SóProvas



Prova FCC - 2018 - SEC-BA - Coordenador Pedagógico


ID
3078580
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.


Chamado de tecnicismo esse pensamento está presente no pensamento pedagógico brasileiro e nas políticas públicas de educação no período entre

Alternativas
Comentários
  • 1969 e 1980.

  • Vale lembrar da LDB 5692/71 que possuía profundo caráter tecnicista.

  • Só lembrar do período da Ditadura.

  • Tecnicismo está relacionado ao período da Ditadura Militar. Ainda assim, questões que remetem à data são perigosas. Por isso, a importância de saber o contexto dos acontecimentos e associá-los é algo que salva a nossa vida na hora da prova.

  • No Brasil, embora tenha iniciado ainda na década de 1950, a introdução mais efetiva da pedagogia tecnicista ocorreu no final da década de 1960 (estendendo-se até o início dos anos 1980) com o propósito de adequar o sistema educacional (fortemente influenciado pelo movimento escolanovista) à orientação político-econômica do regime militar (modelo de racionalização do sistema de produção capitalista).

    GABARITO: alternativa “E”


ID
3078586
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

O trabalho como princípio educativo nos termos das Diretrizes Curriculares Nacionais é a base para a organização e desenvolvimento curricular, especialmente no Ensino Médio, e significa

Alternativas

ID
3078589
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A obrigatoriedade de um Plano Nacional de Educação de duração decenal foi introduzida na Constituição Federal, em 2009, pela Emenda Constitucional 59, com o objetivo de articular o Sistema Nacional de Educação. No âmbito dessa legislação, o Sistema Nacional de Educação é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • GAB: C

    O Sistema Nacional de Educação (SNE) deve instituir a colaboração entre os níveis de governo, facilitando o combate às desigualdades existentes na Educação brasileira.

  • Resposta: C

    Organiza e distribui as funções entre as três esferas de governo estabelecendo COMO esses devem trabalhar juntos pela educação. Atualmente ainda não foi criado o SNE, sua formulação ainda está em debate, pois há uma previsão na Constituição da criação de uma lei para sua implementação e no PNE existe a meta que o mesmo deveria ter sido criado até 2016.

  • O Sistema Nacional de Educação, ou SNE, não é a mesma coisa que um sistema educacional. Enquanto um  diz respeito à organização do ensino no País (conteúdos, etapas de formação, etc.), o sistema nacional organiza as responsabilidades pela Educação de todo o país.

    Ou seja, organiza e distribui as funções entre os Municípios, Estados e a União. Mas vai além disso: o SNE tem também a função de determinar como essas  devem trabalhar juntas pela Educação brasileira.

    Atualmente, não há um sistema nacional que coordene e distribua as responsabilidades pela Educação brasileira, mas isso não significa que sua criação não seja debatida. Na Constituição Federal de 1988, por exemplo, há a previsão de uma lei complementar para garantir o estabelecimento desse sistema.

    Levando isso em conta, o SNE está previsto também no  – lei que apresenta um norte para a Educação nacional, como uma bússola, e estabelece metas nessa área para serem atingidas no período de dez anos.

    O Artigo 13° da lei que instituiu o PNE indica que o Sistema Nacional de Educação deveria ter sido criado até 2016. Porém, isso não aconteceu até hoje. Os desafios da sobreposição de funções, por outro lado, persistem. Assim, o SNE continua sendo uma discussão relevante para o País, acumulando muitos anos de debate

    https://todospelaeducacao.org.br/noticias/O-que-e-um-sistema-nacional-de-Educacao/


ID
3078592
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A interdisciplinaridade e a contextualização no Ensino Médio devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, propiciando a interlocução entre os saberes e os diferentes campos do conhecimento. Um dos motivos que justifica essa orientação é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


ID
3078595
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

As Orientações Curriculares para o Ensino Médio do Estado da Bahia apresentam os elementos que são essenciais para o desenvolvimento da interdisciplinaridade enfatizando duas possibilidades práticas de exercício dessa interdisciplinaridade. São elas:

Alternativas
Comentários
  • a orgaganização do curriculo num contexto integrado


ID
3078598
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O paradigma da supralegalidade como norma constitucional para os tratados dos direitos humanos, no caso brasileiro, refere-se a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • A Emenda Constitucional 45 de 2004, ao inserir um terceiro parágrafo ao artigo quinto, trouxe a possibilidade de um tratado, que verse sobre matéria de direitos humanos, ter equivalência de emenda constitucional, desde que seja aprovado “em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros”.

