SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Conhecimentos Comuns


ID
5086594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) envolve, de maneira intrínseca, a relação entre trabalho, ciência e cultura, norteando a formação dos estudantes em direção à inclusão social, laboral e política, numa perspectiva integradora. Com relação à dimensão educativa do trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão só indo por eliminação, letra C.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Dimensão Educativa do Trabalho

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que se refere à dimensão educativa do trabalho, vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) Na perspectiva intelectualizada, trabalho é sinônimo de emprego e tem a dimensão educativa de castigo ou mesmo de sofrimento.

    Errada! Os significados de trabalho e emprego não se confundem. O primeiro possui um sentido mais amplo, já o segundo é mais específico. A segunda parte da alternativa também está incorreta, pois a dimensão educativa do trabalho implica em um ato consciente e intencional do ser humano, e não a conotação de castigo e sofrimento.

     

    B) Trabalho é uma condição comum voltada à formação para o emprego ou, ainda, para uma especificidade da tarefa do mundo produtivo.

    Errada! O trabalho não deve ser entendido de uma maneira restritiva, como, por exemplo, algo voltado para a formação para o emprego ou para alguma tarefa do mundo produtivo. Trabalho é um conceito amplo que congrega diversas ações humanas com vistas ao alcance de objetivos diversos.

     

    C) O trabalho adquire dimensão educativa quando o ser humano o faz de maneira consciente e intencional.

    Certa! A dimensão educativa do trabalho caracteriza-se à medida que o ser humano o faz de forma consciente, intencional, visando o alcance de algum feito ou objetivo desejado. Portanto, está perfeita esta alternativa.

     

    D) Aqueles que vivem do trabalho para garantir a sua sobrevivência têm mais facilidade de compreender a dimensão educativa do trabalho.

    Errada! A ideia do trabalho atrelado à sobrevivência pode referir-se a uma ação consciente, porém não desejada da maneira que ela ocorre. Sendo assim, o trabalho como meio de sobrevivência não necessariamente favorece à compreensão da sua dimensão educativa, isso porque, nesse caso, ele é definido como uma necessidade e não como um objetivo almejado.

     

    E) O princípio educativo do trabalho está na desconsideração da ambiguidade educacional de adaptação e emancipação.

    Errada! O princípio educativo do trabalho está na consideração das ideias de adaptação e emancipação. Isso porque existe a necessidade de uma adaptação ao sistema social, do qual emerge a exigência do trabalho; ao mesmo tempo que esse trabalho é operado visando a emancipação social, por meio do alcance de objetivos almejados.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
  • Fui por eliminação. Pensei assim:

    Não seria letra A, pq faz um julgamento de valor atrelando trabalho à punição; A educação busca qualificar para o trabalho, logo não faz sentido essa alternativa.

    Letra B: Trabalho é uma condição comum voltada à formação para o emprego. Isso também não faz sentido para mim; só se fosse "a educação é uma condição comum voltada à formação para o emprego", aí faria mais sentido.

    Letra E: O princípio educativo do trabalho está na desconsideração da ambiguidade educacional de adaptação e emancipação. É justamente o contrário, acredito que o princípio educativo está voltado para a emancipação. A partir da leitura das legislações educacionais, a gente entende que a educação sempre deve visar à AUTONOMIA, CIDADANIA E EMANCIPAÇÃO.

    Letra D: Aqueles que vivem do trabalho para garantir a sua sobrevivência têm mais facilidade de compreender a dimensão educativa do trabalho. Essa alternativa está "desconsiderando" a educação, é como se dissesse que estudar não é necessário, é só partir para a prática do trabalho; também senti que elimina o caráter transformador da educação. Ao meu ver, trabalhar para garantir a sobrevivência não parece uma emancipação.

    Isso me fez escolher a alternativa C. Foram julgamentos de caráter mais interpretativos mesmo, que poderiam me levar a errar, mas fez sentido para mim. Como não tem muitos comentários, resolvi deixar o meu aqui.


ID
5086597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. A respeito de tecnologias educacionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As ferramentas síncronas são aquelas que precisam da participação do aluno e do professor ao mesmo tempo e no mesmo ambiente.

    As ferramentas assíncronas são aquelas que não precisam de conexão simultânea em tempo real.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    No que se refere às TDICs, vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) Por intermédio de ferramentas síncronas, a interação entre professores e estudantes, embora não seja obrigatória, possibilita a colaboração entre os participantes e a elucidação de dúvidas em tempo real.

    Certa! Ferramentas síncronas são aqueles que possibilitam interação em tempo real. Embora não seja obrigatório haver essa interação entre professores e alunos em uma sessão síncrona, essa é desejável, pois permite que o professor sane dúvidas ou mesmo que os alunos levantem questões durante a aula.

     

    B) As metodologias ativas apresentam grande dificuldade de adaptação às tecnologias digitais, porque, nessas metodologias, o estudante deve adotar uma postura participativa, enquanto as tecnologias digitais implicam a construção do conhecimento baseada na transmissão de informação.

    Errada! Em uma aula síncrona (em tempo real), professores e alunos podem sim fazer uso de metodologias ativas. A realização de um debate, por exemplo, que é caracterizado como uma metodologia ativa, pode ser realizado em uma sessão síncrona, afinal, é totalmente possível haver interação e participação.

     

    C) A utilização de ferramentas assíncronas condiciona o aprendizado e a conclusão das tarefas à conexão, em momento real, de forma simultânea, de estudantes e professores.

    Errada! Essa definição é de ferramenta síncrona, esta sim ocorre em tempo real.

     

    D) As ferramentas que permitem uma maior liberdade aos professores e estudantes também restringem suas autonomias, por possibilitarem a opção de gravação das aulas e demandarem um controle alternativo da rotina de estudos.

    Errada! O fato dessas ferramentas disporem de maior quantidade de recursos (como gravação e controle da rotina) não retira em nada a autonomia dos participantes da aula. A metodologia adotada para a condução da aula pode ser, inclusive, parecida com a que seria utilizada em um encontro presencial (com as devidas adaptações, é claro!).

     

    E) Os chats e os fóruns fazem parte do mesmo grupo de ferramentas de desenvolvimento de aulas virtuais e se caracterizam por permitir a discussão de diferentes temas entre os estudantes e a troca de mensagens em tempo real.

    Errada! É verdade que os chats possuem o intuito de uma discussão em tempo real. Porém, os fóruns não possuem essa característica, pois estes funcionam por meio de mensagens enviadas dentro de um ambiente que não contempla uma interação em tempo real, vale dizer, é uma discussão, mas que não ocorrer em tempo real.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".
  • Gabarito: A

    Comentando cada alternativa:

    A

    Nosso gabarito! :)

    B

    Na metodologia ativa o aluno é protagonista do PEA e o professor suporte. Tanto tecnologia quanto metodologia ativa envolvem participação e colaboração. Os saberes são construídos e quando transmitidos, isso acontece de forma ativa.

    C

    Síncronas: interação em tempo real (Ex: Zoom ou Meet).

    Assíncronas: conteúdos disponibilizados dentro da plataforma AVA em tempo diferente do acesso dos alunos (Ex: tarefas, questionários, textos, vídeos, links, etc)

    O item trocou a explicação de síncrono e assíncrono.

    D

    Não há restrição das autonomias pelas ferramentas que oferecem liberdade aos professores e estudantes

    E

    Tanto chats quanto fóruns podem ser síncronos ou assíncronos.

    O item os classifica como assíncronos e explica o acesso em tempo real (síncrono).


ID
5086600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    A inserção das tecnologias de informação e comunicação não pode ser vista como ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas como uma ferramenta de mediação que depende da formação docente na direção de transformar esse processo.

Internet: <brasilescola.com> (com adaptações).

No que se refere às tecnologias de informação e comunicação, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • D) O uso de metodologias tecnológicas em sala de aula capacita o estudante a desenvolver características essenciais para o convívio na atual sociedade.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação, vamos analisar cada uma das alterativas para identificaremos a correta.

     

    A) O computador conectado à Internet suplantou as características tradicionais dos meios de comunicação, o que propiciou uma unidirecionalidade de apoio metodológico à educação. 

    Errada! Embora o computador, com o advento da internet, tenha mudado drasticamente as formas de comunicação, não é correto dizer que ele suplantou o modelo tradicional de modo a acarretar uma unidirecionalidade de apoio metodológico. Na verdade, as TICs implantaram um multidirecionalidade de apoio metodológico à educação.

     

    B) A tecnologia auxilia o professor a controlar o processo educacional, transferindo o conhecimento da oralidade para a linguagem escrita.

    Errada! Embora a tecnologia tenha contribuído para o aprimoramento do processo educacional, não houve uma transferência da forma de transmitir o conhecimento da linguagem oral para a escrita. Cada forma de comunicação possui seu espaço. Portanto, está incorreto falar em transferência de uma forma para outra.

     

    C) Na atualidade, o acesso rápido e facilitado às informações pelos estudantes tem favorecido o resgate das aulas expositivas, que, nesse cenário, constituem a melhor opção pedagógica, por concentrar o interesse dos estudantes na sala de aula.

    Errada! O que ocorrer é exatamente o contrário do que está sendo dito por esta alternativa, pois o rápido e fácil acesso à informação, pelos estudantes, obrigou os educadores a repensarem suas metodologias, para que sejam mais atrativas ao cenário dinâmico e veloz em que as informações estão inseridas. Portanto, as aulas expositivas cederam espaço para outras metodologias de ensino, sobretudo, as que se utilizam das TICs.

     

    D) O uso de metodologias tecnológicas em sala de aula capacita o estudante a desenvolver características essenciais para o convívio na atual sociedade.

    Certa! O uso de tecnologias no contexto educacional favorece ao estudante estar conectado à realidade que encontrará fora do ambiente institucional da escola. Sendo assim, quando a escola proporciona o contato com tais tecnologias, de certa forma, está capacitando o aluno para saber utilizar tais recursos nos diversos segmentos sociais em que estará inserido.

     

    E) A tecnologia possibilita a obtenção de grande quantidade de informação e trocas de ideias entre as pessoas, sem que o erro agregue novos saberes.

    Errada! É verdade que a tecnologia possibilita a obtenção de grande quantidade de informação e trocas de ideias entre as pessoas, porém, o erro agrega, sim, novos saberes. Portanto, a parte final da alternativa está incorreta.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".
  • Gabarito: D

    Comentando cada alternativa:

    A

    Suplantar: superar. A internet não gera unidirecionalidade educacional. O ensino deve ser colaborativo e crítico.

    B

    A tecnologia ajuda o professor a mediar o processo educacional e não a controlá-lo. Além disso, não acontece a transferência de conhecimento oral para escrito.

    C

    O acesso rápido às informações exige aulas dinâmicas, interativas, colaborativas para uma aprendizagem efetiva. As aulas expositivas marcam o ensino tradicional e, apesar de ainda acontecerem, não são as que mais estimulam os alunos.

    D

    Nosso gabarito! :)

    E

    O erro deve ser tido como um elemento que favorece o aprendizado.

  • Segue o comentário do professor, para os não assinantes!

    A) O computador conectado à Internet suplantou as características tradicionais dos meios de comunicação, o que propiciou uma unidirecionalidade de apoio metodológico à educação. 

    Errada! Embora o computador, com o advento da internet, tenha mudado drasticamente as formas de comunicação, não é correto dizer que ele suplantou o modelo tradicional de modo a acarretar uma unidirecionalidade de apoio metodológico. Na verdade, as TICs implantaram um multidirecionalidade de apoio metodológico à educação.

     

    B) A tecnologia auxilia o professor a controlar o processo educacional, transferindo o conhecimento da oralidade para a linguagem escrita.

    Errada! Embora a tecnologia tenha contribuído para o aprimoramento do processo educacional, não houve uma transferência da forma de transmitir o conhecimento da linguagem oral para a escrita. Cada forma de comunicação possui seu espaço. Portanto, está incorreto falar em transferência de uma forma para outra.

     

    C) Na atualidade, o acesso rápido e facilitado às informações pelos estudantes tem favorecido o resgate das aulas expositivas, que, nesse cenário, constituem a melhor opção pedagógica, por concentrar o interesse dos estudantes na sala de aula.

    Errada! O que ocorrer é exatamente o contrário do que está sendo dito por esta alternativa, pois o rápido e fácil acesso à informação, pelos estudantes, obrigou os educadores a repensarem suas metodologias, para que sejam mais atrativas ao cenário dinâmico e veloz em que as informações estão inseridas. Portanto, as aulas expositivas cederam espaço para outras metodologias de ensino, sobretudo, as que se utilizam das TICs.

     

    D) O uso de metodologias tecnológicas em sala de aula capacita o estudante a desenvolver características essenciais para o convívio na atual sociedade.

    Certa! O uso de tecnologias no contexto educacional favorece ao estudante estar conectado à realidade que encontrará fora do ambiente institucional da escola. Sendo assim, quando a escola proporciona o contato com tais tecnologias, de certa forma, está capacitando o aluno para saber utilizar tais recursos nos diversos segmentos sociais em que estará inserido.

     

    E) A tecnologia possibilita a obtenção de grande quantidade de informação e trocas de ideias entre as pessoas, sem que o erro agregue novos saberes.

    Errada! É verdade que a tecnologia possibilita a obtenção de grande quantidade de informação e trocas de ideias entre as pessoas, porém, o erro agrega, sim, novos saberes. Portanto, a parte final da alternativa está incorreta.

     

    GABARITO ALTERNATIVA “D".


ID
5086603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades a serem desenvolvidos pelos estudantes ao longo da educação básica. Esses constructos fornecem caminhos para a elaboração de currículos de forma integrada, de forma a permitir a aproximação entre disciplinas, metodologias, conteúdos, cotidiano social e experiências vivenciadas, o que transforma a aprendizagem em algo significativo e sempre em movimento. A respeito da integração curricular, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre Integração Curricular.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Durante a educação básica, é necessário seguir o que está expresso na BNCC, a qual fornece meios para que haja uma integração curricular no processo de ensino e aprendizagem. Sabendo disso, vamos analisar cada alternativa para assinalarmos a correta.

     

    A) Mesmo que os equipamentos não sejam ideais, desde que tenham uma boa velocidade de conexão, fica garantida a integração gradativa das TDIC ao currículo.

    Errada! Para haver a integração das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) ao currículo, é necessário que haja uma boa manutenção dos equipamentos a serem utilizados, além disso, eles precisam ser ideais para o uso, não se limitando a uma boa conexão de internet.

     

    B) A integração curricular envolve apenas duas dimensões: a cultura em que os estudantes e a escola estão inseridas; e a realidade vivenciada pelo estudante no seu cotidiano social.

    Errada! Seguindo o pensamento de Beane (2003), a integração curricular envolve quatro dimensões: 1) a integração das experiências; 2) a integração do conhecimento; 3) a integração social; e 4) a integração como concepção curricular. Portanto, realmente, a alternativa está incorreta.

     

    C) A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.

    Certa! Segundo dados recentes (de 2020), 29% das escolas do Brasil não possuem acesso à internet. Além disso, 55% das escolas públicas que possuem acesso, não possuem uma boa conexão. Com base nesses dados, podemos concluir que no Brasil, existem muitos casos de escolas com dificuldades para acessar a internet, e, consequentemente, utilizar as TDIC na integração curricular.

     

    D) A possibilidade de integração curricular deve-se à articulação de três fatores unicamente: o conhecimento escolar, as TDIC e as experiências docentes.

    Errada! O conhecimento escolar, as TDIC e as experiências docentes, certamente, são fatores que contribuem com a integração curricular, no entanto, não são os únicos (o acompanhamento do processo por meio de reuniões periódicas e a formação continuada dos profissionais envolvidos são outros exemplos de fatores que contribuem). Portanto, a questão erra ao afirmar que são unicamente três fatores.

     

    E) A construção do conhecimento sobre integração curricular implica a realização de uma estrutura por disciplinas, conservando-se os diferentes conhecimentos disciplinares enquanto produção escolar.

    Errada! A construção do conhecimento sobre integração curricular implica na concepção de um conhecimento relacional entre diversas disciplinas, em que as áreas do conhecimento possam ser apreendidas com maior integração.

     

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA "C".
  • A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.

  • C - A incorporação das TDIC e a experiência de uso educacional são fatores que favorecem a integração curricular, porém, devido aos baixos índices de acesso à Internet em muitas escolas brasileiras, essa prática ainda não se apresenta na realidade.


ID
5086606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

    Compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e respectivas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo, hoje, um fator tão importante para as empresas quanto a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços e a marca comercialmente forte.


Essa definição diz respeito à responsabilidade

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

  • Gabarito: D

    Ma errei. Achei que fosse corporativo por partir da empresa.

    #foco,força e fé nunca foram tão necessários

    #rumoaoTJRJ

  • GABARITO LETRA D

    A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico.

    Para isso, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade.

    FONTE: FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO

    https://fia.com.br/blog/responsabilidade-social/#:~:text=cada%20um%20deles.-,Responsabilidade%20Social%20Corporativa%20(RSC),comunidade%20local%20e%20da%20sociedade.

  • A Responsabilidade Corporativa tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários (stakeholders), envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e no meio ambiente.

    Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.

    Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • Compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e respectivas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo, hoje, um fator tão importante para as empresas quanto a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços e a marca comercialmente forte.

    Essa definição diz respeito à responsabilidade social.

  • A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente. Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo. Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental. O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.

  • Acredito que a resposta da questão, se encontra aqui. Vejamos:

    ''Compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e respectivas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.......''

    Se além do lucro as empresas estão preocupadas em promover uma melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho; quem é sua força de trabalho? As pessoas que ali trabalham, né não?! E ainda completa narrando o seguinte: ''respectivas famílias, da comunidade LOCAL e da SOCIEDADE como um TODO. Logo, entendemos que atualmente as empresas estão preocupadas em promover um ambiente melhor, um conforto melhor, uma conversação entre superiores hierárquicos melhor, assim propiciando um aumento de lucro e um local favorável de trabalho para todos.

    Eu entendi dessa forma!

    Gab: ''D''

  • Mas isso é ética?!

  • responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.

  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

  • RESUMO SEM PERDER TEMPO

    A se preocupa igualmente com o bem-estar dos funcionários e com a competitividade de mercado, logo ela tem RESPONSABILIDADE SOCIAL (modo de pensar e agir de forma ética nas relações).

    GAB: D

  • Eu fui por análise. Principalmente no trecho que fala sobre a mão de obra da empresa, os impactos nas suas famílias e na comunidade em geral. E isso de certa forma, é impactar o social.

    Gaba D

  • Rapaz ética é um mundo de assunto e definições.

