SóProvas



Prova FCC - 2016 - SEGEP-MA - Analista Ambiental – Geoprocessamento


ID
2133313
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na redação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

    LETRA A -  ERRADO.  O verbo, como regra geral, deve ser obrigado a concordar com o sujeito.

    Mesmo nos países com as maiores expectativas de vida, observa-se que aqueles que atingem uma idade avançada ainda se encontram doentes ou hospitalizados nos últimos anos de vida. 

    ---------------------------------------------------------

    LETRA B -  ERRADO. O verbo, como regra geral, deve ser obrigado a concordar com o sujeito.

    Algumas mudanças na rotina, como praticar atividade física e controlar a quantidade de sal e açúcar que se consome, podem ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade. 

    ---------------------------------------------------------

    LETRA C -  ERRADO. O verbo, como regra geral, deve ser obrigado a concordar com o sujeito.

    De acordo com pesquisas, apenas dois países, Japão e Itália, têm cidades consideradas como pertencentes a “zonas azuis”, áreas onde a longevidade, a saúde e a qualidade de vida convergem. 

    ---------------------------------------------------------

    LETRA D -  ERRADO. O verbo, como regra geral, deve ser obrigado a concordar com o sujeito.

    Apesar do aumento na expectativa de vida e dos avanços da medicina que se nota nas últimas décadas, a qualidade de vida do ser humano e a saúde na terceira idade continuam em declínio. 

    ---------------------------------------------------------

    LETRA E -  CERTO.

    Os locais onde se observam as mais baixas expectativas de vida são aqueles em que predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas, além de dietas de baixo valor nutricional. 

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não se renda.

  •  a) Mesmo nos países com as maiores expectativas de vida, observa-se que aqueles que atingem uma idade avançada ainda se encontram doentes ou hospitalizados nos últimos anos de vida. INCORRETA!

     

     b) Algumas mudanças na rotina, como praticar atividade física e controlar a quantidade de sal e açúcar que se consome, podem ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade. INCORRETA!

     

     c) De acordo com pesquisas, apenas dois países, Japão e Itália, têm cidades consideradas como pertencentes às “zonas azuis”, áreas onde a longevidade, a saúde e a qualidade de vida convergem. INCORRETA!

     

     d) Apesar do aumento na expectativa de vida e dos avanços da medicina que se notam nas últimas décadas, a qualidade de vida do ser humano e a saúde na terceira idade continuam em declínio. INCORRETA! ("o aumento na expectativa de vida e os avanços da medicina sao notados")

     

     e) Os locais onde se observam as mais baixas expectativas de vida são aqueles em que predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas, além de dietas de baixo valor nutricional. CORRETA!

  • Acredito que o comentário da Camila está mais correto em razão da correção do verbo notam na letra "d".

  • a) Mesmo nos países com as maiores expectativas de vida, observa-se que aqueles que atingem uma idade avançada  (sujeito) ainda se encontram doente ou hospitalizado nos últimos anos de vida. 

     

    b) Algumas mudanças na rotina (sujeito), como praticar atividade física e controlar a quantidade de sal e açúcar que se consome, podem ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade. 

     

    c) De acordo com pesquisas, apenas dois países, Japão e Itália (sujeito), têm cidades consideradas como pertencentes a “zonas azuis”, áreas onde a longevidade, a saúde e a qualidade de vida convergem. 

     

    d) Apesar do aumento na expectativa de vida e dos avanços da medicina que se nota nas últimas décadas, a qualidade de vida do ser humano e a saúde na terceira idade (sujeito) continuam em declínio. 

     

    e) Os locais onde se observam as mais baixas expectativas de vida são aqueles em que predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas (sujeito), além de dietas de baixo valor nutricional. CORRETA

  • a) Mesmo nos países com as maiores expectativas de vida, observa[m]-se que aqueles que atingem uma idade avançada [SUJEITO] ainda se encontra doente ou hospitalizado nos últimos anos de vida. 

    b) Algumas mudanças na rotina [SUJEITO], como praticar atividade física e controlar a quantidade de sal e açúcar que se consome, pode[m] ter um grande impacto na qualidade de vida na terceira idade. 

    c)De acordo com pesquisas, apenas dois países, Japão e Itália, têm cidades [SUJEITO] consideradas como pertencentes a “zonas azuis”, áreas onde a longevidade, a saúde e a qualidade de vida convergem. 

    d)Apesar do aumento na expectativa de vida e dos avanços da medicina que se nota nas últimas décadas, a qualidade de vida do ser humano e a saúde na terceira idade [SUJEITO] continua[m] em declínio. 

    e) Os locais [SUJEITO] onde se observam as mais baixas expectativas de vida são aqueles em que predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas [SUJEITO], além de dietas de baixo valor nutricional.

     

     

    PGE, você está equivocado na sua LETRA C. Jamais sujeito e verbo podem vir separados por vírgula, portanto, Japão e Itália jamais poderiam ser sujeitos do verbo "TER". Cuidado!

     

    PGE, sua análise da LETRA E também está equivocada. Quem predomina? empregos sedentários e disparidades socioeconômicas.

  • Na letra D creio que o verbo "notar" deveria se flexionar também (notam) ou eu estou equivocada? 

  • Rafael, creio que você esteja equivocado. Na letra "a" o sujeito é oracional (oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito), portanto, o verbo não flexiona (observa-se que). O erro está na expressão "encontra doente ou hospitalizado", a qual deveria ir para o plural, pois deve concordar com "aqueles".

    Quanto a letra "c", creio que o sujeito seja "apenas dois países". "japao e itália" funcionam como aposto e, portanto, devem estar entre vírgulas.

  • Rafael: sua analise quanto as erradas foram, a meu ver, excelentes, tanto é que me esclareci a respeito do meu erro ao marcar a letra B.

     

    Porém ao fazer uma analise mais criteriosa quanto ao sujeito da E, pareceu-me que vc fez uma análise errônea quanto ao sujeito. Observe:

     

    e) Os locais [SUJEITO] onde se observam as mais baixas expectativas de vida são aqueles em que predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas [SUJEITO], além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Mudando para a voz passiva analítica temos: 

    As mais baixas expectativas de vida são observadas em locais onde predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Mudando para a voz passiva sintética temos:

    Observam-se as mais baixas expectativas de vida em locais onde predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Daí a correção ao se flexionar o verbo no plural.

     

    Por exemplo, faremos agora o seguinte: passaremos locais” para o singular:

    >o local onde se observam as mais baixas expectativas de vida é aquele onde predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas, além de dietas de baixo valor comercial.

     

    Mudando para a voz passiva analítica:

    As mais baixas expectativas de vida são observadas em local onde predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Mudando para a voz passiva sintética:

    Observam-se as mais baixas expectativas de vida em local onde predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Agora pra acabar com a dúvida, vamos mudar baixas expectativas de vida para o singular:

    >os locais onde se observa a mais baixa expectativa de vida são aquele onde predominam empregos sedentários e disparidades socioeconômicas, além de dietas de baixo valor comercial.

     

    Mudando para a voz passiva analítica:

    A mais baixa expectativa de vida é observada em locais onde se predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Mudando para a voz passiva sintética:

    Observa-se a mais baixa expectativa de vida em locais onde se predominam empregos sedentários e disparidades econômicas, além de dietas de baixo valor nutricional.

