SóProvas



Prova CESPE - 2009 - ANATEL - Técnico em Regulação - Telecomunicações


ID
140506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com referência a navegação na Internet, julgue os itens a seguir.

No Internet Explorer 7, ao se selecionar o menu Ferramentas, diversas opções de configuração do navegador serão apresentadas. Entre elas, por meio de Opções da Internet, é possível selecionar uma página web como página inicial do navegador.

Alternativas
Comentários
  • O unico motivo que vejo para estar errada, é esta palavra "selecionar", se ler atentamente da a entender que existe uma lista onde você seleciona a página desejada.Neste menu é possível definir um novo endereço (página da web) e não selecionar.
  • O menu Ferramentas possui a escolha Opções da Internet, que permite definir a página inicial do navegador. Porém, notem que o item afirma que é possível selecionar uma página web como página inicial do navegador. E não há uma maneira de selecionar, mas sim de definir a página inicial. O item teve gabarito preliminar dado como CERTO, mas no gabarito definitivo houve a correção para ERRADO.
  • De fato, a questão está errada, pois a página não é selecionada a partir de uma lista.

    Os elaboradores de questões estão começando a apelar.
    Duvido que o conteúdo desta questão seja eficiente em avaliar o conhecimento que o candidato tem da ferramenta.

  • NÃO ACHEI O ERRO DA QUESTÃO...
  • Depois que a chuva passou é muito fácil fazer previsao, quando se tem a resposta documentada é simples a tarefa de encontrar o erro, eu quero ver é na hora da prova, o candidato tendo que resolver 150 questões em 5 horas, numa sala lotada e dois fiscais que somente olham pra você. 

    É uma brincadeira de péssimo gosto essa questao, o concurseiro decora os menus, os submenus, as funções e o erro da questão esta na semântica da palavra ''selecionar''.

    AO CONQUISTADOR AS BATATAS!

  • Segundo o dicionário Aurélio...

     Selecionar : Inform. Em interfaces gráficas, determinar os elementos ou dados sobre os quais uma operação ou comando incidirá, marcando-os na tela do computador com algum tipo de destaque visual. 

    Ou seja, brigar com a banca é sem futuro... temos é que ficar ligados e ter fé!

    Abraços!

     

  • Na verdade, acredito que até a palavra "selecionar" esteja correta, visto que podemos escolher entre as opções "Usar Atual", "Usar Padrão" e "Usar em Branco"; logo, seria possível a seleção de que página se pretende utilizar como inicial!

  • A resposta está errada porque a expressão correta é "CRIAR" e não "SELECIONAR".

    É sacanagem, mas é verdade.

  • Não, Márcio, a palavra certa não é "criar", mas especificar uma página web. Para criar você precisa de um editor de páginas.

  • !!! Complicado...

    !!! ...
  • A meu ver também houve erro quando se disse: "No Internet Explorer 7, ao se selecionar o menu..." pois só selecionar não abre o menu, deve se clicar para abrir as opções...
  • Entre elas, por meio de Opções da Internet, é possível selecionar uma página web como página inicial do navegador...
    Galera, na boa, eu também errei. Mas como vamos selecionar algo de que não dispomos?
    Não há um rol, um menu de opções a serem escolhidas!
    Você só pode usar a atual, a padrão ou deixar em branco.
    Questão fuleira!



     

  • TROCAR A PALAVRA SELECIONAR POR DEFINIR
  • No Internet Explorer 7, ao se selecionar o menu Ferramentas, diversas opções de configuração do navegador serão apresentadas. Entre elas, por meio de Opções da Internet, é possível selecionar uma página web como página inicial do navegador. - Assertiva errada porque não se seleciona página alguma, mas sim se digita ou insere endereço da página inicial. Além disso, a palavra "uma", que é o numeral "um" fundido com o artigo definido "a", faz com que se afirme implicitamente que só se pode configurar uma página inicial, o que também não é verdade.
  • nossa cai igual um patinhooo....afff

  • E depois falam pra gente não procurar pelo em casca de ovo, ou chifre em cabeça de cavalo...

  • Não é páginas, mas sim guias de home page, questão mal formulada! 

  • Questão anulável. 

  • Na época não sei, mas hoje se pode selecionar a home page através da opção informada.

     

    Questão desatualizada, não servem como parâmetro.

     

  • Eu acho que o erro está na palavra selecionar, pois na verdade nós definimos.

    A CESPE estudamos como uns condenados para cair em uma questão por uma simples troca de palavras kkkk

  • F%#@-%& EU ESCOLHO, DEFINO, SELECIONO A QUE EU QUISER!

    MASSSSS... DEPOIS EU "INSIRO" "DIGITO"

  • GABARITO: ERRADO.

  • isso não mede conhecimento

  • Questão extremamente mal formulada, possui duplo sentido, a própria banca havia considerado a questão inicialmente correta...

  •  ao se selecionar o menu Ferramentas,

    ao se selecionar o menu pagina


ID
140509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os itens que se seguem.

O Windows XP, pertencente à família de sistemas operacionais produzidos pela Microsoft, é reconhecido pela sua estabilidade e eficiência. Características como a alternância entre contas de usuários, o suporte para redes wireless e sequências rápidas de iniciação popularizaram e difundiram o uso desse compilador, apesar de a interface gráfica das versões anteriores, por seu aperfeiçoamento e simplicidade, ter sido mantida.

Alternativas
Comentários
  • O erro esta na palavra compilador, que seriam programas capazes de reduzir o tamanho dos arquivos existentes, tipo WinRar
  • A interface gráfica também sofreu factível  evolução, logo a afirmação de que a interface gráfica das versões anteriores foi mantida é incorreta.
  • A interface gráfica sofreu modificações em relação às versões anteriores. Basta observar os recursos visuais que nas versões anteriores não há, como por exemplo arredondar bordas, disposição de ícones e menus.

    Sobre a palavra COMPILADOR, também é um erro, pois o WinXP é um Sistema Operacional, enquanto que compiladores são aplicativos utilizados por programadores de Software.
  • COMPILADOR: Programa que converte o conjunto de instruções escritas de linguagem de programação de alto nível, para que possa ser executado pelo computador. Ex. Assembler
  • Também há erro quando se fala em estabilidade. O sistema windows historicamente tem uma certa facilidade em "travar" e não é rara a necessidade de reiniciar o sistema. Sempre foi uma das maiores reclamações dos usuários.
  • George pode até ser verdade que o XP trave,mas pra quem teve a oportunidade de usar o Win 95 e o Win98 acredite, fazendo uma analogia com as estradas brasileiras,o XP está mais para uma pista de fórmula 1!!

    Bons estudos!

  • Pra mim o erro já começa em: "é reconhecido pela sua estabilidade e eficiência". 
    Brincadeira ...

    Creio que os erros são dois: "...difundiram o uso desse compilador" e "apesar de a interface gráfica das versões anteriores ter sido mantida."
  • GABARITO: ERRADO.

  • Quando o examinador fica te enrolando dando voltinhas no texto pode saber que tá errado a questão.


ID
140512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em relação aos sistemas operacionais Windows XP e Linux, julgue os itens que se seguem.

O Linux, sistema operacional bastante difundido atualmente e adotado por grandes empresas, possui capacidade de multitarefa, multiprocessamento, memória virtual por paginação e bibliotecas compartilhadas.

Alternativas
Comentários
    • O Linux realmente está sendo muito utilizando em empresas por diversas caracteristicas, tais como:
              - se trata de um sistema operacional free (gratuito), não é necessário pagar por licenças de uso;
              - ambiente multiusuário, multitarefas.
              - segurança, estabilidade e qualidade do KERNEL (o centro do sistema operacional)
              - segurança de informação melhor, por exemplo são poucos vírus que afeta Sistemas Operacionais Linux.
  • Uma pequena ratificação


    Não podemos dizer que o sistema operacional linux seja mais seguro contra virus.

    Por causa da enorme predominância do Windows em computadores pessoais, os programas maliciosos são praticamente sempre para este sistema operacional. Usuários de outros sistemas como Linux, Unix, Macintosh portanto não costumam ser visados. 


                    

  • Uma pequena REtificação.
    Podemos dizer sim que o GNU/Linux é mais seguro, ele tem uma série de níveis de permissões, além dos programas testados que estão disponíveis na central de downloads. Esses são alguns itens que tornam o GNU/Linux um sistema mais seguro. 
  • Paginação, nada mais e que o uso da swap, ou seja memória virtual, quando sua memória é usada por completo (enchida), o sistema passa para o disco uma porção da informação dos aplicativos que estão em segundo plano contida nos pentes de memória para o disco, afim de abrir mais na memória ram (pentes) para os aplicativos que você está usando em primeiro plano.

    Já a segmentação, acho que aqui é o mesmo que fragmentação, significa que os blocos que compõem este depósito dos dados advindos da memória ficam esparçados, um bloquinho aqui, outros alí, uns no começo do disco e outros em várias outras áreas. Isto faz com que o computador leve mais tempo para acessar os dados deste arquivo pois ele com seus blocos está espalhado pelo disco, tal como um quebra-cabeça.

    Fonte:
    http://www.tecmundo.com.br/tira-duvidas/84620
  • "adotado por grandes empresas" sei não, nunca vi nas empresas que presto serviço um computador com sistema LINUX.


ID
140515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da Internet e de intranets, julgue os itens subsequentes.

As máquinas na Internet comunicam-se entre si por meio do conjunto de protocolos TCP/IP, o qual permite que sistemas heterogêneos operem por meio de redes inteiramente diversas. O domain name system (DNS) pode ser compreendido como um esquema de atribuição de nomes que possui estrutura hierárquica e natureza distribuída.

Alternativas
Comentários
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios)

    Possui estrutura hierárquica e natureza distribuída em duas definições:
    • Examinar e atualizar o seu banco de dados;
    • Resolver nomes e domínios em endereços de rede (IPs)
    É um dispositivo usado em redes TCP/IP que permite o acesso a computadores sem que o próprio usuário ou mesmo o computador saiba seu próprio endereço de IP.
  • Domain Name System. São servidores que convertem URLs nos endereços IP dos servidores. Ao digitar http://www.guiadohardware.net no Browser por exemplo, seu PC enviará a requisição ao servidor DNS do seu
    provedor que retornará o endereço IP do servidor do site para que seu PC possa finalmente acessá-lo. Este serviço é apenas um facilitador, mas é essencial para a existência da Web como a conhecemos. Sem os servidores DNS seria necessário decorar os
    endereços IP de todos os sites que desejasse visitar.
    O DNS (domain name system) permite usar nomes amigáveis em vez de endereços IP para acessar servidores, um recurso básico que existe praticamente desde os primórdios da internet. Quando você se conecta à internet e acessa o endereço
    http://www.guiadohardware.net, é um servidor DNS que converte o "nome fantasia" no endereço IP real do servidor, permitindo que seu micro possa acessar o site.
    Para tanto, o servidor DNS mantém uma tabela com todos os nomes fantasia, relacionados com os respectivos endereços IP.

  • Corretíssimo!!

    Pois o DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados; Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).
  • SERVIDOR DNS (DOMAIN NAME SYSTEM)

    Todas as informações na internet são identificadas por endereços IP's (numéricos), entretanto números são dificeis de serem guardados pelos usuários da rede, portanto surgiu à necessidade de atribuir nomes (URLs) aos respectivos endereços isso foi possível graças ao DNS.

    Os servidores DNS traduzem nomes de domínios em endereços IP.

  • GABARITO: CERTO.

  • DNS: é um sistema hierárquico e distribuído de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada à Internet ou a uma rede privada

    um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio,EX “www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamentos que o hospedam (EX, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.org)

  • que questão linda meus senhores que questão linda kkk


ID
140518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da Internet e de intranets, julgue os itens subsequentes.

As intranets possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet. Entre outros, são exemplos de protocolos para intranets: transmission control protocol (TCP) e internet protocol (IP).

Alternativas
Comentários
  • as intranet utilizam o mesmo protocolo que a internet...
  • Certo, Intranet é uma rede de computadores privada e que atende somente a uma empresa ou instituição. Utiliza todos os protocolos da Internet. Todos os serviços da Internet também podem ser implementados na intranet. PROTOCOLOS:CAMADA APLICAÇÃO : HTTP, FTP, DNS, TELNET, SMTP, POP3, IMAPTRANSPORTE: TCP , UDPREDE: IP
  • Certo Conceito de INTRANET

    INTRANET é uma rede de computadore PRIVADA que usa TODA a suite de PROTOCOLOS da INTERNET. Consequentemente, todos os conceitos da INTERNET aplicam-se também numa INTRANET, como, por exemplo, o paradigma de CLIENTE-SERVIDOR.
    O conceito de INTRANET pode ser metaforicamente interpretado como "uma versão privada da Internet", confinada a uma organização.

    Bibliografia 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet

  • Prezados,


    A intranet é uma rede de computadores muito semelhante a internet, porém é de uso exclusivo de determinada organização, ou seja em linhas gerais somente as máquinas dentro da empresa podem acessá-la, mas os protocolos utilizados na internet são os mesmos da intranet.


    Portanto, questão correta.



    RESPOSTA: CERTO


  •  NOVA MODALIDADE CESPE, transmission control protocol (TCP) e internet protocol (IP) ORIGEM E CARACTERÍSTICAS.

  • As intranets realmente possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet, como os protocolos da Arquitetura TCP/IP (Ex: TCP, IP, HTTP, FTP, etc).

    Gabarito: Correto

    Fonte: estratégia

  • Época que a Cespe sabia fazer questão...

  • Principais Protocolos, de acordo com minhas anotações:

    - HTTP (Protocolo de transferência de hipertexto)

    - HTTS (HTTP Seguro)

    - SSL (Protocolo de Segurança)

    - IP (Protocolo responsável pelo endereçamento do pacote a ser transmitido)

    - TCP (Protocolo que entrega os dados de maneira confiável)

    - FTP ( Protocolo de transferência de arquivos)

    - UDP (Protocolo de transporte, mas não confiável)

    - SMTP (Protocolo para envio de mensagem usando correio eletrônico)

    - IMAP (Protocolo que permite acessar mensagens de email que residem no servidor de e-mail)

    - POP (Protocolo que baixa as mensagens de email para o computador)

    - DHCP (Protocolo de serviço que oferece configuração dinâmica de hosts)

    - DNS (Traduz nomes para endereço IP; e o contrário também);

  • CORRETO

    INTERNET: Rede pública mundial, não é muito segura, Utiliza os Protocolos TCP/IP - OSI/ISSO (A internet é um sistema global de redes interligadas.)

    INTRANET: Rede privada corporativa, Acesso Restrito a um determinado grupo de funcionários de uma instituição seja ela pública ou privada. Possui os mesmo protocolos na internet.

  • As intranets possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet. Entre outros, são exemplos de protocolos para intranets: transmission control protocol (TCP) e internet protocol (IP).

    Complementando: HTTP, HTTPS, DNS, FTP, IMAP e SMTP. (Todos utilizados em ambas as redes)

  • Fiquem ligados!!

    A CESPE já cobrou isso algumas vezes, uma delas foi na prova da Prefeitura de Ipojuca/PE.

    A Internet e a Intranet utilizam os mesmos recursos e protocolos, como: FTP, TC/IP, SMTP entre outros.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    As intranets realmente possuem as características e fundamentos semelhantes aos da Internet e baseiam-se no mesmo conjunto de protocolos utilizados na Internet, como os protocolos da Arquitetura TCP/IP (Ex: TCP, IP, HTTP, FTP, etc).

