SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Técnico Municipal Nível Superior/Nível IX-A- Engenharia Civil


ID
2404417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Criada em 1964, pelo ex-combatente liberal Pedro Antonio Marín, também conhecido como Tirofijo, as Farc surgiu como um grupo de cunho marxista-leninista, atuando no meio rural e adotando táticas de guerrilha. Essa organização tem como discurso ideológico a implantação do socialismo na Colômbia, promovendo a distribuição igualitária de renda, a reforma agrária, o fim de governos corruptos e das relações políticas e econômicas com os Estados Unidos, entre outros aspectos sociais.

     

    Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/historia/farc.htm


ID
2404420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A erradicação da pobreza das zonas rurais e dos municípios mais pobres do Maranhão tem fundamentado projetos e parcerias internacionais entre o estado e agências da ONU, como o FIDA, voltadas ao investimento em

Alternativas
Comentários
  • FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola

    Apoiar e promover o aumento da produção e da renda da agricultura familiar, facilitando o acesso a serviços básicos, conectando-os aos mercados e fortalecendo suas organizações.

  • Nao sabia o que era FIDA, então chutei fazendo a ligação de zona rural, com uma das respostas falando sobre agricultura que é muito predominante nessas áreas, chutei certo, mas não recomendo.

  • Gabarito: letra D

    A FIDA financia projetos que objetivam a promoção da agricultura familiar, o aumento da capacidade produtiva e a geração de renda dos pequenos agricultores, além de facilitar o acesso dessas pessoas a serviços como financiamento rural e assistência técnica, com destaque para tecnologias sustentáveis.

    fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/onu-anuncia-estrategia-para-combater-pobreza-em-areas-rurais-do-nordeste


ID
2404426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo

Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. 

    Bons estudos!


ID
2404432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Tendência do processo de globalização, a formação de grandes blocos regionais sofreu abalo em 2016 com o início do processo de saída

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36609225

  • O famoso BREXIT, que tanto foi falado.

     

    Resposta: Letra D.

  • REINO UNIDO, e não Grã Bretanha! Reino Unido = Estado formado por quatro países: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. GRÃ BRETANHA = É o nome de uma ilha onde ficam três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia.

ID
2404435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. Diante desse contexto, o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    Brasil acolhe mais sírios que países na rota europeia de refugiados

     

    Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150904_brasil_refugiados_sirios_comparacao_internacional_lgb


ID
2404438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2404471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito "E" pode ser encontrado com uma leitura crítica e conhecimento baseados em jornais. 

    A) as questões de gênero visa discutir as desigualdades, relacionadas a sexo, opção sexual e outras como um todo, por isso não seria lógico retirar os homossexuais e transexuais que fazem parte do tema

    B) Não hã consenso no cenário político sobre a inserção do tema nas escolas

    C) O Brasil está longe de alcançar números satisfatório

    D) Tá certo que a classe baixa (menos poder aquisitivo) sofre muito mais, porém isso não retira da classe média e alta as questões relacionadas as desigualdades

    E) Certo, pois a lei maria da penha é voltada para coibir praticas relacionadas ao gênero, tendo inclusive institutos que visam dar mais eficácia no tratamento em prol da mulher, nao que isso tenha resolvido o problema.

  • vai pelo metodo de exclusao. LETRA E

  • Achei bem boba essa questão :\

  • a cespe é esperta mas sejamos mais espertos que ela, fui pela exlusao!

  • resp https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y


ID
2404474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O rompimento da barragem de uma empresa de mineração, em novembro de 2015, foi um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil que afetou o município de Mariana, em Minas Gerais. A respeito desse episódio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é a correta, mas escolhi a letra A

  •  

    letra a

  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

     

    Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

     

    O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

  • CESPE não sendo CESPE

  • não se faz mais questões assim


ID
2404483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou misturou um pouco de Atualiadades com Informática? kkkkkkk

  • DISCORDO DO GABARITO, pois, a banca utilizou a palavra hacker como sinônimo de cracker o que no mundo da tecnologia tem significados diferentes. 

    Qual a diferença entre hacker e cracker?

     

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024

     

     

     

    a própria banca já abordou essa diferença em outra queestão:

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-RN

    Prova: Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3

    Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

     

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. GAB: ERRADO ( Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.) PROF FERNANDO NASHIMURA

     

  • Tive a mesma percepcao do colega Kleyton, fiquei na duvida na alternativa D, pelos termos Hacker e Cracker.

  • A própria banca CESPE já cobrou questões diferenciando os conceitos de CRACKER e HACKER!

    E a alternnativa D conceitua CRACKER

  • Gabarito: Letra D? Acho que a menos errada é a letra E.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diferenças entre Hacker x Cracker

    Hacker: "(...)hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores."

    Cracker: "(...)Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12907-qual-e-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker

  • Questão muito subjetiva e conforme os nossos abaixo alegaram, o conceito de HACKER é diferente de CRACKER.

    Ao meu ver a questão deveria ter sido ANULADA pq considerar a alternativa E como "ERRADA" é contrariar dizendo que " A Internet NÂO é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." O que não é verdade.

     

     

  • Em dúvida também entre os itens "D" e "E

  • o que tem de errado com a letra (E) se Internet é um a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede ?

  • LETRA D (???)

     

    Ao meu ver a menos errada é a letra E, que na verdade está mais relacionada com atualidades!

     

    Essa alternativa só estaria errada se a abordagem se desse no sentido de dizer que a internet é acessível a TODAS as classes sociais. No entanto, a assertiva apenas disse que a Rede é acessível a diferentes classes sociais, o que é verdade! Sobretudo nos dias atuais, em que o acesso à Internet se dá de formas diversas: internet pré-paga em telefones móveis, Banda Larga de alta velocidade, a rádio, ou mesmo por meio de inclusões digitais gratuitas proporcionadas por algumas prefeituras pelo Brasil afora.

     

    A letra D torna-se errada porque a banda adotou o termo chulo citado pelo William Bonner, equiparando o Hacker ao Cracker. Sabemos (e a banca também, assim espero) que os conceitos não se confundem.

     

  • Não é possível que esse seja o gabarito. Deve ter sido algum problema da banca na hora de lançar as respostas...

  • Não entendi! Não seria cracker?

     

  • Essa questão foi dada!!! Mole, mole...por eliminação mata-se a questão. D óbvio!!

  • Para mim, letra D define o conceito de cracker e não de hacker. Estou com os demais na divergência quanto ao gabarito. A letra E está mais que correta, visto que a internet é acessível por grande parte da população mundial, inclusive de diferentes classes sociais, como percebido nas mais diversas comunidades carentes, que acessam a internet mediante doações de pessoas físicas ou organizações não governamentais de computadores e todo o aparato necessário, por exemplo. 

  • Rpz eu coloquei a letra E por conta con conceito de hacker e cracker. Mas é cespe vai entender

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.      QUAL É O ERRO ? AFF ¬¬

  • Pensem comigo, um cracker é um hacker,mas um hacker não é um cracker por isso a acertava está correta!

  • O CESPE peidou na tanga! kkk

    Cracker [cráquer][1] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • ACHO Q O PROBLEMA DA LETRA E É FALAR DE CLASSE SOCIAL. 

  • a letra E está correta.

  • A letra "E" esta errada porque não é todo mundo que tem acesaso a internet, generalizou demais, é só lembrar das comunidades e cidades distantes que o Facebook disponibiliza ou quer disponibilizar internet pelos balões. 

     

    https://www.tecmundo.com.br/google/105907-conheca-baloes-internet-google-estiveram-brasil.htm

     

    http://veja.abril.com.br/tecnologia/internet-gratuita-do-facebook-e-lancada-em-zambia/

  • será que a letraD realmente é o gabarito.

    ..

  • Se a pessoa não souber a que há diferença entre hacker e cracker, ela marca a D com certeza. Sendo assim, por eliminação a letra E estaria mais correta. Mas não adianta brigar com a banca. Bola pra frente

  • ao meu ver existem 2 alternativas corretas.. gabarito muito errado.. só pra favorecer os cupichas..

  • a letra E não está erradaaaaa.... affff

  • Que questão crackuda é essa ?

  • Marquei a Letra E.

     

    Os hackers invadem sistemas por questões intelectuais, pra testar suas vulnerabilidades. Quem utiliza a internet pra cometer crimes são os crackers!! 

  • muito estranho esse gabarito! 

  • Ah entao a internet é só para os ricos?

  • CONCORDO COM O GABARITO, MAS CREIO QUE A LETRA E ESTÁ CORRETA TAMBÉM

     

     

    GABARITO D

  • Justificando o erro da letra E:

    "A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais."

    Fonte: http://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

     

    "A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias".

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/

     

  • A letra E não nega a exclusão digital, apenas afirma que diferentes pessoas das mais diferentes classes e nacinalidades tem acesso a internet.

     

  • Hacker é diferente de Cracker!

  • Não sei o que acontece, deve ser algum examinador novo, pois várias vezes o CESPE já considerou como errada a questão em que "hacker" é a pessoa "má/invasores" etc. 

     

    2º ponto, como a internet não é acessível a todas as classes sociais? De onde a banca tirou isso? 

     

    Enfim,desanimador

  • Mais uma corrente "doutrina " cespiana.rsrs

    hackers e crackers 

    o que marcar agora?

    puts

  • Esse Gabarito está errado...Lucas PRF ja respondeu...Lucas sou teu fã ...vc é dos melhores.

  • Sempre tive em mente: 

    Cracker=do mal/invasor 

    Hacker=do bem/invasor 

     

  • questão porca do Cespe/Unb

    hacker: do bem (usa o conhecimento para fins lícitos)

    cracker: do mal (usa o conhecimento para fins ilícitos. Ex.: cibercrimes)

  • Fui na letra E sem medo

  • a letra E está errada sim. É só vc pensar existe internet na áfrica subsaarinaa? não tem nem comida quem dirá internet ....

     

    A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

    O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população sub-saariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.

    A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.

    A África sub-saariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África sub-saariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.

    fonte: brasil escola

  • Eu marquei a letra D no início, mas mudei para a E quando li, pois a alternativa não diz TODAS as classes sociais de TODOS os países. Portanto ela não está errada. 

    Muito mal elaborada a questão e deveria ter sido anulada.

  • Eles estão fazendo a gente de bobo, isso sim!

    Bosta!

  • Esse foi o gabarito definitivo mesmo? Podem até dizer que a E está errada, mas a D não está certa!

  • d=  Errei pq pensei : CONTRAVENÇAO NAO É CRIME

    e=  A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. ( ~errado se dissesse em todas as classes e todos os países, visto q n a internet nao é acessível a todos, isso é fato!)

     

     

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • besteira... tanto as alternativas D e E estão corretas.

    " A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. " Perfeitamente elaborada. É exatamente isso! Ela atinge todas as classes sociais, pois o fato de ela não atender às classes menos favorecidas na República do Congo não quer dizer que isso também ocorre nos países de primeiro mundo que também têm as classes menos favorecidas, por exemplo, a Noruega. Lá também tem pobre, classes C e D e garanto que todos têm acesso à Internet... Gabarito furado!

     

    Respostas corretas D e E!

     

  • Carla foi perfeita:

    Contravenção penal não é crime.

    Questão passível de anulação.

  • Hacker(especialista em alguma coisa) | Cracker(também especialista, porém com más intenções). Crontravenção penal não seria uma espécie de crime ? Aliás, qualquer que seja a gravidade do cybercrime é congravenção penal ?  Amplo. :(

  •  e)

    "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países."

    A assertiva NÃO fala TODAS os país e SIM diversos países.

    EUA, Brasil e Itália, por exemplo, são países diversos onde diferentes classes socais têm acesso a Internet.

     

    Embora tenha respondido conforme o gabarito(a D está certa também), o entendimento desta banca foi bastante furado, absurdo considerar está questão e não anular. 

  • A letra "D" fica errada, creio eu, que deveria ser crackers.

  • Comentário do prof. Fernando Nishimura

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

    Discordo do gabarito. 

    Pra mim a correta é a E.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Se estivesse escrito que a internet é acessada por todas as classes sociais de todos os países, aí estaria errada. Ou algo semelhante em que colocasse a palavra todos.

  • A Internet é acessível sim às diferentes classes sociais, só não é acessível ao mais diversos países, pois existe países que restringe o uso, como e o caso da Venezuela, e têm outros que se quer existem acesso. 

  • Questão mal formulada, uma vez que hacker é quem tem a satisfação pessoal em descobrir falhas, porém não utiliza para o mau, cracker é quem descobre as falhas e exige recompensa! Ademais a alternativa E, ao meu ver está ampla, se tornando a correta, já que em nenhum momento a banca citou que em alguns países não há acesso à internet! Passível de anulação!

  • Penso exatamento como a Taís Ferreira!

     

  • Eu concordo que a letra E esteja certa (A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países) uma vez que a  Internet realmente nao é acessível  somente a uma classe social e muito menos a um só pais.

  • Acredito que o erro na letra E está no fato de que existem países, geralmente orientado por um regime ditatorial, no qual restringem o uso da Internet. Exemplo disso é a Coréia do Norte.

    Já em relação a letra D, os hackers e crackers são sinônimos para o entendimento geral. Para ter certeza disso basta conferir o dicionário Oxford, onde fala que o hacker "é uma pessoa que usa o computador para acessar dados de forma não autorizada". Essa similaridade foi resultado de uma confusão da mídia ao noticiar os primeiros delitos.

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Onde? não sabia dessa !

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. - Aqui o enunciado não afirma que TODOS os países e que TODAS as classes tem acesso à Internet e sim que divesar classes e diversos países tem acesso. Não é verdade essa afirmação? 

  • Então agora, em provas CESPE, esse conceito é para hacker ? ...

     

  • Ainda bem que não discordo do gabarito sozinha. Próxima questão... Avante. Fé em Deus.

  • Tem gente que nem tem acesso a enegia eletrica quanto mais internet! 

  • Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.

    TEM GENTE QUE CONFUNDE ISSO!! PRA MIM A RESPOSTA É ''E'' TBM!!

  • Essa é uma das questões do CESPE que ele escolhe qual alternativa dar como correta. E ou D.
     

  • Alternativa "E" também estaria errado, exemplo é a Coréia do Norte que a Internet não é acessível às pessoas.
  • Questão muito mal formulada, pois utiliza o termo Hacker como sinônimo de Cracker. O fato de ser "acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." também acaba por ser discutível, sem um texto base ou um contexto inserido o candidato pode ter diferentes interpretações.

  • A CESPE se supera...Questão péssima! Mas enfim...

    Entraria com recurso nessa questão...

     d)Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    "RECURSO": Os cybercimes entraram no codigo PENAL incluidos pela lei carolina dieckman, antes dela nao havia nada falando especificamente sobre eles. A lei de contravenções penais não menciona nenhum dispositivo sequer sobre cybercrimes, logo por estarem tipificados no CODIGO PENAL os cybercrimes são CRIMES e não CONTRAVENÇÕES PENAIS.

    *os crackers são espécies de hacker então não seria esse o erro da questão.

     e)A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    "RECURSO": A questão generaliza então de forma "genérica", mesmo que um ou outro país nao tenha acesso, os "mais diversos países" (grande maioria) e as "diferentes classes sociais" (Ricos, Classe média e pobres, são "diferentes classes sociais") têm acesso sim, entao isso nunca poderia estar errado.

  • Tem gente citando Coréia do Norte pra dizer que a letra E tá errada. A questão fala "os mais diversos países", não todos. E há sim acesso à internet em diferentes classes sociais, isso não é o mesmo que dizer que todos tem acesso à internet. O defeito desse enunciado é ser genérico demais, mas ainda assim é mais correto do que a letra D, que confunde hackers com crackers. Questão deveria ter sido anulada!

  • Para não assinantes comentário do Fernando.

     

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • EU discordo do gabarito. Os hackers não tem nada a ver com cybercrimes. O desafio dos hackers é intelectual, indo atrás da vulnerabilidade dos sistemas. Os bandidos da internet são os crackers. 

    A letra E faz mais sentido ao dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.". O item não diz que é acessível a todos os países indistintamente. Diz que diversos países tem acesso. Enfim, vai entender CESPE né?

  • Afirmar que a internet é acessível às diferentes classes sociais de diferentes países não é o mesmo que dizer que as diferentes classes sociais desses países têm acesso a internet. Acho que a banca embananou-se também quando fala que o CIBERCRIME é uma nova modalidade de contrvenção, sabemos que no direito penal CONTRAVENÇÃO e CRIME são coisas diferentes e também não houve a diferenciação entre hacker e cracker como bem mencionado pelos colegas.

  • Cespe zuando com a nossa cara... 

  • Puta que pariu.. a letra E também está correta.. 

  • Depois dessa letra E estar errada, só mesmo sair pra caminhar um pouco e relaxar.

  • Kkkkkk.. CRACKERS OU  HACKERS ?  És a questão . kkkkkk. 
     Hackers - São pessoas muito inteligentes, e usam esse conhecimento para o bem .. 
    Crackers - São pessoas muito inteligentes que usam esse conhecimento para o mal .. 
     

  • As vezes ser ignorante é uma benção.
    Se não soubessemos a diferença entre Hacker e Cracker...

  • "A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." (Prof. Fernando Nishimura)

    Discordo do professor. A letra E fala em "dos mais diversos países" e não "em todos os países". O erro do cespe não tem justificativa.

  • Desculpa quem acha que a E está certa, mas eu concordo com a banca. 

    Falar que a internet é acessível às diferentes classes sociais é errado. 

    Vejam essa matéria feita pelas Nações Unidas em 2016: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Eu acredito que aqui é marcar pela menos errada. 

    A dúvida é sobre cracker e hacker. Existe muita divergência ainda sobre qual o termo correto para considerar quem faz cybercrimes. Alguns sites mostram que existem pessoas que denominam "hacker de chapéu branco", aqueles que fazem modificações de software para o bem, e "hacker de chapéu preto", aqueles que fazem modificações para o mal. 

    Outras pessoas preferem diferenciar entre cracker e hacker. 

    Acho que para o CESPE, se não tiver outra alternativa especificando a diferença entre cracker e hacker, devemos considerar hacker como quem pratica ações para o bem e para o mal. 

     

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Gente desculpem, mas pra mim a banca extrapolou. Quando eu digo dos mais diversos países eu não posso informar nesta frase que de maneira automatica estou citando todos os países, de 10, se 8 paises tem acesso, logo, posso dizer que são diversos paises. E falar que somente Hackers fazem crimes ciberneticos é um insulto a nossa inteligência

  • Questão ridícula, claro que a internet é acessível as diferentes classes sociais nos mais diversos países, ela não é acessível em todos os países, a CESPE inventando moda.

  • que eu saiba quem cometem os crimes são os "crackers" e não os "hackers"

  • Questão horrível.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Há duas assertivas corretas.

    Agora é viajar na maionese colocar essa assertiva "E" e considerá-la inadequada sob o prisma de que existem alguns países que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Valendo-se da interpretação é evidente que não foi colocada de maneira totalizadora. "DIVERSOS PAÍSES" é diferente de "TODOS OS PAÍSES"

  • Letra D.

    Diversos países não são todos os países. Mas dá a impressão de maioria, o que não é verdade, como prova o relatório divulgado no blog da ONU em 2016: 

    "A projeção da UIT é que até o fim do ano, mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de pessoas, estarão sem acesso Internet."

    E a respeito da acessibilidade das classes sociais também não é equilibrada:

    "Penetração da Internet nos países desenvolvidos é de 81%, enquanto nos países em desenvolvimento fica em 40% e, nas nações mais pobres, em 15%"

    FONTE:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Na verdade fico até com vergonha das disposições da banca Cespe.

     

    Vamos lutar por uma regulamentação dos concursos:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

  • Gostaria de mandar a CESPE para um lugar não muito agradável.

  • Nishimura: não perca seus olhos de tigre.

  • Pensei que estaria errada porque quem comete tais crimes são os CRACKERS.

  • Questao pra banca não deixar ninguém gabaritar a prova....

  • CESPE, sempre se destacando, seja pelas suas questões mal elaboradas, seja pelas suspeitas de envolvimento em casos de ilicitudes em aplicações de provas de concursos Brasil a fora.
    CESPE, a cara do Brasil.

  • Depois dessa eu vou lá fora pegar ar e tomar um café.

  • Qustionável a questao....sao os crakers...

  • Infração Penal = Crime ou Contravenção

    Cybercrime = Crime.

    Permitindo chegar a conclusão que a questão mais correta seria a alternativa E.

  • Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países é exagero e hacker é diferente de Cracker! Nenhuma alternativa correta.

     

     

     

  • colocaram um estagiário para elaborar essa questão

  • Tenho formação em segurança da informação e discordo plenamente desta questão, mas cespe é cespe...

