SóProvas



Prova ESAF - 2008 - CGU - Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas


ID
720430
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O COBIT - Control Objectives for Information and related Technology fornece boas práticas por meio de uma estrutura de domínio e processos e apresenta atividades de forma gerencial e lógica para a Governança de TI. O COBIT contém componentes interrelacionados, provendo suporte para a governança, gerenciamento, controle e atendimento das necessidades de diferentes organizações. O componente Atividades-Chaves do COBIT (versão 4.1) está relacionado com

Alternativas
Comentários

  • a figura acima demonstra a resposta.
  • Traduzir accountability como contabilização é brincadeira...
  • A letra D quis dizer matriz Raci hahaha!

    Eu marquei a C!

ID
720433
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O nível de maturidade é uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organização dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nível de maturidade é uma etapa evolucionária definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representação em estágios existem os seguintes níveis:

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A

    a) inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.
  • Complementando o comentário do amigo. Os nomes ficaram confusos e talvez pode ter havido recursos para está questão. No caso eu marquei a letra C, mas conforme meu material de estudo a definição para os níveis de maturidade seguem o exemplo do item A.
    1 - Inicial: Processos ad-hoc (improvisados) e caoticos; o sucesso depende da competência e do heroísmo de pessoas da organização.
    2 - Gerenciado: Metas específicas e genéricas de nível 2; A disciplina de processo ajuda a garantir que as práticas existentes são mantidas durante os periodos de crise.
    3 - Definido: Metas específicas e genéricas de níveis 2 e 3; Os processos são bem caracterizados e compreendidos, sendo descritos por padrões estabelecidos e melhorados ao longo do tempo.
    4 - Gerenciado quantitativamente: Metas específicas níveis 2, 3 e 4 e metas genéricas de níveis 2 e 3; A qualidade e o desempenhos processos são compreendidos em termos estatísticos.
    5 - Em otimização: Metas específicas associadas de níveis 2, 3, 4 e 5 e metas genéricas de níveis 2 e 3; Os processos são melhorados continuamente com base na compreensão quantitativa de suas causas comuns de variação.

  • A banca sempre tenta confundir relacionando os níveis de maturidade do CMMI com os níveis de maturidade do MPS-BR, por isso, muita atenção no momento da resolução das questões:

    CMMI:

    1 - Inicial
    2 - Gerenciado
    3 - Definido
    4 - Gerenciado Quantitativamente
    5 - Otimizado (Em Otimização)

    MPS-BR:

    g - Parcialmente Gerenciado
    f  - Gerenciado
    e - Parcialmente Definido
    d - Largamente Definido
    c - Definido
    b - Gerenciado Quantitativamente
    a - Em Otimização.

ID
720436
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:

Alternativas
Comentários
  • A ESAF literalmente copiou está questão deste site (http://leodurans.blogspot.com.br/2011/03/qualidade-de-software-introducao-ao.html), mais o pior de tudo e que eles alteraram o gabarito para a letra E, sendo que a resposta e a letra D.

    Conforme preceitua o guia do site da softex (http://www.softex.br/mpsbr/_guias/guias/MPS.BR_Guia_Geral_Servicos_2012.pdf) temos:

    O modelo MPS está dividido em quatro (4) componentes (Figura 1): 
    • Modelo de Referência MPS para Software (MR-MPS-SW)
    • Modelo de Referência MPS para Serviços (MR-MPS-SV);
    • Método de Avaliação (MA-MPS) - Descrito item
    • Modelo de Negócio (MN-MPS).  - Descrito item
    O MPS - BR e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS) voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

    Ele é baseado nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro, bem como é compatível com o CMMI.

    No Brasil, uma das principais vantagens do modelo é seu custo reduzido de certificação em relação as normas estrangeiras, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas.

    Bons estudos a todos.
  • Acho que o erro da D é a palavra "método". Deveria ser "Modelo".
    Mesmo assim ainda não entendi este gabarito final? Se o gabarito oficial foi alterado para letra E, então não teria que incluir o guia de Aquisição para corresponder aos componentes mais detalhados:

    Guia Geral, Guia de aquisição, Guia de Avaliação e Guia de Implementação:

    Veja a figura na primeira página deste artigo que mostra a estrutura do MPS.BR conforme link abaixo:
     
    http://www.tesestec.com.br/pasteurjr/sintesempsbr.pdf
  • Componentes do MPS

    Modelo de Referência (MR-MPS)
    Contém os requisitos que os processos das organizações devem atender para estar em conformidade com o modelo
    Descrito pelo Guia Geral
     

    Método de Avaliação (MA-MPS)
    Orienta a execução de uma avaliação de conformidade ao modelo
    Descrito pelo Guia de Avaliação
     

    Modelo de Negócio (MN-MPS)
    Descreve regras de negócio para a implementação do modelo


ID
720439
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No MPS.BR são definidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.

Alternativas
Comentários
  • O MPS.BR apresenta 7 níveis de maturidade (o que é um diferencial em relação aos outros padrões de processo) que são:

    • A - Em Otimização;
    • B - Gerenciado quantitativamente;
    • C - Definido;
    • D - Largamente Definido;
    • E - Parcialmente Definido;
    • F - Gerenciado;
    • G - Parcialmente Gerenciado.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Melhoria_de_Processos_do_Software_Brasileiro
  • RESPOSTA CORRETA LETRA C !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • A - Em otimizado
    B - Gerenciado Quantativamente
    C - Definido
    D - Largamente Definido
    E - Parcialmente Definido
    F - Gerenciado
    G - Parcialmente Gerenciado

    Em relação ao CMMI, 1 - Inicial não possui um nível no MPS.BR. 2 - Gerenciado [F - Gerenciado e G - Parcialmente Gerenciado], 3 - Definido [E - Parcialmente Definido, D - Largamente Definido e C - Definido], 4 - Gerenciado Quantativamente [B - Gerenciado Quantativamente], 5 - Em otimização [A - Em Otimizado]
  • Lembrar os níveis de maturidade do Cobit, CMMI, MPS.BR, lembrar de todos os domínios e processos do Cobit, ITIL, dos processos, grupos de processos e áreas de conheciemnto do PMBOK, PQP!!!!!! NÃO TEM COMO NÃO SE CONFUNDIR!!!!!
  • pessoal se uma organização não conseguir atender os processos do seu nível corrente em que se encontra, no entanto ela apresenta parcialmente um nível de evolução mas deixou a desejar em certos processos do seu nível, nesse caso ela volta ao nível inferior para se esforçar em conseguir assumir o nível que antes ocupava?
  • Gerência de Projetos (GPR): o propósito é estabelecer e manter planos que definem atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. O propósito deste processo evolui à medida que a organização cresce em maturidade. Assim, a partir do nível E, alguns resultados evoluem e outros são incorporados, de forma que a gerência de projetos passe a ser realizada com base no processo definido para o projeto e nos planos integrados. No nível B, a gerência de projetos passa a ter um enfoque quantitativo, refletindo a alta maturidade que se espera da organização. Novamente, alguns resultados evoluem e outros são incorporados.

  • c-

    As propostas dos niveis do MPS-BR:

     

    G – Parcialmente Gerenciado: gerenciamento de requisitos e de projetos. É suficiente haver técnicas de levantamento de requisitos (Brainstorming, JAD, Análise de documentos quantitativos,reunião, Prototipagem, Questionários, Levantamento Orientado a Ponto de Vista,Etnografia, Caso de Uso etc) e gerencia de projetos para estar no nivel G.


    F – Gerenciado: controles de mediação, gerência de configuração, conceitos de aquisição e garantia de qualidade;


    E – Parcialmente Definido: treinamento, adaptação de processos para gerência de projetos, além da preocupação com a melhoria e o controle do processo organizacional. Se teu RH esta admnistrado, esta no nivel E.


    D – Largamente Definido: V & V, releases, instalação e integração. O gerencia de configuraçao apareceu em F, mas somente garantia de qualidade estava em evidencia. Aqui, controle de qualidade esta mais definido.


    C – Definido: gerência de riscos; desenvolvimento de reutilizacao

     

    B – Gerenciado Quantitativamente: desempenho dos processos e a sua gerência quantitativa. Pode usar ISO 15504 em combinação para parametrização reconhecida


    A – Otimização: inovação e análise de causas.


ID
720442
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.

Alternativas
Comentários
  • O propósito do processo Gerência de Projeto (GPR) é identificar, estabelecer, coordenar e monitorar as atividades, tarefas e recursos que um projeto necessita para produzir um produto e/ou serviço no contexto dos requisitos e restrições do projeto.

    Fonte: MPS.BR (Guia Geral)
    Resposta: E
  • GPR 11 - A viabilidade de atingir as metas do projeto e? explicitamente avaliada considerando restric?o?es e recursos disponi?veis. Se necessa?rio, ajustes sa?o realizados; 
  • 9.1.1  Processo: Gerência de Projetos – GPR
    Nível MR-MPS: G – Parcialmente Gerenciado
    Propósito:
    O propósito do processo Gerência de Projetos é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do projeto, bem como prover 
    informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios significativos no desempenho do projeto.
  • a) Aquisição AQU, nível F (gerenciado)
    b) Medição MED, nível F (gerenciado)
    c) Medição MED, nível F (gerenciado)
    d) Avaliação e melhoria do processo Organizacional AMP, nível E (parcialmente definido)

    e) Gerência de Projetos GPR, nível G (parcialmente gerenciado)

ID
720445
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.

Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
    • a) as práticas específicas são utilizadas nas avaliações para auxiliar na determinação de que a área de processo está sendo satisfeita - errado - essa seria a descrição de metas específicas
    • b) as áreas de processo tratam de características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o modelo. - errado - esse é a descrição de componentes esperados (práticas específicas e genéricas)
    • c) as metas específicas podem ser componentes opcionais no modelo. - errado - as metas são componentes obrigatórios
    • d) as definições ampliadas de disciplinas são descrições detalhadas que fornecem um direcionamento para a interpretação de práticas específicas. - errado - essa é a definição de componentes informativos
    • e) todas as áreas de processo do CMMI são as mesmas tanto na representação contínua quanto na representação em estágios. - certo é a resposta da questão
  • Só gostaria de levantar um ponto. Acredito que na letra B o correto seria dizer que os componentes esperados descrevem o que pode ser feito, e não o que deve.

    Bons estudos.

ID
720448
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

As áreas de processos de suporte do CMMI cobrem as atividades que suportam o desenvolvimento e a manutenção de produtos. As áreas de processos de suporte tratam os processos de suporte que são utilizados no contexto da execução de outros processos.

Assinale a opção que identifica somente áreas de processos de suporte do CMMI.

Alternativas
Comentários
  • Processos da ares de Suporte
    * Gestão de Configurações
    * Garantia da Qualidade do Processo e do Produto
    * Medição e Análise
    * Análise das Decisões e Resolução
    * Ambiente Organizacional para Integração
    * Análise de causa e Resoluçoes

    Sendo assim letra A esta correta
  • Erros das demais questões:

    b) Planejamento de projetos
    (Gestão de Projetos - Nível 2 de maturidade) , garantia da qualidade do processo (Suporte - Nível 2 de maturidade), garantia da qualidade do produto  (Suporte - Nível 2 de maturidade), medições e análise  (Suporte - Nível 2 de maturidade), análise de causas e resoluções (Suporte - Nível 5 de maturidade).

    c) Planejamento de projetos (Gestão de Projetos - Nível 2 de maturidade), garantia da qualidade do processo  (Suporte - Nível 2 de maturidade), garantia da qualidade do produto  (Suporte - Nível 2 de maturidade), medições e análise  (Suporte - Nível 2 de maturidade), treinamento organizacional (Gestão de Processos - Nível 3 de maturidade) .

    d) Integração de equipes (Não encontrei no modelo CMMI v1.2), garantia da qualidade do processo  (Suporte - Nível 2 de maturidade) , garantia da qualidade do produto  (Suporte - Nível 2 de maturidade), medições e análise  (Suporte - Nível 2 de maturidade), análise de causas e resoluções  (Suporte - Nível 5 de maturidade).

    e) Gerenciamento de configuração  (Suporte - Nível 2 de maturidade), garantia da qualidade do processo  (Suporte - Nível 2 de maturidade), garantia da qualidade do produto  (Suporte - Nível 2 de maturidade), medições e análise  (Suporte - Nível 2 de maturidade), treinamento organizacional (Gestão de Processos - Nível 3 de maturidade).

ID
720451
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O propósito do processo de Gerência de Requisitos - GRE do MPS.BR é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

Assinale a opção que identifica um dos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos.

Alternativas
Comentários
  • O propósito do processo Gerência de Requisitos - GRE  (Parcialmente Gerenciado) é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos e produtos de trabalho do projeto.

