SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2016 - UNIRIO - Técnico em Enfermagem


ID
1999894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Worm (Vermes)

    Segundo Silberscharz:  Tem capacidade de duplicar a si mesmo. Ou seja, reproduz cópias de si próprio, consumindo recursos do sistema

     

  • a) Adwares é um tipo de programa chato que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão do usuário (por exemplo: pop-up), como também analisa os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 

    b) Spyware - é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Spy = espião

    c) KEYlogger - KEY = tecla (captura as teclas digitadas)

    OBS: SCREENlogger - SCREEN = tela (captura o que está acontecendo na tela do PC)

    d) Vírus - é um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    e) Worm - é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não confundir com vírus, pois o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas e arquivos, mas sim pela execução direta de sua cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte alternativas D e E: Q450298

     

    Alternativa E

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

     

     

  • Palavra chave para Worm "...capaz de propagar-se automaticamente pela rede..."

  • Também procurei pela expressão-chave: programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha.

    GAB> E

  • I-                   MALWARES:     são programas criados com o intuito de prejudicar usuários e sistemas de informação. são softwares maliciosos do qual tem como espécies:

     

    VÍRUS-->           MALWARE-->     PRECISA DE HOSPEDEIRO-->  PRECISA SER EXECUTADO.

     

    O objetivo do vírus Nimda é identificar as falhas de segurança existentes nos sistemas operacionais para contaminar computadores de empresas e propagar-se.

    Phishing   é um tipo de malware que, por meio de uma mensagem de email, solicita informações confidenciais ao usuário, fazendo-se passar por uma entidade confiável conhecida do destinatário.

     

    Vírus    (Precisa de hospedeiros, propaga-se fazendo copias de si mesmo e tornando-se parte de outros programas e arquivos.)

    II-               WORM:       É um verme, que NÃO precisa de um arquivo para se hospedar e se multiplica pelas conexões de rede.

     

    São PROGRAMA em si, se auto-replicam, não precisam de hospedeiros com o vírus,  diminui o desempenho da rede)

     

    WORMS-->         REDES-->     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS-->

     

    ->AUTORREPLICÁVEIS--->   NÃO PRECISAM SER EXECUTADOS.

     

     

    WORM (IMPORTANTE!): worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

  • Pessoal concorodo que quem se propaga automaticamente pela rede seja o WORM.  Mas gostaria da opinião de alguém sobre uma dúvida.

    ...

    Na questão Q714405 Assinale a alternativa que contém apenas códigos maliciosos capazes de alterar e remover arquivos do computador.

    ..

    o gabarito consta como: Vírus e Trojan.

     

     

    Logo vem a minha dúvida. 

    "capaz de propagar-se automaticamente pela rede (worm) de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc."   ???

     

     

    Então este desaparecimento de arquivo não seria uma remoção?? os arquivos ficariam apenas de forma oculta? 

     

  • Tem um problema no enunciado que me deixou intrigado, foi no momento que o enunciado diz que o malware faz desaparecer arquivo. Os malware que removem e alteram arquivos: trojan, virus e rootkit. 

  • não é um vírus pq o enunciado não fala que precisa de um hospedeiro,quando o enunciado fala:propaga-se automaticamente,logo worm ou verme

  • WORM: Programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Falou em lentidão - provavelmente worm

  • WORM = LENTIDÃO/DESPARECIMENTO DE ARQUIVO

  • PF PRF, tive a mesma duvida q vc.

  • Só queria saber das fontes. Kkkk
  • Questão baseada em fatos reais. rs

  • worms são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, utilizar um arquivo hospedeiro. Além disso, pode causar danos sem a ativação pelo usuário, diferentemente dos vírus.

     

    O worm é executado ou não é? Todo programa em um computador precisa ser executado. Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução. O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que, enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm explora vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.

     

    Ex: execução do arquivo infectado autorun.inf em um pendrive. O computador que está configurado para executar automaticamente esse arquivo em mídias removíveis pode ser contaminado apenas com a inserção do pendrive no computador. O arquivo malicioso será executado, mesmo que o usuário “não tenha feito nada”. 

     

    CAUSA LENTIDÃO E DESAPARECIMENTO DE ARQUIVOS E É AUTOREPLICANTE, NÃO DEPENDE DE AÇÃO EXPLÍCITA !

  • Worn (verme): -Automático, Discreto, Cópias de si, Explora falhas, Envia cópias por email.

  • propagação pela rede ? 99,99 % de chance de ser vermes/worms

    bons estudos.

  • Os responsáveis por procedimentos de Segurança da Informação devem-se preocupar com usuários mal intencionados, muitas vezes responsáveis por geração de prejuízos empresariais disseminando malwares, roubando senhas ou realizando outra ação qualquer de invasão dos sistemas da empresa. Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

    Esse tipo de programa malicioso é conhecido como

    Gabarito Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

  • O enunciado da questão descreve com clareza o comportamento típico do worm, que é um malware que se propaga AUTOmaticamente pelas REDES.

    Resposta certa, alternativa e).

  • WORM > programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc.

  • Um exemplo típico é o programador competente, mas mau caráter, que produz programa malicioso capaz de propagar-se automaticamente pela rede de computadores da empresa em que trabalha, por meio de cópias de computador para computador, provocando, por exemplo, lentidão na rede, desaparecimento de arquivos, etc. Os males que esse tipo de programa produz ainda seriam mais graves se dispusesse, como outros malwares, de mecanismos de comunicação que proporcionassem seu controle remoto pelo agente invasor.

  • Vírus- precisa de execução

    Worm- não precisa de execução (capaz de propagar-se automaticamente)

    Cavalo de Troia- precisa de execução

  • Quando na questão falar de reprodução de cópias, isso já é uma das principais características do Worm

  • Adware - Abre Fazendo Publicidade

    Spyware - Espião

    Keylogger - Espião para Teclado

    Vírus - Hospedeiro

    Worm - É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador

    Resposta Letras E

  • (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente; (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida; (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

  • LETRA E CORRETA

    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

  • Worm - se propaga, faz copias de si

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, adware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (b) Errado, spyware não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (c) Errado, keylogger não causa lentidão na rede nem se propaga automaticamente;

    (d) Errado, vírus não causa lentidão na rede nem de propaga automaticamente – suas ações maliciosas mais comuns são alterar e/ou remover arquivos em geral de forma escondida;

    (e) Correto, worm pode causar lentidão na rede devido ao consumo excessivo de recursos além de se propagar automaticamente. 