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • O tipo de questão que é revoltante para quem está estudando

     

  • QUE LIXO DE QUESTÃO 

  • Crime informáticoCrime cibernéticoe-crimeCibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

  • Questão truncada... Não seriam Crackes???

  • tambem achei que era cracker!!

     

  • Complicado cara... palhaçada mesmo

  • Sinceramente não entendi o porquê da questão anterior ser anulada, e essa está com a alternativa D como correta, no meu ponto de vista, cybercrime não é contravenção penal É CRIME MESMO!! como também afirma que hackers são criminosos, e os crackers ficam aonde? E meu Deus. Onde está o erro da assertiva E?

  • Questão lixo

  • Se questões assim não forem anuladas, estaremos em balia de examinadores arbitrários. Temendo entrar em uma teoria da conspiração, essas questões parecem ser elaboradas ad hoc para garantir a aprovação de "alguns" em detrimento de outros.

  • "MAIS UM LIXO DE QUESTÃO CESPE"

    A Internet é uma rede PÚBLICA, como tal, não restringe o acesso a um ou outro indivíduo, mesmo que este possua uma situação financeira desfavorável, tendo em vista que basta este indivíduo recorrer a uma LAN House, um celular conectado a um ponto wi-fi disponível gratuitamente (hotspot) ou até mesmo acessar utilizando um equipamento emprestado pelo colega ao seu lado... para citar apenas três casos básicos.

    Gabarito: D - mesmo que a banca EQUIVOCADAMENTE insista em afirmar nas suas questões que HACKER é o mesmo que CRACKER.

  • Hã, como assim? Errei a questão! 

    Cespe sem noção em diversas questões e essa é uma delas! 

     

  • Hacker e cracker são coisas diferentes, ôxe! 

     

  • Errei por saber que o hacker é diferente do cracker, já que em se falando de segurança da informação tais agentes comportam-se de forma distinta.

  • Que eu saiba, hacker pode ser do bem ou do mal... Enfim, o problema que eu vejo nessa questão é a letra E, pois ele falou de uma forma genérica, assim "dos mais diversos países" é uma expressão genérica e está correta, apesar de haver países e comunidades com pouco ou nenhum acesso, ele não afirmou com certeza que alguns países não tem acesso, não usou "sempre, com certeza, absolutamente" etc... essa assertiva não está totalmente errada, conforme literalidade. Questão deveria ser anulada.

  • acertei! porém não entendi o porquê do erro da letra E

     

    FOCO CA CAVEIRA...

  • Essa questão daria para recorrer em uma prova, pois não vejo erro na letra E. E outra, existem hackers bons , Crackers que são majoritariamente criminosos.

  • Errei pq já vi questão dando como errado usar a denominação Hackers para criminosos do cybercrimes, considerando certo Crackers. Foda!!!

  • Qual o erro da "E"? o que o professor usou para justificar: "existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.'. Mas pera, a questão não disse "TODOS", disse apenas "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.".

     

    Com certeza é pra ajudar alguém.

     

    Hugo Silva, esse texto estava na prova? Estava no Edital? Se a resposta for "não", a Banca não pode usá-lo como base.

  • Questão absurda. Mais de uma resposta certa. As bancas deveriam ser multadas por cada questão feita com imprecisões, margens de duvida, ambiguidade. Chega de usar prova de concurso pra testar suas teorias de avaliação e aprendizado, concurso é coisa séria.

  • Sou obrigado dizer: que questão idiota!

  • O que está acontecendo com o CESPE? Questão ridícula. 

  • Será que a Cespe agora resolveu fazer crítica social em questão de informática? Quer dizer então que a internet não é acessível a todas as classes sociais?

    Sinceramente essa questão não tem fundamento e espero que o gabarito seja trocado

  • Essa questão esta sem logica, o texto da questão não tem nada haver com a resposta e o gabarito esta errado.

     

    Ela deveria ser anulada, pois o trexo que ele fala assim: "O cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackes ". Não deveria ser nas ações dos hackes e sim nas ações dos crackes. pois tem uma grande diferença entre os dois.

     

    Cracker: Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

     

    Harcker: São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. Os hackers dedicam boa parte do seu tempo a conhecer e modificar softwares, hardwares e redes de computadores. Seus conhecimentos são utilizados para obter soluções de segurança, além de desenvolver novas funcionalidades no mundo da computação.

     

  • Como não amar uma banca dessa ? Além de estar atolada de fraude, agora tem essa ?

  • Letra D.

    Exitesm países que a população não tem acesso à internet e na questão ele não pede a diferença entre cracker e hacker. O foco é no tipo de contravenção que surgiu com o uso da internet.

  • A cespe querendo dar uma de justiceiro social do PT e do PSOL
  • Pelo visto, a nova do CESPE é fazer ativismo político nas questões...

     

     

  • era crack e não hackers!!!

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Índios, alguns têm outros não, portanto, não se pode generalizar;

    Correias;

    e outros países ditatoriais.

     

    PORÉM, crime é características dos Crackers e não dos Hackers.

     

    Questão passível de ser anulada, sem dúvidas.

  • Em nenhum momento a  letra E, afirma que a internet está acessivel em TODOS os países.

    Diz que está acessível em diversos países, o que é verdade.

     

    Discordo do gabarito

  • VOCÊ PASSOU!!!
  • Fernando Nishimura agora deu para justificar o inustificável !!! 

  • às vezes, ser ignorante é uma "benção". Forte...

  •  

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Entrando na área do direito penal surgiu uma nova modalidade de infração penal e não de contravenção, onde a infração é gênero ao qual é dividida em dois elementos sendo eles, crime e contravenção, o cybercrime como próprio nome já diz é crime e não contravenção, fora que o sujeito ativo ( aquele que pratica tal delito) seria o cracker e não o hacker.

  • Cracker: "(...)O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

     

    ahhahahha os hackers ficaram chateados com essa questão

  • E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. 

     

    Está errada ao afirmar (generalizar) que todas classes sociais têm acesso à internet, na interpretação de texto fica subentendido que acessível é o uso regular da rede mundial de coputadores, o que sabemos que muitas classes sociais ainda não tem esse acesso. A título de exemplificação temos os povos da África subsariana, que em quase sua totalidade vive na extrema miséria.

  • Nunca vi o Cespe fazer distinção entre crackers e hackers!

    Hackers, para o CESPE, até agora, são criminosos virtuais.

  • Letra E sem duvida tambem esta errada, como a D, A, B, C.

    na letra E a internet não é acessivel as diversas classes sociais.

  • gabarito da questão é fora da casinha!! e pelo visto bem mal elaborada..

    PRIMEIRO porque os CRIMES cibernéticos previstos na lei 12737/12 alteram o CP, ou seja, NÃO são contravenções..

    SEGUNDO pq na questão D não foi mencionada que TODOS os países tem acesso à internet, o que não torna a alternativa incorreta...

    essa foi surreal de tão absurda..

  • Essa ai quem souber a DIFERENÇA entre HACKER e CRACKER erra, sem dúvidas. FODA

  • Vamos lá: Eu discordo da resposta pelo seguinte: 

    É certo que o indivíduo que faz coisas ilícitas na rede é um cracker e não um hacker, portanto a letra D estaria correta. mas a internet é sim acessível  às diferentes classes sociais dos mais diversos países. A alternativa não fala que são todas as classes sociais de todos os países. Concordam comigo? Se a Classe A pode e a B pode eu já posso falar que são diferentes classes sociais. Se no Brasil pode e no Japão pode eu já posso falar que é dos diferentes países. OK?

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

    Faça parte do meu grupo de estudos pelo Whats App (31) 9 8783-1775

    Materiais gratuitos em www.estudotop.com.br

  • Banca sacana. Letra D deveria ser cracker. Pra mim a correta seria a E
  • E é a certa. Mas o gabarito diz ser a D. :D
    Erros da D: Cracker seria o correto, e não hacker. E não se limita a contravenção, podendo também ser qualificados como crime ou apenas responsabilidade civil mesmo, depende da conduta/dano feito pelo cracker.
    Alias, não vejo "cybercrime" na lei de contravenções.

  • Para mim, a resposta correta deveria ser a letra E. 

    Cespe sendo Cespe...

  • Hora o cespe usa o termo hacker como ilegal, hora usa cracker. Isso é o que mais complica na hora da prova.

    Sobre a letra "E" ;

    A internet é acessível...( está afirmando que há internet em diversos países e que várias classes socias podem acessá-la) presente do indicativo certeza. "diversos países "é diferente de "todos os países. por isso marcaria a questão como certa.

    A banca às vezes é injusta.

     

  • Com "mais diversos paises" a banca quer pegar uma amostra de paises dos quatro cantos do mundo, o que torna a questão incorreta pois sabemos que muitos paises não possuem ou têm o acesso bem limitado. Outro ponto é a questão afirmar que a internet é acessível a diferentes classes sociais porque até no Brasil existem áreas que não possuem acesso justamente por motivos econõmicos.

  • "Hacker" e diferente de "cracker"

    Pra mim a resposta seria E, mas pro cespe é D....

    eu heim!

  • que complicada essa questão!! Quando eu falo diversos não quero dizer necessariamente todos!!

  • Depois de ficar muito puto com essa questão e muito puto com o comentário do Nishimura sobre a assertiva (sim, xinguei muito..kkk), cheguei a conclusão que realmente a assertiva MENOS ERRADA é a D.

     

    Vejam só:

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Pensei muito pra chegar nessa conclusão e é isso sim que justifica a resposta. 

     

    To até com dor de cabeça de tanto pensar. 

     

    Abraços.

  •  hackers são pessoas autorizadas para acessar as informações, enquanto crackers são as pessoas que não são autorizadas e logo cometem o crime????
    essa questão deveria ser anulada, não????

  • Na minha opnião "humilde" tem duas resposta essa questão,pois a letra "E" não restrigiu a pergunta não vejo erro e a "D" tambem esta correta, logo deveria ser anulada questão.....

  • Se observarmos a cartilha CERT (https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_1.0.pdf), não encontraremos o conceito de "Cracker".

     

    Hacker é um conceito mais amplo, ou seja, Hacker pode ser considerado Cracker, mas o contrário nem sempre.

     

    Observe as passagens na cartilha:

     

    "O IRC é um programa muito utilizado por hackers para troca de informações e arquivos, por isso, todo cuidado é pouco."

     

    "Programas de troca de mensagens ficam sempre conectados a um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar) e, como estão conectados, podem ser atacados por hackers."

     

    "Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexões dos hackers com os Cavalos de Tróia que possam estar instalados em seu computador. Tais programas não eliminam os Cavalos de Tróia, mas bloqueiam seu funcionamento."

     

    Resumindo:

    Cracker == Criminoso.

    Hacker == Criminoso ou não.

     

    QUESTÃO:  Ano: 2015  Banca: INSTITUTO AOCP

     

    Qual a diferença entre Cracker e Hacker?

     

    c) Cracker é o criminoso virtual que extorque pessoas usando seu conhecimento, e o Hacker quebra as senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer, para mostrar que consegue. [GABARITO!]

  • Em 09/03/2018, às 03:04:16, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 22/12/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção E.Errada!

    Tem que rir pra não chorar.. rsrs

  • Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

  • Aprendi com a tia Lilia do primário que mais de um é muitos e que muitos não significa todos. Logo diversos é mais de um, que segundo a tia Lilia não significa todos.

     

    Da mesma forma diferentes classes sociais significa que algumas das classes A - B - C - D - E - F - G possuem acesso a internet e não necessariamente todas.

     

    Em fim... Concurso é concurso e a verdade somente é aquela dita pela banca... AFFF!!!

  • 152 comentários? Quem morreu?

    é óbvio que essa questão tá com gabarito errado, eu errei, e mesmo se tivesse acertado não concordaria com tamanho descaso da CESPE.

    primeiro que o cybercrime não é cometido só por hackers e segundo que diferentes classes podem ser classes A e B apenas que por si só são classes diferentes. 

    Nishimura ajuda a gente aí vc concordou com esse absurdo? 

  • Erro na escrita ,na minha opinião. O crime cybernético se da através dos crackers principalmente, não dos hackers, mas blz.

  • QUESTÃO COM PROBALBILIDADE MUITO GRANDE DE SER ANULADA, POIS NAO GENERALIZOU O MUNDO TODO, FALOU EM DIVERSOS PAISES

  • Já coloquei que não gostei do comentário do eminente Nishimura.

    Não existe qualquer justificativa que torne a assertiva E errada. 

  •  

    Juliana Maciel 

    23 de Março de 2018, às 10h38

    Útil (0)

    Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

    Precisa viajar um pouco por nossas terras, está um pouco desatualizada. 

  • Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

     

    Contravenção ou Crime?

  • Pensei que o correto fosse usar o termo "ckaker." 

  • Cespe e sua própria doutrina ! AFF

  • Se cai uma questão dessa na minha prova eu processo o cebraspe

  • "Cybercrime" está previsto na lei de contravenções penais?? Julgava ser crime e não contravenção.

     

  • Um comentário além do conceito de Internet.

     

    São questões como estas que levantam hipóteses de "PESSOALIDADE" nas provas de concursos públicos.

     

    Eu acho muito estranho o comportamento de algumas bancas e vivemos num Brasil corrupto.

     

    EH..., esta modalidade Max Webber não conseguiu prever de patrimonialismo.

     

    Sou a favor da mudança da jurisprudência já criada, que o judiciário não pode intervir em gabaritos de bancas de concursos. 

     

    Vamos seguir em frente e que a gente conquiste nossos sonhos!!!!

  • Tem gente com Bolsa Família acessando youtube; e  até em Cuba tem Internet já, embora limitada. Questão bosta essa!

  • Se você marcou a letra D estude mais, se marcou a E parabéns, continuo firme!

  • Sei que concurseiro não tem de dar opinião sobre a resposta, o objetivo é apenas gabaritar. Mas fiquei puto com essa questão. Já vi moradores de rua com smartsphones, já vídeos de zonas de guerra no oriente médio que foram divulgados via internet...até detento tem acesso a internet.

  • Kra...considero o Fernando nishimura mestre na arte da informática....mas  dessa vez eu terei que discordar DELE e do GABARITO,afinal muitas foram as vezes que o CESPE cobrou a diferença entre HACKER e CRACKER(como demonstrado por muitos dos colegas acima..) ,dai falar q essa questão está certa é a mesma coisa que falar que outras tantas questões anteriores estão erradas....

    Apenas concordar com o gabarito numa questão dessa que está flagrantemente equivocada beira a falta de respeito com a galera que adimira o trabalho que o MESTRE tem prestado no site e fora dele.

     

    Enfim a culpa é do CESPE.

  • A letra E também está correta!!!!!!!!!!!!! Na verdade, MAIS CORRETA que a D. Como não anularam essa questão????

  • Essa questao se resolve por eliminação ou vendo qual esta menos errada. Eu ja fui pobre e posso afirmar q e bem dificil comprar um computador de 2 mil reais e manter um plano de Internet de 50 reais por mês. Graças a Deus hj nao sou mais pobre
  • Trabalho com tecnologia da informação a 18 anos e afirmo veementemente que o gabarito está INCORRETO. A definição de hacker na sua originalidade é um indivíduo que tem muitos conhecimentos técnicos e contribui para melhorias no ramo, diferente do terno cracker, que possui muito conhecimento, porém o utiliza para fins anti ético ou ilegal. Diante disso, concluo que a única questão que é uma realidade é a letra E.
  • Discordo pois cyber crime é CRIME e não contravenção,

  • o cyber crime é praticado por crackers, e não por hackers como afirma a questão.

     

    Apesar disso, fui nela pois "entendi" o que o examinador quis.

  • Esta questão deveria ser anulada. Gabarito claramente errado. A resposta E não disse que eram todos os países, muito pelo contrário. É só interpretar o texto. 

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Primeiro: Hacker diferente de cracker.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. > sim O.o, todos os países do mundo possuem internet em maior ou menor escala...

    Agora o pior....

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime. Cybercrime é contravenção ? Alguém já leu em algum lugar isso?

    no mais, lamentável o cespe..

  • Cybercrime é contravenção desde quando no Brasil... desculpem minha ignorância mas O  MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014) não trouxe tal definição... A nova lei acrescentou dois artigos ao código penal, art.154-A e atr.154-B, o primeiro artigo citado trouxe em seu caput a descrição dos crimes de invasão de dispositivo informático que são crimes cibernéticos e nos seus parágrafos as pessoas ou entidades especificas onde a pena é agravada quando esses crimes são praticados contra tais, já no segundo artigo fala sobre a ação penal. Todavia onde está a tal citada contravenção?

    A alternativa E é a menos incorreta uma vez que a interpretação leva em consideração que é disponível a todos.... 

  • Absurdo essa questão. 

  • QUESTÃO HORRÍVEL
    D) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.
    - ACHO QUE "DIVERSOS PAÍSES"
    - NÃO SIGNIFICA "TODOS PAÍSES"
    - E SIM VÁRIOS PAÍSES.

    A INTERNET ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 200 PAÍSES, ENTÃO SÃO VÁRIOS. DEVERIA SER A LETRA "E" A CORRETA.


    O POVO QUE FAZ ESSE TIPO DE QUESTÃO OU GOSTA DE BRINCAR COM A VIDA DO CARA QUE ESTUDA OU NÃO SABE B@ST... NENHUMA SOBRE O CONTEÚDO.
     

  • ABSURDO ESSE GABARITO! HACKER E CRACKER NÃO POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO!!!

  • Bom, vamos pensar ! Primeiro não adianta concordar ou descordar. O gabarito foi esse e pronto. Quem contestou dentro do prazo que a banco deu,constetou, quem não contestou, não contesta mais ! E segundo, o questionamento: "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." Será ? 

    Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE.

    Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

    O dado mais recente, que se refere ao ano passado, mostra que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo.

    Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

    fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/apesar-de-expansao-acesso-a-internet-no-brasil-ainda-e-baixo/

  • Contravenção? Na onde?

  • ESSA QUESTÃO É ---D--- CESPE FDP

  • Contravenção? Hacker? correto seriaCRACKER !!!!!!!!!!!! Não existe essa letra ( D)
  • Questão passível de anulação. 

  • Quem acertou precisa estudar mais 

  • errei e vou continuar errando

  • Questão de informática com atualidades rs, a letra D é a menos errada. A letra E é muito forçada, quando fala em acesso em diferentes classes sociais.

  • nova modalidade de contravençao? a banca equiparou contravençoes a cimes?

  • Um comentário que não me agrada é o do inconformismo do tipo: "Quem acertou precisa estudar mais".

     

    Ora, o examinador precisa estudar mais também então.

     

    A dúvida pairou sobre as assertivas D e E. Contudo, a questão é clara. Não se pode assinalar a assertiva E, pois é notório o fato de que a internet não está disseminada em todo o globo, seja porque há Governos ditatoriais que a restringem, seja porque a situação de penúria de alguns locais impõe outras prioridades,etc.

     

    A assertiva D, por sua vez, está indubutavelmente correta. A prova é de informática, não de direito penal, logo contravenção está sendo usada no seu sentido literal, isto é, violação/transgressão, e não de infração a que é comida pena de prisão simples...

     

    A única possível discórdia seria em: hacker x cracker. O que é irrelevante, uma vez que este é aquele desvirtuado.

  • Assertiva correta E

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

     

    Estaria errada da seguinte forma: A internet é acessível à todas as classes sociais em todos os países no mundo.

     

    Quanto a alternatida D:  Cybercrime não é contravenção e há diferença entre cracker e hacker.

  • Não perca tempo com essa questão.... vai para próxima que essa merda não agrega nada...

  • Eu ein!

  • Além da confusão entre cracker e hacker, a banca colocou no mesmo saco crime e contravenção... eu não sabia a diferença de hacker e cracker mas tinha certeza que crime não é contravenção 

  • Crime informático, Crime cibernético, e-crime, Cibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

     

    Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

     

    O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte.

     

     

    No nosso ordenamento jurídico já temos a existência da legislação para ser aplicada quanto ocorrer tais crimes, mas na realidade o ordenamento jurídico brasileiro não se mostra totalmente eficaz para proteger aqueles que utilizam a internet e os demais meios tecnológicos.

    Exemplos: LEI CAROLINA DIECKMANN (LEI N°12.737 de 30 de NOVEMBRO de 2.012) e MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014)

  • Percebi que a Cespe só diferencia cracker e hacker quando está comparando os dois. De outra forma, se o termo estiver sozinho na assertiva é considerado a mesma coisa.

  • Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E.  

  • Hesitei em marcar a alternantiva correta devido às palavras contravenção e crime, usadas como sinônimos. 