    Resultados Esperados:

    GRE1. Uma comunicação contínua com os fornecedores de requisitos é estabelecida;
    GRE2. O Entendimento dos requisitos é obtido;
    GRE3. A aceitação dos requisitos é estabelecida por meio de critérios objetivos;
    GRE4. O comprometimento com os requisitos é estabelecido e mantido;
    GRE5. A rastreabilidade entre os requisitos, os planos de projeto e os produtos de trabalho é estabelecida e mantida;
    GRE6. Inconsistências entre os planos de projeto, os produtos de trabalho e os requisitos são identificadas e corrigidas;
    GRE7. Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.

    Fonte: MPS.BR (Guia Geral)

    Resposta: "B"



     
  • GRE1. GRE 2. GRE 3. GRE 4. GRE 5.

    GRE1. O entendimento dos requisitos e? obtido junto aos fornecedores de requisitos;

    GRE2. Os requisitos sa?o avaliados com base em crite?rios objetivos e um comprometimento da equipe te?cnica com estes requisitos e? obtido;

    GRE3. A rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os produtos de trabalho e? estabelecida e mantida;

    GRE4. Reviso?es em planos e produtos de trabalho do projeto sa?o realizadas visando identificar e corrigir inconsiste?ncias em relac?a?o aos requisitos;

    GRE5. Mudanc?as nos requisitos sa?o gerenciadas ao longo do projeto. 

  • Toda a engenharia de requisitos (menos a parte de gestão) faz parte do processo "Desenvolvimento de requisitos".

    Portanto, identificar as necessidades, refinar os requisitos, detalhar os componentes, as interfaces, validar etc. - tudo isso faz parte do desenvolvimento de requisitos.
  • De acordo com Guia Geral MPS.BR, a questão em comento é analisada da seguinte maneira:
    • a) As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.
      • Nível MR-MPS: D – Largamente Definido
      • Processo: Desenvolvimento de Requisitos - DRE
      • DRE 1: As necessidades e expectativas, restrições e requisitos de interface do cliente são identificadas.
    • b) Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.
      • Nível MR-MPS: G – Parcialmente Gerenciado
      • Processo: Gerência de Requisitos - GRE
      • GRE7: Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.
    • c) Os requisitos são validados.
      • Nível MR-MPS: D – Largamente Definido
      • Processo: Desenvolvimento de Requisitos - DRE
      • DRE 7: Os requisitos são validados.
    • d) Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados.
      • Nível MR-MPS: D – Largamente Definido
      • Processo: Desenvolvimento de Requisitos - DRE
      • DRE 2: Um conjunto definido de requisitos funcionais e não-funcionais que descrevem a solução do problema a ser resolvido é estabelecido a partir das necessidades, expectativas, restrições e requisitos do cliente e da interface.
    • e) Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas.
      • Nível MR-MPS: D - Largamente Definido
      • Processo: Integração do Produto - ITP
      • ITP 4: As definições, projeto e mudanças nas interfaces internas e externas são gerenciados para os componentes dos produtos e produtos.
    Resposta para a questão é a letra "b".

ID
720454
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de qualidade define os requisitos que as organizações devem seguir para se capacitarem segundo o mesmo. Entre as opções abaixo, assinale a que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software.

Alternativas
Comentários
  • MPS.BR e ISO 9000-1 não são modelos de qualidade ????
  • Complementando o comentário da amiga, 
    O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro é simultaneamente um movimento para a melhoria da qualidade (Programa MPS.BR) e um modelo de qualidade de processo (Modelo MPS)
    ISO editou a série 9000 com o objetivo de estabelecer critérios para implantação de Sistemas de Garantia da Qualidade. O objetivo da norma é construir um modelo de gerenciamento na organização para que os processos de trabalho sejam padronizados, e, com isso, ajudem a organização na realização de serviços e produção de bens que atendam aos requisitos dos clientes.
  • Resposta , Letra B?????   
    NUNCA!!!
    O Propósito do Cobit é ser um guia de boas práticas de gerenciamento... e nada tem a ver com qualidade de software!!!
  • Calma, meus camaradas! O gabarito da questão já foi alterado para a correta letra D!
  • A ISO 90001 não se refere exclusivamente a qualidade de software, mas também a outras áreas : Software, Hardware, Serviços e processamento de materiais. O examinador tomou umas cachaça ao elaborar essa questão.

    http://www.ehow.com/facts_6814066_iso-90001-certification.html
  • CMMI, MPS.BR e ISO9000-1, são modelosde qualidade de software.

    COBIT: é um guia de boas praticas e representado como framework, testes dirigidos para a gestão de tecnologia da informação.

    ISO 9000: designa um conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.

    ISO 12207: Estabele um processo de ciclo de vida do software, contendo processos, atividades e são aplicadas durante a aquisição e configuração dos serviços de sistemas, de forma a melhorá-los.

    ISO 15504: Também conhecida como SPICE, define um processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO 12207, mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI, porém esse não baseou-se naquela, mas são compatíveis.

    ISO 20000: É a primeira norma mundial, especificamente focada para a gerencimaneto de serviços de TI. Ela não formaliza a inclusão das práticas do ITIL, embora esteja descrito na norma um conjunto de processos de gerenciamento que estão alinhados com os processos definidos dentro dos livros do ITIL.

    ITIL: É um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infra-estrutura, operação e manutenção deserviços de TI.



  • O enuciado poderia terminar assim: que se refere exclusivamente a modelos de qualidade

    Ou assim: que se refere, dentre outras coisas, a modelos de qualidade de software

    Mas não assim: "que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software"

    A ISO9000-1 (agora obsoleta), pelo que me consta, fazia referência a 4 tipos de produtos:

    • Hardware

    • Software

    • Processed materials

    • Services

    http://www.praxiom.com/iso-9000-1.htm

    Vida de concurseiro fazedor de questão e montador de prova é mole... mas a nossa vida de concursando tá difícil! Tu quoque, ESAF, fili mi!

  • Sabemos que nem o COBIT (Governança e Gestão de TI), nem a ITIL (Serviços de TI) tratam de qualidade de software.

  • d-

    CMMI é um modelo para a melhoria da qualidade e do processo de software em estágios evolutivos de maturidade. Os 5 níveis de maturidade são:

    (1) inicial: Processo imprevisível e sem controle.

    (2) Repetível: processo disciplinado.

    (3) Definido: processo consistente e padronizado.

    (4) Gerenciado: processo previsível e controlado

    (5) Otimização: processo aperfeiçoado para sempre.


ID
720457
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. As organizações devem selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que desejam incluir no modelo que irão utilizar.

Quando uma organização escolhe a representação em estágios do modelo CMMI, espera que o modelo permita

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    A representação em estágio estabelece a maturidade da organização, é utilizada para dar uma classificação em determinados níveis para a organização. Ela permite que diferentes organizações sejam comparadas, já que os processos que devem ser atingidos são iguais para todas as organizações.
    Já a representação contínua avalia o nível de capacidade da organização e permite que a organização escolha quais processos devem ser priorizados.
  • Representação Contínua:
    Livre para escolher o nível, a empresa já apresenta capacidade em alguns processos e só quer melhorar outros.
    Dica: Continua, o "O" indica que começa do zero.
    Representação por Estágio:
    Similar ao exame de faixa do judô. Tem que passar numa faixa para ir para a outra. Dica: precisa maturar, amadurecer, por isso trata de níveis de maturidade.
  • Qual o erro da letra D?


ID
720460
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A representação contínua do Modelo CMMI tem mais práticas específicas que a representação em estágios, uma vez que tem dois tipos de práticas enquanto a representação em estágios possui apenas um. Quanto às práticas em cada representação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para CMMI 1.3 ta errada essa letra C, não ?
  • Na representação contínua, as práticas genéricas existem para os níveis de capacitação de 1 a 5. Pela lógica, a letra C estaria correta, mas incompleta. A resposta correta e completa é a letra B.
  • Entendi assim: na representação por estágios, para se alcançar o nível 5, por exemplo, precisa-se alcançar as metas específicas de 1 a 5, mas só as metas genéricas 2 e 3, uma vez que as genéricas 4 e 5 são inviáveis de se alcançar (por conta de tempo e custo). Sendo assim, não precisam existir práticas genéricas além das metas 2 e 3. 
  • Na verdade, essa questão está muito estranha:
    "na representação em estágios, somente aparecem práticas genéricas para os níveis de capacitação 2 e 3"
    Níveis de capacitação são usados na representação contínua e não na representação em estágios, como diz a letra B acima.
    Eu entraria com recurso, pois a única alternativa correta, apesar de incompleta, é a letra C.
  • Diz que a letra correta é a B. Mas não sei
  • "Na representação por estágios, apenas as metas genéricas 2 e 3 são utilizadas, como ilustrado pelas práticas genéricas destacadas em cinza na Figura 3.3. À medida que se tenta alcançar o nível de maturidade 2, utilizam-se as áreas de processo no nível de maturidade 2, bem como a meta genérica 2 e suas práticas genéricas."

    (CMMI para Desenvolvimento - Versão 1.2, pág. 45)

    Entendo o comentário feito pelo RODRIGO, mas creio que o nível de CAPACITAÇÃO pode ser chamado de nível de CAPACIDADE (abordagem CONTÍNUA) ou nível de MATURIDADE (abordagem por ESTÁGIO). Assim, concordo com o gabarito.

     

  • Como não tenho muita experiência com CMMI, seria bastante interessante se  alguém pudesse ajudar e comentar item por item. 
  • Nem vale a pena discutir essa questão, pois no CMMI 1.3 on níveis de capacidade mudaram.
  • Como essa questão é antiga deve ser analisada com o CMMI 1.2.


    a) Errada. Na representação por estágios existem práticas genéricas apenas no nível 2 e 3.
    b) Correta.
    c) Parcialmente correta. Na minha visão essa questão também estaria correta, pois o item não usou nenhum termo do tipo "somente".
    d) Errada. Acredito que o erro dessa seja incluir também o nível de capacidade 0.
    e) Errada. Na representação por estágios as práticas genéricas são somente para nível 2 e 3.


ID
720463
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.

Alternativas
Comentários
  • G Parcialmente Gerenciado:

    Gerência de Projetos GPR
    Gerência de Requisitos GRE


    F Gerenciado

    Aquisição,
    Gerencia de Configuração GCO
    Gerência de Portfólio de Projetos
    Garantia de Qualidade GQA
    Medição MED

    Parcialmente Definido

    Gerencia de Projetos GPR
    Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional
    Definição do Processo Organizacional
    Gerência de Recursos Humanos
    Gerência de Reutilização GRU

    Largamente Definido

    Desenvolvimento de Requisitos
    Integração do Produto ITP
    Projeto e Construção do Produto
    Validação

    Verificação VER

    C Definido

    Gerência de Decisões GDE
    Desenvolvimento para Reutilização
    Gerencia de Risco GRI

    B Gerenciado Quantitativamente

    Gerencia de Projetos GPR
     
    A Em Otimização

    AP. 5.1: 
    é objeto de inovações 
    AP 5.2 
    é otimizado continuamente
     
  • é bom alguém corrigir o gabarito, pois aqui diz que a letra A está correta, quando na verdade é a letra B: Nível F – Processos: Garantia da Qualidade - GQA, Gerência de Configuração - GCO, Medição - MED.
  • A letra correta é a letra A mesmo. A letra B está incorreta pois está incompleta.
    Falta os seguintes processos: Gerência de Portfólio e Aquisição.
  • A questão pede que apresente TODOS os processo, por isso que a B está errada, pois ela possui 5 processos e a questão apresenta apenas 3.
    Nessa horas ajuda saber o número de processos de cada nível.


ID
720466
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A ITIL - Information Technology Infrastructure Library é composta por um conjunto das melhores práticas para a de? nição dos processos necessários ao funcionamento de uma área de TI. Os objetivos da ITIL são:

Alternativas
Comentários
  • Objetivo do ITIL: promover na empresa o alinhamento estratégico entre as áreas de negócio e as áreas de TI das organizações. Para atingir este objetivo o ITIL fornece um conjunto de termos comuns, que deverão ser entendidos tanto pelos técnicos quanto pelos usuários.
  • Quem faz esse alinhamento não é o COBIT ??? Não entendi a resposta. Ao meu ver a ITIL é responsável pelas boas práticas em Gerenciamento de Serviços de TI, pouca importa se eles estão alinhados ou não, até por que isso seria resposabilidade maior do COBIT, não ?

    Alguém comenta plz.
  • Franklin, pensei o mesmo aqui! 
  • Andreli, onde está a referência?

  • LETRA C.

