SóProvas



Prova EXATUS - 2014 - PM-RJ - Soldado da Polícia Militar


ID
2004907
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as seguintes proposições:
Proposição I
A sociedade comunitária geralmente é de limitada diferenciação de papéis, com relações sociais duradouras, com contatos sociais primários.
Proposição II
Sociedades societárias caracterizam-se pela acentuada divisão do trabalho, com muitos papéis sociais, organizados numa complexa estrutura social.
Proposição III
Na sociedade societária, o comportamento é regulado pelo costume e as pessoas envolvidas compartilham as experiências individuais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade societária encarna princípios e estruturas das sociedades modernas sendo eles o exacerbado individualismo, a perda de uma noção do todo social, a complexificação de postos e funções, a deconexão do coletivo e uma percepção pouco clara quanto às regras.
    Já as sociedades comunitárias possuem maior homogeneidade, maior conciência coletiva e regras e costumes claros e estabelecidos.
    A resposta, portanto, é a letra B, 
    pois as afirmações I e II estão corretas e a III se equivoca ao afirmar uma característica da sociedade comunitária como sendo da sociedade societária.
  • Des dee quando a sociedade comunitária tem contato primário? Contato primário é com a família


ID
2004910
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os diversos documentos que tratam dos direitos humanos e da cidadania, podemos citar a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A respeito deste documento, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Esta questão apresenta duas questões incorretas, letra A e letra D.
    A DUDH é uma NORMA COMUM a ser alcançada por todos os membros da ONU, não uma recomendação como diz a letra A. E foi votada e aprovada em 1948, não em 1950 como diz a letra D, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembléia Geral.

    Fonte: nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/

  • qual o motivo dessa questão ter sido anulada?
  • Ueslei, o gabarito preliminar dado pela banca era a letra C. Mas, evidentemente, a letra D está errada também.

    (Obs: particularmente, eu considero que a letra C está certa e que somente a letra D está errada nessa questão. A DUDH foi promulgada pela ONU em 1948, logo, é ilógico falar que o documento foi elaborado em 1950).


ID
2004913
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Assinale a única alternativa que não contem características corretas dos grupos sociais:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     

    O erro está na "singularidade de indivíduos". O indivíduo é plural!

  • As principais características dos grupos sociais são a pluralidade de indivíduos, a interação entre eles (social), a consciência coletiva, o objetivo comum, a continuidade, a exterioridade e a organização. A resposta incorreta é a letra D, pois independência individual e singularidade de indivíduos não fazem parte.
  • O indivíduo tem a característica de se socializar, logo é anormal ele vivere no singular, claro que não é impossível, pois as mazelas da sociedade hoje pode ocasionar isto, mas o ser humano, puro, recém-nascido tem no seu DNA a capacidade e a inocência de se socializar

    EXEMPLO UMA CRIANÇA RECÉM-NASCIDA se socializar, sorri para as pessoas e etc..


ID
2004916
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

0 conceito de mobilidade social vertical está corretamente definido em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Mudança social: HorizontalQuando há mobilidade horizontal a pessoa muda de posição dentro de um determinado grupo, mas permanece no mesmo estrato social. A exemplo disto temos o caso de morador que se torna síndico. Ele não muda substancialmente de renda, status ou poder aquisitivo, mas percebe-se que a posição social dele é maior dentro da esfera simbólica por conta do cargo que ele ocupa.

                                 Lateral: Giddens chama de mobilidade lateral, por exemplo, o fato de mudar-se de um bairro para o outro.

                                 Vertical: 2 tipos:  Ascedente:  quando os sujeitos vão para um nível social superior 

                                                           Descendente: quando vão para um nível social inferior.

     

     

    Fonte: http://cafecomsociologia.com/2013/01/conceito-e-tipos-de-mobilidade-socia.html

     

  • A mobilidade social exige uma mudança significativa na condição financeira a ponto de permitir a ascenção social de uma classe para outra. Esse movimento vertical pode acontecer para cima e para baixo, mas precisa ser contundente a ponto de impor tal transformação. Considerando tal afirmativa, percebe-se que as letras B e C não definem corretamente o conceito de "mobilidade social", mas tão somente a letra A.

    Gabarito: Letra A.
  • obrigado pela ajuda.

ID
2004919
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia

Um indicador econômico de determinado país é a Renda Per Capita. Este indicador pode ser classificado como:

Alternativas
Comentários
  • A Renda Per Capita é medida através da fórmula RN/Pop - Renda Nacional dividida pela população, porém é imprecisa, pois desconsidera a concentração de renda e identifica tão somente a renda média de TODA a população e não apenas de quem pode comprovar renda.
    IDH trata-se de outro indicador que mede dados como educação e saúde.
    A resposta, portanto, é letra C.

ID
2004922
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população residente em aglomerados subnormais (popularmente conhecidos por comunidades ou favelas) representava 23% do total da população carioca. E contextualizando os aglomerados subnormais no território do município do Rio de Janeiro (RJ) é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABA: A.