  • Olhando os trocentos comentários a respeito do gabarito, achei um comentário (bem antigo) que considero bastante relevante:

     

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Também marquei assertiva E, mas o comentário do colega, acima, foi bem esclarecedor para mim.

  • Absurdo esse gabarito. Contravenção é diferente de crime, e hacker é diferente de cracker.

  • Pessoal, um Cracker é um Hacker do mal. Nem todos Hackers são Crackers, mas todos Crackers são Hackers.

  • Não tem que ficar quebrando a cabeça, a questão foi muito mau formulada e pronto. A alternativa "E" não está errada assim como a alternativa "D" também não

  • A meu ver a questão está errada, pois a palavra hackers foi usada de forma equivocada, está generalizando o termo.

    É o mesmo que comparar um ladrão com um policial, ambos armados, porém, o ladrão irá usar a arma para o mal e o policial para o bem. Simples assim!

  • Com todo respeito, o criador dessa questão não sabe a diferença entre CONTRAVENÇÃO e CRIME.

  • Questão Muito mal elaborada pela banca. Deveria SIM ser ANULADA. Questão digna de anulação.

  • Ola amigos concurseiros.

    Prestem bastante atenção nessa explicação e depois percebam que a letra D estava realmente errada.


    Significado de Hacker O que é um Hacker:

    Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

    Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hack começou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

    Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackers tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

    Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.


    Fonte: https://www.significados.com.br/hacker/

  • Fui na E e tomei no Zói.

  • a primeira q eu eliminei foi a "E"

  • Só porque o CESPE quer é que um Cybercrime só pode ser cometido por um Hacker.

  • Gabarito Letra D, EU DISCORDO!!!

    Hacker e cracker  possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia.

    Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas.

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    A letra "E" deveria ser o gabarito da questão. Não encontro explicação plausível para que esteja errada.

     

  • Sou só eu que Discordo do termo CONTRAVENÇÃO???? alem dos demais erros, já citados pelos colegas...



    Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida aLei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012 pela ex presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.



    Se é crime é crime..... se é contravenção é outra coisa....

  • Ai você começa a estudar as questões da cespe e vem isso, você fala nossa, tranquilo né!? Ai vem a PF te estuprando, você sai de lá nem sabe seu nome.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • NÃO PODE SER A LETRA D, POIS HÁ DIFERENTE ENTRE HACHERS E CRACKERS.

  • Hackers ou crackers? Deve ter sido anulada essa..... não tem como
  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.


    Será mesmo? será que os africanos possuem acesso irrestrito?

    Creio que não, pois estes têm mal o alimento quanto mais a internet.

  • Eu errei porque em outras questões o CESPE diferencia HACKER de CRACKER.

  • Resposta certa letra E.. Se faço a prova e não anulam isso recorro até ao STF...

    A internet está presente do congo até a antardida... Até pinguim, índio e tribos isoladas tem acesso à internet. Está sim presente das mais diversas classes sociais e países. A regra é todos terem acesso, as exceções são lugares extremamente isolados ou países com regime ditatorial (coréia do norte). Mas, repetindo, são exceções.

  • Um cracker comete Crimes/Delitos ou Contravenções?

  • Fui na menos errada!

    A 'e' é a mais errada kkkkk

    Vai lá no interior do interior e vê se tem internet lá

    Coreia do Norte, quase ninguém tem acesso

  • Deveria ser anulada!


    Hacker não comete crime!



    e a internet está disponível para todas as classes

    Resposta certa deveria ser a letra 'E'

  • Essa questão foi muito mal elaborada. Discordo do gabarito, pra mim seria a letra E a "menos errada", pois esse conceito da letra D diz respeito ao Cracker. Complicado viu.

  • Salvo engano, Cibercrimes são CRIMES, e não contravenções.

    Além disso, a própria banca já cobrou diferenças entre Hacker e Cracker. É pacífico na ciência da computação de a atividade Hacker não se destina a fins criminosos.


    Quanto a letra E: Sim, a internet é ACESSÍVEL nos locais citados e o fato deter um ou outro canto do mundo onde não exista internet não significa que a alternativa está invalidada.


    Peço desculpas aos fãs do professor que comentou essa questão, mas seu comentário aparenta ter apenas objetivo de convergir com o gabarito dado pelo CESPE.

  • Mathemátik Math disse tudoo!! concordo com vc.

  • Em 19/01/19 às 14:29, você respondeu a opção E.!


    Em 01/12/18 às 14:57, você respondeu a opção E.!


    Como a Cespe já cobrou a diferença entre Cracker e Hacker, pode-se perceber que ela não possui um posicionamento. Portanto, como sei a diferença de Cracker e Hacker,continuarei errando essa questão.


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • Não concordo do porquê da alternativa D não ser o gabarito. até porque a questão falou de "diversos países" e de "diversas classes sociais". ela não falou "todos os países" e nem todas as "classes sociais"..

    Não concordo com a explicação do professor

  • No dia que esse Nishimura tiver peito pra contestar um gabarito da Cespe, eu mudo de nome. O cara só concorda com tudo, fica justificando os erros da banca e fica com essas baboseiras de "restrição sinal de erro.."

  • Nesse tipo de questão é preciso pensar como um esquerdola... fi k di k

  • No meu ponto de vista:

    A "E)" está errada porque dá a entender que TODAS as classes sociais teriam acesso a internet, nos mais variados países. Dizer que "todas as classes sociais têm acesso" estaria errado.

  • A cespe parece não ter parâmetro. Há uma diferença entre hacker e cracker

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais!

  • Fiquei entre a letra D e E, mas acabei marcando a letra E. Não tem como dizer que a letra E está errada. sobre a letra D, conforme os colegas afirmaram, ainda há questionamentos. Assim, o gabarito deveria ter sido alterado.

    Êta Cespe!

  • Considerei a D erra pelo termo Hacker, no caso deveria ser Cracker. E a letra E não está totalmente errada

  • Alternativa E

    É a nova forma CESPE de Português.... interpretação da banca em questão objetiva....

    Não há nenhuma palavra que permita afirmar que se referia a todas as classes e todos os países...

    Diferentes e diversos é sinonimo de variação e não de totalidade.

  • Para mim está ERRADO: Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Cybercrime não é CONTRAVENÇÃO PENAL, isto é, crime é diferente de contravenção.

    Hacker é diferente de cracker

    Hacker usa o conhecimento para o bem;

    Cracker usa o conhecimento para o mal.

  • acho que a E tá errada porque em muitos países (china por exemplo) a internet global é extremamente restrita.

  • A alternativa que mais faz sentido é a D, apesar de usar o termo incorreto ''hacker'', pois o mais certo seria ''cracker (termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker").

    Cracker: Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

    Em informática, hacker: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

    Fonte: Wikipédia

    Erro da E) Obviamente que há países e diferentes classes sociais sem acesso à internet ainda.

    Questão passível de anulação, tendo em vista que não há nenhuma alternativa integralmente correta.

  • Essa, quem não estuda acertou.

  • CESPE, além de induzir a erro de interpretação, não diferencia "cracker" de "hacker"

  • É o tipo de questão que a gente erra e segue em frente, não adianta ficar batendo cabeça, se estressado com a banca pois a questão está claramente errada, todo concurseiro sabe o básico na segurança da informação da diferença entre CRACKER e HACKER.

  • não são hackers e sim crakers

  • se é cybercrime como é contravenção ??? se o próprio nome qualifica como crime !??!?!

  • Essa questões é um insulto a quem estuda... Não tem fundamento da Letra D está correta (crime e contravenção são coisas diferentes) . E a justificativa do erro da letra E não consigo engolir. Diversos países tem acesso a internet sim e nas diferentes classes sociais (A questão não generaliza dizendo que é em "todos" os países... como estão justificando alguns professores) . Lamentável essa questão.

  • questão ruim

  • Qual o erro da letra E?? A afirmativa não generalizou para "todos os países"

    E hacker é diferente de cracker, conforme os colegas já falaram.

    Cespe sendo Cespe...

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.

    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.

    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.

    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.

    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.

    Gabarito: Letra D.

  • todo cracker é hacker, mas nem todo hacker é cracker. Só isso.

  • Uma questão dessas é uma falta de respeito com quem estuda, sinceramente. Em nenhum momento na letra E dizia (ou se subtendia) que era em relação a todos os países. Cybercrime é CRIME, e não contravenção penal! São duas coisas completamente diferentes. Além do mais, hacker e cracker, por mais que estejam em um mesmo nicho, possuem atribuições diferentes a depender do contexto em que está inserido.

    Questão com diversos erros e interpretações dúbias e não foi anulada. É uma vergonha isso.

  • Próxima....

  • é Acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos país

    EUA, Inglaterra, Brasil, China.

    basta esses: para eu ter diversos países e diversas classes

    O examinador da Cespe faltou na aula de Raciocínio Lógico só pode.

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • E está correta por ser ampla. e a D usa hacker no lugar de cracker.

  • discodo plenamente do gabarito. fui logo na alternativa E,mas o cespe,sendo cespe, diz que não,que é a D.

    qual é o erro da letra E, A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial? não é isso que a alternativa diz. Ela menciona que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. UAI!!! isso é fato. Pode não ser acessivel a toda classe.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma ampla diversidade de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma diversidade razoável de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • Não é mal formulada. É para prefeituras. Cansado de ver questões assim pra prefeituras para uma galera errar e entrar alguém que sabe o que marcar previamente. Infelizmente, o que mais existe é gente que passou com treta em prefeituras.

  • Questão com mais de 250 comentários, nem leva em conta. Fico triste vendo com banca renomada fazendo questões assim kkkkk. A meu ver a alternativa 'E' não está errada, porque ele fala que está as mais diversas blabla momento nenhum falou que está PARA TODAS... e outra a opção dada com certo se é contravenção por o nome é CyberCRIME? deveria ser cybercontravenção... Brincadeiras a parte. Fica o aprendizado.

    OBS: aos colegas falando sobre hacker e cracker um bom outro mal polêmico, não pensem assim. Nem os próríos gostam do termo. Ambos podem ser usado para o bem ou para o mal. A diferença que na realidade nem existe na maioria dos casos é que hacker são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores e cracker termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, logo falar que um é do bem e outro é do mal É BEM SUBJETIVO.

  • Só HACKERS que cometem crimes na internet kkkk

  • Mesmo que a banca CESPE não faça distinção entre hacker e cracker não dá para aceitar que essa alternativa D esteja correta. Qualquer pessoa que utilize a rede para meios ilícitos (difamação, pedofilia, racismo etc..), estaria cometendo um crime virtual, sem necessariamente ser um hacker para incumbir-se de tal prática.

  • Pessoal, talvez o erro da letra E seja o fato de que nem todos os países têm acesso à internet..

  • Hacker não atua em Cybercrimes, isso quem faz é o Ckacker.

  • Estamos no Século XXI, e o acesso à internet está disseminado em todas as classes sociais sim, questão com 2 gabaritos corretos, merece anulação.

  • Com certeza o examinado não sabe a diferença de crime e contravenção. Só gostaria de saber qual lei define a contravenção de cybercrime.

  • Cybercrime não é modalidade de contravenção, mas de infração penal. Esta é gênero, da qual são espécies o crime e a contravenção, que possuem conceitos distintos.

  • Não seriam os Ckackers????????

  • SUBJETIVISMO PURO

  • QCONCURSO, melhore os professores que comentam questões de informatica. Porque desse jeito não dá!!

  • Discordo pelo mesmo ponto de vista do @thomas shelby. Tem uma diferença entre Hacker" e "cracker"

  • Gabarito: Letra F

    Nenhum alternativa correta.

  • Qc chama o Prof Renato Mafra para comentar as questões de informática !!!!!!

  • Cespe sendo Cespe.

    Típica questão na qual quem sabe a diferença de crackers x hackers, erra!

  • De fato, a questão deveria ser anulada.

    A alternativa "E" não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Os colegas que estão justificando com esse argumento, estão totalmente equivocados.

    Quanto a letra D: vai lá realizar cybercrimes e ver se uma "contravenção" é que será imputada a você.

    Questão muito ruim do CESPE.

  • O Cespe foi infeliz ao criar essa questão

    .

    A) As informações pessoais disponibilizadas na Internet são de domínio privado e seu acesso por aplicativos é proibido.

    Alternativa absurda.

    .

    B) A Internet, embora tenha impactado as relações sociais, manteve inalteradas as formas de consumo.

    Alternativa absurda.

    .

    C) A utilidade da Internet à pesquisa é restrita, por causa da quantidade de informações falsas disponibilizadas na rede.

    Alternativa absurda.

    .

    D) Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Dois erros técnicos: contravenção e hackers.

    .

    E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Alternativa altamente subjetiva. Mesmo a alternativa não sendo restritiva, por não trazer a ideia de totalidade, a banca a considerou como incorreta.

  • "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Definitivamente o examinador não sabe a diferença entre contravenção e crime..

  • POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, a internet até a data da questão não era acessível em todos os países e classes.

    Vários países socialistas não deixavam o povo ter acesso à internet. Como é o caso de Cuba, Coreia do norte e alguns países socialistas africanos.

  • Quem sabe direito penal errou essa questão rsrs.... Afinal cyberCRIME é CRIME, oras..... então é errado dizer que cyberCRIMES são CONTRAVENÇÕES

  • Quem marcou a letra E, parabéns!

    Letra D tem 2 erros.

    Na alternativa "E", a questão não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Ele só disse que o acesso é dado tanto para pobre quanto para rico, isso não significa que algum pobre ou algum rico não tenha INTERNET.

    Portanto,

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CORRETA.

  • Maldita hora pra saber a diferença entre cracker e hacker

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • Nunca que a internet é acessível pra geral.

    Mas poderia anular por causa do uso "generalizador" do conceito de Hacker, seria Cracker.

  • GAB:E na minha opinião. Não há explicação para outro gabarito sem ser a letra E. Misturaram hacker com cracker, crime com contravenção, toda errada a letra D.

    Pense:

    a internet é acessível às diferentes classes sociais; (sim) -> rico e pobre.

    dos mais diversos países.(sim)

    Em nenhum momento ela diz que a internet é acessível a todos. Então cadê o erro?

    Sem contar que cyber crime é crime, e não contravenção, levando em conta o direito penal a (D) já estaria errada kkkk.

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CLARO QUE NÃO !!

    Pensem nas classes pobres . pensa@Porr@

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    A Letra E não restringiu, não disse que todos os países tem acesso a internet, ela disse que vários países tem acesso o que é uma verdade. O comentário do professor não ajudou em nada.

  • Parece que o ''professor'' de informática do QC não aprende a diferença de "Hacker" e "cracker"

  • Para cometer um cybercrime precisa ser um hacker? Oi? Quem tenta justificar essa questão é tão desonesto como a banca! Ainda teve comentário que falou "Ah, mas pobre não acessa a internet" em nenhum momento a alternativa E restringiu dizendo que TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DE TODOS OS PAÍSES tem acesso. Se fosse uma questão de C/E com certeza a letra E seria considerada como Certa

  • Gente, e a diferença entre HACKER e CRACKER? A banca não levou em conta?

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito por 2 motivos

    1= A banca usou hacker com o sinônimo de cracker. Além de não ser sinônimo, isso é um grande problema p/ quem estuda para concursos da cespe! Ela mudou o entendimento ou apenas usou um outro entendimento para essa prova?

    2 = Por eliminação, a letra E seria a mais correta. Realmente um dos ideais da internet é ser o mais acessível possível a pessoas das mais diferentes classes sociais e regiões geográficas do mundo.

  • discorco com a alternativa pelo simpes fato de que cybercrime pode ser cometido por qualquer pessoa que tenha um bom domínio na internet, não sendo só um hacker.
  • Quem sabe a matéria errou. Quem não sabe a diferença entre CRACKER E HACKER, acertou a questão. CESPE SENDO CESPE

  • PERFEITA A COLOCAÇÃO DO COMENTÁRIO DO AMIGO ADMILSON GOBI JUNIOR.

  • Quem conhecer a perfeita diferença entre HACKER E CRACKER NESSA QUESTÃO O CESPE FUDEU COM ESSE CONHECIMENTO

  • Mais alguem marcou a Letra E ????

  • mais alguém respondeu levando em consideração que contravenção é diferente de crime? errei =/

  • Quando há duas respostas certas fica difícil. CESPE sempre Inovando...... Não há justificativa fundada para que a letra E não esteja correta.

    Ela não traz palavras delimitadoras.

  • Rapaziada viajando na questão...... Prestem atenção:. "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Hacker,de forma resumida,seria aquele que invade sua máquina com o desígnio de testar seu conhecimento.Quando partimos desse pressuposto, podemos chegar,assim, a uma conclusão: se o hacker invade seu PC,LOGO,ele comete crime, ou seja, a advinda da Net trouxe novos modalidade de cybercrimes!!!

    INSTA: gabriel_oli1

    18 anos e rumo à aprovação!

  • Seria justo e necessário, o cespe Cebraspe ter utilizado o termo “Cracker” e não “Hacker” ou ter destrinchado mais a explicação.

  • Hackers não necessariamente são criminosos, a questão deveria ser anulada.

  • LETRA D

  • ITEM D

  • Gabarito letra E.

    Uma vez que a banca não restringiu.

    A internet está difundida em que vários países e classes sociais distintas, tem acesso a internet.

    Já a letra D está errada, pois crack é malicoso, enquanto rack nem sempre é usado nesse sentido.

    Por fim a banca deu como D correta.

    Discordo totalmente!

  • Pessoal, não tentem discutir com a banca, adaptem-se.

    Para a CESPE/CEBRASPE:

    Trojan = vírus

    Haker = são indivíduos que atual com fins maliciosos

    Eu discordo dos dois conceitos, mas não quero entrar em debate teórico com a banca, apenas acertar questões.

  • Questão tosca!!! Tudo de ruim desaba nas costas do hacker; e sabemos que não é bem assim!!!

  • Estou bem feliz por ter errado esta questão. rs

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

    #PAZ

  • Questão horrível.

    1 - ENTAO QUER DIZER QUE A INTERNET NÃO É ACESSÍVEL ÀS MAIS DIVERSAS CLASSES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES ?

    2 - A BANCA USOU HACKER (ERRONEAMENTE) NO LUGAR DE CRACKER !!!

  • Questão de cunho subjetivo...

  • Primeiramente, a letra E não se refere a todos os países, e sim a diversos (noções bem diferentes). Segundo, não há contravenção envolvendo cybercrimes. Na verdade, existem CRIMES tipificados na legislação brasileira. A primeira dessas leis é a dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que introduziu o artigo 154-A no CP. Péssimo gabarito!

  • Levei até um susto vendo a quantidade de comentários. Qualquer um com um Q.I de 3 dígitos consegue ver que só tem uma resposta certa.

  • palhaçada!!!

  • Responda aí você que ACERTOU ou você que ERROU:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

  • A resposta D nao pode ser correta. Pq quem comete crimes são os crakers. Um haker é meramente im sidação comum que esta na beirada entre o ''bem e o mal''.

  • PARA QUEM TEVE DÚVIDA NA LETRA E)

    E)- " Ainda hoje, por ex. no continente africano existem dezenas de países que não possuem internet. Ou seja, em muitos locais a internet ainda é muito elitizada, eu posso dizer que no Brasil houve uma expansão muito grande da internet, isso fazia parte dos programas crescimento do desenvolvimento brasileiro. Mas, ainda em alguns locais a internet é elitizada, não é acessível por todos. "

    RESPOSTA EM VIDEOAULA DO PROF. RENATO DA COSTA - ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Questão altamente incoerente. A ação de hackers não pode ser generalizada como maliciosa.

  • questão mal elaborada

  • Fiquei em dúvida entre as alternativas D e E, pois os crimes são cometidos pelos CRACKERS e não pelos HACKERS, logo a alternativa correta seria a E. Mas conhecendo a "filha-da-putagem" da banca marquei a D kkkkk

  • Essa vai para o meu caderno de "MERDAS DO CESPE"

  • quem elaborou essa questão não transa

  • ACESSÍVEL A DIFERENTES CLASSES SOCIAIS # NÃO PODE SER ACESSÍVEL SE 46 MILHÕES DE PESSOAS SÓ NO BRASIL NÃO TEM ACESSO.

    25% dos brasileiros não têm acesso à internet, aponta pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) uma pesquisa que aponta que 25% (ou um em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas.

    https://canaltech.com.br/internet/25-dos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa-164107/#:~:text=25%25%20dos%20brasileiros%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20internet%2C%20aponta%20pesquisa,-Por%20Rui%20Maciel&text=O%20Instituto%20Brasileiro%20de%20Geografia,representa%2046%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.

  • Isso que dá botar um sociólogo ativista dos direitos humanos pra fazer questão de Tecnologia da Informação...