    Segundo Aragon(2012,p.289),"Com a ITIL V3 e a sua visão através do ciclo de vida do serviço,alguns benefícios adicionais podem ser relacionados:

    -Direcionamento da TI para a integração(e não simplesmente o alinhamento)com o negócio,com base no valor que ela representa."

    **Portanto a ITIL garante o alinhamento e também a integração ao negócio.

    Bibliografia:

    IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI-ARAGON-3 EDIÇÃO 2012


ID
720469
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ITIL, o processo de Gerenciamento do Nível de Serviço é a base para o gerenciamento dos serviços que a área de TI aprovisiona para a organização.

Assinale a opção que contém um subprocesso que pertence ao Gerenciamento do Nível de Serviço.

Alternativas
Comentários
  • Do livro: Gerenciamento de Serviços de TI na Prática - Ivan Luizio Magalhães e Walfrido Brito Pinheiro:

    O processo Gerenciamento do Nível de Serviço pode ser divido nas seguintes subprocessos:
    • Revisão dos serviços disponibilizados.
    • Negociação com os clientes.
    • Revisão dos contratos de serviços com fornecedores externos.
    • Desenvolvimento e monitoração dos acordos de nível de serviço.
    • Implementação das políticas e dos processos de melhoria contínua.
    • Estabelecimento de prioridades.
    Planejamento do crescimento dos serviços.
    • Definição do custo dos serviços em conjunto com o gerenciamento financeiro e da
    forma de ressarcimento destes custos.
  • Giovani Barbosa esses subprocessos é da versao 3 da ITIL


ID
720472
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ITIL, a Central de Serviços (Service Desk) é a principal interface operacional entre a área de TI e os usuários dos seus serviços. Assinale a opção que representa uma tarefa da Central de Serviços.

Alternativas
Comentários
  • Meu erro foi pensar que Central de Serviços é um help desk.

    Veja este post:


    A Central de Serviços é descrita pelo ITIL como uma unidade funcional que tem o intuito de ser o ponto único de contato para os usuários de TI. Dessa afirmação podemos imaginar que esta função exerce um papel fundamental na organização de um Departamento de TI, uma vez que contará com um número dedicado de pessoas que terão como atribuições principais: receber e internalizar uma série de eventos de diferentes naturezas, como visto nos processos descritos nas postagens anteriores (incidente, evento, acesso, dúvida, etc.), além de cuidar para que o serviço volte a sua normalidade o mais rápido possível.

    Existem certas dúvidas sobre a Central de Serviço que devemos esclarecer para que se tenha o maior proveito de suas atribuições.

    • Central de Serviço não é help desk! Um help desk tem como característica natural o fato de ser reativo, ou seja, agir quando provocado ou acionado. Não é esse o caso da Central de Serviço. Os sistemas/monitorações podem e devem interagir com a Central para que esta internalize, entre outros, os incidentes e as requisições de serviço de forma proativa, antes que o serviço de TI venha a ser degradado e esta degradação seja percebida pelo cliente.

    • A Central de Serviço não recebe apenas ligações telefônicas! A Central de Serviço deve estar preparada para receber acionamentos por vários canais, a fim de permitir que de fato seja o ponto único de contato.

    Fonte: 
    http://tiinteligente.blogspot.com.br/2012/03/itil-v3-operacao-do-servico-funcoes.html
  • e)Produzir informações gerenciais, coletando medidas e calculando indicadores de desempenho.

  • Quem faz então o gerenciamento das equipes de suporte técnico?


ID
720475
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ITIL, o processo de Gerenciamento de Problemas possui como escopo o controle de problemas, o controle de erros conhecidos e o gerenciamento proativo de problemas. Um dos passos a serem seguidos pelo processo de Gerenciamento de Problemas é

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre letra B e E. Ao meu ver as duas estão corretas.
    Alguém sabe o erro da letra B?
  • Essa prova da ESAF se refere ao ITIL v2. O que estudamos atualmente e cai em concurso é o ITIL v3.

    Questões desatualizadas.
  • Não se trata de desatualização pois ambas retratam a questão de problemas de forma semelhante.
    Ocorre no entanto que este gabarito está errado.
    A letra certa é a letra B.
    Problemas devem ser investigados a partir de sua causa raiz.
    A implementação de soluções que eliminem o problema passa por mudanças e liberação.
  • Eu discordo de você, Fernando, pois a letra b) diz que:

    b) a pesquisa da causa e diagnóstico da solução para resolução do incidente.

    Isso é uma das tarefas do Service Desk (procurar a solução do incidente e fornecê-la ao cliente), portanto não pode ser gabarito da questão.

  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "B", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Fiquei com dúvida na "E" também, mas o erro dela é bem sutil. A implemantação de mudanças não é realizada no processo de gerenciamento de mudanças(Levando para o ITIL V3 - service operation) e sim pela gestão de mudanças(ITIL V3 - Service Transition).

    Bons estudos.
  • A questão se refere  a versão  2 da ITIL portanto a letra B esta correta .

  • Retirado do ITIL v3:

    4.4 Problem Management
    4.4.5.5 Problem Investigation and Diagnosis

    An investigation should be conducted to try to diagnose the root cause of the problem – the speed and nature of this investigation will vary depending upon the impact, severity and urgency of the problem – but the appropriate level of resources and expertise should be applied to finding a resolution commensurate with the priority code allocated and the service target in place for that priority level.

    Fonte: ITIL v3 Service Operation, p. 115

    Como podemos ver este é realmente um dos passos do processo de gerenciamento de problema, o que válida o gabarito B.


ID
720478
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ITIL, o processo de Gerenciamento de Mudanças é responsável pelo controle de mudanças na infra-estrutura de TI ou quaisquer mudanças que impactam os níveis de serviços acordados com as áreas de negócio dos serviços de TI. Como um dos benefícios específicos do processo de Gerenciamento de Mudança, a ITIL descreve

Alternativas
Comentários
  • Não achei nada no ITIL v3 falando que o Gerenciamento de Mudança deve prover verificação. Pra mim a resposta desta questão é a letra "a".

    Objetivos do gerenciamento de mudanças:

    –Garantir que métodos padronizados sejam usados para o tratamento eficiente e tempestivo de todas as mudanças, que todas as mudanças sejam registradas no Sistema de Gerenciamento de Configuração - CMS e que o risco para o negócio seja otimizado.
    –Garantir que as mudanças de serviços sejam registradas, avaliadas, autorizadas, priorizadas, planejadas, testadas, implementadas, documentadas e revisadas de forma controlada.
  • A pegadinha da questão esta em "um dos benefícios..."

    a) a priorização das ações.... não é um benefício...

    b) aumento da produtividade....isso sim é um benefício...


    abs..

    Paulo.
  • Retirado do ITIL v3:

    4.2.3 Value to business

    Aiding productivity of staff through minimizing disruptions due to high levels of unplanned or ‘emergency’ change and hence maximizing service availability

    Fonte: ITIL v3 Service Transition, p. 80


ID
720481
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Na ITIL, o processo de Gerenciamento de Nível de Serviço deve prover pontos de controle que permitam avaliar sua eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. Esses pontos de controle são co- nhecidos como Indicadores-Chaves de Desempenho, tendo como exemplos: o Índice de Serviços de TI fornecidos em conformidade com o Acordo de Nível de Serviços e o Índice de evolução do nível dos serviços de TI. Esses indicadores estão relacionados à perspectiva de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Professor Pedrosa (TImasters) a resposta está na página 308 do livro gerenciamento de serviços de TI na prática do Ivan Magalhães.
    De acordo com esse autor:

    => Eficiência
    - Índice de serviços de TI com Acordo de Nível de Serviço definido
    - Índice de disponibilização de resultados do ANS
    => Eficácia
    - Índice de serviços de TI fornecidos de acordo com o ANS
    - Índice de evolução do nível de serviços de TI
    => Efetividade
    - Índice de ANS elaborados e implementados
    - Índice de satisfação dos usuários com os serviços de TI
    => Economicidade
    - Índice de redução no impacto para o negócio devido a problemas com níveis de serviço
    - Índice de economia obtida.

    Acho massa que o Itil são 5 pdfs em inglês e aí a banca cobra o assunto ainda de OUTRO livro. Enfim, gabarito Letra "C".

ID
720484
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O modelo de referência de processos proposto possui duas áreas em que os processos da ITIL são fundamentais para a sua operacionalização:Suporte ao Serviço e Entrega do Serviço. Um processo de Entrega de Serviços é o Gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • Não achei no ITIL v3
  • Alternativa  A

    Entrega do Serviço (Service Delivery)
     
    Os processos desta área concentram-se nas atividades de planejamento a longo prazo dos
    serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues
    e em utilização pela organização. São eles:
    1. Gerenciamento do Nível de Serviço (Service Level Management).
    2. Gerenciamento de Capacidade (Capacity Management).
    3. Gerenciamento da Disponibilidade (Availability Management).
    4. Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI (IT Service ContinuityManagement).
    5. Gerenciamento Financeiro (Financial Management).

  • Essa questão é antiga então ainda se refere a ITIL v2

    Segue o que eu encontrei
    "Sem dúvida, os dois livros (volumes) mais importantes da ITIL V2 são: Service Support e Service Delivery. Abaixo estão listadas as suas disciplinas (processos): � Service Support (Suporte de Serviço) – Incident Management (Gerenciamento de Incidente) – Problem Management (Gerenciamento de Problema) – Configuration Management (Gerenciamento de Configuração) – Change Management (Gerenciamento de Mudança) – Release Management (Gerenciamento de Liberação) Service Delivery (Entrega de Serviço) – Service Level Management (Gerenciamento de Nível de Serviço) – Financial Management (Gerenciamento Financeiro) – Availability Management (Gerenciamento de Disponibilidade) – Capacity Management (Gerenciamento de Capacidade) – Service Continuity Management (Gerenciamento de Continuidade de Serviço)"
  • Questão desatualizada, na ITIL v3-2011 é o processo de liberação da Transição de Serviços quem cuida disso!

    "Processo de Liberação e Implantação: procedimento que controla as versões e instalações de software, do ambiente de homologação e depois para o ambiente de produção de Sistemas de Informação do CJF. Não é aplicável pelo desenvolvimento em si da mudança, mas sim pela sua liberação. "

    Fonte: Conselho de Justiça Federal - https://www2.cjf.jus.br/jspui/bitstream/handle/1234/50047/PSG%20262-2018%20anexo.pdf?sequence=2


ID
720487
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Para que as atividades de Tecnologia da Informação sejam efetivamente governadas, é importante considerar as atividades e riscos da área de TI a serem gerenciadas. As atividades são classificadas em domínios de responsabilidade. No COBIT, esses domínios são denominados

Alternativas
Comentários
  • Creio  que a melhor resposta seja a letra a) de acordo com o seguinte link

    http://www.infoescola.com/administracao_/cobit-4-0/
  • Com certeza o gabarito está errado. Não há dúvidas.
    A resposta certa é letra A.
  • Eu escolhi letra A também!!!
  • Questão fácil, cobrando apenas estrutura do COBIT.
    CobiT cobre quatro domínios, os quais possuem 34 processos, e estes processos possuem 318 objetivos de controle:
    Planejar e Organizar - Provê direção para a entrega de soluções (AI) e entrega de serviços (DS);
    Adquirir e Implementar - Provê as soluções e as transfere para se tornarem serviços;
    Entregar e Suportar - Recebe as soluções e as torna passíveis de uso para os usuários finais;
    Monitorar e Avaliar - Monitora todos os processos para garantir que a direção definida seja seguida
    ALTERNATIVA: A
  • Não acredito que essa questão é da ESAF... :O


ID
720490
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada: Métodos abstratos são definidos em classes abstratas e não possuem implementação. Sendo assim, DEVEM ser implementados nas classes derivadas.

    b) Certa

    c) Errada: Métodos finais são os que já possuem uma implementação que não pode ser sobrescrita em classes derivadas. Da mesma forma existem classes finais que não podem ser herdadas (No Java, o String, por exemplo)

    d) Errada: Em Java a definição dos métodos construtores não especifica retorno.

    e) Errada: Os métodos de classe afetam atributos de uma instância específica da classe, e não de todas as instâncias (objetos) como faz entender a afirmativa.

    Boa sorte a todos!
  • Somente complementando o comentário do colega Daniel Adornes

    c) Errada: Métodos finais são os que NÃO PODEM SER SOBRESCRITOS (definição formal de funcionalidade de métodos finais).

    d) Errada: Em Java a definição dos métodos construtores não especifica retorno POIS RETORNAM UMA INSTÂNCIA DA CLASSE, ou seja, o objeto retornado é uma instância da classe, não sendo possível um retorno de método construtor que não seja objeto da própria classe.
  • c) métodos finais, também conhecidos como finalizadores ou destrutores, são chamados na destruição de uma instância.