     

    Isso seguindo o conceito de sujeito, que é aquele que pratica, sofre ou pratica e sofre a ação.

     

    Observei isso, um tanto quanto tardio, após assistir um comentário que o Professor Erildo (QCONCURSOS) alerta a respeito desse "shuffling" que a FCC costuma fazer pra fundir a cuca do candidato. Porém é só uma opinião. Se eu estiver errado, me corrijam porque também estou em dúvida. Espero ter ajudado e não confundido!

    Abraços a todos.

  • Isso é o que eu chamo de uma viagem literal na maionese.


ID
5082049
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Infere-se corretamente do texto:

Alternativas
Comentários
  • O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

    gab C

  • O Erro da letra A creio que seja relacionar as infecções com "vacinas". Extrapolou o texto. O texto não cita vacinas. GABARITO: C

ID
5082052
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição... (5º parágrafo)


Sem prejuízo da correção e do sentido, e sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por 

Alternativas
Comentários
  •  No entanto. conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; 

    fonte:dicio

  • ADVERSATIVA: MAS, PORÉM, TODAVIA, NO ENTANTO, CONTUDO, ENTRETANTO, SENÃO...

  • Gabarito D) Como diz o nobre prof. Fernando Pestana: "DECOREM AS CONJUNÇÕES".

    Mas (somente início)

    Porém

    Entretanto

    Todavia

    Não obstante

    Contudo

    Senão

    Mesmo assim

    Apesar disso

    Ainda assim

  • GABARITO LETRA D

    No entanto- conjunção adversativa


ID
5082055
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

... estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável. (1° parágrafo)


Sem prejuízo da correção e da coerência, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por

Alternativas
Comentários
  • ...estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde SE quisermos(EXPRIME UMA CONDIÇÃO) manter um padrão de vida razoável.

    A) CASO queiramos (GABARITO)

  • Conjunções subordinadas condicionais: se, caso, desde que, contanto que.

  • Gabarito: letra "A".

    Apenas complementando: o gabarito não é a letra "D", pois "pelo fato de querermos" introduz uma ideia de causa.

    " ... estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde (consequência) pelo fato de querermos um padrão de vida razoável (causa)".


ID
5082058
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Atente para as afirmações abaixo.


I. Sem prejuízo para a correção, o sinal de dois-pontos pode ser substituído por “visto que”, precedido de vírgula, em: O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. (7° parágrafo)

II. No segmento A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor..., as vírgulas podem ser corretamente substituídas por travessões. (6° parágrafo)

III. Haverá prejuízo para a correção caso uma vírgula seja colocada imediatamente após “alongada” no segmento: Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio... (último parágrafo)


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • na I, o uso dos dois pontos tem a função explicativa, sinônima de "visto que".

    na II, o uso dos travessões no lugar das duas vírgulas também significam explicação.

    na III, não há prejuízo! porque temos outro sujeito depois do E, que no caso é "os sexagenários". então não tem erro nenhum em colocar vírgula quando há outro sujeito na frase.

    gab letra A.

  • Gabarito A)

    I - ":" pode ser substituído pela Conj. Subordinada Causal

    II - Podem ser trocadas entre si " () , - "

    III - Orações Coordenadas diferentes ligadas por Conj. Coord. Aditiva


ID
5082061
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, o verbo que pode ser corretamente flexionado no plural está sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • devemos buscar aquelas chamadas EXPRESSÕES PARTITIVAS!

    e quais são elas?

    a maioria, a metade de, grande parte, mais da metade, boa parte etc!

    olha, a fcc simplesmente AMA essas expressões. ama esse tipo de pergunta.

    quando a gente vai nas alternativas, percebe que a única que tem essa expressão é a letra E:

    metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos...

    pode ficar tanto no singular quanto no plural que não muda, não há erro de concordância. isso se aplica às outras expressões partitivas que citei, e outras que não citei.

    espero ter ajudado!!

    qualquer coisa, podem entrar em contato por mensagem.

  • Falou de flexionar verbo de singular para o plural, automaticamente, devemos procurar termos partitivos, ou seja expressões que podem ter tanto a concordância ideológica - que se dá quando o verbo concorda com a ideia passada na oração, quanto a concordância tradicional - verbo concordando com o sujeito.

    Ex: metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos

    Qualquer erro, me avisem!

  • Gabarito E) já que o verbo: "vai" pode concordar com "metade"; ou "vão" , com "pessoas nascidas"...

  • LETRA A - ERRADO. Não pode flexionar, pois há concordância com o núcleo do sujeito.

    Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos.

    LETRA B - ERRADO. Não pode flexionar, pois há concordância com o núcleo do sujeito.

    Mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde...

    LETRA C - ERRADO. Não pode flexionar, pois há concordância com o núcleo do sujeito.

    Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%...

    LETRA D - ERRADO. Não pode flexionar, pois há concordância com o núcleo do sujeito.

    A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor...

    LETRA E - CERTO. Concordância é opcional com a partitiva ou com o substantivo que acompanha, deve concordar com um ou outro elemento.

    Metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos...

    METADE das pessoas VAI = Aqui nós temos uma concordância sintática com "metade".

    Metade das PESSOAS VÃO = Aqui nós temos uma concordância semântica com "pessoas".

    Bons estudos.

  • errei por causa do metade e na C porque pensei em concordar com o numeral

ID
5082064
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet... (2° parágrafo)


O verbo que, no contexto, exige o mesmo tipo de complemento que o da frase acima está empregado em:

Alternativas
Comentários
  • Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet...

    o que foi publicado? UM ESTUDO!

    devemos buscar nas alternativas um verbo que peça esse complemento, assim como o verbo publicar, que pede um objeto direto.

    de cara já podemos eliminar a D e E, porque têm o verbo SER, que é um verbo de ligação (não tem objeto direto).

    na letra A e C os verbos não trazem consigo um objeto direto, esses dois são verbos intransitivos (tem sentido completo, não pede complemento)! o advérbio confirma isso na letra C, "linearmente" e na A, "de 85 anos", associamos a uma perspectiva temporal.

    sendo assim, é só na letra B que a gente consegue enxergar a estrutura idêntica a do enunciado:

    para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

    acompanha o quê? A INDEPENDÊNCIA FÍSICA!

    espero ter ajudado!!!

    bons estudos! =)

  • Gabarito B, já que tanto "publicaram" quanto "acompanhe" são verbos transitivos diretos, exigindo objeto direto como complemento.

  • Meu entendimento foi o seguinte (ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO):

    "Em 2009(adj adv), pesquisadores(sujeito) publicaram (VTDI) um estudo (OD) na revista Lancet (OI)... "

    Classifiquei o verbo do enunciado como transitivo direto e indireto (quem publica, publica algo em algum lugar)

    A letra B me pareceu a mais compatível com esse raciocínio: "... para que a independência econômica acompanhe (VTDI) a independência física (OD) na aposentadoria (OI)"

    Classifiquei o verbo "acompanhar" como VTDI por imaginar que quem acompanha, acompanha algo/alguém em algum lugar/momento

    OBS: Se alguém discorda é só responder. Estou iniciando os estudos e gostaria de saber se acertei a questão na sorte ou por ter resolvido a questão da maneira adequada kkk


ID
5082067
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão do número, considere o texto abaixo.