    Que Deus nos proteja.


ID
5086609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a denominação dada ao conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Lei 8.080/90 - Lei Orgânica da Saúde:

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.


ID
5086612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O inciso XXII do artigo 7.º da Constituição Federal de 1988 estabelece que é direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Quanto a esse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : A

    CF88:

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; (ESTE INCISO É ASSEGURADO AO SERVIDOR E ÀS DOMÉSTICAS)

  • O inciso XXII do artigo 7º estatui que é direito dos trabalhadores urbanos e rurais a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. 

  • Adendo: RAT é a nova denominação para o SAT (Seguro Acidente do Trabalho). É uma contribuição previdenciária paga pelo empregador, para cobrir os custos da Previdência com trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

  • Resposta:Letra A

    ------------------------------

    #REDUÇÃO DOS RISCOS DO TRABALHO

    A legislação deve cuidar de proteger o trabalhador contra os acidentes e demais riscos no trabalho,como prejuízo à sua saúde,por exemplo.Toda atividade profissional envolve riscos, umas mais outras menos,mas a obrigação do Estado é procurar reduzir esses riscos,principalmente através de normas dirigidas ao empregador,cabendo ao Estado fiscalizar se essas normas estão ou não sendo cumpridas.

    Exemplo de aplicação dessa norma é a exigência de que o empregador disponibilize a seus empregados equipamentos de proteção individual - EPI, quando o trabalho envolve riscos físicos,químicos ou biológicos.

    ------------------------------

  • O empregador que deve suportar os males advindos da atividade desenvolvida. (Art. 7º, XXII, CF).

    Gabarito: A

  • Minha contribuição, apenas a título de curiosidade:

    in·trín·se·co:

    adjetivo

    1. Que se encontra na essência ou na natureza de algo ou alguém. = ÍNTIMO

    2. Que é inerente ou essencial a alguém ou algo.

    3. Que é real e não depende de uma convenção (falando do valor de uma coisa sem atender à sua estimação ou circunstâncias).

    Fonte:Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

    Que Deus abençoe cada um em seus estudos! ;)

  • No artigo 7° da (CF)

    No inciso 22 está riscos INERENTES = INTRÍNSICOS, precisava conhecer o artigo, inciso e a sinonímia entre as palavras.

  • Letra A

    CF1988

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

  • Art. 7º XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    Riscos inerentes -> INTRINSCECOS

  • 736/STF - Compete à justiça do trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores.

  • Art. 7º XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    Riscos inerentes -> INTRINSCECOS

  • Cespe cobrando lei desse jeito FCC? To em shokk

  • Alguém pode me esclarecer o erro da alternativa D? É a expressão "vinculados", ou o fato de colocar em pé de igualdade trabalhadores e empregadores sobre o dever de reduzir os riscos?

  • XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança; (inerentes = intrínseco)

     A segurança e a saúde no trabalho são considerados direitos essenciais dos trabalhadores. A redução dos riscos inerentes ao trabalho é, portanto, uma face importante das políticas públicas em matéria trabalhista. Esse dispositivo é que ampara a edição, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, das chamadas NR’s (Normas Regulamentadoras). Ou seja, a parte que a questão fala: por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

    Gab: A 

  • Gabarito: 

    (CF/1988) Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    (A). Os riscos são intrínsecos aos processos produtivos, portanto é dever dos empregadores, e direito dos trabalhadores, reduzi-los por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

    OBS: O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. 

    Bons estudos!

  • Dever dos empregadores Normatizar ?

  • Normatização sanitária que contemple segurança?

  • LETRA A

  • Entendi nada

  • pegadinha danada, fez a pergunta, e com o mesmo XXII DEU A RESPOSTA, E EU ACHANDO QUE ERA O XXIII

    RESUMINDO, NÃO ENTENIR NADA.

  • Alternativa correta: A

    Fundamento: CF/88 - art. 7, XXII : "redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança".

  • GABARITO A

    a- Os riscos são intrínsecos aos processos produtivos, portanto é dever dos empregadores, e direito dos trabalhadores, reduzi-los por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança. - CORRETO - os riscos fazem parte do processo produtivo, são intrínsecos, portanto o empregador deve garantir a segurança do trabalhador. Como isso se dá? Por meio de normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

    Higiene e segurança? Sim, segurança aqui não apenas naquele sentido de prevenção de acidentes, mas também segurança sanitária (ambiente salubre, ou, quando for o caso, proteção para aqueles que precisam trabalhar em ambiente insalubre, por exemplo, a fim de diminuir o máximo possível os riscos de contaminações, por exemplo).

    B - Os riscos ocupacionais decorrentes dos processos produtivos devem ser suportados por todos da sociedade, cabendo ao empregador cumprir as normas regulamentadoras e pagar os adicionais de insalubridade e periculosidade. - Quem deve arcar com os riscos é o empregador!

    C - Os riscos são extrínsecos aos processos produtivos, então cabe aos trabalhadores reduzi-los por intermédio de condutas que contemplem aspectos sanitários, de higiene e de segurança. - não são extrínsecos (externos), nem compete aos trabalhadores reduzí-los.

    D- Os riscos são vinculados aos processos produtivos, motivo pelo qual empregadores e trabalhadores devem reduzi-los por intermédio de uma normatização trabalhista que contemple aspectos sanitários, de higiene e de segurança. - apenas os empregadores (exemplo: fornecimento de EPI's)

    E- Os riscos são adstritos aos processos produtivos, tendo os empregadores a obrigação de eliminá-los por intermédio de uma normatização tripartite, via norma regulamentadora que contemple aspectos sanitários. - eliminar não, reduzir, prevenir, evitar.

    Se houver algum erro, me avisem!

  • Acredito que o errado da letra d seja quando a assertiva menciona que é um dever do empregado diminuir os riscos, quando na verdade é um direito do trabalhador ter condições favoráveis e adequadas de trabalho.

  • PENSEI QUE ESTAVA NUMA QUESTAO DE INTERPRETACAO HAHAHAH

  • Que eu chute assim na prova amém kkkkkkkkkkkk chute certeiro.....

  • Riscos inerentes -> INTRINSCECOS

  • Assertiva A

    Os riscos são intrínsecos aos processos produtivos, portanto é dever dos empregadores, e direito dos trabalhadores, reduzi-los por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

  • dever do empregador e direito dos trabalhadores.

  • (CF/1988) Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

    (Inerentes: Intrínseco)

  • Dessa questão o que se tira é:

    1) O risco não é eliminável uma vez que é intrínseco, adstrito ou vinculado ao processo produtivo. Produzir é fazer alguém correr risco. (Portanto, erradas a letra E e a C). 

    2) Quem gera o risco é responsável por ele. No caso, os empregadores têm o dever de reduzi-lo. Não é a sociedade, nem são os trabalhadores, mas sim os empregadores. (Portanto, erradas as letras D, C e B e correta a A)

  • O risco de erra essa questão é INTRINSCECOS.

  • Intrinseco: faz parte, inerente, próprio de algo.

    Extrinseco: que não faz parte, externo.

    Adstritos: unido, ligado

    Vinculado: obrigado

  • Errei marcando B pois resolvi a questão tendo em mente raciocínio de direito previdenciário (princípio da solidariedade). Quando o empregado (segurado obrigatório) sofre um acidente de trabalho, o INSS paga auxílio doença ou aposentadoria por invalidez com o dinheiro das contribuições, tanto dos segurados quanto dos demais meios de arrecadação. Alguém pode me explicar por que este raciocínio não está certo?

  • A questão trata dos direitos sociais.

    A Constituição diz que é direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Ou seja, os riscos são intrínsecos à atividade produtiva. Além disso, é um dever dos empregadores reduzir esses riscos, tanto que o inciso XXVIII também estabelece como direito dos trabalhadores o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

    A) Os riscos são intrínsecos aos processos produtivos, portanto é dever dos empregadores, e direito dos trabalhadores, reduzi-los por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

    CERTO. É exatamente o que dissemos acima.

    B) Os riscos ocupacionais decorrentes dos processos produtivos devem ser suportados por todos da sociedade, cabendo ao empregador cumprir as normas regulamentadoras e pagar os adicionais de insalubridade e periculosidade.

    ERRADO. Os riscos do processo produtivo não devem ser suportados por toda a sociedade, e sim pelo empregador, que é quem se beneficia diretamente da atividade econômica.

    C) Os riscos são extrínsecos aos processos produtivos, então cabe aos trabalhadores reduzi-los por intermédio de condutas que contemplem aspectos sanitários, de higiene e de segurança.

    ERRADO. Os riscos são intrínsecos ao processo produtivo, e cabe aos empregadores reduzi-los.

    D) Os riscos são vinculados aos processos produtivos, motivo pelo qual empregadores e trabalhadores devem reduzi-los por intermédio de uma normatização trabalhista que contemple aspectos sanitários, de higiene e de segurança.

    ERRADO. Os riscos são intrínsecos ao processo produtivo, e cabe aos empregadores reduzi-los.

    E) Os riscos são adstritos aos processos produtivos, tendo os empregadores a obrigação de eliminá-los por intermédio de uma normatização tripartite, via norma regulamentadora que contemple aspectos sanitários.

    ERRADO. Os riscos são intrínsecos ao processo produtivo, e cabe aos empregadores reduzi-los.

    GABARITO DO PROFESSOR: letra A.