    Devemos levar em conta é o fato de que o legislador constitucional optar por considerar que o TDH, após ratificação com rito especial, tenham equivalência de emenda constitucional. O que significa que não se trata de uma emenda constitucional, mas que tem tal obdiência à constituição.

  • Eles são SUPRALEGAIS (ACIMA DA LEI) e INFRACONSTITUCIONAIS (ABAIXO DA C.F)


ID
3078601
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

A educação inclusiva é, por princípio, voltada para todos; se alguns indivíduos (pais, professores, funcionários, alunos, gestores) têm preconceitos contra determinada minoria, consequentemente são contrários ao princípio básico da inclusão escolar.


Se o preconceito é uma atitude e as atitudes − principalmente as do professor e de gestores na escola – são importantes para que a educação inclusiva ocorra, é correto considerar o preconceito

Alternativas
Comentários
  • A

    um dos obstáculos à implementação da educação inclusiva.


ID
3078604
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Etnoeducacionais são territórios

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    em que as terras indígenas, mesmo que descontínuas, são ocupadas por povos indígenas que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados.

    Nossa dedicação nos levará a vitória!

  • O TEE foi pensado como um espaço de articulação das políticas públicas voltadas à Educação Escolar Indígena, envolvendo seus diferentes atores e agentes (MEC, FUNAI, estados, municípios, Universidades, Institutos Federais, ONGs) na discussão e planejamento conjunto das ações.

     

    O Decreto 6.861, de 2009, que institui a organização da Educação Escolar Indígena em territórios etnoeducacionais, define que:

     

    "Cada território etnoeducacional compreenderá, independentemente da divisão político-administrativa do País, as terras indígenas, mesmo que descontínuas, ocupadas por povos indígenas que mantêm relações intersocietárias caracterizadas por raízes sociais e históricas, relações políticas e econômicas, filiações linguísticas, valores e práticas culturais compartilhados."

  • E

    compreendidos na divisão administrativa territorial das superintendências de educação estadual e estejam em áreas de difícil acesso que impeçam a frequência das crianças nas escolas da comunidade.


ID
3078610
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme o Art. 286 da Constituição do Estado da Bahia, a prática do racismo constitui

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Pra quem ta pegando seguro nos estudos. Ta expresso na Constituição Federal. Art. 5° XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;.

  • CAPÍTULO DO NEGRO

    Art. 286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

    #PMBA2020

    RUMO À CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

  • Conforme o Art. 286 da Constituição do Estado da Bahia, a prática do racismo constitui

    contravenção penal punida nos termos da lei, incluído o preconceito de raça, de cor, sexo ou de estado civil.

    crime, punido com prisão simples, de 3 meses a 1 ano, e multa de 1 a 3 vezes o maior valor de referência (MVR).

    falta grave quando cometida por funcionário ou servidor público, cabendo demissão sumária ou exoneração ex-officio.

    crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da Constituição Federal.

    C.F. – Dos Direitos e Garantias Fundamentais

    5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade, nos termos seguintes:

    (...)

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    (...)

    C.B. – Capítulo XXIII

    Do Negro

    286 - A sociedade baiana é cultural e historicamente marcada pela presença da comunidade afro-brasileira, constituindo a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível, sujeito a pena de reclusão, nos termos da CF.

    (...)

    violência que caracteriza infração dos direitos humanos (extrapola pedido na assertiva) e dos direitos e liberdades constitucionais.


ID
3078613
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos e que todas as pessoas são iguais perante a lei e têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação e contra qualquer incitamento à discriminação, relativamente às atribuições das escolas, quanto a concretizar os preceitos legais e as recomendações para a superação da discriminação racial em seu cotidiano, é correto afirmar que a escola deve 

Alternativas

ID
3078616
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

(...) todos os preconceitos e discriminações que permeiam a sociedade brasileira são encontrados na escola, cujo papel deve ser o de preparar futuros cidadãos para a diversidade, lutando contra todo o tipo de preconceito.