     

    Criativo esse examinador, hein... kkkkk


ID
720493
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A programação orientada a objetos é baseada em diversos conceitos, tais como encapsulamento, herança, polimorfismo e abstração. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada: No encapsulamento os atributos têm sua visibilidade definida como privada. O acesso público é efetuado através de métodos específicos (getters e setters).

    b) Errada: Java não permite herança múltipla

    c) Errada: Java permite que uma classe implemente várias interfaces

    d) Certa, segundo o edital, mas a mim pareceu errada, pois o que a afirmativa apresenta chama-se sobrecarga e não polimorfismo. Polimorfismo está relacionado ao conceito de herança e interfaces citado na alternativa C.

    e) Errada: Classes abstratas podem possuir métodos não abstratos que já tragam uma implementação padrão (ou final) para as classes derivadas.
  • Concordo com vc sobre a D, Daniel Adornes. Questão deveria ser anulada.
  • Prezados, 

    A sobrecarga de métodos é um tipo especial de polimorfismo definido pelo parâmetro recebido em tempo de execução. É conhecida como polimorfismo ad-hoc.
    http://pt.kioskea.net/contents/poo/polymorp.php3
  • Prezados,

    Desculpem-me corrigi-los, mas sobrecarga (ou overload) é um tipo de polimorfismo em tempo de compilação (estático)

    Bons estudos...


ID
720496
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação à linguagem de programação Java, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • String não é um tipo primitivo, é uma classe (http://docs.oracle.com/javase/1.5.0/docs/api/java/lang/String.html)
    Os tipo primitivos do Java são  http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/nutsandbolts/datatypes.html
  • a) Errada: instanceof é um operador que retorna true se o objeto à esquerda do operador for uma instância da classe à esquerda.

    b) Errada: String é classe em Java

    c) Correta

    d) Errada

    e) Errada
  • C) ERRADA

    int são 32 bits

    -2^31 a 2^31-1

    -2147483648 a 2147483647

    o char e short q são 16 bits, ou seja - 32.768 a 32.767
    e só o short q tem valor negativo, o char é de 0 a 65535
  • boolean Pode assumir o valor trueou o valor false
    char Caractere em notação Unicode de 16 bits. Serve para a armazenagem de dados alfanuméricos. Também pode ser usado como um dado inteiro com valores na faixa entre 0 e 65535. ‘\u0000’ a ‘\uFFFF'
    byte Inteiro de 8 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre
    -27=-128 e 27-1=127.
    short Inteiro de 16 bits em notação de complemento de dois. Os valores possível cobrem a faixa de -2-15=-32.768 a 215-1=32.767
    int Inteiro de 32 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre -231=2.147.483.648 e 231-1=2.147.483.647
    long Inteiro de 64 bits em notação de complemento de dois. Pode assumir valores entre
    -263 e 263-1.
    float Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão simples de 32 bits em conformidade com a norma IEEE 754-1985. O menor valor positivo represntável por esse tipo é 1.40239846e-46 e o maior é 3.40282347e+38
    double Representa números em notação de ponto flutuante normalizada em precisão dupla de 64 bits em conformidade com a norma IEEE 754-1985. O menor valor positivo representável é 4.94065645841246544e-324 e o maior é 1.7976931348623157e+308
  • os valores booleanos podem ser usados em uma operação de casting sim veja um exemplo abaixo:

    package Testando;

    public class BancoConexao{
        
            boolean b = true;
            
            public void test(){
                String nome = String.valueOf(b);
                System.out.println(""+nome);
            }
        
         public static void main(String[] args) {
            BancoConexao bc = new BancoConexao();
            bc.test();
        }
    }

ID
720499
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A linguagem Java possui uma API (Application Program Interface) que disponibiliza pacotes e classes com diversas funcionalidades para auxiliar no desenvolvimento de aplicações. O pacote que contém classes que auxiliam na criação de interfaces de usuário, incluindo tratamento de gráficos e imagens, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Respostas:

    a) Package java.util

    Contains the collections framework, legacy collection classes, event model, date and time facilities, internationalization, and miscellaneous utility classes (a string tokenizer, a random-number generator, and a bit array).

    http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/package-summary.html

    b) java.applet.

    A Java applet is a special kind of Java program that a browser enabled with Java technology can download from the internet and run. An applet is typically embedded inside a web page and runs in the context of a browser. An applet must be a subclass of the java.applet.Applet class. The Applet class provides the standard interface between the applet and the browser environment.

    http://docs.oracle.com/javase/tutorial/deployment/applet/index.html


    c) java.graphic

    The Graphics class is the abstract base class for all graphics contexts that allow an application to draw onto components that are realized on various devices, as well as onto off-screen images.

    http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/awt/Graphics.html

    d) java.image

    Na verdade é java.awt.image

    http://docs.oracle.com/javase/tutorial/2d/images/index.html


    e) Package java.awt

    Contains all of the classes for creating user interfaces and for painting graphics and images.

    fonte: http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/java/awt/package-summary.html
  • Para que o usuário possa interagir com a aplicação é necessário que haja uma interface para que este acione as funcionalidades do programa.

    JAVA fornece classes que são utilizadas para construir interfaces gráficas com usuário que ajudam na interação deste com a máquina e deixam os programas mais robustos e elegantes.

    Essas classes encontram-se agrupadas em dois grandes pacotes: java.awt e javax.swing, onde encontramos classes de janelas, botões, menus, painéis, botões de opções, entre outros componentes, que podem ser estendidos e utilizados em nossas aplicações.
  • e

    java.awt permite uso de interfaces de usuarios e canvas. Exemplos de classes do java.awt incluem: basic stroke, borderlayout & Buffercapabilities


ID
720502
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

- Na linguagem de programação Java, pode-se definir a visibilidade dos métodos e atributos. Com relação a essa característica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • putz, passei 4 anos na faculdade aprendendo sobre isso e me vem essa questão dizendo que eu errei.

    Alternativa "a" está definitivamente errada. Esse gabarito está errado.

    "a", "c" e "d" são absurdos, não há dúvidas sobre isso.

    "b" está correta, essa é a que deveria ser o gabarito.

    "e" é estranha. Se por default eles querem afirmar que o método está sendo declarado sem qualquer tipo explícito de visibilidade, então estaria correta porque seria considerado como private por padrão, mas se eles estão afirmando que o método está sendo declarado com a palavra "default" na assinatura, então a alternativa está certamente incorreta, visto que default não se refere a visibilidade e nem pode ser usado dessa maneira.

  • Modificador           Classe    Pacote    Subclasse    Globalmente
    Public                      sim           sim           sim                  sim
    Protected               sim           sim           sim                  não
    default                     sim           sim           não                  não
    Private                     sim           não           não                  não

    Letra A errada: O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, pacote e subclasses.
    Letra B correta
    Letra C errada: o nível de acesso protected é MENOS restritivo do que o nível default
    Letra D errada: O modificador public deixará visível a classe ou membro para todas as outras classes, pacote e subclasses.
    Letra E errada: métodos declarados como default podem ser acessados a partir dos métodos da própria classe e do pacote.
  • Só lembrando que quando um método é herdado, seu modificar tem que ser igual ou mais abrangente que o modificador do "método pai". Senão dá erro de compilação.
  • A = Precisam ser PUBLIC

    C = MENOS RESTRITIVO

    D = PROTECTED

    E = PRIVATE

    GABARITO B


ID
720505
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um dos aprimoramentos feitos na linguagem Java foi a introdução da reflexão. Com relação a esse recurso, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários

ID
720508
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

J2EE - Java 2 Enterprise Edition é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações multicamadas, baseada em componentes, largamente utilizada em aplicações corporativas. A respeito das tecnologias envolvidas nessa plataforma, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Java Beans não tem nada a ver com Banco de Dados??  E daí? 

    A questão está pedindo alternativa CORRETA. E a única totalmente correta é a C.

    O Gabarito está correto.
  • Renato, tudo da Letra A está correto, a única coisa errada é o challenge/request, que o correto seria request/response. Transcreveram exatamente o que tá no wikipedia, só trocaram essa parte que mencionei, veja:

    Esta tecnologia disponibiliza ao programador da linguagem Java uma interface para o servidor web (ou servidor de aplicação), através de uma API. As aplicações baseadas no Servlet geram conteúdo dinâmico (normalmente HTML) e interagem com os clientes, utilizando o modelo requisição-respostaOs servlets normalmente utilizam o protocolo HTTP, apesar de não serem restritos a ele. " http://pt.wikipedia.org/wiki/Servlet


ID
720511
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A especificação do EJB (Enterprise Java Beans) tem como intenção padronizar o tratamento de problemas comuns em aplicações complexas, tais como persistência, integridade transacional, segurança e controle de concorrência. A respeito do EJB, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão correta A

    http://en.wikipedia.org/wiki/Enterprise_JavaBeans
  • a e

    Um objeto tem geralmente estado e comportamento. Porem, em alguns casos, podem somente ter comportamento e não estado: classes com métodos estáticos.  com EJB para estas regras de negócio, cada regra é em componentes específicos, conhecidos como stateless session beans, cuja característica é a não manutenção de estado conversacional.


ID
720514
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Ao longo das últimas décadas, a engenharia de software fez progressos significativos no campo de padrões de projeto – arquiteturas comprovadas para construir software orientado a objetos flexível e fácil de manter. Com relação ao padrão Facade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Façade:do tipo estrutural, é um objeto que disponibiliza uma interface simplificada para uma das funcionalidades de uma API:

    -tornar uma biblioteca de software mais fácil de entender e usar;
    -tornar o código que utiliza esta biblioteca mais fácil de entender;
    -reduzir as dependências em relação às características internas de uma biblioteca, trazendo flexibilidade no desenvolvimento do sistema;
    -envolver uma interface com uma de melhor design.

  •    Um façade é um padrão de projeto (design pattern) do tipo estrutural. Os façades são muito comuns em projeto orientados a objeto. Por exemplo, a biblioteca padrão da linguagem Java contém dúzias de classes para processamento do arquivo fonte de um caractere, geração do seu desenho geométrico e dos pixels que formam este caractere. Entretanto, a maioria dos programadores Java não se preocupam com esses detalhes, pois a biblioteca contém as classes do tipo façade (Font e Graphics) que oferecem métodos simples para as operações relacionadas com fontes.

  •     a) fornece um objeto representante ou um marcador de outro objeto para controlar o acesso ao mesmo. (Proxy)

        b) define o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses. - (Template Method)

        c) define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe a ser instanciada. - (Factory Method)

        d) fornece uma interface unifucada para um conjunto de interfaces em um subsistema. (Facade)

        e) define uma dependência “um para muitos” entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são automaticamente notificados e atualizados. (Observer)

ID
720517
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Quanto à finalidade, os padrões de projeto podem ser classificados em padrões de criação, padrões de estrutura ou padrões comportamentais. Correspondem à categoria de padrões estruturais:

Alternativas
Comentários
  • Questão bem decoreba
    Mas sem mimimi:
    Os padrões "GoF" são organizados em 3 famílias :
    1) Padrões de criação : relacionados à criação de objetos
    2) Padrões estruturais : tratam das associações entre classes e objetos.
    3) Padrões comportamentais : tratam das interações e divisões de responsabilidades entre as classes ou objetos.

    Letra A está errada porque Prototype é um padrão de criação
    Letra B está correta
    Letra C está errada porque Factory Method é de criação e Template Method é comportamental
    Letra D está errada porque Builder é de criação, Template Method e Strategy são comportamentais
    Letra E errada porque Singleton é de criação



    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Padr%C3%A3o_de_projeto_de_software

    Abs e bons estudos
  • Frase para "fixar" os padrões Estruturais: 

    "Adaptação da ponte composta por 
    fachada com decoração aproxima peso-mosca."

    Padrões Estruturais: Adapter, Bridge, composite, facade, Decorator, Proxy e Flyweigth!Espero que o BIZÚ tenha ajudando!Bons estudos. 

  • Vai abaixo o meu resumo para quem quiser:

     

    1) Padrões Comportamentais: maneiras pelas quais classes e objetos interagem e distribuem responsabilidades.

    * Strategy: define uma família de algoritmos, encapsula cada um, e faz deles intercambiáveis.
    * Chain of Responsibility: encadeia os objetos receptores, passando a solicitação ao longo da cadeia até que um objeto a trate.
    * Iterator: acessar sequencialmente os elementos de um objeto.
    * State: permite que um objeto mude o seu comportamento quando o seu estado interno mudar.
    * Command: encapsula uma requisição como um objeto, deixando-o parametrizar clientes com diferentes requisições.
    * Observer: quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente.
    * Visitor: representa uma operação a ser executada sobre os elementos da estrutura de um objeto.
    * Memento: captura e externaliza o estado interno de um objeto, de forma que ele possa ser recuperado depois.
    * Mediator: encapsula a forma como um conjunto de objetos interage.
    * Template Method: esqueleto de um algoritmo em uma operação, deferindo alguns passos para as subclasses.
    * Interpreter: dada uma linguagem, define uma representação para sua gramática juntamente com um interpretador para as sentenças dessa linguagem.