  • Está mais pra questão de português do que de Direitos Sociais. Mas, como era uma prova para professor, está tudo certo.

  • O BOM E VELHO PORTUGUÊS PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO!

    #PCCE 2021... CONTINUA A LUTA!!!

  • Intrínseco = que é inerente ou essencial a alguém ou algo. 

  • Gabarito''A''.

    A Constituição diz que é direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Ou seja, os riscos são intrínsecos à atividade produtiva. Além disso, é um dever dos empregadores reduzir esses riscos, tanto que o inciso XXVIII também estabelece como direito dos trabalhadores o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • GABA a)

    Quanto ao erro da alternativa d)

    empregadores e trabalhadores devem (dever) reduzi-los

  • A Constituição diz que é direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. Ou seja, os riscos são intrínsecos à atividade produtiva. Além disso, é um dever dos empregadores reduzir esses riscos, tanto que o inciso XXVIII também estabelece como direito dos trabalhadores o seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

    A) Os riscos são intrínsecos aos processos produtivos, portanto é dever dos empregadores, e direito dos trabalhadores, reduzi-los por intermédio de uma normatização sanitária que contemple higiene e segurança.

    CERTO.

    CF1988

    Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;


ID
5086615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de aprendizagem é bem desenvolvido quando o desenvolvimento interpessoal no ambiente escolar é

Alternativas
Comentários
  • Estamos falando de relação "interpessoal" que é de duas ou mais pessoas em um ambiente escolar. Com o afeto (amizade) e cognição (conhecimento) teremos uma aprendizagem bem desenvolvida. :D

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Relações Interpessoais e o Processo de Aprendizagem no Ambiente Escolar.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A relações interpessoais dentro do ambiente escolar são fundamentais para o processo de aprendizagem. A respeito de como devem ser essas relações, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a correta.

     

    A) sociável e estático.

    Errada! Deve ser sociável, com o intuito de estimular a interação, no entanto não pode ser estático, pois tanto o aluno quanto o professor estão envolvidos em meio a diversas informações provenientes de ambos os lados, ou seja, a aprendizagem é uma via de mão dupla, sendo, dessa forma, dinâmica.

     

    B) baseado em relações de afeto e de cognição. 

    Certa! O afeto e a cognição são fundamentais no processo de aprendizagem e devem ser encarados como essenciais na formação do professor em seu desenvolvimento profissional. Assim, quando o professor age de acordo com esses dois aspectos, há uma melhor interação entre ele e o aluno, favorecendo, portanto, a aprendizagem.

     

    C) estático em seu processo relacional. 

    Errada! Deve ser dinâmico em seu processo relacional, pois há uma contínua troca de informações entre alunos e professores.

     

    D) harmonioso e descontínuo.

    Errada! Deve ser harmonioso, porém o aprendizado deve ser contínuo. Segundo Piletti (2006), a aprendizagem é um processo contínuo, que dura toda a vida. Só crescemos e nos desenvolvemos na medida em que estivermos abertos a novos conhecimentos. É fundamental que o professor tenha essa consciência, pois abre portas para a relação interpessoal dinâmica dentro do ambiente escolar.

     

    E) internacional e descontínuo.

    Errada! É internacional, porém é contínuo e não descontínuo. Conforme visto na alternativa anterior, nos ensina Piletti (2006) que a aprendizagem é um processo contínuo, que dura toda a vida. Só crescemos e nos desenvolvemos na medida em que estivermos abertos a novos conhecimentos. É fundamental que o professor tenha essa consciência, pois abre portas para a relação interpessoal dinâmica dentro do ambiente escolar.

     

     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".
  • Letra B- baseado em relações de afeto e de cognição


ID
5086618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

Uma das características fundamentais de uma conduta ética é a moralidade, que consiste

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela faz referência a questões basilares de Deontologia e da Moral.

    A Deontologia tem como objeto o estudo de normas da Ética.

    A Ética se propõe, de verdade, a estudar as consequências de uma ação, ou seja, responsabilidades, deveres, o justo x injusto, o correto x incorreto.

    Diz Danilo Marcondes:
    “ A ética é uma das áreas que maior interesse desperta atualmente no campo da filosofia, sobretudo porque diz respeito diretamente às nossa experiência cotidiana, levando-nos a uma reflexão sobre os valores que adotamos, o sentido dos atos que praticamos e a maneira pela qual tomamos decisões e assumimos obrigações em nossa vida" (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007, p. 9. 152 p)

    Diante do exposto, cabe comentar as alternativas da questão.

    LETRA A - INCORRETA. Resposta vaga e imprecisa, não condizente com as reais pretensões da Ética e da Moral.

    LETRA B - INCORRETA. A Moral e a ética estudam virtudes, mas também levam em conta contextos específicos, experiências cotidianas e outros padrões para além do certo e errado.

    LETRA C - CORRETA. Reproduz, com mais felicidade, o real escopo da Moral e da Ética. Estamos a falar, com efeito, de um conjunto de valores que guiam condutas e comportamentos.

    LETRA D - INCORRETA. Pessoas plenas e autênticas são expostas ao cotidiano e experiências da vida cotidiana. É melhor fixar um conjunto de valores que guiem condutas do que fixar um standart de excelência humana.

    LETRA E - INCORRETA. O altruísmo faz parte da Moral e da Ética, mas não contempla todo o conjunto de valores que guiam condutas e comportamentos.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C.
  • LETRA C

    em um conjunto de valores que conduzem o comportamento, as decisões e as ações.

  • Letra C

    Moralidade: é o conjunto de ações esperadas de um indivíduo; um critério valorativo de comportamento. Um ato pode ser ou não moral, assim como um indivíduo pode ser ou não moral.

    É a partir da moralidade que pode se estabelecer um código de condutadas deontológicas, ou seja, um dever de agir. Ex.: não roubar, não matar etc.

  • Moral: conjunto de normas que regula o comportamento do homem em sociedade.

  • GABARITO: C

    Para entender o que significado de moralidade, precisamos entender o termo que dá origem à palavra: moral. A palavra “moral” vem do latim mos ou moris – e significa costumes. Nós vivemos em uma sociedade e a sociedade tem normas estabelecidas do que é certo e do que é errado. Em um sentido mais simples, a noção de moralidade pode estar associada às noções de justiça, ação e dever: a moralidade não se relaciona àquilo que cada um quer para si e sim às formas de agir com o outro.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/moralidade.htm

  •  ÉTICA se refere ao AGIR RACIONAL, com demarcações precisas sobre o que são ações certas e o que são ações erradas. Já a MORAL abrange a ideia de um REGRAMENTO SOCIAL, cujas determinações partem de um consenso dos indivíduos que compõem um determinado grupo.

    fonte: ALFACON


ID
5086621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma empresa que possui como estratégia de mercado contribuir com o desenvolvimento de seus profissionais investe em

Alternativas
Comentários
  • Como diz o ditado “não se faz um omelete sem ovos” e nas empresas não se constroem resultados sem um trabalho em equipe.

    Sendo assim, melhorar a sua cultura de equipe é essencial para que os planos de desenvolvimento de funcionários obtenham o sucesso desejado.

    O desenvolvimento de funcionários não só tem a capacidade de atrair novos talentos, mas também de manter motivado o seu time. Potencializando assim as habilidades e competências da sua mão de obra para atingir os resultados desejados.

    https://www.xerpa.com.br/blog/desenvolvimento-de-funcionarios/#

  • D

    relacionamentos interpessoais e liderança.

  • contribuir com o desenvolvimento dos profissionais não melhora os produtos e serviços???????????? Wtf???

  • o foco das ações de DESENVOLVIMENTO é com a carreira da pessoa e não apenas com o cargo que ela ocupa na organização. Por isso, desenvolver seus relacionamentos e liderança é mais condizente com uma mudança de longo prazo, para todos os aspectos da vida da pessoa.

  • Veja que o objetivo estratégico da organização é contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores. Nesse sentido, o seu foco está nas pessoas.  

    A questão quer saber, então, qual o ponto de investimento dessa organização.

    Antes de mais nada, é importante diferenciar onde é feito o investimento e onde ele se reflete. À época da questão, muita gente marcou a opção B, alegando que esse tipo de investimento aumentará a qualidade dos produtos e serviços. De fato, é provável que ocorra esse reflexo. Contudo, o investimento não foi feito nesse ponto e sim em um anterior, que foi nos relacionamentos interpessoais e na liderança, como diz a letra D. 

    É importante lembrar do enunciado, que diz que o investimento foi realizado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das pessoas. 

    Gabarito: D 

  • Questão extremamente subjetiva.

  • D

    Uma empresa que possui como estratégia de mercado contribuir com o desenvolvimento de seus profissionais investe em relacionamentos interpessoais e liderança, visto que a liderança tem um papel essencial para gerenciar o relacionamento interpessoal, de forma que a organização mantenha a harmonia entre os colaboradores.

  • Questão carregada de Subjetivismo .

  • Assim como certa parte dos colegas, também achei essa questão subjetiva. Mas vamos seguindo.

    Gaba D


ID
5086624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue os seguintes itens.


I O ciclo PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir) é usado na análise do andamento de um planejamento estratégico.

II O fluxograma de processos é uma representação gráfica que descreve os passos e as etapas sequenciais de determinado processo.

