SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Biólogo


ID
1466032
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de Concurso Público.


I Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.


II O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.


III O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.


IV O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada à inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. 


Conforme dispõe expressamente a Lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97) (Regulamento)

     Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

      § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

      § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado.

  • O item II não é decreto federal, será publicado em EDITAL.

  • A CF/88 não veda a abertura de novo concurso público quando o anterior ainda encontra-se vigente, mas impõe prioridade na convocação dos aprovados no certame mais antigo: “durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira”. Assim, há o reconhecimento da prioridade, mas não há vedação constitucional expressa para a realização do novo concurso. Entretanto, o art. 12, § 2ᵒ, da Lei 8.112/90, veda expressamente esta prática em âmbito federal, com a seguinte determinação: “não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado”. A questão perguntou sobre a L8112/90, logo a alternativa correta é D.

  • Devemos nos atentar ao enunciado, já que na Constituição Federal não possui regra que vede a abertura de novo concurso durante o prazo de validade do anterior, mas expressamente garante aos candidatos aprovados no certame anterior a prioridade na sua nomeação, perante aqueles indivíduos que vierem a ser aprovados na nova seleção, nos termos do art.37, inciso IV da CF/88. E nesse caso, é perguntado sobre a Lei 8112/90.


    Rumo a aprovação!!

  • I.  Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. (Art. 12, § 2º da Lei 8.112/90) - CORRETA

    II. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. (Art. 12, § 1º da Lei 8.112/90) - ERRADA (não é decreto federal, mas edital)

    III. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. (art. 12, caput da Lei 8.112/90) - CORRETA

    IV. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto. (art. 11 da Lei 8.112/90) - ERRADA. 

    O verdadeiro teor é Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Gabarito D

    I CERTA
    II ERRADA - § 1o  O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.
    III CERTA
    IV ERRADA - Art. 11.  O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas

  • Pode até abrir novo concurso só não pode nomear.

     

  • Pode abrir um novo concurso, mas antes tem que chamar todas as pessoas do concurso anterior. Questão que requer recurso. 

  • Lei 8.112/90

    I.  CORRETA. Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Art. 12, § 2º

     

    II. ERRADA. O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em Decreto Federal, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. 

    Art. 12, § 1º - O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação.

     

    III. CORRETA. O concurso público terá validade de até 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

    Art. 12

     

    IV. ERRADA. O concurso será de provas, devendo ser realizado, obrigatoriamente, em duas etapas, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado em Decreto.

     

    Art. 11. O concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas.

  • d)

    I e III.

  • Claro que pode abrir um novo concurso....questão doida.

     

  • Relativo ao item I, o entendimento da CF quanto à abertura de novo concurso difere da 8.112. Como este artigo não está revogado, vai ser necessário que a questão seja clara: "De acordo com a 8.112..." Corretos I e III
  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à realização de concurso público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois, conforme o § 2º, do artigo 12, da citada lei, "não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme o § 1º, do artigo 12, da citada lei, "o prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação."

    Item III) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 12, da citada lei, "o concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período."

    Item IV) Este item está incorreto, pois, conforme o artigo 11, da citada lei, "o concurso será de provas ou de provas e títulos, podendo ser realizado em duas etapas, conforme dispuserem a lei e o regulamento do respectivo plano de carreira, condicionada a inscrição do candidato ao pagamento do valor fixado no edital, quando indispensável ao seu custeio, e ressalvadas as hipóteses de isenção nele expressamente previstas."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466035
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 estabelece o prazo de quinze dias, contados da data da posse, para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício.
De acordo com a referida lei, exercício é o

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    § 1o É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

  •  A letra "b" se refere a cargo público

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     A letra "d" se refere a exercício  (é a resposta)

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • art. 15 da lei CRT. C + CRT. V

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Gabarito D.

    Art 15 da Lei 8112.

  • Essa é uma questão que é pra pegar os apressadinhos! De cara você fica logo na A e B mais se você interpretar com detalhes irá perceber que a alternativa correta se trata da alternativa D.

  • Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)


  • LETRA D CORRETA 

    Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.
  • Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor: CARGO PÚBLICO

    EXERCÍCIO é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • d) efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

  • Nomeação: Provimento originário o ingresso na carreira pública, seja por cargo efetivo ou cargo em comissão.

    Posse: Investidura no cargo público.

    Exercício: Efetivo desempenho do cargo público ou função de confiança.

     

    Nomeação -- 30 dias -- > Posse-- 15 dias -->Exercício

  • "COLOCAR A MÃO NA MASSA"

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    É exigido do candidato conhecimento sobre o conceito de exercício.

    José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644), leciona que “o exercício representa o efetivo desempenho das funções atribuídas ao cargo. O exercício, como é óbvio, só se legitima na medida em que se tenha consumado o processo de investidura. É o exercício que confere ao servidor o direito à retribuição pecuniária como contraprestação pelo desempenho das funções inerentes ao cargo”.

    A resolução demanda o acionamento do caput do art. 15 e §1º, que assim estabelece:

    “Art. 15. Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    §1º É de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse”.             

    Com apoio neste preceito normativo, e sem maiores dificuldades, pode-se concluir que a única alternativa que corresponde ao conceito legal é aquela indicada na letra "d".

    Todas as demais se mostram incorretas pelo simples fato de divergirem do prazo legal em tela.

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
1466038
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo as disposições expressas na Lei nº 8.112/90, somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

  • nHAHAHAHA. quem é servidor sabe que essa é piada ( segurança pública então!). 

    mas é bom saber

  • Gabarito A.

    Art.74 da Lei 8112.

  • Fácil! Só lembrar da CLT pq nesse fator elas são iguais!

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.
  • a)

    duas horas por jornada.

  • Horas extraordinárias:

        *Limite de 2 horas por jornada 

        *Acrescimo de 50% ao valor da hora.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional por serviço extraordinário.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 73 e 74, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, conforme o disposto no artigo 74, da lei 8.112 de 1990, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Gabarito: letra "a".


ID
1466041
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das normas do regime jurídico dos servidores federais (Lei nº 8.112/90), a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões. 

