SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Jornalismo


ID
5410885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.

No que tange ao uso de serviços de saúde, local de estudo e trabalho, a evidente polarização observada entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do DF é igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE, devido a sua dependência econômica em relação à capital, de modo que eles mantêm o perfil de cidades-dormitórios.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 16. O Plano Piloto, no contexto de segregação socioespacial, concentra empregos e serviços de maior complexidade.

    Justificativa. A principal particularidade refere-se à difícil interação dentro da malha urbana, descontínua. O Plano Piloto constitui o centro metropolitano, concentrando empregos e serviços de maior complexidade, mas está a dezenas de quilômetros das periferias mais distantes e populosas, em corredores parcialmente expressos, contudo não suficientemente densos para viabilizar o transporte público. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Acresce:

    A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília, e não somente uma polarização uniformemente distribuída entre todos os componentes dessa região integrada:

    1) ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;

    2) MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;

    3) BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.

    Fonte: Brasília e sua Região Polarizada - Perfil Socioeconômico e Demográfico da População e suas Relações com o Entorno (2003)

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que polarização observada é igualmente presente entre Brasília e as demais regiões... Bem pelo contrário... Se torna ainda mais contraditório quando relata que a dependência dos municípios. Se há dependência, então não tem como ser igualitário!

  • Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    A ligação casa-trabalho e casa-escola são atividades básicas da população, pois por intermédio desse deslocamento é que a população pode participar tanto do mercado de trabalho como dos meios de qualificação. Por definição, o deslocamento diário (casa-trabalho, casa-escola e vice-versa) recebe a denominação de Movimento Pendular, pois este tem feição característica semelhante à oscilação de um pêndulo, ou seja, um movimento de vaivém (; ; ). O movimento pendular também está ligado à expansão de uma determinada região e suas aglomerações que exercem influência em termos de polaridade, em boa parte das vezes, no mercado de trabalho ().

    Por mais curta que seja a distância entre um deslocamento intramunicipal ou intermunicipal, as pessoas tendem a percorrer essas distâncias rotineiramente, principalmente nas denominadas horas do rush, em que é frequente o congestionamento de alguns meios de transporte. Este é apenas um dos problemas urbanos que tendem a se agravar frente ao movimento pendular da população, em especial em espaços urbanos e regionais com ausência de planejamento. Tendo em vista esta assertiva, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica do movimento pendular sob a ótica da teoria da polarização. O estudo da teoria dos polos e da mobilidade da população nos auxilia na compreensão das transformações do espaço econômico, pois entre os efeitos dinâmicos causados pelas unidades motrizes localizadas nos polos estão os efeitos demográficos das dinâmicas populacionais acarretados pelas atratividades das aglomerações polarizadoras. Neste contexto, como o movimento pendular pode ser relacionado aos principais conceitos referentes à teoria da polarização? Além disso, mesmo com poucas discussões específicas sobre a polarização, a teoria dos polos ainda fornece elementos essenciais para se compreender a dinâmica do espaço econômico e explicações para a mobilidade populacional.

  • A questão erra ao dizer: "igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE" visto que de acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília:

    • ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;
    • MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;
    • BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.


ID
5410888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


Com o plano urbanístico de Brasília, Lúcio Costa pretendia que as superquadras fossem lugares livres dos preconceitos sociais que normalmente existem na classe média das cidades brasileiras, contudo, na prática, a formação espacial de Brasília contém os mesmos traços característicos dos processos sociais que evidenciam o caráter desigual e excludente das formações dominadas por relações capitalistas de trabalho em outras grandes cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Na literatura existente sobre RIDE e regiões metropolitanas no Brasil, destacam-se os seguintes estudos. Caiado (2005) avalia as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intraurbana na RIDE-DF, a qual apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

    Fonte: Brasília: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] / organização Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenório, Frederico de Holanda; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 4. A elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e a grande disparidade na distribuição de renda são fatores para uma organização espacial polinucleada de Brasília.

    Justificativa. Justificativa. Em um contexto de elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e de grande disparidade na distribuição de renda, estabeleceu-se, a partir da construção da cidade, uma organização espacial polinucleada. Na fase atual, em que diferenças ocupacionais e de renda acentuam as desigualdades e a segregação socioespacial, intensifica-se uma expansão urbana dispersa. Correta.

    Fonte: Reestruturação produtiva, produção de subcentros e desigualdades socioespaciais na ride-DF; Sérgio Magno Carvalho de Souza; tese de doutorado. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: Apesar do planejamento urbanístico para B rasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

    O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa. Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília. O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    · Projeto Urbanístico: LÚCIO COSTA - dois eixos que se cruzam (eixo monumental e residencial)

    · Projeto Arquitetônico: Oscar Niemeyer, prédios do governo e monumentos. (Catedral, Congresso Nacional, Torre Tv Digital)

    · Paisagismo: Roberto Burle Marx

    · Lago Paranoá: francês Auguste Marie François Glaziou (membro da Missão Cruls). 

    · Ponte JK: arquitetos Alexandre Chan, Mário Vila Verde (não foi Oscar Niemeyer)

    · Memorial Darcy Ribeiro: foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima;

    O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista francês Auguste Marie François Glaziou ele era membro da Comissão Exploradora do Planalto Central a "Missão Cruls".

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    Apesar do planejamento urbanístico para Brasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

  • GABARITO: CERTO

    SUPERQUADRAS: Realizadas por Lúcio Costa, consistem em espécies de "quarteirões" de lados idênticos com aproximadamente 280m. Estão dispostas ao longo do Eixo Rodoviário, na Asa Norte e na Asa Sul, sendo, respectivamente, chamadas Superquadra Norte (SQN) e Superquadra Sul (SQS). Estão divididas entre si pelas entrequadras, espaços verdes que não podem receber edificações (com exceção dos clubes de vizinhança).

    IDEALMENTE... A intenção de Lúcio Costa era de que as superquadras se tornassem moradia para a nova classe trabalhadora, apresentando um projeto modernista com um ar bucólico e um isolamento dos centros de poder. Pela disposição dos eixos (Monumental e Rodoviário), imaginava o urbanista uma espécie de igualdade entre a elite e o povo.

    A REALIDADE... Fato é que a classe média que ali fora habitando não era bem a classe trabalhadora da cidade. Em sua maioria, eram funcionários públicos recém-chegados do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a massa operária - que sequer ascendeu à classe média - foi ocupando as cidades-satélite e, mais tarde, também os municípios goianos mais afastados, estes sem quaisquer formas de planejamento urbano (ou formas muito rudimentares). Quebrantava-se, assim, a intenção de superar a desigualdade por meio do desenho urbano.

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2104201011.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Superquadra

  • Se a ideia era criar uma região livre de preconceitos, por que os candangos, que ajudaram na construção de Brasília, foram "expulsos" quando externaram o desejo de ficar?


ID
5410891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O espaço urbano do DF acumulou, nas últimas décadas deste século, um déficit habitacional principalmente entre as classes de baixa renda e, para atender a demanda dessas famílias, tem adotado programas habitacionais, sendo exemplo disso o empreendimento Jardins Mangueiral, desenvolvido por parceria público-privada na região administrativa de São Sebastião como modelo de atendimento para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O empreendimento Jardins Mangueiral privilegiou o atendimento para as classes de rendimento mediano e de menor déficit habitacional. Visou os não residentes das RA empobrecidas da UPT Leste. O projeto foi voltado à realização de habitação de mercado.

  • déficit habitacional. Oii???

  • GABARITO: ERRADO

    1) DEFICIT HABITACIONAL: Indica a necessidade de novas moradias em função da sua precariedade e das inadequações das condições atuais de moradia.

    2) PANORAMA DO DEFICIT HABITACIONAL NO DF: O deficit habitacional urbano do DF, projetado para o período entre 2020 e 2025, está estimado em 13, 26%. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o DF é o segundo no ranking do Centro-Oeste a apresentar maior deficit habitacional, com um total de 136.393 moradias, sendo que 99,6% do total do deficit estão concentrados na faixa de renda familiar de até 5 salários mínimos.

    A maior parte do deficit habitacional concentra-se nos grupos de Regiões Administrativas (RAs) de menor renda, correspondendo ao grupo 4 (BAIXA RENDA), como: FERCAL, ITAPOÃ, PARANOÁ, RECANTO DAS EMAS, SCIA-ESTRUTURAL E VARJÃO) e ao grupo 3 (MÉDIA-BAIXA RENDA), como: BRAZLÂNDIA, CEILÂNDIA, PLANALTINA, RIACHO FUNDO, RIACHO FUNDO II, SIA, SAMAMBAIA, SANTA MARIA E SÃO SEBASTIÃO.

    3) UNIDADE DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL (UPT): Constituem subdivisões territoriais que agregam RAs contíguas. A divisão de cada uma das UPTs está prevista no Plano de Ordenamento Territorial do DF. A UPT Leste é composta pelas RAs do PARANOÁ, ITAPOÃ, JARDIM BOTÂNICO E SÃO SEBASTIÃO.

    4) JARDINS MANGUEIRAL: Localizado em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, sendo fruto da primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. A princípio, as casas e apartamentos do Jardins Mangueiral são destinados a quem têm renda de 4 a 12 salários mínimos.(baixa a média renda)

    Fontes: https://www.seduh.df.gov.br/jardins-mangueiral/; https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-e-Ambiental-da-UPT-Leste-2018.pdf; https://mistobrasilia.com/2020/12/21/deficit-habitacional-no-distrito-federal-e-de-1363-mil-moradias/#:~:text=O%20Distrito%20Federal%20%C3%A9%20o,est%C3%A1%20concentrado%20nesse%20extrato%20econ%C3%B4mico.

  • Gab.: Errado!

    Bem pelo contrário... nas classes de baixa renda é onde possui o maior crescimento populacional, e não déficit populacional, como afirma a questão!