    ESSE CONTEXTO DE MUDANÇA DE LOCALIZAÇÃO DAS FAVELAS, PODE TAMBÉM SER EXPLICADO PELA GENTRIFICAÇÃO, ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA...

    BONS ESTUDOS!

  • Não sei nem sobre o meu estado quem dirá do Rio de Janeiro.

ID
2004928
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os fragmentos abaixo se referem às características de algumas regiões fluminenses. Leia-os atentamente:
FRAGMENTO 1
Esta tradicional região fluminense apresenta considerável parcela da população economicamente ativa empregada no setor terciário. De modo que a agroindústria açucareira, juntamente com a produção do açúcar/álcool se posiciona com destaque na economia regional. Não obstante, a relevância político-econômica desta região tem mudado em função de produtos altamente rentáveis e necessários à economia nacional.
FRAGMENTO 2
Ainda que recorrentes, os problemas ambientais e sociais nesta região são acentuados por eventos de ordem natural. No entanto, em função das atividades industriais e turísticas bem estruturadas, observa-se um dinamismo na produção têxtil, vestuário e metalurgia. Predomina também nesta região a indústria tradicional, representada por pequenas e médias empresas, sobretudo as de vestuário e têxteis.
FRAGMENTO 3
Destaque industrial no cenário fluminense, esta região apresenta aglomerações urbanas que tem possibilitado dinamismo geoeconômico catalisador para o Estado do Rio de Janeiro e para outros dois estados da região sudeste. Não obstante, com o crescimento urbano e industrial mazelas têm proliferado na mesma velocidade, ou seja, impactos ambientais, perda da qualidade de vida da população, submoradias e crescentes índices de violência.

Considerando os fragmentos acima, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu poderia repetir essa questão 10 vezes que ainda erraria todas! essa é uma questão específica do Estado do Rio de Janeiro.

  • cara olha o fragmento 3, " Destaque industrial no cenário fluminense...  esta região apresenta aglomerações urbanas...  impactos ambientais, perda da qualidade de vida da população, submoradias e crescentes índices de violência ... " banca malvada demais, esses traços são da região metropolitana, ela mesclou os traços e jogou no fragmento para confundir os candidatos.


ID
2004931
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo estimativas oficiais, o setor industrial como um todo responde por um terço das emissões de gases de efeito estufa do Estado do Rio de Janeiro. De tal forma, afirma-se como estratégia adequada para ajudar a diminuir emissões de carbono no Estado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Alguns casos são irreversíveis se tratando de emissão de carbono, então o jeito é compensar o meio ambiente com alguma política.

  • Errei pelo vocábulo tolher, que significa opor-se, por obstáculo em, anula totalmente a alternativa, bora PM PR!!!!

  • O que quebra a pessoa é a forma com que interpreta as palavras, uma palavra pode acabar com a questão.


ID
2004937
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No plano interno, Marquês de Pombal instituiu uma reforma que desagradou muitos daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa Portuguesa:

Alternativas
Comentários
  • O período Pombaliano foi marcado pela presença de Pombal com funções de controlar os gastos e também pela ascenção do pensamento iluminista  para colocar Portugual em situação privilegiada em relação aos demais. 

  • O ERÁRIO RÉGIO, criado no reinado de D. José I, por carta de Lei de 22 de Dezembro de 1761, após a extinção da Casa dos Contos do Reino e Casa simboliza o regime de centralização absoluta: todas as rendas da Coroa ali davam entrada e dela saiam os fundos para todas as despesas.

     

    Tentava-se, assim, evitar a dispersão existente das cobranças e despesas que tornava impossível uma gestão completa e sistemática das contas públicas.

     

    Com efeito, a fiscalização exercida, até aqui, sobre as rendas do Estado era pouco eficaz permitindo a fuga ao pagamento de impostos e o enriquecimento por parte de alguns oficiais do fisco.

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://www.tcontas.pt/pt/apresenta/historia/tc1761-1832.shtm

  • Questão deveria ser anulada por apresentar mais de uma alternativa correta!

  • Alisson Davis, realmente mais de uma alternativa está correta, mas apenas a D condiz com o enunciado.

  • Erário Régio = Tataravô do atual TCU

  • Baseado no edital do concurso PMERJ, essa questão não faz sentido, o Erário régio condiz com um plano político Português, ou seja uma medida tomada dentro do sistema político em Portugal, tirando privilégios de funcionários portugueses, apenas. Sendo assim, essa questão deveria ter sido anulada, pois a regra editalícia trata das influências do Estado Português dentro da colônia Brasil! E não Portugal dentro de Portugal!

  • Os jesuítas não viviam de regalias portugueses.

ID
2004940
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas abaixo, sobre a Insurreição Pernambucana:
I - A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na Região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII.
II - Representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco.
III - Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares.
IV - A oposição dos portugueses aos holandeses ocorreu em decorrência da intensificação da cobrança de impostos e também da cobrança dos empréstimos realizados pelos senhores de engenho de origem portuguesa com os banqueiros holandeses.

