos:

    OBS: A cada ano de trabalho, temos uma "cota parte" de 1000. Por isso, ao trabalhar mais 13 anos, o valor passou a ser de 13000.

    y + 13000 / 7 = x + 1000 ==== Substituindo, y por 6 x, temos:

    6x + 13000 / 7 = x  + 1000

    6x + 13000 = 7 x + 7000

    7x – 6x = 13000 – 7000

    x = 6000


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino

  • A aposentadoria é diretamente proporcional desta forma temos um fator "k" multiplicando a raiz dos anos trabalhados.1)  k(y)^0,5=x - - - -/// 2) k(y+13)^0,5=x+1000 - - - - - /// 3)k(y-11)^0,5=x-1000.  ///\\\  Elevando ao quadrado os termos 1,2 e 3 temos      k^2.y=x^2 - - -/// k^2.y+k^2.13=x^2+2000.x+1000000 - - - - -///  k^2.y-k^2.11=x^2-2000.x+1000000 - - - - -///\\\ Com isto podemos montar um sistema do 2 grau com as três equações.Prestem especial atenção à equação "k^2.y=x^2" pois ela substituirá o termo "k^2.y" nas equações,dai em diante é só fazer as substituições que chegaremos a k=1000 e x=6000.     ///\\\lembrando que: a raiz quadrada de um numero é o mesmo que eleva-lo a 0,5 usei esta forma pois o site não permite escrever simbolicamente raízes; é uma falha deles.

  • vamos chutar que ele ganhe 10.000

    13 anos a mais de trabalho ----- 11.000

    11 anos a menos de trabalho -- 10.000   vamos diminuir o de cima pelo de baixo

    2 equivale -----------------------------  1.000 agora vamos somar e tirar a média de 13 +11 =24/2 = 12.000 então concluindo com a regra de três

    12 ----------------------------------------     X

    X=6.000

  • De acordo com o enunciado e considerando A o número de anos trabalhados, tem-se:
    (x - 1000) / √(A - 11) = x / √A = (x + 1000) / √ A + 13)

    Como o número de anos A é um número inteiro, é necessário que A seja um quadrado perfeito.
    Assim, infere-se que A = 36, pois A - 11 = 25 e A + 13 = 49 são também quadrados perfeitos.
    (x - 1000) / √(36 - 11) = x / √36 = (x + 1000) / √ 36 + 13)
    (x - 1000) / 5 = x / 6 = (x + 1000) / 7

    Finalizando,
    6 (x - 1000) = 5x
    6x - 6000 = 5x
    x = 6000

    Resposta E)






  • Galera, fiz da seguinte maneira:
    A pessoa ganha a raiz quadrada dos anos trabalhados. Ou seja, 4 anos, ganha 2.

    9 anos, ganha 3.

    Em um certo país, cada aposentado ganha uma quantia diretamente proporcional à raiz quadrada do número de anos que trabalhou. 

    Então, ali diz o seguinte: Urbano aposentou-se hoje nesse país e receberá uma aposentadoria de X unidades monetárias. Se trabalhasse mais 13 anos, sua aposentadoria aumentaria em 1000 unidades monetárias e, no entanto, se tivesse se aposentado há 11 anos, receberia 1000 unidades monetárias a menos.

     

    Utilizei as respostas. Todos os números dariam números quebrados. A única plausível é a letra e) 6000.

    6x6 = 36. (Raiz quadrada de 6 = 6). 6000 mil dinheiro.

    36 anos de trabalho com mais 13 anos = 49. 7x7=49. (raiz quadrada de 7). 7000 mil dinheiro.

    36 anos de trabalho menos 11 anos = 25. 5x5 = 25. (raiz quadrada de 5).5000 mil dinheiro.

    Com 25 anos = 5000.

    Com 36 anos = 6000.

    Com 49 anos = 7000.

     

  • fiz da seguinte forma

    Primeiramente tirei a media (13+11)/2 = 12

    o nosso hoje seria (12)

    Soma de todos os anos 13 + 11 + 12 = 36 anos (36 seria o total de anos que ele trabalhou no total máximo)

    tirando a raiz de 36 e obviamente 6

    fazendo uma regra de 3

    hoje menos - 11anos atrás-> (12-11) --------- 1000

    6 --------------- x

    x = 6 x 1000

    x = 6000

  • Link da resolução da questão:

    https://youtu.be/Li2PDMM3YTI


ID
1741930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco candidatos, Aldo, Baldo, Caldo, Delcio e Elcio participam da última etapa de um processo seletivo no qual o avaliador entrevista cada um deles, atribuindo-lhes notas de 0 a 100. As notas atribuídas aos cinco candidatos foram 71, 76, 80, 82 e 91, não necessariamente nessa ordem.
Em uma planilha de cálculo, os nomes dos candidatos estavam em ordem alfabética. Ao inserir as notas de cada candidato ao lado de seu nome, a planilha calculava automaticamente a média das notas já inseridas. O avaliador percebeu que a média, após cada inserção, não se mantinha constante, mas era sempre um número inteiro.