Para conduzir ações relativas à educação étnico-racial na escola, um dos princípios explicitados nas Diretrizes Curriculares Nacionais é o de Ações Educativas de Combate ao Racismo e às Discriminações. Tendo em vista as atribuições do coordenador pedagógico quanto a otimizar as relações interpessoais na comunidade escolar, segundo as diretrizes, este princípio encaminha para:


I. a instituição de ouvidoria na escola para receber denúncias anônimas sobre acontecimentos que sugerem práticas racistas ou discriminatórias na escola e correspondente tratamento ao currículo, adequando-o com conteúdos que melhor produzam a adaptação e convivência respeitosa entre negros e não negros, utilizando as aulas de História para tal finalidade em toda a educação básica.

II. a conexão dos objetivos, estratégias de ensino e atividades com a experiência de vida dos alunos e professores, valorizando aprendizagens vinculadas às suas relações com pessoas negras, brancas, mestiças, assim como as vinculadas às relações entre negros, indígenas e brancos no conjunto da sociedade.

III. a construção de condições para professores e alunos pensarem, decidirem e agirem, assumindo responsabilidade por relações étnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações, valorizando os contrastes das diferenças.

IV. o cuidado para que se dê um sentido construtivo à participação dos diferentes grupos sociais, étnico-raciais, na construção da nação brasileira, aos elos culturais e históricos entre diferentes grupos étnico-raciais, estimulando a participação de grupos do Movimento Negro e de grupos culturais negros, bem como da comunidade na elaboração de projetos político-pedagógicos.

V. o estabelecimento de regras de convívio civilizadas a serem introduzidas no regimento escolar e de um plano de pacificação entre professores e estudantes com o desenvolvimento de estratégias de mediação de conflitos voltados para naturalizar as especificidades étnico-raciais construindo uma cultura de paz e harmonia na escola.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • B

    II, III e IV.


ID
3078619
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Art. 10 da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher trata da esfera da educação e estabelece que para eliminar a discriminação contra a mulher e assegurar-lhe igualdade de direitos com o homem e condições de igualdade entre homens e mulheres, nessa esfera, considere:


I. As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas.

II. Igualdade de acesso aos estudos assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional.

III. Acesso a currículos e exames especiais, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade.

IV. Prioridade de oportunidades para acesso aos programas de educação supletiva, incluídos os programas de alfabetização funcional e de adultos.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A

    I. As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas.

    Artigo 10

    a) As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas; essa igualdade deverá ser assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional;

    ____________________________________________________________

    II. Igualdade de acesso aos estudos assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional.

    Artigo 10

    a) As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas; essa igualdade deverá ser assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional;

    _____________________________________________________________

    III. Acesso a currículos e exames especiais, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade.

    Artigo 10

    b) Acesso aos mesmos currículos e mesmos exames, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade;

    ____________________________________________________________

    IV. Prioridade de oportunidades para acesso aos programas de educação supletiva, incluídos os programas de alfabetização funcional e de adultos.

    Artigo 10

     e) As mesmas oportunidades de acesso aos programas de educação supletiva, incluídos os programas de alfabetização funcional e de adultos, com vistas a reduzir, com a maior brevidade possível, a diferença de conhecimentos existentes entre o homem e a mulher;

    _____________________________________________________________

  • Assertiva A

    I. As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas.

    II. Igualdade de acesso aos estudos assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional.

  • Assertiva A

    I. As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas.

    II. Igualdade de acesso aos estudos assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional.

  • Vamos analisar as afirmativas:

    - Afirmativa I: correta. Este direito está previsto no art. 10 da Convenção. Observe:

    "Os Estados-Partes adotarão todas as medidas apropriadas para eliminar a discriminação contra a mulher, a fim de assegurar-lhe a igualdade de direitos com o homem na esfera da educação e em particular para assegurarem condições de igualdade entre homens e mulheres:
    a) As mesmas condições de orientação em matéria de carreiras e capacitação profissional, acesso aos estudos e obtenção de diplomas nas instituições de ensino de todas as categorias, tanto em zonas rurais como urbanas; essa igualdade deverá ser assegurada na educação pré-escolar, geral, técnica e profissional, incluída a educação técnica superior, assim como todos os tipos de capacitação profissional;
    [...]"