Alternativas
Comentários
  • Insurreição Pernambucana, também referida como Guerra da Luz Divina, registrou-se no contexto da segunda das invasões holandesas do Brasil, culminando com a expulsão dos holandeses da região Nordeste do país tornando esta à coroa portuguesa. Em 15 de maio de 1645, reunidos no Engenho de São João, 18 líderes insurretos pernambucanos assinaram compromisso para lutar contra o domínio holandês na capitania. O movimento integrou forças lideradas por André Vidal de Negreiros, João Fernandes Vieira, Henrique Dias e Filipe Camarão, nas célebres Batalhas dos Guararapes, travadas entre 1648 e 1649, que determinaram a expulsão dos holandeses do Brasil.

  • Sim, tb tive o mesmo pensamento que você

  • GABARITO - E

    TODAS ESTÃO CORRETAS

    Insurreição Pernambucana: I - A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na Região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. II - Representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco. III - Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares. IV - A oposição dos portugueses aos holandeses ocorreu em decorrência da intensificação da cobrança de impostos e também da cobrança dos empréstimos realizados pelos senhores de engenho de origem portuguesa com os banqueiros holandeses.

  • GABARITO: E

    Assinale a alternativa correta, quanto às afirmativas abaixo, sobre a Insurreição Pernambucana: I - A Insurreição Pernambucana ocorreu no contexto da ocupação holandesa na Região Nordeste do Brasil, em meados do século XVII. II - Representou uma ação de confronto com os holandeses por parte dos portugueses, comandados principalmente por João Fernandes Vieira, um próspero senhor de engenho de Pernambuco. III - Nessa luta contra os holandeses, os portugueses contaram com o importante auxílio de alguns africanos libertos e também de índios potiguares. IV - A oposição dos portugueses aos holandeses ocorreu em decorrência da intensificação da cobrança de impostos e também da cobrança dos empréstimos realizados pelos senhores de engenho de origem portuguesa com os banqueiros holandeses.


ID
2004943
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823, foi um confronto:

Alternativas
Comentários
  • Batalha do Jenipapo foi um confronto entre partidários da independência brasileira e a resistência portuguesa, que procurava evitá-la, ocorrida no dia 13 de março de 1823, às margens do riacho de mesmo nome, localizado na região do atual município de Campo Maior, na província do Piauí. Ela é considerada fundamental no processo de independência e consolidação do território brasileiro.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/batalha-do-jenipapo/

  • A batalha aconteceu às margens do Rio Jenipapo, onde atualmente encontramos a cidade Campo Maior, no Piauí. A batalha se iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante das tropas portuguesas: manter a região sob o domínio português para abafar os movimentos de independência que se desenvolviam na área.

    Os brasileiros decidiram então impedir que o plano dos portugueses fosse realizado e travaram uma luta entre o Império do Brasil e o Reino Unido de Portugal.

    Do lado brasileiro estavam pessoas simples, lavradores, artesãos, escravos, roceiros, vaqueiros, etc. Enquanto do lado português haviam soldados bem treinados, bem armados e a cavalo.

    Fonte: https://www.estudopratico.com.br/batalha-do-jenipapo-historia-desta-guerra

  • GABARITO - B

    A Batalha do Jenipapo, ocorrida no dia 13 de março de 1823, foi um confronto:

    Considerado fundamental no processo de independência e consolidação do território brasileiro.

  • Às margens do Riacho Jenipapo, em Campo Maior, piauienses, maranhenses e cearenses lutaram pela independência do país contra as tropas portuguesas comandadas pelo major João José da Cunha Fidié. Em uma parte do Brasil valeu o 7 de setembro, mas no resto do país a independência de fato ocorreu depois, até porque as notícias ali demoram a chegar. As tropas portuguesas lutaram com armas de fogo e os sertanejos com o que tinham. Apesar da vitória, os portugueses bateram em retirada. No Piauí, na cidade de Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, os portugueses perderam a esperança de ter uma colônia na América e foram expulsos das terras brasileiras.


ID
2004946
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

0 sentido da colonização - A atividade colonizadora europeia aparece como desdobramento da expansão puramente comercial. Passou-se da circulação para a produção, no caso português, esse movimento realizou-se através da agricultura tropical. Os dois tipos de atividade, circulação e produção, coexistiram. Isso significa que a economia colonial ficou atrelada ao comércio europeu. Segundo Caio Prado Jr., o sentido da colonização era explícito:

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta, contudo, duas opções corretas e não apenas uma como determina o edital (9.2.2 – Da Prova Objetiva) e, portanto a mesma deve ser anulada. A banca responsável pelo concurso copiou trecho inteiro do livro "História do Brasil" de Luiz Koshiba (página 23, edição de 1996) e a colocou se referindo ao enunciado da questão. A complementação imediata destaca a transcrição das palavras do historiador Caio Prado Jr defendendo que o sentido explícito da colonização foi de "fornecer produtos tropicais e minerais para o mercado externo". O parecer lógico é que a letra B está correta. No mesmo sentido do propósito da colonização a letra D também está correta. Luiz Koshiba diz em seu livro aqui citado na página 15 que "na realidade, a constituição do Estado nacional ou a centralização política foi um pré-requisito da expansão". (marítima). O mesmo Koshiba também diz que o Estado português foi importante nesta empreitada porque garantiu o apoio as pesquisas e viagens de exploração estabelecendo o monopólio régio nos territórios conquistados (também página 15). A letra “D” revela a importância da centralização política em torno do rei à frente dos Estados Nacionais. A atuação do Estado mostrou-se indispensável para realizar a expansão marítima e garantir o êxito na colonização das a serem terras descobertas e exploradas economicamente.

  • FORNECER MATÉRIA PRIMA A COLÔNIA PARA A METROPOLE

  • Discordo do Adriano, creio que de fato só exista uma alternativa correta.

    A letra B, pois está pedindo no enunciado "o sentido da colonização".

    No livro do Gilberto Cotrim, desde a Revolução de Avis, foi possível perceber o interesse apenas no comércio marítimo.

    Tanto que os portugueses decidiram encontrar uma nova rota marítima para as Índias, uma vez que o mercado estava a favor de Gênova e Veneza. Ps:Isso tudo visando apenas o lucro deles "portugueses".

    Eles buscavam somente encontrar matérias-prima em outros continentes, a fim de entrar nesse novo comércio com tudo.

    Então como a gente tem como exemplo o descobrimento da américa---o tratado de tordesilhas entre Portugal e Espanha, que leva em conta o domínio das terras, exclusivamente para o lucro próprio do império, com as riquezas lá encontradas.

    Então a alternativa (D)Na centralização do poder como condição para os países saírem em busca de novos mercados.

    fica totalmente vaga.

    A razão da colonização seria "Na centralização do poder" não. Isso ta mais pra uma explicação sobre as razões favoráveis para as grandes navegações terem surgido.


ID
2004949
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a deflagração da Revolução de Avis, Portugal passou por um processo de mudanças onde não podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A questão apresenta, contudo, todas as quatro opções corretas e não apenas uma como determina o edital (9.2.2 – Da Prova Objetiva) e, portanto a mesma deve ser anulada. A letra A está correta. A nacionalização dos impostos, leis e do exército garantiu unidade e força ao poder real, bem como contribuiu para reduzir os custos e facilitar e ampliar a prática do comércio dentro dos Estados. Com o tempo tal prática favoreceu a burguesia mercantil portuguesa ampliando seus lucros e a motivou a financiar a empreitada que foi a expansão marítima com a iniciativa do Estado (rei). Com base também neste argumento a letra B também está correta. O avanço do comércio pela Europa fez o Estado português adquirir grandes recursos com o aumento da arrecadação de impostos em escala nacional, ou seja, houve prosperidade material para Portugal. A letra C e D estão corretas. A realização das cruzadas séculos antes permitiu a rativação do comércio na Europa com a chegada de mercadorias orientais atraentes (especiarias indianas, porcelanas chinesas, tapetes persas, etc.). A criação de rotas comerciais ligando o Oriente (fornecedor de mercadorias) ao Ocidente (mercado consumidor) se deu pelos comerciantes de Gênova e Veneza que controlavam a distribuição dessas mercadorias pela Europa. Os genoveses e venezianos eram intermediados pelos árabes via Mar Mediterrâneo o que tornava a viagem mais curta e segura em relação as rotas terrestres.


ID
2004952
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Art. 268 (Código de Trânsito Brasileiro). O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:
I - quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação.
II - quando suspenso do direito de dirigir.
III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial.
IV - quando absolvido judicialmente por delito de trânsito.
V - a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.
Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • (B)


    Art. 268. O infrator será submetido a curso de reciclagem, na forma estabelecida pelo CONTRAN:

    I - quando, sendo contumaz, for necessário à sua reeducação;

    II - quando suspenso do direito de dirigir;

    III - quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial;

    IV - quando condenado judicialmente por delito de trânsito;

    V - a qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito;

     VI - em outras situações a serem definidas pelo CONTRAN.


ID
2004955
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Art. 260 § 4o (Código de Trânsito Brasileiro). Quando a infração for cometida com veículo licenciado no exterior, em trânsito no território nacional, a multa respectiva deverá ser paga antes de sua saída do País, respeitado o princípio:

Alternativas
Comentários
  • Aos não assinantes. Gab.: "C"

  • Princípio da RECIPROCIDADE

  • CTB art. 260 § 4º Quando a infração for cometida com veículo licenciado no exterior, em trânsito no território nacional, a multa respectiva deverá ser paga antes de sua saída do País, respeitado o princípio de reciprocidade.