   A maioria das pessoas pensa que vai se aposentar cedo e desfrutar da vida, mas um estudo sugere que estamos fadados a nos aposentar cada vez mais tarde se quisermos manter um padrão de vida razoável.

    Em 2009, pesquisadores publicaram um estudo na revista Lancet e afirmaram que metade das pessoas nascidas após o ano 2000 vai viver mais de 100 anos e três quartos vão comemorar seus 75 anos.

   Até 2007 acreditávamos que a expectativa de vida das pessoas não passaria de 85 anos. Foi quando os japoneses ultrapassaram a expectativa para 86 anos. Na verdade, a expectativa de vida nos países desenvolvidos sobe linearmente desde 1840, indicando que ainda não atingimos um limite para o tempo de vida máximo para um ser humano.

   No início do século XX, as melhorias no controle das doenças infecciosas promoveram um aumento na sobrevida dos humanos, principalmente das crianças. E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. Em 1950, a chance de alguém sobreviver dos 80 aos 90 anos era de 10%; atualmente excede os 50%.

   O que agora vai promover uma sobrevida mais longa e com mais qualidade será a mudança de hábitos. A Dinamarca era em 1950 um dos países com a mais longa expectativa de vida. Porém, em 1980 havia despencado para a 20a posição, devido ao tabagismo.

   O controle da ingestão de sal e açúcar, e a redução dos vícios como cigarro e álcool, além de atividade física, vão determinar uma nova onda do aumento de expectativa de vida. A própria qualidade de vida, medida por anos de saúde plena, deve mudar para melhor nas próximas décadas.

   O próximo problema a ser enfrentado é a falta de dinheiro para as últimas décadas de vida: estamos nos aposentando muito cedo e o que juntamos não será o suficiente. Precisamos guardar 10% do salário anual e nos aposentar aos 80 anos para que a independência econômica acompanhe a independência física na aposentadoria.

   Os pesquisadores propõem que a idade de aposentadoria seja alongada e que os sexagenários mudem seu raciocínio: em vez de pensar na aposentadoria, que passem a mirar uma promoção.

(Adaptado de: TUMA, Rogério. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/revista/911/o-contribuinte-secular) 

E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos. (4° parágrafo)


Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será: 

Alternativas
Comentários
  • Os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos.

    Tenha em mente que, na transposição para a voz passiva analítica (sem o -SE), o objeto vira sujeito!

    Ou seja, é só a gente buscá-lo na frase, nesse caso é UM GANHO.

    Um ganho foi promovido pelos avanços da medicina..........

    Não caiamos na pegadinha de pensar que seria "os adultos" :)

    gabarito letra D.

    qualquer erro, avisem-me!

    bons estudos!

  • Gabarito: D

    *Os avanços(Sujeito) ... promoveram(VTD) um ganho(Objeto direto) ... -> Voz Ativa.

    *Um ganho(Sujeito Paciente) foi promovido pelos avanços(Agente da passiva) -> Voz Passiva Analítica.

    *Proveu-se um ganho(Sujeito Paciente) -> Voz Passiva Sintética.

    Obs: Tenho questões como essa em meu caderno de português da FCC, caso queiram, fiquem a vontade.(https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?notebook_ids%5B%5D=2530609)

    Tomara que tenha ajudado. Vamos pra cima !

  • UM GANHO foi promovido. Caí nessa também
  • E, depois da Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina no tratamento das enfermidades cardiovasculares e do câncer promoveram um ganho para os adultos.

    1) Ao fazer esse tipo de questão eu sempre resumo:

    os avanços da medicina promoveram um ganho.

    2) Para resolver a questão é importante saber o tempo verbal para poder aplicá-lo na transformação.

    Promoveram = pretérito perfeito

    3) Achar o sujeito na passiva: Um ganho (sing.)

    4) Então, o verbo estará no 3° do singular

    pretérito perfeito (foi)


ID
5082073
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número1, considere o texto abaixo.


   Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.

   A internet oferece palco político para os mais motivados (e despreparados). Antigamente, o cidadão revoltado podia ter as suas opiniões sobre os assuntos do mundo. Mas, tirando o boteco, ou o bairro, ou até o jornal do bairro, essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

   Hoje, é possível arregimentar dezenas, ou centenas, ou milhares de "seguidores" que rapidamente espalham a mensagem por dezenas, ou centenas, ou milhares de novos "seguidores". Quanto mais radical a mensagem, maior será o sucesso cibernauta.

   Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto.

   A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

(Adaptado de: COUTINHO, João Pereira. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2016/08/1801611)

No texto, o autor

Alternativas
Comentários
  • gab: A

    Critica a forma com que as pessoas atualmente emitem opiniões nas redes sociais, que considera antidemocrática e contrária ao que poderia ser um debate profícuo (proveitoso/frutífero).

    Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto. A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

    A polarização encontra terreno fértil: ausência de criticidade, punjança em extremismos.

    Bons estudos.

  • O examinador tem mania de tentar colocar alguma palavra não muito usual na alternativa correta para reduzir a confiança do examinado, algumas pessoas mesmo sabendo acabam marcando outra ou deixando de marcar pela insegurança, acho isso péssimo pq o examinado está lá para ser avaliado quanto a seus conhecimentos e não a sua confiança.

  • GAB A

    Significado de Ágora

    substantivo feminino Praça pública onde se realizavam as assembleias políticas na Grécia antiga, servia também como templo religioso, sendo decorada com pórticos, estátuas, colunas e pilares. Local em que, nas antigas cidades gregas, se situavam os mercados; mercado.


ID
5082076
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número1, considere o texto abaixo.


   Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.

   A internet oferece palco político para os mais motivados (e despreparados). Antigamente, o cidadão revoltado podia ter as suas opiniões sobre os assuntos do mundo. Mas, tirando o boteco, ou o bairro, ou até o jornal do bairro, essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

   Hoje, é possível arregimentar dezenas, ou centenas, ou milhares de "seguidores" que rapidamente espalham a mensagem por dezenas, ou centenas, ou milhares de novos "seguidores". Quanto mais radical a mensagem, maior será o sucesso cibernauta.

   Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto.

   A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

(Adaptado de: COUTINHO, João Pereira. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2016/08/1801611)

A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas ... (último parágrafo)

O elemento sublinhado na frase acima exerce a mesma função sintática que o sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. Ambas são o sujeito da oração.

    Discussões existem nas redes sociais...

  • Explicação na questão Q711104

  • Pessoal,

    Importantíssimo saber:

    Verbo "Existir" é intransitivo e pessoal, logo não possui objeto, mas possui sujeito

    Verbo "Haver" no sentido de existir é impessoal e transitivo, logo não possui sujeito, mas possui objeto.

    "onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas"

    Perguntamos "o que existem?" e a resposta é "discussões mais flexíveis e pluralistas EXISTEM". Trata-se, portanto, de sujeito posposto.

    Nas alternativas precisamos encontrar o sujeito sublinhado:

    a) "do mundo" é um adjunto adnominal.

    b) "trincheiras" é objeto direto.

    c) "A internet" é o sujeito do verbo oferecer, portanto nosso gabarito!

    d) "no anonimato " é um adjunto adverbial de modo.

    e) "de uma fantasia" é objeto indireto do verbo passar.

    Qualquer incorreção, só avisar!

  • O que colocaram no café que eu bebi agora a pouco?

