SóProvas



Prova FAUEL - 2015 - FMSFI - Enfermeiro


ID
1657504
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O LUTADOR
Carlos Drummond de Andrade

Lutar com palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.
São muitas, eu pouco.
Algumas, tão fortes
como o javali.
Não me julgo louco.
Se o fosse, teria
poder de encantá-las.
Mas lúcido e frio,
apareço e tento
apanhar algumas
para meu sustento
num dia de vida.
Deixam-se enlaçar,
tontas à carícia
e súbito fogem
e não há ameaça
e nem 3 há sevícia
que as traga de novo
ao centro da praça.
Insisto, solerte.
Busco persuadi-las.
Ser-lhes-ei escravo
de rara humildade.
(...)

(Carlos Drummond de Andrade. O Lutador. In: Reunião. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969, p. 67)

A respeito do poema acima, pode-se considerar corretas todas as questões, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • NÃO HÁ UM TRECHO NO POEMA QUE DESPERTE UMA PERDA DE TEMPO O "LUTAR COM PALAVRAS".

    Diante disso, gabarito correto Letra C

  • Extrapolação


ID
1657507
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

GUARDADOR DE REBANHOS IX
Fernando Pessoa

Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.

(Fernando Pessoa. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1984)

Julgue as assertivas:

I. O poema valoriza o subjetivismo, a busca pela compreensão do mundo através da introspecção, da meditação, por isso afirma: “E os meus pensamentos são todos sensações”.
II. O “eu poético” exalta a experiência, valoriza a objetividade, por isso diz: “Pensar uma flor é vê-la e cheirá- la”.
III. O poema demonstra o que poderia ser uma vida simples, sem anseios e preocupações complexas, para a qual, o prazer de deitar no campo e sentir a natureza à sua volta retrata a felicidade.
IV. O “eu lírico”, na verdade, é infeliz, pois, mesmo usufruindo um belo dia de calor, declara: “me sinto triste de gozá-lo tanto”


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GAB D


ID
1657510
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

EU SOU “NORMAL”

Se você perguntasse a um jovem dos anos 80 a que tribo ele pertencia, as respostas seriam múltiplas. Ele poderia ser punk, metaleiro, dark, New wave, careta, rockabilly. Um punk tratava um rockabilly comoum Montecchio a um Capulleto em Romeu e Julieta: com desdém raiva e sopapos. Não é à toa que ospsicólogos passaram anos teorizando sobre a turma como a “segunda família”. Era em relação a ela quehavia códigos de honra. Era por ela que se combatia e brigava.
A instituição da “turma” substituta da “família” mereceu os primeiros estudos nos anos 50. Naquela época,ficou popular o musical West Side Story uma versão de Romeu e Julieta que, em vez de Montecchios e Capulettos, opunha as tribos dos “Jets” e dois “Sharks”.
Esse quadro mudou na virada para o século 21.
Pergunte a um adolescente dos dias de hoje a que tribo ele pertence. Há 99% de chance de que eleresponda: “Eu sou normal”. E o que significa ser normal? Não ter tribo? Nada disso. “Normal” é aquele quetransita livremente por diferentes turmas. O que é surfista de dia e pagodeiro de noite, por exemplo. Ou amenina que é nerd no colégio, patricinha no Shopping, mas namora um metaleiro – e frequenta festas deRock pesado com ele. Nos anos 80, uma patricinha (na época elas eram chamadas “burguesinhas”) sofreriagozações num reduto hardcore. Atualmente, a resistência é bem menor.
Vive-se hoje a “era do camaleão”. Há várias explicações para o fenômeno. A primeira é que o significadodas tribos se diluiu. No começo dos anos 80, ser punk era admirar um movimento de jovens inglesesdesempregados com plataforma definida. Hoje, dessa tendência, restaram os cabelos com corte moicano eas braçadeiras de couro. Em vez de ideologia, há acessórios. E diversão. A maior parte das tribos, nos diasde hoje se agrupa em torno de atividades de lazer. Que pode ser esportivo (surfistas e skatistas), cultural(pagodeiros, roqueiros, alternativos que gostam de MPB) ou relativo à vida noturna (clubbers e darks).
Por isso não faz sentido brigar. Por que combater alguém que apenas se diverte de forma diferente? Melhoré ficar amigo, para aproveitar diferentes tipos de programas. “Os adolescentes perceberam que não fazsentido se estapear por uma identidade transitória”, defende o psicanalista e escritor italiano ContardoCalligaris. Entre os mais velhos, que viveram tempos mais radicais, há quem veja nessa mudança constanteum lado negativo, um reflexo da superficialidade dos dias atuais. Na verdade, o exercício da tolerância éuma conquista da geração de hoje. (...)


(Adélia Chagas. Eu sou “normal”. In: Veja Jovens. Edição especial da Veja. Editora Abril. ano 34, n. 38, 2001.P. 38-39)

O texto acima é um artigo de opinião, gênero discursivo argumentativo, no qual alguém, se utilizando de argumentação, discorre sobre um determinado tema, emitindo seu parecer, sua opinião. Assim, com base no texto lido, pode-se afirmar que todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A)  O TERMO: “VIVE-SE HOJE A “ERA DO CAMALEÃO”” (5º PARÁGRAFO) EXPRESSA O CONTRASTE DE COMPORTAMENTO DA ATUAL GERAÇÃO JOVEM COM O COMPORTAMENTO DAS GERAÇÕES PASSADAS.