ID
2004958
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:
I - multa.
II - advertência verbal.
III - suspensão do direito de dirigir.
IV - apreensão do veículo.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

    Apreensão do veículo foi revogado pela Lei nº 13.281, de 2016

  • nao e advertencia verbal e sim por escrito

  • Não existe advertência verbal no CTB, e apreensão foi revogada, logo as assertivas corretas deveriam ser a I e III.

  • RESPOSTA CORRETA LETRA B.

    NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO A APREENSÃO FOI REVOGADA E A ADVERTÊNCIA É POR ESCRITO.

  • Questão desatualizada!

    Resposta B

  • GAB C, POIS NA EPOCA EXISTIA APREENSAO DO VEICULO

  • fui Na resposta B e quando vi que errei fiquei surpreso, pois tinha convicção que havia acertado,foi quando vim nos comentários e entendi o porquê do “erro”.


ID
2004961
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Art. 263 (Código de Trânsito Brasileiro). A cassação do documento de habilitação dar-se-á:

Alternativas
Comentários
  •          Art. 263. A cassação do documento de habilitação dar-se-á:

             I - quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo;

             II - no caso de reincidência, no prazo de doze meses, das infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175;

             III - quando condenado judicialmente por delito de trânsito, observado o disposto no art. 160.

  • A) CORRETO (gabarito)
    B) Se o indivíduo atingir 20 pontos no período de 12 meses ele será suspenso (de 6 meses a 1 ano ou 8 meses a 2 anos no caso de reincidência)
    C) Dirigir acima de 50% da máxima gera suspensão do direito de dirigir (gravíssima x 3) 
    D) errado, pois as duas anteriores também estão.


    Frise-se que a tipificação de dirigir acima de 50% da máxima preve a "suspensão imediata do direito de dirigir", porém aplica-se o processo de suspensão normal, pois essa imediatidade expressa viola o princípio do contraditório e ampla defesa.  

     

    Art. 218.  Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias

     

     

     

    III - quando a velocidade for superior à máxima em mais de 50% (cinqüenta por cento):        (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)

     

     

     

            Infração - gravíssima;       (Incluído pela Lei nº 11.334, de 2006)

     

     

            Penalidade - multa [3 (três) vezes], suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.


ID
2004964
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Art. 269 (Código de Trânsito Brasileiro). A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas. Exceto:

Alternativas
Comentários
  • Cassação eh uma penalidade e não medida Adm, gabarito "d"

  • Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas :

            I - retenção do veículo;

            II - remoção do veículo;

            III - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

            IV - recolhimento da Permissão para Dirigir;

            V - recolhimento do Certificado de Registro;

            VI - recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

            VII -  (VETADO)

            VIII - transbordo do excesso de carga;

            IX - realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

            X - recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

           XI - realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.    

    Começam com R ou T

     

  • LEMBREM-SE DESTE MACETE

    Medida administrativa é um ato que o agente de trânsito pratica na hora da abordagem.

    Ex. Recolha do CLA, CNH, retenção, remoção do veículo etc.  (art. 269 CTB).

    Não é necessária, portanto, a abertura de um processo administrativo pelo órgão de trânsito. 

    LOGO  - a cassação não pode ser aplicada na hora da abordagem.

    Letra D.


ID
2004970
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No aplicativo Microsoft Excel 2013, ao se utilizar a fórmula abaixo exposta, a seguinte informação será obtida:
=MAIÚSCULA(TEXTO(HOJE();"mmmm"))

Alternativas
Comentários
  • alguem explica??

  • Fórmula

    Descrição

    =TEXTO(1234,567;"$#;##0,00")

    Moeda com separador de milhares e duas casas decimais, como R$ 1.234,57. Observe que o Excel arredonda o valor para duas casas decimais.

    =TEXTO(HOJE();"DD/MM/AA")

    Data de hoje no formato DD/MM/AA, como 14/03/12

    =TEXTO(HOJE();"DDDD")

    Dia da semana hoje, como segunda-feira

    =TEXTO(AGORA();"HH:MM")

    Hora atual, como 13:29

    =TEXTO(0,285;"0,0%")

    Porcentagem, como 28,5%

    = TEXT(4.34,"# ?/?")

    Fração, como 4 1/3

    =ARRUMAR(TEXTO(0,34;"#? /?" ))

    Fração, como 1/3. Observe que a função ARRUMAR é usada para remover os espaços à esquerda em um valor decimal.

    =TEXTO(12200000;"0,00E+00")

    Notação científica, como 1,22E+07

    =TEXTO(2112345678;"[<=9999999]####-####;(##)")

    Números especiais (número de telefone), como (21) 1234-5678

    =TEXTO(1234;"0000000")

    Adiciona zeros (0), como 0001234

    =TEXTO(123456;"##0° 00' 00''")

    Personalizado – Latitude/Longitude

    Observação: Embora você possa usar a função texto para alterar a formatação, não é a única maneira. Você pode alterar o formato sem uma fórmula pressionando CTRL + 1 (ou  +1 no Mac), e selecione o formato desejado de Formatar células > caixa de diálogo de número.

