SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2015 - LIQUIGÁS - Engenheiro Júnior - Mecânica


ID
1666576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A expressão reforma política aparece no glossário da grande maioria dos políticos brasileiros quase sempre em duas circunstâncias: ou é desculpa para deixar tudo como está ou é uma daquelas promessas de campanha eleitoral a ser esquecida assim que se desmontarem os palanques. (...) Por mais que seja tentador avançar aos poucos, na chamada medida do possível, a reforma política realmente eficaz para produzir efeitos salutares num prazo relativamente curto deverá contemplar um conjunto de mudanças – reconheça-se, num processo difícil que exigirá cortes na carne do sistema atual.
Revista Leituras da História. São Paulo: Escala. n. 80. 24 mar. 2015, p. 56-57.

A associação entre a reforma política e os escândalos de corrupção na conjuntura política da atualidade impõe o entendimento de que o ponto mais urgente e mais delicado para essa necessária reforma está ligado aos posicionamentos da sociedade relacionados à(ao)

Alternativas

ID
1666579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Há 200 milhões de anos, ainda na era paleozoica, existia um único e imenso continente na Terra, a Pangeia, uma massa continental que se fragmentou durante o Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos, deixando imensos pedaços de terra à deriva, na movimentação lenta e constante das placas tectônicas, até que eles originassem os continentes atualmente existentes. No decorrer do século XX muitas descobertas vieram a corroborar essa teoria e uma nova prova científica da existência desse continente-mãe, a Pangeia, foi descoberta recentemente no interior árido do Ceará, na encosta da Chapada do Araripe. O achado dos pesquisadores do Cariri consiste em um fóssil inédito, datado de 120 milhões de anos, de uma planta angiosperma da família Smilacaceae – família de plantas que ainda mantém presença em todos os continentes .
Revista História Viva. São Paulo: Duetto Editorial. n. 137. mar. 2015, p. 76-79.

Sendo assim, um fóssil, encontrado no Ceará, de uma espécie que deu origem a muitas outras espalhadas pelo globo ajuda a comprovar a teoria do(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta E - deriva continental

  • GABARITO LETRA E

    A) Big Bang ou Grande Expansão (...) Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente.https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

    B) O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.(...) Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo

    C) Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, (...) Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo. http://www.historiadetudo.com/criacionismo-evolucionismo

    D) Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma), do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer (...) São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. (...) O Dilúvio, citado na Bíblia, também pode ser considerado um cataclisma. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cataclismo

    E) A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres. https://escolakids.uol.com.br/deriva-continental.htm

     


ID
1666582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em tempos de seca, os apelos para não deixar a torneira pingando, evitar banhos demorados e se mobilizar para aproveitar a água da chuva são recados simples e diretos. Assim, toda a população é convocada a racionalizar o consumo e evitar que o drama se agrave. Que é oportuno bater nessa tecla, ninguém discute. No entanto, a questão extrapola – e muito – a vida doméstica.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/pais-precisa-de-po...>. Acesso em: 29 mar. 2015.

Considerando-se que no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, dois terços do consumo de água estão distribuídos entre a indústria, a agropecuária, a mineração e os outros setores, verifica-se que a economia de água no Brasil exige, em primeiro lugar, uma ação no campo da

Alternativas
Comentários
  • A- Política, com metas de uso do insumo nas atividades econômicas.

  • O próprio enunciado informa que "a questão extrapola – e muito – a vida doméstica", o que já elimina a letra C e D.

    As letras B e E não fazem sentido.

    A letra A (gabarito) pode ser fundamentada no fato de que o maior consumo de água no Brasil pertence à agricultura, a qual, associada a outras atividades econômicas como a pecuária, indústria e mineração, totaliza 87,5% de todo o consumo de água no Brasil. FONTE: ANA.


ID
1666585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir de junho de 2013, o Brasil passou a conviver com a emergência e o protagonismo de formas inovadoras de mobilização social e ação coletiva. (...) Esse movimento insere o Brasil em um processo global de contestação iniciado a partir dos impactos gerados pela crise econômica de 2008. (...) O sociólogo Ruy Braga, (...), destaca que em comum os militantes (...) vivem a precarização das condições de vida e do mundo do trabalho. “São jovens, escolarizados, que têm uma trajetória escolar superior à geração que os antecede e que se depara com condições de inserção do mercado de trabalho que geralmente estão bastante aquém daquelas mesmas condições que os pais encontraram no passado. E esse tipo de desajuste, de desencaixe, de tensão é que pode ser considerado a grande força motriz dos atuais movimentos de contestação".

Disponível em: <www.diplomatique.org.br/artigo/phy?id:1828>. Acesso em: 5 mar. 2015.

Os outros dois fatores que formam o conjunto mais adequado para explicar essas manifestações são a(o)

Alternativas
Comentários
  • C- Maior acesso à informação e às redes sociais e o desencadeamento com o sistema político institucional.


ID
1666588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O ajudante de caminhão desempregado Fábio da Silva Costa bem que tentou. Chegou às 23h de domingo à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio, para passar a noite na rua, garantir um bom lugar na fila e agendar a entrada no seguro-desemprego. Não conseguiu. Às 7h, quando o posto abriu, um funcionário avisou que ninguém seria atendido naquela segunda-feira, porque as senhas haviam esgotado pela internet. (...) no Estado do Rio o quadro é pior: foram 11 mil vagas com carteira fechadas em fevereiro, no pior desempenho do país, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados anteontem.

CORRÊA, Marcelo. Sofrimento extra para quem perde. O Globo. Rio de Janeiro, 20 mar. 2015, p.27.