    Sim. As gerações de hoje se contrastam com as gerações passadas porque transitam por diferentes tribos, ao contrário das gerações passadas que pertenciam a uma só tribo.

    B)  A ESCRITORA SE POSICIONA CONTRARIAMENTE AO COMPORTAMENTO QUE OS JOVENS VÊM APRESENTANDO ATUALMENTE, POR ISSO, AO CONCLUIR, DIZ: “NESSA MUDANÇA CONSTANTE UM LADO NEGATIVO, UM REFLEXO DA SUPERFICIALIDADE DOS DIAS ATUAIS” (6º PARÁGRAFO).

    Não. A escritora não se posiciona contra. A conclusão descrita na alternativa é a opinião de pessoas mais velhas, que viveram tempos mais radicais.

    C)  O TEXTO APRESENTA UM ENFRAQUECIMENTO, EM TERMOS IDEOLÓGICOS, NA DECISÃO DE CADA JOVEM EM AGRUPAR-SE A UMA OU OUTRA “TRIBO”.

    Sim. A autora sugere que os jovens transitem livremente por diferentes tribos. Veja: “Por isso não faz sentido brigar. Por que combater alguém que apenas se diverte de forma diferente? Melhor é ficar amigo, para aproveitar diferentes tipos de programas.”

    D) O TEXTO APONTA EXPLICITAMENTE A ÉPOCA EM QUE OCORREU ESSA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NOS JOVENS.

    Sim. Na virada para o século XXI.

  • GAB B


ID
1657513
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa que NÃO respeita a norma culta da Língua Portuguesa no que tange à escorreita ortografia e acentuação:

Alternativas
Comentários
  • Ministério Público pretende levá-lo para o banco dos réus. 

  • regra das oxitonas : terminados em A E O( seguidos ou não de ´s´ EM ENS (-LAS ,-LOS)

  • E a palavra Assembléia também não seria acentuada?

  • A regra dos ditongos abertos sendo acentuados só se manteve para os monossílabos e para os oxítonos. Os paroxítonos com ditongo aberto perderam o acento. Ex: assembleia, jiboia

  • O interessante é que há um erro de concordância na opção C: 

    Assembleia das Nações Unidades reúnem-se  (o correto seria reúne-se, pois se refere à Assembleia) nesta semana a fim de tratar de temas polêmicos. 

    Teoricamente não anularia a questão, uma vez que se pedem erros de ortografia e acentuação...

  • LETRA A  é a única INCORRETA.....     levá-lo


ID
1657516
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

QUADRILHA
Carlos Drummond de Andrade

João amava Tereza que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Tereza para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou-se com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.

(Carlos Drummond de Andrade. Reunião. 10ª Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 19)

No contexto do poema acima, assinale a alternativa CORRETA a respeito da Regência Verbal e da Transitividade do verbo:

Alternativas
Comentários
  • quando a pergunta QUEM? ou O QUE? vem na sua cabeça depois do verbo, o objeto é direto logo o verbo será transitivo direto 

  • Gabarito C

    a)ERRADA No 5º verso: “Raimundo morreu de desastre”, o verbo “morreu” é transitivo e o termo “de desastre” é Objeto Indireto.

    b)ERRADA No último verso: “Que não tinha entrado na história”, “tinha entrado" é locução verbal.

    c)CERTA

    d) O verbo “amava”, presente nos três primeiros versos, é um Verbo Transitivo Direto

  • Olá Letícia Gerolim, seu comentário está show, mas morreu  é um verbo intransitivo, pois não precisa de complemento. Sendo assim de desastre é um adjunto adverbial de modo.

    Força, foco e fé em Deus.
  • Gabarito: Letra C)


    a) No 5º verso: “Raimundo morreu de desastre”, o verbo “morreu” é Intransitivo e o termo “de desastre” é Objeto Indireto.  "Morreu" é intransitivo mas "de desastre" não é alvo da ação de morrer, ele é adjunto adverbial de modo (é o modo como Raimundo morreu).
    b) No último verso: “Que não tinha entrado na história”, “tinha” é Verbo Transitivo Direto e “entrado” é Objeto Direto. "tinha entrado" é uma locução verbal.
    c) Correta!
    d) O verbo “amava”, presente nos três primeiros versos, é um Verbo Transitivo Indireto. "amava" é transitivo direto pois não precisa de complemento (preposição).
    Bons estudos
  • na alternativa ( A ) basta tentar flexionar o termo ligado ao verbo no plural para encontrar a transitividade verbal e o complemento . não há possibilidade de colocar o termo ligado ao verbo no plural , logo o termo é apenas um adjunto adverbial de modo . (Morreu des desastres )

ID
1657519
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Use sempre protetor solar, passe um hidratante em sua pele e lave o rosto 2 vezes ao dia com água e sabonete neutro. A massagem também é sempre bem-vinda, pois ajuda no relaxamento e ativa a circulação linfática e venosa."
(Campanha de prevenção de doenças venosas e arteriais – SBACVSP)


Analisando o texto acima, se pode afirmar que:

I. No texto predominam elementos instrucionais.
II. No texto predominam elementos descritivos.
III. Deve ser classificado como texto do tipo dissertativo.
IV. Se trata de um gênero textual com características semelhantes a um manual de instruções.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O texto é injuntivo. Traz a ideia de comandos, instruções. 