    2) Padrões Criacionais: processo de criação de objetos:

    * Abstract Factory: interface para criar famílias de objetos relacionados.
    * Builder: criação de objeto complexo com representações diferentes, construindo partes de objetos passo a passo.
    * Factory Method: define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem qual classe instanciar.
    * Prototype: cria objetos usando uma instância prototípica (clone).
    * Singleton: garante que uma classe possua apenas uma única instância e provê um ponto de acesso global a ela.

     

    3) Padrões Estruturais: composição de classes e objetos:

    * Adapter: converte a interface de uma classe em outra .
    * Bridge: desacopla uma interface de sua implementação.
    * Composite: compõe zero ou mais objetos similares de forma que eles possam ser manipulados como um só (montagem de árvore).
    * Decorator: anexa responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente.
    * Proxy: substituto ou ponto de acesso através do qual um objeto possa controlar o acesso a outro.
    * Façade: interface unificada para um conjunto de interfaces de um subsistema.
    * Flyweigth: usa compartilhamento para suportar grandes quantidades de objetos, tornando o objeto mais leve que o original.


ID
720520
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A linguagem de Modelagem Unificada (UML) emergiu como notação de diagramação de padrão, de fato e de direito, para a modelagem orientada a objetos. Desta forma, a sentença que conceitua apropriadamente a UML, segundo o OMG-Object Management Group, é

Alternativas
Comentários
  • eu sinceramente acredito que essa questão esteja errada.

    UML não é uma linguagem de implementação,  é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de artefatos de sistemas orientados a objetos.

    Que eu saiba, implementar algo é por em funcionamento, executar uma ordem, o que difere do conceito de UML

    Acredito que a resposta "mais" correta seria a LETRA "D".

  • concordo plenamente com o colega.
    A letra D é justamente a definição de UML dada pelo guia oficial escrito pelos autores.

    A letra C está completamente errada pois UML não é para implementação e muito menos restrita só a O.O. apesar dela ser otimizada para isso.
  • O gabarito correto é a letra D, conforme o gabarito oficial da banca.
  • A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária,não de desenvolvimento.

    UML permite visualização de produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados-semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

    Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. A UML é um modo de padronizar as formas de modelagem.
  • UML é uma metodologia para visualizar, especificar, construir e documentar os requisitos necessários aos projetos, sendo desde 1997 padrão internacional pelo OMG (Object Management Group). UML oferece diversos subsídios para a criação de modelos para construção de software de qualidade.


ID
720523
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Processo Unificado (PU), o termo Modelo de Domínio significa uma representação visual de classes conceituais ou objetos do mundo real.

Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta quanto ao Modelo de Domínio.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com [1]:

    "Um Modelo de Domínio no PU, como o mostrado na Figura 9.3, é uma descrição de coisas em uma situação real do domínio de interesse, não de objetos de software, tais como classes Java ou C#, ou objetos de software com responsabilidades (...)."

    Fonte: [1] Utilizando UML e Padrões, 3ª Edição, Craig Larman, Cap. 9, Pág. 161.
  • Para acertar essa questão, o importante é lembrar que modelo de domínio e classes conceituais não tem detalhes de implementação. Eles estão mais ligados ao mundo real.  Então, quando a questão fala: "Representa objetos de software com responsabilidades" por exemplo, ele está saindo do mundo real e indo mais para o lado computacional.
  • Falou em Modelo de Dominio, falou disciplina de Modelagem de Negócio. Nesse Modelo de Domínio específico, poderá ser expresso uma espécie de diagrama de classe que representa na verdade uma coleção de classes conceituais ou objetos do mundo real como dito no enunciado. Deve-se ter cuidado, pois visualmente parece um diagrama de classes de software da UML.
    A disciplina de Modelagem de Negócio foca o Negócio, foca em "O QUE" é o negócio e quais suas necessidades para atingir seus objetivos estratégicos.
  • resp. A


ID
720526
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Diagramas de pacotes UML são usados para ilustrar a arquitetura lógica de um sistema. Assinale a opção correta a respeito da aplicação de diagramas de pacotes UML

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de pacotes, ou diagrama de módulos, definido pela UML descreve os pacotes ou pedaços do sistema divididos em agrupamentos lógicos mostrando as dependências entre estes, ou seja, pacotes podem depender de outros pacotes.

    Na realidade, não existe propriamente diagramas de pacotes em UML.
    Pacotes e relações entre pacotes aparecem noutos diagramas.

    Pacotes de caso de uso
    Pacotes de classes
    Pacotes de componentes
    Pacotes de nós (diagrama de distribuição)

    Portanto a opção que mais se adequa é a:
    E
  • Chrystian, a UML apresenta sim o diagrama de pacotes.

    O Diagrama de Pacotes comumente representa:
     - Dependências entre pcotes
     - Relações entre Pacotes (extensão/importação)

     Segue a lista de diagramas do site da OMG:
    What can you Model with UML? UML 2.0 defines thirteen types of diagrams, divided into three categories: Six diagram types represent static application structure; three represent general types of behavior; and four represent different aspects of interactions:
    Structure Diagrams include the Class Diagram, Object Diagram, Component Diagram, Composite Structure Diagram, Package Diagram, and Deployment Diagram. 
    Behavior Diagrams include the Use Case Diagram (used by some methodologies during requirements gathering); Activity Diagram, and State Machine Diagram. 
    Interaction Diagrams, all derived from the more general Behavior Diagram, include the Sequence Diagram, Communication Diagram, Timing Diagram, and Interaction Overview Diagram.


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Eu fiquei em dúvida foi na letra "D". Mas, lendo com mais calma realmente o relacionamento semântico não é entre pacotes e sim, entre objetos...

     

  • Qual o erro da letra C?


ID
720529
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O desenvolvimento orientado a objetos utiliza uma estratégia orientada a objetos em todo o processo, seguindo os estágios de análise orientada a objetos, projeto orientado a objetos e programação orientada a objetos.

Assinale a opção que representa uma atividade exclusiva do projeto orientado a objetos.

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar porque as demais opções estão erradas?
  • Você tem três estágio: 
    • Análise - Tenta conhecer o problema
    • Projeto - Tenta prover a solução para o problema identificado
    • Programação - Senta e codifica

    A) Modelo de domínio ainda NÂO está tratando de projeto. É Análise.
    B) Decisão externa ao projeto em si. Ainda não está dentro do projeto.
    C) É dentro do projeto que você vai desenvolver o modelo para cobrir os requisitos identificados na Análise. CORRETA
    D) Identificar conceitos é atividade de Análise... conhecendo o problema
    E) Identificar entidades/operações... identificar... entender Análise

  • Há três níveis sucessivos de detalhamento:

    - Análise:

    Modelo de classes de análise(Domínio), representa as classes dodomínio do negócio, mostra os atributos, mas não mostra osdetalhes destes. Não leva em consideração restrições inerentes àtecnologia específica a ser utilizada na solução de um problema.

    - Especificação (Projeto):

    Modelo de classes de especificação, obtidos através da adição dedetalhes ao modelo anterior, aqui há detalhes de tecnologia. Estárelacionado a arquitetura.

    - Implementação:

    Modelo de classes deImplementação. Implementação das classes em alguma linguagem deprogramação.


    Trecho retirado do material do professor Fernando Pedrosa.

  • Gustavo a única atividade exclusiva é a letra C, pois você concebe um modelo orientado a objetoso para então fazer a concepção/definição de requisitos levantados. Isto é único do desenvolvimento orientado a objetos.


ID
720532
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O processo de projeto de arquitetura se preocupa em estabelecer um framework estrutural básico para um sistema. Envolve a identificação dos componentes principais do sistema e das comunicações entre estes componentes. Um exemplo de um possível modelo de arquitetura é um modelo

Alternativas
Comentários
  • a) que descreve como os atores externos interagem com o sistema de software. --> Diagrama de Casos de Uso que mostram a comunicação entre atores e sistema, portanto, um modelo de análise.
    b) que mostra eventos do sistema para um cenário de um caso de uso. --> Diagramas de Sequência mostram eventos/operações, trocas de mensagens entre objetos para um determinado caso de uso e podem ser feito até mesmo em fase de análise e refinados em faso de design.
    c) de projeto de objetos de software que interagem para realizar trabalho. --> Comunicação entre objetos pode se dar através de Diagramas de Sequência ou de Comunicação.
    d) de notação, que pode ilustrar as interações de atores e as operações iniciadas por eles. --> Mais uma vez entendo que seja Diagrama de Casos de Uso ou em mais baixo nível Diagramas de Sequência.
    e) de relacionamento, que mostra os relacionamentos com o fluxo de dados entre os subsistemas. --> Arquitetura é exatamente isto. Interconexão entre camadas e sistemas e como as mensagens fluem entre estes.

ID
720535
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No Processo Unificado, os Contratos de Operação servem para descrever modificações detalhadas em objetos em um modelo de domínio como resultado de uma operação do sistema. As seções de um Contrato de Operação são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Um contrato de operação ajuda a definir o comportamento do sistema em fase de concepção. Ele descreve o resultado da execução de uma operação de sistema em termos de mundanças de estado de objetos do domínio ("o que" e não "como") e não deve contemplar ações específicas.


    Operação:Nome da operação e parâmetros.

    Referências Cruzadas:(opcional) Casos de uso nos quais esta operação pode ocorrer.

    Pré-Condições:Hipóteses dignas de nota sobre o estado do sistema ou de objetos no Modelo de Domínio antes da execução da operação. Essas hipóteses não serão testadas na lógica da operação, pressupondo-se que sejam verdadeiras. São hipóteses não triviais que o leitor deveria saber que foram formuladas.

    Pós-Condições:- o estado dos objetos no Modelo de Domínio, concluída a operação.

    =================

    Em outra referência, encontrei os seguintes itens de um contrato:

    • Nome: Nome da operação e de seus parâmetros (assinatura)

    • Responsabilidades: Breve descrição dos objetivos da operação

    • Tipo: Sistema

    • Casos de uso: Casos de uso em que a operação pode ocorrer

    • Exceções: Situações que impedem completar a execução da operação

    • Saída: Dados de alta relevância apresentados ao ator responsável pela execução da operação em decorrência de um evento de sistema por ele gerado

    • Pré-condição: Premissas dignas de nota sobre o estado do sistema ou objetos do modelo de domínio antes da execução da operação. Tais premissas não serão verificadas na lógica da operação, são assumidas como verdadeiras e devem ser não triviais. Espera-se que sejam o suficientemente importantes para que mereçam ser conhecidas pelo leitor do contrato

    • Pós-condições: O estado dos objetos do modelo de domínio após a execução da operação. As possíveis mudanças referem-se a: valores de atributos alterados, criação de instâncias de objetos, associações estabelecidas ou quebradas. A destruição de objetos é relatada apenas quando altamente relevante

    =================

    Referência: http://slideplayer.com.br/slide/335729/ e http://www.unicamp.br/~hans/mc426/contratos.html


ID
720538
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML inclui diagramas de interação para ilustrar como os objetos interagem por meio de mensagens. Os diagramas de interação constituem uma generalização de dois tipos de diagramas especializados na UML: Diagrama de Seqüência e Diagrama de Comunicação.

Assinale a sentença que se refere exclusivamente a um Diagrama de Comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Questão com gabarito Errado, gabarito correto letra D segundo o gabarito oficial da banca.

     A ordem das mensagens é ilustrada com números de seqüência. Isso sim é exclusivo de diagrama de comunicação (diagrama de colaboração).

  • De acordo com [1]:

    a) Linha de Vida é exclusiva de Diagramas de Sequência (Pág. 247);
    b) Notação para Chamadas Assíncronas se referem exclusivamente ao Diagrama de Sequência (Pág. 257);
    c) Linha de Vida é exclusiva de Diagramas de Sequência (Pág. 253);

    d) A ordem das mensagens é ilustrada com números de sequência (Pág. 261);
    e) Barra de Especificação é exclusiva de Diagrama de Sequência (Pág. 248);

    Fonte: [1] Utilizando UML e Padrões, Craig Larman, 3ª Edição.
  • Apenas para complementar, o diagrama de sequência também pode trazer os números de sequência como informação complementar.