Considerando-se o contexto histórico e geográfico, constata-se que a situação apresentada no texto acima, de março de 2015, é reflexo, principalmente, de um panorama econômico marcado pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Direto no item A....com essa situação descrita nãotinha como errar


ID
1666594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As 3 tecnologias essenciais a aplicações WWW (World Wide Web) são:

Alternativas
Comentários
  • URI?? Não seria URL?

  • Acho que houve um erro de digitação do QC

  • URI – Uniform Resource Identifier

    Também conhecido como Identificador de Recursos Universal, foi criado para identificar recursos disponíveis na internet, através de um endereço ou um nome.

    Um recurso de internet pode ser qualquer coisa, como uma página de internet, um site, um e-mail, uma imagem, arquivos, um programa de computador ou um vídeo. Cada coisa disponível na internet precisa de um identificador único para não ser confundido com outros recursos e sabermos exatamente em que lugar da internet eles estão.

    Exemplos de URI

    http://www.exemplo.org/localizacao/URI/com/o/nome-do-recurso.html

    ftp://outro-exemplo.org/de/URI/com/localizacao/e/nome-do-recurso.txt

    Pensando dessa forma, uma URI é composta pelo nome do recurso e pela localização do mesmo na grande rede de computadores.

    Fonte: http://www.phpmais.com/url-urn-e-uri-que-confusao/

  • A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • Que que isso!!

  • URI pra mim é uma universidade que tem em Frederico Westphaleh/RS

     

  • URL – Uniform Resource Locator

    Em português: Localizador de Recursos Universal e como o próprio nome diz, se refere ao local, o Host que você quer acessar determinado recurso. O objetivo da URL é associar um endereço remoto com um nome de recurso na Internet.

     

    URI – Uniform Resource Identifier

    Em português: Identificador de Recursos Universal, como diz o próprio nome, é o identificador do recurso. Pode ser uma imagem, uma página, etc, pois tudo o que está disponível na internet precisa de um identificador único para que não seja confundido.

    Pra ficar mais fácil de entender, pois sei que deve ter dado um nó agora:

    A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    fonte: https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca/

  •  

    Q607865       Q486156

     

     

    HTTP://          Protocolo de hipertexto



    www:                  (Word Wide Web) Rede      
    URI, HTTP e HTML


    .inp                  Domínio

    .gov                Tipo de domínio


    .br                   País 

     

     

  •  

    Nunca tinha ouvido falar nesse tal de URI. Achei que fosse URL escrito erroneamente, mas blz hahaha. 

     

    O importante é o que importa!

     

     

     

  • A banca que saber quais as 3 tecnologias indispensáveis para acessar uma página WEB.

    URI (identificador uniforme de recurso) uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. Um URI pode ser classificado como um localizador (URL) ou um nome (URN), ou ainda como ambos.

    HTTP (Protocolo de Transferência de HiperTexto)

    HTML (Linguagem de Marcação e HiperTexto) A Linguagem que é escrita a página WEB.

    Gabarito: E

  • Que diacho é URI?

  • Grande "Uri", me fez errar

  • URI (Identificador Uniforme de Recursos) é uma string (sequência de caracteres) que se refere a um recurso.

    A mais comum é a URL, que identifica o recurso localizando-o na Web.


ID
1666597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma instalação padrão do Windows 7, em português, qual programa permite ao usuário visualizar os processos em execução e o histórico de uso da CPU e da memória física?

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Atalho: Ctrl+Shift+Esc. O Desfragmentador de Discos é para organização dos dados gravados no disco rígido, melhorando a performance de leitura dos arquivos. A Central de Rede e Compartilhamento é para configurações das conexões de rede. O Windows Explorer (atalho: Win+E) é para gerenciar arquivos e pastas do computador. Windows Defender é o antispyware para detectar e remover pragas digitais, que no Windows 8 também é antivírus.

  • Pelo gerenciador de tarefas é possível verificar as situações mostradas no enunciado da questão e ainda:


    *******************************************************************************************


    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória


  • Letra A- Gerenciador de Tarefas, ou Task Manager como é originalmente conhecido.


    ->O Desfragmentador de Discos otimiza o desempenho geral do dispositivo de armazenamento reorganizando fisicamente os arquivos nele contidos, melhorando consideravelmente sua eficiência. É recomendável que haja no mínimo 15% de espaço em disco livre para garantir uma desfragmentação eficaz.


    ->A Central de Rede e Compartilhamento é o local para toda a instalação e a configuração de rede.


    ->A interface conhecida como Windows Explorer não deve ser confundida com o navegador Internet Explorer! O Windows Explorer nada mais é do que o próprio gerenciador de pastas e arquivos do Windows.


    ->O Windows Defender é um software desenvolvido pela Microsoft Corporation que tem como meta a eliminação de malwares em geral. Foi inicialmente lançado como um simples anti-spyware para o Windows XP, depois começou a vir incluso no Windows Vista por padrão, e atualmente se tornou um antivírus completo e gratuito, tomando o lugar do conhecido Microsoft Security Essentials.



  • Gab. A

    ~ Apenas complementando os excelentes comentários dos colegas ~

    Além do atalho Ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del.


    Never ever give up! Sua vez tá chegando, confie! 

  • O Gerenciador de Tarefas mostra a você os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo.

    Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

    Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-task-manager


    gab A

  • ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del

    Processos

    Aplicativos

    RE

    DEsempenho

    Serviços

    USuários

     

    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória

     

  • O gerenciador de tarefas do windows  exibe o status real  do computador  como o uso de memória,processos em execução,sendo acessado através  da combinação das teclas CTRL+ALT+DEL

     

    *Sendo dividido em 5 abas:

     

    1-Aplicativos: Mostra todos os aplicativos em execução;        

                                                                                                                                          

    2-Processos: Mostra todos os processos em  execução;

     

    Na aba desempenho é  demonstrado o uso do processador ,taxa  de utilização do mesmo,memoria disponivel entre outras coisas;

     

    3-Desempenho Na aba rede  é detalhado  informações sobre nossas conexões  e seus status;

     

    4-Rede Na aba usuários  é  exibido informações sobre os usuários do computador;

     

    5-Usuários Restando ainda os menus ArquivosOpçõesExibirDesligar e Ajuda onde podemos executar diversas funções tais como:
     

    Desligar o Computador;
    Reiniciar o Computador;
    Logof  do Usuário;

     

     

  • Gab A

     

    Tecla de atalho = Crtl + Shift + Esc


ID
1666600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de uma instalação padrão do Windows 7, em português, deseja que o MS Excel seja automaticamente executado logo após ser efetuado o login.

Para tal, esse usuário deve inserir um atalho para o Excel na pasta

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Adicionando atalhos ou programas em Inicializar, no menu Iniciar, este será aberto quando o Windows for carregado.

  • Acertei a QUESTÃO, mas não entendi! Alguém pode me explicar como isso funciona?

  • Também não entendi. É possível que programas iniciem automaticamente?

  • Não compreendi a questão... Pensei que fosse 'a'.

  • "Se você abre sempre os mesmos programas depois de iniciar o computador (um navegador da Web ou um programa de email, por exemplo), talvez seja conveniente fazer com que eles sejam iniciados automaticamente toda vez que você iniciar o Windows.Os programas ou atalhos colocados na pasta Inicialização de Programas serão executados sempre que o Windows iniciar.

    Clique no botão Iniciar e em Todos os Programas. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta Inicialização de Programas e clique em Abrir.

    Abra o local que contém o item para o qual você deseja criar um atalho.

    Clique com o botão direito do mouse no item e clique em Criar Atalho.O novo atalho aparecerá no mesmo local do item original.

    Arraste o atalho para a pasta Inicialização de Programas.

    Na próxima vez que você iniciar o Windows, o programa será executado automaticamente."

    FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/run-program-automatically-windows-starts#1TC=windows-7

  • Vivendo, estudando e aprendendo. Eu nunca soube disso! Massa demais!

  • Programas  colocados na pasta Inicializar serão executados automaticamente qnd o Windows iniciar.

  • Gabarito B

  • você pode selecionar quais os aplicativos deseja abrir ao inciar o computador, quando liga-lo no caso, isso que a questão quer saber, aí você liga o PC e os aplicativos já abrem no automático

ID
2221843
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma bomba de deslocamento positivo fornece a um circuito

hidráulico uma vazão volumétrica de 0,002 m³/s.

Se o duto do circuito possui uma área de seção transversal interna de 20 cm² , a velocidade média do óleo, em m/s, é de

Alternativas
Comentários
  • Q=V*A então V=Q/A

  • Q=V.A

    Q= VAZÃO

    V= VELOCIDADE

    A= ÁREA DA SEÇÃO

    0,002m³/s = V.0,002m²

    V=(0,002m³/s)/(0,002m²)

    V=1m/s

  • VAZÃO = VELOCIDADE * ÁREA 

    Q = V * A 

    V*A = Q 

    V = Q/A 

    V = (0,002 m³/s )/( 20 cm²) 

    V = ( 2 X 10 ^-2 m³/s ) / ( 2 X 10 ^-2 m²) 

    V = (1 m/s )

  • Essa é da época do segundo grau rsrs

  • Q = 0,002 m³/s   A = 20cm²

    Q=VxA => V=Q/A

    20 cm² x (1m/100cm)² = 20/10^4 = 2x10^-3

    V = 0,002/2x10^-3 = 1m/s


ID
2221846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere um reservatório que contém um líquido em seu interior a um determinado nível relativamente à base.

A determinação da pressão manométrica exercida pelo líquido na base do reservatório depende da massa específica do fluido, da aceleração da gravidade local e da(o)

Alternativas
Comentários
  • P=Pi+d*g*h



  • empuxo = massa espessifica*g*h

    h= nivel/altura da agua


ID
2221852
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O comportamento elástico linear de um material metálico é caracterizado pela região linear da curva tensão x deformação obtida por meio do ensaio de

Alternativas
Comentários
  • O comportamento elástico linear de um material metálico é caracterizado pela região linear da curva tensão x deformação obtida por meio do ensaio de TRAÇÃO.

     

  • ENSAIO TENSÃO - DEFORMAÇÃO - ENSAIO DE TRAÇÃO. 


ID
2221861
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com o objetivo de estimar a frequência natural de um ve-ículo de passeio, um engenheiro considerou que um veículo com massa de 1.000 kg deforma o conjunto de molasda suspensão em 10 cm pelo efeito de seu peso próprio. Considerando-se g = 10 m/s² , essa frequência, em rad/s, estimada é de

Alternativas
Comentários
  • Por se tratar de um sistema vertical:

    w = √(g/∆x) => w = √(10/0,1) => w = 10 rad/s

  • F = K*dx  logo,

    (m*g) = K*dx então,

    k/m = g/dx  logo, para frequencia natural temos,

    √k/m = √g/dx , √10/0,1 = √100 = 10.

    Ou tambem podemos encontrar ovalor de K pela equação inicial F = K*dx e substituir na frequencia natural,

    1000*10/0,1 = K , K = 100.000 

    √K/m = Wn,  √100.000/1000 = √100 = 10

  • Resolvi parecido com os senhores:

    F = K.x

    1000.10 = K.0,1

    K = 100000N/m

    ----------

    Fn = (k / m)^1/2 = 10 rad/s

  • w = √(g/∆x) => w = √(10/0,1) => w = 10 rad/s


ID
2221864
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Ao analisar a vibração de um motor instalado sobre uma base elástica, foi verificado que, para uma rotação de 2.400 rpm, o motor entra em ressonância.