    Bati o olho e descartei a alternativa C e falei, é o sujeito, daí continuei procurando e chutei qualquer uma, depois que errei foi que olhei e falei, "gente, mas eu estava procurando o sujeito", WTF??


ID
5082079
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número1, considere o texto abaixo.


   Será que a internet está a matar a democracia? Vyacheslav W. Polonski, um acadêmico da Universidade de Oxford, faz essa pergunta na revista Newsweek. E oferece argumentos a respeito que desaguam em águas tenebrosas.

   A internet oferece palco político para os mais motivados (e despreparados). Antigamente, o cidadão revoltado podia ter as suas opiniões sobre os assuntos do mundo. Mas, tirando o boteco, ou o bairro, ou até o jornal do bairro, essas opiniões nasciam e morriam no anonimato.

   Hoje, é possível arregimentar dezenas, ou centenas, ou milhares de "seguidores" que rapidamente espalham a mensagem por dezenas, ou centenas, ou milhares de novos "seguidores". Quanto mais radical a mensagem, maior será o sucesso cibernauta.

   Mas a internet não é apenas um paraíso para os politicamente motivados (e despreparados). Ela tende a radicalizar qualquer opinião sobre qualquer assunto.

   A ideia de que as redes sociais são uma espécie de "ágora moderna", onde existem discussões mais flexíveis e pluralistas, não passa de uma fantasia. A internet não cria debate. Ela cria trincheiras entre exércitos inimigos.

(Adaptado de: COUTINHO, João Pereira. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/joaopereiracoutinho/2016/08/1801611)

Atente para as afirmações abaixo a respeito do 1º  parágrafo do texto.


I. O ponto de interrogação pode ser excluído, sem prejuízo para a correção e o sentido, por se tratar de pergunta retórica.

II. As vírgulas isolam o aposto.

III. Na última frase do parágrafo, o pronome “que” retoma "argumentos".

IV. No contexto, o verbo “desaguar” está empregado em sentido figurado.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • I Suprimindo a interrogação, não temos mais uma frase interrogativa direta, e portanto, altera-se o sentido. Errado.

    II O aposto é uma palavra ou expressão que exerce uma função junto ao substantivo, pronome ou oração. Essa função pode ser explicar, especificar, resumir, comentar ou indicar algo. O aposto explicativo deve ser separado por vírgulas. Certo.

    III O que está desempenhando a função de pronome relativo, e está, portanto, retomando a palavra "Argumentos". DICA: altere o pronome "que" por "o qual" "as quais", se o sentido e a coesão forem preservados, trata-se de um pronome relativo. Certo.

    IV Desaguar está sendo utilizado no sentido conotativo, e portanto, figurado. Certo.

    Qualquer erro, me avisem!

  • III que retoma argumentos: argumentos desaguam em águas tenebrosas; IV "desaguam em águas tenebrosas" - todo esse trecho possui sentido figurado.
  • Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal l para explicá-lo ou especificá-lo melhor.

    São 7 tipos de aposto:

    1Enumerativo; 2)Explicativo; 3)Distributivo;4)Espeicificativo; 5)oracional;6)comparativo;

    -Está entre vírgulas

  • I. A interrogação marca o fim do período. Nesse sentido, a sua supressão acarretaria em prejuízo à correção gramatical do texto, que ficaria sem sentido. (ERRADO) II. Aposto é um termo acessório da oração que executa uma equivalência semântica a fim de explicar, enumerar ou restringir um termo. (CERTO) III. "que" quando puder substituído por "o qual" desempenha a função de pronome relativo. Os pronomes relativos desempenham a função textual de anáfora, isto é, retomam um termo anteposto a ele. "que" retoma argumentos, inclusive a função sintática desse "que" é de sujeito da oração em que está. (CERTO) IV. O sentido utilizado pelo autor é o sentido figurado, também chamado de conotação. (CERTO)
  • B

    II, III e IV.


ID
5082082
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase escrita com correção encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Achei que o "as usem" na alternativa B concordava com "redes sociais". :/

  • Gabarito: letra "C".

    A) Muitos professores se perguntam se a forte presença de jovens nas redes sociais afetam (afeta) os estudos e, consequentemente, o desempenho escolar.

    B) Jovens e redes sociais são praticamente sinônimos: está cada vez mais difícil encontrar algum jovem com acesso à internet que não as usem (use).

    C) O universo virtual, espaço em que se trocam experiências e informações, pode se transformar em um palco para excessos que, às vezes, trazem sérias consequências à vida real.

    D) 50% dos usuários de uma determinada rede social afirmou (afirmaram) em uma pesquisa que se sentem mais tristes que seus amigos, e de fato apresentam sintomas de depressão.

    E) Porque as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, que a (as) utiliza (utilizam) para influenciar causas e tendências, estudos já mapeiam o comportamento do usuário.

  • Acho que o erro da letra D foi ele dar a entender que a expressão partitiva daria para concordar no plural e não dá , pois só tem essa faculdade quando é menos de 2% , ou seja , 1% .
  • Creio que seja a letra C porque "espaço em que se trocam experiências e informações" pode ser colocada em voz passiva, que terá sujeito composto

  • Gabarito letra C

    Achei que a B estava correta, pois entendi que "as usem" remetessem "as redes sociais" e achei que a C estivesse errada, pois havia entendido que "trazem sérias consequências" remetessem ao "Universo virtual", porém parece que não, se alguém puder me explicar pq a B está errada e a C está correta, agradeceria!!!!

    Bons estudos para nós e sigamos firmes!

  • não concordo que a C esteja correto para mim é a B,

    NA QUESTÃO C , HA VIRGULA ENTRE SUJEITO E VERBO


ID
5082085
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número, considere o texto abaixo.


   Em um planeta em aquecimento, o calor se revela uma espécie de nova prova de fogo para os atletas. É o que aponta um estudo inédito produzido pelo Observatório do Clima, que coletou dados de pesquisas sobre o tema ao redor do mundo.

   Nosso corpo funciona de forma diferente de acordo com as mudanças no habitat. Como explica o estudo do Observatório do Clima, a temperatura central do corpo em repouso é de 37 °C e aumenta para 38,5 °C a 75% de esforço durante o exercício. Esse valor não aumenta devido aos mecanismos de termorregulação, sem os quais a temperatura central do organismo subiria 1°C a cada cinco minutos de exercício intenso.

   Nesse sentido, o calor excessivo prejudica o corpo de duas formas: facilitando a desidratação em condições de baixa umidade relativa do ar e impedindo que o corpo dissipe calor em condições de alta umidade relativa. Nos dois casos, no limite o corpo entra em choque, incapaz de regular a temperatura interna, um quadro que pode ser fatal a um atleta.

   Ao levar a um maior desgaste físico dos atletas, o calor também afeta o rendimento, o que torna mais difícil a superação de recordes. Segundo o estudo, na maratona, por exemplo, não há registro de recorde em locais com temperaturas acima de 12 ºC em qualquer trecho dos 42,195 km do percurso oficial da prova olímpica.

(Adaptado de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/aquecimento-global-a-nova-prova-de-fogo-para-o-esporte

A frase a respeito do texto escrita com correção e lógica encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • A) Uma das consequências do calor é(,) ocasionar um maior desgaste físico dos atletas, uma vez que o calor também afeta o rendimento, ele acaba dificultando a superação de recordes.