    No diagrama de sequência, mesmo númeradas as mensagens tem ordem definida por sua posição vertical.
  • Segundo Jacobson: "Os diagramas de sequência e os diagramas de comunicação – chamados de diagramas de interação – são dois dos diagramas utilizados na UML para modelagem de aspectos dinâmicos de sistemas. Um diagrama de interação mostra uma interação formada por um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo mensagens que poderão ser enviadas entre eles. Um diagrama de sequências é um diagrama de interação que dá ênfase à ordenação temporal das mensagens. Um diagrama de comunicação é um diagrama de interação que dá ênfase à organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens.
    Os diagramas de sequência têm duas características que os diferencia dos diagramas de comunicação. Primeiro, existe linha de vida do objeto. A linha de vida do objeto é a linha tracejada vertical que representa a existência de um objeto em um período de tempo. Segundo, existe o foco de controle. O foco de controle é um retângulo alto e estreito, que mostra o período durante o qual um objeto está desempenhando uma ação.
    Os diagramas de comunicação têm duas características que os diferencia dos diagramas de sequ
    ências. Primeiro, existe o caminho. Você representa um caminho que corresponde a uma associação. Segundo, existe o número de sequência. Para indicar a ordem temporal de uma mensagem."
    (Fonte: UML - Guia do Usuário, 2006, Cap 19)
    Gabarito letra "D".
  • Diagrama de Comunicação:


    Diagrama de Sequência:

ID
720541
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A análise arquitetural, no processo unificado, pode ser vista como uma especialização da análise de requisitos, com foco nos requisitos que influenciam a arquitetura. Assinale a opção que se refere à análise arquitetural.

Alternativas
Comentários
  • Havia ficado em dúvida entre os itens a) e e). Descobri em [1] que há uma diferença entre Análise Arquitetural e Arquitetura de Software:

    Pág. 543/544.

    a) "A Análise Arquitetural está preocupada com a identificação e resolução dos requisitos não-funcionais do sistema (por exemplo, segurança), no contexto dos requisitos funcionais (por exemplo, processar vendas) (...)".


    Pág. 222/223

    e) "Uma arquitetura de software é um conjunto de decisões significativas sobre a organização de um sistema de software, a seleção dos elementos estruturais e suas interfaces pelas quais o sistema é composto (...)".

    Fonte: [1] Utilizando UML e Padrões, Craig Larman, 3ª Edição, 2005.

ID
720544
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma camada é um agrupamento de granularidade muito grossa de classes, pacotes ou subsistemas, que tem responsabilidade coesiva sobre um tópico importante do sistema. Camadas comuns encontradas na arquitetura lógica de um sistema de informação são: Camada de Interface com o Usuário, Camada de Aplicação, Camada de Domínio, Camada de Infra-estrutura de Negócio, Camada de Serviços Técnicos e Camada de Fundação ou Serviços Básicos. Exemplos de grupamentos na Camada de Fundação ou Serviços Básicos são

Alternativas
Comentários
  • http://imageshack.us/photo/my-images/198/camadassistemadainforma.jpg/

    fonte: Utilizando UML e padrões - Craig Larman, pag. 225.
  • A página 225 do livro que você citou, é a continuação do item 19.5.1 - Escolhendo a classe Controler.
    Não vi referencia sobre o assunto da questão.

ID
720547
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Como características de usabilidade ou facilidade de uso, uma interface com o usuário deve possuir, entre outros, atributos tais como: facilidade de aprendizado, velocidade de operação, robustez, facilidade de recuperação e facilidade de adaptação. Para o atributo robustez, o resultado da avaliação de uma interface deve determinar

Alternativas
Comentários
  • A)Robustez

    B)Facilidade de Adaptação 

    C)Velocidade de Operação

    D)Facilidade de Recuperação

    E)Facilidade de Aprendizado


ID
720550
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em um Plano de Projeto, a Estrutura Analítica

Alternativas
Comentários
  • Segundo o PMBoK, a EAP - Estrutura Analítica do Projeto decompõe o trabalho do projeto em trabalhos menores gerenciáveis, onde o nível mais baixo chama-se "Pacote de Trabalho".

    O objetivo da EAP é ajudar as partes interessadas a visualizar as entregas, onde pode-se identificar, com maior precisão, o custo e o cronograma do projeto.

    A criação da EAP é realizada no processo 2.3- Criar EAP, existente na área de conhecimento Escopo do PMBoK.
  • d-

    EAP - workbreakdown structure- pertence ao gerenciamento de escopo. Como tal, lida com requisitos, alem de delimitar o tamanho do projeto. O EAP pega a tarefa-problema e a divide em tarefas menores, o que torna o projeto mais administravel

  • Estrutura analítica do projeto (EAP)

    - O processo criar EAP consiste em uma ferramenta e técnica chamada decomposição. Essa técnica envolve a subdivisão das entregas em componentes menores e de mais fácil administração.

    - É um diagrama em formato de arvore.

    - Define o escopo total do projeto.

    - É uma organização hierárquica baseada nas entregas, que define e organiza o trabalho do projeto e somente o trabalho do projeto.

    - Melhora o processo de estimativas.

    Alternativa: D


ID
720553
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software é uma representação abstrata de um processo de software. Assinale a opção que identifica um dos modelos de processo de software.

Alternativas
Comentários
  • a) Análise e definição de requisitos. b) Projeto de sistemas e de software. --> (a) e (b) são fases do ciclo de vida do processo de desenvolvimento, portanto, se (a) fosse um modelo de processo de software (b) também seria. c) Análise e projeto estruturado. d) Análise e projeto orientado a objetos. --> (c) e (d) são paradigmas de processo de desenvolvimento, portanto, se (c) fosse um modelo de processo de software (c) também seria. e) Desenvolvimento formal de sistemas --> alternativa correta
  • Cleanroom => Desenvolvimento formal de sistemas.
  • Alguém consegui encontrar alguma referência bibliográfica para esses conceitos? Vejo que em Engenharia de Software existem muitos conceitos escondidos em diversos materiais...
  • Desenvolvimento formal de sistemas 
     
    É uma abordagem que tem pontos em comum com o modelo em cascata, mas cujo processo de desenvolvimento tem como base a transformação matemática formal de uma especificação de sistemas em um programa executável
  • Desenvolvimento formal de sistemas ou Métodos Formais.


ID
720556
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A Engenharia de Software é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção do mesmo. A Engenharia de Software adota métodos de engenharia de software que

Alternativas
Comentários
  • e uma questão que tem que ler com muita calma !!!!!!!!!!!!!


    Letra C correta

  •  

    a) são um conjunto de atividades, cuja meta é o desenvolvimento ou a evolução do software. - Processo de Software

    b) são uma representação simplificada de um processo de software, apresentada a partir de uma perspectiva específica.- Modelo de Processo de Software

    c) são abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software, que incluem modelos de sistemas, notações, regras, recomendações de projetos e diretrizes de processos. - Método de Engenharia de Software

    d) se ocupam da teoria e dos fundamentos de desenvolvimento de software. - Ciência da Computação

    e) se ocupam de todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento de sistemas com base em computadores, incluindo hardware, software e engenharia de processos. - Engenharia de Sistemas

     

  • c-

    Ian SOmmerville - Eng. SW é uma disciplina da eng. sistemas e abrange todos os aspectos de producao de software, do levantamento de requisitos ao deploy e manutencao. Sao atividades parcialmente ou totalemnte ordenadas para obter software de qualidade.


ID
720559
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

No modelo de desenvolvimento em espiral, cada ciclo da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, a atividade que obrigatoriamente estará presente em todos os ciclos é:

Alternativas
Comentários
  • Modelo espiral de Boehm

    Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, a volta mais interna pode preocupar-se com a viabilidade do sistema; o ciclo seguinte, com definição de requisitos; o seguinte, com o projeto do sistema, e assim por diante. O modelo em espiral combina prevenção e tolerância a mudanças, assume que mudanças são um resultado de riscos de projeto e inclui atividades explícitas de gerenciamento de riscos para sua redução.

    Cada volta da espiral é dividida em quatro setores:

    1.Definição de objetivos;

    2.Avaliação e redução de riscos;

    3.Desenvolvimento e validação;

    4.Planejamento.




    SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software / Ian Sommerville; tradução Ivan Bosnic e Kalinka G. do O. Gonçalves; revisão técnica Kechi HIrama. 9 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
  • O foco é análise de RISCOS.
  • Lembrei da IN 04


ID
720562
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Requisitos são capacidades e condições às quais o sistema – e em termos mais amplos, o projeto – deve atender. Entre as diversas classificações e tipos de requisitos, encontramos requisitos do usuário, requisitos de sistema e especificação de projeto de software.

Assinale a opção que trata de requisitos de usuário.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar cada item?

    Os tipos de requisitos não seriam: funcional, não-funcional e de domínio? Achei confusa a questão.

    Grato!
  • Muito abstratas.Não consegui definir tb. As questões de Eng de Soft na maioria são assim...
  • Eu tenho aqui umas definições do Sommerville, mas ainda assim não consigo ver o porquê da B ser a certa.

    Requisitos de Usuário
    Declarações, em linguagem natural e diagramas, sobre os serviços que o sistema oferece e as restrições para a sua operação. Escrito para os clientes.

    Requisitos de Sistema
    São descrições mais detalhadas das funções, serviços e restrições operacionais do sistema de software. O documento de requisitos de sistema (às vezes, chamado especificação funcional) deve definir exatamente o que deve ser implementado. Pode ser parte do contrato entre o comprador do sistema e os desenvolvedores de software.
  • Também apresentei dificuldades para identificar porque a letra B é a correta, mas após ter contato com o texto abaixo (atentem à parte grifada em amarelo), ficou mais claro o porque da B ser a correta.

    Resposta: a letra B é a única que começa com "O software deve oferecer...", e essa é uma característica de como os requisitos de usuário deverão ser redigidos.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_requisitos#Requisitos_do_utilizador

     

    Requisitos do utilizador

    Os requisitos do utilizador destinam-se portanto aos vários níveis hierárquicos da organização na qual o sistema será implementado (desde gestores a usuários), pelo que são descritos usando apenas (conforme já foi referido) linguagem natural, formulários e diagramas muito simples. Obviamente, neste nível de especificação surgem algumas dificuldades:

    • Ambiguidade: torna-se difícil descrever os requisitos de uma forma inequívoca sem tornar a sua descrição muito longa ou de difícil compreensão.

    • Confusão: ainda que possa não ser tão relevante do ponto de vista do cliente, a distinção entre requisitos funcionais/não-funcionais e objetivos do sistema torna-se difícil.

    • Agrupamento de requisitos: ao descrever as funcionalidades de um sistema, pode tornar-se difícil separar claramente os requisitos, o que leva a que vários requisitos sejam expressos como sendo apenas um.

    Algumas considerações úteis a ter em conta ao escrever uma especificação de requisitos do utilizador:

    • Usar o mesmo formato em todos os requisitos (evitam-se omissões e facilita-se a verificação dos requisitos).

    • Distinguir claramente entre comportamentos esperados e desejáveis do sistema através do uso de expressões como "O sistema permitirá criar (...)" ou "Deverá ser possível criar (...)" respectivamente. É importante deixar claro o que o sistema tem de fazer e sugestões de como o deve fazer e, acima de tudo, usar este tipo de expressões de forma consistente ao longo de todo o documento.

    • Usar formatação de texto para salientar determinados aspectos do documento (usando negrito, por exemplo).

    • Evitar usar termos demasiado técnicos ou fora do âmbito do sistema, identificando-os e definindo-os de uma forma clara quando for absolutamente necessário usá-los.


ID
720565
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Processo Unificado foi estabelecido em termos de fases que são: Concepção, Elaboração, Construção, Transição e Produção. Uma variedade de produtos de trabalho pode ser produzida como conseqüência da aplicação da UML. Um produto de trabalho da fase de Concepção é o (a)

Alternativas
Comentários
  • Primeiro precisa-se destacar uma coisa: não há consenso quanto ao número de fases do Processo Unificado. Iniciação, Elaboração, Construção e Transição estão em todas as bibliografias. No entanto, alguns autores acrescentam a Produção e outros acrescentam ainda a Retirada. Seguindo na questão, temos os artefatos de cada fase do Processo Unificado:

    a) Elaboração (Editado =D)
    b) Elaboração
    c) Concepção
    d) Elaboração
    e) Construção
  • Na verdade o "protótipo arquitetural executável" é resultado da fase de Elaboração e não da Construção.

    http://www.ufpa.br/cdesouza/teaching/es/11-rup.pdf
  • A) ELABORAÇÃO (Um ou mais protótipos de arquitetura foram criados para explorar a funcionalidade crítica e os cenários significativos do ponto de vista da arquitetura.)
    B) ELABORAÇÃO (Os requisitos suplementares abrangendo os requisitos não funcionais são documentados e analisados.)
    C) INICIAÇÃO (Atores e casos de uso importantes identificados, e fluxos de eventos descritos apenas para os casos de uso mais críticos.)
    D) ELABORAÇÃO
    E) CONSTRUÇÃO

    FONTE: http://www.wthreex.com/rup/portugues/index.htm
  • Pra ficar mais claro essa questão das fases, segue uma inagem do Pressman, 6ª Edição


ID
720568
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No RUP (Rational Unified Process), dois dos exemplos dos artefatos de Implantação são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o sitio http://www.wthreex.com/rup/process/artifact/ars_depl.htm, acessado em 21/09/2012 às 15:37, é possível encontrar o seguinte texto e uma ilustração a respeito desta questão:

    (...)
    O conjunto de artefatos de Implantação captura e apresenta informações relacionadas à transição do sistema introduzido no conjunto de Implementação para o ambiente de produção.
    (...)