    - Afirmativa II: correta. Este direito também está previsto no art. 10 da Convenção, na mesma alínea "a" (reproduzida acima).

    - Afirmativa III: errada. Nos termos do art. 10, devem ser assegurados às mulheres o acesso aos mesmos currículos e mesmos exames, pessoal docente do mesmo nível profissional, instalações e material escolar da mesma qualidade. 

    - Afirmativa IV: errada. De acordo com o art. 10, devem ser asseguradas às mulheres "as mesmas oportunidades de acesso aos programas de educação supletiva, incluídos os programas de alfabetização funcional e de adultos [...]"



    Considerando que as afirmativas I e II estão corretas, a resposta da questão é a letra A. 


    Gabarito: a resposta é a LETRA A. 


ID
3078622
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São Metas do Plano Estadual de Educação da Bahia 2016/2016 (Lei n° 13.559/2016):


I. Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 06 a 14 anos e garantir que, pelo menos, 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PEE-BA.

II. Universalizar o atendimento pré-escolar para as crianças de 04 a 05 anos de idade, por meio de criação da rede escolar estadual de educação infantil, nos termos da Emenda Constitucional Federal n° 59, de 11 de novembro de 2009, e estimular a ampliação da oferta de Educação à Distância no Ensino Médio.

III. Expandir gradativamente o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do PEE-BA, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.

IV. Mobilizar esforços para alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental e priorizar a reclassificação desde o primeiro ano como medida preventiva ao insucesso escolar.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
3078625
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) têm por objetivo fundamental

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como para as modalidades de educação com que podem se apresentar.

  • Lei 9.394/1996: Art. 26. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.           


ID
3078628
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 2015, a LDB incluiu, entre as finalidades do ensino superior, sua atuação em favor da educação básica por meio da formação de profissionais, realização de pesquisas e desenvolvimento de ações de aproximação entre os dois níveis escolares. A experiência no Sul da Bahia, desenvolvida pela Universidade Federal, em cooperação com a Secretaria de Estado da Educação da Bahia, articula a formação interdisciplinar de professores em estreita relação com a educação básica média. Essa cooperação ocorre na estrutura

Alternativas
Comentários
  • Letra -E

    Dos Complexos Integrados de Educação CIEs e dos Colégios Universitários CUnes que funcionam conjuntamente.


ID
3078631
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Licenciaturas interdisciplinares são cursos de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C


ID
3078634
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica elencam um conjunto de princípios que devem ser observados na formação e no preparo dos profissionais que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação, entre eles, aquele referente ao princípio da “pesquisa”, com foco central

Alternativas
Comentários
  • A

    no processo de ensino e de aprendizagem, uma vez que ensinar requer, tanto dispor de conhecimentos e mobilizá-los para a ação, como compreender o processo de construção do conhecimento.


ID
3078637
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No início de 2018, a secretaria de uma escola estadual de Ensino Fundamental recebeu um pedido de matrícula para rapaz de 16 anos que apresentou histórico escolar de outra cidade, onde cursou até o 6° ano. Sem ter certeza se poderiam ou não matricular o adolescente em razão da idade, a secretária pediu à mãe que voltasse mais tarde.

Nesse caso, e de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a escola deve

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → seguindo a legislação vigente, a LDB (9394/96) explana que:

    >>> Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    § 2º O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto nesta Lei.

    >>> ou seja, proceder com a matrícula e posteriormente realizar a avaliação para reclassificá-lo;

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Eu apoio o Arthur Carvalho, melhor e mais rápido que assistir os vídeos dos professores do QC ...
  • Estranho. A alternativa A não contraria em nada o que diz a LDB. Já a reclassificação eu entendo que seria para alunos ainda com idade para a etapa (menos de 15 ou menos de 18) ART. 37 A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • Não entendi o erro da alternativa a). A própria LDB informa que para o ensino fundamental no EJA a idade mínima para ingressar no ensino fundamental ( os dois seguimentos ) será de 15 anos completos.