    B) Conquanto possa causar um maior desgaste físico dos atletas, atribui-se ao calor(,) também(,) a baixa no rendimento(,) ocasionando maior dificuldade na superação de recordes.

    C) Em um planeta em aquecimento, as altas temperaturas se torna(m) um inimigo a ser superado pelos atletas, constituindo-se em uma verdadeira “prova de fogo”.

    D) Durante a prática de exercícios, o calor excessivo pode impedir o corpo de regular sua temperatura interna, cenário que pode vir a causar choque e até mesmo levar um atleta à morte.

    E) Segundo pesquisas sobre os efeitos do aquecimento global sobre os atletas, descobriu-se que em certos esportes olímpicos(,) como a maratona, não existe registros de recorde em temperaturas acima de 12 ºC.

    Resposta: Letra D

    Se houver algum erro, manda mensagem.

    Bons estudos!

  • Eu achei que a D estivesse errada também por causa da dupla virgula.

  • Outro erro da letra B é o uso de CONQUANTO, que é uma conjunção concessiva.

    As conjunções concessivas introduzirem uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da oração principal.

  • O erro da letra E seria a não concordância do termo "existir" com o sujeito. No caso citado, perguntando-se ao verbo: o que existiam? Registros de recorde em temperaturas acima de 12 ºC. (sujeito). E o verbo deve concordar necessariamente com o sujeito, que está no plural.

  • O erro da B está no uso de conquanto: conquanto = embora, apesar de. Conquanto possa causar um maior desgaste físico dos atletas, atribui-se ao calor também a baixa no rendimento, ocasionando maior dificuldade na superação de recordes. Não faz sentido colocar conquanto no início da oração.


ID
5082088
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão de número, considere o texto abaixo.


   Em um planeta em aquecimento, o calor se revela uma espécie de nova prova de fogo para os atletas. É o que aponta um estudo inédito produzido pelo Observatório do Clima, que coletou dados de pesquisas sobre o tema ao redor do mundo.

   Nosso corpo funciona de forma diferente de acordo com as mudanças no habitat. Como explica o estudo do Observatório do Clima, a temperatura central do corpo em repouso é de 37 °C e aumenta para 38,5 °C a 75% de esforço durante o exercício. Esse valor não aumenta devido aos mecanismos de termorregulação, sem os quais a temperatura central do organismo subiria 1°C a cada cinco minutos de exercício intenso.

   Nesse sentido, o calor excessivo prejudica o corpo de duas formas: facilitando a desidratação em condições de baixa umidade relativa do ar e impedindo que o corpo dissipe calor em condições de alta umidade relativa. Nos dois casos, no limite o corpo entra em choque, incapaz de regular a temperatura interna, um quadro que pode ser fatal a um atleta.

   Ao levar a um maior desgaste físico dos atletas, o calor também afeta o rendimento, o que torna mais difícil a superação de recordes. Segundo o estudo, na maratona, por exemplo, não há registro de recorde em locais com temperaturas acima de 12 ºC em qualquer trecho dos 42,195 km do percurso oficial da prova olímpica.

(Adaptado de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/aquecimento-global-a-nova-prova-de-fogo-para-o-esporte

Nosso corpo funciona de forma diferente de acordo com as mudanças no habitat. (2° parágrafo)


Sem prejuízo para a correção e a lógica, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por 

Alternativas
Comentários
  • GAB C - A palavra "Consoante" substitui no sentido de CONFORMIDADE.

  • Gabarito C) São sinônimos: "De acordo com (conformesegundoconsoanteem concordância comem conformidade com)

  • problema que no app não aparece sublinhado algum
  • Consoante “ com “ consoante “ a”
  • Nosso corpo funciona de forma diferente de acordo com as mudanças no habitat. (2° parágrafo)

    Não poderia ser a letra B (devido) nem a letra E (em relação), pois em ambas teria que ser acrescentada a crase em "as mudanças".

    DEVIDO às mudanças

    EM RELAÇÃO às mudanças


ID
5082091
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto são exemplos de esportes de alta resistência praticados ao ar livre.

O calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre.

O calor intenso, em casos extremos, pode até matar.


As frases acima estão articuladas com correção e lógica, e em um único período, em: 

Alternativas
Comentários
  • A) O calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre − o que inclui, por exemplo, futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto − e, em casos extremos, pode até matar. → CORRETO (GABARITO) - mantém a lógica e a correção gramatical.

    B) Na medida que o calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre, como, por exemplo, futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto, em casos extremos pode até matar. → ERRADO, há aqui uso incorreto do conectivo ''na medida que'', não há ideia de proporcionalidade.

    C) Esportes de alta resistência praticados ao ar livre, como é o caso de futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto, são ameaçados pelo calor intenso, onde em casos extremos podem até matar.→ ERRADO, uso incorreto do ''onde'', cadê a ideia de lugar?

    D) Podendo chegar até à matar, o calor intenso ameaça de fato todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre, como: futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto. → ERRADO, uso incorreto de crase. Não se pode utilizar crase antes de verbo.

    E) Sendo o calor intenso uma ameaça real a todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre (incluindo futebol, corridas, ciclismo e natação em mar aberto, por exemplo), que em casos extremos, pode até matar. → ERRADO, não há lógica nessa oração, começa dizendo: que o calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes de alta resistência ao ar livre e faz uma inclusão do nada sobre esportes. Ademais que, não são os esportes que em casos extremos podem até matar, mas sim o calor intenso.

  • O erro da "B" é o conectivo "na medida que", pois o correto seria "na medida em que"(causal), ou "à medida que"(proporcional).

  • gabarito: A

    B) Na medida que o calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes (errado. a conjunção está grafada de maneira incorreta, faltou o "em")

    correção: Na medida em que o calor intenso é uma ameaça real a todo praticante de esportes

    E) que em casos extremos, pode até matar. (errado. vírgula mal empregada, faltou a outra)

    correção: que, em casos extremos, pode até matar.


ID
5082094
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Chamamos ano bissexto àqueles anos em que, em vez dos usuais 365 dias, há 366 dias. Esse dia extra é inserido de tempos em tempos para corrigir nosso calendário em relação à translação da Terra ao redor do Sol. As regras para determinar se um ano será bissexto são as seguintes:


I. O ano é bissexto se for múltiplo de 4.

II. Os anos múltiplos de 100 constituem uma exceção à regra I, ou seja, não são bissextos, apesar de serem múltiplos de 4.

III. Os anos múltiplos de 400 constituem uma exceção à regra II, ou seja, são bissextos, apesar de serem múltiplos de 100.


Dessa forma, segundo as regras expostas, um ano que será bissexto é o 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    É só pegar a a última dica que você já mata, pois, se ela for atendida, todas as outras serão:

    III. Os anos múltiplos de 400 constituem uma exceção à regra II, ou seja, são bissextos, apesar de serem múltiplos de 100.

    Dentre as alternativas, quem é múltiplo de 400, ou seja: Quem, dentre as alternativas, está na tabuada do 400? (lembre-se da tabuada do 4)

    A) 2300. → 23 não está na tabuada do 4, logo não é múltiplo de 400

    B) 2800. → 28 está na tabuada do 4, logo é múltiplo de 400

    C) 2500. → 25 não está na tabuada do 4, logo não é múltiplo de 400

    D) 2100. → 21 não está na tabuada do 4, logo não é múltiplo de 400

    E) 2600. → 26 não está na tabuada do 4, logo não é múltiplo de 400

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • 4 .7 = 28. resto zero.