    Letra E 


ID
1999900
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Certo usuário abre o Painel de Controle do Windows 8, acessa a janela “Dispositivos e impressoras” e percebe que algumas impressoras da lista estão com o ícone esmaecido, em tom de cinza claro.
Se ele tentar usar uma dessas impressoras (cujo ícone está esmaecido) para imprimir um documento, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Kd o Japa?

  • A questão aborda a janela Dispositivos e Impressoras, existente no Painel de Controle do Windows 8. Através dessa janela é possível visualizar as impressoras instaladas disponíveis e indisponíveis, além de definir a impressora padrão.

    A questão cita que o ícone da impressora encontra - se esmaecido, em tom cinza claro .

    Nessa situação, o documento em questão não será impresso , pois tal característica indica que a impressora está indisponível.

  • Esperando o comentario do Fernando NishimuradeAragao. kkk

  • O ícone esmaecido de uma impressora pode indicar que ela foi instalada, mas por algum motivo está indisponível.

     

    Exemplos:

    ***pode ocorrer de a impressora estar desligada ou o cabo estar desconectado.

    ***pode acontecer de ser uma impressora de rede e ocorrer alguma falha de comunicação entre esta e o roteador.

  • Cadê o japa top? Adoro os comentários( explicações) dele! :D
  • Alternativa B é a correta. A C não está correta, pois, já que aparece a impressora ipso facto que ela está instalada, porém indisponível.

    a alternativa A não tem nada a ver, a impressora sem tinta puxa o papel, porém não sai nada. Ou seja, ela "imprime". A D e E está incorreta, pois, a impressão não será realizada visto que a impressora está indisponível.

  • Eu percebo que essas questões de Informática mais textualizadas, geralmente é só interpretação de texto. A questão diz que o ícone está em um tom de cinza claro, um tom morto, que já indica indisponibilidade, e na própria questão fala que as impressoras já estão NA LISTA, ora, se elas já estão na lista é pq foram instaladas, mas por algum motivo não estão funcionando, descartando assim o item C e restando apenas o B.

  • Se a impressora não tivesse sido instalada nem o ícone iria aparecer.

  • Gabarito B

    A impressora está offline, simples...

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Se não estivesse instalada o ícone nem apareceria. Gabarito:B
  • Se ela nem estivesse instalada, o ícone dela nem apareceria.

    Gabarito:letra b!


ID
1999906
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que um usuário acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via

Alternativas
Comentários
  • ·    VPN (Virtual Private Network):

     

    Definição:

    Segundo Forouzan: é uma tecnologia que está ganhando popularidade entre as grandes organizações que utilizam a Internet global para comunicação interna e externa, mas exigem privacidade na comunicação interna.

    VPN são redes overlay (sobrepostas) às redes públicas, mas com as propriedades das redes privadas. A abordagem mais popular de VPN é a criação de túneis diretamente sobre a internet.

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Alternativa C

  • Rede privada virtual, do inglês virtual private network (VPN), é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet). O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros.

  • c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

  • INTRANET

    É uma rede local, interna (privada) de uma empresa que se comunica usando

    tecnologia idêntica a da Internet. Usa os mesmos protocolos (TCP/IP, http, POP, SMTP...) e serviços (páginas, e-mail, ftp...).

    EXTRANET

    A Extranet é o acesso remoto a uma Intranet, via Dial-Up (modem) ou via VPN (rede pública), por exemplo.

     

     

     

     

    ·        INTRANET. É UMA REDE PRIVADA. ACESSO RESTRITO. É PARA DENTRO. REDE INTERNA. REDE CORPORATIVA.      NÃO PRECISA ESTÁ CONECTADO. A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

     

    ATENÇÃO:    O uso da Intranet permite que usuários em locais distantes de uma empresa se comuniquem com facilidade, necessitando-se apenas de um browser. 

    EX.:  Acesse a intranet, implantada corretamente, de uma universidade, a partir de seu computador pessoal em sua residência, o setor de TI da universidade deve possibilitar o acesso via VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular.

     

     

    ·        EXTRANET: acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos para realizar operações comerciais com fornecedores externos através do acesso por navegador  Web.   Tanto a Internet, intranet, extranet usam o protocolo TCP/IP

    Q684236  ESAF A solução de conectividade que permite o acesso externo a uma rede corporativa, compartilhando dados para fins específicos como, por exemplo, fornecedores ou clientes, é denominada: Extranet

     

    Q724732

    A Extranet oferece a parceiros comerciais acesso limitado a recursos da Intranet de uma organização, através de uma conexão de rede privada virtual (VPN) pela Internet.

     

    O acesso remoto via Internet é possível para dentro da Intranet, na modalidade de Área de Trabalho Remota, ou Extranet

    Uma intranet é uma rede organizacional na qual as aplicações e interfaces com o usuário baseiam-se principalmente em serviços web e seu uso é restrito a usuários autorizados da empresa.

  • Gabarito C

    “Virtual Private Network” ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a Internet. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes (como Frame Relay ou X.25) para conectar redes remotas, utiliza-se a infra-estrutura da Internet.

    O conceito de VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis, tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicas tendem a ter um custo de utilização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietárias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes.

    A principal motivação no uso das VPNs é a financeira, como alternativa para redução dos custos de comunicação de dados, oferecendo transporte de pacotes IPs de modo seguro através de Internet, com o objetivo de conectar vários sites .

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a) DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente (na medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede).

     

    b) WAN vem de World (mundo), ou sejam abrangência mundo.

    MAN (metropolitan area network) - municipio

    LAN (local area network) - local, limitada a +/- 1 km

    WLAN (Wireless Local Area Network).