    A figura lista os seguintes artefatos:
    Gerente de implantação, Plano de implantação, Lista de materiais, Notas de release, Produto, Implementador, Artefatos de instalação, Desenvolvedor do curso, Materiais de treinamento, Redator técnico, Gerente de configuração, Unidade de implantação, Artista gráfico, Arte final do produto e Material de suporte para o usuário.
  • Guia de design: mantido pelo arquiteto de software na disciplina de ambiente.
    Arte final do produto: mantido pelo artista gráfico na disciplina de implantação.
    Material de suporte para o usuário: mantido pelo redator técnico na fase de implantação.
    Guia de teste: mantido pelo designer de teste na disciplina de teste.
    Plano de implantação: mantido pelo gerente de implantação na disciplina de implantação.
    Manual de guia de estilo: mantido pelo redator técnico na disciplina de ambiente.
    Notas de release: mantido pelo gerente de implantação na disciplina de implantação.
    Materiais de treinamento: mantido pelo desenvolvedor do curso na disciplina de implantação.
    Artefatos de instalação: mantido pelo implementador na disciplina de implantação.
    Guia de ferramentas: mantido pelo especialista em ferramentas na disciplina de ambiente.


    Fonte: http://www.wthreex.com/rup/portugues/process/artifact/ovu_arts.htm

  • ARTEFATOS RUP POR FASE

     

    CONCEPÇÃO:
    Documento de Visão;
    Casos de Negócio (Casos de usos simplificados);
    Plano de Desenvolvimento do Software;
    Modelo de Casos de Uso;
    Glossário.
    Riscos

    ELABORAÇÃO:
    Protótipos;
    Lista de Riscos;
    Documento de Arquitetura de Software;
    Modelo de Projeto;
    Modelo de Dados;
    Casos de Usos Detalhados;
    Planos de Construção

    CONSTRUÇÃO:
    Modelos associados ao software
    O próprio sistema executável e suas bibliotecas;
    Conjunto de testes do software;
    Materiais de treinamento;
    Material de suporte do usuário.

    TRANSIÇÃO:
    Versão final de qualidade do sistema.
    Notas de release
    Material de treinamento

  •  d)Notas de release e Materiais de treinamento.

    implantação/deployment/transition é a fase que inicia apos testes com o sistema ja no ambiente final. o objetivo desta fase é deixar tudo disponivel p/ o usuario final, inclusive a documentação 

     

  • a)Guia de design(ambiente) e Arte final do produto(implantação).
    b)Material de suporte para o usuário(implantação) e Guia de teste(teste).
    c)Plano de implantação(implantação) e Manual de guia de estilo(ambiente)
    d)Notas de release(implantação) e Materiais de treinamento(implantação).
    e)Artefatos de Instalação(implantação) e Guia de ferramentas(ambiente).


ID
720571
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No RUP (Rational Unified Process), o termo Papéis se refere a

Alternativas
Comentários
  • A letra C está errada por estar incompleta ??? Por não especificar que as "pessoas ou grupos de pessoas" mencionadas executam atividades...
  • Seguem algumas considerações a respeito deste tema, de acordo com o sitio http://www.wthreex.com/rup/process/workers/ovu_works.htm, acessado em 21/09/2012 às 15:49:

    (...)

    Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. Normalmente os papéis são desempenhados por uma pessoa ou um grupo de pessoas que trabalham juntas em equipe. Um membro da equipe do projeto geralmente desempenha muitos papéis distintos.
    Os papéis não são pessoas; pelo contrário, eles descrevem como as pessoas se comportam no negócio e quais são as responsabilidades que elas têm.
    Apesar de a maioria dos papéis serem desempenhados por pessoas que fazem parte da organização, as pessoas de fora da organização têm um papel importante: por exemplo, o papel do envolvido do projeto ou produto que está sendo desenvolvido.

    (...)

    Resposta é a letra "b".
  • Essa definição antiga do RUP de que papel é "uma definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos." não é muito boa.

    A definição nas versões mais atuais do RUP descrevem mais claramente este termo:
    "In RUP, a role is a definition of the behavior and responsibilities of an individual, or a set of individuals working together as a team, within the context of a business organization."

    Eu que não conhecia a definição anterior, nunca diria que um papel é uma definição abstrata de um conjunto de atividades. 
  • O conceito que eu conheço de papel no RUP é que trata-se de uma abstração à qual são atribuídas responsabilidades para execução de atividades e para produção de produtos de trabalho.

  • @Daniel Marques: acredito que o erro do item C é o termo "identificação". Não acho que indivíduos sejam identificados. Apenas as responsabilidades para aquele papel o são.

  • Papel: define o comportamento e as responsabilidades de um indivíduo ou grupo de indivíduos trabalhando em equipe. O comportamento é expresso em termos de atividades a serem executadas. Responsabilidades são expressas em termos de artefatos que o papel cria, modifica ou controla. Não da pra dizer que a letra c está errada.

  •  b)definição abstrata de um conjunto de atividades executadas e dos respectivos artefatos. roles são as competencias dos trabalhadores ou de grupos deles, as quais sao categorizadas em ações e atividades dentro do projeto. 


ID
720574
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo o RUP (Rational Unified Process), o artefato Plano de Integração do Build é um artefato da disciplina

Alternativas
Comentários
  • Não seria um artefato da disciplina de Implementação ???
  • De acordo com o sitio: http://www.wthreex.com/rup/process/artifact/ars_impl.htm, acessado em 21/09/2012 às 16:00, temos a seguinte explanação sobre este assunto:

    (...)
    O Conjunto de Artefatos de Implementação captura e apresenta a realização da solução proposta no conjunto de Análise e Design.
    (...)


    Nesta página, há uma figura que lista os artefatos de Implementação. São eles: Implementador, Componente, Subsistema de implementação, Integrador, Plano de integração do build, Build, Arquiteto de software e Modelo de implementação.

    Resposta da questão é a letra "a".
  • Build integration plan é um artefato da disciplina do workflow de implementação. 

    https://www.researchgate.net/publication/247571034_Software_engineering_for_adaptive_hypermedia_systems


ID
720577
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Gerenciamento de riscos significa identificar riscos e traçar planos para minimizar seus efeitos sobre o projeto.

Assinale a opção que contenha a descrição de um exemplo de Risco de Negócios.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Sommerville [1], há três Categorias de Risco relacionadas:

    1. Riscos de Projeto: aqueles que afetam cronograma ou recursos de projeto;
    2. Riscos de Produto: aqueles que afetam a qualidade ou desempenho de software que está sendo desenvolvido;
    3. Riscos de Negócio: aqueles que afetam a organização que desenvolve ou adquire o software.

    Vamos à questão:

    a) Risco de Negócio.
    b) Risco de Projeto e Produto.
    c) Risco de Projeto e Produto.
    d) Risco de Projeto.
    e) Risco de Projeto e Produto.

    Fonte: [1]: Sommerville, Engenharia de Software, 8ª Edição, Pág. 70.
  • 1 • Q240190 
    Segundo Pressman há 3 tipos de riscos: Riscos de projeto, riscos técnicos e riscos de negócio.
     
    Riscos de projeto: São riscos que ameaçam o projeto, como orçamento, cronograma, pessoal (empregados e organização), recursos, stakeholders e problemas de requisitos, além de complexidade e tamanho.
     
    Riscos técnicos: São riscos que ameaçam a qualidade e a oportunidade. Quando esses riscos se tornam realidade a implementação pode se tornar difícil ou impossível. Problemas potenciais são design, implementação, interface, verificação e manutenção. Além disso, ambiguidade na especificação, incerteza técnica, tecnologia obsoleta e tecnologia "de ponta" são fatores de risco. Riscos técnicos também ocorrem porque o problema é mais dificil de resolver do que se pensava.
     
    Riscos de negócio:  Riscos que se caracterizam por ameaçar a viabilidade do software a ser construido e frequentemente prejudicam o projeto ou produdo. Os cinco maiores riscos são: (1) construir um excelente produto ou sistema que ninguém quer (risco de mercado), (2) construir um produto que não se encaixa mais dentro da estratégia da empresa (risco de estratégia), (3) construir um produto que os vendedores não entendem como vender (risco de venda), (4) falta de suporte dos gerentes sênior devido a mudança no foco ou uma mudança de pessoas (risco de gerenciamento), e (5) falta de orçamento ou comprometimento pessoal (risco de orçamento) .
     
    Agora voltando à questão:
     
    a) Risco técnico
    b) Risco de projeto
    c) Risco de projeto ou risco de negócio
    d) Risco de projeto
    e) Risco de projeto
     
    Então a única que pode ser, segundo Pressman é a "c". Agora resta saber se por ser antiga, estas definições ainda não existiam. Mas se fosse hoje acho que caberia recurso.
    Pressman 7ª edição [INGLES], p. 746.

ID
720580
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados que utiliza a linguagem SQL para definição, manipulação e controle de dados, é correto afirmar que os comandos

Alternativas
Comentários
  • DCL - Linguagem de Controle de Dados

    O terceiro grupo é o DCL (Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados). DCL controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados.

    Duas palavras-chaves da DCL:

    • GRANT - autoriza ao usuário executar ou setar operações.
    • REVOKE - remove ou restringe a capacidade de um usuário de executar operações.
  • DDL (Data Definition Language): Create, Drop, Alter, Rename, Truncate
    DML (Data Manipulation Language): Delete, Insert, Update, Select
    DCL (Data Control Language): Grant, Revoke
    DTL (Data Transaction Language): Rollback, Commit, Begin Transation, End Transaction

  • DCL - Linguagem de Controle de Dados

    GRANT = utilizado para atribuir permissão ao usuário, para realizar uma operação.
    DENY = nega permissão a um usuário ou grupo para realizar operação em um objeto ou recurso;
    REVOKE = remove a permissão GRANT ou DENY.

    Resposta: Letra B


ID
720583
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Administrar um banco de dados constitui-se basicamente em instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas em um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Assim, constituem-se responsabilidades de um Administrador de Banco de Dados (DBA), exceto:

Alternativas
Comentários
  • Não faz parte monitorar o desempenho do servidor de banco de dados e tomar as providências necessárias para atender as demandas dos usuários e sistemas.
  • Este Gabarito está errado!!
    GABARITO --> Letra D.


    Definir regras para a nomenclatura utilizada nas tabelas e nos esquemas do banco de dados é papel do Administrador de Dados ( DA) e não do Administrador de Banco de Dados (DBA).
    As demais alternativas sim estão no escopo de responsabilidades do DBA.
  • Daniel Marcos, esses conceitos são seus? Caso contrário, cite a fonte.
  • Daniel, a questão pede exatamente a que NÃO È de um DBA...
    GABARITO CERTO, LETRA D
  • O que há de errado no comentário do amigo DANIEL MARCOS?

    Como ele disse,
    d) definir regras para a nomenclatura utilizada nas tabelas e nos esquemas do banco de dados
    NÃO faz parte das atividades de um DBA, e sim ao AD.
    Gabarito D

    AD - Administrador de Dados
    Tem como missão o planejamento central, a documentação e o gerenciamento dos dados a partir da perspectiva de seus significados e valores para a organização como um todo.

    Fonte:
    wikipedia.

