SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2012 - TJ-RO - Analista Judiciário - Revisor Redacional


ID
825730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O recrutamento de colonos para povoar regiões consideradas estratégicas por Portugal em sua colônia americana foi uma das medidas políticas empreendidas pelo Marquês de Pombal, por meio de uma política colonial claramente mercantilista, com o objetivo de fortalecer o poder da realeza e reduzir históricos privilégios concedidos a comerciantes ingleses.

Nesse sentido, a decisão tomada pelo governo de Lisboa de enviar colonos provenientes dos Açores e de Mazagão, no norte da África, para a região Norte brasileira foi motivada

Alternativas
Comentários

  • e)

    pela urgente necessidade de povoar o Norte do Brasil, uma vez que, em face da crescente pressão exercida por Inglaterra, França e Holanda, era preciso integrar a área às demais regiões da colônia.

    mentário...

  • Gabarito - E

    O território atual do Brasil é quase três vezes maior que aquele delimitado pelo Tratado de Tordesilhas. O pequeno reino português conseguiu um feito memorável de, em menos de três séculos, expandir territorialmente a colônia brasileira pela maior parte da América do Sul. Nesta expansão territorial tratavase de ocupar, de povoar e de controlar os territórios penetrados. Para isto, Portugal enviava colonos às frentes de expansão, seja no norte, oeste ou sul do Brasil.

    Estratégia.


ID
827347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Os dois primeiros séculos de colonização no Brasil foram marcados pela ocupação da faixa litorânea, sobretudo da nordestina, em decorrência da importância da agroindústria açucareira nesse período. Formalmente, o Tratado de Tordesilhas definia como pertencentes à Espanha as terras situadas na porção centro-oeste do território brasileiro, sendo a exploração de riquezas minerais no século XVIII e a escravização de indígenas fatores decisivos para a penetração de desbravadores nessa área.

Considerando-se o fragmento de texto acima, é correto afirmar que a decisão geopolítica tomada pela metrópole portuguesa que estimulou a implantação dos primeiros núcleos coloniais no atual território de Rondônia na segunda metade do século XVIII foi a

Alternativas
Comentários
  • b)

    construção do Forte Príncipe da Beira às margens do rio Guaporé.

    : mrques de pombal


ID
827350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do território federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, foi uma decisão tomada em um contexto histórico decisivo para a definição política,social e econômica do Brasil. Enquanto, em âmbito  internacional, vigia um confronto bélico de inédita dimensão, no Brasil vigorava um regime que pretendia,entre outras medidas de impacto, efetivar a incorporação do Norte e do Centro-Oeste ao processo de desenvolvimento nacional.

Assinale a opção em que é apresentado o contexto histórico a que se refere o fragmento de texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Em 1943, ocorreu a criação do Território Federal do Guaporé (Rondônia) e do Território de Rio Branco (Roraima), durante o "estado novo" de getúlio vargas, do movimento varguista chamado “Marcha para o Oeste”.

    bons estudos

  • GAB: A

    • O T.F.G. foi criado em 1943 durante o governo Vargas.
    • O primeiro governador foi Aluísio Ferreira
    • O T.F.G. mudou de nome em 1956 onde passou a ser chamado de T.F. de Rondônia.

ID
827353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A partir dos anos 60-70 do século passado, o desenvolvimento econômico de Rondônia, região até então dependente quase exclusivamente do extrativismo, seja da borracha, seja da castanha, passou por um processo de aceleração. Entre os aspectos que melhor explicam esse processo de desenvolvimento é possível destacar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A) Apesar de ter sido objeto de políticas públicas do Estado, a condução de pequenos empreendimentos agropecuários em Rondônia nao ficou em domínio absoluto ao poder público, já que essas políticas nao foram um impedimento para que houvesse concentração fundiária, que expulsou os pequenos agricultores das melhores terras (Houve zonas de tensão).


    B) O ciclo do ouro no vale do madera: cachoeira de Santo Antônio até a cachoeira de Ribeirão, caracterizou pela expansao demográfica.

    C) Durante a construção da BR364 houve um grande fluxo migratório em Rondônia, que proporcionou um desequilíbrio demográfico da região.

    D) CERTO: PIC-Projeto Integrado de Colonização, PAD-Projeto de Assentamento Dirigido e PA- Projeto de Assentamento, projetos oficiais implantados pelo INCRA nas décadas de 70 e 80 do século XX, o que ocasionou o ciclo agropecuãrio em Rondônia e a formação da maioria das cidades do estado de Rondônia

    E) As ferrovias deixaram de ser prioridade para darem lugar ao transporte rodoviário.

    bons estudos


ID
827356
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Após o intenso desenvolvimento ocorrido entre as décadas de 60 e 70 do século passado, sucederam-se sérios problemas no Estado de Rondônia — tais como a redução dos investimentos federais na década de 80 do século passado —, os quais se materializaram no esgotamento prematuro das terras mais  apropriadas às atividades agropastoris e na devastação florestal. A fim de conter o desflorestamento, uma das medidas tomadas foi a criação, em 2001, de um corredor ecológico binacional na fronteira desse território com a Bolívia, mediante a utilização de financiamento do Banco Mundial.

Considerando-se as informações acima, é correto afirmar que a finalidade essencial da construção do corredor ecológico binacional é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D
     

    Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade é o nome dado à faixa de vegetação que pode ter, por objetivo, ligar grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação[1] separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira etc.), possibilitando o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes.
     

    Os Corredores Ecológicos visam a mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas, promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes, aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamentos de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_ecol%C3%B3gico
    bons estudos


ID
827359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    Rondônia apresenta um relevo suavemente ondulado, em que mais de 90% do território tem altitude entre 100 m e 600 m,sendo constituída de uma rica hidrografia, cujos principais rios são Madeira, Ji-Paraná, Guaporé e Mamoré. O índice de urbanização do Estado, por sua vez, é bem próximo da média nacional.

Considerando as informações acima e o atual cenário geográfico de Rondônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B) Correta

    a) Além da Bolívia, todos os limites fronteiriços de Rondônia localizam-se na Região Norte. (Errado, pois faz fronteira com Mato Grosso, que não faz parte da Região Norte.)

    c) O clima caracteriza-se majoritariamente como temperado, sendo a estação seca marcada e de longa duração. (O certo seria equatorial.)

     d) Todos os rios do estado compõem a bacia do Mamoré- Guaporé. (Errado, o Jamari não faz parte.)

     e) Mais de 70% da superfície de Rondônia é recoberta por cerrado. (Errado, é justamente a menor parte do estado.)

  • Porto Velho foi criado em 1914 e Guajará-Mirim em 1929, sendo esses os dois municípios mais velhos. Outros 5 municípios (Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal) foram criados devido ao aumento do fluxo migratório em 1977.


ID
827362
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

     Longe do centro principal da vida da Colônia, o Norte do Brasil viveu existência muito diversa do Nordeste. A colonização ocorreu aí lentamente, a integração econômica com o mercado europeu foi precária até fins do século XVIII, e predominou o trabalho compulsório indígena. Até 1612, quando os franceses estabeleceram-se no Maranhão, fundando São Luís, os portugueses não tinham demonstrado maior interesse por se instalar na região. 


Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 90 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os processos de exploração, conquista, ocupação e colonização da Amazônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra (C).

    a) Embora em menor escala que na agroindústria açucareira nordestina, a escravidão africana rivalizou em importância com a indígena no Norte do Brasil colonial.

    Não há que se falar em escravidão africada no Norte neste período cobrado pela questão (1612), já que houve tão somente a escravização indígena no cultivo das drogas do sertão. O escravo negro foi trago apenas no século XVII para realizar serviços braçais de cunho mais árduos do que o simples cultivo de drogas.

    b) A fundação de Belém consistiu em uma reação de Portugal à presença holandesa no litoral brasileiro e assegurou o domínio português sobre a região amazônica.

    A fundação de Belém foi uma estratégia de Portugal a fim de assegurar aquela região, mas o objetivo primário foi a fundação do povoado Feliz Lusitânia, bem como a construção do Forte do Presépio, e não da dominação da região amazônica como um todo como a assertiva nos traz.

    c) No século XVII, Pedro Teixeira empreendeu uma longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, a qual culminou com sua chegada ao P3ru.

    Correto. Pedro Teixeira foi um bandeira responsável pela missão de mostrar a viabilidade de alcançar os mercados pacíficos via a hidrovia amazônica, na qual, alcançou até os Andes no P3ru.

    Obs.: Acreditem ou não, o Qconcursos censura a palavra "P3ru". ¯\_(ツ)_/¯

    d) O dinamismo da economia da região Norte no período colonial pode ser constatado pela grande circulação de moeda nessa região.

    Questão completamente sem sentido, o contexto histórico apresentado pela questão ocorria no início do Século XVII, então não há que se falar em circulação de moeda corrente nessa região.

    e) A decisão portuguesa de dominar a Amazônia foi motivada pelo temor de que a Espanha dominasse, de fato, as áreas que lhe pertenciam, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.

    Portugal de fato visava a assegurar as áreas que lhe pertenciam, mas em outro momento histórico e não de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Essa preocupação de Portugal surgiu apenas em 1750 por meio do Tratado de Madri, em um momento que os portugueses objetivavam assegurar suas terras após a descoberta do ouro no Vale do Guaporé.

  • A expedição chegou à QUITO - EQUADOR

  • Pedro Teixeira partiu de Gurupá (PA) e alcançou Quito em outubro de 1638.

  • Expedição de Pedro Teixeira ocorreu em 27 de outubro de 1637, partindo de Cametá subindo o rio Amazonas, não Gurupá como mencionado aqui. Só pra ajudar na formulação da sua resposta e outros colegas não marcarem errado. TMJ PMAM/ PCAM

  • Em 1637, foi a vez do explorador português Pedro Teixeira realizar uma importante viagem ao longo do rio Amazonas.

    O Estado do Maranhão e Grão-Pará fora criado em 1621 pelos portugueses. Em 1637 era governado pelo comandante-mor Jácomo Raimundo de Noronha que, na época, decidiu enviar uma expedição ao rio Amazonas com cerca de 2 mil pessoas, a maioria indígenas. Essa expedição – com o objetivo de firmar uma fronteira entre o Grão-Pará e o território que incluía o Peru, Equador, Colômbia e Brasil – partiria de Cametá, no Pará, até Quito. Pedro Teixeira foi escolhido para comandá-la. Ele também foi instruído a verificar locais para a construção de fortes, manter a disciplina dos seus homens e tratar de forma amistosa os índios. O jesuíta Cristóbal de Alcuña foi o relator da viagem de volta de Pedro Teixeira. Assim, ao fim dessa longa viagem de exploração pelo rio Amazonas, Pedro Teixeira chegou ao Peru.

    Resposta: C


ID
827368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Redes de computadores modernas utilizam a pilha de protocolos TCP/IP para acesso à Internet. Assinale a opção em que os protocolos apresentados são todos da camada de aplicação do TCP/IP.

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Sabendo que TCP e UDP são da camada de transporte, e SNMP é para troca de mensagens entre servidores, 'sobrou' a letra C como resposta.

  • Alguns exemplos de protocolos usados em cada camada:

    1) Aplicação: interface com o usuário. HTTP, SMTP, FTP, IMAP..
    2) Transporte: conecta aplicações em diferentes computadores. TCP, UDP..
    3) Rede: leva dados da rede de origem à rede de destino. IP, ARP, ICMP..
    4) Enlace: transmitem pelo meio físico. ISO, IEEE, ANSI...
  • Quanto ao IP da letra 'e" pertence a qual camada ?? Camada Rede ?

  • Nome  da Camada e algumas Observações :

    Aplicação:  Nessa camada estão os protocolos de nível mais ALTO (mais próximos  do  usuário,  aqueles  que  realizam  tarefas diretamente  em  contato  com  os  usuários).  Dentre  eles citam-se:  HTTP,  SMTP,  FTP,  RTP,  Telnet,  SIP,  RDP,  IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS,... 

    Transporte:  Oferece suporte à comunicação entre diversos dispositivos e redes distintas.  Essa camada possui a mesma função que a camada  correspondente  do  Modelo  OSI,  sendo  responsável pela  comunicação  fim-a-fim  entre  as  máquinas envolvidas. Principais  protocolos  da  Camada  de  Transporte:  o  TCP,  o UDP, o SCTP etc. 

    Internet (ou Rede): Determina o melhor caminho através da rede. Apresenta  os  protocolos  responsáveis  pelo  endereçamento dos  pacotes.  Nessa  camada  são  determinadas  as  rotas  que os  pacotes  deverão  seguir  para  chegar  ao  destino.  Dentre os  principais  protocolos  desta  camada  merecem  destaque: IP(IPv4, IPv6) , ARP, RARP, ICMP, RIP, OSPF, IPSec... 

    Acesso  à Rede: Essa  camada  corresponde  às  Camadas  de  Enlace  (Vínculo) de  Dados  e  à  Camada  Física  do  Modelo  OSI.  Controla  os dispositivos de hardware e meio físico que compõem a rede.


    Fonte: Lênin - Estratégia Concursos.

  • Nessa camada estão os protocolos de nível mais ALTO (mais

    próximos do usuário, aqueles que realizam tarefas

    diretamente em contato com os usuários). Dentre eles

    citam-se: HTTP, SMTP, FTP, RTP, Telnet, SIP, RDP, IRC,

    SNMP, NNTP, POP3, IMAP, DNS,...

    GAB:C

  • A camada de aplicação é a mais próxima do usuário final. Contém os protocolos e as funções que as aplicações dos usuários necessitam para executar tarefas de comunicação. (enviar e-mail, acessar páginas, transferir arquivos, entre outros)

  • "Noções de informática"

  • TCP e UDP são da camada de transporte;

    IP é da camada de rede; 

    SMTP e IMAP são da camada de aplicação, assim como os protocolo: HTTP, POP3, SSH, DNS, FTP

  • Os protocolos da familia TCP/IP são:

    CAMADA DE REDE:

    IP - ARP

    RARP - ICMP

    OSPF- RIP

    CAMADA DE TRANSPORTE: 

    TCP - UDP

    CAMADA DE APLICAçÃO

    POP - IMAP - SMTP 

    HTTP - HTTPS 

    FTP - TELNET

    IRC - NNTP

    DNS - DHCP 

     

  • TCP e UDP é só verificar o formato das primeiras letras, que lembram o formato de transporte na rede T (dual) ou U (wireless-direta)

  • Camada de Aplicação

    BGP

    DHCP

    DNS

    FTP

    HTTP

    IMAP

    LDAP

    MGCP

    NNTP

    NTP

    POP

    ONC/RPC

    RTP

    RTSP

    RIP

    SIP

    SMTP

    SNMP

    SSH

    Telnet

    TLS/SSL

    XMPP

    outros...

  • a) TRANSPORTE e APLICAÇÃO

    b) TRANSPORTE e APLICAÇÃO

    c) APLICAÇÃO e APLICAÇÃO (CORRETA)

    d) TRANSPORTE e APLICAÇÃO

    e) REDE e APLICAÇÃO

  • Modelo TCP/IP - Protocolos comuns

    Camada de Aplicação: BGP, DHCP, DNS, FTP, HTTP, IMAP, LDAP, MGCP, NNTP, NTP, POP, ONC, RFC, RTP, RTSP, RIP, SIP, SMTP, SNMP, SSH, TELNET, TLS, SSL, XMPP...

    Camada de Transporte: TCP, UDP, DCCP, SCTP, RSVP...

    Camada de Rede: OSPF, IP, ICMP, ICMPV6, ECN, IGMP, IPSEC...

    Camada de Enlace: NDP, ARP, PPP, MAC, DSL, FDDI...

  • A camada de aplicação é um termo utilizado em redes de computadores para designar uma camada de abstração que engloba protocolos que realizam a comunicação fim-a-fim entre aplicações. No modelo OSI, é a sétima camada. É responsável por prover serviços para aplicações de modo a separar a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores. Também é a camada número cinco do modelo TCP/IP (podendo ser a número quatro dependendo do autor) que engloba também as camadas de apresentação e sessão no Modelo OSI.

    .

    Dentre os protocolos da camada de aplicação - de alto nível -estão: HTTP, RTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS.

    GAB: C

  •  Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática

    Letra C.

    Sabendo que TCP e UDP são da camada de transporte, e SNMP é para troca de mensagens entre servidores, 'sobrou' a letra C como resposta.

  • Imap (recebe) SMTP (envia)

  • C

    IMAP e SMTP

  • Minha contribuição.

    TCP/IP => Conjunto de camadas e protocolos para conectar várias redes diferentes de maneira uniforme.

    TCP/IP (EITA)

    APLICAÇÃO

    TRANSPORTE

    INTERNET

    ENLACE

    Abraço!!!

  • Os protocolos da familia TCP/IP são:

    CAMADA DE REDE:

    IP - ARP

    RARP - ICMP

    OSPF- RIP

    CAMADA DE TRANSPORTE: 

    TCP - UDP

    CAMADA DE APLICAçÃO

    POP - IMAP - SMTP 

    HTTP - HTTPS 

    FTP - TELNET

    IRC - NNTP

    DNS - DHCP 

  • Protocolos da Camada de Rede (responsável por endereçar os pacotes para o computador de destino, além de determinar qual é a melhor rota para realizar a entrega)

    IP

    ICMP

    ARP

    Protocolos da Camada de Transporte (responsável por organizar os dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros)

    TCP

    UDP

    Protocolos da Camada de Aplicação (responsável por estabelecer a comunicação entre aplicações, funciona como um portal ou uma janela em que os processos de aplicações podem acessar os serviços de rede)

    SMTP

    POP3

    IMAP

    DHCP

    DNS

    HTTP

    HTTPS

    FTP

    TELNET

    SSH

    IRC

    SNMP

  • Protocolos da camada de aplicação na Arquitetura TCP/IP

    HTTP, SMTP, FTP, SSH, TELNET, IRC, SNMP, POP3, IMAP, DNS.AFP, ICA, LPP, NCP, NDR, TOX, XDR, PAD.NETBIOS.

    Equivalências de cada modelo:

    OSI: Aplicação, apresentação, sessão

    TCP/IP: Aplicação

    OSI: transporte

    TCP/IP: transporte

    OSI: rede                 

    TCP/IP: internet

    OSI: enlace, física

    TCP/IP: enlace

    _si vis pacem para bellum

  • Ano: 2016 Banca:  Órgão:  Provas: 

    O serviço de correio eletrônico (e-mail) utiliza diversos protocolos, tais como o SMTP, o POP3 e o IMAP. Quando se deseja enviar e ler e-mails diretamente do servidor sem baixá-los para um computador local devem ser utilizados, respectivamente, os seguintes protocolos:IMAP e SMTP.

    Rumo a Glória!

  • Matei porque os protocolos de e-mail são tudo na camada de aplicação. e o TCP tá junto com UDP na camada de transporte.

  • Os protocolos da familia TCP/IP são:

    CAMADA DE REDE:

    IP - ARP

    RARP - ICMP

    OSPF- RIP

    CAMADA DE TRANSPORTE: 

    TCP - UDP

    CAMADA DE APLICAÇÃO

    POP - IMAP - SMTP 

    HTTP - HTTPS 

    FTP - TELNET

    IRC - NNTP

    DNS - DHCP 

    Comentário: Valente Lopes

  • Pensem assim: Na camada de aplicação estão os protocolos utilizados pelo usuário e não pela "maquina".

    HTTP: Usuário navegar na internet

    SMTP:USUARIO enviar e-mails

    FTP: USUARIO transferir arquivos

    POP3:USUARIO receber e-mail

    e por ai vai... quase 100% deles o usuário que utiliza.

  • Modelo TCP/IP

    1.Aplicação (DADOS). HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, DNS, POP3, IMAP -> tudo que tem porta.

    2.Transporte (SEGMENTOS). TCP, UDP, SCTP

    3.Rede (PACOTES/datagramas). IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, ARP, RARP, NAT, switchL3, roteador

    4.Enlace (QUADROS/FRAMES). Token ring, FDDI, PPP, Switch

    5.Física (BITS). Modem, HUB, Bluetooth, USB,


ID
827371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, na sua versão atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • EXCLUIR AUTOMATICAMENTE NÃO SERIA BLOQUEAR?


  •  a) É padrão do Thunderbird proteger, com criptografia, toda a caixa de entrada do usuário, o que impede que pessoas não autorizadas tenham acesso ao conteúdo das informações armazenadas na referida caixa.

       O Thunderbird pode criptografar a mensagem, mesmo assim não é padrão, requer a instalação de aplicativos que garantirão a ocorrência de criptografia nas mensagens a serem enviadas.

       O que pode acontecer para impedir acesso de pessoas não autorizadas à caixa de entrada é exigir a senha do email ao acessar o programa.

     

     b) O Thunderbird utiliza um protocolo de envio de email exclusivo que impede, automaticamente, que as mensagens enviadas sofram riscos de quebra de privacidade e de segurança durante o percurso na rede, entre o remetente e o destinatário da mensagem.

       O Thunderbird realmente utiliza um protocolo exclusivo, MAS exige a instalação de aplicativos adicionais para que isso ocorra. (ver link abaixo)

     

     c) O Thunderbird utiliza a linguagem XML para a estruturação de mensagens de email, em vez da tradicional linguagem HTML, o que permite, entre outros recursos, o envio de vídeo no corpo de uma mensagem de email.

       O que permite o envio de vídeo no corpo da mensagem é o HTML.

     

     d) No Thunderbird, o usuário pode criar filtros personalizados para que mensagens recebidas indesejadas sejam excluídas automaticamente. Entre os critérios que podem ser utilizados na definição dos referidos filtros, inclui-se a origem da mensagem indesejada.

       Certíssima! A CESPE, inclusive, já citou em questões anteriores essa explicação. PS. Geralmente ela altera o "filtro" dizendo tratar-se de outra ferramenta.

     

     e) No Thunderbird, quando a funcionalidade de identificação de spam está ativada, o computador no qual o programa está em execução fica, automaticamente, protegido contra os vírus de computador e outros aplicativos maliciosos distribuídos através da Internet.

       Na internet nunca se está protegido de tudo - e muito menos automaticamente!

     

    ----------

    At.te, CW.

      - THUNDERBIRD. <https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/assinando-digitalmente-criptografando-mensagens>

      - COMO INCORPORAR VÍDEO EM THUNDERBIRD. <http://buenaweb.info/internet/email/como-incorporar-video-em-thunderbird.php>

  • Excluir automaticamente é diferente de bloquear. Não é possível bloquear determinado domínio/pessoa, mas criar filtros que excluam automaticamente mensagens indesejadas é permitido.

  • GABARITO LETRA D, O THUNDERBIRD POSSUI UMA FERRAMENTA DE FILTRAGEM DE E-MAIL, POSSIBILITANDO ASSIM, UMA MAIOR ORGANIZAÇÃO E SUGURANÇA PARA O USUÁRIO!


ID
827380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Google é um dos principais sistemas de busca de informações na Internet. Com esse sistema de busca, o usuário pode pesquisar campos específicos, utilizando palavras-chave, e pode, também, restringir sua busca por campos utilizados na linguagem HTML. Nesse sentido, assinale a opção que contém a palavra-chave utilizada no Google para restringir a busca pelo título de uma página HTML.

Alternativas
Comentários
  • Eu decorei lembrando assim....


    TITULO  --> INTITLE : estringir a busca pelo título de uma página HTML.

    GABARITO "E"
  • INTITLE - "dentro do título" - (DAR TÍTULO) - tradução próxima do inglês para decorar... 

    Recurso utilizado para buscar apenas sites que contenham a palavra requisitada no título.

    Este recurso na navegação tem o poder de pesquisar a palavras APENAS no título das páginas.

  • É possível filtrar sua pesquisa dizendo ao google para procurar apenas em partes específicas dos documentos. Utilize o comandoinURL para buscar no endereço das páginas,inTITLE para buscar nos títulos das páginas,inTEXT para buscar no corpo do documento einACHOR para procurar nos marcadores do documento.

  • apenas noções de informática!!!!

  • Antes de info... precisa saber  Inglês  -_- 

  • 30 dicas e truques para melhorar as suas buscas no Google

    https://canaltech.com.br/internet/dicas-e-truques-para-melhorar-as-suas-buscas-no-google/

     

    intitle:campeonato brasileiro

    Retorna páginas que contenham no título as palavras campeonato brasileiro

  • GAB: LETRA D 

     

    Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).

  • nível hard essa

  • Minha contribuição.

    Delimitadores de pesquisa:

    inurl: Busca no endereço;

    intitle: Busca no título;

    intext: Busca no corpo do documento;

    inachor: Busca nos marcadores.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • Primeira vez que vejo questão sobre isso!


ID
827383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de Rondônia estabelece as ações e as funções dos setores público e privado do estado. Com relação ao Poder Judiciário, assinale a opção correta, tendo como base a Constituição do Estado de Rondônia.

Alternativas

ID
827386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o plano de carreiras, cargos e salários dos servidores do Poder Judiciário do estado de Rondônia, o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a administração confere a servidores ocupantes de cargo de provimento efetivo denomina-se

Alternativas
Comentários
  • b) função gratificada

    Definição:

    Ato de investidura do servidor no exercício de função gratificada integrante do quadro da Instituição, com remuneração prevista em lei.

    Requisitos Básicos:
    Ser ocupante de cargo público em caráter efetivo do quadro próprio da Instituição, possuir experiência administrativa concernente à área das atribuições da função.
  • Art. 2º. São definidos os seguintes conceitos para os fins desta Lei Complementar:

    I – carreira: a organização estruturada dos cargos constituída por padrões salariais;

    II - cargo público: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional e cometidas a servidor público, com denominação própria e quantidade certa, previsto em Lei e pago pelos cofres públicos, para provimento efetivo ou em comissão, considerando:

    a) cargo efetivo: o cargo provido por meio de concurso público;

    b) cargo em comissão: o cargo público de livre nomeação e exoneração, de natureza gerencial e de assessoramento.

    III - padrão: simbologia dos vencimentos básicos representada por números cardinais dispostos em ordem crescente;

    IV - função: conjunto de atividades específicas que caracterizam a área em que o servidor desenvolverá suas habilidades;

    V - função gratificada: o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a Administração confere a servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo;

    VI - progressão funcional: a passagem do servidor efetivo de um padrão para outro superior, dentro da mesma carreira;

    VII - quadro de pessoal: o conjunto de cargos pertencentes à estrutura organizacional do Poder Judiciário.

  • Função gratificada: o conjunto de atribuições, responsabilidades e prerrogativas que a Administração confere a servidores ocupantes do cargo de provimento efetivo.


ID
827389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação às disposições do Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia (COJE), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - É facultada ao Conselho a redistribuição dos feitos e serviços ou atrasos acumulados dentre os juízes.

    B) CORRETA - Art. 13 Ao Conselho da Magistratura compete: VIII - julgar recursos interpostos contra as decisões dos juízes da infância e da juventude.

    C) ERRADA - Art. 12 - §1°. O Conselho reunir-se-á uma vez por mês e,extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente. § 4°. As sessões do Conselho serão reservadas, assegurada a presença da parte interessada ou advogado habilitado, devendo suas decisões serem proclamadas somente

    pelo resultado.

    D) ERRADA - Art. 15. Das decisões do Conselho caberá recurso, com efeito suspensivo, para o Tribunal Pleno, no prazo de 5 dias.

    E) ERRADA - Art. 13 - IV - apreciar, reservadamente, os casos de suspeição de natureza íntima declarada por juízes;


  • A) ERRADA 
    É facultada ao Conselho a redistribuição dos feitos e serviços em atraso ou acumulados dentre os juízes.

    C) ERRADA - 

    . O Conselho da Magistratura Estadual, Órgão permanente de disciplina do Poder Judiciário, compõe-se do Presidente do Tribunal de Justiça, que o presidirá, do Vice Presidente, do Corregedor-Geral da Justiça e dos dois desembargadores mais antigos.  

    § 1°. O Conselho reunir-se-á uma vez por mês e,extr aordinariamente, quando convocado pelo Presidente.  

    § 2°. Junto ao Conselho oficiará o Procurador-Geral de Justiça.  

    § 3°. Para a constituição de “quorum” convocar-se-á o desembargador mais antigo.  

    § 4°. As sessões do Conselho serão reservadas, assegurada a presença da parte interessada ou advogado habilitado, devendo suas decisões serem proclamadas somente pelo resultado.  

    § 5°. Da súmula das decisões censórias constará apenas o número do processo e da decisão.  

     D) ERRADA
    Art. 15. Das decisões do Conselho caberá recurso, com efeito suspensivo (NÃO DEVOLUTIVO) para o Tribunal Pleno, no prazo de 5 dias. 

    E) ERRADA
    A LEI NÃO AFIRMA ISSO, APENAS QUE  COMPETE AO CONSELHO DE MAGISTRATURA IV - apreciar, reservadamente, os casos de suspeição de natureza íntima declarada por juízes; 
  • OBS SOBRE A C: § 4º As sessões do Conselho serão reservadas, assegurada a presença da parte

    interessada ou advogado habilitado, devendo suas decisões serem proclamadas

    somente pelo resultado. (revogado pela LC pela Lei Complementar n. 936, de 31 de

    março de 2017 - D.O.E. de 31/3/2017 - Efeitos a partir da publicação) - revogadaaaaaaa!


ID
827392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito das licenças, assinale a opção correta, com base no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia.

Alternativas
Comentários
  • O servidor público civil que estiver em gozo de licença por motivo de doença em pessoa da família não poderá, durante o período da licença, exercer atividade remunerada.

  • Lei complementar nº 68, de 09 de dezembro de 1992 (Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia)


    A)CORRETA: ART.116 SS 3º E vedado o exercício da atividade remunerada durante o periodo da licença prevista no inciso I deste artigo.( licença por motivo de doença).


    B) ERRADA: ART.127 SS3º O dispositivo nesta seção não se aplica ao servidor em estágio probatório.


    C) ERRADA: ART 118. O servidor deverá aguardar em exercicio a concessão da licença , salvo doença comprovada que o impeça de comparecer ao serviço, hipótese em que o prazo de licença começará correr a partir do impedimento.


    D) ERRADA: ART128 SS 1º A licença que trata o caput deste artigo terá duração de tres anos consecutivos, prorrogável por igual período, vedada a sua interrupção,respeitado o interesse da administração.


    E) ERRADA: ART 120 SS 2º A licença será concedida mediante pedido e poderá ser renovada de dois em dois anos.

  • GABARITO LETRA - A: ART.116 SS 3º E vedado o exercício da atividade remunerada durante o periodo da licença prevista no inciso I deste artigo.( licença por motivo de doença).


ID
827395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o que dispõe o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, assinale a opção correta no que concerne ao direito de petição.

Alternativas
Comentários
  • Art. 146. Cabe recurso:
    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;
    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.
    § 1° O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha
    expedido o ato ou proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais
    autoridades, devendo ser decidido no prazo de trinta dias.
    § 2° Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.

  • QUESTÃO REPETIDA - 

  • a) Indeferimento de pedido de reconsideração interposto por servidor constitui óbice à interposição de recurso. ERRADA

    Art. 146 - Cabe recurso:

    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;

    b) Fornecimento, pelos órgãos públicos, de certidão para defesa de direitos e esclarecimento de situação constitui direito do servidor, cuja negativa de entrega é vedada sob a alegação de sigilo em razão do interesse público. ERRADA

    Art. 144 - Sob pena de responsabilidade, será assegurado ao servidor:

    (...)

    III - A obtenção de certidões requeridas para defesa de seus direitos e esclarecimentos de situações, salvo se o interesse público impuser sigilo

    c) Recurso interposto por servidor, contra determinada decisão administrativa, tem efeito suspensivo. ERRADA. Art. 146, § 4º - Os pedidos de reconsideração e os recursos não têm efeito suspensivo;...

    d) Diferentemente do recurso, pedido de reconsideração interrompe a prescrição, cujo prazo total volta a correr no dia em que cessar a interrupção.ERRADA. Art. 149 - O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição. PARÁGRAFO ÚNICO: Interrompida a prescrição, o prazo começa a corre pelo restante, no dia em que cessar a interrupção

    e) Correta

  • ATENÇÃO! PGE/RO!

    Art. 146. Cabe recurso:

    I - do indeferimento do pedido de reconsideração;

    II - das decisões sobre os recursos, sucessivamente interpostos.

    § 1° O recurso é dirigido à autoridade imediatamente superior à que tenha

    expedido o ato ou proferido a decisão e, sucessivamente na escala ascendente, às demais

    autoridades, devendo ser decidido no prazo de trinta dias.

    § 2° Nenhum recurso pode ser dirigido mais de uma vez à mesma autoridade.


ID
827398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, o servidor público civil que fizer afirmação falsa como testemunha em processo disciplinar estará sujeito à punição disciplinar de

Alternativas
Comentários
  • Art. 167 - São infrações disciplinares puníveis com pena de repreensão, inserta nos assentamentos funcionais:
    V - fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade, como testemunha ou perito em processo disciplinar; 
  • Gabatiro E;

    O artigo correto seira  o 168 - V.

    O artigo 167, traz casos de infrações punidas com reprensão.

  • GAB: E

    Art. 168 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 10 (dez) dias:
    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 167;
    II - dar causa à instauração de sindicância ou processo disciplinar, imputando a qualquer 
    servidor infração da qual o sabe inocente;
    III - faltar à verdade, com má fé, no exercício das funções;
    IV  -  deixar,  por  condescendência,  de  punir  subordinado  que  tenha  cometido  infração 
    disciplinar;
    V  -  fazer  afirmação  falsa,  negar  ou  calar  a  verdade,  como  testemunha  ou  perito  em 
    processo disciplinar;

    VI  -  delegar a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, atribuição 
    que seja de sua competência e responsabilidade ou de seus subordinados;
    VII - indisciplina ou insubordinação;
    VIII - reincidência do inciso IV do artigo 167;
    IX - deixar de atender:
    a) a requisição para defesa da Fazenda Pública;
    b) a pedido de certidões para a defesa de direito subjetivo, devidamente indicado.
    X  -  retirar,  sem  autorização  escrita  do  superior,  qualquer  documentos  ou  objeto  da 
    repartição.

  • Art. 168 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 10 (dez) dias:

     

    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 167;

     

    Art. 167 - São infrações disciplinares puníveis com pena de repreensão, inserta nos assentamentos funcionais:

     

    I - inobservar o dever funcional previsto em lei ou regulamento;

     

    II - deixar de atender convocação para júri ou serviço eleitoral;

     

    III - desrespeitar, verbalmente ou por atos, pessoas de seu relacionamento profissional ou público;

     

    IV - deixar de pagar dívidas ou pensões a que esteja obrigado em virtude de decisão judicial;

     

    V - deixar de atender, nos prazos legais, sem justo motivo, sindicância ou processo disciplinar.

     

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992

     

     

  • Art. 169 - São infrações disciplinares puníveis com suspensão de até 30 (trinta) dias:

     

    I - a reincidência de qualquer um dos itens do artigo 168;

     

    II - ofensa física, em serviço, contra qualquer pessoa, salvo em legítima defesa;

     

    III - obstar o pleno exercício da atividade administrativa;

     

    IV - conceder diárias com o objetivo de remunerar outros serviços ou encargos, bem como recebê-las pela mesma razão ou fundamento;

     

    V - atuar, como procurador ou intermediária, junto à repartições públicas, salvo quando se tratar de parentes até segundo grau, cônjuge ou companheiro;

     

    VI - aceitar representação ou vantagens financeiras de Estado estrangeiro;

     

    VII - a não atuação ou a não notificação de contribuinte incurso de infração de lei fiscal e a não apreensão de mercadorias em trânsito nos casos previstos em lei, configurando prática de lesão aos cofres públicos pelo servidor responsável.

     

    Fonte: http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992


ID
827401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito da seguridade social, consoante o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado de Rondônia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão encontra-se desatualizada, o § 1º do art. 233 da LC 68/92 foi Revogado pela LC nº 228, de 10 de janeiro de 2000.


    Questão sem Resposta.

  • CAPÍTULO II DOS BENEFÍCIOS SEÇÃO I DA APOSENTADORIA Art. 232 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 233 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 234 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 235 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 236 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 237 – (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 238 - (Revogado pela Lei Complementar nº 228 de 31/01/2000, publicada no D.O.E. nº 4422 de 31/01/2000); Art. 239 - VETADO; 

    http://www.idaron.ro.gov.br/portal/legislacao/arquivos/exibir.ashx?arquivo=73&especie=Lei&Num=68&ano=1992


  • Exatamente, questão desatualizada. Está tudo revogado a partir de seguridade social!


ID
827425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


    Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos  geralmente associados à autoria?


Com referência ao fragmento de texto apresentado acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Ninguém?

  • se alguém souber responder por favor...

  • Alguém por favor??? Disponha!

  • Gabarito c. Estaria o autor sugerindo (frase principal) Que abra mão...(Oração subordinada substantiva objetiva direta).

  • Letra C.


        Estaria o autor sugerindo ISSO.

       ISSO O QUE? que abra mão da autoridade e dos direitos  geralmente associados à autoria? (Oração sub. subst. objetiva direta)
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

        Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, eu abra mão da autoridade e (eu abra mão)dos direitos  geralmente associados à autoria?


    Presente do Subjuntivo

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    POTENCIAL

    adjetivo de dois gêneros

    1. 1.

      relativo a potência.

    2. 2.

      suscetível de existir ou acontecer, mas sem existência real; virtual.

    3. 3.

      fil que se encontra em potência; que ainda não desenvolveu plenamente suas tendências inatas ou intrínsecas; que ainda não atingiu a plenitude de sua forma final.

    4. 4.

      substantivo masculino

      conjunto de qualidades inatas de um indivíduo; potencialidade.

    5. 5.

      substantivo masculino

      capacidade de realização, de produção, de execução; potencialidade.

    6. 6.

      substantivo masculino

      fís função a partir da qual é possível obter o valor da intensidade de um campo num dado ponto.




    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  • Alguém pode comentar a letra D?

  • Quando você abre mão de algo, você não usa esse algo.. quando você dispõe de algo você pode usa-lo a qualquer momento. ( Comentário, professor Alexandre QC).

  • Letra D: Acredito que o problema de se substituir "abra mão" por "disponha" é a ambiguidade trazida pelo verbo "dispor" por este possuir diversos significados. Em direito, por exemplo, acostumamo-nos com "dispor" no sentido de alienar como, por exemplo, quando se fala, em Direito Administrativo sobre o princípio da Indisponibilidade do Interesse Público. Contudo, o verbo "dispor" também possui o sentido de "ter a disposição" e este sentido daria, ao trecho, o significado oposto ao pretendido originalmente.

  • Na letra B a crase seria facultativa diante do pronome possessivo sua, logo ela não "deveria" ser suprimida, mas poderia.

    Na letra D.   O autor estaria sugerindo que (conjunção subordinativa), em algum nível subterrâneo (advérbio),  abra (subjuntivo) mão da autoridade e dos direitos  geralmente associados à autoria?

    Fato potencial é algo que tem probabilidade de acontecer.Exatamente a característica do subjuntivo.

    O autor estaria sugerindo que abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria?

     

  • Letra D errada: O verbo dispor quando pede a preposição DE significa possuir e não ( ceder, abandonar, abrir mão) como a questão está sugerindo.

    .

    Quanto ao verbo "dispor", se aparecer com o sentido de "colocar em determinada ordem" - (Ela dispôs os arranjos de flores pela igreja) - é transitivo direto, exigindo o complemento direto (os arranjos de flores). Se significar "decidir-se" - (Quando se dispôs a estudar, já era tarde) - é regido pela preposição "a" (dispor-se a); caso signifique "possuir" - (Dispõe de muito dinheiro) - recorre à preposição "de".

  • gente... eu jurava que "dispor de" era desfazer de algo hahaha


ID
827428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Em outras palavras, como poderíamos explicar ofato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda  a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor?

Com referência às estruturas linguísticas empregadas no fragmento acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B 

    O verbo na forma seja cabe corretamente do período proposto. 

  • Letra B:

    Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda  a rivalidade entre autor e revisor, seja o revisor subversivo quem acaba levando a melhor?


ID
827431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.


    Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que é atribuído à figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é  verdade.


Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

Alternativas

ID
827434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.


    Então, se o enredo de Saramago parece tão claramente interessado no conflito subjacente entre escritura original e leitura, ou entre autor e revisor, como poderíamos explicar a criação de um personagem revisor,explicitamente “subversivo”, e, ao mesmo tempo, tão bem-sucedido em suas investidas contra os direitos e os privilégios autorais?


Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

Alternativas

ID
827437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.


     Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

Alternativas

ID
827440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os fragmentos de texto incluído  na  questão  constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários  sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.


      Em um trecho do romance — particularmente significativo —, o narrador onisciente — o porta-voz do autor, ou,talvez, do “ego” do autor — deixa claro que, afinal, tanto o revisor como sua inesperada boa fortuna dependem, exclusivamente, dos“caprichos” do autor e estão inteiramente sob o domínio de quem escreve o “verdadeiro” romance História do Cerco de Lisboa.


Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

Alternativas

ID
827452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                       Portaria n.º 0273/2012-CG

    O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,  
CONSIDERANDO a competência da Corregedoria para fiscalizar as atividades do foro extrajudicial, conforme art. 157, inc. VII, do Regimento Interno;
CONSIDERANDO a competência da Corregedoria-Geral da Justiça para promover inspeção quanto à regularidade das custas do Fundo de Informatização, Edificação e Aprimoramento dos Serviços  Judiciários;
CONSIDERANDO o Provimento n.º 032/2005-CG, que aprova as Diretrizes Gerais dos Serviços Notariais e de Registro (Cap. I,Seção I, Itens 1 e 3.2);

RESOLVE:

I – ESTABELECER correição ordinária nas serventias extrajudiciais abaixo indicadas:
(...)
V – Durante a correição, não haverá interrupção do expediente, devendo estar presente o titular da serventia.
VI – Encaminhe-se cópia da presente portaria ao juiz corregedor permanente e aos cartórios extrajudiciais dos referidos municípios.

                             Publique-se. Cumpra-se.
                             Porto Velho, 3 de setembro de 2012.
                                                                                        Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptações).



Em relação à linguagem jurídica do texto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Correição: corrigir.


  • Correta: A

    Correição = inspeção, fiscalização


ID
827455
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                              Portaria n.º 0273/2012-CG

    O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,  CONSIDERANDO a competência da Corregedoria para fiscalizar as atividades do foro extrajudicial, conforme art. 157, inc. VII, do Regimento Interno;
CONSIDERANDO a competência da Corregedoria-Geral da Justiça para promover inspeção quanto à regularidade das custas do Fundo de Informatização, Edificação e Aprimoramento dos Serviços  Judiciários;
CONSIDERANDO o Provimento n.º 032/2005-CG, que aprova as Diretrizes Gerais dos Serviços Notariais e de Registro (Cap. I,Seção I, Itens 1 e 3.2);

RESOLVE:

I – ESTABELECER correição ordinária nas serventias extrajudiciais abaixo indicadas:(...)V – Durante a correição, não haverá interrupção do expediente, devendo estar presente o titular da serventia.VI – Encaminhe-se cópia da presente portaria ao juiz corregedor permanente e aos cartórios extrajudiciais dos referidos municípios.


                             Publique-se. Cumpra-se.                             
                             Porto Velho, 3 de setembro de 2012.                                                                                        
                                                                                           Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptações).

Em relação ao emprego da voz passiva sintética no texto (“Encaminhe-se”, “Publique-se”, “Cumpra-se”), assinale a opção correta.

Alternativas

ID
827458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

     De todo o exposto, resta demonstrada a culpa in eligendo e in vigilando do recorrente José da Silva. Tem ele sob suas ordens preposto que ignorou normas técnicas do serviço. Responde ele  por  todos   os atos praticados, só se exonerando da responsabilidade disciplinar, como afirmado anteriormente, se provar que a causa do mau ato não é de qualquer modo recondutível à sua esfera de organização e influência, o que não ocorreu. 

     Assim, ainda que praticado o ato por preposto, a responsabilidade administrativa é do delegado, titular da serventia, por força da legislação aplicável (Lei n° 8.935/1994).

                                                                                             Internet: <www.tjro.jus.br> (com adaptações).

A expressão “culpa in eligendo e in vigilando”, empregada no início do texto acima,

Alternativas
Comentários
  • Gaba: c

    O empregador responde pelos danos que seu empregado causar ao terceiro, em razão da culpa in vigilando e in eligendo, mesmo que, sem a devida autorização, ex: o empregado utilize o maquinário agrícola de propriedade do empregador.

     

    O artigo 1521, inciso III, do Código Civil de 1916, dispõe: o patrão é civilmente responsável pelos danos ocasionados por seus empregados, quando cometidos no exercício da função que lhe competia ou então em razão dela.

  • GABA: C

    Marquei B e não consigo entender o erro dessa afirmativa, pois:

    A culpa “in eligendo”, que era a culpa em eleger, ou seja, era a culpa do empregador (patrão) que ao indicar, nomear ou delegar determinada tarefa ao empregado ou outro subordinado, fazia presumir que os atos por estes praticados eram de responsabilidade daqueles. Neste sentido, tinha-se em vigor a letra da Súmula 341 do Supremo Tribunal Federal, littheris:

    É presumida a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto.

    A culpa “in vigilando”, culpa em vigiar, refere-se à responsabilidade daquele que detinha o dever de cuidar, de vigiar determinados procedimentos de responsabilidade direta de outrem. Nesse sentido, a falta dessa diligência, atenção, fiscalização, constituía elemento principal e caracterizador dessa modalidade de culpa.

    https://jus.com.br/artigos/63454/responsabilidade-civil-por-ato-de-terceiro/2#:~:text=Culpa%20%E2%80%9Cin%20eligendo%E2%80%9D%2C%20Culpa,%E2%80%9D%20e%20Culpa%20%E2%80%9Cin%20custodiando%E2%80%9D&text=A%20culpa%20%E2%80%9Cin%20vigilando%E2%80%9D%2C,de%20responsabilidade%20direta%20de%20outrem.

  • GABA: C

    Marquei B e não consigo entender o erro dessa afirmativa, pois:

    A culpa “in eligendo”, que era a culpa em eleger, ou seja, era a culpa do empregador (patrão) que ao indicar, nomear ou delegar determinada tarefa ao empregado ou outro subordinado, fazia presumir que os atos por estes praticados eram de responsabilidade daqueles. Neste sentido, tinha-se em vigor a letra da Súmula 341 do Supremo Tribunal Federal, littheris:

    É presumida a culpa do patrão ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto.

    A culpa “in vigilando”, culpa em vigiar, refere-se à responsabilidade daquele que detinha o dever de cuidar, de vigiar determinados procedimentos de responsabilidade direta de outrem. Nesse sentido, a falta dessa diligência, atenção, fiscalização, constituía elemento principal e caracterizador dessa modalidade de culpa.

    https://jus.com.br/artigos/63454/responsabilidade-civil-por-ato-de-terceiro/2#:~:text=Culpa%20%E2%80%9Cin%20eligendo%E2%80%9D%2C%20Culpa,%E2%80%9D%20e%20Culpa%20%E2%80%9Cin%20custodiando%E2%80%9D&text=A%20culpa%20%E2%80%9Cin%20vigilando%E2%80%9D%2C,de%20responsabilidade%20direta%20de%20outrem.

  • Gabarito: Letra C

    Culpa “in eligendo”, Culpa “in vigilando” e Culpa “in custodiando” ... A culpa “in vigilando”, culpa em vigiar, refere-se à responsabilidade daquele que detinha o dever de cuidar, de vigiar determinados procedimentos de responsabilidade direta de outrem.


ID
827461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a opção em que o fragmento de texto, adaptado da Internet (www.tjro.jus.br), respeita as exigências da linguagem jurídica correta e impessoal.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: c 

    Na hipótese, a fundamentação da decisão recorrida para aplicação da sanção foi de que o recorrente agiu com culpa por deixar de fiscalizar a realização do serviço da serventia.

    Assertiva atende as Principais Características (os 6 principais pilares)

    Assim como qualquer correspondência, essa forma de escrita deve apresentar algumas características básicas:

    Formalidade;
    Padronização;
    Concisão;
    Clareza;
    Impessoalidade;
    Uso do padrão culto da língua.

  • Fiquei com falta de ar lendo a alternativa C. Por isso não a considerei correta. Parece-me que precisa de vírgula.


ID
827464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

    A problemática referente à declaração incidenter tantum de constitucionalidade na ação civil pública diz respeito ao caráter erga omnes da coisa julgada material, especialmente no caso de julgamento procedente do pedido. A eficácia erga omnes em caso da improcedência decorrente de pretensão infundada do pedido não importa no caso, por total irrelevância da eventual alegação de  inconstitucionalidade.

                                                                       Internet: <jus.com.br/revista/texto/7849/> (com adaptações).

No fragmento de texto acima, a locução latina “erga omnes

Alternativas
Comentários
  • Gaba: b

    erga omnes - que tem efeito ou vale para todos,  todos os homens.

  • GABARITO: B

    Erga omnes – diz-se de ato, lei ou decisão que a todos obriga, ou é oponível contra todos, ou sobre todos tem efeito.

    ࿐༆ Os bons vi sempre passar... (Camões) ༆࿐

  • Letra B, para os não assinantes. Mas tive de vencer a minha ascendência lusitana e não marcar a letra A.


ID
827467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicações dirigidas ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo o MRPR:   Como se depreende do exemplo acima, fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor.

  • Gabarito A. 


    Apenas se usa VOSSA SENHORIA para o "diretor do Departamento de Pessoal do Senado Federal", pois é o pronome de tratamento empregado para as demais autoridades e para particulares.


    Para todos os demais usa-se VOSSA EXCELÊNCIA, pois está de maneira expressa no MRPR. A dúvida seria apenas com relação ao PGR e ao presidente do TCU, entretanto, como acredito que o PGR seja comparável a um Ministro de Estado e o presidente do TCU comparável a um Juiz, então, deve-se usar também VOSSA EXCELÊNCIA.


    Força, Foco e Fé! ^^

  • Gaba: a

    Vossa Senhoria, para para as demais autoridades e para particulares

    Diretor do Departamento de Pessoal do Senado Federal, não esta entre as autoridades listadas abaixo.

     

    Vossa Excelência, para as autoridades do Poder:

    Executivo:
    -Presidente da Republica
    -Ministros de Estado
    -Governadores de Vice de Estado e DF
    -Oficiais-Generais da Forças Armadas
    -Embaixadores
    -Sec. Exec de Ministérios 
    -Sec. de Estado dos Governos Estaduais
    -Prefeitos Municipais

    Legislativo:
    -Deputados Federais e Senadores
    -Ministros do TCU
    -Presidentes da Câmaras Leg. Municipais
    -Conselheiros do TCE

    Judicíario:
    -Ministros dos Tribunais Superioes
    -Membros de Tribunais
    -Juízes
    -Auditores da Justiça Militar


ID
827470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando que a expressão Fulano de Tal corresponda ao cargo ocupado pelo destinatário, assinale a opção que apresenta o vocativo correto a ser empregado nas comunicações dirigidas às autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria.

Alternativas
Comentários
  • Gaba:  a

    Pronomes de tratamento

    Pronome                                    -  Abreviaturas Singular - Plural          - Emprego

    você                                            -   v.                                   -                     - tratamento informal

    o(s) senhor(es),

    a(s) senhora(s)                        -   sr. sra.                               - srs. sras.     - tratamento formal ou cerimonioso

    Vossa Alteza                           - V.A.                                     - VV.AA.        - príncipes, princesas, duques

    Vossa Eminência                    - V. Em.a                                -  V.Em.as    - cardeais

    Vossa Excelência                   - V.Ex.a                                  - V.Ex.as       - altas autoridades

    Vossa Magnificência              - V.Mag.a                                -V.Mag.as     - reitores de universidades

    Vossa Majestade                   - V.M.                                      - VV.MM.       - reis, imperadores

    Vossa Reverendíssima         - V.Rev.ma                               - V.Rev.mas  - sacerdotes

    Vossa Senhoria                     -  V.S.a                                    - V.S.as       - autoridades, tratamento respeitoso, correspondência comercial

    Vossa Santidade                   - V.S.                                       -                   - Papa, Dalai Lama

     


ID
827473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Segundo MRPR (2002):

    Fechos para Comunicações

      O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

      a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

      Respeitosamente,

      b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

      Atenciosamente,

      Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.


  • Complementando...

    (CESPE/CNJ/TECNICO JUDICIÁRIO/2013) A escolha do fecho a ser usado nas correspondências oficiais é determinada pela hierarquia que existe entre o destinatário e o remetente do documento. C 

    (CESPE/TRE-MS/TECNICO JUDICIÁRIO/2013) No que se refere às normas para elaboração de correspondência Oficial, apesar da recomendação para que se empreguem os fechos Atenciosamente e Respeitosamente, nas redações oficiais, admite-se também o uso de Cordialmente, Saudações e Com meus cumprimentos, se o conteúdo do documento for solene. E* utiliza-se somente Atenciosamente e Respeitosamente.

    (CESPE/PC-ES/SUPERIOR/2010) O fecho “Atenciosamente” deve ser empregado para saudar autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. C

  • 2.2. Fechos para Comunicações

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

            Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

  • Letra E

    - Respeitosamente: hierarquia superior.

    - Atenciosamente: (ATÉ você), mesma ou inferior hierarquia.


ID
827476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

     Prezado senhor,

 
     Vimos informar, na oportunidade, que o quadro normativo se caracteriza pelo reconhecimento da demanda não satisfeita, numa visão orgânica e não totalizante, potencializando e incrementando,na medida em que isso seja factível, uma congruente flexibilidade das estruturas.
     Contando com o inestimável apoio e a completa adesão de Vossa Senhoria, despedimo - nos,

     Atenciosamente,

Em relação à proposta de correspondência oficial objeto do texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    O texto apresenta rebuscamentos desnecessários,redundante e pessoal.O que fere as primícias

    de correspondências oficiais.