  • A gratificação pode ser dada ao servidor e incorpora-se para cálculo de proventos de aposentadoria, PORÉM, a gratificação por encargo em curso ou concurso, não se incorpora e não poderá ser usada para cálculo....tenso!!

  • Art. 76-A Lei 8.112/90 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:
    I - atuar como instrutor em curso de formação (...);
    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames (...);
    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público (...);
    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público (...).

    a) ERRADA. Art. 76-A § 1º I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    b) ERRADA. Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

    c) CORRETA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

    d) ERRADA. Conforme Art. 76-A § 3º mencionado acima.

  • Gabarito C.

    Art. 76-A § 3º A Gratificação por Encargo de curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • LETRA C CORRETA 

    ART. 76-A § 3o  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões
  • Gratificação Encargo Curso/Concurso

    -> NÃO SE INCORPORA AO VENCIMENTO

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


    Gratificação Natalina

    -> NÃO CONSIDERA PARA CÁLCULO QUALQUER VANTAGEM


  •  

     c)

    não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da gratificação por encargo de curso ou concurso, examinemos cada alternativa, à procura da correta, à luz da Lei 8.112/90:

    A) não terá o valor calculado em horas e independerá da natureza da atividade exercida.

    “O valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida”, conforme o art. 76-A, §1º, I, da Lei 8.112/90. De tal modo, INCORRETA esta alternativa.        

    B) poderá ser utilizada para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria.

    Ocorre que “a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões”, conforme o art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90. Do exposto, INCORRETA esta alternativa.

    C) não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito.

    CORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    D) poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens.

    INCORRETA, com fundamento no art. 76-A, §3º, da Lei 8.112/90, anteriormente mencionado.

    GABARITO: C.


ID
1466044
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.


Das afirmativas, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • I) ERRADA - Art. 84. § 1o A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.


    II) CORRETA. Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.


    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.


    IV) CORRETA - Art. 91. Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.
  • Servidor em estágio probatório não pode abrir a MATRACA:

    MAndato classista;

    TRAtar de assuntos particulares;

    CApacitação.

  • Gabarito D.

    I) ERRADA - Art. 84. § 1o Prazo indeterminado e sem remuneração.
    II) CORRETA. Art. 91.
    III) ERRADA - Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro...
    IV) CORRETA - Art. 91.

  • Servidor em estágio probatório não dança MC CATRA

    Mandato Classista

    CApacitação

    TRAtar de assuntos particulares

  • Essa do MC CATRA foi massa!

  • Servidor em estágio probatório, não abre a MATRACA

    MAndato Classista

    TRAtar de assuntos particulares

    CApacitação

  • I. Art. 84 § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. Correta

    III. Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. Correta

    Um abraço e bons estudos!

  •  d)

    II e IV.

  • Licença por afastamento do conjuge - Ocorre por periódo indeterminado, não possui remuneração.

     

    Licença para tratar de assuntos particulares- Ocorre por até 3 anos seguidos sendo 6 anos no total da vida publica de um servidor, sem remuneração, podendo ser interrompida a qualquer momento a pedido da administração ou a pedido do servidor, não pode ser concedida a servidor em EP.

     

    ps: Gostei da dica do MC CATRA.

  • GABARITO D

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração. ERRADO (PERÍODO INDETERMINADO/SEM REMUNERAÇÃO)

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares. CORRETO

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior. ERRADO (PODERÁ SER CONCEDIDA)

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço. CORRETO

  • Considere as assertivas a seguir, referentes a Licenças, de acordo com as disposições expressas na Lei nº 8.112/90.

    I. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge terá prazo determinado, sem prejuízo da remuneração.

    Errado - § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    II. O servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    III. A Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge não será concedida se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Errado - Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    IV. A Licença para Tratar de Interesses Particulares poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às licenças, previstas em tal lei.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõe o artigo 84, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    § 2º No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o § 4º, do artigo 20, da citada lei, “ao servidor em estágio probatório somente poderão ser concedidas as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 81, incisos I a IV, 94, 95 e 96, bem assim afastamento para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na Administração Pública Federal.”

    Nesse sentido, dispõe o artigo 81, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 81. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - para capacitação;

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.”

    Portanto, por a licença para tratar de interesses particulares não estar compreendida nas licenças descritas no § 4º, do artigo 20, da lei 8.112, no que tange às licenças as quais podem ser concedidas aos servidores públicos em estágio probatório, pode-se afirmar que o servidor ocupante de cargo efetivo que esteja em estágio probatório não faz jus à Licença para Tratar de Interesses Particulares.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme destacado nas explicações do comentário referente à alternativa "a", a licença por motivo de afastamento de cônjuge será concedida, sim, se o cônjuge ou companheiro do servidor for deslocado para o exterior.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o artigo 91, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração.

    Parágrafo único. A licença poderá ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do serviço."

    Gabarito: letra "d".


ID
1466047
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Gabarito A.

    Art. 103 da Lei 8112.

  • Letra (a)

     

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.



  • LETRA A CORRETA 

     Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

     I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Basta lembrar que  a remuneração do servidor em disponibilidade será proporcional a seu tempo de serviço, logo, ele conta também para disponibilidade.

  • Lembrando que, o tempo de serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos.

  •  a)

    apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

  • Gabarito letra a).

     

    LEI 8.112/90

     

     

    Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo:

     

    * Férias; 

     

    * Exercício de cargo em comissão;

     

    * Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado pelo Presidente da República;

     

    * Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País;

     

    * Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento;

     

    * Júri e outros serviços obrigatórios;

     

    * Missão ou estudo no exterior;

     

    * Participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior;

     

    * Afastamento para servir em organismo internacional;

     

    * Deslocamento p/ nova sede;

     

    * Licença à gestante, à adotante e licença paternidade;

     

    * Licença para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses;

     

    * Licença para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção;

     

    * Licença por acidente em serviço ou doença profissional;

     

    * Licença para capacitação;

     

    * Licença para o serviço militar;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, até trinta dias em período de doze meses (período de até 30 dias);

     

    * Ausência (Art. 97) de um dia para doação de sangue;

     

    * Ausência (Art. 97) para período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias;

     

    * Ausência (Art. 97) de oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.