    Lei: Art. 27. Obedecidos o disposto no art. 4º, incisos I e VII, da Lei nº 9.394/1996 e a regra da prioridade para o atendimento da escolarização obrigatória, será considerada a idade mínima de 15 (quinze) anos completos para o ingresso nos cursos da EJA e para a realização de exames de conclusão da EJA do Ensino Fundamental (1º e 2º segmento).

    Não vejo o porquê da escola não poder aconselhar sobre.


ID
3078640
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educação Escolar Quilombola é a modalidade de educação que compreende:

Alternativas
Comentários
  • as escolas quilombolas e as escolas que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas.


ID
3078643
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 2008, tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Após a promulgação da Lei n° 13.415/ 2017, esse estudo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? segundo a LDB (9394/96):

    >>> Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        

    § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.                

    § 2º Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.                   


ID
3078646
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os objetivos da avaliação, nos termos da Portaria SEC n° 6.562 de 2016 são:


I. Realizar o diagnóstico das aprendizagens.

II. Treinar os estudantes para as avaliações externas.

III. Realizar o acompanhamento das aprendizagens.

IV. Subsidiar o (re) planejamento da prática pedagógica.

V. Maximizar o aproveitamento escolar.

VI. Ranquear as notas dos estudantes da escola.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
3078649
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a sistemática de avaliação prevista na Portaria SEC n° 6.562/2016 é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Ao longo das unidades letivas estão previstas obrigatoriamente no mínimo 3 atividades avaliativas

  • A questão INCORRETA é a letra C.

    PORTARIA Nº 6562/2016  - DA PROGRESSÃO :

    Art. 11. Todos os estudantes que não conseguirem aprovação, em até três (3) componentes curriculares, poderão ser matriculados no ano/série seguinte dando continuidade a sua escolarização, exceto os estudantes da 8ª série/ 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. 

  • Essa questão já deveria ter sido anulada.


ID
3078652
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Reorganização Curricular das Escolas da Educação Básica da Rede Pública Estadual da Bahia estabeleceu o currículo referenciado. No âmbito da reorganização entende-se por currículo referenciado aquele que

Alternativas
Comentários
  • Currículo Referenciado- referência de sistema BNCC

    Gabarito: Letra B

  • DCN's para a Educação Básica.

    Art. 15. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola.

    Letra B


ID
3078655
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A composição da jornada de trabalho do professor da rede estadual, em efetiva regência de classe envolve, além das aulas, a participação nas Atividades Complementares com o objetivo de promover o trabalho coletivo e por área, destinada à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada Unidade Escolar. Desse modo, a participação nas Atividades Complementares é

Alternativas
Comentários
  • Atividades complementares é obrigatória a todos professores e determinada pelas DRES.

    GABARITO: letra E


ID
3078658
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

O planejamento escolar constitui-se anualmente em um ato que inaugura o trabalho de professores, especialistas e da comunidade de modo geral. Diferentemente do planejamento cotidiano das aulas feitas pelos professores, a jornada pedagógica anual é um espaço

Alternativas
Comentários
  • A

    coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo ancorado em objetivos e metas da escola e do sistema de ensino, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.


ID
3078661
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir da definição estabelecida no Estatuto da Igualdade Racial, a diferença entre a desigualdade racial e a desigualdade de gênero e raça está em que

Alternativas
Comentários
  • ESSA QUESTÃO TÁ COM O GABARITO ERRADO..

    Parágrafo único. Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada;

    II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

    VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

    FONTE: PLANALTO

  • GABARITO ERRADO!!!

    O GAB CERTO É A LETRA E

    POIS ATÉ A QUESTÃO FALA: DIFERENÇA ENTRE DESIGUALDADE RACIAL E desigualdade de gênero e raça, ONDE O GÊNERO SERIA A MULHER NEGRA

  • Essa questão foi anulada.

    A resposta "B" não fala nada sobre o gênero

    e a "E" não fala nada sobre a raça, logo, nenhuma está completa...