  • Percebam que o texto o Modo Verbal predominante é o Imperativo : Use,Passe.Esse texto também é chamado de Injutivo que têm a qualidade de instruir o leitor.Gênero Textual : Manual de Instruções,Receitas,Bulas de Remédios.


ID
1657522
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que têm valor de adjetivo em relação à oração principal no período composto. Elas podem ser restritivas, quando delimitam, restringem o sentido do termo a que se referem ou explicativas, quando acrescentam uma informação a ela. Assinale abaixo o período que apresenta uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C)

    O mico-leão-dourado, que está em extinção, vive no Sudeste do Brasil.             

                   O.P                          O.S.AD.EX                       O.P


    O "que" exerce função do pronome relativo "o qual" e de sujeito: O mico-leão-dourado está em extinção. Tomando o termo a que se refere no seu sentido amplo, sendo O.S Adjetiva Explicativa pois na escrita está separada por vírgulas. Atenção pois é semelhante ao aposto.


    Bons estudos!

  • Gabarito C

    As orações subordinadas explicativas têm o papel de modificar um termo, generalizando-o ou simplesmente tecendo um comentário extra sobre ele.Vêm sempre separado por pontuação ( vírgulas, travessões ou parênteses).

  • Gab. C

    normalmente quando vem uma vírgula ANTES do "que", como pronome relativo, a oração será uma adjetiva Explicativa.


ID
1657525
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A HORA DA GERAÇÃO DIGITAL

“O impacto das redes sociais nos hábitos de consumo da Geração Internet é imenso e já perceptível. O poder da internet para descentralizar o conhecimento acarretou um profundo deslocamento de poder dos produtores para os consumidores. Os jovens da Geração Internet têm mais acesso a informações sobre produtos e serviços e podem discernir o valor real com mais facilidade do que as gerações anteriores. Mais do que nunca, as empresas precisam, para competir no mercado, de produtos realmente diferenciados, de um serviço melhor ou de um custo mais baixo, pois as deficiências de valor não podem ser escondidas com tanta facilidade. O valor real é evidenciado como nunca. A influência também está sendo descentralizada à medida que a Geração Internet se manifesta a partir das trincheiras modernas, também conhecidas como blogs. Blogs e outras mídias geradas por consumidores estão alterando as fontes de poder e de autoridade em nossa sociedade. Algumas dessas fontes têm uma capacidade surpreendente de influência, afastando a balança de poder de fontes mais tradicionais e reconhecidas. As empresas inteligentes entendem esse deslocamento de poder e o adotam”.

(Don Tapscott. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. p. 235. Editora Agir: São Paulo, 2010)

De acordo com o texto, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - "...As empresas inteligentes entendem esse deslocamento de poder e o adotam"

  • a Geração Internet se manifesta a partir das trincheiras modernas, também conhecidas como blogs. Blogs e outras mídias geradas por consumidores estão alterando as fontes de poder e de autoridade em nossa sociedade. Algumas dessas fontes têm uma capacidade surpreendente de influência, afastando a balança de poder de fontes mais tradicionais e reconhecidas. As empresas inteligentes entendem esse deslocamento de poder e o adotam”.

  • Pra mim a banca extrapolou, em nenhum momento o texto citou, ou deixou a entender que a internet é ameaçadora muito menos citou o capitalismo. Banca podre!

  • Ué Gabriel Torres, não entendi a sua revolta, afinal, é para marcar a incorreta mesmo.. gabarito letra D.

  • Não vi que pedia incorreta --' Obrigado por falar Ewerton Borges, porque eu também já estava revoltado. O sono já está tomando conta...


ID
1657528
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabemos que um cubo tem arestas medindo 8 cm. Então, calcule a distância entre o centro de duas faces adjacentes.

Alternativas
Comentários
  • letra A

     

     

     

     

     

     

  • Fiz o cubo da questão para deixar mais fácil a visualização:

    https://image.ibb.co/jLrDKQ/cubo.png


ID
1657531
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Cássia, Paula e Ana, são casadas com Tiago, Pedro e João, mas não sabemos quem é casado com quem. Elas trabalham com estética, aviação e estilismo e moda, e também não sabemos o que fazem cada uma delas. Descubra o nome do marido e a profissão de Cássia.

I.A estilista é casada com João
II. Ana é aviadora
III. Pedro não é casado com Ana
IV. Paula não é estilista

Alternativas
Comentários
  • estética...

    aviação...

    estitilismo e moda... 

    ¬¬

  • Cassia = C, Paula = Pa, Ana = A                       (   ) Estética, (II. Ana é aviadora) Aviação, (   ) Estilismo e Moda.