ID
720586
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em linhas gerais, normalizar um banco de dados é identificar o melhor lugar onde cada dado pertence. A normalização é uma abordagem de projeto que minimiza a redundância e otimiza as estruturas de dados, colocando os elementos de informações nos grupos apropriados. Com relação às formas normais, é correto afirmar que uma tabela está na

Alternativas
Comentários
  • Entendo estar incorreta a alternativa b por que afirma justamente o contrário do que a teoria prega. Alguém pode iluminar o caminho?
  • Rapaz, a B está incorreta mesmo. É justamente o contrário, a alternativa A está certíssima, na certa foi algum erro ou por parte da banca ou do site. Não pode estar correto esse gabarito
    • a) segunda forma normal (2FN), se e somente se estiver na primeira forma normal (1FN) e todos os atributos não-chave forem totalmente dependentes da chave primária.   CERTA. Dependência funcional.
    •  b) primeira forma normal (1FN), se e somente se todos os domínios básicos contiverem somente valores não atômicos, isto é, atributos multivalorados. Errada. Deve ter valores atômicos. 
    •  c) terceira forma normal (3FN), se e somente se estiver na segunda forma normal (2FN) e todos os atributos não-chave forem independentes da chave primária. Erradas. Os artributos não chave devem ser dependentes da PK. A terceira forma normal não permite um atributo não chave determinando outro não chave.(Dependência transitiva)
    •  d) forma normal de Boyce/Codd (BCNF), se e somente se cada determinante for uma chave estrangeira. Errada. A FNBC é forma restritiva  da 3FN onde não se pode ter um atributo não chave determinando parte de uma PK composta.
    •  e) quarta forma normal (4FN), se somente se estiver na terceira forma normal (3FN) e existirem dependências multivaloradas. Errada. Não podem existir dependências multivaloradas


    Bons estudos.

  • Mozart e MPortelaLIma, atenção ao enunciado, é pedido a questão certa que é letra A mesmo, e não a errada.

ID
720589
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O termo integridade se refere à precisão ou correção de dados. Em um banco de dados relacional, as restrições de integridade têm importância crucial, pois fornecem uma forma de garantir que as mudanças realizadas pelos usuários não resultem na perda de consistência dos dados. Com relação às restrições de integridade, é incorreto afirmar que uma restrição de

Alternativas
Comentários
  • Integridade de dominio: validade da entrada de um dado, como tipo de dado

    Integridade de entidade: definir a exclusividade de uma tupla, como Pk e unique key

    Integridade referencial: relacoes entre as tabelas, FK

    Fonte: 

  • Entendi porque a E está errada, mas e a D?

    Nenhum banco de dados que conheço vai fazer as verificações de integridade no COMMIT, mas sim ao longo da transação. Ou eu entendi errado a afirmação?

     

     

  • Questão aborda as categorias de restrições de integridade citadas por Date.

     

    "Uma restrição de banco de dados especifica os valores válidos para um determinado banco de dados, e é verificada quando o banco de dados em questão é atualizado."

    O examinador só trocou o final por COMMIT.

     

    Fonte: Introdução a sistemas de bancos de dados - Date - 2004 - pág. 247


ID
720592
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em relação às cláusulas, funções e operadores SQL, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Obviamente a letra D está ERRADA !!! Union ALL não elimina os dados repetidos: http://www.w3schools.com/sql/sql_union.asp
  • Acredito que a alternativa correta seja a letra C, visto que o HAVING somente trabalha em conjunto com o GROUP BY. A Alternativa D está errada, pelo simples fato de que a cláusula UNION ALL junta o resultado de duas relações não elimintando tuplas duplicadas.
  • Acredito também que a opção correta é a letra C.
  • O gabarito desta questão foi alterado devido aos comentários?! Segundo [1], a cláusula HAVING pode ser utilizada sem GROUP BY.

    Fonte:

    [1] http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ms179270(v=sql.105).aspx
  •  a) a cláusula GROUP BY é utilizada para especificar as condições que devem reunir os registros que serão selecionados.
    Isso é feito com WHERE
     
     b) a função de soma SUM é utilizada para devolver o número de registros da seleção.
    COUNT retorna contagem; SUM, a soma.
     
     c) a cláusula HAVING somente pode ser especificada em conjunto com a cláusula GROUP BY.
    OK. HAVING é usado como um WHERE para dados agrupados.
     
     d) o operador UNION ALL combina os resultados de duas consultas SQL em uma única tabela, desde que as consultas tenham o mesmo número de colunas e dados compatíveis. Nesse caso, os registros duplicados são automaticamente removidos.
    UNION ALL não limpa duplicações.

     
     e) a ordem de duas instruções SELECT que fazem uso do operador EXCEPT não altera o resultado da consulta.
    Alteram: EXCEPT faz uma diferença lógica entre os conjuntos de dados e, assim, o que é tirado primeiro pode alterar o resultado do segundo.
     
  • Invalidando a alternativa A

    FROM – utilizada para especificar a tabela em que os registros serão selecionados.

    WHERE – utilizada para especificar as condições que devem reunir os registros que serão selecionados.

    GROUP BY – utilizada para separar os registros selecionados em grupos específicos.

    HAVING – utilizada para expressar a condição que deve satisfazer cada grupo.

    ORDER BY – utilizada para ordenar os registros selecionados com uma ordem especifica.

    Fonte: Informática para Concursos Públicos - Andre de Almeida Guesse, Samuel Lilo Abdalla

    .

    Validando a alternativa C

    A cláusula HAVING determina uma condição de busca para um grupo ou um conjunto de registros, definindo critérios para limitar os resultados obtidos a partir do agrupamento de registros. É importante lembrar que essa cláusula só pode ser usada em parceria com GROUP BY.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/exemplos-com-group-by-e-com-a-clausula-having-totalizando-dados-sql-server-2008-parte-2/19839


ID
720595
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

- Uma subquery (subconsulta) é um comando SELECT que foi “embutido” em outro comando SELECT, UPDATE, DELETE ou dentro de outra subquery. A finalidade da subquery é retornar um conjunto de linhas para a query (consulta) ou comando principal. Com relação às subqueries, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão possui duas afirmativas corretas. Letra E conforme gabarito e a letra C. Sei que podemos utilizar a cláusula order by em subquerys nos bancos oracle e mysql. Questão anulável!
    a) ERRADA, uma subquery precisa estar entre parêntesis, caso contrário teremos um erro de sintaxe SQL.
    b) ERRADA, deve estar sempre do lado direito do operador de comparação, caso contrário teremos um erro de sintaxe SQL.
    c) CORRETA, pode conter sem problema a cláusula order by. Pode também conter cláusulas Group By e Having.
    d) ERRADA, Pelo contrário, a utilização do operador IN é feita para realizar comparações com subquerys que retornem múltiplas linhas
    e) CORRETA, O operador "=" não pode ser usado em uma consulta que contenha uma subquery que retorne multiplas linha.
  • Afinal, qual a resposta correta?
    Eu respondi C, mas o site diz que a correta é a letra E.

    Outra pessoa ja afirma que C está certa, e agora quem corrige?
  • Alguns bancos aceitam o ORDER BY dentro da subquerie, outros n e outros precisam colocar TOP pra que o SGBD possa reconhecer esse order by. Mesmo assim ainda concordo contigo amigo pra mim é verdadeira :D
  • Leonel, qual a fonte utilizada na sua resposta
  • O certo mesmo é letra E. No SQL padrão ANSI, Order by não pode ser utilizado em uma subconsulta.

  • A: A alternativa diz: ... não precisa ..., porém toda subquery deve estar incluída entre parênteses para se diferenciar da consulta principal. É recomendado a utilização de um Alias para a subquery logo após o parênteses, facilitando assim a sua identificação.

    B: A alternativa diz: ...sempre deve estar do lado esquerdo ...*, porém, não faz diferença para o resultado da consulta se a subquery esta a esquerda ou a direita do operador de comparação.

    C: A Alternativa diz: ...pode conter order by*, porém uma subquery não pode a cláusula order by. Caso seja necessário, a cláusula deve ser movida para a consulta principal.

    D: A Alternativa diz ... não pode ser utilizado em uma subquery ...* porém o operador IN pode ser utilizado em uma subquery que retorna múltiplas linhas.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/subqueries-questoes-de-concurso-resolvidas/40159


ID
720598
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes consultas envolvendo dados de duas tabelas (T1 e T2) que possuem o atributo CODIGO em comum e assinale a opção correta.

Consulta 1 ,
SELECT * FROM T1
WHERE CODIGO IN (SELECT CODIGO FROM T2)

Consulta 2
SELECT * FROM T1 WHERE NOT
EXISTS (SELECT CODIGO FROM T2 WHERE
T1.CODIGO = T2.CODIGO )

Consulta 3
SELECT T1.* , T2.*
FROM T1 INNER JOIN T2
ON T1.CODIGO = T2.CODIGO

Consulta 4
SELECT *
FROM T1 WHERE CODIGO NOT IN (SELECT CODIGO FROM T2)

Consulta 5
SELECT T1.*
FROM T1 LEFT OUTER JOIN T2
ON T1.CODIGO = T2.CODIGO
WHERE T2.CODIGO IS NULL

Consulta 6
SELECT T1.* , T2.*
FROM T1 , T2
WHERE T1.CODIGO = T2.CODIGO

Alternativas
Comentários
  • O Garabito da questão está erradp. Hoje está indicando como sendo "A" a alternativa correta, contudo a alternativa correta é a letra "C"

    a) ERRADA, Basta olhar para a saída da query3 e notar que o SELECT retorna os campos de t1 e t2 e a query4 retorna apenas t1
    b) ERRADA, Basta olhar para a saída da query2 e notar que o SELECT retorna apenas o campo t1 e a query6 retorna os campos de t1 e t2
    c) CORRETA
    d) ERRADA, Basta olhar para a saída da query5 e notar que o SELECT retorna apenas o campo t1 e a query6 retorna os campos de t1 e t2
    e) ERRADA, A query1 retorna o que existe em t1 com correspondência em t2 (considerando pelo CODIGO) já a query5 retorna o que existe em t1 sem correspondência em t2 ("where t2.codigo is null") (em outras palavras... em que a correspondência seja nula)
  • Concordo plenamente, está errado. É a letra C

ID
720601
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL foi desenvolvido baseado em três premissas básicas: confiabilidade, facilidade de uso e desempenho. O MySQL está disponível para várias plataformas de software e hardware por meio de arquivos binários executáveis, pacotes de distribuição pré-compilados ou distribuição em código fonte, permitindo instalações personalizadas. A respeito do MySQL, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O mysql possui portabilidade a diversos sistemas operacionais
  • http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/netware-installation.html
    http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/macosx-installation.html



    Fail?! UHAuAUHuha


    Se bem q a prova eh de 2008 vai q na época neh rsrs
  • MONEY não existe no MYSQL, mas sim DECIMAL.
  • O limite de tabela depende de SO: http://ftp.nchu.edu.tw/MySQL/doc/refman/4.1/pt/table-size.html


ID
720604
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O SQL Server 2005 é atualmente a nova geração de software de gerenciamento de banco de dados da Microsoft. O SQL Server 2005 fornece uma plataforma que permite implantar e gerenciar dados entre múltiplas plataformas, aplicativos e dispositivos. Sobre o Microsoft SQL Server 2005, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mesmas funcionalidades do Server 2012
    O MS-SQL SERVER não possui suporte a DTS.

    SQL Server Management Studio is an integrated environment for accessing, configuring, managing, administering, and developing all components of SQL Server. SQL Server Management Studio combines a broad group of graphical tools with a number of rich script editors to provide access to SQL Server to developers and administrators of all skill levels.

    SQL Server Management Studio combines the features of Enterprise Manager, Query Analyzer, and Analysis Manager, included in previous releases of SQL Server, into a single environment. In addition, SQL Server Management Studio works with all components of SQL Server such as Reporting Services and Integration Services. Developers get a familiar experience, and database administrators get a single comprehensive utility that combines easy-to-use graphical tools with rich scripting capabilities.

    fonte: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms174173.aspx

    bons estudos


ID
720607
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Zope é um servidor de aplicações WEB de código aberto. Os objetos que o Zope publica na WEB são armazenados no ZODB, um banco de dados orientado a objetos integrado ao sistema. Sobre o Zope, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Correta letra E,

    D: o ZOPE é software livre distribuído sob a licença Zope Public License.
  • Você tirou isso de onde filho?
  • O ZEO é composto por um servidor RPC que fornece acesso via rede a um ou mais bancos de dados ZODB em FileStorage. O conjunto de ZEO + FileStorage e aplicação cliente (Zope por exemplo) + ClientStorage permite que os mesmos arquivos de dados ZODB no formato FileStorage sejam acessados simultanemente para criação de Clusters ( escalabilidade ) , muito usados para aumentar o desempenho de sites de alto tráfego que usam Zope/Plone.

    Fonte: http://docs.zope.org/zope2/zope2book/ZEO.html

    Assertiva correta letra "A".
  • Esta questão foi alterada completamente, e sem registro de alterações no histórico. Este site está cada dia menos confiável.

    08/09/2012 16:56:07 - Letra E certa
    23/03/2012 09:48:35 - Letra A certa

    ???????????


  • Questão confusa, porque a letra D também não está errada, já que o zope também é licença GNU, e a questão bate nisso, complicado em!!!!