  • Vamos analisar a questão:


    Na planilha de cálculos, as fórmulas e funções são usadas para obter resultados a partir dos valores existentes nas células.

    MAIÚSCULA é para exibir o conteúdo textual em letras maiúsculas.

    TEXTO é para converter um resultado em texto, de acordo com a máscara de formatação desejada.

    HOJE() é para obter a data de hoje, que na verdade é um número sequencial no Excel.

    A máscara usada na função TEXTO é do tipo "mmmm", o que significa que será exibido o mês da data de hoje.

    Apenas a letra B exibe o mês no formato de texto.

    Com as outras informações podemos descobrir a data de hoje, na questão.

    A prova foi aplicada no ano de 2014, o mês aparece na letra D (com número 08) e o dia aparece na letra C (31).

    A questão foi elaborada em 31/08/2014.

    Então temos: =MAIÚSCULA(TEXTO("31/08/2014";"mmmm"))
    A função TEXTO extrai o mês (máscara "mmmm") de 31/08/2014 no formato de texto (resultado agosto).

    A função MAIÚSCULAS converte para letras maiúsculas (AGOSTO)


    Gabarito do professor: Letra B.
  • Vamos analisar a questão:

    Na planilha de cálculos, as fórmulas e funções são usadas para obter resultados a partir dos valores existentes nas células.

    MAIÚSCULA é para exibir o conteúdo textual em letras maiúsculas.

    TEXTO é para converter um resultado em texto, de acordo com a máscara de formatação desejada.

    HOJE() é para obter a data de hoje, que na verdade é um número sequencial no Excel.

    A máscara usada na função TEXTO é do tipo "mmmm", o que significa que será exibido o mês da data de hoje.

    Apenas a letra B exibe o mês no formato de texto.

    Com as outras informações podemos descobrir a data de hoje, na questão.

    A prova foi aplicada no ano de 2014, o mês aparece na letra D (com número 08) e o dia aparece na letra C (31).

    A questão foi elaborada em 31/08/2014.

    Então temos: =MAIÚSCULA(TEXTO("31/08/2014";"mmmm"))

    A função TEXTO extrai o mês (máscara "mmmm") de 31/08/2014 no formato de texto (resultado agosto).

    A função MAIÚSCULAS converte para letras maiúsculas (AGOSTO)

    Gabarito do professor: Letra B.

  • Vamos analisar a questão:

    Na planilha de cálculos, as fórmulas e funções são usadas para obter resultados a partir dos valores existentes nas células.

    MAIÚSCULA é para exibir o conteúdo textual em letras maiúsculas.

    TEXTO é para converter um resultado em texto, de acordo com a máscara de formatação desejada.

    HOJE() é para obter a data de hoje, que na verdade é um número sequencial no Excel.

    A máscara usada na função TEXTO é do tipo "mmmm", o que significa que será exibido o mês da data de hoje.

    Apenas a letra B exibe o mês no formato de texto.

    Com as outras informações podemos descobrir a data de hoje, na questão.

    A prova foi aplicada no ano de 2014, o mês aparece na letra D (com número 08) e o dia aparece na letra C (31).

    A questão foi elaborada em 31/08/2014.

    Então temos: =MAIÚSCULA(TEXTO("31/08/2014";"mmmm"))

    A função TEXTO extrai o mês (máscara "mmmm") de 31/08/2014 no formato de texto (resultado agosto).

    A função MAIÚSCULAS converte para letras maiúsculas (AGOSTO)

    Gabarito do professor: Letra B.

  • O soldado no RJ já sofre tanto com o serviço, daí cai uma dessas em informática.

  • Vamos ser policiais ou nerds da informática??

ID
2004973
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

0 aplicativo Microsoft Word 2013, voltado ao processamento de textos, permite a adição das margens superior, inferior, esquerda e direita a um determinado documento. No caso de um texto que irá posteriormente necessitar de encadernação, pode ser necessário a reserva de espaço adicional na margem das páginas (de modo que o texto não seja afetado pela encadernação), neste caso, o seguinte tipo de margem pode ser utilizada:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: A

  • Vamos analisar a questão:


    No editor de textos Microsoft Word o usuário poderá definir as margens do documento, como superior, inferior, esquerda e direita.

    Estas opções estão disponíveis na guia Layout.

    Nas configurações 'avançadas' da página, o usuário poderá definir um espaço extra na margem interna para a encadernação. A área de encadernação não será usada para atribuição de conteúdo do documento, garantindo que a encadernação não atrapalhe a visualização do texto impresso.
    Esta região extra é chamada de medianiz.


    Gabarito do professor: Letra A.
  • Resposta: A

    Medianiz - É um recurso mais prático para se criar documentos para encadernação. Com a Medianiz podemos deixar um espaço para que os furos de uma encadernação não atrapalhem o documento. A Medianiz é inserida independentemente dos valores de Margens.