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Hoje em dia falar que tem países que não tem acesso a internet francamente parece absurdo, pode até ter alguns com acesso restrito ou limitado, mas garantir que não existe essa opção é viajar na maionese.

  • O correto seria Cracker, não hacker, essa questão deveria ser anulada

  • Como as questões da Cespe são interdisciplinares, o termo contravenção estaria errado, pois essa nova modalidade de infração é tida como delito, e a outra questão é da utilização do termo hacker como criminoso.

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

  • questao lixo

    obvio que a internet esta acessivel em diversos países para diferentes classes sociais.

  • nem toda classe tem acesso a internet.

    a letra D estaria mais correta se o termo hacker fosse trocado por cracker, mas segue o baile.

  • uma nova modalidade de Contravenção == CyberCrime???

    Hacker???? PQP!!!!!!

  • as pessoas confundem ética com responsabilidade penal. os hackers podem até serem bonzinhos, mas ainda assim devem responder perante a justiça, se acionada.

    já a E está claramente errada.

  • É um "crime ou uma contravenção" penal!

  • Pobres pode ter acesso a Internet. O cadastro do auxílio emergencial foi feito de forma virtual, o que demonstra o quão acessível é a Internet hoje. Acessar a Internet para imprimir algum material numa lan houve costuma ser até gratuito. Ademais, em momento algum a questão citou "todas as classes sociais", o que n torna a assertiva falsa caso alguma classe não possua acesso. Mas segue o jogo...

  • Resolvendo uma a uma:

    a) Errada. A Internet é a rede mundial de computadores que tem como característica ser pública. Além disso,

    seu acesso é realizado através dos navegadores web, que são aplicativos.

    b) Errada. Os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo.

    c) Errada. A pesquisa na Internet é um dos principais meios para se obter informações.

    d) Correta Essa questão é uma pegadinha do CESPE que faz uma confusão em relação à definição de hacker e

    cracker, pois não faz distinção entre as duas palavras, utilizando apenas hacker para definir o indivíduo que invade sistemas, seja para benefício ou maleficio.

    e) Errada. Não concordo com a resposta, já que a expressão "dos mais diversos países" não é sinônimo de "todos os países", porém, a explicação da CESPE foi que apesar de estar acessível as diferentes classes, sabemos que nem todos os países possuem esse acesso.

  • caraca, a D tá ok mas a E está mais ainda. Hoje em dia qualquer pobre tem whts caramba. hehe

  • Quem estuda direito penal errou essa questão.

  • "diversos paises " pode ser 10 paises ou 5 paises ou 100 paises...

    "Diferentes classes" pode ser classe media e alta..

    A Banca vacilou e não tem explicação. Tomara q nao tenha uma questão dessa nas proximas provas..

  • com certeza entraria com recurso, e o pior é o comentário do professor !

    o professor se mostra totalmente fora da realidade mundial e deu uma resposta muito imperativa ao raciocínio da questão, gostaria que ele apresentasse qual o lugar do mundo que não existe rede mundial de computadores no mundo pois ao dizer: "...existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." ele generalizou totalmente todo o Mundo.. existe um lugar onde a rede mundial corresponde apenas a 0,9% da população que é no Timor-Leste mas, não e totalmente! e o interessante e que atinge as até essa camada "pobre" do mundo!

  • pra começo de conversa, não é contravenção e sim crime. Além disso a forma como colocaram hacker e cracker tá errada

  • Não é contravenção!

    É crime! já tá errado por ai

  • Se um território for considerado País, então há governo. Se há governo, há internet SIM, seja qual for a classe social. Qual país que não usa internet? Se comunica com pombo correio, por mensageiro à cavalo?

  • Esta questão é daquelas que reviram o estômago, que faz o candidato perder a paciência com a banca. Data venia aos que pensam diferente, os(as) senhores(as) estão equivocados(as).

    1- Contravenção não é Crime;

    2- A letra E não disse que TODAS as classes sociais têm acesso nem que isso ocorre em TODOS os países, de maneira que a alternativa é de longe a mais correta;

    3- Nishimura já foi melhor nos comentários, não sei como ele conseguiu defender a banca nessa questão.

  • Questão toda errada!!! E parece que não foi anulada.

    Não é contravenção.

    154-A do CP. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    E os outros colegas já responderam acerca do hacker x cracker.

  • Além dos erros destacados, o conceito de Hacker está equivocado.

  • Questão amadora! Dois erros, e não foi anulada Cespe??

    1° Não é Contravenção

    2° O termo correto não é hacker

  • Se quer deixar a alternativa E errada, teria que trocar o DIVERSOS por TODOS!

    Ou a internet só está acessível a 2 países???

    Pra fazer uma pegadinha, primeiro tem que aprender a diferença entre restrição e generalização..

    Examinador desgraçado!!!

  • contravenção e cyberCrime, ao pé da letra não estaria correto, mas é o que sobrou! kkkk

  • Quanto ao termo, se a banca quiser usar o termo hacker para definir os maus, em vez de usar cracker ela pode...Para cespe vale o contexto e não o termo em si..

  • Hoje, não só hackers ou crackers realizam crimes e contravenções cibernéticas, pois hoje crimes como o de injúria acontece no ambiente virtual por pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois conceitos.

  • Não seria Crackers ?

  • Buscando um pouco mais, encontrei que há sim países completamente desconectados...

    "De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto GEONET da Universidade de Oxford há 28 países desconectados, esse grupo de países fazem parte do chamado Arquipélago da Desconexão segundo a pesquisa"

    https://pt.linkfang.org/wiki/Acesso_%C3%A0_internet

    "O projeto GEONET, iniciativa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou que nosso planeta possui um Arquipélago de Desconexão, representado por 28 países, identificados nas áreas laranjas e amarelas do mapa abaixo. A maioria das regiões completamente sem acesso à rede estão no continente Africano, na parte sul do deserto do Saara. Mas também foram destacados territórios em que a web tem penetração inferior a 10% da população. Os dados representam o ano de 2013, não muito longe do que vivemos atualmente."

    https://www.purebreak.com.br/noticias/paises-desconectados-voce-sabia-que-ha-locais-do-mundo-onde-a-populacao-nao-tem-acesso-a-web/16738

  • Questão mal formulada. Erraria várias vezes...

    Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países não significa dizer que TODOS os países possuem esse acesso.

  • Em outras questões do Cespe e explicação do professor do Qc, pude perceber que a mesma considera cracker como um tipo de hacker criminoso. Ou seja, hacker é gênero enquanto cracker é espécie. Hoje entendo hacker como "qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais", "um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores", seja essas habilidades usadas para o bem ou para o mal, com a observação que se usadas para o crime, especifica como cracker, criminal hacker.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • é o que homi?

  • cybercrime é uma CONTRAVENÇÃO???????? PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • No meu ponto de vista a questão seria passível de anulação devido a resposta da letra E, pois a internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. Quando cita diversos países, não quer dizer que é de todo mundo.

    Com isso, ao meu ver teriam dois gabaritos para esta questão as letras D e E.

  • não é Hacker e sim Cracker

  • cyberCRIME= contravenção? Que eu saiba crime e contravenção penal são coisas diferentes. E a letra E esta correta. Questão deveria ser anulada, mas como sempre, o cebraspe tem um entendimento próprio e supremo e nós meros mortais, devemos aceitar.

  • Essa questão deveria ser anula, a meu ver, pelas seguintes razões:

    1. Hacker é diferente de Cracker. Quem efetivamente pratica CRIME é CRACKER!
    2. Não vejo problema da letra "E" ser a resposta correta, uma vez que a rede mundial de computadores é ABERTA de modo que torna-se acessível a diferente classes.
  • além disso cyber crime e um crime e não uma contravenção. banca cespe deve ser composta por juízes aposentados.

  • KKKKKKK

    CESPE faz o que bem entende e os candidatos que se lasquem

  • informática de concurso é uma avacalhação sem fim, pqp

  • kkkkkkkkk, piada de questão hein? Alguém chama o VAR que o juiz tá doidão!

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países (não disse todos)

    Onde está o erro?

    Que piada de questão!

  • Não sei por que a alternativa E está errada, pois a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

  • Fiquei com dúvidas sobre ser crime ou contravenção....acabei errando...

  • "Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E. "

    Comentários do colega M. Martins que concordo plenamente.

    mas Cespe é Onisciente e inerrável.

  • dificil é justificar o erro da E kk

  • quem marcou E acertou, você está no caminho certo.
  • Se fosse uma questão de 2004, dava até pra entender não ser a alternativa E, mas nos tempos atuais, qualquer pobre e qualquer rico tem acesso PLENO à internet. E hoje em dia, por valores muito mais acessíveis que no passado. Complicado uma banca enorme tomar uma alternativa como essa, em um tempo moderno, como errado..

  • CESPE forçou a barra nessa questão.

  • Kurosaki nii-sama.

    • A alternativa E é inválida pelo fato de que a palavra acessível foi empregada como sinônimo de utilizável. A educação é acessível (usufruida por todos) à todos no Brasil? Não, da mesma maneira é a Internet em outros países, pessoas em condições de miséria no Haiti/outros lugares mal sabem oque é internet.
  • Hackers

    São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. 

    Crackers

    Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

    Por isso não respondi a alternativa "D"

  • Questão facilmente anulável. Contravenção é uma coisa e crime outra. Cybercrime = crime cibernético.

  • A alternativa E não está errada. Há paises que somente algumas classes sociais tem acesso. Ademais, crime e contravenção são conceitos distintos.

  • Alternativa E é correta, acho.

  • cespe e informática

    combinação perfeita .

  • O gabarito correto deveria ser a letra E.

    Hacker não é o criminoso e sim o Cracker, mas a CESPE é a dona da razão.

  • CONTRAVENÇÃO?

    Deveria ser CRIME né

  • Achei q a palavra contravenção tornava a questão errada =/

    Pq, Cespe??

    G.: D

  • QUEM ERROU , ACERTOU !

    Segue o baile

  • ERREI SEM PESO ALGUM, A ALTERNATIVA "E" TAMBÉM É CORRETA!!!

  • Na alternativa E) não afirma que são todos os países e sim diversos. Diversos não são todos!!

  • Contravenção?????????????????????

    Pelo menos usasse infração.

  • Subjetividade, desorganização e fraude, palavra que definem o CEBRASPE.

  • CESPE sempre cespiando, que eu sei, cracher se associa a C de crimes, todo mundo ama o CEBBRASPE, é abuso sobre abuso e ninguém toma providências!!!!

  • Tem que ler os quesitos com o coração aberto...

ID
2404489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México passa atualmente por um processo de alteração de seu status político, cuja finalidade é torná-la um(a)

Alternativas

ID
2421919
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto de uma barragem de médio porte para a captação de água destinada ao abastecimento de uma cidade exige a utilização de cimento com baixo calor de hidratação. Assinale a opção que apresenta os dois tipos de cimento Portland mais adequados para esse tipo de projeto.

Alternativas
Comentários
  • Os cimentos recomendados para grandes estruturas são CPIII (alto forno) e CPIV (pozolanico)

  • O baixo calor de hidratação se deve especialmente a reduzida quantidade de Clinquer na mistura, onde o mesmo é substituido por materiais pozolânicos ou as escórias de alto forno. 

  • Tipo de cimento                Calor de hidratação

        CP-I                                     padrão

        CP-II                                    padrão

        CP-III                                   baixo

        CP-IV                                   baixo

        CP-V                                    alto

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • A concretagem de seções grandes, como o caso das barragens, envolve um grande volume de concreto em cada peça da estrutura. Vale lembrar que as reações de hidratação do concreto são exotérmicas, o que causa uma grande liberação de calor em cada peça. Essa liberação de calor, se não for controlada,  pode formar um gradiente de temperatura ao longo da peça. Esse gradiente é responsável pela formação de tensões de origem térmica na estrutura, o que provocará o aparecimento de fissuras generalizadas (ver imagem).

    Site eletrônico: Portal de Geotecnia.
     
    Para esses casos que envolvem grandes concretagens, é recomendado usar o cimento CP III ou CP IV.
     
    O cimento Portland de Alto Forno (CP III) apresenta adição de escória em torno entre 35 a 70%, o que confere ao cimento baixo calor de hidratação e maior resistência ao ataque de sulfatos.  

    O cimento Portland Pozolânico (CP IV) apresenta na sua constituição, além do clínquer e gesso, adição de pozolana entre 15 a 50%, o que confere ao cimento baixo calor de hidratação e menor porosidade.
     
    O esquema a seguir ilustra as características dos tipos de Cimento Portland.




    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2421922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os materiais constituintes, para efeito de escavação e execução dos cortes, são classificados em categorias, caracterizadas em função da maior ou menor dificuldade ou resistência que oferecem ao desmonte. A necessidade de se classificarem os materiais de escavação em categorias provém do simples fato de que os mais resistentes, que oferecem maior dificuldade ao desmonte, demandam emprego de um maior número de horas de equipamento ou obrigam o seu uso de modo mais intensivo, gerando, obviamente, maiores custos de escavação.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria Executiva. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de implantação básica de rodovia. 3.ª ed. Rio de Janeiro, 2010. p. 253 e 271 (com adaptações).

Considerando-se o texto apresentado, é correto afirmar que o material que apresenta maior custo para a realização de escavação de corte em rodovia é o de

Alternativas
Comentários
  • 3ª Categoria


      - Resistência à extração equivalente à da rocha sã
      -  Blocos de rocha: V < 2 m³; Φmédio > 1 m
      -   Uso contínuo de explosivos


    2ª Categoria


     -   Resistência à extração inferior à da rocha sã
       - Uso contínuo de escarificador pesado
       - Uso eventual de explosivos ou processos manuais
       - Blocos ou  matacões: V < 2 m³; 15 cm < Φmédio < 1 m


    1ª Categoria


     -  Material incoerente (solos, em geral)
     -  Seixos rolados ou não: Φmáx < 15 cm.
     -  Qualquer teor de umidade

     

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.

     

    Conforme exposto pelo enunciado, em função da dificuldade do desmonte, os materiais são classificados como de 1ª, 2ª e 3ª categoria. Acerca de tais categorias, a norma DNIT 106/2009 – ES (DNIT, 2009) apresenta as seguintes definições:

     

    3.9 Materiais de 1ª categoria

     

    Compreende os solos em geral, residuais ou sedimentares, seixos rolados ou não, com diâmetro máximo inferior a 0,15 m, qualquer que seja o teor de umidade apresentado. O processo de extração é compatível com a utilização de “Dozer" ou “Scraper" rebocado ou motorizado.

     

    3.10 Material de 2ª categoria

     

    Compreende os solos de resistência ao desmonte mecânico inferior à da rocha não alterada, cuja extração se processe por combinação de métodos que obriguem a utilização do maior equipamento de escarificação exigido contratualmente; a extração eventualmente pode envolver o uso de explosivos ou processo manual adequado. Estão incluídos nesta categoria os blocos de rocha de volume inferior a 2 m³ e os matacões ou pedras de diâmetro médio compreendido entre 0,15 m e 1,00 m;

     

    3.11 Material de 3ª categoria

     

    Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, se processe com o emprego contínuo de explosivos".

     

    Tendo em vista o apresentado, o material com maior dificuldade de desmonte é o de 3ª categoria, visto que são os mais volumosos e demandam o uso contínuo de explosivos. Assim, a alternativa B está correta.

     

    Gabarito do Professor: Letra B.

     

    DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 106/2009-ES – Terraplenagem – Cortes – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2009.


ID
2421937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a saídas de emergência em edificações e a outros aspectos relacionados à prevenção e ao combate a incêndio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 5.15.2 Edificações sem janelas

     

    5.15.2.1 As edificações sem janelas são aquelas edificações, ou parte delas, que não possuem meios de acesso direto ao exterior, através de suas paredes periféricas ou aberturas para ventilação ou salvamento, das janelas ou grades fixas existentes, ressalvados os casos descritos nos itens 5.15.2.2 e 5.15.2.3.

     

    Fonte: http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/rev_it/IT11.pdf

  • a) Falso. Por motivos óbvios, é claro que a porta corta-fogo não pode ser mantida trancada. Imagine que numa situação de emergência, isso criaria um empecilho para a evacuação das pessoas e aumentaria o risco de morte.

     

    b) Falso. Manter aberta a porta corta-fogo durante o incêndio é algo totalmente contra a própria função da PCF.

    Veja um trecho da definição de PCF

    Porta corta-fogo (PCF): É um dispositivo móvel que, vedando aberturas em paredes, retarda a propagação do incêndio de um ambiente para outro.

     

    c) Falso. A largura das saídas de emergência depende do número de pessoas na edificação e da classificação da edificação quanto à ocupação

    As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, devem ser as seguintes:

    a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de passagem e 55 cm, para as ocupações em geral, ressalvado o disposto a seguir;

    b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, camas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão H-3.

     

    d) Certo. É permitida sim a construção de prédio sem janela. Inclusive na nbr de saída de emergência há um tópico que abrange esse tipo de construção e suas exigências.

     

    e) Falso. Pois a saída do pavimento de descarga conduz à área externa e não subsolo.

    Pavimento de descarga: parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.

  • GABARITO D

     

    Só uma observação: as portas corta fogo podem permanecer trancadas desde que a abertura por dentro seja sempre possível

  • 4.5.4.4 As portas das antecâmaras, escadas e outros devem

    ser providas de dispositivos mecânicos e automáticos,

    de modo a permanecerem fechadas, mas destrancadas,

    no sentido do fluxo de saída, sendo admissível que

    se mantenham abertas, desde que disponham de dispositivo

    de fechamento, quando necessário.

  • Eu marcaria todas as outras alternativas, menos essa do gabarito kkkkkk

    No meu curso nunca ouvi falar de PRÉDIOS sem janelas kkkk

    CESPE as vezes ensina o que a faculdade não nos ensinou :P

  • Pesquise pelo curioso prédio chamado de "Long Lines Building" localizado em NY.


ID
2421940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de estabilidade das estruturas de edifícios e contraventamentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • contraventamento de estruturas usuais é fornecido por lajes, caixas de elevadores e escadas, paredes estruturais e alvenarias.

    Os elementos que não contribuem para o contraventamento são ditos "contraventados".

     

    Fonte: Estrutura de Concreto Armado - João Carlos Teatini de Souza Clímaco 

    https://www.passeidireto.com/arquivo/6716473/estrutura-de-concreto-armado---joao-carlos-teatini-de-souza-climaco/25

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • GABARITO D

     

    Utilizado em edifícios muito altos como meio de contraventamento tubular, em edifícos mais baixos o contraventamento pode ser feito de outras maneiras.

  • As caixas de elevadores e as de escadas representam o núcleo rígido da edificação.

    Fonte: Professor Arlindo Pires Lopes


ID
2421943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma edificação simples, para famílias de baixa renda, com térreo mais dois pavimentos superiores, será construída em uma localidade onde a pressão de água da rede pública é suficiente para o abastecimento da edificação, não havendo, contudo, continuidade no abastecimento de água potável.
Assinale a opção que indica o sistema que garanta maior economia e empregue a melhor técnica na distribuição de água potável na edificação descrita na situação hipotética.

Alternativas
Comentários
  • Pressão da água suficiente = sistema direto e/ou sem bombeamento.

    Não há garantia de continuidade no abastecimento = sistema indireto.


ID
2421946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O terminal que opera com mais de um modal de transporte, com conhecimentos de carga separados para cada modalidade, classifica-se como

Alternativas
Comentários
  • No modelo intermodal, a cada nova mudança de meio ou modal de transporte, um contrato diferente entra em vigor para acompanhar a carga. Acho que foi isso que ele quis dizer com "com conhecimentos de carga separados para cada modalidade".

    Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal – OTM.

    5- Qual a diferença entre transporte Intermodal e Multimodal?
    Resposta- O conceito de Transporte Multimodal é o definido pela Lei 9.611/98 (vide pergunta 1), já o termo Transporte Intermodal não possui mais base jurídica, pois a legislação que o definiu, a Lei 6.288/75 (dispõe sobre a utilização, movimentação e transporte, inclusive intermodal, de mercadorias em unidades de carga) foi revogada. Embora a primeira Lei revogue esta última, o conceito de Transporte Intermodal não foi substituído pelo de Transporte Multimodal, pois há diferenças conceituais entre os dois termos.

    http://www.antt.gov.br/cargas/Perguntas_Frequentes__Multimodal.html

  • LETRA A

     

    FALOU EM MAIS DE UM MODAL DE TRANSPORTE =  MULTIMODAL E INTERMODAL.

     

    INTERMODAL = DIVISÃO , SEPARAÇÃO.

     

     

    Diferença entre multimodalidade e a intermodalidade

    A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.