ID
3078664
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No âmbito da Lei n° 7.716/1989, recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é caracterizado crime cuja pena é

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

    Pena: reclusão de três a cinco anos.

    Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).

  • ART. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

    Pena: reclusão de três a cinco anos.

    Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).

  • gab e!

    única majorante da lei:

    Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

    Pena: reclusão de três a cinco anos.

    Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço)

  • Dessa forma sim! pode cobrar pena. porque claramente percebe-se que não envolverá sorte e sim prova de dedicação aos estudos para quem acertar.

  • Gab E

    Extratos da lei 7.716 sobre crimes de preconceito > R C E R PN

    STF no ADO 26/DF entendeu que diante da omissão do legislador em tipificar as referidas condutas de preconceito contra homossexuais, configura-se nos termos do art.20;

    STJ entende que, quando tratar-se de crime de racismo por meio de rede social e/ou internet consuma-se o delito onde as manifestações foram enviadas, não onde vítima tomou conhecimento; (diferente no caso da LMP que é do local onde a vítima toma conhecimento)

    Agravamento da pena única possibilidade é em relação a recusa de aluno menor de 18 anos em estabelecimento de ensino;

    Princípio da consunção absorve o crime de preconceito quando for motivação em crimes de homicídio;

    Bons estudos!

  • GABARITO - E

    Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

     

    Pena: reclusão de três a cinco anos.

     

    Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço)

    OBS: Nessa lei a Perda do cargo não é automática.

    Bons estudos!

     

  • Aumento de pena

    Art. 6º

    + 1/3 se praticado contra menor de 18 anos

  • Meu raciocínio: aqui, ainda que não se soubesse com exatidão a pena para o crime, bastava ter em mente a gravidade do delito e observar a alternativa que com ele guardasse a devida proporcionalidade. Sob esse critério, desconsiderei as alternativas que me pareceram mais brandas e me restaram letras D e E. Só que perda do cargo não é pena, é efeito da condenação, certo? Descartei letra D também. Resposta, portanto: letra E.

  • A questão versa sobre os crimes resultantes de preconceito ou discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional – Lei n° 7.716/1989. O enunciado narra uma das condutas típicas previstas no aludido diploma legal, determinando seja identificada a pena respectiva. A conduta narrada está prevista no artigo 6º da Lei nº 7.716/1989 e sujeita à pena de reclusão, de três a cinco anos. O parágrafo único do referido dispositivo legal prevê aumento de pena de 1/3 (um terço) para a hipótese de ser o crime praticado contra menor de dezoito anos.  Com isso, constata-se que a alternativa correta é a letra E, sendo desnecessário comentar as demais proposições, as quais não espelham os termos da lei.

     

    Gabarito do Professor: Letra E

  • Embora na lei esteja previsto que a pena é Agravada em 1/3, o que ocorre, na verdade, é um aumento de pena, incidindo na 3ª fase da dosimetria da pena.

  • CITOU MENOR DE IDADE!!!

    LÁ VEM AUMENTO DE PENA!

    GB\ E

  • Art. 6º Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado de qualquer grau.

    Pena: reclusão de três a cinco anos.

    Parágrafo único. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena é agravada de 1/3 (um terço).


ID
3078667
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre 1995 e 2015, duplica-se a população adulta branca com 12 anos ou mais de estudo, de 12,5% para 25,9%. No mesmo período, a população negra com 12 anos ou mais de estudo passa de inacreditáveis 3,3% para 12%, um aumento de quase 4 vezes, mas que não esconde que a população negra chega somente agora ao patamar de vinte anos atrás da população branca.


Em relação às desigualdades de acesso e permanência na escola, no período de 1995 a 2015, essa notícia revela que as desigualdades de raça:

Alternativas

ID
3078670
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Na elaboração do Projeto Político Pedagógico, as escolas devem considerar seu caráter

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? participativo, devendo ser elaborado de forma democrática, com a colaboração da comunidade escolar.

    ? funda-se em uma gestão democrática, com a participação de todos envolvidos nessa processo;

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?


ID
3078673
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Atenção: Para responder à questão, considere o seguinte diálogo entre Alice e o Gato, em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.


Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.

Não me importo muito para onde, retrucou Alice.