     

    c) VPN (Virtual Private Network) é uma rede virtual particular. Trabalha como uma espécie de um túnel, para que os dados possam ser enviados sem que outros usuários tenham acesso. Os dados são criptografados e encapsulados. Ao chegar no destino, o computador receptor indentifica o remetente através das informações anexadas e descriptografa os dados.

     

    d) FTP: transferência de arquivos,

     

    e) HTTP: protocolo utilizado para acesso a páginas web.

     

    Copiadodo do colega para ficar registrado.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado, esse é um protocolo de designação automática de endereços lógicos a um dispositivo de rede;

    (b) Errado, essa é apenas uma rede de área local;

    (c) Correto, esse é um mecanismo que permite o acesso remoto a uma intranet por meio de uma rede pública como a internet;

    (d) Errado, esse é um protocolo para transferência de arquivos entre computadores;

    (e) Errado, esse é um protocolo para transferência de hipertexto.

    Gabarito: Letra C 


ID
1999912
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após ser aprovado em concurso público, um rapaz procura informações sobre a jornada de trabalho que deverá cumprir.
Segundo as regras gerais previstas na Lei no 8.112/1990, e suas alterações, o servidor público será submetido a regime mínimo de quantas horas diárias?

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D

     

    Questão letra de lei.

     

    Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

  • Art. 19. da lei 8112/90:  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. (Redação dada pela Lei nº 8.270, de 17.12.91)

  • De forma simples e direta:

    Máximo semanal: 40 horas

     

    Máximo diário: 8 horas

    Mínimo diário: 6 horas

  • errei porque pensei em professores que tem contratos de 30hs...

    :/

  • GABARITO ITEM D

     

    MÍN 6 E MÁX 8 H

     

    40 H POR SEMANA

  • E quanto aos médicos, quantas horas trabalham?

  • Médicos, assim como outros profissionais da área de saúde, possuem leis específicas, além de acordos, que estabelecem um regime próprio de horas de trabalho, podendo folgar vários dias e trabalhar 48-72h consecutivas. 

  • Lei 8112/90:

     

    Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente.

     

     

  • Gabarito: B

    Fundamento: Artigo 19

    6<x<8

    Mínimo de seis horas diárias e máximo de oito horas.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 19

  • Cuida-se de questão que se limitou a exigir conhecimentos elementares acerca do texto frio da lei, de modo que comentários extensos não se fazem necessários.

    A matéria aqui cobrada encontra-se disciplinada no art. 19, caput, da Lei 8.112/90, que ora transcrevo:

    "Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente."

    Logo, sem maiores delongas, a opção correta está descrita na letra "d".


    Gabarito do professor: D

  • EM 24/10/2019 ERREI DE NOVO

    SÃO 6 HORAS O MÍNIMO -ESTOU CONFUNDINDO COM JOVEM APRENDIZ:(  QUE SÃO 4 HORAS)

    6 HORAS MÍNIMO E 8 HORAS MÁXIMO 

  • Se tivesse alternativa OITO ferraria meio mundo 

  • MINIMO----> 6 HORAS

    MAXIMO---> 8 HORAS


ID
1999918
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor que tenha adquirido a estabilidade no serviço público somente poderá vir a perder o seu cargo, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, no caso de ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     

    Questão letra da lei

     

     Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Não é só no caso de: "sentença judicial transitada em julgado", mas, dentre as opçoes, essa é a unica alternativa correta.

     

  •  Art. 22.da lei 8112:  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Perda de Cargo do Servidor Estável

    PAD

    ou 

    Sentenja Judicial Com trânsito em Julgado

  • cabe recurso, pois NÃO é somente em sentença judicial pois, como sabemos, existe o PAD, reprovação no estágio probatório e extinção de cargo pra  adm. pública cortar gastos

    no entanto, a única correta é a letra B

  • Se fosse uma questão estilo cespe de Certo ou Errado estaria errada. Mas quando a questão é múltipla escolha o "somente" se refere entre as 5 possibilidades exposta. 

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Questão mal formulada. 

  • GABARITO LETRA B.

     

  • Questão passível de recurso. 

  • A resposta está no Artigo 22 da Lei 8.112 de 1990:  

     Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

    Fonte:

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm

  • Não está mal formulada. Questão de interpretação ou prestar atenção o que foi pedido na questão!

  • O SERVIDOR ESTÁVEL, ESTÁVEL, ESTÁVEL, SÓ, SÓ, SÓ, PERDERÁ O CARGO EM VIRTUDE DE:

    PAD E SENTENÇA JUDICIAL TRANSITADA EM JULGADO!!!!

  • Lei 8112 

     

    Art. 22.:  O servidor estável perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Para a adequada resolução da presente questão, há que se acionar a norma do art. 22 da Lei 8.112/90, que assim estabelece:

    "Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa."

    Como se vê, o mero cotejo das opções propostas pela Banca, em relação ao texto normativo acima transcrito, permite a conclusão de que a única alternativa que, de fato, contempla hipótese prevista em lei como de perda do cargo público é aquela indicada na letra "b".


    Gabarito do professor: B

  • GABARITO: B

     Art. 22. O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • Mnemônico : TRANSITA DEFESA AVALIATIVA


ID
1999924
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor, submetido a processo de readaptação, foi considerado incapaz para o serviço público. Nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, nesse caso, o readaptando terá de ser

Alternativas
Comentários
  • Se o Readaptado for Incapaz   > "Aposenta o Rapaz"

     

    Art. 24, § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito "A"

    Lei 8.112/90,  art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    Bons estudos! Acreditar sempre!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

  • Gabarito letra A.

     

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo diverso do que ocupava, em virtude de limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica. A readaptação é considerada uma alternativa à aposentadoria por invalidez, contudo, caso o indivíduo for julgado incapaz de exercer qualquer atividade administrativa, deverá ser aposentado.

  • Gabarito: A

     

    Incapaz para:

     

    Cargo: Readaptado

    Serviço Público: Aposentado (por invalidez)

     

    • Fundamentação:

     

    Lei 8.112/90,  Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

    § 1º - Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

     

  • ótima questão.

  • Gabarito A

    Será aposentado por invalidez.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO A

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 24 § 1º

  • Informação adicional

     

    Lembrando que essa aposentadoria por INVALIDEZ pode ser de duas formas:

     

    1) Com PROVENTOS INTEGRAIS (segundo, lei 10887/04 + entendimento do STF e do STJ), quando:

    - Acidente em serviço

    - Moléstia Profissional

    - Doença grave, contagiosa ou incurável

     

    2) Com PROVENTOS PROPORCIONAIS AO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

    - Nos demais casos

  • Cuida-se aqui de questão que não vai além de cobrar a memorização do texto legal. No caso, mais especificamente, do teor do art. 24, §1º, da Lei 8.112/90, que assim disciplina a hipótese de o servidor em readaptação ser considerado inapto para o serviço:

    "Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado."

    Logo, de maneira bem clara e direta, cumpre apenas reconhecer que a opção acertada está descrita na letra "a".


    Gabarito do professor: A

  • ASSERTIVA LETRA A

    ART. 24

    PARAGRAFO 1º SE JULGADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO O READPTADO SERÁ APOSENTADO.

    READAPTAÇÃO – INVESTURA DO SERVIDOR EM CARGO DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES COMPATIVEIS COM AS DA LIMITAÇÃO QUE TENHA SOFRIDO

    * CONSIDERADO INCAPAZ PARA O SERVIÇO PÚBLICO SERÁ  APOSENTADO


ID
1999930
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Uma servidora pública foi reintegrada por decisão administrativa.
Como o cargo que ela ocupava foi extinto, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, essa servidora deverá ficar na seguinte situação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

     

    Questrão letra da lei 

     

    Art. 28. da lei 8112:  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Art. 41…
    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    A princípio é necessário frisar que a disponibilidade no serviço público é um instituto inerente aos servidores estáveis.

    REINtegração -----> REINvestidura 

    Fica a dica!

    Bjokas

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • LEI 8.112

         Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

            § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • Gabarito letra E.

     

    Acredito que a descrição de Reintegração já foi exaustivamente descrita pelos colegas, como dito, no caso de reintegração como descrito no enunciado, caso o cargo que ocupara antes da demissão tenha sido extinto, este será colocado em disponibilidade, contudo, vale ressaltar que no caso de reintegração do servidor onde o cargo ocupado anteriormente esteja sendo ocupado por outro servidor estável, este será reconduzido ao cargo de origem sem direito a indenização ou aproveitamento em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. Em se tratando de servidor não estável, será exonerado, visto que a posibilidade de disponibilidade cabe apenas aos servidores estáveis.

     

    Este assunto é bastante controverso, haja vista não haver na legislação essa possibilidade de exoneração do servidor não-estável, a saber, são previstas as seguintes situações na Lei 8.112/90: 

     

    Art. 34.  A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único.  A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

     

    Conclui-se que a exoneração do servidor nessa situação poderia caracterizar uma série de violações a direitos e garantias previstos, todavia, a legislação é clara quando prevê a condição de estabilidade no instituo da disponibilidade. 

     

    Caso alguém tenha algum dado relevante que seja contrário a essa interpretação, por favor, compartilhe.

     

     

    O impossível é o refúgio dos tímidos e o pesadelo dos covades.

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1º  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade

     

    § 2º  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

     

    Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único.  Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro. 

     

    Art. 30.  O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

     

    robertoborba.blogspot.com.br 

  • em disponibolidade e com proventos proporcionais.

  • Lei 8112

     

    Art. 28. :  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

  • GABARITO E

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 28 § 1º

  • Vinha fazendo centenas de questões da FCC estranhei muito quando vi essa.. "Meu Deus, que questão fácil!"

    quando vi era da CESGRANRIO.. logo vi..

  • A reintegração constitui forma de provimento derivado em vista da qual o servidor que fora demitido tem a sua penalidade anulada, seja por decisão administrativa, seja por força de sentença judicial, razão por que deve retornar à ativa com todas as vantagens.

    Em tendo sido extinto o cargo por ele então ocupado, há que se aplicar o teor do art. 28, §1º, da Lei 8.112/90, que assim soluciona a questão:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31."

    Do exposto, resta claro que a assertiva correta encontra-se na letra "e".


    Gabarito do professor: E

  • A Cesgranrio é um demônio quando o assunto é informática e um anjo em legislação. rs

  • GABARITO: LETRA E Das Disposições Gerais Art. 8° São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; III - readaptação; IV - reversão; V - aproveitamento; VI - reintegração; VII- recondução (...) Da Reintegração Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.  § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31. § 2o  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.
  • Decore:

    Readaptação e Reversão -> fica como excedente

    Reintegração -> fica em disponibilidade


ID
1999936
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor foi promovido a gerente de área na repartição onde exerce sua atividade, tendo ocorrido o aumento da sua remuneração.
Após consultar o Departamento de Recursos Humanos, ele verifica que, nos termos da Lei no 8.112/1990, e suas alterações, não estão submetidas ao teto de remuneração determinadas verbas decorrentes de

Alternativas
Comentários
  • "Conforme o art. 42, “caput”, da Lei n. 8.112, de 1990: “Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal”.

    Todavia, estabelece o parágrafo único desse dispositivo: “Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61”.

    Prevê a Lei n. 8.112, de 1990:

    “Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    III - (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

    Gabarito: D."

  • A letra "b" não poderia ser interpretada como: retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento ?!

  • Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61

    II - gratificação natalina;

    VII - adicional de férias;

  • A questão se refere à gratificação que não entra no teto remuneratório.

    Se um servidor recebe gratificação por exercer função de confiança, esta será acrescida na sua remuneração. Porém, será submetida ao teto remuneratório. 

    As gratificações elencadas no art. 61 do item II a VII poderão ultrapassar o teto. Podemos entender como se fossem "gratificações trabalhistas", de suma importância ao servidor, como a gratificação natalina (13º salário), adicional de férias, adicional noturno, adicional de atividades periculosas etc.

    Espero ter ajudado!