    Tiago = T, Pedro= Pe, João = J

     

    C => Estética ou Estilismo e Moda + João {I.A estilista é casada com João} /// T ou Pe

    Pa => Estética {IV. Paula não é estilista} /// T ou Pe

    A => Aviação /// Tiago { III. Pedro não é casado com Ana}

     

    Então:

    Paula é casada com Tiago e trabalha na Estética.

     

    Sobrando:

    Cassia é casada com João e trabalha com Estilismo e Moda.

     

    Alternativa:

    b) João e Moda.


ID
1657534
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Temos um certo retângulo com x e y de lado, e sabemos que a medida do seu perímetro é 24 cm e a medida de sua área é 36 cm2. Encontre as dimensões do retângulo.

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode ser feita matematicamente ao montarmos um sistema. Veja:

    1) perímetro é 24 cm

    Isso significa que a soma dos lados é 24. Como um retângulo possui duas dimensões paralelas, fica assim: 2 x + 2 y = 24

    2) área é 36 cm

    isso significa que o produto entre as dimensões dadas é 36. Fica assim: x . y = 36

    3) resolver o sistema

    2 x + 2 y = 24

    x . y = 36

    OBS: embora eu tenha mostrado que podemos resolver matematicamente, perceba que podemos fazer de uma maneira mais simples. Observe as opções de resposta:

    a)  6, - 6   = 6 x (6) = - 36

    b) 24, 36  -- 24 x 36 = 864

    c) 12, 0   ---- 12 x 0 = 0

    d) 6, 6  ---- 6 x 6 = 36 --- Gabarito: letra D.

    Perceba que a única opção de resposta cujo produto é + 36, é exatamente a letra D. Isso significa que ela é a resposta.


    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Face: JULIO CESAR SALUSTINO


  • essa questão se resolve em segundos só com a área dada: de toda as alternativas apresentadas, só podia ser 6 e 6, porque área=larguraxcomprimento

  • Desculpem a ignorância mas, se as dimensões são 6 e 6 então não temos um retângulo e sim, um quadrado.

  • ANA TESOLIN, "todo quadrado é um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado"

  • Pegadinha, todo quadrado é um retângulo!


ID
1657537
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O presidencialismo é o sistema de governo vigente no Brasil e uma característica peculiar, passível de ser destacada, é o fato de o presidente da República ser

Alternativas
Comentários
  • é campeão .. e? vai longe :) 


ID
1657540
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História

"A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas explodiam".  (HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914-1991. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 30)

Hobsbawm refere no texto ao contexto da

Alternativas

ID
1657543
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, afirmou que “a democracia é a pior de todas as formas imagináveis de governo, com exceção de todas as demais que já se experimentaram".
(BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 17ª edição. São Paulo: Malheiros Editores, 2010, p. 286)


Sobre a democracia, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1740331
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem

A limpeza e desinfecção nos serviços de saúde consistem na remoção das sujidades depositadas nas superfícies inanimadas utilizando-se meios mecânicos, físicos ou químicos, em um determinado período de tempo. A escolha das técnicas de limpeza e desinfecção está diretamente relacionada ao tipo de superfície a ser higienizada, à quantidade e ao tipo de matéria orgânica presente. Os processos de limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde envolvem a limpeza concorrente e limpeza terminal. Em um ambiente de saúde considerado como área crítica a limpeza terminal deve ser realizada com qual frequência:

Alternativas
Comentários
  • A  Limpeza terminal Trata-se de uma limpeza mais completa, incluindo todas as superfícies horizontais e verticais, internas e externas. É realizada na unidade do paciente após alta hospitalar, transferências, óbitos (desocupação do local) ou nas internações de longa duração (programada). As programadas devem ser realizadas no período máximo de 15 dias quando em áreas críticas (YAMAUSHI et al., 2000; PREFEITURA..., 2007). Em áreas semicríticas e não críticas o período máximo é de 30 dias.


ID
1740334
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento ao paciente vítima de trauma, o doente é avaliado e as prioridades do atendimento são estabelecidas de acordo com suas lesões, seus sinais vitais e mecanismo da lesão. Um enfermeiro responsável por uma Unidade de Pronto Atendimento ao receber um paciente politraumatizado deve-se atentar para os seguintes cuidados. Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • O atendimento ao paciente politraumatizado pode ser resumido em quatro fases: exame primário e ressuscitação, exame secundário, reavaliação e tratamento definitivo. Este processo se constitui no ABCDE do trauma e identifica as condições que ameaçam a vida. Afirmativa A correta.

    Baseados no relato do incidente traumático deve-se suspeitar de lesão de coluna cervical e instalar um colete para a imobilização da cabeça e pescoço. Se por alguma razão o colete tiver que ser removido temporariamente, a cabeça e o pescoço do paciente devem ser estabilizados por um membro da equipe. O colete só pode ser removido depois que a lesão da coluna cervical tenha sido excluída. Logo, se a paciente der entrada no pronto atendimento sem o colete este deve ser instalado.

    Na avaliação da circulação com controle de hemorragias, é necessária a verificação do nível de consciência, cor da pele e pulso. Uma rápida perda sanguínea externa é controlada exercendo pressão manual direta sobre o ferimento. Devem ser inseridos dois cateteres venosos de grosso calibre para administração de fluidos. Porém o cateter venoso a ser instalado deve ter um calibre maior que 18 ou 20.

    O doente deve ser totalmente despido, usualmente cortando as roupas para facilitar acesso adequado e o exame completo, protegendo o paciente com cobertores aquecidos para prevenir a ocorrência de hipotermia. A temperatura do ambiente influencia significativamente na temperatura corpórea do paciente. Logo o uso do ar condicionado a baixa temperatura não deve ser utlizado.

    Resposta A

    Bibliografia

    Volpato ACB, Vitor CS, Santos MAM. Enfermagem em Emergência.Martinari. 2°edição. 2014.

  • Gabarito: Letra A


ID
1740337
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O apêndice é um pequeno anexo semelhante a um dedo com cerca de 10 cm de comprimento, ligado ao ceco logo abaixo da válvula ileocecal. O apêndice enche-se de alimento e esvazia-se regularmente no ceco. Como ele se esvazia insuficientemente e a sua luz é pequena, está propenso a tornar-se obstruído e é particularmente vulnerável a infecção, chamada de apendicite. Ao exame físico abdominal, na palpação, como é chamado o sinal que ao posicionar o paciente em decúbito dorsal, realiza-se uma compressão no ponto de McBurney, seguida de uma descompressão súbita, que será referida pelo paciente como dor ou piora da dor quando o sinal estiver presente. Este é considerado um sinal sugestivo de apendicite aguda. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O sinal mais clássico é o de Blumberg, que consiste na dor à descompressão (mais intensa do que à compressão) na fossa ilíaca direita. Embora seja um sinal de irritação peritoneal presente em múltiplas situações, ele foi originalmente descrito para apendicite.

    http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=168
  • Sinal de piparote: sinal médico indicativo de ascite.
  • O sinal de Blumberg é um sinal médico caracterizado por dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney.

  • O Sinal de Giordano é pesquisado durante o exame físico através de uma manobra como Giordano.

    A manobra é realizada pelo médico ou pelo enfermeiro com o paciente estando sentado e inclinado para a frente. Para realizar a manobra o profissional faz uma súbita punho-percussão, com a borda ulnar da mão, na região da fossa lombar do paciente ,mais especificamente, na altura da loja renal (flancos). Se a manobra evidenciar sinal de dor aguda, em pontada, no paciente, o sinal de Giordano é positivo, o que indica grande probabilidade doença renal (litíase e pielonegrite aguda).

  • Se a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em Dor no quadrante inferior direito, diz-se que o paciente é positivo para sinal de Rovsing.

    BLUMBERG...... DOR É MAIOR A COMPRESSÃO OU DESCOMPRESSÃO? SE RETIROU A MÃO E PROVOCAR DOR = SERÁ POSITIVO.

    Sinal de Murgh= Relacionado ao Fígado

    Sinal de piparote: sinal médico indicativo de ascite.


ID
1740340
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A consulta de enfermagem à gestante é uma atividade independente, realizada privativamente pelo enfermeiro, e tem como objetivo propiciar condições para a promoção da saúde da gestante e a melhoria na sua qualidade de vida, mediante uma abordagem contextualizada e participativa. O profissional enfermeiro pode acompanhar inteiramente o pré-natal de baixo risco na rede básica de saúde, de acordo com o Ministério de Saúde e conforme garantido pela Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87. São atribuições do enfermeiro durante a assistência de pré-natal de baixo risco exceto:

Alternativas
Comentários
  • O exame citopatológico deve ser realizado após o primeiro trimestre de gestação.  

  • Olá. Na verdade Maria Rolim o exame citopatológico pode ser feito em qualquer momento da gestação de preferência antes do 7º mês. o cuidado a ser observado é somente realizar a coleta do material da ectocérvice com a espátula de Ayres. Sendo essas orientações encontradas no Caderno de Atenção ao pré-natal de baixo risco - Ministério da Saúde - 2012.Persistência e Fé.


  • Gabarito: B

    Atribuições do Enfermeiro(a):
    • Orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação;
    Realizar o cadastramento da gestante no SisPreNatal e fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido (o cartão deve ser verificado e atualizado a cada consulta);
    • Realizar a consulta de pré-natal de gestação de baixo risco intercalada com a presença do(a) médico(a);
    Solicitar exames complementares de acordo com o protocolo local de pré-natal;
    • Realizar testes rápidos;

    Prescrever medicamentos padronizados para o programa de pré-natal (sulfato ferroso e ácido fólico, além de medicamentos padronizados para tratamento das DST, conforme protocolo da abordagem sindrômica);
    • Orientar a vacinação das gestantes (contra tétano e hepatite B);
    • Identificar as gestantes com algum sinal de alarme e/ou identificadas como de alto risco e encaminhá-las para consulta médica. Caso seja classificada como de alto risco e houver dificuldade para agendar a consulta médica (ou demora significativa para este atendimento), a gestante deve ser encaminhada diretamente ao serviço de referência;
    Realizar exame clínico das mamas e coleta para exame citopatológico do colo do útero;
    • Desenvolver atividades educativas, individuais e em grupos (grupos ou atividades de sala de espera);
    • Orientar as gestantes e a equipe quanto aos fatores de risco e à vulnerabilidade;
    Orientar as gestantes sobre a periodicidade das consultas e realizar busca ativa das gestantes faltosas;
    • Realizar visitas domiciliares durante o período gestacional e puerperal, acompanhar o processo de aleitamento e orientar a mulher e seu companheiro sobre o planejamento familiar.


ID
1740343
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com aproximadamente 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pelo óbito de 274 mil mulheres por ano. A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. Atingir alta cobertura da população definida como alvo é o componente mais importante no âmbito da atenção primária para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero. Sobre a realização do exame citopatológico é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A qualidade do exame citopatológico e, portanto, a coleta, o acondicionamento e o transporte das amostras conduzidos de forma adequada são fundamentais para o sucesso das ações de rastreamento. Portanto alguns pontos devem ser observados: - A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta, pois essas substâncias recobrem os elementos celulares dificultando a avaliação microscópica, prejudicando a qualidade da amostra para o exame citopatológico. - A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta, pois é utilizado gel para a introdução do transdutor. - Embora usual, a recomendação de abstinência sexual prévia ao exame só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas. Na prática a presença de espermatozoides não compromete a avaliação microscópica. - O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico. Deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação. - No caso de sangramento vaginal anormal, o exame ginecológico é mandatório e a coleta, se indicada, pode ser realizada. - Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio. Apesar de a junção escamocolunar no ciclo gravidicopurperal encontrar-se exteriorizada na ectocérvice na maioria das vezes, o que dispensaria a coleta endocervical, a coleta de espécime endocervical não parece aumentar o risco sobre a gestação quando utilizada uma técnica adequada - No exame de papnicolau com esfregaços normais somente com células escamosas devem ser repetidos com intervalo de um ano, e, com dois exames normais anuais consecutivos, o intervalo poderá ser de três anos. - O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual. - Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. - Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais. Resposta B Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.
  • Recomendações: 
    O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. O intervalo entre os exames deve ser de três anos, após dois exames negativos, com intervalo anual (A). 


    O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram atividade sexual . Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos . 


    Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais . 


    Gestantes Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero ou seus precursores. O achado destas lesões durante o ciclo grávido puerperal reflete a oportunidade do rastreio durante o pré-natal. Apesar de a junção escamocolunar no ciclo gravidicopurperal encontrar-se exteriorizada na ectocérvice na maioria das vezes, o que dispensaria a coleta endocervical, a coleta de espécime endocervical não parece aumentar o risco sobre a gestação quando utilizada uma técnica adequada.

     
    Recomendação:

    o rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, sendo que a procura ao serviço de saúde para realização de pré-natal deve sempre ser considerada uma oportunidade para o rastreio.


    Recomendações prévias 
    A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta, pois essas substâncias recobrem os elementos celulares dificultando a avaliação microscópica, prejudicando a qualidade da amostra para o exame citopatológico. 


    A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta, pois é utilizado gel para a introdução do transdutor. 


    Embora usual, a recomendação de abstinência sexual prévia ao exame só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas. Na prática a presença de espermatozoides não compromete a avaliação microscópica. 


    O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico. Deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação. No caso de sangramento vaginal anormal, o exame ginecológico é mandatório e a coleta, se indicada, pode ser realizada.

     

  • a) Após 48h

    b) correta

    c) Intervalo de 3 anos após 2 exames negativos consecutivos.

    d) Liberadas após dois exames negativos após 5 anos


ID
1740346
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia nutricional é importante na prevenção do diabetes mellitus (DM) e no retardo das complicações associadas ao DM, integrando o conjunto de medidas de autocuidado e educação em saúde. As modificações na alimentação são reconhecidas como um recurso para o controle glicêmico e redução do risco das doenças cardiovasculares. Sobre as orientações nutricionais para o paciente portador de DM é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A)A frutose, o mel e o açúcar mascavo têm o mesmo valor calórico do açúcar e não são recomendados para pessoas com DM.

    B) Consuma frutas diariamente. O ideal são três porções diárias (uma porção = 1 maçã média ou 1 banana ou 1 fatia média de mamão ou 1 laranja média). Para evitar o aumento da glicemia, prefira consumir as frutas acompanhadas com leite, aveia, linhaça, granola diet ou como sobremesa após as refeições, sendo preferencialmente com casca ou bagaço, por possuírem maiores quantidades de fibras.

    C)Realize 5 a 6 refeições diárias, evitando “beliscar” alimentos entre as refeições e permanecer longos períodos sem se alimentar

     

  • Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos simples (de alto índice glicêmico) como pães, bolos, biscoitos, arroz, macarrão e batatas(batata doce é de baixo índice glicêmico)**, o ideal é consumir três porções diárias. Consumir frutas diariamente, o ideal são cinco porções diárias. Para evitar o aumento da glicemia, prefira consumir as frutas com casca ou bagaço, por possuírem maiores quantidades de fibras.