Nessas condições, o candidato que obteve a maior nota foi

Alternativas
Comentários
  • Nossa, alguém por favor me ajude!

  • A = 82                                              (82+76)/2 = 79

    B = 76                                              (82 +76 +91)/3 = 83

    C = 91                                              (82 +76 +91+71)/4 = 80                                             

    D = 71                                              (82 +76 +91+71+80)/5 = 80

    E = 80

    ESSA É UMA DAS DUAS COMBINAÇÕES, PORÉM OS ÚLTIMOS TRÊS NÚMEROS TEM QUE ESTAR NA ORDEM COLOCADA.

     

  • De acordo com o enunciado e para atender os requisitos impostos, tem-se:
    A = qualquer um dos valores
    A + B = número divisível por 2
    A + B + C = número divisível por 3
    A + B + C + D = número divisível por 4
    A + B + C + D + E = número divisível por 5

    Analisando convenientemente os valores, verifica-se que a seguinte combinação atende ao enunciado:
    A = 76
    B = 82 , pois A + B = 158
    C = 91 , pois A + B + C = 249
    D = 71 , pois A + B + C + D = 320
    E = 80 , pois A + B + C + D + E = 400

    Nessas condições, o candidato que obteve a maior nota foi Caldo.

    Resposta C)

  • Fiz por tentativa! Somei duas notas, tirei a média (dividi por 2) e vi qual dava numero inteiro. Encontrei 3 Combinações possiveis.

    71 e 91; 76 e 80; 76 e 82.

    Dai somei a essas combinaçoes os 3 numeros restantes, tirei a media (dividi por 3) e vi qual dava numero inteiro. Percebi que apenas o 76 e 82 se encaixava com uma das notas, no caso, o 91.

    Ou seja, Como o professor atribuiu notas em ordem alfabética, Aldo e Baldo só poderiam assumir as notas 76 ou 82, e Caldo, apenas a 91. Como essa é a maior nota de todas, ele foi o candidato com a maior nota.

  • SILVIO MELLO, mas assim não teria a média constante ao adicionar a terceira e a quarta nota (média = 80 duas vezes seguidas)? 

  • Essa resolução não é válida. As duas ultimas notas mantém a média. No enunciado diz que as médias não se repetem. 

  • Essa questão é sinistra... kkk

    Resolvi ela aqui:

    https://youtu.be/hfNiyhktXgA

    Ou procure o canal PROFESSOR EM CASA - FELIPE CARDOSO no YouTube e tire suas dúvidas comigo! =D


ID
1741933
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma central de telemarketing com 42 funcionários, todos são atenciosos ou pacientes. Sabe-se que apenas 10% dos funcionários atenciosos são pacientes e que apenas 20% dos funcionários pacientes são atenciosos.

Quantos funcionários são atenciosos e pacientes?

Alternativas
Comentários
  • I) Soma dos funcionários, sejam atenciosos (A) ou pacientes (P) => A + P  - (A interseção B)= 42



    II) Se 10% dos funcionários atenciosos são pacientes e que apenas 20% dos funcionários pacientes são atenciosos, logo consideramos que "A interseção B" => 0,1A = 0,2P


    III) Logo temos que: A + P - (A interseção B)= 42 => A + 0,1A/0,2 - 0,1A =42 => A = 30 e P = 15


    IV) Portanto, temos 0,1 A = 0,1 x 30 = 3 (GABARITO B)
  • De acordo com o enunciado e aplicando a Teoria dos Conjuntos, tem-se: 
    "42 funcionários, todos são atenciosos ou pacientes" 
    (A ∪ B) = A + B - (A ∩ B) = 42

    "apenas 10% dos funcionários atenciosos são pacientes e que apenas 20% dos funcionários pacientes são atenciosos." 
    (A ∩ B) = 0,1A 
    (A ∩ B) = 0,2B

    Substituindo em (A ∪ B): 
    0,2B/0,1 + B - 0,2B = 42 
    0,2B + 0,1B - 0,02B = 4,2 
    0,28B = 4,2 
    B = 15 
    A = 30

    Finalizando, (A ∩ B) = 0,1A = 0,1 x 30 = 3 

    Ou seja, 3 funcionários são atenciosos e pacientes.