     

  • Questão mal formulada demais slc

  • OBA!!JÁ ESTAVA NOS MEUS RESUMOS ESSA QUESTÃO

  • VANTAGENS QUE PODEM ULTRAPASSAR O TETO:

    GRATIFICAÇÃO NATALINA 13ºSALÁRIO

    ADICIONAIS: INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, PENOSA

    HORAS-EXTRAS

    ADICIONAL NOTURNO

    FÉRIAS

  • Segundo o parágrafo único do art.42 da lei 8112;Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II "ATÉ" VII do art. 61.
    II - gratificação natalina;
    III - Revogado
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias.

    Resumindo: Natal, hora extra, trabalho noturno, férias e atividades PIP, resultam em valores de remuneração que podem ultrapassar o teto.

     

  • Art. 42. Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como
    remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.


    Parágrafo único. Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.



    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
    II - gratificação natalina;
    III ; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;
    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;
    VI - adicional noturno;
    VII - adicional de férias;

  • Dica: SE o NATAL for à NOITE, eu tiro FÉRIAS PIP.

  • LETRA D

     

    Art. 61. Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina

    IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

    V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    VI - adicional noturno;

    VII - adicional de férias;

    VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

    IX - gratificação por encargo de curso ou concurso.”

     

    Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61 = GRATIFICAÇÃO NATALINA + ADICIONAIS

     

     

    #gratidão

  •         Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

            Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais: (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            I - gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento; (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            II - gratificação natalina;

            III - adicional por tempo de serviço; (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. (Incluído pela Lei nº 11.314 de 2006)

     

    Resumindo: NATAL + ADDs

  • EXCLUEM-SE DO TETO DE REMUNERAÇÃO AS SEGUINTES VANTAGENS:

     

    GRATIFICAÇÃO NATALINA; ADICIONAL PELO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES INSALUBRES, PERIGOSAS OU PENOSAS; ADICIONAL PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO; ADICIONAL NOTURNO; ADICIONAL DE FÉRIAS.

  • Excluem-se do TETO remuneratório

    ·         Gratificação Natalina

     ·         Adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas

    ·         Adicional pela prestação de serviço extraordinário

    ·         Adicional noturno

    ·         Adicional de férias

     

    Incluem-se no TETO remuneratório:

    ·         Retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento

    ·         Outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho

    ·         Gratificação por Encargo De Curso Ou Concurso

  • O artigo 76 §3º da lei fala que a GRATIFICAÇÃO POR ENCARGO DE CURSO OU CONCURSO não incorpora ao vencimento ou salário. Não entendi, é diferente de teto?

    helppp

  • Gratificação natalina, adicional noturno, adicional de serviço extraordinário, atividade insalubre, adicional de férias podem ultrapassar o teto remuneratório. Por isso são excluídos da remuneração.

  • GABARITO D

    VER NA LEI 8112: ARTIGO 42 § ÚNICO

  •        Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

           Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

     II - gratificação natalina;

           III - revogado

           IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

           V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

           VI - adicional noturno;

           VII - adicional de férias;

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"


    Gabarito do professor: D

  • A correta resolução da presente questão exige que se aplique o teor do art. 42, parágrafo único, da Lei 8.112/90 c/c art. 61, VII, do mesmo diploma legal, que abaixo transcrevo:

    "Art. 42.  Nenhum servidor poderá perceber, mensalmente, a título de remuneração, importância superior à soma dos valores percebidos como remuneração, em espécie, a qualquer título, no âmbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

    Parágrafo único.  Excluem-se do teto de remuneração as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61.

    (...)

    Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VII - adicional de férias;"

    Nestes termos, da leitura das opções propostas pela Banca, conclui-se que a única correta encontra-se na letra "d"

    Gabarito do professor: D


ID
2002357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A classificação das unidades hospitalares, de acordo com o tipo de assistência, estrutura física e porte, implica planejamento e organização dos serviços assistenciais, dentre os quais o de Enfermagem.

Quantos leitos tem que ter um hospital classificado como de porte especial?

Alternativas
Comentários
  • Um outro critério utilizado para a classificação de hospitais é o seu
    número de leitos ou capacidade instalada: são considerados como de
    pequeno porte aqueles com até 50 leitos; de médio porte, de 51 a 150
    leitos; de grande porte, de 151 a 500 leitos; e de porte especial, acima de
    500 leitos.


ID
2002360
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

S.R.C., 24 anos, casada, nulípara, deu entrada no Centro Obstétrico com colo apagado e dilatado para 5 cm, bolsa íntegra e, à palpação, foi identificado feto único em situação longitudinal, posição esquerda e apresentação pélvica.

Para a ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) desse feto, o técnico de enfermagem deve posicionar o estetoscópio de Pinard no(a)

Alternativas
Comentários

ID
2002363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

S.R.C., 24 anos, casada, nulípara, deu entrada no Centro Obstétrico com colo apagado e dilatado para 5 cm, bolsa íntegra e, à palpação, foi identificado feto único em situação longitudinal, posição esquerda e apresentação pélvica.

Para avaliação e controle da dinâmica uterina (DU) de S.R.C., deve ser observado o número de contrações que ocorrem em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o artigo Guia de Apoio à Decisão em Enfermagem Obstétrica: aplicação da técnica da Lógica Fuzzy

     

     

     

    Freqüência das Contrações Uterina no Período de Dilatação

     

    A terceira variável que interfere na decisão por amniotomia é o intervalo de tempo entre o início de uma contração e outra.

     

    No parto normal sem distócia a freqüência da contração varia de duas a três no período de 10 minutos no início do período de dilatação, alcançando no final deste período, o número de quatro em 10minutos.


ID
2002366
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O cuidado de enfermagem que visa à continuidade do tratamento na residência do usuário, após a alta hospitalar, caracteriza-se como um serviço de atenção

Alternativas

ID
2002369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao pronto atendimento no período patogênico da Dengue (entre 2 e 7 dias), qual é o procedimento de enfermagem que favorece o diagnóstico diferencial com a infecção pelo Zika vírus?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com Guia de manejo da infecção pelo vírus zika_2016

     

     

    Diagnóstico diferencial

     

    Chikungunya: Febre elevada assim como se observa na dengue, sendo o maior diferencial a intensidade da poliartralgia/poliartrite de início súbito e debilitante, podendo está associado a edema articular/periarticular desde o início do quadro. Rash cutâneo pruriginoso pode estar presente com duração habitualmente menor do que na zika. Pode cursar com conjuntivite leve.