Então não importa o caminho que você escolha, disse o Gato.

Contanto que dê em algum lugar, Alice completou

Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante, disse o Gato. 

O Projeto Político Pedagógico deve ser considerado

Alternativas

ID
3078676
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Atenção: Para responder à questão, considere o seguinte diálogo entre Alice e o Gato, em Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.


Isso depende muito de para onde você quer ir, respondeu o Gato.

Não me importo muito para onde, retrucou Alice.

Então não importa o caminho que você escolha, disse o Gato.

Contanto que dê em algum lugar, Alice completou

Oh, você pode ter certeza que vai chegar se você caminhar bastante, disse o Gato. 

Tal como Alice, na elaboração do Projeto Político pedagógico, a escola deve

Alternativas
Comentários
  • e) assumir sua construção como atividade permanente e sempre revisitada, tendo como meta a qualidade social da escola. 

     

    De nada. Não desistam!

  • O texto só para confundir o candidato..." tal como Alice: assumir sua construção como atividade permanente e sempre revisitada, tendo como meta a qualidade social da escola. Não entendi essa comparação.


ID
3078679
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

O Projeto Político Pedagógico pode ser uma oportunidade para

Alternativas

ID
3078682
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Projeto Político Pedagógico à luz da LDB vigente tem garantida a participação dos:


I. profissionais da educação.

II. conselhos escolares ou equivalentes.

III. sistemas de ensino definindo as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica.

IV. gestores escolares, responsáveis exclusivos por sua implementação.

V. estudantes, a depender de sua idade e da autorização dos órgãos superiores.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Segundo a LDB (9394/96):

    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GAB: B

    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação

    básica...

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • QUESTÃO DESSE TIPO DAR PARA ELIMINAR AS OPÇÕES, POIS É OBVIO QUE AS OPÇÕES IV E V ESTÃO ERRADAS, SENDO ASSIM A UNICA OPÇÃO QUE RESTA É A LETRA B.


ID
3078685
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São dilemas e desafios na formação dos profissionais com vistas à interdisciplinaridade a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B


ID
3078688
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considere o poema abaixo, de Gregório de Matos:


O todo sem a parte não é todo;

A parte sem o todo não é parte;

Mas se a parte o faz todo sendo parte,

Não se diga que é parte, sendo todo.


Na relação disciplina e currículo pode se afirmar que, tal como diz o poema de Matos, a interdisciplinaridade relaciona disciplinas (partes) e currículo (todo), exigindo:

I. A colaboração das várias ciências e artes para o estudo de determinados temas que orientam o trabalho escolar.

II. A especialização de um grupo de professores nas diferentes disciplinas.

III. O diálogo inteligente com o mundo e cuja gênese encontra-se na história do conhecimento.

IV. A determinação para superar visões fragmentadas.

V. Materiais e equipamentos especiais para viabilizar sua realização.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I, III e IV


ID
3078691
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma estratégia adequada para a definição do foco de uma proposta interdisciplinar é

Alternativas
Comentários
  • Letra A: O estudo do meio, problematizador dos conteúdos necessários para conhecer o lugar vivido pelos grupos humanos.

  • Gab: A

  • não entendi, é pra comentar ou repetir o que já esta na questão?

  • Elizabete Vieira Machado, é bom comentar o gabarito para aqueles que não têm condições de pagar assinatura. Abraço.


ID
3078694
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere a seguinte relação de palavras:


I. Competência técnica.

II. Estudo local.

III. Estudo global.

IV. Currículo padronizado.

V. Formação e treinamento.

VI. Pesquisa e formação.

VII. Superação e disponibilidade.

VIII. Disciplina e repetição.


Integram o contexto de uma proposta interdisciplinar:

Alternativas
Comentários
  • II. Estudo local.

    III. Estudo global.

    VI. Pesquisa e formação.

    VII. Superação e disponibilidade.

     

    De nada. Não desistam!

  • como é que a competência técnica não se encaixa?


ID
3078697
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na relação entre Projeto Politico Pedagógico e Sistemas de Avaliação é correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico

Alternativas
Comentários
  • é um elemento central na Avaliação Institucional.