    A intermodalidade caracteriza-se pela emissão individual de documento de transporte para cada modal, bem como pela divisão de responsabilidade entre os transportadores. Na multimodalidade, ao contrário, existe a emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino.

  • Intermodal: separação das cargas; CT para cada uma delas;

    Multimodal: unidade das cargas; apenas um CT para toda a viagem. 

  • A CESPE usa como, em logística, sinônimos para contrato de transportes.

    único contrato Q429677;

    conhecimentos de carga Q807313;

    integração de responsabilidades Q394436, Q242834;

    instrumento Q131975;

    documento de transporte Q536135.

  • Intermodalidade -> emissão individual de documento de transporte para cada modal

    multimodalidade -> emissão de apenas um documento de transporte, cobrindo o trajeto total da carga

  • Existem cinco modais principais de transportes: rodoviário, ferroviário, aeroviário, aquaviário e ferroviário. A fim de possibilitar a movimentação da carga e compatibilização entre os modais, existem os terminais de carga.

     

    Em função da quantidade de modais e da separação existente em um terminal de carga, eles são classificados como unimodal, intermodal ou multimodal. Especificamente, tem-se que:

     

    - O terminal unimodal provê o transporte de cargas por uma única modalidade, ou seja, de forma direta;

    - O terminal intermodal, também chamado de segmentado, caracteriza-se por utilizar mais de um modal de transporte, sendo todos os serviços contratados separadamente para cada modalidade;

    - O terminal multimodal emprega mais de uma modalidade de transporte. Contudo, ele utiliza um único contrato de transporte.

     

    Visto isso, o terminal que opera com mais de um modal de transporte, com contratos separados para cada modalidade é o intermodal. Portanto, a alternativa A está correta.

     

    Vale ressaltar que os termos “intermediário" e “de ponta" não são usuais para classificar terminais de carga.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2421949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito de compactação de solos.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. Adição de água é permitida para controle da umidade (controle de compactação teor de umidade x peso específico max)

    b) Errado. Ensaio de compressão diametral é usado para o ensaio Marshall (teor de ligante do asfalto). Ou no ensaio de tração indireta do concreto.

    c) Errado. A curva varia conforme característica do solo (areia - fechado com menor teor de umidade / argila - abatida com maior teor de umidade)

    d) Ok

    e) Errado. Essa é clássica. Rolo liso vibratório, ideal para solo arenoso.

  • C) De maneira geral, os solos argilosos apresentam densidades secas baixas e umidade ótimas elevadas. Solos siltosos apresentam também valores baixos de densidade, frequentemente com curvas de laboratório bem abatidas. As areias com pedregulhos, bem graduados e pouco argilosos, apresentam densidades secas máximas elevadas e umidades ótimas baixas.

    fonte: NOTAS DE AULA: UNIDADE 02. COMPACTAÇÃO DOS SOLOS prof: ANDRÉ P. LIMA

     

    B) enomina-se ensaio de PROCTOR NORMAL aquele ensaio de laboratório que é utilizado geralmente para se determinar o peso específico máximo de compactação. ]

     

    E) Os rolos compactadores PÉ DE CARNEIROS são utilizados principalmente na densificação de solos argilosos.

     


ID
2421952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da classificação dos solos no âmbito da engenharia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Na Classificaçao AASHTO:

    - Siltoso IP < = 10

    - Argiloso IP >= 11

    - SOLOS CLASSIFICADOS EM 7 GRUPOS { (A1, A2, A3: Solos granulares), (A4, A5, A6, A7: Solos argilosos)} , A8 solos organicos.

     - Tamanho dos graos

     - Plasticidade

     

  • O índice de grupo (IG) é utilizado para classificar os solos que serão utilizados no dimensionamento da pavimentação.

    Ele associa parâmetros dos limites de Atterberg e Granulometria

     

    IG = função ( atterberg ; granulometria )

     

    Solos granulares = baixo IG (quanto menor IG melhor)

    Solos siltosos, argilosos = alto IG

     

    http://www.cct.udesc.br/arquivos/id_submenu/1470/classificacao___rodoviaria___hrb.pdf

    http://slideplayer.com.br/slide/2300773/8/images/8/%C3%8DNDICE+DE+GRUPO+(IG)+IG+=+0,2.a+0,005.a.c+0,01.b.d.jpg

  •  a) De acordo com os sistemas AASHTO e UNIFICADO, os solos dividem-se em três categorias principais: solos de grãos finos, solos de grãos grossos e turfas.

    Errado.

    A AASHTO se divide em 7 grupos (A-1, A-2, A-3...A-7) + 1 grupo de orgânico (A-8)

    http://www.cct.udesc.br/arquivos/id_submenu/1470/classificacao___rodoviaria___hrb.pdf

    O SUCS (ou USC) são divididos em G, S, M, C, O (suas subdivisões com a segunda letra) 

    http://www.cct.udesc.br/arquivos/id_submenu/1470/classificacao_sucs_2017.pdf

     

     b) Os sistemas de classificação dos solos utilizados na engenharia baseiam-se unicamente na distribuição granulométrica.

    Errado. São baseados em granulometria e limites de Atterberg.

     

     c) Na classificação AASHTO, o termo siltoso caracteriza as frações finas do solo com índice de plasticidade de 11 ou mais.

    Errado. O IP do siltoso é de no máximo 10

     

     d) O índice de grupo (IG) é empregado para a avaliação da qualidade de um solo como material de subleito de uma rodovia.

    Certo.

     

     e) Entre os solos classificados pelo sistema AASHTO incluem-se SW, GM e OH.

    Errado. Essa sigla de classificação é para o sistema unificado.

     

  • Questão atípica da CESPE


ID
2421955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

No contexto atual da distribuição física de cargas no Brasil, o modal de transporte com maior participação, em relação ao volume de cargas transportadas, é o

Alternativas
Comentários
  • O modal de transporte mais utilizado no Brasil é o modal rodoviário. GABARITO: D

  • Dados da Confederação Nacional do Transporte - CNT - informam que, em relação ao volume de cargas, os modais com maior participação são: 

    Rodoviário > Ferroviário > Hidroviário > Dutoviário > Aéreo


ID
2421958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Assinale a opção que corresponde ao modo de transporte utilizado para grandes volumes e que apresenta valor unitário baixo e pouca flexibilidade de entrega.

Alternativas
Comentários
  • Esta descrição também serve ao modal hidroviário.


ID
2421961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação a parcelas de volume de tráfego que utilizam o sistema de transporte rodoviário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tráfego Existente ou Normal: definido como sendo aquele que já se utiliza de um determinado trecho, independente da realização ou não do investimento;

    Tráfego Desviado: definido como sendo aquele que, por razão das melhorias introduzidas em um trecho, é desviado de outras rotas para o trecho em questão;

    Tráfego Gerado: definido como sendo aquele constituído por viagens criadas pelas obras realizadas no trecho;

    Tráfego Induzido: definido como sendo aquele criado por modificações socioeconômicas da região de influência do trecho.

    Fonte: Manual DNIT 2006

  • Segundo o manual, as pesquisas de origem e destino "têm como objetivo básico identificar as origens e destinos das viagens realizadas pelos diferentes tipos de veículos em um determinado sistema de vias". Já o volume de tráfego (ou fluxo de tráfego) é definido pela contagem de veículos que passam numa via por unidade de tempo e a composição do tráfego é a determinação dos diferentes tipos de veículos que compõem o tráfego (tamanho, peso, velocidade, etc).


ID
2421964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Sabendo que a seleção do tipo de serviço de transporte é realizada com base na análise de diversos fatores, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2421967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Um serviço de transporte incorre em uma série de custos, que podem ser classificados, por exemplo, em custos fixos e variáveis. Assinale a opção que apresenta exemplo de custo classificado normalmente como fixo.

Alternativas
Comentários
  • 48 B - Deferido com anulação Há divergência na literatura que trata do assunto abordado na questão.


ID
2421973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A sinalização horizontal de vias na cor amarela é usada para

Alternativas
Comentários
  • Olhe esse link: http://www.detran.se.gov.br/educ_sinal.asp#ui-tabs-4

    ############################################

    Sinalização Horizontal.

    Sinalização gráfica horizontal é aquela executada sobre o pavimento de uma via para o controle, advertência e orientação ou informação do usuário. São faixas e marcas feitas no pavimento, com tinta refletiva, de preferência, e nas cores amarela e branca. A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:
    AMARELA – utilizada na regulamentação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.
    VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias).e em simbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).
    BRANCA – utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços especiais, de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres; na pintura de símbolos e legendas.
    AZUL – utilizada nas pinturas de símbolos em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.
    PRETO – utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.
    As faixas podem ser contínuas, interrompidas e destinadas ao pedestre
    FAIXA AMARELA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento indica que o veículo não pode passar a outra metade da pista. Divide fluxo de sentidos opostos. Se traçada transversalmente, indica o limite onde o veículo deve deter-se quando a sinalização mandar parar.
    FAIXA AMARELA CONTÍNUA – FAIXA BRANCA CONTÍNUA – Quando traçada ao longo da pista de rolamento, divide faixas em fluxos de mesmo sentido. Indica que a mudança de faixa de tráfego de mesmo sentido) não é permitida. Podem ser também traçadas transversalmente na pista. Duas a duas, paralelamente, delimitam a área de travessia do pedestre.
    FAIXAS BRANCAS INTERROMPIDAS – Quando traçadas ao longo da pista de rolamento, indicam a sua divisão em duas ou mais faixas de tráfego, permitindo ao veículo passar de uma para outra.
    FAIXA DE PEDESTRE – A área transversal ao eixo de uma via devidamente sinalizada, destinada à passagem de pedestres. É um elemento necessário nas ruas das cidades por ser a área na qual o pedestre tem prioridade sobre os veículos, visando a lhe oferecer o máximo de garantia no ato de atravessar a pista de rolamento. É também chamada passagem de pedestres ou faixa de segurança de pedestres.
    Marcações viá¡rias são também utilizadas em zonas adjacentes às rampas de entrada e saída, em aproximações de cruzamentos rodo-ferroviários, em parqueamentos e paradas de veículos nas vias públicas, além de outros.
    a) Marcas de Pavimento;
    b) Setas para controle de uso de faixa de trânsito.

    fonte: http://www.detran.pi.gov.br/sinalizacao/sinalizacao-horizontal/

  • RESUMINDO A RESPOSTA A BAIXO:

     

    NÃO HÁ RESPOSTA, POIS A FAIXAS AMARELAS SERVEM PARA DEMARCAR TRÂNSITO DE VEÍCULOS EM SENTIDOS OPOSTOS. A DEPENDER DO MODO COMO ESTÁ PINTADA NO PAVIMENTO, PODERÁ OU NÃO AUTORIZAR ULTRAPASSAGENS.

  • A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    - Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na

    delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na

    marcação de obstáculos.

  • que questão estranha, a Cespe não anulou?

  • GAB A em uma rodovia, por exemplo, quando estamos com dois fluxos de sentidos opostos, no momento em que a linha amarela estiver interrompida significa que é possível que o veículo possa passar para o outro lado(deslocamento lateral) para fazer uma ultrapassagem

  •  a) regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral.

    Ok. Amarelo

     

     b) demarcar ciclovias ou ciclofaixas.

    Errado.

    Vermelho: ciclovias e símbolos de emergência, hospitais

     

     c) simbolizar as áreas especiais de estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais.

    Errado.

    Azul: símbolos em áreas especiais, embarque e desembarque

     

     d) separar movimentos veiculares de mesmo sentido.

    Errado.

    Branco: faixas em via de sentido único, faixa de pedestres, de estacionamento, símbolos e legendas

     

     e) regulamentar faixas de travessias de pedestres.

    Errado. 

    Branco: faixas em via de sentido único, faixa de pedestres, de estacionamento, símbolos e legendas

     

     

     

     

    As cores da sinalização horizontal estão presentes no GAORangers (veja imagem abaixo)

    ( http://www.tokushare.com.br/img/Seriado/Princ0000000091.png )

     

     

    Branca: faixas em via de sentido único, faixa de pedestres, de estacionamento, símbolos e legendas;

    Amarela: via de mão dupla, proibição de estacionamento e marcação de obstáculos;

    Azul: símbolos em áreas especiais, embarque e desembarque;

    Vermelha: ciclovias e símbolos de emergência, hospitais;

    Preta: para dar contraste entre o pavimento e a pintura.

  • essa questão deve estar anulada

  • quando ultrapassamos, pela contramão, o veículo que se encontra em nossa frente, fazemos um deslocamento lateral.

  • Fui por eliminação... mas achei estranho mesmo

  • Sinalização horizontal
    São pinturas feitas no pavimento que servem para organizar o fluxo dos veículos e orientar os
    demais usuários da via. Estas pinturas foram estipuladas pelo CONTRAN, através da Res. n.º 236,
    de 11 de maio de 2007, que estabelece o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Volume IV –
    Sinalização Horizontal.
    Cores
    Apresentam-se em 5 (cinco) cores.
    Amarela – regula o fluxo de veículos em sentido oposto, bem como os espaços proibidos para
    operações de parada e estacionamento e de carga e descarga.
    Branca – regula o fluxo de veículos em mesmo sentido, bem como os espaços permitidos para
    parada, estacionamento e operações de carga e descarga.
    Azul – regula os espaços destinados ao estacionamento de pessoas com necessidades especiais, e
    também embarque e desembarque.
    Vermelha – proporciona contraste com o pavimento, delimita ciclofaixas e ciclovias, linhas de
    marcação de cruzamento de rodocicloviário e símbolos de socorro (cruz) no caso de estacionamento
    de farmácias e hospitais.
    Preta – assim como a vermelha, proporciona contraste entre a pintura e o pavimento.

  • Questão estranha, a meu ver! Cores das faixas: indicam sentido! Contínus ou intercaladas: sobre ultrapassagem! "Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção." Salmos 33:20
  • PF_PRF . top!

  • Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

  • a)regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral. GABARITO

    Pode ser amarela contínua (onde fica permitida a ultrapassagem) ou descontínuo (ultrapassagem permitida)

     

    b) demarcar ciclovias ou ciclofaixas. ERRADO

    Nesse caso é utilizada a coloração VERMELHA

     

    c) simbolizar as áreas especiais de estacionamento para pessoas portadoras de necessidades especiais. ERRADO

    Para as áreas especiais como a de área destinada a deficientes utiliza-se a coloração AZUL

     

    d) separar movimentos veiculares de mesmo sentido. ERRADO

    Nessa caso a coloração é BRANCA

     

    e) regulamentar faixas de travessias de pedestres.ERRADO

    Basta lembrar da faixa de pedestres, a coloração é BRANCA

  • acertei, mas que questão estranha.

  • Trocando em miúdos: ele está se referindo a uma faixa contínua e outra tracejada. Letra A.


    AVANTE!!! RUMO À GLÓRIA!!!

  • Se essa alternativa A foi considerada como CERTA não sei o que seria ERRADA.


    Regulamentar ultrapassagens e deslocamento lateral?


    São duas coisas distintas como a própria questão colocou.


    Deslocamento lateral não quer dizer tão SOMENTE transposição de faixa como quis colocar a questão, mas também outras manobras, como prevê o art. 35 do CTB, senão vejamos:


    Art. 35. Antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, o condutor deverá indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio da luz indicadora de direção de seu veículo, ou fazendo gesto convencional de braço.

            Parágrafo único. Entende-se por deslocamento lateral a transposição de faixas, movimentos de conversão à direita, à esquerda e retornos. (grifos meu)


    Ora, até hoje eu nunca vi uma faixa amarela (contínua ou tracejada) sinalizando e regulamentando uma conversão à direita, à esquerda ou em um retorno. Para fazer uma ultrapassagem pela contramão sim, mas o deslocamento lateral não é só para se fazer manobras de transposição de faixas, como ficou demonstrado com o art. 35 do CTB.


    Ademais, no Anexo I do CTB, dispões que:


    TRANSPOSIÇÃO DE FAIXAS - passagem de um veículo de uma faixa demarcada para outra. (não necessariamente retornar a faixa de origem como ocorre na ultrapassagem)

    ULTRAPASSAGEM - movimento de passar à frente de outro veículo que se desloca no mesmo sentido, em menor velocidade e na mesma faixa de tráfego, necessitando sair e retornar à faixa de origem.


    Desta forma, entendo que a questão deveria ser ANULADA.


    Corrijam-me se eu estiver errado ou equivocado. Abraços!

  • ANEXO II DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO - CTB (Anexo da RESOLUÇÃO Nº 160, DE 22 DE ABRIL DE 2004):


    2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    (...)

    2.2.1. Marcas Longitudinais


    a) Linhas de Divisão de Fluxos Opostos


    Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro.

    (...)

    Cor: amarela

  • Ok, segundo a física haveria possibilidade de ser a alternativa D. No caso os carros estariam no mesmo sentido, mas em direções opostas.

  • Mas se os carros estão no mesmo sentido a cor seria BRANCA. amigo Marcos... 

  • Ao meu humilde ver

    A cor da sinalização nesse caso não tem influência na regulamentação de ultrapassagem, o fator determinante seria a forma , ou seja, se ela é contínua ou tracejada.

  • Vamos em duas partes: - regulamentar ultrapassagem: permissão (tracejada) VS impedimento (continua). - deslocamento lateral (acesso a móveis lindeiros em trechos em que não há retorno adequado (seja por meio do uso do acostamento ou, na ausência deste, aproximação do eixo para conversão à esquerda em vias rurais.
  • Uma dúvida: deslocamento lateral não é também o deslocamento entre faixas em um mesmo sentido? Nesse caso a faixa seria branca;

  • Questão absurdamente mal elaborada

  • Quando os candidatos sabem mais que o elaborador da banca...

  • Quem formulou essa questão quis lacrar, mas cagaçou foi tudo, é cada examinador Cespe que só Jesus na vida!.

  • ☠️ GABARITO A ☠️

    Pode ser amarela contínua (onde fica permitida a ultrapassagem) ou descontínuo (ultrapassagem permitida).

  • RESOLUÇÃO 160 DO CONTRAN: 2 SINALIZAÇÃO HORIZONTAL...

  • A resolução 236 não cai na PRF, correto ? Não vi no EDITAL

  • Resolução 160/04

    @ALFA.POLICIAL


  •  A questão exigiu do candidato conhecimentos acerca da resolução 160/2004, que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro. A resolução é de elevada importância, sendo quase certa sua cobrança em concurso que exigem conhecimentos sobre legislação de trânsito.
     

    A resolução 160/2004 organiza, classifica e estabelece requisitos técnicos para aplicação de sinalização nas vias reguladas pelo CTB. Trata-se de uma norma muito extensa e complexa, vez que determinados temas são técnicos, porém alguns pontos devem ser dominados pelo candidato. Vejamos:1) CLASSIFICAÇÃO
    1.1. SINALIZAÇÃO VERTICAL
    1.2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
    1.3. DISPOSITIVOS AUXILIARES
    1.4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
    1.5. SINALIZAÇÃO DE OBRAS
    1.6. GESTOS
    1.7. SINAIS SONOROS
    2) APLICAÇÃO DE CADA TIPO DE SINALIZAÇÃO;
    3) CORES, FORMAS, PADRÃO DE TRAÇADO;
    4) CONJUNTO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL (AS PLACAS).

     
    Pois bem, a resolução 160 estabelece que a sinalização horizontal amarela é  utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos. 

     
    Ocorre que a banca considerou correta a alternativa A. O que estabelece as regras de ultrapassagem e deslocamentos laterais, não é a cor da sinalização horizontal, mas sim sua marcação longitudinal. Portanto, a ultrapassagem só será permitida se a marcação longitudinal for do tipo seccionada para determinado trechos. Conforme a res. 160
    2.2.1. Marcas Longitudinais:
    a) Linhas de Divisão de Fluxos Opostos
    Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os
    deslocamentos laterais
    , exceto para acesso à imóvel lindeiro.


    Desta forma, consideramos que sem resposta a questão. Vejamos as outras alternativas:
    B. Linha de bordo na cor branca (Item 2.1.2)

    C. Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas
    especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque. (Item 2.1.2)

    D. Função das marcas longitudinais
    b) Linhas de Divisão de Fluxo de Mesmo Sentido
    Separam os movimentos veiculares de mesmo sentido e regulamentam a ultrapassagem e a
    transposição.

     
     
    Gabarito da questão - Sem resposta correta.
  • Resolução 160

    2.2.1. Marcas Longitudinais 

    Separam os movimentos veiculares de sentidos contrários e regulamentam a ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso à imóvel lindeiro. 

  • Amarela: regulação de fluxos de sentidos opostos e deslocamento lateral; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos; exceto para acesso a imóveis lindeiros; fluxos de sentidos opostos: sempre amarelas.

  • Gabarito: Letra A

    Amarela --- utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos, na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

  • SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    ➥ Sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas, pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

    [...]

    ► Funções:

    • Organizar o fluxo de veículos e pedestres;
    • Controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; e
    • Complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação.

    Mas ATENÇÃO! Em casos específicos, tem poder de regulamentação.

    [...]

    Padrão de traçado pode ser:

    Contínuo: são linhas sem interrupção pelo trecho da via onde estão demarcando;

    • Podem estar longitudinalmente ou transversalmente apostas à via.

    Tracejado ou Seccionado: são linhas interrompidas, com espaçamentos respectivamente de extensão igual ou maior que o traço;

    Símbolos e Legendas: são informações escritas ou desenhadas no pavimento, indicando uma situação ou complementando sinalização vertical existente.

    [...]

    ► Se apresenta em cinco cores:

    - Amarela: Regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    - Vermelha: Proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofa ixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    - Branca: Regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    - Azul: Pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta: Proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

    [...]

    ____________

    Fontes: Código de Trânsito Brasileiro (CTB); Questões do Projetos Missão.

  • RES. 160/04 DO CONTRAN (ANEXO II DO CTB)

    .1.2. Cores

    A sinalização horizontal se apresenta em cinco cores:

    - Amarela: utilizada na regulação de fluxos de sentidos opostos; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

    - Vermelha: utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias, na parte interna destas, associada à linha de bordo branca ou de linha de divisão de fluxo de mesmo sentido e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

    - Branca: utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de trechos de vias, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais; na marcação de faixas de travessias de pedestres, símbolos e legendas.

    - Azul: utilizada nas pinturas de símbolos de pessoas portadoras de deficiência física, em áreas especiais de estacionamento ou de parada para embarque e desembarque.

    - Preta: utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura. 

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2421976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

Com relação à hidrologia aplicada, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • A) Os cursos d'água efêmeros existem apenas durante ou imediatamente após os períodos de precipitação, secando logo em seguida. 

     

    B) O coeficiente de compacidade não varia conforme o tipo de solo e sim conforme o tamanho (área) da bacia, indica a susceptibilidade da ocorrência de inundações nas partes baixas da bacia.

     

    C) A área de drenagem de uma bacia hidrográfica é determinada com o auxílio de uma planta topográfica, utilizando planímetro, e algumas vezes, complementada com um mapa geológico de altimetria adequada, podendo ainda utilizar aplicativos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), quando se trabalha com a planta digitalizada. (A questão não está incorreta, talvez incompleta).

     

    E) Utiliza-se o mesmo cálculo das declividades dos terrenos da bacia para se definir a elevação média de uma bacia hidrográfica.

    O metódo de isoeitas é utilizado para determinar a precipitação média sobre uma bacia hidrográfica. 

     

  • Bacia Hidrográfica é, portanto, uma área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por uma simples saída.

    Área de drenagem, É a área plana (projeção horizontal) inclusa entre os seus divisores topográficos. A área de uma bacia é o elemento básico para o cálculo das outras características físicas. É normalmente obtida por planimetria ou por pesagem do papel em balança de precisão. São muito usados os mapas do IBGE (escala 1:50.000).

    fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/HIDRO-Cap3-BH.pdf

     

    Qual é o erro da letra c ??



    Sendo que são os tipos de levantamentos topográficos:


    1. Levantamento planimétrico 2. Levantamento altimétrico 3. Levantamento planialtimétrico



     

  • Qual o erro da assertiva C?

  • Acredito que o erro na alternativa C está no fato de que NORMALMENTE não se usam métodos topográficos, e sim, métodos com fotografias aéreas.

  • A alternativa C também está correta.

  • - Índice de Compacidade (Kc ): É definido como sendo a relação entre o perímetro da bacia e a circunferência do círculo de área igual à da bacia.

    - Índice de Conformação: Compara a área da bacia coma área do quadrado de lado igual ao comprimento axial.

  • Questão polêmica, ao meu ver deveria ser anulada pois a alternativa d) dada como correta apresenta erro.

    Segundo: Notas de Aula de material da USP PHA3307 Hidrologia Aplicada - Aula 20 - slide 10 (Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo Jr; Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere) e segundo o site hidromundo.

    "TEMPO DE CONCENTRAÇÃO:

    tempo de deslocamento da água do ponto mais distante da bacia até a seção principal (tempo em que toda a área da bacia estará contribuindo com o escoamento). Definido também como o intervalo entre o fim da precipitação e o ponto de inflexão do hidrograma." 

    Portanto, tempo de concentração é o intervalo entre o fim da precipitação (não início como diz a alternativa) e o ponto de inflexão.

    Fonte:

    http://www.pha.poli.usp.br/default.aspx?id=1&link_uc=disciplina

    http://www.hidromundo.com.br/hidrograma/

  • Caberia recurso. A letra C está correta.

    A topografia determina o limite da bacia. Aliás,é um dos principais métodos.

    Na área militar, onde as principais cartas topográficas estão catalogadas, não existia fotogrametria naquela época. Foi tudo por levantamentos topográficos.

  • Letra D também está errada. Deveria ser anulada.

    Tempo de concentração é definido como o intervalo de tempo entre o final da ocorrência da chuva efetiva e o final do escoamento superficial.

    Fonte: Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais (Fernando Dornelles, Walter Collischonn)


ID
2421979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

A ocorrência de manancial está associada à circulação de água no planeta, ou seja, ao ciclo hidrológico, sendo ele a fonte da água utilizada para o abastecimento. A esse respeito, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Cespe

    Gabarito Preliminar: Letra C

    Motivo da Anulação: Além da opção preliminarmente apontada como gabarito, a opção em que se afirma que a transpiração é um fenômeno que depende diretamente da temperatura e da umidade relativa do ar também está correta.

  • Acredito que não só a alternativa a como a alternativa e também estão corretas.

  • A alternativa E está errada, visto que a água não se perde, apenas altera seu estado físico. O sinal negativo
    da água que evapora na fórmula do balanço hídrico não é uma referência a uma perda de água, mas apenas
    ao fato dela não estar sendo retida na bacia.

     

    fonte: Jonas Vale - Estratégia 


ID
2421982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

Acerca de escoamento em canais sob regime permanente e uniforme, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa a.

     

    b) ERRADA. A fórmula de Manning é em função da velocidade, do coeficiente de rugosidade, do raio hidráulico e da declividade.

    c) ERRADA. A principal consideração é em relação ao processo erosivo das margens do canal. 

    d) ERRADA. O raio hidráulico é a razão entre a área molhada e o perímetro molhado.

    e) ERRADA. Regimes críticos ocorrem em escoamentos não uniformes. 

  • formula de manning: Q = (A/n) x R^2/3 x I^1/2, onde n = rugosidade, R = Raio hidraulico, I = declividade, logo se mantermos área, declividade, e rugosidade constantes, a vazao maxima será obtida com o aumento do raio hidraulico.

  • Rh = Am / Pm

    Rh= raio hidráulico;

    Am= área molhada;

    Pm= Perímetro molhado.

    O escoamento uniforme ocorre quando a água escoa à vazão constante que resulta resulta em um perfil da superfície da água paralelo ao fundo do canal.

  • Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPOG Prova: CESPE - 2012 - MPOG - Analista de Infraestrutura - Área V

    Com relação ao dimensionamento de obras hidráulicas, julgue o item subsequente.

    Entre todas as seções de mesma área molhada, a de menor perímetro, denominada seção de máxima eficiência, cujo raio hidráulico é máximo, favorece o aumento da velocidade da água e a economia do material usado no revestimento dos canais.

    GABARITO: CERTO

  • O raio hidráulico é uma medida da eficiência hidráulica de um

    canal. Quanto maior o valor de R, maior vazão transportada pelo

    canal para uma determinada área de seção transversal.

  • A vazão será máxima quando o perímetro molhado for mínimo. Pode-se conseguir uma maior vazão:

    - aumentando a área (A), o que implica maiores custos;

    - aumentando a declividade (I), que é limitada pela velocidade máxima para evitar a erosão das paredes do canal;

    - diminuindo a rugosidade (n), que geralmente implica maiores custos (revestimento);

    - aumentando o raio hidráulico (Rh), o que pode ser conseguido diminuindo o perímetro (P), que é uma alternativa viável, pois quando P for o mínimo, a vazão será o máximo.

    FONTE: Hidráulica e hidrometria aplicada. Página 238.


ID
2421985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

Com relação a escoamento em condutos forçados sob regime permanente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito. 

     

    O livro "Manual de hidráulica", de Azevedo Neto, diz: 

    " O escoamento em regime laminar ocorre e é estável para valores do número de Reynolds inferiores a 2000. Com valores superiores a 4000, o escoamento passa a regime turbulento. Estretanto, essa mudança de regime não é exatamente nesses dois limites. Entre esse dois valores, encontra-se a denominada "zona crítica". O regime completamente turbulento só é atingido com valores ainda mais elevados do número de Reynolds, existindo, portanto, uma segunda zona intermediária, conhecida como zona de transição."

     

    Ou seja, não podemos dizer que zona crítica e zona de transição são as mesmas coisas. 

     

  • a) O número de Mach (M) é a razão entre a velocidade do fluxo e a velocidade do som no fluido. O valor desse grupo adimensional indica se o escoamento se processa a velocidades tão elevadas que os efeitos da compressibilidade do fluido devem ser levados em conta.

    M= V/a

    Onde:

    V= velocidade do fluido

    a= velocidade do som

     

    b) A formula universal é usada para todos o regimes de escoamento.

     

    d) O Número de Reynolds (Re) é um parâmetro adimensional, é definido para tubos circulares como: Re = (D.v)/ δ
    Onde:
    D: diâmetro interno do tubo
    v: velocidade média
    δ : viscosidade da água
    Portanto, o número de Reynolds é diretamente proporcional ao diâmetro do tubo e à velocidade média da água e inversamente proporcional à viscosidade.

     

    e) A fórmula de Hazan-Willians é utilizada usualmente para o cálculo da PERDA DE CARGA do escoamento de água.


ID
2421988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

No que se refere à captação, que tem papel importante no abastecimento de água, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c.

     

    a) ERRADA. O poço tubular raso é construíudo em terrenos inconsolidados e de rochas brandas, por isso também, nesse tipo de poço é aconselhável o uso de uma camada de pré-filtro disposta no espaço anelar entre o filtro e as paredes do aquífero. Após a instalação, deve-se completar a porção superior do poço, entre o aquífero e o revestimento, com uma camada de cimento, visando à impermeabilização até uma profundidade mínima de 3m abaixo da superfície do terreno. 

    b) ERRADA. Há a possibilidade de uma aquífero confinado ser do tipo jorrante, e assim sendo, sua pressão será superior a da atmosfera e será necessário o uso de válvulas para controlar sua vazão. 

    d) ERRADA. O mais indicado é que a tomada seja feita numa região da profundidade em que a água se encontre menos misturada com sedimentos; ou seja, é preferível a captação longe do leito. É por isso que, quando a lâmina d'água possui pequena espessura, é indicado o uso de tubos perfurados ou crivo na tomada. 

    e) ERRADA. Deve ser construído uma laje de proteção na superfície do terreno, sobretudo porque, em função de sua pequena profundidade e do tipo de terreno em que é construído, o poço raso é altamente susceptível à poluição. 

  • Manual do Ministério da Saúde, Boas Práticas o Abastecimento de Água - Procedimentos para minimização de riscos à saúde.

     

    -> As paredes dos poços necessitam ser impermeabilizadas até a profundidade de três metros abaixo da superfície do solo, sendo que isso vale tanto para poços rasos quanto para poços das galerias de infiltração.

     

    -> Quando se trata de lençol confinado, as válvulas devem poder trabalhar sob pressão superior à pressão atmosférica, pois essa é a característica do confinamento.

     

    -> Para lidar com eventuais problemas de floração de algas, prováveis de ocorrer em ambientes lênticos, prever tomadas de água a diferentes profundidades.

     

    -> Para favorecer a captação de água de melhor qualidade em cursos d’água como córregos e rios, a tubulação de tomada  deve ser posicionada a distância de segurança acima do fundo do curso d’água, além de um valor abaixo do seu nível mínimo de água.

     

    -> A cobertura dos poços rasos deve ficar em cota superior à do terreno e superior também à cota da inundação (pelo menos 30 cm acima delas), para evitar infiltração de água superficial.

     

  • Quando o seu "bom senso" estiver alinhado com o gabarito correto das questões é sinal que está no caminho certo


ID
2421991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

Com relação ao processo de tratamento de água, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b.

     

    a) ERRADA. Não há adição de coagulante na filtração lenta. 

    c) ERRADA. Para o sucesso da floculação, a mistura da água deve ser lenta. 

    d) ERRADA. Taxa de aplicação superficial é parâmetro para ser usado em decantadores.

    e) ERRADA. Patógenos em formas de esporos e cistos são mais resistentes à desinfecção.

  • Complementando o comentario, para Determinação da Dosagem otima de coagulante no processo de coagulação é feito pelo JAR TEST (TESTE DE JARROS)

     

     

  • FILTRAÇÃO LENTA:

     

    -> A filtração lenta não leva coagulante e consiste num processo simples, barato e eficiente, mas com taxas de filtração baixa.

    -> É indicado para águas com pouca turbidez e quando não se requer velocidade de filtração.

     

    FLOCULAÇÃO:

     

    -> Durante a floculação, a agitação deve ser controlada para que não seja muito elevada, a fim de não romper os flocos já formados, nem muito baixa para não sedimentar os flocos no floculador. Uma agitação semelhante à calha Parshall é exagerada para essa etapa do tratamento.

     

    TAXA DE APLICAÇÃO SUPERFICIAL: É a relação entre a vazão, referida a determinada unidade da ETA, e a área de sua superfície útil.

     

    -> Sua aplicação se dá aos decantadores e em função da velocidade de sedimentação das partículas a serem removidas.

     

     

    CISTOS DE PROTOZOÁRIOS:

     

    -> Os cistos de protozoários são muito mais resistentes do que as bactérias, por isso, os tratamentos tradicionais não são muito eficientes.

     

    -> Para eles outros processos são mais eficientes, como, por exemplo, a ozonização.

     

     

    NBR 12216

     

    5.8 Mistura rápida

    5.8.1 Operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação, para o qual são destinadas as disposições seguintes.

     

    5.8.2 As condições ideais em termos de gradiente de velocidade, tempo de mistura e concentração da solução de coagulante devem ser determinadas preferencialmente através de ensaios de laboratório. Quando estes ensaios não podem ser realizados, deve ser observada a seguinte orientação:

     

    a) a dispersão de coagulantes metálicos hidrolisáveis deve ser feita a gradientes de velocidade compreendidos entre 700 s-1 e 10 s-1, em um tempo de mistura não superior a 5 s;

     

    b) a dispersão de polieletrólitos, como coagulantes primários ou auxiliares de coagulação, deve ser feita obedecendo às recomendações do fabricante.

     

    5.8.3 Constituem dispositivos de mistura:

     

    a)qualquer trecho ou seção de canal ou de canalização que produza perda de carga compatível com as condições desejadas, em termos de gradiente de velocidade e tempo de mistura;

     

    b)difusores que produzam jatos da solução de coagulante, aplicados no interior da água a ser tratada;

     

     

  • 5.10.3 A taxa de aplicação nos decantadores é determinada em função da velocidade de sedimentação das partículas que devem ser removidas pela relação:

  • Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PGE-PE Prova: CESPE - 2019 - PGE-PE - Analista Administrativo de Procuradoria - Engenharia

    O uso de cloro no processo de desinfecção da água garante elevada eficiência na inativação de eventuais bactérias e vírus presentes na água.

    Certo

    Errado


ID
2421994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

Acerca dos projetos de redes de esgotos sanitários, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Os coletores, interceptores e emissários são projetados para funcionar como condutos livres.

    Para todos os trechos da rede devem ser estimadas as vazões inicial e final (Qi e Qf).
    Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, recomenda-se como a menor valor de vazão 1,5 L/s em qualquer trecho, que corresponde ao pico instantâneo decorrente de descarga do vaso sanitário.

     

    b) Deve-se  realizar  sondagens  de  reconhecimento  para determinação da natureza do terreno e dos níveis do lençol freático.

     

    c)Terminal de limpeza (TL): Dispositivo que permite introdução de equipamentos de limpeza, localizado na cabeceira de qualquer coletor.
    - Caixa de passagem (CP): Câmara sem acesso localizada em pontos singulares por necessidade construtiva.

     

    d) O escoamento dos esgotos ocorre pela pressão atmosférica

     

    e)Traçado perpendicular: é indicado para cidades atravessadas ou circundadas por cursos de água e compõe-se de vários coletores-tronco independentes, com traçado mais ou menos perpendicular ao curso de água. Um interceptor marginal deverá receber esses coletores, levando os efluentes ao destino adequado. A conformação topográfica acarreta a existência de diversos coletores principais, aproximadamente perpendiculares ao interceptor.

     

    Traçado em leque: é próprio para terrenos acidentados. Os coletores troncos correm pelos fundos dos vales ou pela parte baixa das bacias e nele incidem os coletores secundários, com um traçado em forma de leque ou fazendo lembrar uma espinha de peixe.

     

    Traçado radial ou distrital: é característico de cidades planas. A cidade é dividida em distritos ou setores independentes; em cada um criam-se pontos baixos, para onde são dirigidos os esgotos. Dos pontos baixos, o esgoto é recalcado, ou para o distrito vizinho, ou para o destino final.

     

    fonte: Prof. Marcus Campiteli

  • DECORE ESSA PORR@@@


    Poço de visita (PV): Câmara visitável através de abertura existente em sua parte superior, destinada à execução de trabalhos de manutenção.


    Tubo de inspeção e limpeza (TIL): Dispositivo não visitável  que permite inspeção e introdução de equipamentos de limpeza.


    Terminal de limpeza (TL): Dispositivo que permite introdução de equipamentos de limpeza, localizado na cabeceira de qualquer coletor.


    Caixa de passagem (CP): Câmara sem acesso localizada em pontos singulares por necessidade construtiva.

     

     

    -> MENOR VAZÃO EM QUALQUER TRECHO

     

    5.1.1.1 Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de vazão 1,5 l/s em qualquer trecho.

     

    -> Os coletores, interceptores e emissários são projetados para funcionar como condutos livres.

     

     

    NBR 9649

    -> NÍVEL DO LENÇOL FREÁTICO

     

    4.1 Requisitos

    4.1.6 Sondagens de reconhecimento para determinação da natureza do terreno e dos níveis do lençol freático.

     

    -> TRAÇADO DAS REDES:

     

    Definida essa concepção geral do projeto, parte-se para o projeto dos coletores secundários. A princípio, todas as ruas deverão possuir coletores de esgotos. Com isso, o traçado de uma rede terá forma similar ao das vias públicas, em combinação com a topografia, geologia e hidrologia da área.

    O traçado, de acordo com a sua forma, classifica-se em: perpendicular, leque, interceptor, zonal ou distrital e radial.

     

    -> Traçado perpendicular:

    - é indicado para cidades atravessadas ou circundadas por cursos de água e compõe-se de vários coletores-tronco independentes, com traçado mais ou menos perpendicular ao curso de água.

    - Um interceptor marginal deverá receber esses coletores, levando os efluentes ao destino adequado. A conformação topográfica acarreta a existência de diversos coletores principais, aproximadamente perpendiculares ao interceptor.

     


    -> Traçado em leque:

    - é próprio para terrenos acidentados.

    Os coletores troncos correm pelos fundos dos vales ou pela parte baixa das bacias e nele incidem os coletores secundários, com um traçado em forma de leque ou fazendo lembrar uma espinha de peixe.

     


    -> Traçado radial ou distrital:

     

    é característico de cidades planas.

    - A cidade é dividida em distritos ou setores independentes; em cada um criam-se pontos baixos, para onde são dirigidos os esgotos. Dos pontos baixos, o esgoto é recalcado, ou para o distrito vizinho, ou para o destino final.