  • Os sintomas na Zika, é febre BAIXA e PODE estar presente.

    Letra B

  • DENGUE - FEBRE MAIOR QUE 38ºC QUE PERDURA DE 4 A 7 DIAS.

    ZIKA - SEM FEBRE OU SUBFEBRIL MENOR DE 38ºC QUE PERDURA POR 1 A 2 DIAS.


ID
2002372
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em algumas situações de emergência, realiza-se a cricostomia, podendo, posteriormente, ser revertida para

Alternativas
Comentários
  • CRICOSTOMIA: Incisão cirúrgica da cartilagem cricoide que é um tecido cartilaginoso localizado na parte inferior da laringe.


ID
2002375
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador sofreu traumatismo raquimedular que provocou, além de paralisia dos músculos intercostais e abdominais, dificuldade respiratória importante e tetraplegia. Qual é a área da coluna vertebral de ocorrência de tal trauma ou lesão?

Alternativas
Comentários
  • cervical

  • ATINGIU A CERVICAL

  • Traumatismo raquimedular,conhecido como efeito chicote da cabeça, então da coluna o mais proxima da cabeça seria o cervical


ID
2002378
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao ser submetida ao exame clínico, uma paciente apresentou midríase, e o médico prescreveu um medicamento para reveter esse quadro.

Em qual mucosa o técnico de enfermagem deve administrar a medicação prescrita?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Letra E.

     

    Midríase é a dilatação da pupila em função da contração do músculo dilatador da pupila. Seu contrário, ou seja, a contração da pupila, é conhecida como miose

     

    A dilatação do diâmetro pupilar pode ser produzida por algumas drogas, como por exemplo atropina.


ID
2002381
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em áreas hospitalares, a limpeza seca para a retirada de sujeira, pó ou poeira, realizada com o uso de vassoura e/ ou aspirador, é apropriada em relação à área

Alternativas
Comentários
  • ADMINISTRATIVA


ID
2002384
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A análise do marcador tumoral PSA total e PSA livre exige a coleta de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o livro Urologia Fundamental.Rodolfo Borges dos Reis Marcelo Ferreira Cassini

     

     

    CAPÍTULO 21

    Antígeno Prostático Específico (PSA)

     

     

    Antígeno prostático específico (PSA) é uma protease da família das calicreinassintetizada no epitélio prostático e excretada no fluido seminal. Sua função principal é a liquefação do fluido seminal, por isso sua concentração no plasma é normalmente pequena.

     

    A fisiopatologia do aumento da concentração plasmática do PSA baseia-se na ocorrência de lise celular, possibilitando sua liberação à corrente sanguínea.

     

    PSA é um marcador órgão-específico e não doença específica.


ID
2002387
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a realização de broncoscopia com aparelho flexível, em pessoa adulta, o técnico de enfermagem deve colocar o paciente em posição

Alternativas

ID
2002390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização do teste de Coombs Indireto

Alternativas
Comentários
  • A B estaria errada porque o teste é importante além do segundo trimestre?

    Alguém pode explicar melhor?

  • Sim, O exame é refeito no 3º Trimestre

  • Não entendi porquê a letra B está errada, sendo que, O TAI é realizado no primeiro trimestre e no terceiro.

  • Gente, o meu entendimento é:

    é importante para todas as grávidas antes do segundo trimestre de gestação.

    O "todas" deu uma rasteira na galera, quando na verdade a pesquisa de anticorpos anti-Rh por meio do teste de Coombs indireto é o principal exame a ser realizado durante o pré-natal de mãe com Rh negativo cujo parceiro é Rh positivo, ou que tenha recebido uma transfusão de sangue inadequado.

    Por outra lado, é sabido que o referido teste de fato não exige o jejum da paciente.

    Espero ter ajudado, bons estudos!


ID
2002393
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual procedimento deve ser realizado fora do sistema de Alojamento Conjunto Mãe e Filho em maternidades?

Alternativas
Comentários
  • b

     

  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com Normas Básicas para o Alojamento Conjunto.FIOCRUZ

     

     

    VII - Normas Gerais 

    3. O exame clínico do recém-nascido deve ser feito em seu próprio berço ou no leito materno. Procedimentos mais complexos, como por exemplo colheita de sangue, deverão ser realizados fora do alojamento conjunto.


ID
2002396
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atelectasia é uma das complicações do período pós-operatório imediato na sala de recuperação pós-anestésica.

Essa complicação apresentada pelo paciente pode ser identificada quando é feita a observação contínua de enfermagem em relação à

Alternativas
Comentários
  • As complicações mais frequentes nas vítimas de trauma torácico estão
    relacionadas à atelectasia ou quadro de dificuldade respiratória, principalmente
    em pacientes com doença pulmonar prévia. Outros órgãos afetados também devem
    ser avaliados, como o coração pelo risco de diminuição da função cardíaca,
    com o surgimento de insuficiência cardíaca e arritmias graves.

  • colapso ou ausência de ar nos alvéolos causada por hipoventilação, por obstrução das vias respiratórias ou por compressão

    atelectasia colapso completo ou parcial do pulmão

    Essa complicação apresentada pelo paciente pode ser identificada quando é feita a observação contínua de enfermagem em relação à

    função respiratória

    As complicações mais frequentes nas vítimas de trauma torácico estão

    relacionadas à atelectasia ou quadro de dificuldade respiratória, principalmente

    em pacientes com doença pulmonar prévia. Outros órgãos afetados também devem

    ser avaliados, como o coração pelo risco de diminuição da função cardíaca,

    com o surgimento de insuficiência cardíaca e arritmias graves.


ID
2002399
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A responsabilidade pelo preparo da Sala de Operação exige que o técnico de enfermagem identifique e disponha o material que corresponda corretamente à intervenção cirúrgica que será realizada.