    Gabarito: Correto


ID
140524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com o desenvolvimento da Internet e a migração de um grande número de sistemas especializados de informação de grandes organizações para sistemas de propósito geral acessíveis universalmente, surgiu a preocupação com a segurança das informações no ambiente da Internet. Acerca da segurança e da tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

A disponibilidade e a integridade são itens que caracterizam a segurança da informação. A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário, e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de disponibilidade esta correto: "propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação." Porem o de integridade esta equivocado, na verdade e o conceito de confidencialidade. 
    O de integridade e este: propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento,manutenção e destruição).
  • A 1ªa definição está correta. Disponibilidade representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário.

    A 2ª definição está incorreta, pois a garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los corresponde à Confidencialidade.

  • Os princípios básicos de segurança da informação são:

    Confidencialidade: proteção da informação compartilhada contra acessos não autorizados; obtém-se a confidencialidade pelo controle de acesso (senhas) e controle das operações individuais de cada usuário (log).
    Autenticidade: garantia da identidade dos usuários
    Integridade: garantia da veracidade da informação, que não pode ser corrompida (alterações acidentais ou não autorizadas).
    Disponibilidade:  acesso as informações.

    Os conceitos se referem a Disponibilidade e Confidencialidade.

  • Ao meu ver para que a questão fique corrreta, faltou a CONFIDENCIALIDADE.
    pois, a disponibilidade e a integridade e confidencialidade são itens que caracterizam a segurança da informação.
    amigos concurseiros, me corrijam caso esteja errada.

    bons estudos!

  • Olá pessoal,

    Entendo que ambas  estão erradas. Atentem que DISPONIBILIDADE é diferente de ACESSIBILIDADE ( já vi algumas pegadinhas com essas palavras)

    Assim  a afirmação: " A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações..." 

     Dispnibilidade seria a técnica para deixar os recursos disponíveis para acesso e não garantir diretamente o acesso.

    Alguém da área de informática pode explicar melhor???


    Até!
  • O conceito de disponibilidade está correto, mas o conceito de integridade não. 
    O conceito apresentado na questão foi o de confidencialidade:garantia de que sistemas  de  informações sejam acessíveis  apenas  àqueles  autorizadosa acessá-los”.

    Errado.
    Bons estudos!
  • A disponibilidade e a CONFIDENCIALIDADE são itens que caracterizam a segurança da informação. A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário, e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los.


  • Princípios da segurança da informação: DICA

    Disponibilidade: sempre disponível quando o usuário quer;

    Integridade: mantém características originais;

    Confidencialidade: apenas autorizados têm acesso;

    Autenticidade: destinatário capaz de verificar que foi mesmo aquele remetente quem enviou a mensagem.

  • O conceito de disponibilidade está correto, mas o conceito de integridade não. O conceito apresentado na questão foi o de confidencialidade: “garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessálos”.
    Gabarito: item errado.

  • ERRADO


    DISPONIBILIDADE

    Garante que uma informação estará disponível para acesso no momento desejado. Diz respeito à eficácia do sistema, ao correto funcionamento da rede para que quando a informação for necessária ela poderá ser acessada. A perda da disponibilidade se dá quando se tenta acessar uma informação e não se consegue o acesso esperado.



    INTEGRIDADE:

    Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.



    CONFIDENCIALIDADE:

    Garantir que a informação só será acessível por pessoas autorizadas. A principal forma de garantir a confidencialidade é por meio do controle de acesso (autenticação), já que este controle garante que o conteúdo da mensagem somente será acessado por pessoas autorizadas. A confidencialidade (privacidade) se dá justamente quando se impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo da mensagem. Refere-se à proteção da informação contra a divulgação não permitida. A perda da confidencialidade se dá quando alguém não autorizado obtém acesso a recursos/informações.



    AUTENTICIDADE:

    Garante a identidade de quem está enviando a informação, ou seja, gera o não-repúdio que se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (irretratabilidade). Normalmente não entre como um dos pilares da segurança da informação, mas fica aqui para fechar o mnemônico DICA.


  • GAB E

    INTEGRIDADE-EXATIDÃO DA INFORMAÇÃO

  • Conceitos básicos de segurança da informação, Mnemônico "CIDA":

     Disponibilidade: garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação;

     Integridade: garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação.

     Confidencialidade: limita o acesso a informação tão somente as entidades legítimas, ou seja, aquelas autorizadas pelo proprietário da informação.✔

     Autenticidade: (não repúdio) Assegura que a informação é realmente da fonte que se declara ser.

  • INTEGRIDADE:

    Garante que o conteúdo da mensagem não foi alterado ou violado indevidamente. Ou seja, mede a exatidão da informação e seus métodos de modificação, manutenção, validade. Há perda da integridade quando a informação é alterada indevidamente ou quando não se pode garantir que a informação é a mais atualizada, por exemplo.

  • A disponibilidade e a integridade são itens que caracterizam a segurança da informação (Certo). A primeira representa a garantia de que usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário (Certo), e a segunda corresponde à garantia de que sistemas de informações sejam acessíveis apenas àqueles autorizados a acessá-los (errado, deu o conceito de confidencialidade).

    Confidencialidade: Capacidade de um sistema de não permitir que informações estejam disponíveis ou sejam reveladas a entidades não autorizadas. Incluindo usuários, máquinas, sistemas ou processos (informação segura).

    Integridade: Capacidade de garantir que a informação manipulada está correta, fidedigna e que não foi corrompida. Trata da salvaguarda da exatidão e completeza da informação (informação correta).

    Disponibilidade: Propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada (informação acessível ao autorizado).

    Autenticidade: Propriedade que trata da garantia de que um usuário é de fato quem alega ser. Garante a identidade de quem está enviando uma determinada informação (usuário certificado e reconhecido).

    Irretratabilidade: Também chamada de irrefutabilidade ou não-repúdio, trata da capacidade de garantir que o emissor da mensagem ou participante de um processo não negue posteriormente a sua autoria (autoria confirmada).


ID
140533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Tenhamos a Constituição Federal como nosso primeiro e maior código geral de ética e, a partir de seu real conhecimento, inauguremos um processo fecundo de educação para a moralidade institucional. Isso não tem nada de lírico, escolar, nefelibático, pois não falamos da educação formal, da sala de aula, mas da educação informal, da sala de casa. É a grande mídia a responsável por direcionar seus formadores de opinião, com a adequada precisão conceitual, apresentando incessantemente as posturas e imposturas de moralidade institucional, para que nosso universo cotidiano elimine as corrupções, não por bandeira, mas por total inadequação ao nosso caráter. Respiremos para sobreviver até o momento muito próximo em que a nãocorrupção deixará de ser um discurso político de verão, para ser uma obviedade cívica.

Hamilton Rangel Junior. Constituição: um suficiente código de ética - teoria e prática. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional, n.º 9, jan.-jun./2007 (com adaptações).

Quanto ao Código de Ética da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), julgue os itens de 31 a 35.

É vedado ao servidor da ANATEL permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, interesses de ordem pessoal ou discriminação de qualquer natureza interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com seus colegas, superiores ou subordinados hierárquicos. Não pode ele, tampouco, fazer uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    É vedado ao servidor da Anatel:

    a. ser conivente com erros, omissões ou infrações ao Código de Ética da Anatel;

    b. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, interesses de ordem pessoal ou

    discriminação de qualquer natureza interfiram no trato com o público, com os

    jurisdicionados administrativos ou com seus colegas, superiores ou subordinados

    hierárquicos;

    c. fazer uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter

    qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    d. pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira,

    gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, pelo cumprimento

    de sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;

    e. aceitar presentes, salvo no caso de brindes que não tenham valor comercial ou sejam

    distribuídos por entidades de qualquer natureza a título de cortesia, propaganda, divulgação

    habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas, desde que não

    ultrapassem o valor de R$ 100,00 (cem reais);

    f. fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em

    benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.



  • Dividindo a questão:

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

    Seção III

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - É vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

     

  • (É VEDADO ao servidor público civil federal) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

     

           Lei nº 8.112. Art. 117. Ao servidor é proibido: ...IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública (Sanção: Demissão);   

     

    O uso de cargo ou função para obter vantagens para si ou para outrem pode, ainda, caracterizar o crime de Corrupção Passiva, prescrito pelo artigo 317, do Código  Penal:

     

    Corrupção passiva – Art. 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem  indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa   

    ...

     

    (É VEDADO ao servidor público civil federal) permitir que (que haja ou que se façam) perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal (que) interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; (tratar todos com ISONOMIA)

     

            Lei nº 8.112.Art. 117. Ao servidor é proibido: ... V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição (Sanção: Advertência);


ID
140536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Tenhamos a Constituição Federal como nosso primeiro e maior código geral de ética e, a partir de seu real conhecimento, inauguremos um processo fecundo de educação para a moralidade institucional. Isso não tem nada de lírico, escolar, nefelibático, pois não falamos da educação formal, da sala de aula, mas da educação informal, da sala de casa. É a grande mídia a responsável por direcionar seus formadores de opinião, com a adequada precisão conceitual, apresentando incessantemente as posturas e imposturas de moralidade institucional, para que nosso universo cotidiano elimine as corrupções, não por bandeira, mas por total inadequação ao nosso caráter. Respiremos para sobreviver até o momento muito próximo em que a nãocorrupção deixará de ser um discurso político de verão, para ser uma obviedade cívica.

Hamilton Rangel Junior. Constituição: um suficiente código de ética - teoria e prática. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional, n.º 9, jan.-jun./2007 (com adaptações).

Quanto ao Código de Ética da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), julgue os itens de 31 a 35.

O servidor da ANATEL não deve se submeter a exigências ou postulações de superiores hierárquicos, ou de contratados, ou de interessados que busquem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens; deve, outrossim, preservar a identidade institucional da agência, não utilizando seu nome, marcas e símbolos sem estar devidamente autorizado para isso.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    "que busquem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens"
    "preservar a identidade institucional da agência, não utilizando seu nome, marcas e símbolos sem estar devidamente autorizado para isso. "

    Por causa desse trecho a questão está correta.

ID
140542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Tenhamos a Constituição Federal como nosso primeiro e maior código geral de ética e, a partir de seu real conhecimento, inauguremos um processo fecundo de educação para a moralidade institucional. Isso não tem nada de lírico, escolar, nefelibático, pois não falamos da educação formal, da sala de aula, mas da educação informal, da sala de casa. É a grande mídia a responsável por direcionar seus formadores de opinião, com a adequada precisão conceitual, apresentando incessantemente as posturas e imposturas de moralidade institucional, para que nosso universo cotidiano elimine as corrupções, não por bandeira, mas por total inadequação ao nosso caráter. Respiremos para sobreviver até o momento muito próximo em que a nãocorrupção deixará de ser um discurso político de verão, para ser uma obviedade cívica.

Hamilton Rangel Junior. Constituição: um suficiente código de ética - teoria e prática. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional, n.º 9, jan.-jun./2007 (com adaptações).

Quanto ao Código de Ética da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), julgue os itens de 31 a 35.

O postulado ético da publicidade determina que os servidores da ANATEL sejam sempre transparentes nas suas ações, considerando que a publicidade de todo e qualquer ato administrativo constitui requisito do comportamento ético.

Alternativas
Comentários
  • Nem todo ato administrativo pode ser publicado, portanto a publicidade é requisito de comportamento ético de atos publicaveis, como atos ostensivos, excluindo-se os com grau de sigilo.
  • "VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar."

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994
    C
    ódigo de ética 

    ABRAÇOS!
  • Olhem esta questão:

    O sigilo de assuntos e informações deve ser guardado apenas em situações em que o interesse público deve ser preservado, caso em que o processo deverá ser previamente declarado sigiloso

    Esta cespe é o cão, neste caso a acertiva estava errada, nunca da pra saber o que a cespe pensa é loteria. Os colegas estão corretos entretanto, nesta questão a banca afirmou apenas se parafrisando  se o ato constava dos excludentes o principio da publicidade não era obrigatório. Entra em rota de colisão com está questão.

  • Resolução nº 596/2012 - Regulamentosobre o processo de fiscalização - ANATEL:

    Art.36. Os dados e as informações acessados e obtidos pela Agência nos termos desteRegulamento sãoaqueles diretamente relacionados às obrigações da fiscalizada e indispensáveisao exercícioefetivo da função fiscalizadora da Anatel, mantendo-se inviolável o fluxo das comunicaçõesentre os usuários.

    §1.º Noprocedimento de fiscalização será garantido o tratamento confidencial dos dadose informaçõesde natureza técnica, operacional, econômico-financeira e contábil acessados eobtidos pelaAgência.

    §2.º Estende-se à Anatel o dever de sigilo das informações pessoais dos usuáriosa que sesubmetem asprestadoras de serviços fiscalizadas.

    §3.º A fiscalizada pode solicitar o sigilo deinformações relativas a sua atividade empresarial, cuja divulgação possa representarvantagem competitiva a seus concorrente


  • ''Todo e qualquer ato'' Quando a Cespe generaliza pode contar que a questão esta errada. Exclui-se as informações declaradas sigilosas.

  • NÃO SERÁ TODO E QUALQUER ATO QUE TERÁ PUBLICIDADE.

  • Há exceções à regra!

    Gab. errado


ID
140545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Tenhamos a Constituição Federal como nosso primeiro e maior código geral de ética e, a partir de seu real conhecimento, inauguremos um processo fecundo de educação para a moralidade institucional. Isso não tem nada de lírico, escolar, nefelibático, pois não falamos da educação formal, da sala de aula, mas da educação informal, da sala de casa. É a grande mídia a responsável por direcionar seus formadores de opinião, com a adequada precisão conceitual, apresentando incessantemente as posturas e imposturas de moralidade institucional, para que nosso universo cotidiano elimine as corrupções, não por bandeira, mas por total inadequação ao nosso caráter. Respiremos para sobreviver até o momento muito próximo em que a nãocorrupção deixará de ser um discurso político de verão, para ser uma obviedade cívica.

Hamilton Rangel Junior. Constituição: um suficiente código de ética - teoria e prática. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional, n.º 9, jan.-jun./2007 (com adaptações).

Quanto ao Código de Ética da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), julgue os itens de 31 a 35.