     

     

    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade:

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF;

     

    * Licença para tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses (período de 31 até 60 dias);

     

    * Licença para atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses);

     

    * Licença para tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses;

     

    * Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal;

     

    * Atividade privada, vinculada à Previdência;

     

    * Serviço em tiro de guerra.

     

     

    Licenças não computadas para nenhum efeito:

     

    * Por motivo de doença em pessoa da família (período não remunerado) + (período de 61 até 90 dias);

     

    * Por motivo de afastamento do cônjuge;

     

    * Para atividade política (período não remunerado);

     

    * Para tratar de interesses particulares.

     

     

    * DICA: RESOLVER A Q810336

     

    ** Recomendo a seguinte apostila sobre a Lei 8.112/90 para concursos (esquema sobre esse assunto na página 70): 

     

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/12/16213504/Lei-8112-1990-Atualizada-e-esquematizada.pdf

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • CCV cobrou msm questão. 

  • Serviço prestado à União, inclusive militar o incorporado às Forças Armadas, conta para TODOS os efeitos. Quais são TODOS os efeitos fora aposentadoria e disponibilidade?

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca do tempo de serviço do servidor público federal, à luz da Lei 8.112/90.

    A resolução demanda o acionamento do art. 103, I, da Lei 8.112/90, que assim estabelece: “Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal”.

    Como se vê, de acordo com as normas da Lei nº 8.112/90, o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar -se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466050
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com os termos expressos na Lei nº 8.112/90, a penalidade de suspensão terá seu registro cancelado após o decurso de

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, pois há duas respostas (Letra a e b)


    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Três anos para a penalidade de advertência, a questão se refere a suspensão - letra B

  • mais estranho que comentario de tiago foram as 6 curtidas que ele recebeu.

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros
    cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício,
    respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova
    infração disciplinar.

    * Advertência  03 anos 

    * Suspensão 05 anos

    Gabarito: B

  • Tiago Costa, existe uma palavra importante no meio deste artigo 131, RESPECTIVAMENTE, o que define para a suspensão, 5 anos.

  • CUIDADO COM QUESTÕES ASSIM, SEGUEM OS PEGUINHAS RECORRENTES:

    Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (o cara foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  • Gabarito B.

    Art. 131

    advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

  • Cancelamento do registro: advertência (3 anos); suspensão (5 anos) e demissão (foi demitido, não se fala em registro neste caso)

    Prescrição para punição: advertência (180 dias); suspensão (2 anos) e demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão (5 anos).

  •                      Tabelinha do SAC D2

                   Canc. Reg  /   Prazo punir  / Recorrer

    Adv ____3 anos_____180 dias______120 dias

    Susp____5 anos_____2 anos_______120 dias

    Cass______X_________5 ANOS para todos__

    Dest______X__________________________

    Dem______X__________________________

    Basta decorar advertência e suspensão, todos os outros são iguais, ou seja, não se cancelam os registros e todos os outros prazos são de 5 anos.

  • SUSPEN5ÃO

    ADVERT3NCIA

    OU

    SUSPENCINCO E ADVERTRÊS

  • advertência - 3 anos

    Suspensão - 5 anos

    S muito semelhante ---> 5

  • Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de três e cinco anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver nesse período, praticado nova infração disciplinar

  • Cuidado. Não confundir prescrição com o registro cancelado.

  • cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • adv3rt3ncia - 3 anos

    5uspen5ão - 5 anos.

  • Prescrição da ação diferente de cancelamento dos registros

  •  

    cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Alternativa - B

  • A penalidade de suspensão sairá da ficha do servidor em 5 anos! Isso se ele não houver cometido uma nova infração durante esse período.

  • GABARITO: B

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 131 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Examinemos individualmente cada alternativa, com os erros em destaque (sublinhados):

    A) três anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    B) cinco anos de efetivo exercício, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    C) cinco anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração disciplinar praticada pelo servidor nesse período.

    D) três anos de efetivo exercício, independentemente de nova infração praticada pelo servidor nesse período.

    Diante do exposto, nos moldes do diploma legal sobredito, o enunciado aciona a alternativa “b”.

    GABARITO DA QUESTÃO: B.


ID
1466056
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/90 prevê a possibilidade de revisão do processo disciplinar, a pedido ou de ofício.
De acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  • Sindicância

    - Pode punir infrações leves advertência e suspensão até 30 dias.

    - Prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por até 30 dias.

    - Pode ser inquisitorial (não requer ampla defesa) ou punitiva (requer ampla defesa).

    - Pode resultar na instauração de PAD, mas não é uma etapa deste.



    PAD

    - Comissão de 3 servidores estáveis, presidida por um deles.

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

    - Pode decretar o afastamento preventivo do servidor, pelo prazo de 60 dias.

    - Servidor pode acompanhar, pessoalmente ou por procurador (não precisa ser advogado).

    - Confirmada a infração, o servidor é indiciado e citado para apresentar defesa escrita, no

    prazo de 10 dias. Em caso de revelia, é nomeado um defensor dativo (preferencialmente

    formado em Direito).

    - Julgamento não é vinculado às conclusões do relatório. A autoridade julgadora pode agravar

    ou abrandar a sanção, ou mesmo isentar o servidor.

    - Em caso de vício insanável: anula o processo e constitui outra comissão para um novo PAD.

    - Revisão em caso de elementos novos: não pode agravar a penalidade aplicada.


  • Correção quanto ao post abaixo:  O prazo da sindicancia é 30 + 30:

    Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

  • Gabarito A.

    Art. 179 da Lei 8112.

  • Mario, essa parte dos 20 dias de julgamento tem na lei 8112?

    - Prazo: 60 dias, prorrogável uma vez + 20 dias para julgamento = 140 dias.

  •  Art. 167. No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferirá a sua decisão.

    Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Andrei Braga: Na aula do professor Denis França, ele diz: " Julgamento deve ocorrer em até 20 dias pela autoridade competente" e " Segundo o STJ, essa interrupção pode durar no máximo 140 dias, pois esse é o prazo máximo para conclusão do PAD (60+60+20). Em seguida, a contagem do prazo recomeça do zero. " 

    Acrescentando Mário: o afastamento preventivo é de até 60 dias prorrogáveis por mais 60 dias, se em 120 dias não for concluído o PAD o servidor volta a trabalhar não sendo mais necessário o afastamento preventivo, e esse SEM prejuízo da remuneração.

  • Gabarito A.  Art. 179 da Lei 8112.

    Dica Rápida:

    PAD SUMÁRIO: 30 DIAS (ATÉ + 15) = 45 DIAS

    PAD ORDINÁRIO: 60 DIAS (ATÉ + 60) = 120 DIAS + 20 DIAS PARA JULGAMENTO = 140 DIAS

    SINDICÂNCIA: 30 DIAS ( ATÉ + 30) = 60 DIAS

  •  revisão correrá em apenso ao processo originário.

     Parágrafo único. Na petição inicial, o requerente pedirá dia e hora para a produção de provas e inquirição das testemunhas que arrolar.

     Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

     Art. 180. Aplicam-se aos trabalhos da comissão revisora, no que couber, as normas e procedimentos próprios da comissão do processo disciplinar.

     Art. 181. O julgamento caberá à autoridade que aplicou a penalidade, nos termos do art. 141.

     Parágrafo único. O prazo para julgamento será de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poderá determinar diligências.

    Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

  • Sindicancia 30 + 30

    PAD Sumário 30+15

    PAD 60+60+20

    Revisão 60+20

     

    Ufaaaaa!!!

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 179.  A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos.

  •  a)

    sessenta dias.

  • Tá difícil? Pede pra sair.

  • A presente questão trata do Processo Disciplinar, à luz da Lei nº 8.112/90. A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 179 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 179. A comissão revisora terá 60 (sessenta) dias para a conclusão dos trabalhos”.

    Diante do exposto, de acordo com as normas da referida lei, a comissão revisora deverá concluir os trabalhos no prazo de sessenta dias, conforme apresentado na alternativa “a".

    GABARITO: A.


ID
1466059
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Auxílio-Funeral é um benefício devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado.
À luz das disposições da Lei nº 8.112/90, pode-se afirma que o citado benefício

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • Lei n° 8112/90

    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

      § 1o No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

      § 2o (VETADO)

      § 3o O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

      Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

      Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública.

  • LETRA B CORRETA 

    LEI 8.112

          Art. 226.  O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

  • b)

    tem o valor equivalente a um mês da remuneração ou provento do servidor falecido.

  • AUXÍLIO-FUNERAL - Benefício paga à família de servidor falecido (ativo ou inativo).

    Valor: Equivalente a 1 mês de remuneração

    Pago em até 48 horas

    Por meio de Procedimento sumário

    Acumulação de cargos: recebe valor referente ao cargo de Maior remuneração.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao auxílio-funeral.

    Nesse sentido, dispõem os artigos 226 a 228, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

    § 1º No caso de acumulação legal de cargos, o auxílio será pago somente em razão do cargo de maior remuneração.

    § 2º (VETADO).

    § 3º O auxílio será pago no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, por meio de procedimento sumaríssimo, à pessoa da família que houver custeado o funeral.

    Art. 227. Se o funeral for custeado por terceiro, este será indenizado, observado o disposto no artigo anterior.

    Art. 228. Em caso de falecimento de servidor em serviço fora do local de trabalho, inclusive no exterior, as despesas de transporte do corpo correrão à conta de recursos da União, autarquia ou fundação pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos destacados acima, infere-se que, em conformidade com o caput, do artigo 226, da lei 8.112 de 1990, somente a alternativa "b" se encontra correta, por complementar, corretamente, o contido no enunciado da questão em tela.

    Gabarito: letra "b".


ID
1523752
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na comparação entre células procariontes e eucariontes, observa-se

Alternativas
Comentários
  • Nos eucarionte há sim parede celular, como por exemplo, em células vegetais.

    Letra C

  • Como as células procariontes não apresentam organelas membranosas, as mitocôndrias, relacionadas com o processo de respiração celular, estão ausentes. Assim sendo, as moléculas da cadeia respiratória em procariontes estão presentes na membrana interna da membrana plasmática, e não nas mitocôndrias.

     

    As células procariontes não apresentam também citoesqueleto, uma espécie de rede formada por filamentos proteicos. A ausência de citoesqueleto impede a realização dos processos de endocitose e exocitose, uma vez que é essa rede que garante a movimentação das vesículas.

    Nas células procariontes, pode haver ainda uma parede celular rica em peptidoglicanos e a presença de fímbrias, pequenos prolongamentos filamentosos. A função das fímbrias é garantir a fixação da célula procarionte na célula hospedeira e ajudar no processo de conjugação.

     

    Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias.Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

     

    A principal diferença entre uma célula procarionte e eucarionte é o envoltório nuclear, presente apenas nas eucariontes. Essas últimas células também se diferenciam por apresentarem citoesqueleto e organelas celulares membranosas, além de não apresentarem plasmídeos nem fímbrias.

     

    Vale destacar que na célula procarionte não há a presença de organelas membranosas. Isso significa que não são encontradas estruturas como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexo golgiense e vacúolos.

  • Tem a ver com a grande quantidade membrana nas mitocondrias e no cloroplastos??

    Acertei essa questão, mas fiquei na dúvida.


ID
1523755
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para a manutenção dos tecidos frequentemente submetidos a trações , devem existir

Alternativas
Comentários
  • Uma das mais importantes junções celulares é o desmossomo (do grego desmos, ligação, e somatos, corpo). Um desmossomo pode ser comparado a um botão de pressão constituído por duas metades que se encaixam, estando uma metade localizada na membrana de uma das células e a outra na célula vizinha.Em cada célula existe uma placa circular de proteína, situada bem junto à membrana. Das placas partem substâncias colantes, chamadas desmogleínas, que atravessam as membranas e grudam as células na região de contato. As placas também estão ligadas a um grande número de filamentos constituídos da proteína queratina.