Desconsiderando-se qualquer efeito dissipativo do sistema, uma das frequências naturais do sistema, em Hz, é de

Alternativas
Comentários
  • Essa é mole: n = 1200 /60 = 40 Hz

  • 2.400 ROTAÇÕES POR MINUTO / 60 = 40 VARIAÇÕES POR SEGUNDO


ID
2221867
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O coeficiente de desempenho de um ciclo de refrigeração reversível, operando entre reservatórios a 262 K e 298 K, é

Alternativas
Comentários
  • COP=263/36=~7,3

  • COP = COEFICIÊNTE DE PERFORMANCE 

    COP = Qevaporador / W compressor 

    COP = Tevaporador / Tcondensador - T evaporador

    COP = 262 K/ 298 K - 262 K 

    COP = 262 K / 36 K 

    COP = 7,3 

     


ID
2221870
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A turbina Francis é muito utilizada em hidrelétricas. Tal turbina é classificada como uma turbina de

Alternativas
Comentários
  • Francis - radial e reação

  • Turbinas de ação (ou impulsão): a energia mecânica é obtida a partir da energia cinética da água em escoamento através do rotor, não funcionando imersas na água, mas ao ar livre. As turbinas de ação são as do tipo Pelton.

     

    Turbinas de reação (ou propulsão): a energia mecânica é obtida a partir da energia cinética e de pressão da água em escoamento através do rotor, trabalhando no seio da água turbinada. As turninas de reação são as do tipo Francis Kaplan.

     

    Turbina Francis: é caracterizada por ter uma roda formada por uma coroa de aletas fixas, as quais constituem uma série de canais hidráulicos que recebem a água radialmente e a orientam para a saída do rotor numa direção axial.

  • Complementando a Camila Tavares:


    Turbinas Pelton trabalham com velocidades de rotação mais alta que os outros tipos. Elas são adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m, sendo por isto muito mais comuns em países montanhosos


    Turbinas Francis são adequadas para operar entre quedas de 40 m até 400 m.


    Turbinas Kaplan são adequadas para operar em quedas até 60 m. Elas apresentam eficiência constante em ampla faixa de operação.


    A turbina Bulbo (ou bolbo) é uma turbina Kaplan conectada diretamente pelo eixo a um gerador, que é envolto por uma cápsula hermética. O conjunto fica imerso no fluxo d'água. Turbinas bulbo são geralmente usadas em quedas abaixo de 20 m.


ID
2221873
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A bomba de deslocamento não positivo em que toda a energia recebida pelo fluido é obtida através de forças centrífugas aplicadas no líquido devido à rotação é a

Alternativas
Comentários
  • Bomba centrífuga radial é a bomba centrífuga comum vista em residências. É um bomba dinâmica.

  • A bomba centrífuga helicoidal e diagonal envolvem força centrífuga + força de arrasto.


ID
2221876
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Dois tipos de motores de combustão interna alternativos são o motor de ignição por centelha e o motor de ignição por compressão. O ciclo ideal que se aproxima do motor de combustão interna de ignição por centelha é o ciclo padrão a ar

Alternativas
Comentários
  • No processo de ignição por faísca o "gás" de admissão é uma mistura de ar e combustivel. O combustível é otimizado pela corrente de ar e esse tipo de combustão é apropriado para combustivels como gasolina, gás natural e etanol. Eles operam sob um modelo de ciclo termodinamico especifico, o ciclo Otto


ID
2221879
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O título de vapor que deixa a turbina de um ciclo de Rankine aumenta com o(a)

Alternativas
Comentários
  • O superaquecimento fornece mais energia ao fluido. Considerando todos os outros parâmetros constantes, caso mais energia seja adicionada no aquecimento, mais energia o vapor irá apresentar  após a turbina, logo apresentará maior título.

  • O superaquecimento é uma maneira de aumentar a eficiencia do ciclo, uma vez que com o vapor super saturado a concentração de liquido no ponto 2 do diagrama de rankine será menor

  • E) aumento da pressão no condensador

  • Basta imaginar o diagrama T x s. Se o fluido receber energia até entrar na região de vapor superaquecido, considerando a pressão de condensação inalterada, o título invariavelmente irá aumentar, o que não pode ser garantido pelas outras hipóteses.


ID
2221882
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O objetivo da pré-carga em rolamentos é compensar as folgas entre as partes móveis, removendo-as de forma a aumentar a resistência à fadiga.

Em rolamentos de rolos cilíndricos, a pré-carga deve ser obtida

Alternativas
Comentários
  • A montagem de rolamentos cilindricos em um eixo com leve conicidade ocasionará uma boa fixação entre o anel interno e o eixo. Mas, e enquanto aos rolos? Não dever-se-ia estreitar o espaço existente entre os rolos e anel externo também?

     

  • Gab E

    No Shigley: "O pré-carregamento de mancais de rolos retos pode ser obtido por:

    1) Montagem do mancal num eixo cônico ou por uso de uma luva para expandir o anel interno;

    2) Uso de um ajuste de interferência para o anel externo;

    3) Compra de um mancal com o anel externo pré-encolhido sobre os rolos.

    Mancais de ESFERAS são geralmente pré-carregados pela carga axial gerada durante a montagem."

    Essa questão se referiu ao item 1.