De acordo com o postulado ético da integridade, espera-se que os servidores da ANATEL sejam íntegros em suas ações e retos em suas manifestações políticas e que redimensionem suas crenças e valores de acordo com a missão corporativa da ANATEL.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,

    Não identifiquei bem mas acredito que o erro da questão esteja na parte que diz: " redimensionem suas crenças e valores de acordo com a missão corporativa da ANATEL." O erro pode ser o fato de que os servidores devem redimensionar suas ações de acordo com a finalidade do interesse público de forma geral e não restrita como a questão coloca. 

    ps: se alguém tiver uma explicação melhor eu agradeço. 
  • O Código de Ética da Anatel descreve o seguinte:

    Integridade: seja íntegro em suas ações. Quando estiver diante de mais de uma opção, escolha a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; 

    Acredito que o erro está nesta parte:

    e retos em suas manifestações políticas e que redimensionem suas crenças e valores de acordo com a missão corporativa da ANATEL. 
  • DOS POSTULADOS ÉTICOS

    A conduta dos servidores da Anatel deve estar comprometida com os postulados de
    legalidade, eficiência, impessoalidade, publicidade, moralidade, autenticidade, pontualidade,
    cordialidade e integridade:

    a) legalidade: conheça a legislação e demais Normas que regem suas atividades. Cumpra-as
    fielmente;

    b) eficiência: seja eficiente no desempenho de suas atividades. Obtenha resultados úteis, eficazes,
    racionais e econômicos;

    c) impessoalidade: seja impessoal. Desempenhe suas atividades sem qualquer espécie de
    preconceito e sem dar tratamento preferencial a qualquer pessoa, física ou jurídica;

    d) publicidade: seja transparente nas suas ações. Tenha sempre em conta que a publicidade de
    qualquer ato administrativo constitui requisito do comportamento ético, excetuados os casos a
    serem preservados em processo previamente declarado sigiloso;

    e) moralidade: seja honesto consigo mesmo. Pratique o bem, o legal, o conveniente, o oportuno
    em prol do bem comum. Combata a injustiça e a corrupção;

    f) autenticidade: seja autêntico, digno de fé. Fale somente a verdade ainda que contrária aos
    interesses de pessoas ou da Administração Pública;

    g) pontualidade: seja pontual. Cumpra seus compromissos dentro dos prazos estabelecidos;

    h) cordialidade: seja cordial em seu ambiente de trabalho e no tratamento com o público. Trate a
    todos com urbanidade, cortesia, sinceridade e respeito;

    i) integridade: seja íntegro em suas ações. Quando estiver diante de mais de uma opção, escolha
    a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;


    Observe que não consta nada sobre que os servidores da Anatel devam ser retos em suas manifestações políticas e que redimensionem suas crenças e valores de acordo com a missão corporativa da ANATEL.

    Bons Estudos!
  • Acredito que mesmo sem conhecer o código de ética da ANATEL é possível acertar a questão analisando da seguinte forma:
    Redimensionar crenças e valores implica mudanças. E cada um vive sua crença e seus valores como bem entender, o que não pode é ser antiético com o outro e isso não tem ligação nenhuma com crenças e valores. Se algum código de ética quiser que eu ou você mudemos nossa crença ou valores que adquirimos , sendo que não estamos ferindo a ética profissional....então ELES estariam faltando com a ética.

  • Falsa

    manifestações políticas é aberta

    crença pela CF é livre.


  • Gab. Errada.
    O erro está em "manifestações políticas".


ID
140554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

Tanto no exercício do cargo ou função quanto fora dele, a dignidade, o pudor, a eficácia, o zelo e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, já que refletirão a ideologia do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes devem ser direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca:

    ITEM 38 (Alfa)/39 (Beta)/40 (Gama) – anulado. Não se pode desconsiderar que a ideologia decorre do sistema de ideias, convicções políticas, o exercício ideológico peculiar do poder estatal. Portanto, poderia ser diretamente relacionada à “vocação”, o que ensejaria a mudança de gabarito ou, por falta de especificidade, a anulação do item.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/anatel2008/arquivos/ANATEL_2008_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAO_DE_GABARITO.PDF


  • se não tivesse esse nome de ideologia, o item até poderia ser correto.

  • Tbm na letra de lei nao tem essa palavra pudor.

    – A Dignidade, o Decoro, o Zelo, a Eficácia e a Consciência dos princípios mo-

    rais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do 

    cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder 

    estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação 

    da honra e da tradição dos serviços públicos.


ID
140557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

O referido código de ética criou o Tribunal de Ética, incumbindo-o de fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • O decreto 1.171 de 1994 regulamenta a ética profissional no âmbito do Poder Executivo Federal.Dessa forma foi criada a comissão de ética que é encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.
  •   XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    acho que o erro está em " Tribunal de ética". Acredito ser COMISSÃO DE ÉTICA.

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética,
  • Capitulo II-Das Comições de ÉticaXVIII- Á Comição de Ética incube fornecer aos organismos encarregados da execuçaõ do quadro de carreira dos sevidores, os registros sobre conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.
  • O referido código de ética criou o Tribunal de Ética..

    O correto é Comissão de Ética , portanto está ERRADA a questão

  • A questão chama de TRIBUNAL DE ÉTICA a COMISSÃO DE ÉTICA.

    Eis o erro desse item.

  • parei em Tribunal de ét

  • Erro: 
    1-"tribunal de ética"
    Errata:
    1-"comissão de ética"
    Abraço

  • A CESPE ADMITE A TROCA DE COMISSÃO DE ÉTICA POR COMITÊ DE ÉTICA, MAS NÃO ADMITE POR TRIBUNAL DE ÉTICA.

  • Tribunal de ÉTICA foi de lascar hahaha. Aí não né pessoal rss.

    Comissão de Ética =  só aplica pena de CENSURA. 

    GLória a Deuuuxx!! Jesus está conosco!

  • Doda Imparável....seus comentários sempre sinistros, das galáxias, incomparável, admirável, incrível, magnífico etc..... Vc é o cara!!! Muito Imparável!!!
  • Comissão de ética, senhores!!!

  • TRIBUNAL DE ÉTICA? UI

  • Em verdade criou a comissão de ética em que sua punição normalmente se configura em censura. Tribunal vai muito além disso. Questão Errrada.

  • É a Comissão de Ética e não Tribunal de Ética.
  • No hay tribunal de ética.

  • COMISSÃO DE ÉTICA.


ID
140560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

Compete ao Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal contribuir para a implementação de políticas públicas, tendo a transparência e o acesso à informação como instrumentos fundamentais para o exercício de gestão da ética pública.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6.029, art.1, II: copiou, colou.
  • Art. 1o  Fica instituído o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, competindo-lhe: 

    I - integrar os órgãos, programas e ações relacionadas com a ética pública;

    II - contribuir para a implementação de políticas públicas tendo a transparência e o acesso à informação como instrumentos fundamentais para o exercício de gestão da ética pública;

    III - promover, com apoio dos segmentos pertinentes, a compatibilização e interação de normas, procedimentos técnicos e de gestão relativos à ética pública;

    IV - articular ações com vistas a estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro. 

  • Art. 1o Fica instituído o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal com a finalidade de promover atividades que dispõem sobre a conduta ética no âmbito do Executivo Federal, competindo-lhe: 

    I - integrar os órgãos, programas e ações relacionadas com a ética pública;

    II - contribuir para a implementação de políticas públicas tendo a transparência e o acesso à informação como instrumentos fundamentais para o exercício de gestão da ética pública;



ID
140572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Mário, casado com Ângela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília.

Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima.

Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Questão para pegar candidato apressado!Para ser brasileiro nato não é necessário nascer no solo Brasileiro. Vejamos as hipóteses:Art. 12. São brasileiros:I - natos:a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãebrasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;
  • Complementando... São estes os cargos privativos de brasileiros natos segundo o art. 12 da CF: 3º - São privativos de brasileiro nato os cargos:I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
  • CESPE sempre querendo sacanear...
  • Sacanagem não! É uma ótima questão.
  • MACETE3º - São privativos de brasileiro nato os cargos:MP3.COMMinistro do Supremo Tribunal Federal;Presidente e Vice-Presidente da República;Presidente da Câmara dos Deputados;Presidente do Senado Federal;carreira diplomática;oficial das Forças Armadas.Ministro de Estado da Defesa
  • tenho uma dúvida ....alguem poderia me ajudar ?
    quando o texto constitucional diz ...desde que qualquer deles esteja a serviço da republica federativa do brasil ...
    este" a serviço do seu país "...se refere a administraçao direta E INDIRETA ?

    por exemplo , a  serviço da ANATEL seria uma condiçao?
  • ERRADOMesmo se Lúcio tivesse nascido em Paris ele seria brasileiro nato, pois seu pai estava em Paris a serviço do país. E como ele seria brasileiro nato, ele poderia ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas.
  • Alan, segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:"Estar a serviço da República Federativa do Brasil, abrange qualquer serviço público prestado pelos órgãos e entidades da Administração Direta ou Indireta da União, estados, DF ou Municipios.
  •   ERRADO

    Como sempre a Fernanda Chuchu Figueiredo explica da forma mais completa. (primeiro comentário).

    Ah, a explanação do Joaquim, logo abaixo, tirando a dúvida do Alan, tirou a minha também! Muito obrigado!

  • O erro da questão está em afirmar que estes cargos são privativos de nascidos no Brasil. O correto seria dizer que são privativos de brasileiros natos, conforme art. 12, § 3º, incisos IV e VI da CF/88, pois também pode ser brasileiro nato aquele que nasce no estrangeiro, nas hipóteses das alíneas "b" e "c" do inciso I, art. 12 da CF/88.

  • É importante lembrar também que o erro da questão não está somente em nascido no Brasil ou brasileiro nato. Lúcio é brasileiro nato, já que o pai dele estava a serviço do país.

  •  CRITÉRIOS DETERMINANTES DA NACIONALIDADE ORIGINÁRIA

     Critério de solo

    Encontra-se também com a denominação territorialidade ou ius soli - o que importa para a definição e aquisição da nacionalidade é o local do nascimento.

    Critério de sangue

    Denominado também de ius sanguini. O que interessa para a aquisição da nacionalidade é o sangue, a filiação, a ascendência, pouco importando o local onde o indivíduo nasceu.

    O que leva um Estado a adotar um critério de solo ou de sangue, segundo a doutrina, é que os Estados de emigração (exportam nacionais pra outros Estados), em regra, adotam o critério de sangue (querem manter como nacionais os filhos de seus nacionais), diferentemente dos Estados de imigração (que importam nacionais) adotam, em regra o critério de solo (querem que os filhos dos estrangeiros, que aqui nasçam, tenham a nacionalidade originária do país da onde estão no momento). Ex.: Estados europeus, em regra, adotam o critério de sangue (Itália, Espanha, Alemanha). 
     

    ART. 12 DA CF – ROL DOS NACIONAIS

    Art. 12. São brasileiros:

            I - natos: - NACIONALIDADE ORIGINÁRIA

            a) os nascidos na República Federativa do Brasil , ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país – direito de solo.

            b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasildireito de sangue + critério funcional

    Nesta alínea b, há um outro componente importante: + critério funcional (deve qualquer um dos pais estar a serviço da República Federativa do Brasil).

    OBS.1: República Federativa do Brasil – pessoa jurídica com capacidade política (UF, Est, DF e Municípios) e Administração Pública direta e indireta.

    OBS.2: CBF – quem joga pelo Brasil na Copa do Mundo, por ex., não está a serviço da República Federativa do Brasil.

    OBS.3: Adoção de criança no exterior por quem esteja a serviço do Brasil – 1ª corrente – a CF veda qualquer tratamento diferenciado entre filho de sangue e filho adotivo – será brasileiro nato. 2ª corrente – NOVELINO – será brasileiro naturalizado. A CF estaria diante de um conflito de princípios constitucionais, devendo ser valorizado a nacionalidade originária (uma criança francesa adotada por brasileiros a serviço do Brasil, sendo considerada brasileiro nato, poderia, no futuro, ser Presidente da República, ferindo a segurança nacional). Não há uma posição adotada pelo STF.

            c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

     

  • Cespe é Cespe! muito boa!!!
  • CARACA.. como que vou saber se LUCIO EH BRASILEIRO... PELO NOME???? CADE A MAE DINAA
  • Essa cespe, li na correria e acabei errando, CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIRO NATO e não nascidos no Brasil!
  • Thiago, vc caiu no mesmo erro q eu... nao clicamos no link " ver texto associado a questao" , pois normalmente nas do cespe esse texto só diz: julgue os intens q se segue... nesse caso  foi dada a situaçao hipotética...

    e... Avante!
  • LÚCIO É BRASILEIRO NATO, POIS,  NASCEU EM SOLO BRASILEIRO, EM BRASÍLIA (CRITÉRIO IUS SOLIS), ALÉM DE SER FILHO DE BRASILEIROS (CRITÉRIO IUS SANGUINIS, QUE INDEPENDE DO LOCAL DE NASCIMENTO)

    SE TIVESSE NASCIDO EM PARIS, TAMBÉM SERIA BRASILEIRO NATO, PORQUE O SEU PAI ESTAVA A SERVIÇO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (VIAJOU A SERVIÇO DA ANATEL).

    ART. 12 DA CF

    SÃO BRASILEIROS NATOS:

    B) OS NASCIDOS NO ESTRANGEIRO, DE PAI BRASILEIRO OU MÃE BRASILEIRA, DESDE QUE QUALQUER DELES ESTEJA A SERVIÇO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    E EM TODOS ESSES CASOS LÚCIO PODERIA, SIM, SER MINISTRO DO STF E OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS

    § 3º, DO ARTIGO 12 DA CF/88 - CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS:

    MNEMÔNICO: MP3.COM
  • Alimentando a memória:
    Hipótese de Lúcio ter nascido em Paris...( é o que a questão quer que você analise) 
    A situação seria questionar se um dos seus pais estavaria ou não a serviço do Brasil...
    Penso que a questão quer saber se o candidato sabe ou não se a "Anatel" pertence a administração direta ou indireta, o que faz jus dizer que estava, ou não, o pai de Lúcio a serviço do Brasil e portanto seu filho seria considerado brasileiro nato mesmo nascendo em solo estrangeiro.
    No caso "estar a serviço da Anatel" faz do pai de Lúcio detentor do direito de ter o filho em Paris e que seu filho seja um brasileiro nato.
    Pois a referida instituição é sim uma autarquia brasileira.
    Diante desse quadro Lúcio pode sim exercer cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal ou o cargo de oficial das Forças Armadas, pois é sim brasileiro nato.

    Bons estudos... e acredite em você...
  • agora tive que rir da questão otima.....
    fiz apressado e errei
  • Uma resposta simples e objetiva:

    Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil. (certo seria nato)

    A Questão está errada pq brasileiro nato é diferente do nascido no brasil. Ou seja, existem situações que mesmo não nascendo no país um individuo pode ser considerado nato.
  • é privativo de Brasileiro nato.
  • PODERIA SIM, DADO QUE LÚCIO É BRASILEIRO NATO.

  • Para resolver a questão sequer é preciso se perguntar se estar a serviço de uma agência reguladora significa estar a "serviço da República Federativa do Brasil".

    Ainda que agência reguladora não signifique a serviço da Nação, Lúcio seria brasileiro nato:

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos: (...)

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;




  • Errado.

    Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ainda assim ele seria brasileiro nato, pois, ele é filho de pais brasileiros e seu pai estava em Paris a serviço da República Federativa do Brasil (art. 12, I, "b" da CF/88). Logo, como brasileiro nato ele poderia sim ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas.

  • bom em primeiro lugar cuidado com alguns comentarios pessoal!  mario nao esta a serviço da REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL e sim da ANATEL, é bem diferente, mas o q deixa a questao totalmente errada é o fato dela dizer ¨ haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil¨ lembrem-se pra ser brasileiro nato nao precisa necessariamente nascer no brasil,se vc nasce no brasil de pais estrangeiros e que estejam a serviço de seu país, entao vc nao é brasileiro nato, mas nasceu no brasil e se vc nasceu no estrangeiro de pai ou mae brasileiros desde que qualquer um deles esteja a serviço da RFB vc é brasileiro nato e nao nasceu no brasil correto. logo questao ERRADA. ( porem como mario nao estava a serviço da RFB e se lucio tivesse nascido em paris e seu pai nao o tivesse registrado em repartiçao brasileira competente ele nao teria direito aos cargos elencados na assertiva pois o mesmo nao seria brasileiro nato).