  • Parabéns, Lucas! simples e direto.

  • 2800, único múltiplo de 400.


ID
5082100
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Aline, Beta, Clara e Débora estão montando um restaurante. Aline investiu, inicialmente, R$ 40.000,00; Beta, R$ 32.000,00; Clara, R$ 48.000,00; Débora, R$ 30.000,00. Ficou decidido que os lucros seriam divididos proporcionalmente às quantias inicialmente investidas.

Assim, se, em determinado mês, o restaurante lucrou R$ 7.500,00, a parte do lucro devida à Beta é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    trata-se de uma questão de proporção, regra de 3, vejamos:

    total investido foi 150 mil, e Beta investiu 32 mil

    se 7500 foi 100% do lucro, entao, pertencerá a Beta:

    150.000 ---- 32.000

    7.500 ---- X

    X = 1.600 de lucro

    Fonte: Aluno Renato do QC

  • Também é possível resolver pelo "Método das Partes"

    Aline investiu 40 mil (40 partes)

    Beta investiu 32 mil (32 partes)

    Clara investiu 48 mil (48 partes)

    Débora investiu 30 mil (30 partes)

    Somadas, o total de partes é 150. Agora, basta

    a) dividir o total de valores pelo total de partes para descobrir quanto vale cada parte:

    R$ 7.500,00 / 150 partes = R$ 50,00 por parte

    b) multiplicar o valor da parte pela quantidade de partes que cada indivíduo possui:

    Aline: 40 partes x R$ 50,00 = R$ 2.000,00

    Beta: 32 partes x R$ 50,00 = R$ 1.600,00 (pedido pelo enunciado)

    Clara: 48 partes x R$ 50,00 = R$ 2.400,00

    Débora: 30 partes x R$ 50,00 = R$ 1.500,00

  • TIRA OS 0 POSSIVEIS

    A = 40

    B = 32

    C = 48

    D = 30

    SOMA TUDO DA 150

    TOTAL/ 150

    K = VALOR TOTAL DIVIDE PELA PARTE OU SOMA DAS PARTES

    K = 7500/150 = 50 Partes

    BETA vai ser 32k = 32 x 50 = 1600


ID
5082109
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distância em linha reta entre as cidades de São Luis (MA) e Codó (MA) é de aproximadamente 220 quilômetros. Em um mapa planimétrico do Estado do Maranhão essa distância corresponde a 2,2 centímetros. A escala desse mapa é de

Alternativas

ID
5082112
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A vegetação tem, na região espectro eletromagnético do visível, um pico de reflectância. Com base nessa afirmação, a faixa do espectro eletromagnético que corresponde a esse pico de reflectância é:

Alternativas

ID
5082115
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um analista de geoprocessamento necessitou, em um projeto, transformar dados vetorizados do Município de Barreirinhas (MA) para valores de pixel. Esta transformação é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Rasterização, é a tarefa de converter uma imagem vetorial (curvas funcionais) em uma imagem raster (pixels ou pontos) para a possível leitura do documento.


ID
5082118
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O satélite SPOT 5 foi lançado ao espaço em 2002 sob a responsabilidade do Centre National d'Etudes Spatiales − CNES da França com um sensor capaz de obter imagens de média resolução espacial. Com relação às suas principais características:

Alternativas

ID
5082121
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A forma e o tamanho de um elipsoide bem como sua posição relativa ao geoide definem o sistema geodésico, também designado por datum geodésico. O datum geodésico pode ser topocêntrico, isto é, o ponto de origem está em um local onde o geoide e o elipsoide se encontram na superfície terrestre ou geocêntrico, onde o ponto de origem coincide com o centro de massa da Terra. A partir dessas informações, é datum topocêntrico:

Alternativas

ID
5082124
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O índice de nomenclatura das cartas do mapeamento sistemático do Brasil pode auxiliar o usuário de produtos cartográficos a identificar uma folha topográfica que faz parte de uma série cartográfica. Além disso, o usuário pode determinar em qual folha está representado um ponto de coordenadas coletadas em campo. O índice de nomenclatura das cartas do mapeamento sistemático do Brasil representada na escala de 1:25.000 é:

Alternativas

ID
5082127
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Satélites que detêm sensores com maior sensibilidade para captar pequenas diferenças de radiação eletromagnética apresentam maior poder de contraste e de discriminação dos alvos nas imagens, isto é, possui uma melhor resolução radiométrica, a qual está associada a quantidade de bits utilizada para cada pixel. O satélite com maior resolução radiométrica é

Alternativas
Comentários
  • Tem uns comentários dos professores que qualquer um aqui faria, falta só falar " Tá certo porque não ta errado"...

  • Tem uns comentários dos professores que qualquer um aqui faria, falta só falar " Tá certo porque não ta errado"...

  • DICA PARA REDAÇÃO KKKK

  • hahahaha esse professor é fera mas essa correção realmente ficou esquisita

  • Concordo com o Caio, o Alexandre é bom mesmo, mas nessa ele vacilou. Geralmente ele dá uma explicada boa.

  • Concordo com o Caio, o Alexandre é bom mesmo, mas nessa ele vacilou. Geralmente ele dá uma explicada boa.

  • Esse Alexandre é muito é ruim, isso sim. Em todas as respostas ele dá uma explicação simplista.

  • CBERS → parceria sino (china) brasileira para fazer monitoramento de cidades e recursos naturais

    → Não tem imagens bem definidas

    YKONOS → Imagens bem nítidas, usada bastante pelo google

    Pra Cima!!!

  • Ikonos: possui alta resolução

    Landsat: uso do solo

    Cbers: meio ambiente

    Spot: vegetação

    EOS: eventos globais


ID
5082130
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um analista de geoprocessamento necessita realizar análises espaciais de proximidade e de vizinhança em um SIG. Para isso, ele deverá utilizar a estrutura

Alternativas

ID
5082133
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Através de um SIG, é possível fazer o monitoramento do avanço de pastagens sobre a Floresta Amazônica. Esse monitoramento é obtido através do formato

Alternativas

ID
5082139
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo Carlos Alberto Steffen do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais − INPE, as imagens construídas com a banda infravermelha podem ter uma quantidade muito maior de informações temáticas que as convencionais (de cores naturais). A imagem produzida desta forma tem as formas e textura esperadas, entretanto, as cores não correspondem à nossa experiência visual e por isso esse tipo de imagem é denominada

Alternativas

ID
5082142
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator − UTM é regido por funções matemáticas que possibilitam a sua representação em um plano bidimensional. Com relação ao sistema de coordenadas UTM,

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. o mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 6° de longitude.

    B) Certa.

    C) Errada. O sistema de coordenadas UTM não assume valores negativos.

    D) Errada. É representado por uma projeção secante e cilíndrica de Mercator.

    E) Errada. É usado preferencialmente entre as latitudes 84°N e 80°S.


ID
5082145
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A utilização de ferramentas computacionais para a análise e modelagem espacial do relevo é comumente realizada por inúmeros pesquisadores no Brasil, especialmente a partir da disponibilização dos dados do radar Shuttle Radar Topography Mission − SRTM, o qual tem por objetivo o fornecimento de informações altimétricas da superfície terrestre. Sobre SRTM, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Os dados referentes à América do Sul foram disponibilizados na resolução espacial de 3 arco de segundo (~ 90 m).

    Fonte: http://lsie.unb.br/ugb/sinageo/7/0399.pdf

    b) Errada. Resolução espacial de 30 m (para os EUA) e 90 m para o resto do mundo (inclusive Brasil).

    c) Errada. LANSAT é um satélite, a missão SRTM foi realizada por radar.

    d) Errada. Os dados são distribuídos em formato raster pelo EROS Data Center.

    e) Certa. O propósito da missão SRTM foi atuar na produção de um banco de dados digitais para todo o planeta, necessários na elaboração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) das terras continentais. Os dados foram produzidos para a região do planeta posicionada entre os paralelos 56ºS e 60ºN.

    Fonte: https://www.embrapa.br/satelites-de-monitoramento/missoes/srtm

    "SRTM successfully collected radar data over 80% of the Earth's land surface between 60° north and 56° south latitude"

    Fonte: https://www.usgs.gov/centers/eros/science/usgs-eros-archive-digital-elevation-shuttle-radar-topography-mission-srtm-non?qt-science_center_objects=0#qt-science_center_objects


ID
5082148
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, isto é, ao geoide, mas a um elipsoide de referência com dimensões específicas. Portanto, é necessário conhecer a diferença entre as superfícies do geoide e do elipsóide, para que se possa obter a altitude acima do nível médio do mar. Desta forma, existe um grande interesse por um modelo de ondulação geoidal brasileiro cada vez mais preciso para aplicações nas áreas de mapeamento e engenharia. O geoide é limitado por uma superfície equipotencial definida

Alternativas

ID
5082151
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As informações produzidas a partir de diferentes tipos de sensores tem sido melhor aproveitadas com o emprego de métodos de Processamento Digital de Imagens − PDI. Um destes métodos é a fusão de imagens que combina imagens de diferentes características espectrais e espaciais para sintetizar uma nova imagem. A fusão de imagens de satélites tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Somar uma ou mais imagens orbitais georreferenciadas, formando assim uma única imagem com todas as informações relevantes de cada espectro.

    A fusão possibilita a integração da resolução espacial da banda pancromática com a melhor resolução espectral das demais bandas, produzindo uma imagem colorida (sintética) que reúne as melhores características de ambas as imagens utilizadas no processo.

    B) Errada. Combinar imagens multiespectrais de alta resolução espectral com imagens pancromáticas de alta resolução espacial.

    No modo pancromático, a captação das imagens é realizada numa única banda espectral (baixa resolução espectral).

    Atualmente, existem inúmeras técnicas de fusão que permitem integrar maior resolução espectral das imagens multiespectrais com a melhor resolução espacial das imagens pancromáticas, gerando uma nova imagem multiespectral com ambas as características. 

    D) Certa. A fusão de imagens de satélite tem a finalidade de obter uma imagem aprimorada, ou seja, com maior resolução espacial, o que possibilita uma melhor discriminação dos alvos da superfície terrestre.

    E) Errada. Construir uma imagem de alta resolução espacial.

    Fonte: Análise das técnicas de fusão de imagens aplicadas ao satélite CBERS-2B (CCD-HRC) Claudinei Rodrigues de Aguiar, Danielli Batistella, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR


ID
5082160
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas aplicações de sensoriamento remoto é recorrente o uso de mosaicos com duas ou mais imagens de satélites, e neste processo, normalmente as imagens tem entre si uma distribuição de brilho variada, devido a serem de datas diferentes, ou mesmo, por sofrerem variações das condições atmosféricas de uma imagem para outra. Nesse caso, para se ter um mosaico com aparência de brilho mais homogênea, é preciso realizar uma transformação nas imagens a fim de resolver as variações de brilho do mosaico. Essa tarefa é denominada de

Alternativas

ID
5082163
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sistema de distribuição de água de um município geralmente é ilustrado por linhas em SIG. Essas linhas são representadas topologicamente como os arcos de um grafo orientado, e os demais componentes estão concentrados em seus nós. Em Geoprocessamento, o serviço de distribuição de água representa um exemplo de tipo de dado denominado

Alternativas
Comentários
  • CLASSES DERIVADAS

    GEOOBJETO: elemento único, atributos não espaciais.

    CADASTRAL: agrupamento de representações geométricas de geoobjetos p/ região geográfica e projeção cartográfica.

     REDE: informações associadas a serviços utilidade pública (água, luz, telefone); redes drenagem (bacias hidrográficas); rodovias (resposta da questão)

    TEMÁTICO: distribuição espacial de uma grandeza geográfica, de forma qualitativa (pedologia e aptidão agrícola)  

    MODELO NUMÉRICO DE TERRENO (MNT): representação quantitativa de grandeza que varia continuamente no espaço (altimetria, teor de minerais, propriedades solo)


ID
5082166
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels vizinhos. Os filtros usados para realçar certas características presentes na imagem, tais como bordas, linhas curvas ou manchas, mas que enfatizam o ruído existente na imagem são do tipo

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Passa-alto: para imagens de satélite -realça os pontos finos da imagem (detalhes suaves da imagem), torna mais nítidas as transições entre regiões diferentesdestaca características como bordas, linhas, curvas e manchas


ID
5082169
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um Modelo Numérico de Terreno − MNT é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre. Com relação ao MNT,

Alternativas

ID
5082172
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os interpoladores para geração de grades regulares:

Alternativas

ID
5082175
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O sistema de coordenadas Universal Transversa de Mercator − UTM é uma das mais utilizadas no mundo para trabalhos científicos. O Brasil apresenta oito Zonas UTM, sendo que o Meridiano Central de cada Zona UTM é representado por linha imaginária que divide a Zona UTM ao meio. As Zonas UTM que cobrem o território do Estado do Maranhão e seus respectivos Meridianos Centrais são:

Alternativas

ID
5082178
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O satélite IKONOS foi lançado em setembro de 1999 com um sensor capaz de obter imagens de alta resolução espacial. Dentre as suas principais características:

Alternativas
Comentários
  • A e C) Erradas. O sensor do SPOT tinha habilidade em realizar visadas inclinadas e laterais para obtenção de imagens de forma mais ágil e também gerar pares estereoscópicos.

    B) Errada. A resolução radiométrica é de 11 bits (o CBERS3 é que tem 10 bits).

    D) Certa. O SPOT possuía maior resolução espacial que o CBERS.

    E) Errada. Operou nas faixas da do visível e infravermelho próximo. Operam na faixa espectral do infravermelho termal = CBERS, LANDSAT8

    Fonte: Portal Embrapa

  • ESSA FOI NA GAVETA!


ID
5082181
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Geodatabase é um banco de dados que armazena informações espaciais e de atributos. As informações espaciais e de atributos podem ser relacionadas por meio de identificadores comuns chamados de

Alternativas

ID
5082184
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os mapas são divididos em 3 tipos de documentos: topográfico, temático e especial. É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A. Errada. Os mapas temáticos não se restringem à saúde.

    B. Errada. Cartas topográficas, ao contrário dos mapas, que representam certas porções bem definidas do espaço terrestre, cujos limites são físicos ou políticos; os limites de uma carta topográfica são matemáticos.