  • Questão retirada exatamente do jeito que está no livro do Shigley 8ed pág 616


ID
2221885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um profissional que se torne operador de caldeira da categoria “B” deve cumprir um estágio prático de operação na própria caldeira onde irá trabalhar, com duração mínima, em horas, igual a

Alternativas
Comentários
  • NR - 13
    A1.5 Todo operador de caldeira deve cumprir um estágio prático, na operação da própria caldeira que irá operar, o qual deverá ser supervisionado, documentado e ter duração mínima de:

    a)caldeiras da categoria A: 80 (oitenta) horas;

    b)caldeiras da categoria B: 60 (sessenta) horas;

    c)caldeiras da categoria C: 40 (quarenta) horas.


ID
2221894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

De um motor elétrico de indução trifásico com 4 polos, operado a 60 Hz, espera-se uma rotação nominal, em rpm, de

Alternativas
Comentários
  • W = (120*f)/N

  • A velocidade Ns em rpm de um motor síncrono é dada por Ns = 120f/p,
    onde f é a frequência em hertz, e p é o número de polos.

    Substituindo os valores dados, tem-se Ns = 120*60/4 = 1800 [rpm], que corresponde à opção c).

     

  • N = 120 * 60 / 4

    N = 1.800 RPM


ID
2221897
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O posicionamento de uma válvula direcional no esquema do circuito hidráulico de um sistema de automação industrial indica se a válvula é NF (normalmente fechada) ou NA (normalmente aberta).

São exemplos de válvulas NA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a) representa 2 válvulas direcionais 2/2(Duas posições e duas vias), a primeira é NF e a segunda é NA.
    Alternativa b) representa uma válvula direcional 2/2 NF e uma válvula direcional 3/2(Duas posições e três vias) NA.
    Alternativa c) representa uma válvula direcional 2/2 NA e uma válvula direcional 3/2 NF.
    Alternativa d) representa uma válvula direcional 3/2 NF e uma válvula direcional 3/2 NA.
    Alternativa e) representa uma válvula direcional 2/2 NA e uma válvula direcional 3/2 NA.

  • Observar pelo segundo quadrado, que corresponde ao desenergizado


ID
2221900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A taxa máxima de radiação que pode ser emitida a partir de uma superfície a uma temperatura termodinâmica T é dada pela lei de

Alternativas
Comentários
  • Dalton - ligada a pressão de gases

    Beer - ligada a ótica e absorçao de luz

    Fourier - troca de calor por condução

    Stefan-Boltzmann - Radiação
    Kirchhoff - circuitos elétricos

  • "A taxa máxima de radiação que pode ser emitida de uma superfície na temperatura termodinâmica Ts é dada pela lei de Stefan-Boltzmann da radiação térmica."

    "A lei de Kirchhoff do estado da radiação indica que a emissividade e a absortividade de uma superfície a uma determinada temperatura e comprimento de ondas são iguais."

    Transferência de Calor e Massa - Çengel

  • A lei de stafan-boltzman é dada por: j = σ*T^4, sendo que σ é a constante de boltzman


ID
2221903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A taxa de transferência de calor por convecção é proporcional à diferença de temperatura e é expressa pela lei de Newton do resfriamento, onde h é o coeficiente de transferência de calor por convecção. Considere três valores típicos de h para as seguintes situações:

h → convecção natural de gases;

h → convecção forçada de gases;

h → condensação de gases.


Nessas condições, tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • Os valores típicos do coeficiente de transferência de calor por convecção, em W/m^2K, são:

    Convecção natural 

    gás h= 5 - 25      líquido h= 50  -  1.000

    Convecção forçada

    gás h= 25 - 250      líquido h= 50  -  20.000

    Ebulição (mudança de fase)

    h=2.500  -  100.000

  • A

     

  • Letra A: h1<h2<h3 Os valores típicos para coeficientes de convecção térmica nos gases são (em W/m^2*K):

    Convecção natural em gases: 2-15;

    Convecção forçada em gases: 15-250;

    Convecção com mudança de fase: 2500 a 100000

  • Mesmo não sabendo os valores. É correto afirmar que: "as interações intermoleculares são maiores da convecção natural para a condensação, logo, temos uma maior taxa de transferência de calor e, consequentemente, terá um maior h"?

  • Pensei assim:

    Quando há mudança de fase, o calor trocado é beeeeeeeem maior. Logo, o h em condensação (mudança de fase) também deve ser grandão para permitir essa alta troca de calor. Portanto, h3 é maior que h2 que é maior q h1.


ID
2221909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Qual a estrutura cristalina encontrada na austenita?

Alternativas
Comentários
  • o Fe gama, ou austenita, tem estrutura CFC.

  • de 0° C até 910 °C ---- CÚBICA DE CORPO CENTRADO (CCC) FERRITA

    de 910° C até 1394 °C ---- CÚBICA DE FACE CENTRADA (CFC) AUSTENITA

    acima de 1394 °C ---- CÚBICA DE CORPO CENTRADO (CCC) DELTA- FERRITA




ID
2221912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Como se chama o fenômeno em que alguns metais e ligas, normalmente ativos e sob condições ambientais específicas, perdem sua reatividade química e se tornam extremamente inertes?

Alternativas
Comentários
  • Passividade. Ocorre pela formação e uma fina camada de óxido protetor. Geralmente ocorrer em metais em meios básicos. 


ID
2221915
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Que tipo de corrosão, muito localizada, forma pequenos buracos a partir da superfície do material que penetram no seu interior em uma direção praticamente vertical?

Alternativas
Comentários
  •  

    A chamada corrosão por pites (do inglês pit, "poço" ou "cova") é uma forma de corrosão localizada que consiste na formação de pequenas cavidades de profundidade considerável e o mais importante, significativa frente a espessura do material. Ocorre de maneira extremamente determinada, podendo portanto ser chamada de puntiforme, não apresentando ataque no material circundante.

    Caracteriza-se por atacar materiais metálicos que apresentam formação de películas protetoras passiváveis e sendo resultado, geralmente, da atuação de "ilha" ativa-passiva nos locais de pequena área (disto pontos) onde há o rompimento de tal camada passiva.


ID
2221918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Qual liga metálica poderia ser recomendada tanto para uso em água doce quanto em água salgada?

Alternativas
Comentários
  • O latão contendo estanho apresenta boa resistência à corrosão em água doce ou salgada.

  • Não entendi o motivo das ligas de titânio não poder ser considerado, alguem sabe? (liga de titânio pode conter estanho e o titânio é muito resistente a corrosão).

  • Achei a questão um pouco branda demais nas alternativas, liga de cobre-niquel, latão e ligas de titanio poderiam apresentar bons resultados da forma solicitada. Será que a melhor opção seria cobre-zinco (latão) devido a interação galvanica entre eles, inibindo corrosão em materiais adjacentes? Já que niquel-cobre e ligas de titanio agiriam como catodo no meio em que fossem dispostos, podendo originar corrosão galvanica em materiais adjacentes.

  • Não gente, o Latão nao sofre corrosão por que ele ocorre o fenômeno da passivação, ou seja, ele já tem a camada externa de óxido. A dúvida é como saber o grau de diferença entre a passivação entre a C D e E. Questao muito específica.

     


ID
2221921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Que processo de soldagem assemelha-se muito ao processo TIG, pelo fato de utilizar eletrodos não consumíveis e gases inertes?

Alternativas
Comentários
  • Soldagem a plasma (em inglês: Plasma arc welding - PAW) é um processo de soldagem a arco elétrico que produz a fusão dos metais, pelo aquecimento com um arco elétrico entre o eletrodo não consumível e a peça de trabalho. Na soldagem a plasma existem dois fluxos de gás separados, o gás plasma que flui à volta do eletrodo não consumível de tungsténio, formando o núcleo do arco plasma e um gás de proteção que evita a contaminação do banho em fusão. É um processo muito similar ao TIG, basicamente trata-se de um desenvolvimento da soldagem TIG visando um aumento de produtividade


ID
2221924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Como pode ser classificada uma solda oxiacetilênica?

Alternativas
Comentários
  • Fusão a chamas - A

     

  • Questão obvia - Fusão e Chamas

  • Gab A

    A soldagem oxiacetilênica é realizada pelo aquecimento, até a fusão, dos metais a serem unidos, com uma chama de gás combustivel (acetileno) e oxigênio. Ou seja, a fusão é obtida por uma chama.


ID
2221927
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Qual o outro nome dado a soldagem por fusão a gás?

Alternativas
Comentários
  • Soldagem autógena: não há metal de adição. As peças são soldadas por fusão do metal base.

  • alternativa meio tosca... fusão a gás? sei nao viu...rs

  • Mesmo com a explicação do Bruno e encontrando apenas uma referencia em um trabalho academico.

    Eu ainda fico na dúvida, porque, uma coisa é o corte oxiacetilenico que obviamente não utiliza metal de adição. Outra é a soldagem por fusão oxi-acetilenica que utiliza uma vareta como metal de adição.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4iAAL/soldagem-oxiacetilenica 

  • Cara, achei essa questão bem tosca. 

  • Achei neste material

    http://www.abraman.org.br/arquivos/73/73.pdf

  • Gab C

    Não entendi essa questão

  • É uma questão por eliminação. :(

    Aluminotérmica, SAW, Eletrodo revestido e solda de ponto não tem nada a ver com gás.

  • Meu, tem muita questão pra LIQUIGAS que tem uns gabaritos muito viajados... Tipo, errado não tá, mas tem umas linhas de raciocínio esquizofrênicas!


ID
2221930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Na temperatura imediatamente abaixo da eutetoide, os percentuais de carbono, do Diagrama de Fases Fe-Fe C,variam de 0,022% a 6,70%.

Considerando uma liga com 99,55% Fe – 0,45% C, os percentuais de ferrita total e cementita presentes na liga são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • %Ferrita = (6,7-0,45)/(6,7-0,022) = 93,59% de Ferrita e 6,41% de cementita

  • Danilo, como você achou o 6,41% de cementita?

  • talvez eu esteja errado, mas entendo que essa questão deveria ser anulada. Pois como tem 0,45% de C, trata-se de um aço hipoeutetóide. E a cementita só aparece em aços hipereutetóides.

  • Quando o aço com 0,45% de carbono é resfriado lentamente a partir de 100 % de fase austenita, ao cruzar a linha A3, começa a se formar cristais de ferrita com teor de carbono crescente até a máxima solubilidade de carbono na fase Alfa ( 0,022%), quando se cruza a linha A1 toda austenita remanescente se transforma bruscamente em perlita ( 88,5% fase alfa + 11,5% fase cementita)

  • Ricardo, dentro da perlita tem Fe3C

    Gustavo, eu peguei 100-93,45

  • Ricardo Spitzer, ele está falando de fases e não de microestrutura, o que aparece no aço hipereutetoide é a microestrutura cementita proeutetoide e a perlita que por sua vez tambem é uma microestrutura. Todas elas são constituidas das fases FERRITA e CEMENTITA. 

    Perlita (Ferrita + Cementita). 

    Lembrando que,

    Cementita possui 93,3% de Ferro e 6,7% de Carbono difundido, é metaestavel pois ultrapassou o limite de solubilidade do carbono no ferro.
    Ferrita possui 99,978% de Ferro e 0,022% de Carbono difundido. (0,022% é o limite de solubilidade da ferrita).
     