III O princípio de Pareto parte do pressuposto de que 80% dos problemas decorrem de 20% das causas, o que pode ser utilizado para priorizar a importância que os problemas têm para uma organização.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E CORRETA

    Ciclo PDCA:

    - Plan: planejar

    - Do: executar

    - Check: verificar

    - Action: ação corretiva

    FLUXOGRAMA: A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. É utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos e também para descrever o processo através do uso de símbolos e linhas.

    gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.

  • Questão bem ridícula. Ciclo PDCA é usado para analisar processos, coisa que é feita na execução das atividades da organização e não no planejamento estratégico. Planejamento estratégico é onde se elabora Missão, Visão e Planos de longo prazo para a organização, geralmente se utiliza Matriz SWOT e não PDCA.

    Quanto ao item III é pior ainda essa resposta. O princípio de Pareto diz que 80% dos resultados decorrem de 20% das causas, esses resultados não são problemas necessariamente podem muito bem ser resultados positivos, a questão afirmar que são problemas é um erro grosseiro

  • Bem estranha mesmo essa questão:

    I. O ciclo PDCA pode ser usado em todos os níveis de planejamento. Modelo de planejamento e implementação de soluções de aprimoramento contínuo em qualquer área.

  • ciclo PDCA? estranho ser usado no planejamento estratégico

  • Concordo em parte com os questionamentos dos nobres colegas. Eu também errei a questão ao julgar a assertiva I errada, visto que tá mais para balances score card o conceito que diz nela, vejamos:

    Ciclo PDCA – é uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo. O PDCA é uma “ferramenta oficial da qualidade”, utilizado em processos de trabalho com vistas a maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços. Em regra, quando aplicado na melhoria de processos, significa estabelecer uma nova diretriz de controle, da qual decorre um novo nível de controle. O PDCA parte da insatisfação com o “estado atual das coisas” e analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada.

    Agora olha só o conceito de balanced score card (que foi o que me induziu ao erro) ao analisar a assertiva I:

    BSC: é um mecanismo para implementação da estratégia, não para a sua formulação. O foco está no alinhamento com a missão, visão e os objetivos, (ou seja, o planejamento estratégico da empresa) visando a implementação das estratégias, a satisfação do cliente, a melhoria dos processos internos e o aprendizado e o crescimento organizacional.

    Quanto ao conceito de fluxograma tá certinho e do gráfico de pareto também.

    Vi que o colega ali embaixo questionou a questão fazer referência ao termo "problema" mas aqui no meu resumo esse termo também é utilizado para identificar o gráfico de pareto vejam:

    Identifica as causas que mais se repetem nos problemas que estão continuamente sendo enfrentados pela organização. É também denominado “80/20”. Para ele,80% do volume de problemas são constituídos por apenas 20% de eventos causadores...

    Diagrama de barras verticais para dirigir a atenção aos problemas mais importantes e prioritários, localizados nas barras mais altas, deixando as barras mais baixas para constatação posterior.

    É isso colegas, espero ter ajudado.

    Fonte: Meus resumos

    GABA E

  • "Antes de construir um Ciclo PDCA, é importante saber que o CICLO PDCA tem como objetivo auxiliar a execução da estratégia. Portanto, a estratégia deve ser previamente desenvolvida, contando com uma equipe preparada e consciente.

    Dessa forma, os objetivos da gestão poderão não somente sair do papel, mas como também ter seu processo de execução monitorado para que não se percam no caminho. Assim, a utilização do ciclo no ambiente organizacional é um caminho possível para melhorar os resultados e alavancar o desempenho da empresa."

  • Plan - Planejar

    Do - Executar

    Check- Avaliar/ Monitorar

    Act- Agir

  • @Isaac Ramos. O PDCA se originou da qualidade. Tu mesmo afirma que o pdca analisa processos. O planejamento estratégico nada mais é que o conjunto de processos logo dizer que o pdca ajuda analisar o andamento do planejamento estratégico em nada está errado.
  • não concordo mas tudo bem. pra mim o item A está errado. está em andamento.
  • Pessoal, dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos, meu esposo foi aprovado na PRF estudando por:

    1. Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
    2. LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
    3. Questões do QC

    ESPERO TER AJUDADO!!!

    • Seja constante essa é a única formula do sucesso.

  • Eu li histograma no lugar de fluxograma kkk


ID
5086627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São consideradas ferramentas de gestão da qualidade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Diagrama de Ishikawa ou diagrama de espinha de peixe -> causa e efeito, usado para gestão de qualidade.

    Histograma -> distribuição de frequências, tbm usado para gestão de qualidade.

    Metodologia DISC -> pontos fracos e fortes dos colaboradores.

    Avaliação de desempenho -> uma avaliação individual.

    Met. DISC e aval. desempenho são avaliações dos empregados de forma individual. Por isso estão erradas pois não estão associadas a qualidade do produto em si mas sim a produtividade e relações humanas.

    Já o histograma e o diagrama de Ishikawa sim avaliam o produto.

  • Gabarito: B

    Complementando com algo totalmente novo pra mim:

    A metodologia DISC é uma ferramenta que auxilia os gestores a mensurar os pontos fracos e fortes dos colaboradores para assim conseguir traçar objetivos alinhados ao  de cada um e consequentemente alcançar maiores resultados no dia a dia.

     a metodologia DISC em quatro pilares que descrevem bem o perfil de cada um dos colaboradores:

    1. Dominância (Dominance);
    2. Influência (Influence);
    3. Estabilidade (Steadiness) ;
    4. Conformidade (Conscientiousness).

    Fonte: xerpa.com.br

  • Letra B

    As principais Ferramentais de Gestão de Qualidade são:

    -->Diagrama de causa e efeito (Ishikawa)

    -->Folha de Verificação,

    -->Histograma,

    -->Gráfico de pareto,

    -->Diagrama de Correlação,

    -->Fluxograma,

    -->Gráfico de Controle.

  • Diagrama de causa-efeito ou 6M (Ishikawa): ferramenta destinada a operações e situações típicas do processo produtivo. 6M são as possíveis causas (máquina, medida, meio ambiente, mão de obra, método, matéria-prima).

    Histograma: ferramenta que mostra graficamente a frequência de ocorrência das atividades.

    GAB. B

  • LETRA B CORRETA

    A gestão da qualidade busca atingir níveis de excelência organizacional, utilizando para esse fim os meios adequados para que sejam atingidos, da melhor maneira possível, os resultados desejados, de modo a satisfazer as necessidades dos clientes.

    Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos

    HISTOGRAMA: O histograma, também conhecido como distribuição de frequências, é a representação gráfica em colunas ou em barras de um conjunto de dados previamente tabulado e dividido em classes uniformes ou não uniforme.

  • Diagrama de Ishikawa

    Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe, esse diagrama expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou de um problema. Parte - se dos efeitos dos problemas para a identificação das causas que o provocaram, colocando - as em grau de importância da esquerda para a direita. Toda equipe deve participar na identificação das causas, como forma de garantir que todas as causas potenciais sejam consideradas.

    O diagrama pode ser utilizado para identificar as causas de qualquer problema. O nome "espinha de peixe" vem da semelhança do desenho gráfico com um peixe.

    Histograma

    É um gráfico de barras que auxilia na análise da frequência dos dados.

    GABA B

  • GABARITO: B

    Ferramentas de Gestão da Qualidade:

    • Diagrama de Pareto: técnica em que os problemas são separados em partes, assim eles são analisados entre si. Geralmente, para a produção do diagrama é utilizado um gráfico de barras verticais. Este princípio também ficou conhecido como “Lei 20/80”. Em termos práticos, significa afirmar coisas como: 20% do tempo gasto com itens importantes são responsáveis por 80% dos resultados
    • Diagrama de causa-efeito ou Diagrama de Ishikawa: técnica muito empregada para descobrir a relação entre um efeito e as causas para que esse efeito esteja ocorrendo. Também é chamado de Espinha de Peixe, por causa do formato do seu diagrama. Primeiramente, foi aplicado em 1953, no Japão;
    • Histogramas: responsável por mostrar a variação entre um processo em determinado período;
    • Folhas de Verificação: é um documento feito na forma de planilha ou tabela para auxiliar na coleta de dados;
    • Gráficos de Dispersão: gráficos de dispersão ou diagrama de dispersão é um modelo representativo de duas ou mais variáveis dentro de um gráfico;
    • Cartas de Controle: são gráficos utilizados para acompanhar um processo;
    • Fluxograma: nessa ferramenta utiliza-se apoio gráfico para listar todas as atividades de um processo. Ele apresenta uma sequência lógica de tudo que é realizado nas etapas do processo;
    • Brainstorming: em português, significa tempestade de ideias e é uma técnica usada para gerar ideias dentro de um grupo de pessoas através de soluções interessantes e criativas para resolver o problema;
    • Benchmarking: ferramenta que faz a comparação entre os processos de uma empresa com outras empresas bem-sucedidas. Ao final, todas as ideias são analisadas;
    • 5W2H: utilizada para ajudar a planejar as ações. Assim é preciso elaborar um quadro e responder as perguntas: O quê? Quando? Por que? Onde? Como? Quem? Quanto?;
    • 5S: modelo que surgiu no Japão em 1950. São cinco princípios (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke) – Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde ou Melhoria Contínua, Autodisciplina, que podem ser implantados na empresa para gerar a qualidade;
    • PDCA: é uma ferramenta de gestão utilizada nas empresas, feita por Walter A. Shewart na década de 20. Ela possui as etapas planejar, executar, checar e agir para controlar um processo de uma empresa.

    JC NO CONTROLE!

  • São 7 as ferramentas de controle de qualidade.

    Utilizadas para mensurar,analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais.

    São elas:

    1.Folha de Verificação

    2. Fluxograma

    3. Diagrama de Causa-Efeito (Espinha de Peixe ou Diagrama de Ishikawa)

    4. Diagrama de Pareto

    5. Histograma

    6. Cartas de Controle

    7. Diagrama de Dispersão

    GAB B....DIAGRAMA DE ISHIKAWA E HISTORIOGRAMA

  • Pessoal, as questões que não possuem comentários do professor, vamos pedir pra que o QC comente. Então, enviem a solicitação. Ah, isso em todas as disciplinas.


ID
5086630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O intraempreendedorismo acontece quando um colaborador pratica o empreendedorismo dentro de uma organização já existente. Nesse sentido, o intraempreendedorismo é motivado por fatores como

Alternativas
Comentários
  • Intraempreendedorismo é uma característica buscada nos profissionais no mercado de trabalho atual, caracterizada pela habilidade em trazer ideias e inovações, tendo uma atitude proativa dentro da empresa.

  • É a chamada "dor de dono"

  • Tomando como referência a semântica das palavras, não consigo entender como a letra D tá errada se a A tá correta.

    letra a "Características pessoais e intenções empreendedoras" intenções essas que passam por decisões individuais. Sendo óbvio que essas decisões têm como foco as necessidade organizacionais. Decisão individual não quer dizer, necessariamente, que é uma decisão do âmbito pessoa, mas sim uma escolha que parte de uma pessoa.

    letra d "diretrizes e tomadas de decisão individuais"

  • GABARITO: A - Características pessoais e intenções empreendedoras.

    Intraempreendedorismo: Profissionais que promovem mudanças dentro do negócio e criam situações inovadoras. Desse modo, não é a empresa que é intraempreendedora, mas sim, o colaborador. Isso acontece quando ele reúne algumas características, que são pessoais e fazem parte de intenções empreendedoras, tais como:

    • entusiasmo
    • interesse
    • comprometimento com o negócio
    • iniciativa
    • autoconfiança, ou seja, o colaborador sabe que pode mudar a empresa
    • otimismo
    • flexibilidade para trabalhar em diferentes ambientes e enfrentar dificuldades
    • independência, porque não espera o líder para decidir. O colaborador toma suas próprias decisões e tem coragem para assumir riscos
    • persistência para tentar de novo de outro jeito quando algo der errado


ID
5086633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeira a seguinte proposição.


P: “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”


Supondo-se que Fábio não tenha sido aprovado, é correto concluir que ele

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Pelo meu entendimento:

    A negação de todos é pelo menos um / algum.

    Como a segunda parte da proposição é falsa, é necessário negar a primeira parte.

  • GAB D

    Você deve ter conhecimento de alguns conceitos. 

    1º) Que o "Se..., então..." não pode ter valor V---->F = F (Vera Fischer é Falsa) (já que isso deixaria a proposição falsa) = Conhecimento da tabela verdade da condicional.

    2º) E que as negações são dadas dessa forma:

    Todo A é B ---------Algum A não é B 

    Nenhum A é B-----Algum A é B

    Logo, a negação do TODO é ALGUM. 

    __________________________________________________________________________________________________

    Veja bem, ele diz que:

    "Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    -----------------(F)--------------------------------------------------------(F)--------------------------------------=(V)

    • O pontapé seu é a a afirmação dada pela questão: "Fábio não tenha sido aprovado" (Que você considerará como verdadeira! / Todo pontapé será verdadeiro a não ser que a questão diga o contrário)
    • Assim, a afirmação contrária, no caso: "ele foi aprovado", deverá ser FALSA

    Se estamos falando do "se..., então" será necessário negar também a primeira = "Fábio compareceu a todas as aulas e estudou."

    Já que se ela for verdadeira a afirmação ficará falsa V--->F=F.

    __________________________________________________________________________________________________

    Agora sabemos que :

     "Fábio compareceu a todas as aulas e estudou" é (F)ALSO

    • Logo, a VERDADE DESSA AFIRMAÇÃO É A NEGAÇÃO DELA:

    Fabio "não" compareceu a algumas das aulas (negação do todo-->algum) OU (negação do e-->ou) "não" estudou 

  • EAP + NÃO -> EXISTE UM, ALGUM OU PELO MENOS UM + Negação

  • 1º Passo: V F= F , logo a 2º é F então as 2 serão F.

    2º Passo: Todo=Algum

    3º Passo: Utilize a LEI DE MORGAN= Nega as duas partes e troca o E com OU

    Alternativa CORRETA D) não estudou ou não compareceu a alguma das aulas.

    Questão atualizada da CESPE/CEBRASPE, para nível médio, significa que a tendência é

    complicar mais ainda com as Proposições Compostas.

  • primeiro passo é saber a tabela do conectivo Se... então que só vai ser falsa quando ocorrer V-F (Vera Fiche)

    tabela

    V--V= V

    V--F= F

    F--V= V

    F--F= V

    "Supondo-se que Fábio não tenha sido aprovado" ou seja, já sabemos que a segunda parte da proposição é falsa. logo a primeira parte também terá que ser falsa para que a proposição seja verdadeira.

    P: “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.” (V)

    F------------------------------------------------ F (V)

    conclusões:

    1-Fabio não compareceu a todas as aulas 2-não estudou 3-nem foi aprovado.

    precisa saber também que para negar o (todo) basta dizer que: pelo menos um/ existe um/ algum.

    Obs: negação do conectivo e troca por ou e do ou troca por e.

    logo conclui letra (D) não estudou ou não compareceu a alguma das aulas.

  • A questão é decifrar o que a banca está pedindo. A princípio, pensei em negação ou equivalência da condicional com o conectivo OU (disjunção), com a proposição "Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele não foi aprovado”.

    Contudo, é apenas uma Argumentação Lógica, em que devemos partir da proposição simples "Fábio não tenha sido aprovado" como verdadeira. Aí, é só aplicar a técnica da argumentação lógica, como citado pelo colega Pedro Trovador.

    CESPE/CEBRASPE → Terrível!

    Abraço.  

  • Galera uma dica:

    A negação de Todos não é nenhum ( vice-versa.)

    Pense sempre no mínimo. Logo fica assim: a negação de Todos é algum.

    tendo só 1 diferente (o mínimo) ja nega a proposição

  • GABA d)

    RESOLUÇÃO DETALHADA:

    "Se" Fábio compareceu a todas as aulas "e" estudou, "então" ele foi aprovado (V)

    Como Fábio NÃO foi aprovado (F), a primeira parte necessariamente precisa dar (F), só assim toda a proposição ficará verdadeira "F F = (V)"

    Logo:

    Se Fábio compareceu a todas as aulas "E" estudou (tanto faz a primeira parte ou a segunda ser V/F/F/V), pois na alternativa d) não estudou "OU" não compareceu a alguma das aulas, só é falsa se ambos os lados forem Falsos, o que não é possível estabelecer na proposição;

    Ou seja ...

    d) não estudou "OU" não compareceu a alguma das aulas

    F ou V = V

    V ou F = V

  • NEGAÇÕES:

    - Todo >> Pelo menos Existe Algum;

    - Nenhum >> algum.

    - Algum >> nenhum.

  • Que questão boa velho

  • show demais, sintetizou bacana

  • A NEGAÇÃO (~) DO TODO É O FAMOSO

    PEA

    pelo menos um

    existe um

    algum

  • 2021 Cespe está uma mãe

  • LETRA D.

    Não se esqueçam de negar o quantificador TODO.

    ~TODO = ALGUM

  • O que você precisou saber aí?

    Condicional > Só é falso se V -> F (Logo, se "? -> F", necessariamente o de trás será F, visto que o comando da questão diz que a preposição é verdadeira)

    Negação do OU > NEGA AS DUAS PARTES E TROCA PELO "E".

    Negação do TODO > Pelo menos um/ Existem um/ Algum + NEGA

  • Essa tabelinha é essencial para nossa vida:

    TABELA DE NEGAÇÃO

    QUANTIFICADOR ------------------------ NEGAÇÃO

    TODO ----------------------------------------- Algum .. não/ Pelo menos um .. não / existe um que.. não

    ALGUM/ EXISTE --------------------------- Nenhum

    NENHUM-------------------------------------- Algum

  • Eu fiz assim: Já que a questão pede para considerar verdadeira a proposição P: Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.

    Eu fiz apenas a equivalência dela voltando negando, já que ele informa que Fábio não foi aprovado.

    Se Fábio não foi aprovado então não estudou ou não compareceu a alguma das aulas.

  • Gabarito: Letra D

    Aqui irei usar a simbologia para ilustrar:

    Se Fábio compareceu a todas as aulas: A

    e estudou: B

    então ele foi aprovado: C

    A e B--->C faz a equivalência voltando negando:

    ~C--->~B ou ~A

    logo

    não estudou ou não compareceu a alguma das aulas.

  • Sabendo a Negação de Todo =Algum já ajudava

  • a pegadinha está no ''todo'' que pode passar despercebido

  • Excelente questão! Cespe colocou pegadinhas dentro de uma única alternativa - Nos conectivos e Quantificadores.

    Gabarito D

  • Se o examinador negar a segundo, devemos negar a primeira (quando for SE..ENTÃO).

    Logo, negando a segunda, fica assim: não estudou ou não compareceu a alguma das aulas (LETRA D).