     Para inserirmos a Medianiz basta selecionarmos sua Caixa e digitarmos o valor que queremos estabelecer para espaçamento internos das páginas.


ID
2004976
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No aplicativo navegador Microsoft Internet Explorer 11, pode-se escolher entre diferentes níveis de configuração para a zona da Internet. A descrição abaixo remete ao seguinte nível:
- Bloqueia cookies de terceiros que não tenham uma política de privacidade compacta
- Bloqueia cookies de terceiros que salvam informações que podem ser usadas para contatado sem o seu consentimento explícito
- Bloqueia cookies internos que salvam informações que podem ser usadas para contatado sem o seu consentimento implícito

Alternativas
Comentários
  • A definição exata de um cenário "médio" varia de acordo com o navegador , mas geralmente significa que o navegador pode solicitar permissão antes de aceitar alguns cookies. Um cenário de "baixo " geralmente significa que o seu browser irá aceitar todos os cookies , sem pedir sua permissão antes. A " alta " configuração geralmente significa que seu navegador não aceita cookies sem pedir - o que torna a sua informação pessoal mais seguro, mas pode frustrá-lo porque as janelas continuam surgindo e perguntando se você deseja permitir cookies X ou não.

  • Vamos analisar a questão:


    O Internet Explorer é o navegador de Internet padrão do Windows, até a versão 8.1. Ele possui uma seleção de configuração de proteção em Zonas da Internet diferente dos demais navegadores. Esta seleção também pode ser realizada pelo Painel de Controle, em Opções de Internet.


    Para a zona Internet, o nível de segurança é definido como Alto.

    Para a zona Sites confiáveis, o nível de segurança é definido como Médio. Isso permite a navegação de muitos sites da Internet.

    Para a zona Intranet local, o nível de segurança é definido como Médio-baixo. Isto permite que seu usuário utilize credenciais (nome e senha) para serem passadas automaticamente para sites e aplicativos que precisam deles.

    Para a zona Sites restritos, o nível de segurança é definido como Alto.
    Todos os sites de Internet e intranet são atribuídos à zona da Internet por padrão. Os sites da Intranet não fazem parte da zona de Intranet local exceto quando você os adiciona explicitamente à zona.

    O nível de segurança Médio-Alto tem as seguintes características.
    - Bloqueia cookies de terceiros que não tenham uma política de privacidade compacta.
    - Bloqueia cookies de terceiros que salvam informações que podem ser usadas para contatado sem o seu consentimento explícito.
    - Bloqueia cookies internos que salvam informações que podem ser usadas para contatado sem o seu consentimento implícito.


    Cookies são arquivos de texto enviados pelo servidor acessado, com as nossas preferências de navegação.


    Gabarito do professor: Letra B.

ID
2004979
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No aplicativo navegador Microsoft Internet Explorer 11, as seguintes opções de acessibilidade estão disponíveis em Configurações da Internet -> Avançadas, exceto:

Alternativas

ID
2004982
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • (A)

    XLVI - a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes:

    a) privação ou restrição da liberdade;

    b) perda de bens;

    c) multa;

    d) prestação social alternativa;

    e) suspensão ou interdição de direitos;

     

    XLVII - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;

     

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. É proibida a imposição de pena de trabalhos forçados, conforme art. 5º, XLVII, C da CF.

    B) INCORRETA. Há a previsão de tal penal, conforme art. 5º, XLVI, b da CF.

    C) INCORRETA. Há a previsão de tal penal, conforme art. 5º, XLVI, e da CF.

    D) INCORRETA. Há a previsão de tal penal, conforme art. 5º, XLVI, a da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A









  • Fui tapeado


ID
2004985
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    XXXVII - NÃO haverá juízo ou tribunal de exceção;

  • • Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. --- > Art. 1º CÓDIGO PENAL

     A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. ---> PRINCÍPIO DA LEGALIDADE

     

    • Haverá juízo ou tribunal de exceção.  --- > O art. 5º  inciso XXXVII, é muito claro ao afirmar que NÃO haverá juíz ou tribunal de exceção. 

     

    • A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.  ---> Art. 5, inc. XLII da Constituição Federal de 1988 

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. A assertiva está conexa aos ditames do art. 5º, XXXIX da CF.

    B) CORRETA. A assertiva está conforme ao art. 5º, XL da CF.

    C) INCORRETA. Não haverá juízo ou tribunal de exceção, conforme art. 5º, XXXVII da CF.

    D) CORRETA.  Conforme art. 5º, XLII da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C













  • essa questão foi pro cara não zera na prova.