Para remoção da vesícula biliar, será disponibilizada a caixa de instrumental esterilizado destinado à

Alternativas
Comentários
  • A colecistectomia também é uma cirurgia freqüente nestes pacientes pelo maior risco de litíase biliar já descrito.
    Não deve ser realizada sem esplenectomia, pois pode resultar em cálculos biliares intra-hepáticos.

  •  

    GAB. Letra B

    Cuidado para não confundir com Cistectomia que significa "retirada da bexiga".

     


ID
2002402
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual conduta de enfermagem é INADEQUADA como cuidado ao recém-nascido com icterícia hemolítica e em fototerapia por hiperbilirrubinemia neonatal?

Alternativas
Comentários
  • OBS:

    "De acordo com Abreu e Nascimento (2008), na fototerapia, os cuidados estão mais voltados à proteção de pele e olhos do bebê, verificação da irradiância, controle de perda hídrica, observação de eliminações e mudança de decúbito a cada duas horas. Já na exsanguíneotransfusão, atua-se na monitorização cardíaca e respiratória, aquecimento do bebê, controle de infusões e retiradas de sangue, manutenção da integridade da pele e observância para a alimentação apenas após a retirada do cateter.​"

     

    http://www.abenfoce.org.br/sites/default/files/CUIDADOS%20DE%20ENFERMAGEM%20AO%20REC%C3%89M-NASCIDO%20COM%20ICTER%C3%8DCIA%20NEONAT.pdf

  • Mas a questão fala de Fototerapia. E é "INADEQUADO" suspender a amamentação para esse tipo de tratamento. 

     

    a) É adequado proteger os olhos do RN para não gerar queimaduras. Deixar os tórax desnudo, RN apenas com fraldas.

    b) Deve-se realizar mudança de decúbito a cada 2 horas.

    c) gab

    d) aumentar a ingesta hídrica porque o procedimento pode levar a desidratação. Realizar controle do balanço hídrico  rigoroso.

    e) Controle da temperatura.

     

    Os cuidados acima são os principais em tratamento de Icterícia neonatal com Fototerapia. 

  • COMENTÁRIOS

    Na fototerapia, os cuidados estão mais voltados à proteção de pele e olhos do bebê, verificação da irradiância, controle de perda hídrica, observação de eliminações e mudança de decúbito a cada duas horas. Já na exsanguineotransfusão, atua-se na monitorização cardíaca e respiratória, aquecimento do bebê, controle de infusões e retiradas de sangue, manutenção da integridade da pele e observância para a alimentação apenas após a retirada do cateter.

    RESPOSTA: C.

  • CUIDADOS DURANTE A FOTOTERAPIA:

    Proteger os olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto os olhos;

    Verificar a temperatura corporal a cada 3 horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e o peso diariamente;

    Aumentar a hidratação, pois a fototerapia com lâmpada fluorescente ou halógena pode provocar elevação da temperatura;

    Cobrir a solução parenteral e o equipo com papel alumínio ou usar extensores impermeáveis a luz;

    Adotar a prática da descontinuidade durante a alimentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubina não esteja muito elevada,

    Durante a fototerapia a criança deve estar completamente despida porém alguns cuidados devem ser tomados

     - Verificação da temperatura corporal, a cada três horas para detectar hipotermia ou hipertermia, e do peso diariamente;

    - Aumento da oferta hídrica, pois a fototerapia com lâmpadas fluorescentes pode provocar elevação da temperatura corporal com aumento do consumo de oxigênio, da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo na pele, resultando em maior perda insensível de água;

    - Proteção dos olhos com cobertura radiopaca por meio de camadas de veludo negro ou papel carbono negro envolto em gaze;

    - Descontinuidade da fototerapia durante a amamentação, inclusive com a retirada da cobertura dos olhos, desde que a bilirrubinemia não esteja muito elevada.

    Zonas de Kramer

    Z1 - cab. + pesc. (6mg/dl)

    Z2- até umb. (9 mg/dl)

    Z3- até joelhos (12 mg/dl)

    Z4- até torn./ anteb. (15 mg/dl)

    Z5- até reg. plantar (18 mg/dl/ mais)

    distância ideal para fototerapia = 50cm

    Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima 50cm , utilizar proteção ocular opaca ..


ID
2002405
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual a quantidade de gotas por minuto, para a infusão de 480 mL de soro fisiológico, em um período de 6 horas?

Alternativas
Comentários
  • FORMULA: G= V/T*3

    G=480/6*3

    G=27

  • No enunciado da questão ele já diz que quer o resultado em gotas por minuto, então vamos começar convertendo tudo. Bem, para se converter de ml para gotas sempre se parte do princípio que 1ml equivale a 20 gotas. Então, se preciso correr 480 ml, quantas gotas ao total vão correr? 1ml -- 20 gotas 480 ml -- ygotas Multiplicando cruzado nós temos, 1 • y = 20 • 480, y = 9.600 E irá correr em 6 horas, 1 hora -- 60 minutos 6 horas -- wminutos Multiplicando cruzado nós temos, 1• w = 60 • 6, w = 360 minutos. Logo eu tenho que correr 9.600 gotas em 360 minutos. 1 minuto -- zgotas 360 minutos -- 9.600 gotas Multiplicando cruzado nós temos, 1• 9.600 = 360 • z 360z = 9.600 (o que está multiplicando a variável z vai mudar de lado dividindo) z = 9.600/360 z = 26.6 que é aproximadamente 27(letra C).

ID
2002408
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Foram prescritos 220 mL de soro glicosado a 5%, com 10 mL de Cloreto de potássio 10%, para ser administrado em 16 horas.

Qual a quantidade de microgotas por minuto?

Alternativas
Comentários
  • Ao todo a solução terá 230 ml 

    230 ml dividido por 16 horas = 14,375 ml/h

    o que equivale a 0,239 ml por minuto

    1 ml sao 20 gotas= 0,5 ml  sao 10 gotas

     

     

  • Microgotas = valor total/tempo

    220/16 = 13,75 redondando para 14 microgotas.