    Portanto, cementita e ferrita estão sempre presentes nas microestruturas. Na questão que aborda um aço hipoeutetoide (ferrita + perlita)

    Possui então nas suas fases ( Ferrita + Cementita)

  • Como a composição é proporcional ao teor de carbono, determinar a equação de uma reta permite a generalização do problema:
    0,022%C ==> 100%Ferrita + 0% Cementita
    0,45%C ==> Y
    6,7%C ==> 0% Ferrita + 100% Cementita

    Considerando o teor de cementita e aplicando condições de contorno:
    Y=a*x + b
    0 = a*0,022+b
    100 = a*6,7+b
    a =14,975
    b=-0,329

    Portanto: Y = 14,975*x - 0,329 (equação para determinar o teor de cementita) 
    Para x=0,45
    Y = 6,409% Cementita
    %Ferrita = 100 - %Cementita   => %Ferrita = 93,59%

  • Regra da alavanca:

    Cementita => 0,45-0,022/6,7-0,022

    = 6,41%

    Ferrita => (100-99,55 =0,45)

    6,7-0,45/6,7-0,022

    = 93,59%


ID
2221933
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Quanto à natureza, os vidros e os carbetos de tungstênio são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Cerâmicos e Compósitos 

  • Carboneto de tugstênio por si só não é um compósito. 

    Seria um compósito quando são usados como reforços em uma matriz.

     

  • Está questão está errada. O carbeto de tungstênio por si só é um material cerâmico e só será compósito quando usado como reforço em uma matriz ou sendo combinado de alguma outra forma a outro material.

  • Características dos materiais cerâmicos: compostos de um metal e outro não metal com ligações covalentes e iônicas, de modo misto. Essa questão está errada.
  • Questão polêmica, carbeto de tungstênio é uma liga metálica de carbono e tungstênio.

    Tem alguém que pode nos ajudar ai?

  • Lembrando que o carbeto de tungstênio é usado como penetrador no ensaio de dureza brinnel.

  • Cerâmicos e compósitos


ID
2221936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

Que tipo de aço inoxidável é o mais recomendado para trabalhos em ambientes extremamente corrosivos?

Alternativas
Comentários
  • O elevado teor de níquel nos aços inox austeníticos garante grande resistencia a corrosão até  mesmo em elevadas temperaturas. Porém,  também implica em elevado custo de produção. Uma alternativa viável, até certo ponto, pode ser o aço inox duplex, que também resiste a ambientes de elevado potencial de oxidação,  como no caso de indústrias petroquímicas onde esse tipo é  bastante empregado.

  • A introdução do níquel, nos aços inoxidáveis austeníticos, melhora consideravelmente a resistência á corrosão e a resistência à oxidação a altas temperaturas, visto que, na maioria dos reagentes, o níquel é mais nobre que o ferro.

  • Trago o texto do Costa e Mei, Aços e Ligas Especiais, página 426 da edição 3:

    "Os aços duplex têm resistência à corrosão melhor ou igual aos melhores aços austenísticos nos meios empregados, mas têm limites de escoamento duas ou mais vezes superior"

    Desta forma, fico na dúvida quanto a resposta correta desta questão.

  • Atualmente, por aliarem elevadas resistencia a corrosão e resistencia mecânica, os aços inoxidáveis duplex são os mais utilizados na indústria. Principalmente a indústria de petróleo e de papel e celulose. A resposta está confusa.


ID
2221939
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística

Na estante do almoxarifado de uma fábrica estão presentes catorze tarugos de aço inoxidável, todos indistinguíveis visualmente. Dois dos tarugos são de aço martensitico, cinco são de aço ferrítico e sete são de aço austenítico. Um desses tarugos será escolhido aleatoriamente.

Qual a probabilidade de o tarugo escolhido ser de aço martensítico ou de aço austenítico?

Alternativas
Comentários
  • 5/14 - Aço Ferrítico

    9/14 correspondem às demais


ID
2221942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Algumas terminologias têm surgido como ferramentas de gerência de manutenção. Novos termos como RCM (manutenção centrada na confiabilidade), MPT (manutenção produtiva total) e JIT, (manutenção Just-in-Time) referem-se à manutenção

Alternativas
Comentários
  • Segundo o livro do Kardec, a TPM é derivada da manutenção preventiva, e é uma filosofia de manutenção que busca integrar operação, manutenção e engenharia. Portanto, tô em dúvida. Se alguém puder me explicar, agradeceria imensamente!


ID
2221945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em um motor de combustão interna de dois tempos, a massa da mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão está a uma pressão p₁, enquanto, em um motor de quatro tempos, aspirado, a massa da mistura de ar e combustível entra na câmara de combustão a uma pressão p.

Se p é a pressão atmosférica, então

Alternativas
Comentários
  • P1 é maior que Po pq explode e comprime ao mesmo tempo?

  • No motor de 4T, quando na descida do pistão, há a formação dentro do cilindro de uma pressão negativa para que o ar entre no cilindro, por outro lado, no motor 2T quando o pistão desce ele "empurra" a mistura de ar+comb para dentro do cilindro e esta "empurra" os gases queimados para o meio externo, sendo portanto uma pressão maior que a atmosférica. Logo, P2<P0<P1


ID
2221951
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma ferramenta da qualidade usada para coletar dados com base em observações amostrais, com o objetivo de determinar um modelo, facilitar a coleta e a análise de dados, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    A folha de verificação é uma das sete ferramentas da qualidade e é considerada a mais simples das ferramentas. Apresenta uma maneira de se organizar e apresentar os dados em forma de um quadro, tabela ou planilha, facilitando desta forma a coleta e análise dos dados.

    A utilização da folha de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos, não comprometendo a análise dos dados.