ID
1740349
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) dTpa foi introduzida, em novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano). Tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. Sobre esta vacina é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A vacina dTpa gera proteção da mãe para o filho. Além de se proteger, a mãe passa anticorpos para seu filho ainda no período de gestação, garantindo ao bebê imunidade nos primeiros meses de vida até que ele complete o esquema vacinal contra coqueluche, definido pelo calendário básico. (http://www.blog.saude.gov.br/34736-ministerio-da-saude-disponibiliza-no-sus-vacina-contra-coqueluche-para-gestantes.html)

  • a)Dtpa -administrar 01 dose a partir da 27° semana a 36°semana preferencialmente,até 20 dias da DPP. Vacinar a cada nova gestação.ERRO

  • Questão com possibilidade de recurso, pois a resposta correta "C" é ambígua na interpretação.

  • Questão desatualizada


ID
1740352
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os traumatismos de tórax causam aproximadamente 25% das mortes nos pacientes politraumatizados. Cerca de 60% dos politraumatizados que evoluem para o óbito apresentam lesões torácicas.

Os traumatismos podem ser fechados ou penetrantes, dependendo da integridade da parede torácica. Muitos dos traumas de tórax necessitam da realização de um procedimento chamado de “drenagem de tórax" para tratamento da lesão causada. Em relação aos cuidados de enfermagem com um paciente com dreno de tórax assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O franco do dreno deve ser preenchido com solução salina ou água até atingir aproximadamente 2 cm do tubo de drenagem ou marcação indicada no francos.

    O sistema de drenagem deve ser mantido ABAIXO do nível do tórax evitando o refluxo do conteúdo drenado.

    De acordo com o manual de Boas Práticas do Coren, o curativo deve seguir a periodicidade estabelecida em manuais institucionais. 


ID
1740355
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) em 2009 aprova a resolução 358 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. De acordo com esta resolução, analise as afirmativas abaixo:

I - O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Os ambientes de que trata o caput deste artigo referem-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.

II - O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.

III - Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde-doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.

IV - Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde-doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.


Alternativas
Comentários
  • Segundo a resolução Cofen 358/2009 o Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Os ambientes de que trata o caput deste artigo referem-se a instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros. Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. Ou seja, a primeira afirmativa está correta. Conforme o artigo 3° o Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados. Esse artigo deixa clara a necessidade do uso de um referencial teórico para guiar a assistência de enfermagem. Assim como corretamente colocado na segunda afirmativa. O Processo de Enfermagem é composto por coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação e enfermagem. A coleta de dados é um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença. Ou seja, é um processo de investigação da situação de saúde e doença. O Diagnóstico de Enfermagem é um processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados. Logo a IV afirmativa está correta. O Planejamento de Enfermagem é a determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem. A Implementação é a realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem. A Avaliação de Enfermagem é um processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem. Portanto a terceira afirmativa também está correta. Resposta D Bibliografia www.cofen.gov.br

ID
1740358
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. Esta classificação é feita tendo-se em vista a profundidade do local atingido. As queimaduras de segundo grau possuem quais características:

Alternativas
Comentários
  • Profundidade da queimadura:

    a. Primeiro grau (espessura superficial) – eritema solar:
    • Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas.
    • Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias.

    b. Segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda):
    • Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas.
    • Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
    • Profunda: a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda).
    • A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

    c. Terceiro grau (espessura total):
    • Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas.
    • É indolor.
    • Existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida.
    • Possui textura coreácea.
    • Não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo).

  • As queimaduras podem ser classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau. A queimadura de primeiro grau tem uma espessura superficial. Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas. Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias. A de segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda) afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictemas. Pode ser superficial, a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa, ou profunda, a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias. Já a de terceiro grau (espessura total): Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas, é indolor, existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, possui textura coreácea e não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo). Resposta D.Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012.
  • Profundidade da queimadura:

    a. Primeiro grau (espessura superficial) – eritema solar:

    • Afeta somente a epiderme, sem formar bolhas.

    • Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias.

    b. Segundo grau (espessura parcial-superficial e profunda):

    • Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas.

    • Superficial: a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa.

    • Profunda: a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda).

    • A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

    c. Terceiro grau (espessura total):

    • Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas.

    • É indolor.

    • Existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida.

    • Possui textura coreácea.

    • Não reepiteliza e necessita de enxertia de pele (indicada também para o segundo grau profundo).


ID
1740361
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As hepatites virais constituem-se em um grave problema de Saúde Pública no mundo e no Brasil. No Brasil, devem existir cerca de 2 milhões de portadores crônicos de hepatite B. A transmissão do vírus da hepatite B (HBV) se faz por via parenteral, e, sobretudo, pela via sexual, sendo considerada doença sexualmente transmissível. A transmissão vertical (materno infantil) também pode ocorrer. De maneira semelhante às outras hepatites, as infecções causadas pelo HBV são habitualmente anictéricas. Apenas 30% dos indivíduos apresentam a forma ictérica da doença, reconhecida clinicamente. Os exames específicos para o diagnóstico do tipo de infecção para hepatite B são os sorológicos. Assinale a alternativa em que o marcador sorológico para hepatite B está de acordo com seu significado:

Alternativas
Comentários
  • Marcador Significado HBsAg É o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV. Na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis em até 24 semanas. Anti-HBc IgM É marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção. Anti-HBc IgG É marcador de longa duração, presente nas infecções agudas e crônicas. Representa contato prévio com o vírus. HBeAg É marcador de replicação viral. Sua positividade indica alta infecciosidade. Anti-HBe Surge após o desaparecimento do HBeAg, indica o fim da fase replicativa. Anti-HBs É o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas

  • HBsAg se positivo indica doença instalada

    HBeAg indica replicação viral, se reagente indica alta infecção

    Anti HBe indica fim da replicação viral

    Anti HBs se positivo indica imunidade ,se negativo indica suscetibilidade

    Hepatite B aguda: Interpretação dos marcadores sorológicos

    HBsAg: É o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV. Na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis em até 24 semanas.