    Resposta: B) 
  • Sendo A Atenciosos e P os Pacientes, temos que 10% A=P e 20% P=A, logo consideramos que a interseção entre A e P se dá por 10%A = 20%P ou 0,1A=0,2P. Assim,

    A= 2P e P=1/2A

    A soma dos funcionarios se dá pela expressão: Atenciosos+Paciente-(os que são atenciosos e pacientes ao mesmo tempo)=42

    Ou seja A+P-(Interseção)=42

    Substituindo valores temos que 2P+P-0,2P=42 --> 2,8P=42 --> P=15

    E se A=2P, com P=15, A=30

    A questão pede quantos são os atenciosos e pacientes:

    10% dos Atenciosos também são pacientes: 10% de 30 = 3

    20% dos Pacientes também são atenciosos: 20% de 15 = 3

    Deve-se prestar atencão que se pede a interseçao entre A e P e não uma soma! Sendo assim, resposta certa é 3, letra B.


ID
1741936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Edu foi ao shopping no sábado e gastou 20% da mesada que recebeu. No domingo, Edu voltou ao shopping e gastou 20% do restante da mesada.

Se, após a segunda ida de Edu ao shopping, sobraram R$ 96,00, qual é, em reais, a mesada de Edu?

Alternativas
Comentários
  • No sábado, Edu gastou 20% da mesada (então sobrou 80%). No domingo, ele gastou 20% dos 80% restantes, ou seja, 20/100 x 80/100 = 16%. Podemos concluir que Edu gastou, no domingo, 16% do total (100%) da sua mesada. A questão também diz que após a segunda ida ao shopping, Edu ficou com R$96,00. Podemos fazer, então, a seguinte regra de três:

    96-----64% (100%-20%-16%=64%)

    x------100%

    64x=9600

    x=150 (Letra C).


  • De acordo com o enunciado e considerando M o valor da mesada, tem-se:
    sábado: M - 20%M = M - 0,2M = 0,8M
    domingo: 0,8M - 20%(0,8M) = 0,8M - 0,16M = 0,64M

    0,64M = 96
    M = 96 / 0,64
    M = 150

    Resposta C)








ID
1741939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Três professores de lógica são chamados para determinar quais são os números que formam uma sequência de três números inteiros positivos escritos em cartões ordenados da esquerda para a direita. Inicialmente, sabe-se que os números são todos distintos, que a soma dos três é 13, e que eles estão em ordem crescente.
O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência. O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números. O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência. Todos os professores confiam na capacidade de dedução dos demais.

O número observado pelo terceiro professor é

Alternativas
Comentários
  • Sequências possíveis: 1 2 10; 1 3 9; 1 4 8; 15 7; 2 3 8; 2 4 7; 2 5 6; 3 4 6.

    O primeiro observou 1 ou 2, pois se tivesse observado o 3 poderia determinar a sequência.

    Sequências possíveis agora: 1 2 10; 1 3 9; 1 4 8; 15 7; 2 3 8; 2 4 7; 2 5 6.

    O segundo observou 7 ou 8, pois se tivesse observado 6, 9 ou 10 poderia determinar.

    Sequências possíveis agora: 1 4 8; 15 7; 2 3 8; 2 4 7;

    Logo o terceiro observou o 4. Pois se tivesse observado o 3 ou 5 poderia determinar.

  • De acordo com o enunciado e considerando a sequência X, Y , Z, tem-se:
    X + Y + Z = 13
    X < Y < Z
    Os valores que atendem os requisitos são:
    1, 2, 10                2, 3, 8              3, 4, 6
    1, 3, 9                  2, 4, 7
    1, 4, 8                  2, 5, 6
    1, 5, 7

    Analisando as ações dos professores:
    "O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência."
    Assim, a primeira carta só pode ser 1 ou 2, pois se fosse 3, o professor determinaria.

    "O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números."
    Assim, a terceira carta só pode ser 7 ou 8, pois se fosse 10, 9 ou 6, o professor determinaria.

    "O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência."
    Assim, a segunda carta só pode ser 4, pois se fosse 3 ou 5 o professor determinaria.

    Resposta C)







  • De acordo com o enunciado e considerando a sequência X, Y , Z, tem-se:
    X + Y + Z = 13
    X < Y < Z
    Os valores que atendem os requisitos são:
    1, 2, 10                2, 3, 8              3, 4, 6
    1, 3, 9                  2, 4, 7
    1, 4, 8                  2, 5, 6
    1, 5, 7

    Analisando as ações dos professores:
    "O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência."
    Assim, a primeira carta só pode ser 1 ou 2, pois se fosse 3, o professor determinaria.