    A seguir, apresentamos um exemplo de folha de verificação utilizada no levantamento da produção mensal de uma fábrica de biscoitos. Esta folha de verificação é capaz de proporcionar evidência objetiva para análises de eventuais problemas envolvendo a produção de diferentes biscoitos.

     

    Fonte: http://www.blogdaqualidade.com.br/folha-de-verificacao/

  • Resposta: E

    O que é a folha de verificação?

    A folha de verificação é aparentemente muito simples de se aplicar e por isso é considerada a mais utilizada entre as sete ferramentas da qualidade. Também conhecida como lista de verificação, checklist, ou lista de recolhimento de defeitos, é um formulário utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados além de uniformizar a verificação e execução de processos.

    É uma formulário planejado para coletar dados, portanto, é uma  ferramenta genérica que serve como primeiro passo no início da maioria dos controles de processo ou esforços para solução de problemas.

    Na indústria, dados registrados em folhas de verificação ajudam a entender se os produtos tem as especificações exigidas. Por exemplo, é comum folhas de verificação para:

    Localização de defeito

    Contagem de quantidades

    Classificação de medidas

    Existência de determinadas condições

    Tipos de reclamações

    Causas de efeitos

    Causas de defeitos

    Fonte: http://www.ferramentasdaqualidade.org/folha-de-verificacao/

  • Folha de Verificação.

    É um instrumento de coleta de dados referentes a uma situação específica. Quando queremos entender melhor um processo, precisamos saber mais sobre ele. Normalmente, a folha de verificação é o ponto de partida da gestão da qualidade, pois os dados podem ser utilizados pelas outras ferramentas. Sua aplicação é muito simples. É usada para a certificação de que os passos ou itens preestabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nível eles estão, por meio de uma marcação a partir do momento que forem realizados ou avaliados.

    A folha de verificação é aparentemente MUITO SIMPLES de se aplicar e por isso é considerada a mais utilizada entre as sete ferramentas da qualidade. Também conhecida como lista de verificação, check-list, ou lista de recolhimento de defeitos, é um formulário utilizado para padronizar e facilitar a coleta de dados além de uniformizar a verificação e execução de processos.

    Exemplo: Imagine que precisa analisar o processo de fabricação de calçados em uma fábrica. Para saber quais são as tarefas, materiais, pessoas ou qualquer outro aspecto que estão trazendo problemas na qualidade, deve primeiro coletar os dados de defeitos no processo.

  • Resposta E.

    Coleta e análise de dados = Folha de Verificação - É o modelo mais simples a ser utilizado.


ID
2221954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população é denominada

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Política Nacional de Meio Ambiente:

     

    Poluição: a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente:

     

    a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;

    b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas;

    c) afetem desfavoravelmente a biota;

    d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente;

    e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos;


ID
2221957
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Um exemplo de atividade de apoio da logística é:

Alternativas
Comentários
  • Sabemos que as atividades de Transportes, Manutenção de estoques e Processamento de pedidos são as atividades-chave e por isso, consideradas atividades primárias.

     

    As atividades de apoio que são: Armazenagem, Manuseio, Embalagem, Obtenção, Programação do produto e Manutenção da Informação.

     

    Gabarito: C

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/as-atividades-de-apoio-da-logistica/65970/

  • GABARITO : B , O Thiago falou certo , porém disse a alternativa errada.. kkk normal .. mas é isso mesmo que ele disse :

    Entre as atividades de apoio encontramos as EMBALAGENS .

  • Gab. B

     

     

    Atividades-chave ou primárias  -   TPM

     

    Transportes

    Processamento de pedidos

    Manuntenção de estoques

     

    Atividades de apoio:

     

    Armazenagem - Administração do espaço p/ manter estoques

    Manuseio - Movimentação do produto

    Programação do produto - Fluxo de saída

    Obtenção - Fluxo de entrada

    Manuntenção de informação - Informações de custo de desempenho

    Embalagem de proteção

  • E por que o treinamento de pessoal entra como atividade principal? Não faz sentido pra mim.


ID
2221960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Na gerência de projetos, a disponibilidade de tempo denominada folga livre representa a(o)

Alternativas
Comentários
  • 1.7 Folgas das Atividades
    Folga de atividade, segundo a ABNT, “é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar, além de sua duração prevista, sem prejudicar a duração preestabelecida para o projeto”. Conforme se considerem aquelas quatro datas, duas a duas, resultam em quatro valores diferentes de folgas de atividades, tal como veremos a seguir.
    Folga Total: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais cedo do seu evento-início, tenha sua conclusão na data mais tarde do seu evento-fim. Abreviatura: FT”.
    Folga Livre: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo, além da duração prevista, que a atividade pode utilizar, supondo-se que comece na data mais cedo de seu evento-início e termine na data mais cedo de seu evento-fim. Abreviatura: FL”.
    Folga dependente: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais tarde do seu eventoinício, tenha sua conclusão na data mais tarde do seu evento-fim. Abreviatura: FD”.
    Folga Independente: Segundo a ABNT, “ é a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar de forma que, iniciada na data mais tarde do seu eventoinício, tenha sua conclusão na data mais cedo do seu evento-fim. Abreviatura: FI”.

    FONTE: https://goo.gl/BY1OHo

  • Folga livre (FL) / Free Float. O tempo permitido para atraso de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de início mais cedo de qualquer uma das atividades do cronograma imediatamente subsequentes.

     

    Folga total / Total Float. O atraso total permitido para a data de início mais cedo de uma atividade do cronograma sem atrasar a data de término do projeto ou violar uma restrição do cronograma.

     

    PMBOK 5ª edição página 544.

  • e-

    float é o tempo que uma atividade tem disponivel ate ao final do prj e.g.: prj tem 1 mes para acabar, incluindo periodo de espera de outros eventos.