    Isso porque a negação do "e" é feita pelo "ou" e a negação do "todas" é feito por "alguma".

  • Para resolver a questão basta negar.

    P: “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    Fábio compareceu a todas as aulas = R

    Fábio estudou = S

    Desse modo, basta negar R^S. Negação do conectivo "e" se faz com conectivo "ou" e a negação de "todo" se faz com "algum".

    Ficaria assim: "Fábio não compareceu a alguma das aulas ou não estudou" (~Rv~S)

    Portanto, a alternativa que mais se encaixa é a letra D que afirma exatamente o mesmo da negação feita acima.

    Gabarito: Letra D

  • Só complementando e ressaltando:

    A negação de TODO A é B, não é apenas "Algum" e sim ALGUM A NÃO É B.

    Só lembrar: Quantificadores universais são negados com quantificadores existenciais (parte) !!

  • LETRA D

    “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.” A ^ B -> C

    Inverte tudo negando: ~C -> ~A v ~B ( não se nega "Todo" por "Nenhum") e sim por "Algum/Alguma"

  • Equivalência

    (FCA e E) ➜ A

    (FCA e E) ¬A

    ¬FCA ou ¬E ou ¬A

    Gabarito: D

  • Fala galera, vocês sabem que a REDAÇÃO REPROVA também né? Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/A51989712I

  • GABARITO: D

    Basta fazer a Contrapositiva, invertendo as proposições do Se...então e negando ambos os lados.

    ----------------------------------------------------------------------------

    Proposições

    A: Fábio compareceu a todas* as aulas

    B: Fábio estudou

    C: Fábio foi aprovado

    ----------------------------------------------------------------------------

    *TODO e NENHUM são quantificadores universais e só podem ser negados por quantificadores existenciais como ALGUM, EXISTE UM, PELO MENOS UM.

    ----------------------------------------------------------------------------

    Original: “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    A ^ B → C

    Contrapositiva: "Se Fábio não foi aprovado, então ele não estudou ou não compareceu a alguma das aulas".

    (~C) → (~A) v (~B)

  • “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    A^B ->D

    -D-> ~A ou ~ B

    O bizu da questão é saber negar "Fábio compareceu a todas as aulas" que é Fábio não compareceu a alguma das aula.

  • Gabarito: D

    Aula para esclarecer sobre este assunto

    https://www.youtube.com/watch?v=-Z2yDMmPhPM

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/MrJ0qSMoY-Q

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • PEC Felipe:

    Muito bem explicado no vídeo parabéns e obrigado pela ajuda.

  • Melhor aula que já vi

  • Grave isto:

    A negação de TODO jamais será NENHUM.

  • Vejam a resolução da questão em:

    https://www.youtube.com/watch?v=P06izssZY-8

  • Minha contribuição.

    Negação

    A ^ B.......................................~A v ~B

    A v B.......................................~A ^ ~B

    A -> B.......................................A ^ ~B

    Todo.......................................(Algum/Existe um/Pelo menos um) + negar o resto

    Algum.....................................Nenhum + repetir o resto

    Nenhum.................................Algum + repetir o resto

    A <-> B...................................A v B

    v B.......................................A <-> B

    Abraço!!!

  • Original- A ^ B ->C

    Volta negando- (~C)-> (~B)v(~A)

    Obs: Não se nega "Todo" com "Nenhum"

    Troca-se o "Todo" por "algum"

    Se Fábio não foi aprovado (~C), então ele não estudou (~B) OU não compareceu a ALGUMAS aulas (~A)

  • Questão com a mesma ideia

    (CESPE 2021 IBGE) Se a informação “Todas as casas das ruas A e B foram visitadas.” é falsa, então alguma casa da rua A não foi visitada ou alguma casa da rua B não foi visitada. (CERTO)

    (CESPE 2021 IBGE) P: “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    Supondo-se que Fábio não tenha sido aprovado, é correto concluir que ele não estudou ou não compareceu a alguma das aulas. (GAB: D)

  • Caí bonito. Esqueci do "algumas"

  • A explicação da Lyandra Dias me ajudou bastante:

    Original- A ^ B ->C

    Volta negando- (~C)-> (~B)v(~A)

    Obs: Não se nega "Todo" com "Nenhum"

    Troca-se o "Todo" por "algum"

    Se Fábio não foi aprovado (~C), então ele não estudou (~B) OU não compareceu a ALGUMAS aulas (~A)

  • Pessoal não consigo entender porque negar a primeira se o valor é falso da afirmação, uma vez que do se então, para ser falso seria V F _ F. Alguém poderia me explicar? O correto não seria "Fabio compareceu a todas aulas e estudou, não será aprovado." ?

  • negação do TODO -> PEA ( pelo menos um , existe um e algum)+ não

     “Se Fábio compareceu a todas as aulas e estudou, então ele foi aprovado.”

    Negação do "e" inverte, troca pelo "ou" e nega tudo

    Gabarito Letra D

  • Peguei uma dica de algum colega do QC não se nega um extremo com ou outro extremo.

  • A questão diz no enunciado: considere VERDADEIRA a seguinte proposição.

    Ou seja, já está dizendo que é verdadeira.

    No "se...então..." a única possibilidade de ser falso é quando dá VERA FISHER, ou seja, a primeira proposição é V e a segunda é F.

    Logo, temos que negar a primeira para não dar Vera Fisher, já que a própria questão diz que a segunda proposição já é falsa (Fábio não foi aprovado).

    Na primeira proposição, temos um "e" (conjunção); assim, vamos negar o que é dito e trocar a conjunção E pela disjunção OU. Além disso, não se nega o todo pelo todo (não se troca todos por nenhum); a negação de "compareceu a todas as aulas" é não compareceu A ALGUMA das aulas.

    Assim: Fábio não estudou ou não compareceu a alguma das aulas.

  • Questão complexa, resolução nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=P06izssZY-8

  • nem sei como acertei kkkkkkk aiai, que matéria desnecessária

  • amei essa questão! eu errei,mas aprendi rsrrs

  • QUE QUESTÃO BOAAA DEMAISSSS

    SOFRI PARA RESOLVER MAS ACERTEI KKKK

    necessita atenção demaisss

  • A relaçao de negação : TODO = ALGUM / ALGUM = NENHUM
  • Negou o todo que banca fdp

  • Negação:

    Toda A é B - negando - Algum A não é B. Obs: não pode negar o todo no plural.


ID
5086636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere que Arnaldo, em 2020, tenha completado a idade que sua mãe tinha em 1985, e que, em 2025, ele terá 1/3 da idade de seu pai. Admitindo-se que o pai de Arnaldo tenha 5 anos de idade a mais que a mãe de Arnaldo, é correto afirmar que Arnaldo completou em 2020

Alternativas
Comentários
  • Explicação desse comentário em vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=4x2veXA747g&list=PLswsxBHEN2z-Vu-jWAjS4xLOEkWr3bUYo&index=3&ab_channel=MATEMATICABAHIA

    Ano x Idade

    • Idade da mãe em 1985 = X anos
    • Idade do pai em 1985 = X+5 anos
    • Idade de Arnaldo em 2020 = X anos
    • Idade da mãe em 2020 = X + 35 anos
    • Idade do pai em 2020=X+40 anos
    • Idade de Arnaldo em 2025 = X+5 anos
    • Idade da mãe em 2025 = X + 40 anos
    • Idade do pai em 2025=X+45

    Em 2025, ele terá 1/3 da idade de seu pai

    • X + 5 = 1/3 (X + 45)
    • 3X + 15 = X + 45
    • 2X = 30
    • X = 15 anos

    Resolução das questões de matemática IBGE 2021 CESPE

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLswsxBHEN2z-YMXZUAvzqJiJBpRLLGP7g

    @matematicabahia

  • Olá, gente

    Quando ficarem com muita dificuldade, resolvam pelas alternativas.

    Pense assim:

    De 1985 até 2025 são 40 anos

    A mãe vai ter: a idade do filho + 40 anos

    E o pai vai ter: a idade do filho + 45 anos **(lembre-se que o pai é 5 anos mais velho que a mãe)

    Vamos testar as alternativas

    a) filho tem 10 anos

    45 + 10 = 55

    1/3 de 55 = 18,3333 (não da exato, então não pode ser)

    Agora já eliminamos com isso a alternativa a, d, e

    10, 20 e 25 anos não são divisíveis por 3

    Sobra: b, c

    Vamos na resposta certa pra ficar mais rápido, mas a lógica é a mesma pra todas

    c) filho tem 15 anos

    2025 o pai = 45 + 15 = 60 anos

    2025 o filho= 1/3 de 60 = 20 anos

    Quantos anos ele completou em 2020?

    20 - 5 = 15 anos

    (Pois em 2020 ele vai ter 5 anos a menos do que em 2025.)

  • foi mãe cedo ela hein..

  • Resolvo essa questão aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/GGHc7aXz9qs

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • O Qc não tem mais professores não, é?! Só sabem ficar mandando aviso todo dia de promoção, pra assinar promoção e blablabla, mas pra botar professor p responder as questões nada.

  • NÃO EXISTE ARNALDO COM 15 ANOS, JA NASCE COM 55....

  • Questão bacana, que exige muita atenção. Eu errei! Mas repensei e aqui está minha solução.