    D. Errada. Mapas especiais são mapas mais específicos ou técnicos e não de diversas aplicações simultaneamente.

    E. Errada. A união de um mapa base com um tema gera um mapa temático.


ID
5082187
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mosaicos, fotocartas e cartas imagens, embora possuindo uma legenda, a exemplo dos outros documentos cartográficos, não explicitam com o mesmo detalhe dos mapas de linhas os alvos imageados, daí a importância de se estabelecer convenções para serem utilizadas na cartografia e facilitar a leitura de qualquer pessoa. Com base nas convenções cartográficas básicas, é correto afirmar:

Alternativas

ID
5082193
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Instantaneous Field of View − IFOV é uma propriedade da

Alternativas

ID
5082196
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os métodos de classificação digital de imagens em sensoriamento remoto:

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. O classificador ISODATA é um método de classificação NÃO supervisionada.

    b) Errada. A classificação NÃO supervisionada requer pouca ou nenhuma participação do analista no processo de classificação da imagem.

    d) Errada. O classificador supervisionado paralelepípedo tem esse nome porque em um espaço de dados bidimensional (duas bandas), os valores dos pixels de cada classe de treinamento são estimados por um limite superior e um limite inferior de valores digitais, que são identificados como as dimensões das bordas do paralelepípedo.

    e) Errada. O classificador por máxima verossimilhança (MaxVer) considera a ponderação das distâncias entre as medianas dos níveis digitais das classes, utilizando parâmetros estatísticos.


ID
5082199
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Sistema de Informação Geográfica − SIG é uma ferramenta que vem sendo utilizada cada vez mais pelos órgãos públicos e privados, pois permitem trabalhar as informações de forma sistemática e auxiliam na gestão e tomada de decisão, porém NÃO é capaz de

Alternativas
Comentários
  • gabarito: B

    Batimetria é um levantamento batimétrico relacionado às medições de profundidade de uma determinada massa de água (mares, rios e lagos). O termo Batimetria vem do grego Bathus que significa profundo, e Metron que significa medida. É a topografia do mundo submerso


ID
5082202
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre arquivos Vetoriais, considere as afirmações abaixo.


I. preserva relacionamentos topológicos.

II. não perdem qualidade ao serem ampliados.

III. não apresenta eficiência de armazenamento quando comparado a arquivos matriciais.

IV. é indicado para estudo de redes espaciais.


Esta correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO, PERDE SIM QUALIDADE QUANTO APLIAR...

    II. não perdem qualidade ao serem ampliados.???????

  • gabarito letra B

    Desenho vetorial: que se baseia em vetores matemáticos;

    Raster: que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;

    sobre os vetores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vetorial é a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente.

    resumindo, o raster é a foto JPGE que vc tira no seu celular, quando vc dá zoom na foto aparece aqueles quadradinhos (são os pixels)

    já no vetor vc pode aplicar o quanto quiser que vc não vai ver esses "quadradinhos"

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/


ID
5082205
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um especialista em geoprocessamento foi contratado para trabalhar com o software ArcGIS 10.1 em um projeto de mapeamento de Áreas de Preservação Permanente − APP’s ao longo dos cursos de água do Estado do Maranhão. Para isso, ele utilizou uma ferramenta do ArcGIS 10.1 para gerar automaticamente a APP ao longo do curso de água de um rio pequeno. Essa ferramenta é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta Criar Buffers cria áreas ao redor das feições de ponto, linha ou área de entrada para uma distância especificada.

    Fonte: https://enterprise.arcgis.com/pt-br/portal/latest/use/create-buffers.htm


ID
5082208
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em uma atividade de mapeamento de um parque público com imagens do satélite LANDSAT 7 com resolução espacial de 30 metros, verificou-se que a área do parque equivale a 5 pixels, ou seja, em m², é igual a

Alternativas
Comentários
  • 30.30 = 900m (30 metros quadrados)

    900 * 5 =4500

    alguém pra resolver ? kkkk

    cheguei assim na resposta

  • A resolução espacial é o nível de detalhamento de uma imagem. Se sua resolução espacial é de 30m, significa que seus pixels são de 30x30. Se o parque equivale a 5 pixels, temos 30x30x5 = 4500m²

  • gabarito letra A

    As imagens de sensores remotos possuem estrutura matricial, onde seu elemento principal é denominado pixel. A resolução espacial de uma imagem refere-se ao tamanho que este pixel representa na realidade.

    Para um mesmo sensor remoto, cada pixel representa sempre uma mesma área com as mesmas dimensões na superfície da Terra.

    Quanto menor for o tamanho real deste pixel, maior será a resolução espacial desta imagem, o que significa que maior será a capacidade de registrar objetos dispostos na superfície terrestre.

    ou seja, se o pixel equivale a 30m, temos em M² = 30*30 = 900M por pixel

    900*5 pixels dá como resultado 4500m²

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/


ID
5082214
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Sobre o regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos no Estado do Maranhão:

Alternativas
Comentários
  • Fonte: PDF Estratégia Concursos.

  • Fonte: PDF Estratégia Concursos.

  • Fonte: PDF Estratégia Concursos.


ID
5082217
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Um Estudo de Impacto Ambiental − EIA deve levar em consideração os seguintes critérios, conforme estabelece o Decreto nº 13.494/1993:


I. O potencial de impacto das ações a serem levadas a efeito nas diversas fases de realização do empreendimento, em geral definido pelo tipo ou gênero da atividade.

II. O porte do empreendimento, que poderá ser caracterizado pela área de implantação, a extensão, o custo financeiro, a intensidade de utilização dos recursos ambientais.

III. Os objetivos e as justificativas do projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais e os programas governamentais.

IV. A situação da qualidade ambiental da provável área de influência, determinada por sua fragilidade ambiental, seu grau de saturação em relação a um ou mais poluentes e seu estágio de degradação.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LEI DO MARANHAO

    Art. 25 – Para fins de elaboração do EIA/RIMA será levada em consideração a complexidade de cada tipo de obra ou atividade assemelhada ou conexa, observando-se os seguintes critérios:

    I – o potencial de impacto das ações a serem levadas a efeitos nas diversas fases de realização do empreendimento, em geral definido pelo tipo ou gênero da atividade;

    II – o porte do empreendimento, que poderá ser caracterizado pela área de implantação, a extensão, o custo financeiro, a intensidade de utilização dos recursos ambientais;

    III – a situação da qualidade ambiental da provável área de influência, determinada por sua fragilidade ambiental, seu grau de saturação em relação a um ou mais poluentes e seu estágio de degradação.

  • lei do maranhãoooo...


ID
5082220
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Para a execução da Política Estadual de Educação Ambiental no Estado do Maranhão, a Lei nº 9.279/2010 estabelece as seguintes competências:

Alternativas
Comentários
  • A letra D esta realmente correta, mas o artigo 49 do CPP, é a melhor justificativa "A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá."

  • A letra D esta realmente correta, mas o artigo 49 do CPP, é a melhor justificativa "A renúncia ao exercício do direito de queixa, em relação a um dos autores do crime, a todos se estenderá."


ID
5082223
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

O Estado do Maranhão autoriza a exploração florestal em seu território, mediante as seguintes condições e exigências:

Alternativas

ID
5082226
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com o que dispõe a lei que instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza do Maranhão:

Alternativas