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio7.php

    Os Desmossomos, também designados de Mácula de Adesão por alguns autores, são estruturas adesivas localizadas no domínio lateral das células, formados ao redor das caderinas, família de proteínas transmembranas Ca2+-dependentes composta por desmogleínas e desmocolinas, às quais estão ancorados os filamentos intermediários, sobretudo os filamentos de citoqueratina (encontrados principalmente no epitélio).

    http://cienciasmorfologicas.blogspot.com.br/2011/03/desmossomos.html


  • Os Desmossomos, também designados de Mácula de Adesão por alguns autores, são estruturas adesivas localizadas no domínio lateral das células, formados ao redor das caderinas, família de proteínas transmembranas Ca2+-dependentes composta por desmogleínas e desmocolinas, às quais estão ancorados os filamentos intermediários, sobretudo os filamentos de citoqueratina (encontrados principalmente no epitélio).

    Letra C


ID
1523758
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os movimentos celulares necessários à diapedese e ao mimetismo envolvem a participação de

Alternativas

ID
1523761
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das formas de comunicação entre as células de mamíferos se dá por meio de

Alternativas

ID
1523764
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os nucleotídeos compõem um código genético para os aminoácidos, como, por exemplo, CUG para leucina, AUG para metionina e ACU para triptofano. Considerando essas informações, o anticódon

Alternativas
Comentários
  • leucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

    A leucina é um dos 20 aminoácidos que as células do corpo humanoutilizam para sintetizar proteínas, porém o mesmo não o produz. 

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Leucina


ID
1523767
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A replicação do DNA em eucariotos é um evento biológico

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Diferentemente dos procariotos no qual replicação do DNA ocorre entre as divisões celulares, nos eucariotos a replicação ocorre na fase S da interfase. A interfase celular caracteriza-se pelo período de intervalo entre (mitose ou meiose) em que as células eucarióticas realizam o seu metabolismo, e também se preparam à divisão celular. A interfase se subdivide entre G0, G1, S e G2. No período G0 a célula realiza suas atividades metabólicas para que foram programadas. Já no período G1 caracteriza-se pelo aumento do volume celular, alta produção de proteínas, alta produção RNA, que serviram de base as novas células que iram se formar. O período S se caracteriza pela replicação do DNA juntamente com a síntese de histaminas e a duplicação dos centríolos. Já a fase G2 se caracteriza pela formação do fuso mitótico, a separação e migração das cromátides irmãs para os polos opostos, culminando na divisão da célula. Após esse período as novas células retomam a fase inicial da interfase.

  • Usuário que colocou a resposta abaixo se enganou. Gabarito é a letra "b"


ID
1523770
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na transcrição do RNA mensageiro, em eucariotos, ocorre

Alternativas
Comentários
  • A cauda poli A é acrescentada na extremidade 3´ e o cap na extremidade 5´.

    O que se remove é ínton.

  • Gabarito B.

    .

    A maioria dos transcritos passa por 3 modificações antes de ser traduzidos:

     

    1 - acrescimo de caps à extremidade 5' do transcrito primário;

    2- acrescimo de cauda poli-A à extremidade 3' dos transcritos e

    3 - quando presentes, íntrons são excisados (introns são excisados pelos spliceossomos).

    .

    Quanto as RNAs, de modo sucinto:

    RNA polimerase I - está no nucléolo e catalisa o rRNA;

    RNA pol II - está no núcleo e transcreve genes nucleares que codificam proteinas;

    RNA pol III - está no núcleo e sintetiza tRNA, rRNA 5S e o snRNA e

    RNA pol IV e V - presentes nos núcleos de vegetais.


ID
1523773
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As reações do ciclo de Calvin que ocorrem no estroma do cloroplasto incluem a

Alternativas
Comentários
  • O ciclo começa com a reação de uma molécula de CO2 com um açúcar de cinco carbonos conhecido como ribulose difosfato catalisada pela enzima rubisco (ribulose bifosfato carboxilase/oxigenase, RuBP), uma das mais abundantes proteínas presentes no reino vegetal. 

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica16.php


ID
1523776
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A energia luminosa pode ser captada por diversos pigmentos celulares, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    A alternativa A estaria correta se no lugar de Cianobactérias, estivesse diatomáceas;

    A alternativa B estaria correta se no lugar de bactérias verdes sulfurosas, estivesse escrito em presente em algumas algas vermelhas;

    A anternativa D estaria correta se na frase plantas, tivessem sido escritas antes de diatomáceas. Basta apenas inverter essa ordem para a alternativa se tornar correta.


ID
1523779
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respiração celular compreende vár ios mecanismos, dentre os quais

Alternativas
Comentários
  • a) Glicólise fixa o H em NAD, formando NADH. b) Correta. c) Não resulta piruvato, e sim, aminoácidos, glicidios e CO2. d) a cadeia respiratoria se dá na membrana interna (crista mitocondrial)

  •  Glicólise fixa o H em NAD, formando NADH.  

     Não resulta piruvato, e sim, aminoácidos, glicidios e CO2. 

     A cadeia respiratoria se dá na membrana interna  nas cristas mitocondrial

    Letra b


ID
1523782
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Constituem formas de armazenamento de energia nos mamíferos:

Alternativas
Comentários
  • Triacilglicerol é o nome genérico de qualquer tri-éster oriundo da combinação do glicerol (um triálcool) com ácidos, especialmente ácidos graxos (ácidos carboxílicos de longa cadeia alquílica), no qual as três hidroxilas (do glicerol) sofreram condensação carboxílica com os ácidos, os quais não precisam ser necessariamente iguais. Triacilgliceróis são prontamente reconhecidos como óleos ou gorduras (ver óleo vegetal e gordura), produzidos e armazenados nos organismos vivos para fins de reserva alimentar. De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
  • O que está errado na letra A?

  • Gabarito: letra D.

    Imagino que o erro da A seja afirmar que o glicogênio é instável.