    Anti-HBc IgM: É marcador de infecção recente, (AGUDA )encontrado no soro até 32 semanas após a infecção

    Anti-HBc Total: É marcador presente nas infecções agudas pela presença de IgM e crônicas pela presença de IgG. Representa contato prévio com o vírus.

    HBeAg: É marcador de replicação viral. Sua positividade indica alta infecciosidade

    Anti-HBe: Surge após o desaparecimento do HBeAg, indica o fim da fase replicativa

    Anti-HBs: É o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas.


ID
1740364
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estima-se que metade da população de crianças menores de 4 anos, nos países em desenvolvimento, sofra de anemia ferropriva. Na América Latina, a anemia afeta 55% das crianças de 6 a 18 meses e 30% das pré-escolares. Estudos apontam que, em vários locais do Brasil, aproximadamente a metade dos pré-escolares é anêmica, com a prevalência chegando a 67,6% nas idades entre 6 e 24 meses. Sobre as orientações sobre suplementação de ferro para crianças menores de 12 meses, assinale a alternativa em que a coluna 1 está de acordo com a coluna 2:

COLUNA 1

A - Crianças em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida.

B - Crianças em uso de fórmulas com leite de vaca não enriquecidas com ferro.

C - Prematuros sadios e bebês pequenos para a idade gestacional (PIG).

D - Prematuros com história de hemorragia perinatal, gestação múltipla, ferropenia materna grave durante a gestação (Hb < 8), hemorragias uteroplacentárias e hemorragias neonatais (ou múltiplas extrações sanguíneas).

COLUNA 2

I – 1 a 2mg/kg/dia de ferro dos 4 aos 18 meses de vida. Se não tiver sido suplementada, solicite hemograma entre 9 e 12 meses de vida.

II – 1 a 2mg/kg/dia de ferro dos 6 aos 18 meses de vida. Se não tiver sido suplementada, solicite hemograma entre 9 e 12 meses de vida.

III – 2mg/kg/dia após 1 mês de vida por 2 meses. Depois, reduza a dose para 1 a 2mg/kg/dia até os 18 meses de vida. Solicite hemograma aos 15 meses de vida.

IV – 2 a 4mg/kg/dia de ferro dos 2 aos 6 meses de vida, quando deve ser solicitado hemograma. Se o resultado do exame for normal, reduza a dose para 1 a 2mg/kg/dia até os 18 meses de vida. Se houver anemia, mantenha a dose de tratamento. Nova pesquisa de anemia deve ser feita aos 15 meses de vida.


Alternativas

ID
1740367
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dos princípios a serem desenvolvidos através das ações e serviços públicos de saúde e pelos serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), é correto citar:

Alternativas
Comentários
  • LEI 8080/90
    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;


ID
1740373
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O SUS – Sistema Único de Saúde – é constituído:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/90 Das Disposições Preliminares do SUS


  • Gabarito D

    De acordo com a lei 8.080/90 Lei Orgânica da Saúde - LOS, artigo 4°, O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).


ID
1740376
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Clima organizacional constitui o meio interno da organização, a atmosfera psicológica em cada organização. [...] refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aqueles aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes". (SOUZA, 2008, p.2).

Sobre clima organizacional é correto afirmar:

I- O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes.

II – É desfavorável quando proporciona frustração das necessidades pessoais dos participantes.

III – A qualidade do ambiente organizacional é constituída por aquilo que é percebido ou experimentado pelos participantes da empresa e que influenciam em seu comportamento.

IV – A qualidade do clima organizacional não influencia na motivação e qualidade de vida das pessoas bem como não é fator a ser considerado nos relacionamentos interpessoais.

A sequência correta das proposições, de cima para baixo, é:


Alternativas

ID
1896202
Banca
FAUEL
Órgão
FMSFI - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Consideram-se objetivos do SUS – Sistema único de Saúde, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei Organica de Assistência a Saúde- LOAS 8080/90 
    Capitulo I Dos Objetivos e Atribuições 

  • OBJETIVOS DO SUS

    1 - Identificar e Divulgar -> Fatores condicionantes e determinantes da saúde
    2 - Formulação de política de saúde - econômico e social - promover - dever do Estado
    3 - Assistência às pessoas -> ações de promoção, proteção, recuperação saúde -> integrada ações de assistência e das atividades de prevenção.
  • Gabarito letra B

     

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

  • Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde;

    II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei;

    III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas

    gabarito B 

    lei 8.080