     

     

     


ID
2421997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Hidrologia

A respeito de saneamento urbano e rural, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Determinação do volume do tanque séptico de uma câmara:

    V = 1000 + N (C.T + K.Lf) (1)

    Em que:

    V = Volume útil, em litros

    N = Número de pessoas ou unidades de contribuição

    C = Contribuição de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x

    dia (Tabelado)

    T = Período de detenção, em dias (Tabelado)

    K = Taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco (Tabelado)

    Lf = Contribuição de lodo fresco, em litro/pessoa x dia (Tabelado)

    fonte: http://wiki.urca.br/dcc/lib/exe/fetch.php?media=roteiro_dimensionamento_fossa_sumidouro.pdf

     

    c) Alguns autores e , principalmente, agências internacionais de financiamento como o Banco Mundial têm sugerido muitas alternativas mais econômicas de projeto, entre as quais a fossa absorvente mostrada na Figura 10, que recebe diretamente os esgotos provenientes da privada provida de bacia sanitária selada hidraulicamente. Esses dispositivos, normalmente, requerem uma descarga de somente 1 a 3 litros ao invés das bacias convencionais que requerem entre 10 e 20 litros.

    fonte:http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER7.html

     

    d) Fossa Seca: é um compartimento feito no solo, utilizadas em lugares de poucos recursos financeiros. Uma característica fundamental da fossa seca é que ela não deve receber água de descargas, de banhos, de lavagem, de enxurrada ou mesmo água do solo quando o nível da água subterrânea for muito alto. Seus principais problemas durante o seu uso são a geração de odor e a proliferação de insetos, particularmente a mosca.

    fonte: http://www.higienbras.com.br/residencias.html

     

    A fossa séptica biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbica, com ausência de oxigênio, composta por no mínimo três caixas d’água de fibrocimento ou fibra de vidro em série, tubos e conexões de PVC, válvula de retenção e registros. Segundo os pesquisadores, para uma casa com até cinco pessoas o sistema deve contar com caixas de mil litros cada, podendo adicionar a quarta caixa para maior eficiência. O sistema foi dimensionado para que os dejetos depositados nas caixas fermentem por no mínimo 25 dias, período suficiente para uma completa biodigestão, e a produção do efluente pode ser utilizada como fertilizante de alta qualidade na agricultura, segundos os técnicos.

    A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares.

    fonte:http://www.funasa.gov.br/site/tecnicos-da-funasa-conhecem-fossa-septica-biodigestora-da-embrapa/

    http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-fazer/noticia/2013/12/como-fazer-fossa-septica-biodigestora.html

     

    e) acho que o erro está em não especificar o tipo de fossa, considerado que a água que a questão menciona séria o adubo liquido. (ler cometário do item d)

  • b) terrenos argilosos são mais impermeáveis que o arenosos o que desfavoreceria o sistema.

    Por exemplo, terrenos arenosos infiltram (60 a 90 l/m2 dia) mais água do que terrenos predominantemente argilosos (20 a 40 l/m2.d

     

    fonte:http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER7.html

  • NBR 7229 - Projeto, construção e operação de tanques sépticos

     

    O volume útil total do tanque séptico deve ser calculado pela fórmula:

     

    V = 1000 + N (CT + K Lf)

     

    Onde:

    V = volume útil, em litros

    N = número de pessoas ou unidades de contribuição

    C = contribuição de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1)

    T = período de detenção, em dias (ver Tabela 2)

    K = taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco (ver Tabela 3)

    Lf = contribuição de lodo fresco, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1)

     

    -> SUMIDOUROS:

    - Os sumidouros são poços escavados no chão e não impermeabilizados, que tem por finalidade orientar a infiltração da parte líquida do efluente no subsolo.

     

    - Assim, a eficiência de um sumidouro está diretamente ligada à taxa de infiltração do solo. Como a taxa de infiltração de um solo predominantemente argiloso é bem baixanão se recomenda a construção de sumidouros nesse solo.

     

    FOSSA ABSORVENTE:

     

    -> A fossa absorvente é um nome dado ao sumidouro

     

    Descarga de contribuição (ou vazão de contribuição):

    -> depende de das condições de produção do efluente, bem como a vazão absorvida depende das dimensões da estrutura e solo na qual ela foi executada. Assim, não há como determinar um número fixo de "descarga".

     

    FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA:

     

    - Uma fossa séptica biodigestora é uma unidade de tratamento de esgoto, na qual o efluente de entrada é o esgoto sanitário e há produção de biofertilizante como resultado do tratamento.

     

    - Esse produto final, por ser tratado, não possui cheiro desagradável, nem vermes ou insetos e uma grande vantagem dessa instalação é que ela não polui o lençol freático, visto que não há infiltração do dejeto no solo.

     

    - o produto resultante não é exatamente água, mas um líquido obtido após a fermentação do esgoto, sem patógenos e que pode ser, nesse caso, usado como fertilizante em hortas.

     

    - Se a fossa não for do tipo biodigestora a "água" que sai dela possui agentes patógenos, não poderá ser utilizada em hortas e deverá ser infiltrada em sumidouros.

     

     

     

     


ID
2422003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à avaliação de imóveis urbanos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) O laudo de avaliação pode ser apresentado nas seguintes modalidades:
    a) simplificado - contém de forma sucinta as informações necessárias ao seu entendimento;
    b) completo - contém todas as informações necessárias e suficientes para ser auto-explicável.

     

    c)11.2 O laudo simplificado deve incluir:

    h)  qualificação legal completa e assinatura do(s) profissional(is) responsável(is) pela avaliação;

     

    d) É imprescindível a vistoria do bem avaliando para registrar suas características físicas e outros aspectos relevantes à formação do seu valor.
    Quando não for possível o acesso ao interior do imóvel, o motivo deve ser justificado no laudo de avaliação.
    Nesse caso, a vistoria interna pode ser prescindida e a avaliação pode prosseguir com base em uma situação presumida, a partir de elementos que for possível obter, tais como:

     

    e)  Laudo de uso restrito: elaborado segundo condições pré-estabelecidas entre contratante e contratado, mas sem transgredir esta Norma e não tem validade para outros usos ou exibição para terceiros, fato que deve ser explicitado no laudo.
    a) Descrição interna;
    b) Vistoria externa de áreas comuns, de outras unidades do mesmo edifício, no caso de apartamentos, escritórios ou conjuntos habitacionais;
    c) Vistoria externa, no caso de unidades isoladas.

    A vistoria deve ser complementada com a investigação da vizinhança e da adequação do bem ao segmento de mercado com identificação de circunstâncias atípicas, valorizantes ou desvalorizantes.

    fonte: NORMA PARA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS IBAPE/SP: 2011

  • Gabarito Letra B.

    Conforme o comentário do colega Damião.


ID
2422006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere à aplicação dos métodos de avaliação de imóveis urbanos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) 8.2.1 Método comparativo direto de dados de mercado

    Identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

    c) 8.2.3 Método evolutivo

    Identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.

    8.3 Métodos para identificar o custo de um bem

    8.3.1 Método comparativo direto de custo

    Identifica o custo do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

    8.3.2 Método da quantificação de custo

    Identifica o custo do bem ou de suas partes por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir das quantidades de serviços e respectivos custos diretos e indiretos.

     

    d)8.2.2 Método involutivo

    Identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.

    8.2.4 Método da capitalização da renda

    Identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.

     

    e) 7.5 Escolha da metodologia: A metodologia escolhida deve ser compatível com a natureza do bem avaliando, a finalidade da avaliação e os dados de mercado disponíveis. Para a identificação do valor de mercado, sempre que possível preferir o método comparativo direto de dados de mercado, conforme definido em 8.3.1.

     

  • Idêntica ! Q875689


ID
2422021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em edital para a realização de licitação de uma obra pública cujo valor orçado pela administração tenha sido de R$ 500 mil, é permitido

Alternativas
Comentários
  • Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    I - registro ou inscrição na entidade profissional competente;

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

  • Comentando alternativa por alternativa, com base na Lei nº. 8.666/93:

     

    A) ERRADA. A modalidade convite somente pode ser utilizada para obras e serviços de engenharia cujo valor seja de até R$ 150.000,00:

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

    I - para obras e serviços de engenharia:   

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);      

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);  

     

    B) ERRADA. Quando estipulada garantia para PARTICIPAR de licitação, ela deve se limitar a 1% do valor estimado do objeto da contratação. No caso, a garantia que poderia ser exigida seria de R$ 5.000,00.

    Art. 31.  A documentação relativa à qualificação econômico-financeira limitar-se-á a:

    III - garantia, nas mesmas modalidades e critérios previstos no "caput" e § 1º do art. 56 desta Lei, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratação.

     

    C) ERRADA. Em tese, a proposta de 250 mil reais é inferior a 70% do valor orçado pela Administração e poderia ser desclassificada. Minha dúvida é se pode ter essa disposição no edital, na forma do artigo abaixo, ou se a banca baseou-se na letra fria da lei:

    Art. 48. Serão desclassificadas:

    II - propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexequiveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto do contrato, condições estas necessariamente especificadas no ato convocatório da licitação.

    § 1º  Para os efeitos do disposto no inciso II deste artigo consideram-se manifestamente inexequíveis, no caso de licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores

    a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor orçado pela administração, ou

    b) valor orçado pela administração.

     

    D) ERRADA. Não se pode exigir de empresa filiação a sindicato para participar de licitação - lembrar que sindicato e entidade profissional (CREA, OAB, CRM, p.ex.) não se confundem.

     

    E) CORRETA.

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a:

    II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

     

    Gabarito: alternativa E.

     

    Bons estudos! ;)

     

  •  a) adotar a modalidade de licitação carta convite.

    FALSO. Deveria adotar tomada de preços, pois o convite só pode ser utilizado até obras e serviços de engenharia até R$ 150.000,00.

    Art. 23.  As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo anterior serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação: I - para obras e serviços de engenharia:

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais);        (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

     

     b) exigir garantia contratual de R$ 100 mil.

    FALSO. A garantia contratual tem limite de 5%, portanto R$ 25.000,00

    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    § 2o  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo.

     

     c) prever a desclassificação de propostas cujos preços sejam inferiores a R$ 250 mil.

    FALSO. Deveriam ser inferiores a R$ 150 mil.

    Art. 48.  Serão desclassificadas: II - propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexeqüiveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto do contrato, condições estas necessariamente especificadas no ato convocatório da licitação.

    § 1º  Para os efeitos do disposto no inciso II deste artigo consideram-se manifestamente inexeqüíveis, no caso de licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor orçado pela administração, ou b) valor orçado pela administração.

     

     d) exigir que a licitante apresente registro no sindicato da indústria da construção.

    FALSO.  Não existe a referida previsão na Lei 8.666.

     

     e) exigir comprovante de aptidão para execução da obra mediante apresentação de atestados técnicos.

    CERTO

    Art. 30.  A documentação relativa à qualificação técnica limitar-se-á a: II - comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos;

  • Acredito que a alternativa c não está correta pelo seguinte:

    § 1º  ... manifestamente inexequíveis, ..., as propostas cujos valores sejam inferiores a 70%  do menor dos seguintes valores

    a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor orçado pela administração, ou

    b) valor orçado pela administração.

     

    Assim:

    Se houvesse por exemplo as propostas de 280.000, 510.000, 200.000 e 260.000, poderíamos calcular a média aritmética dos valores das propostas superiores a 50%, isto é: a média aritmética de 280.000, 510.000 e 260.000. O valor de 200.000 não será incluido no cálculo, pois é inferior a 50% do valor orçado pela administração.

    Nesse caso a média seria: (280.000 + 510.000 + 260.000) : 3 = 1.050.000 : 3 = 350.000

    Assim deverímos tomar o menor valor entre : 70% de 500.000 orçado pela adm e 70% de 350.000

    E nesse caso o menor valor será 70% de 350.000 = 245.000.

    Sendo assim não poderíamos prever que seriam desclassificadas as propostas menores que R$ 250.000,00.

  • Fiquei em dúvida se a garantia é de 1% ou 5%. Alguém sabe explicar a diferença?

  • Leandro,

     

    "§ 2o  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo.         (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 3o  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato. "

     

    Resumindo:

    Garantia normal: 5%

    Garantia obra de grande vulto/complexidade: 10%

  • Leandro,

    Garantia da proposta x garantia contratual

     

    Garantia da proposta:

    - Art. 31, III, Lei. n. 8.666/93

    - Limitada a 1% (um por cento) do valor estimado

    - Finalidade: afastar os denominados “aventureiros” e induzir a responsabilidade nos compromissos ajustados​

     

    Obs: não pode ser ajustada no PREGÃO

     

    Garantia contratual

    - Art. 56, §2º, da lei nº 8.666/93

    - Limite: 5% do valor do contrato (salvo, obras, serviços e fornecimentos de grande vulto + complexidade técnica + risco --> 10%)

    - Finalidade: assegurar o pleno cumprimento do contrato administrativo e representa cláusula exorbitante do contrato administrativo​

    - Somente será exigida do vencedor

     

    Obs.: cabível em qualquer modalidade, caso prevista no instrumento convocatório

     

     

    Fonte: http://www.olicitante.com.br/garantia-da-proposta-garantia-contratual/

  • Gabarito E.

     

    Com relação à alternativa C (para quem ficou em dúvida), vejam esta questão Q763901 e leiam o comentário do CW.

     

    Foi brilhante.

     

     

    ----

    "Quem tem um 'por quê', enfrenta qualquer como." 

  • a Eliza respondeu muito bem

     

  •  a) adotar a modalidade de licitação carta convite.

    Errado. Convite é até 150.000 para obra

     

     b) exigir garantia contratual de R$ 100 mil.

    Errado. Não pode exigir garantia contratual

     

     c) prever a desclassificação de propostas cujos preços sejam inferiores a R$ 250 mil.

    Errado. Adotar menor valor entre 70% x (média aritimética, excluindo preço inferior a 50%) e 70% x (do orçado pela Adm).

     

     d) exigir que a licitante apresente registro no sindicato da indústria da construção.

    Errado. Não há previsão legal.

     

     e) exigir comprovante de aptidão para execução da obra mediante apresentação de atestados técnicos

    Ok.

  • Cuidado, pessoal! Existe diferença entre:

     

    Garantia de proposta = 1%

     

    Garantia contratual:

    Regra = 5% (a questão não fez menção se era complexa, então o correto seria de 5%, ou seja, 25 mil). 

    Alta complexidade = 10%

  • Essa questão é meu calcanhar de Aquiles. Sei a resposta, mas sempre erro.

     

    Não me perguntem o porquê.

     

    :(

  • Calcular proposta inexequível:

    Primeiro pega-se o valor orçado pela Administração, como neste caso não se pode usar a outra regra, e considera inexequível preço inferior a 70% a ele, ou seja, 70% de 500.000= 350.000; logo propostas com preços inferiores a 350.000 serão consideradas inexequíveis.

    A outra regra considera inexequível preço inferior a 70% da média dos preços 50% maiores que o orçado pela administração:

    Suponhamos que houvesse cinco empresas interessadas na licitação, cujos preços seguem:

    A=450.000

    B=550.000

    C=245.000

    D=350.000

    E= 300.000

    Vou analisar em quais delas os preços propostos superam 50% do preço orçado pela administração

    50% de 500.000=250.000, logo todas com preços superiores a 250.000 serão aceitas para o cálculo

    Somo todas que tenham preços acima de 250.000

    450.000 + 550.000 + 350.000 + 300.000, e faço a média aritmética entre elas, logo 1.650.000 dividido por 4 = 412.500.

    Neste caso considera-se inexequível a proposta que seja inferior a 70% de 412.500, logo propostas com preços inferiores a 292.875 serão consideradas inexequíveis.

  • ERRO DA LETRA C - prever a desclassificação de propostas cujos preços sejam inferiores a R$ 250 mil.

     

    FALSO. Deveriam ser inferiores a R$ 150 mil.

     

    Art. 48.  Serão desclassificadas: 

     

    II - propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preços manifestamente inexeqüiveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto do contrato, condições estas necessariamente especificadas no ato convocatório da licitação.

    § 1º  Para os efeitos do disposto no inciso II deste artigo consideram-se manifestamente inexeqüíveis, no caso de licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores:

     

    a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinqüenta por cento) do valor orçado pela administração, ou 

     

    b) valor orçado pela administração

     

    Ou seja, 70% do valor orçado: 70% de 500k = 150k

  • Atualização de valores da Lei 8666

    Atualiza os valores das modalidades de licitação de que trata o art. 23 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 120 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993,

    DECRETA:

    Art. 1º Os valores estabelecidos nos , ficam atualizados nos seguintes termos:

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite - até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

    Art. 2º Este Decreto entra em vigor trinta dias após a data de sua publicação.

    Brasília, 18 de junho de 2018; 197º da Independência e 130º da República.

    MICHEL TEMER

    Esteves Pedro Colnago Junior

  • Desatualizada!
  • A partir das informações contidas no enunciado da questão, vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Errada. A modalidade convite somente pode ser utilizada para contratos de obras e serviços de engenharia até R$ 330.000,00 (art. 23, I, a, da Lei 8.666/93 - valores atualizados pelo Decreto 9.412/18)

    Alternativa "b": Errada. O art. 31, III, da Lei 8.666/93 aponta ser possível a exigência de garantia, nas mesmas modalidades e critérios previstos no art. 56, caput e § 1o, limitada a 1% do valor estimado do objeto da contratação. Ou seja, é possível cobrar garantia que será prestada pelo licitante em dinheiro, títulos da dívida pública, fiança bancária ou por meio de seguro-garantia.

    Alternativa "c": Errada. O art. 48 da Lei da Lei 8.666/93 determina que sejam, de plano, descartadas as propostas que desatendem os requisitos mínimos definidos no edital, bem como aquelas consideradas inexequíveis. O § 1º do mesmo artigo define que  consideram-se manifestamente inexequíveis, no caso de licitações de menor preço para obras e serviços de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinquenta por cento) do valor orçado pela administração, ou  b) valor orçado pela administração.  No caso, serão desclassificadas propostas com valores inferiores a R$ 150.000,00.
      
    Alternativa "d": Errada. A Lei 8.666/93 não traz nenhuma previsão nesse sentido.

    Alternativa "e": Correta. O art. 30, II, da Lei 8.666/93 indica que para a qualificação técnica poderá ser exigido comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, e indicação das instalações e do aparelhamento e do pessoal técnico adequados e disponíveis para a realização do objeto da licitação, bem como da qualificação de cada um dos membros da equipe técnica que se responsabilizará pelos trabalhos.

    Gabarito do Professor: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Estratégia Concursos

    a) o convite é a modalidade licitatória a ser utilizada para obras e serviços de engenharia até R$ 330 mil – ERRADA

    b) a garantia do contrato (art. 56, §2º) não poderia exceder 5% do valor do contrato (ou seja, R$ 25 mil) – ERRADA

    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

    [...]

    § 2  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3 deste artigo.

    c) propostas manifestamente inexequíveis são aquelas cujos valores sejam inferiores a 70% do menor dos seguintes valores:

    (i) média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% do valor orçado pela administração, ou

    (ii) valor orçado pela administração.

    A questão está ERRADA

    d) não há essa previsão na Lei 8.666/93 – ERRADA

    e) a comprovação de aptidão técnica, no caso das licitações pertinentes a obras e serviços, será feita por atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes (art. 30, § 1º) – CORRETA.  

  • Em edital para a realização de licitação de uma obra pública cujo valor orçado pela administração tenha sido de R$ 500 mil, é permitido exigir comprovante de aptidão para execução da obra mediante apresentação de atestados técnicos.


ID
2422024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Se a administração decidir licitar uma obra sem previsão de recursos orçamentários, o gestor público responsável pela decisão

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei nº. 8.666/93, somente pode ser realizada licitação quando houver previsão de recursos orçamentários para tanto:

     

    Art. 7º, § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

    § 3º  É vedado incluir no objeto da licitação a obtenção de recursos financeiros para sua execução, qualquer que seja a sua origem, exceto nos casos de empreendimentos executados e explorados sob o regime de concessão, nos termos da legislação específica.

     

    Gabarito: alternativa E.

     

    Bons estudos! ;)

  • Gabarito: E. Até porque o próprio processo licitatório acarreta custos. Se não houver crédito orçamentário para a própria licitação, nem a mesma pode ser realizada.

  • Se a administração decidir licitar uma obra sem previsão de recursos orçamentários, o gestor público responsável pela decisão

     

    e) não poderá licitar a obra enquanto não houver previsão de recursos orçamentários. GABARITO

     

    ___________________________________________________________________________________________________

    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993

    Art. 7o As licitações para a execução de obras e para a prestação de serviços obedecerão ao disposto neste artigo e, em particular, à seguinte sequência:

     

    § 2o As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

     

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

  • A questão, introduz-nos à marcar a letra B rsrs

  • Resposta: "E"

    Art. 14 da Lei nº. 8.666/90: "Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa."

  • A regra é clara...

  •  A Lei não exige a efetiva disponibilidade financeira (fato da Administração ter o recurso disponível ou liberado), mas, tão somente, que haja previsão destes recursos na lei orçamentária.

    Ótima questão.