  • Filho de peixe peixinho é então Filhos de brasileiros brasileiro é! 

  • Esses cargos são privativos de brasileiros NATOS ! Nesse caso, mesmo que Lucas tivesse nascido em Paris ele seria brasileiro nato,pq o seu pai estava a serviço do Brasil !

  • § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defes

  • Ele nasceu em Paris, mas além dos pais ser brasileiros, eles prestavam serviços para a RFB... Por isso ele é brasileiro Nato e pode acupar tal cargos.

  • Gleydson Cunha..............vc que tem que tomar cuidado com o SEU comentário, vc que está errado e passando informação errada, a ANATEL é uma Autarquia e faz parte da administração indireta e portanto  Mário está sim a serviço do Brasil.   

    Está a serviço do Brasil engloba ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA.

     

  • Tomando como base os comentarios dos colegas, então Lúcio ESTÁ a serviço de seu país, logo, mesmo que o filho dele venha a nascer em Paris ele seria BR nato.

    Porém, ainda há outro erro: " haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil. "

    O ministro do STF e o Oficial das Forças Armadas são cargos privativos de BR NATO, mas HÁ BR NATO nascido no estrangeiro também, e não somente ao nascido no Brasil, como afirma a questão.

  • Contribuindo...

    Quando o brasileiro está a serviço da nação , esse serviço pode ser de 3 formas:

    1) DIPLOMÁTICO

    2) CONSULAR

    3) SERVIÇO PÚBLICO

    FONTE: casa do concurseiro, Prof Alessandra Vieira.

  • Bem bolada essa questão! Show!

  • Excelente questão!

     

    Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de brasileiros natos.

  • Anatel é uma Agência Reguladora, que para a doutrina é uma espécie de Autarquia!

    Estar a serviço da república Federativa do Brasil significa estar a serviço de qualquer um dos entes da administração direta (União, Estado, DF, Município) incluídos o seu órgão ou da administração indireta (Autarquia, Fundação Pública, Empresa Pública, Sociedade Economia Mista).

    Então Lúcio é Brasileiro nato, pois seu pai estava a serviço da República Federativa do Brasil (caso ele tivesse nascido em Paris!)   

  • Lúcio não é filho de Mário. Pronto falei.

  • Caso ele tivesse nascido em Paris, Lúcio seria  Brasileiro nato, pois seu pai estava a serviço da República Federativa do Brasil.

  • Ele é nato. Anatel é autarquia, e estar à serviço engloba administração direta e indireta.
  • Privativo de BR nato. Lucio seria nato nascendo no Brasil ou em Paris, pois seu pai estava a serviço da administração.  

  • Estranho... a questão em nenhum momento mencionou que os pais são brasileiros. Julgar pelos nomes fica bem subjetivo, né...

  • Quando a questão cita "haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil..." ela generaliza. Há hipóteses de nascidos no Bra, que não são Bra NATOS, que pressuopõe um requisito p os cargos mencionados pela banca: ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas.

    Portanto, questão ERRADA.

    "A fé sem obras é morta"
    Bons estudos!

  • Fico chateado quando erro por falta de atenção!

  • Errado , como seu pai . Mário, ESTAVA A SERVIÇO DA ANATEL EM PARIS, Lúcio será brasileiro nato , mesmo tendo nascido em Paris . Os cargos de Ministro do STF e Oficial das Forças Armadas tem como requisito somente ser brasileiro nato ( não ser nato e também ter nascido no Brasil) .

  • Mário estava a serviço do Brasil, por tanto, seu filho LÚCIO será Brasileiro NATO!!!

  • Nesse caso, Lúcio vai ser Brasileiro Nato porque seu pai estava a serviço da Anatel e além disso ele nasceu em território brasileiro.

  • o certo seria brasileiro nato e não os nascidos no Brasil.

    Exemplo: de nascidos no Brasil que não são Natos, são os filhos de estrangeiros que estão aqui no Brasil a serviço de seu país.

  • Seu pai estava a serviço do Brasil. Portanto, na referida hipótese, continuaria sendo nato!!

  • ☠️ GABARITO ERRADO ☠️

    Privativo de BR nato. Lucio seria nato nascendo no Brasil ou em Paris, pois seu pai estava a serviço da administração. 

  • CARGOS PRIVATIVOS DE BRASILEIROS NATOS

    Ministro do STF

    Presidente da república e vice

    Presidente do senado federal

    Presidente da Câmara dos deputados

    Carreira diplomática

    Oficial das forças armadas

    Ministro de Estado da defesa

    Lucio seria brasileiro nato...

    Errado!

  • Lúcio é um brasileiro nato !!!

  • Lúcio é nato de qualquer jeito.

    1- Nasceu em Brasilia- criterio ius solis- brasileiro nato

    2- Caso nascesse em Paris, seu pai estava a serviço do Brasil, critério ius sanguinis, seria nato do mesmo jeito.

  • Caso Lúcio tivesse nascido em Paris ele seria nato, pois seu pai estava a serviço da administração. Anatel é Autarquia.

  • 2 erros:

    a)min stf-- precisa ser BR nato, e nao necessariamente nascer no br

    b)lucio seria nato pois o pai ta trabalhando em nome da anatel

    Deus te abençoe, rumo ao topo


ID
140578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda com base na CF, julgue os itens subsequentes.

No que tange à responsabilidade civil do Estado, o terceiro prejudicado não tem de provar se o agente causador do dano procedeu com culpa ou dolo. Nesse caso, prevalece a doutrina do risco administrativo, que isenta o prejudicado do ônus da prova, bastando-lhe comprovar o dano.

Alternativas
Comentários
  • ITEM  anulado. O emprego da forma verbal “bastando” pode ensejar
    duas interpretações, sendo uma delas quanto ao elemento limitador “apenas”, o que excluiria o nexo de
    causalidade.

    Fonte: Cespe
  • Na verdade o terceiro prejudicado teria que provar a ocorrência da conduta, do dano e do nexo causal entre eles, não necessitando provar o dolo ou culpa do agente, o que seria aferido pelo Estado no ajuizamento de eventual ação regressiva contra o agente

ID
140581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do conceito de ato administrativo, julgue o item abaixo.

Atos administrativos são aqueles praticados exclusivamente pelos servidores do Poder Executivo, como, por exemplo, um decreto editado por ministro de estado ou uma portaria de secretário de justiça de estado da Federação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.Ato administrativo é uma espécie de ato jurídico praticado pela administração pública ou por quem esteja fazendo as suas vezes (concessionárias e permissionárias) nessa qualidade (supremacia do poder) em busca da consecução do interesse público e passível de controle judicial.
  • o ato administrativo NÃO É EXCLUSIVO do Poder Executivo.
  • Resposta: ERRADO

    A prática dos atos administrativos cabe, em princípio, aos órgãos executivos, mas as autoridades judiciárias e as mesas legislativas também os praticam, quando ordenam seus próprios serviços, dispões sobre seus servidores ou expedem instruções sobre matéria de sua competência privativa.
  • Questão errada.
    O ato administrativo não é exclusivo do Poder Executivo.
    O Poder Judiciário e o Poder Legislativo também praticam atos administrativos, no exercício de função atípica.
  • ERRADO. “Ato administrativo é toda declaração do Estado (ou de quem lhe faça as vezes – como, por exemplo, um concessionário de serviço público), no exercício de prerrogativas públicas, manifestadas mediante providências jurídicas complementares da lei a título de lhe dar cumprimento, sujeito a controle de legitimidade por órgão jurisdicional” (Celso Antônio Bandeira de Mello
  • Ato administrativo pode ser definido em dois aspectos: conceito amplo e conceito restrito.
    Ato administrativo em sentido amplo é a declaração do Estado ou de quem lhe faça às vezes ( concessionário, permissionário de serviço público), no exercício de prerrogativas públicas, manifestada mediante providências jurídicas complementares a lei para lhe dar cumprimento e se sujeita ao controle do poder judiciário. Ex: regulamentos, instruções, resolusões, contratos administrativos.
    Ato administrativo em sentido estrito é a declaração unilateral da administração pública no exercício de suas prerrogativas, manifestada mediante comandos concretos complementares, expedidos a titulo de lhe dar cumprimento e sujeitos a controle de legitimidade por órgão jurisdicional.
  • ERRADOAto Adminstrativo:É uma declaração unilateral do Estado ou de quem lhe faça as vezes - ex.: um concessionário, que agindo nessa qualidade, busca adquirir, modificar, reguardar, transferir e distinguir um direito que é passível de controle da própria Administração e do Judiciário.É protegido de forma direta ou indireta pelo Estado.Esta shujeito ao controle de mérito e legalidade por parte da Administração e apenas legalidade pelo Judiciário.Não é exclusivo do Poder Executivo.Possui requisitos/elementos da Adminitração:competência, finalidade, forma, motivo e objeto.Possui atributos: Presunção de legitimidade/legalidade/veracidade; Imperatividade ( poder extroverso ); autoexecutoriedade.É toda determinação prescrita de direitos, editada pelo regime de direito público no plano infralegal, expedida com o intuito de regular a vida em sociedade no âmbito das atividades gerenciais do Estado.
  • Questão errada.
     

    O ato administrativo não é exclusivo do Poder Executivo.  Os demais Poderes, a Administração Indireta, e aqueles que façam as vezes do Poder Público, também praticam atos administrativos.

  • Há 02 critérios que foram usados para definir ato administrativo, um já ultrapassado e outro que foi, digamos assim, MELHORADO:

    - CRITÉRIO SUBJETIVO, ÔRGANICO OU MATERIAL:

    Segundo esse critério, só são atos administrativos apenas aqueles editados pelos órgãos do Poder executivo.

    Esse critério é ultrapaso, pois também os Poderes Legislativos e Judiciários também exercem função administrativa.

    - CRITÉRIO OBJETIVO, FUNCIONAL E MATERIAL:

    Segundo esse critério, ato administrativo somente é aquele editado no desemepenho concreto da função administrativa, independentemente do Poder que a esteja desepenhando.

    Nesse 2º critério foram introduzidos novos elementos para encontrar a definição ideal de ato administrativo:

    ATO ADMINISTRATIVO É TODA DECLARAÇÃO (ou manifestação) UNILATERAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA OU DE QUEM LHE FAÇA ÀS VEZES, REGIDA PELO REGIME JURÍDICO DE DIREITO PÚBLICO QUE PRODUZA EFEITOS JURÍDICOS IMEDIATOS VISANDO Á SATISFAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO.

  • REVERSÃO????!!!.......o quê que isso tem a ver?......rsrsrs.....






    bons estudos...!
  •  Danyllo Souza Nery

    Amigo, nessa questão, no segundo critério, você não queria dizer Formal? 
  • Alessandro Santos
    Justamente meu nobre!!
    Foi mal aí... foi a afobação kkkkkkkkkkk







  • Tentando somar algo no seu estudo...Ministro NÃO pode editar decreto. Veja abaixo a diferença entre decreto e portaria:


    Questão: "Atos administrativos são aqueles praticados exclusivamente pelos servidores do Poder Executivo, como, por exemplo, um decreto editado por ministro de estado ou uma portaria de secretário de justiça de estado da Federação."

    Decretos - são atos administrativos da competência EXCLUSIVA dos Chefes do Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas de modo expresso, explícito ou implícito pela legislação. Como ato administrativo, está sempre em situação inferior à lei, por isso não pode contrariá-la.

    Portaria - são atos administrativos internos pelos quais os chefes de orgãos, repartições ou serviços expedem determinações gerais ou especiais a seus subordinados, ou designam servidores para  função ou cargos secundários.

    Espero ter ajudado.


  • Apenas para complementar:

    Percebo, ao menos, dois erros na questão:

    1. Restringiu a possibilidade de prática de atos administrativos aos servidores do Poder Executivo, quando na verdade, qualquer poder pode e pratica ato administrativo, tendo em vista que a função administrativa é também exercida, ao menos de maneira atípica, pelos outros poderes; 

    2. Ministro de Estado não edita decreto.

    ótima questão!

    bons estudos a todos!

  • Conceito proposto por Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo:

    "ato administrativo- manifestação ou declaração da administração pública, nesta qualidade, ou de particulares no exercício de prerrogativas públicas, que tenha por fim imediato a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com o interesse público e sob regime predominante de direito público", logo não é exclusivo do poder executivo.

  • OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO PRATICAM ATOS ADMINISTRATIVOS SIM!... QUANDO SE TRATA DA FORMA ATÍPICA DE ADMINISTRAR!


    GABARITO ERRADO
  • Os outros dois poderes podem normalmente se necessário exercer atos administrativos.

  • Nem precisava saber o resto decreto é editado pelo Presidente da República e não pelo ministro como diz o enunciado.

  • Não é só o poder executivo.

  • De acordo com o livro direito administrativo descomplicado do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo: os atos administrativos são atos típicos do Poder Executivo, mas os Poderes Judiciário e Legislativo também editam atos administrativos, principalmente relacionados ao exercício de suas atividades. de gestão interna.

  • Atos administrativos = Podem ou não ser praticados pela Administração

     

    Atos da administração = Ato feito pela Administração

  • cai bonito na "pegadinha"

  • Atos administrativos - todos poderes (função administrativa).

  • legislativo e judiciário-função átipica

    E

  • Todos os poderes podem praticar, desde que estejam no exercício da função administrativa. 

  • Errado

    Esse exclusivamente mata a questão

    Judiciário e legislativo também praticam atos administrativos na sua função atipica.

    A exemplo de quando realizam um concurso ou uma licitação.

     

  • Os erros que observei são: 

     

    -É competência exclusiva do executivo a edição de atos admnistrativos? não, cabe aos 3 poderes. Funções típicas (executivo) e atípicas (legislativo e judiciário);

    -Portaria é ato administrativo? não, trata-se de ato ordinatório ( Portarias, Instruções, Circulares e Avisos).

  • Judiciário e legislativo também realizam atividade administrativa de forma atípica, na verdade todo mundo meio que faz um pouquinho um do outro, só ninguém faz o coisa julgada que o senhor judiciário faz.



    PM_ALAGOAS_2018

  • Erradíssimo

    O ato administrativo não é exclusivo do Poder Executivo, os demais poderes também realizam.

  • "Exclusivamente" matou a questão. Atos administrativos são manifestações unilaterais de vontade da administração, uma prerrogativa de direito público que pode ser exercida por qualquer Poder da administração, seja o Executivo em sua função típica ou judiciário e legislativo em suas funções atípicas.

    Gabarito: ERRADO

  • cuidado com a palavra:EXCLUSIVAMENTE

ID
140584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá reintegrar-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou
  • Pelo Amor de Deus, qual erro dessa questão? è o fato dele "reintegrar-se"? Ajude essa aflita que nada sabe de ADM... sibellypp@yahoo.com.br
  • Pegadinha clássica... TROCAR OS NOMES DOS INSTITUTOS para confundir o candidato desatento ou menos preparadoNessa situação apresentada pela assertiva, o que ocorre é a REVERSÃOLei 8112/90Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade;d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago. (Incluído pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)§ 1o A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação. § 2o O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria. § 3o No caso do inciso I, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.§ 4o O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria.§ 5o O servidor de que trata o inciso II somente terá os proventos calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo. § 6o O Poder Executivo regulamentará o disposto neste artigo. Art. 26. (Revogado pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)Art. 27. Não poderá reverter o aposentado que já tiver completado 70 (setenta) anos de idade. Espero ter ajudado!!!
  • Outra coisa que julgo estar errado. A junta médica que declarará insubsistente o motivo nao precisa ser a mesma que o aposentou. Concordam comigo?
  • Resposta: ERRADAReversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoriaRespondendo a pergunta abaixo, acho que não! Pois, se ele trabalhava na agência reguladora, será naturalmente a junta médica oficial da mesma agência reguladora que poderá declará-lo inválido ou ainda declarar insubsistente a aposentadoria por invalidez.
  • Se ele tivesse sido demitido  e esta demissão tivesse sido invalidada por decisão adimistrativa ou judicial isso seria caracterizado uma reintegração, nesse caso como foi falado em servidor aposentado e invalidação desse fato isso é caracterizado de reversão.
  • ERRADOTrata-se de reversão e não de reintegração.Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá ser revertido ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.Veja o que diz a lei 8.112/90 sobre reversão e reintegração:Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.§ 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.§ 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou (Incluído pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)II - no interesse da administração, desde que:a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;e) haja cargo vago. § 1o A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação. § 2o O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria. § 3o No caso do inciso I, encontrando-se provido o cargo, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. § 4o O servidor que retornar à atividade por interesse da administração perceberá, em substituição aos proventos da aposentadoria, a remuneração do cargo que voltar a exercer, inclusive com as vantagens de natureza pessoal que percebia anteriormente à aposentadoria. § 5o O servidor de que trata o inciso II somente terá os proventos calculados com base nas regras atuais se permanecer pelo menos cinco anos no cargo.§ 6o O Poder Executivo regulamentará o disposto neste artigo.
  • Erro: a palavra reintegrar-se, quando deve ser reversão.
  • Uma observação que é também uma dúvida.

    O fato de se tratar de uma agência reguladora estadual já não mataria a questão não? Visto que se é para analisar à luz da lei Nº 8112 e ela é somente para as autarquias federais, inclusive as em regime especial que é o caso das agências reguladoras?

     

    Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas FEDERAIS.

    Abraços.

  • ele não será reintegrado (servidor demitido por causa injusta), porém ele será revertido (retorno do servidor aposentado) ao cargo que ocupava.

  • Macete pra Prova!

    Eu Aproveito o disponível.

    Eu Reintegro o demitido.

    Eu Readapto o incapacitado.

    Eu Reverto o aposentado.

    Eu Reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

  • QUESTÃO ERRADA.

    Este é um caso de REVERSÃO, veja no artigo 25 da lei:

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • ERRADO

    Ocorre a REVERSÃO.

     

    Poderia dizer que o servidor vou REVERTIDO?

  • o nome é reversão

  • Fiquei parada na parte que fala de agência reguladora ESTADUAL (não teria que ser Federal?), depois, na parte que fala reintegração (sabia que era reversão) e por fim, ficou a parte de MESMA junta (e se a junta morreu?) rs

    Na realidade a dúvida maior ficou na primeira parte: Agência Reguladora estadual é uma Autarquia e se é, seria em regime especial por isso estadual e não federal? Alguém ajude-me... rs 

  • ERRADA:

    "Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual(1) poderá reintegrar-se(2) ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou."

    1)Agências reguladoras estaduais são pessoas jurídicas de direito público, classificadas como autarquias de regime especial, estaduais, que fiscalizão a execução de serviços públicos exercidos por entidades de direito privado. A lei 8112/90 não institui o regime jurídico dos servidores estaduais e sim federais conforme art. 1º da lei 8112/90.

    Art. 1º Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    2)O Servidor seria revertido e não reintegrado conforme art. 25. e art. 28. da lei 8112/90.

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria

     Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  •  Macete:

    DIDAI = ADIVeCo

    Disponibilidade - Aproveitamento

    Invalidez - reaDaptação

    Demissão - reIntegração

    Aposentadoria - reVErsão

    Inabilitação - reCOndução

     

  • Quando a questão é fácil, apesar do número de erros, todo mundo comenta mesmo... 

    É bom que a pessoa que errou, só de ler estes 18 comentários ela não esquece mais! kkk

  • É REVERSÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Caros Colegas,

    Vi muitos comentários acerca de tal questão no entanto, penso o seguinte: alem do erro citado por todos, observo o seguinte...

    "Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá reintegrar-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou."

    1) Não é poderá pois é um ato vinculado, logo seria deverá!

    2) como todos já falaram, é reversão!


    Abraços e Bons Estudos!
  • Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá reintegrar-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

    Acredito que a questão queira dizer: Se é possível o aposentado por invalidez quando declarado insubsistente o motivo de sua aposentadoria, ele volte a ocupar o cargo que ele ocupava antes (Ex.: Analista de seguros), porém este cargo já vai estar ocupado por outro servidor. Desta forma o aposentado que não é mais aposentado pelo mesmo motivo que a junta lhe aposentou, ficaria como execedente na sua respectiva seção exercendo outras funções compatíveis que ocupara antes....
  • Prezados concursandos,
    Uma forma rápida e eficaz de se fazer essa questão é observar que a mesma cita REINTEGRAR-SE ao invés de dizer REVERTER-SE, pois a questão cita o conceito de REVERSÃO (A volta ao serviço público do servidor aposentado) e não de REINTEGRAÇÃO (A volta ao serviço público do servidor que provou sua inocência, em regra).

    Então, o certo seria:

    Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá reverter-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

    Bons estudos e...BAZINGA!!!
  • ...é muita falta de responsabilidade, formular uma questão dessa, onde voce vem navegando no barco do Dir. Administartivo e entra uma canoa da Lingua Portuguesa na frente!

  • O servidor poderá reverter-se ao cargo antes ocupado.

    Errada!

  • Houve um questionamento sobre a questao pedir a solucao a luz da lei 8112/90 e citar uma agencia reguladora estadual.

    No livro Manual do Direito Administrativo, Serie Provas e concursos do autor Gustavo Mello Knoplock, ele faz a seguinte referencia na p. 266, edicao 2013: "São formas de provimento, de acordo com o art. 8a da Lei 8.112/1990, a nomeação (provimento originário), reintegração, recondução, aproveitamento, promoção, reversão e readaptação (provimentos derivados). Cabe assinalar que, dessas, apenas a reversão e a readaptação não têm previsão constitucional, de forma que todas as demais devem, obrigatoriamente, existir em qualquer ente federado."

    Ele diz que a reversao  e a readaptacao nao tem previsao constitucional, as demais tem e, portanto, devem existir em qq ente federado obrigatoriamente, mas sabem como eh a Cespe...........

  • Seria a Reversão.

  • Concordo com o Rafael Singer: mesmo que a questão dissesse "... poderá reverter-se ao cargo anteriormente ocupado...", ainda assim estaria errada, pois o correto seria "deverá reverter-se". 


    Nesta situação, não é o aposentado que escolhe se volta ou não; ele tem que voltar.

  •   Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: 

      I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • Poderá reverter-se.

  • Pessoal na minha humilde opinião, o comentário do Thallys Gabriel é que está mais esclarecido porque eu também acho que por ser uma autarquia estadual não é regida pela lei 8112/90 como pede o comando da questão. Me corrijam por favor, se eu estiver errada, pois podem cair outras questões nesse sentido!

    Além do outro erro gritante já citado pelos colegas que se trata de reversão e NÃO reintegração.

    Bons estudos meus amigos!

  • Aposentado : reversão

    Ativo : readaptação

  • Questão do maaal!!!

    Aplica-se a reversão!

  • Reintegração: volta do demitido;

    Reversão: volta do aposentado.
    Questão errada.
  • Acredito que a pegadinha da vez seja em afirmar que se trata de uma agência reguladora estadual, sendo que a lei 8112 não se aplica a estes servidores.

  • Não é caso de reintegração (servidor demetido que volta ao serviço público quando invalidada sua demissão) e sim de reversão (servidor aposentado que volta ao exercício)

     

    Bons estudos!

  • além dos erros cometados pelos colegas acredito ter mais um:

    quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

    não necessariamente a mesma junta que o declarou incapaz.

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • Isso é REVERSÃO

     

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado quando invalidada a sua demissão por decisão judicial.

  • Essa é uma questão que todo mundo está careca de saber, mas só vê que errou quando confere o gabarito!

  • Vai ser ardiloso assim no inf_ r _ o examinador...

  • Dormi de toca nessa

    Reversao 

  • REVERSÃoooooooooooooooooooooooooooooooo

  • APOSENTADO = REVERSÃO

  • reversão!!

     

    reintegração somente quando o ato que demitiu o servidor for nulo.

  • Pessoal me tirem uma dúvida por favor! Também acho que por ser uma autarquia estadual não é regida pela lei 8112/90 como pede o comando, este seria um segundo erro da questão, estou certo ou errada?????? Me corrijam por favor, se eu estiver errada, pois podem cair outras questões nesse sentido!

    Além do outro erro gritante já citado pelos colegas que se trata de reversão e NÃO reintegração.

    Bons estudos nobres colegas!

  • Melhor comentário Fred kkkkkkkk
  • hoje não, cespe! hoje não! chupa!!!

  • Para Não esquecer 

    ReVersão = V de velhinho (rsrs)

  • GAB= ERRADO

    o certo seria ReVersão= Retorno do Velho

  • Lembrando que a reversão ocorre não só nos casos de invalidação da aposentadoria, mas também no caso de pedido do servidor que quer voltar ao serviço, desde que a administração tenha interesse.

  • Artigos 25 e 28 da lei 8.112/1990

  • o ERRO DA QUESTÃO MAIS GROTESCO NÃO SERIA DIZER QUE A LEI 8112 SERIA APLICADA A UMA AGENCIA R ESTADUAL ? EU COLOQUEI ERRADA LOGO POR ISSO.

  • além de ser reversão será se precisa ser pela mesma junta médica?

  • Gab.: ERRADO!

    Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta médica oficial, forem declarados insubsistentes os motivos da aposentadoria. A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

  • Reintegrar-se não dá, né?!

  • Errado.

    Reinvestir = reversão (retorno do velhinho são)

    Reintegrar = reintegração (juiz anula a demissão)

  • Errado.

    Bizu.

    Reintegração tem o I de Injustiçado.

    Reversão tem o V de velho (lembra aposentadoria). É só para ajudar a lembrar.

  • Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta médica oficial de agência reguladora estadual poderá REVERTER-SE ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou.

    MACETE

    reVersão: Vovô

  • Servidor aposentado por invalidez poderá retornar à atividade caso junta médica oficial declare insubsistentes os motivos da sua aposentadoria, hipótese em que se procederá à reversão do servidor.

    Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

     I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;


ID
441127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com o desenvolvimento da Internet e a migração de um grande número de sistemas especializados de informação de grandes organizações para sistemas de propósito geral acessíveis universalmente, surgiu a preocupação com a segurança das informações no ambiente da Internet. Acerca da segurança e da tecnologia da informação, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, a segurança da informação é responsabilidade corporativa do gerente e deve ser mantida no âmbito particular desse gerente.

Alternativas
Comentários
  • Esta ERRADO.

    Considerando as "malandragens" habituais do CESPE, penso que esta o erro é o seguinte:

    A segurança da informação deve ser estabelecida por uma equipe responsável e aprovada pela alta direção da organização (com aval do gerente). Já na operação diária o gerente deve garantir a implantação e execução daquilo que foi aprovado, em alinhamento com a "Política de Segurança da Informação". No entanto, a segurança de informação não é de responsabilidade única e exclusiva do gerente.
    Todos os funcionarios são responsáveis por sua aplicação.

  • Se qualquer funcionário abrir o anexo de um email bugado, já era...

  • A segurança da Informação é responsabilidade de todos, haja vista que o elo mais fraco e mais vulnerável de um sistema é o próprio ser humano. De nada adianta a empresa ter o melhor sistema de segurança, se o funcionário deixa a senha do sistema colada no monitor do seu computador ou se ele sai clicando em anexos de e-mails desconhecidos etc. Ou seja, a responsabilidade não é exclusiva do gerente.


    GAB. ERRADO

  • A responsabilidade é de todos que trabalham no processamento.

  • A Segurança da Informação é uma responsabilidade de todos em uma organização: área de tecnologia da informação, área de recursos humanos, gestores, entre outros.

    Gabarito: Errado 

    Fonte: estratégia

  • ❌Gabarito ERRADO.

    A responsabilidade é de todos os que estão envolvidos na segurança de informação, não é somente responsabilidade do gerente..

  • Segurança da informação é uma obrigação mútua.

  • É responsabilidade de todos

  • É responsabilidade de todos!


ID
441133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

A moralidade da administração pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre a manutenção da ordem constitucional.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 
    D. 1171/94, III: "A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo".
  • De certo modo, constitucional não nos leva a entender o que é legal em prol de toda coletividade? Me perdoem se estou falando asneiras, mas se fomos fazer uma interpretação mais ostensiva não seria isso?

  • Sempre o bem comum e não a manutenção ordem constitucional.

  • devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum!!!

  • A ordem constitucional não é o bem comum? o.O

  • Então podemos ofendar a ordem constitucional, desde que isso atende ao bem comum?
    O examinador nos mandou rasgar a constituição federal. É cada uma que essa CESPE inventa!
     

  • SEMPRE o bem COMUM!!!!!!! CESPE sempre troca por algo

  • Sempre o bem comum

  • O fim sempre é o bem comum

  • Não pode errar uma questão dessas, pelo amor de Deusss!!

  • O FIM É SEMPRE O BEM COMUM!

  • A moralidade da Administração não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que O FIM É SEMPRE O BEM COMUM.

    #Concurseiraaa

  • O fim é sempre o bem comum.

  • gab.: Errado

    Se liga: o fim é sempre o bem comum/coletividade.

  • O fim é sempre o bem comum !!


ID
441136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Quanto ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

É o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, que consolida a moralidade do ato administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Certo. D. 1171/94, III: "A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo".
  • Certo.

    D. 1171/94

     III: "A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo".

  • Questão bem parecida.



    Ano:
     2008

    Banca: CESPE

    Órgão: MTE

    Prova: Agente Administrativo

     

    texto associado   

    A busca da gestão socialmente responsável tem exigido maior
    transparência das instituições, sejam públicas, sejam privadas, nas
    relações com seus fornecedores, funcionários e clientes. Tal
    atributo tem sido fundamental para a reputação das organizações,
    que devem explicitar à sociedade seus valores e a seu corpo
    funcional os padrões éticos e de conduta considerados adequados.
    Nesse contexto e à luz do Código de Ética Profissional do
    Servidor Público do Poder Executivo Federal, julgue os itens
    seguintes.

     

    O agente público tem o dever de buscar o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade na tentativa de proporcionar a consolidação da moralidade do ato administrativo praticado.

    Gab. CERTA

  • legal + final = ato com moral


ID
441139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere que Jessé, analfabeto, com 19 anos de idade, deseje candidatar-se ao cargo de vereador nas próximas eleições municipais na região onde mora. Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Embora seja analfabeto, Jessé é obrigado a votar, em razão de ter 19 anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • Só não entendi p anularam a questão...

  • Não entendi (2) 
    Seria obrigado se não fosse analfabeto 
    Art. 14 § 1,I 
    obrigatório para os maiores de 18 anos.  
    Art. 14 § 1, II 
    facultativos para : 
    a) os analfabetos
    b) os maiores de setenta anos
    c) os maiores de 16 menores de 18 anos. 
  • Errado.