    Estudar pra biologia e área ambiental é muito extenuante. Matérias sem fim e quase nunca tem prova. Além disso, é um estudo que não se aproveita pra nenhum outro concurso.

  • O glicogênio  armazenado em nosso corpo é uma molécula muito estável e fácil de ser quebrada. Esse processo é chamado de ativação e ocorre com gasto de ATP.


ID
1523785
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O milho (Zea mays) é uma espécie vegetal bem adaptada às condições ambientais com alta intensidade luminosa, altas temperaturas e até mesmo certa restrição hídrica, porque

Alternativas
Comentários
  • O segredo do milho em ser mais eficiente na captura de CO2, mesmo em altas concentrações de 02, está no fato da espécie utilizar do mecanismo de fotossintese C4.


ID
1523788
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento de sistemas vasculares nas plantas contribuiu para o sucesso destas na ocupação do ambiente terrestre. Outras características das plantas vasculares incluem:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    Nas plantas vascularizadas os esporófitos correspondem a parte "adulta" da planta, ou seja, dotada de caule, folhas e galhos. Com a vascularização o esporofito se torna mais alto, devido a rigidez das células, somada a melhor capacidade de distribuição de nutrientes pela planta. A alternativa D estaria certa se no lugar de aumento dos gametófitos, estivesse escrito DIMINUIÇÃO dos gametófitos,  pois a vascularização remete as plantas uma mairo complexidade e independência nutricional do ambiente.


ID
1523791
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os genes vegetais podem ser ativados ou reprimidos por diversos fatores, tais como os hormônios. Assim, os hormônios vegetais podem

Alternativas
Comentários
  •  Auxinas (AIA)

    a) Local de síntese: meristema apical, meristema caulinar, primórdios foliares, folhas jovens e sementes em desenvolvimento.
    b) Efeitos
    • Dominância apical: o ápice caulinar produz uma quantidade de auxina que inibe o crescimento das gemas laterais. Quando este é podado, as gema laterais se desenvolvem formando novos ramos.
    Desenvolvimento de raízes: a auxina estimula o desenvolvimento de raízes adventícias em caules.
    • Desenvolvimento de frutos: a auxina permite, em algumas espécies, a formação de frutos partenocárpicos (produzidos sem fecundação). Atua também na transformação do ovário em fruto após a fecundação.
    • Desenvolvimento do sistema vascular: a auxina estimula a formação de tecidos vasculares (xilema e floema).


ID
1523794
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Historicamente, um tecido vegetal de suma importância para a sobrevivência do homem é a madeira, a qual se forma a partir do crescimento do diâmetro do caule em plantas perenes lenhosas. Dentre os fatores que contribuem para o aumento da espessura dos caules dessas plantas, inclui-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Em gimnospermas e em muitas angiospermas dicotiledôneas, o aumento em diâmetro do caule e da raiz é devido ao crescimento secundário resultante da atividade de meristemas laterais. A atividade de um meristema lateral - o câmbio - origina assim os tecidos vasculares denominados secundários, ou seja, o xilema secundário, que se desenvolve a partir do câmbio em sentido centrífugo, e o floema secundário, que se forma centripetamente ao câmbio.

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5486290/mod_resource/content/1/Appezzato-da-Gloria%20%20Carmello-Guerreiro_Capitulo%208_Anatomia%20Vegetal.pdf


ID
1523797
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As plantas não se movem de um lugar para outro em busca de parceiro reprodutivo. Ao invés disso, elas desenvolveram adaptações que lhes proporcionam uma mobilidade direcionada na busca por esse parceiro. Dentre essas adaptações, estão a

Alternativas
Comentários
  • Excelente comentário!


ID
1523800
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fungos constituem um grupo de seres vivos com muitas espécies e se caracterizam por

Alternativas
Comentários
  • a) serem de hábitos saprófitos, mas não atuarem como parasitos. ( Alternativa errada, diversos  fungos atuam como parasitos em animais e plantas, hospedeiros em seres humanos causadores de micose, nas plantas provocam no cafeeiro uma doença chamada ferrugem)

    b) ERRADA. Amido é reserva energética das plantas, os fungos possuem glicogênio.

    c) CORRETA

    D) ERRADA. Existem fungos predadores que vivem no solo capturam e se alimentam de nemátodeos.



ID
1523803
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma teoria taxonômica estabelece os princípios para se reconhecer e categorizar grupos taxonômicos. Nesse contexto, reconhece-se como

Alternativas
Comentários
  • MONOFILÉTICO: Em cladística, chama-se monofilético a um clado que pode ser um taxon. Inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral, incluindo esse mesmo ancestral. Exemplo: o agrupamento dos répteis e aves formam um grupo monofilético, porque descendem de um ancestral comum.

    PARAFILÉTICO: Inclui um grupo de descendentes de um ancestral comum, porém não todos eles. Exemplo: o grupo dos répteis não inclui as aves que apresentam o mesmo ancestral comum. se acrescentar as aves, torna-se um grupo monofilético.

    POLIFILÉTICO: Em filogenética, chama-se polifilético a um grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos. É um grupo monofilético do qual se retirou um grupo parafilético. Em outras palavras, é a reunião de dois ou mais grupos monofiléticos. Pode-se acrescentar que um grupo polifilético é aquele em que seus integrantes possuem vários ancestrais comuns, um em cada grupo. Consiste num conjunto de organismos que forma um grupo caracterizado por apresentar características comuns resultantes da acção da evolução convergente (características semelhantes de origens diferentes). As características partilhadas, que podem ser anatómicas, bioquímicas, comportamentais ou outras (por exemplo, primatas com actividade nocturna, árvores de fruto, insectos aquático), não resultam da herança de um ancestral comum mas da adaptação a condições ambientais específicas.

    Fonte: http://wwwbiodersongrapiuna.blogspot.com.br/2012/04/monofiletico-e-parafiletico_9677.html

  • Exatamente, meu caro. Talvez se a questão usasse o termo "será" o gabarito seria outro.