  • para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

    O Jardim Mangueiral não tem nada de baixa renda. rsrsrsrs

  • Gabarito errado

    Classe de menor rendimento está no Paranoá Parque

  • Questão maldosa, Cespe foi bairrista


ID
5410894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O tombamento de Brasília foi concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se a capital federal detentora da maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção. Para a preservação desse bem, existe o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define, além dos planos de desenvolvimento local, diversos planos de desenvolvimento e de uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Correta | Gab. Definitivo:

    RECURSO. Embora o trecho "a Brasília detém a maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção" esteja em consonância à matéria de 2012 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/12/07/brasilia-comemora-25-anos-como-patrimonio-cultural-da-humanidade/), que diz "A inscrição de Brasília na Unesco ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²) e é o único bem contemporâneo a receber a distinção. A cidade foi o primeiro monumento moderno inscrito na lista de patrimônios", a informação é anacrônica, pois, em 2016, a título de exemplo, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inscrito nos patrimônios mundiais da UNESCO. Ou seja, atualmente, Brasília "não é o único bem contemporâneo a receber tal distinção".

    O Professor Leandro Signori, Estratégia Concursos, apresentando recurso nessa mesma tendência, assinala ainda outros bens contemporâneos tombados e inscritos como patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO: “a arquitetura do século 20 de Frank Lloyd Wright – Estados Unidos” (link: https://whc.unesco.org/en/list/1496) e 17 obras de Le Corbusier. Link: https://www.archdaily.com.br/br/791619/17-obras-de-le-corbusier-sao-incluidas-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco.

    Diante do exposto, solicita-se alteração do gabarito para "Errada".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

    O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O tombamento de Brasília, concedido pela UNESCO em 1987, prevê a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, único bem contemporâneo tombado no mundo. Para sua preservação, foi necessária a definição territorial da área tombada, conforme o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB ).

  • Questão bonita, questão bem feita

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Aguardando o Gabarito definitivo, pois Brasília não é o único bem contemporâneo a receber esse título, como o nosso amigo Pedro bem colocou!

  • Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade

  • CERTO

    Brasilia foi tombada e inscrita na UNESCO em 7 de dezembro de 1987.

    Brasília é considerada um patrimônio cultural da humanidade. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. Brasília é a maior área tombada do mundo.

  • Cabível de recurso, pois Brasília não pode ser tombada pela UNESCO e sim pelo IPHAN. Outro erro é que Brasília não é a única a receber esse título. Não sei qual foi o critério que o examinador usou para considerar este item correto.

  • Mas o tombamento não é apenas do Plano Piloto?

  • Sempre ouvi os professores distinguirem tombamento (IPHAN) de inscrição (UNESCO).

    Cara Cespe, tá ficando difícil mesmo a convivência...


ID
5410897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Historicamente, dois argumentos foram utilizados para justificar a necessidade de transferência da capital brasileira do litoral para o interior do país: inicialmente, o da defesa, pois isso a tornaria menos suscetível a ataques pelo mar; mais tarde, a possibilidade de promover a interiorização do desenvolvimento nacional pela ocupação de áreas do vasto território até então negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO - 350 questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 204. Promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior e proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território na região central eram os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil.

    Justificativa. O DF surgiu em virtude da transição da capital do País para a Região Centro-Oeste. Os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil eram: promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior, proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território livre na região central.

    Fonte: Atlas do Distrito Federal; 2020 – HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO. Correta.

    Questão 125. A interiorização do Brasil no período colonial deveu-se às bandeiras em busca de riquezas minerais, em detrimento da integração econômica e social da colônia.

    Justificativa. Contudo, as condições da colônia não permitiam transferência imediata da capital para seu interior, que era uma região propositalmente isolada do resto do mundo, cabendo à metrópole portuguesa e seus autorizados sua exclusiva exploração(...)

    A região austral da colônia, atualmente identificada como centro-sul, teve marco comum nas bandeiras que partiram principalmente da província de São Vicente. As bandeiras desbravaram parte do território nacional em busca de riquezas minerais e terras férteis, encontrando na mineração a condição para o início do povoamento europeu no interior do Brasil.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta.

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 123. Por ser aventada em diferentes momentos históricos, a ideia de mudança da Capital do Brasil é difícil de ser conduzida de forma linear, mas, em geral, os planos da mudança giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Justificativa. A historiografia sobre a origem de Brasília é controversa e difícil de ser conduzida de forma linear. (...) Em geral, os planos giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A proposta de transferência da capital do Brasil para o Planalto Central tinha como objetivos a defesa nacional e o desenvolvimento do interior, em face de a grande maioria da população brasileira e as atividades econômicas estarem concentradas nas regiões próximas ao litoral.

    No contexto da Independência do Brasil, personalidades como José Bonifácio (o "patriarca") e Hipólito da Costa (criador do Correio Braziliense, em Londres) defendiam a tese mencionada no item. JK incorporou a construção de Brasília ao seu Plano de Metas, vendo na nova capital importante elemento para a interiorização do desenvolvimento de um país que, desde o início da colonização, estava praticamente adstrito à faixa litorânea.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    A transferência da nova capital para o interior do Brasil teve como uma de suas justificativas promover a interiorização do desenvolvimento. Historicamente, a população brasileira se concentrou, de norte a sul, na faixa litorânea, ficando o interior pouco povoado e desenvolvido, uma área esquecida. A transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. A construção das rodovias Belém/Brasília, Acre/Brasília, Fortaleza/Brasília, Belo Horizonte/Brasília e Goiânia/Brasília, mencionadas pelo texto, mostram a efetiva consolidação das redes rodoviárias ligando o interior às diferentes regiões do país.

    JUSTIFICATIVA: CERTO . A ideia da mudança da capital é tão antiga quanto a existência do B rasil independente. As justificativas variavam com o tempo, mas ganhou força o papel de indutor da interiorização do desenvolvimento a partir da Era Vargas (“M archa para o O este”).

  • JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

    • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
    • a pressão popular sobre o governo seria menor,
    • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro

    CERTA

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O tema da transferência da capital do Brasil para o interior do território é mais antigo do que normalmente se acredita. Há historiadores que acreditam ter D. João VI , entre 1808 e 1821, já enunciado a questão, apesar de ter claramente investido em melhorias da cidade no Rio de Janeiro de forma a compatibilizar o espaço urbano com seu novo status de capital do Brasil e, sede do Império Português à época.

    A geografia da cidade foi, muitas vezes, considerada inadequada à organização de defesa contra um ataque naval. A preocupação não existiu apenas em função da possibilidade de pirataria – nos tempos coloniais – mas aflorou em momentos históricos como o da expansão napoleônica no século XIX e na época da Guerra Fria, após a segunda grande guerra. Ou seja, após 1945. No momento da guerra fria, aliás, havia realmente a preocupação com a possibilidade de ataque da marinha da então União Soviética. 

    Esta questão da defesa sempre esteve em pauta quando da discussão acerca da transferência da capital. E, nas décadas de 1940 e 1950, entra em pauta o projeto de uma capital no interior como elemento fundamental para o maior povoamento da região Centro Oeste e do interior do NE, o que diminuiria o fluxo de migrantes em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo. 

    Estas razões são corretamente apresentadas na questão. Mas , há ainda estudiosos que defendem a tese de que a transferência da capital para longe das áreas mais populosas e economicamente ativas também diminuiria a pressão popular sobre o governo federal , o que, na verdade, não ocorreu. 

    A bibliografia para trabalhar o tema não é de difícil acesso. Novas publicações sobre História do Brasil, como as de Bóris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling tratam da questão . A afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5410900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Na UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • Errado

    Não somente quando do encaminhamento do projeto, mas também durante o período de construção, JK enfrentou muitas resistências políticas diante do grandioso objetivo de transferir a capital do país, construindo uma nova. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Brasília foi inaugurada inacabada, ainda em construção, já que se temia que, se a capital não fosse transferida no governo de JK, isso poderia ser suspenso no próximo governo, dependendo de quem chegasse ao poder.

  • GABARITO: ERRADO

    De fato, está correta a primeira parte da questão, que afirma: "A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista (...)". Contudo, encontra-se incorreta a parte remanescente, uma vez que era do interesse do próprio estado de Goiás a transferência da capital.

    Tal inclinação favorável à ideia mudancista foi encabeçada pelo Deputado goiano Emival Ramos Caiado que, apesar de ser filiado à União Democrática Nacional (UDN), apresentara, em 27 de agosto de 1956, o Projeto de Lei que fixara a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da então capital para Brasília, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, em 19 de setembro de 1957.

    Tamanho era o empenho do Deputado em fazer-se concretizar a mudança da capital que, no dia 8 de abril de 1959, lançou, sob sua presidência, o Bloco Parlamentar Mudancista, cujo objetivo era a "dinamização da luta pela interiorização da capital da república".

    Conquanto a UDN constituísse oposição ao governo JK, a exemplo das ferinas críticas do Deputado carioca Carlos Lacerda, o partido votou coeso favoravelmente àquele projeto que fixava a data de mudança da capital.

    Fonte: Revista da Câmara dos Deputados - 50 anos de Brasília (2010); http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn; http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/emival-ramos-caiado

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

    Teve varias oposições, mas a UDN não foi essa oposição, é só pensar um pouco, vocês acham que a mudança de capital para o DF não iria beneficiar o entorno economicamente, a saúde ''melhoraria" etc.?

  • E no meu material teórico tá assim:

    A construção de Brasília enfrentou muitas resistências políticas. Vários segmentos políticos colocaram-se

    contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por

    exemplo, foi contra a transferência da capital e convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para

    investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da

    nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Analisando a questão eu entendi que APENAS SEÇÃO DE GOIÁS que não foi contra a mudança. O restante foi contra.

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A União Democrática Nacional (UDN) foi contra a transferência da capital, proposta por JK. Porém, como exceção, figura-se a UDN goiana. A seção da UDN em Goiás apoiou entusiasticamente a decisão de JK.