    Jessé não está obrigado a votar, pois, tanto o alistamento eleitoral, quanto o voto, são facultativos para os analfabetos. Conforme art. 14, § 1.º, inciso II, alínea "a" da CF/88:

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.


  • ITEM 41 (Alfa)/42 (Beta)/41 (Gama) – anulado. O item cobra assunto (direitos políticos) que extrapola o conteúdo programático definido para o cargo em comento

  • motivo de ter sido anulada?  (questões muito mais complexas e passiveis de anulação muitas vezes não são).


ID
441142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere que Jessé, analfabeto, com 19 anos de idade, deseje candidatar-se ao cargo de vereador nas próximas eleições municipais na região onde mora. Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

Jessé não poderá candidatar-se ao cargo de vereador nas próximas eleições, uma vez que os analfabetos são inelegíveis.

Alternativas
Comentários
  • ITEM 42 (Alfa)/41 (Beta)/42 (Gama) – anulado. O item cobra assunto (direitos políticos) que extrapola o conteúdo programático definido para o cargo em comento

  • (C)

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.


ID
441145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Mário, casado com Ângela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília.

Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima.

Lúcio é brasileiro nato.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Mesmo que Mário, analista administrativo da ANATEL, esteja prestando serviço fora do Brasil, tal condição não é suficiente para interferir na nacionalidade de seu filho Lúcio, até porque este nasceu no Brasil. Logo, quem nasce no Brasil é brasileiro nato, ressalvado os casos do inciso I do art. 12 da CF:

    Art. 12, CF - São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; 

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

  • Incrível a criatividade dos nossos examinadores... essa foi boa! rsrsrsrsrrs

    Se o menino nasceu em Brasília... Ele é brasileiro nato!

    Salvo se  de pais  estrangeiros e um deles pelo menos estivesse a serviço de seu país. O que não é o caso.

  • eu não digo nem isso SILVA & SILVA, mas só o fato de que: - quem dá a luz é a mulher, e a questão não ressalta que ela estava junto com o marido....kkkkkkkk

  • Meu pai !!!!!!!!


  • Como as questões evoluíram atualmente, realmente o candidato tem que saber não só a lei, mas jurisprudência e doutrina.

  • Mais questões assim. Amém. rs rs 

  • Deacordo com a CF: "os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil"


    Resposta: CERTO

  • Certo.

    Claro que Lúcio é brasileiro nato, ele nasceu em Brasília. 
    Conforme art. 12, I, "a" da CF/88:
    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; 




  • O EXAMINADOR FUMOU UM BASEADO E ELABOROU ESTA QUESTÃO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Como é que a mulher de férias em Paris vai parir em Brasilia?

    De qualquer forma, eles estavam a serviço de uma agência reguladora, e não diretamente do governo. Se fosse um diplomata brasileiro, um ministro das relações exteriores, ministro de estado, aí sim o filho seria brasileiro nato se tivesse nascido lá em Paris.
  • errei de burra..

    ele não disse que ANGELA estava em PARIS, ela estava no BRASIL.

    eita.......

    CERTA

  • Resumindo: Márcio estava em Paris quando seu filho nasceu no Brasil.

  • Essa Cespe só pode estar brincando com o comando da questão..  Ela precisa definir em qual época nasceu o filho , se foi em Brasília ou nos períodos em  que  à   mãe esteve fora.

     

     

  • JURO QUE LI UMA 10 X ANTES DE RESPONDER, E FIQUEI PENSANDO:

    OXENTE, SERÁ QUE TEM ALGUM HOSPITAL EM PARIS QUE SE CHAMA BRASÍLIA?

     

    dei muuuuuuita risada com os comentários... aprendendo e me divertindo   =) 

    sorrir faz o fardo parecer mais leve.

  • Mesmo que o pai estivesse passeando em Paris. Mas se estivesse passeando por mais de 9 meses, o filho seria nato, mas não de Mário rs
  • Não Marx Silva, você entendeu errado. Mário é quem esteve em Paris 

  • Quem errar uma questão dessas pode largar tudo e vender sua arte na praia 

  • Mário é corno.

  • O que a calça tem a ver com a cloaca?

  • Nossa kkkkkkk.

    Essa questão vai do nada a lugar nenhum!

    pura maconha!

  • HAHAHA! Tem uma cidade chamada Brasília em Paris, só pode!

  • Questão que demonstra o senso de humor da Cespe em algumas questões. Essa é para testar o seguinte: vai conseguir conter o riso alto em uma sala em silêncio com 50 candidatos? Kkkkkk

  • MARK DAVID - Administração publica em geral, mesmo que da direta ou da indireta. Não apenas a serviço da união,pode ser de uma autarquia ou a serviço de um município. Só que a questão enrolou tanto kkkk e quem estava em paris era o pai, e não a mãe.
  • Eu li umas 10 vezes a questão antes de responder, fiquei pensando "será que o Mário é quem estava 'grávido'?" hauishiuAHSIUA

  • eu ri agora, se o mário viaja tanto, em vez de questionar a nacionalidade do Lúcio devia era ver se ele realmente possui a paternidade kkkkkkk

  • na pratica: Sinto cheiro de gaia

    Na teoria : 1-  nem mario nem angela era cidadão parisiense e não estavam a serviço de Paris

                      2- seu filho nasceu no território brasileiro

                         logo será considerado brasileito nato!

                                          GAB: CERTO

     

  • Questão ridicula kkkkkkkk

  • Essa questão é tão fácil, que lí várias vezes com medo de ter alguma pegadinha, um "dedinho da namorada sapeca" como diz o professor Sengik.

  • Que mário ???!!

  • Rapaz pelo tempo que ele passou, se foi ininterrupto, acho que o filho não é dele rsrsrs

  • HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA EXTREMAMENTE HILÁRIO

  • Que fumaça de questão foi essa? Paris, Brasília, Gandu...

  • Chega da medo de responder uma questão dessas. kkkkkkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKK que lombra

  • É CERTO que esse filho não é do Mário

  • UÉ JAJAJAJAJAJA

    BUGUEI

  • PROVA DE RACIOCÍNIO LOGICO

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...... não aguento!!!!! Estava precisando rir um pouco.

  • kkkkkkkkkkk SENTI A BRISA DAQUI HAHAHAH

  • Quem estava fora do país, era Mario.

    Sua esposa deu a luz no brasil, enquanto ele estava a serviço do país, na França.

    Portanto, brasileiro nato.

  • DESCONFIO DA PATERNIDADE KKKKKK

  • Só existe uma situação na qual quem nasceu no Brasil não será brasileiro nato: se for filhos de pais estrangeiros e se, e somente se, os pais estiverem a serviço de sua nação.
  • ué kkkkkkkk

  • Fiquei um pouco desconfiada dessa paternidade kkkkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKKKKK QUE QUESTÃO

  • Mário levou ponta. ;)

  • uai...

  • NUNCA vai cair uma questão dessa na minha prova kkkkkkkk

  • Uer

    Fiquei desconfiada dessa maternidade aí

  • Cespe: um menino foi atropelado... Quanto é 1+ 1? mkkkk

  • Quando eu penso que já vi de tudo me aparece essa questão kkkkkkk

  • Vixe... “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”

  • é o que, véi? kkkkkkkkk

  • Oxe!! E essa agência ai (ANATEL) não teria que ser servidor público. Não entendi nada .

  • que loucura guys...

  • Seria mais loka se o cara tivesse falado que os pais estavam na gringa e não registraram, em repartição competente, o filho que nasceu no hospital em Brasília hahahaha

  • SO SEI QUE O PADASTRO É DE PARIS KKK

  • Acho que o examinador tá com dor de cotovelo...

  • Até hoje me pergunto o que o examinador quis dizer.

  • chorei kkkkkkkkkkkk
  • Mário foi a Paris. Ângela ficou no Brasil. Lucio nasceu em Brasília. Logo, Lucio é brasileiro nato.
  • https://www.youtube.com/watch?v=CpStwrO-M1c&ab_channel=BezerradaSilva-Topic

  • O que é isso minha gente?!

  • Gab: CERTO

    mais que coisa kkkk

  • O cara nasceu em Brasília. Seria ele alemão?

  • Examinador. Será que é um Alien

    de onde vêm? Onde vivem? De quê se alimentam?

    Aguardando comentário do QC..

  • Só quem esteve em Paris foi Mário, Ângela ficou no Brasil, onde teve seu bebê em Brasília.

    Portanto, brasileiro NATO.

  • Parece que a Cebrasp está chamando a gente de B com essa questão.Está de BRINCADEIRA né?

  • Que questão estranha.

  • Questão muito difícil, nível hard essa

  • Questão tenta levar o candidato ao erro, nem vem CESP KKK

  • o examinador tentou enganar, falando sobre mario estar em parís esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília. ele não afirmou que a esposa dele estava lá. e sim que filho dele nasceu em brasilia, questão simples.

  • "Aqui não, João Kleber!"

  • Examinador fumou um baseado do tamanho de um caminhão pqp

  • QUESTÃO MAL ELEBORADA!!!!
  • Irineu você não sabe nem eu
  • examinador maconheiro kkkkkk

  • Que maconha foi essa?
  • oxe oxe oxe

  • Mário tem uma galha enorme!


ID
441148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ainda com base na CF, julgue os itens subsequentes.

Aos servidores públicos são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, nos termos e limites definidos em lei específica.

Alternativas
Comentários
  • Esta ERRADO.

    No entanto, vejo o erro em outro aspecto da assertiva.

    Na minha interpretação, o problema esta na "EFICÁCIA DAS NORMAS" ao afirmar, de forma conjunta, que ambas situações estão sujeitas aos termos da lei.

    Na assertiva, temos que...

    Aos servidores públicos são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, nos termos e limites definidos em lei específica.

    Comparando com a CF...

    Artigo 37, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical; NORMA DE EFICÁCIA PLENA, SEM RESTRIÇÃO OU CONTENÇÃO POR LEI;

    Artigo 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA, POIS DEPENDE DE LEI REGULAMENTAR PARA PRODUZIR TODOS OS EFEITOS

  • Militares é uma especie do gênero agentes públicos e não uma especie de servidor público. 

  • Aos Servidores Públicos Civis!!!!!


  • Art. 37, VI , CF.

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

  • Q80788

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: MMA Prova: Agente Administrativo

    Na CF vigente, servidor público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.

    GAB: ERRADO

    Como o é que o CESPE agora considera os MILITARES como Servidor Público????? Sacanagem o CESPE muda de posição conforme ele quer!!!! 

    Se a CF/88 NÃO considera Militar como servidor público então, mesmo mesmo com a omissão da palavra " servidor civil" na questão Q147047 estaria correta!!! 

    Outra coisa, na Seção II DOS SERVIDORES PÚBLICOS da Constituição Federal não fala de militares, o que dá a entender  que eles não são servidores públicos, sendo assim só é considerado servidor público o CIVIL!!!!
    Essa questão cabe recurso!!!!
  • Errado

    É o seguinte, a Constituição não mais separa os servidores públicos em civis e militares como fazia antes, pois a categoria dos militares agora não é considerada "servidores públicos" e sim uma categoria profissional própria. Porém, a redação da emenda 19\98 traz , verbis: art. 37 VI é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical (ou seja, o texto expressamente menciona o termo "civil", o que nos leva a interpretar que aos militares não se estende tal direito por questões óbvias de segurança nacional e soberania, por exemplo). 

    O item em comento é problemático, ao meu ver poder-se-ia dá-lo como certo ou errado a depender da interpretação que o candidato fizesse. O mais correto, na minha humilde opinião, seria anular o item (só pra constar, marquei como certo). :(


  • Aos servidores públicos CIVIS são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, nos termos e limites definidos em lei específica. Cabe lembrar que os servidores públicos MILITARES e os POLICIAS CIVIS não possuem o direito de greve nem associação sindical.

  • Errado


    A fundamentação da referida questão encontra-se no art. 37, incisos VI e VII, da Constituição Federal, que possuem a seguinte redação:

    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; Como se percebe da simples leitura dos dispositivos, a vinculação do exercício do direito aos termos e limites definidos em lei específica apenas é encontrada em relação ao direito de greve. Assim, vincular a tal exigência o direito à livre associação sindical, tornaria a questão errada.

     Ocorre que, com a presente redação a questão 45 possui um duplo sentido. Vejamos quais são eles:

    1º) associação sindical e o direito de greve serão exercidos nos termos e limites definidos em lei específica. 2º) somente o direito de greve será exercido nos termos e limites definidos em lei específica. Somente a segunda leitura tornaria a questão correta, como quis o examinador. 

    Pela redação dada pela banca examinadora o item não deixa claro se o requisito da lei específica é exigido somente do termo mais próximo (direito de greve) ou de ambos.

    Assim, o candidato, mesmo dominando o conteúdo, poderia ser levado a erro pela redação dúbia.

    Para sanar tal vício, o ideal seria adotar redação semelhante à seguinte: "Aos servidores públicos são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, sendo o último exercido nos termos e limites definidos em lei específica.".

    Se essa fosse a redação, certamente a questão estaria correta. Como tal não ocorreu, entendemos que a questão deva ser anulada ou considerada errada.


    http://www.vestcon.com.br/pagina.aspx?cod=369

  • Ano: 2009  Banca: CESPE  Órgão: MMA

    Prova: Agente Administrativo

    Quanto às disposições acerca de servidores públicos previstas na CF, julgue os seguintes itens.

    Na CF vigente, servidor público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.  

     Alternativa ERRADA

    Não entendo o Cespe, pois nessa questão ele considerou que Militar não é servidor público.



  • Associação sindical: o direito é livre.

    Greve: nos termos e nos limites definidos em lei específica.

    A afirmativa dá a entender (com a inclusão da vírgula) que tanto a associação sindical quanto a greve precisam de lei específica.

    E é isso que a torna errada.

  • O erro, de acordo com justificativa do Cespe, está associado ao fato de que, nesta questão, a expressão servidor público foi usada em seu significado amplo, o que inclui os militares. E militar não tem direito à greve ou associação sindical (CF art 142, p3 e art 42, p1).


    Frise-se que a emenda constitucional que reclassificou os militares, não se referindo mais a eles como servidores, é de 1998. Mas a alteração na denominação não altera o fato de que os militares são, sim, servidores do Estado, e assim são tratados para uma série de situações práticas no meio jurídico.


    A julgar, todavia, pelos comentários anteriores, o Cespe talvez não tenha se mostrado muito coerente neste assunto em outras questões. Isso é resultado, creio eu, de o examinador não ser o mesmo, apesar de nos referirmos à banca organizadora como se tivesse personalidade única.  Enfim, estamos sentindo na pele a viva disputa doutrinária. Vez ou outra, alguma coisa respinga no guerreiro candidato a servidor, e não há muito o que fazer. Essa incerteza faz parte da batalha.

  • Aos militares não!

  • Giovanni,


    Se essa foi mesmo a justificativa oficial do CESPE então houve uma contradição. Olhe essa outra questão:


    Q80788 - Na CF vigente, servidor público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.


    Foi conciderada: ERRADA.


    Na minha opinião: 


    A Q147047 está ERRADA porque:


    ->CF, 5º, VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical; (NÃO PRECISA DE LEI ESPECIFICA - EFICACIA PLENA).


  • ao CIVIL servidor público genericamente incluim-se os militares

  • ERRADA

    CF/88, art 37, VI: "é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindicaI"(o servidor militar não pode associar-se à sindicato, é vedado; a questão erra por extrapolação do direito, quando se refere apenas a servidor, sem definir se civil ou militar)CF/88, art 37, VII: "o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica."(EC 19/98)
  • Uma vírgula fez o jogo virar!

  • Gente, a questão não passa nem perto do tema "militares", não é por isso o erro. 



    Vamos lá!


    (Questão) Aos servidores públicos são garantidos o direito à livre associação sindical e o direito de greve, nos termos e limites definidos em lei específica.



    O que essa bendita banca quis dizer; Colocando de maneira DIRETA a mesma assertiva:


    > Pergunta da banca: O quê é garantido nos termos e limites definidos em lei específica? 

    > Resposta da banca:  O direito à livre associação sindical e o direito de greve. <<<ERRADO!



    Perceba que é simplesmente a mesma questão, apenas foi colocada de maneira direta, objetiva, tornando mais fácil o seu julgamento.




    Veja como o erro fica mais evidente agora:



    O direito à greve é definido em lei específica, mas o direito à associação sindical não, de modo que não podem ser associados de tal forma.




    Bons estudos, companheiros! Estamos no mesmo barco, já posso ver o horizonte.

  • Essa Virgula !!!!! Pegadinha do Malandro

  • ERRADO: 

    AOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS, ESTES PODEM SE ASSOCIAR, A QUESTÃO GENERALIZOU, POIS OS MILTARES NÃO PODEM DE ASSOCIAR

  • Acredito que o erro dessa questão seja puramente de português, devido à virgula, como alguns ja explicaram. Comentário da louriana:

    "Associação sindical: o direito é livre.

    Greve: nos termos e nos limites definidos em lei específica.

    A afirmativa dá a entender (com a inclusão da vírgula) que tanto a associação sindical quanto a greve precisam de lei específica.

    E é isso que a torna errada."

    .

    porém também já resolvi e errei esta questão da CESPE: 

    Q301080 "O direito à livre associação sindical é assegurado ao servidor público federal."

    Inicialmente a banca deu como CERTO. Depois alterou para ERRADO com a seguinte justificativa:

    "No conceito amplo de servidor público, encontram-se os militares, para os quais é proibida a livre associação sindical, motivo suficiente para a alteração do gabarito"

  • Olá Maíra, tudo bem??

    O problema dessa questão: "No conceito amplo de servidor público, encontram-se os militares, para os quais é proibida a livre associação sindical" NÃO É A SEGUNDA PARTE, MAS SIM A PRIMEIRA, POIS OS MILITARES NÃO SE ENCAIXAM NO CONCEITO DE SERVIDOR PÚBLICO. (pelo menos foi o que vi em comentários anteriores em outras questões...) Acredito que assim a questão se esclareça pra vc...

  • Marcos Romeiro ---> Melhor comentário!

  • PREZADOS CONCURSEIROS. Observem essa questão:

       Q80788  Na CF vigente, servidor público é o gênero, sendo espécies os civis e os militares.

     

    gabarito errado.

    nesse caso o CESPE usou o sentido estrito de Servido público. E nessa questão em tela usou o sentido amplo. E agora.... se uma dessas cai na prova.

     

  • CF/88, art 37, VI: "é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindicaI"

  • Viiiiixi, não tem nada  a ver com a generalização de SERVIDORES PÚBLICOS!!

    Amigos, o direito de greve dos servidores públicos é norma de eficácia limitada e, portanto, depende de lei regulamentadora. Já o direito à livre associação sindical independe de lei. Logo, a parte final do enunciado ( “nos termos e limites definidos em lei específica”) só pode ser associada ao direito de greve.

     

    Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS

    Profª. Nádia Carolina

     

     Foco e Fé.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Direito à livre ASSOCIAÇÃO SINDICAL dos servidores públicos -> INDEPENDE  de lei

    Direito de GREVE dos servidores públicos -> DEPENDEM de lei  (Norma de eficácia limitada)

  • Servidores públicos CIVIIIIS..

    Os militares não podem se sindicalizar e nem ter direito de greve!

    GABA> ERRADO

  • COMENTARIO PROFESSORA QCONCURSO 

     

    O art. 37, VII, da CF/88, estabelece que o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.  O art. 37, VI, da CF/88, estabelece que é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical. Este direito, no entanto, não se estende aos militares. A questão usa o termo genérico "servidores públicos", portanto a afirmativa está incorreta. 

     

    Resposta: Errado


  • DUPLO ERRO:

    O primeiro refere-se à generalização dos Servidores Públicos:


    SERVIDOR PÚBLICO = SENTIDO AMPLO (abrange os militares)

    Os militares não têm direito à greve nem à associação sindical. [AQUI ESTÁ O ERRO]

    SERVIDOR PÚBLICO CIVIL - aí sim, possui os referidos direitos.


    O segundo erro refere-se à eficácia de normas:

    O DIREITO DE GREVE dos servidores públicos >> depende de lei regulamentadora, possui eficácia LIMITADA.

    O DIREITO À SINDICALIZAÇÃO dos servidores públicos >> não depende de lei, possui eficácia PLENA.


    Conclusão: ''(...) nos termos e limites definidos em lei específica'' está se referindo APENAS ao direito de GREVE. [AQUI ESTÁ O ERRO]


    >>>> Avante!!

  • VOU LEVAR UMA MOEDA NA HORA DA PROVA... POIS SÓ ASSIM PRA SABER O QUE MARCAR NA CESPE, POIS ORA CONCEITO E AFIRMAÇÃO INCOMPLETA É TIDA COMO GAB CERTO E ORA É GAB ERRADO.KKKK

  • Associação sindical: Livre

    Direito de greve: conforme lei específica (que ainda não existe)

  • Obs.:ficaria correta, a questão, se dissesse - salvo, no último caso, ...

  • essa vírgula ñ faz menção aos dois termos , pois se encontra de forma restritiva quanto a greve .Acredito que a explicação do Willion seja a mais adequada

  • essa vírgula ñ faz menção aos dois termos , pois se encontra de forma restritiva quanto a greve .Acredito que a explicação do Willion seja a mais adequada

  • questão afastada de Deeeeeeuss!!!

  • "VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical".

    Aqui parece haver um tratamento em espécies.

  • Gotcha!! Cespe, você não me pega mais.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 37. VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;

    Art. 142. IV - ao militar são proibidas a sindicalização e a greve

  • DUPLO ERRO:

    O primeiro refere-se à generalização dos Servidores Públicos:

    SERVIDOR PÚBLICO = SENTIDO AMPLO (abrange os militares)

    Os militares não têm direito à greve nem à associação sindical. [AQUI ESTÁ O ERRO]

    SERVIDOR PÚBLICO CIVIL - aí sim, possui os referidos direitos.

    O segundo erro refere-se à eficácia de normas:

    O DIREITO DE GREVE dos servidores públicos >> depende de lei regulamentadora, possui eficácia LIMITADA.

    O DIREITO À SINDICALIZAÇÃO dos servidores públicos >> não depende de lei, possui eficácia PLENA.

    Conclusão: ''(...) nos termos e limites definidos em lei específica'' está se referindo APENAS ao direito de GREVE. [AQUI ESTÁ O ERRO]

    CREDITOS BRASILIENSE

  • rapaziada essa eu não entendi mesmo..

    tamojuntofamília.

  • Tem que ter bola de cristal para saber que a Cespe está se referindo a Militares também ?

  • Servidor público CIVIL é garantido direito de greve!

  • Regra ou exceção? Eis a questão.


ID
441151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

O servidor público que estiver cumprindo estágio probatório não faz juz à licença para tratar de interesses particulares a critério da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    Lei 8112/1990

    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

  • CERTO

    Ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças: 

    1- por motivo de doença em pessoa da família;

    2- por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    3- para o serviço militar; e 

    4- para atividade política 


    Bons estudos a todos! 

  • SERVIDOR EM ESTÁGIO DEVE CALAR A MATRACA:

    MA NDATO CLASSITA

    TRA TO PARTICULAR

    CA PACITAÇÃO


  • Do jeito que essa questão foi escrita, dá margem para ambiguidade. Fica parecendo que a concessaão ou não da licença para tratar de interesses particulares é critério da administração pública, quando o servidor esta em estagio probatório, quando na verdade é ato vinculado não pode e ponto final.

  • A lincença para tratar de interesse particular, em regra, não é ato vínculado Joselito

  • Importante lembrar também que, em gozo de licença para trato de interesse particular (de até 3 anos concecutivos), o servidor fica livre da vedação imposta pela 8112 que proíbe a participação em atividades privadas como administrador ou gerente, podendo assim executar qualuquer atividade privada.

  • MATRACA NELES!!!

  • Claro que não!

    Chegou hoje e já quer sentar na janela.

     

    CERTO

  • Gabarito: certo

    Não estará sujeito , aqueles que estiverem em estágio probatório : MA TRA CA

    Mandato Classicista

    Tratar de interesses particulares

    Capacitação Profissional

  • Â luz da Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, é correto afirmar que: O servidor público que estiver cumprindo estágio probatório não faz jus à licença para tratar de interesses particulares a critério da administração pública.


ID
441154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem à luz da Lei n.º 8.112/1990, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

Readaptação é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado quando invalidada a sua demissão por decisão judicial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 8112/1990

       Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

      § 1o Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    § 2o A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga


  • O correto seria REINTEGRAÇÃO

  • Prova: CESPE - 2008 - MPE-RR - Analista de Sistemas

    Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Lei nº 8.112-1990 - Regime jurídico dos servidores públicos federais; Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990; 

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

    GABARITO: CERTA.

  • Errada!

    Readaptação: investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha suportado em sua capacidade física ou mental, verificada por inspeção médica. 

    Obs.: Gera vacância e provimento!

    Obs.: É possível o servidor ficar como excedente, caso não tenha um cargo para ele.

  • ISTO É REINTEGRAÇÃO


    GABARITO ERRADO

  • ALTERNATIVA ERRADA

    Acredito que seja o caso de reintegração.

  • Readapto o incapacitado.

    Reintegro o demitido.

  • Eu reintegro o demitido;
    Eu readapto o incapacitado;
    Eu reverto o aposentado; 
    Eu reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo reintegrado.


    Eu promovo o merecido;
    Eu aproveito o disponível;

    Eu nomeio o aprovado;

  • INvalidade da demissão = reINtegração

  • GABARITO: ERRADO

     

    REINTEGRAÇÃO.

  • As formas de provimento da 8.112/90 são: 4RPAN:


    Reversão: volta do aposentado.

    Readaptação: readaptar o servidor de acordo com suas limitações.

    Recondução: reconduzir ao cargo de origem.

    Reintegração: demissão invalidada.

    Promoção:

    Aproveitamento: aproveitar aquele que estava em disponibilidade.

    Nomeação: assinar o termo de posse e ser investido na função pública.

  • Falou em reinvestidura, tem-se reintegração. Sem mais!

  • Hipótese de REINTEGRAÇÃO.

  • Reintegração.


ID
441157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de comunicação via fibra óptica.



A tecnologia OPGW (optical protection ground wire) é aquela em que cabos de fibras ópticas são instalados em linhas de transmissão elétricas, no interior dos cabos de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • São as seguintes as funções do cabo OPGW:

    Proteger o sistema elétrico contra as descargas atmosféricas;

    Prover um retorno para as correntes de curto–circuito envolvendo a terra;

    Conter e proteger as fibras ópticas.

    Portanto a FO vai instalada no cabo OPGW e não no interior dos cabos de energia elétrica.



ID
441163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de comunicação via fibra óptica.



Fibras ópticas podem suportar velocidades ou taxas de transmissão muito maiores que as suportadas pelos cabos metálicos, contudo a atenuação, em dB/km, causada pelas fibras aos sinais transmitidos é maior, obrigando o uso de um número maior de repetidores ou de amplificadores.

Alternativas
Comentários
  • A atenuação é o motivo pelo qual a fibra óptica ganhou a importância que tem nas telecomunicações. Ela define a distância máxima (alcance) que um sistema de transmissão óptico pode ter entre emissor e receptor sem repetidor, e pode ser medida de acordo com a seguinte fórmula:

    a = 10 * ( log(Pi/Po) ) * ( 1 / L ),

    onde Pi é a potência na entrada, Po é a potência na saída e L é o comprimento da fibra.

    Uma fibra monomodo possuem atenuações da ordem de 0,2dB/km, ou seja, níveis muito mais baixos que cabos metálicos.

  • O valor da dispersão (dado em ps/nm.km) aumenta de acordo com o aumento do comprimento do enlace.


ID
441166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de comunicação via fibra óptica.



Nos sistemas de comunicação via fibra óptica, os diodos emissores de luz (LEDs) e os diodos a laser são as fontes de luz mais utilizadas. Os diodos a laser apresentam várias vantagens em relação aos LEDs, entre elas a geração de luz com menor largura espectral (luz coerente) e com maior potência.

Alternativas
Comentários
  • São as duas fontes de luz utilizadas nos sistemas de fibra óptica. Por ter um feixe mais largo e consequentemente menos potente, o LED é utilizado com fibras multimodo (distâncias menores). O Laser, como sabemos, possui um feixe mais estreito e potente e é utilizado nas grandes distâncias com fibras monomodo.

  • Complementando:

    Luz coerente: as ondas estão em fase no tempo e no espaço, alinhadas entre si;

    Luz monocromática: têm o mesmo comprimento de onda (mesma cor);


ID
441169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de comunicação via fibra óptica.



O esquema WDM (wavelength-division multiplexing) somente pode ser implementado com fibras multimodo, uma vez que fibras monomodo não permitem a transmissão simultânea de vários sinais com diferentes comprimentos de onda.

Alternativas
Comentários
  • É usada multiplexação em fibras monomodos para transmissão de múltiplos canais.


    Questão Errada

  • WDM (Multiplexação por Divisão de Onda) utilizada em sistemas onde o meio físico é a fibra ótica. Seu objetivo é agrupar muitos sinais ópticos numa única fibra óptica e seu funcionamento é semelhante ao FDM.


ID
441202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Em um sinal AM com índice de modulação igual ou inferior a 1, as bandas laterais contêm, normalmente, menos de 50% da potência transmitida, enquanto que, em um sinal DSB-SC, toda a potência transmitida está nas bandas laterais. Por isso, o desempenho na presença de ruído da técnica DSB-SC pode ser superior ao da técnica AM. A desvantagem da técnica DSB-SC é que ela requer demodulador coerente.

Alternativas
Comentários
  • Na modulação AM convencional (AM-DSB) as bandas laterais contêm aproximadamente 33% da potencia, os 67% restantantes ficam para a portadora, que é transmitida junto nessa modulação. Já na AM-DSB-SC como a portadora não é transmitida, 100% da potencia é dividida entre as bandas laterais, e como cita a questão, uma desvantagem de tal modulação é a necessidade de um demodulador coerente.


ID
441205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Se a largura espectral de um sinal FM for de 200 kHz e o sinal modulante de banda básica que ele transporta tiver largura espectral de 20 kHz, é correto afirmar que esse sinal FM terá desvio máximo de frequência de 100 kHz.