  • '' D''    14 microgotas por minuto


ID
2002411
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Deiscência é uma complicação pós-operatória que se caracteriza pela abertura da incisão cirúrgica após uma distensão abdominal acentuada ou grande esforço.

É sinal de deiscência a(o)

Alternativas
Comentários
  • SINAL DE DEISCÊNCIA É A LIBERAÇÃO DE SECREÇÃO SERO SSANGUINOLENTA. ITEM A.

  • Dor é o que o cliente relata! E sinal é o que pode ser visto!


ID
2002414
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O modelo de Acolhimento e Classificação de Risco obstétrico em maternidades impõe mudanças assistenciais no(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta E (Para os não-assinantes)


ID
2002417
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Parada Cardíaca é a interrupção abrupta das funções do coração.

São sinais relativos ao quadro clínico da parada cardíaca:

Alternativas
Comentários
  • E a taquicardia ventricular sem pulso?

  • São sinais e sintomas da parada cardíaca:

    Inconsciência, ausência de pulso, dilatação das pupilas (midríase), queda rápida de pressão arterial, apneia.

    Resposta correta: C "ausência de pulso, queda rápida da pressão arterial e apneia"


ID
2002420
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Índice de Apgar é um método de avaliação do neonato realizado, imediatamente após o nascimento.

Qual sinal NÃO integra o Índice de Apgar?

Alternativas
Comentários
  • Escala de Apgar é composta por 

    Frequência cardíaca 

    Movimentos respiratórios 

    Tônus muscular 

    Irritabilidade reflexa

    Cor 

  • Avaliçaõ da escala de Apgar:

    - Frequencia Cardiáca;

    -Esforços Respiratóriso;

    -Tônus Musculares;

    - Irritabilidade Reflexa;

    - Cor.

  • GABARITO C.


    Temperatura da pele

  • COMENTÁRIOS

    A escala averigua:

    - Frequência Cardíaca;

    -Esforços Respiratórios;

    -Tônus Musculares;

    - Irritabilidade Reflexa;

    - Cor.

    RESPOSTA: C.

     


ID
2002423
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sono é o momento de reorganização funcional do sistema nervoso e tem o papel de garantir o equilíbrio físico e mental da criança.

Um dos distúrbios mais frequentes do sono infantil é a soniloquia que significa

Alternativas
Comentários
  • FALAR DURANTE O SONO

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    d) Correta.

    A mais conhecida delas é o sonilóquio (falar noturno). Esta condição é benigna, e não requer nenhum tipo de tratamento.

     

    e)  Errada.

    sonambulismo-andar (ambular) dormindo, quase sempre de olhos abertos, mas vazios, sem expressão. 


ID
2002426
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Fundoplicatura de Nissen é a cirurgia realizada em lactentes para tratar as complicações de

Alternativas
Comentários
  • Aquele tipo de questão em que você "joga" o termo no navegador de busca para obter a resposta. Gabarito letra A, refluxo gastroesofágico. 

     

    ┗(-_-;)┛

     

     

    TRATAMENTO CIRÚRGICO VIDEOLAPAROSCÓPICO DA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFAGIANO: TÉCNICA DE NISSEN MODIFICADA - RESULTADOS CLÍNICOS E FUNCIONAIS 

    http://www.scielo.br/pdf/ramb/v47n2/a33v47n2.pdf


ID
2002429
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um fator de risco para a infecção do sítio cirúrgico:

Alternativas
Comentários
  • SINAL DE INFECÇÃO DO S´TIO CIRÚRGICO ...HIPOTERMIA NÃO INTENCIONAL...ITEM A

  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o artigo Hipotermia perioperatória e aumento de infecção da ferida cirúrgica: estudo bibliográfico

     

     

    Dentre as complicações resultantes da hipotermia no período perioperatório, está o aumento do índice de infecção da ferida operatória, pois a ocorrência da hipotermia aumenta a suscetibilidade a infecções desse tipo de ferida, em razão da vasoconstrição e do comprometimento da imunidade.


ID
2002432
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os incidentes relacionados ao uso da talidomida na década de 1960 estimularam a implantação de iniciativas, tais como a(o)

Alternativas
Comentários
  • Talidomida Farmacovigilancia


ID
2002435
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são homens.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, essa ocorrência é explicada da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ''Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária. A resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também, e sobretudo, o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família na luta pela conservação da saúde e por uma melhor qualidade de vida.''

    Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/maio/21/CNSH-DOC-PNAISH---Principios-e-Diretrizes.pdf (página 13)


ID
2002438
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reconstituição incorreta de um medicamento constitui-se em erro de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com o artigo A segurança do paciente e o paradoxo no uso de medicamentos.REBEN

     

     

     

    Erros de Prescrição:

    Seleção incorreta do medicamento (de acordo com contra-indicação, alergias conhecidas e outros fatores); monitoração; dose; via de administração; concentração; velocidade de infusão; instruções de uso inadequadas feitas por médico; prescrição ilegível ou ordens que possam induzir a erro.

     

     

    Medicamentos impróprios para uso:

    Medicamento formulado OU manipulado incorretamente (casos de diluição e/ou reconstituição incorretas, misturas incompatíveis e armazenamento inadequado); administração de medicamentos expirados ou cuja integridade física ou química está comprometida (medicamentos com prazo de validade vencido ou armazenados incorretamente).

     

     

    Erros de adesão

    Um exemplo é o paciente que se recusa a seguir o regime terapêutico ou não aceita a administração de uma dose.


ID
2002441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem

A qualidade do atendimento em uma instituição hospitalar pode ser definida em função de um conjunto de elementos, tais como:

Alternativas

ID
2002444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um Técnico de Enfermagem deve ser advertido por escrito quando, transgredindo as recomendações de ordem pessoal previstas na Norma Regulamentadora n°32, apresentar o seguinte comportamento:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    32.2.4.5 O empregador deve vedar:

    a) a utilização de pias de trabalho para fins diversos dos previstos;

    b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho;

    c) o consumo de alimentos e bebidas nos postos de trabalho;

    d) a guarda de alimentos em locais não destinados para este fim; e) o uso de calçados abertos.