ID
1523806
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os peixes constituem um grupo de vertebrados aquáticos com grande diversidade de adaptações, tais como a capacidade de

Alternativas
Comentários
  • Peixes de água doce devem manter-se hiperosmóticos em relação ao meio, e para isso, produzem urina com baixa concentração de sais e muita água. Além disso, é através das brânquias que esses animais conseguem manter níveis de sais interno elevado, gastando energia para retirar sais do meio, porém, acabam ganhando água por difusão pelo epitélio branquial. Os rins de teleósteos de água doce possuem grandes glomérulos que participam de alta taxa de filtração do sangue, gerando alto volume de urina diluída.

     

    Peixes de água salgada precisam eliminar sais e excretas para manter seus corpos hiposmóticos em relação ao meio. Esses animais fazem constante eliminação de NaCl e amônia pelas brânquias, porém perdem água em abundancia por este epitélio, sendo necessário ingerir água constantemente. Os rins de teleósteos marinhos não apresentam glomérulos nem cápsula desenvolvidos e a urina é formada somente por secreção.

     

    Fonte: http://www.geefaa.com/fisiologia_peixes.php


ID
1523809
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O encéfalo passou por muitas mudanças no decorrer do processo evolutivo. A esse respeito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    TRONCO CEREBRAL: trabalha como um computador, continuamente conferindo e controlando as informações que entram no cérebro através do sistema nervoso; em seguida ele age em cima dessa informação liberando as mensagens para que o sistema nervoso controle o corpo inteiro. Não tomamos consciência de todas essas atividades; podemos apenas notar seus efeitos. O tronco cerebral controla funções, como a respiração, automaticamente.

     

    CEREBELOSe localiza abaixo do cérebro. Coordena, com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável pelo equilíbrio do corpo, pois está ligado a alguns canais da orelha interna. Além disso, mantém o tônus muscular, isto é, regula o grau de contração muscular dos músculos em repouso.

     

    MESENCÉFALO: Centro dos sentidos de um organismo, regendo a coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com referenciais de estímulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores), a identificação de um som e odores.

     

    HIPOCAMPO: As informações sensoriais são armazenadas pelo hipocampo para serem lembradas e também são enviadas ao hipotálamo para a organização de funções viscerais (procurar alimento se for cheiro de comida ou apresentar náuseas (ânsia) e até vomito se for carniça). Assim como toda experiência sensorial, a percepção olfativa desperta experiências emocionais e comportamentais.

     

    SISTEMA LÍMBICO: tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos. O sistema límbico é composto por algumas estruturas que são essenciais no controle relativo às emoções; temos como estruturas principais: hipotálamo, corpos mamilares, tálamo, giro cingulado, amígdala e hipocampo.

     

    Fontes:

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemanervoso.php

    http://www.infoescola.com/anatomia-humana/sistema-limbico/


ID
1523812
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em grupos sociais da espécie Callithrix jacchus é comum a ocorrência de uma única fêmea reprodutora, enquanto as demais fêmeas são mantidas sob a condição de subordinação reprodutiva. Nesse contexto, espera-se ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Poliandria:  a união em que uma só fêmea é ligada a dois ou mais machos ao mesmo tempo.

    Poliginia: forma de poligamia em que um macho possui duas ou mais fêmeas.

    Comportamento agonístico é qualquer comportamento social relacionado à luta. Portanto, é uma categoria mais ampla que agressão, pois não envolve apenas o ato agressivo em si, mas também exibições, fugas, conciliação, competição por comida, por território.

    Comportamento altruístico entre machos: os machos cuidam dos filhos de outros machos como se fossem seus.

    Callithrix jacchus é o sagui-de-tufos-brancos ou soim ou sagui.


ID
1523815
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os genes constituem unidades fundamentais da informação genética e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    Herança Quantitativa

     

    A herança quantitativa também é um caso particular de interação gênica. Neste caso, em que as diferenças fenotípicas de uma dada característica não mostram variações expressivas, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente, saindo de um fenótipo “mínimo” até chegar a um fenótipo “máximo”. É fácil concluir, portanto, que na herança quantitativa (ou poligênica) os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes.

     

    A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos4.php

  • Gabarito A.

    Letra B: O que dizer sobre o crossing over....

    Letra C: Fala-se de polimorfismo genético para designar a existência de diferentes alelos de um mesmo gene, o que implica mudanças na sequência genética entre integrantes de uma certa população.Há espécies que se caracterizam pelo polimorfismo, uma vez que os seus membros apresentam formas diferentes por algum motivo. Um exemplo típico deste polimorfismo biológico ocorre com as borboletas, as quais, antes de chegarem à idade adulta, se desenvolvem como larvas.

    Letra D: Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo). A explicação para a coexistência polialélica, deriva dos processos mutagênicos produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente.

  • Letra D: esse fenômeno na verdade é a pleiotropia.


ID
1523818
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A teoria evolutiva de Darwin foi desenvolvida com base em observações e inferências delas derivadas. A esse respeito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não é aleatório porque "a teoria da seleção natural baseia-se na convicção de que cada nova variedade e, posteriormente, cada nova espécie, é produzida e mantida por ter determinada vantagem em relação àquelas com que entra em competição". Então se ela sobreviveu, é porque um fator não aleatório, ou seja, hereditário e predominante, existe, em cada caso, luta pela existência, quer entre indivíduos da mesma espécie, quer entre os de espécies diferentes. Os que estão sobrevivendo, não estão "dando sorte". Eles possuem características que os possibilita manter-se vivos por mais tempo. LETRA C.

  • A ledra D e E estão iguais, a questão deveria ser anulada.

  • "Não é aleatório porque "a teoria da seleção natural baseia-se na convicção de que cada nova variedade e, posteriormente, cada nova espécie, é produzida e mantida por ter determinada vantagem em relação àquelas com que entra em competição". Então se ela sobreviveu, é porque um fator não aleatório, ou seja, hereditário e predominante, existe, em cada caso, luta pela existência, quer entre indivíduos da mesma espécie, quer entre os de espécies diferentes. Os que estão sobrevivendo, não estão "dando sorte". Eles possuem características que os possibilita manter-se vivos por mais tempo."