  • Já errei questões parecidas com essa várias vezes, então esse comentário é para mim mesmo:

    • UDN fazia sim oposição
    • UDN votou favoravelmente a interiorização da capital
    • Emival, apesar de ser da UDN não mediu esforços para que o projeto se concretizasse
    • JK teve sim vários opositores
    • Essa bendita banca diz sempre que a UDN atrapalhou e NÃO É VERDADE, ela era oposição, mas nesse projeto ela ajudou. (PONTO)

ID
5410903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Tendo por objetivo a articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, Lei Complementar de 1998 criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), acompanhada do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabarito: certo

  • Certo

    LC94

    Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam

  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabaritocerto

    Questões bem tranquilas !!! agora PCDF ??? Concurso mais sem noção que fiz

  • Gabarito CERTO

  • O item está perfeito. Foi a Lei Complementar 94 de 1998 que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Este mesmo normativo, em seu artigo 4º, dispõe sobre o Programa citado no enunciado da questão:

    Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

    Resposta: C


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO   

ID
5410909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público aposentado no ano de 2015 pode ser revertido, voluntariamente, ao serviço público até o ano de 2020, desde que haja cargo vago e interesse da administração manifestado expressamente em edital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...) III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 100. Por haver a exigência de cargo vago para a reversão voluntária de servidor aposentado, o revertido não exerce seu exercício como excedente.

    Justificativa. Art. 35. A reversão deve ser feita no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    Paragrafo único. Nas hipóteses do art. 34, I e II, encontrando-se provido o cargo, o servidor deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I – por invalidez, quando, por junta médica oficial, ficar comprovada a sua reabilitação;

    II – quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria;

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011:

    “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • menos de 5 anos= 5 anos? que babaquice é essa?

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • Expresso em edital...

  • Não falou nada sobre a idade do aposentado, se tivesse mais de 70 anos não poderia ser revertido... passível de anulação?


ID
5410912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 85. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve acumular atribuições e, facultativamente, a remuneração de um deles.

    Justificativa. Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. Errada.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que haverá acúmulo remuneratório, pois conforme a lei 840/2011, em seu artigo 15, inciso II - afirma que o servidor deverá optar pela remuneração de apenas um deles...

  • GABARITO: ERRADO

    Outra para ajudar:

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.(C)

  • Lei 8.112/90

     Art. 9  A nomeação far-se-á:

           I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

           II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

           Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • ART. 9 DA LEI 8112-90: Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • GAB. ERRADO

    8112 Art. 9

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

  • O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque o servidor DEVERÁ OPTAR pela remuneração e NÃO ACUMULÁ-LA como cita a questão. Nesse sentido, gabarito errado!

    FONTE: Art. 15 da Lei840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do artigo 9° da Lei n. 8.112/90, confira-se:

     

    “Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.”   

     

    Do exposto, está incorreta a presente assertiva, pois, o servidor público que acumule dois cargos em comissão - um deles interinamente -, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

     




    Gabarito da banca e do professor: ERRADO


ID
5410915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 246. Abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos são infrações graves do grupo I.

    Justificativa. Art. 193. São infrações graves do grupo I:

    I – incorrer na hipótese de:

    a) abandono de cargo;

    b) inassiduidade habitual;

    II – acumular ilegalmente cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, salvo se for feita a opção na forma desta Lei Complementar. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Errado

    É parecido com a famosa lei 8.112/90

    Lei 8.112/90

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

    Bons Estudos!

    ''Confie no senhor de todo o seu coração.'' Provérbios 3:5

  • GABARITO: ERRADO

    Na hipótese de acumulação de cargos, se consignada a efetiva prestação de serviço público, o valor irrisório da contraprestação paga ao profissional e a boa-fé do contratado, há de se afastar a violação do art. 11 da Lei n. 8.429/1992. Isso se dá sobretudo quando as premissas fáticas do acórdão recorrido evidenciam a ocorrência de simples irregularidade e inexistência de desvio ético ou inabilitação moral para o exercício do múnus público.

    (Precedente: REsp 996.791/PR, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 8.6.2010, DJe 27.4.2011.)

  • L 8112/90 - Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    III - julgamento.  

    § 6  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 6º Caracterizada no processo disciplinar a acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    Sou novato nessa brincadeira e não entendo muito de direito, mas fico meio pistola do PORQUE esse inciso II não foi incluído no CARA*** da 8112. Fica aqui a minha indignação e dúvida também, se alguém souber, me ilumine por favor!

  • A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-féexonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-féaplicar a sanção de demissãodestituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

  • o cara é notificado

    se ele escolher o cargo, configura BOA FÉ---EXONERADO APENAS DE UM

    se ele se omitir, fingir que nada esta acontecendo-- DEMITIDO DOS DOIS CARGO. LASCA PARA ELE

  • Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Até hoje tentando entender o motivo de ter discussões em órgãos importantes sobre isso , não consigo imaginar uma pessoa que passa em dois concursos não saber disso ou o próprio processo seletivo do segundo concurso que ela vai tomar posse não identificar

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

    Gostei

    (34)

    Respostas

    (1)

    Reportar abuso

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Boa-fé é exonerado

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, confira-se:

     

    “Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados."

     

    Logo, a sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Já no caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

     







    Gabarito da banca e do professor: ERRADO

     
  • PAD Sumário:

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração                 

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;                

    III - julgamento.  

    § 2   A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.   

    § 5   A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6   Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.     

    Ou seja, o servidor possui 2(duas) oportunidades para fazer a "opção" por 1 dos cargos. Inicialmente 10 (dez) dias e depois até o último dia do prazo da defesa (5 dias).

  • GAB. ERRADO

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias.

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

  • A questão não fala sobre opção de escolha ou prazo

  • Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.


ID
5410918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença-servidor a cada cinco anos de efetivo serviço; porém, se o servidor faltar por mais de trinta dias durante o período aquisitivo, sem apresentar justificativa, a contagem do prazo para aquisição é interrompida, retardando-se a concessão do benefício na proporção de um dia para cada falta que exceder a esse período.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Errada. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça.

    Art. 140. [...] Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 117. Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença servidor, sem prejuízo de sua remuneração, podendo convertê-la em pecúnia.

    Justificativa. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    § 1º Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis, sendo vedada sua conversão em pecúnia, ressalvados os direitos adquiridos e as hipóteses do art. 142. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A contagem do prazo é interrompida na proporção de um mês para cada falta injustificada que o servidor tiver durante o período aquisitivo. Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça. Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo: I – sofrer sanção disciplinar de suspensão; II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração. Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.”

  • Art. 139. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo:

    I – sofrer sanção disciplinar de suspensão;

    II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração.

    Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de 1 mês para cada falta.

  • A CADA QUINQUÊNIO O SERVIDOR FAZ JUS A 3 MESES; A LEI NÃO FALA QUE SE ELE FALTAR POR MAIS DE 30, 40...OU SEI LÁ QUANTOS DIAS, SO FALA QUE " AS FALTAS INJUSTIFICADAS AO SERVIÇO RETARDAM A CONCESSÃO DA LICENÇA, NA PROPORÇÃO DE 1 MÊS PARA CADA FALTA. A QUESTÃO TENTOU LEVAR O CANDIDATO AO ERRO AO DIZER QUE RETARDAM EM UM DIA PRA CADA FALTA INJUSTIFICADA. QUEM DERA!

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque as faltas INJUSTIFICADAS retardam a concessão na proporção de 1 mês por cada falta e não se ele(a) faltar +30 dias e já ser interrompida. Além disso, a contagem do prazo para adquirir a licença só é INTERROMPIDO quando o servidor sofrer SANÇÃO disciplinar, tirar licença ou se afastar do cargo SEM remuneração. Aí sim há interrupção, no outro caso há apenas o retardamento!

    FONTE: Art. 140 da Lei 840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos, interessamos, acessem: Linktr.ee/soresumo e baixem suas amostras!

  • NA PROPORÇÃO DE UM MES PARA CADA FALTA...


ID
5410921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.

Servidor público cujo local de trabalho habitual seja insalubre e lhe gere risco de vida faz jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade, porém deve optar por apenas um deles, já que são benefícios inacumuláveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    LC 840/11. Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.

    § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e o de periculosidade tem de optar por um deles.”

    ————————————————————————————————————————————————————

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 178. O adicional de insalubridade deve ser concedido nos percentuais de cinco, dez ou vinte por cento, a depender do grau de insalubridade.

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    I – cinco, dez, ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Correta.

    QUESTÃO 177. O adicional de periculosidade da carreira de Execução Penal é de 10%, o qual é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertentes aos trabalhadores em geral.       

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    II - 10%, no caso de periculosidade, salvo no caso da carreira de Execução Penal, disciplinada pela Lei nº 3.669, de 13 de setembro de 2005, que é de 20%. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Certo

    Insalubridade - substâncias tóxicas ou radioativas;

    Periculosidade - risco de vida;

    Penosidade - zona de fronteira ou em locais justifiquem.

    *O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    PENOSA+ PERICULOSIDADE. 

    PENOSA + INSALUBRIDADE. ¶

    P̶E̶R̶I̶C̶U̶L̶O̶S̶I̶D̶A̶D̶E̶ ̶+̶ ̶I̶N̶S̶A̶L̶U̶B̶R̶I̶D̶A̶D̶E̶.      NÃO

    Bons Estudos!

    “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gab: CERTO

    É o que diz o Art. 79, §1° da Lei 840/11: O servidor que fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de periculosidade tem de optar POR UM deles.

    1. Além disso, quando cessarem os riscos de insalubridade e periculosidade, cessará também o direito ao adicional.

    • Insalubridade: exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à saúde.
    •  Periculosidade: risco de  morte..

    ----------------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo


ID
5410924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais dispensa a aprovação de nova lei para criação de conselho tutelar dessa mesma região.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais cria automaticamente o conselho tutelar para a respectiva região. Lei Orgânica do Distrito Federal: “Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n.º 83, de 2014)”

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LODF)

    —————————————————————————————————————————————————————

    63. Os Conselhos de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizatórias, serão criados automaticamente, quando da instituição de novas regiões administrativas.

    Justificativa. Art. 13. [...] Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    64. Cada Região Administrativa terá um conselho tutelar, com funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    66. Os Conselhos de Representantes Comunitários possuem funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art.13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa,fica criado automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. Parágrafo acrescido pela Emenda a Lei Orgânica n° 83, de 2014

  • CI FUDE (Criação; Incorporação; FUsão; Desmembramento e Extinção) SEMPRE LEI maioria absoluta Deputados Distritais.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    (CESPE 2019) No DF, a criação de uma região administrativa se dá mediante decreto do governador, enquanto a extinção de região administrativa deverá ser estabelecida por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais. (ERRADO)

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região

    (CESPE 2017) No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital. (ERRADO)

    (CESPE 2013) A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei. (CERTO)

    Funções do conselho de representantes

    • Consultivas
    • Fiscalizadoras

    (CESPE 2021) Os conselhos de representantes comunitários das Regiões Administrativas do Distrito Federal exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, na forma do decreto do governador que os criar e os regulamentar. (ERRADO)

    (CESPE 2017) Os conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas do DF têm funções consultivas, fiscalizadoras e normativas. (ERRADO)

  • CERTO

    A criação de Conselho tutelar é automática.

    (Art. 13, § único - LODF)

  • Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, um conselho tutelar para a respectiva região.

    CERTO

  • CERTO.

    Art. 13 A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    MAIS DE UM CONSELHO TUTELAR - PRECISA DE PROJETO DE LEI

  • Criação e extinção de RA --> somente por Lei --> aprovada por maioria absoluta dos Dep. Distritais.

    • Ao criar uma RA automaticamente é criado o Conselho Tutelar.
  • Minha contribuição.

    LODF

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativaà utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

    § 1° A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

    § 2° A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 44, de 2005.)

    § 3° A proibição de que trata o art. 19, § 8°, aplica-se à nomeação de Administrador Regional. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 60, de 2011.)

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 83, de 2014.)

    Abraço!!!


ID
5410927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.

Secretário executivo de secretaria de estado do Distrito Federal pode exercer, de forma não remunerada, encargo de mandatário, desde que isso não implique a prática de atos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício não remunerado de secretário executivo de encargo de mandatário pode ocorrer, desde que não implique a prática de atos empresariais.

    Decreto n.º 37.297/2016:

    “ANEXO I Art. 1º Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, cujas normas aplicam-se às seguintes autoridades: I – Secretários de Estado, Secretários de Estado Adjuntos, Secretários Executivos e Subsecretários, bem como cargos de natureza equivalente;

    (...)

    Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.”.


ID
5410930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


Servidor público da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que, no exercício da sua função, deixar de tratar com urbanidade e cordialidade cidadão que procurar o órgão para apresentar requerimento administrativo estará sujeito a responder pela sua conduta perante a comissão de ética do órgão, que poderá aplicar-lhe a penalidade de censura ética ou suspensão do cargo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A penalidade prevista no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo é de censura ética, não estando prevista a suspensão do cargo público. Decreto n.º 37.297/2016: “ANEXO II (...) Art. 6º É dever do servidor ou empregado público: I – agir com cordialidade, urbanidade, disponibilidade e atenção com todos os usuários do serviço público; (...) Art. 12. A violação aos dispositivos estabelecidos no presente Código enseja ao servidor ou empregado público infrator a aplicação de censura ética.”

  • Como o servidor está no exercício da função, a penalidade seria CENSURA ÉTICA , estando a questão ERRADA, independente das outras alegações .


ID
5410933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

A fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, o SEI contempla, entre os seus objetivos, o de limitar o acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. O inciso IV do art. 2.º do Decreto distrital n.º 36.756/2015 apresenta como um dos objetivos do SEI a facilitação do acesso à informação.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.


ID
5410936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O órgão gestor do SEI é a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, a quem cabe garantir recursos de tecnologia da informação, equipe técnica especializada, recursos materiais e estrutura de gestão para a manutenção e a sustentação do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (desatualizada)

    Art. 3º-A. Integram a estrutura de gestão do SEI-GDF: 

    I - Órgão Gestor: Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da(alterado(a) pelo(a) Decreto 40803 de 21/05/2020)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal, sendo vedada qualquer iniciativa de implantação de sistema semelhante e com o mesmo propósito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  •  Decreto distrital n.º 36.756/2015

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal. 

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.


ID
5410942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


A lei prevê que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal seja chefiada pelo procurador-geral, que é escolhido pelo governador do Distrito Federal, dentre os procuradores do Distrito Federal em atividade, devendo ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO de 250 questões inéditas, LC 395/01)

    Questão 93. O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, competindo, privativamente, à Câmera Legislativa do Distrito Federal, aprovar previamente a indicação do Procurador-Geral do Distrito Federal do Governador do Distrito Federal.

    Justificativa. LODF. Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XX - aprovar previamente a indicação ou destituição do Procurador-Geral do Distrito Federal;

    Art. 100. Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal:

    XIII - nomear e destituir o Procurador-Geral do Distrito Federal, na forma da lei;

    Art. 5 [...] § 2º O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, observado o disposto nos arts. 60, inciso XX, e 100, inciso XIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º da Lei Complementar n. º 395 /2001, o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º d a L e i C o m p l e m e n t a r n . º 3 9 5 / 2 0 0 1 , o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

  • Lei complementar 395/2001:

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

     

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

     

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição. 


ID
5410948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é composto pelo procurador-geral, que o preside, e por dez membros titulares e dez suplentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.

O titular da Procuradoria-Geral do Distrito Federal possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 3º A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às secretarias de estado e seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de secretário de estado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5439688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

Os valores-notícias perdem seu poder pragmático quando a notícia não tem relevância própria; nessas condições, eles se tornam pouco importantes.

Alternativas
Comentários
  • Oh glória!

  • Oh glória!

  • jUSTIFICATIVA: ERRADO. Os critérios de valor-notícia são

    mais importantes na seleção de material noticioso de potencial

    equivalente


ID
5439691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

Fatores que não sejam profissionais nem organizativos, tais como a imagem que o jornalista tem do público ou a concorrência entre veículos noticiosos, não constituem critérios de valor-notícia.

Alternativas
Comentários
  • "Pena (2005, p.72), partindo de Wolf, estabeleceu categorias substantivas (importância e quantidade de envolvidos, interesse nacional e humano); relativas ao produto (brevidade, atualidade, novidade, organização, qualidade, equilíbrio); relativas ao meio (acesso às fontes, manuais, política editorial); relativas do público (identificação de personagens, serviço, proteção); relativas à concorrência (exclusividade, expectativas, modelos)." 

    Fonte:


ID
5439694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

Embora sejam fornecedoras de informação, as fontes não são capazes de interferir de forma ativa no processo da notícia, uma vez que a noticiabilidade decorre diretamente do exercício profissional dos jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    "A prática profissional entre jornalistas e fontes ocorre através de negociações, no entanto, o momento atual reivindica um olhar mais analítico sobre essa relação e suas modificações. Os jornalistas (news assemblers) elaboram as notícias, embora, em paralelo, sejam pressionados pelas fontes (news promoters) a modificar determinados aspectos da noticia ou concordar em publicar notícias produzidas por elas, principalmente quando difundidas no enquadramento (frame) de interesse da sociedade (SCHMITZ, 2011). Os denominados promotores de notícias passaram a ingerir decisivamente no processo jornalístico convertendo-se também em produtores de conteúdos, o que assegura seu espaço e poder de interferir no meio noticioso (SCHMITZ, 2011). "

    Fonte: artigo "As fontes de notícias enquanto promotores de notícias: como a estrutura fluida pós-industrial do trabalho jornalístico permitiu que isso acontecesse" - Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação


ID
5439697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

A noticiabilidade segue o acontecimento, pois dele dependem as rotinas produtivas, o formato do produto, a estandardização das práticas produtivas e os valores-notícias.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    "compreendendo noticiabilidade (newsworthiness) como todo e qualquer fator potencialmente capaz de agir no processo da produção da notícia, desde características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições favorecedoras ou limitantes da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e com o público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais."

    FONTE: Para pensar critérios de noticiabilidade (Gislene Silva)

  • A estandardização da notícia

    Para uma compreensão introdutória, a noticiabilidade está estreitamente realacionada com os processos de rotinização e de estandardização das práticas produtivas. Esse procedimento ? a produção de notícias planejada como uma rotina industrial ? equivale a introduzir práticas produtivas estáveis em uma "matéria-prima" extremamente variável e impossível de ser controlada com absoluta certeza: os fatos que ocorrem cotidianamente. Frente à imprevisibilidade dos fatos, as empresas jornalísticas sobrevivem por manterem uma rotina racionalizada de trabalho (Tuchman, 1973: 160). Em regra geral, essa citação siginifica que a expectativa do foi produzido como notícia, ou definido como tal, é o produto de um processo organizado, tratando a notícia como objeto de manuseio para atrair e entreter telespectadores. Afim de manipular, saindo da perspectiva da imparcialidade. De acordo com ANGRIMANI (1995), a notícia acaba se tornando entretenimento, e perde, pois, o seu papel primordial, que é o da informação; deste modo, abstrai-se totalmente o conceito de notícia, ou seja, o que é de relevância para a opinião pública.

    Conclusão

    O universo profissional de um jornalista é bastante exigente com relação a seu papel social de comprometimento com a verdade dos fatos e com as normas éticas exigidas e pré-estabelecidas. Levantar dados, buscar uma história e investigar determinada situação são os trabalhos mais complexos de um jornalista, tornando-se pior no caso das fontes não colaborarem. No entanto, o mais dificil é divulgar essa determinada informação de uma forma objetiva, clara e consistente, não com uma forma explosiva e muito menos de uma forma sensacionalista. A divulgação de informações de interesse público, denunciando, alertando o cidadão de algum desagravo, deveria ser a função do jornalismo investigativo, uma contribuição da mídia à sociedade. Mas, com uma análise mais apurada percebe-se que esse não é o principal objetivo da mídia. As reais intenções no processo de apuração de uma história se dá graças ao exercício do jornalismo investigativo.

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Pseudoeventos(Os debates televisivos eram para ele "pseudo-eventos" acontecimentos encenados que não têm valor intrínseco e serviam apenas para criar notícias). não dependem de acontecimentos. Além disso, a notícia exige que os acontecimentos sejam processados a partir da lógica da instituição e da profissão de jornalista. Também devem ajustar-se de forma pertinente aos veículos de transmissão e aos públicos aos quais se dirigem. Os acontecimentos são, portanto, definidos e selecionados a partir dessas determinações.


ID
5439700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

O conceito de pseudoevento, proposto por Daniel Boorstin com base em suas análises da Revolução Gráfica do século XIX, refere-se a fatos que não existem, criações quiméricas a serviço da manipulação veiculadas como notícias no espaço público.

Alternativas
Comentários
  • ."Como muitos dos seus compatriotas, Boorstin assistiu aos debates entre John Kennedy e Richard Nixon nas presidenciais de 1960. Esses debates tiveram um resultado curioso: quem os ouviu na rádio achou que Nixon tinha ganho; mas quem os viu na televisão (a maioria) achou que Kennedy tinha levado a melhor.Para Boorstin, isso era prova de que a forma tem primazia sobre a substância num mundo dominado por imagens. Os debates televisivos eram para ele "pseudo-eventos": acontecimentos encenados que não têm valor intrínseco e serviam apenas para criar notícias.A quinta-essência da comunicação política - a conferência de imprensa - era para Boorstin o "exemplo clínico" de um "pseudo-evento". E, para ele, os "pseudo-eventos" iriam inevitavelmente reduzir qualquer tema de substância a uma trivialidade mediática.Boorstin nasceu em 1914 em Atlanta, na Geórgia (Sul dos EUA)

  • Para Boorstin, isso era prova de que a forma tem primazia sobre a substância num mundo dominado por imagens. Os debates televisivos eram para ele "pseudo-eventos": acontecimentos encenados que não têm valor intrínseco e serviam apenas para criar notícias.

    Para Boorstin, isso era prova de que a forma tem primazia sobre a substância num mundo dominado por imagens. Os debates televisivos eram para ele "pseudo-eventos": acontecimentos encenados que não têm valor intrínseco e serviam apenas para criar notícias.

    Um pseudoevento ou pseudoacontecimento é um evento ou atividade que existe com o único propósito de publicitar o evento que não serve para nada na vida real. Sem a , nada de realmente significante acontece no pseudoacontecimento, desse modo os pseudoeventos são considerado "reais” apenas depois de serem vistos através de notícias, out-doors, televisões ou outros veículos de mídia.

    Um simples exemplo é uma fotografia de família: o evento não serve para nada a não ser para ser visto através da fotografia. Outros exemplos incluem as conferências de ,  e muitos tipos de .

    O termo é conotado pelo teórico e historiador  no seu livro de  The Image: A guide to Pseudo-events in America: The celebration is held, photographs are taken, the occasion is widely reporte ("A celebração é feita, a fotografia tirada, o acontecimento reportado"). O termo é constantemente ligado à  e ao , apesar de ter sido criado por Boorstin e precedendo em décadas as ideias relatadas no trabalho do pós-modernista .

    Vários vídeo-artistas já exploraram o conceito de pseudoevento no seu trabalho. O grupo  trata especificamente dos pseudoeventos, embora não muito identificáveis, nos seus trabalhos Media Burn () e The Eternal Frame (1975).

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Conceito fundamental para a discussão da notícia, o pseudoevento é uma realidade sintética, um tipo de acontecimento, e não a sua ausência. A entrevista é considerada um pseudoevento.

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Conceito fundamental para a discussão da notícia, o pseudoevento é uma realidade sintética, um tipo de acontecimento, e não a sua ausência. A entrevista é considerada um pseudoevento.


ID
5439703
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que diz respeito à noticiabilidade e à notícia, julgue o item que se segue.

Fenômenos de distorção involuntária, ou inconsciente, podem afetar a cobertura de acontecimentos e, por isso, devem ser eliminados com base nas especificidades dos interesses institucionais, empresariais e público.

Alternativas
Comentários
  • A distorção involuntária é um efeito estrutural da produção de notícia, portanto não pode ser eliminada pela adoção de nenhum princípio normativo ou procedimento técnico, tampouco pelo tipo de instituição ou interesse envolvido


ID
5439706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

A comunicação institucional no Brasil na década de 30 do século XX era incorporada ao Estado e caracterizava-se pelo foco na propaganda política e na comunicação de massa pelo rádio e pela imprensa escrita, tendo sido um marco relevante desse período a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

Alternativas

ID
5439709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

A redemocratização do Brasil na década de 80 do século passado propiciou novas relações das organizações com a opinião pública, o que estimulou a demanda por serviços de assessoria de imprensa ou de relações públicas, processo que já acontecia isoladamente no setor privado.

Alternativas

ID
5439712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

Na década de 80 do século passado, as organizações não governamentais (ONG) passaram a investir na sua imagem e a buscar um relacionamento de credibilidade com a sociedade, abrindo espaço para o desenvolvimento da assessoria de imprensa.

Alternativas

ID
5439715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

Durante a Guerra Fria, a comunicação de massa tornou-se um recurso contra o subdesenvolvimento, tendo sido as políticas de extensão rural e o projeto Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI) iniciativas dessa linha de atuação.

Alternativas
Comentários
  • Fruto de uma política internacional, a comunicação para o desenvolvimento gerou um modelo comunicacional próprio e teve grande impacto nos países sul-americanos. No Brasil, na esteira desses projetos de cooperação internacional, desenvolveu-se, entre 1960 e 1970, o Projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicações Interdisciplinares), cujo objetivo era fornecer ao governo federal subsídios para a implantação de um sistema de Tele-Educação.


ID
5439718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

Censura e indústria cultural são instrumentos de controle estatal que emergiram na chamada cultura de massa, a qual, pela perspectiva da teoria crítica, resulta da expressão das massas e do modo de produção capitalista.

Alternativas
Comentários
  • Se estamos falando de indústria cultural e modo de produção capitalista, então não podemos falar de expressão das massas, pois a produção capitalista induz ao consumo de suas próprias invenções. Quando não consegue se apropria das invenções populares e as subverte.

  • Na perspectiva da teoria crítica, o conceito de indústria cultural substitui o de cultura de massa. Portanto, a indústria cultural não é um produto da cultura de massa; tampouco essa última é considerada cultura ou expressão das massas.


ID
5439721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

No que se refere aos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item a seguir.

Emergida na década de 70 do século passado no cenário transnacional, a Nova Ordem Mundial de Informação e Comunicação defendia a livre circulação de informação e a liberdade de imprensa, o que significava desafiar a situação de quase monopólio das maiores agências de notícias.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    "O cenário apontava para o domínio das agências internacionais de notícias no que se refere ao fluxo informativo. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a instauração da Guerra Fria, o monopólio exercido pelas agências configurou-se no mais relevante problema da área de comunicação internacional (LATOUR, 1994)"


ID
5439724
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

A pirâmide invertida, em que o texto começa pelos aspectos mais relevantes, e o modelo dos quês (o que, quem, quando, onde, por que e como), que dá enquadramento apropriado à mensagem do texto, são exemplos de modelos de redação do press release.

Alternativas

ID
5439727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

A edição da notícia sofre variações segundo a mídia empregada: em jornal impresso, os assuntos de uma edição típica são apresentados de modo simultâneo, sendo a informação mais fragmentada e menos coesa, enquanto no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com esse gabarito. A banca publicou a justificativa de "No jornal impresso, os assuntos são extremamente diversificados, apresentados na forma de mosaico, portanto a edição tem forma fragmentada e não há necessidade de serem coesamente organizados, diferentemente do que ocorre na TV"

  • Em resposta à colega Amanda, as justificativas da Cespe são muito ruins, mas a questão está certa. No caso do jornalismo impresso as matérias são maiores, com informações mais esparsas e fragmentadas se comparadas ao telejornalismo. Na televisão as matérias são mais coesas e até mesmo limitadas, razão pela qual são até mesmo classificadas como superficiais por alguns.

    A chave da questão está neste trecho " no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade." que foi retirado dos manuais de telejornalismo. Na TV o público não tem uma segunda chance. Ele tem que entender a matéria de primeira, pois ela não volta.

  • A edição da notícia sofre variações segundo a mídia empregada: em jornal impresso, os assuntos de uma edição típica são apresentados de modo simultâneo, sendo a informação mais fragmentada e menos coesa, enquanto no telejornal ocorre o contrário, visto que a informação deve ser apreendida na sua totalidade.


ID
5439730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

Diferentemente das entrevistas dialogais, as entrevistas coletivas estão sujeitas ao bloqueio do diálogo e, por conseguinte, da informação.

Alternativas
Comentários
  • Muitas entrevistas coletivas tem ordem predefinida de entrevista aos jornalistas e limitações de quantidade de perguntas e/ou tempo de entrevista. Todas essas variáveis são uma forma de bloqueio ao diálogo.

    O jornalista pergunta, o entrevistado responde e não há possibilidade de réplica ou tréplica porque já é a vez de outro jornalista.

  • Entrevistas, segundo o interesse, podem dar visibilidade às fontes e, segundo o modo como são organizadas, podem ter mais controle sobre as informações prestadas. A entrevista coletiva tem como principal limitação o bloqueio do diálogo, isto é, da pergunta construída sobre a resposta: há preocupação de que todos tenham a possibilidade de questionamento, e a intervenção de cada repórter resume-se, em geral, a poucas perguntas preparadas previamente. O comando, com frequência, fica com o entrevistado ou com alguém vinculado a ele.


ID
5439733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

O release produzido pelas assessorias de imprensa pode ser considerado uma importante fonte de pauta para abastecimento das redações dos veículos noticiosos, na medida em que sua credibilidade advém especificamente da clareza e da objetividade do texto, o que facilita seu aproveitamento pelos jornalistas.

Alternativas
Comentários
  • A credibilidade vem por ser fornecido pela assessoria de comunicação, fonte oficial.

  • Complementando o colega Estélio, o aproveitamento do release está muito ligado ao teor da informação. O principal valor de um release é a sua informação e os seus valores-notícia. Já a credibilidade também pode ser creditada à capacidade técnica e reconhecimento de uma assessoria . Muitas assesssorias e releases não são de fontes oficiais, mais de empresas comerciais que tem assessorias próprias ou terceirizadas.

  • Muitas assessorias e releases não são de fontes oficiais, mas de empresas comerciais que tem assessorias próprias ou terceirizadas.


ID
5439736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

A apuração de uma notícia não deve limitar-se a apresentar ao público um quadro no qual se possa resguardar o equilíbrio entre versões.

Alternativas
Comentários
  • A apuração da notícia implica ultrapassar o confronto e a verificação das versões.


ID
5439739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito de técnicas de elaboração da notícia, julgue o item que se segue.

Um briefing de assessoria de imprensa deve ser breve e conter informações relevantes e elementos relativos à conjuntura, aos jornalistas e veículos envolvidos e às personagens de destaque, bem como um resumo de dados.

Alternativas

ID
5439742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à história e às técnicas de propaganda nas relações públicas e na assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.

Reclamar constantemente da cobertura dada ao cliente é uma técnica usada por spin doctor; consiste em um recurso secundário, mas eficaz, quando usado com parcimônia, para não parecer ameaça ou represália ao jornalista.

Alternativas
Comentários
  • "A expressão  spin doctor designa alguém que tenta influenciar o público, utilizando um viés favorável nas informações apresentadas ao público ou para a mídia. Frequente na política, em especial nas campanhas eleitorais, bem como em empresas em crise, ou atuado junto a políticos, artistas, esportistas e pessoas envolvidas em processos judiciais e escândalos, o fenômeno pode induzir os jornalistas ao erro e usurpar uma assessoria de imprensa ao se aventurar em manipular estatísticas, engendrar informações, fabricar mensagens subliminares, distribuir releases enganosos e cooptar jornalistas com o propósito de tornar uma verdade relativa, na versão que lhe convém."

     

    https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/508/444


ID
5439745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à história e às técnicas de propaganda nas relações públicas e na assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.

Com a técnica de esvaziamento da história, o spin doctor influi na agenda da mídia, divulgando outras notícias para desviar a atenção e diminuir o impacto de uma matéria negativa publicada.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de esvaziamento da história consiste em antecipar um artigo negativo, ainda não publicado, com versões enviesadas. Ela não procura desviar a atenção para outros assuntos, mas atua na interpretação da matéria em questão.

  • De forma geral, as menções ao termo representam o trabalho de uma pessoa ou um grupo responsável pelo lobby relacionado ao agendamento midiático que cobre o político, o partido ou a empresa assessorada.

    Nos dicionários, o verbo to spin quer dizer girar em torno de algo, normalmente com alta velocidade. O termo indica que esses profissionais fazem para seus clientes, inventam jeitos das fontes e das notícias girarem em torno daquilo que convém aos seus assessorados.

    O uso de doctor, como comumente são chamados os médicos nos EUA (mas não os juízes e advogados, como acontece por aqui) representa sua qualidade de doutores, especialistas de grande conhecimento em uma determinada área.

    Assim, os spin doctors atuam como médicos especialistas em uma situação em que a imagem pública de seu cliente precise de algum remédio para as feridas causadas pela mídia. Podemos chama-los então de médicos da imagem, doutores, especialistas do giro de notícia, se fizermos uma tradução livre.

    Ivy Lee, um dos precursores da assessoria de imprensa da década de 50 nos Estados Unidos, dizia que um assessor de imprensa era um doctor of publicity. O termo spin doctor pode ser entendido como uma atualização dessa e outras expressões usadas desde esse período para exprimir a atuação dos agentes da propaganda política e empresarial.

    De forma geral, esse profissional é associado na mídia internacional a um tipo de lobby junto aos meios de comunicação para publicação de notícias de interesse de figuras públicas, em geral, políticos e grandes empresários.

    No Brasil, o termo não costuma ser utilizado pela mídia em geral. Isso não significa que esse profissional não exista. Na área da comunicação institucional, os profissionais que atuam como spin doctors são contratados como consultores de comunicação e realizam uma atividade chave dentro do contexto político e econômico de figuras públicas e grandes empresas.


ID
5439748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à história e às técnicas de propaganda nas relações públicas e na assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.

Pioneiro da comunicação social que surgia no início do século XX, Ivy Lee preconizava a transparência, que entendia ser um princípio ético para eliminar o chamado jogo sujo.

Alternativas
Comentários
  • O erro deve estar em ele ter sido pioneiro das Relações Públicas

  • Estélio, o erro está no final.

    "Chaparro faz um resumo sobre a controversa atuação de Lee: “(…) com o fornecimento de informações tratadas pelos critérios da cartacompromisso, não custa admitir que Ivy Lee tenha colaborado em boas matérias jornalísticas; mas também fez jogo sujo, com práticas de emprego duplo, propina, favores escusos, almoços sedutores, viagens prazerosas e outras formas de convívio vantajoso com o poder econômico."

    https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/817/1/CJacob.pdf

  • A transparência era uma forma eficaz de gerar credibilidade aos discursos das empresas. Os métodos de Ivy Lee não excluíam o jogo sujo. 

  • Descumpem-me aqueles que justificam o gabarito da banca, mas a Cespe foi bem maldosa nesta questão, para não dizer outra coisa. Preconizar é fazer apologia, pregar algo. Independentemente da falta de postura ética de Ivy Lee no seu trabalho como relações públicas o seu discurso era de transparência.

    Vejam:

    preconizar

    verbo

    1. 1.
    2. transitivo direto e transitivo direto predicativo
    3. apregoar com louvor, fazer a apologia ou a propaganda de; recomendar, aconselhar, pregar.

    Discurso de Ivy Lee;

    “Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.”


ID
5439751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à história e às técnicas de propaganda nas relações públicas e na assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.

Com o avanço tecnológico, tornou-se comum a circulação de informações sem os critérios jornalísticos, mas sob a forma de notícia; é o que acontece no chamado jornalismo das fontes, que dispensa a mediação de grandes veículos noticiosos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a definição se aplique ao jornalismo cidadão.

  • "Francisco Karam (2010) levanta a hipótese de que 'as empresas não jornalísticas estejam produzindo melhor conteúdo e apresentação estética da informação e do conhecimento imediato, incorporando profissionais jornalistas, do que as empresas jornalísticas'. A proposta é debater as estratégias das fontes em disseminar informações tendo em vista os critérios éticos, estéticos e técnicos qualificados, para que seus conteúdos genuinamente jornalísticos sejam legítimos e credíveis".

    https://iscom.com.br/wp-content/uploads/2020/11/JornalistaServicoFontes.pdf


ID
5439754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com relação à história e às técnicas de propaganda nas relações públicas e na assessoria de imprensa, julgue o item subsequente.

No Brasil, com a criação da Assessoria Especial de Relações Públicas da Presidência da República (AERP), na década de 60 do século passado, foram introduzidos elementos educativos nas estratégias de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Coordenada por Octávio Costa, a AERP inicialmente fixou o caráter educativo das estratégias de comunicação, em oposição aos objetivos da propaganda política. 

    NOTA DE PESAR

    Brasília (DF), 19 de novembro de 2021

    É com profundo sentimento de tristeza e pesar que a Defesa e as Forças Armadas brasileiras manifestam nossos pêsames pelo falecimento, em 18 de novembro de 2021, do General de Divisão OCTAVIO PEREIRA DA COSTA.

    Além de relevantes cargos que exerceu durante sua exemplar trajetória no Exército Brasileiro, foi ex-Combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), herói nacional da II Guerra Mundial, demonstração de mais puro sentimento de patriotismo na luta pela liberdade e a democracia no mundo.

    Além disso, deve-se enfatizar a sua dedicação à carreira das armas, prestando inestimáveis serviços à Nação e ao Estado brasileiro, sempre com honradez, coragem moral e integridade.

    Cabe destacar que é autor dos seguintes livros: “Trinta anos depois da volta” (1975) e “Cinquenta anos depois da volta” (1995), nos quais relatou suas incontestes experiências na FEB durante a II Guerra Mundial.

    O Ministério da Defesa presta as condolências aos familiares e amigos do Veterano febiano, pela irreparável perda.

    Walter Souza Braga Netto

    Ministro de Estado da Defesa


ID
5439757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item a seguir, considerando o papel do assessor de imprensa.

O dirigente máximo de uma organização é o responsável por determinar o valor-notícia de um acontecimento referente a tal organização, devendo o assessor de imprensa, como subordinado, acatar a decisão.

Alternativas
Comentários
  • Por mais que na prática nem sempre seja possível, o ideal é que o assessor de imprensa faça esse papel de buscar a melhor forma de noticiar determinada informação do cliente, ao analisar o valor-notícia de um acontecimento.

    Gabarito: ERRADO

  • Os fatos são os determinadores da noticiabilidade, e o reconhecimento do grau de importância de um evento compete aos editores, no âmbito das rotinas produtivas midiáticas. Em razão de sua formação, um assessor de imprensa saberá melhor que o seu chefe na avaliação do que poderá interessar às redações. Nesse sentido, cabe ao assessor, numa organização, ser o principal filtro do que deve ou não ser divulgado para a imprensa.


ID
5439760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item a seguir, considerando o papel do assessor de imprensa.

Compete ao departamento comercial de uma organização negociar com interlocutores de veículos de comunicação a veiculação de pautas jornalísticas favoráveis a tal organização.

Alternativas
Comentários
  • Nem a funcionários do departamento comercial e nem mesmo a um assessor de imprensa compete negociar com os veículos de comunicação a inserção de matérias jornalísticas nos espaços noticiosos. E, quando há negociações de programação de mídia paga, jamais estará em jogo uma correlação que não deve existir, ou seja, entre publicidade comercial e publicidade dos fatos jornalísticos. Redações e departamentos comerciais atuam, portanto, separadamente.


ID
5439763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item a seguir, considerando o papel do assessor de imprensa.

Fazer o lobby de uma organização é uma das principais funções do assessor de imprensa.

Alternativas
Comentários
  • É UMA FUNÇÃO DO RELAÇÕES PÚBLICAS.


ID
5439766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item a seguir, considerando o papel do assessor de imprensa.

Quando julgar necessário, um assessor de imprensa poderá fornecer a quem julgar oportuno informações não oficiais, mediante o formato off the record.

Alternativas

ID
5439769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item a seguir, considerando o papel do assessor de imprensa.

Cabe ao assessor de imprensa evitar que o assessorado cometa erros como o de ligar para jornalistas a fim de indagar acerca da não publicação de uma entrevista concedida. A exceção fica por conta da necessidade de serem corrigidas distorções e até reparadas omissões que prejudicaram a correta compreensão das informações fornecidas.

Alternativas
Comentários
  • Só na cabeça do CESPE que assessor deixa assessorado ligar para jornalista.


ID
5439772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

Ao agendar entrevistas, o assessor de imprensa deverá priorizar a conveniência do indivíduo assessorado.

Alternativas

ID
5439775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

No atendimento a jornalistas, deve-se conceder prioridade aos órgãos de imprensa que veiculem anúncios comerciais da organização à qual a assessoria está vinculada.

Alternativas

ID
5439778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

A fim de impedir o constrangimento e a intimidação do indivíduo assessorado, assessores de imprensa deverão evitar convidar para entrevistas coletivas repórteres antipáticos ou opositores a ele.

Alternativas

ID
5439781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

O assessor de imprensa deverá orientar o assessorado a não solicitar a repórteres que deixem de publicar determinadas informações.

Alternativas

ID
5439784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

As atividades de media training deverão, desejavelmente, abranger todos os escalões de uma organização e não somente a equipe dos dirigentes.

Alternativas
Comentários
  • Os treinamentos sobre mídia e sobre como atender os profissionais dos meios de comunicação não devem se restringir à cúpula dirigente. Em uma organização, os funcionários não devem ser induzidos a entrar em pânico se virem um jornalista circulando pelos corredores e nem devem atuar como detetives anônimos ou apócrifos, ávidos por denúncias. Ao fazer uma denúncia, os funcionários devem ser orientados quanto ao sigilo da fonte, e ao fato de a instituição servir ao bem coletivo e não a ressentimentos e represálias.


ID
5439787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao atendimento da assessoria de imprensa aos veículos jornalísticos, julgue o item seguinte. 

A gravação da entrevista de um assessorado é uma prática recomendável, podendo vir a ser um recurso em caso de dúvidas ou distorções.

Alternativas

ID
5439790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da produção da notícia e das rotinas do assessor de imprensa, julgue o item subsequente.

Entrevistas concedidas por ocupantes de cargos públicos deverão sempre ser realizadas em locais públicos ou edifícios oficiais.

Alternativas
Comentários
  • Uma autoridade ou funcionário público fala publicamente aos integrantes da imprensa, seja em gabinete, seja em sala de imprensa. A exceção fica por conta do desejo de uma ou de ambas as partes, jornalista e fonte, de se encontrarem no ambiente de uma residência, para um café, um jantar, uma recepção etc. Ressalva-se sempre que tais encontros são profissionais — ainda que, eventualmente, haja envolvida relação de amizade — e nunca de algum outro tipo, de natureza estritamente privada. Por precaução, o assessorado deve solicitar o comparecimento de seu assessor, mesmo que a fonte queira falar a sós e reservadamente com o jornalista ou mais de um deles

  • Todo dia alguma autoridade de Brasilia dando entrevista na portaria do bloco do apartamento funcional onde mora.


ID
5439793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da produção da notícia e das rotinas do assessor de imprensa, julgue o item subsequente.

Cabe ao assessor preparar o assessorado para a entrevista, antevendo perguntas difíceis e situações delicadas e, em casos especiais, realizando ensaios.

Alternativas

ID
5439796
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da produção da notícia e das rotinas do assessor de imprensa, julgue o item subsequente.

É prática positiva um assessor ou o assessorado dele telefonarem para jornalistas a fim de manifestar satisfação sobre a repercussão positiva de entrevistas publicadas, bem como comunicar a existência de novos elementos para a continuidade do assunto.

Alternativas
Comentários
  • É O FOLLOW UP!


ID
5439799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da produção da notícia e das rotinas do assessor de imprensa, julgue o item subsequente.

A publicação de reportagens quentes, associadas à cronologia de acontecimentos do momento, é prática circunscrita à mídia comercial, devendo ser evitada por periódicos institucionais de organizações públicas.

Alternativas

ID
5439802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

A respeito da produção da notícia e das rotinas do assessor de imprensa, julgue o item subsequente.

A atividade de clipping poderá ser terceirizada, devido à necessidade de monitoramento complexo de conteúdos audiovisuais e hipermidiáticos.

Alternativas
Comentários
  • A atividade de clipping poderá ser terceirizada, devido à necessidade de monitoramento complexo de conteúdos audiovisuais e hipermidiáticos.


ID
5439805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o próximo item, concernente à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa.

Cabe a um assessor de imprensa orientar os seus assessorados a se ater, durante entrevistas, aos seus domínios técnicos e à correlação deles com as pautas em questão.

Alternativas

ID
5439808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o próximo item, concernente à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa.

A promoção, por parte da assessoria de imprensa de uma organização, de seminários, oficinas e cursos para jornalistas é uma forma de estabelecer uma boa relação com a imprensa e tornar mais fácil a compreensão da atuação da organização.

Alternativas

ID
5439811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o próximo item, concernente à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa.

Constituem o chamado jornalismo público, ou jornalismo cívico, as parcerias entre veículos de imprensa e instituições advogadas de direitos humanos, sociais e políticos.

Alternativas

ID
5439814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o próximo item, concernente à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa.

Dá-se o nome de mídia espontânea à publicação gratuita, em veículos de comunicação, de conteúdos jornalísticos produzidos por profissionais da própria assessoria contatada.

Alternativas
Comentários
  • Mídia espontânea é o nome que se dá à publicação gratuita e não induzida de conteúdos jornalísticos decorrente da repercussão de atos, fatos e eventos promovidos por alguma organização pública ou privada, sem a interferência direta da organização citada e de sua assessoria de imprensa.


ID
5439817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca das possibilidades de uma organização exercer o controle institucional da informação, especialmente em situações de crise, julgue o item seguinte.

É recomendável a promoção frequente de eventos de treinamento interno a fim de preparar o conjunto de funcionários de uma organização para o desempenho adequado em gestão de crises.

Alternativas

ID
5439820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca das possibilidades de uma organização exercer o controle institucional da informação, especialmente em situações de crise, julgue o item seguinte.

Em situações adversas, uma organização deve confiar ao seu assessor de comunicação o gerenciamento da crise, pois a medida mais importante a ser tomada é evitar a propagação de notícias desfavoráveis.

Alternativas
Comentários
  • Art 12 da LRF

  • O gerenciamento da crise poderá ser realizado por um conselho de crise ou por um gestor escolhido pela organização. Ao assessor cabe apenas a parte da crise relativa à divulgação junto à imprensa e em auxílio aos dirigentes nas tomadas de decisão que impactam a opinião pública.

  • O gerenciamento da crise poderá ser realizado por um conselho de crise ou por um gestor escolhido pela organização. Ao assessor cabe apenas a parte da crise relativa à divulgação junto à imprensa e em auxílio aos dirigentes nas tomadas de decisão que impactam a opinião pública.

    Gestão de crise é função, atribuição e atividade de um gerente de crise, permanente ou nomeado por ocasião. A área de comunicação e em específico o assessor de imprensa são partícipes-chave do processo de enfrentamento da situação crítica, mas não os protagonistas principais.

    GERALMENTE TEM UM PORTA-VOZ NA INSTITUIÇÃO.


ID
5439823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca das possibilidades de uma organização exercer o controle institucional da informação, especialmente em situações de crise, julgue o item seguinte.

O release tem valor de nota oficial e, por isso, é a ferramenta preferencial para a realização de comunicados oficiais contendo esclarecimentos destinados à população.

Alternativas
Comentários
  • "Podemos defini-lo como um material informativo, cujo objetivo é servir aos jornalistas de redação com conteúdos relevantes sobre uma determinada marca ou produto. O release, que também é conhecido como comunicado (traduzido ao pé da letra), é utilizado principalmente pelas assessorias de imprensa, que são responsáveis pelo trabalho de relacionamento com a mídia.

    A principal finalidade desses conteúdos é cavar pautas nos veículos de comunicação ou até mesmo ser utilizado como material de apoio dentro das redações jornalísticas. "

    Ou seja, o erro da questão está em dizer que são "esclarecimentos destinados à população"

  • "Release: material informativo com formato jornalístico produzido especificamente para servir de pauta ou informação à imprensa. É entendido como sugestão de pauta e não como notícia acabada, embora até possa ser veiculado na íntegra" (Jorge Duarte).


ID
5439826
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item subsequente, referente à redação jornalística.

Em reportagens jornalísticas, o uso do lead deverá seguir a técnica da pirâmide invertida, a qual determina que as informações sejam apresentadas em ordem decrescente de relevância.

Alternativas
Comentários
  • deverá?


ID
5439829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item subsequente, referente à redação jornalística.

A notícia deverá evitar informações suplementares aos aspectos estritamente factuais.

Alternativas

ID
5439832
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item subsequente, referente à redação jornalística.

Nos veículos de jornalismo impresso, os artigos, as resenhas críticas e os editoriais consistem prioritariamente em textos narrativos, enquanto notas, notícias e reportagens são caracterizadas como textos argumentativos.

Alternativas
Comentários
  • GABAEIRO ERRADO

    O que é um texto jornalístico exemplos?

    Estamos falando do texto jornalístico, que tem o objetivo de comunicar e informar o leitor. Mas essas são as características básicas desses textos, que se dividem em várias categorias. As notícias, por exemplo, são as matérias dos jornais, revistas ou sites. Há também as crônicas, com um ar mais narrativo e pessoal.

  • Segundo Marques de Mello:

    GÊNERO INFORMATIVO:

    Nota

    Notícia

    Reportagem

    Entrevista

    GÊNERO OPINATIVO:

    Artigo

    Editorial

    Crônica

    Comentário

    Resenha

    Coluna

    Caricatura

    Carta


ID
5439835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item subsequente, referente à redação jornalística.

A notícia é um texto mais completo que a reportagem, na medida em que aborda os fatos de maneira interpretativa e aprofundada.

Alternativas
Comentários
  • Errado. É justamente o contrário. A reportagem é um texto mais completo que a notícia, na medida em que aborda os fatos de maneira interpretativa e aprofundada.


ID
5439838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Julgue o item subsequente, referente à redação jornalística.

A nota é um texto curto, restrito ao lead, e deve trazer informações a respeito de acontecimentos de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • A nota é uma notícia curta, enxuta, restrita ao lead, normalmente consistindo de um só parágrafo e formatada em uma coluna, a respeito de acontecimentos de interesse público, que não tenham grande relevância para a redação do veículo.


ID
5439841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

Releases deverão ser elaborados conforme o formato padrão, apresentando a data da divulgação, as informações do contato, um título curto e atraente, o lead e o desenvolvimento da notícia.

Alternativas
Comentários
  • Data da divulgação [do release]? Essa eu não entendi.

  • Em resposta ao colega Tai Fiqueiredo, sim, os releases devem conter data para que os jornalistas percebam, logo de cara, se a informação constante ainda é quente, válida para o veículo de comunicação. Um release pode ficar perdido em uma caixa de spam no correio eletrônico e ficar completamente defasado para um jornal. Já uma revista poderá ficar interessada no mesmo release, sob as mesmas circusntâncias, já que não trabalha com o factual diário.


ID
5439844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

No jornalismo impresso, uma entrevista poderá ser corretamente considerada como notícia caso o texto apresente primeiramente os assuntos mais relevantes, bem como intercale informações contextuais entre os trechos em discurso direto.

Alternativas

ID
5439847
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

Dá-se o nome de pauta tanto ao planejamento de uma edição ou de partes dessa edição quanto a cada um dos itens desse planejamento, quando atribuído a um(a) repórter.

Alternativas

ID
5439850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

Denomina-se de nariz de cera o texto jornalístico falacioso, elaborado a partir de informações não confirmadas.

Alternativas
Comentários
  • NARIZ DE CERA É ENROLAÇÃO.

    Chama-se nariz de cera a frase ou parágrafo introdutório que pode ser cortado sem prejuízo da informação. Deve ser evitado especialmente em texto noticioso.


ID
5439853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

Recursos estilísticos como a ironia, a metáfora e a antítese são empregados para introduzir expressividade e objetividade ao texto.

Alternativas
Comentários
  • Recursos estilísticos como ironia, metáfora, metonímia e antítese são utilizados para conferir maior expressividade ao texto. Costumam ser utilizados principalmente em crônicas, porque se trata de textos que permitem maior subjetividade (e não objetividade) do autor. 


ID
5439856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando as técnicas de redação de textos jornalísticos, julgue o item a seguir.

Na prática jornalística, são textos opinativos e assinados individualmente pelo autor: o artigo, o editorial, a crônica e a resenha crítica.

Alternativas
Comentários
  • O Editorial não é assinado individualmente pelo jornal, e sim pelo veículo.

  • O editorial expressa o ponto de vista do veículo, da empresa de comunicação, sobre fatos e assuntos da atualidade, e em geral não é assinado. Os outros textos mencionados de fato são opinativos e assinados pelos seus respectivos autores.


ID
5439859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base nos critérios que devem ser seguidos na preparação de originais e na editoração, julgue o item subsecutivo.

Ao aferir a legibilidade de um texto, deverão ser considerados o formato e o corpo das letras, sendo facultativo avaliar elementos tais como o comprimento das linhas, o entrelinhamento e o espacejamento de caracteres.

Alternativas
Comentários
  • Não era necessário decorar o texto. Bastava saber a última palavra: fraternidade.

    Aliás, para acertar a questão bastava ter percebido do art. 1 da DUDH que ele se funda no mesmo lema da Revolução Francesa: "liberdade, igualdade e FRATERNIDADE".

    Não seja um bebê chorão.

  • Bem-vindo ao mundo do concurso público.

  • Ela está em busca de elefantes, pois estes tem boa memória...rsrsrs

  • Basta entender o contexto histórico, não precisa decorar.

  • Negativo!

    Tudo deve ser aferido.

    O erro da questão está em dizer "sendo facultativo avaliar elementos tais como o comprimento das linhas, o entrelinhamento e o espacejamento de caracteres."

  • SENDO FACULTATIVO É O ERRO.

    A legibilidade depende da forma das letras, do branco anterior delas, do corpo usado, do comprimento das linhas, do espacejamento, do entrelinhamento (distância entre duas linhas de composição sucessivas) e das margens.


ID
5439862
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base nos critérios que devem ser seguidos na preparação de originais e na editoração, julgue o item subsecutivo.

Em caso de textos longos, deve-se evitar usar intertítulos.

Alternativas

ID
5439865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base nos critérios que devem ser seguidos na preparação de originais e na editoração, julgue o item subsecutivo.

Na primeira página de um jornal impresso, a diagramação deverá apresentar resumos de textos que compõem a edição, indicando-se, em cada um dos resumos, a página onde está o texto completo.

Alternativas

ID
5439868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base nos critérios que devem ser seguidos na preparação de originais e na editoração, julgue o item subsecutivo.

Ao se visualizar um texto, o olhar se desloca com rapidez do lado superior esquerdo para o lado direto inferior, de modo que o diagramador deverá preencher as chamadas zonas mortas da página, localizadas no lado superior à direita e no lado inferior à esquerda.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação está correta: a visualização de um texto acontece no alto do lado esquerdo para o canto inferior à direita, sendo que os lados opostos são chamados de zonas mortas. 


ID
5439871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

Diferentemente do release impresso, o release para veículos online deverá promover as qualidades de um produto ou de uma empresa, além de apresentar informações jornalísticas.

Alternativas
Comentários
  • A função do release eletrônico é a mesma do release impresso: levar informação com valor de notícia ao jornalista e nunca promover as qualidades de um produto ou de uma empresa.


ID
5439874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

Ao se removerem os números de um texto jornalístico e se disporem esses dados em tabelas ou gráficos adicionais, o texto torna-se mais claro e atrativo, assim como é facilitada a visualização dos dados quantitativos.

Alternativas

ID
5439877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

No webjornalismo, efeitos de contraste visual poderão ser obtidos por meio da justaposição de cores complementares, bem como mediante a oposição entre cores neutras e cores de alta intensidade ou entre cores frias e cores quentes.

Alternativas

ID
5439880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

Textos para ambientes digitais frequentemente apresentam função conativa, o que os aproxima dos textos do jornalismo impresso e os distingue da redação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • Denotativa - Dicionário

  • FUNÇÃO DENOTATIVA EM TEXTOS PARA AMBIENTES DIGITAIS.

  • A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem.


ID
5439883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

Nas mídias digitais, textos estruturados segundo o esquema de pirâmide deitada seguem um sistema de níveis de leitura, o qual se orienta do nível da exploração da notícia em direção a elementos externos.

Alternativas
Comentários
  • pirâmide invertida é o formato de redação jornalística mais comum. Contudo, o formato que mais funciona para os leitores de jornalismo digital é a Pirâmide Deitada. Esse formato consiste em construir uma narrativa linear, que se constrói a partir do conteúdo exposto no Lide.

    A proposição para a estruturação do texto para as mídias digitais, como a pirâmide deitada, segue o esquema de níveis de leitura que permite, a partir das informações básicas, extrapolar o texto inicial e buscar outras leituras sobre o tema, esmiuçando ainda mais, com explicações sobre os fatos, o que leva a níveis mais aprofundados


ID
5439886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do jornalismo online, julgue o item que se segue.

A distribuição dos elementos da página principal de um jornal online orienta-se conforme ordem predefinida pelos responsáveis pela diagramação, diferenciando-se, assim, do processo empregado pelos jornais impressos.

Alternativas

ID
5439889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao planejamento gráfico no jornal impresso, julgue o item seguinte.

A unidade de medida empregada como base na diagramação e na tipografia de jornais impressos é a paica, que corresponde a 12 pontos (12p).

Alternativas
Comentários
  • O sistema de equivalência dos pontos gráficos paica é o seguinte: 12 pontos = 1 paica, ou 1 cícero = ½ cm. As paicas são consideradas como medidas-base do sistema tipográfico. 119 Chama-se sangrada a área d


ID
5439892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao planejamento gráfico no jornal impresso, julgue o item seguinte.

Chama-se sangrada a área dentro da página em que se fixa tinta sobre o papel, denominando-se de manchada a impressão que ultrapassar as bordas da página.

Alternativas
Comentários
  • MANCHA GRÁFICA X SANGRIA:

    A impressão dentro de uma página se chama mancha gráfica; é nela que cai a tinta sobre o papel. Fora desse limite, nada pode ser impresso, e nenhum elemento pode ultrapassar suas bordas. Nos casos em que a mancha ultrapassa as bordas, diz-se que a impressão é sangrada.


ID
5439895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação ao planejamento gráfico no jornal impresso, julgue o item seguinte.

Um formato comum para o corpo de texto em jornais impressos é o serifado, com corpo de 12 pontos.

Alternativas
Comentários
  • O formato mais comum para o corpo de texto em jornais impressos é o tipo serifado e com tamanho de 12 pontos.