  • Para licitar: precisa de apenas previsão de recursos orçamentários (tem que estar na lei orçamentária), porém não precisa de crédito orçamentário (o recurso em si);

     

    Para assinar o contrato: precisa da previsão do recurso orçamentário (logicamente) e também do crédito orçamentário!

  • CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO = Autorização

    RECURSO ORÇAMENTÁRIO = R$ R$ R$

     

    L8666

    Art. 7º § 2º As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    III - houver previsão de recursos orçamentários (R$ R$ R$) que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

     

    GAB. E

  • Não esquecer: SRP pode ser feito sem previsão de recurso orçamentário!

  • Para fins de completação ao estudos, segue um julgado do STJ REsp nº 1141021 / SP dispondo sobre a não necessidade de disponibilidade financeira, senão vejamos:

    ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. LICITAÇÃO. OBRA PÚBLICA. ART. 7º, §2º, INCISO III, DA LEI Nº 8.666/93. EXIGÊNCIA DE PREVISÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS. 1. Trata-se de discussão acerca da interpretação do disposto no art. 7º, §2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93: se há a exigência efetiva da disponibilidade dos recursos nos cofres públicos ou apenas a necessidade da previsão dos recursos orçamentários. 2. Nas razões recursais o recorrente sustenta que o art. 7º, §2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93 exige para a legalidade da licitação apenas a previsão de recursos orçamentários, exigência esta que foi plenamente cumprida. 3. O acórdão recorrido, ao se manifestar acerca do ponto ora discutido, decidiu que "inexistindo no erário os recursos para a contratação, violada se acha a regra prevista no art. 7º, §2º, III, da Lei 8.666/93" . 4. A Lei nº 8.666/93 exige para a realização da licitação a existência de "previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma", ou seja, a lei não exige a disponibilidade financeira (fato da administração ter o recurso disponível ou liberado), mas, tão somente, que haja previsão destes recursos na lei orçamentária. 5. Recurso especial provido.

  • O Art. 7º § 2º, III estabelece que as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.

    Ressalte-se que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a lei não exige a real disponibilidade financeira antes do início da licitação, mas tão somente a previsão de recursos orçamentários. Vejamos:

    ADMINISTRATIVO. RECURSO ESPECIAL. LICITAÇÃO. OBRA PÚBLICA. ART. 7º, § 2º, INCISO III, DA LEI Nº 8.666/93. EXIGÊNCIA DE PREVISÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS. 1. Trata-se de discussão acerca da interpretação do disposto no art. 7º, § 2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93: se há a exigência efetiva da disponibilidade dos recursos nos cofres públicos ou apenas a necessidade da previsão dos recursos orçamentários. 2. Nas razões recursais o recorrente sustenta que o art. 7º, § 2º, inciso III, da Lei nº 8.666/93 exige para a legalidade da licitação apenas a previsão de recursos orçamentários, exigência esta que foi plenamente cumprida. 3. O acórdão recorrido, ao se manifestar acerca do ponto ora discutido, decidiu que “inexistindo no erário os recursos para a contratação, violada se acha a regra prevista no art. 7º, § 2º, III, da Lei 8.666/93”. 4. A Lei nº 8.666/93 exige para a realização da licitação a existência de “previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma”, ou seja, a lei não exige a disponibilidade financeira (fato da administração ter o recurso disponível ou liberado), mas, tão somente,que haja previsão destes recursos na lei orçamentária. 5. Recurso especial provido” (REsp 1141021/SP, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 21/08/2012, DJe 30/08/2012).

    Gabarito do Professor: E



  • Se a administração decidir licitar uma obra sem previsão de recursos orçamentários, o gestor público responsável pela decisão não poderá licitar a obra enquanto não houver previsão de recursos orçamentários.


ID
2422039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um engenheiro foi designado pela administração para periciar uma edificação que apresentava fissuras em diversas lajes e vigas. Após o fim do trabalho, o profissional designado para essa atividade elaborou um documento, no qual constatou que houve falhas de projeto e execução, o que implicava risco de desabamento.
A respeito dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • 3.28 Defeitos
    Anomalias que podem causar danos efetivos ou representar
    ameaça potencial de afetar a saúde ou segurança
    do dono ou consumidor, decorrentes de falhas do
    projeto ou execução de um produto ou serviço, ou ainda
    de informação incorreta ou inadequada de sua utilização
    ou manutenção.

  •  a) CORRETA, Defeitos sao Anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial

     b) APENAS ENGENHEIRO CIVIL

     c) Segundo a norma 13.752, a ART é requisito essencial.

     d) Decrepitude é depreciação por USO E DESGASTE NORMAIS! Na questao ele diz que teve erro de projeto e execução.

     e) APENAS ENGENHEIRO CIVIL


ID
2422045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere à execução de tubulões a céu aberto e sem encamisamento, assinale a opção correta, de acordo com a NR-18, que trata de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    18.6.21 Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

     

    a) sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3metros;

    b) todas as medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, bem como plano de resgate e remoção em caso de acidente, modelo de check list a ser aplicado diariamente, modelo de programa de treinamento destinado aos envolvidos na atividade contendo as atividades operacionais, de resgate e noções de primeiros socorros, com carga horária mínima de 8 horas;

    c) as ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto devem ser registradas diariamente em livro próprio pelo engenheiro responsável;

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d'água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.

    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

  • 18.6.21 Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

    a) sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3m;

    b) todas as medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, bem como plano de resgate e remoção em caso de acidente, modelo de check list a ser aplicado diariamente, modelo de programa de treinamento destinado aos envolvidos na atividade contendo as atividades operacionais, de resgate e noções de primeiros socorros, com carga horária mínima de 8 h;

    c) as ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto devem ser registradas diariamente em livro próprio pelo engenheiro responsável;

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d'água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.

    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

  •  

    18.6.21. Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

     

    a) sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3 metros;

     

    b) todas as medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, bem como plano de resgate e remoção em caso de acidente, modelo de check list a ser aplicado diariamente, modelo de programa de treinamento destinado aos envolvidos na atividade contendo as atividades operacionais, de resgate e noções de primeiros socorros, com carga horária mínima de 8 horas;

     

    c) as ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto devem ser registradas diariamente em livro próprio pelo engenheiro responsável;

     

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

     

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

     

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d’água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.

     

    ++++ g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m. ++++ 

     

    ++++ h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação. ++++

  • tubulões a céu aberto e sem encamisamento, 

    a) Nesse caso, é dispensável a sondagem ou o estudo geotécnico local. - para profundidade superior a 3metros.

    b) As ocorrências devem ser registradas, ao final de toda a execução, pelo próprio encarregado do serviço. – diariamente pelo eng. responsável.

    c) Devem-se realizar aberturas simultâneas de bases tangentes. – é proibido

    d) Em nenhuma condição é permitida a escavação manual abaixo do nível d’água. – é permitido se o solo se manter estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no seu interior.

    e) Há limitação de diâmetro mínimo para a execução desse tipo de tubulão. – sim, o diâmetro mínimo é de 80cm, 70cm só com justificação técnica do eng.

  • ÍNTEGRA DA NR-18:

    8.6.21 Os tubulões a céu aberto devem ser encamisados, exceto quando houver projeto elaborado por profissional legalmente habilitado que dispense o encamisamento, devendo atender os seguintes requisitos:

    a) sondagem ou estudo geotécnico local, para profundidade superior a 3metros;

    b) todas as medidas de proteção coletiva e individual exigidas para a atividade devem estar descritas no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT, bem como plano de resgate e remoção em caso de acidente, modelo de check list a ser aplicado diariamente, modelo de programa de treinamento destinado aos envolvidos na atividade contendo as atividades operacionais, de resgate e noções de primeiros socorros, com carga horária mínima de 8 horas;

    c) as ocorrências e as atividades sequenciais das escavações dos tubulões a céu aberto devem ser registradas diariamente em livro próprio pelo engenheiro responsável;

    d) é proibido o trabalho simultâneo em bases alargadas em tubulões adjacentes, sejam estes trabalhos de escavação e/ou de concretagem;

    e) é proibida a abertura simultânea de bases tangentes.

    f) a escavação manual só pode ser executada acima do nível d'água ou abaixo dele nos casos em que o solo se mantenha estável, sem risco de desmoronamento, e seja possível controlar a água no interior do tubulão.

    g) o diâmetro mínimo para escavação de tubulão a céu aberto é de 0,80m.

    h) o diâmetro de 0,70m somente poderá ser utilizado com justificativa técnica do Engenheiro responsável pela fundação.

    @ocivilengenheiro


ID
2422051
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considerando a operação de máquinas que exponham pessoas a riscos, assinale a opção correta, de acordo com a NR-18, que trata de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    18.22.12 Nas operações com equipamentos pesados, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança:

    g) é proibido manter sustentação de equipamentos e máquinas somente pelos cilindros hidráulicos, quando em manutenção;

     

    18.22.7 As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que:

    a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho;

    c) possa ser desligado em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;

     

    18.22.1 A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá.

    18.22.5 O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação.

     

     

  • a) Para fins de manutenção, os equipamentos pesados podem ser mantidos em sustentação somente por cilindros hidráulicos. ERRADO

    NR18 - 18.22.12 Nas operações com equipamentos pesados, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança: g) é proibido manter sustentação de equipamentos e máquinas somente pelos cilindros hidráulicos, quando em manutenção;
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    b) As máquinas devem possuir um sistema de desligamento de emergência que seja acionado somente pelo operador. ERRADO

    NR18 - 18.22.7 As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que: a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho; c) possa ser desligado em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    c) Deve-se permitir que o acionamento e desligamento dessas máquinas sejam realizados por terceiros, fora da posição de trabalho do operador. ERRADO

    NR18 - 18.22.1 A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    d) Equipamentos pesados que operem em marcha a ré devem possuir sistema de alarme sonoro. GABARITO

    NR18 - 18.22.12 Nas operações com equipamentos pesados, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança: d) os equipamentos que operam em marcha a ré devem possuir alarme sonoro acoplado ao sistema de câmbio e retrovisores em bom estado;
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    e) Máquina com motor a combustão pode ser operada apenas por profissional qualificado, mas o seu abastecimento pode ser realizado por qualquer profissional do canteiro de obra. ERRADO

    NR18 - 18.22.5 O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação.
     

  • a) Para fins de manutenção, os equipamentos pesados podem ser mantidos em sustentação somente por cilindros hidráulicos. ( NÃO PODEM SER MANTIDOS DURANTE A MANUTENÇÃO SUSPENSOS SOMENTE POR CILINDROS HIDRÁULICOS ).

     

    b) As máquinas devem possuir um sistema de desligamento de emergência que seja acionado somente pelo operador. ( EM CASO DE EMERGÊNCIA COITADO DESSE TRABALHADOR VAI MORRER LA, AS MÁQUINAS DEVEM PODER SER DELIGADOS EM CASO DE EMERGÊNCIA POR OUTRA PESSOA QUE NÃO SEJA O OPERADOR). 

     

    c) Deve-se permitir que o acionamento e desligamento dessas máquinas sejam realizados por terceiros, fora da posição de trabalho do operador. ( PERMITIR O ACESSO AO LIGAMENTO E DESLIGAMENTO DE EQUIPAMENTOS POR QUALQUER UM TAMBÉM É PERGIGOSO) O ACIONAMENTO E O DESLIGAMENTO DEVE SER FEITO PELO OPERADOR DO SEU POSTO DE TRABALHO. 

     

    d) Equipamentos pesados que operem em marcha a ré devem possuir sistema de alarme sonoro. ( CORRETO DE ACORDO COM A NR 18). 

     

    e) Máquina com motor a combustão pode ser operada apenas por profissional qualificado, mas o seu abastecimento pode ser realizado por qualquer profissional do canteiro de obra. ( TANTO A OPERAÇÃO QUANTO O ABASTECIMENTO DE MÁQUINAS COM MOTOR DE EXPLOSÃO FEITAS POR PROFISSIONAL QUALIFICADO E EM LOCAIS APOROPRIADOS. E UTILIZANDO TÉCNICAS QUE GARANTAM A SEGURANÇA DA OPERAÇÃO). 

  • 18.22 Máquinas, equipamentos e ferramentas diversas

     

    18.22.1 A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá.

     

    18.22.5 O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação.

     

    +++++ 18.22.7 As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que: ++++

     

    a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho;

     

    b) não se localize na zona perigosa da máquina ou do equipamento;

     

    c) possa ser desligado em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;

     

    d) não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;

     

    e) não acarrete riscos adicionais.

     

    18.22.8 Toda máquina deve possuir dispositivo de bloqueio para impedir seu acionamento por pessoa não autorizada.

     

    18.22.12 Nas operações com equipamentos pesados, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança:

     

    a) para encher/esvaziar pneus, não se posicionar de frente para eles, mas atrás da banda de rodagem, usando uma conexão de autofixação para encher o pneu. O enchimento só deve ser feito por trabalhadores qualificados, de modo gradativo e com medições sucessivas da pressão;

     

    b) em caso de superaquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, prevenindo-se de possíveis explosões ou incêndios;

     

    c) antes de iniciar a movimentação ou dar partida no motor, é preciso certificar-se de que não há ninguém trabalhando sobre, debaixo ou perto dos mesmos;

     

    d) os equipamentos que operam em marcha a ré devem possuir alarme sonoro acoplado ao sistema de câmbio e retrovisores em bom estado;

     

    e) o transporte de acessórios e materiais por içamento deve ser feito o mais próximo possível do piso, tomando-se as devidas precauções de isolamento da área de circulação, transporte de materiais e de pessoas;

     

    f) as máquinas não devem ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade;

     

    g) é proibido manter sustentação de equipamentos e máquinas somente pelos cilindros hidráulicos, quando em manutenção;

     

    h) devem ser tomadas precauções especiais quando da movimentação de máquinas e equipamentos próximos a redes elétricas.

  • ÍNTEGRA DA NR-18:

    ALTERNATIVA A e D

    18.22.12 Nas operações com equipamentos pesados, devem ser observadas as seguintes medidas de segurança:

    a) para encher/esvaziar pneus, não se posicionar de frente para eles, mas atrás da banda de rodagem, usando uma conexão de autofixação para encher o pneu. O enchimento só deve ser feito por trabalhadores qualificados, de modo gradativo e com medições sucessivas da pressão;

    b) em caso de superaquecimento de pneus e sistema de freio, devem ser tomadas precauções especiais, prevenindo-se de possíveis explosões ou incêndios;

    c) antes de iniciar a movimentação ou dar partida no motor, é preciso certificar-se de que não há ninguém trabalhando sobre, debaixo ou perto dos mesmos;

    d) os equipamentos que operam em marcha a ré devem possuir alarme sonoro acoplado ao sistema de câmbio e retrovisores em bom estado;

    e) o transporte de acessórios e materiais por içamento deve ser feito o mais próximo possível do piso, tomando-se as

    devidas precauções de isolamento da área de circulação, transporte de materiais e de pessoas;

    f) as máquinas não devem ser operadas em posição que comprometa sua estabilidade;

    g) é proibido manter sustentação de equipamentos e máquinas somente pelos cilindros hidráulicos, quando em manutenção;

    h) devem ser tomadas precauções especiais quando da movimentação de máquinas e equipamentos próximos a

    redes elétricas.

    ALTERNATIVA B e C

    18.22.7 As máquinas e os equipamentos devem ter dispositivo de acionamento e parada localizado de modo que:

    a) seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho;

    b) não se localize na zona perigosa da máquina ou do equipamento;

    c) possa ser DESLIGADO em caso de emergência por outra pessoa que não seja o operador;

    d) não possa ser acionado ou desligado, involuntariamente, pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;

    e) não acarrete riscos adicionais.

    ALTERNATIVA E

    18.22.1 A operação de máquinas e equipamentos que exponham o operador ou terceiros a riscos só pode ser feita por trabalhador QUALIFICADO E IDENTIFICADO por crachá.

    18.22.5 O abastecimento de máquinas e equipamentos com motor a explosão deve ser realizado por trabalhador qualificado, em local apropriado, utilizando-se de técnicas e equipamentos que garantam a segurança da operação.

    @ocivilengenheiro


ID
2422060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração do orçamento de uma obra pública, os encargos financeiros são custos oriundos de

Alternativas
Comentários
  • Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, CFC nº 1142 de 21/11/2008:

     

    "Encargos financeiros são a soma das despesas financeiras, dos custos de transação, prêmios, descontos, ágios, deságios e assemelhados. a qual representa a diferença entre os valores recebidos e os valores pagos (ou a pagar) a terceiros."

     

    diferença entre os valores recebidos e os valores pagos = defasagem entre receitas e despesas previstas.

     

    LETRA A.

  • Se se despende mais recursos do que se aufere receitas, então há uma defasagem entre as despesas e as receitas previstas (se paga mais do que se arrecada), e isso gera encargos financeiros.

     

    GABARITO: A

  • "Despesas previstas", alguém explique por favor. É foda mesmo viu!

  • Oh louco bicho
  • Pensei Assim:

    Encargos financeiros é o nome bunitinho que vamos dar para uma conta que não fecha e a culpa  não é de ninguém.

    Aí procurei nas alternativas uma opção que ninguém tem culpa. Defasagem caia bem, simplismente o tempo que causou. É besta mas acertei.

  • Precisaria só conhecer um pouco de economia e finanças pra matar essa questão. No Balanço Patrimonial os Encargos Financeiros dizem respeito a despesas de capital, o famoso juros.

  • Marcos Teles,Despesa é algo previsto, que administração sabe que deve assumir as despesas de funcionários, alugueis ou seja a máquina pública. Já Receita é algo que prevê X de valor.  

  • Entendi que encargos financeiros é um outro nome para juros e multas, daí o que causa juros e multas é gastar antes de receber.

    Acho que é isso...

  • Daniel Valdecir Folador, entendi o questionamento do Marcos Teles, é que as despesas são fixadas e as receitas previstas, na alternativa A a banca indicou que as duas foram previstas. Em outras questões a própria banca daria como errada a alternativa. Isso é uma loteria...

  • o detalhe é despesa não é prevista e sim fixada....

  • Se há defasagem entre a receita prevista (quanto eu imaginei que arrecadaria) e a despesa (quanto tenho que gastar agora) - a conta não fecha - só me resta fazer empréstimo e pagar juros provenientes desse empréstimo. Juros estes que chamo de encargos financeiros.

    Os encargos financeiros são aqueles cobrados em serviços oferecidos por instituições financeiras. Alguns exemplos são as taxas de juros e atrasos de um empréstimo ou faturas de cartões de crédito. Fonte: https://www.konkero.com.br/financas-pessoais/economizar/encargo-o-que-e-e-o-que-significa

    Resposta: Letra A

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos encargos financeiros na elaboração do orçamento de uma obra pública.

    As chamadas despesas financeiras são gastos relacionados à perda monetária decorrente da defasagem entre a data do efetivo desembolso e a data da receita correspondente.

    No caso específico de uma obra pública, com o não-recebimento imediato dos gastos para construção, o contratado precisa lançar mão de recursos próprios para executar etapas que só serão pagas quando concluídas, o que gera despesas de investimento de capital. Para que esse capital de giro possa ser remunerado, é instituída a despesa financeira.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2422069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Determinado servidor foi designado fiscal técnico da construção de um edifício público. Para exercer essa atribuição, ele

Alternativas
Comentários
  • A fiscalização está entre uma das atividades e atribuições dos engenheiros. Os cargos e funções públicas que exijam conhecimentos de engenharia, arquitetura e agronomia somente poderão ser exercidos por profissionais habilitados. Portando umas das exigências para se ocupar esse cargo é possuir o registro no CREA do estado onde for realizado tal obra ou serviço,

  • RESOLUÇÃO CONFEA Nº 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973

    ART 1º Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às

    diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível

    médio, ficam designadas as seguintes atividades:

    Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;

  • GABA e)

    Art. 6º Exerce ilegalmente a profissão de engenheiro, arquiteto ou engenheiro-agrônomo:

    a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços público ou privado reservados aos profissionais de que trata esta lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

  • EXISTE O FISCAL A OBRA, SER CONSTIUÍDO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA CORRESPONDENTE, E O FISCAL DO CONTRATO (CONTRATOS ADMINISTRATIVO), NÃO PRECISA SER UM PROFISSIONAL APESAR QUE O TCU EXIGE QUE SEJA MAS DE MODO GERAL SÃO SERVIDOR E MUITAS VEZES NÃO SÃO ENGENHEIROS...

    O FISCAL DA OBRA DEVE TER ART (ANOTAÇÃO DE RESPONABILIDQDE TÉCNICA) DE FISCALIZAÇÃO E NÃO APENAS REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE... NA MINHA OPINIÇAO QUESTÃO ERRADA...