    Letra C


ID
1523821
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No início dos anos 1900, Hardy e Weinberg formularam uma expressão matemática para descrever o estado de equilíbrio nas frequências de alelos e genótipos em uma população ideal. No entanto, sabe-se que vários fatores podem alterar o equilíbrio de Hardy-Weinberg, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

     

    Em 1908 o matemático inglês Godfrey H. Hardy (1877 – 1947) e o médico alemão Wilhem Weinbergconcluíram que, se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as freqüências de seus alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei ou teorema de Hardy-Weinberg ou princípio do equilíbrio gênico.

     

    Condições para o equilíbrio de Hardy-Weinberg: As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes:

    A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

    A população deve ser panmítica (do grego pan, todos, e do latim miscere, misturar), isto é os cruzamentos entre indivíduos de diferentes genótipos devem ocorrer ao acaso, sem qualquer preferência.

     

    Uma população que possua essas características, e na qual não ocorra nenhum fator evolutivo, tais como mutação, seleção ou migração, permanecerá em equilíbrio gênico, ou seja, as freqüências dos alelos não sofrem alteração ao longo das gerações.

     

    Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao21.php

  •  a) a mudança no conjunto gênico, que ocorre como resultado do acaso em pequenas populações, chamada de fluxo gênico. ERRADO. Esse conceito é de DERIVA GENÉTICA.

     b) a migração de indivíduos em idade reprodutiva, determinada pelos cruzamentos preferenciais. ERRADO. A migração não é determinada por cruzamentos preferenciais. 

     c) as mutações herdáveis do genótipo, as quais ocorrem em frequência muito baixa na população. CORRETO. As mutações ocorrem com frequencias baixas. 

     d) as alterações nas proporções de genótipos devidas aos endocruzamentos em grandes populações, denominadas de deriva genética. ERRADO. Deriva genética é mais acentuada em pequenas populações. Não se fala em endocruzamentos quando se fala em deriva genética. Se fala em "acaso". 


ID
1523824
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os elementos traqueais são células longas com as extremidades afiladas e foram os primeiros tipos de células condutoras de água a surgir nas plantas vasculares. Já os elementos de vasos, principais células condutoras de água nas angiospermas, devem ter surgido independentemente, em vários tipos de plantas vasculares. Esses eventos caracterizam o que se conhece por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    .

    .

    "Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. Ou seja, é quando um caráter semelhante evolui independentemente em duas espécies, não sendo encontrado no ancestral comum delas."

    (Fonte: Wiki)

  • A palavra chave da questão foi " independente " pois não compartilham um mesmo ancestral comum


ID
1523827
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cultivo do algodão arbóreo constituiu o chamado “ouro branco”, no Nordeste, por várias décadas do século passado. No entanto, na década de 1980, surgiu o “bicudo”, um inseto exótico que devora as flores da planta e, portanto, a produção da fibra do algodão. A relação do “bicudo” com o algodoeiro é de

Alternativas
Comentários
  • "Podem ser consideradas formas de predação, tanto a herbivoria quando a carnivoria, ou seja, a ingestão de vegetais ou de animais, respectivamente. Os predadores podem ser classificados em diversos “tipos”, pois existem aqueles que consomem apenas parte da presa e os que consomem a presa inteira. Existem ainda algumas “estratégias” de predação, como a preparação de armadilhas ou a busca mais ou menos intensa pela presa."

    Fonte: http://www.ib.usp.br/ecosteiros/textos_educ/costao/zonacao/predacao.htm

    Não entendi porque a alternativa correta é a B, quando a D também está correta

  • Resposta D.

    OBS: no parasitismo não a intenção de eliminar o hospedeiro.

  • GABARITO: B

    Herbivoria

    é a relação ecológica em que partes de uma planta viva servem de alimento para um animal. É, desse modo, uma relação desarmônica já que a planta é prejudicada enquanto o animal se beneficia.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/herbivoria/

  • Questão passível de anulação, pois a herbivoria é um tipo específico de predação, ou seja, existem duas respostas certas para a mesma questão.

  • Pessoal, herbivoroa e carnivoria são predação, mas por se tratar de predar uma folha a alternativa mais coerente seria a B

ID
1523830
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O bioma caatinga é predominante na região Nordeste do Brasil. Por bioma, entende-se

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Bioma  conjunto de ecossistemas caracterizado pelo clima.

  • Resposta: alternativa B

    Lembrando que existem três fatores que caracterizam os biomas:
    (1) clima - pluviosidade + quantidade de radiação solar;
    (2) biota - geralmente utiliza-se apenas as plantas para esse critério;
    (3) condições edáficas (solo).

     

    Alternativa a - está errada porquê não fala de biota, nem de solo.

    Alternativa b - correta, apesar de não considerar condições edáficas, apenas (1) e (2), mas não (3). A banca deve ter lido o Twonsend para formular essa questão.

    Alternativa c - Um bioma para ser um bioma tem que ter uma característica única em comum entre os habitats que não é necessariamente o clima (umidade e temperatura); faltou falar da biota (2) e do solo (3).

    Alternativa d - Foge totalmente do conceito de bioma.


ID
1523833
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A toxoplasmose é uma doença endêmica em várias regiões do mundo, atingindo hospedeiros vertebrados, silvestres e domésticos, incluindo o ser humano. O agente etiológico é o Toxoplasma gondii e a infecção pode ocorrer através da ingestão de

Alternativas
Comentários
  • água contaminada com os oocistos do parasito excretados por felinos.

  • a) O correto seria "saladas cruas contaminadas com OOCISTOS dispersados..."
    b) Apenas os felinos liberam oocistos nas fezes.
    c) O correto seria "carne de animais infectados contendo cistos teciduais com BRADIZOÍTOS."
    d) CORRETA


ID
1523836
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Acervos múltiplos vivos, pertencentes a instituições públicas, com representatividade do conjunto gênico de diferentes espécies de importância estratégica são atributos de coleção

Alternativas

ID
1523839
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

As normas vigentes para o tratamento e para a disposição final dos resíduos de laboratórios de ensino e pesquisa relacionados à saúde humana ou animal

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra C