PLANEJAMENTO
-> Cronograma:representação gráfica da execução de um projeto, indicando os prazos em que deverão ser executadas as atividades necessárias, mostradas de forma lógica, para que o projeto termine dentro de condições previamente estabelecidas.
-> Pode ser apresentado como rede (gráficos PERT/CPM ou Roy) ou como gráfico de barras (gráfico de Gantt), sendo estes mais
utilizados para mostrar partes detalhadas daqueles.
-> Cronograma físico-financeiro: representação gráfica do andamento previsto para a obra ou serviço, em relação ao tempo e respectivos desembolsos financeiros.
- prevenir possíveis atrasos e o acompanhamento do cronograma financeiro permite informar os recursos necessários ao andamento da obra.
-> No planejamento e no controle de projetos são usados dois tipos básicos de cronogramas: o cronograma em rede e o cronograma em
barras.
-> Cronogramas em Redes:
- Redes de Atividades em Setas (AES)
- Para a elaboração de uma rede AES são utilizadas correntemente duas técnicas de origem diversa: a PERT e a CPM.
-> PERT:
A técnica PERT (Program Evaluation and Review Technique – Técnica de Avaliação e Revisão de Programas): é muito utilizado no planejamento, revisão e avaliação de projetos, sendo uma técnica que utiliza três estimativas de tempo para cada atividade da rede.
- Chamada de probabilística
-Departamento de Defesa dos EUA;
- Como não havia experiência com relação aos prazos de fabricação de cada componente, perguntou-se aos fabricantes que prazos máximo, normal e mínimo seriam necessários para produzir cada peça. Assim, se forem estimados o prazo mínimo “a”, o prazo máximo “b” e o prazo normal “m”
-> CPM:
- A técnica CPM (Critical Path Method – Método do Caminho Crítico)
- é chamado determinístico.
- considerando para as atividades as durações obtidas em projetos muito semelhantes executados por ela anteriormente.
-> Cronogramas de Barras
- Gráfico de Gantt.
- serviços representados numa escala cronológica de períodos expressos em dias corridos, semanas, ou meses, mostrando o que deve ser feito em cada período.
- Desvantagem: não mostrar com clareza a interdependência das atividades
- Vantagem: Facilidade de entendiment. + Pode ser utiliz.c/ outras técnicas
PERT/CPM
->Folga total: é a folga permitida para o atraso de uma atividade sem atrasar o término imposto para o projeto.
-> Folga livre: que é o tempo que uma atividade pode atrasar sem que impacte no início da atividade sucessora.
-Duas ou mais atividades podem ser sucessivas ou paralelas, sendo que estas podem ter ou as mesmas datas (eventos) de início, ou as mesmas datas de fim, ou as mesmas datas de início e de fim
-Em atividades paralelas, quando representadas graficamente, as respectivas setas se superpõem, tornando-se difícil distingui-las. Para
diferenciá-las, usa-se uma atividade fantasma (AF) ou atividadede conveniência, muda ou virtual,
O caminho crítico é aquele que demanda o menor tempo possível para a realização do projeto.Em uma rede pode haver mais de um caminho crítico.