    "O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números."
    Assim, a terceira carta só pode ser 7 ou 8, pois se fosse 10, 9 ou 6, o professor determinaria.

    "O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência."
    Assim, a segunda carta só pode ser 4, pois se fosse 3 ou 5 o professor determinaria.

    Resposta C)


ID
1741942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre uma grandeza x, um aluno faz a afirmação “x + 2 = 4 ou x > 2". Seu professor diz que essa afirmação é falsa. O aluno, então, reformula, corretamente, enunciando uma negação da afirmação que fizera.

Uma negação de “x + 2 = 4 ou x > 2" é

Alternativas
Comentários
  • Questão muito bem elaborada pois já sabemos que pra uma disjunção ser falsa temos que ter os dois lados falsos, então se x < 2 ele não pode ser igual a 4 e também não pode ser maior que 2. Portanto a unica alternativa que satisfaz essas condições é a letra a.

  • Jurei que podia ter duas resposta. tanto x + 2 diferente de 4. e X menor ou igual a 2.

  • Supomos que a preposição P = (x + 2 =4) e preposição Q = (x >2)


    Para uma disjunção do tipo (P v Q) ser falsa, as preposições P e Q devem ser, necessariamente, falsas.


    l P    l   Q  l    P  v Q   l

    F    l   F   l       F       l

    Logo, P não é igual a (x+2=4) e, na preposição Q, X não é maior do que 2 (X>2). Ora, se X não é maior do que 2, então, automaticamente, será menor (x<2)

    Neste caso, "exclui-se" a preposição P e sobra apenas a negativa de Q,  [ ~Q = (X < 2). ] 
  • Negação do “=” é o  “≠”

    Negação do  OU é o E

    Negação do “ >” é o “≤”

    Assim a negação ficará :

    x + 2 ≠ 4  E  x ≤ 2

    Fazendo um algebrismo na primeira equação passando o 2 para o outro lado do sinal de diferente vai ficar:

    x ≠ 4 – 2

    x ≠ 2

    Voltando:

    x ≠ 2 E x ≤ 2  ( x diferente de 2 e x menor ou igual a 2)

    Reparem que o resultado está se contradizendo quando afirma que x é diferente de 2 e que também é igual a 2.

    Assim para a proposição ser verdadeira x não pode ser igual e diferente de 2, portanto a resposta, fica:

    x < 2


  • comentaram, comentaram e nao explicaram nada!!!

  • de todas as questoe de raciocinio logico da cesgranrio para o ibge essa foi a unica dificil, não por acaso eu errei

  • O problema da questão é que foi mal formulada.

    Pediu a negação. Então seria a simples troca de sinais.

    Na resposta ela cobrou não só a negação e sim a ''fusão''..resolução !

  • a real negaçao de  x+2=4 ou x>2 é

    x+2 ≠ 4 e x<2

    a negaçao do OU e  negar tudo e colocar o E.

     

                                                                                                                                                                                                                                                                                        

  • Fiz da seguinte forma:

    x + 2 = 4 ou x >2

    X + 2=4

    x = 4 -2

    x =2

    Substituindo o X pelo seu valor fica: x > 2 = 2>2

    Agora é só negar invertendo os sinais:

            X > 2

    neg:X < 2.

     

  • a negação de "x+2=4 ou x>2" é "x+2 ≠ 4 e x≤2"

    essa galera toda aí ta errada!

    quando assumo valores para x posso analiar:

    para x = 1, a afirmação do aluno é falsa, pois x+2 ≠ 4 e x≤2 (FF)

    para x = 2, a afirnação é verdadeira, pois x+2 = 4 (VF)

    para x = 3, a firmação também é verdadera, pois x>2. (FV)

    então a unica alternativa que realmente nega o Aluno é quando tenho x=1, ou seja x

  • Negação de proposições + intersecção de conjuntos! Que questão fodaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Questão simplesmente topíssima, além de resolvermos temos que raciocinar.. Ainda bem que tivemos a oportunidade de conhecer questões desse tipo antes aqui no QC e irmos mais preparados com bagagens como essa para a avaliação..

  • Letra (A)

    Podemos ficar na dúvida, pois as alternativas fogem a regra. Normalmente tratamos a negação de p ou q como ~p e ~q. Entretanto tal resultado não se encontra entre as alternativas.

    Então temos que pensar um pouquinho fora da caixa. Para negar uma proposição p ou q precisamos que ambos sejam simultaneamente falsos.

    Então é só analisar qual das respostas deixaria a proposição do enunciado com valor lógico falso.