Alternativas
Comentários
  • Bw=2fmáx(B+1)

    Onde:

    Bw=largura da banda (200kHz)

    fmax=frequência máxima (20kHz)

    B=índice de modulação (incógnita)

    200k=2.20k(B+1)

    B=6

     

    B=deltaf/fmax

    onde:

    deltaf=desvio de frequência (incógnita)

     

    6=deltaf/20k

    deltaf=120kHz

     

    Questão ERRADA

  • Voce somou +1 inves de -1 na conta de B. O certo é B=4, e logo deltaf=80kHz


ID
441208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens de 65 a 68, acerca de técnicas de modulação analógica.

Entre as técnicas de modulação analógica AM, DSB-SC, VSB, SSB e FM, a que propicia um uso mais eficiente do espectro radioelétrico é a técnica SSB, enquanto que a técnica FM é a pior delas nesse quesito.

Alternativas

ID
441211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As técnicas QPSK, 8-PSK e M-QAM (com 16 ≤ M ≤ 256) estão entre as técnicas de modulação mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, acerca de características e aplicações dessas técnicas de modulação.

Uma desvantagem da técnica M-QAM é que ela exige amplificadores lineares nos equipamentos de transmissão, os quais têm eficiência de potência adicionada relativamente baixa, quando comparados com amplificadores não-lineares.

Alternativas

ID
441214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

As técnicas QPSK, 8-PSK e M-QAM (com 16 ≤ M ≤ 256) estão entre as técnicas de modulação mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, acerca de características e aplicações dessas técnicas de modulação.

Entre as técnicas listadas, QPSK é a que propicia menor eficiência espectral, contudo é delas a mais robusta na presença do ruído e, por isso, é indicada para aplicações que utilizem canais de transmissão com baixa razão sinal-ruído.

Alternativas

ID
441217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As técnicas QPSK, 8-PSK e M-QAM (com 16 ≤ M ≤ 256) estão entre as técnicas de modulação mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, acerca de características e aplicações dessas técnicas de modulação.

Um sistema que use a técnica 64-QAM propicia uma capacidade de transmissão, em bps, quatro vezes maior que a propiciada por um sistema que use 16-QAM, considerando que a largura da banda de transmissão seja a mesma para os dois sistemas, assim como a razão sinal-ruído.

Alternativas
Comentários
  • 64-QAM -> log64 = 6 bits (log na base 2)

    16 - QAM -> log16 = 4 bits (log na base 2)

     

    Razão entre 64 QAM/ 16 QAM em bits
    6/4 = 1,5
    Aumenta em 1,5x a taxa de transmissão


ID
441220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

As técnicas QPSK, 8-PSK e M-QAM (com 16 ≤ M ≤ 256) estão entre as técnicas de modulação mais utilizadas. Julgue os itens a seguir, acerca de características e aplicações dessas técnicas de modulação.

Um sistema de transmissão que utilize um canal com banda passante de 6 MHz e modulação 64-QAM pode suportar taxa de bits bruta de até 40 Mbps.

Alternativas
Comentários
  • 64QAM = 2^6 bits. 6 bits de informação à cada ciclo. 
    6MHz = 6000000Hz 
    600000Hz * 6bits = 36Mbps 

    Errado. 

  • *36Mbps

    Rb = B*log2(64)

    Rb = 6M*6

    Rb = 36Mbps


    Errada



ID
441223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a técnicas de multiplexaçãoe de múltiplo acesso.

Uma desvantagem do esquema CDMA (code division multiple access) é que as estações transmissoras que compartilham determinado canal devem ter suas transmissões sincronizadas para não haver colisão entre as mensagens transmitidas por essas estações.

Alternativas
Comentários
  • A técnica TDMA( Acesso múltiplo por divisão no tempo) que é sincronizada.


ID
441226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações

Julgue os itens seguintes, referentes a técnicas de multiplexaçãoe de múltiplo acesso.

O esquema TDD (time-division duplexing) emula uma comunicação full-duplex sobre um enlace de comunicação half-duplex.

Alternativas

ID
441229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações

Julgue os itens seguintes, referentes a técnicas de multiplexaçãoe de múltiplo acesso.

O esquema FDMA (frequency division multiple access) é um esquema analógico de múltiplo acesso, isto é, ele é destinado a sinais analógicos, tais como sinais AM e FM, não podendo ser usado para prover múltiplo acesso a estações que transmitam sinais digitais, tais como sinais QPSK e QAM.

Alternativas
Comentários
  • O esquema FDMA realmente é mais indicado para esquemas analógicos de múltiplo acesso, porém nada impede que ele seja utilizado com sinais digitais.


ID
441232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Considerando o cenário em que um radioenlace digital de micro-ondas que opera em banda C com modulação 64-QAM passe a apresentar baixa disponibilidade ou mesmo indisponibilidade em períodos de chuvas, julgue os itens subsequentes.

O problema em questão será resolvido, ou minimizado, caso o sistema passe a operar com modulação 256-QAM.

Alternativas
Comentários
  • Com uma modulação 256-QAM (8 bits por ciclo) a relação sinal/ruído vai aumentar agravando ainda mais o problema do sinal. O certo seria trocar por uma modulção menos robusta como 16-QAM, 4-QAM, QPSK.


ID
441235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Considerando o cenário em que um radioenlace digital de micro-ondas que opera em banda C com modulação 64-QAM passe a apresentar baixa disponibilidade ou mesmo indisponibilidade em períodos de chuvas, julgue os itens subsequentes.

O problema descrito será resolvido, ou minimizado, caso o sistema passe a operar em banda Ka.

Alternativas

ID
441238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Considerando o cenário em que um radioenlace digital de micro-ondas que opera em banda C com modulação 64-QAM passe a apresentar baixa disponibilidade ou mesmo indisponibilidade em períodos de chuvas, julgue os itens subsequentes.

A diminuição das dimensões físicas das antenas transmissora e receptora constitui procedimento correto para a resolução do problema em apreço.

Alternativas

ID
441241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando a situação em que tenha sido detectada, por uma exploradora de satélite brasileiro, a transmissão por ela não-autorizada de sinal digital, por meio de um de seus satélites de cobertura global, que opera na banda Ku e utiliza um conjunto de antenas de comunicação com largura de feixe de 1º e transponders de 36 MHz de largura de banda útil, julgue os itens seguintes.

Se o satélite em questão for do tipo dual-spin, a referida transmissão não-autorizada deve estar se realizando em período noturno.

Alternativas

ID
441244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando a situação em que tenha sido detectada, por uma exploradora de satélite brasileiro, a transmissão por ela não-autorizada de sinal digital, por meio de um de seus satélites de cobertura global, que opera na banda Ku e utiliza um conjunto de antenas de comunicação com largura de feixe de 1º e transponders de 36 MHz de largura de banda útil, julgue os itens seguintes.

A tecnologia atual permite que o centro de controle do satélite (CCS) referido, por meio do conjunto de antenas de comunicação instalado na estação satelital e dos equipamentos comumente instalados no próprio CCS, localize, com precisão, a fonte do sinal não-autorizado.

Alternativas

ID
441247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando a situação em que tenha sido detectada, por uma exploradora de satélite brasileiro, a transmissão por ela não-autorizada de sinal digital, por meio de um de seus satélites de cobertura global, que opera na banda Ku e utiliza um conjunto de antenas de comunicação com largura de feixe de 1º e transponders de 36 MHz de largura de banda útil, julgue os itens seguintes.

Caso as antenas de comunicação utilizadas no satélite sejam do tipo parabólica, as informações apresentadas são suficientes para que se conclua corretamente que essas antenas têm ganho superior a 30 dB.

Alternativas

ID
441250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando a situação em que tenha sido detectada, por uma exploradora de satélite brasileiro, a transmissão por ela não-autorizada de sinal digital, por meio de um de seus satélites de cobertura global, que opera na banda Ku e utiliza um conjunto de antenas de comunicação com largura de feixe de 1º e transponders de 36 MHz de largura de banda útil, julgue os itens seguintes.

Caso a transmissão do sinal não-autorizado estivesse sendo realizada utilizando-se técnica de espalhamento espectral, nos 36 MHz de banda útil de um transponder do satélite, seria garantida a impossibilidade de detecção desse sinal por meio de equipamento de análise espectral.

Alternativas

ID
441253
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considerando a situação em que tenha sido detectada, por uma exploradora de satélite brasileiro, a transmissão por ela não-autorizada de sinal digital, por meio de um de seus satélites de cobertura global, que opera na banda Ku e utiliza um conjunto de antenas de comunicação com largura de feixe de 1º e transponders de 36 MHz de largura de banda útil, julgue os itens seguintes.

Caso a transmissão do sinal não-autorizado fosse realizada empregando-se técnica de modulação 8-PSK, mais de um transponder do referido satélite estaria sendo utilizado, se esse sinal tivesse taxa de transmissão de 4 Mbps.

Alternativas

ID
441256
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

O uso de analisador de espectro pode contribuir, na situação descrita, para estimar, em cada faixa de frequência de interesse, as contribuições no nível de potência devido a cada estação transmissora utilizada na cobertura da região metropolitana.

Alternativas

ID
441259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

O nível de potência não-autorizado referido acima pode ser verificado por meio de equipamento de medição, em faixa estreita, da intensidade de campo elétrico.

Alternativas

ID
441262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

Caso o nível de potência não-autorizado se deva a uma das estações transmissoras de uma das referidas operadoras, é possível identificar a qual operadora essa estação pertence, sem que as estações transmissoras envolvidas na cobertura da região tenham suas operações interrompidas.

Alternativas

ID
441265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

A existência de antena em estação transmissora envolvida na cobertura da região com coeficiente de onda estacionária maior que 2 será forte indício de que essa estação seja a causadora do problema descrito.

Alternativas

ID
441268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

O posicionamento das antenas nas estações transmissoras utilizadas na cobertura da região metropolitana pode influenciar no nível de potência observado.

Alternativas

ID
441271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

Caso as operadoras utilizem sistemas embasados na tecnologia TDMA, um aumento no tempo de guarda entre os bursts de transmissão garante a redução do nível de potência instantânea.

Alternativas
Comentários
  • Imagino que seja na potência média transmitida e não na potência instantânea.

    Aumentando a faixa de guarda, haverá menos tempo de potência transmitida, potência média, mas não na potência instantânea transmitida


    Qustão Errada


ID
441274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Considere o cenário em que pelo menos duas operadoras do serviço móvel pessoal estejam devidamente licenciadas e em operação em uma mesma região de cobertura metropolitana.

Julgue os itens de 84 a 90, para o caso em que tenha sido verificado, em determinado local, nível de potência de sinal acima do autorizado pela legislação vigente e se deseje identificar as fontes de sinais causadoras dessa irregularidade.

Um nível de potência mais elevado, como o relatado, acarreta uma menor relação sinal-ruído no receptor, o que acarreta pior desempenho em termos da taxa de transmissão, em bps, e da taxa de erro de símbolo transmitido (SER).

Alternativas

ID
441277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Acerca do uso do espectro eletromagnético e da atribuição de faixas de frequências no Brasil, julgue os itens seguintes.

As transmissões via satélite podem interferir em aplicações de radioastronomia.

Alternativas

ID
441280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Acerca do uso do espectro eletromagnético e da atribuição de faixas de frequências no Brasil, julgue os itens seguintes.

Existem faixas de frequências abertas a quaisquer serviços ou aplicações, desde que devidamente limitados em termos da potência efetivamente radiada de forma isotrópica (EIRP).

Alternativas

ID
441283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Com relação a conceitos fundamentais e tipos de aplicações de sistemas de telecomunicações digitais, julgue os próximos itens.

A determinação do isolamento ou da rejeição de uma antena receptora, que estabelece o grau de suscetibilidade a interferências, é normalmente efetuada em áreas geométricas não adjacentes.

Alternativas

ID
441286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações

Com relação a conceitos fundamentais e tipos de aplicações de sistemas de telecomunicações digitais, julgue os próximos itens.

A análise de sinais permite demonstrar que, para determinada tecnologia de transmissão, sinais com maior taxa de transmissão de dados, em símbolos por unidade de tempo, necessitam de maior banda de frequências alocada.

Alternativas

ID
441289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Com relação a conceitos fundamentais e tipos de aplicações de sistemas de telecomunicações digitais, julgue os próximos itens.

No caso de sistemas de comunicações sem fio que utilizam, no downlink, antena transmissora com polarização circular e antena móvel receptora com polarização linear, é possível haver perda de 3 dB no nível do sinal recebido, devido a descasamento de polarização, mesmo em condições ideais de transmissão, com o canal de comunicação supostamente ideal.

Alternativas
Comentários
  • Essa é a famosa questão DDAFB (Difícil de achar uma fonte boa), e tbm OFCMNV/OCCPFQNV (onde o filho chora e a mãe não vê, ou melhor, onde o concurseiro chora e os professores vingem q não veem).

    Essa área da parte de engenharia de tv digital, tirando a TELECO e + mais alguns gatos pingados 1/2 boca, ngm se arrisca mt a criar artigos sobre q se aproveitem em questoes de concursos!!!

    Não adianta professor responder com toda pompa e fonte que o modelo OSI/ISO tem 7 camadas, pois isso qqr zé man3 já sabe. Eles têm q cair de sola eh em questões como essa.

    Essa questao tem mais de 10 anos...nenhum prof mostrou as caras...isso eh profundamente frustrante(pra não dizer coisa pior!!!).

    Pistola hj!!!

    OBS: Copa América hj, Brasil 1x0 Argentina!!!

    Dá-lhe Amarelinho!!! Só no Piseiro!!!

    C*** essa, Glob**xo!!!


ID
441295
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

No tocante a linhas de transmissão, coeficiente de reflexão, equipamentos e métodos de medição, julgue os seguintes itens.

Na faixa de micro-ondas, podem ocorrer variações nos valores medidos de voltagem e corrente ao longo de uma linha de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • Sim, estamos nos referindo a linhas de transmissão que trabalham com tensão e corrente AC.


ID
441298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

No tocante a linhas de transmissão, coeficiente de reflexão, equipamentos e métodos de medição, julgue os seguintes itens.

É possível obter-se uma linha de transmissão com apenas um único condutor, mesmo que essa construção acarrete limitações na largura de banda passante da estrutura.

Alternativas

ID
441301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

No tocante a linhas de transmissão, coeficiente de reflexão, equipamentos e métodos de medição, julgue os seguintes itens.

Um curto-circuito de impedância é representado graficamente no extremo esquerdo da carta de Smith, podendo ser visualizado diretamente em um analisador de redes vetorial.

Alternativas
Comentários
  • Carta de Smith é um tipo de gráfico criado no tempo em que começaram a ser utilizados os Radares em larga escala e que serve para calcular características de Linhas de transmissão tais como Impedância, Transmissão e Reflexão de ondas, entre outros parâmetros. wikipedia

    analisador de redes vetorial: equipamento de medição para Transmissão, perda de inserção, ganho, inserção fase, isolamento, atraso de grupo, perda de retorno, vswr, impedância, centro de freqüência de cristal, acústica de superfície, 3db largura de banda, em- faixa de nivelamento, fora- faixa de contenção, retângulo coeficiente, q- valor e assim por diante


ID
441304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

No tocante a linhas de transmissão, coeficiente de reflexão, equipamentos e métodos de medição, julgue os seguintes itens.

Quando a magnitude do coeficiente de reflexão for igual a 0,1, a perda de retorno associada será de 20 dB.

Alternativas
Comentários
  • Quando a magnitude do coeficiente de reflexão for igual a 0,1, a perda de retorno associada será de 20 dB.

    Certo