  • Mesmo com o risco dar própria vida

  • Alternativa C #mentoriapmminas

  • #PMMINAS


ID
2004988
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

De acordo com o texto “Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos”, analise as afirmativas abaixo:
I - Em termos de inconsciente coletivo, o policial exerce função educativa arquetípica: deve ser “o mocinho”, com procedimentos e atitudes coerentes com a “firmeza moralmente reta”, oposta radicalmente aos desvios perversos do outro arquétipo que se lhe contrapõe: o bandido.
II - O policial, pela natural autoridade moral que porta, tem o potencial de ser o mais marcante promotor dos Direitos Humanos, revertendo o quadro de descrédito social e qualificando-se como um personagem central da democracia.
III - O zelo pelo respeito e a decência dos quadros policiais não cabe apenas ao Estado mas aos próprios policiais, os maiores interessados em participarem de instituições livres de vícios, valorizadas socialmente e detentoras de credibilidade histórica.

Estão CORRETAS: 

Alternativas
Comentários
  • (D)

    ( I ) METODOLOGIAS ANTAGÔNICAS:

    7ª - Dessa forma, mesmo ao reprimir, o policial oferece uma visualização pedagógica, ao antagonizar-se aos procedimentos do crime.

    Em termos de inconsciente coletivo, o policial exerce função educativa arquetípica: deve ser “o mocinho”, com procedimentos e atitudes coerentes com a “firmeza moralmente reta”, oposta radicalmente aos desvios perversos do outro arquétipo que se lhe contrapõe: o bandido.

    (I I) O policial, pela natural autoridade moral que porta, tem o potencial de ser o mais marcante promotor dos Direitos Humanos, revertendo o quadro de descrédito social e qualificando-se como um personagem central da democracia. As organizações não-governamentais que ainda não descobriram a força e a importância do policial como agente de transformação, devem abrir-se, urgentemente, a isso, sob pena de, aferradas a velhos paradigmas, perderem o concurso da ação impactante desse ator social.

    (I I I)CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, PERMANÊNCIA E ACOMPANHAMENTO:

    De qualquer forma, o zelo pelo respeito e a decência dos quadros policiais não cabe apenas ao Estado mas aos próprios policiais, os maiores interessados em participarem de instituições livres de vícios, valorizadas socialmente e detentoras de credibilidade histórica.

    http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/php/dh4.html

  • fiquei com preconceito no nome 'mocinho',errei


ID
2004991
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

De acordo com o texto “Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos”, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (B)

    RIGOR versus VIOLÊNCIA

    6ª - O uso legítimo da força NÃO se confunde, contudo, com truculência.

    http://www.dhnet.org.br/educar/balestreri/php/dh4.html

  • Superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por “domar” o Id, ou seja, reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.Como dito, o Superego age como parte da estrutura da personalidade cultural do indivíduo, representando a construção de todos os valores sociais que foram absorvidos pela pessoa ao longo da vida e que atuam como controladores dos instintos “animalescos”.

  • Nem sei como acertei isso KKKKKK Literalmente as escuras KKKKKK Cadê o texto "Treze reflexões sobre Polícia e Direitos Humanos”" ???? poderia anexar a questão por gentileza para um maior entendimento.

  • *13 REFLEXÕES SOBRE POLÍCIA E DH.

    1. POLICIAL e CIDADANIA;

    2. POLICIAL: CIDADÃO QUALIFICADO;

    3. POLICIAL: PEDAGOGO DA CIDADANIA;

    4. A IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA PESSOAL E INSTITUCIONAL;

    5. POLÍCIA E ‘SUPEREGO’ SOCIAL;

    6. RIGOR versus VIOLÊNCIA;

    7. METODOLOGIAS ANTAGÔNICAS;

    8. A ‘VISIBILIDADE MORAL’ DA POLÍCIA: IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO;

    9. “ÉTICA” CORPORATIVA versus ÉTICA CIDADÃ;

    10. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO- PERMANÊNCIA E ACOMPANHAMENTO;

    11. DH dos Policiais — HUMILHAÇÃO versus HIERARQUIA;

    12. FALTA DE HIERARQUIA;

    13. A FORMAÇÃO DOS POLICIAIS

    fonte: Meus resumos


ID
2004994
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LVIII - o civilmente identificado NÃO será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

  • O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial. 

     

    NÃO É "OU" É "E" .  o preso tem direito a identificação dos responsaveis pela prisão E o executor de seu interrogatório. cabe anulação nessa questão.

  • COLEGA DANILO SIMÃO , A LETRA " D" ESTA CORRETA.

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LXIV - o preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial;

  • nada de anulacao vc interpretou errado ele pede a incorreta

     

  • Comentando a questão:

    A) CORRETA. Conforme art. 5º, LXI da CF.

    B) CORRETA. Conforme art. 5º, LVI da CF.

    C) INCORRETA. O civilmente identificado não será submetido à identificação criminal, conforme art. 5º, LVIII da CF.

    D) CORRETA. Conforme art. 5º, LXIV da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C









  • O civilmente identificado não sera submetido a identificação criminal,salvo nas hipóteses previstas em lei.

  • GABARITO LETRA : C

    ELE PEDE A INCORRETA

  • #PMMINAS