    Vamos adotar as seguintes convenções:

    A : idade do Arnaldo em 2020

    M : idade da mãe em 2020

    P : idade do pai em 2020

    Da afirmação "Considere que Arnaldo, em 2020, tenha completado a idade que sua mãe tinha em 1985", podemos tirar a seguinte equação:

    M - A = 35, Eq. (1)

    Da afirmação "em 2025, ele terá 1/3 da idade de seu pai", podemos equacionar como:

    A + 5 = (P + 5) / 3, Eq. (2)

    E da afirmação "o pai de Arnaldo tem 5 anos de idade a mais que a mãe de Arnaldo", podemos equacionar como:

    P = M + 5, Eq. (3)

    Isolando P na Eq. (2) e substituindo na Eq. (3), temos que:

    M = 3(A + 5) - 10, Eq. (4)

    Agora, substituindo a Eq. (4) na Eq. (1), temos

    3(A + 5) - 10 - A = 35,

    A = 15.

    Portanto, em 2020, Arnaldo tem 15 anos.

  • vídeo respondendo a questão:

    https://www.youtube.com/watch?v=GGHc7aXz9qs

  • Lixo de qc que não põe professor para responder questões!

  • DIGA SEU NOME, INFELIZ!

    • Idade da mãe = M.
    • P = M + 5.
    • A = M - 35.
    • A = 1/3*P.

    (M-35) = 1/3 * (M+5).

    M = 55 (idade da mãe em 2025).

    A = M - 35 = 20 anos (idade de Arnaldo em 2025).

    Em 2020 ele tinha 15 anos.

  • A didática do professor é espetacular.

  • O link que salvou a minha lavoura nesta questão: https://www.youtube.com/watch?v=4x2veXA747g&list=PLswsxBHEN2z-Vu-jWAjS4xLOEkWr3bUYo&index=3&ab_channel=MATEMATICABAHIA

  • PRA SIMPLIFICAR PESSOAL

    IDADE DE SUA MÃE SERÁ 40

    IDADE DE SEU PAI SERÁ 45

    SUBTRAINDO 2020 - 1985 = 35 ANOS

    PEGANDO A IDADE DE SUA MÃE, COM A SUBTRAÇÃO QUE A QUESTÃO PEDIU EM 2020 ----> M40 - 35= 5

    PEGANDO A IDADE DE SEU PAI, COM A SUBTRAÇÃO QUE A QUESTÃO PEDIU EM 2020 ----> P45 - 35= 10

    ISSO DARÁ, ---> 10 + 5 = 15 ANOS

    TENTEI AJUDAR

  • 45÷3= 15 simplesmente assim. Bons estudos....
  • O vídeo do professor é bem esclarecedor, recomendo pra entender bem a dinâmica de resolução da questão

  • Questão tem uma leve negligência, não diz sobre a idade do pai, repare o trecho: "Ele tera 1/3 da idade do seu pai"

    Tá, mas 1/3 da idade do pai em que ano? Eu subentendi 2025(E acertei), contudo, deveria estar explícito na questão.

  • fiz na cabeça kkk


ID
5086639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

   Um vídeo filmado no formato 4:3 (largura de 640 pixels × altura de 480 pixels) foi reproduzido em um equipamento cujo tela tem o formato 16:9 (largura de 1.280 pixels × altura de 720 pixels), sem a utilização de um conversor de formato de vídeo, de modo que a imagem preencheu a tela completamente, mas ficou ligeiramente deformada.


Nessa situação, o aumento proporcional da largura da imagem em relação à altura foi de

Alternativas
Comentários
  • 4/3 aumentou para 16/9

    Vamos colocar sob o mesmo denominador para ficar mais visível.

    1 - 4/3 . 9/9 = 36/27

    2 - 16/9 . 3/3 = 48/27

    Pode-se perceber que do 1 para o 2 aumentou 12/27.

    Agora é só fazer uma regra de três:

    36/27--------------------100%

    12/27---------------------x

    × = 33,33% que é igual a 1/3

    Letra A

  • 16/9 - 4/3 = 4/9

    Portanto... aumentou 4/9

    Inicialmente tínhamos 4/3,então 4/3=100%

    4/3--------->100%

    4/9--------->x

    4x/3=400/9

    36x=1200

    x=1200/36

    x=33,33...%=1/3

    aaaa e como 33,33...% é 1/3

    (1200/36)% SIMPLIFICA dividindo numerador e denominador por 12,vai obter a fração (100/3)% o símbolo % significa dividir por 100, dividindo a fração 100/3 por 100. Teremos(Divisão de fração; conserva a primeira e multiplica pelo inverso da segunda)

    (100/3)/100=(100/3).(1/100)=1/3

    @MATEMATICABAHIA

  • 16/9 - 4/3 = 4/9

    [4/3] / [4/9] (aumento proporcional da largura em relação a altura)

    4/3 x 9/4 = 1/3

    Alternativa a)

  • De 4/3 aumentou para 16/9

    16/9 - 4/3 = 4/9

    4/9 = aumento proporcional

    4/3 = inicial

    4/9 / 4/3 = 4/9 * 3/4 = 12/36 = 1/3

    Item (a)

  • Vou olhar aqui os comentários para tirar as duvidas pq comentário que e bom do professor não tem

  • 640 x 480 = 307.200

    1280 x 720 = 921.600

    307.200 / 921.600 = 0,333...

    1/3 = 0,333...

    Gabarito: Letra A

  • temos que levar em consideração a seguinte afirmação "o aumento proporcional da largura da imagem em relação à altura foi de", ou seja, quanto foi o aumento de 4/3 para 16/9.

    (16/9)/(4/3) --> regra da professora do ensino fundamental quando se relaciona uma divisão de uma divisão. 'mantem o de cima e inverte multiplicando o de baixo'.

    (16/9)*(3/4) --> 16*3/4*9 --> simplificando 16/4*3 => 16/12 dividindo por 4; 4/3!

    gabarito letra D? não!!!!

    ele quer saber o aumento proporcional que ocorreu.

    (4/3)-1 ==> (4-3)/3 => 1/3

    gab. A

  • Comentário do Professor Marcos Pablo em vídeo

    https://www.youtube.com/watch?v=MvhYzGWxBkY

  • Antes o vídeo era 4/3, agora ele é 16/9. Pra saber quanto ele aumentou eu faço a subtração:

    16/9 - 4/3 = 4/9

    Só que ele quer saber o aumento proporcional, então pega o quanto aumentou 4/9 e dividi pelo que tinha 4/3

    Para dividir fração você faz a multiplicação da primeira fração pelo inverso da segunda, ou seja, 4/9 x 3/4:

    4/9 X 3/4 = 12/36 -> da pra simplificar por 12 então fica 1/3

    A resposta é 1/3.

  • Cujo tela ardeu

  • Gabarito: A

    Primeiro diminua 16/9 - 4/3 (tira o MMC de 9 e 3 que dá 9, depois divide por 9 que dá 1 e multiplica por 16 que resulta 16. A mesma coisa com o outro: divide 9 com 3 que dá 3 e multiplica com 4 que resulta 12)

    Resultado: 16 -12/9 = 4/9

    Depois divide 4/9 ÷ 4/3 (na divisão de fração mantém a primeira fração e multiplica pelo inverso da segunda)

    Então fica 4/9 x 3/4 = 12/36 (simplifica os dois por 4 que resulta 3/9 e simplifica ambos por 3 que dá 1/3).

    Parece simples, mas eu particularmente tenho muita dificuldade para entender essas regras básicas.

    Espero ter ajudado!

    Qualquer erro me notifiquem.

  • Entendi com a explicação do professor, mas o cespe cobra matemática de um jeito tão diferente de outras bancas, caramba, tentando acostumar-me...

  • GABARITO: A

    Fiz assim:

    Se é diretamente proporcional, então:

    X= 640/1280 x 480/720

    Corta os zeros e divide o primeiro por 64 e o segundo por 24, ficando:

    X= 1/2 x 2/3 multiplica

    X= 2/6 divide por 2

    X= 1/3

  • algo importante que não foi dito: MMC 16/9 --- 4/3 faz o MMC. feito isso! 16-12/9 =4/9*4/3= 12/36 simplificado= 1/3 Resp. 1/3
  • Só eu não entendi as explicações dos comentários? Para mim a resposta que estão dando é a razão entre o aumento proporcional e o tamanho inicial. Pra mim a questão está mal elaborada.

  • Eu não compreendi a questão, alguém poderia ensinar de forma como está escrito no comando da questão? Tipo, literalmente estão ignorando — ao menos sem explicar — o fato de que estamos dividindo o aumento proporcional EM RELAÇÃO À MEDIDA LARGURA X ALTURA AO INVÉS DE SER APENAS A ALTURA, como a questão pede. Diante disso, essa questão deveria ser anulada ou então eu estou com um serio problema de visão

  • 1280-640= 640. 720-480= 240. 640:240= 2,666.../ 2/6= 1/3.

  • valor final - valor inicial / valor inicial (fórmula do aumento proporcional)

    16/9 - 4/3 / 4/3 (tira o mmc de 9,3 = 9, e dividi 9 pelo de baixo cujo resultado multiplica pelo de cima)

    16/9 - 12/9 / 4/3

    4/9 / 4/3

    4/9 * 3/4 (para dividir fração por fração é preciso inverter e multiplicar)

    12/36 : 2 (dividi por 2 para simplificar e achar o resultado)

    6/ 18 : 2

    3/9 : 3

    1/3

  • [ 16/9 (formato final) - 4/3 (formato inicial) = quanto aumentou ] / 4/3 (formato inicial)